Raquel Gamero

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0214301381996144
  • Última atualização do currículo em 06/03/2017


Doutoranda em Estudos da Linguagem na Universidade Estadual de Londrina na linha de Formação de Professores de Língua Inglesa e Mestre pelo mesmo programa (2011), sob orientação da prof.ª Drª Vera Lúcia Lopes Cristovão. Especialista em Metodologia do Ensino Superior (2008) pela UNOPAR e graduada em Letras Anglo-Vernáculas e respectivas Literaturas pela UEL (2006). Atualmente, é professora Assistente, alocada à Universidade Estadual do Norte do Paraná, no curso de Letras, em Cornélio Procópio e coordenadora de TCC. É membro do grupo de pesquisa Linguagem e Educação e do grupo de pesquisa GETELIN. É membro do Comitê de Internacionalização da UENP. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Raquel Gamero
Nome em citações bibliográficas
GAMERO, R.;GAMERO, RAQUEL

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Estadual do Norte do Paraná, Campus Cornélio Procópio.
PR 160
km 0, (saída para Leópolis)
86300000 - Cornélio Procópio, PR - Brasil
Telefone: (43) 39041922
URL da Homepage: http://www.uenp.edu.br/index.php/ccp


Formação acadêmica/titulação


2012
Doutorado em andamento em Estudos da Linguagem.
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
Título: ARGUMENTAÇÃO EM CURSO NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR-PESQUISADOR,
Orientador: Vera Lúcia Lopes Cristovão.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2009 - 2011
Mestrado em Estudos da Linguagem.
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
Título: Pesquisa? Só no paper! A constituição identitária do professor-pesquisador em formação inicial.,Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: Vera Lúcia Lopes Cristovão.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: formação de professores; identidade profissional; professor-pesquisador.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação.
2008 - 2008
Especialização em Metodologia do Ensino Superior. (Carga Horária: 420h).
Universidade Norte do Paraná, UNOPAR, Brasil.
Título: IDENTIDADE PROFISSIONAL: Representações sobre a prática docente no ensino de línguas.
Orientador: Adriana Regina de Jesus Santos.
2003 - 2006
Graduação em Letras.
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.




Formação Complementar


2015 - 2015
Research Connect. (Carga horária: 24h).
British Council, Inglaterra.
2014 - 2014
Extensão universitária em Curso de Fomação de Inst. e Coord.s do PFI. (Carga horária: 8h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
2014 - 2014
Extensão universitária em Varieties of textual analysis. (Carga horária: 8h).
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
2014 - 2014
treinamento para aplicadores do TOEFL. (Carga horária: 20h).
Mater Test, MT, Brasil.
2011 - 2011
Os gêneros textuais na formação de professores. (Carga horária: 3h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
2011 - 2011
Argumentação em atividades do contexto escolar. (Carga horária: 3h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em RECEPÇÃO AOS ESTUDANTES DO CURSO DE LETRAS ESTRANG. (Carga horária: 12h).
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em IX SEMINÁRIO DE DISSERTAÇÕES E TESES EM ANDAMENTO. (Carga horária: 24h).
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em ARGUMENTAÇÃO EM ATIVIDADES DO CONTEXTO ESCOLAR. (Carga horária: 12h).
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em IX SEMINÁRIO DE DISSERTAÇÕES E TESES EM ANDAMENTO. (Carga horária: 24h).
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
2010 - 2010
Análise do Discurso: a teoria de Pêcheux e os novo. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
2010 - 2010
Discutindo critérios para a análise de livros didá. (Carga horária: 2h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em NAP 20 ANOS. (Carga horária: 2h).
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO PARA PROFESSORES. (Carga horária: 15h).
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
2009 - 2009
Estágio de docência. (Carga horária: 30h).
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Estadual do Norte do Paraná, UENP, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Assitente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Professor Convidado, Enquadramento Funcional: Docente

Atividades

01/2013 - Atual
Ensino, Letras - Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Compreensão e Produção Oral 1
Compreesão e Produção Oral 2
Estágio Supervisionado em Língua Inglesas e Literatura 1
Formação de Professores de Língua Inglesa e Literatura 1
Formação de Professores de Língua Inglesa e Literatura 2
03/2011 - 10/2012
Ensino, Especialização em língua inglesa, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
LINGUÍSTICA APLICADA: PANORAMA HISTÓRICO E ENSINO DE LI

Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Estudante de Pós-graduação, Enquadramento Funcional: Aluno regular, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2003 - 2006
Vínculo: aluna da UEL, Enquadramento Funcional: Estudante

Atividades

08/2011 - 11/2012
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Compreensão e produção escrita 2
Compreensão e produção oral 1
Ensino de Inglês para a Educação Básica 1
Língua inglesa para Arquivologia
Estágio Supervisionado

Associação dos Professores de Língua Inglesa do Estado do Paraná, APLIEPAR, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Eleito, Enquadramento Funcional: Presidente, Carga horária: 5


Universidade Norte do Paraná, UNOPAR, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Estudante


Sociedade Amigo do Jardim Morumbi - Adjacência, SAJMA, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Professor Voluntário, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Inglesa, Carga horária: 4


J.G.M. CENTRO DE IDIOMAS, J.G.M, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA, Enquadramento Funcional: PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.



Projetos de pesquisa


2016 - Atual
CONSTITUIÇÃO IDENTITÁRIA DO PROFESSOR-PESQUISADOR: A INTENSIFICAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE
Descrição: Compreendendo identidade de professor-pesquisador como constituinte da identidade do professor (GAMERO, 2011), o desenvolvimento desta pesquisa se pauta em uma metodologia de pesquisa mista (CRESWELL, 2010), que faz uso de fases da pesquisa quantitativa, empregada como forma de descrição (MOREIRA; CALEFFE, 2006), delineando elementos constitutivos do trabalho e da identidade de professores-pesquisadores nessa área do conhecimento. Tenho como dados da pesquisa um questionário virtual aplicado à professores-pesquisadores em âmbito nacional e entrevistas com professores-pesquisadores representantes dos diversos perfis emergentes dos questionários. Deste modo, todos os dados serão investigados a fim de refletir sobre as complexidades constituintes do trabalho do professor-pesquisador, os objetivos específicos que norteiam esta pesquisa são: a) mapear tarefas desenvolvidas por professores-pesquisadores e b) identificar representações sobre pesquisa e sobre a constituição da identidade profissional tecidas em seu discurso. Assim, como os resultados esperados dessa investigação, podemos definir os níveis de formação dos participantes, as regiões em que esses participantes foram formados, o seu regime de trabalho, o perfil de atuantes na pós-graduação, os órgãos de fomento mais representativos em seus contextos, as suas línguas de especialidade, entre outras informações, constituintes da(s) identidade(s) desses pesquisadores. Também é possível determinar as atividades mais recorrentes na formação de novos pesquisadores (em formação inicial e continuada) e no cotidiano dos pesquisadores participantes..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2013 - 2015
CONSTITUIÇÃO IDENTITÁRIA DO PROFESSOR-PESQUISADOR
Descrição: Partindo do pressuposto de que ao tratar de identidade nos remetemos a uma instância múltipla, fluida, discursivamente constituída, etc. (QUEVEDO-CAMARGO; RAMOS, 2008; GAMERO, 2011) e com base em um levantamento bibliográfico (GAMERO, 2011) incluímos a esses fatores outros de ordem psicológica, ideológica e política. Assim, iniciamos este estudo de doutorado, com a premissa de que o professor necessita de ferramentas para tornar-se pesquisador, ou seja, precisa apropriar-se do gênero profissional de professorpesquisador. Justificamos o interesse desta pesquisa em razão de a literatura constituída até o momento tender a uma discussão generalizante do processo de pesquisa (MOITA-LOPES, 1996; DIAS, 2007; SIMÃO, 2007), e ao mesmo tempo, ser difusa em relação ao que determina a(s) característica(s) de professor-pesquisador, ou mesmo os saberes necessários para tornar-se professor-pesquisador, tampouco há registro de pesquisas em nível de doutoramento que tratem da formação inicial de professor-pesquisador. A fim de observar esses fatores, temos como objetivo geral da pesquisa suscitar uma discussão a respeito da formação de professores-pesquisadores, a partir de um contexto local, em uma universidade do norte do Paraná. Para atingir tal objetivo, buscaremos: a) investigar o estado da arte da pesquisa como constitutiva do processo de formação inicial de professores de língua inglesa no Brasil e b) mapear as tarefas desenvolvidas por professorespesquisadores em um contexto local. Com esses objetivos em mente, pretendemos gerar os dados a partir de uma pesquisa bibliográfica dos trabalhos desenvolvidos no Brasil sob a temática da formação do professor-pesquisador; de análise documental e de entrevistas com pesquisadores no contexto selecionado..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (0) .
Integrantes: Raquel Gamero - Coordenador / Marilice Zavagli Marson - Integrante / Giovana Nogueira - Integrante / Neri de Souza Santana - Integrante / Mariana Iório Castanheiro - Integrante.
2013 - Atual
(Educ)ação de professores de línguas: trabalho e desenvolvimento na práxis docente

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Vera Lúcia Lopes Cristovão em 22/01/2016.
Descrição: Esse projeto abrange ações investigativas em diferentes polos do trabalho educacional: os alunos, os professores e as ferramentas de mediação. Também enfocamos os tipos de interação e participação dos envolvidos nos processos investigados. O objetivo geral do projeto é investigar a práxis docente (em serviço e em pré-serviço), seus elementos constitutivos e o desenvolvimento decorrente dessa práxis..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2014
O uso de podcast na educação continuada de professores de língua inglesa
Descrição: A educação continuada de professores de línguas se constitui como um espaço fundamental para a (re)construção contínua de saberes relacionados especificamente às dimensões do trabalho docente, bem como à (res)significação de representações sociais relacionadas à atividade profissional docente. Nesse processo de mediação formativa educacional ressalto o papel dos gêneros como megainstrumentos simbólicos (Schneuwly, 1994) dessas interações e como constitutivos da linguagem em funcionamento. Considero que entre os papéis do professor de línguas está o de criar um meio favorável à aprendizagem em sala de aula que permita aos alunos se apropriarem de diferentes gêneros de textos a fim de agirem e intervirem adequadamente no mundo. Dessa forma, a educação (inicial e continuada) desses profissionais deve ser capaz de lhes instrumentalizar com ferramentas que permitam uma prática pedagógica emancipatória e significativamente autônoma. Dentro desse escopo, esse projeto tem como objetivo investigar o papel de podcasts como instrumento na educação continuada de professores de língua inglesa em um curso para inovação tecnológica. Os dados são provenientes de um curso de educação continuada ofertada por uma universidade pública e serão analisados à luz do interacionismo sociodiscursivo. Espero, a partir dos resultados, produzir novos sentidos sobre a relação entre uso de ferramentas de inovação tecnológica, formação continuada e desenvolvimento profissional..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Raquel Gamero - Coordenador / Vera Lúcia Lopes Cristovão - Integrante / viviane bagio furtoso - Integrante / Lucas Moreira dos Anjos Santos - Integrante.Financiador(es): Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2009 - 2014
Desenvolvimento em Rede: análise de ações de linguagem em atividades de trabalho docente
Descrição: As transformações ocorridas no contexto educacional têm feito crescer a demanda por métodos coerentes com as necessidades a serem enfrentadas e formação profissional adequada aos objetivos a serem alcançados. No domínio educacional, aumentam as pesquisas acerca do distanciamento entre "teoria" e "prática" e as razões que levam a esse distanciamento. Algumas das pesquisas brasileiras e os trabalhos didáticos desenvolvidas no quadro do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) enfocaram especificamente questões relacionadas à linguagem e educação, bem como linguagem e trabalho. Uma característica comum é o fato de tomarem aportes desenvolvidos sobretudo por Dolz e Schneuwly (1998), no quadro da Didática de Línguas e da intervenção direta na educação suíça, em estreita relação com a reflexão teórico-metodológica de Bronckart (1999, 2003, 2006) sobre as questões referentes ao desenvolvimento humano sobre o papel da linguagem nesse desenvolvimento. Diante disso, esse projeto objetiva investigar o desenvolvimento profissional na esfera escolar por meio da análise de ações de linguagem em atividades de trabalho docente e de aprendizagem das dimensões constituitivas desse métier (PLACCO, 2006). Para tanto, utilizaremos as propostas de análise desenvolvidas por Bronckart e Machadoi (2004) a fim de interpretar as representações que são construídas em textos no e sobre o trabalho docente por professores e expandir o domínio das dimensões que constituem esse gênero profissional...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2005 - 2006
O Ensino da Língua Inglesa no Paraná e a Formação de Professores durante a Prática de Ensino nos Cursos de Letras
Descrição: O ensino da língua inglesa em escolas publicas tem sido alvo de criticas, em virtude de resultados insatisfatorios para as demandas atuais de uma sociedade que valoriza o conhecimento desta língua estrangeira. Boa parte dessa crítica se volta para a formação inicial, realizada em função de novas diretrizes curriculares e pesquisas que apontem para a necessidade de reestruturação..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2005 - 2006
Formação Inicial de Professores de Inglês na América Latina: identificando oportunidades para a inovação
Descrição: O fenomeno da globalização tem sido considerado no contexto da expansão do inglês como língua franca e tem trazido desafios para a educação de novos professores em países em desenvolvimento. Esse projeto tem por objetivo promover o intercâmbio de informação entre educadores e estudantes dos dois países..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2005 - 2005
Imagens de São Paulo nas obras do autor italo-brasileiro Vicente Ragognetti
Descrição: Aprofundamento do estudo bibliográfico sobre o autor itálo-brasileiro Vicente Ragognetti, inciado durante o mestrado, e análise das imagens da cidade de São Paulo projetadas nas suas obras literárias escritas em língua italiana, entre 1920 e 1967, para realizarmos uma leitura que possa extrair a riquezade significações que há nas obras desse autor..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2003 - 2006
Initial EFL teacher education in Latin America: identifying common ground for innovation
Descrição: O objetivo do projeto é promover o intercâmbio entre alunos estagiários do curso de Letras da Universidade Estadual de Londrina com alunos estagiários da Universidad Alberto Hurtado e da Universidad Metropolitana de Ciencias de la Educacion, de Santiago, Chile. Como resultado espera-se que haja melhor entendimento de como Brasil e Chile tratam a formação de professores de inglês em níveis iniciais, bem como identificar oportunidades para inovação nesse campo..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2014 - 2015
INGLÊS PARA A ESCOLA PÚBLICA: ACADÊMICOS DE LETRAS EM AÇÃO
Descrição: O presente projeto configura-se como uma ação colaborativa entre os acadêmicos de Letras da Universidade Estadual do Norte do Paraná e as escolas públicas da rede básica de ensino da cidade de Cornélio Procópio e região. A referida ação configura-se na oferta de cursos básicos de língua inglesa a alunos com bom desempenho acadêmico que possuam baixa renda familiar. Com isso, buscamos propiciar uma formação linguística, cultural e social, inserida em um mundo globalizado, de modo a contribuir à inserção desses acadêmicos no mundo acadêmico e profissional..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2014 - Atual
PARANÁ FALA INGLÊS
Descrição: Este projeto é uma iniciativa do governo do estado do Paraná a fim de impusionar a internacionalziação das universidades estaduais do Paraná por meio da oferta de cursos preparatórios para o TOEFL a docentes, discentes e técnicos administrativos..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Raquel Gamero - Integrante / ELIANE SEGATTI RIOS REGISTRO - Coordenador / Célia Regina Capellini Petreche - Integrante / Edina Pereira Crunfli - Integrante.
2013 - 2014
UENP LANGUAGE CLUB
Descrição: O Projeto UENP Language Club busca ofertar à comunidade interna e externa da UENP desenvolvimento linguístico na área de línguas com o intuito contribuir para a formação pessoal, profissional e cultural dos indivíduos..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2012 - Atual
TESTE DE PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA INGLESA
Descrição: Diante das exigências atuais dos programas de pós-graduação lato e stricto senso no que se refere ao nível de proficiência linguística, este projeto busca viabilizar a aplicação de teste de proficiência em língua inglesa para as diversas áreas do conhecimento de modo a atender não só a comunidade interna da UENP, mas também outras Instituições de Ensino Superior que venham aceitar a nossa certificação..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2011 - 2013
Para inserção em um mundo globalizado: utilizando recursos tecnológicos no ensino e aprendizagem de inglês

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Telma Nunes Gimenez em 17/10/2012.
Descrição: Projeto integrante de proposta institucional no âmbito do Programa Novos Talentos, da CAPES. Visa a a promover a articulação entre a universidade e a educação básica, por meio de oficinas e atividades no campus. Estão previstas oficinas para professores sobre "Ferramentas tecnológicas para desenvolvimento profissional e ensino-aprendizagem de língua inglesa", bem como "Winter Camp", com alunos do ensino médio..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2003 - 2006
Parceria universidade / escolas: contribuições para aprendizagem de língua inglesa
Descrição: A busca por resultados satisfatórios na aprendizagem de língua inglesa tem revelado a necessidade de reformas simultâneas dos programas da escola e os de formação de professores. Para tanto, faz-se necessário rever o processo de formação inicial e continuada de professores e os benefícios do trabalho conjunto para a aprendizagem do aluno. Acreditamos que o investimento na formação contextualizada do professor, em harmonia com a comunidade escolar, seja um passo importante para atingirmos uma melhoria na aprendizagem dos alunos em sala de aula. Sendo assim, este projeto visa à institucionalização da parceria universidade / escolas para uma melhor aprendizagem da língua inglesa, buscando criar um ambiente favorável para a formação de futuros professores, bem como proporcionar espaço simultâneo de formação continuada. Os procedimentos metodológicos serão caracterizados por etapas de trabalho que permitam ao grupo encaminhamento de propostas, execução das mesmas e avaliação contínua do processo com vistas às alterações sempre que necessárias. Esta avaliação será conduzida pela equipe do projeto (docentes e discentes do curso de Letras Anglo-Portuguesas, professores de língua inglesa de escolas das redes pública e privada de Londrina, bem como diretores, supervisores, orientadores e alunos das escolas envolvidas) bimestralmente com descrição de ações, resultados e propostas de recondução se necessária. A disseminação dos resultados será feita periodicamente em eventos científicos da área, bem como através de meios de comunicação permanente com a comunidade escolar, principalmente aqueles já estabelecidos pelo programa NAP..
Situação: Desativado; Natureza: Extensão.


Outros Projetos


2011 - Atual
Para inserção em um mundo globalizado: utilizando recursos tecnológicos no ensino e aprendizagem de inglês
Descrição: Projeto integrante de proposta institucional no âmbito do Programa Novos Talentos, da CAPES. Visa a a promover a articulação entre a universidade e a educação básica, por meio de oficinas e atividades no campus. Estão previstas oficinas para professores sobre "Ferramentas tecnológicas para desenvolvimento profissional e ensino-aprendizagem de língua inglesa", bem como "Winter Camp", com alunos do ensino médio..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Raquel Gamero - Integrante / Telma Nunes Gimenez - Coordenador / Vera Lúcia Lopes Cristovão - Integrante / Lucas Moreira dos Anjos Santos - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.


Membro de corpo editorial


2014 - Atual
Periódico: Revista Clarabóia
2009 - 2011
Periódico: Signum. Estudos de Linguagem


Revisor de periódico


2012 - 2012
Periódico: Revista NUPEM
2010 - 2010
Periódico: Revista NUPEM
2012 - Atual
Periódico: Revista X
2014 - Atual
Periódico: Revista Claraboia


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada/Especialidade: Formação de professores.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2010
bolsa de mestrado, CAPES/DS.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

SciELO
Total de trabalhos:2
Total de citações:0
Raquel Gamero  Data: 28/04/2010

Artigos completos publicados em periódicos

1.
ANJOS-SANTOS, LUCAS MOREIRA DOS2014 ANJOS-SANTOS, LUCAS MOREIRA DOS ; GAMERO, RAQUEL ; GIMENEZ, TELMA NUNES . Letramentos digitais, interdisciplinaridade e aprendizagem de língua inglesa por alunos do ensino médio. Trabalhos em Linguística Aplicada (UNICAMP), v. 53, p. 79-102, 2014.

2.
GAMERO, R.;GAMERO, RAQUEL2013GAMERO, R.; CRISTOVÃO, V. L. L. . A Construção de Identidade Profissional no Estágio de Regência de Inglês. Revista Eletrônica do Pro-Docência, v. 1, p. 80-92, 2013.

3.
EL KADRI, M.S.2012EL KADRI, M.S. ; GAMERO, R. ; GIMENEZ, T. N. . Material didático para educação tecnológica de professores de inglês: uma experiência no âmbito do programa ?novos talentos?. Linguagem & Ensino (UCPel. Impresso), v. 15, p. 181-212, 2012.

4.
PASSONI, T. P.2010PASSONI, T. P. ; AUDI, L. C. C. ; D'ALMAS, J. ; GAMERO, R. . UM OLHAR SOBRE CURRÍCULO: FERRAMENTA PARA EMPODERAMENTO DO PROFESSOR. Revista X, v. 1, p. 89-105, 2010.

5.
GAMERO, R.;GAMERO, RAQUEL2010GAMERO, R.. Take the lead: analise de uma proposta de empoderamento via atividade extra-curricular. Revista X, v. 2, p. 21-37, 2010.

6.
CRISTOVÃO, V. L. L.2009CRISTOVÃO, V. L. L. ; GAMERO, R. . Brincar aprendendo ou aprender brincando? O Inglês na Infância. Trabalhos em Linguística Aplicada (UNICAMP), v. 48, p. 229-245, 2009.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
EL KADRI, M.S. (Org.) ; PASSONI, T. P. (Org.) ; GAMERO, R. (Org.) . Tendencias Contemporâneas para o ensino de língua inglesa: propostas didáticas para a educação básica. 1. ed. Campinas: Pontes, 2014. v. 500. 321p .

2.
REGISTRO, E. S. R. (Org.) ; ANJOS-SANTOS, L. M (Org.) ; EL KADRI, M.S. (Org.) ; GAMERO, R. (Org.) ; CRISTOVÃO, V. L. L. (Org.) . Connecting ide@s: tools for teaching english in a contemporary society. 1. ed. Londrina: UEL, 2011. v. 1. 104p .

Capítulos de livros publicados
1.
GAMERO, R.. CONSTITUIÇÃO IDENTITÁRIA DE PROFESSOR-PESQUISADOR EM FORMAÇÃO INICIAL: REPRESENTAÇÕES EMERGENTES. In: Ana Paula Marques Beato-Canato; Gladys Quevedo-Camargo. (Org.). Linguagem e Educação: ensino- aprendizagem e formação de professores de línguas ? Uma homenagem à professora Vera Cristovão,. 1ed.Brasilia: Pontes Editora, 2015, v. 1, p. 1-20.

2.
Moreira dos Anjos-Santos, Lucas ; El Kadri, Michele Salles ; GAMERO, RAQUEL ; Gimenez, Telma . Developing English Language Teachers' Professional Capacities through Digital and Media Literacies. In: Yildiz, M.; Keengwe, J.. (Org.). Handbook of Research on Media Literacy in the Digital Age. 1ed.Hershey, PA: IGI Global, 2015, v. , p. 91-114.

3.
GAMERO, R.. Idendidade profissional do professor de inglês: um levantamento de dissertações e teses de 1985 a 2009. In: Simone Reis; Klaas Van Veen; Telma Gimenez. (Org.). Identidades de professores de línguas. 1ed.Londrina: EDUEL, 2011, v. 1, p. 83-103.

4.
GAMERO, R.. Module 4: Let's get our hands dirty?. In: Eliane Segati Rios-Registro; Lucas Moreira dos Anjos-Santos; Michele Salles El Kadri; Raquel Gamero; Vera Lúcia Lopes Cristovão. (Org.). Conecting Ide@s: Tools for teaching English in a contemporary society. 1ed.Londrina: UEL, 2011, v. 1, p. 66-73.

5.
GAMERO, R.. Relatos autobiográficos a luz do interacionísmo sociodiscursivo. In: Vera Lúcia Lopes Cristovão. (Org.). Atividade docente e desenvolvimento. 1ed.Campinas, SP: Pontes Editores, 2011, v. 16, p. 227-245.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
GAMERO, R.. Mudanças Sociais demandam Políticas Sociais. Folha de Londrina, Londrina, p. p.2 - p.2, 13 maio 2010.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MARSON, M. Z. ; GAMERO, R. . Levantamento bibliográfico de pesquisas sobre o professor-pesquisador: foco na área de ensino de língua inglesa. In: II CONELIN, 2014, Cornélio Procopio. ANAIS II CONELIN ? Congresso de Estudos da Linguagem, 2014. v. 1. p. 413-430.

2.
GAMERO, R.; CRISTOVAO, V. L. L. . A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE PROFISSIONAL NO ESTÁGIO DE REGÊNCIA DE INGLÊS. In: Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino - XV ENDIPE, 2010, Belo Horizonte. Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente: políticas e práticas educacionais, 2010. v. XV. p. 27-38.

3.
GAMERO, R.; CRISTOVAO, V. L. L. . Construção da Identidade na Formação inicial. In: Selisigno V Seminário de Estudos sobre Linguagem e Significação VI Simpósio de Leitura da UEL, 2006, Londrina. Homenagem à Língua Portuguesa, 2006.

4.
GAMERO, R.; CRISTOVAO, V. L. L. . A construção da identidade profissional da formação inicial. In: XIII Encontro de Professores de Línguas Estrangeiras do Paraná e VIII Convencção de Professores de Línguas Inglesa dos Estados do Sul, 2005, Maringa. Anais do XIII Encontro de Professores de Línguas Estrangeiras do Paraná e VIII Convencção de Professores de Línguas Inglesa dos Estados do Sul, 2005. p. 19-24.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
GAMERO, R.; CRISTOVAO, V. L. L. . Construção de identidade profissional nas atividades de prática de ensino de inglês. In: XV Encontro de Inciação Cientifica, 2006, Ponta Grossa. Anais do XV Encontro de Inciação Cientifica, 2006.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
GAMERO, R.. Análise de material didático quanto à sua pertinência em relação à formação inicial. In: III SILID/II SIMAR, 2010, Rio de Janeiro. Caderno de resumos de III SIILID/ II SIMAR, 2010.

2.
GAMERO, R.. A construção da identidade profissional do professor de inglês na formação inicial. In: IX SEDATA, 2010, londrina. IX SEDATA, 2010.

3.
GAMERO, R.; CRISTOVAO, V. L. L. . A construção da identidade profissional na formação inicial na relação com a escola pública. In: V Seminario de Ensino, Pesquisa e Extensão em Ciências Humanas, 2006, Londrina. Anais do V SEPECH (Seminario de Ensino, Pesquisa e Extensão em Ciências Humanas), 2006.

4.
GAMERO, R.; CRISTOVAO, V. L. L. . O processo de construção de identidade profissional no estágio de regência de inglês. In: XIV Encontro de Professores de Línguas Estrangeiras do Estado do Paraná, 2006, Londrina. Cadernos de Resumos do XIV Encontro de Professores de Línguas Estrangeiras do Estado do Paraná, 2006. p. 84-84.

5.
MARTINS, A. B. ; COSTA, L. C. V. ; GAMERO, R. ; CRISTOVAO, V. L. L. . Projeto Brasil-Chile: condições de ensino aprendizagem em inglês. In: V Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão em Ciências Humanas, 2006, Londrina. Cadernos de resumos do V Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão em Ciências Humanas, 2006.

6.
GAMERO, R.; CRISTOVAO, V. L. L. . A construção da identidade profissional na formação inicial. In: XIII Encontro de Professores de Línguas Estrangeiras do Paraná e VIII Convenção de Professores de Língua Inglesa dos Estados do Sul, 2005, Maringá. Cadernos de Resumos do XIII Encontro de Professores de Línguas Estrangeiras do Paraná VIII Convenção de Professores de Língua Inglesa dos Estados do Sul. Sertanopolis: Grafcel, 2005. p. 18-24.

Apresentações de Trabalho
1.
GAMERO, R.. Digital Technologies for Language Learning in a Brazilian University Context: an analysis of the production of Tutorials and multimodal meaning-making practices. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
GAMERO, R.. Are you a Technophobe or a Technophile?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
STHORC, J. A. ; GAMERO, R. . Contribuições do estágio para a construção da identidade profissional docente: professores de língua portuguesa em formação. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
GONCALVES, L. C. ; GAMERO, R. . Ensino de língua inglesa: análise de material didático e proposta de produção didática. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
DANIEL, A. H. D. A. ; GAMERO, R. . Análise dos abstracts dos cursos do centro de ciências sociais aplicadas da UENP-CCP. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
VILLELA, D. A. T. L. P. ; GAMERO, R. . Songs of Innocence and of Experience: uma abordagem multidisciplinar da arte e da poesia de William Blake. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
ROMANO, J. ; GAMERO, R. . O professor de língua portuguesa frente às novas tecnologias: uma parceria em prol do desenvolvimento da educação. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
AIZAWA, G. Y. ; GAMERO, R. . Novas tecnologias no ensino de línguas: utilizando jogos do Facebook. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
GAMERO, R.. Becoming a Brazilian researcher: an analysis of the context, the literature and the activities performed by senior researchers. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
GAMERO, R.; ANJOS-SANTOS, L. M . Young People?s Engagement with Digital Technologies in the Brazilian Context: an analysis of the production of Glogsters and multimodal meaning-making practices. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
GAMERO, R.. complexidades constituintes do trabalho e da identidade de professor-pesquisador: delineando o perfil acadêmico-profissional. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
MOLINARI, A. C. ; BARCARO, C.F. ; GAMERO, R. . Ensino de Língua Inglesa em uma perspectiva interdisciplinar: a proposta Ensligh Immersion Week. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
GAMERO, R.. A CONSTITUIÇÃO IDENTITÁRIA DO PROFESSOR-PESQUISADOR: FOCO NA METODOLOGIA DE PESQUISA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
GAMERO, R.; EL KADRI, M.S. . Novas tecnologias na formação continuada de professores de inglês: uma proposta didático-pedagógica. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
ANJOS-SANTOS, L. M ; GAMERO, R. ; BARCARO, C.F. ; GIMENEZ, T. N. . LETRAMENTOS DIGITAIS, INTERDISCIPLINARIDADE E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO POR MEIO DO PROJETO NOVOS. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
ANJOS-SANTOS, L. M ; GAMERO, R. . PRÁTICAS LETR@D@S DIGIT@IS E O ENSINO DE PRODUÇÃO/COMPREENSÃO ESCRITA E ORAL NA EDUCAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE INGLÊS. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
GAMERO, R.; CABRAL, V. N. ; COUTINHO, V. . O USO DE UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM NA BUSCA POR NOVAS PRÁTICAS DE ESCRITA: UM TRABALHO COLABORATIVO. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
GAMERO, R.; CRISTOVÃO, V. L. L. . Atividades de análise de aulade língua inglesa: contribuições para a constituição da identidade do professor-pesquisador. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
GAMERO, R.. Pesquisa? Só no paper!: A argumentação empregada na fala de alunas-professoras. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
GAMERO, R.; CRISTOVAO, V. L. L. . A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE PROFISSIONAL NO ESTÁGIO DE REGÊNCIA DE INGLÊS. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

21.
GAMERO, R.. Material didático de compreensão e produção oral: análise da pertinência em relação à formação de professores. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
D'ALMAS, J. ; GAMERO, R. . MODELOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA: ANÁLISE DO CURRÍCULO FORMAL DE UMA HABILITAÇÃO. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
GAMERO, R.. NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS: À LUZ DO INTERACIONÍSMO SOCIODISCURSIVO. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
GAMERO, R.; CRISTOVAO, V. L. L. . A construção da identidade profissional na formação inicial na relação com a escola pública. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
GAMERO, R.; CRISTOVAO, V. L. L. . A construção da identidade profissional na formação inicial. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
GAMERO, R.; CRISTOVAO, V. L. L. . Construção de identidade profissional nas atividades de prática de ensino de inglês. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
GAMERO, R.; CRISTOVAO, V. L. L. . CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NA FORMAÇÃO INICIAL. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Demais tipos de produção técnica
1.
GAMERO, R.. Aplicação do teste TOEFL ITP 2. 2014. (Aplicação do teste).

2.
GAMERO, R.. Aplicação do teste TOEFL ITP. 2014. (Aplicação de Teste).

3.
GAMERO, R.. Produção Didático-Pedagógica: Sequências didáticas. 2012. .

4.
GAMERO, R.. Relação novas tecnologias sociedade contemporânea e educação. 2012. .

5.
GAMERO, R.. English Teachers no Brasil do século XXI. 2012. .

6.
GAMERO, R.. VIVÊNCIA DE APRENDIZAGEM: SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE TUTORIAL. 2012. .

7.
GAMERO, R.. curso geral PDE: Pesquisa Qualitativa. 2012. .

8.
ANJOS-SANTOS, L. M ; GAMERO, R. . Gêneros digitais e ensino de língua ingesa para a educação básica. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
GAMERO, R.. Producing Didactic Sequence II. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

10.
GAMERO, R.. Producing Didactic Sequence. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

11.
GAMERO, R.. Producing Didactic Sequence II. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

12.
GAMERO, R.. Producing Didactic Sequence. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

13.
EL KADRI, M.S. ; GAMERO, R. . ABORDAGEM DE GENEROS TEXTUAIS PARA O ENSINO DE INGLES PARA CRIANCAS.. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

14.
EL KADRI, M.S. ; GAMERO, R. ; GONÇALVES, A. ; BARCARO, C.F. . CURSO DE APRIMORAMENTO LINGUISTICO PARA PROFESSORES DA REDE PUBLICA ESTADUAL DE ENSINO. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
GAMERO, R.; ZIRONDI, M. I; MANTOVANI, L.. Participação em banca de Jessica Romano. O PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA FRENTE ÀS NOVAS TECNOLOGIAS: UMA PARCERIA EM PROL DO DESENVOLVIMENTO E DA EDUCAÇÃO. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino da Língua Portuguesa) - Universidade Estadual do Norte do Paraná.

2.
GAMERO, R.; BARROS, E. M. D.; Andrade, K.. Participação em banca de Juliana Alves Sthorc. CONTRIBUIÇÕES DO ESTÁGIO PARA A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE: PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA EM FORMAÇÃO. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino da Língua Portuguesa) - Universidade Estadual do Norte do Paraná.

3.
BARROS, E. M. D.; STRIQUER, M. S. D.; GAMERO, R.. Participação em banca de Hellen Tatiane Braga Pereira. Artigo de opinião na olimpíada de Língua Portuguesa. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino da Língua Portuguesa) - Universidade Estadual do Norte do Paraná.

4.
ZIRONDI, M. I; GAMERO, R.; MANTOVANI, L.. Participação em banca de Tuanny Gomes Siqueira Amaral. Crenças e práticas pedagógicas de professores de Língua Portuguesa: Gêneros textuais em foco. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino da Língua Portuguesa) - Universidade Estadual do Norte do Paraná.

5.
GAMERO, R.. Participação em banca de Bruna Rodrigues de Souza. ENSINO DA LÍNGUA INGLESA PARA CRIANÇAS NA ESCOLA PÚBLICA DO MUNÍCIPIO DE PINHALÃO - PR. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ENSINO DE LÍNGUA INGLESA) - Universidade Estadual do Norte do Paraná.

6.
GAMERO, R.. Participação em banca de Roseli Aparecida Prestes. O GÊNERO COMIC STRIPES COMO ESTRATÉGIA DE MOTIVAÇÃO NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ENSINO DE LÍNGUA INGLESA) - Universidade Estadual do Norte do Paraná.

7.
REGISTRO, E. S. R.; GAMERO, R.. Participação em banca de Edilene Ribeiro Tomas da Silva. DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA NO ENSINO MÉDIO, NA ÁREA MOTIVACIONAL. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ENSINO DE LÍNGUA INGLESA) - Universidade Estadual do Norte do Paraná.

8.
EL KADRI, M.S.; GAMERO, R.. Participação em banca de Keila Teodoro de Lima Vasconcelos. ENSINO DE LINGUA INGLESA NAS SÉRIES INICIAIS PELA ABORADAGEM DE GÊNEROS. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ENSINO DE LÍNGUA INGLESA) - Universidade Estadual do Norte do Paraná.

9.
GAMERO, R.; CRISTOVAO, V. L. L.. Participação em banca de Lígia Maria dos Santos. INTERDISCIPLINARIEDADE: O ENSINO DE INGLÊS E ARTES. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ENSINO DE LÍNGUA INGLESA) - Universidade Estadual do Norte do Paraná.

10.
REGISTRO, E. S. R.; GAMERO, R.. Participação em banca de Rodrigo Eduardo Praxedes. O RETRATO DE DORIAN GRAY: PÁGINA E TELA. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ENSINO DE LÍNGUA INGLESA) - Universidade Estadual do Norte do Paraná.

11.
EL KADRI, M.S.; GAMERO, R.. Participação em banca de Fábio Henrique Rosa Senefonte. ENSINO DE FONÉTICA E FONOLOGIA DA LÍNGUA INGLESA NA PERSPECTIVA DA LÍNGUA FRANCA. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ENSINO DE LÍNGUA INGLESA) - Universidade Estadual do Norte do Paraná.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
GAMERO, R.; PETRECHE, C. R. C.; REGISTRO, E. S. R.. Língua Inglesa e Ensino. 2014. Universidade Estadual do Norte do Paraná.

2.
PAIXÃO, S. V.; SANCHES, H. H.; GAMERO, R.. CONCURSO PÚBLICO PARA O CARGO DE PROFESSOR DO ENSINO BÁSICO, TÉCNICO E TECNOLÓGICO. 2013. Instituto Federal do Paraná.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Foreign Language Education & Technology. Digital Technologies for Language Learning in a Brazilian University Context: an analysis of the production of Tutorials and multimodal meaning-making practices. 2015. (Congresso).

2.
II CONELIN. PESQUISAS SOBRE O PROFESSOR-PESQUISADOR: O ESTADO DA ARTE. 2014. (Congresso).

3.
II CONELIN. PROFESSOR-PESQUISADOR: DEFINIÇÃO DE CONCEITOS, ANÁLISE E FORMAÇÃO DO PERFIL DOS PROFESSORES DE LETRAS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ. 2014. (Congresso).

4.
II Conelin ? Congresso de Estudos da Linguagem. O PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA FRENTE ÀS NOVASTECNOLOGIAS DE ENSINO: UMA PARCERIA EM PROL DO DESEVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO. 2014. (Congresso).

5.
Conelin ? Congresso de Estudos da Linguagem. ? EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA: CONTRIBUIÇÕES DA LÍNGUA INGLESA E DAS NOVAS TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO. 2013. (Congresso).

6.
2a. JIED.Uso de Tecnologias digitais de informação e comunicação na educação inicial de professores: implementação de uma sequência didática sobre podcast. 2012. (Encontro).

7.
III Congresso Internacional da ABRAPUI. Novas tecnologias na formação continuada de professores de inglês: uma proposta didático-pedagógica. 2012. (Congresso).

8.
7TH ONE-DAY SEMINAR IN EFL TEACHING - "CONNECTING, LEARNING AND SHARING". 2011. (Seminário).

9.
INPLA. Atividades de análise de aulade língua inglesa: contribuições para a constituição da identidade do professor-pesquisador. 2011. (Congresso).

10.
IV ENIEDUC.Gêneros digitais e ensino de língua ingesa para a educação básica. 2011. (Encontro).

11.
IX Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada. “FALTOU PESQUISA”: A ARGUMENTAÇÃO EMPREGADA NA FALA DE ALUNAS-PROFESSORAS EM FOCO. 2011. (Congresso).

12.
XX Seminário do Centro de Estudos Linguísticos e Literários do Paraná.Pesquisa? Só no paper!: A argumentação empregada na fala de alunas-professoras. 2011. (Seminário).

13.
7o. ENCONTRO DE FORMADORES DE PROFESSORES DE INGLÊS DO PARANÁ.APLIEPAR: APRESENTAÇÃO DA NOVA DIRETORIA. 2010. (Encontro).

14.
Análise Critica do Discurso. 2010. (Outra).

15.
III SILID/II SIMAR.Análise de material didático quanto à sua pertinência em relação à formação de professores. 2010. (Simpósio).

16.
III SILID/II SIMAR.Material didático de compreensão e produção oral: análise da pertinência em relação à formação de professores. 2010. (Simpósio).

17.
IX SEDATA.A construção da identidade profissional do professor de inglês na formação inicial. 2010. (Seminário).

18.
ONE-DAY SEMINAR IN EFL TEACHING. 2010. (Seminário).

19.
Recepção Aos Estudantes dos Cursos de Letras Estrangeiras Modernas 2010. 2010. (Outra).

20.
XV ENDIPE - Nacional de Didática e Prática de Ensino.Formação Inicial de Professores: Processos, Percepções, Representações e Identidade Profissional à Luz do Interacionismo Sociodiscursivo. 2010. (Encontro).

21.
7o. ELLE - Encontro de Letras: Linguagem e Ensino.identidade profissional: representações sobre a prática do ensino de línguas. 2009. (Encontro).

22.
NAP 20 Anos: Ensinar inglês hoje: diferentes contextos, diferentes desafios?. 2009. (Outra).

23.
VIII SEDATA (SEMINÁRIO DE DISSERTAÇÕES E TESES EM ANDAMENTO). 2009. (Seminário).

24.
CONGRESSO PEDAGÓGICO E COMERCIAL - WIZARD. 2008. (Congresso).

25.
I Fórum Paranaense de Estudos Literários. 2006. (Outra).

26.
Semana de Calouros - CCH - Vidas Severinas e Veredas do Sertão: Leituras Interdisciplinares. 50 anos - Curso de Letras. 2006. (Outra).

27.
V Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão em Ciências Humanas.A construção da identidade profissional na formação inicial na relação com a escola pública. 2006. (Seminário).

28.
XIII Encontro de Professores de Línguas Estrangeiras do Paraná e VIII Convenção de Professores de Língua Inglesa dos Estados do Sul.A construção da identidade profissional na formação inicial. 2005. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
STORTO, L. J. ; PETRECHE, C. R. C. ; BRITO, D. P. ; BARROS, E. M. D. ; REGISTRO, E. S. R. ; GAMERO, R. . III Congresso de Estudos da Linguagem. 2015. (Congresso).

2.
REGISTRO, E. S. R. ; PETRECHE, C. R. C. ; BARROS, E. M. D. ; BRITO, D. P. ; STORTO, L. J. ; GAMERO, R. . II CONELIN - Congresso de Estudos da Linguagem. 2014. (Congresso).

3.
GIMENEZ, T. N. ; GAMERO, R. . English Immersion Week. 2013. (Outro).

4.
BARROS, E. M. D. ; STORTO, L. J. ; REGISTRO, E. S. R. ; BRITO, D. P. ; PETRECHE, C. R. C. ; GAMERO, R. . I CONELIN - Congresso de Estudos da Linguagem. 2013. (Congresso).

5.
GAMERO, R.; ANJOS-SANTOS, L. M ; BARCARO, C.F. ; GONÇALVES, A. . XVII ENCONTRO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS DO PARANÁ (EPLE): TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS. 2012. (Outro).

6.
GAMERO, R.; GIMENEZ, T. N. ; ANJOS-SANTOS, L. M . English Immersion Week: digital Technologies and English language learning. 2012. (Outro).

7.
GAMERO, R.; EL KADRI, M.S. ; ANJOS-SANTOS, L. M ; GONÇALVES, A. ; BARCARO, C.F. ; REGISTRO, E. S. R. ; CAMARGO, G. Q. . One Day Seminar - Diversidade e Inclusão Social no Ensino de Língua Inglesa. 2011. (Outro).

8.
GAMERO, R.; BARCARO, C.F. ; ANJOS-SANTOS, L. M ; GONÇALVES, A. . Diversidade e inclusão: diálogos múltiplos sobre o ensino de línguas. 2011. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Gabrielle Aizawa. NOVAS TECNOLOGIAS NO ENSINO DE LÍNGUAS: utilizando jogos do FACEBOOK. Início: 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Estadual do Norte do Paraná. (Orientador).

2.
Laís Gonçalves. O livro didático de Língua Inglesa: ferramenta para o desenvolvimento do professor e do aluno. Início: 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Estadual do Norte do Paraná. (Orientador).

Orientações de outra natureza
1.
ROSILAINE BLANCO CARDOSO. A prática da interdisciplinaridade por meio do gênero textual reportagem. Início: 2015. Orientação de outra natureza. Universidade Estadual do Norte do Paraná. (Orientador).

2.
Rosamaria Veiga Ferreira da Costa. Título: O estrangeirismo presente na cidade de São Jerônimo da Serra. Início: 2015. Orientação de outra natureza. Universidade Estadual do Norte do Paraná. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Jessica Romano. O PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA FRENTE ÀS NOVAS TECNOLOGIAS: UMA PARCERIA EM PROL DO DESENVOLVIMENTO E DA EDUCAÇÃO. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino da Língua Portuguesa) - Universidade Estadual do Norte do Paraná. Orientador: Raquel Gamero.

2.
Juliana Alves Sthorc. CONTRIBUIÇÕES DO ESTÁGIO PARA A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE: PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA EM FORMAÇÃO. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino da Língua Portuguesa) - Universidade Estadual do Norte do Paraná. Orientador: Raquel Gamero.

3.
LIGIA MARIA DOS SANTOS. INTERDISCIPLINARIDADE: O ENSINO DE INGLÊS E ARTES. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em ENSINO DE LÍNGUA INGLESA) - Universidade Estadual do Norte do Paraná. Orientador: Raquel Gamero.

4.
Bruna Rodrigues de Souza. Ensino Contextualizado de Língua Inglesa. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em ENSINO DE LÍNGUA INGLESA) - Universidade Estadual do Norte do Paraná. Orientador: Raquel Gamero.

5.
ROSELI APARECIDA PRESTES. Ensinando Língua Inglesa para o Ensino Fundamental por meio do gênero comic books. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em ENSINO DE LÍNGUA INGLESA) - Universidade Estadual do Norte do Paraná. Orientador: Raquel Gamero.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Marilice Zavagli Marson. Levantamento bibliográfico de pesquisas sobre o professor-pesquisador. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Estadual do Norte do Paraná. Orientador: Raquel Gamero.

2.
Mariana Castanheiro Iorio. Professor-pesquisador: definição de conceitos, análise e formação do perfil dos professores de Letras da Universidade Estadual do Norte do Paraná. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Estadual do Norte do Paraná. Orientador: Raquel Gamero.

3.
Luciana Idalgo da Silva. O SILÊNCIO DE ALUNOS EM AULAS DE LÍNGUA INGLESA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Estadual do Norte do Paraná. Orientador: Raquel Gamero.

Iniciação científica
1.
Marilice Zavagli Marson. Levantamento bibliográfico de pesquisas sobre o professor-pesquisador: foco na área de ensino de Língua Inglesa. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Português e Inglês) - Universidade Estadual do Norte do Paraná, Fundação Araucária. Orientador: Raquel Gamero.

Orientações de outra natureza
1.
Roberta Viviani Rodrigues de Almeida. EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA: CONTRIBUIÇÕES DA LÍNGUA INGLESA E DAS NOVAS TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO. 2014. Orientação de outra natureza. (PDE (área de Língua Inglesa)) - Universidade Estadual do Norte do Paraná. Orientador: Raquel Gamero.

2.
Maria Rabelo. DIMINUIÇÃO DO ?STRESS? DE PROFESSORES DA REDE PÚBLICA: O CONTATO COM DIFERENTES GÊNEROS HUMORÍSTICOS. 2014. Orientação de outra natureza. (PDE (área de Língua Inglesa)) - Universidade Estadual do Norte do Paraná. Orientador: Raquel Gamero.

3.
Roberta Viviani Rodrigues de Almeida. O uso de TICs para motivação da aprendizagem de língua inglesa na rede pública de ensino. 2013. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Inglês) - Universidade Estadual do Norte do Paraná. Orientador: Raquel Gamero.

4.
ROSELI MARQUES DA SILVA MATTOS. MÚSICA: UM INSTRUMENTO MOTIVADOR NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA PELO VIÉS DO LETRAMENTO CRÍTICO. 2012. Orientação de outra natureza. (Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Londrina. Orientador: Raquel Gamero.

5.
SUELY MARIA MERCIAL DE CARLI. AUTOBIOGRAFIA E PERFIL: GÊNEROS COMO INSTRUMENTO PARA A CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2012. Orientação de outra natureza. (Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Londrina. Orientador: Raquel Gamero.

6.
IRANILDE ANDRADE DURÃES. DIGITAL STORYTELLING NO ENSINO DE INGLES PARA CRIANÇAS: O PAPEL MOTIVADOR DA TECNOLOGIA. 2012. Orientação de outra natureza. (Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Londrina. Orientador: Raquel Gamero.

7.
ANGÉLICA TORRES. Cultura no Contexto de Inglês como Língua Franca. 2011. Orientação de outra natureza. (Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Londrina. Orientador: Raquel Gamero.

8.
ADRIANA A. FERREIRA SERPELONI. EDUCATION FOR CITIZENSHIP. 2011. Orientação de outra natureza. (Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Londrina. Orientador: Raquel Gamero.



Inovação



Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
EL KADRI, M.S. (Org.) ; PASSONI, T. P. (Org.) ; GAMERO, R. (Org.) . Tendencias Contemporâneas para o ensino de língua inglesa: propostas didáticas para a educação básica. 1. ed. Campinas: Pontes, 2014. v. 500. 321p .

1.
Moreira dos Anjos-Santos, Lucas ; El Kadri, Michele Salles ; GAMERO, RAQUEL ; Gimenez, Telma . Developing English Language Teachers' Professional Capacities through Digital and Media Literacies. In: Yildiz, M.; Keengwe, J.. (Org.). Handbook of Research on Media Literacy in the Digital Age. 1ed.Hershey, PA: IGI Global, 2015, v. , p. 91-114.


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
REGISTRO, E. S. R. ; PETRECHE, C. R. C. ; BARROS, E. M. D. ; BRITO, D. P. ; STORTO, L. J. ; GAMERO, R. . II CONELIN - Congresso de Estudos da Linguagem. 2014. (Congresso).

2.
BARROS, E. M. D. ; STORTO, L. J. ; REGISTRO, E. S. R. ; BRITO, D. P. ; PETRECHE, C. R. C. ; GAMERO, R. . I CONELIN - Congresso de Estudos da Linguagem. 2013. (Congresso).



Outras informações relevantes


Voluntária no ensino de inglês como forma de inclusão social e digital, na Sociedade Amigos do Jardim morumbi (2008-2009).
Voluntária em Camphill Village Trust, Botton Village, Inglaterra (2007).



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/01/2019 às 15:42:18