Marcio Felipe Salles Medeiros

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7432846710481494
  • Última atualização do currículo em 02/10/2018


Graduado em Ciências sociais pela Universidade Federal de Santa Maria (2009). Durante o período de graduação atuou em projetos ligados a sociologia politica, ciência politica, antropologia da ciência, sociologia da ciência e sociologia e novas tecnologias. Concluiu o mestrado pelo PPG em Ciências Sociais da UFSM, tendo trabalhado o pensamento de Bruno Latour e os desafios para as Ciências Sociais. Atualmente está vinculado ao doutorado em sociologia na UnB, tendo como tema de pesquisa a Internacionalização do Conhecimento Científico. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Marcio Felipe Salles Medeiros
Nome em citações bibliográficas
MEDEIROS, M. F.;MEDEIROS, MÁRCIO FELIPE SALLES


Formação acadêmica/titulação


2013
Doutorado em andamento em Sociologia.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Título: COOPERAÇÃO INTERNACIONAL NA ÁREA DE QUÍMICA COMPUTACIONAL COM ÊNFASE EM PRIMEIROS PRINCÍPIOS,
Orientador: Fabrício Monteiro Neves.
Coorientador: Tiago Duarte Ribeiro.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
2010 - 2012
Mestrado em Ciências Sociais.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Título: O NOVO CONTEXTO TECNOCIENTÍFICO E SEUS DESAFIOS AO ESTATUTO TEÓRICO-METODOLÓGICO CLÁSSICO DAS CIÊNCIAS SOCIAIS,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Holgonsi Soares Gonçalves Siqueira.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Ciências Sociais; Novas Tecnologias; Bruno Latour.
2005 - 2009
Graduação em Ciencias Sociais.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.




Formação Complementar


2009
Extensão universitária em Projeto de Extensão em Institições Politicas.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2009 - 2009
Curso de Capacitação de Tutores da EAD/UFSM. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2008 - 2008
Curso Básico de Geoprocessamento - ênfase em ArcGI. (Carga horária: 42h).
CENTRO INTERNACIONAL DE PROJETOS AMBIENTAIS, CIPAM, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40



Projetos de pesquisa


2010 - 2011
CATEGORIAS DE BRUNO LATOUR NA DISCUSSÃO SOBRE AS TECNOLOGIAS HIBRIDAS
Descrição: Este trabalho tem por finalidade a discussão dos questionamentos trazidos pelas "tecnologias hibridas", utilizando como suporte teórico o pensamento de Bruno Latour. A partir desta discussão questiona-se o estatuto teórico-metodológico clássico das ciências sociais, no intuito de problematizar os elementos necessários a compreensão do universo ao qual está envolto as tecnologias híbridas. A metodologia utilizada consiste em discussão teórica, envolvendo analise comparativa das categorias centrais do pensamento de Bruno Latour e Donna Haraway. Também serão utilizados outros autores de relevada importância que trabalhem a relação entre indivíduo, tecnologia e sociedade..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) .
Integrantes: Marcio Felipe Salles Medeiros - Integrante / Holgonsi Soares Gonçalves Siqueira - Coordenador.
2008 - Atual
Grupo de Estudo Interdisciplinar da Globalização e Cidadania
Descrição: Atualmente o grupo tem como foco principal a pesquisa teórica em torno das novas categorias e dos novos conceitos relacionados com o atual processo de globalização e as possibilidades para o exercício da cidadania. Como resultado destas pesquisas foram elaboradas as disciplinas de ?Globalização e Política? (pós-graduação), e as DCG?s ?Globalização e Cidadania? e ?Novas Tecnologias e Cibercultura (graduação), com ofertas regulares. O grupo também é responsável pelo módulo ?Globalização e Ensino Superior?, do Projeto de Ensino intitulado ?Curso de Docência em Ensino Superior? da UFSM (edições de 2002, 2003, 2004 e 2006), e está trabalhando em conjunto com a UAP-CCR-UFSM no ?Fórum Permanente de Educação Ambiental? (Projeto de Extensão). Em Julho/2006 o grupo ministrou o curso ?Globalização: terrorismo, violência e cidadania ? as diversas faces do mundo globalizado? (Curso de Direito-UNIFRA-RS). O grupo também desenvolveu projetos de extensão voltados para a formação de professores em escolas de ensino médio em Santa Maria (Escola Manoel Ribas) e outras da região, tendo como base a questão da globalização e seus influências (produtivas e não-produtivas) na área educacional. Nas linhas de pesquisa vinculadas ao grupo (em nível de pós-graduação), já foram desenvolvidos vários trabalhos de grande relevância, dos quais resultaram artigos publicados em revistas científicas, e a participação de seus membros (apresentação de trabalhos e conferências), em seminários e encontros de caráter local, regional, nacional e internacional (dentre os quais destacamos: Colóquio Internacional sobre Políticas Públicas, Pobreza e Exclusão Social ? UNIJUÍ-RS; Debates sobre Economia Solidária em edições do Fórum Social Mundial, e Seminário Regional sobre Desenvolvimento Local Integrado e Participação Popular ? Santa Maria-RS)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Marcio Felipe Salles Medeiros - Integrante / Holgonsi Soares Gonçalves Siqueira - Coordenador / Luciana Rodrigues Penna - Integrante / Raquel Lorensini Alberti - Integrante / Venice Teresinha Grings - Integrante / Michele Dacas - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal de Santa Maria - Cooperação.
2006 - 2007
Comportamento e Instituições Políticas
Descrição: O Grupo desenvolve atividades de pesquisa nas áreas de comportamento e instituições políticas, tendo como linhas de pesquisa a análise das estruturas e relações entre os sistemas eleitorais, os sistemas partidários e os sistemas de governo; sobre a representação política e processo decisório. Realiza pesquisas sobre as instituições políticas desde um ponto de vista comparado, articulando os níveis municipal, estadual e federal, e tendo como objeto prioritário, mas não exclusivo, as realidades brasileira e latino-americana..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (1) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Marcio Felipe Salles Medeiros - Integrante / Luis Gustavo Mello Grohmann - Coordenador / Alan Daniel Freire de Lacerda - Integrante / Júlio Canello - Integrante / Fernando Elias Colombo - Integrante / Graciela Froehlich - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal de Santa Maria - Cooperação.
2005 - 2006
SANTA MARIA SOLIDÁRIA
Descrição: A IDÉIA CENTRAL DESTE PROJETO CONSISTE EM TESTAR NO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA (RS) AS POTENCIALIDADES EXISTENTES NO MEIO LOCAL NA DIREÇÃO DE ENCONTRAR CAMINHOS DE AÇÃO ESTATAL - NO NÍVEL MUNICIPAL CONSIDERADO DENTRO DO ESPAÇO MAIS AMPLO DO ESTADO - QUE CUMPRAM DOIS OBJETIVOS: RESGATAR O EXERCÍCIO DAS FUNÇÕES SOCIAIS SOLIDÁRIAS QUE O ESTADO DE BEM ESTAR PERDEU DENTRO DE UMA SITUAÇÃO HEGEMONIZADA PELA LÓGICA DO MERCADO, SUPERANDO OS DEFEITOS QUE CONTRIBUÍRAM PARA A SUA CRISE; E APROFUNDAR Q QUALIDADE DA DEMOCRACIA, CONTRIBUINDO PARA A SUPERAÇÃO DO DESENTENDIMENTO E DESENCANTO COM A PALÍTICO QUE TEM VINDO A CONSTITUIR-SE NUM RASGO DE NOSSA ÉPOCA..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Marcio Felipe Salles Medeiros - Integrante / Selva Lópes Chirico - Coordenador / MAIRA GRACIELA DANIEL - Integrante / ANA PAULA DE LIMA RODRIGUES - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal de Santa Maria - Cooperação.


Projetos de extensão


2011 - 2013
Projeto de Extensão em Análise de Conjuntura Política
Descrição: Este Projeto de Extensão terá como objeto a "conjuntura política brasileira", sem prejuízo do exame, quando este for o caso, da relação do país com o exterior. Pretende-se, com a sua execução, o estabelecimento de um ambiente de diálogo, entre todos os envolvidos, que propicie incremento cognitivo. Em um plano geral, visa-se a interação entre a comunidade de cientistas sociais/cientistas políticos da UFSM com a sociedade em geral, e, em um plano específico, entre o corpo docente dos Cursos de Graduação (Licenciatura e Bacharelado) da área das Ciências Sociais/DCS/CCSH-UFSM e o Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (Mestrado em Ciências Sociais) - em especial, os membros da Linha de Pesquisa Instituições e Pensamento Político - e o alunado dos referidos cursos, incluindo-se, por evidente, os estudantes universitários e não universitários da cidade e região. A operacionalização deste Projeto se efetivará com (a) a promoção de eventos (seminários e/ou debates) e (b) a publicação de artigos em jornais. A metodologia prevalecente será aquela afeita à "análise de conjuntura" - tomada de elementos sociais, econômicos, culturais, jurídicos e, por óbvio, políticos de contingência, para fins de análise, mapeamento e projeção O período previsto para a execução desse Projeto é de 2,5 anos - a saber: de julho de 2011 a dezembro de 2013..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (10) / Doutorado: (7) .
Integrantes: Marcio Felipe Salles Medeiros - Integrante / Reginaldo Teixeira Perez - Coordenador.
2011 - 2011
Ciclo de Debates sobre a obra -O Eu e Seu Cérebro" de Karl Popper e John C. Eccles
Descrição: O presente Projeto de Extensão visa constituir um Ciclo de Debates sobre a obra O Eu e seu Cérebro, escrita pelo filósofo Karl R. Popper e pelo neurobiologista John C. Eccles. Com esse projeto pretendemos estabelecer um espaço para a discussão e intercâmbio intelectual entre áreas distintas do saber, propiciando uma constante troca de experiência acumuladas sobre o tema proposto. Também a promoção de um Ciclo de Debates público e aberto a comunidade em geral, permitindo que outras pessoas possam interagir com grupos acadêmicos e enriquecer o debate sobre o tema envolve tanto questões de natureza filosófica, quanto do conhecimento científico alcançado pela neurobiologia. Visto que todas as atividades serão abertas a comunidade acadêmica dos diversos centros da UFSM, de outras instituições e da nossa Sociedade, isso permitirá o estabelecimento de um espaço de interação entre os corpos docente e discente de diversas áreas do conhecimento de diferentes instituições e das pessoas com interesses comuns..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) .
Integrantes: Marcio Felipe Salles Medeiros - Coordenador.
2009 - 2010
Projeto de Extensão em Instituições Políticas
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (11) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Marcio Felipe Salles Medeiros - Integrante / Reginaldo Teixeira Perez - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia da Ciência.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Russo
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
PARANÁ, EDEMILSON2017PARANÁ, EDEMILSON ; MEDEIROS, MÁRCIO FELIPE SALLES . Vida programada: o imbricamento ser humano-máquina e a ideologia da técnica no capitalismo contemporâneo. Contemporânea - revista de sociologia da UFSCar, v. 7, p. 223-245, 2017.

2.
Guilherme José da Silva Sá2011 Guilherme José da Silva Sá ; MEDEIROS, M. F. ; Jonas Silva Schirmann . Experiência e Descarte: dores humanas e não humanas em um laboratório de neurotoxidade e psicofarmacologia. Sociedade e Cultura (Online), v. 14, p. 427, 2011.

3.
SIQUEIRA, H. S. G.2011 SIQUEIRA, H. S. G. ; MEDEIROS, M. F. . Somos todos ciborgues: aspectos sociopolíticos do desenvolvimento tecnocientífico. Configurações (Porto), v. 1, p. 11-32, 2011.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
MEDEIROS, M. F.. Ódio e Democracia. Diário de Santa Maria, Santa Maria - RS, p. 2 - 2, 02 out. 2018.

2.
MEDEIROS, M. F.. Democracia enquanto distorção de forma. Diário de Santa maria, p. 2 - 2, 12 set. 2018.

3.
MEDEIROS, M. F.. O rigor à Brasileira. A razão, Santa Maria, p. 2 - 2, 04 fev. 2013.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MEDEIROS, M. F.. O Ciborgue nos estudos de Primeiros Princípios. In: XVI Congresso Brasileiro de Sociologia, 2013, Salvador - BA. Anais do XVI Congresso Brasileiro de Sociologia. Salvador: UFBA, 2013.

2.
MEDEIROS, M. F.. Revisitando Goffman: Contribuições para a reflexão sobre o conhecimento tácito. In: V Simpósio Naciona de Tecnologia e Sociedade, 2013, Curitiba - PR. Anais do V Congresso Nacional de Tecnologia e Sociedade. Curitiba: UTFP, 2013.

3.
SIQUEIRA, H. S. G. ; MEDEIROS, M. F. . A PRODUÇÃO CE CYBORGS E SEUS DESAFIOS SOCIOCULTURAIS. In: II Encontro Internacional de Ciências Sociais, 2010, Pelotas. II Encontro Internacional de Ciencias Sociais - As ciencias Sociais e os Desafios do sec XXi. Pelotas: UFPel, 2010. v. 1.

4.
SIQUEIRA, H. S. G. ; MEDEIROS, M. F. . Tecnologias Híbridas e as Ciências Sociais: questionando divisões e fragmentações. In: ESOCITE, 2010, Buenos Aires. ESOCITE. Buenos Aires: Universidad Nacional de Quilmes, 2010. v. 1.

5.
MEDEIROS, M. F.; SIQUEIRA, H. S. G. . Desenvolvimento Tecnocientíficos e seus desafios as Ciências Sociais. In: III Simpósio Nacional de Tecnologia e Sociedade: Desafios para a transformação social, 2009, Curitiba. III Simpósio Nacional de Tecnologia e Sociedade. Curitiba: Universidade Tecnologica Federal do Parana, 2009.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
MEDEIROS, M. F.; SIQUEIRA, H. S. G. . A tecnociência na potencialização dos corpos. In: Reunião Brasileira de Antropologia, 2008, Porto Seguro. Desigualdade na diversidade, 2008.

Apresentações de Trabalho
1.
MEDEIROS, M. F.. The Internationalization of First Principle Model field: A brazilian case. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
MEDEIROS, M. F.. Congresso Brasileiro de Sociologia. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
MEDEIROS, M. F.. V Simpósio Nacional de Tecnologia e Sociedade. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
MEDEIROS, M. F.. Reflexões sobre a produção de subjetividades através do universo de Harry Potter. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
SIQUEIRA, H. S. G. ; MEDEIROS, M. F. . A PRODUÇÃO CE CYBORGS E SEUS DESAFIOS SOCIOCULTURAIS. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
SIQUEIRA, H. S. G. ; MEDEIROS, M. F. . Tecnologias Híbridas e as Ciências Sociais: questionando divisões e fragmentações. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
MEDEIROS, M. F.. Debatedor do filme Blade Runner - O caçador de andróides. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
MEDEIROS, M. F.; SIQUEIRA, H. S. G. . Desenvolvimento Tecnocientíficos e seus desafios as Ciências Sociais. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

9.
MEDEIROS, M. F.; SIQUEIRA, H. S. G. . A tecnociência na potencialização dos corpos. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
Guilherme José da Silva Sá ; MEDEIROS, M. F. ; Jonas Silva Schirmann . Experimentando a dor: sobre ratos, camundongos e humanos em um laboratório de neurotoxidade e psicofarmacologia. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Demais tipos de produção técnica
1.
Chirico, Selva Lópes ; MEDEIROS, M. F. . Mapas de Associatividade de Santa Maria. 2005. (Cartas, mapas ou similares/Mapa).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MEDEIROS, M. F.; Dal Rosso, S.. Participação em banca de Samuel Nogueira Costa.O Congresso Nacional e as perspectivas da emenda de redução de jornada de trabalho. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade de Brasília.

2.
MEDEIROS, M. F.; Guilherme José da Silva Sá. Participação em banca de Felipe Medeiros Pereira.A Alvorada do Ciborgue: robôs como relações de alteridade. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade de Brasília.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Jornada Academica Integrada (JAI) UFSM. Reunificando as Dicotomias: uma análise a partir das tecnologias híbridas. 2011. (Congresso).

2.
A sociologia da inovação pode ser uma Sociologia da Ação. 2010. (Outra).

3.
ESOCITE. Tecnologias Híbridas e as Ciências Sociais: questionando divisões e fragmentações. 2010. (Congresso).

4.
II Encontro Internacional de Ciências Sociais. A PRODUÇÃO CE CYBORGS E SEUS DESAFIOS SOCIOCULTURAIS. 2010. (Congresso).

5.
III Simpósio Nacional de Tecnologia e Sociedade: Desafios para a transformação social.Desenvolvimento Tecnocientíficos e seus desafios as Ciências Sociais. 2009. (Simpósio).

6.
Reunião Brasileira de Antropologia. A tecnologia na potencialização dos corpos. 2008. (Congresso).

7.
I Reunião de Antropologia da Ciência e Tecnologia. Experimentando a dor: sobre ratos, camundongos e humanos em um laboratório de neurotoxidade e psicofarmacologia. 2007. (Congresso).

8.
Reunião de Antropologia do Mercosul. 2007. (Congresso).

9.
VII Reunião de Antropologia do Mercosul.debate sobre metodologia de pesquisa, politica e epistemologia em estudos sobre substâncias psicoativas e consciência. 2007. (Oficina).

10.
Antropologia e Comunicação. 2006. (Seminário).

11.
As Ciencias Sociais Debatem. 2005. (Seminário).

12.
Crise de Identidade: Sujeito e Objeto visto a Partir da Antropologia. 2005. (Seminário).

13.
VI Reunión de Antropología del MERCOSUR. 2005. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
DUARTE, T. R. ; MEDEIROS, M. F. ; NEVES, F. M. . Seminário de Estudos Latino Americanos e Pós-Coloniais de Ciência, Tecnologia e Sociedade. 2016. (Outro).

2.
MEDEIROS, M. F.. 100 Dias do Governo Dilma. 2011. (Outro).

3.
MEDEIROS, M. F.. Painel: Política Brasileira em tempos de estabilidade. 2011. (Outro).

4.
MEDEIROS, M. F.. Mesa Redonda: Institucionalistas Vs. Culturalistas. 2011. (Outro).

5.
MEDEIROS, M. F.. Mesa Redonda: (In)governabilidade do/no governo Dilma?. 2011. (Outro).

6.
MEDEIROS, M. F.. Eleições 2010: Transição e perspectivas do novo governo. 2010. (Outro).

7.
MEDEIROS, M. F.. Entre golpes (d)e Estado. 2010. (Exposição).

8.
MEDEIROS, M. F.. Mesa Redonda "Eleições 2010: panorama e perspectiva. 2010. (Outro).



Educação e Popularização de C & T



Textos em jornais de notícias/revistas
1.
MEDEIROS, M. F.. O rigor à Brasileira. A razão, Santa Maria, p. 2 - 2, 04 fev. 2013.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/11/2018 às 4:24:30