Viviane Barros Maciel

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6995537909390471
  • Última atualização do currículo em 29/05/2018


Licenciada em Matemática pela Universidade Federal de Goiás (UFG) - Regional Jataí e Mestre em Educação Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Realiza pesquisas na área de ensino e aprendizagem de matemática, educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, história da educação matemática (ensino primário). Membro do GHEMAT/ Unifesp-SP. É docente no Curso de Pedagogia da UFG/REJ, atuando na área de Educação Matemática. Atualmente cursa o doutorado no Programa de Educação e Saúde na Infância e na Adolescência da Universidade Federal de São Paulo, sob a orientação do professor Dr. Wagner Rodrigues Valente. Cursou doutorado sanduíche na Université de Limoges - França, com financiamento Capes-Cofecub. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Viviane Barros Maciel
Nome em citações bibliográficas
MACIEL, V. B.;MACIEL, Viviane Barros.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Goiás, Curso de Pedagogia/ Regional Jataí.
Rua Riachuelo
Centro
75800027 - Jataí, GO - Brasil
Telefone: (64) 36068329


Formação acadêmica/titulação


2015
Doutorado em andamento em Educação e Saúde na Infância e Adolescência.
Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.
com período sanduíche em Université de Limoges (Orientador: Marc Moyon).
Título: A Constituicao de uma Aritmetica para Ensinar lida nos Manuais Pedagogicos (1880 - 1970),
Orientador: Wagner Rodrigues Valente.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Formacao de professores; História da Educação Matemática.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
2010 - 2012
Mestrado em Educação Matemática.
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
Título: Da Corte à Província, do Império à República, do Liceu de Goiás ao Colégio Pedro II: dinâmicas de circulação e apropriação da matemática escolar no Brasil (1856 - 1918),Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Luiz Carlos Pais.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: História da matemática escolar; Liceu de Goiás; Ensino secundário em Goiás.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Educação Matemática.
1999 - 2000
Especialização em Administração Gerencial. (Carga Horária: 360h).
Centro de Ensino Superior de Jataí, CESUT, Brasil.
Título: Administração de Empresas uma visão para o século XXI..
2000 - 2003
Graduação em Licenciatura em Matemática.
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Título: A Trigonometria utilizando o software Cabri-Geomètre.
Orientador: Jaqueline Araújo Civardi.
1993 - 1997
Graduação em Administração.
Centro de Ensino Superior de Jataí, CESUT, Brasil.




Formação Complementar


2015 - 2015
Curso de Docência. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.
2014 - 2014
Extensão universitária em Capacitação Moodle. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2014 - 2014
Extensão universitária em Capacitação Moodle. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2014 - 2014
Docência no Ensino Superior/Estágio Probatório. (Carga horária: 48h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2013 - 2013
Moodle Recursos Básicos I. (Carga horária: 12h).
Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.
2013 - 2013
O aluno virtual. (Carga horária: 12h).
Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.
2013 - 2013
Sistema TIA - Terminal Informativo Acadêmico. (Carga horária: 12h).
Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.
2013 - 2013
Moodle Recursos Básicos II. (Carga horária: 12h).
Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.
2013 - 2013
A tutoria em EaD. (Carga horária: 12h).
Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.
2013 - 2013
Material Didático Institucional EaD. (Carga horária: 12h).
Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.
2013 - 2013
O tutor como agente de participação e interação. (Carga horária: 12h).
Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.
2013 - 2013
Biblioteca: Ac.Virt., Bases dados, Sist. Pergamum. (Carga horária: 12h).
Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.
2013 - 2013
Atividades Presenciais Obrigatórias. (Carga horária: 12h).
Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.
2013 - 2013
O professor virtual. (Carga horária: 12h).
Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.
2013 - 2013
A aula virtual. (Carga horária: 12h).
Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.
2013 - 2013
O modelo de EaD na Univ. Presb. Mackenzie. (Carga horária: 12h).
Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.
2013 - 2013
Oficina em Estúdio - Teleaulas e Videoaulas. (Carga horária: 4h).
Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.
2013 - 2013
Teleaulas e Videoaulas. (Carga horária: 12h).
Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.
2013 - 2013
Fundamentos da EaD. (Carga horária: 12h).
Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.
2012 - 2012
Francês I. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2001 - 2003
Inglês. (Carga horária: 320h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

10/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Ciências Exatas e Naturais, .

07/2014 - 01/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciências Exatas e Naturais, .

Cargo ou função
Membro do Colegiado do Curso de Matemática.
08/2015 - 12/2015
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Matemática
03/2015 - 10/2015
Outras atividades técnico-científicas , Instituto de Ciências Exatas e Naturais, Instituto de Ciências Exatas e Naturais.

Atividade realizada
Comitê científico XIX Semana da Matemática do curso de Licenciatura em Matema´tica.
03/2015 - 10/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciências Exatas e Naturais, .

Cargo ou função
Comitê Científico da XIX Semana da Matemática do Curso de Licenciatura em Matemática.
08/2015 - 09/2015
Extensão universitária , Instituto de Ciências Exatas e Naturais, .

Atividade de extensão realizada
Seminário de Educação Matemática para os Anos Iniciais.
07/2015 - 08/2015
Direção e administração, Instituto de Ciências Exatas e Naturais, .

Cargo ou função
Coordenador de curso - por motivo de férias do titular.
02/2015 - 07/2015
Ensino, Zootecnia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo
02/2015 - 07/2015
Ensino, Zootecnia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo
02/2015 - 07/2015
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Geometria
11/2014 - 07/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciências Exatas e Naturais, .

Cargo ou função
Membro do Núcleo Docente Estruturante.
03/2015 - 03/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciências Exatas e Naturais, .

Cargo ou função
Compôs banca examinadora do teste seletivo para Contratação de Professor Substituto para área de Matemática do Campus.
02/2015 - 03/2015
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Instrumentação para o ensino de matemática
02/2015 - 02/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciências Exatas e Naturais, .

Cargo ou função
Comissão recepção de calouros.
01/2015 - 02/2015
Direção e administração, Instituto de Ciências Exatas e Naturais, .

Cargo ou função
Chefe do Departamento de Matemática - por motivo de férias do titular.

Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 20
Outras informações
A saída se deve pelo fato de ter sido aprovada em concurso anterior.

Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora Substituta, Carga horária: 40
Outras informações
2º SEN/2011 - Atuação nas disciplinas de Estágio I e Didática I 1º SEM/2012 - Geometria I, História da Educação Matemática, Prática de Ensino e Didática III (MATEMÁTICA) e Fundamentos e Metodologias de Matemática para o Ensino Fundamental I(PEDAGOGIA) 2º SEM/2012: Geometria I, História e Filosofia da Educação Matemática (MATEMÁTICA) Cálculo I (FÍSICA), Prática Orientada de Ensino. 1ºSEM/2013: Estatística (GEOGRAFIA), Didática II (MATEMÁTICA), Introdução à Pesquisa em Educação (MATEMÁTICA), Matemática I (Zootecnia) Em todos os semestres houve orientações de Estágio Supervisionado.

Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Substituta, Carga horária: 40
Outras informações
Professor substituto na área de Educação Matemática (Didática e Prática de Ensino (192h/ano), Metodologia e Conteúdo do Ensino de Matemática(256h/ano)) (ano de 2004) para no curso de Matemática e Cálculo I para o curso de Agronomia (2º sem 2004) - 64h/sem

Atividades

03/2014 - 08/2014
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fund. Metod. Matem. Anos Iniciais do Ensino Fundamental ( turmas A, B e C)
08/2013 - 12/2013
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fund. Metod. Matem. Anos Iniciais do Ensino Fundamental - Turmas A e B
08/2011 - 08/2013
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Aspectos Históricos e Filosóficos do conhecimento matemático escolar
Cálculo e Geometria Analítica
Didática I
Didática II
Didática III
História da Educação Matemática
Iniciação à Pesquisa em Educação
03/2012 - 07/2013
Ensino, Geografia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estatística I
04/2012 - 06/2012
Ensino, Matematica, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Tendências em Educação Matemática
02/2012 - 06/2012
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos e Metodologia de Matemát para Anos Inic Ens Fund I
01/2012 - 01/2012
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fund. Metod. Matem. Anos Iniciais do Ensino Fundamental
01/2004 - 12/2004
Ensino, Licenciatura em Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática e Prática de Ensino
Metodologia do ensino de matematica
Estágio Supervisionado
Cálculo I

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora a Distância, Carga horária: 40
Outras informações
Tutora a Distância Licenciatura em Matemática Disciplinas/ total horas Álgebra Linear I (80horas) Teoria dos Números (120 horas) Cálculo Diferencial e Integral II (200horas) Reoferecimento de Álgebra Linear I (120horas)

Atividades

08/2011 - 03/2012
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Álgebra Linear, Teoria dos Números, Cálculo Diferencial e Integral II, Reoferecimento de Álgebra Linear

Universidade Estadual de Goiás, UEG, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: CONTRATO TEMPORÁRIO, Enquadramento Funcional: Professora de Cálculo e Estatística, Carga horária: 6
Outras informações
Disciplina de Cálculo I para o curso superior de Logística Disciplina de Estatística para o curso superior de Tecnologia em Alimentos.

Atividades

08/2009 - 01/2010
Ensino, Logística, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo I
08/2009 - 01/2010
Ensino, Alimentos, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estatística I

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, IFG, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Ensino Básico, Tec e Tecnol-Subst, Carga horária: 40
Outras informações
Professor de Física e Matemática

Atividades

02/2007 - 12/2008
Ensino,

Disciplinas ministradas
Física I, Física II, Matemática I, Matemática II

Centro de Ensino Superior de Jataí, CESUT, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora de Métodos Quantitativos I, Carga horária: 4

Atividades

08/2012 - Atual
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Métodos Quantitativos I e II

Instituto Samuel Graham, ISG, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Professor da Educação Básica, Enquadramento Funcional: Professor de Matemática Ensino Fundamental II, Carga horária: 10

Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Professor da Educação Básica, Enquadramento Funcional: Professora de Matemática Ensino Médio, Carga horária: 17

Vínculo institucional

2002 - 2004
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Regente no Ensino Fundamental II, Carga horária: 10
Outras informações
Disciplina de Matemática

Atividades

08/2012 - 02/2014
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática para 8º e 9º anos
01/2008 - 02/2012
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática
08/2002 - 01/2004
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática

Colégio Cesut, COLÉGIO CESUT, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora de Matemática para o Ens Fund II, Carga horária: 15

Atividades

08/2012 - 12/2012
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática para 8º e 9º anos

Escola Dinâmica e Colégio Dinâmico - Sistema COC de Ensino, DINÂMICA, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de Matemática Ensino Médio, Carga horária: 20
Outras informações
Aulas de Ciências para o 9º ano e Matemática para as três séries do Ensino Médio.

Vínculo institucional

2004 - 2007
Vínculo: Professor Educação Básica, Enquadramento Funcional: Professora de Ciências Ensino Fundamental II, Carga horária: 10

Atividades

01/2006 - 12/2007
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática
01/2006 - 12/2007
Ensino,

Disciplinas ministradas
Ciências
08/2004 - 12/2004
Ensino,

Disciplinas ministradas
Ciências

Faculdade Interativa COC, UNICOC, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Tutora a Distância, Enquadramento Funcional: Tutora do Curso de Administração, Carga horária: 5
Outras informações
Saiba mais em www.estudeadistância.com.br.

Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Tutora, Enquadramento Funcional: Tutora do curso de Ciências Contábeis, Carga horária: 10
Outras informações
Saiba mais em www.estudeadistância.com.br.

Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Tutora, Enquadramento Funcional: Tutora do Curso de Tec. em Gestão da T.I., Carga horária: 10
Outras informações
Saiba mais em www.estudeadistância.com.br.

Atividades

01/2008 - 11/2009
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática Financeira e outras do curso como tutora presencial
01/2008 - 11/2009
Ensino, Ciências contábeis, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática financeira entre outras
01/2008 - 11/2009
Ensino, Gestão em Tecnologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática financeira entre outras do curso


Linhas de pesquisa


1.
História da Educação Matemática

Objetivo: Estudos sobre os saberes do professor que ensina matemática nos primeiros anos escolares em perspectiva histórica..
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Palavras-chave: História da Educação Matemática; Formacao de professores.


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
A matemática na formação de professores e no ensino : processos e dinâmicas de produção de um saber profissional, 1890 - 1990
Descrição: O projeto visa discutir a construção histórica do saber profissional do professor que ensina matemática. O projeto é temático. O primeiro a ser aprovado na área de Educação Matemática. É coordenado pelo professor Wagner Rodrigues Valente, líder do Grupo de Pesquisa em História da Educação Matemática no Brasil (GHEMAT)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2016 - Atual
A CONSTITUIÇÃO DE UMA ARITMÉTICA PARA ENSINAR NO CURSO PRIMÁRIO: orientações pedagógicas lidas nos manuais pedagógicos (1880 ? 1970)
Descrição: Análise das orientações dadas aos professores do curso primário presentes nos manuais do final do século XIX até a década de 1970..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2015 - Atual
UEPEM - Universidade Escola uma parceria pelo ensino de matemática
Descrição: Universidade e Escola uma parceria pelo ensino de matemática.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2014 - 2017
L Enseignement des Mathematiques à l'école Primaire XIXème - XXèeme
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2014 - 2015
Saberes Elementares Matemáticos e as Revistas Pedagógicas do Centro-Oeste do Brasil, 1890-1970: Estudos Sobre a Aritmética Escolar no Curso Primário.
Descrição: O projeto tem por objetivo principal delinear a trajetória dos saberes elementares matemáticos a partir da análise das representações presentes nas revistas pedagógicas que circularam pelo Brasil, especificamente no centro-oeste, no período compreendido entre 1890 e 1970..
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.
2010 - Atual
Intercâmbio entre Dois Grupos Colaborativos de Educadores Matemáticos de Infância
Descrição: Essa pesquisa centra-se na investigação sobre o desenvolvimento profissional de professores com ênfase na combinação de processos formais e informais. Parte-se do pressuposto que o professor deixa de ser objeto para passar a ser sujeito da formação, buscando-se promover a individualidade de cada professor inserido em cada um dos grupos de estudo os quais tem por princípio a colaboração interinstitucional. O projeto visa reconhecer e analisar o conhecimento e o desenvolvimento profissional de professores que ensinam Matemática na infância a partir do intercâmbio entre dois grupos colaborativos, sendo um vinculado ao LEM/IMECC/UNICAMP e outro a UFG/CAJ. Esse intercâmbio será viabilizado pela interação entre os participantes considerando os recursos para EAD via plataforma teleduc...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2015 - 2015
I Seminário de Educação Matemática nos Anos Iniciais - I SEDUMAT
Descrição: Seminário realizado com o objetivo de realçar o diálogo entre Matemática e Pedagogia, na UFMT, especialmente no que tange aos temas trabalhados nos anos iniciais..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Viviane Barros Maciel - Coordenador / Eder Carlos Cardoso Diniz - Integrante.
2015 - Atual
Colóquio de Matemática
Descrição: O Colóquio visa contribuir com a formação do futuro professor e com a formação continuada do professor da rede pública de ensino, por meio do oferecimento de vinte palestras sobre o conhecimento Matemático..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2000 - Atual
Educação de Jovens e Adultos - UFG
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Membro de corpo editorial


2015 - Atual
Periódico: HISTEMAT - Revista de História da Educação Matemática
2014 - 2014
Periódico: XI Seminário Temático
2012 - 2012
Periódico: XI Encontro Sul-Mato-Grossense - UEMS


Revisor de periódico


2015 - Atual
Periódico: Histemat - Revista de História da Educação Matemática
2017 - Atual
Periódico: ITINERARIUS REFLECTIONIS (ONLINE)
2016 - Atual
Periódico: INTER-AÇÃO (UFG. ONLINE)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Educação Matemática/Especialidade: História da educação matemática.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Didática e Prática de Ensino.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Pesquisa em Educação.
4.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Estágio Supervisionado.
5.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Cálculo.
6.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Geometria Plana.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
TONDATO, K. K.2017TONDATO, K. K. ; MACIEL, V. B. ; SOUZA, A. V. V. . Práticas Pedagógicas no Ensino Superior Brasileiro : uma revisão cienciométrica. Revista Brasileira do Ensino Superior - REBES, v. v.2, p. 7-14, 2017.

2.
MACIEL, Viviane Barros.2016MACIEL, Viviane Barros.. Caracterizando saberes para ensinar arithmética no curso primário em manuais pedagógicos. Caminhos da Educação Matemática em Revista (On-line), v. 6, p. 45-56, 2016.

3.
ARAÚJO, J.2005ARAÚJO, J. ; MACIEL, V. B. ; SILVA, A. B. ; SILVEIRA, G. P. ; SILVA, R. E. J. ; REIS, M. E. T. ; BARBOSA, K. C. ; Monteiro A. C. B. . Trigonometria utilizando o software cabri géomètre. Revista Eletrônica de Educação do Curso de Pedagogia, Jataí. Itinerarius Reflectionis (Online), v. 1, p. 1-13, 2005.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
BORGES, R. A. S. ; MACIEL, Viviane Barros. ; et. al . Saberes Matemáticos em Circulação no Brasil: dos documentos oficiais às revistas pedagógicas, 1890-1970.. 1ª. ed. São Paulo: Livraria da Física, 2016. v. 01. 292p .

2.
VALENTE, Wagner Rodrigues ; MACIEL, Viviane Barros. . História Comparativa - Cadernos de Trabalho. 1. ed. São Paulo: Livraria da Física, 2015. v. 10. 62p .

Capítulos de livros publicados
1.
OLIVEIRA, M. C. A. ; FISHER, M. C. B. ; RIOS, D. F. ; BURIGO, E. ; MACIEL, V. B. . Os manuais pedagógicos e a formação de professores que ensinavam matemática no curso primário. In: Iran Mendes de Abreu e Wagner Rodrigues Valente. (Org.). A Matemática dos Manuais Escolares, Curso primário, 1890 ? 1970.. 1ed.São Paulo: Livraria da Física, 2017, v. , p. 109-150.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
ARAÚJO, J. ; SILVA, A. B. ; MACIEL, V. B. ; SILVEIRA, G. P. ; SILVA, R. E. J. ; REIS, M. E. T. ; BARBOSA, K. C. ; Monteiro A. C. B. . Perspectivas para o Ensino e Aprendizagem da Geometria. Folha do Sudoeste, Sudoeste Goiano, p. 3 - 3, 02 jul. 2003.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MACIEL, V. B.. Elementos do Saber Profissional do Professor que Ensina Matemática: entre provas e manuais pedagógicos. In: Seminário Temático, 2018, Boa Vista -Roraima. Anais do XVI Seminário Temático - UFRR. Boa vista - Roraima: UFRR, 2018.

2.
MACIEL, V. B.. Noções de aritmética em manuais pedagógicos: orientações ao professorado (1880-1910). In: XII SNHM ? Seminário Nacional de História da Matemática, 2017, Itajubá. Anais do XII SNHM ? Seminário Nacional de História da Matemática. Itajubá: UNIFEI - MG, 2017.

3.
MACIEL, V. B.. Uma ?multiplicação para ensinar? no curso primário: o que dizem os manuais escolares (1880-1920)?. In: IV Congresso Iberoamericano de História da Educação Matemática? 14 a 17 de novembro de 2017 - CIHEM, 2017, Murcia - Espanha. Anais do IV Congresso Iberoamericano de História da Educação Matemática? IV CIHEM. Murcia - Espanha: Universidad de Murcia, 2017.

4.
MACIEL, V. B.. Instruções ao professor do curso primário para introdução à aritmética: uma análise de manuais pedagógicos no Brasil. In: VIII CIBEM - Congresso Iberoamericano de Educação Matemática, 2017, Madrid - Espanha. Anais do VIII CIBEM - Congresso Iberoamericano de Educação Matemática. Madrid - Espanha: Universidad Complutense de Madrid, 2017.

5.
MACIEL, V. B.. Manuais Pedagógicos: Considerações sobre suas potencialidades na pesquisa dos saberes para ensinar aritmética nos primeiros anos escolares. In: XIV Seminário temático, 2016, Natal - RN. XIV Seminário Temático, 2016.

6.
MACIEL, V. B.. ORIENTAÇÕES AO PROFESSOR DO ENSINO PRIMÁRIO PARA ENSINAR NÚMERO: os manuais de Backheuser e Thorndike. In: ENAPHEM, 2016, SÃO MATEUS. 3º ENAPHEM, 2016.

7.
MACIEL, Viviane Barros.. Orientações para o ensino do conceito de número em manuais pedagógicos brasileiros (1890-1930). In: 15º. Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia, promovido pela Sociedade Brasileira de História da Ciência / SBHC, 2016, Florianópolis. 15º. Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia - Simpósio Temático Livros e textos didáticos como fonte para as pesquisas de História das Ciências., 2016.

8.
MACIEL, Viviane Barros.. A Modernização no Ensino dos Números nos Manuais de René Barreto (1912-1915). In: XII Encontro Nacional de Educação Matemática, 2016, São Paulo. XII ENEM, 2016.

9.
MACIEL, Viviane Barros.. O Que Dizem as Revistas Goianas Sobre as Finalidades de Ensino de Aritmética (1937 ? 1949). In: XII Seminário Temático A Constituição dos Saberes Elementares Matemáticos, 2015, Curitiba. A Constituição dos Saberes Elementares Matemáticos: A Aritmética, a Geometria e o Desenho em Perspectiva Histórico-comparativa (1890 - 1970), 2015.

10.
MACIEL, Viviane Barros.. Congresso Nacional de Professores Primários: Potencialidades para o estudo das finalidades no ensino de matemática. In: Congresso Ibero Americano de História da Educação Matemática, 2015, Belém - PA. III CIHEM - Congresso Ibero Americano de História da Educação Matemática, 2015.

11.
MACIEL, V. B.. Como ensinar matemática nos primeiros anos escolares? História dos manuais didáticos para o ensino primário, 1880-1980. In: Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 2015, Juiz de Fora - MG. XIX EBRAPEM - Encontro Brasileiro de Educação Matemática, 2015.

12.
TONDATO, K. K. ; SOUZA, A. V. V. ; MACIEL, V. B. . Práticas Pedagógicas no Ensino Superior Brasileiro: Uma revisão cienciométrica. In: Curso Docência no Ensino Superior, 2015, Cuiabá. Curso Docência no Ensino Superior, 2015.

13.
MACIEL, Viviane Barros.. Análise de Alguns Programas de Aritmética para o Ensino Primário em Tempos de Escola Nova. In: 2ºEncontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática, 2014, Bauru. ANÁLISE DE ALGUNS PROGRAMAS DE ARITMÉTICA PARA O ENSINO PRIMÁRIO EM TEMPOS DE ESCOLA NOVA, 2014.

14.
MACIEL, Viviane Barros.. Apropriações do Movimento Escolanovista no Ensino de Aritmética e Geometria no Ensino Primário: análise das revistas pedagógicas goianas. In: XI Seminário Temático, 2014, Florianópolis. A Constituição dos Saberes Elementares Matemáticos: A Aritmética, a Geometria e o Desenho em Perspectiva Histórico-comparativa (1890 - 1970), 2014.

15.
MACIEL, V. B.. Estimativas do Lixo em uma Turma de 4º ano. In: II ENCONTRO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS, 2014, SÃO CARLOS. II EEMAI, 2014.

16.
REIS, M. E. T. ; MACIEL, Viviane Barros. ; DIAS, Adriana . Chapeuzinho Vermelho e Lobo Mau: Disputando os doces da vovó. In: XI ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática, 2013, Curitiba. XI ENEM, 2013.

17.
REIS, M. E. T. ; DIAS, Adriana ; MACIEL, Viviane Barros. . Universidade e Escola: Uma parceria essencial na formação de professores e no ensino de matemática. In: XI ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática, 2013, Curitiba. Anais do XI Encontro Nacional de Educação Matemática, 2013. v. 1.

18.
MACIEL, V. B.; PAIS, L. C. . Professores do Liceu de Goiás (1847 ? 1920): Contribuições para o estudo das apropriações da matemática escolar. In: VI SESEMAT, 2012, Campo Grande. VI SESEMAT, 2012.

19.
MACIEL, V. B.. Liceu de Goiás e Colégio Pedro II: Uma história glocal da álgebra escolar no Brasil (1846-1918). In: I ENPAHEM, 2012, Vitória da Conquista - BA. I ENAPHEM - Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática, 2012.

20.
MACIEL, V. B.; PAIS, L. C. . O Processo de Equiparação do Liceu de Goiás ao Colégio Pedro II: ponto de inflexão para a pesquisa das apropriações da matemática escolar. In: SEMANA - SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DE NOVA ANDRADINA, 2011, NOVA ANDRADINA. SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DE NOVA ANDRADINA, 2011.

21.
MACIEL, V. B.; PAIS, L. C. . Apropriações da Matemática Escolar na História Cultural Glocal: o Processo de Equiparação do Liceu de Goiás ao Colégio Pedro II. In: XXVI Congresso de Educação do Sudoeste Goiano, 2011, Jataí. Anais do XXVI Congresso de Educação do Sudoeste Goiano. Goiânia: Editora UFG, 2011. v. 1.

22.
MACIEL, V. B.; PAIS, L. C. . Apropriações da matemática escolar no Liceu de Goiás no advento da República (1890 - 1903). In: X ESEM - Encontro Sul-Mato-Grossense de Educação Matemática, 2011, Dourados. X ESEM, 2011.

23.
MACIEL, Viviane Barros.; PAIS, L. C. . Elementos Históricos do Ensino de Matemática no Liceu de Goiás: Análises Preliminares. In: V SESEMAT, 2011. V SESEMAT.

24.
MACIEL, V. B.; PAIS, L. C. . Elementos Históricos do Ensino de Aritmética no Liceu de Goiás (1847-1937). In: XIV EBRAPEM Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 2010, Campo Grande. XIV EBRAPEM Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática. Campo Grande: UFMS, 2010.

25.
ARAÚJO, J. ; MACIEL, V. B. ; SILVA, A. B. ; SILVEIRA, G. P. ; SILVA, R. E. J. ; Monteiro A. C. B. . Construções e Argumentações Geométricas no Ensino Fundamental e Ensino Superior. In: X JOEMAT - Jornada de Educação Matemática e I Regional da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 2003, Goiânia. X JOEMAT - Jornada de Educação Matemática e I Regional da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 2003.

26.
ARAÚJO, J. ; MACIEL, V. B. ; SILVA, A. B. . Proposta Pedagógica p/o Ensino da Matemática na Educação Básica I : O Ensino da Trigonometria Utilizando o Software Cabri Géomètre. In: X JOEMAT - Jornada de Educação Matemática e I Regional da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 2003. X JOEMAT - Jornada de Educação Matemática e I Regional da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 2003.

27.
MACIEL, V. B.; SILVA, A. B. . Laboratório de Matemática. In: I Simpósio de Educação do Sudoeste Goiano, 2002, Jataí. I Simpósio de Educação do Sudoeste Goiano, 2002.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
MACIEL, V. B.. Liceu de Goiás e Colégio Pedro II: Uma história glocal da álgebra escolar no Brasil (1846-1918). In: I ENAPHEM - Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática, 2012, Vitória da Conquista - BA. I ENAPHEM - Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática, 2012.

2.
MACIEL, V. B.. Breve Trajetória da Álgebra Escolar no Ensino Secundário do Liceu de Goiás (1847-1907). In: IV EMEM - Encontro de Matemática e Educação Matemática, 2012, Jataí. IV EMEM - Econtro Matemática e Educação Matemática, 2012.

3.
GOUVEIA, R. P. ; GOUVEIA, G. M. ; GOMES, A. A. M. ; REIS, M. E. T. ; COELHO, Sueli ; MACIEL, Viviane Barros. . Construindo um jornal nas aulas de matemática. In: IV EMEM - Encontro de Matemática e Educação Matemática, 2012. IV EMEM.

4.
MACIEL, V. B.; PAIS, L. C. . Circulação e Apropriação da Matemática Escolar no Liceu de Goiás referenciada pelo Colégio Pedro II (1856-1918). In: III Semana de Ciências Exatas ? UFG/Jataí, 2011. Anais da III Semana de Ciências Exatas UFG/ Jataí.

5.
MACIEL, Viviane Barros.; PAIS, L. C. . Elementos Históricos do Ensino de Matemática no Liceu de Goiás: Análises Preliminares. In: V SESEMAT Seminário Sul-Mato-Grossense de Educação Matemática, 2011, Campo Grande. V SESEMAT. CAMPO GRANDE: UFMS, 2011. v. I. p. 18-19.

6.
MACIEL, Viviane Barros.; PAIS, L. C. . Elementos Históricos do Ensino da Aritmética no Liceu de Goiás(1847-1937). In: XIV EBRAPEM - Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós Graduação em Educação Matemática, 2010, Campo Grande. XIV EBRAPEM - Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós Graduação em Educação Matemática, 2010.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MACIEL, V. B.. XII SNHM ? Seminário Nacional de História da Matemática. In: XII SNHM ? Seminário Nacional de História da Matemática, 2017, Itajubá. Anais do XII SNHM ? Seminário Nacional de História da Matemática, 2017.

2.
MACIEL, V. B.. Uma ?multiplicação para ensinar? no curso primário: o que dizem os manuais escolares (1880-1920)?. In: IV Congresso Iberoamericano de História da Educação Matemática? 14 a 17 de novembro de 2017 - CIHEM, 2017, Murcia - Espanha. Anais do IV Congresso Iberoamericano de História da Educação Matemática- IV CIHEM. Murcia - Espanha: Universidad de Murcia, 2017.

3.
MACIEL, V. B.. Instruções ao professor do curso primário para introdução à aritmética: uma análise de manuais pedagógicos no Brasil. In: VIII CIBEM - Congresso Iberoamericano de Educação Matemática, 2017, Madrid - Espanha. Anais do VIII CIBEM - Congresso Iberoamericano de Educação Matemática. Madrid - Espanha: Universidad Complutense de Madrid, 2017.

4.
MACIEL, Viviane Barros.. Ensino de Matemática nos Primeiros Anos Escolares: história dos manuais didáticos numa perspectiva histórico-comparativa (1880-1980). In: XIX Semana da Matemática, 2015, Rondonópolis - MT. XIX Semana da Matemática, 2015.

5.
MACIEL, V. B.. O que dizem as revistas goianas sobre as finalidades de ensino de Aritmética (1937 - 1949). In: XII Seminario Tematico, 2015, Curitiba. XII Seminario Tematico, 2015.

6.
MACIEL, V. B.. Congresso Nacional de Professores Primários. In: Congresso Ibero-Americano de História da Educação Matemática, 2015. III CIHEM.

7.
MACIEL, Viviane Barros.. O que dizem os programas de aritmética para o ensino primário nos tempos de escola ativa?. In: 7º Encontro Luso-Brasileiro de História da Matemática, 2014, Óbidos. 7º Encontro Luso-Brasileiro de História da Matemática, 2014.

8.
MACIEL, Viviane Barros.; MACEDO, S. M. S. ; SANTOS, A. K. C. ; ARIMATHEA, E. A. S. . Resolução de Problemas, Modelagem e Exploração-Investigação Matemática: Convergências e Divergências. In: Semana da Matemática, 2014, Rondonópolis - MT. XVIII Semana da Matemática, 2014.

9.
CAMPOS, A.S. ; SILVA, A. C. G. S. ; OLIVEIRA, L. E. R. ; MACIEL, Viviane Barros. . Um olhar para congruência de triângulos no Ensino Fundamental. In: Semana da Matemática, 2014, Rondonópolis - MT. XVIII Semana da Matemática, 2014.

10.
FONTENELLE, B.N. ; BARBOZA, E. S. ; SANTOS, F. L. ; ARAUJO, J. L. ; MACIEL, Viviane Barros. . A Semelhança de Triângulos no Ensino Fundamental. In: Semana da Matemática, 2014, Rondonópolis - MT. XVIII Semana da Matemática, 2014.

11.
MACIEL, V. B.. Programas de Aritmética no Ensino Primário. In: XI Seminário Temático, 2014, Florianopolis. XI Seminário Tematico UFSC., 2014.

12.
MACIEL, Viviane Barros.. Dinâmica de Circulação e Apropriaçao de Saberes Matemáticos na História Glocal que articula Liceu de Goiás e Colégio Pedro II no Advento da República. In: II UEPEM - Universidade Escola Uma parceria pelo ensino de matemática, 2011, Jataí. II UEPEM - Universidade Escola Uma parceria pelo ensino de matemática, 2011.

13.
MACIEL, V. B.; PAIS, L. C. . Apropriações da Matemática Escolar na História Cultural Glocal: o Processo de Equiparação do Liceu de Goiás ao Colégio Pedro II. In: XXVI Congresso de Educação do Sudoeste Goiano, 2011, Jataí. XXVI CONADE, 2011.

Artigos aceitos para publicação
1.
MACIEL, V. B.. : A constituição de uma aritmética para ensinar no curso primário: orientações lidas nos manuais pedagógicos (1880 - 1970). JORNAL INTERNACIONAL DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
MACIEL, V. B.. Elementos do Saber Profissional do Professor que Ensina Matemática: entre provas e manuais pedagógicos. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
MACIEL, V. B.. Manuais Pedagógicos: Considerações sobre suas potencialidades na pesquisa dos saberes para ensinar aritmética nos primeiros anos escolares. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
MACIEL, Viviane Barros.. A Modernização no ensino de números nos manuais de René Barreto (1912-1915). 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
MACIEL, V. B.. Orientações para o ensino do conceito de número em manuais pedagógicos brasileiros (1890-1930). 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
MACIEL, V. B.. ORIENTAÇÕES AO PROFESSOR DO ENSINO PRIMÁRIO PARA ENSINAR NÚMERO: os manuais de Backheuser e Thorndike. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
MACIEL, V. B.. O que dizem as revistas goianas sobre as finalidades de ensino de Aritmética (1937 - 1949). 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
MACIEL, V. B.. Ensino de Matemática nos Primeiros Anos Escolares: história dos manuais didáticos numa perspectiva histórico-comparativa (1880-1980). 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
MACIEL, V. B.. Apropriações do Movimento Escolanovista no Ensino de Aritmética e Geometria no Ensino Primário: análise das revistas pedagógicas goianas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
MACIEL, Viviane Barros.. Análise de Alguns Programas de Aritmética para o Ensino Primário em Tempos de Escola Nova. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
MACIEL, Viviane Barros.. A importância da História da Educação Matemática na Formação de Professores. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
MACIEL, Viviane Barros.; REIS, M. E. T. ; GOMES, A. A. M. . Chapeuzinho Vermelho e Lobo Mau: disputando os doces da vovó. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
REIS, M. E. T. ; DIAS, Adriana ; MACIEL, Viviane Barros. . Universidade e Escola uma parceria essencial na formação de professores e no ensino de matemática. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
MACIEL, V. B.. O ensino de Análise Combinatória e Probabilidade mediado pela Resolução de Problemas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
MACIEL, V. B.. Breve trajetória da Álgebra escolar no ensino secundário do Liceu de Goiás (1847 - 1907). 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
MACIEL, Viviane Barros.. Liceu de Goiás e Colégio Pedro II: Uma história glocal da álgebra escolar no Brasil (1846-1918). 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
MACIEL, V. B.. Estatística apresentada na aula de matemática: uma atividade com a construção de um jornal. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
MACIEL, V. B.. Liceu de Goias e Colegio Pedro II: Uma história glocal da algebra escolar no Brasil 1846 - 1918. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
MACIEL, V. B.; PAIS, L. C. . Apropriações da Matemática Escolar no Liceu de Goiás no Advento da República(1890 ? 1903). 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
MACIEL, V. B.. Circulação e Apropriação da Matemática Escolar no Liceu de Goiás Referenciada pelo Colégio Pedro II (1856 -1918). 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

20.
MACIEL, V. B.; PAIS, L. C. . Apropriações da Matemática Escolar na História Cultural Glocal: O Processo de Equiparação do Liceu de Goiás ao Colégio Pedro II. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
MACIEL, Viviane Barros.. Elementos Históricos do Ensino da Matemática no Liceu de Goiás: Análises Preliminares. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
MACIEL, Viviane Barros.; PAIS, L. C. . O processo de equiparação do Liceu de Goiás ao Colégio Pedro II: ponto de inflexão para a pesquisa das apropriações da matemática escolar. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
MACIEL, Viviane Barros.. Dinâmica de Circulação e Apropriação de saberes matemáticos na história glocal que articula Liceu de Goiás e Colégio Pedro II no Advento da República. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

24.
MACIEL, Viviane Barros.. Elementos Históricos do Ensino da Aritmética no Liceu de Goiás (1847-1937). 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
VALENTE, Wagner Rodrigues ; MACIEL, Viviane Barros. . Saberes: um tema central para as profissões do ensino e da formação. São Paulo: Livraria de Física, 2017. (Tradução/Outra).

2.
MACIEL, V. B.. Circulação e Apropriação da Matemática Escolar no Liceu de Goiás referenciada no Colégio Pedro II (1856-1918) 2011 (Poster).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
MACIEL, V. B.. PROGRAMA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. 2014.

Trabalhos técnicos
1.
MACIEL, V. B.. III SIMPOSIO DE RECURSOS DIDATICOS PARA O ENSINO DE CIENCIAS E MATEMATICA. 2015.

2.
MACIEL, V. B.. XIX SEMANA DA MATEMÁTICA UFMT /ROO. 2015.

3.
MACIEL, V. B.. XXVIII CONADE. 2015.

4.
REIS, M. E. T. ; MACIEL, Viviane Barros. . 2º UEPEM- Universidade e Escola: Uma parceria pelo ensino de Matemática. 2013.

5.
VALENTE, Wagner Rodrigues ; MACIEL, Viviane Barros. . XI Encontro Nacional de Educação Matemática. 2013.

6.
REIS, M. E. T. ; MACIEL, Viviane Barros. . 3º UEPEM Universidade e Escola: Uma parceria pelo Ensino de Matemática. 2012.

7.
MACIEL, Viviane Barros.. II SEMINARIO DO PROGRAMA DE POS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PARA CIENCIAS E MATEMÁTICA E XI SEMANA DE LICENCIATURA. 2012.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
MACIEL, V. B.; LOPES, R. P. ; GOMES, A. A. M. . Exclusão Matemática na Sociedade do Conhecimento. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
MACIEL, V. B.; DINIZ, Eder Carlos Cardoso . UFMT sedia SEMINARIO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA PROXIMA SEMANA. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
MACIEL, Viviane Barros.; PIRES, Luciene L. de A. ; MORAIS, M. R. S. R. ; DIOGO, R. C. . Roda de Conversa sobre Educação e Diversidade. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

4.
MACIEL, Viviane Barros.; RODRIGUES, E. S. . Os desafios do Ensino de Matemática. 2011. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

5.
MACIEL, Viviane Barros.. Universidade e Escola: Uma articulação necessária. 2011. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
MACIEL, V. B.. ENSINO DE ESTATÍSTICA NAS AULAS DE MATEMÁTICA. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
MACIEL, V. B.; GOUVEIA, R. P. ; GOMES, A. A. M. . Era uma vez na matemática ...a resolução de problemas. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
MACIEL, Viviane Barros.. Livros Didáticos e Arquivos Escolares: o que podem revelar sobre a matemática escolar. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
MACIEL, Viviane Barros.; NETO, V.F. . Ensino da Probabilidade por meio de Jogos: explorando a metodologia de resolução de problemas. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
MACIEL, Viviane Barros.. Onde Estamos e Para Onde Vamos?. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
MACIEL, V. B.; GOMES, A. A. M.; REIS, M. E. T.. Participação em banca de Karine Andréa Aimi. Um Olhar sobre a Matemática nas Séries Iniciais em uma Década de Publicações na Revista Zetetiké. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Matematica) - Universidade Federal de Goiás.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MACIEL, V. B.; VALENTE, Wagner Rodrigues. Participação em banca de Maria Ionara de Sousa Fonseca Lacerda.Sampaio Dória e o Ensino da Matemática. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Paulo.

2.
MACIEL, Viviane Barros.. Participação em banca de Geraldo Borges Martins Neto e Leonardo de Lima e Silva.Aulas de Matemática: exploração e investigação na EJA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de Goiás.

3.
MACIEL, Viviane Barros.; DIAS, Adriana; GOULART, Claudiney. Participação em banca de Ivalci Júnio Martins França.Ensino e Aprendizagem de operações polinomiais por meio da utilização de materiais manipuláveis. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Matemática) - Universidade Federal de Goiás.

4.
MACIEL, Viviane Barros.; REIS, M. E. T.; SILVEIRA, G. P.. Participação em banca de Ivalci Júnio Martins França.O ensino de análise combinatória e probabilidade mediado pela resolução de problemas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Matemática) - Universidade Federal de Goiás.

5.
COELHO, Sueli; MACIEL, Viviane Barros.. Participação em banca de Neila Neves Coutinho.Ensino de Números Complexos por meio da leitura e escrita. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de Goiás.

6.
MACIEL, Viviane Barros.; DIAS, Adriana; SILVA, Gecirlei Francisco. Participação em banca de Aline Borges Assunção.Contribuições da Engenharia Didática no Ensino de Sistemas Lineares. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Matemática) - Universidade Federal de Goiás.

7.
MACIEL, V. B.. Participação em banca de Elinéia P. Vailant e Neila N. Coutinho.EJA: Ensino e aprendizagem das quatro operações fundamentais por meio de resolução de problemas. 2012 - Universidade Federal de Goiás.

8.
MACIEL, Viviane Barros.. Participação em banca de Aline Borges Assunção Campos.O processo de aprendizagem do sistema de equação do 1ºgrau por meio de engenharia didática. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de Goiás.

9.
REIS, M. E. T.; MACIEL, V. B.. Participação em banca de Sandra Batista das Neves.A Matemática nas Séries Iniciais e sua Articulação com o Cotidiano dos Alunos. 2011.

10.
MACIEL, V. B.; REIS, M. E. T.. Participação em banca de Edlene Souza S.Araújo e Priscylla de Oliveira F. Fernandes.Ensinando Matemáticas utilizando Jogos. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Matemática) - Universidade Federal de Goiás.

11.
REIS, M. E. T.; MORAIS, F.; MACIEL, V. B.. Participação em banca de Aline Borges Assunção e Geiziany da Silva Piazza.Jogos Matemáticos no Ensino-Aprendizagem. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Matemática) - Universidade Federal de Goiás.

12.
MACIEL, V. B.; SILVA, A. B.. Participação em banca de Eliene Castro de Souza.O Ensino da Circunferência Utilizando a História da Matemática. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de Goiás.

13.
JOAO, M.; MACIEL, V. B.. Participação em banca de Christofer Gustavson.A modelagem matemática e o tangran como ferramentas para o desenvolvimento da autonomia.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de Goiás.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
LOPES, R. P.; REIS, Márcia Santos Anjos; MACIEL, Viviane Barros.. Concurso Professor Efetivo Pedagogia / Área:Educação Matemática. 2015. Universidade Federal de Goiás.

Outras participações
1.
PAULO, J.P.A.; MACIEL, Viviane Barros.; REIS, Márcia Santos Anjos. Banca de Extraordinário Domínio do Conteúdo. 2016. Universidade Federal de Goiás.

2.
MACIEL, Viviane Barros.; SILVA, Sunamita Souza; BRAGA, D.. Processo Seletivo para Contratação de Professor Substituto. 2015. Universidade Federal de Mato Grosso.

3.
MACIEL, V. B.. XXVIII CONADE. 2015.

4.
MACIEL, Viviane Barros.; ROCHA, L. P.. Projeto de Mestrado "O ensino de matemática para alunos com surdez: um estudo em escolas públicas do município de Jataí- GO". 2014. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.

5.
MACIEL, Viviane Barros.; SILVA, R. S.. Projeto de Mestrado 'O construcionismo como fator de desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem nas aulas de matemática: função exponencial com o auxílio de software geogebra". 2014. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.

6.
MACIEL, V. B.; SILVA, Gecirlei Francisco. Projeto Estágio I - " Aulas de Matemática: exploração e investigação na EJA". 2014. Universidade Federal de Goiás.

7.
MACIEL, Viviane Barros.; PANIAGO, M.L.F. Projeto de Mestrado "O papel da gestão escolar na implementação das políticas educacionais: o PIBID como foco de análise". 2014. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.

8.
REIS, Márcia Santos Anjos; MACIEL, Viviane Barros.; BENETI, H. M. F.; MEDEIROS, Lúcia Helena M.. Professor Substituto para o curso de Pedagogia. 2013.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Seminário Temático.Elementos do Saber Profissional do Professor que Ensina Matemática: entre provas e manuais pedagógicos. 2018. (Seminário).

2.
?Genève, une plateforme de l?internationalisme éducatif au 20e siècle,. 2017. (Seminário).

3.
?La ?Forme Scolaire>prisionnière de sonsuccès?,. 2017. (Seminário).

4.
IV Congresso Iberoamericano de História da Educação Matemática? 14 a 17 de novembro de 2017 - CIHEM. Uma ?multiplicação para ensinar? no curso primário: o que dizem os manuais escolares (1880-1920)?. 2017. (Congresso).

5.
Journée Pierre Guibbert. 2017. (Outra).

6.
VIII CIBEM - Congresso Iberoamericano de Educação Matemática. Instruções ao professor do curso primário para introdução à aritmética: uma análise de manuais pedagógicos no Brasil. 2017. (Congresso).

7.
Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática.ORIENTAÇÕES AO PROFESSOR DO ENSINO PRIMÁRIO PARA ENSINAR NÚMERO: os manuais de Backheuser e Thorndike. 2016. (Encontro).

8.
XII Encontro Nacional de Educação Matemática.A MODERNIZAÇÃO NO ENSINO DE NÚMEROS NOS MANUAIS DE RENÉ BARRETO (1912-1915). 2016. (Encontro).

9.
XIV Seminário Temático Saberes Elementares Matemáticos.Manuais Pedagógicos: Considerações sobre suas potencialidades na pesquisa dos saberes para ensinar aritmética nos primeiros anos escolares. 2016. (Seminário).

10.
III Simpósio de Recursos Didáticos para o Ensino de Ciências e Matemática.MATERIAL DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: RECURSO PARA UM PROCESSO INTERDISCIPLINAR DE APRENDIZAGEM DE CONCEITOS ESTATÍSTICOS. 2015. (Simpósio).

11.
XII Semana de Licenciatura, III Seminário da Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática e I Encontro de Egressos do Mestrado.ENSINO DE GEOMETRIA APOIADO POR TIC: CONCEPÇÃO DOS ALUNOS ACERCA DE UMA ABORDAGEM METODOLÓGICA BASEADA NA COLETIVIDADE E SIGNIFICAÇÃO DOS CONCEITOS UTILIZANDO GEOGEBRA". 2015. (Seminário).

12.
XII Seminário Temático A Constituição dos Saberes Elementares Matemáticos.QUE DIZEM AS REVISTAS GOIANAS SOBRE AS FINALIDADES DE ENSINO DA ARITMÉTICA (1937 ? 1949). 2015. (Seminário).

13.
XIX Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação MatemáticaCA.Como ensinar matemática nos primeiros anos escolares? História dos manuais didáticos para o ensino primário, 1880-1980. 2015. (Encontro).

14.
XIX Semana da Matemática (XIX SEMAT).Ensino de Matemática nos Primeiros Anos Escolares: história dos manuais didáticos numa perspectiva histórico-comparativa (1880-1980). 2015. (Encontro).

15.
XXVIII Congresso de Educação do Sudoeste Goiano. Inovação e Aprendizagem do Pibid de Matemática na Docência. 2015. (Congresso).

16.
2º Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática.Análise de Alguns Programas de Aritmética para o Ensino Primário em Tempos de Escola Nova. 2014. (Seminário).

17.
II Seminário do Programa de Pós-Graduação em Educação Para Ciências e Matemática e XI Semana de Licenciatura.As possíveis contribuições do uso de um jogo educacional para o ensino dos conceitos de frações equivalentes para alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. 2014. (Seminário).

18.
XI Seminário Tematico.Apropriações do Movimento Escolanovista no Ensino de Aritmética e Geometria no Ensino Primário: análise das revistas pedagógicas goianas. 2014. (Seminário).

19.
XVIII Semana da Matemática.Ensino de Estatística nas Aulas de Matemática. 2014. (Oficina).

20.
XVIII Semana da Matemática.A importância da história da matemática escolar na formação do professor. 2014. (Encontro).

21.
Curso de Finanças Crown. 2013. (Encontro).

22.
IV UEPEM - Universidade Escola Uma parceria pelo ensino de matemática.O ensino de análise combinatória e probabilidade mediado pela resolução de problemas. 2013. (Seminário).

23.
XI ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática. Universidade e Escola: Uma parceria para formação de professores e para o ensino de matemática e Chapeuzinho Vermelho e Lobo Mau, jogando moedas para disputar os doces da vovó. 2013. (Congresso).

24.
X Semana de Licenciatura e I Seminário de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática. 2013. (Seminário).

25.
XXVII Congresso de Educação do Sudoeste Goiano. Era uma vez... a resolução de problemas. 2013. (Congresso).

26.
I Encontro Pesquisa em História da Educação Matemática.Liceu de Goiás e Colégio Pedro II: Uma história glocal da Álgebra escolar no Brasil (1846-1918). 2012. (Encontro).

27.
III UEPEM - Universidade e Escola Uma parceria pelo ensino de matemática. 2012. (Encontro).

28.
I SELEM Seminário de Leituras e Escritas em Educação Matemática.Estatística apresentada na aula de matemática: uma atividade com a construção de um jornal. 2012. (Seminário).

29.
IV EMEM - Encontro de Matemática e Educação Matemática. 2012. (Encontro).

30.
IX EMEM - Encontro de Matemática e Educação Matemática.Breve Trajetória da Álgebra Escolar no ensino secundário do Liceu de Goiás (1847-1907). 2012. (Encontro).

31.
Tendências atuais da pesquisa em Educação por Dr. Prof. José Luiz Sanfelice - UNICAMP. 2012. (Oficina).

32.
III Semana Ciências Exatas.Os desafios do Ensino de Matemática. 2011. (Encontro).

33.
II UEPEM - Universidade e Escola uma parceria pelo ensino de matemática.Dinâmica de Circulação e Apropriação de Saberes Matemáticos na História Glocal que articula Liceu de Goiás e Colégio Pedro II no Advento da República. 2011. (Encontro).

34.
V SESEMAT- Seminário Sul Mato Grossense.Elementos Históricos do Ensino de Matemática no Liceu de Goiás: Análises Preliminares. 2011. (Seminário).

35.
X ESEM - Encontro Sul-Mato-Grossense de Educação Matemática.Ensino de Probabilidade por meio de jogos: explorando a metodologia da resolução de problemas. 2011. (Encontro).

36.
XIX Colóquio em Educação Matemática do Programa de Pós Graduação em Educação Matemática. 2011. (Seminário).

37.
XXVI Congresso de Educação do Sudoeste Goiano. Apropriações da Matemática Escolar na História Cultural Glocal: o processo de equiparação do Liceu de Goiás ao Colégio Pedro II. 2011. (Congresso).

38.
IV SESEMAT - Seminário Sul-Mato-Grossense de Pesquisa em Educação Matemática. 2010. (Seminário).

39.
IX Colóquio em Educação Matemática PPGEduMat - UFMS-MS. 2010. (Outra).

40.
VIII Colóquio em Educação Matemática do PPGEduMat -UFMS-MS. 2010. (Outra).

41.
X Colóquio em Educação Matemática do PPGEduMat - UFMS-MS. 2010. (Outra).

42.
XI Colóquio em Educação Matemática do PPGEduMat - UFMS-MS. 2010. (Outra).

43.
XII Colóquio em Educação Matemática do PPGEduMat - UFMS-MS. 2010. (Outra).

44.
XIII Colóquio em Educação Matemática do PPGEduMat - UFMS-MS. 2010. (Outra).

45.
XIV Colóquio de Educação Matemática do PPGEduMat - UFMS - MS. 2010. (Outra).

46.
XIV EBRAPEM - Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática. Elementos históricos do ensino de Aritmética no Liceu de Goiás (1847 - 1937). 2010. (Congresso).

47.
XV Colóquio em Educação Matemática do PPGEduMat - UFMS - MS. 2010. (Outra).

48.
XVI Colóquio em Educação Matemática do PPGEduMat -UFMS - MS. 2010. (Outra).

49.
XVII Colóquio em Educação Matemática PPGEduMat - UFMS - MS. 2010. (Outra).

50.
6ª Semana de Licenciatura - IFG. 2009. (Congresso).

51.
6ª Semana Licenciatura - Minicurso: Computador e História da Física em Sala de Aula. 2009. (Congresso).

52.
6ª Semana Licenciatura - Minicurso A utilização de Softwares no Processo de Ensino-Aprendizagem. 2009. (Congresso).

53.
Programa de Cursos - Editora Positivo - Sistemas de Ensino. 2009. (Outra).

54.
5ª Semana de Licenciatura - CEFET-GO. 2008. (Congresso).

55.
Capacitação Presencial ao Tutores Locais - Faculdade Interativa COC. 2008. (Encontro).

56.
I Encontro de Gestão da Tecnologia da Informação. 2008. (Encontro).

57.
III ENLOG- Encontro de Logística. 2008. (Encontro).

58.
I Jornada de Administração Faculdade Interativa COC. 2008. (Encontro).

59.
Palestra: Ética, Cidadão, Profissional e Empresa. 2008. (Outra).

60.
Programa de Cursos 2008 - Sistema Positivo. 2008. (Encontro).

61.
14ª Feira de Ciências.14ª Feira de Ciências CEFET- GO. 2007. (Outra).

62.
IV Semana de Licenciatura - CEFET-GO. 2007. (Congresso).

63.
IV Semana de Licenciatura - Educação Ambiental - Formação de Professores. 2007. (Outra).

64.
IV Semana de Licenciatura - Física Contextualizada. 2007. (Outra).

65.
IV Semana de Licenciatura - Leis de Newton - Software Prometeus. 2007. (Outra).

66.
Formação de Professores: Tendências da Educação Matemática/ A Educação Matemática e os Portadores de Necessidades Especiais. 2004. (Encontro).

67.
I Semana de Licenciatura. 2004. (Encontro).

68.
I Semana de Licenciatura. Minicurso: Física Conceitual. 2004. (Encontro).

69.
I Semana de Licenciatura - Minicurso: Ensinar Física Brincando. 2004. (Encontro).

70.
I Semana de Licenciatura - Minicurso: Experimentos a "custo zero" em Física no Ensino Fundamental e Médio. 2004. (Encontro).

71.
I Semana de Licenciatura - Minicurso: O Teatro e o Ensino de Física. 2004. (Encontro).

72.
Seminário: Políticas de Estágio para Universidade Federal de Goiás.Workshop sobre o tema: Socialização de Projetos e Experiências de Estágio. 2004. (Seminário).

73.
II ENEM - Encontro de Matemática e Educação Matemática. 2003. (Encontro).

74.
Segunda Científica. 2003. (Encontro).

75.
X JOEMAT - Jornada de Educação Matemática e I Regional da Sociedade Brasileira de Educação Matemática. Construções e Argumentações Geométricas no Ensino Fundamental e Ensino Superior. 2003. (Congresso).

76.
X JOEMAT - Jornada de Educação Matemática e I Regional da Sociedade Brasileira de Educação Matemática. Proposta Pedagógica p/o Ensino da Matemática na Educação Básica I : O Ensino da Trigonometria Utilizando o Software Cabri Géomètre. 2003. (Congresso).

77.
I Simpósio de Educação do Sudoeste Goiano.Laboratório de Matemática. 2002. (Simpósio).

78.
IV Jornada de Geografia - Mini-curso: A Modelagem e a Utilização de Outras Práticas Matemáticas na Análise de Fenômenos Socioambientais. 2002. (Congresso).

79.
XII Escola de Geometria Diferencial - IME. 2002. (Congresso).

80.
I Encontro de Matemática e Educação Matemática (I ENEM). 2001. (Encontro).

81.
I Fórum Multidisciplinar do Campus Avançado de Jataí. 2001. (Encontro).

82.
Ciclo de Palestras Brasil 500: análise histórica e cultural do século XX. 2000. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MACIEL, V. B.. XIV Seminário Temático Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 2016. (Outro).

2.
MACIEL, Viviane Barros.. XIX Semana de Matemática. 2015. (Outro).

3.
MACIEL, Viviane Barros.. Seminário de Educação Matemática nos Anos Iniciais - I SEDUMAT. 2015. (Outro).

4.
MACIEL, Viviane Barros.. XVIII SEMANA DA MATEMÁTICA. 2014. (Outro).

5.
REIS, M. E. T. ; MACIEL, Viviane Barros. . 4º UEPEM - Universidade Escola: uma parceria pelo ensino de matemática. 2013. (Outro).

6.
SILVEIRA, G. P. ; MACIEL, V. B. . IV EMEM - Encontro de Matemática e Educação Matemática. 2012. (Congresso).

7.
REIS, M. E. T. ; MACIEL, V. B. . 3º UEPEM - Universidade e Escola: Uma parceria pelo ensino de Matemática. 2012. (Congresso).

8.
CHIARI, A. ; MACIEL, V. B. . V SESEMAT. 2011. (Congresso).

9.
MACIEL, V. B.. XIV EBRAPEM. 2010. (Congresso).

10.
Wagner Pereira Lopes (presidente) ; FILHO, Aníbal A. B ; Silva, Carlos C. ; VILELA, Gisela F ; PIRES, Luciene L. de A. ; JOAO, M. ; Souza, Marta J.F.de ; MACIEL, V. B. ; SILVA, José H.P. . 5ª SEMANA DE LICENCIATURA. 2008. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Ivalci Júnio Martins França. O Ensino de Análise Combinatória e Probabilidade mediado pela Resolução de Problemas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Viviane Barros Maciel.

2.
Aline Borges Assunção. Contribuições da Engenharia Didática no Ensino de Sistemas Lineares. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Viviane Barros Maciel.

3.
Cristofer Gustavson. A modelagem matemática e o tangran como ferramentas para o desenvolvimento da autonomia.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Viviane Barros Maciel.

Orientações de outra natureza
1.
Diego Barreto de Souza. Diego Barreto de Souza. 2012. Orientação de outra natureza. (Matemática) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Viviane Barros Maciel.

2.
Ivalci Júnio Martins França. Ensino e aprendizagem de operações polinominais por meio da utilização de materiais manipulativos. 2012. Orientação de outra natureza. (Matemática) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Viviane Barros Maciel.



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
VALENTE, Wagner Rodrigues ; MACIEL, Viviane Barros. . História Comparativa - Cadernos de Trabalho. 1. ed. São Paulo: Livraria da Física, 2015. v. 10. 62p .



Outras informações relevantes


Representante discente no Colegiado do Curso do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática (UFMS) no 1º sem. 2011;

Elaboração da ementa da disciplina optativa "História da Educação Matemática " ministrada na UFG no 1º sem de 2012;

Vinculo como coordenadora de segunda Licenciatura PARFOR/UFMT/ICEN -

Atuou como coordenadora do curso de Licenciatura em Matemática ICEN/CUR/UFMT - Portaria 1420/PROAD/2015

Recepção de calouros em 2015 - Portaria 03/ICEN/CUR/UFMT/2015

Membro do Núcleo docente estruturante desde novembro 2014 - Portaria 009/ICEN/CUR/UFMT/2013

Banca Examinadora processo seletivo para contratação professor substituto conforme edital 1 de março de 2015. Portaria 
07/ICEN/CUR/UFMT/2015

Membro do Grupo de Pesquisa Tecnologias Digitais e Formação de Professores - Lider Rosemara Perpétua Lopes UFG-Jatai
Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática - Lider Adelmo Carvallho da Silva - UFMT - Cuiabá
Membro do Grupo de Pesquisa em História da Educação Matemática Escolar - Lider Luiz Carlos Pais - UFMS
Lider do grupo de pesquisa em História da Educação Matemática - GPHEM - UFMT- Rondonópolis



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/10/2018 às 6:28:07