Priscila Aguiar Melão

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5711035472774023
  • Última atualização do currículo em 16/03/2016


Mestre na área de Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos em francês com o financiamento do CNPq e Graduada em Letras com habilitação em Português e Francês (bacharel e licenciatura), ambos pela Universidade de São Paulo. Fez dois anos de intercâmbio para o aprimoramento das línguas inglesa e francesa. Foi monitora nos cursos extracurriculares de francês da FFLCH-USP e tutora dos novos monitores, orientando na criação de material didático e na organização do curso. Trabalhou como professora de francês no Instituto Yázigi de Idiomas e Senac. Atualmente, leciona na Faculdade Santa Marcelina (FASM) e no Colégio São Francisco Xavier Jesuítas. Ainda, desenvolve sua pesquisa e participa do grupo de estudo ALTER-AGE (Análise de Linguagem, Trabalho Educacional e suas Relações ? Aprendizagem, Gêneros Textuais e Ensino) da Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas (USP), que teve sua formação em 2010, mas ingressou para os grupos do CNPq em 2011. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Priscila Aguiar Melão
Nome em citações bibliográficas
MELÃO, P. A.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas.
Rua Luciano Gualberto, 403
Cidade Universitária
05508-900 - Sao Paulo, SP - Brasil


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2014
Mestrado em LETRAS (EST. LING., LITERÁRIOS E TRADUTOLÓGICOS EM FRANCÊS).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: O gênero textual anúncio publicitário no ensino do FLE: o desenvolvimento da capacidade discursiva ?argumentar? por meio de recursos verbais e visuais,Ano de Obtenção: 2014.
Orientador: Eliane Gouvêa Lousada.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Interacionismo sociodiscursivo; Sequência didática; Modelo didático; gênero textual; Gramática do Design Visual; Multimodalidade.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas / Especialidade: Francês Língua Estrangeira.
Setores de atividade: Educação.
2003 - 2010
Graduação em letras.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.




Formação Complementar


2012 - 2012
Preparação Pedagógica (PAE). (Carga horária: 90h).
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP-SP, FFLCH/USP, Brasil.
2011 - 2011
O círculo de Bakhtin e a análise do discurso socia.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2011 - 2011
Preparação Pedagógica (PAE). (Carga horária: 20h).
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP-SP, FFLCH/USP, Brasil.
2010 - 2011
Extensão universitária em PAE: Programa de aperfeiçoamento do ensino. (Carga horária: 136h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2010 - 2010
Formation Continue des Professeurs. (Carga horária: 15h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2010 - 2010
7ème stage de perfectionnement en FLE. (Carga horária: 3h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2010 - 2010
2ème journée de Formation: les habilités orales. (Carga horária: 8h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2010 - 2010
1ère journée de Formation: L'enseignement de Fle. (Carga horária: 4h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Minicurso de Francês. (Carga horária: 30h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2009 - 2009
Savoir choisir des outils pour un cours de FLE.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2009 - 2009
Enseignement du lexique en FLE. (Carga horária: 8h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2008 - 2008
FLE.
France Langue, FL, França.
2007 - 2007
English. (Carga horária: 180h).
Dublin Cultural Institute, DCI, Irlanda.


Atuação Profissional



Cursos Extracurriculares de Francês da FFLCH/USP, FFLCH/USP, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Monitor-bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora/formadora, Carga horária: 6
Outras informações
Tutora nas atividades de formação dos professores iniciantes, junto à Coordenação dos Cursos Extracurriculares de Francês da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.

Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Monitor-bolsista, Enquadramento Funcional: Monitora/professora, Carga horária: 3
Outras informações
Atua como professora-monitora dos cursos extracurriculares de francês, prepara materiais pedagógicos e desenvolve jornadas de formação aos professores de francês do estado de São Paulo.


Colégio São Francisco Xavier Jesuítas, SANFRA, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora de Língua Portuguesa, Carga horária: 24


Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Monitor-bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor-Bolsista, Carga horária: 12
Outras informações
Monitor de francês no curso extracurricular da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Com pausa na monitoria no segundo semestre de 2010 até retomar o vínculo com a Universidade de São Paulo por meio do ingresso no Mestrado.


Instituto de Idiomas Yázigi, YÁZIGI, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Professor de francês, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 6
Outras informações
Professora de Francês nos níveis básicos, intermediários e avançados. Métodos utilizados: Forum, Alors? e Edito.


Faculdades Santa Marcelina, FASM, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Francesa



Projetos de pesquisa


2011 - 2014
O gênero anúncio publicitário no ensino de FLE
Descrição: Este projeto de mestrado visa analisar as características do gênero anúncio publicitário como um instrumento do professor para o ensino do francês como língua estrangeira. A partir deste gênero textual construiremos um modelo didático (Schneuwly & Dolz, 2004) que servirá de base para a elaboração de uma sequência didática que será aplicada em um curso de francês. Temos como base teórica desta pesquisa o interacionismo sociodiscursivo, tal como é apresentado por Bronckart (1999, 2004, 2006),em relação ao modelo de análise de textos e gênero de textos. Mas, para o desenvolvimento do modelo didático do anúncio publicitário, serão necessárias categorias específicas de análise de textos verbo-visuais (Kress & Van Leeuwen, 2006) que possibilitarão a verificação das construções de significados sociais. Esta pesquisa tem como objetivo o desenvolvimento das capacidades de linguagem dos alunos de FLE e para isso será aplicada uma sequencia didática no contexto dos cursos extracurriculares de francês da FFLCH-USP. A análise das produções iniciais e finais desses alunos de FLE nos mostrará as contribuições deste gênero textual para o desenvolvimento das capacidades de linguagem..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas/Especialidade: Francês Língua Estrangeira.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas/Especialidade: Linguística Aplicada do Francês.


Idiomas


Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
ROCHA, S.M.2015 ROCHA, S.M. ; ANEZ, R. ; MELÃO, P. A. . Le fait divers et le récit de voyage: deux genres textuels pour le développement de la production écrite en FLE. Le Français dans le Monde. Recherches et Applications, v. 1, p. 86-96, 2015.

2.
MELÃO, P. A.2014 MELÃO, P. A.; LOUSADA, E. G. . As contribuições do gênero textual anúncio publicitário para o ensino- aprendizagem do francês: a capacidade de argumentar e a variedade linguística e cultural através da linguagem verbal e visual. Revista Moara, v. 42, p. 161-180, 2014.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, L. G. ; MELÃO, P. A. ; ROCHA, S.M. . Genres textuels et le modèle didactique. In: XVIII Congresso Brasileiro dos Professores de Francês, 2012, Curitiba. (IN)FORMER POUR TRANSFORMER - Le français pour tous: défis politiques et didactiques. Curitiba: FBPF/APFPR, 2012.

Apresentações de Trabalho
1.
MELÃO, P. A.; GAJEVIC, Carolina ; CORREA, Marina Isadora . 'Je découvre la culture à travers la pub'. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
MELÃO, P. A.; HERNANDES, R. M. R. . 'Des textes en ligne pour l'enseignement et l'apprentissage du banal à l'excentrique'. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
MELÃO, P. A.. O gênero anúncio publicitário no ensino de FLE. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
MELÃO, P. A.. Le genre textuel annonce publicitaire dans l´enseignement-apprentissage du français comme langue étrangère. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
MELÃO, P. A.. O gênero anúncio publicitário no ensino de FLE: a capacidade de argumentar. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
MELÃO, P. A.. O gênero textual anúncio publicitário no ensino do francês. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

7.
MELÃO, P. A.; ANEZ, R. . La pub et le fait divers pour interagir en FLE. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
MELÃO, P. A.. Le genre annonce publicitaire et l'enseignement de langue étrangère. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
MELÃO, P. A.; GUIMARAES-SANTOS, L . Comment utiliser un blog pour l?enseignement/apprentissage du FLE. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
MELÃO, P. A.; ROCHA, S.M. . Evaluer les évaluations: une démarche pour mettre en question les pratiques évaluatives.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
MELÃO, P. A.. Uma sequência didática a partir do gênero textual anúncio publicitário para o ensino-aprendizagem de língua estrangeira: as dificuldades e os resultados. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
MELÃO, P. A.. O professor, a apropriação do gênero anúncio publicitário e seus reflexos.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
MELÃO, P. A.. O Gênero textual como megainstrumento para o ensino-aprendizagem. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
MELÃO, P. A.; GUIMARAES-SANTOS, L . La pub: ouvrir les portes à l?interculturel. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

15.
MELÃO, P. A.; BULLA, T.C. . L'art de la pub dans l'enseignement du FLE. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

16.
MELÃO, P. A.. L'annonce publicitaire: un genre textuel dans l'enseignement du FLE. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
MELÃO, P. A.; Luiza Guimaraes . Le blog comme instrument pour l'apprentissage du FLE: avantages et défis. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

18.
MELÃO, P. A.. Gêneros textuais como instrumentos para a aprendizagem de alunos e professores. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
MELÃO, P. A.. O anúncio publicitário: um gênero textual no ensino do francês. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
MELÃO, P. A.. O gênero anuncio publicitário no ensino de FLE. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
MELÃO, P. A.. Um gênero textual no ensino de FLE: O anúncio publicitário. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
MELÃO, P. A.; BULLA, T.C. . L'art de la publicité. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

23.
MELÃO, P. A.. O gênero anúncio publicitário. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
MELÃO, P. A.; SANTOS, T. J. F. ; ROCHA, S.M. . TV PUC: Programa Teodiversidade em entrevista com o professor Clive Thomson da Universidade de Guelph, Canadá, 2012. (Tradução/Outra).


Demais tipos de produção técnica
1.
MELÃO, P. A.; GUIMARAES-SANTOS, L ; ROCHA, S.M. ; ANEZ, R. . Ateliês de escrita em francês: descobrindo a publicidade, a notícia e o relato de viagem. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
MELÃO, P. A.; ROCHA, S.M. ; ANEZ, R. . Ateliês de escrita criativa em FLE. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
MELÃO, P. A.. Curso extracurricular de francês - Nível 1 e 3. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
MELÃO, P. A.; GUIMARAES, L. ; ROCHA, S.M. ; BARIONI, M.C ; DIAS, A.P. . O Professor e seu Trabalho: a linguagem revelando práticas docentes.. 2011. (Editoração/Livro).

5.
MELÃO, P. A.. Curso extracurricular de francês - Nível 2 e 3. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
MELÃO, P. A.. Curso extracurricular de francês - Nível 1 e 2. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
"O trabalho de ensinar". 2011. (Outra).

2.
18 InPLA - Intercambio em Linguistica Aplicada.O gênero textual anúncio publicitário no ensino do francês. 2011. (Encontro).

3.
Congresso Brasileiro de Professores de Francês. L'art de la pub dans l'enseignement du FLE. 2011. (Congresso).

4.
IIIe Journée de Formation du cours "extracurricular" de français : ?Les arts dans l?enseignement du FLE?.L'art de la pub dans l'enseignement du FLE. 2011. (Oficina).

5.
III Encontro de Pesquisa do Francês.O gênero anúncio publicitário no ensino de FLE. 2011. (Encontro).

6.
IVe Journée de Formation du Cours.Le blog comme instrument pour l'apprentissage du FLE: avantages et défis. 2011. (Oficina).

7.
IV Simpósio Internacional de Linguística Aplicada.O anuncio publicitário: um gênero textual no ensino do francês. 2011. (Simpósio).

8.
VI Epog.Um gênero textual no ensino de FLE: o anúncio publicitário. 2011. (Encontro).

9.
"Les implications didactiques de la nouvelle perspective actionnelle de l'agir social sur les manuels et les pratiques de classe". 2010. (Oficina).

10.
III Seminário de Estudos em Linguagem, Educação e Tecnologia.O gênero anúncio publicitário. 2010. (Seminário).

11.
YIES.O Festival de Teatro para o ensino de língua estrangeira. 2010. (Seminário).

12.
Colóquio International Ciências da Linguagem e Didática das Línguas : 30 anos de cooperação franco-brasileira. 2009. (Outra).

13.
IV Colóquio do Ieps - Psicanálise, educação e transmissão. 2006. (Outra).

14.
Colóquio Rimbaud e os escritores malditos. 2005. (Outra).

15.
Colóquio Um Século de Sartre. 2005. (Outra).

16.
IV Colóquio Perspectivas da Literatura Francesa. 2005. (Outra).

17.
IV Semana da Educação-Ensinar e Aprender. 2005. (Encontro).

18.
Ciclo de Palestras-Língua e Literatura (APLL). 2003. (Outra).

19.
II Semana de estudos clássicos e educação. 2003. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MELÃO, P. A.. IIIe Journée de formation "les arts dans l'enseignement du FLE". 2011. (Outro).

2.
MELÃO, P. A.; BARIONI, M.C ; BULLA, T.C. ; ROCHA, S.M. . IVe Journée de Formation. 2011. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Orientações de outra natureza
1.
Marina Garcia. Tutorado para professores do curso extracurricular de francês da FFLCH. 2014. Orientação de outra natureza. (Cursos Extracurriculares de Francês) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP-SP. Orientador: Priscila Aguiar Melão.

2.
Marcos Tibau. Tutorado para professores do curso extracurricular de francês da FFLCH. 2013. Orientação de outra natureza. (Cursos Extracurriculares de Francês) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP-SP. Orientador: Priscila Aguiar Melão.

3.
Damares R. de Oliveira. Tutorado para professores do curso extracurricular de francês da FFLCH. 2013. Orientação de outra natureza. (Cursos Extracurriculares de Francês) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP-SP. Orientador: Priscila Aguiar Melão.

4.
Mariana Barioni. Tutorado para professores do curso extracurricular de francês da FFLCH. 2013. Orientação de outra natureza. (Cursos Extracurriculares de Francês) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP-SP. Orientador: Priscila Aguiar Melão.



Outras informações relevantes


Participa do grupo FLEPE - Francês Língua Estrangeira: pesquisa e ensino - na Universidade de São Paulo, onde professores, mestrandos, graduandos e alunos de iniciação científica têm como objetivo a formação dos alunos através da leitura e discussão sobre ensino/aprendizagem.

Fez intercâmbio na Irlanda para o aprimoramento da língua inglesa (12 meses-2007) e na França com mesmo objetivo (12 meses-2008).



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 12/11/2018 às 23:16:00