Marciléia Egidio Sampaio

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1419391235259839
  • Última atualização do currículo em 13/05/2016


Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) - Presidente Prudente (2006). Bolsista PIBIC e PROEX. Graduada em Direito - Faculdade Autônoma de Direito de São Paulo FADISP (2008/2013) e Pós -graduação em Artes pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/2010).Mestranda pela PUC/SP. Pós-Graduada em Psicopedagogia Clínica e Educacional (2011). Atualmente é professora do ensino fundamental I e atuou no Atendimento Educacional Especializado - Sala de Apoio ao Estudante com Deficiência/ (SAED) da Prefeitura de Embu das Artes. Professora contratada pela FADISP, para lecionar aulas de nivelamento de Português e Matemática, aos alunos do Curso de Graduação em Direito, Contabilidade e Administração. Professora convidada da FACULDADE XV DE AGOSTO - FAQ, pelo INEC - Instituto Educacional Crescer. Coordenadora do Colégio Johann Gauss. Realizou estágio na Defensoria Pública do Estado de São Paulo e participa do PACTO de Alfabetização realizado pelo Ministério da Educação e pela Universidade Federal de São Carlos ( UFSCAR). Tem experiência na área de Educação Especial, Currículo, Formação de Professores e Políticas Publicas e Artes, participa do grupo de pesquisa "Função Social dos Institutos de Direito Privado" sob a orientação dos professores: Joaquim Pedro Villaça de Souza Campos, Tercio Sampaio Ferraz Junior e Marcio Anatole de Sousa Romeiro. Atualmente participa da Comissão Permanente de Melhorias de Trabalho dos Servidores Públicos de Embu das Artes. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Marciléia Egidio Sampaio
Nome em citações bibliográficas
SAMPAIO, M. E.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente, Departamento de Educação.
Rua Roberto Simonsen, 305
Centro Educacional
19060900 - Presidente Prudente, SP - Brasil - Caixa-postal: 467
Telefone: (18) 32295371


Formação acadêmica/titulação


2014
Mestrado em andamento em Educação (Currículo).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: Formação de Professores e Referenciais Curriculares,Orientador: Marcos Tarciso Masetto.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Setores de atividade: Outras atividades profissionais, científicas e técnicas.
2012 - 2013
Especialização em Arteterapia. (Carga Horária: 440h).
Faculdades XV de Agosto, XV AGOSTO, Brasil.
Título: EXCLUINDO A EXCLUSÃO: FUNÇÃO DA ARTETERAPIA NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO EM BUSCA DE UMA ESCOLA INCLUSIVA E JUSTA.
Orientador: Edna Souza.
2011 - 2011
Especialização em Psicopedagogia Clínica e Educacional. (Carga Horária: 440h).
Universidade Nove de Julho, UNINOVE, Brasil.
Título: Excluindo a Exclusão: Função Psicopedagogica do Atendimento Educacional Especializado em Busca de uma Escola Inclusiva e Justa.
Orientador: Ana Clédina Rodriguês.
2009 - 2010
Especialização em Pós-grad. em Artes - Fund. da Cultura e das Artes. (Carga Horária: 384h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: A QUESTÃO DA EDUCAÇÃO FORMAL E INFORMAL NOS IDEÁRIOS DOS CURSOS DE ARTES: CAMINHOS A SEREM PERCORRIDOS.
Orientador: João Cardoso Palma Filho.
2008 - 2013
Graduação em Direito.
Faculdade Autônoma de Direito, FADISP, Brasil.
Título: FUNÇÃO PEDAGÓGICA DA FILOSOFIA DO DIRETO PARA CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE JUSTA.
Orientador: Prof. Dr. Márcio Anatole de Sousa Romeiro.
2003 - 2006
Graduação em Pedagogia.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: Formação de Professores e Políticas Públicas.
Orientador: Professora Yoshie Ferrari Leite.
Bolsista do(a): Pro Reitoria Extensão Universitária, PROEX, Brasil.
1999 - 2001
Ensino Médio (2º grau).
Escola Estadual Prof Alberto Conte, ALBERTO CONTE, Brasil.
1991 - 1998
Ensino Fundamental (1º grau).
Eepsg Odete Maria de Freitas, ODETE MARIA DE F, Brasil.




Formação Complementar


2013
Mestrado como aluna especial:Ready-made e Imagens. (Carga horária: 32h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2011
Pós-graduação Psicopedagogia Clínica e Educaciona. (Carga horária: 400h).
Universidade Nove de Julho, UNINOVE, Brasil.
2010
Extensão universitária em Tecnologias Assistivas, projetos e acessibilidad. (Carga horária: 180h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2012 - 2012
Mestrado Aluna Esp: Politi Educa. Formação de Prof. (Carga horária: 32h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2010 - 2011
Extensão universitária em Aperfeiçoamento em Atividade Física para Pessoas c. (Carga horária: 180h).
Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
2010 - 2010
Especialização em Educação Especial. (Carga horária: 180h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em Filosofia no Ensino Médio Capacitação de Professor. (Carga horária: 60h).
Coordenadoria Geral de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão da PUC-SP, COGEAE, Brasil.


Atuação Profissional



Faculdade Autônoma de Direito, FADISP, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professora do Curso de Nivelamento, Carga horária: 4


Defensoria Pública do Estado de São Paulo, DPE-SP, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Bolsista da Escola da Def. Pública do Estado, Carga horária: 20


Tribunal Regional Federal, TRF, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Estágiaria, Enquadramento Funcional: Estágio - Decisões Terminativas/ Previdenciár, Carga horária: 20


Prefeitura de Embu das Artes, PEA, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora do Ensino Fundamental I, Carga horária: 30


Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Colégio Johann Gauss, Enquadramento Funcional: Professora do ensino fundamental I, Carga horária: 32, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Externato Elvira Ramos, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Sala, Carga horária: 30

Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Integrante

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Cedro do Líbano, Enquadramento Funcional: Professora de Educação infanti, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Associação Educacional Cultura, Enquadramento Funcional: Professora de desenvolvimento infantil, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.



Projetos de pesquisa


2006 - 2008
Democratizando o conhecimento: o Estado da Arte sobre gênero e educação formal como subsídio para a formulação de agendas e ações de políticas governamentais e não governamentais - Faculdade de Educação USP.
Descrição: Descrição: O projeto tem por objetivo a organização de um banco de dados a ser disponibilizado por meio de tecnologia digital, para difundir e democratizar o conhecimento produzido nas Universidades, Institutos e Centros de Pesquisa do Brasil para gestores(as) governamentais e não governamentais que trabalham no campo da educação e, desta forma, subsidiar a construção de agendas de pesquisas e a formulação de políticas públicas de educação formal voltadas para a superação do sexismo na educação e das desigualdades de gênero, contemplando as diversas possibilidades de construção de feminilidades e masculinidades. Trata-se, para atingir este objetivo, de atualizar e organizar o conhecimento acumulado na produção acadêmica sobre educação formal, a partir da perspectiva das relações sociais de gênero. 402924/2005-3- Ed. 452005. SP Mulheres/ Edital MCT/CNPq/PR-SMP 45/2005 - Relações de Gênero, Mulheres e Feminismos. Valor do financiamento: 18.300,00. A pesquisa contou com a participação das profs. pesquisadoras: Claudia Pereira Vianna, Marília Pinto de Carvalho e Maria de Fátima Salum Moreira (UNESP) e com 18 aluna(o)s, entre graduanda(o) s, mestranda(o)s e doutorandas. O banco de dados formado chama-se "Base Ariadne". O trabalho encontra-se em fase final, com a elaboração do relatório final previsto para 2008. A base estará no ar no início de 2008, para consultas, disponibilizando mais de 1.300 registros sobre a temática. O projeto contou com 3 ICs vinculadas...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Políticas Públicas.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação Docente.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Inclusiva e Formação de Professores.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino de Arte e Formação Docente (Educação Formal e Informal).


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Resumos publicados em anais de congressos
1.
SAMPAIO, M. E.; SOUZA, Renata Junqueira de . Cachinhos dourados e os três ursos: um clássico e a formação de leitores.. In: 15º Congresso de Leitura do Brasil - V Seminário sobre Literatura para Crianças e Jovens, 2005, Campinas. Caderno de Resumos do 15º Congresso de Leitura do Brasil, 2005. p. 154-155.

2.
SAMPAIO, M. E.. Mamãe Gansa: as possibilidades de descobertas corporais e desenvolvimento lingüístico, por meio da literatura infantil, apresentado durante a XVI Semana da Educação - Semana da Pedagogia - Sensibilizar para educar, realizada de 16 a 18 de novembro de 2005.. In: XVI Semana da Educação - Semana da Pedagogia - Sensibilizar para educar, 2005, Presidente Prudente. Anais da XVI Semana da Educação - Semana da Pedagogia - Sensibilizar para educar, 2005.

3.
SAMPAIO, M. E.. Literatura infantil e as possibilidades de leitura através da literatura, durante o IX Congresso de Educação de Presidente Prudente, realizado de 11 a 14 de julho de 2005, promovido pela Secretaria Municipal de Educação de Presidente Prudente.. In: IX Congresso de Educação de Presidente Prudente, 2005, Presidente Prudente. Anais do IX Congresso de Educação de Presidente Prudente, 2005. p. 66-66.

4.
SAMPAIO, M. E.. As possibilidades do ensino de leitura infantil como o clássico cachinhos dourados e os três ursos, apresentado no V Fórum de Ciências da FCT - Demandas Atuais na Univerdiade: Ética, Pesquisa e Produtividade e XVII Congresso de Iniciação Científica - Os Desafios da Pesquisa, realizados de 07 a 09 de novembro de 2005.. In: V Fórum de Ciências da FCT - Demandas Atuais na Univerdiade: Ética, Pesquisa e Produtividade e XVII Congresso de Iniciação Científica - Os Desafios da Pesquisa, 2005, Presidente Prudente. Anais do V Fórum de Ciências da FCT - Demandas Atuais na Univerdiade: Ética, Pesquisa e Produtividade e XVII Congresso de Iniciação Científica - Os Desafios da Pesquisa, 2005.

Apresentações de Trabalho
1.
SAMPAIO, M. E.; SOUZA, Renata Junqueira de . Cachinhos dourados e os três ursos: um clássico e a formação de leitores.. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
SAMPAIO, M. E.. As possibilidades do ensino de leitura infantil como o clássico cachinhos dourados e os três ursos apresentado no V Fórum de Ciências da FCT - Demandas Atuais na Univerdiade: Ética, Pesquisa e Produtividade e XVII Congresso de Iniciação Científica - Os Desafios da Pesquisa. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
SAMPAIO, M. E.. Literatura infantil e as possibilidades de leitura através da literatura, apresentado durante o IX Congresso de Educação de Presidente Prudente, realizado de 11 a 14 de julho de 2005, promovido pela Secretaria Municipal de Educação de Presidente Prudente.. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
SAMPAIO, M. E.. Guilherme Augusto Araújo Fernandes: Possibilidades do Ensino de Leitura Através da Literatura, apresentado no I Encontro de Iniciação Científica, promovido pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas, promovido pelas Faculdades Integradas Antônio Eufrásio de Toledo de Presidente Prudente, nos dias 21 e 22 de março de 2005.. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
SAMPAIO, M. E.. As possibilidades do ensino de leitura: através da literatura infantil com o clássico Cachinhos Dourados, apresentado no XVII Congresso de Iniciação Científica da UNESP, realizado de 08 a 09 de novembro de 2005.. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
SAMPAIO, M. E.. Mamãe Gansa: momento prazeroso com bebês no Chalezinho da Alegria, apresentado durante o Congresso Internacional de Leitura e Literatura Infantil - Crianças e Livros: a leitura na escola, promovido pelo PROLER - Programa Nacional de Leitura - Comitê Oeste Paulista, nos dias 20 e 21 de agosto de 2004.. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
SAMPAIO, M. E.. Participou do Projeto na Biblioteca da FCT/UNESP, como Bolsista do Programa de Estímulo a Pesquisa, realizado no período de 01/04/2005 a 30/09/2005, perfazendo 500 horas/estágio.. 2005.

2.
SAMPAIO, M. E.. Estágio no Centro de Convivência Infantil Chalezinho da Alegria, realizado no período de abril de 2004 a março de 2005, totalizando 228 horas.. 2005.

3.
SAMPAIO, M. E.. Estágio não Obrigatório intitulado: Programa Mamãe Gansa, sob orientação da Profa. Dra. Renata Junqueira de Souza, realizado no Departamento de Educação, no período de 01/03 a 10/12/2004, com 120 horas/estágio duração - Proc. FCT-1459/04.. 2005.

4.
SAMPAIO, M. E.. Estágio não Obrigatório intitulado: A importância da literatura infantil nos primeiros anso da infância, sob orientação da Profa. Dra. Renata Junqueira de Souza, realizado no Departamento de Educação, no período de 01/08/2004 a 30/01/2005, com 120 horas/estágio duração - Proc. FCT-1459/04.. 2004.

5.
SAMPAIO, M. E.. Estágio não Obrigatório intitulado: A importância da literatura infantil nos primeiros anso da infância, sob orientação da Profa. Dra. Renata Junqueira de Souza, realizado no Departamento de Educação, no período de 01/04 a 30/06/2004, com 120 horas/estágio duração - Proc. FCT-1459/04.. 2004.

Redes sociais, websites e blogs
1.
SAMPAIO, M. E.. Educação Inclusiva e o Ensino de Artes por meio das Tecnologias Assistivas. 2012; Tema: Educação inclusiva e Artes. (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
SAMPAIO, M. E.. Mini-curso: Contar histórias no mundo do faz de conta, durante a XVI Semana da Educação - Semana da Pedagogia da FCT/UNESP - Sensibilizar para educar, realizada no período de 16 a 18 de novembro de 2005, com 4 horas/aula.. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
SAMPAIO, M. E.. Participou da elaboração de materiais didáticos, organização e monitoria da exposição intitulada Educação Ambiental em Resíduos / Lixo, promovido pelo Núcleo de Educação Ambiental e Departamentos de Educação e Geografia da FCT/UNESP.. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Didática).

Demais trabalhos
1.
SAMPAIO, M. E.. Projeto Apoio Pedagógica ao Aluno. 2007 (Projeto voluntário) .



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Congresso de Pais do Colégio Braga Mello. Congresso de Pais do Colégio Braga Mello.. 2005. (Congresso).

2.
I Encontro de Iniciação Científica.I Encontro de Iniciação Científica, promovido pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas da Faculdades Integradas Antônio Eufrásio de Toledo de Presidente Prudente, nos dias 21 e 22 de março de 2005.. 2005. (Encontro).

3.
IX Congresso de Educação de Presidente Prudente. IX Congresso de Educação de Presidente Prudente, realizado de 11 a 14 de julho de 2005, promovido pela Secretaria Municipal de Educação de Presidente Prudente.. 2005. (Congresso).

4.
Palestra: A importância do sono na fixação do conhecimento.Palestra: A importância do sono na fixação do conhecimento, ministrado pela palestrante Maria Filomena Brandão, no dia 11/03/2005, durante o Congresso de Pais do Colégio Braga Mello.. 2005. (Outra).

5.
Patinho Feio Faz 200 anos.Evento: Patinho Feio Faz 200 anos, promovido pelo Grupo de Pesquisa: Formação de professores e as relações entre as práticas educativas em leitura, literatura e avaliação do texto literário, realizado no dia 27 de abril de 2005, num total de 4 horas.. 2005. (Outra).

6.
Seminário sobre Políticas Educativas e Organização Escolar.Seminário sobre Políticas Educativas e Organização Escolar, ministrado pelo Prof. Dr. Antonio Teodoro, da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias - Lisboa / Portugal, realizado no dia 31 de maio de 2005, promovido pelo Programa de Pós-graduação em Educação e Grupo de Pesquisa Formação de Professores, Políticas Públicas e Espaço Escolar - GPFOPE da FCT/UNESP, com 8 horas/aula.. 2005. (Seminário).

7.
V Fórum de Ciências da FCT - Demandas Atuais na Univerdiade: Ética, Pesquisa e Produtividade e XVII Congresso de Iniciação Científica - Os Desafios da Pesquisa.V Fórum de Ciências da FCT - Demandas Atuais na Univerdiade: Ética, Pesquisa e Produtividade e XVII Congresso de Iniciação Científica - Os Desafios da Pesquisa, realizados de 07 a 09 de novembro de 2005.. 2005. (Outra).

8.
VIII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores. Modos de ser Educador: Artes e Técnicas, Ciências e Políticas. VIII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores. Modos de ser Educador: Artes e Técnicas, Ciências e Políticas, promovido pela Pró-Reitoria de Graduação da UNESP, no período de 25 a 29 de setembro de 2005, na cidade de Águas de Lindóia.. 2005. (Congresso).

9.
XII EPEPe - Encontro Paulista dos Estudantes de Pedagogia - Docência: formação e trabalho para a transformação social.XII EPEPe - Encontro Paulista dos Estudantes de Pedagogia - Docência: formação e trabalho para a transformação social, realizado nos dias 21 e 24 de abril de 2005, no Centro Universitário Fundação Santo André, com 2 horas de atividades.. 2005. (Encontro).

10.
XVII Congresso de Iniciação Científica da UNESP. XVII Congresso de Iniciação Científica da UNESP, realizado de 08 a 09 de novembro de 2005.. 2005. (Congresso).

11.
XVI Semana da Educação - Semana da Pedagogia d FCT/UNESP - Sensibilizar para educar.XVI Semana da Educação - Semana da Pedagogia d FCT/UNESP - Sensibilizar para educar, promovida pelo Conselho do Curso de Pedagogia, no período de 16 a 18 de novembro de 2005, com 30 horas/aula.. 2005. (Outra).

12.
Congresso Internacional de Leitura e Literatura Infantil - Crianças e Livros: a leitura na escola. Congresso Internacional de Leitura e Literatura Infantil - Crianças e Livros: a leitura na escola, promovido pelo PROLER - Programa Nacional de Leitura - Comitê Oeste Paulista, nos dias 20 e 21 de agosto de 2004, com 30 horas.. 2004. (Congresso).

13.
Curso: Servicing Compa q Products.Curso: Servicing Compa q Products, realizado pela Compaq e pelo CIEE, com 20 horas de duração, no período de 10/09/2001 a 14/09/2001.. 2001. (Outra).

14.
Cursos de Informática: Excel - Avançado.Cursos de Informática: Excel - Avançado, ministrado pelo professor: Márcio Sérgio Fonseca de Abreu, realizado no Centro Integração Empresa - Escola (CIEE) Brás Figueredo, com 16 horas, no período de 24/09/2001 a 26/09/2001.. 2001. (Outra).

15.
Cursos de Informática: Excel - Básico.Cursos de Informática: Excel - Básico, ministrado pelo professor: Márcio Sérgio Fonseca de Abreu, realizado no Centro Integração Empresa - Escola (CIEE) Brás Figueredo, com 15 horas, no período de 03/09/2001 a 05/09/2001.. 2001. (Outra).

16.
Cursos de Informática: Microsoft Acess for Windows Básico.Cursos de Informática: Microsoft Acess for Windows Básico, ministrado pelo professor: Fábio Alexandre Galoverna, realizado no Centro Integração Empresa - Escola (CIEE) Brás Figueredo, com 15 horas, no período de 20/08/2001 a 22/08/2001.. 2001. (Outra).

17.
Cursos de Informática: Microsoft - Power Point.Cursos de Informática: Microsoft - Power Point, ministrado pelo professor: Fábio Alexandre Galaverna, realizado no Centro Integração Empresa - Escola (CIEE) Brás Figueredo, com 16 horas, no período de 18/09/2001 a 21/09/2001.. 2001. (Outra).

18.
Cursos de Informática: Word - Avançado.Cursos de Informática: Word - Avançado, ministrado pelo professor: Fábio Alexandre Galoverna, realizado no Centro Integração Empresa - Escola (CIEE) Brás Figueredo, com 16 horas, no período de 28/08/2001 a 31/08/2001.. 2001. (Outra).

19.
Cursos de Informática: Word - Básico.Cursos de Informática: Word - Básico, ministrado pelo professor: Fábio Alexandre Galoverna, realizado no Centro Integração Empresa - Escola (CIEE) Brás Figueredo, com 15 horas, no período de 06/08/2001 a 08/08/2001.. 2001. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SAMPAIO, M. E.. Participou como Apoio Técnico durante o Congresso Internacional de Leitura e Literatura Infantil - Crianças e Livros: a leitura na escola, promovido pelo PROLER - Programa Nacional de Leitura - Comitê Oeste Paulista, realizado nos dias 20 e 21 de agosto de 2004.. 2004. (Congresso).



Educação e Popularização de C & T



Redes sociais, websites e blogs
1.
SAMPAIO, M. E.. Educação Inclusiva e o Ensino de Artes por meio das Tecnologias Assistivas. 2012; Tema: Educação inclusiva e Artes. (Blog).



Outras informações relevantes


Participa do Mestrado como Aluna Especial das seguintes disciplinas:

Ready-made e Imagens Prontas como Alegorias Neobarrocas
Prof. Dr. Sergio Mauro Romagnolo

Política Educacional e ensino de arte na educação básica: formação de professores e currículo
Ministrada pelo Professor Doutor: João Cardoso Palma Filho

Ambas disciplinas realizadas na Universidade Estadual Paulista (UNESP/SP)

- Participa do Projeto "PACTO" - Ministério da Educação e Prefeitura de Embu das Artes .

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/10/2018 às 7:25:50