Fernanda Omelczuk Walter

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4321124780702614
  • Última atualização do currículo em 29/08/2018


Professora Adjunta do Departamento de Ciências da Educação - DECED - da Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ). Psicóloga e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Membra do Grupo de Pesquisa em Educação, Filosofia e Imagem (GEFI) da UFSJ e do CINEAD (Cinema para Aprender e Desaprender) da UFRJ. Pesquisa experiências de cinema e educação dentro e fora da escola (hospitais, praças, retiros, instituições, comunidades...) com diferentes públicos. É coordenadora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) do curso de Pedagogia, com o subtema Cinema na Escola. E coordenadora do projeto de Pesquisa e Extensão "Educação, Cinemas, outros territórios". Atua na fronteira da Psicologia com a Educação, atravessada por experiências estéticas e políticas inventivas para a formação de professores, estudos da subjetividade e aprendizagem. É Membro da Rede KINO (Rede Latino Americana de Educação, Cinema e Audiovisual) e da Rede UNIAL (El Universo Audiovisual de la Niñez Latinoamericana). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Fernanda Omelczuk Walter
Nome em citações bibliográficas
OMELCZUK, Fernanda Walter;WALTER, FERNANDA OMELCZUK

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de São João Del-Rei, Departamento de Ciências da Educação.
Praça Dom Helvécio 74 - Campus Dom Bosco - DECED, sala 3.25
Dom Bosco
36301160 - São João del Rei, MG - Brasil
Telefone: (32) 33792456


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2016
Doutorado em Educação.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
com período sanduíche em Instituto Cubano de Investigação Cultural Juan Marinello (Orientador: Maricela Perera).
Título: O que se aprende quando se aprende cinema no hospital?, Ano de obtenção: 2016.
Orientador: Adriana Mabel Fresquet.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2007 - 2009
Mestrado em Educação.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Conversando com Crianças na Educação infantil: Suas percepções sobre as interações e situações vividas no espaço escolar,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Eliana Maria Bhering.
Palavras-chave: educação infanti; interação adulto-criança; percepção das crianças.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Escolar.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano.
2010 - 2011
Especialização em LITERATURA INFANTIL E JUVENIL. (Carga Horária: 420h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: O MARAVILHOSO NA PEDAGOGIA WALDORF.
Orientador: GEORGINA MARTINS.
2005 - 2007
Especialização em Formação Abordagem Centrada na Pessoa. (Carga Horária: 640h).
Centro de Psicologia da Pessoa, CPP*, Brasil.
Título: Contribuições atuais da ACP para a formação de professores.
2004 interrompida
Graduação interrompida em 2006 em Licenciatura em Psicologia.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Ano de interrupção: 2006
2001 - 2006
Graduação em Psicologia.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Contribuições da Abordagem Centrada na Pessoa para a formação da postura profissional do psicólogo.
Orientador: Rogério Christiano Buys.
2001 - 2004
Graduação em Bacharel Psicologia.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.




Formação Complementar


2018 - 2018
Workshop Internacional Revelação da Escola. (Carga horária: 4h).
Rede Latino Americana de Educação, Cinema e Audiovisual, REDE KINO, Brasil.
2017 - 2017
Oficina de Fotografia com Marli Wunder. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de São João Del-Rei, UFSJ, Brasil.
2014 - 2015
Oficina de Perna de Pau. (Carga horária: 96h).
Coletivo Pernaltas, CPL, Brasil.
2014 - 2014
Desarrollo de historias cinematograficas. (Carga horária: 80h).
Escola Internacional de Cinema e Televisão, EICTV, Cuba.
2014 - 2014
Creación de programas de calidad para la ninñez. (Carga horária: 24h).
Convención y Feria Internacional de Radio y TV, CIRTV, Cuba.
2014 - 2014
El campo artistico-pedagógico: una especificidad. (Carga horária: 4h).
Universidad de las Artes, ISA, Cuba.
2013 - 2013
Extensão universitária em Oficina de Investigações Fotográficas. (Carga horária: 56h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2012 - 2013
Trompete. (Carga horária: 100h).
Escola Portátil de Música, EPM, Brasil.
2012 - 2013
Curso Livre de Dança Contemporânea. (Carga horária: 2h).
Faculdade Angel Vianna, FAV, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em Escolas de Cinema nas Escolas Públicas. (Carga horária: 80h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2012 - 2012
A falsa ficção e/ou documentário de Invenção. (Carga horária: 9h).
VII Mostra de Cinema de Ouro Preto, CINEOP, Brasil.
2012 - 2012
Cinema Mundial. (Carga horária: 56h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
2010 - 2012
FUNDAMENTAÇÃO EM PEDAGOGIA WALDORF.
CENTRO DE FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO VALE DE LUZ, VALE DE LUZ, Brasil.
2008 - 2010
Oficina de escrita e criação literária. (Carga horária: 300h).
Confraria da Lingua, CL, Brasil.
2006 - 2006
Educação Ambiental, Ética e Sustentabilidade. (Carga horária: 60h).
ONG Educadores para a paz, ONG, Brasil.
2005 - 2005
Conversando sobre Crianças. (Carga horária: 6h).
Dialógico-Núcleo de Gestalt-terapia, DIALÓGICO, Brasil.
2004 - 2004
Introdução à Abordagem Centrada na Pessoa. (Carga horária: 8h).
Centro de Psicologia da Pessoa, CPP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de São João Del-Rei, UFSJ, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Adjunta, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professora Adjunta do Departamento de Ciências da Educação (DECED) lecionando as seguintes disciplinas: Psicologia da Educação; Desenvolvimento e Aprendizagem; Prática e Avaliação na Educação Infantil; Organização do trabalho Acadêmico; Pesquisa e Prática Pedagógica (metodologias de pesquisa); Cinema e Educação; Educação e/do Imaginário. DOU n˚ 10, 13.01.17 - Processo n˚ 23122017257/2016-95

Atividades

03/2017 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Ciências da Educação, .

03/2017 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Organização do trabalho acadêmico
Pesquisa e Prática Pedagógica III
Prática de Avaliação da Educação Infantil
Psicologia da Educação
Desenvolvimento e Aprendizagem
Cinema e educação
09/2017 - 09/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Ciências da Educação, .

Cargo ou função
Membro da Comissão eleitoral para eleição de chefe e subchefe do DECD.
06/2017 - 07/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Ciências da Educação, .

Cargo ou função
Parecerista "ad hoc"de projetos de iniciação científica submetidos aos Editais 003, 004 e 005/2017..

Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: outros, Enquadramento Funcional: Professora Substituta, Carga horária: 20
Outras informações
Professora Substituta do Departamento de Fundamentos da Educação, da Faculdade de Educação. Lecionando as seguintes disciplinas para os cursos de Licenciaturas variadas e Pedagogia: Psicologia da Educação; Psicopedagogia e Educação; Psicologia da Aprendizagem.

Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Contrato Temporário, Enquadramento Funcional: Professora Substituta, Carga horária: 20
Outras informações
Professora da disciplina Psicologia da Educação por dois anos para os cursos de Licenciatura.

Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 14
Outras informações
Integrante do Grupo de Psicologia escolar da Divisão de Psicologia Aplicada - DPA- da UFRJ sob supervisão e orientação de Lilian Ulup. O Estágio compreendia rotina semanal de leitura e estudo e atividade prática semanal na Escola de Educação Infantil da UFRJ, EEI -UFRJ. Onde posteriormente desenvolvi meu trabalho de mestrado.

Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 12
Outras informações
Estagiária da Divisão de Psicologia Aplicada - DPA. Atendimento clínico supervisionado na Abordagem Centrada na Pessoa sob supervisão do professor Rogério Buys.

Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 12
Outras informações
Integrante da equipe de Psicologia Organizacional. Trabalhando com dinâmica de grupo, análise de desempenho, recrutamento e seleção, desenvolvimento organizacional. Colaboradora da pesquisa da tese de doutorado "Confiança e Gestão Organizacional: ?Os Desafios da Liderança nos Tempos Atuais"(Departamento de Psicologia Social/ UFRJ) da prof. Virgínia Drummond.


ESCOLA MUNICIPAL DE PESCADORES, EMP, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: PROFESSORA, Carga horária: 20
Outras informações
Professora da disciplina ' Prática de Comunicação Social e Artes' - PCSA. Projeto coordenado pelo Projeto UFRJmar.


Fundação Carlos Chagas, FCC, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Formadora Regional, Carga horária: 12

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: PESQUISADORA COLABORADORA
Outras informações
Pesquisadora Colaboradora da Pesquisa de Avaliação da Qualidade da Educação Infantil no Brasil.


Escola de Educação Infantil UFRJ, EEI-UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Supervisão pedagógica, Carga horária: 40
Outras informações
Trabalho com supervisão, orientação e planejamento pedagógico. Desenvolvimento de programas de formação continuada junto aos professores e equipe pedagógica, atendimento às famílias, auxiliar de supervisão em Psicologia Escolar. Integrante da Comissão de construção do Projeto Politico Pedagogico da Escola de Educação Infantil da UFRJ.

Vínculo institucional

2004 - 2006
Vínculo: estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária de Psicologia Escolar, Carga horária: 8
Outras informações
Estágio de psicologia escolar junto ao setor de Psicologia da Escola de Educação Infantil da UFRJ, com supervisão semanal de Lilian Ulup. Atuando no atendimento às famílias, organização de períodos de adaptação para entrada de bebês na creche, elaboração de projetos de formação continuada na interface com a Psicologia, avaliação infantil, dentre outras temáticas do campo.


Casa Santa Marta, CSM, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Auxiliar de supervisão, Enquadramento Funcional: Auxiliar de supervisão em Psicologia Escolar, Carga horária: 4


Delegacia Legal, DELEGACIA LEGAL, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: estagiária, Enquadramento Funcional: estagiária, Carga horária: 12
Outras informações
Estagiária ao lado de técncias de atendimento social do Programa Delegacia Legal do Estado do Rio de Janeiro.


Instituto Nacional de Câncer, INCA, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: estagiária, Enquadramento Funcional: estagiária de psicologia, Carga horária: 20


Rede Latino Americana de Educação, Cinema e Audiovisual, REDE KINO, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Outros, Enquadramento Funcional: Secretária Executiva, Carga horária: 8
Outras informações
A Rede KINO congrega educadores, pesquisadores, professores, cineclubistas que atuam com educação e audiovisual em todo o país. Desde 2009 o fórum da KINO vem sendo acolhido na Mostra de Cinema de Ouro Preto - CineOP, evento representativo no circuito alternativo de exibição, preocupado com o tema da preservação do cinema nacional e interessado em abrir o diálogo com educadores e pesquisadores envolvidos com atividades de pesquisa, ensino e extensão no âmbito do cinema e do audiovisual. Atuei na colaboração para sistematizar os projetos participantes, planejamento e dinâmica dos encontros, comunicação do site etc.



Linhas de pesquisa


1.
Educação, Cinema, outros territórios - ECOS

Objetivo: O projeto se integra as atividades do Grupo de Pesquisa em Educação, Filosofia e Imagem - GEFI/UFSJ realizando experiências com o cinema em diferentes territórios, para além da escola. Apostamos na sétima arte como experiência pedagógica estética e política tanto para os que aprendem cinema quanto para os que ensinam. Nesse sentido, o objetivo geral do projeto é acompanhar as contribuições de outros territórios e públicos, atravessados pela experiência do cinema, para a prática e fazer do futuro docente. Os resultados da pesquisa de doutorado que defendi em abril de 2016 abriram uma primeira reflexão sobre modos de docências possíveis no território hospitalar - imprevisível e instável, intensificado pela urgência do encontro. Parto agora para desdobramentos de investigação sobre outros territórios e encontros para o devir docente, entendido como uma experiência de errância e autoria permanentes..
Palavras-chave: Cinema e Educação; cinema e formação docente; cinema e infância.


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Educação, cinema, outros territórios - ECOS
Descrição: O projeto visa realizar e investigar experiências com o cinema em diferentes territórios, para além da escola. Apostamos na sétima arte como experiência pedagógica estética e política tanto para os que aprendem cinema quanto para os que ensinam. Nesse sentido, o objetivo geral do projeto é acompanhar as contribuições de outros territórios e públicos, atravessados pela experiência do cinema, para a prática e fazer do futuro docente. Os resultados da pesquisa de doutorado que defendi em abril de 2016 abriram uma primeira reflexão sobre modos de docências possíveis no território hospitalar - imprevisível e instável, intensificado pela urgência do encontro. Parto agora para desdobramentos de investigação sobre outros territórios e encontros para o devir docente, entendido como uma experiência de errância e autoria permanentes..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .
Integrantes: Fernanda Omelczuk Walter - Coordenador / Jacqueline Castro - Integrante / Pedro Garbo - Integrante / Roberth Mathias - Integrante / Isabela Coura - Integrante / Stella Silveira Resende - Integrante / Raiane Leite - Integrante.
2017 - Atual
EDITAL PIBIC 003/2017/UFSJ - Experiências sensíveis com a sétima arte: outros cinemas, outros territórios, outras formas de formar?
Descrição: Projeto de Iniciação Científica que visa realizar e investigar as ressonância de experiências com o cinema em diferentes territórios, sendo as ações de ver, falar sobre e fazer cinema com o público idoso em uma instituição de longa permanência ? Albergue Santo Antônio, em São João Del Rei - o primeiro campo de pesquisa. Os objetivos do projeto são: Criar encontros para exibição fílmica junto aos idosos, acompanhantes e equipe; Realizar exercícios simples de criação cinematográfica com os idosos, acompanhantes e equipe tais como ?Minuto Lumiére?, Filmado/Montado/ 5 fotos/1 história/pontos de vista dentre outros. Identificar as contribuições de outros territórios e públicos (neste caso uma Instituição de Longa Permanência e idosos), atravessados pela experiência do cinema, para a prática, fazer e criação do futuro docente; Acompanhar e compartilhar modos e efeitos de invenção e reinvenção subjetivas que o encontro com a alteridade do cinema provoca tanto nos idosos quanto nos futuros professores e no fazer docente com autoria..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Fernanda Omelczuk Walter - Coordenador / Jacqueline Castro - Integrante / Michelle Rodrigues - Integrante.
2013 - 2015
Cinema e Velhice: a imaginação atravessando a memória
Descrição: Projeto de Pesquisa e extensão de experiências de cinema com idosos. O cinema grava, marca e expressa no tempo aquilo que a memória às vezes deixa escapar. O que pessoas com mais de 60 anos se interessaram por enquadrar e gravar no mundo? Esta é uma atividade em que, por um lado, (re)aprende-se a olhar, a sentir e a perceber o cotidiano na sua ação, beleza e surpresa. Por outro lado, neste mesmo processo, os participantes confeccionam e projetam no tempo e no espaço imagens em movimento perspectivadas por suas memórias, experiências e visões de mundo. Com isto, esperamos contribuir com o desenvolvimento de meios que favoreçam a maior participação social, cultural e política desta população. Atuei no projeto como coordenadora executiva..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Fernanda Omelczuk Walter - Coordenador / GISELA PASCALE - Integrante / Gabriel Monteiro - Integrante / Adriana Mabel Fresquet - Integrante / ANA LUCIA SOUTTO MAYOR - Integrante / VERONICA SOARES - Integrante / ADRIANA ASN CESO - Integrante.Financiador(es): FAPERJ - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 1
2012 - 2017
Cinema no hospital?
Descrição: O projeto investiga as experiências de cinema que são realizadas com as crianças e adolescentes nas enfermarias do Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira (IPPMG) no campus do Fundão, UFRJ. O projeto continua acontecendo, porém minha atuação foi até o início de 2017..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Fernanda Omelczuk Walter - Integrante / Adriana Fresquet - Coordenador / Angela Santi - Integrante.
Número de produções C, T & A: 6
2012 - Atual
Curriculo e Linguagem Cinematográfica na Educação Básica
Descrição: Este projeto nasce como desdobramento do projeto de pesquisa Cinema Para Aprender e Desaprender (2006-2009), e se desenvolve na Faculdade de Educação em pareceria com a Cinemateca do MAM, o Colégio de Aplicação/UFRJ e o IPPMG/UFRJ fazendo uma experiência de introdução ao cinema dentro e fora da escola. O projeto está criando um Centro Referencial de Pesquisa e Docência em Cinema e Educação e 4 Escolas de Cinema em escolas públicas do Rio. O objetivo consiste em pesquisar as experiências de aprendizagem como introdução ao cinema com alunos e professores de Educação Básica dentro e fora da escola (hospital pediátrico, cinemateca). Prevemos a produção de materiais didáticos (gráfico e digital) que facilitem o acesso ao professor leigo para fazer uma apropriação da linguagem cinematográfica em sintonia com as atividades curriculares e de extra-turno. Dentro desta proposta atuei no projeto de pesquisa e extensão CINEMA NO HOSPITAL? que investiga o ensino do cinema para crianças em ambiente hospitalar, que resultou na tese de doutorado que defendi em 2016 "O que se aprende quando se aprende cinema no hospital?"..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2017 - Atual
Educação, Cinema, outros territórios
Descrição: O programa consiste na articulação e consolidação de ações de cinema e educação nos âmbitos do ensino, da pesquisa e da extensão. O objetivo geral é a realização de experiências de introdução ao cinema como arte junto a professores, alunos, crianças, adultos em diferentes territórios. Ela se concretiza no desenvolvimento de duas ações: um curso periódico de extensão para professores e alunos de licenciaturas variadas com vistas a aprendizagem da sétima arte e suas potências pedagógicas; e atividades de cineclube e oficinas de cinema para públicos diversos, junto ao Albergue Santo Antônio e no Centro Comunitário São Dimas. Os fundamentos do programa amparam-se na pedagogia da criação de Alain Bergala ? em diálogo com autores do campo de saberes e práticas da Psicologia e Filosofia da Educação..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2012 - 2016
Cinema no Hospital?
Descrição: O Projeto de Extensão Cinema no Hospital faz parte do Projeto de Extensão Cinema para Aprender e Desaprender, coordenado pela Prof.Dr. Adriana Fresquet, minha orientadora de doutorado. Atividades de criação cinematográfica nas enfermarias e cine clube mensal para toda equipe médica..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Fernanda Omelczuk Walter - Integrante / Adriana Mabel Fresquet - Coordenador / Angela Santi - Integrante / Aline Monteiro - Integrante / João Paulo Oliveira - Integrante.
2012 - 2016
Cinema e Velhice: a imaginação atravessando a memória
Descrição: Projeto de extensão do CINEAD, desenvolvimento de atividades de criação cinematográfica com os idosos..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) .
Integrantes: Fernanda Omelczuk Walter - Coordenador / Adriana Fresquet - Integrante / Gisela Pascale Leite - Integrante / Gabriel Monteiro - Integrante / ANA LUCIA SOUTTO MAYOR - Integrante / VERONICA SOARES - Integrante / ADRIANA ASN CESO - Integrante.


Outros Projetos


2017 - Atual
PIBID Pedagogia - Cinema e Educação
Descrição: O PIBID/Pedagogia propõe um trabalho que tenha a cinematografia como centralidade. Esse trabalho se justifica na utilização crescente do cinema na escola e na formação de professores, embora, forçoso reconhecer, nem sempre como uma prática cultural, com possibilidades formadoras e transformadoras. Essa arte, como todas as demais, tem possibilidades infinitas de construção e desconstrução, de aprendizagem e desaprendizagem sobre o mundo e sobre nós mesmos. Sua linguagem peculiar constrói e desconstrói sentidos possíveis e potenciais, como em um caleidoscópio onde circulam imagens, sons, emoções e sensibilidades que tomam diferentes formas e conotações à medida que a movimentamos..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) .
Integrantes: Fernanda Omelczuk Walter - Coordenador / Sara Lima - Integrante / Raiane Ribeiro - Integrante / Gabriela Firmino - Integrante / Leila Fagundes - Integrante / Bianca Costa - Integrante / Tais Veridiane - Integrante / Estéfane Silveira - Integrante / Bruna Jardim - Integrante / Karina Daniely - Integrante / Andreia Seixas - Integrante / Adeli Zerlotini - Integrante / Angelica Silva - Integrante.


Revisor de periódico


2013 - Atual
Periódico: Revista Temática Kairós Gerontologia
2016 - Atual
Periódico: Ciberlegenda
2017 - Atual
Periódico: Cadernos da Educação UFPEL
2017 - Atual
Periódico: Revista Temática Digital - ETD


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia da Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de Professores.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem/Especialidade: Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação infantil.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2017
Tese de doutorado indicada ao Prêmio Capes de melhor tese, Programa de Pós Graduação em Educação da UFRJ - PPGE/UFRJ.
2010
Moção emitida pelo Departamento de Fundamentos da Educação - EDF/UFRJ, Departamento de Fundamentos da Educação - EDF/UFRJ.
2005
Menção Honrosa - XXVII JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA ? UFRJ, 2005., Universidade Federal do Rio de Janeiro.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
6OMELCZUK, Fernanda Walter2017OMELCZUK, Fernanda Walter; SCARELI, G. ; FERNANDES, P. . Travessias entre imagens, educação e filosofia. Linha Mestra, v. 33, p. 3-7, 2017.

2.
5OMELCZUK, Fernanda Walter2017OMELCZUK, Fernanda Walter; SCARELI, G. ; FERNANDES, P. ; TZORTZATO, A. ; BARCELOS, A. C. ; RESENDE, C. ; LOPES, H. ; BARROS, L. ; WUNDER, M. ; ABREU, T. ; QUAGLIA, P. . Travessias e travessuras fotográficas: experimentos imagéticos por São João del-Rei. Linha Mestra, v. XI, p. 83, 2017.

3.
1OMELCZUK, Fernanda Walter2017OMELCZUK, Fernanda Walter. Cinema no hospital? Hipóteses, experimentações e aprendizagens de uma pesquisa. Revista Digital do Laboratório de Artes Visuais ? UFSM/RS, v. 10, p. 31, 2017.

4.
8OMELCZUK, Fernanda Walter2016OMELCZUK, Fernanda Walter. Uma aposta no invisível: o fazer filosofia com crianças. Revista Contemporânea de Educação, v. 11, p. 236, 2016.

5.
2OMELCZUK, Fernanda Walter2016 OMELCZUK, Fernanda Walter; FRESQUET, A. . Por que aprender cinema no hospital? Experimentações com a sétima arte em contexto não formal de educação. Revista GEARTE, v. 3, p. 412-426, 2016.

6.
4OMELCZUK, Fernanda Walter;WALTER, FERNANDA OMELCZUK2015 OMELCZUK, Fernanda Walter; FRESQUET, A. ; SANTI, A. . Educação, Cinema e Infância: um olhar sobre práticas de cinema em hospital universitáio. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, v. 19, p. 387-392, 2015.

7.
7OMELCZUK, Fernanda Walter;WALTER, FERNANDA OMELCZUK2015OMELCZUK, Fernanda Walter; MONTEIRO, G. . Imagens de uma nova velhice: considerações a partir do filme E se vivêssemos todos juntos?. Revista Temática Kairós Gerontologia, v. 17, p. 245-259, 2015.

8.
3WALTER, FERNANDA OMELCZUK2015 WALTER, FERNANDA OMELCZUK. O lugar do pedagógico nos filmes feitos para crianças. PRÓ-POSIÇÕES (UNICAMP. ONLINE), v. 26, p. 185-204, 2015.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
OMELCZUK, Fernanda Walter. Cinema e Educação: a lei 13.006, reflexões, perspectivas e propostas. 1. ed. Universo Produção, 2015.

2.
OMELCZUK, Fernanda Walter; MARTINS, G. ; FARIA, G. M. M ; MAIA, L. Vera . Não Conta pra Ninguém. 1. ed. Porto Alegre: Edelbra, 2014. 96p .

3.
FRESQUET, A. ; GABRIEL, C. T. ; MIGLIORIN, C. ; LEANDRO, A. ; PEREIRA, M. L. ; BARRA, R. ; DOMINGUES, G. R. ; OMELCZUK, Fernanda Walter . CURRÍCULO DE CINEMA PARA ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA. 1. ed. , 2013.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
OMELCZUK, Fernanda Walter; CASTRO, J. . Cinema e formação de professores: poesia, invenção e delírios imagéticos no encontro intergeracional. In: Litertarura na escola - II Cilclo de debates do GPEALE, 2018, São Joao del-Rei. Cinema e formação de professores: poesia, invenção e delírios imagéticos no encontro intergeracional, 2018.

2.
OMELCZUK, Fernanda Walter. Aprender Cinema no hospital: experiências e deslocamentos com adultos, a infância e a docência. In: 38 Reunião Nacional ANPED, 2017, São Luis do Maranhão. GT16 - Educação e Comunicação ? Trabalho 417, 2017.

3.
OMELCZUK, Fernanda Walter; BERTI, A. ; DOMINGUES, G. R. . Cinema e educação: diferentes contextos e outras apropriações. In: 11 Encontro de Pesquisa em Educação na região sudeste -Anpedinha, 2014, São João del - Rei - UFSJ. 11 Encontro de Pesquisa em Educação na região sudeste -Anpedinha, 2014.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
OMELCZUK, Fernanda Walter. Se o relatório fosse do Victor? Exercícios para uma educação selvagem. In: Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual- SOCINE, 2017, João Pessoa. Seminário Temático Cinema e Educação, 2017.

2.
OMELCZUK, Fernanda Walter. Educação e cinema no/do hospital: experiências e deslocamentos. In: Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual, 2016, Curitiba. XX SOCINE - Convergências no/do cinema, 2016.

3.
OMELCZUK, Fernanda Walter. Cinema no hospital: inventando experiências de cinema, aprendizagem e educação com crianças e adolescentes hospitalizados. In: III COCCAL - Colóquio de Cinena e Arte na América Latina, 2015, Niterói - RJ. Relatos Selvagens: tensões, disputas e desvios, 2015.

Artigos aceitos para publicação
1.
OMELCZUK, Fernanda Walter. Cinema-Educação na América Latina: reflexões metodológicas a partir do diálogo Brasil-Cuba. ETD: EDUCAÇÃO TEMÁTICA DIGITAL, 2019.

2.
OMELCZUK, Fernanda Walter. Cinema no hospital? Hipóteses, experimentações e aprendizagens de uma pesquisa. Revista Digital do Laboratório de Artes Visuais ? UFSM/RS, 2017.

3.
OMELCZUK, Fernanda Walter; SANTI, A. ; FRESQUET, A. . Educação, Cinema e Infância: um olhar sobre práticas de cinema em hospital universitário. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, 2015.

4.
OMELCZUK, Fernanda Walter. O lugar do pedagógico nos filmes feitos para crianças. Múltiplas Proposições para a Educação em Arte, 2015.

5.
OMELCZUK, Fernanda Walter; MONTEIRO, G. . Imagens de uma nova velhice: considerações a partir do filme E se vivessemos todos juntos?. Revista Kairós, 2015.

Apresentações de Trabalho
1.
OMELCZUK, Fernanda Walter; CASTRO, Jacqueline . Cinema e formação de professores: poesia, invenção e delírios imagéticos no encontro intergeracional. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
OMELCZUK, Fernanda Walter. Da iniciação à docência à iniciação ao cinema: experimentações com a sétima arte no PIBID Pedagogia. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
OMELCZUK, Fernanda Walter. Aprender Cinema no hospital: experiências e deslocamentos com adultos, a infância e a docência. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
OMELCZUK, Fernanda Walter. Se o relatório fosse do Victor? Exercícios para uma educação selvagem. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
OMELCZUK, Fernanda Walter. Educação e Cinema no/do hospital: experimentações e deslocamentos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
OMELCZUK, Fernanda Walter. Acessibilidade ao Cinema no hospital: uma experiência de educação e saúde estética com crianças hospitalizadas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
OMELCZUK, Fernanda Walter. Cinema no hospital: inventando experiências de educação, aprendizagem e criação com crianças com crianças e adolescentes hospitalizados. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
OMELCZUK, Fernanda Walter. Experiência Doutorado Sanduíche. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

9.
OMELCZUK, Fernanda Walter; SANTI, A. ; FRESQUET, A. M. . Educação, Cinema e Infância: compromisso Social através de Práticas de Cinema em Hospital Universitáio. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
OMELCZUK, Fernanda Walter. Apresentação no Case de Restauração. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

11.
OMELCZUK, Fernanda Walter; DOMINGUES, G. R. ; BERTI, A. . Cinema e Educação: diferentes contextos e outras apropiações. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
OMELCZUK, Fernanda Walter. Aprender e Desaprender com o Cinema no Hospital. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
OMELCZUK, Fernanda Walter; PASCALE, G. . Cinema com as cuidadoras de Criança do CRMM. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

14.
OMELCZUK, Fernanda Walter; FARIA, G. M. M . Conversas sobre Abordagem Centrada na Pessoa e Arte: Literatura e Cinema como (re)invenção de mundos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

15.
OMELCZUK, Fernanda Walter. Conversando com Crianças na Educação Infantil: suas percepções sobre as interações e situações vividas no espaço escolar. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

16.
OMELCZUK, Fernanda Walter. Olhares e impressões de crianças sobre seus professores em interação com elas. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

17.
OMELCZUK, Fernanda Walter; RISCADO, M. . Ações e reações durante a Implantação de uma nova proposta pedagógica para a educação infantil. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

18.
OMELCZUK, Fernanda Walter; TEIXEIRA, Natalia . A reflexão Crítica nas Práticas psicológicas e docentes no ambiente escolar. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

19.
BHERING, E. ; SARKIS, Alessandra ; OMELCZUK, Fernanda Walter . Período de Transição e bem estar: um estudo com bebês e seus pais. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

20.
OMELCZUK, Fernanda Walter; SARKIS, Alessandra ; BARROS, J. . Escutas, discursos em circulação: práticas de psicólogos na contracorrente. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

21.
OMELCZUK, Fernanda Walter. Diálogo Experiencial: relato de um trabalho com professores. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

22.
OMELCZUK, Fernanda Walter; OLIVEIRA, N. T. . A reflexão Critica nas práticas psicológicas e docentes no ambiente escolar. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

23.
OMELCZUK, Fernanda Walter. Buscando Indicadores que satisfaçam nossas aspirações humanas. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
OMELCZUK, Fernanda Walter. Oficina de Cinema para crianças, 2015. (Tradução/Livro).

2.
OMELCZUK, Fernanda Walter. O que se aprende quando se aprende cinema no hospital? 2013 (Curriculo de Cinema para Escolas de Educação Básica).

3.
OMELCZUK, Fernanda Walter. Construindo limites 2007 (Informativo Interno da EEI UFRJ).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
OMELCZUK, Fernanda Walter. Comissão de Análise da Área de Fundamentos Biológicos da Educação da FE- UFRJ. 2010.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
OMELCZUK, Fernanda Walter. Ciclos de Cinema da Pedagogia. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
OMELCZUK, Fernanda Walter. Cinema e Educação: o plano, menor célúla do cinema. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
OMELCZUK, Fernanda Walter. Oifcina de Câmara escura. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
OMELCZUK, Fernanda Walter. Oficina: Aprender e Desaprender com Kiriku e a feiticeira. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
OMELCZUK, Fernanda Walter. Oficina de Brinquedos ópticos: a infância do cinema. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
OMELCZUK, Fernanda Walter. Cardápio Fílmico. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material pedagógico para oficinas de cinema com crianças).

6.
OMELCZUK, Fernanda Walter. Taller Haciendo Cine en el hospital. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
OMELCZUK, Fernanda Walter; MONTEIRO, G. ; PASCALE, G. ; MAYOR, A. L. S. ; SOARES, V. . Cinema e Velhice: encontros para ver, fazer e falar. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
OMELCZUK, Fernanda Walter; PASCALE, G. . Cuidadora de Crianças. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
OMELCZUK, Fernanda Walter; BHERING, E. ; SARKIS, Alessandra ; SILVEIRA, A. F. ; DURAES, S. . Cuidadoras de Crianças. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

10.
OMELCZUK, Fernanda Walter; DURAES, S. . Workshop: A criança e suas infâncias hoje. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Produção artística/cultural
Artes Cênicas
1.
OMELCZUK, Fernanda Walter. Auto de Natal_Grupo Cambalhota. 1995. Teatral.

Artes Visuais
1.
OMELCZUK, Fernanda Walter. Caminho das Lanternas. 2016. Filme.

2.
OMELCZUK, Fernanda Walter; MONTEIRO, G. . Idosos e tecnologia: criando olhares. 2015. Instalação.

3.
OMELCZUK, Fernanda Walter; SANTOS, J. P. R. ; TELES, F. ; RIESS, E. . Humanização IPPMG. 2014. Filme.

4.
OMELCZUK, Fernanda Walter. Mi primer día de radiación. 2014. Filme.

5.
OMELCZUK, Fernanda Walter; FRESQUET, A. ; OLIVEIRA, J. P. ; OLIVEIRA, R. . Abecedário de Cinema com Ignácio Aguero. 2013. Filme.

6.
FRESQUET, A. ; OMELCZUK, Fernanda Walter ; OLIVEIRA, J. P. ; OLIVEIRA, R. . Abecedário de Cinema com Vincent Carelli. 2012. Filme.

Outras produções artísticas/culturais
1.
OMELCZUK, Fernanda Walter. Platéias Hospitalares (Doutores da Alegria: Arte, Formação, Desenvolvimento). 2013 (Atividades Culturais/Artisticas).

2.
OMELCZUK, Fernanda Walter. Orquestra Voadora. 2013 (Atividades Culturais/Artisticas).

3.
OMELCZUK, Fernanda Walter. Platéias Hospitalares (Doutores da Alegria Arte, Formação e Desenvolvimento). 2011 (Apresentação Artística Musical).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
OMELCZUK, Fernanda Walter; DUARTE, Rosália; GRAMMONT, J.. Participação em banca de Larissa Maria da Silva Afonso. O menino é cego, depois ele é gay e dá tudo certo no final, a pedagogia cultural do filme "Hoje eu quero voltar sozinho". 2018. Dissertação (Mestrado em Processos Socioeducativos e Práticas Escolares) - Universidade Federal de São João Del-Rei.

2.
OMELCZUK, Fernanda Walter; FERNANDES, P.; SCARASSATTI, M. A. F.; SCARELI, G.. Participação em banca de Luciano de Barros Carneiro. Morte e vida Severina: uma cartografia por entre sons e imagens. 2018. Dissertação (Mestrado em Processos Socioeducativos e Práticas Escolares) - Universidade Federal de São João Del-Rei.

Qualificações de Mestrado
1.
OMELCZUK, Fernanda Walter; WUNDER, A.; SCARELI, G.; FERNANDES, P.. Participação em banca de Heloísa Baumgratz Lopes Agostinho. Perambulando com Alice entre imagens, literatura e educação. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Processos Socioeducativos e Práticas Escolares) - Universidade Federal de São João Del-Rei.

2.
OMELCZUK, Fernanda Walter; FERNANDES, P.; Guimarães, Paula; Bedin, Luciano. Participação em banca de Tainah de Castro Abreu. Surgimento e extinção de uma escola: andanças por entre pedagogias e organizações em busca das memórias, dos afectos, das experiências e dos estranhamentos. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Processos Socioeducativos e Práticas Escolares) - Universidade Federal de São João Del-Rei.

3.
OMELCZUK, Fernanda Walter; DUARTE, Rosália; GRAMMONT, J.. Participação em banca de Larissa Maria da Silva Afonso. O cinema como Pedagogia Cultural: Educação e Produção de sentidos em um filme brasileiro". 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Processos Socioeducativos e Práticas Escolares) - Universidade Federal de São João Del-Rei.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
FRESQUET, A.; OMELCZUK, Fernanda Walter; Gisela Pascale. Participação em banca de Maristela da Cunha Porto. TV Criança: Professores e Crianças sujeitos de Direitos. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
FRESQUET, A.; OMELCZUK, Fernanda Walter; PASCALE, G.. Participação em banca de Elaine Brites Dias Valença. O Desafio de Educar através das Mídias AudioVisuais. 2012.

3.
OMELCZUK, Fernanda Walter. Participação em banca de VANDA DA PENHA VASILENSKAS. BRINCANDO E APRENDENDO COM A TECNOLOGIA. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
FRESQUET, A.; OMELCZUK, Fernanda Walter; MONTEIRO, A.. Participação em banca de Leonardo Cesar Alvez Moreira.Abecedário das (in)visibilidades: Cinema e Criação no Instituto Benjamin Constant, da Escola à Mostra de Cinema de Ouro Preto. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Literatura na escola: II Ciclo de debates do GPEALE.Literatura, outras artes e áreas do conhecimento. 2018. (Encontro).

2.
IV Seminário de Pesquisa e Extensão do EDF/FE/UFRJ.Mesa Redonda 2. 2017. (Seminário).

3.
Convención, Festival y Feria Internacional de Radio y TV. 2014. (Seminário).

4.
Festival Internacional de Cinema Infantil - FICI. 2013. (Outra).

5.
Fórum Pensar a Infância / Linguagens Audiovisuais para a infancia. 2013. (Outra).

6.
II Encontro Nacional de Formação de Docentes em Artes.Aprender e Desaprender com o Cinema no Hospital. 2013. (Encontro).

7.
Sociedade Brasileiro de estudos de Cinema e Audiovisual. 2013. (Outra).

8.
A falsa ficção e/ou documentário de Inveção: Narrativas Contemporâneas (7° Mostra de Cinema de Ouro Preto). 2012. (Oficina).

9.
Encontro Internacional de Educação Não Formal e Formação de Professores.APRENDER E DESAPRENDER COM O CINEMA NO HOSPITAL. 2012. (Encontro).

10.
IV Forum da Rede KINO - 7° Mostra de Cinema de Ouro Preto. 2012. (Outra).

11.
LISE 23 anos - estudos e pesquisas em debate.Cinema para aprender e desaprender:atividades de ensino, pesquisa e extensão. 2012. (Encontro).

12.
14 th ECERS International NetWork Meeting. 2011. (Encontro).

13.
Projeto Alunos Contadores de História IPPMG.Introdução a Literatura Infantil. 2010. (Oficina).

14.
SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA EDUCAÇAO INFANTIL. 2010. (Seminário).

15.
III Encontro Internacional de Cinema e Educação da UFRJ e I Fórum da rede Kino:Rede Latino Americana de Educação, Cinema e Audiovisual.Cinema e Educação: Oficina de Audiovisual do UFRJmar. 2009. (Encontro).

16.
VII Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento. Conversando com Crianças na Educação Infantil:suas pecepoções sobre as interações e situações vividas no espaço escolar. 2009. (Congresso).

17.
VII Feira Literária Internacioanl de Paraty - FLIP 2009.Oficina Docdrama - Oficina de construção de documentário dramatizado para jovens da FLIPzona. 2009. (Outra).

18.
II Jornada Interna da Escola de Educação Infantil da UFRJ.O que as crianças pensam de nós? Percepção das crianças sobre as interações com seus professores.. 2008. (Outra).

19.
Seminário Abordagem Centrada na Pessoa e Educação.Abordagem Centrada na Pessoa e Formação de Professores. 2008. (Seminário).

20.
Seminário de Intercâmbio EEFD / CBENEQ: Diálogos Brasil ? México..A escola de Educação infantil da UFRJ e sua proposta pedagógica. 2008. (Seminário).

21.
Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação - ANPED. 2007. (Congresso).

22.
III Simpósio de Psicologia- Psicologia e Inclusão Social: Educação, Clínicas e Comunidades.Olhares, Escutas, Discursos em Circulação - Práticas de Psicólogos na Contracorrente. 2007. (Simpósio).

23.
I Jornada de Saúde Mental e Psicologia Médica da Abordagem Centrada na Pessoa. 2007. (Simpósio).

24.
I Jornada Interna da Escola de Educação Infantil da UFRJ.Ações e reações durante a implantação de uma nova proposta pedagógica para a educação infantil. 2007. (Outra).

25.
VIII Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional. A reflexão crítica nas práticas psicológicas e docentes no ambiente escolar. 2007. (Congresso).

26.
XXXVII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. Período de Inserção e bem estar: um estudo com bebês e seus pais. 2007. (Congresso).

27.
Jornada do Centro de Psicologia da Pessoa.Educação Experiencial: relato de um trabalho com educação infantil. 2006. (Simpósio).

28.
VI Fórum Brasileiro da Abordagem Centrada na Pessoa.VI Fórum Brasileiro da Abordagem Centrada na Pessoa. 2005. (Encontro).

29.
XVII Jornada de Iniciação Cientifica. A REFLEXÃO CRÍTICA NAS PRÁTICAS PSICOLÓGICAS E DOCENTES NO AMBIENTE ESCOLAR. 2005. (Congresso).

30.
Jornada da Abordagem Centrada na Pessoa.Participação na Jornada sobre Práticas Brasileiras Atuais na Abordagem Centrada na Pessoa, promovido pelo CPP e pelo Instituto de Psicologia da UFRJ. 2004. (Simpósio).

31.
II Congresso de Psicologia da UFRJ. Apresentação do trabalho: TRABALHO E REALIZAÇÃO PESSOAL:PESQUISANDO INDICADORES QUE SATISFAÇAM NOSSAS ASPIRAÇÕES HUMANAS. 2003. (Congresso).

32.
III Fazeres do Psicologo na Prisão.Participação no III Fazerers do Psicólogo na Prisão: Passos e Impasses. 2003. (Encontro).

33.
Liderança Organizacional no Cenário Contemporâneo.Participação como pesquisador-colaborador do Workshop sobre Liderança Organizacional no Cenário Contemporâneo para gerentes da Osklen. 2003. (Outra).

34.
WORKSHOP SOBRE LIDERANÇA ORGANIZACIONAL NO CENÁRIO CONTEMPORÂNEO.Participação como pesquisador-colaborador no Workshop JFW sobre Liderança Organizacional no Cenário Contemporâneo. 2003. (Outra).

35.
XXV Jornada de Iniciação Cientifica. Apresentação do trabalho : CONSTRUÇÃO DE ESTRATÉGIAS EM PESQUISA ORGANIZACIONAL:RELATO DE UMA APLICAÇÃO PILOTO. 2003. (Congresso).

36.
XXV Jornada de iniciação Cientifica da UFRJ. Apresentação do trabalho: O PAPEL DO LIDER NA CONSTRUÇÃO DA CONFIANÇA: UM EXEMPLO DE INSTRUMENTAÇÃO EM PESQUISA NO CAMPO ORGANIZACIONAL. 2003. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
OMELCZUK, Fernanda Walter. IV Seminário de Pesquisa e Extensão do Departamento de Fundamentos da Educação da UFRJ. 2017. (Outro).

2.
OMELCZUK, Fernanda Walter. VII Encontro com Imagens e Filosofia - Travessias. 2017. (Outro).

3.
OMELCZUK, Fernanda Walter. Mini Curso Cinema- Educação (Pibid Cinema na escola ). 2017. (Outro).

4.
OMELCZUK, Fernanda Walter; FORTINI, P. . Conversas sobre experimentações pedagógicas. 2016. (Outro).

5.
OMELCZUK, Fernanda Walter. II Jornada Interna da Escola de Educação Infantil da UFRJ. 2008. (Outro).

6.
OMELCZUK, Fernanda Walter. I Jornada Interna da Escola de Educação Infantil da UFRJ. 2007. (Outro).

7.
OMELCZUK, Fernanda Walter. II Congresso de Psicologia da UFRJ. 2003. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Sara Tatiane Lima. Infância, educação e cinema: aprendizagens com o Pibid Pedagogia. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São João Del-Rei. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Jacqueline de Castro. Experiências sensíveis com a sétima arte junto a idosos do albergue Santo Antônio. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de São João Del-Rei. (Orientador).



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
2OMELCZUK, Fernanda Walter2016 OMELCZUK, Fernanda Walter; FRESQUET, A. . Por que aprender cinema no hospital? Experimentações com a sétima arte em contexto não formal de educação. Revista GEARTE, v. 3, p. 412-426, 2016.


Artes Visuais
1.
OMELCZUK, Fernanda Walter; MONTEIRO, G. . Idosos e tecnologia: criando olhares. 2015. Instalação.



Outras informações relevantes


Membra do Grupo de Pesquisa em Educação, Filosofia e Imagem - GEFI. O Gefi, desde o seu ano de criação, em 2011, tem organizado o evento chamado "Encontro com Imagens e Filosofia" que reúne, anualmente, pesquisadores da área de Educação e outras áreas afins, com pesquisas que transversalizam filosofia, imagens, arte, cinema, literatura. Coordenação de Giovana Scarelli e Priscila Correia Fernandes. E Membra do Grupo de Pesquisa Cinema para Aprender e Desaprender - CINEAD/UFRJ, coordenado pela Prof. Adriana Fresquet. O CINEAD pesquisa experiência de cinema com públicos variados dentro e fora da escola e é uma das principais referências nacionais na pesquisa em cinema-educação.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 12/12/2018 às 20:03:45