Fátima Aparecida Teves Cabral Bruno

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6470009701752345
  • Última atualização do currículo em 24/09/2018


DOUTORADO em Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-Americana (modelo interpretativo de aquisição/ensino/aprendizagem de espanhol como língua estrangeira com base no pensamento complexo, 2006; MESTRADO em Semiótica e Lingüística Geral (Aquisição-aprendizagem de línguas estrangeiras), 2001; GRADUAÇÃO em Letras (Espanhol e Português,1982, pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP). Atualmente, é professora das disciplinas de Língua Espanhola do Depto de Letras Modernas da FFLCH/USP, área de Didática de Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-Americana e do Programa de Pós-Graduação de Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-Americana da FFLCH/USP. Atua principalmente nos seguintes temas: aquisição-aprendizagem, ensino de espanhol para adolescentes e adultos, educação/formação de professores de Espanhol como língua estrangeira, processamento de espanhol língua estrangeira, aspectos contrastivos entre o português brasileiro e o espanhol, recursos didáticos e Pensamento Complexo. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Fátima Aparecida Teves Cabral Bruno
Nome em citações bibliográficas
BRUNO, F. A. T. C.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas.
Av. Prof. Luciano Gualberto, 03, sala 15
Cidade Universitária
05508900 - São Paulo, SP - Brasil
Telefone: (11) 30915041
URL da Homepage: http://www.fflch.usp.br/bem-vindo/


Formação acadêmica/titulação


2001 - 2006
Doutorado em Língua Espanhola e Literaturas.
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, FFLCH/USP, Brasil.
Título: Lo que uno/a comprende, lo que uno/a dice ?Compreensão e produção no processo de aquisição-aprendizagem de espanhol língua estrangeira por adultos brasileiros, Ano de obtenção: 2006.
Orientador: Neide Therezinha Maia González.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: aquisição-aprendizagem; espanhol língua estrangeira; processamento de espanhol língua estrangeira; Teoria da Complexidade.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial.
1997 - 2001
Mestrado em Aquisição-aprendizagem de línguas estrangeiras.
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de S P, FFLCH/USP, Brasil.
Título: A compreensão da Impersonalidad em espanhol por estudantes brasileiros,Ano de Obtenção: 2001.
Orientador: Neide Therezinha Maia González.
Palavras-chave: aquisição-aprendizagem; Contraste entre o português e o espanhol; Ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras; espanhol língua estrangeira.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
Setores de atividade: Educação.
1978 - 1982
Graduação em Letras Espanhol e Português.
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, FFLCH/USP, Brasil.




Formação Complementar


2018 - 2018
Curso de Lengua e Cultura Españolas. (Carga horária: 45h).
Universidad de Salamanca, USAL, Espanha.


Atuação Profissional



Fac. de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP, FFLCH - USP, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Doutora em RDIDP, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

11/2008 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Área de Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-Americana, .

Cargo ou função
Comissão Executiva e Editorial da Revista Caracol da Área de Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-Americana.
04/2008 - Atual
Extensão universitária , Área de Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-Americana, .

Atividade de extensão realizada
Coordenadora do Curso de Extensão Español en el Campus.
12/2007 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Área de Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-Americana, .

12/2007 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Área de Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-Americana, .

12/2007 - Atual
Ensino, Língua Espanhola, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Argumentação e Sintaxe em Língua Espanhola
Língua Espanhola II
Língua Espanhola III
Práticas Orais em Língua Espanhola

Faculdade Associada de Cotia, FAAC, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora Mestra de Língua Espanhola, Carga horária: 12

Atividades

9/2006 - Atual
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Espanhola I, II, III, IV, V e VI

Faculdade Cásper Líbero, FCL, Brasil.
Vínculo institucional

1984 - 1984
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de espanhol, Carga horária: 20



Linhas de pesquisa


1.
Aquisição/Aprendizagem do Espanhol como Língua Estrangeira
2.
Análise, a partir de diferentes perspectivas teóricas, dos processos de aquisição do espanhola por falantes do português.
3.
Gênero, tipologias textuais e um modelo complexo de aquisição/aprendizagem e Uma proposta de ensino educativo de espanhol como língua estrangeira.


Projetos de pesquisa


2009 - Atual
Recursos didáticos para a aula de Espanhol como Língua Estrangeira (E/LE)
Descrição: Objetivos: Tendo em vista a formação integral do graduando, do licenciando e do pós-graduando da Área de Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-Americana (LELEHA), o Grupo de Pesquisa Recursos Didáticos para a aula de E/LE pretende: o Facultar outra opção de conhecimento e de atuação no mercado de trabalho, que não só aquela específica à docência; neste caso em editoria. o Criar oportunidade para o desenvolvimento de habilidades necessárias para se atingir outra competência desejada no desempenho profissional e no desenvolvimento da autonomia do aluno graduando, do licenciando e do já profissional pós-graduando; o Propiciar um exercício de autonomia universitária, ampliando dessa forma o conceito de currículo, como todo e qualquer conjunto de atividades acadêmicas que integralizam um curso. o Colaborar para a implantação do conceito de atividade acadêmica curricular que considera relevante que o estudante adquira competências e habilidades necessárias a sua formação como processo contínuo e transformador, de modo que não exclua as disciplinas convencionais da grade curricular, mas sim busca articular a aquisição do saber de forma articulada e desdobrada. o Flexibilizar o currículo do aluno graduando, licenciando e pós-granduando da Área de LELEHA, de modo que possa responder a outras demandas sociais como, por exemplo, a de autor, revisor e parecerista de recursos didáticos. Metas: · Incentivar a elaboração de projetos de Iniciação Científica, Trabalho de Graduação Individual e de Pós-Graduação; · Criar uma base e um laboratório de recursos didáticos para o ensino de E/LE e, mesmo futuramente de outras línguas estrangeiras modernas na FFLCH/USP, de modo que se possa disponibilizar tais recursos para diversos estilos de curso (escola regular, cursos livres, cursos específicos, à distância), tanto para a comunidade interna como para a externa da USP; · Propiciar aos participantes o estudo, a reflexão e a elaboração de recursos didáticos teoric.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Fátima Aparecida Teves Cabral Bruno - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 5


Projetos de extensão


2017 - Atual
Encontros do Centro de Línguas e do Grupo Recursos Didáticos para a aula de E/LE
Descrição: O projeto tem como objetivo disponibilizar conhecimento científico na área de ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras para alunos da graduação, pós-graduação e comunidade em geral, em especial, professores de língua da Educação Básica. O projeto é uma parceria do Grupo Recursos Didáticos para a aula de E/LE e do Centro de Línguas (CL) da FFLCH. O CL disponibiliza o espaço e coordena a organização dos encontros e o Grupo de Pesquisa convida os especialistas de acordo com os temas pertinentes ao Ciclo sobre Ensino e Aprendizagem de Línguas..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2015 - 2015
Monitoria em Língua Espanhola III
Descrição: A disciplina Língua Espanhola III (FLM0265) visa que o aluno amplie e aprimore os conhecimentos adquiridos nas disciplinas anteriores da graduação em Língua Espanhola da FFLCH/USP por meio de uma progressão que permita ao aluno ser capaz de expressar sua relação com o outro, e no caso específico deste curso que avance no trabalho de interpretar o funcionamento da língua espanhola, de inscrever-se em suas discursividades e de construir, com relação a ela, um espaço de saber. A participação de um graduando como monitor nesse curso tem como objetivo principal propiciar a construção de um saber sobre a língua espanhola e sobre seu ensino, visando sua formação como futuro professor-pesquisador, de modo que haja futuramente interesse pelo ensino da língua espanhola em diferentes situações formais de trabalho: ensino regular, escola de idiomas, aulas particulares, ensino superior, etc. O acompanhamento do monitor no referido curso será prático, teórico e investigativo. Prático, porque acompanhará o docente durante as aulas, participará da preparação de materiais e de sua aplicação em aulas, assim como dos plantões de atendimento aos alunos para, entre outras coisas, esclarecimento de dúvidas e implantação de mini projetos a serem estabelecidos em comum acordo com os graduandos como, por exemplo, um grupo de estudos fora do horário de aulas. Teórico, já que terá que ler a bibliografia específica do curso para a preparação dos materiais e exercícios a serem utilizados em aulas e no mini projeto, juntamente com o docente. Investigativo, pois poderá pesquisar materiais complementários para a sua formação e para a dos colegas graduandos e também fazer, durante as aulas, uma coleta de dados com o objetivo de contribuir com um banco de dados de interlíngua (língua não nativa)..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Fátima Aparecida Teves Cabral Bruno - Coordenador / Elis Cristina Ferreira - Integrante.
2015 - Atual
Monitoria em Língua Espanhola II
Descrição: A disciplina Língua Espanhola II (FLM0264) visa que o aluno amplie e aprimore os conhecimentos adquiridos na disciplina Língua Espanhola I da graduação em Língua Espanhola da FFLCH/USP por meio de uma progressão que permita ao aluno ser capaz de expressar sua relação com o outro e, no caso específico deste curso, que avance no trabalho de interpretar o funcionamento da língua espanhola, de inscrever-se em suas discursividades e de construir, com relação a ela, um espaço de saber. A participação de um graduando como monitor nesse curso tem como objetivo principal propiciar-lhe a construção de um saber sobre a língua espanhola e sobre seu ensino, visando sua formação como futuro professor-pesquisador, de modo que haja futuramente interesse pelo ensino da língua espanhola em diferentes situações formais de trabalho: ensino regular, escola de idiomas, aulas particulares, ensino superior, autor de material didático, etc. O acompanhamento do monitor no referido curso será prático, teórico e investigativo. Prático, porque acompanhará o docente durante as aulas, participará da preparação de recursos didáticos e de sua aplicação em aulas, assim como dos plantões de atendimento aos alunos para, entre outras coisas, esclarecimento de dúvidas e implantação de mini projeto a ser estabelecido em comum acordo com os graduandos como, por exemplo, um grupo de estudos fora do horário de aulas. Teórico, já que terá que reler a bibliografia específica do curso para a preparação dos materiais e exercícios a serem utilizados em aulas e no mini projeto, juntamente com o docente. Investigativo, pois poderá pesquisar materiais complementários a sua formação e a dos colegas graduandos e, além disso, cooperar com o levantamento de corpus sobre interlíngua..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Fátima Aparecida Teves Cabral Bruno - Coordenador / Priscila Santana Damascena - Integrante.
2015 - Atual
Monitoria em Língua Espanhola IV
Descrição: A disciplina Língua Espanhola IV (FLM0262) visa ampliar e aprimorar os conhecimentos adquiridos nas disciplinas anteriores da graduação em Língua Espanhola da FFLCH/USP por meio de uma progressão que permita ao aluno ser capaz de expressar sua relação com o outro, construindo condições, hipóteses e expressando estados e mudanças. A participação do graduando como monitor nesse curso tem como objetivo principal propiciar a construção de um saber sobre a língua espanhola e sobre seu ensino, visando sua formação como futuro professor-pesquisador, de modo que haja futuramente interesse pelo ensino da língua espanhola em diferentes situações formais de trabalho: ensino regular, escola de idiomas, ensino superior, autor de material didático, etc. O acompanhamento do monitor no referido curso será prático, teórico e investigativo. Prático, porque acompanhará o docente durante as aulas, participará da preparação de materiais e de sua aplicação em aulas, assim como dos plantões de atendimento aos alunos para, entre outras coisas, esclarecimento de dúvidas e implantação de mini projeto a ser estabelecido em comum acordo com os graduandos como, por exemplo, un grupo de estudos. Teórico, porque lerá a bibliografia específica do curso para a preparação dos materiais e exercícios a serem utilizados em aulas e no grupo de estudos, juntamente com o docente. Por outro lado, o monitor, ao participar das aulas, poderá contribuir com o levantamento de um corpus sobre Interlíngua..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Fátima Aparecida Teves Cabral Bruno - Coordenador / Samantha Calvo - Integrante.
2014 - 2014
Monitoria em Língua Espanhola I
Descrição: A disciplina Língua Espanhola I (FLM0263) é a primeira das disciplinas de língua espanhola que o aluno graduando em língua espanhola e literaturas espanhola e hispano-americana irá fazer. Seu objetivo é o de propiciar ao graduando seus primeiros contatos com a língua espanhola por meio de um trabalho de interpretação de seu funcionamento, de inscrição em suas discursividades e de construção, com relação a ela, como um espaço de saber. A participação de um graduando como monitor nesse curso tem como objetivo principal propiciar a construção de um saber sobre a língua espanhola e sobre seu ensino, visando sua formação como futuro professor-pesquisador, de modo que haja futuramente interesse pelo ensino da língua espanhola em diferentes situações formais de trabalho: ensino regular, escola de idiomas, ensino superior, etc. O acompanhamento do monitor no referido curso será prático, teórico e investigativo. Prático, porque acompanhará o docente durante as aulas, participará da preparação de materiais e de sua aplicação em aulas, assim como dos plantões de atendimento aos alunos para, entre outras coisas, esclarecimento de dúvidas e implantação de mini projetos a serem estabelecidos em comum acordo com os graduandos como, por exemplo, um grupo de estudos fora do horário de aulas. Teórico, já que terá que ler a bibliografia específica do curso para a preparação dos materiais e exercícios a serem utilizados em aulas e no mini projeto, juntamente com o docente. Investigativo, pois poderá pesquisar materiais complementários a sua formação e a dos colegas graduandos e também fazer, durante as aulas, um banco de dados de interlíngua (língua não nativa), segundo proposta que faremos ao monitor selecionado..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Fátima Aparecida Teves Cabral Bruno - Coordenador / Samantha Calvo - Integrante.
2013 - 2013
Monitoria em Língua Espanhola II
Descrição: A disciplina Língua Espanhola II (FLM0264) visa que o aluno amplie e aprimore os conhecimentos adquiridos na disciplina Língua Espanhola I da graduação em Língua Espanhola da FFLCH/USP por meio de uma progressão que permita ao aluno ser capaz de expressar sua relação com o outro, e no caso específico deste curso que avance no trabalho de interpretar o funcionamento da língua espanhola, de inscrever-se em suas discursividades e de construir, com relação a ela, um espaço de saber. A participação de um graduando como monitor nesse curso tem como objetivo principal propiciar-lhe a construção de um saber sobre a língua espanhola e sobre seu ensino, visando sua formação como futuro professor-pesquisador, de modo que haja futuramente interesse pelo ensino da língua espanhola em diferentes situações formais de trabalho: ensino regular, escola de idiomas, aulas particulares, ensino superior, autor de material didático, etc. O acompanhamento do monitor no referido curso será prático, teórico e investigativo. Prático, porque acompanhará o docente durante as aulas, participará da preparação de recursos didáticos e de sua aplicação em aulas, assim como dos plantões de atendimento aos alunos para, entre outras coisas, esclarecimento de dúvidas e implantação de mini projeto a ser estabelecido em comum acordo com os graduandos como, por exemplo, um grupo de estudos fora do horário de aulas. Teórico, já que terá que reler a bibliografia específica do curso para a preparação dos materiais e exercícios a serem utilizados em aulas e no mini projeto, juntamente com o docente. Investigativo, pois poderá pesquisar materiais complementários a sua formação e a dos colegas graduandos..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Fátima Aparecida Teves Cabral Bruno - Coordenador / Juliana Jere Moisés - Integrante.
2013 - Atual
Monitoria em Língua Espanhola III
Descrição: A disciplina Língua Espanhola III (FLM0265) visa que o aluno amplie e aprimore os conhecimentos adquiridos nas disciplinas anteriores da graduação em Língua Espanhola da FFLCH/USP por meio de uma progressão que permita ao aluno ser capaz de expressar sua relação com o outro, e no caso específico deste curso que avance no trabalho de interpretar o funcionamento da língua espanhola, de inscrever-se em suas discursividades e de construir, com relação a ela, um espaço de saber. A participação de um graduando como monitor nesse curso tem como objetivo principal propiciar a construção de um saber sobre a língua espanhola e sobre seu ensino, visando sua formação como futuro professor-pesquisador, de modo que haja futuramente interesse pelo ensino da língua espanhola em diferentes situações formais de trabalho: ensino regular, escola de idiomas, aulas particulares, ensino superior, etc. O acompanhamento do monitor no referido curso será prático, teórico e investigativo. Prático, porque acompanhará o docente durante as aulas, participará da preparação de materiais e de sua aplicação em aulas, assim como dos plantões de atendimento aos alunos para, entre outras coisas, esclarecimento de dúvidas e implantação de mini projetos a serem estabelecidos em comum acordo com os graduandos como, por exemplo, um grupo de estudos fora do horário de aulas. Teórico, já que terá que ler a bibliografia específica do curso para a preparação dos materiais e exercícios a serem utilizados em aulas e no mini projeto, juntamente com o docente. Investigativo, pois poderá pesquisar materiais complementários a sua formação e a dos colegas graduandos e também fazer, durante as aulas, um banco de dados de interlíngua (língua não nativa), segundo proposta que fazemos ao monitor selecionado..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Fátima Aparecida Teves Cabral Bruno - Coordenador.
2013 - Atual
Monitoria em Língua Espanhola I
Descrição: A disciplina Língua Espanhola I (FLM0263) é a primeira das disciplinas de língua espanhola que o aluno graduando em língua espanhola e literaturas espanhola e hispano-americana irá fazer. Seu objetivo é o de propiciar ao graduando seus primeiros contatos com a língua espanhola por meio de um trabalho de interpretação de seu funcionamento, de inscrição em suas discursividades e de construção, com relação a ela, como um espaço de saber. A participação de um graduando como monitor nesse curso tem como objetivo principal propiciar a construção de um saber sobre a língua espanhola e sobre seu ensino, visando sua formação como futuro professor-pesquisador, de modo que haja futuramente interesse pelo ensino da língua espanhola em diferentes situações formais de trabalho: ensino regular, escola de idiomas, ensino superior, etc. O acompanhamento do monitor no referido curso será prático, teórico e investigativo. Prático, porque acompanhará o docente durante as aulas, participará da preparação de materiais e de sua aplicação em aulas, assim como dos plantões de atendimento aos alunos para, entre outras coisas, esclarecimento de dúvidas e implantação de mini projetos a serem estabelecidos em comum acordo com os graduandos como, por exemplo, um grupo de estudos fora do horário de aulas. Teórico, já que terá que ler a bibliografia específica do curso para a preparação dos materiais e exercícios a serem utilizados em aulas e no mini projeto, juntamente com o docente. Investigativo, pois poderá pesquisar materiais complementários a sua formação e a dos colegas graduandos e também fazer, durante as aulas, um banco de dados de interlíngua (língua não nativa), segundo proposta que fazemos ao monitor selecionado..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Fátima Aparecida Teves Cabral Bruno - Coordenador.
2012 - Atual
Monitoria em Língua Espanhola II
Descrição: O projeto está ligado ao PEEG (Projeto de Estímulo d Graduação) da Pró-Reitoria de Extensão da FFLCH/USP. A disciplina Língua Espanhola II (FLM0264) visa que o aluno amplie e aprimore os conhecimentos adquiridos na disciplina Língua Espanhola I da graduação em Língua Espanhola da FFLCH/USP por meio de uma progressão que permita ao aluno ser capaz de expressar sua relação com o outro, e no caso específico deste curso que avance no trabalho de interpretar o funcionamento da língua espanhola, de inscrever-se em suas discursividades e de construir, com relação a ela, um espaço de saber. A participação de um graduando como monitor nesse curso tem como objetivo principal propiciar-lhe a construção de um saber sobre a língua espanhola e sobre seu ensino, visando sua formação como futuro professor-pesquisador, de modo que haja futuramente interesse pelo ensino da língua espanhola em diferentes situações formais de trabalho: ensino regular, escola de idiomas, aulas particulares, ensino superior, autor de material didático, etc. O acompanhamento do monitor no referido curso será prático, teórico e investigativo. Prático, porque acompanhará o docente durante as aulas, participará da preparação de recursos didáticos e de sua aplicação em aulas, assim como dos plantões de atendimento aos alunos para, entre outras coisas, esclarecimento de dúvidas e implantação de mini projeto a ser estabelecido em comum acordo com os graduandos como, por exemplo, um grupo de estudos fora do horário de aulas. Teórico, já que terá que reler a bibliografia específica do curso para a preparação dos materiais e exercícios a serem utilizados em aulas e no mini projeto, juntamente com o docente. Investigativo, pois poderá pesquisar materiais complementários a sua formação e a dos colegas graduandos..
Situação: Desativado; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Fátima Aparecida Teves Cabral Bruno - Coordenador.
2012 - Atual
Monitoria em Língua Espanhola I
Descrição: O projeto se insere no PEEG (Programa de Estímula da Graduação) da Pró-Reitoria de Extensão da FFLCH/USP. A disciplina Língua Espanhola I (FLM0263) é a primeira das disciplinas de língua espanhola que o aluno graduando em língua espanhola e literaturas espanhola e hispano-americana irá fazer. Seu objetivo é o de propiciar ao graduando seus primeiros contatos com a língua espanhola por meio de um trabalho de interpretação de seu funcionamento, de inscrição em suas discursividades e de construção, com relação a ela, como um espaço de saber. A participação de um graduando como monitor nesse curso tem como objetivo principal propiciar a construção de um saber sobre a língua espanhola e sobre seu ensino, visando sua formação como futuro professor-pesquisador, de modo que haja futuramente interesse pelo ensino da língua espanhola em diferentes situações formais de trabalho: ensino regular, escola de idiomas, ensino superior, etc. O acompanhamento do monitor no referido curso será prático, teórico e investigativo. Prático, porque acompanhará o docente durante as aulas, participará da preparação de materiais e de sua aplicação em aulas, assim como dos plantões de atendimento aos alunos para, entre outras coisas, esclarecimento de dúvidas e implantação de mini projetos a serem estabelecidos em comum acordo com os graduandos como, por exemplo, um grupo de estudos fora do horário de aulas. Teórico, já que terá que ler a bibliografia específica do curso para a preparação dos materiais e exercícios a serem utilizados em aulas e no mini projeto, juntamente com o docente. Investigativo, pois poderá pesquisar materiais complementários a sua formação e a dos colegas graduandos e também fazer, durante as aulas, um banco de dados de interlíngua (língua não nativa), segundo proposta que faremos ao monitor selecionado..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Fátima Aparecida Teves Cabral Bruno - Coordenador.Financiador(es): Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP - Bolsa.
2012 - Atual
Monitoria em Língua Espanhola III
Descrição: O Projeto está ligado ao PEEG (Programa de Estímulo de Graduação) da Pró-Reitoria de Extensão da FFLCH/USP. A disciplina Língua Espanhola III (FLM0265) visa que o aluno amplie e aprimore os conhecimentos adquiridos nas disciplinas anteriores da graduação em Língua Espanhola da FFLCH/USP por meio de uma progressão que permita ao aluno ser capaz de expressar sua relação com o outro, e no caso específico deste curso que avance no trabalho de interpretar o funcionamento da língua espanhola, de inscrever-se em suas discursividades e de construir, com relação a ela, um espaço de saber. A participação de um graduando como monitor nesse curso tem como objetivo principal propiciar a construção de um saber sobre a língua espanhola e sobre seu ensino, visando sua formação como futuro professor-pesquisador, de modo que haja futuramente interesse pelo ensino da língua espanhola em diferentes situações formais de trabalho: ensino regular, escola de idiomas, aulas particulares, ensino superior, etc. O acompanhamento do monitor no referido curso será prático, teórico e investigativo. Prático, porque acompanhará o docente durante as aulas, participará da preparação de materiais e de sua aplicação em aulas, assim como dos plantões de atendimento aos alunos para, entre outras coisas, esclarecimento de dúvidas e implantação de mini projetos a serem estabelecidos em comum acordo com os graduandos como, por exemplo, um grupo de estudos fora do horário de aulas. Teórico, já que terá que ler a bibliografia específica do curso para a preparação dos materiais e exercícios a serem utilizados em aulas e no mini projeto, juntamente com o docente. Investigativo, pois poderá pesquisar materiais complementários a sua formação e a dos colegas graduandos e também fazer, durante as aulas, um banco de dados de interlíngua (língua não nativa), segundo proposta que faremos ao monitor selecionado..
Situação: Desativado; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Fátima Aparecida Teves Cabral Bruno - Coordenador.
2011 - Atual
Monitoria em Práticas orais em Língua Espanhola
Descrição: O Projeto está ligado ao PEEG (Programa de Estímulo de Graduação) da FFLCH/USP. A disciplina Práticas Orais em Língua Espanhola (FLM0262) visa ampliar e aprimorar os conhecimentos adquiridos nas disciplinas anteriores da graduação em Língua Espanhola da FFLCH/USP por meio de uma progressão que permita ao aluno ser capaz de expressar sua relação com o outro, no caso específico deste curso, pela oralidade. A participação do graduando como monitor nesse curso tem como objetivo principal propiciar a construção de um saber sobre a língua espanhola e sobre seu ensino, visando sua formação como futuro professor-pesquisador, de modo que haja futuramente interesse pelo ensino da língua espanhola em diferentes situações formais de trabalho: ensino regular, escola de idiomas, ensino superior, autor de material didático, etc. O acompanhamento do monitor no referido curso será prático e teórico. Prático, porque acompanhará o docente durante as aulas, participará da preparação de materiais e de sua aplicação em aulas, assim como dos plantões de atendimento aos alunos para, entre outras coisas, esclarecimento de dúvidas e implantação de mini projeto a ser estabelecido em comum acordo com os graduandos como, por exemplo, un grupo de estudos. Teórico, porque lerá a bibliografia específica do curso para a preparação dos materiais e exercícios a serem utilizados em aulas e no grupo de estudos, juntamente com o docente..
Situação: Desativado; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Fátima Aparecida Teves Cabral Bruno - Coordenador.
2010 - 2013
Cursos de língua espanhola
Descrição: Cursos de língua espanhola para alunos da comunidade USP e para a comunidade externa no Centro de Línguas da FFLCH..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (1) .
Integrantes: Fátima Aparecida Teves Cabral Bruno - Coordenador.


Projetos de desenvolvimento


2010 - Atual
Ensino/Aprendizagem/Aquisição de Espanhol como Língua Estrangeira e Educação
Descrição: O projeto pretende pôr em questão e sob análise aspectos teóricos e práticos que envolvem o ensino, a aprendizagem e a aquisição do Espanhol como Língua Estrangeira (E/LE) na escola regular à luz do pensamento complexo, partindo da relação paradoxal entre o uno (todo) e o múltiplo (partes), isto é, do emaranhamento de ações, de interações e de retroações que são peculiares ao longo do processo en direção à língua alvo..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.


Outros Projetos


2011 - Atual
Ciclo Permanente de Vídeo Conferências de Vídeo Conferências da Área de Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-Americana FFLCH/USP: uma parceria com a CENP/SEE de São Paulo
Descrição: Tendo em vista que os professores da rede estadual de ensino do Estado de São Paulo deram início à inclusão da disciplina de língua estrangeira espanhola no currículo do ensino médio no segundo semestre de 2010, as vídeo conferências pretendem dar continuidade à reflexão e à discussão acerca de diferentes questões concernentes ao ensino/aprendizagem de espanhol como língua estrangeira no currículo escolar, ao mesmo tempo que pretende criar oportunidades para que o professor estabeleça relações teórico-metodológicas na sua prática..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
2010 - 2010
Ciclo de Vídeo Conferências: Introducción a la enseñanza del Español en el Currículo Escolar
Descrição: Este ciclo de conferências visa iniciar uma discussão acerca de diferentes questões concernentes ao ensino de espanhol como língua estrangeira no currículo escolar, ao mesmo tempo que pretende criar oportunidades para que o professor estabeleça relações teórico-metodológicas em sua prática..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Membro de corpo editorial


2015 - Atual
Periódico: Revista Entrelínguas
2013 - Atual
Periódico: Revista Entrecaminos
2010 - Atual
Periódico: Revista Leia
2008 - 2010
Periódico: Revista Caracol


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: língua espanhola.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de Professores.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.


Prêmios e títulos


2010
Prêmio "Cristóbal de Villalón, Innovación en el aula de Español como Lengua Extranjera", Universidad de Valladolid, Diputación de Vallodolid, Fundación Jorge Guillén.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BRUNO, F. A. T. C.2008 BRUNO, F. A. T. C.. La impersonalidad en Español y en Portugués brasileiro. Signos Ele, v. CONT., p. 1-8, 2008.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
BRUNO, F. A. T. C.; TONELLI, J. R. A. (Org.) ; MOR, W. M. (Org.) ; RAMOS, S. G. M. (Org.) ; BARBOZA, J. S. (Org.) ; STUTZ, L. (Org.) ; VIEIRA, R. (Org.) ; FERREIRA, A. J. (Org.) ; CORREA, L. N. (Org.) ; GIMENEZ, T. (Org.) ; LIMA, L. M. (Org.) ; SILVA, C. A. M. E. (Org.) ; YOKOTA, R. (Org.) ; NARDI, F. S. (Org.) ; FONTANA, M. V. L. (Org.) ; TALLEI, J. (Org.) . Ensino-Aprendizagem de Inglês e Espanhol no Brasil: práticas, desafios e perspectivas. 1. ed. Campinas: Pontes Editores, 2015. v. 1. 360p .

2.
BRUNO, F. A. T. C.; AGUIAR, A. A. ; LUCIANO, F. ; GALLARDO, I. ; SILVA, G. R. ; MARCAL, M. R. . De un género a otro: la didáctica de la transformación. 1. ed. Brasília: Consejería de Educación de la Embajada de España, 2014. v. 1. 166p .

3.
BRUNO, F. A. T. C.; TONI, M. A. M. B. ; FERRARI, S. A. . Español: Entérate Libro 1 (aluno). 4. ed. São Paulo: Saraiva, 2011. v. 1. 192p .

4.
BRUNO, F. A. T. C.; TONI, M. A. M. B. ; FERRARI, S. A. . Español: Entérate Libro 1 (professor). 4. ed. São Paulo: Saraiva, 2011. v. 1. 224p .

5.
BRUNO, F. A. T. C.; TONI, M. A. M. B. ; FERRARI, S. A. . Español: Entérate Libro 2 (aluno). 4. ed. São Paulo: Saraiva, 2011. v. 1. 208p .

6.
BRUNO, F. A. T. C.; TONI, M. A. M. B. ; FERRARI, S. A. . Español: Entérate Libro 2 (professor). 4. ed. São Paulo: Saraiva, 2011. v. 1. 240p .

7.
BRUNO, F. A. T. C.; TONI, M. A. M. B. ; FERRARI, S. A. . Español: Entérate Libro 3 (aluno). 4. ed. São Paulo: Saraiva, 2011. v. 1. 208p .

8.
BRUNO, F. A. T. C.; TONI, M. A. M. B. ; FERRARI, S. A. . Español: Entérate Libro 3 (professor). 4. ed. São Paulo: Saraiva, 2011. v. 1. 240p .

9.
BRUNO, F. A. T. C.; TONI, M. A. M. B. ; FERRARI, S. A. . Español: Entérate Libro 4 (aluno). 4. ed. São Paulo: Saraiva, 2011. v. 1. 208p .

10.
BRUNO, F. A. T. C.; TONI, M. A. M. B. ; FERRARI, S. A. . Español: Entérate Libro 4 (professor). 4. ed. São Paulo: Saraiva, 2011. v. 1. 240p .

11.
BRUNO, F. A. T. C.; ARRUDA, S. A. F. ; TONI, M. A. M. B. . Español: Entérate - 6º ano reformulado - Manual do Professor 3ª edição. 3ª. ed. SÃO PAULO: SARAIVA, 2009. v. 1. 208p .

12.
BRUNO, F. A. T. C.; ARRUDA, S. A. F. ; TONI, M. A. M. B. . Español: Entérate - 6º ano reformulado - livro do aluno - 3ª edição. 3ª. ed. SÃO PAULO: SARAIVA, 2009. v. 1. 150p .

13.
BRUNO, F. A. T. C.; ARRUDA, S. A. F. ; TONI, M. A. M. B. . Español: Entérate - 7º ano reformulado - Manual do Professor - 3ª edição. 3ª. ed. SÃO PAULO: SARAIVA, 2009. v. 1. 191p .

14.
BRUNO, F. A. T. C.; ARRUDA, S. A. F. ; TONI, M. A. M. B. . Español: Entérate - 7º ano reformulado - livro do aluno - 3ª edição. 3ª. ed. SÃO PAULO: SARAIVA, 2009. v. 1. 159p .

15.
BRUNO, F. A. T. C.; ARRUDA, S. A. F. ; TONI, M. A. M. B. . Español: Entérate - 8º ano reformulado - Manual do Professor 3ª edição. 3ª. ed. SÃO PAULO: SARAIVA, 2009. v. 1. 208p .

16.
BRUNO, F. A. T. C.; ARRUDA, S. A. F. ; TONI, M. A. M. B. . Español: Entérate - 8º ano reformulado - livro do aluno - 3ª edição. 3ª. ed. SÃO PAULO: SARAIVA, 2009. v. 1. 160p .

17.
BRUNO, F. A. T. C.; ARRUDA, S. A. F. ; TONI, M. A. M. B. . Español: Entérate - 9º ano reformulado - livro do aluno - 3ª edição. 3ª. ed. SÃO PAULO: SARAIVA, 2009. v. 1. 207p .

18.
BRUNO, F. A. T. C.; ARRUDA, S. A. F. ; TONI, M. A. M. B. . Español: Entérate - 9º ano reformulado - Manual do Professor - 3ª edição. 3ª. ed. SÃO PAULO: SARAIVA, 2009. v. 1. 159p .

19.
BRUNO, F. A. T. C.; TONI, M. A. M. B. ; ARRUDA, S. A. F. . Español: ¡Entérate! Libro 1 - 2ª edição reformulada - livro do aluno. 2ª. ed. São Paulo: Saraiva, 2006. v. 1. 144p .

20.
BRUNO, F. A. T. C.; TONI, M. A. M. B. ; ARRUDA, S. A. F. . Español: ¡Entérate! Libro 1 - 2ª edição reformulada - livro do professor. 2ª. ed. São Paulo: Saraiva, 2006. v. 1. 176p .

21.
BRUNO, F. A. T. C.; TONI, M. A. M. B. ; ARRUDA, S. A. F. . Español: ¡Entérate! Libro 2 - 2ª edição reformulada - livro do aluno. 2ª. ed. São Paulo: Saraiva, 2006. v. 1. 143p .

22.
BRUNO, F. A. T. C.; TONI, M. A. M. B. ; ARRUDA, S. A. F. . Español: ¡Entérate! Libro 2 - 2ª edição reformulada - livro do professor. 2ª. ed. São Paulo: Saraiva, 2006. v. 2. 173p .

23.
BRUNO, F. A. T. C.; TONI, M. A. M. B. ; ARRUDA, S. A. F. . Español: ¡Entérate! Libro 3 - 2ª edição reformulada - livro do aluno. 2ª. ed. São Paulo: Saraiva, 2006. v. 3. 144p .

24.
BRUNO, F. A. T. C.; TONI, M. A. M. B. ; ARRUDA, S. A. F. . Español: ¡Entérate! Libro 3 - 2ª edição reformulada - livro do professor. 2ª. ed. São Paulo: Saraiva, 2006. v. 3. 170p .

25.
BRUNO, F. A. T. C.; TONI, M. A. M. B. ; ARRUDA, S. A. F. . Español: ¡Entérate! Libro 4 - 2ª edição reformulada - livro do aluno. 2ª. ed. São Paulo: Saraiva, 2006. v. 4. 144p .

26.
BRUNO, F. A. T. C.; TONI, M. A. M. B. ; ARRUDA, S. A. F. . Español: ¡Entérate! Libro 4 - 2ª edição reformulada - livro do professor. 2ª. ed. São Paulo: Saraiva, 2006. v. 4. 176p .

27.
BRUNO, F. A. T. C.. · Ensino-aprendizagem de Línguas Estrangeiras: Reflexão e prática.. 1ª. ed. São Carlos: Editora Claraluz, 2005. v. 1. 160p .

28.
BRUNO, F. A. T. C.. · Ensino de espanhol: Construção da impessoalidade em sala de aula. 1ª. ed. São Carlos: Editora Claraluz, 2004. v. 1. 130p .

29.
BRUNO, F. A. T. C.; MENDOZA, M. A. C. L. . Hacia el español-curso de lengua y cultura hispánica-nivel básico-libro del alumno-Edição reformulada. 1ª. ed. São Paulo: Editora Saraiva, 2004. v. 3. 239p .

30.
BRUNO, F. A. T. C.; MENDOZA, M. A. C. L. . Hacia el español-curso de lengua y cultura hispánica-nivel básico--libro del profesor-edição reformulada. 6ª. ed. São Paulo: Editora Saraiva, 2004. v. 3. 272p .

31.
BRUNO, F. A. T. C.; MENDOZA, M. A. C. L. . Hacia el español-curso de lengua y cultura hispánica-nivel básico-libro del profesor. 5ª. ed. São Paulo: Editora Saraiva, 2002. v. 3. 240p .

32.
BRUNO, F. A. T. C.; TONI, M. A. M. B. ; ARRUDA, S. A. F. . Español: ¡Entérate! Libro 1 - libro del alumno. 1ª. ed. São Paulo: Editora Saraiva, 2002. v. 4. 144p .

33.
BRUNO, F. A. T. C.; TONI, M. A. M. B. ; ARRUDA, S. A. F. . Español: ¡Entérate! libro 1 - libro del profesor. 1ª. ed. São Paulo: Editora Saraiva, 2002. v. 4. 176p .

34.
BRUNO, F. A. T. C.; TONI, M. A. M. B. ; ARRUDA, S. A. F. . Español: ¡ Entérate! Libro 2 - libro del alumno. 1ª. ed. São Paulo: Saraiva, 2002. v. 1. 160p .

35.
BRUNO, F. A. T. C.; TONI, M. A. M. B. ; ARRUDA, S. A. F. . Español: ¡Entérate! Libro 3- libro del alumno. 1ª. ed. São Paulo: Saraiva, 2002. v. 1. 148p .

36.
BRUNO, F. A. T. C.; TONI, M. A. M. B. ; ARRUDA, S. A. F. . Español: ¡Entérate! Libro 3 - livro do professor. 1ª. ed. São Paulo: Saraiva, 2002. v. 1. 188p .

37.
BRUNO, F. A. T. C.; TONI, M. A. M. B. ; ARRUDA, S. A. F. . Español: ¡Entérate! - Libro 4 - Libro del alumno. 1ª. ed. São Paulo: Saraiva, 2002. v. 1. 158p .

38.
BRUNO, F. A. T. C.; TONI, M. A. M. B. ; ARRUDA, S. A. F. . Español: ¡Entérate! - Libro 4 - Libro del profesor. 1ª. ed. São Paulo: Saraiva, 2002. v. 1. 188p .

39.
BRUNO, F. A. T. C.; TONI, M. A. M. B. ; ARRUDA, S. A. F. . Español: ¡Entérate! libro 2 - livro do professor. 1ª. ed. São Paulo: Saraiva, 2002. v. 1. 190p .

40.
BRUNO, F. A. T. C.; MENDOZA, M. A. C. L. . Hacia el Español - Curso de Lengua y Cultura Hispánica - nível básico-libro del alumno. 5ª. ed. São Paulo: Editora Saraiva, 2000. v. 3. 224p .

41.
BRUNO, F. A. T. C.; MENDOZA, M. A. C. L. . Hacia el español-curso de lengua y cultura hispánica-nivel avanzado-libro del alumno. 1ª. ed. São Paulo: Editora Saraiva, 2000. v. 3. 236p .

42.
BRUNO, F. A. T. C.; MENDOZA, M. A. C. L. . Hacia el español-curso de lengua y cultura hispánica-nivel avanzado-libro del profesor. 1ª. ed. São Paulo: Editora Saraiva, 2000. v. 3.

43.
BRUNO, F. A. T. C.; MENDOZA, M. A. C. L. . Hacia el español-curso de lengua y cultura hispánica-nivel intermedio-libro del alumno. 2ª. ed. São Paulo: Editora Saraiva, 1999. v. 3. 238p .

44.
BRUNO, F. A. T. C.; MENDOZA, M. A. C. L. . Hacia el español-curso de lengua y cultura hispánica-nivel intermedio-libro del profesor. 2ª. ed. São Paulo: Editora Saraiva, 1999. v. 3. 270p .

Capítulos de livros publicados
1.
BRUNO, F. A. T. C.. O livro didático e a reforma do pensamento. In: Cristiano Silva de Barrros; Elzimar Goettenauer de Marins Costa; Luciana Maria Almeida de Freitas. (Org.). O livro didático de espanhol na escola brasileira. 1ed.Campinas: Pontes, 2018, v. 1, p. 387-.

2.
BRUNO, F. A. T. C.. Conversa com Fátima Aparecida Teves Cabral Bruno. In: Renato Aragão. (Org.). Conversas com (mais) formadores de professores de línguas: avanços e desafios. 1ªed.Campinas: Pontes Editores, 2016, v. 1, p. 89-107.

3.
BRUNO, F. A. T. C.. A oposição pretérito indefinido/pretérito perfecto: uma perspectiva explicativa pelas categorias tempo e aspecto. In: Juliana Reichert Assunção Tonelli; Fátima Aparecida Teves Cabral Bruno. (Org.). Ensino-aprendizagem de inglês e espanhol no Brasil: práticas, desafios e perspectivas. 1ed.Campinas: Pontes Editores, 2015, v. 1, p. 337-349.

4.
BRUNO, F. A. T. C.; MIRANDA, F. ; CORTEZ, M. ; LUQUE, C. ; KLEFF, M. ; BOTELHO, J. M. . Atos de currículo: (des)construindo a aula de língua estrangeira. In: Richard Brunel Matias; Mariana Cortez. (Org.). Descobrindo Culturas em Língua Portuguesa: Comunicação intercultural e língua portuguesa. 1ed.Córdoba: Facultad de Lenguas, Universidad Nacional de Córdoba, Argentina e Advocatus, 2014, v. 1, p. 79-90.

5.
BRUNO, F. A. T. C.. Ensinando línguas malcomportadas: uma perspectiva educativa. In: Juliana Reichert Assunção Tonelli; Jonathas de Paula Chaguri. (Org.). Espaço para reflexão sobre ensino de línguas. 1ed.Maringá: EDUEM-Editora da Universidade Estadual de Maringá, 2014, v. 1, p. 199-222.

6.
BRUNO, F. A. T. C.. La lengua española en la enseñanza regular: géneros discursivos y estrategias didáticas. In: Valdirene F. Zorzo-Veloso; Cláudia Cristina Ferreira; Arelis Felipe Ortigoza. (Org.). El español en línea de mira: enlaces lingüísticos, literarios y metodológicos. 1ed.Londrina: UEL, 2013, v. 1, p. 133-148.

7.
BRUNO, F. A. T. C.. La transposición de géneros literarios: una propuesta didáctica. In: Begoña Sáez Martínez; José Suárez-Inclán García de la Peña. (Org.). ACTAS DEL XX SEMINARIO DE DIFICULTADES ESPECÍFICAS DE LA ENSEÑANZA DEL ESPAÑOL A LUSOHABLANTES: LA LITERATURA EN LA ENSEÑANZA DEL ESPAÑOL COMO LENGUA EXTRANJERA. 1ed.Brasília: Embajada de España en Brasil ? Consejería de Educación, Ministerio de Educación de España, 2013, v. 1, p. 113-124.

8.
BRUNO, F. A. T. C.. (No) Efectos de la enseñanza en las clases de E/LE a brasileños: resultados y reflexiones. In: Tatiana Lourenço de Carvalho. (Org.). Espanhol e ensino: relatos de pesquisas. 1ed.Mossoró: UERN, 2012, v. 1, p. 17-24.

9.
BRUNO, F. A. T. C.. Os gêneros orais em aulas de ELE: uma proposta de abordagem. In: Cristiano Silva de Barros; Elzimar Goettenauer de Marins Costa. (Org.). Espanhol Ensino Médio - Coleção Explorando o Ensino. 1ªed.Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010, v. 16, p. 221-232.

10.
Carlini, A.L. ; PAIXAO, E. M. C. ; BRUNO, F. A. T. C. ; Campos, M. Z. de ; Scarpato, M. ; Zani, R. ; Silva, S.A.I. . Interpretando a aula à luz do Pensamento Complexo. In: Alda Luiza Carlini; Marta Scarpato. (Org.). Ensino Superior: questões sobre a formação do professor. 1ªed.São Paulo: Avercamp, 2008, v. , p. 95-105.

11.
BRUNO, F. A. T. C.. Como é que a gente fica, o uno corresponde a. In: Del Carmen Daher; Luciana Maria Almeida de Freitas; Maria Cristina Giorgi. (Org.). Hispanismo 2006 - Estudo de Linguagens. 1ªed.Rio de Janeiro: Rede Sirius: Associação Brasileira de Hispanistas, 2008, v. , p. 195-201.

12.
BRUNO, F. A. T. C.. Un aporte teórico para la enseñanza del acusativo preposicional en español a estudiantes brasileños. In: Fátima Aparecida Teves Cabral Bruno. (Org.). Ensino-Aprendizagem de Línguas Estrangeiras: Reflexão e Prática. 1ed.São Carlos: Claraluz, 2005, v. , p. 137-144.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BRUNO, F. A. T. C.. DE UN GÉNERO A OTRO: LA DIDÁCTICA DE LA TRANSFORMACIÓN: HISTORIA Y PRESUPUESTOS TEÓRICOS. In: XIV Congresso Brasileiro de Professores de Espanhol, 2013, Niterói. Anais do XIV Congresso Brasileiro de Professores de Espanhol, Língua e Ensino. Niterói: APEERJ, 2011. v. 1. p. 689-697.

2.
BRUNO, F. A. T. C.. UN MODELO INTERPRETATIVO DE ADQUISICIÓN Y APRENDIZAJE DE E/LE A LA LUZ DEL PENSAMIENTO COMPLEJO. In: XIV Congresso Brasileiro de Professores de Espanhol, 2013, Niterói. Anais do XIV Congresso Brasileiro de Professores de Espanhol, Língua e Ensino. Niterói: 978-85-87332-08-0, 2011. v. 1. p. 698-701.

3.
BRUNO, F. A. T. C.. TRADUZINDO E RECONSTRUINDO UMA REPRESENTAÇÃO.REFLEXÕES TEÓRICO- METODOLÓGICAS EM TORNO À IMPLANTAÇÃO DE UM (NOVO) CURSO DE E/LE. In: VII Congresso Brasileiro de Hispanistas, 2013, Salvador. Anais do VII Congresso Brasileiro de Hispanistas-Salvador/BA, 3-6 setembro de 2012. São Paulo: Associação Brasileira de Hispanistas, 2012. v. 1. p. 392-397.

4.
BRUNO, F. A. T. C.. Simetrias e assimetrias na produção e compreensão de estudantes de espanhol como língua estrangeira. In: I CIPLOM - Congreso Internacional de Profesores de Lenguas Oficiales del Mercosur, 2011, Foz de Iguaçú. I CIPLOM Congresso Internacional de Professores de Línguas Oficiais do MERCOSUL e I Encontro Internacional de Associações de Professores de Línguas. São Paulo: APEESP, 2010. v. 1.

5.
BRUNO, F. A. T. C.. El trabajo con género y tipología textual en la clase de Español como Lengua Extranjera a brasileños. In: III Jornadas y II Congreso Internacional de Enseñanza de Español como Lengua Extranjera, 2010, Rosario. Actas de las III Jornadas y II Congreso Internacional de Enseñanza de Español como Lengua Extranjera. Rosario: CELE (U.N.R.) e IRICE (CONICET, 2010.

6.
BRUNO, F. A. T. C.. O aprendiz de espanhol como língua estrangeira, um sujeito complexo. In: V Congresso Brasileiro de Hispanistas [e] I Congresso Internacional da Associação Brasileira de Hispanistas, 2009, Belo Horizonte. Anais do V Congresso Brasileiro de Hispanistas [e] I Congresso Internacional da Associação Brasileira de Hispanistas. Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG, 2008. v. 1. p. 2606-2613.

7.
BRUNO, F. A. T. C.. A educação patriótica no Brasil e na Argentina: contrastes para a construção de um ethos autoritário. In: V CONGRESSO BRASILEIRO DE HISPANISTAS [E] I CONGRESSO INTERNACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE HISPANISTAS, 2009, BELO HORIZONTE. ANAIS DO V CONGRESSO BRASILEIRO DE HISPANISTAS [E] I CONGRESSO INTERNACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE HISPANISTAS. BELO HORIZONTE: FACULDADE DE LETRAS DA UFMG. v. 1. p. 2625-2624.

8.
BRUNO, F. A. T. C.. Como é que a gente fica, o uno corresponde a ?a gente? mesmo? Um estudo contrastivo entre o uno, do espanhol e o ?a gente? do português brasileiro. In: IV Congresso Brasileiro de Hispanistas, 2008, Rio de Janeiro. Anais do ... Congresso Brasileiro de Hispanistas. Rio de Janeiro: UERJ e CNPq, 2008. v. 2. p. 195-201.

9.
BRUNO, F. A. T. C.. Géneros y expresión oral y escrita: ir más allá con el texto ?El aeropuerto?, de Mario Benedetti que está en la colección Español: ¡Entérate. In: II Encuentro de Profesores de Español de Rio Grande do Sul, 2007, Porto Alegre. Segundo Encuentro de Profesores de Español de Rio Grande do Sul-País homenajeado: Uruguay. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2007.

10.
BRUNO, F. A. T. C.. Comprensión e imaginario en la clase de español como lengua extranjera a brasileños. In: XII Seminario de Dificultades Específicas de la Enseñanza del español a lusohablantes - Actividades y estrategias para desarrollar la comprensión de lectura, 2005, São Paulo. Actas del XII Seminario de Dificultades Específicas de la Enseñanza del español a lusohablantes - Actividades y estrategias para desarrollar la comprensión de lectura. São Paulo: Secretaría General Técnica. Subdirección General de Información y Publicaciones del MEC España, 2005. v. 1. p. 200-208.

11.
BRUNO, F. A. T. C.. Al fin y al cabo, qué quiere decir la gente?La clase de lengua extranjera: de lo previsto a lo inesperado. In: Congreso Brasileño de Hispanistas, 3, 2004, ., 2004, Florianópolis. Anais Eletrónicos Asociación Brasileña de Hispanistas., 2004.

12.
BRUNO, F. A. T. C.. Al fin y al cabo, qué quiere decir la gente? La clase de lengua extranjera: de lo previsto a lo inesperado. In: III Congresso Brasileiro de Hispanistas, 2004, Florianópolis. Hispanismo 2004 - Língua Espanhola. Florianópolis: UFSC, 2004. v. I. p. 167-175.

13.
BRUNO, F. A. T. C.. Comprensión e imaginario en la clase de E/LE a brasileños. In: XII Seminario de Dificultades Específicas de la Enseñanza del Español a Lusohablantes, 2004, São Paulo. ? XII Seminario de Dificultades Específicas de la Enseñanza del Español a Lusohablantes-Actividades y Estrategias para desarrollar la Comprensión Lectora. Brasília: Secretaría General Técnica. Subdirección General de Información y Publicaciones del MEC España, 2004. v. 1. p. 200-208.

14.
BRUNO, F. A. T. C.. La comprensión de la forma ?uno? por estudiantes brasileños. In: II Congresso Brasileiro de Hispanistas, 2002, São Paulo. Anais Eletrónicos Asociación Brasileña de Hispanistas., 2002.

15.
BRUNO, F. A. T. C.; ERES F., I.Gretel M. . ? Los verbos irregulares: cómo tragárselos? En dosis homeopáticas, sin sacrificios o prejuicios.. In: III Encontro Estadual de Professores de Espanhol, 1990, São Paulo. Revista de la Apeesp ? 2 jun./dic. de 1991.. São Paulo: APEESP - Associação de Professores de Espanhol do Estado de São Paulo, 1990. v. 1. p. 24-26.

Apresentações de Trabalho
1.
BRUNO, F. A. T. C.. A oposição pretérito indefinido/pretérito perfecto: uma perspectiva explicativa pelas categorias tempo e aspecto. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
BRUNO, F. A. T. C.. La lengua española en Brasil: políticas, enseñanza y formación de profesores. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
BRUNO, F. A. T. C.. Géneros y tipología textual: una propuesta de abordaje para las clases de ELE. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
BRUNO, F. A. T. C.. Lo que uno/a comprende, lo uno/a dice: compreensão e produção em espanhol à luz do pensamento complexo. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
BRUNO, F. A. T. C.. Formação de Professores à luz da Complexidade: um exemplo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
BRUNO, F. A. T. C.; MAYRINK, M.F. ; OLIVEIRA, R. A. D. . Metodología de la enseñanza de E/LE: referenciales y modelos teóricos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
BRUNO, F. A. T. C.. Géneros y Tipología Textual: una propuesta de abordaje para las clases de ELE. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
BRUNO, F. A. T. C.. La transposición de géneros literarios: una propuesta didáctica. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
BRUNO, F. A. T. C.. Atos de currículo: (des)construindo a aula de espanhol como língua estrangeira. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
BRUNO, F. A. T. C.. Traduzindo e reconstruindo uma representação. Reflexões teórico-metodológicas em torno à implantação de um (novo) cursos de ELE. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
BRUNO, F. A. T. C.. Implantando um curso de espanhol como língua estrangeira em um contexto universitário: reflexões teórico-metodológicas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
BRUNO, F. A. T. C.. La indeterminação do sujeito, del portugués brasileño, y la impersonalidad del español: un estudio descriptivo de las formas a gente y uno/a. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
BRUNO, F. A. T. C.. III Jornadas y II Congreso Internacional de Enseñanza de Español como Lengua Extranjera. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
BRUNO, F. A. T. C.. Simetrias e assimetrias na produção e compreensão de estudantes brasileiros de ELE. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
BRUNO, F. A. T. C.. Gêneros e tipologia textual: questões de ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
BRUNO, F. A. T. C.. O aprendiz de espanhol como língua estrangeira, um sujeito complexo. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
BRUNO, F. A. T. C.. A Educação Patriótica no Brasil e na ARgentina: Contrastes para a construção de um ethos autoritário. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
BRUNO, F. A. T. C.. A compreensão da impersonalidad em espanhol por estudantes brasileiros. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
BRUNO, F. A. T. C.. Formação e perspectivas de trabalho do autor de livro didático. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
BRUNO, F. A. T. C.. Una reflexión sobre la actuación del profesor en las clases de Español como Lengua Extranjera. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

21.
BRUNO, F. A. T. C.; MENDOZA, M. A. C. L. . ?Enseñar el español ? el reto de las variantes?. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

22.
BRUNO, F. A. T. C.; TONI, M. A. M. B. . Creación de materiales complementarios. 1994. (Apresentação de Trabalho/Outra).

23.
BRUNO, F. A. T. C.; ERES F., I.Gretel M. . Las irregularidades verbales. 1990. (Apresentação de Trabalho/Outra).

24.
BRUNO, F. A. T. C.; AMARAL, V.L.do ; TONI, M. A. M. B. ; VITTORIO, M. L. C. . Projeto de Conteúdo Programático para a Escola de 1º e 2º grau. 1987. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

25.
BRUNO, F. A. T. C.. Mesas redondas sobre a filosofia do Projeto de Conteúdo Programático para a Escola de 1º e 2º grau. 1987. (Apresentação de Trabalho/Outra).

26.
BRUNO, F. A. T. C.; TONI, M. A. M. B. ; AMARAL, V.L.do ; VITTORIO, M. L. C. . Projeto de Conteúdo Programático para a Escola de 1º e 2º grau. 1985. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
BRUNO, F. A. T. C.. A aquisição da língua de especialidade de graduandos de espanhol. São Cristóvão: Universidade Federal de Sergipe, 2018 (Resumo).

2.
BRUNO, F. A. T. C.. Memorial para progressão na carreira docente 2014 (Memorial).

3.
BRUNO, F. A. T. C.. Simetrias e assimetrias na produção e compreensão de estudantes brasileiro de E/LE. Cascavel: Editora Coluna do Saber, 2010 (Resumo do I CIPLOM - Congresso Internacional de Professores de Línguas Oficiais do MERCOSUL).

4.
BRUNO, F. A. T. C.. Gêneros, tipologias textuais e um modelo complexo de ensino/aprendizagem. Araraquara: UNESP/FLCAR, Un.de Alcalá, Fundação VUNESP, Consejería de Educación y Ciencia Castilla-la-Mancha, 2009 (Resumos do IV Encontro Iberoamericano de Educação).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
BRUNO, F. A. T. C.. Parecer ad hoc para a revista Signum: Estudos da Linguagem, nº 20, vol.1, 2017. 2017.

2.
BRUNO, F. A. T. C.. Emissão de parecer para a Comissão Editorial da Revista Educare et Educare. 2012.

3.
BRUNO, F. A. T. C.. Consultora da Revista Nova Escola, Editora Abril. 2012.

4.
BRUNO, F. A. T. C.. Parecer técnico para Projetosde Extensão. 2010.

Trabalhos técnicos
1.
BRUNO, F. A. T. C.; PUGLIA, D. ; TAVARES, P. H. M. B. ; FALEIROS, A. S. ; CAVALLARI, D. N. . Comissão Interna de Bolsas do Depto de Letras Modernas. 2014.

2.
BRUNO, F. A. T. C.; COSTA, E. G. M. ; MOR, W. M. M. . Relatório de atividades desenvolvidas pela Drª Elzimar Goettenauer de Marins Costa. 2012.

3.
BRUNO, F. A. T. C.. Parecerista de resumos para o VII Congresso Brasileiro de Hispanistas. 2012.

4.
BRUNO, F. A. T. C.; HOSIASSON, L. J. ; KANZEPOLSKY, A. . Comissão de Bolsas. 2012.

5.
BRUNO, F. A. T. C.. Parecer de mérito. 2012.

6.
BRUNO, F. A. T. C.; OKUINGHTTONS, M. F. M. ; Kulikowski, M.Z. . Membro da Comissão de Especialistas da Comissão de Pós-Graduação da FFLCH/USP. 2012.

7.
BRUNO, F. A. T. C.. Parecer de Mérito referente a projeto de pesquisa no processo seletivo de bolsas de Mestrado e Doutorado (CNPq/CAPES). 2011.

8.
BRUNO, F. A. T. C.; OKUINGHTTONS, M. F. M. ; FANJUL, A. P. . Avaliação circunstanciada, conclusiva sobre o trabalho e conjunto de atividades de Renata Maria de Barros. 2011.

9.
BRUNO, F. A. T. C.; FANJUL, A. P. ; OKUINGHTTONS, M. F. M. . Membro da Comissão de Especialistas da Comissão de Pós-Graduação da FFLCH/USP. 2011.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
BRUNO, F. A. T. C.; GONZÁLEZ, N.T.M ; ESTEVES, A. ; Kulikowski, M.Z. . APEESP 35 anos. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
BRUNO, F. A. T. C.; VICHESSI, B. . Falar da vida dos outros. Que fofoca, que nada! A moçada vai produzir biografias em espanhol. 2013. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

3.
BRUNO, F. A. T. C.. De un género a otro: La didáctica de la transformación. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

4.
BRUNO, F. A. T. C.; QUEEN, M. . Entrevista à jornalista Mariana Queen da revista Nova Escola. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

5.
BRUNO, F. A. T. C.. Uma proposta de ensino educativo de espanhol como língua estrangeira para o Centro de Línguas da FFLCH/USP. 2011. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

6.
BRUNO, F. A. T. C.; FERNANDES, E. . O que ensinar em Língua Estrangeira do 6º ao 9º ano. Entrevista à Revista Nova Escola. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Redes sociais, websites e blogs
1.
BRUNO, F. A. T. C.; OKUINGHTTONS, M. F. M. ; GALLARDO, I. ; LUCIANO, F. ; CONTRALTO, I. ; TALLEI, J. . Recursos didáticos para a aula de Espanhol como Língua Estrangeira. 2013; Tema: Recursos didáticos para as aulas de espanhol como língua estrangeira. (Rede social).


Demais tipos de produção técnica
1.
BRUNO, F. A. T. C.. Gênero discursivo e tipologia textual: teoria e prática para a aula de ELE. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
BRUNO, F. A. T. C.; OKUINGHTTONS, M. F. M. . Hambre de Cultura: asados, parrilladas y churrascos. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

3.
MAYRINK, M.F. ; BRUNO, F. A. T. C. . Hambre de Cultura: comidas callejeras. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

4.
BRUNO, F. A. T. C.; MAYRINK, M.F. . Hambre de Cultura: aromas y sabores de la infancia. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

5.
BRUNO, F. A. T. C.. 3º Relatório de Atividades para cumprimento de Estágio probatório em RDIDP. 2013. (Relatório de pesquisa).

6.
BRUNO, F. A. T. C.. Parecer de capítulo de coletânea organizada pela ALAB. 2013. (Parecerista).

7.
BRUNO, F. A. T. C.. Representante no Conselho Deliberativo do Centro de Línguas da FFLCH/USP da Área de Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-Americana. 2012. (Representante do Conselho Deliberativo do Centro de Línguas da FFLCH/USP).

8.
BRUNO, F. A. T. C.. Parecerista do Programa de Pós-Graduação em Educação da FEUSP (Bolsas CNPq/CAPES). 2012. (Parecerista do Programa de Pós-Graduação em Educação da FEUSP).

9.
BRUNO, F. A. T. C.. Parecerista da Revista Educere et Educare. 2012. (Parecerista).

10.
BRUNO, F. A. T. C.. Conselho Editorial da Revista Leia Escola. 2012. (Conselho Editorial).

11.
BRUNO, F. A. T. C.. Géneros y tipología textual en la escuela regular: una propuesta de abordaje. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

12.
BRUNO, F. A. T. C.. 2º Relatório de Atividades para cumprimento de Estágio Probatório em Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa. 2011. (Relatório de pesquisa).

13.
Simões, J.da S. ; BRUNO, F. A. T. C. ; PEUSCHEL, K. . Membro de Banca Examinadora de Qualificação de Mestrado de Nora Paula Marie Gröninger , sob o título: ): Investigação dos desdobramentos de um curso intensivo, interativo de Língua Alemã para brasileiros. 2011. (Banca Examinadora).

14.
BRUNO, F. A. T. C.. Representante no Conselho Deliberativo do Centro de Línguas da FFLCH/USP da Área de Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-Americana. 2011. (Membro do Conselho Deliberativo do Centro de Línguas da FFLCH/USP).

15.
BRUNO, F. A. T. C.. Parecerista do Programa de Pós-Graduação em Educação da FEUSP (Bolsas CNPq/CAPES). 2011. (Parecerista do Programa de Pós-Graduação em Educação da FEUSP).

16.
BRUNO, F. A. T. C.. Géneros, tipología textual y enseñanza de español como lengua extranjera. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

17.
BRUNO, F. A. T. C.; CELADA, M.T. ; GASPARINI, Pablo ; MAYRINK, M.F. ; Kulikowski, M.Z. . Ciclo de Vídeo Conferências "Introducción a la enseñanza del Español en el Currículo Escolar". 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

18.
BRUNO, F. A. T. C.; CELADA, M.T. ; GASPARINI, Pablo ; MAYRINK, M.F. ; Kulikowski, M.Z. . Ciclo de Vídeo Conferências "Introducción a la enseñanza del Español en el Currículo Escolar". 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

19.
BRUNO, F. A. T. C.. Pra não dizer que não falei de libro didáctico... El material didáctico: elemento variable e inestable en la clase de E/LE. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

20.
BRUNO, F. A. T. C.. Relatório de Atividades para cumprimento de Estágio Probatório em Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa. 2009. (Relatório de pesquisa).

21.
BRUNO, F. A. T. C.. La impersonalidad en español y en portugués brasileiro. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

22.
BRUNO, F. A. T. C.. Material didáctico: concepto, función y utilización. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

23.
BRUNO, F. A. T. C.; ARRUDA, S. A. F. . ? COP ? Curso de Orientação pedagógica Saraiva/Atual/ABCD: Lectura y expresión escrita en ELE en la colección Español... ¡Entérate!. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

24.
BRUNO, F. A. T. C.. COP ? Curso de Orientação pedagógica Saraiva/Atual/Campinas: Hacia el Español e conteúdos gramaticais. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

25.
BRUNO, F. A. T. C.. COP ? Curso de Orientação pedagógica Saraiva/Atual/Taboão da Serra: Metodologia, estrutura e abordagem em sala de aula da coleção Español... ¡Entérate!. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

26.
BRUNO, F. A. T. C.. ? COP ? Curso de Orientação pedagógica Saraiva/Atual/Itajaí: metodologia, estrutura e abordagem em sala de aula da coleção Español... ¡Entérate! e Hacia el español. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

27.
BRUNO, F. A. T. C.. COP ? Curso de Orientação pedagógica Saraiva/Atual/Blumenau: Metodologia, estrutura e abordagem em sala de aula da coleção Español... ¡Entérate! e Hacia el español. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

28.
BRUNO, F. A. T. C.. COP ? Curso de Orientação pedagógica Saraiva/Atual/BH: Metodologia, estrutura e abordagem em sala de aula da coleção Español... ¡Entérate! e Hacia el español. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

29.
BRUNO, F. A. T. C.. ? COP ? Curso de Orientação pedagógica Saraiva/Atual/São José dos Campos: Metodologia, estrutura e abordagem em sala de aula da coleção Hacia el español. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

30.
BRUNO, F. A. T. C.; TONI, M. A. M. B. ; ARRUDA, S. A. F. . COP ? Curso de Orientação pedagógica Saraiva ? Atual/SP: ?Español... ¡Entérate! Uma colección de español (L.E.) para la enseñanza fundamental desde la actual perspectiva educacional?. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

31.
BRUNO, F. A. T. C.; TONI, M. A. M. B. ; ARRUDA, S. A. F. . COP ? Curso de Orientação pedagógica Saraiva ? Atual/RJ: ?Español... ¡Entérate! Uma colección de español (L.E.) para la enseñanza fundamental desde la actual perspectiva educacional?. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

32.
BRUNO, F. A. T. C.; TONI, M. A. M. B. ; ARRUDA, S. A. F. . COP ? Curso de Orientação pedagógica Saraiva/Atual/Vitória: ?Español... ¡Entérate! Uma colección de español (L.E.) para la enseñanza fundamental desde la actual perspectiva educacional?. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

33.
BRUNO, F. A. T. C.; TONI, M. A. M. B. ; ARRUDA, S. A. F. . COP ? Curso de Orientação pedagógica Saraiva/Atual/Pelotas: ?Español... ¡Entérate! Uma colección de español (L.E.) para la enseñanza fundamental desde la actual perspectiva educacional?. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

34.
BRUNO, F. A. T. C.; TONI, M. A. M. B. ; ARRUDA, S. A. F. . COP ? Curso de Orientação pedagógica Saraiva/Atual: Porto Alegre: ?Español... ¡Entérate! Uma colección de español (L.E.) para la enseñanza fundamental desde la actual perspectiva educacional?. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

35.
BRUNO, F. A. T. C.; TONI, M. A. M. B. ; ARRUDA, S. A. F. . COP ? Curso de Orientação pedagógica Saraiva/Atual/Campo Grande: ?Español... ¡Entérate! Uma colección de español (L.E.) para la enseñanza fundamental desde la actual perspectiva educacional?. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

36.
BRUNO, F. A. T. C.; TONI, M. A. M. B. ; ARRUDA, S. A. F. . COP ? Curso de Orientação pedagógica Saraiva ? Atual/SP: ?Español... ¡Entérate! Uma colección de español (L.E.) para la enseñanza fundamental desde la actual perspectiva educacional?. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

37.
BRUNO, F. A. T. C.; MENDOZA, M. A. C. L. . COP ? Curso de Orientação pedagógica Saraiva/Atual/Catalão:Hacia el Español: Curso de Lengua y Cultura Hispánica: uma proposta para a atualidade. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

38.
BRUNO, F. A. T. C.; MENDOZA, M. A. C. L. . COP ? Curso de Orientação pedagógica Saraiva/Atual/Goiânia: Hacia el Español: Curso de Lengua y Cultura Hispánica: uma proposta para a atualidade. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

39.
BRUNO, F. A. T. C.. COP ? Curso de Orientação pedagógica Saraiva/BH: la metodología de la colección Hacia el español ? curso de lengua y cultura hispánica. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

40.
BRUNO, F. A. T. C.; MENDOZA, M. A. C. L. . COP ? Curso de Orientação pedagógica Saraiva/Curitiba: ?Enseñar el español ? el reto de las variantes?. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

41.
BRUNO, F. A. T. C.; MENDOZA, M. A. C. L. . COP ? Curso de Orientação pedagógica Saraiva/BH: ?Enseñar el español ? el reto de las variantes?,. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Demais trabalhos
1.
BRUNO, F. A. T. C.; TONELLI, J. R. A. . Coleção Estudos de Línguas Estrangeiras da Editora Appris. 2012 (Participação em Comitê Científico) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
BRUNO, F. A. T. C.; GONZÁLEZ, N.T.M; BOTTARO, S. E. G.. Participação em banca de Solange Ivone Santana. Um estudo sobre o processo de compreensão dos sentidos das expressões idiomáticas espanhol por aprendizes brasileiros adolescentes de e/le à luz do pensamento complexo. 2015. Dissertação (Mestrado em Letras (Língua Espanhola e Lit. Espanhola e Hispano-Americ.)) - Universidade de São Paulo.

2.
BRUNO, F. A. T. C.; GONZÁLEZ, N.T.M; PENA, A. M. M. L.; REGUERA, A.. Participação em banca de Andrea Gambini. La producción de los clíticos ME/NOS en Español Lengua Extranjera por Hablantes No Nativos (HNN) brasileños en situación de exposición a la lengua por inmersión. 2013. Dissertação (Mestrado em Maestría en Enseñanza de Español Lengua Extranjera) - Facultad de Lenguas de la Universidad Nacional de Córdoba.

3.
BRUNO, F. A. T. C.; SILVA, K. A.; ALVAREZ, M. L. O.. Participação em banca de ALESSANDRA SILVA DE SOUSA. O ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA NO INSTITUTO FEDERAL DE BRASILIA: O DITO, O FEITO E O PRETENDIDO. 2013. Dissertação (Mestrado em Linguistica Aplicada) - Universidade de Brasília.

4.
BRUNO, F. A. T. C.; SIMOES, J. S.; OLIVEIRA, P. S. X.. Participação em banca de Nora Marie Gröninger. As mudanças nas crenças de aprendizes a partir de um curso interativo de alemão. 2013. Dissertação (Mestrado em Letras (Língua e Literatura Alemã)) - Universidade de São Paulo.

5.
MENDONÇA, Lucielena; BRUNO, F. A. T. C.. Participação em banca de Luciana Evangelista Mendes. As Expressões Idiomáticas como componente cultural nas aulas de Espanhol/LE: um estudo de caso. 2011. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) - Universidade Federal de Goiás.

Teses de doutorado
1.
BRUNO, F. A. T. C.; SEBOLD, M.; BASTOS, S. D. G.; RODRIGUES, A. T. C.; BERLINCK, R. A.. Participação em banca de Leandro Silveira de Araujo. A expressão dos valores "antepresente" e "passado absoluto" no espanhol: um olhar atento a variedades diatópicas da Argentina e da Espanha. 2017. Tese (Doutorado em Faculdade de Ciências e Letras - Campus Araraquara) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

2.
BRUNO, F. A. T. C.; GONZÁLEZ, N.T.M; OKUINGHTTONS, M. F. M.; KENSKI, V. M.; GOMES, L. F.. Participação em banca de Raquel La Corte dos Santos. Sujeito-língua-tecnologia: marcas de uma relação complexa em enunciados produzidos em diferentes práticas de ensino/aprendizagem de Espanhol (EAD e presencial) em meio digital. 2015. Tese (Doutorado em Língua Espanhola e Lit Espanhola e Hispano-Amer,) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP.

3.
BRUNO, F. A. T. C.; CAGLIARI, L. C.; COSTA, D. S.; CORDULA, M. S. M.; ROCHA, N. A.. Participação em banca de Maria Silvia Rodrigues Alves. A nasalidade vocálica em português e espanhol. 2014. Tese (Doutorado em Letras - Área de concentração em Lingüística e Língua Portuguesa) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

4.
ESTEVES, A.R.; BASTOS, S. D. G.; BRUNO, F. A. T. C.; GONZÁLEZ, N.T.M; GROPPI, M.. Participação em banca de Valdirene Filomena Zorzo Veloso. A estrutura informacional e as duplicações: uma contribuição ao ensino de E/LE. 2009. Tese (Doutorado em Letras) - Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da Universidade de SP.

Qualificações de Doutorado
1.
OKUINGHTTONS, M. F. M.; BRUNO, F. A. T. C.; GONZÁLEZ, N.T.M. Participação em banca de Raquel La Corte dos Santos. A possibilidade de uma dupla inscrição: na língua e no ciberespaço. Efeitos de uma experiência de ensino/aprendizagem de espanhol/LE na interface presencial x virtual.. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Letras (Língua Espanhola e Lit. Espanhola e Hispano-Americ.)) - Universidade de São Paulo.

Qualificações de Mestrado
1.
Kulikowski, M.Z.; ANDRADE, M. L. C. V. O.; BRUNO, F. A. T. C.. Participação em banca de Maria de los Ángeles de Castro Ballesteros. Contexto e instrução formal: (não) influências na compreensão de enunciados condicionais não prototípicos por aprendizes brasileiros de E/LE. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Língua Espanhola) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP.

2.
GONZÁLEZ, N.T.M; SIMAO, A. K. G.; BRUNO, F. A. T. C.. Participação em banca de Solange Ivone Santana. O processamento dos sentidos de expressões idiomáticas do espanhol como língua estrangeira por parte de aprendizes brasileiros adolescentes à luz do Pensamento Complexo. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Letras (Língua Espanhola e Lit. Espanhola e Hispano-Americ.)) - Universidade de São Paulo.

3.
SILVA, L. A.; Kulikowski, M.Z.; BRUNO, F. A. T. C.. Participação em banca de Isabella Moraes Gallardo. As relações de (des) cortesia encontradas em e-mails empresariais. Português e Espanhol: semelhanças e contrastes. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Letras (Língua Espanhola e Lit. Espanhola e Hispano-Americ.)) - Universidade de São Paulo.

4.
SIMOES, J. S.; PEUSCHEL, K.; BRUNO, F. A. T. C.. Participação em banca de Nora Marie Gröninger. O ensino interativo de alemão como língua estrangeira a partir do aprendizado autônomo. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Língua e Literatura Alemã) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
BRUNO, F. A. T. C.; MAYRINK, M.F.; ARAUJO JUNIOR, B. J.. Participação em banca de Ricardo Massao Inoue.Diálogos entre as demandas do ENEM e as atividades de leitura do livro didático Enlaces. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Espanhol e Português) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP.

2.
BRUNO, F. A. T. C.; SANTORO, E.; ORTALE, F.. Participação em banca de Ana Luísa de Araújo Mhereb.Competência comunicativa - a relevância da Sociolinguística e da Pragmática no ensino-aprendizagem do italiano como língua estrangeira. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Língua Italiana) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP.

3.
BRUNO, F. A. T. C.; FONSECA, M. C. M.. Participação em banca de Vanessa Nunes de Moraes.O uso dos pretéritos imperfecto e indefinido por aprendizes brasileiros de espanhol. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Modernas, Espanhol) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas-Universidade de S.Paulo.

4.
OLIVEIRA, Bruna Macedo de; CINTRÃO, Heloísa Pezza; AUBERT, Francis Henrik; BRUNO, F. A. T. C.. Participação em banca de Bruna Macedo de Oliveira.Teste das Modalidades de Tradução Literal e Decalque como Indicadores de Desenvolvimento da Competência Tradutória em Análise de Corpus. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Espanhol e Português) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP.

5.
SOUZA, D. B. O.; BRUNO, F. A. T. C.. Participação em banca de Cleise Duarte.O homem na obra Senhora de José de Alencar. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdade Associada de Cotia.

6.
BRUNO, F. A. T. C.; GROPPI, M.. Participação em banca de Adriana Martins Simões.Preenchimento do objeto direto pronominal de terceira pessoa no espanhol, no português brasileiro e na produção não nativa em espanhol de falantes de PB. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Espanhol e Português) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
BRUNO, F. A. T. C.; CELADA, M.T.; YOKOTA, R.; SEBOLD, M.; CARVALHO, K. C. H. P.. Banca Examinadora do Concurso Público para Provimento no Cargo de Professor de Ensino Superior. 2015. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP.

2.
SIMAO, A. K. G.; OKUINGHTTONS, M. F. M.; BASTOS, S. D. G.; BRUNO, F. A. T. C.. Banca Examinadora do Concurso Público de Provas e Títulos para provimento de um cargo de Professor Assistente, com titulação mínima de Doutor, em RDIDP. 2012. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

3.
BATISTA, Luiza; BRUNO, F. A. T. C.; CASER, Mirtis. Concurso Público de provas e títulos para professor assistente I de Língua Espanhola/LEA/REUNI. 2010. Universidade Federal da Paraíba.

4.
BRUNO, F. A. T. C.; BASTOS, S. D. G.; Zorzo. Banca Examinadora do Concurso Público de Provas e Títulos para provimento de um cargo de Professor Assistente, efetivo do PP do QDUNESP, em RDIDP, no conjunto de disciplinas de "Lingua Espanhola I, II, III e IV" junto ao Depto de Letras MOdernas do IBILCE/UNESP/CSJRP. 2010. Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquista Filho".

5.
BRUNO, F. A. T. C.; Zorzo; FERREIRA, Cláudia Cristina. Banca Examinadora do Concurso Público para Provimento no Cargo de Professor de Ensino Superior. 2010. Universidade Estadual de Londrina.

6.
BRUNO, F. A. T. C.; GUILHERME, R.; MARQUES, E.. Concurso Público para provimento de vaga de Professor da Carreira de Mag.Superior. 2009. Faculdade de Ciências da Linguagem da Universidade Federal do Pará.

7.
BRUNO, F. A. T. C.; GUILHERME, R.; MARQUES, E.. Concurso Público para provimento de vaga de professor efetivo do magistério superior. 2009. Faculdade de Ciências da Linguagem da Universidade Federal do Pará.

8.
Infante, Joyce Ferraz; BRUNO, F. A. T. C.; SOTO, E. U.. Banca de Seleção para Professor Assistente, na Área de Língua Espanhola e suas Literaturas, Sub-Área: Língua Espanhola, Nível I, em Regime de Dedicação Exclusiva. 2008. Universidade Federal de São Carlos.

Outras participações
1.
BRUNO, F. A. T. C.. Membro da comissão julgadora do Prêmio Mario González, edição 2018,. 2018. Associação Brasileira de Hispanistas.

2.
ROSEMBERG, A. B.; MAYRINK, M.F.; KENSKI, V. M.; BRUNO, F. A. T. C.. Banca examinadora do exame de qualificação de Alessandra Bernardo Rosemberg. 2018. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP.

3.
BRUNO, F. A. T. C.; BOTTARO, S. E. G.; UPHOFF, D.. Presidente da Banca de processo seletivo simplificado para contratação de docente temporário. 2017. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP.

4.
BOTTARO, S. E. G.; AMADO, R. S.; BRUNO, F. A. T. C.. Presidente da Comissão Julgadora do processo seletivo simplificado para contratação de um docente por prazo determinado como Professor Contratado Mestre II. 2015. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP.

5.
BRUNO, F. A. T. C.. Bancas da Comissão de Cooperação Internacional da Universidade de São Paulo (CCint) para seleção de candidatos a bolsa do Programa Student Mobility da USP. 2012. Universidade de São Paulo.

6.
BRUNO, F. A. T. C.. Bancas da Comissão de Cooperação Internacional da Universidade de São Paulo (CCint) para seleção de candidatos a bolsa do Programa Student Mobility da USP. 2011. Universidade de São Paulo.

7.
BRUNO, F. A. T. C.. Bancas da Comissão de Cooperação Internacional da Universidade de São Paulo (CCint) para seleção de candidatos a bolsa da Universidad Autónoma de Madrid. 2008.

8.
BRUNO, F. A. T. C.. Bancas da Comissão de Cooperação Internacional da Universidade de São Paulo (CCint). 2006. Comissão de Cooperação Internacional da Universidade de São Paulo.

9.
GONZÁLEZ, N.T.M; BRUNO, F. A. T. C.. Bancas da Fundação Carlos Chagas. 2005. Fundação Carlos Chagas.

10.
GONZÁLEZ, N.T.M; BRUNO, F. A. T. C.. Bancas da Fundação Carlos Chagas. 2004. Fundação Carlos Chagas.

11.
BRUNO, F. A. T. C.. DELE ? Diploma de Español como Lengua Extranjera, organizado e expedido pela Universidad de Salamanca e Instituto Cervantes, da Espanha. 1999. Instituto Cervantes.

12.
BRUNO, F. A. T. C.. DELE ? Diploma de Español como Lengua Extranjera, organizado e expedido pela Universidad de Salamanca e Instituto Cervantes, da Espanha. 1998. Instituto Cervantes.

13.
BRUNO, F. A. T. C.. DELE ? Diploma de Español como Lengua Extranjera, organizado e expedido pela Universidad de Salamanca e Instituto Cervantes, da Espanha.. 1997. Instituto Cervantes.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
4º CLISERTÃO ? Congresso Internacional do Livro, Leitura e Literatura no Sertão. Abordagem didática à margem: elaborando materiais didáticos de língua espanhola. 2018. (Congresso).

2.
III Simpósio APEESP 35 anos.APEESP 35 anos. 2018. (Simpósio).

3.
Interação e tecnologias na aula de línguas adicionais: uma proposta de design baseadas em práticas de multiletramentos. 2018. (Outra).

4.
X Congresso Brasileiro de Hispanistas. A aquisição da língua de especialidade de graduandos de espanhol. 2018. (Congresso).

5.
17º Congresso Brasileiro de Professores de Espanhol e 2º Simpósio Nacional de Espanhol em Formação. Ressignificando materiais didáticos para a formação de professores de espanhol. 2017. (Congresso).

6.
21ª Jornada de Letras da UFSCar, do 2º One-day seminar: reflexões e práticas sobre línguas e literaturas estrangeiras e do 1º Simpósio Regional de profissionais de línguas, linguística e literatura em formação.Materiais didáticos de língua espanhola: Reflexões e práticas. 2017. (Oficina).

7.
21ª Jornada de Letras da UFSCar, do 2º One-day seminar: reflexões e práticas sobre línguas e literaturas estrangeiras e do 1º Simpósio Regional de profissionais de línguas, linguística e literatura em formação da UFSCar.As políticas de ensino de línguas nas escolas públicas de SP. 2017. (Encontro).

8.
JEALAV-VIII Jornada sobre ensino e aprendizagem de línguas em ambientes virtuais.Mesa 11 de comunicações. 2017. (Outra).

9.
Palestra promovida pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística e Língua.Educação de professores de espanhol e materiais didáticos: (des)caminhos. 2017. (Outra).

10.
SPL(IN) 2017: Seminário de pesquisas da pós-graduação em linguística e seminário de produção em linguística da UFSCar.Sobre aquisição de L2??. 2017. (Seminário).

11.
VI CLAFPL Congresso Latino-americano de Formação de Professores de Línguas. Recursos didáticos e formação de professores de espanhol: (des)caminhos. 2016. (Congresso).

12.
I Jornada do Curso de Letras/Espanhol e I Encontro Ángel RAma de.Ecos de métodos de enseñanza de lenguas extranjeras en libros didácticos de español. 2015. (Encontro).

13.
XVI Congresso Brasileiro de Professores de Espanhol. A oposição pretérito indefinido/pretérito perfecto: uma perspectiva explicativa pelas categorias tempo e aspecto. 2015. (Congresso).

14.
Jornada Nacional de Línguas e Linguagens.Línguas estrangeiras e suas múltiplas perspectivas. 2014. (Outra).

15.
VIII ENPLEE-Encontro de Professores de Língua Espanhola do Estado do Paraná.La lengua española en Brasil: políticas, enseñanza y formación de profesores. 2014. (Encontro).

16.
II Simpósio da APEESP. 2013. (Seminário).

17.
IV CONALI - Congresso Nacional de Linguagens em Interação: Múltiplos Olhares. Formação de Professores à luz da Complexidade: um exemplo. 2013. (Congresso).

18.
IV Encontro de Língua Espanhola.Enseñanza-aprendizaje de español como lengua extranjera: saliendo de la zona de confort. 2013. (Encontro).

19.
IV Encuentro de profesionales de Español.Géneros y Tipología Textual: una propuesta de abordaje. 2013. (Oficina).

20.
IV Encuentro de profesionales de Español.El español y sus interfaces - enseñanza, literatura y traducción. 2013. (Encontro).

21.
XXI Seminario de Dificultades Específicas de la Enseñanza del Español a Lusohablantes.Formación de profesores de español como lengua extranjera y enseñanza educativa. 2013. (Seminário).

22.
III Jornada do Programa de Pós-Graduação em Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-Americana.Coordenação da mesa de comunicações Língua Espanhola: descrição, variação e ensino. 2012. (Outra).

23.
III Jornada sobre Ensino e Aprendizagem de Línguas em Ambientes Virtuais do DLM da FFLCH/USP.Debatedora de trabalhos apresentados na III JEALAV. 2012. (Outra).

24.
I Jornadas Descobrindo Culturas em Língua Portuguesa.ATOS DE CURRÍCULO: (DES)CONSTRUINDO A AULA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA. 2012. (Outra).

25.
Primer Encuentro PELSE - portugués y español como lengua segunda y extranjera.De un género a otro: la didáctica de la transformación. 2012. (Encontro).

26.
VII Encontro de Pós-Graduandos da FFLCH/USP: Estudos Interdisciplinares nas Humanidades: perspectivas e limites.Coordenação da mesa de comunicações Novas linguagens. 2012. (Encontro).

27.
V Seminario de Lengua Española.Géneros y Tipología TExtual: una propuesta de abordaje para las clases de Español como Lengua Extranjera. 2012. (Seminário).

28.
Conferencia sobre los estudios descriptivos de la lengua española.La indeterminação do sujeito, del portugués brasileño, y la impersonalidad del español: un estudio descriptivo de las formas a gente y uno/. 2011. (Outra).

29.
II SELE Simpósio Internacional de Espanhol como Língua Estrangeira no Sul de Minas.Os desafios e perspectivas do ensino do Espanhol no Brasil na atualidade. 2011. (Simpósio).

30.
V Encontro de Professores de Língua Espanhola do Estado do Paraná.La lengua española en la enseñanza regular: géneros textuales y estrategias didácticas. 2011. (Encontro).

31.
XIV Congresso Brasileiro de Professores de Espanhol. De un género a otro: la didáctica de la transformación: presupuestos teóricos e histórico. 2011. (Congresso).

32.
XIV Congresso Brasileiro de Professores de Espanhol. Um modelo interpretativo de ensino e aprendizagem de Espanhol como Língua Estrangeira à luz do Pensamento Complexo. 2011. (Congresso).

33.
Conferência: "Entonación, significación y variedad: El español y el portugués" Prof Dr Juan Manuel Sosa da Simon Fraser University Canadá. 2010. (Outra).

34.
I CIPLOM - Congresso Internacional de Professores de Línguas Oficiais do MERCOSUL. Simetrias e assimetrias na produção e compreensão de estudantes brasileiro de E/LE. 2010. (Congresso).

35.
III Jornadas y II Congreso Internacional de Enseñanza de Español como Lengua Extranjera. El trabajo con género y tipología textual en la clase de Español como Lengua Extranjera a brasileños. 2010. (Congresso).

36.
Palestra para alunos, professores e comunidade acadêmica da UFPB.Enseñanza/Aprendizaje de Español como Lengua Extranjera y Pensamiento Complejo. 2010. (Outra).

37.
Palestras para alunos e professores da UEL e professores da rede pública de Londrina.Géneros y tipologías textual en las clases de E/LE: una propuesta de abordaje. 2010. (Outra).

38.
Seminário: Língua, Literatura e ensino: Confluências?.Gêneros e tipologia textual: questões de ensino e aprendizagem de língua estrangeira. 2010. (Seminário).

39.
Conferência Profª Drª Joke Mondada (University of New Orleans): Los hispanos y el spanglish en los Estados Unidos. 2009. (Outra).

40.
IV - EIDE: Encontro Iberoamericano de Educação.Gêneros, tipologias textuais e um modelo complexo de ensino/aprendizagem. 2009. (Encontro).

41.
IV EIDE - Encontro Iberoamericano de Educação.(Não) Efeitos da prática pedagógica em aulas de espanhol como língua estrangeira a brasileiros. 2009. (Encontro).

42.
Mesa redonda Ensino Superior - questões sobre a formação do professor.Interpretando a aula à luz do Pensamento Complexo. 2009. (Outra).

43.
Mini Curso da APEESP (Associação de Professores de Espanhol do Estado de São Paulo).Pra não dizer que não falei de libro didáctico... El material didáctico: elemento variable e inestable en la clase de E/LE. 2009. (Oficina).

44.
Palestras da Área de LELEHA: El estudio pragmático y la clase de E/LE, Prof. Dr. Salvador Pons Bordería/Universidad de Valencia/Espanha. 2009. (Outra).

45.
Palestra da Profª Drª Lia Varela, da Universidade de Buenos Aires, Argentina: Política língüística e ensino de línguas: atores, problemas e desafios. 2008. (Outra).

46.
Palestra da Profª Joke Mondada, da New Orleans University/USA, na USP: La situación del splanglish en los Estados Unidos. 2008. (Outra).

47.
Symposium on Second Language Acquisition Teaching and Learning.A Formação de Professores de Espanhol como Língua Estrangeira no Brasil. 2008. (Simpósio).

48.
V Congresso Brasileiro de Hispanistas UFMG e I Congresso Internacional da ABH. O aprendiz de espanhol como língua estrangeira, um sujeito complexo. 2008. (Congresso).

49.
V Congresso Brasileiro de Hispanistas UFMG e I Congresso Internacional da ABH. A Educação Patriótica no Brasil e na Argentina: contrastes para a construção de um ethos autoritário. 2008. (Congresso).

50.
Atividades Curriculares Complementares do curso de Letras da FAAC.Las formas imperativas: contrastes lingüísticos y culturales entre el Portugués Brasileño y el Español. 2007. (Oficina).

51.
Fórum de Professores de Espanhol do Estado de São Paulo.Grupo de Trabalho: Formação Continuada. 2007. (Oficina).

52.
III Jornada Pedagógica e Cultural dos Cursos de Licenciatura da Universidade São Marcos.Escrever material didático: uma perspectiva profissional para o graduado em Letras. 2007. (Outra).

53.
IX Semana Cultural da FAAC.O uso de Jogos Didáticos nas aulas de Línguas Estrangeiras. 2007. (Oficina).

54.
Jornada de Espanhol: formação de professores e práticas pedagógicas.Un ejemplo de práctica pedagógica, algunas posibilidade de explotación. 2007. (Oficina).

55.
Ciclo de palestras aos alunos de Graduação de Língua Espanhola do Departamento de Letras Modernas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.Trabajando las 4 destrezas em niveles básicos de Español como Lengua Extranjera. 2006. (Outra).

56.
Ciclo de palestras Profªs Drªs: Marina Augusto e Érica Rodrigues: Psicolingüística e teoria lingüística. 2006. (Outra).

57.
II Encontro de Professores de Línguas Estrangeiras do Projeto de Educação Continuada de Professores de Línguas Estrangeiras (EDUCONLE) e Centro de Extensão da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (CENEX-FALE).Temas de cultura hispánica y enseñanza de español como lengua extranjera. 2006. (Encontro).

58.
IV Congresso Brasileiro de Hispanistas. Como é que ?a gente? fica, o uno corresponde a ?a gente? mesmo? Um estudo contrastivo entre o uno, do espanhol e o ?a gente? do português brasileiro. 2006. (Congresso).

59.
VII Semana Cultural da Faculdade Associada de Cotia (FAAC).Taller de Acentuación. 2006. (Outra).

60.
XVII Fórum Acadêmico de Letras (FALE).Pesquisa em Língua Espanhola. 2006. (Oficina).

61.
Directrices y acciones: la obligatoriedad del español en Brasil.. 2005. (Seminário).

62.
Palestra da Profª Drª Adja Barbieri : Afinal, o que é interlíngua? Uma reflexão sobre a interlíngua e sobre os estudos interlingüísticos. 2005. (Outra).

63.
Palestra do Prof. Dr K. Rajagopalan : Pragmática como metalingüísica: considerações acerca de algumas tendências recentes no campo da pragmática lingüística. 2005. (Outra).

64.
Palestra Profª Drª Ana Marisa Benedeti: Gerenciando o ?erro? na sala de aula de língua estrangeira. 2005. (Outra).

65.
14º InPLA ? Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística Aplicada ? Simpósio: A noção de sistemas dinâmicos nas pesquisas sobre a linguagem: produção e percepção de fala, produção e compreensão oral e escrita, aprendizagem de línguas e tradução.Interpretando a aula como um sistema dinâmico. 2004. (Simpósio).

66.
III Congresso Brasileiro de Hispanistas. Al fin y al cabo, qué quiere decir la gente? La clase de lengua extranjera: de lo previsto a lo inesperado. 2004. (Congresso).

67.
Palestra da Profª Drª Estela Klett: Procesos de lecto-comprensión. 2004. (Outra).

68.
Palestra do Prof. Dr Fábio Alves: Cognição, tradução e aquisição de língua estrangeira: uma visão conexionista. 2004. (Outra).

69.
Palestra do Prof. Virgilio Borobio: Estrategias positivas de vocabulario para la clase de E/LE. Tus alumnos las conocen?. 2004. (Outra).

70.
Semana de Letras da Universidade Estadual de LondrinaL.Material didáctico: propuesta para la enseñanza del español como lengua extranjera. 2004. (Encontro).

71.
XII Seminario de Dificultades Específicas de la Enseñanza del Español a Lusohablantes.Comprensión e imaginario en la clase de E/LE a brasileños. 2004. (Seminário).

72.
Conferência da Profª Drª Diana Luz: Elementos de Lingüística II ? Semiótica. 2003. (Outra).

73.
ENAPOL ? Encontro de Alunos de Pós-graduação em Lingüística. 2003. (Encontro).

74.
II Semana de Letras da FAAC: Brasileiros: Cultura e Língua.Una reflexión sobre la actuación del profesor en las clases de Español como Lengua Extranjera. 2003. (Outra).

75.
Palestra para os professores do Centro Latino de Línguas/SP.Material didáctico: propuesta para la enseñanza del español como lengua extranjera. 2003. (Outra).

76.
Semana de Letras da Universidade São Marcos. Cómo elaborar un buen material didáctico?. 2003. (Outra).

77.
Seminário Espanhol Internacional com a Profª Ms Talia Bugel. 2003. (Seminário).

78.
Simpósio com a Profª Drª Marta Baralo: Adquisición y Aprendizaje del español como Lengua Extranjera.Pesquisa de Doutorado em desenvolvimento. 2003. (Simpósio).

79.
XI Seminario de Dificultades Específicas de la Enseñanza del Español a Lusohablantes. 2003. (Seminário).

80.
50º Seminário do GEL (Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo).Ensino e aprendizagem de línguas: ?A compreensão da impersonalidad em espanhol por estudantes brasileiros?. 2002. (Seminário).

81.
Colóquio: ?Perspectivas Profesionales para Graduados en Letras: Español? da Faculdade de Comunicação e Filosofia ? PUC/SP.Formação e perspectivas de trabalho do autor de livro didático. 2002. (Outra).

82.
II Congresso Brasileiro de Hispanistas. La comprensión de la forma ?uno? en español por estudiantes brasileños. 2002. (Congresso).

83.
Palestra da Profª Pilar Bonet: Utilizar material autêntico ? Estudo de casos. 2002. (Outra).

84.
Simpósio de Espanhol Língua Estrangeira da Universidade de Santo Amaro ? UNISA/SP.Una reflexión sobre la actuación del profesor en las clases de Español como Lengua Extranjera. 2002. (Simpósio).

85.
Palestra da Profª Drª Marta Luján: ?De Bello a Chomsky?. 2001. (Outra).

86.
Colóquio do Prof. Dr. Pedro Benítez: O tratamento do léxico nas línguas estrangeiras. 1999. (Outra).

87.
Palestra da Profª Drª Concha Moreno: ?La gramática sólo no basta?. 1999. (Outra).

88.
Palestra da Profª Drª Sonsoles Fernández: ?Estrategias de aprendizaje?. 1999. (Outra).

89.
Semana de Língua e Literatura do Centro Universitário Unibero ? São Paulo.Enseñar el español ? el reto de las variantes. 1999. (Outra).

90.
Seminário Pedagógico com o Profº Dr. Francesc Imbernón Muñoz: O lugar dos Temas Transversais nos Programas Curriculares Nacionais. 1999. (Seminário).

91.
VII Seminario de Dificultades Específicas de la Enseñanza del Español a Lusohablantes. 1999. (Seminário).

92.
Colóquio Internacional ? Pesquisa, ensino de línguas estrangeiras e mercado: encontros e espaços. 1998. (Outra).

93.
Conferência da Profª Drª Ingedore Villaça: Lingüística textual: retrospectiva e perspectivas. 1998. (Outra).

94.
Conferência da Profª Drª Lúcia Lobato: O acento de palavra numa abordagem semântico-morfológico-sintática. 1998. (Outra).

95.
Conferência do Prof.Dr.Eduardo Guimarães: O sujeito e os estudos enunciativos do Brasil. 1998. (Outra).

96.
Conferência do Prof.Dr. J.L.Fiorin: As categorias enunciativas e os efeitos de sentido. 1998. (Outra).

97.
Conferência do Prof.Dr. Jürgen M. Meisel: The sintax of negation in language acquisition. 1998. (Outra).

98.
Palestra do Prof. Abel Murcia: ?La integración de las 4 destrezas?. 1998. (Outra).

99.
VII Encontro Estadual de Professores de Espanhol. 1998. (Encontro).

100.
VI Seminario de Dificultades Específicas de la Enseñanza del Español a Lusohablantes ? El texto literario en la ensenanza del espanol como lengua extranjera. 1998. (Seminário).

101.
8º Encontro do Grupo Interdepartamental de Estudos Lingüísticos: Quantificação no português brasileiro. 1997. (Encontro).

102.
Conferência de atualização para professores de espanhol. 1997. (Outra).

103.
I Encuentro de profesores de la Asesoría Lingüística de la Consejería de Educación de la Embajada de España en Brasil. 1996. (Encontro).

104.
VI Encontro Estadual de Professores de Espanhol. 1996. (Encontro).

105.
II Seminario de Dificultades Específicas de la Enseñanza del Español a Lusohablantes ? Especial atención a la traducción. 1994. (Seminário).

106.
IV Encontro Estadual de Professores de Espanhol.Creación de materiales complementarios. 1994. (Encontro).

107.
I Seminario de Dificultades Específicas de la Enseñanza del Español a Lusohablantes ? Especial atención a las interferencias. 1993. (Seminário).

108.
III Encontro Estadual de Professores de Espanhol.Las irregularidades verbales. 1990. (Encontro).

109.
II Encontro Estadual de Professores de Espanhol. 1988. (Encontro).

110.
II Congresso Brasileiro de Professores de Espanhol. Projeto de Conteúdo Programático para a Escola de 1º e 2º grau. 1987. (Congresso).

111.
Mesas redondas sobre a filosofia do Projeto de Conteúdo Programático para a Escola de 1º e 2º grau coordenado pela CENP ? Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas de São Paulo.A filosofia do Projeto de Conteúdo Programático para a Escola de 1º e 2º grau. 1987. (Outra).

112.
I Congresso Brasileiro de Professores de Espanhol. Projeto de Conteúdo Programático para a Escola de 1º e 2º grau. 1985. (Congresso).

113.
I Encontro Estadual de Professores de Espanhol. 1984. (Encontro).

114.
III Seminário de Estudos Hispânicos. 1984. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BRUNO, F. A. T. C.. I EPPE - I Encuentro Potiguar de Profesores de Español. 2017. (Outro).

2.
BRUNO, F. A. T. C.; MAYRINK, M.F. ; BOTTARO, S. E. G. ; YOKOTA, R. ; CARVALHO, K. C. H. P. ; NADIN, O. L. . Encontros do Centro de Línguas da FFLCH: Ciclo sobre Ensino e Aprendizagem de Línguas. 2017. (Outro).

3.
BRUNO, F. A. T. C.; CELADA, M.T. ; Kulikowski, M.Z. ; MAYRINK, M.F. ; SANTOS, M. ; GASPARINI, Pablo . I Jornada do Curso de Letras/Espanhol e I Encontro Ángel Rama de alunos de graduação em espanhol: Espaço de Formação e Construção de Saberes. 2015. (Outro).

4.
JOSI, ; BRUNO, F. A. T. C. ; SANTORO, E. . Jornada Nacional de Línguas e Linguagens. 2014. (Outro).

5.
BRUNO, F. A. T. C.; CELADA, M.T. ; OKUINGHTTONS, M. F. M. ; TULLIO, A. L. . Palestras da Profª Drª Ángela Lucía Di Tullio. 2012. (Outro).

6.
BRUNO, F. A. T. C.; JOSI, ; SANTORO, E. ; Kulikowski, M.Z. ; Simões, J.da S. ; Ishihara, T. ; Publia, D. ; Dahlet, V.B. ; Dornbusch, C.S. ; Casini, M. C. . Seminário: Língua, Literatura e ensino: confluências?. 2010. (Outro).

7.
BRUNO, F. A. T. C.. I CIPLOM - Congresso Internacional de Professores de Línguas Oficiais do MERCOSUL. 2010. (Congresso).

8.
MAYRINK, M.F. ; BRUNO, F. A. T. C. . I Jornada de Implantação do Espanhol na Escola Regular. 2009. (Outro).

9.
SILVA, M. M. A. ; MARTIN, I. R. ; BRUNO, F. A. T. C. ; MELO, D. A. ; F.G.BARROSO, T. . Talleres (des)cubiertos: El rol de la estructura silábica en los procesos de adquisición de lenguas extranjeras. 2008. (Outro).

10.
SILVA, M. M. A. ; MARTIN, I. R. ; BRUNO, F. A. T. C. ; F.G.BARROSO, T. ; MELO, D. A. . Simpósio Comemorativo dos 25 anos da APEESP: ensino de espanhol e formação para a cidadania. 2008. (Outro).

11.
BRUNO, F. A. T. C.; F.G.BARROSO, T. ; MARTIN, I. R. ; MELO, D. A. ; SILVA, M. M. A. . Fórum de Professores de Espanhol do Estado de São Paulo - Formação de professores: demandas e desmandos. 2007. (Outro).

12.
SILVA, M. M. A. ; MARTIN, I. R. ; BRUNO, F. A. T. C. ; MELO, D. A. ; F.G.BARROSO, T. . I Inmersión en Español. 2007. (Outro).

13.
SILVA, M. M. A. ; MARTIN, I. R. ; BRUNO, F. A. T. C. ; MELO, D. A. ; F.G.BARROSO, T. . Talleres (des)cubiertos: Las construcciones pasivas: contrastando usos en español y en portugués. 2007. (Outro).

14.
SILVA, M. M. A. ; MARTIN, I. R. ; BRUNO, F. A. T. C. ; MELO, D. A. ; F.G.BARROSO, T. . Talleres (des)cubiertos: Te gusto yo o me gustas tú: desconstruindo a noção de falsos amigos. 2007. (Outro).

15.
BARBOSA, M. S. P. ; SILVA, M. M. A. ; MARTIN, I. R. ; BRUNO, F. A. T. C. ; MELO, D. A. ; F.G.BARROSO, T. . Jornada de espanhol: formação de professores e práticas pedagógicas. 2007. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
José André Teodoro Torres. As estratégias de produção de code-switching nos discursos de imigrantes hispânicos no meio empresarial de São Paulo. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Língua Espanhola) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. (Orientador).

2.
Maria de los Angeles de Castro Ballesteros. As sutilezas da língua: a compreensão de orações condicionais por alunos de ELE. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em Língua Espanhola) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Solange Ivone Santana. Um estudo sobre o processo de compreensão dos sentidos das expressões idiomáticas do espanhol por aprendizes brasileiros adolescentes de E/LE à luz do Pensamento Complexo. 2015. Dissertação (Mestrado em Língua Espanhola) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Fátima Aparecida Teves Cabral Bruno.

2.
Isolda Alexandrina Silva Bezerra. O TEXTO LITERÁRIO EM AULAS DE LÍNGUA ESPANHOLA EM CONTEXTO UNIVERSITÁRIO. 2014. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino) - Universidade Federal de Campina Grande, . Coorientador: Fátima Aparecida Teves Cabral Bruno.

3.
Jean Carlos da Silva Roveri. CÓMO TE VAS? O PAR TÚ/USTED NA PRODUÇÃO DE APRENDIZES ADOLESCENTES DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA À LUZ DO PENSAMENTO COMPLEXO. 2014. Dissertação (Mestrado em Língua Espanhola) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, . Orientador: Fátima Aparecida Teves Cabral Bruno.

4.
Isolda Alexandrina Silva Bezerra. O lugar do texto literário em aulas de língua espanhola no âmbito da formação de professores. 2012. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino) - Universidade Federal de Campina Grande, . Coorientador: Fátima Aparecida Teves Cabral Bruno.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Danielle Raposo de Almeida. ESTUDO BIBLIOGRÁFICO SOBRE TEORIAS MOTIVACIONAIS NA APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESTRANGEIRAS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Espanhol e Português) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Orientador: Fátima Aparecida Teves Cabral Bruno.

2.
Juliana Jere Moysés. Um estudo de Interlíngua: análise de erros em espanhol cometidos por falantes do português brasileiro na graduação. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Espanhol e Português) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Orientador: Fátima Aparecida Teves Cabral Bruno.

Iniciação científica
1.
Maila Yasmin Souza Piauhy. O tratamento dos pares verbais Simple Past/Present Perfect e Pretérito Indefinido/Pretérito Perfecto nos livros didáticos do PNLD 2015 para o ensino médio. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Letras Espanhol e Português) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Orientador: Fátima Aparecida Teves Cabral Bruno.

Orientações de outra natureza
1.
Mayra Salvatierra. Monitoria em Língua Espanhola III. 2018. Orientação de outra natureza. (Letras Espanhol e Português) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Orientador: Fátima Aparecida Teves Cabral Bruno.

2.
Larissa da Silva Rosa. Larissa da Silva Rosa. 2018. Orientação de outra natureza. (Letras Espanhol e Português) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, Pró-Reitoria de Graduação da FFLCH/USP. Orientador: Fátima Aparecida Teves Cabral Bruno.

3.
Víctor Augusto da Cruz Pacheco. Monitoria em Língua Espanhola III. 2017. Orientação de outra natureza. (Letras Espanhol e Português) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Orientador: Fátima Aparecida Teves Cabral Bruno.

4.
Vários. Elaboração de currículo para curso livre de espanhol como língua estrangeira. 2010. Orientação de outra natureza. (Letras Espanhol e Português) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Orientador: Fátima Aparecida Teves Cabral Bruno.

5.
Fabio Luciano. Dramatização: de um gênero aos outros. 2009. Orientação de outra natureza. (Letras Espanhol e Português) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Orientador: Fátima Aparecida Teves Cabral Bruno.

6.
Marcia Romero Marçal. A transformação de gêneros discursivos e tipos textuais em aula de espanhol. 2009. Orientação de outra natureza. (Letras Espanhol e Português) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Orientador: Fátima Aparecida Teves Cabral Bruno.

7.
Isabella Gallardo. Lazarillo de Tormes: Conto ou Biografia? - Uma prática com gêneros no ensino/aprendizagem de Espanhol como Língua Estrangeira. 2009. Orientação de outra natureza. (Letras, Português e Espanhol) - Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da Universidade de SP. Orientador: Fátima Aparecida Teves Cabral Bruno.

8.
Gustavo Rodrigues da Silva. O trabalho com gêneros: a didática da transformação. 2009. Orientação de outra natureza. (Letras, Português e Espanhol) - Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da Universidade de SP. Orientador: Fátima Aparecida Teves Cabral Bruno.

9.
Monitores Bolsistas dos cursos de Extensão EEC. Planos de aula com Gêneros e Tipologias Textuais. 2009. Orientação de outra natureza. (Letras, Português e Espanhol) - Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da Universidade de SP. Orientador: Fátima Aparecida Teves Cabral Bruno.



Inovação



Projeto de extensão

Outros projetos


Educação e Popularização de C & T



Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
BRUNO, F. A. T. C.; QUEEN, M. . Entrevista à jornalista Mariana Queen da revista Nova Escola. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
BRUNO, F. A. T. C.; VICHESSI, B. . Falar da vida dos outros. Que fofoca, que nada! A moçada vai produzir biografias em espanhol. 2013. (Programa de rádio ou TV/Comentário).



Outras informações relevantes


Recebeu bolsa P.A.E. ? Programa de Aperfeiçoamento de Ensino.- durante o Mestrado e o Doutorado. Estágio destinado ao aperfeiçoamento acadêmico dos alunos pós-graduandos da Universidade de São Paulo. Supervisionado pela Profª Drª Neide T. Maia González, Língua Espanhola VII. No 1º semestre de 1999 e no segundo de 2004.

Foi bolsista CAPES de Doutorado de 25 de maio de 2004 à 30 de setembro de 2006.

De 2008 a 2010 foi coordenadora dos cursos extra-curriculares Español en el Campus, da área de Língua Espanhola e Literaturas Espanhol e Hispano-Americana da FFLCH/USP.

A coleção para o ensino fundamental Español: Entérate, editada pela Saraiva, em co-autoria com as professoras Margareth B.Toni e Sílvia F.de Arruda foi reformulada em 2008 e apresentada no primeiro edital de convocação do Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) para Línguas Estrangeiras Modernas, em 2009. A coleção foi uma das 2 escolhidas pelo PNLD em 2010 e está sendo usada na rede pública de ensino desde 2011.

Cadastrada na Pós-Graduação na Área de Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-Americana da FFLCH/USP.

Compõe o quadro de Assessoria Externa da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Estadual de Londrina, Paraná, desde 2010.

Coordenadora do cursos de Extensão do Centro de Línguas da FFLCH/USP desde 2010.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/10/2018 às 12:30:48