Camila Lawson Scheifer

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2951962385166339
  • Última atualização do currículo em 02/10/2018


É graduada em Letras Português/Inglês pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Possui Mestrado em Letras pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel), na área de Aquisição, Variação e Ensino. Possui Doutorado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), na área de Linguagem e Tecnologias, com período sanduíche pelo Programa Fulbright/Capes no Departamento de Educação do Peabody College, na Vanderbilt University (Nashville-TN/EUA), onde atuou junto ao grupo de pesquisa "Space, Learning and Mobility". É professora do curso de Graduação em Letras (Licenciatura Português/Inglês) da Universidade Federal do Rio Grande. Seus interesses acadêmicos envolvem: Transletramentos, Transculturalidade e Ensino-Aprendizagem de Línguas; Pedagogia Crítica no Ensino-Aprendizagem de Línguas; Processos de Significação mediados pelas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação; Novos Estudos de Letramento, com ênfase na Perspectiva Espacial dos Estudos de Letramento e na Perspectiva dos Letramentos Críticos; Epistemologias do Terceiro Espaço. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Camila Lawson Scheifer
Nome em citações bibliográficas
SCHEIFER, Camila Lawson;LAWSON, Camila Nunes


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2014
Doutorado em Lingüística Aplicada.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
com período sanduíche em Vanderbilt University (Orientador: Kevin Leander).
Título: Espaço-temporalidade, Ressemiotização e Letramentos: Um estudo sobre os movimentos de significação no terceiro espaço, Ano de obtenção: 2014.
Orientador: Marcelo El Khouri Buzato.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2006 - 2008
Mestrado em Letras.
Universidade Católica de Pelotas, UCPEL, Brasil.
Título: Ensino de Língua Estrangeira para crianças: entre o "todo" e a "parte": Uma análise da dinâmica das crenças de uma professora e de seus alunos,Ano de Obtenção: 2008.
Orientador: Vilson José Leffa.
Palavras-chave: crenças; ensino/aprendizagem; língua estrangeira para crianças.
2002 - 2006
Graduação em Letras Português Inglês.
Fundação Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.




Formação Complementar


2015 - 2015
Literacies, Education and Applied Linguistics: Critique in the learning. (Carga horária: 4h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2013 - 2013
Ensino Crítico de Língua Inglesa. (Carga horária: 12h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2013 - 2013
Worshop Publicações Científicas Internacionais. (Carga horária: 6h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2012 - 2013
Doutorado Sanduíche.
Vanderbilt University, VANDERBILT, Estados Unidos.
2010 - 2010
As Novas Tecnologias e suas implicações na prática. (Carga horária: 4h).
Fundação Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
2005 - 2005
Gêneros em discurso na mídia impressa. (Carga horária: 6h).
Universidade Católica de Pelotas, UCPEL, Brasil.
2004 - 2004
Critérios para avaliação de materiais para cursos. (Carga horária: 4h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
2004 - 2004
Explorando Significações Multimodais: Comunicação. (Carga horária: 4h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
1993 - 2003
Jep, Intemediate, Upper Intermediate, Advanced.
Yázigi Internexus, YÁZIGI, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade Católica de Pelotas, UCPEL, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2017
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

07/2015 - Atual
Serviços técnicos especializados , Centro de Ciências Exatas Tecnologia e Informática, .

Serviço realizado
Revisora linguística.
04/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Humanas e da Educação, Departamento de Letras.

04/2014 - Atual
Ensino, Letras - Português e Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Desenvolvimento de Competências e Habilidades em Língua Inglesa II
Estágio Docente Supervisionado III
Língua Inglesa VI
Língua Inglesa VII
Língua Inglesa VIII
04/2014 - Atual
Ensino, Letras, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Tópicos Especiais em Espaço e Significação
Tópicos Especiais em Pedagogia Crítica no Ensino de Línguas
Tópicos Especiais em Perspectiva Espacial nos Estudos de Letramento I
Tópicos Especiais em Perspectiva Espacial nos Estudos de Letramento II
Tópicos Especiais em Novas Tencologias na Educação
04/2014 - Atual
Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Desenvolvimento de Competências e Habilidades em Língua Inglesa I
Desenvolvimento de Competências e Habilidades em Língua Inglesa II
Introdução aos Estudos de Letramento
Introdução aos Estudos de Letramentos Digitais
Desenvolvimento de Competências e Habilidades em Língua Inglesa III

Cultura Inglesa, CI, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: professora, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 26


Escola Criança Feliz, ECF, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2007
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Inglês, Carga horária: 10

Atividades

3/2002 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa

Fundação Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: professora substituta, Carga horária: 40
Outras informações
Professora substituta de Língua Inglesa, no Curso de Letras, no Departamento de Letras e Artes.


Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2014
Vínculo: Outro (discente pesquisador), Enquadramento Funcional: doutoranda/bolsista CAPES, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Projeto de Estágio Docente, Enquadramento Funcional: professora estagiária, Carga horária: 12
Outras informações
Estágio docente na Graduação em Letras no Instituto de Estudos da Linguagem - Unicamp, na disciplina LA104C - Letramento: teoria e prática, sob supervisão do Prof. Dr. Marcelo Buzato.

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Projeto de Estágio Docente, Enquadramento Funcional: professora estagiária, Carga horária: 8
Outras informações
Participou do Programa de Estágio Docente - Atividade de apoio à docência, na disciplina LA242-B - Inglês Instrumental à Distância, sob supervisão da Prof. Cláudia Hilsdorf Rocha, no o projeto Read in Web. O projeto consiste em um curso de inglês instrumental a distância, oferecido a alunos da graduação e pós-graduação da Unicamp, que tem por objetivo desenvolver a competência de leitura de textos com fins acadêmicos. O curso foi criado e é coordenado pela Prof. Denise Braga.



Linhas de pesquisa


1.
Aquisição, Variação e Ensino
2.
Texto, Discurso e Relações Sociais


Projetos de pesquisa


2014 - 2017
Práticas de Espacialização nos Novos Estudos de Letramento
Descrição: Este grupo de pesquisa busca desenvolver estudos sobre os Novos Letramentos à luz das discussões sobre espaço advindas da Geografia Crítica. Ocupa-se especialmente de compreender práticas de linguagem amparadas em tecnologias digitais em variados contextos. Objetiva construir pressupostos teóricos e analíticos mais responsivos à natureza multissemiótica e multicultural do ciberespaço..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Camila Lawson Scheifer - Coordenador / Savannar Ferreira - Integrante / Paula Peters - Integrante / Vinícius Oliveira de Oliveira - Integrante / Amanda Damasseno - Integrante / Sandra Beatriz Méndes Torres - Integrante.
2013 - Atual
Linguagem, Tecnologia e Pós-Sociedade/humanidade (LItPos)
Descrição: O grupo LiTPos foi fundado no ano de 2013 com o objetivo de abrigar e apoiar pesquisas e estudos de caráter interdisciplinar em torno de objetos complexos vinculados a processos sociais e subjetivos em que a convergência (ascendente e descendente) de linguagens e tecnologias (mídias)é posta em evidência. É pautado, em seus objetivos teórico-metodológicos, pela busca de construtos alternativos às concepções clássicas/tradicionais de texto, contexto, sujeito, sociedade e cultura, e pela interlocução responsável e ética entre representantes de diferentes campos disciplinares no estudo dos mesmos fenômenos/objetos. Em especial, busca fundamentar o rompimento de dicotomias tais como tecnologia/sociedade, humano/não-humano, global/local, linguístico/não-linguístico, entre outras, investigando as repercussões de tal movimento, em especial, nos processos de construção, circulação e estabilização e/ou abertura de significados e sentidos. Do ponto de vista prático, busca aplicar e fundamentar o conhecimento assim produzido por meio de pesquisas empíricas que focalizam situações e problemas concretos enfrentados pelo cidadão e pelas instituições brasileiras, com destaque para os campos da educação, inclusão social/digital, produção tecnocientífica, culturas juvenis e funcionamento do poder em redes sociotécnicas em geral. O grupo LiTPos foi fundado no ano de 2013 com o objetivo de abrigar e apoiar pesquisas e estudos de caráter interdisciplinar em torno de objetos complexos vinculados a processos sociais e subjetivos em que a convergência (ascendente e descendente) de linguagens e tecnologias (mídias)é posta em evidência. É pautado, em seus objetivos teórico-metodológicos, pela busca de construtos alternativos às concepções clássicas/tradicionais de texto, contexto, sujeito, sociedade e cultura, e pela interlocução responsável e ética entre representantes de diferentes campos disciplinares no estudo dos mesmos fenômenos/objetos. Em especial, busca fundamentar o rompimento de dicotomias tais como tecnologia/sociedade, humano/não-humano, global/local, linguístico/não-linguístico, entre outras, investigando as repercussões de tal movimento, em especial, nos processos de construção, circulação e estabilização e/ou abertura de significados e sentidos. Do ponto de vista prático, busca aplicar e fundamentar o conhecimento assim produzido por meio de pesquisas empíricas que focalizam situações e problemas concretos enfrentados pelo cidadão e pelas instituições brasileiras, com destaque para os campos da educação, inclusão social/digital, produção tecnocientífica, culturas juvenis e funcionamento do poder em redes sociotécnicas em geral..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) Doutorado: (2) .
Integrantes: Camila Lawson Scheifer - Integrante / Débora Coser - Integrante / Marcelo El Kuori Buzato - Coordenador / Vilson Leffa - Integrante / Bárbara Cristina Gallardo - Integrante / Carlos Frederico de Brito D Andrea - Integrante / Eduardo Santos Junqueira Rodrigues - Integrante / Dáfnie Paulino da Silva - Integrante / Gláucia de Jesus Costa - Integrante / Nayara Natália de Barros - Integrante / Rafael Salmazi Sachs - Integrante.
2010 - Atual
Ensino de Língua Estrangeira, Formação cidadão e tecnologia: Multiletramentos, Plurilinguismo e Transculturalidade
Descrição: Este grupo de pesquisa visa ao trabalho com o ensino-aprendizagem de língua estrangeira, em seus variados contextos e no âmbito de suas diversas materializações, assim como à formação contínua de docentes da área, sendo ambos os focos orientados para a formação cidadã e crítica na contemporaneidade e, portanto, à construção de multiletramentos necessários à participação ativa e ética na sociedade atual, também por meio de outras línguas, que não a materna, considerando-se a importância da confluência de culturas, línguas e linguagens sociais nesse processo.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2015 - 2015
Proficiência em Língua Estrangeira para a participação crítica e cidadã
Descrição: Projeto de extensão destinado a professores de Língua Inglesa e Espanhola da rede municipal de ensino da cidade de Pelotas..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (2) .
Integrantes: Camila Lawson Scheifer - Coordenador.


Membro de corpo editorial


2014 - Atual
Periódico: Linguagem & Ensino (UCPel. Impresso)


Revisor de periódico


2014 - 2014
Periódico: DELTA. Documentação de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada (Online)
2014 - 2014
Periódico: Revista Signum: Estudos da Linguagem
2016 - 2016
Periódico: Revista da ANPOLL (Impresso)
2017 - 2017
Periódico: Calidoscópio
2014 - Atual
Periódico: LINGUAGEM & ENSINO (UCPEL. IMPRESSO)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SCHEIFER, Camila Lawson2015 SCHEIFER, Camila Lawson. Pela (Re)Afirmação do Espaço na e para além da Linguística Aplicada: Apontamentos teóricos e empírico-metodológicos. DELTA. Documentação de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada (Online), v. 31, p. 223-252, 2015.

2.
SCHEIFER, Camila Lawson2014 SCHEIFER, Camila Lawson. A virada espacial nos novos estudos de letramento: em busca do terceiro espaço. Calidoscopio (Online), v. 12, p. 3-14, 2014.

3.
SCHEIFER, Camila Lawson2013 SCHEIFER, Camila Lawson. Transdisciplinaridade na linguística aplicada: um processo de desreterritorialização - um movimento do terceiro espaço. Revista Brasileira de Linguistica Aplicada, v. 13, p. 919-939, 2013.

4.
SCHEIFER, Camila Lawson;LAWSON, Camila Nunes2009SCHEIFER, Camila Lawson. Ensino de língua estrangeira para crianças - entre o todo e a parte: uma análise da dinâmica das crenças de uma professora e de seus alunos. Trabalhos em Lingüística Aplicada, v. 48, p. 197-216, 2009.

5.
LAWSON, Camila Nunes2006LAWSON, Camila Nunes ; SCHEIFER, Camila Lawson . Perspectivas Educacionais e o Ensino de Inglês na Escola Pública - resenhado por Camila Lawson. Linguagem & Ensino (UCPel), v. 9, p. 276-281, 2006.

6.
SCHEIFER, Camila Lawson;LAWSON, Camila Nunes2006SCHEIFER, Camila Lawson. A literatura como recurso didático na sala de aula de língua inglesa para crianças: uma proposta de trabalho. Enlaces, v. 2, p. 9-17, 2006.

Capítulos de livros publicados
1.
SCHEIFER, Camila Lawson. Quando a identidade faz a diferença na formação do professor de línguas. In: Luciani Salcedo de Oliveira; Raphael Albuquerque de Boer. (Org.). Professores(as) de línguas em uma perspectiva crítica: Discursos, linguagens e identidade. 1ed.Campinas: Pontes, 2018, v. 1, p. 91-110.

2.
SCHEIFER, Camila Lawson. Espaço-temporalidade e construção de sentidos em uma rede de letramentos: uma análise de transposições semiótico-materiais. In: Marcelo El Khouri Buzato. (Org.). Cultura Digital e Linguística Aplicada: Travessias em Linguagem, Tecnologia e Sociedade. 1ed.Campinas: Pontes, 2016, v. 1, p. 127-144.

3.
SCHEIFER, Camila Lawson. "God Save Korea!" - A construção do Sentido no Terceiro Espaço: Reflexões sobre a dinâmica espacial dos transletramentos.. In: Cláudia Hilsdorf Rocha; }Ruberval Franco Maciel. (Org.). Língua Estrangeira e Formação Cidadã: Por entre Discursos e Práticas. 1ªed.Campinas: Pontes, 2013, v. , p. 133-150.

4.
SCHEIFER, Camila Lawson. Vamos brincar de dar aula de inglês, hoje - A brincadeira como alternativa metodológica para a investigação de crenças no contexto de ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras para crianças. In: Kleber Aparecido da Silva. (Org.). Crenças, Discursos & Linguagem. 1ªed.Campinas: Pontes Editores, 2012, v. 2, p. 95-120.

5.
SCHEIFER, Camila Lawson. Crenças e (inter)ações no ensino de língua estrangeira para crianças: O percurso reflexivo de uma professora pesquisadora. In: Cláudia Hilsdorf Rocha; Juliana Reichert Assunção Tonelli; Kleber Aparecido da Silva. (Org.). Língua Estrangeira para crianças: Ensino-aprendizagem e formação docente. Campinas: Pontes, 2010, v. 7, p. 221-268.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
LAWSON, Camila Nunes ; SCHEIFER, Camila Lawson . A (re)constituição identitária de uma professora pré-serviço: uma análise da relação (discursiva) entre professora-orientadora e professora-estagiária. In: VII Encontro do CELSUL(Círculo de Estudos Lingüísticos do Sul), 2006, Pelotas. VII Encontro do CELSUL. Santa Maria: Gráfica Editora Pallotti, 2006. p. 144-200.

2.
LAWSON, Camila Nunes ; SCHEIFER, Camila Lawson . A oralidade no ensino de língua inglesa para crianças: as crenças de uma professora e as dos pais de seus alunos. In: IV Senale - Seminário Nacional sobre Linguagem e Ensino, 2005, Pelotas. A oralidade no ensino de língua inglesa para crianças: as crenças de uma professora e as dos pais de seus alunos, 2005. p. 96.

3.
LAWSON, Camila Nunes ; SCHEIFER, Camila Lawson . Uma pesquisa sobre o ensino de Língua Inglesa nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental. In: XIV Congresso de Iniciação Científica, 2005, Rio Grande. Uma pesquisa sobre o ensino de Língua Inglesa nas Séries Iniciais, 2005.

Apresentações de Trabalho
1.
SCHEIFER, Camila Lawson. Qual é o espaço das pesquisas em Linguagem e Tecnologia?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
SCHEIFER, Camila Lawson. Letramentos Digitais:por uma outra ética e estética dos contextos educacionais. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
SCHEIFER, Camila Lawson. Ciberespaço, Cibercultura e Práticas de Linguagem: Reflexões sobre o ensino de língua estrangeira na contemporaneidade. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
SCHEIFER, Camila Lawson. Do Espaço Vivido ao Espaço de Representação: Sobre a construção do sentido através de uma sequência de eventos letramento. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
SCHEIFER, Camila Lawson. O lócus da Crítica em Propostas Pedagógicas Críticas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
SCHEIFER, Camila Lawson. Espaço-temporalidade, Ressemiotização e Letramentos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
SCHEIFER, Camila Lawson. Understanding meaning-making practices in light of a spatiotemporal perspective. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
SCHEIFER, Camila Lawson. A Espacialização dos Novos Estudos de Letramento: da Dialética à Trialética na Análise das Práticas Sociais. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
SCHEIFER, Camila Lawson. Transdiciplinaridade na Linguística Aplicada: um processo de dereterritorialização - um movimento do terceiro espaço. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
SCHEIFER, Camila Lawson. O terceiro-espaço no ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras para crianças: "por entre lugares reais e imaginários". 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
SCHEIFER, Camila Lawson. "Spatializing" o ensino de línguas estrangeiras para crianças - o terceiro espaço enquanto locus para o ensino-aprendizagem em práticas de transletramentos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
SCHEIFER, Camila Lawson. O Terceiro Espaço enquanto locus para o ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras para crianças: Um estudo sobre o construção do sentido entre o self e o outro em práticas de transletramentos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
SCHEIFER, Camila Lawson. "Ensino de Línguas Estrangeiras para crianças: caminhos percorridos, caminhos a percorrer". 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
SCHEIFER, Camila Lawson. A (re)constituição identitária de uma professora pré-serviço: uma análise da relação (discursiva) entre professora-orientadora e professora-estagiária. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
SCHEIFER, Camila Lawson. A oralidade no ensino de língua inglesa para crianças: as crenças de uma professora e as dos pais de seus alunos. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
SCHEIFER, Camila Lawson. Uma pesquisa sibre o ensino de Língua Inglesa nas séries iniciais. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
SCHEIFER, Camila Lawson. Teaching English to very young learners: an approach based on games. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
SCHEIFER, Camila Lawson. Elaboradora da Prova de Língua Inglesa do Vestibular da Universidade Católica de Pelotas. 2016.

2.
SCHEIFER, Camila Lawson. Elaboradora e corretora de Prova de Proficiência em Leitura de Textos em Inglês. 2014.

3.
SCHEIFER, Camila Lawson. Corretora de questões dissertativas em língua inglesa do Vestibular da Unicamp. 2012.

4.
SCHEIFER, Camila Lawson. Aplicadora e Corretora de Prova de Proficiência em Leitura de Textos em Língua Inglesa. 2006.


Demais tipos de produção técnica
1.
SCHEIFER, Camila Lawson. Novas Tecnologias e Linguagens. 2015. .

2.
SCHEIFER, Camila Lawson. Ensino de Língua Estrangeira para Crianças: Uma abordagem Multimodal. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
MALATER, L. S. O. ; SCHEIFER, Camila Lawson . Improving your English Language (nível intermediário). 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
TEIXEIRA, M. C. F. ; SCHEIFER, Camila Lawson . Da leitura à produção de textos: O ensino da língua portuguesa. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Demais trabalhos
1.
SCHEIFER, Camila Lawson. A literatura infantil como recurso didático na sala de aula de língua estrangeira para crianças. 2005 (comunicação) .

2.
SCHEIFER, Camila Lawson. Uma análise contrastiva das crenças de uma professora e as dos pais de seus alunos quanto ao processo de ensino/aprendizagem de língua estrangeira para crianças. 2005 (comunicação) .

3.
SCHEIFER, Camila Lawson. Teaching English to very young learners: an approach based on games. 2004 (comunicação) .

4.
SCHEIFER, Camila Lawson. Análise do sistema lingüístico do português a partir de uma visão descritiva de língua. 2003 (comunicação) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
SCHEIFER, Camila Lawson; FIALHO, V. R.; LEFFA, V.. Participação em banca de André Firpo Beviláqua. ?Eu, Educador(a), desenhando os meus próprios materiais: uma pesquisa sobre a produção de materiais para o ensino crítico de espanhol como língua estrangeira?. 2017. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Católica de Pelotas.

2.
SCHEIFER, Camila Lawson; LEBEDEFF, T. B.; LEFFA, V.; VETROMILLE-CASTRO, R.. Participação em banca de Letícia Berneira Cardozo. O impacto do material didático elaborado pelo professor na motivação de aprendizes de língua inglesa. 2016. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Pelotas.

3.
RODRIGUES, L. P.; BLANK, C. A.; SCHEIFER, Camila Lawson. Participação em banca de Fernanda Rush Zahn. ESTRUTURA DA NARRATIVA E GROUNDING NA AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM. 2016. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Católica de Pelotas.

4.
RECUERO, R.; BITTENCOURT, M. C. A.; SCHEIFER, Camila Lawson. Participação em banca de Felipe Bonow Soares. Discurso político no Facebook: análise das páginas dos candidatos à prefeitura de Pelotas 2016. 2016. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Católica de Pelotas.

5.
SCHEIFER, Camila Lawson; MOZZILLO, I. F.; VETROMILLE-CASTRO, R.. Participação em banca de Sisney Darcy Vaz da Silva Júnior. O desenvolvimento das múltiplas linguagens em ambientes virtuais: o blog como um sistema complexo. 2015. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Pelotas.

6.
SCHEIFER, Camila Lawson; MOZZILLO, I. F.; VETROMILLE-CASTRO, R.. Participação em banca de Sisney Darcy Vaz da Silva Junior. O Desenvolvimento das Múltiplas Linguagens em Ambientes Virtuais: O blog como um sistema adaptativo complexo. 2015. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Pelotas.

7.
SCHEIFER, Camila Lawson; RECUERO, R.; BITTENCOURT, M. C. A.. Participação em banca de Letícia Ribeiro Schinestsck. "Se a carapuça serviu..." - Estudo de Caso da Cultura das Indiretas e a Violência Simbólica no Facebook. 2015. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Católica de Pelotas.

8.
SCHEIFER, Camila Lawson; CAMPELLO, E. T. A.; PINHEIRO, R. K.. Participação em banca de Letícia Formoso Assunção. "Mademoisele Chanel": Um Discurso entre a Magia do Glamour e a Eloquência da Solidão. 2015. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Católica de Pelotas.

9.
SCHEIFER, Camila Lawson; BLANK, C. A.; RODRIGUES, L. P.. Participação em banca de Ane Cristina Thurow. "Corpo é uma máquina social": Metáforas Conceptuais no Discurso de Universitários. 2014. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Católica de Pelotas.

Teses de doutorado
1.
SCHEIFER, Camila Lawson; SOBRAL, A.; RECUERO, R.; TEIXEIRA, M. O.. Participação em banca de Pricilla Farina Soares. Rupturas discursivas: Mecanismos de evidência e ressignificação das violências sistêmico-simbólicas contra as mulheres no Facebook. 2017. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Católica de Pelotas.

2.
SCHEIFER, Camila Lawson; MARTINEZ, M. S. V.; GIACOMELLI, K.; SOBRAL, A.. Participação em banca de Veronice Camargo da Silva. Relações entre Letramento acadêmico no Estágio Supervisionado e Práticas de ação docente na voz do aluno-professor. 2015. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Católica de Pelotas.

3.
SCHEIFER, Camila Lawson; LEFFA, V.; FRITZEN, M. P.; MARINS, I. M. M.; BOHN, H.. Participação em banca de Silvania Faccin Colaço. A travessia do ser aluno para o ser professor: práticas de letramento pedagógico no PIBID. 2015. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Católica de Pelotas.

4.
SCHEIFER, Camila Lawson; FISHER, A.; LEFFA, V.; BOHN, H.; FIALHO, V. R.. Participação em banca de Cândida Martins Pinto. Matanálise Qualitativa de Investigação Brasileira Sobre Letramento Digital. 2015. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Católica de Pelotas.

5.
SCHEIFER, Camila Lawson; LEFFA, V.; MOR, W. M.; BOHN, H.; FISHER, A.. Participação em banca de Jossemar de Matos Theisen. O Letramento Digital e a Leitura Online no Contexto Universitário. 2015. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Católica de Pelotas.

6.
SCHEIFER, Camila Lawson; LEFFA, V.; BOHN, H.; VETROMILLE-CASTRO, R.; FIALHO, V. R.. Participação em banca de Ana Cláudia Pereira de Almeida. De Brás Cubas à Curva de Koch: Produção Textual com base nas Teorias da Complexidade. 2015. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Católica de Pelotas.

Qualificações de Doutorado
1.
BUZATO, M.; LOPES, R. E. L.; SCHEIFER, Camila Lawson. Participação em banca de Luana de França Perondi Khatchadourian. Smartphones em sala de aula de língua inglesa na escola pública de periferia: um ator (re)mediador. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em doutorado em Linguística Aplicada) - Universidade Estadual de Campinas.

2.
SCHEIFER, Camila Lawson; RECUERO, R.; CAMPELLO, E. T. A.; DIAS, A. P. C. P.. Participação em banca de Pricilla Farina Soares. A Ruptura do Discurso da Violência Simbólica de Gênero em Meios Online. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Letras) - Universidade Católica de Pelotas.

3.
SCHEIFER, Camila Lawson; VETROMILLE-CASTRO, R.; LEFFA, V.. Participação em banca de Gabriela Bohlmann Duarte. Gamificação, Letramentos e Recursos Educacionais abertos na aprendizagem de Inglês. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Letras) - Universidade Católica de Pelotas.

4.
SCHEIFER, Camila Lawson; FRITZEN, M. P.. Participação em banca de Silvania Faccin Colaço. A travessia do ser aluno para o ser professor - práticas de letramento pedagógico no PIBID. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Letras) - Universidade Católica de Pelotas.

5.
SCHEIFER, Camila Lawson; BOHN, H.. Participação em banca de Daniel Espírito Santo Garcia. Letramento e Design da Games: Jogando, Criando e Compartilhando Textos Vídeolúdicos. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Letras) - Universidade Católica de Pelotas.

6.
SCHEIFER, Camila Lawson; LEFFA, V.; BOHN, H.. Participação em banca de Ana Cláudia Pereira de Almeida. De Brás Cubas à Curva de Koch: Produção Textual com base nas Teorias da Complexidade. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Letras) - Universidade Católica de Pelotas.

7.
SCHEIFER, Camila Lawson; FISHER, A.. Participação em banca de Jossemar de Matos Theisen. O Letramento Digital e a Leitura Online no Contexto Universitário. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Letras) - Universidade Católica de Pelotas.

8.
SCHEIFER, Camila Lawson; FISHER, A.. Participação em banca de Cândida Martins Pinto. Metanálise qualitativa de investigação brasileira sobre letramento digital. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Letras) - Universidade Católica de Pelotas.

Qualificações de Mestrado
1.
SCHEIFER, Camila Lawson; LEFFA, V.; VETROMILLE-CASTRO, R.. Participação em banca de Letícia Berneira Cardozo. O impacto do material didático elaborado pelo professor na motivação de aprendizes de língua inglesa. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Federal de Pelotas.

2.
SCHEIFER, Camila Lawson; MOR, W. M.; LEBEDEFF, T. B.. Participação em banca de Sisney Darcy Vaz da silva Júnior. O texto escrito mediado pelas tecnologias digitais: análise sob o viés da Teoria da Complexidade. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Federal de Pelotas.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
COSER, D.; BUZATO, M.; SCHEIFER, Camila Lawson. Participação em banca de Débora Secolim Coser.Plurilinguismo, intercompreensão e mediação tecnológica na aprendizagem colaborativa envolvendo falantes de línguas próximas: o caso Galanet. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Estadual de Campinas.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
MALATER, L. S. O.; CUNHA, Rubelise; PEREIRA, M. R.; SCHEIFER, Camila Lawson. Seleção de Professor Substituto. 2006. Universidade Federal do Rio Grande.

Outras participações
1.
AMARAL, M.; FRITSCH, V. H. C.; KNACK, C.; LOPEZ, M. J.; SCHEIFER, Camila Lawson. Seleção de Metrado. 2018. Universidade Federal do Rio Grande.

2.
SCHEIFER, Camila Lawson. Salão Universitário. 2014. Universidade Católica de Pelotas.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Seminário Letramento e Transdisciplinaridade.Qual o espaço dos letramentos? Considerações para uma pedagogia do terceiro espaço. 2017. (Seminário).

2.
V Seminar Developing New Literacies in Cross-Cultural Contexts. 2014. (Seminário).

3.
Intercâmbio de Pesquisas em Linguística Aplicada. A Espacialização dos Novos Estudos de Letramentos: Da dialética à Trialética na Análise das Práticas Socais. 2013. (Congresso).

4.
National Council of Teachers of English Assembly for Research. Analysing Spatial Implications for Youth Media Production in Practice/A Spatiotemporal study of meaning making in a fifth grade school activity. 2013. (Congresso).

5.
V Encontro de Hipertexto e Tecnologias Educacionais: Tecnologias Digitais, Educação e Compromisso Social.O Movimento de construção do sentido por entre espaços físicos e digitais na escola: uma análise das relações e colonizações simbólico-materiais. 2013. (Encontro).

6.
1º Encontro de Divulgação de Ciência e Cultura.Transdisciplinaridade na Linguística Aplicada: um processo de desterritorialização - um movimento do terceiro espaço. 2012. (Encontro).

7.
National Council of Teachers of English Annual Convention. 2012. (Congresso).

8.
Intercâmbio de pesquisas em Linguística Aplicada.O terceiro-espaço no ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras para crianças:. 2011. (Encontro).

9.
Tecnologias (de si): ensino, diversidade e identidade. 2011. (Seminário).

10.
Colóquio Letramento, fronteiras e cultura digital. 2010. (Seminário).

11.
Seminário de Metodologia de Investigação em Linguística Aplicada. 2010. (Seminário).

12.
Seminário de Pesquisas da Graduação do IEL.Intercompreensão, Colaboração e Mediação Tecnológica em chats plurilingues na plataforma Galanet. 2010. (Seminário).

13.
V Senale (SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE LINGUAGEM E ENSINO).Ensino de línguas estrangeiras para crianças: caminhos percorridos, caminhos a percorrer. 2007. (Seminário).

14.
"Em torno do que já não é mais o mesmo: ou empréstimos e estrangeirismos". 2006. (Outra).

15.
"Funcionamento Discursivo das Interações no IRC: Um estudo pelo viés da designação". 2006. (Outra).

16.
VII Encontro do CELSUL(Círculo de Estudos Lingüísticos do Sul).A (re)constituição identitária de uma professora pré-serviço: uma análise da relação (discursiva) entre professora-orientadora e professora-estagiária. 2006. (Encontro).

17.
III Semana de Letras - A importância do contexto no ensino de língua e literaturas. 2005. (Outra).

18.
IV Seminário Nacional sobre Linguagem e Ensino. 2005. (Seminário).

19.
IV SENALE (Seminário Nacional sobre Linguegem e Ensino.A oralidade no ensino de língua inglesa para crianas: as crenças de uma professora e as dos pais de seus alunos. 2005. (Seminário).

20.
VIII Congresso Internacional da Associação Brasileira de Estudos Canadenses. 2005. (Congresso).

21.
XIV Congresso de Iniciação Científica. Uma pesquisa sobre o ensino de Língua Inglesa nas séries iniciais do ensino fundamental. 2005. (Congresso).

22.
1ª Jornada Sul-Riograndense de Literatura e Psicanálise. 2004. (Outra).

23.
Congresso Brasileiro de Lingüística Aplicada. 2004. (Congresso).

24.
II Semana de Letras-Ensino de Línguas: O desafio do novo milênio.Teaching English to very young learners: an approach based on games. 2004. (Outra).

25.
I Semana Acadêmica de Letras - Metas Motivos e Perspectivas.Análise do sistema lingüístico do português a partir de uma visão descritiva da língua. 2003. (Outra).

26.
I Seminário Nacional de História da Literatura. 2003. (Seminário).

27.
Fórun Internacional de Ensino de Línguas Estrangeiras. 2002. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SCHEIFER, Camila Lawson. Diálogos Interdisciplinares em Linguística Aplicada: Vozes do Sul. 2015. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Adriana Muniz da Cunha. Campanhas publicitárias que não amamos ? Um estudo dos movimentos de ressignificação na campanha de ?Homens que amamos? da Risqué. Início: 2015. Dissertação (Mestrado profissional em Letras) - Universidade Católica de Pelotas. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Maria Cecilia Martins Baini. Análise dos discursos no Facebook acerca do lançamento do filme Mulher Maravilha: Uma discussão sobre as questões feministas. Início: 2017. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Católica de Pelotas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

2.
Pricilla Farina Soares. A ruptura do discurso da violência sistêmico-simbólica de gênero em meios online. Início: 2017. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Católica de Pelotas. (Orientador).

3.
Sandra Beatriz Méndez Torres. POLÍTICAS EDUCACIONAIS: Ensino de Língua Estrangeira nas brechas da Legislação Municipal. Um Estudo etnográfico. Início: 2016. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Católica de Pelotas. (Orientador).

4.
Vinícius Oliveira de Oliveira. O que é ser criticamente letrado em games? Um estudo à luz da perspectiva espacial. Início: 2016. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Católica de Pelotas. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Aline Barros. Um estudo sobre as práticas translinguísticas no aplicativo Whatsaap. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Católica de Pelotas. (Orientador).

2.
Savannah Ferreira. Um estudo sobre as práticas translinguísticas no aplicativo Whatsaap. Início: 2015. Iniciação científica (Graduando em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Católica de Pelotas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Natália Giusti Radtke. "Seje menas": Um Estudo do Preconceito Linguístico no Facebook. 2017. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Católica de Pelotas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Camila Lawson Scheifer.

2.
Amanda Pinheiro Damasseno. A PERSPECTIVA DO LETRAMENTO CRÍTICO NO ENSINO DE ESPANHOL INSTRUMENTAL: DISCUTINDO CAMINHOS PARA A CRIAÇÃO DE MATERIAIS DE ENSINO. 2016. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Católica de Pelotas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Camila Lawson Scheifer.

3.
Vinícius Oliveira de Oliveira. O game the Grand Theft Auto V com rede de letramentos: Um estudo de caso. 2015. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Católica de Pelotas, . Orientador: Camila Lawson Scheifer.

4.
Leandro Moreira. A percepção da fricativa interdental surda do inglês (L2) por falantes nativos do português. 2015. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Católica de Pelotas, . Orientador: Camila Lawson Scheifer.

Iniciação científica
1.
Paula Peters. Formação de professores de língua estrangeira no contexto da linguagem digital e dos multiletramentos: Análise de um curso de formação continuada.. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Português e Inglês) - Universidade Católica de Pelotas, Universidade Católica de Pelotas. Orientador: Camila Lawson Scheifer.

Orientações de outra natureza
1.
alunas do último ano do curso de Letras. "Projeto Aprendendo Inglês através da Literatura Infantil". 2006. Orientação de outra natureza. (Letras Português Inglês) - Universidade Federal do Rio Grande. Orientador: Camila Lawson Scheifer.



Outras informações relevantes


*Intercâmbio de estudos na Itália, através do programa AFS, no ano 2000, a fim de cursar o último ano do ensino Médio;

*Exame de Proficiência em Italiano: "Certificazione di Italiano come Lingua Straniera" - Livello Due (Università per Stranieri di Siena")

*TKT (Teaching Knoewledge Test - band 4) - University of Cambridge



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/11/2018 às 14:24:09