Talles Brito Viana

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1855683100038174
  • Última atualização do currículo em 23/09/2018


Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Paraíba (2007) e mestrado em Informática pela Universidade Federal da Paraíba (2011). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Recuperação de Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: Busca e Recuperação, Complexidade de Computação, Avaliação de Desempenho e Engenharia de Software. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Talles Brito Viana
Nome em citações bibliográficas
VIANA, T. B.;BRITO, TALLES

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal do Ceará - Reitoria, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ.
Rodovia CE - 292
Gisélia Pinheiro
63115500 - Crato, CE - Brasil


Formação acadêmica/titulação


2008 - 2011
Mestrado em Informática.
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
Título: Uma Técnica de Indexação de Dados Semi-Estruturados para o Processamento Eficiente de Consultas com Ramificação,Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: Glêdson Elias da Silveira.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Recuperação de Informação; Análise e Projeto de Algoritmos; Banco de Dados; Engenharia de Software.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Teoria da Computação / Especialidade: Análise de Algoritmos e Complexidade de Computação.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação / Especialidade: Engenharia de Software.
2003 - 2007
Graduação em Ciência da Computação.
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
Título: Uma Análise das Tecnologias e Engenhos de Busca Adotados em Repositórios de Componentes e Sistemas Web.
Orientador: Glêdson Elias da Silveira.
2000 - 2002
Curso técnico/profissionalizante.
Escola Agrotécnica Federal de Crato, EAFC, Brasil.




Formação Complementar


2018 - 2018
Essential English Course at Advanced Level. (Carga horária: 72h).
Stafford House San Francisco, SHSFO, Estados Unidos.
2017 - 2018
English Linguistic. (Carga horária: 140h).
Wizard Brasil, WIZARD, Brasil.
2008 - 2009
English for Technology. (Carga horária: 120h).
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
2000 - 2002
Técnico em Informática.
Escola Agrotécnica Federal de Crato, EAFC, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal do Ceará, IFCE, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Efetivo, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Produtividade ProAPP, Carga horária: 16

Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Produtividade ProAPP, Carga horária: 16


Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Bolsista DTI/CNPq - Nível 3, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Bolsista CAPES, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Bolsista PIBIC, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 20

Atividades

1/2008 - 6/2008
Estágios , Centro de Ciências Exatas e da Natureza - Campus I, Departamento de Informática.

Estágio realizado
Estágio Docência.


Projetos de pesquisa


2016 - 2017
Um Software Tradutor da Língua de Sinais para o Auxílio Comunicativo entre Comunidades Surda e Ouvinte
Descrição: Em geral, os surdos têm dificuldade para se comunicar com pessoas não conhecedoras da Língua de Sinais (LS). Com o objetivo de lidar com tal dificuldade, atualmente, têm sido propostos novos aplicativos para dispositivos móveis que são capazes de traduzir expressões da Língua Portuguesa (LP) para gestos da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) por meio da animação de um intérprete virtual 3D. Como exemplos, podemos citar os aplicativos ProDeaf e HandTald. Tais aplicativos possibilitam que websites sejam acessíveis em LIBRAS ao converter o texto dos websites em animações de um intérprete virtual 3D. Em contrapartida, mesmo com a existência destes aplicativos, atualmente, ainda existe a necessidade de novos aplicativos que propiciem uma abordagem de tradução bidirecional, ou no mínimo inversa. Isto é, possibilitar que os gestos em LIBRAS sejam reconhecidos e traduzidos para a Língua Portuguesa, de forma a facilitar que o indivíduo não conhecedor da LIBRAS possa compreender o significado de cada gesto. Com isto, o indivíduo não conhecedor da LIBRAS poderia interagir com o indivíduo surdo através do auxílio deste novo aplicativo. Dada esta problemática, neste projeto de pesquisa é proposto o desenvolvimento de um novo aplicativo, o qual através de uma câmera, seja capaz de detectar, capturar, reconhecer os sinais da LIBRAS e propiciar a tradução dos mesmos para a Língua Portuguesa. Desta forma, a comunicação entre indivíduos que possuem deficiência auditiva e os que não possuem pode ser aprimorada ao utilizar esta nova tecnologia como mediadora da comunicação..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Talles Brito Viana - Coordenador / Jayne de Morais Silva - Integrante.
2016 - 2017
Desenvolvimento e Experimentação de Tecnologias para o Armazenamento Distribuído e Recuperação de Documentos Digitais
Descrição: O Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED) surgiu como um conjunto de métodos, técnicas e tecnologias para a conversão e processamento de documentos como informação eletrônica digital. Neste contexto, a fim de tratar problemas relacionados ao gerenciamento de documentos, este projeto de pesquisa propõe desenvolvimento, testes e experimentação de novas tecnologias na área de conhecimento de Sistemas de Informação para a coleta, armazenamento, recuperação e distribuição de documentos com o objetivo de potencializar a eficiência gerencial de documentos. Através da execução do projeto de pesquisa proposto, docente pesquisador e alunos de graduação do curso de Sistemas de Informação do IFCE terão a oportunidade de experimentar e avaliar um novo método para o armazenamento distribuído, indexação e recuperação de documentos digitais. Espera-se que o desenvolvimento deste projeto proveja, em longo e médio prazo, ferramentas e técnicas necessárias para aprimorar efetivamente o gerenciamento eletrônico de documentos de organizações do Cariri e do IFCE Campus Crato..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Talles Brito Viana - Coordenador / Washington Fonseca Santos - Integrante / Carlos Henrique Figueiredo Felipe - Integrante.
2016 - 2017
Desenvolvimento de um Sistema Tradutor para o Auxílio na Comunicação entre Comunidades Surda e Ouvinte
Descrição: Em geral, os surdos têm dificuldade para se comunicar com pessoas não conhecedoras da Língua de Sinais (LS). Com o objetivo de lidar com tal dificuldade, atualmente, têm sido propostos novos aplicativos para dispositivos móveis que são capazes de traduzir expressões da Língua Portuguesa (LP) para gestos da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) por meio da animação de um intérprete virtual 3D. Como exemplos, podemos citar os aplicativos ProDeaf e HandTald. Tais aplicativos possibilitam que websites sejam acessíveis em LIBRAS ao converter o texto dos websites em animações de um intérprete virtual 3D. Em contrapartida, mesmo com a existência destes aplicativos, atualmente, ainda existe a necessidade de novos aplicativos que propiciem uma abordagem de tradução bidirecional, ou no mínimo inversa. Isto é, possibilitar que os gestos em LIBRAS sejam reconhecidos e traduzidos para a Língua Portuguesa, de forma a facilitar que o indivíduo não conhecedor da LIBRAS possa compreender o significado de cada gesto. Com isto, o indivíduo não conhecedor da LIBRAS poderia interagir com o indivíduo surdo através do auxílio deste novo aplicativo. Dada esta problemática, neste projeto de pesquisa é proposto o desenvolvimento de um novo aplicativo, o qual através de uma câmera, seja capaz de detectar, capturar e reconhecer os sinais da LIBRAS e propiciar a tradução dos mesmos para a Língua Portuguesa. Desta forma, a comunicação entre indivíduos que possuem deficiência auditiva e os que não possuem pode ser aprimorada ao utilizar esta nova tecnologia como mediadora da comunicação..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Talles Brito Viana - Coordenador / Iago Franco Bacurau - Integrante / Adriel Vieira Santos - Integrante.
2014 - 2015
Concepção e Implementação de Tecnologia para o Gerenciamento Eletrônico de Documentos
Descrição: O Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED) surgiu como um conjunto de métodos, técnicas e tecnologias para a conversão e processamento de documentos como informação eletrônica digital. Neste contexto, a fim de tratar problemas relacionados ao gerenciamento de documentos, este projeto de pesquisa propõe a concepção, desenvolvimento e implementação de uma nova tecnologia na área de conhecimento de Sistemas de Informação para a coleta, armazenamento, recuperação, distribuição de documentos com o objetivo de potencializar a eficiência gerencial. Através da execução do projeto de pesquisa proposto, bolsistas PIBIC orientados por professor pesquisador terão a oportunidade de propor e experimentar uma nova tecnologia para o Gerenciamento Eletrônico de Documentos. Projeto aprovado no Edital Nº 02/2014-PRPI-IFCE..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Talles Brito Viana - Coordenador / Douglas Rocha - Integrante.
2014 - 2015
Desenvolvimento de Tecnologias para o Gerenciamento Eletrônico de Documentos
Descrição: O Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED) surgiu como um conjunto de métodos, técnicas e tecnologias para a conversão e processamento de documentos como informação eletrônica digital. Neste contexto, a fim de tratar problemas relacionados ao gerenciamento de documentos, este projeto de pesquisa propõe a construção e desenvolvimento de novas tecnologias na área de conhecimento de Sistemas de Informação para a coleta, armazenamento, recuperação, distribuição de documentos com o objetivo de potencializar a eficiência gerencial. Através da execução do projeto de pesquisa proposto, docente pesquisador e alunos de graduação do curso de Sistemas de Informação do IFCE terão a oportunidade de propor e experimentar novos métodos e tecnologias para o Gerenciamento Eletrônico de Documentos. Espera-se que o desenvolvimento deste projeto proveja, em longo e médio prazo, ferramentas e técnicas necessárias para aprimorar efetivamente o gerenciamento de documentos de organizações do Cariri e do IFCE Campus Crato. Projeto aprovado no Edital Nº 08/2014-PROAPP IFCE - Campus Crato pelo Programa de Apoio à Produtividade em Pesquisa (ProAPP) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará ? Campus Crato..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2014 - 2015
Indexação e Recuperação de Documentos em um Sistema Distribuído de Gerenciamento Eletrônico De Documentos
Descrição: O Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED) surgiu como um conjunto de métodos, técnicas e tecnologias para a conversão e processamento de documentos como informação eletrônica digital. Neste contexto, a fim de tratar problemas relacionados ao gerenciamento de documentos, este projeto de pesquisa propõe a concepção, desenvolvimento e implementação de uma nova tecnologia na área de conhecimento de Sistemas de Informação para o armazenamento distribuído, indexação e recuperação de documentos com o objetivo de potencializar a eficiência gerencial. Projeto aprovado no Edital Nº 06/2014-PIBIC IFCE - Campus Crato..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Talles Brito Viana - Coordenador / Afonso Henrique Anastácio Calábria - Integrante / Jonhathas de Sousa Silva - Integrante.
2010 - 2011
Desenvolvimento Distribuído orientado a Linhas de Produtos de Software
Descrição: Este projeto tem por objetivo integrar modelos, metodologias e técnicas de DDS e LPS para conceber processos e ferramentas de desenvolvimento distribuído orientado a linhas de produtos de software. Como inovação e contribuição, os processos e ferramentas resultantes deverão adotar técnicas para caracterizar o ambiente de desenvolvimento composto por equipes de desenvolvimento geograficamente distribuídas.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Talles Brito Viana - Integrante / ELIAS, Glêdson - Coordenador / Marcos Paixão - Integrante / Leila Silva - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2009 - 2010
Concepção e Implementação do Mecanismo Paralelizado de Indexação do Serviço de Busca
Descrição: Este projeto tem como objetivo geral projetar e implementar uma nova versão arquitetural para o serviço de busca que implementa mecanismos de indexação paralelizada e de larga-escala, possibilitando a indexação de componentes de todo o serviço de repositório de forma transparente e com baixo esforço administrativo.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Talles Brito Viana - Integrante / ELIAS, Glêdson - Coordenador / Thiago Ribeiro - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Universidade Federal da Paraíba - Bolsa / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
2009 - 2010
Concepção e Implementação do Mecanismo de Ordenação de Resultados por Relevância do Serviço de Busca
Descrição: Este projeto tem como objetivo geral prover técnicas de ordenação de resultados providos pelo sistema de busca de acordo com métricas de relevância. Este mecanismo de computação de escores de ordenação também deve ser projetado e implementado utilizando uma arquitetura de processamento que utilize os recursos computacionais disponíveis.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Talles Brito Viana - Integrante / ELIAS, Glêdson - Coordenador / Jailton Maciel - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa / Universidade Federal da Paraíba - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
2008 - 2009
Otimização dos Mecanismo de Indexação e Processamento de Consultas do Serviço de Busca
Descrição: Este projeto tem como objetivo geral projetar e implementar novas técnicas otimizadas de indexação e processamento de consultas que serão utilizadas no serviço de busca do framework arquitetural Component Forge.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Talles Brito Viana - Integrante / ELIAS, Glêdson - Coordenador / Hugo Nóbrega - Integrante / Thiago Ribeiro - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Universidade Federal da Paraíba - Bolsa / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
2007 - 2008
Projeto, Especificação e Implementação do Mecanismo de Indexação e Consulta do Serviço de Busca
Descrição: Este projeto tem como objetivo geral projetar, especificar e implementar o serviço de busca do framework arquitetural Component Forge, implantando e disponibilizando mecanismos piloto para indexação, ranqueamento (ranking), busca, seleção e recuperação de componentes e artefatos relacionados no serviço de repositório já implementado.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Talles Brito Viana - Integrante / Rabelo, Sebastião - Integrante / ELIAS, Glêdson - Coordenador.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa / Universidade Federal da Paraíba - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
2006 - 2007
ComponentForge: Um Repositório de componentes ? Projeto e Implementação das Camadas de Distribuição e Armazenamento.
Descrição: Repositórios de componentes constituem um dos principais mecanismos em direção ao sucesso do reuso de software, tendo a função de prover mecanismos para armazenar, buscar, selecionar e recuperar artefatos de software reusáveis. O presente trabalho se situa no contexto de um framework arquitetural, denominado Component Forge, capaz de prover diversas funcionalidades relacionadas a repositórios a partir da integração de serviços independentes, dentre os quais, o serviço de repositório. Este serviço é uma base de dados compartilhada e distribuída, composta por um conjunto de entidades distribuídas e cooperantes, denominadas containers, que são arquiteturalmente divididos em camadas. Neste contexto, este trabalho tem como objetivo projetar, implementar, implantar e testar os componentes que compõem as camadas de distribuição e armazenamento. A camada de distribuição trata questões de distribuição e segurança, tornando possível a descoberta transparente e a recuperação segura de componentes. Por outro lado, a camada de armazenamento é responsável pelo armazenamento físico dos componentes. Nesta etapa inicial foram analisados os mecanismos suportados pelas tecnologias de componentes atualmente disponíveis, identificando o conjunto de tecnologias mais adequadas. Em um processo de desenvolvimento iterativo, a partir de uma primeira versão centralizada serão geradas novas versões distribuídas e seguras.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Talles Brito Viana - Integrante / João Paulo Oliveira de Freitas - Coordenador / Rabelo, Sebastião - Integrante / ELIAS, Glêdson - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal da Paraíba - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.


Projetos de extensão


2016 - Atual
Programa Enactus IFCE Campus Crato
Descrição: A Enactus é uma organização internacional sem fins lucrativos, presente em 36 países, mais de 1.700 instituições de ensino, e que conta com a participação de 70.500 estudantes ao redor do mundo. A Enactus estimula estudantes universitários a desenvolver projetos baseados em ações empreendedoras para melhorar as condições de vida de comunidades..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) .
Integrantes: Talles Brito Viana - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Recuperação de Informação.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Banco de Dados.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Teoria da Computação/Especialidade: Análise de Algoritmos e Complexidade de Computação.
4.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Engenharia de Software.
5.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Linguagens de Programação.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2007
X-CORE: Um Serviço de Repositório Compartilhado e Distribuído de Componentes de Software - Segunda Melhor Ferramenta, XXI Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software.
2006
1º Lugar da II Olímpiada de Informática da UFPB, Universidade Federal da Paraíba.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
VIANA, T. B.2016VIANA, T. B.. Uma Revisão de Literatura Sobre Sistemas de Recuperação de Informação na Web. Revista Acta Kariri â013 Pesquisa e Desenvolvimento, v. 1, p. 76, 2016.

2.
PAIXAO, M.2012PAIXAO, M. ; SILVA, L. ; VIANA, T. B. ; ELIAS, Glêdson . Turning Large Software Component Repositories into Small Index Files. International Journal on Advances in Softw, v. 4, p. 412-421, 2012.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
GONCALVES, M. B. ; SANTOS, W. F. ; VIANA, T. B. . An Experiment about Algorithms Teaching for Competitive Programming Contests: Challenges and Lessons Learned. In: XLIII Conferencia Latinoamericana de Informática (CLEI), 2017, Córdoba. Proceedings of SIESC - XXV Simposio de Educación Superior en Computación, 2017.

2.
CALABRIA, A. H. A. ; VIANA, T. B. . Mercury Forms Search: Um Sistema para o Armazenamento, Indexação e Busca de Formulários Digitais. In: IV Seminario Argentina - Brasil de Tecnologías de la Información y la Comunicació, 2016, Corrientes. Anales del IV Seminario Argentina - Brasil de Tecnologías de la Información y la Comunicación, 2016.

3.
VIANA, T. B.; ELIAS, Glêdson . BranchGuide: an indexing technique for efficient, lossless processing of branching path queries. In: (QUALIS A1) 30th Annual ACM Symposium on Applied Computing, 2015, Salamanca. Proceedings of the 30th Annual ACM Symposium on Applied Computing, 2015.

4.
VIANA, T. B.. Em Direção ao Gerenciamento Sustentável de Documentos. In: VII CONNEPI - Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação, 2012, Palmas-TO. Anais do VII CONNEPI - Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação, 2012.

5.
PAIXAO, M. ; SILVA, L. ; VIANA, T. B. ; ELIAS, Glêdson . Large Software Component Repositories into Small Index Files. In: DBKDA 2011, The Third International Conference on Advances in Databases, Knowledge, and Data Applications, 2011, St. Maarten, The Netherlands A. Proceedings of The Third International Conference on Advances in Databases, Knowledge, and Data Applications, 2011.

6.
PAIXAO, M. ; VIANA, T. B. ; SILVA, L. ; ELIAS, Glêdson . Explorando Técnicas de Agrupamento de Dados na Indexação de Repositórios de Componentes de Software. In: I Workshop Brasileiro de Otimização em Engenharia de Software, 2010, Brasil. ongresso Brasileiro de Software: Teoria e Prática (CBSoft), I Workshop Brasileiro de Otimização em Engenharia de Software (WOES), 2010.

7.
VIANA, T. B.; RIBEIRO, T. ; ELIAS, Glêdson . Indexing Semi-Structured Data for Efficient Handling of Branching Path Expressions. In: The Second International Conference on Advances in Databases, Knowledge, and Data Applications, 2010, Menuires. The Second International Conference on Advances in Databases, Knowledge, and Data Applications, 2010. p. 197-203.

8.
VIANA, T. B.; NÓBREGA, H. ; RIBEIRO, T. ; ELIAS, Glêdson . A Search Service for Software Components based on a Semi-Structured Data Representation Model. In: 6th International Conference on Information Technology : New Generations, 2009, Las Vegas. Proceedings of 6th International Conference on Information Technology : New Generations, 2009.

9.
VIANA, T. B.; RIBEIRO, T. ; NÓBREGA, H. ; ELIAS, Glêdson . Uma Técnica de Indexação de Artefatos de Software Baseada em Dados Semi-Estruturados. In: Simpósio Brasileiro de Componentes, Arquiteturas e Reutilização de Software, 2009, Natal - RN. Anais do Simpósio Brasileiro de Componentes, Arquiteturas e Reutilização de Software, 2009.

10.
FREITAS, J. P. O. ; VIANA, T. B. ; Morais, Yuri ; Soares, Amílcar ; Adriana E. de ; Rabelo, Sebastião ; ELIAS, Glêdson . Uma Infra-estrutura Colaborativa de Suporte ao Desenvolvimento Distribuído Baseado em Componentes. In: Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos (SBSC), 2007, Rio de Janeiro. ANAIS DO XXVII CONGRESSO DA SBC, 2007.

11.
FREITAS, J. P. O. ; VIANA, T. B. ; Rabelo, Sebastião ; ELIAS, Glêdson . Um Serviço de Repositório Compartilhado e Distribuído para Suporte ao Desenvolvimento Baseado em Componentes. In: Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software, 2007, João Pessoa. ANAIS - XXI Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software, 2007.

12.
FREITAS, J. P. O. ; VIANA, T. B. ; Adriana E. de ; Rabelo, Sebastião ; ELIAS, Glêdson . X-CORE: Um Serviço de Repositório Compartilhado e Distribuído de Componentes de Software. In: Salão de Ferramentas - Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software, 2007, João Pessoa. ANAIS da XIII - Sessão de Ferramentas, 2007.

13.
FREITAS, J. P. O. ; VIANA, T. B. ; Adriana E. de ; Rabelo, Sebastião ; ELIAS, Glêdson . Uma Extensão do Framework ComponentForge para Desenvolvimento Distribuído de Software. In: I Workshop em Desenvolvimento Distribuído de Software, 2007, João Pessoa. Anais do I Workshop em Desenvolvimento Distribuído de Software, 2007.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
LIMA, S. M. ; VIANA, T. B. . Uma análise comparativa entre metodologias ágeis de desenvolvimento de software. In: Encontro Regional de Engenharia de Software do Centro Sul do Ceará, 2018, Cedro. Anais do Encontro Regional de Engenharia de Software do Centro Sul do Ceará, 2018.

2.
SANTOS, W. F. ; FELIPE, C. H. F. ; VIANA, T. B. . Um Modelo de Indexação e Recuperação Privada de Documentos. In: Semana de Iniciação Científica e Tecnológica do IFCE campus Crato, 2017, Crato. Anais do Semana de Iniciação Científica e Tecnológica do IFCE campus Crato, 2017.

3.
FELIPE, C. H. F. ; SANTOS, W. F. ; VIANA, T. B. . Um Modelo de Armazenamento Distribuído e Seguro de Documentos. In: Semana de Iniciação Científica e Tecnológica do IFCE campus Crato, 2017. Anais da Semana de Iniciação Científica e Tecnológica do IFCE campus Crato, 2017.

4.
GONCALVES, M. B. ; FREIRE, F. J. T. ; LIMA, D. R. ; VIANA, T. B. . Aplicação e Comparação das Meta-Heurísticas Arrefecimento Simulado e Algoritmos Genéticos para Alocação de Horários Universitários. In: Semana de Iniciação Científica e Tecnológica do IFCE campus Crato, 2017, Crato. Anais da Semana de Iniciação Científica e Tecnológica do IFCE campus Crato, 2017.

5.
SILVA, J. M. ; BACURAU, I. F. ; SANTOS, A. V. ; VIANA, T. B. . Uma Aplicação para Reconhecimento e Classificação dos Pontos de Articulação da Língua Brasileira de Sinais. In: Semana de Iniciação Científica e Tecnológica do IFCE campus Crato, 2017, Crato. Anais da Semana de Iniciação Científica e Tecnológica do IFCE campus Crato, 2017.

6.
SANTOS, A. V. ; BACURAU, I. F. ; SILVA, J. M. ; VIANA, T. B. . Um Módulo para o Reconhecimento de Sinais Estáticos da Língua Brasileira de Sinais. In: Semana de Iniciação Científica e Tecnológica do IFCE campus Crato, 2017, Crato. Anais da Semana de Iniciação Científica e Tecnológica do IFCE campus Crato, 2017.

7.
CALABRIA, A. H. A. ; VIANA, T. B. . Uma Proposta de Sistema de Busca para Recuperação de Formulários Digitais. In: Computer on the Beach 2016, 2016, Florianópolis-SC. Anais do Computer on the Beach 2016, 2016.

8.
CALABRIA, A. H. A. ; ROCHA, D. ; VIANA, T. B. . Aplicação de Tecnologias de Recuperação de Informação em Ambientes de Educação a Distância. In: IV CHIP - Colóquio Nacional de Hipertexto, 2015, Fortaleza. Anais do IV CHIP - Colóquio Nacional de Hipertexto, 2015.

9.
ROCHA, D. ; VIANA, T. B. . Uma Proposta de Sistema de Informação para o Gerenciamento Eletrônico de Documentos. In: V EATI ? Encontro Anual de Tecnologia da Informação, 2014, Frederico Westphalen - RS. Anais do V EATI ? Encontro Anual de Tecnologia da Informação, 2014.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, J. S. ; VIANA, T. B. . Proposta de um sistema distribuído para o armazenamento de documentos digitais. In: IV Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica do IFCE, 2016, Crato. Anais do IV Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica do IFCE, 2016.

2.
ROCHA, D. ; VIANA, T. B. . Uma nova tecnologia para o gerenciamento eletrônico de documentos baseada no gerenciamento de fluxos de processos. In: IV Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica do IFCE, 2016, Crato. Anais do IV Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica do IFCE, 2016.

3.
MARQUES, J. ; VIANA, T. B. . Uma revisão de literatura sobre segurança de informação em sistemas de gerencia- mento eletrônico de documentos. In: IV Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica do IFCE, 2016, Crato. Anais do IV Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica do IFCE, 2016.

4.
CALABRIA, A. H. A. ; VIANA, T. B. . Indexação e recuperação de documentos digitais. In: IV Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica do IFCE, 2016, Crato. Anais do IV Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica do IFCE, 2016.

5.
ROCHA, D. ; VIANA, T. B. . School Master: Uma Ferramenta para o Aprimoramento do Processo de Aprendizado. In: IV CHIP - Colóquio Nacional de Hipertexto, 2015, Fortaleza. Anais do IV CHIP - Colóquio Nacional de Hipertexto, 2015.

6.
ROCHA, D. ; VIANA, T. B. . Uma Análise Comparativa de Soluções para o Gerenciamento Eletrônico de Documentos. In: VI Semana de Iniciação Científica da FJN, 2014, Juazeiro do Norte-CE. Anais da Semana de Iniciação Científica da Faculdade de Juazeiro do Norte, 2014.

Apresentações de Trabalho
1.
VIANA, T. B.. Em Direção ao Gerenciamento Sustentável de Documentos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
VIANA, T. B.; RIBEIRO, T. ; NÓBREGA, H. ; ELIAS, Glêdson . Uma Técnica de Indexação de Artefatos de Software Baseada em Dados Semi-Estruturados. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
VIANA, T. B.. Component Forge: Projeto e Implementação das Camadas de Distribuição e Armazenamento do Serviço de Repositório. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
FREITAS, J. P. O. ; VIANA, T. B. ; Adriana E. de ; Rabelo, Sebastião ; ELIAS, Glêdson . X-CORE: Um Serviço de Repositório Compartilhado e Distribuído de Componentes de Software. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

5.
VIANA, T. B.; Adriana E. de ; Rabelo, Sebastião . ComponentForge: Um Repositório de Componentes- Projeto e Implementação das Camadas de Distribuição e Armazenamento. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
VIANA, T. B.. Uma Análise das Tecnologias e Engenhos de Busca Adotados em Repositórios de Componentes e Sistemas Web 2007 (Monografia).


Produção técnica

Demais tipos de produção técnica
1.
VIANA, T. B.. Técnicas Avançadas de Projeto de Algoritmos. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
VIANA, T. B.. Introdução a Campeonatos de Programação. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
VIANA, T. B.. Recuperação de Informação de Forma Prática: Criando um Pequeno Sistema de Indexação e Consulta para Documentos Textuais Utilizando a API Lucene. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Patentes e registros



Programa de computador
1.
VIANA, T. B.; ALVES FILHO, F. M. ; SILVA, O. L. D. ; CALABRIA, A. H. A. ; ROCHA, D. ; RODRIGUES, J. F. ; COSTA, J. S. ; MACEDO, J. S. ; BEZERRA, A. R. D. . SISMANT - Sistema de Manejo Alimentar e Nutricional de Tilápias. 2017.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: 512017001581-3, data de registro: 12/12/2017, título: "SISMANT - Sistema de Manejo Alimentar e Nutricional de Tilápias" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
DUARTE, D. W. A.; ABREU, J. A. B.; BRITO, TALLES. Participação em banca de Clairton Rodrigues da Silva.Análise do Desenvolvimento das Habilidades e Competências Descritas nas Diretrizes Curriculares Nacionais por Graduandos em Sistemas de Informação. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Instituto Federal do Ceará.

2.
DUARTE, D. W. A.; ABREU, J. A. B.; BRITO, TALLES. Participação em banca de Francisca Jamires da Costa.Jogo Educacional para Crianças com Dislexia no Processo de Alfabetização. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Instituto Federal do Ceará.

3.
VIANA, T. B.; ABREU, J. A. B.. Participação em banca de Josuel Feitosa Rodrigues.Avaliação da Usabilidade de Ferramentas Web para Gerenciamento de Projetos que Utilizam a Metodologia Ágil Scrum. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Instituto Federal do Ceará.

4.
VIANA, T. B.; SOUZA, F. A.. Participação em banca de Osmar Leandro Dantas da Silva.Um Sistema Web para Alocação de Horários utilizando Programação Linear Inteira. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Instituto Federal do Ceará.

5.
ESMERALDO, G. A.; VIANA, T. B.. Participação em banca de Mário Santos Sousa.Arquitetura de Dados de um Sistema Multi-Tenant para Uso Cormecial. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Instituto Federal do Ceará.

6.
BRITO, TALLES; SILVA, F. C.. Participação em banca de RAÍ MOREIRA RODRIGUES.Roteirização de Veículos para Otimização de Diligências Policiais. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Instituto Federal do Ceará - Reitoria.

7.
VIANA, T. B.; SANTOS, B. K. S.. Participação em banca de SABRINA NAZÁRIO VELOZO.Sistema Especialista para apoio no diagnóstico clínico da Tuberculose. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Instituto Federal do Ceará - Reitoria.

8.
VIANA, T. B.. Participação em banca de Johny Moreira da Silva.MOVEANDSHOT - Um aplicativo para recomendações dos melhores pontos para captura de fotografias. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Instituto Federal do Ceará - Reitoria.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
VIANA, T. B.; ESMERALDO, G. A.; OLIVEIRA, A. R. S.. Processo Seletivo Simplificado para Seleção de Professores Substitutos e Temporários. 2015. Instituto Federal do Ceará.

Outras participações
1.
VIANA, T. B.. Avaliador de Apresentações Orais da XI Jornada de Iniciação Científica e de Extensão - JINCE. 2016. Instituto Federal do Sertão Pernambucano.

2.
VIANA, T. B.. I Sessão de Painel: Produção de Trabalhos Acadêmicos do Curso Bacharelado em Sistemas de Informação. 2012. Instituto Federal do Ceará - Reitoria.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Regional da XXIII Maratona de Programação. 2018. (Olimpíada).

2.
ACM-ICPC South America Brazil Region - Brazilian Finals. 2017. (Olimpíada).

3.
EXPOTEC - Exposição Tecnológica. 2016. (Exposição).

4.
The 30th ACM Symposium on Applied Computing.BranchGuide: an Indexing Technique for Efficient, Lossless Processing of Branching Path Queries. 2015. (Simpósio).

5.
V EATI - Encontro Anual de Tecnologia da Informação. 2014. (Encontro).

6.
ACM-ICPC South America Brazil Region - Brazilian Finals. 2013. (Olimpíada).

7.
VII Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação. Em Direção ao Gerenciamento Sustentável de Documentos. 2012. (Congresso).

8.
Simpósio Brasileiro de Componentes, Arquiteturas e Reutilização de Software. 2009. (Simpósio).

9.
Simpósio Brasileiro de Componentes, Arquiteturas e Reutilização de Software. 2007. (Simpósio).

10.
XXI Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software. 2007. (Simpósio).

11.
ACM-ICPC South America Contest (Fase Regional). 2006. (Olimpíada).

12.
I Encontro de Software Livre da Paraíba. 2006. (Encontro).

13.
III SATI - Seminário de Atualização em Tecnologia da Informação. 2005. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VIANA, T. B.; LACERDA, Y. . Regional da XXII Maratona de Programação. 2017. .

2.
VIANA, T. B.; LIMA, D. R. ; ANDRADE NETO, A. . Regional da XXI Maratona de Programação. 2016. .

3.
VIANA, T. B.. Regional da XX Maratona de Programação. 2015. .

4.
VIANA, T. B.. Regional da XIX Maratona de Programação. 2014. .

5.
VIANA, T. B.; FEITOSA, R. ; LACERDA, Y. . Regional da XVIII Maratona de Programação. 2013. .

6.
MORAES, A. K. O. ; SILVA, H. M. ; VIANA, T. B. . Regional da XIII Maratona de Programação. 2008. .

7.
ELIAS, Glêdson ; ELIAS, V. G. S. ; VIANA, T. B. . Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software e Simpósio Brasileiro de Bancode Dados. 2007. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
João Paulo Barbosa da Silva. Um relato de experiência e análise de aplicação da Extreme Programming no ambiente acadêmico. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Sistemas de Informação) - Instituto Federal do Ceará. Orientador: Talles Brito Viana.

2.
Jonathas de Sousa Silva. DID - Distribuidor Inteligente de Documentos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Sistemas de Informação) - Instituto Federal do Ceará - Reitoria. Orientador: Talles Brito Viana.

3.
Afonso Henrique Anastácio Calábria. Uma Técnica de Indexação e Recuperação de Formulários Digitais Baseada em Dados Semiestruturados. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Sistemas de Informação) - Instituto Federal do Ceará. Orientador: Talles Brito Viana.

Iniciação científica
1.
Wallisson de Sousa Pereira. Desenvolvimento e Experimentação de Tecnologias para o Armazenamento Distribuído e Recuperação de uma Larga Escala de Documentos. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Sistemas de Informação) - Instituto Federal do Ceará. Orientador: Talles Brito Viana.

2.
Jayne de Morais Silva. Um Sistema de Reconhecimento da Língua de Sinais Como Auxílio Comunicativo entre Comunidades Surda e Ouvinte. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Sistemas de Informação) - Instituto Federal do Ceará - Reitoria. Orientador: Talles Brito Viana.

3.
Marcelo Bezerra Gonçalves. Análise e Projeto de Algoritmos. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Sistemas de Informação) - Instituto Federal do Ceará - Reitoria. Orientador: Talles Brito Viana.

4.
Washington Fonseca Santos. Análise e Projeto de Algoritmos. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Sistemas de Informação) - Instituto Federal do Ceará - Reitoria. Orientador: Talles Brito Viana.

5.
Washington Fonseca Santos. Desenvolvimento e Experimentação de Tecnologias para o Armazenamento Distribuído e Recuperação de Documentos Digitais. 2016. Iniciação Científica - Instituto Federal do Ceará, Instituto Federal do Ceará. Orientador: Talles Brito Viana.

6.
Carlos Henrique Figueiredo Felipe. Desenvolvimento e Experimentação de Tecnologias para o Armazenamento Distribuído e Recuperação de Documentos Digitais. 2016. Iniciação Científica - Instituto Federal do Ceará, Instituto Federal do Ceará. Orientador: Talles Brito Viana.

7.
Adriel Vieira Santos. Desenvolvimento de um Sistema Tradutor para o Auxílio na Comunicação entre Comunidades Surda e Ouvinte. 2016. Iniciação Científica - Instituto Federal do Ceará, Instituto Federal do Ceará. Orientador: Talles Brito Viana.

8.
Iago Franco Bacurau. Desenvolvimento de um Sistema Tradutor para o Auxílio na Comunicação entre Comunidades Surda e Ouvinte. 2016. Iniciação Científica - Instituto Federal do Ceará, Instituto Federal do Ceará. Orientador: Talles Brito Viana.

9.
Jayne de Morais Silva. Um Software Tradutor da Língua De Sinais para o Auxílio Comunicativo entre Comunidades Surda e Ouvinte. 2016. Iniciação Científica - Instituto Federal do Ceará, Instituto Federal do Ceará. Orientador: Talles Brito Viana.

10.
Jomar Marques. Desenvolvimento de Tecnologias para o Gerenciamento Eletrônico de Documentos. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Sistemas de Informação) - Instituto Federal do Ceará, Instituto Federal do Ceará. Orientador: Talles Brito Viana.

11.
Jonathas Sousa. Indexação e Recuperação de Documentos em um Sistema Distribuído de Gerenciamento Eletrônico De Documentos. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Sistemas de Informação) - Instituto Federal do Ceará, Instituto Federal do Ceará. Orientador: Talles Brito Viana.

12.
Afonso Anastácio Calábria. Indexação e Recuperação de Documentos em um Sistema Distribuído de Gerenciamento Eletrônico De Documentos. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Sistemas de Informação) - Instituto Federal do Ceará, Instituto Federal do Ceará. Orientador: Talles Brito Viana.

13.
Douglas da Silva Rocha. Concepção e Implementação de Tecnologia Para o Gerenciamento Eletrônico de Documentos. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Sistemas de Informação) - Instituto Federal do Ceará - Reitoria, Instituto Federal do Ceará. Orientador: Talles Brito Viana.

14.
Douglas da Silva Rocha. Desenvolvimento de Métodos e Tecnologias para o Gerenciamento Eletrônico de Documentos. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Sistemas de Informação) - Instituto Federal do Ceará - Reitoria, Instituto Federal do Ceará. Orientador: Talles Brito Viana.

Orientações de outra natureza
1.
Afonso Henrique Anastácio Calábria. Monitoria em Algoritmos e Estruturas de Dados. 2014. Orientação de outra natureza. (Sistemas de Informação) - Instituto Federal do Ceará - Reitoria, Instituto Federal do Ceará. Orientador: Talles Brito Viana.

2.
Brennda Martinelli. Monitoria de Lógica e Linguagem de Programação. 2012. Orientação de outra natureza. (Informática) - Instituto Federal do Ceará - Reitoria. Orientador: Talles Brito Viana.



Inovação



Programa de computador registrado
1.
VIANA, T. B.; ALVES FILHO, F. M. ; SILVA, O. L. D. ; CALABRIA, A. H. A. ; ROCHA, D. ; RODRIGUES, J. F. ; COSTA, J. S. ; MACEDO, J. S. ; BEZERRA, A. R. D. . SISMANT - Sistema de Manejo Alimentar e Nutricional de Tilápias. 2017.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: 512017001581-3, data de registro: 12/12/2017, título: "SISMANT - Sistema de Manejo Alimentar e Nutricional de Tilápias" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.


Projetos de pesquisa

Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Programa de Computador registrado
1.
VIANA, T. B.; ALVES FILHO, F. M. ; SILVA, O. L. D. ; CALABRIA, A. H. A. ; ROCHA, D. ; RODRIGUES, J. F. ; COSTA, J. S. ; MACEDO, J. S. ; BEZERRA, A. R. D. . SISMANT - Sistema de Manejo Alimentar e Nutricional de Tilápias. 2017.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: 512017001581-3, data de registro: 12/12/2017, título: "SISMANT - Sistema de Manejo Alimentar e Nutricional de Tilápias" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/10/2018 às 23:40:12