Luciana Eliza dos Santos

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1723021182923919
  • Última atualização do currículo em 05/11/2018


Possui graduação em Letras pela Universidade de São Paulo (2005), Licenciatura em Letras pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2007), mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo (2009) e doutorado em História da Educação e Historiografia pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2014). Atualmente é docente do Centro Universitário Senac e docente da Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Comunicação e Linguagem, atuando principalmente nos seguintes temas: história da educação, educação libertária, anarquismo, cultura e formação de educadores. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Luciana Eliza dos Santos
Nome em citações bibliográficas
SANTOS, Luciana Eliza dos


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2014
Doutorado em História da Educação e Historiografia.
Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, FEUSP, Brasil.
com período sanduíche em Universitat Autònoma de Barcelona - UAB (Orientador: Pere Solà Gussinyer).
Título: A Educação libertária e o extra-ordinário: traços de uma pedagogia (r)evolucionária., Ano de obtenção: 2014.
Orientador: Carmen Sylvia Vidigal Moraes.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: História da educação; Educação libertária; arquivos escolares; cultura; Educação Profissional.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.
Setores de atividade: Educação.
2006 - 2009
Mestrado em Educação.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: A Trajetória anarquista do educador João Penteado: leitura sobre educação, cultura e sociedade.,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Carmen Sylvia Vidigal Moraes.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: anarquismo; arquivos escolares; História da educação; Educação libertária, anarquismo; Educação libertária.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.
Setores de atividade: Educação.
2005 - 2007
Graduação em Licenciatura em Letras.
Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, FEUSP, Brasil.
2001 - 2005
Graduação em Letras.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.




Formação Complementar


2011 - 2011
Capacitação - Tutoria para EAD. (Carga horária: 40h).
Fundação Padre Anchieta, FPA, Brasil.
2010 - 2010
Formação complementar - tutoria em EAD. (Carga horária: 80h).
Universidade de Santo Amaro, UNISA, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 40


Centro Universitário Senac, SENAC/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 19

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Prestados de Serviço, Enquadramento Funcional: Conteudista


Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, FEUSP, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Educador, Carga horária: 20
Outras informações
Programa de Formação de Professores - FEUSP - Supervisão e orientação de estágios das Licenciaturas.

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estágio Supervisionado - PAE, Carga horária: 8
Outras informações
Monitoria na disciplina POEB - Politica e organização da educação básica no Brasil, para as licenciatura da Faculdade de Educação.

Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estágio Supervisionado - PAE, Carga horária: 8
Outras informações
Monitoria na disciplina Didática, ministrada para os cursos de licenciatura da Faculdade de Educação.

Atividades

08/2006 - 12/2006
Estágios , EDM, .

Estágio realizado
Programa de aperfeiçoamento de ensino - monitoria.

Faculdade Sumaré, FACSUMARÉ, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2018
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 20


Universidade de Santo Amaro, UNISA, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2012
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor


Faculdade Eça de Queirós, FEC, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 28


Intercâmbio, Informações, Estudos e Pesquisas, IIEP, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora e Formadora, Carga horária: 40


Centro de Memória da Educação, CME-FEUSP, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2006
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: pesquisadora, Carga horária: 6


Museu da Educação e do Brinquedo, MEB, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2004
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 10


Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: bolsista de mestrado, Regime: Dedicação exclusiva.


Escola Estadual Virgilia Rodrigues Alves de Carvalho Pinto, E.E., Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 20
Outras informações
Aulas de lingua portuguesa para ensino médio.

Atividades

6/2005 - 12/2005
Ensino,

Disciplinas ministradas
língua portuguesa


Projetos de pesquisa


2012 - 2013
Programa de Formação de Professores: pesquisa comparada sobre Estágio Curricular Supervisionado.
Descrição: Pesquisa efetuada em cursos de Pedagogia ou Ciências da Educação da Universitat Autonoma de Barcelona e da Universitat de Barcelona sobre organização de Estágio Curricular Supervisionado, com o propósito de buscar referências e experiências que pudessem contribuir com as discussões desenvolvidas no Programa de Formação de Professores na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Pesquisa efetuada em cursos de Pedagogia ou Ciências da Educação da Universitat Autonoma de Barcelona e da Universitat de Barcelona (Espanha) sobre organização de Estágio Curricular Supervisionado, com o propósito de buscar referências e experiências que pudessem contribuir com as discussões desenvolvidas no Programa de Formação de Professores da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. O estudo centralizou-se na questão da educação comparada no que diz respeito à Formação de Professores e estágio supervisionado. Há muitas referências em práticas e políticas de estágio nas Licenciaturas podem ser consideradas contrapontos importantes para a análise sobre a questão do estágio e da residência pedagógica no Brasil e da própria concepção da escola pública como campo de pesquisa e centro de práticas pedagógicas atrelados às Universidades..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2011 - Atual
Projeto Especial de Estágio Curricular ? Heliópolis e outras regiões da capital.
Descrição: O trabalho de supervisão e pesquisa com alunos bolsistas de graduação em Licenciaturas pelo cumprimento de 20 horas semanais de estágio, sob o Programa de Formação de Professores, que teve início com o contato dos representantes de escolas da comunidade de Heliópolis com a Direção da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, em 2011. Em maio do mesmo ano, o Programa assumiu junto à Faculdade de Educação a responsabilidade pelo estabelecimento da parceria FE-Heliópolis com a proposta de realização de estágios naquele local, especialmente na EMEF Campos Salles..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2006 - 2013
Educação e Cultura Anarquistas em São Paulo: o arquivo João Penteado
Descrição: Pesquisa na área de História da Educação focalizada na organização do Inventário de Fontes do Acervo João Penteado. Este acervo documental possibilitou a reconstrução histórica de práticas educativas desenvolvidas pelos libertários e trabalhadores anarquistas no início do século XX, no Brasil. A pesquisa centralizou-se na trajetória pessoal do educador João Penteado e sua produção pedagógica e literária, sendo efetuada organização de seu acervo pessoal e a edição de seus textos manuscritos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Luciana Eliza dos Santos - Integrante / Flavia Andrea Machado Urzua - Integrante / Ana Paula Martins - Integrante / Daniel Righi - Integrante / Carmen Sylvia Vidigal Moraes - Coordenador / Doris Accioly e Silva - Integrante / Cecília Hanna Mate - Integrante / Iomar Barbosa Zaia - Integrante / Fernando Antônio Peres - Integrante / Tatiana da Silva Calsavara - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2006 - 2009
A trajetória anarquista de João Penteado: educação e literatura
Descrição: Pesquisa de mestrado vinculada à linha História da educação e historiografia. Centrou-se no percurso de vida do professor João Penteado (1877-1965); educador libertário, espírita e anarquista. A sua trajetória de escritor e professor anarquista foi trabalhada por meio de uma biografia e da edição uma antologia de contos inéditos produzidos durante sua vida..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Luciana Eliza dos Santos - Coordenador.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.


Projetos de extensão


2011 - 2011
Educação de Jovens e Adultos
Descrição: Curso de Educação de Jovens e Adultos - extensão universitária da Universidade de Santo Amaro - UNISA.
Situação: Desativado; Natureza: Extensão.


Membro de corpo editorial


2013 - Atual
Periódico: Revista de Educação, Gestão e Sociedade


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Comunicação e Linguagem.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Práticas sociais de leitura e escrita.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: História da Educação.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Educação Libertária.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura e sociedade.
6.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Ensino Profissionalizante.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SANTOS, Luciana Eliza dos2016SANTOS, Luciana Eliza dos. 5 Câmeras quebradas: entre e além de muros, fronteiras e barreiras.. Revista Malala, v. 4, p. 123, 2016.

2.
MORAES, C. S. V.2015MORAES, C. S. V. ; SILVA, D. A. E. ; CALSAVARA, T. S. ; SANTOS, Luciana Eliza dos . Reverberações de um arquivo escolar anarquista. RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo, v. I, p. 146, 2015.

3.
SANTOS, Luciana Eliza dos2014SANTOS, Luciana Eliza dos. EDUCAÇÃO INTEGRAL NO CAMPO DA EJA (EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS). Revista de Educação, Gestão e Sociedade, v. 15, p. 01-15, 2014.

4.
CALSAVARA, T. S.2011 CALSAVARA, T. S. ; RIGHI, D. ; MORAES, C. S. V. ; SANTOS, Luciana Eliza dos . Inventário de Fontes das Escolas Dirigidas pelo Educador Anarquista João Penteado (1912-1961): dimensão pedagógica e contribuição para a história da relação trabalho e educação no Brasil.. Revista Brasileira de História da Educação, v. 11, p. 117-142, 2011.

5.
SANTOS, Luciana Eliza dos2009 SANTOS, Luciana Eliza dos; SILVA, D. A. E. . ?Caleidoscópio da memória: a educação anarquista redescoberta no arquivo João Penteado?. Cadernos CERU (USP), v. 20, p. 47-51, 2009.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
MORAES, C. S. V. ; SILVA, D. A. E. ; SANTOS, Luciana Eliza dos ; CALSAVARA, T. S. . Educação Libertária no Brasil - Acervo João Penteado: Inventário de Fontes.. 1. ed. São Paulo: EDUSP/UNIFESP, 2013. 384p .

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, Luciana Eliza dos. A inerência cultura-escola na educação anarquista: especificidades de ensino da Escola Moderna N.°1. In: III Seminário Internacional Escola e Cultura, 2008, São Paulo. Anais do III Seminário Internacional Escola e Cultura. São Paulo: PUCSP, 2008.

2.
SANTOS, Luciana Eliza dos; CALSAVARA, T. S. . Qual o lugar da autoridade na escola? Uma (re)leitura dos pressupostos Libertários de educação. In: VI Semana da Educação - FEUSP, 2008, São Paulo. Anais da VI Semana da Educação, 2008.

3.
SANTOS, Luciana Eliza dos. Uma experiencia de educação libertária no Brasil: a Escola Moderna N.º1. In: VIII Congreso Iberoamericano de historia de la educaión latinoamericana, 2007, Buenos Aires. VIII Congreso Iberoamericano de historia de la educaión latinoamericana, 2007.

4.
SANTOS, Luciana Eliza dos; URZUA, Flavia Andrea Machado ; RIGHI, D. ; MARTINS, A. P. . Educação Libertária: Arquivo João Penteado. In: Semana da Educação, 2006, São Paulo. Anais da semana da educação. São Paulo: Feusp, 2006.

5.
SANTOS, Luciana Eliza dos. Arquivo Escolar João Penteado:uma proposta anarquista de educação escolar. In: III Semana da Educação, 2005, São Paulo. III Semana da Educação, 2005.

6.
SANTOS, Luciana Eliza dos; PEREIRA, Jany Elizabeth . Brincadeiras Tradicionais: história e resgate. In: I Semana da Educação, 2003, São Paulo. I Semana da Educação, 2003.

Apresentações de Trabalho
1.
SANTOS, Luciana Eliza dos. Fuentes y puntos de vista para estudiar la enseñaza racionalista de Ferrer y Guardia.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
SANTOS, Luciana Eliza dos. III Seminário Internacional: Escola e Cultura. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
SANTOS, Luciana Eliza dos; CALSAVARA, T. S. . VI Semana da Educação da FEUSP. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
SANTOS, Luciana Eliza dos; SILVA, D. A. E. . 35º Encontro Nacional de Estudos Rurais e Urbanos / CERU - USP. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
SANTOS, Luciana Eliza dos. VIII Congreso Iberoamericano de Historia de la Educación Latinoamericana. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
SANTOS, Luciana Eliza dos; URZUA, Flavia Andrea Machado ; RIGHI, D. ; MARTINS, A. P. . Educação libertária: o arquivo João Penteado. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
SANTOS, Luciana Eliza dos. IV semana da Educação. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
LOPES NETO, S. ; SANTOS, Luciana Eliza dos ; MIYASHIRO, V. ; BRONZATE, Sandra Torquato . Projeto Piloto em Educação de Jovens e Adultos Integrada à Educação Profissional. 2009.

Trabalhos técnicos
1.
SANTOS, Luciana Eliza dos. Comitê Científico destinado à seleção de Projetos de Pesquisa de Iniciação Científica do Instituto Sumaré de Ensino Superior, Edital/2017-1.. 2016.


Demais tipos de produção técnica
1.
SANTOS, Luciana Eliza dos. Oficina de Memória do Trabalho. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
SANTOS, Luciana Eliza dos. Conteúdo da disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso para o curso de Especialização em Gestão Escolar. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

3.
BRONZATE, Sandra Torquato ; SANTOS, Luciana Eliza dos ; PEREIRA, Jany Elizabeth . Relatório de atividades - Programa de Formação de Professores. 2012. (Relatório de pesquisa).

4.
SANTOS, Luciana Eliza dos. Organização de cursos de Pedagogia no marco europeu - O 'Praticum'.. 2012. (Relatório de pesquisa).

5.
SANTOS, Luciana Eliza dos. Relatório parcial de pesquisa de mestrado. 2008. (Relatório de pesquisa).

6.
SANTOS, Luciana Eliza dos. O Lúdico e a prática docente: vivência de brinquedos e bricadeiras. 2006. .

7.
SANTOS, Luciana Eliza dos; MARTINS, A. P. ; PEREIRA, L. F. ; URZUA, Flavia Andrea Machado . Formação de professores indígenas. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
SANTOS, Luciana Eliza dos; PEREIRA, Jany Elizabeth ; OLIVA, Ellen . Cirandas cirandinhas: brincantando e refletindo sobre a importância do lúdico na prática pedagógica. 2005. (oficina).

9.
SANTOS, Luciana Eliza dos; URZUA, Flavia Andrea Machado . Escola Moderna Número 1 e Colégio Saldanha Marinho: propostas de educação libertária. 2005. (poster).

10.
SANTOS, Luciana Eliza dos; PEREIRA, Jany Elizabeth ; OLIVA, Ellen . Brinquedos e brincadeiras tradicionais: alegria e prazer do lúdico. 2004. (oficina).

11.
SANTOS, Luciana Eliza dos; PEREIRA, Jany Elizabeth . Brinquedos e brincadeiras tradicionais: História e resgate. 2003. (Poster).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
SANTOS, Luciana Eliza dos. Participação em banca de Adriana Pessoa Almeida. A aplicação da ação-reflexão-ação para o desenvolvimento de competência no curso SENAC/Aprendiz. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em docência para a Educação Profissional) - Centro Universitário Senac.

2.
SANTOS, Luciana Eliza dos. Participação em banca de Geraldo R. Moreira Jr.. A metodologia de desenvolvimento de competências aplicada ao ensino da língua inglesa. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em docência para a Educação Profissional) - Centro Universitário Senac.

3.
SANTOS, Luciana Eliza dos. Participação em banca de Adriana Carla Canuto Bergamaschi. A mediação docente visando a qualidade e saúde no trabalho junto a jovens aprendizes. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em docência para a Educação Profissional) - Centro Universitário Senac.

4.
SANTOS, Luciana Eliza dos. Participação em banca de Vanderléa Cristina Mazza Miranda. O Desenvolvimento de Competência em uma Proposta de uma Situação de Aprendizagem em Tipologia de Eventos. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em docência para a Educação Profissional) - Centro Universitário Senac.

5.
SANTOS, Luciana Eliza dos. Participação em banca de Vera Regina Batista. Desenvolvimento da pratica docente com a construção da aprendizagem significativa. 2016.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
Pacheco, Louis; SANTOS, Luciana Eliza dos. Participação em banca de Maria Luiza Severiano.A interação entre a família e a escola: um papel importante para a formação do aluno. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Santo Amaro.

2.
SANTOS, Luciana Eliza dos; Pacheco, Louis. Participação em banca de Edilaine Vasconcelos de Jesus de Souza;.A importância da relação família e escola no desempenho escolar dos alunos. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Santo Amaro.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Encontro do CEDINCI.A educação racionalista na Espanha.. 2013. (Encontro).

2.
IV Jornada das Licenciaturas da USP.A realidade dos egressos das Licenciaturas da USP no Ensino Público. 2013. (Outra).

3.
Jornada Pedagógica: Currículo e Avaliação de Práticas Educativas rumo à Construção de uma Cidade Educadora.Educação Integral e escola integral.. 2013. (Outra).

4.
35º Encontro Nacional de Estudos Rurais e Urbanos / CERU - USP.Memória da Educação Anarquista: O Centro de Memória da Educação desvendando o Arquivo João Penteado. 2008. (Encontro).

5.
III Seminário Internacional Escola e Cultura.A inerência cultura-escola na educação libertária: especificidades de ensino da Escola Moderna Nº1. 2008. (Seminário).

6.
Semântica enunciativa-discursiva na perspectiva bakhtiniana. 2008. (Oficina).

7.
VI Semana da Educação.Qual o lugar da autoridade na escola? Uma (re)leitura dos pressupostos liberários de educação. 2008. (Encontro).

8.
Congreso Iberoamericano de Historia de la educaión latinoamericana. Uma experiencia de educação libertária no Brasil: a Escola Moderna n.º1. 2007. (Congresso).

9.
V Semana da Educação.Grupo de Estudo e pesquisa em educação e culturas anarquistas João Penteado. 2007. (Seminário).

10.
VI Semana da educação.´Práticas de escrita e educação libertária: produzindo jornair na Escola Moderna. 2006. (Encontro).

11.
I Encontro de Arquivos escolares e Museus escolares. 2005. (Oficina).

12.
III Semana da Educação. 2005. (Seminário).

13.
Recuperação da Memória das Escolas Públicas de Pedreira. 2005. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SANTOS, Luciana Eliza dos. I WEBNAR - Situações de Aprendizagem. 2016. (Outro).

2.
SANTOS, Luciana Eliza dos; MORAES, C. S. V. ; MATE, C. H. ; BRONZATE, Sandra Torquato ; PEREIRA, Jany Elizabeth . 1º Seminário Universidade e Escola Pública: desafios e perspectivas da educação pública no Estado de São Paulo. 2011. (Congresso).

3.
SANTOS, Luciana Eliza dos; URZUA, Flavia Andrea Machado ; ZAIA, I. B. . Arquivo Escolar João Penteado: uma proposta anarquista de educação escolar. 2006. (Exposição).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Delson Teixeira dos Santos. Desenvolvimento de competências sob Situações de Aprendizagens Significativas. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em docência para a Educação Profissional) - Centro Universitário Senac. Orientador: Luciana Eliza dos Santos.

2.
Ingrid Santa Rita Gomes. Novas perspectivas para o desenvolvimento de competências profissionais. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em docência para a Educação Profissional) - Centro Universitário Senac. Orientador: Luciana Eliza dos Santos.

3.
Monique Lima da Silva. Concepção de competência no contexto de ensino de língua inglesa com fins específicos na área de hotelaria no ensino técnico. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em docência para a Educação Profissional) - Centro Universitário Senac. Orientador: Luciana Eliza dos Santos.

4.
Maria de Fátima de Fatima Cardoso de Franca Gomes. Educação profissional: aprender a aprender. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em docência para a Educação Profissional) - Centro Universitário Senac. Orientador: Luciana Eliza dos Santos.

5.
Rubem de Santana Filho. A metodologia de desenvolvimento competências e sua aplicação nos cursos de computação gráfica do Senac-BA. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em docência para a Educação Profissional) - Centro Universitário Senac. Orientador: Luciana Eliza dos Santos.

6.
Rita de Cássia de Cassia dos Santos. Reescrevendo caminhos (trajetórias): reflexão sobre a ação docente na educação profissional. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em docência para a Educação Profissional) - Centro Universitário Senac. Orientador: Luciana Eliza dos Santos.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Cristiane de Paula, Renata Alves da Silva, Suzana Simonely d. Pedagogia hospitalar: aprendizagem da criança que se encontra hospitalizada.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Eça de Queirós. Orientador: Luciana Eliza dos Santos.

2.
Flávia Iara Ribeiro da Silva, Jéssica Itamara Batista. Pequenos Cidadãos: A Literatura Infantil na transmissão de valores, na construção da autonomia e na formação do pensamento crítico-social da criança.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Eça de Queirós. Orientador: Luciana Eliza dos Santos.

3.
Cleide Lucia dos Reis Marcondes Luciene Natividade dos Santo. A importância do jogo na educação infantil com crianças de 4 a 5 anos de idade.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Eça de Queirós. Orientador: Luciana Eliza dos Santos.



Outras informações relevantes


Participa dos seguintes grupos de pesquisa: Educação e Cultura Anarquistas: Arquivo João Penteado, coordenado pela Profa. Dra. Carmen Sylvia Vidigal Moraes, EDA- FEUSP. Pesquisa historiográfica sobre o movimento anarquista no Brasil, em sua gênese, a partir de fontes documentais primárias relacionadas aos episódios educacionais libertários, ocorridos no país na primeira década do século XX. Ênfase nas práticas educativas libertárias.
Núcleo de estudos de subjetividade, cultura e cidadania, coordenado pela Profa. Dra. Maria de Lourdes Manzini Covre , EDA - FEUSP. Pesquisa articulada à perspectiva interdisciplinar dos fenômenos organizacionais e educacionais e o lugar da educação, da cidadania e da subjetividade no processo cultural dos agentes envolvidos. A pesquisa enfoca também a abordagem em antropologia filosófica aplicada ao fenômeno educativo.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/01/2019 às 7:52:57