Marcelo Rodrigues Souza Ribeiro

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1614542610299046
  • Última atualização do currículo em 19/10/2018


Professor de História e Teorias do Cinema e do Audiovisual, na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia, desde maio de 2017. Doutor em Arte e Cultura Visual pela Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás (2016). Fundador, autor e editor do incinerrante (https://www.incinerrante.com), cofundador, autor e editor do a quem interessar possa (http://www.aquem.in), crítico de cinema, programador e curador de mostras e festivais. Graduado em Ciências Sociais com Habilitação em Antropologia pela Universidade de Brasília (2005). Mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008). Tem experiência de pesquisa, ensino e extensão em Cinema, Fotografia, Artes, Cultura Visual, Comunicação, Antropologia, Antropologia Audiovisual e Estudos da Imagem. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Marcelo Rodrigues Souza Ribeiro
Nome em citações bibliográficas
RIBEIRO, Marcelo;RIBEIRO, Marcelo R. S.;RIBEIRO, Marcelo Rodrigues Souza

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal da Bahia, Faculdade de Comunicação.
Rua Barão de Jeremoabo
Ondina
40170115 - Salvador, BA - Brasil
Telefone: (71) 32836174
URL da Homepage: http://www.facom.ufba.br/


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2016
Doutorado em Arte e Cultura Visual.
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Título: Do inimaginável: cinema, direitos humanos, cosmopoéticas, Ano de obtenção: 2016.
Orientador: Rosana Horio Monteiro.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: cinema; Direitos Humanos; cosmopolitismo.
2011 interrompida
Doutorado interrompido em 2011 em Études cinématographiques.
Université de Montreal, UdeM, Canadá.
Título: Les figures du déplacement : une généalogie de l?audio-vision cosmopolite,
Orientador: Michèle Garneau.
Ano de interrupção: 2011
2006 - 2008
Mestrado em Antropologia Social.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: Da economia política do nome de 'África': a filmografia de Tarzan,Ano de Obtenção: 2008.
Orientador: Carmen Silvia Rial.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: cinema; ocidentalismo; África; Tarzan.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema / Especialidade: Teoria do cinema.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Comparada.
Setores de atividade: Educação Superior.
2001 - 2005
Graduação em Ciências Sociais Com Habilitação Em Antropologia.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Título: CinematogrÁfrica - Ensaio sobre as f(r)icções de um nome, entre 1980 e 2005.
Orientador: José Jorge de Carvalho.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.


Pós-doutorado


2016 - 2017
Pós-Doutorado.
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema.


Formação Complementar


2016 - 2016
O cinema de Alfred Hitchcock. (Carga horária: 9h).
Mostra TRASH, TRASH, Brasil.
2009 - 2009
Formação Webdesign CS3. (Carga horária: 64h).
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, SENAC, Brasil.
2008 - 2008
Oficina de Produção Cinematográfica. (Carga horária: 12h).
Secretaria Municipal de Cultura de Goiânia, SMC, Brasil.
2003 - 2003
Extensão universitária em Seminários do Dan 1/2003. (Carga horária: 12h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2002 - 2002
Extensão universitária em Inglês Avançado II. (Carga horária: 40h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

10/2018 - Atual
Direção e administração, Faculdade de Comunicação, .

Cargo ou função
Membro do Colegiado.
08/2018 - Atual
Ensino, Interdisciplinar em Artes, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cinema e História: Imagem e Direitos Humanos
04/2018 - Atual
Direção e administração, Faculdade de Comunicação, .

Cargo ou função
Coordenador da área de concentração em Cinema e Audiovisual (Facom-BI em Artes).
10/2017 - Atual
Ensino, Interdisciplinar em Artes, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teorias do Cinema
05/2017 - Atual
Ensino, Interdisciplinar em Artes, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História do Cinema 1
10/2017 - 02/2018
Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cinema Internacional: Cinemas Africanos
05/2017 - 09/2017
Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Desenvolvimento orientado de projeto

Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador
Outras informações
Grupo de Pesquisa Estudos Interdisciplinares da Imagem

Vínculo institucional

2012 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador de doutorado, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário de docência, Carga horária: 4
Outras informações
Disciplina: Semioses Visuais Turmas: (1) Artes Visuais (matutino) e (2) Design Gráfico (vespertino)

Atividades

03/2012 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Artes Visuais, .


Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema, SOCINE, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - Atual
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Sócio


Secretaria Municipal de Cultura de Goiânia, SMC, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Conselheiro Municipal de Cultura, Carga horária: 10


Faculdade Araguaia, FARA, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4

Atividades

08/2016 - 05/2017
Ensino, Comunicação Social - Jornalismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História Contemporânea
Teoria da Imagem
03/2016 - 07/2016
Ensino, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Direção de Arte

Espaço Culturama, CULTURAMA, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor de curso livre, Carga horária: 3
Outras informações
Curso de curta duração ministrado: "Como analisar um filme?" - http://www.espacoculturama.com.br/eventos/como-analisar-um-filme/proximos-eventos/300

Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Colaborador convidado, Enquadramento Funcional: Coordenador do Cineclube Culturama, Carga horária: 2
Outras informações
O Cineclube Culturama é coordenado junto com Fabrício Cordeiro.


Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte, SEDUCE, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Programador do Cine Cultura, Carga horária: 40
Outras informações
Além do planejamento da programação do cinema, realizei a gestão dos perfis institucionais do Cine Cultura em diferentes redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram, Google Plus, Foursquare).


Pontifícia Universidade Católica de Goiás, PUC GOIÁS, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor horista, Carga horária: 16

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor convidado, Carga horária: 4

Atividades

02/2014 - 07/2014
Ensino, Direito, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Antropologia Jurídica
02/2014 - 07/2014
Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Antropologia das Organizações Contemporâneas
02/2014 - 07/2014
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Antropologia das Organizações Contemporâneas
02/2014 - 07/2014
Ensino, Comunicação Social - Jornalismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Antropologia e Comunicação
03/2009 - 12/2009
Ensino, Antropologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Antropologia do Desenvolvimento
Antropologia Econômica

Faculdade Cambury de Goiânia, CAMBURY, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 6

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Coordenador de Curso, Carga horária: 10
Outras informações
Coordenador da Pós-Graduação lato sensu (Especialização) em Cinema.

Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Atividades

08/2011 - 12/2011
Ensino, Fotografia e Imagem, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estudos do Brasil
Teoria da Imagem
03/2009 - 12/2010
Ensino, Produção Publicitária, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Criação e Produção de Trilhas e Documentários
Cultura Visual
Pensamento Universal
Trabalho de Conclusão de Curso
08/2008 - 12/2010
Ensino, Fotografia e Imagem, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estudos do Brasil
História da Imagem
Teoria da Imagem
09/2008 - 07/2010
Ensino, Direito, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Antropologia
03/2009 - 11/2009
Ensino, Especialização em Cinema, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Cultura Visual
Trabalho de Conclusão - Projeto de Produção
Orientação
Metodologia de projeto e pesquisa
10/2008 - 06/2009
Ensino, Gestão em Recursos Humanos, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Pensamento Universal

Faculdade Sul-Americana, FASAM, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 7

Atividades

08/2011 - 12/2011
Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Antropologia
História Contemporânea
08/2011 - 12/2011
Ensino, Relações Públicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Antropologia
História Contemporânea
08/2011 - 12/2011
Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Antropologia
História Contemporânea

Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador
Outras informações
Núcleo de Antropologia Audiovisual e Estudos da Imagem (NAVI)

Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador (mestrando), Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Núcleo de Antropologia Audiovisual e Estudos da Imagem (NAVI)

Atividades

06/2008 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , PPGAS, Núcleo de Antropologia Audiovisual e Estudos da Imagem.

09/2006 - 12/2006
Estágios , PPGAS, .

Estágio realizado
Estágio de Docência na disciplina "Vídeos Etnográficos" (ANT - 02 créditos).

Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2005
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Estudante-pesquisador, Carga horária: 6
Outras informações
Fundador e membro do Grupo de Trabalho em Antropologia (do) Visual - um coletivo estudantil vinculado ao Departamento de Antropologia (Instituto de Ciências Sociais). Desenvolvimento de atividades abertas de pesquisa, leitura e discussão de textos e filmes, na área de Antropologia Audiovisual e Estudos da Imagem.

Vínculo institucional

2003 - 2005
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Bolsista do PET/SOL - MEC/SESu - Capes, Carga horária: 20
Outras informações
Bolsista do Programa de Educação Tutorial em Ciências Sociais (MEC/SESu - Capes), coordenado pelo Departamento de Sociologia (SOL/UnB).

Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 8
Outras informações
Monitor da disciplina Teoria Antropológica I, ministrada pelo professor Henyo Trindade Barretto Filho (DAN/UnB).

Atividades

08/2003 - 06/2005
Outras atividades técnico-científicas , Departamento de Antropologia, Departamento de Antropologia.

Atividade realizada
Reuniões de estudo do Grupo de Trabalho em Antropologia (do) Visual (GTAdV) - Coletivo estudantil independente.
03/2003 - 06/2005
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Sociologia, .

03/2003 - 07/2003
Estágios , Departamento de Antropologia, .

Estágio realizado
Monitor da disciplina Teoria Antropológica I, ministrada pelo professor Henyo Trindade Barretto Filho.

Associação Brasileira de Antropologia, ABA, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2014
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Sócio estudante



Linhas de pesquisa


1.
Leituras sobre Direitos Humanos: história e condições contemporâneas

Objetivo: Construir, com base nas reuniões semanais do PET/SOL e em atividades adicionais em ensino, pesquisa e extensão, uma perspectiva histórica, sociológica e antropológica para pensar os Direitos Humanos como formação discursiva e aparato internacional. Realizar concomitantemente estudos gerais sobre a história da consolidação da legislação internacional dos Direitos Humanos e estudos específicos paralelos sobre (1) Direitos Humanos e pobreza e (2) Direitos Humanos e sociedade civil. Desenvolver uma reflexão crítica e analítica sobre o tema e, em particular, a realidade brasileira, no que concerne às condições de construção de cidadania e de implantação de direitos civis, políticos, sociais e culturais..
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política.
Setores de atividade: Educação Superior; Outro.
Palavras-chave: Direitos Humanos; governamentalidade internacional; modernidade.
2.
Antropologia Visual e Estudos da Imagem

Objetivo: Apoiar pesquisas sobre imagem dentro do campo da Antropologia Visual, desenvolvendo temas relativos ao estudo do cinema e vídeo documentário e etnográfico, mídia televisiva, fotografia e outras expressões audiovisuais contemporâneas. Observação: Faz parte da linha de pesquisa "Cultura e Comunicação" do PPGAS/UFSC - Sistemas simbólicos, artísticos, estéticos e de comunicação, culturas brasileiras e seus nexos históricos e estruturais, cultura popular, de grupos minoritários e de elites. Indústria cultural. Teorias da cultura, da linguagem, da arte e da comunicação. Simbolismo e campo religioso..
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação Visual.
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: cinema; documentário; fotografia; imagem; televisão; vídeo.
3.
Imagem, Cultura e Produção de Sentido

Objetivo: Estudo de imagens e visualidades artísticas, seus processos de criação, recepção, circulação e produção de sentido, articulados com a cultura..
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fotografia.
Palavras-chave: visualidade; arte; cinema; fotografia.


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Imagem e direitos humanos: consciência da humanidade, memórias de violações e projeções de dignidade no cinema e no audiovisual
Descrição: Por meio de uma abordagem interdisciplinar das relações entre imagem e direitos humanos, este projeto visa ao estudo dos modos como o cinema e outros meios visuais, como a pintura e a fotografia, e audiovisuais, como a televisão e o vídeo, participam de um processo histórico e cultural mais amplo de construção da ?consciência da humanidade?, que declara os direitos humanos, conforme o preâmbulo da Declaração Universal de 1948, contra os ?atos bárbaros? que proliferam na história recente da humanidade. Pretende-se, em primeiro lugar, estabelecer uma perspectiva histórica de estudo das formas de representação e de abordagem de diferentes genocídios e crimes contra a humanidade no cinema e em outros meios e caracterizar as singularidades de diversos momentos e contextos de violação generalizada de direitos humanos e as modalidades de uso da imagem que acompanham, testemunham e transformam os sentidos desses momentos e contextos, constituindo a memória das violações. Espera-se, igualmente, tornar possível a identificação de tendências recorrentes de associação entre imagem e direitos humanos, assim como interrogar as noções de dignidade pressupostas por toda reivindicação de direitos universais e projetadas por qualquer forma de associação entre imagem e direitos humanos. Dessa forma, o problema que este projeto de pesquisa pretende investigar pode ser resumido com a seguinte pergunta: como o cinema e outros meios visuais e audiovisuais participam da construção da ?consciência da humanidade?, por meio da elaboração de memórias de genocídios, crimes contra a humanidade e outras violações, de um lado, e de ideias e projeções de dignidade, do outro, durante a segunda metade do século XX e o início do século XXI? Mais informações: https://www.incinerrante.com/?tag=Imagem%20e%20direitos%20humanos.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Marcelo Rodrigues Souza Ribeiro - Coordenador / Mateus de Jesus Viana - Integrante / George Diniz Teixeira - Integrante / Bianca Beatriz Menezes Lima - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Bolsa / Universidade Federal da Bahia - Bolsa.Número de orientações: 3


Revisor de periódico


2017 - Atual
Periódico: Visualidades (UFG)
2011 - 2011
Periódico: Visualidades (UFG)
2011 - 2011
Periódico: Sociedade e Cultura (Impresso)
2012 - 2012
Periódico: Cadernos de Campo (USP. 1991)
2017 - 2017
Periódico: PROA: Revista de Antropologia e Arte
2017 - 2017
Periódico: REVISTA ECO-PÓS (ONLINE)
2018 - 2018
Periódico: Rebeca
2018 - 2018
Periódico: SCRIPTA


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fotografia.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Comparada.
6.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende PoucoLê Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
RIBEIRO, Marcelo R. S.2018RIBEIRO, Marcelo R. S.. Cosmopolíticas e cosmopoéticas do contato. DOC ON-LINE: REVISTA DIGITAL DE CINEMA DOCUMENTARIO, v. 24, p. 207-222, 2018.

2.
RIBEIRO, Marcelo R. S.2017RIBEIRO, Marcelo R. S.. A imagem como experiência em Untitled Film Stills. REVISTA PASSAGENS: REVISTA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO UFC, v. 8, p. 27-50, 2017.

3.
RIBEIRO, Marcelo Rodrigues Souza2016 RIBEIRO, Marcelo Rodrigues Souza. Cosmopoéticas da descolonização e do comum: inversão do olhar, retorno às origens e formas de relação com a terra nos cinemas africanos. Rebeca - Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual, v. 5, p. 1-26, 2016.

4.
RIBEIRO, Marcelo Rodrigues Souza2013 RIBEIRO, Marcelo Rodrigues Souza. O Mundo, o mundo: da alegoria da globalização à revelação do comum. Contemporanea (UFBA. Online), v. 11, p. 504-521, 2013.

5.
RIBEIRO, Marcelo Rodrigues Souza2009RIBEIRO, Marcelo Rodrigues Souza. O caminho, a experiência e a aventura. Revista de Ciências Humanas (UFSC), v. 43, p. 265-283, 2009.

6.
RIBEIRO, Marcelo Rodrigues Souza2009RIBEIRO, Marcelo Rodrigues Souza. Tarzan, un noir: pour une critique de l'économie politique du nom 'Afrique'. Vibrant (Florianópolis), v. 6, p. 3, 2009.

Capítulos de livros publicados
1.
RIBEIRO, Marcelo Rodrigues Souza. Sometimes in April: a inscrição sensível do genocídio como crime contra a humanidade. In: Bruno Amaral Machado; Cristina Zackeski; Evandro Piza Duarte. (Org.). Criminologia e cinema: narrativas sobre a violência. 1ed.São Paulo: Marcial Pons; Fundação Escola Superior do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, 2016, v. , p. 335-359.

2.
RIBEIRO, Marcelo Rodrigues Souza. A cosmopoética da fragilidade: Abderrahmane Sissako, a sensibilidade cosmopolita e a imaginação do comum. In: Mahomed Bamba; Alessandra Meleiro. (Org.). Filmes da África e da diáspora: objetos de discursos. 1ªed.Salvador: EDUFBA, 2012, v. , p. 157-187.

3.
RIBEIRO, Marcelo R. S.. Tarzan and the political economy of the name of 'Africa'. In: COUTINHO, Eduardo F.; COCO, Pina. (Org.). Beyond Binarisms: Crossings and Contaminations - Studies in Comparative Literature. 1ed.Rio de Janeiro: Aeroplano, 2009, v. 2, p. 182-191.

4.
RIBEIRO, Marcelo R. S.. Projeções, projetos e projéteis: o nome de 'África' e a subjetivação imperial em. In: HAMBURGER, Esther; SOUZA, Gustavo; MENDONÇA, Leandro; AMANCIO, Tunico. (Org.). Estudos de Cinema SOCINE. 1ed.São Paulo: Annablume; Fapesp; Socine, 2008, v. , p. 199-207.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
RIBEIRO, Marcelo R. S.. Taego Ãwa, o genocídio e o direito ao futuro. Diário da Manhã, Goiânia, p. 7 - 7, 13 maio 2017.

2.
RIBEIRO, Marcelo Rodrigues Souza. Curta Mostra Goiás de 2016: problemas cinematográficos, problemas curatoriais. Revista Janela, 28 dez. 2016.

3.
RIBEIRO, Marcelo Rodrigues Souza. Taego Ãwa: política da nomeação. Revista Janela, 10 ago. 2016.

4.
RIBEIRO, Marcelo Rodrigues Souza. II Fronteira Festival: diário incinerrante - dia 1. Revista Janela, 16 set. 2015.

5.
RIBEIRO, Marcelo Rodrigues Souza. II Fronteira Festival: diário incinerrante - dia 3. Revista Janela, 16 set. 2015.

6.
RIBEIRO, Marcelo Rodrigues Souza. II Fronteira Festival: diário incinerrante - dia 4. Revista Janela, 16 set. 2015.

7.
RIBEIRO, Marcelo Rodrigues Souza. II Fronteira Festival: diário incinerrante - dia 5. Revista Janela, 16 set. 2015.

8.
RIBEIRO, Marcelo Rodrigues Souza. II Fronteira Festival: diário incinerrante - dia 6. Revista Janela, 16 set. 2015.

9.
RIBEIRO, Marcelo Rodrigues Souza. II Fronteira Festival: diário incinerrante - dia 7. Revista Janela, 16 set. 2015.

10.
RIBEIRO, Marcelo Rodrigues Souza. II Fronteira Festival: diário incinerrante - dia 8. Revista Janela, 16 set. 2015.

11.
RIBEIRO, Marcelo Rodrigues Souza. II Fronteira Festival: diário incinerrante - dia 9. Revista Janela, 16 set. 2015.

12.
RIBEIRO, Marcelo Rodrigues Souza. II Fronteira Festival: diário incinerrante - dia 10. Revista Janela, 16 set. 2015.

13.
RIBEIRO, Marcelo Rodrigues Souza. Comunicabilidade e conciliação: melodrama e denegação do dissenso [Crítica de Que horas ela volta?]. Revista Janela, 16 set. 2015.

14.
RIBEIRO, Marcelo Rodrigues Souza. II Fronteira Festival: diário incinerrante - dia 2. Revista Janela, 16 set. 2015.

15.
RIBEIRO, Marcelo Rodrigues Souza. Viagem interior: Ida (2013), de Pawel Pawlikowski. Revista Janela, 02 fev. 2015.

16.
RIBEIRO, Marcelo Rodrigues Souza. A imaginação dos selvagens: American Sniper (2014), de Clint Eastwood. Revista Janela, 23 jan. 2015.

17.
RIBEIRO, Marcelo Rodrigues Souza. The Babadook: terror, fantasmagoria, luto. Revista Janela, 22 jan. 2015.

18.
RIBEIRO, Marcelo Rodrigues Souza. Pacific: memória, arquivo, anarquivo [Crítica de Pacific (I Fronteira Festival)]. Revista Janela, 05 set. 2014.

19.
RIBEIRO, Marcelo Rodrigues Souza. Um drama familiar e político [Crítica de Instinto Materno]. O Popular, Goiânia, 15 mar. 2014.

20.
RIBEIRO, Marcelo Rodrigues Souza. A memória visível do tempo [Crítica de Cidade Invisível]. Revista Janela, 23 jan. 2014.

21.
RIBEIRO, Marcelo Rodrigues Souza. Crítica de cinema - 'Azul é a cor mais quente'. A Redação, 02 jan. 2014.

22.
RIBEIRO, Marcelo Rodrigues Souza. Fora de quadro: Untitled Film Stills [ensaio audiovisual]. Revista Janela, 19 jul. 2012.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
RIBEIRO, Marcelo R. S.. Arquivo e montagem anarquívica em A Imagem que Falta. In: XXI Encontro da SOCINE, 2018, João Pessoa. Anais de textos completos do XXI Encontro da SOCINE. São Paulo: SOCINE, 2017. p. 486-491.

2.
RIBEIRO, Marcelo R. S.. Para um atlas de cosmopoéticas: literatura mundial, cinema mundial e o catálogo Lumière como atlas. In: XXVI Encontro Nacional da Compós, 2017, São Paulo. Anais do XXVI Encontro Nacional da Compós, 2017. p. 1-20.

3.
RIBEIRO, Marcelo R. S.. O macaco com a câmera na mão: forma e disjunção nos curtas de Leo Pyrata. In: XIII Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura - XIII ENECULT, 2017, Salvador. Anais do XIII ENECULT. Salvador: Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura, 2017. v. 1. p. 1-11.

4.
RIBEIRO, Marcelo Rodrigues Souza. Sometimes in April: cinema, memória, imaginação. In: VIII Seminário Nacional de Pesquisa em Arte e Cultura Visual, 2015, Goiânia, GO. Anais do VIII Seminário Nacional de Pesquisa em Arte e Cultura Visual: arquivos, memórias, afetos. Goiânia, GO: UFG/Núcleo Editorial FAV, 2015. v. 1. p. 853-863.

5.
RIBEIRO, Marcelo Rodrigues Souza. Aparelho e fantasmagoria em Blow-up (1966). In: VII Seminário Nacional de Pesquisa em Arte e Cultura Visual, 2014, Goiânia. Anais do VII Seminário Nacional de Pesquisa em Arte e Cultura Visual. Goiânia: UFG, FAV, 2014. p. 58-69.

6.
RIBEIRO, Marcelo Rodrigues Souza. Imagem, cinema e direitos humanos: cosmopolíticas e cosmopoéticas em Stories on human rights. In: VI Seminário Nacional de Pesquisa em Arte e Cultura Visual, 2013, Goiânia. Anais do VI Seminário Nacional de Pesquisa em Arte e Cultura Visual. Goiânia: FAV/UFG, 2013. v. 1. p. 466-474.

7.
RIBEIRO, Marcelo Rodrigues Souza. O cinema, a imaginação cosmopolítica e o devir-sensível da consciência da humanidade. In: V Seminário Nacional de Pesquisa em Arte e Cultura Visual, 2012, Goiânia. Anais do V Seminário Nacional de Pesquisa em Arte e Cultura Visual. Goiânia: UFG, FAV, 2012. p. 528-538.

8.
RIBEIRO, Marcelo Rodrigues Souza. O Mundo, o comum e o tempo da incomunicabilidade. In: Seminário Internacional Fazendo Gênero 9: Diásporas, Diversidades, Deslocamentos, 2010, Florianópolis. Anais do Seminário Internacional Fazendo Gênero 9: Diásporas, Diversidades, Deslocamentos, 2010. p. 1-10.

9.
RIBEIRO, Marcelo Rodrigues Souza. Escrevendo e filmando paisagens imperiais: a ambivalência de Tarzan e a política do nome de 'África'. In: XVIII Congresso da Associação Internacional de Literatura Comparada, 2007, Rio de Janeiro. Anais do XVIII Congresso da Associação Internacional de Literatura Comparada. Rio de Janeiro, 2007. v. 1. p. 1-6.

10.
RIBEIRO, Marcelo Rodrigues Souza. Projeções, projetos e projéteis: o nome de 'África' e a subjetivação imperial em. In: XI Encontro Internacional SOCINE, 2007, Rio de Janeiro. XI Estudos de Cinema SOCINE. São Paulo: Annablume; Fapesp, Socine, 2007. v. 1. p. 199-207.

11.
RIBEIRO, Marcelo Rodrigues Souza. Discurso e imaginação africanista no cinema: geopolíticas e cronopolíticas do nome de 'África' - um panorama. In: X Congresso Internacional da ABRALIC, 2006, Rio de Janeiro. Anais do X Congresso Internacional da ABRALIC, 2006. v. 1 e 2.

12.
RIBEIRO, Marcelo Rodrigues Souza. Sensibilidade e imaginação: notas históricas e teóricas sobre antropologia e imagem. In: Reunião Brasileira de Antropologia, 2006, Goiânia. Anais da 25ª Reunião Brasileira de Antropologia, 2006. v. 2.

13.
RIBEIRO, Marcelo Rodrigues Souza. As tramas do gênero e a geopolítica do nome de 'África': notas sobre exotização e erotização na cinematogrÁfrica. In: Seminário Internacional Fazendo Gênero 7, 2006, Florianópolis. Anais do Seminário Internacional Fazendo Gênero 7 - Gênero e Preconceitos. Florianópolis: Editora Mulheres, 2006. v. 1.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
RIBEIRO, Marcelo Rodrigues Souza. O devir-sensível do comum: afeto e política entre fotografia e cinema. In: 16º Encontro SOCINE, 2012, São Paulo. Anais do 16º Encontro SOCINE, 2012.

2.
RIBEIRO, Marcelo Rodrigues Souza. Do deserto, as fronteiras do mundo: as invenções da humanidade no cinema mundial contemporâneo. In: 13º Encontro Internacional SOCINE, 2009, São Paulo. Anais do 13º Encontro SOCINE, 2009. v. 1.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
RIBEIRO, Marcelo Rodrigues Souza. A filmografia de Tarzan e a economia política do nome de 'África'. In: XII Encontro Internacional SOCINE, 2008, Brasília, DF. Caderno de Resumos do XII Encontro Internacional SOCINE. Brasília, DF, 2008. v. 1. p. 33-34.

2.
RIBEIRO, Marcelo Rodrigues Souza. O caminho, a experiência e a aventura. In: I Jornada Simmel na UFSC, 2006, Florianópolis. Caderno de resumos da I Jornada Simmel na UFSC. Florianópolis, 2006. v. 1. p. 6-6.

Apresentações de Trabalho
1.
RIBEIRO, Marcelo R. S.. Avoir 20 ans dans les Aurès: o cinema político de René Vautier e o lugar da ficção. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
RIBEIRO, Marcelo R. S.. Ver junto: fotografia, cinema e as imagens que faltam do genocídio indígena em andamento no Brasil. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
RIBEIRO, Marcelo R. S.. Estética e política do homem-macaco: Chita na filmografia de Tarzan. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
RIBEIRO, Marcelo R. S.. Para um atlas de cosmopoéticas: literatura mundial, cinema mundial e o catálogo Lumière como atlas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
RIBEIRO, Marcelo R. S.. Ver junto: fotografia, cinema e as imagens que faltam do genocídio indígena em andamento no Brasil. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
RIBEIRO, Marcelo R. S.. O macaco com a câmera na mão: forma e disjunção nos curtas de Leo Pyrata. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
RIBEIRO, Marcelo R. S.. Arquivo e montagem anarquívica em A Imagem que Falta. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
RIBEIRO, Marcelo Rodrigues Souza. Arquivo, antiarquivo, anarquivo: rastros e espectros dos campos na história do cinema. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
RIBEIRO, Marcelo Rodrigues Souza. The cosmopoetics of the savage spectator: missing images and anarchivic montage in Serras da Desordem, Corumbiara, Taego Ãwa and Martírio. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
RIBEIRO, Marcelo Rodrigues Souza. Videoarte, cinema e arte contemporânea. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
RIBEIRO, Marcelo Rodrigues Souza. Cosmopoéticas da descolonização e do comum. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
RIBEIRO, Marcelo Rodrigues Souza. Sometimes in April: cinema, memória, imaginação. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
RIBEIRO, Marcelo Rodrigues Souza. Aparelho e fantasmagoria em Blow-up (1966). 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
RIBEIRO, Marcelo Rodrigues Souza. Imagem, cinema e direitos humanos: cosmopolíticas e cosmopoéticas em Stories on human rights. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
RIBEIRO, Marcelo Rodrigues Souza. O cinema, a imaginação cosmopolítica e o devir-sensível da consciência da humanidade. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
RIBEIRO, Marcelo Rodrigues Souza. O devir-sensível do comum: afeto e política entre fotografia e cinema. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
RIBEIRO, Marcelo Rodrigues Souza. A luz no audiovisual: história, código e deriva. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
RIBEIRO, Marcelo Rodrigues Souza. O Mundo, o comum e o tempo da incomunicabilidade. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
RIBEIRO, Marcelo Rodrigues Souza. Do deserto, as fronteiras do mundo: as invenções da humanidade no cinema mundial contemporâneo. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
RIBEIRO, Marcelo Rodrigues Souza. A filmografia de Tarzan e a economia política do nome de 'África'. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
RIBEIRO, Marcelo Rodrigues Souza. Writing and filming imperial landscapes: the ambivalence of Tarzan and the politics of the name of 'Africa'. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
RIBEIRO, Marcelo Rodrigues Souza. Projeções, projetos e projéteis: o nome de 'África' e a subjetivação imperial em Lágrimas do Sol (2003). 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
RIBEIRO, Marcelo Rodrigues Souza. F(r)icções do nome de 'África' nas narrativas de Tarzan. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

24.
RIBEIRO, Marcelo Rodrigues Souza. Sensibilidade e imaginação: notas históricas e teóricas sobre antropologia e imagem. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
RIBEIRO, Marcelo Rodrigues Souza. O caminho, a experiência e a aventura. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

26.
RIBEIRO, Marcelo Rodrigues Souza. As tramas do gênero e a geopolítica do nome de 'África': notas sobre exotização e erotização na CinematogrÁfrica. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
RIBEIRO, Marcelo Rodrigues Souza. Discurso e imaginação africanista no cinema: geopolíticas e cronopolíticas do nome de 'África' - um panorama. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
RIBEIRO, Marcelo Rodrigues Souza. Alteridade e Existência. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
RIBEIRO, Marcelo Rodrigues Souza. Cinema e Alteridade. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
RIBEIRO, Marcelo R. S.. Fantasmagorias do fantástico e do cinema. Belo Horizonte: FRAMES, 2018 (Artigo).

2.
RIBEIRO, Marcelo R. S.. Desterro, desejo, delírio. Rio de Janeiro: Luzes da Cidade, Insensatez Audiovisual - Mostra Grandes Clássicos do Cinema Africano, 2017 (Artigo).

3.
RIBEIRO, Marcelo Rodrigues Souza. A imagem dormente. Pirenópolis, GO: Pirenópolis Doc - Catálogo do II Pirenópolis Doc - Festival de Documentário Brasileiro, 2016 (Artigo).

4.
RIBEIRO, Marcelo Rodrigues Souza. O macaco com a câmera na mão: esboço sobre os filmes de Leo Pyrata. Goiânia: Fronteira Festival - Catálogo do II Fronteira, 2015 (Artigo).

5.
RIBEIRO, Marcelo Rodrigues Souza. O cinema político africano e o direito de narrar. Rio de Janeiro: Caixa Cultural - Catálogo da Mostra África, Cinema - Um Olhar Contemporâneo, 2015 (Artigo).

6.
RIBEIRO, Marcelo Rodrigues Souza. Explorando o estilo visual de True Detective. Goiânia: incinerrante, 2014. (Tradução/Outra).

7.
RIBEIRO, Marcelo Rodrigues Souza. Jacques Derrida e os fantasmas do cinema [Tradução comentada de entrevista de Jacques Derrida a Antoine de Baecque e Thierry Jousse na Cahiers du Cinéma]. Goiânia: incinerrante, 2014. (Tradução/Outra).

8.
RIBEIRO, Marcelo Rodrigues Souza. Antropofagia. Florianópolis [Desterro]: Cultura e Barbárie, 2011. (Tradução/Artigo).

9.
RIBEIRO, Marcelo Rodrigues Souza. In and out of 'ourselse'. Florianópolis: Editora da UFSC, 2009 (Resenha).

10.
RIBEIRO, Marcelo Rodrigues Souza. CRAPANZANO, Vincent. 2004. Imaginative horizons: an essay in literary-philosophical anthropology.. Rio de Janeiro: Revista Mana - PPGAS/UFRJ - Contra Capa, 2006 (Resenha).


Produção técnica
Redes sociais, websites e blogs
1.
RIBEIRO, Marcelo Rodrigues Souza; COSTA, Juliana dos Santos . a quem interessar possa. 2016; Tema: cartas de crítica de cinema e arte. (Site).

2.
RIBEIRO, Marcelo Rodrigues Souza. incinerrante. 2009; Tema: cinema, fotografia, televisão, vídeo, arte. (Site).


Demais tipos de produção técnica
1.
RIBEIRO, Marcelo Rodrigues Souza. Como analisar um filme?. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
RIBEIRO, Marcelo Rodrigues Souza; NZOVO, Tiago Bassika . Uma introdução ao cinema africano. 2008. .


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
COSTA, Juliana dos Santos ; RIBEIRO, Marcelo Rodrigues Souza . Videoclipe da música Canção de Amor (Carne Doce). 2016. Vídeo.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Qualificações de Doutorado
1.
PEREIRA, M. M. S.; RIBEIRO, Marcelo R. S.; OLIVEIRA, M. P. G.. Participação em banca de Rodolfo Nonose Ikeda. Subversões e alteridades: subalternidades no cinema brasileiro contemporâneo. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Cultura e Sociedade) - Universidade Federal da Bahia.

2.
SILVA, R. L. G. S. E.; RIBEIRO, Marcelo R. S.; RIBEIRO, J. C. S.; CARVALHO, L. M. M.. Participação em banca de Wanderley de Mattos Teixeira Neto. Broadcast your cinema: Uma análise dos processos de construção de legitimidades discursivas no YouTube. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Comunicação e Cultura Contemporânea) - Universidade Federal da Bahia.

Qualificações de Mestrado
1.
PEREIRA, M. M. S.; RIBEIRO, Marcelo R. S.; MATOS, R. C. A.. Participação em banca de Fabrício Silva Ramos. Cultura e partilha do sensível: Um estudo de aspectos do filme "Serras da Desordem" a partir do pensamento de Jacques Rancière. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Cultura e Sociedade) - Universidade Federal da Bahia.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
JESUS, G. M.; TEIXEIRA NETO, W. M.; RIBEIRO, Marcelo R. S.. Participação em banca de Marina Montenegro Lopes Machado.Crítica.ba: agregador de críticas baianas de cinema. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal da Bahia.

2.
REIS, Leonardo A.; RIBEIRO, Marcelo R. S.; JESUS, G. M.. Participação em banca de Victor de Sá Ferreira Karl.Homunculus - Uma experiência com próteses de látex na narrativa cinematográfica. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal da Bahia.

3.
RIBEIRO, Marcelo R. S.; VILAS BÔAS, Valéria; COSTA, Marcelo M.. Participação em banca de Daniele Marques Lima.Tal mãe, tal filha? A representação das mulheres em Gilmore Girls. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal da Bahia.

4.
RIBEIRO, Marcelo R. S.; COSTA, Leonardo F.; CARVALHO, Marcos. Participação em banca de Tiago Pinto Dias.Ipá - Empoderamento da juventude negra de Salvador. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal da Bahia.

5.
COSTA, Marcelo M.; GOMES, Regina; RIBEIRO, Marcelo R. S.. Participação em banca de Helena Campos Vieira Mafra.Representação da opressão e depressão femininas em As Virgens Suicidas e Miss Violence. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal da Bahia.

6.
REA, C. A.; RIBEIRO, Marcelo R. S.; SILVA, C. D. L.. Participação em banca de Marcelo Lenz Lopes.A representação da mulher negra nas peças publicitárias veiculadas na TV. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

7.
RIBEIRO, Joseane; RIBEIRO, Marcelo Rodrigues Souza. Participação em banca de Gabriel Miclos dos Passos.Análise fotográfica da marca Red Bull no Instagram. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Faculdade Araguaia.

8.
LISITA, E. de; RIBEIRO, Marcelo Rodrigues Souza; SILVA, N. F.. Participação em banca de Maria Ritha Ferreira da Paixão; Paulo Ruan Moura Decaris.Serra Dourada e suas Histórias. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

9.
OLIVEIRA, Rodrigo C.; RIBEIRO, Marcelo Rodrigues Souza; LEVY, Joanise. Participação em banca de Daniela Costa Helou.Cinema e games: um estudo de interatividade. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Estadual de Goiás.

10.
CASTANHEIRA, R.; MONTEIRO, R. H.; RIBEIRO, Marcelo Rodrigues Souza. Participação em banca de Joardo Magalhães Barbosa Filho.Espectrografias. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Goiás.

11.
PEREIRA, N. M. B.; RIBEIRO, Marcelo Rodrigues Souza. Participação em banca de Mariana Najar Jorge; Murilo Freire.Fragmentos de Godard: entre a política e a estética. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fotografia e Imagem) - Faculdade Cambury de Goiânia.

12.
PEREIRA, N. M. B.; CARVALHO, L. E. S.; RIBEIRO, Marcelo Rodrigues Souza. Participação em banca de Bruna Oliveira; Rhanna Asevedo Silva; Vinícius P. da Silva.Antropologia visual: o encontro da antropologia com a imagem. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fotografia e Imagem) - Faculdade Cambury de Goiânia.

13.
PEREIRA, N. M. B.; RIBEIRO, Marcelo Rodrigues Souza; JACOB, E.. Participação em banca de Antonio Tobias; Marcia Murad; Marilene Machado Rodrigues.A fotografia antes da fotografia: de Aristóteles a George Eastman. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fotografia e Imagem) - Faculdade Cambury de Goiânia.

14.
PEREIRA, N. M. B.; VALLE, R. E.; RIBEIRO, Marcelo Rodrigues Souza. Participação em banca de Flávia Beltrão.Quando o som entra em cena. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fotografia e Imagem) - Faculdade Cambury de Goiânia.

15.
PEREIRA, N. M. B.; RIBEIRO, Marcelo Rodrigues Souza. Participação em banca de Silvia Lamberti.O nu e as curvas femininas na fotografia artística. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fotografia e Imagem) - Faculdade Cambury de Goiânia.

16.
PEREIRA, N. M. B.; RIBEIRO, Marcelo Rodrigues Souza; CARVALHO, L. E. S.. Participação em banca de Caroline Bento da Silva, Vera Maria Costa Côrtes.O sonho e o cinema, o documentário e a ficção, e o "cinema" de Lourival Belém Jr.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fotografia e Imagem) - Faculdade Cambury de Goiânia.

17.
PEREIRA, N. M. B.; RIBEIRO, Marcelo Rodrigues Souza; VALLE, R. E.. Participação em banca de Fabiana Araújo.Kinopravda: fragmentos de Goiânia. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fotografia e Imagem) - Faculdade Cambury de Goiânia.

18.
PEREIRA, N. M. B.; RIBEIRO, Marcelo Rodrigues Souza; BRITO, M. V.. Participação em banca de Hevelyn Morais Gontijo.A imagem da banda. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fotografia e Imagem) - Faculdade Cambury de Goiânia.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
REIS, Leonardo A.; COSTA, Marcelo M.; RIBEIRO, Marcelo R. S.. Banca de seleção para professor substituto (COMA85 e COM339 - 2018.2). 2018. Universidade Federal da Bahia.

2.
MOURA, M. S.; CORTEZ, N. M. P.; RIBEIRO, Marcelo R. S.. Banca de seleção para professor substituto (COM113, COM305, COM358 - 2017.2). 2017. Universidade Federal da Bahia.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Seminário Câmera Cidadã: Mostra René Vautier.Avoir 20 ans dans les Aurès: o cinema político de René Vautier e o lugar da ficção. 2018. (Seminário).

2.
VII Semana do Audiovisual da Universidade Estadual de Goiás - SAU.Integrante do comitê científico. 2018. (Outra).

3.
CineFacom - Mostra Especial Levanta Muertos.Exibição e debate do filme Levanta Muertos. 2017. (Outra).

4.
Colóquio de Fotografia da Bahia.Ver junto: fotografia, cinema e as imagens que faltam do genocídio indígena em andamento no Brasil. 2017. (Encontro).

5.
I Bienal Internacional do Cinema Sonoro (BIS).Membro do júri da mostra de curtas-metragens. 2017. (Outra).

6.
II Colóquio Internacional de Estética da FAFIL: Estética em preto e branco.Estética e política do homem-macaco: Chita na filmografia de Tarzan. 2017. (Encontro).

7.
VIII CachoeiraDoc - Festival de Documentários de Cachoeira.Mediação de debate após a sessão de 06/09, 17h: Na missão, com Kadu & Ava Ivy Vera - A Terra do Povo do Raio. 2017. (Outra).

8.
VI Semana do Audiovisual da Universidade Estadual de Goiás - SAU.Integrante do comitê científico. 2017. (Outra).

9.
XIII Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura - XIII ENECULT.O macaco com a câmera na mão: forma e disjunção nos curtas de Leo Pyrata. 2017. (Encontro).

10.
XXI Encontro SOCINE.Arquivo e montagem anarquívica em A Imagem que Falta. 2017. (Encontro).

11.
XXVI Encontro Nacional da Compós.Para um atlas de cosmopoéticas: literatura mundial, cinema mundial e o catálogo Lumière como atlas. 2017. (Encontro).

12.
10ª Semana Acadêmica de Cinema da UFSC.Mesa de debate Políticas Audiovisuais (com Alfredo Manevy). 2016. (Encontro).

13.
Cineclube Araguaia 2016/2 - Diversidade em Tela: Desconstruindo Tabus e Paradigmas.Debate sobre o filme Madame Satã (com Giorgia Neiva). 2016. (Outra).

14.
Dia Internacional da Animação 2016.Mostra e mesa-redonda com Otto Guerra na Faculdade Araguaia. 2016. (Outra).

15.
II Cine Codorna.Consumismo, publicidade e meios de comunicação de massa - Debate sobre o curta Levante sua Voz e o longa 99 francs. 2016. (Outra).

16.
III Ciclo de Estudos do Discurso: a (re)configuração da biopolítica no Brasil de hoje. 2016. (Encontro).

17.
I IntermIdia Conference 2016 / II Encontro Cinemídia 2016.The cosmopoetics of the savage spectator: missing images and anarchivic montage in Serras da Desordem, Corumbiara, Taego Ãwa and Martírio. 2016. (Encontro).

18.
Morce-Go Vermelho Goias Horror Film Festival. Membro do júri das mostras de curtas-metragens nacionais e internacionais. 2016. (Exposição).

19.
Seminário de Projetos 2016.1 (PPGCS-Unifesp).Comentários sobre o projeto de Janaína Sant'Ana de Andrade, "Caminhadas Fílmico-Antropológicas". 2016. (Outra).

20.
VI Colóquio Internacional Escritura: Linguagem e Pensamento.Arquivo, anti-arquivo, anarquivo: rastros e espectros dos campos na história do cinema. 2016. (Outra).

21.
V Semana do Audiovisual da Universidade Estadual de Goiás - SAU.Videoarte, cinema e arte contemporânea. 2016. (Outra).

22.
10ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Mundo.Debate sobre "Branco Sai, Preto Fica", de Adirley Queiroz (03/12/2015). 2015. (Outra).

23.
II Fronteira - Festival Internacional do Filme Documentário e Experimental.Debate - Cineastas na Fronteira: Leo Pyrata. 2015. (Outra).

24.
Seminário 100 anos de Bernardo Élis.Mesa 3. 2015. (Seminário).

25.
Seminário Olhares sobre o Cinema de África e da Afrodiáspora.Cosmopoéticas da descolonização e do comum. 2015. (Seminário).

26.
VIII Seminário Nacional de Pesquisa em Arte e Cultura Visual.Sometimes in April: cinema, memória, imaginação. 2015. (Seminário).

27.
Palestra "A imagem imoral entre flagrante delito e livre consentimento" (Arte e Diferença). 2014. (Seminário).

28.
VII Seminário Nacional de Pesquisa em Arte e Cultura Visual.Aparelho e fantasmagoria em Blow-up (1966). 2014. (Seminário).

29.
VI Seminário Nacional de Pesquisa em Arte e Cultura Visual.Imagem, cinema e direitos humanos: cosmopolíticas e cosmopoéticas em Stories on human rights. 2013. (Seminário).

30.
16º Encontro SOCINE.O devir-sensível do comum: afeto e política entre fotografia e cinema. 2012. (Encontro).

31.
V Seminário Nacional de Pesquisa em Arte e Cultura Visual.O cinema, a imaginação cosmopolítica e o devir-sensível da consciência da humanidade. 2012. (Seminário).

32.
I Semana do Audiovisual da UEG.Mesa-redonda "Arte e novas tecnologias em comunicação audiovisual". 2011. (Outra).

33.
3a. Mostra Independente do Audiovisual Universitário.Membro do juri da 3a. MIAU. 2010. (Outra).

34.
Debate "Cinema universitário: diálogos entre a academia e o mercado" na 3ª MIAU. 2010. (Outra).

35.
Projeto Cinema no Museu Antropológico - sessão de filme com debate.Debate do filme O Mundo, de Jia Zhang-Ke (2004). 2010. (Outra).

36.
Seminário Internacional Fazendo Gênero 9: Diásporas, Diversidades, Deslocamentos.O Mundo, o comum e o tempo da incomunicabilidade. 2010. (Seminário).

37.
13º Encontro Internacional SOCINE.Do deserto, as fronteiras do mundo: as invenções da humanidade no cinema mundial contemporâneo. 2009. (Encontro).

38.
2a Primavera dos Museus - Museus e o Diálogo Intercultural.Debate do filme Heremakono - À Espera da Felicidade, de Abderrahmane Sissako (2002). 2008. (Outra).

39.
XII Encontro Internacional SOCINE.Cinema, transculturalidade, globalização. 2008. (Encontro).

40.
XI Encontro Internacional SOCINE.Projeções, projetos e projéteis: o nome de 'África' e a subjetivação imperial em "Lágrimas do Sol". 2007. (Encontro).

41.
XVIII Congresso da Associação Internacional de Literatura Comparada. Writing and filming imperial landscapes: the ambivalence of Tarzan and the politics of the name of "Africa". 2007. (Congresso).

42.
Colóquio Memória e Imaginação. 2006. (Outra).

43.
Reunião Brasileira de Antropologia. Sensibilidade e imaginação: notas históricas e teóricas sobre antropologia e imagem. 2006. (Congresso).

44.
Seminário Internacional Fazendo Gênero 7.As tramas do gênero e a geopolítica do nome de 'África': notas sobre exotização e erotização na cinematogrÁfrica. 2006. (Seminário).

45.
X Congresso Internacional da ABRALIC. Discurso e imaginação africanista no cinema: geopolíticas e cronopolíticas do nome de 'África' ? um panorama. 2006. (Congresso).

46.
Fórum Social Mundial. 2005. (Outra).

47.
II Semana Socius.Cinema Nacional e a ANCINAV: Mudanças e perspectivas. 2005. (Seminário).

48.
I Semana Socius. 2004. (Seminário).

49.
Reunião Brasileira de Antropologia. 2004. (Congresso).

50.
Encontro Anual da ANPOCS. 2003. (Encontro).

51.
XIX Encontro Nacional de Estudantes de Ciências Sociais.Cinema e alteridade; Alteridade e existência. 2003. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
OLIVEIRA, Rodrigo C. ; RIBEIRO, Marcelo Rodrigues Souza ; LEMOS, Thiago ; ASSIS, Fabiana ; ALMEIDA, Rafael de . XVIII Festival Internacional de Cinema Ambiental (FICA). 2016. (Festival).

2.
RIBEIRO, Marcelo Rodrigues Souza. Mostra Centro-Oeste do V Anápolis Festival de Cinema. 2015. (Festival).

3.
JESUS, S. J. G. de. ; RIBEIRO, Marcelo Rodrigues Souza . VIII Seminário Nacional de Pesquisa em Arte e Cultura Visual. 2015. (Outro).

4.
RIBEIRO, Marcelo Rodrigues Souza; BORELA, Marcela ; BORELA, Henrique ; PARRODE, Rafael C. . Mostra Competitiva Internacional - I Fronteira: Festival Internacional do Filme Documentário e Experimental. 2014. (Festival).

5.
RIBEIRO, Marcelo Rodrigues Souza; GOMES, Juliano . Residência "Estado Crítico" - I Fronteira - Festival Internacional do Filme Documentário e Experimental. 2014. (Outro).

6.
MONTEIRO, R. H. ; RIBEIRO, Marcelo Rodrigues Souza . VI Seminário Nacional de Pesquisa em Arte e Cultura Visual. 2013. (Outro).

7.
RIBEIRO, Marcelo Rodrigues Souza. V Seminário Nacional de Pesquisa em Arte e Cultura Visual. 2012. (Outro).

8.
RIBEIRO, Marcelo Rodrigues Souza. Mostra Municípios da 12ª Goiânia Mostra Curtas. 2012. (Festival).

9.
SANTANA, Georgia C. C. S., ; RIBEIRO, Marcelo Rodrigues Souza ; CAMPOS, Marina da C. . Festcine Goiânia. 2011. (Festival).

10.
RIBEIRO, Marcelo Rodrigues Souza. Mostra Municípios da 11ª Goiânia Mostra Curtas. 2011. (Festival).

11.
RIBEIRO, Marcelo Rodrigues Souza. Mostra Municípios da 10ª Goiânia Mostra Curtas. 2010. (Festival).

12.
RIBEIRO, Marcelo Rodrigues Souza; RUFINO, Dilton Mota ; NZOVO, Tiago Bassika ; SCHOPPE, Jan ; RAMOS, C. M. A. ; LOBO, M. S. S. H. . Malembe Malembe - Mostra de Cinema Africano. 2007. (Outro).

13.
QUINÁGLIA SILVA, Érica ; RIBEIRO, Marcelo Rodrigues Souza ; ALBUQUERQUE, M. A. S. ; PINTO, Camila Antonino ; VIDAL, Regiane ; PEREIRA, Éverton Luis . Mostra de Fotografias do Seminário Internacional Fazendo Gênero 7. 2006. (Exposição).

14.
PRIVATISSIMUM, Grupo de Estudos ; RIAL, C. S. ; ROCHA, A. L. C. ; SOUZA, A. M. ; OLIVEIRA, Micheline Ramos de ; CORREA, R. O. ; QUINÁGLIA SILVA, Érica ; RIBEIRO, Marcelo Rodrigues Souza ; ALBUQUERQUE, M. A. S. ; SILVA, Sandra Rúbia da ; MENDES, J. C. ; SIQUEIRA, Monica S. ; ASSUNCAO, V. K. ; GOMES, Rodrigo Luccas Corrêa dos Santos ; SOUZA, A. M. A. . I Jornada Simmel na UFSC. 2006. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Greice Mara Silva de Jesus. Design de som e imersão: uma análise do jogo Hellblade - Senua's Sacrifice. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal da Bahia. (Orientador).

2.
Camila Guimarães Seixas. A importância da profissionalização em direção de arte no cinema brasileiro. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal da Bahia. (Orientador).

3.
Paloma Loureiro Rigaud. O protagonismo do anti-herói e a dualidade entre o bem e o mal nas séries Família Soprano e Demolidor. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal da Bahia. (Orientador).

4.
Hury da Silva Ahmadi. Documentário/filme-ensaio sobre Jaddolah Ahmadi. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal da Bahia. (Orientador).

5.
Mariana Gomes Machado. Mostra sobre direção de arte no cinema mudo. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal da Bahia. (Orientador).

Iniciação científica
1.
George Diniz Teixeira. Elaboração de filmografia e de bibliografia comentadas sobre o cinema de Jia Zhangke. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Comunicação Social) - Universidade Federal da Bahia. (Orientador).

2.
Bianca Beatriz Menezes Lima. Levantamento parcial do acervo da Multiteca do LabAV e proposta de análise relativa à problemática étnico-racial. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Interdisciplinar em Artes) - Universidade Federal da Bahia. (Orientador).

3.
Mateus de Jesus Viana. Estudo analítico das imagens da dignidade no cinema de Jia Zhangke: cinema e direitos humanos na China globalizada. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Interdisciplinar em Artes) - Universidade Federal da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Rodrigo Esperidião Valle. O experimentalismo nos curtas superoitistas da década de 70 e nos digitais contemporâneos. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Cinema) - Faculdade Cambury de Goiânia. Orientador: Marcelo Rodrigues Souza Ribeiro.

2.
Alessandro de Andrade Guarita. O Cavaleiro das Trevas: da HQ para o cinema. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Cinema) - Faculdade Cambury de Goiânia. Orientador: Marcelo Rodrigues Souza Ribeiro.

3.
Cristiano Peçanha Corrêa. O uso do dispositivo digital no documentário brasileiro contemporâneo. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Cinema) - Faculdade Cambury de Goiânia. Orientador: Marcelo Rodrigues Souza Ribeiro.

4.
Tariâna Gomes Rodovalho. A reconstrução de identidades culturais em "Crash". 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Cinema) - Faculdade Cambury de Goiânia. Orientador: Marcelo Rodrigues Souza Ribeiro.

5.
Alberto César Maia. A luz do sertão: a fotografia de cinema em "Deus e o Diabo na Terra do Sol" e "Baile Perfumado". 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Cinema) - Faculdade Cambury de Goiânia. Orientador: Marcelo Rodrigues Souza Ribeiro.

6.
Gustavo Henrique dos Santos Vale. Estratégias do discurso cinematográfico no documentário "Jogo de cena" (2007) de Eduardo Coutinho. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Cinema) - Faculdade Cambury de Goiânia. Orientador: Marcelo Rodrigues Souza Ribeiro.

7.
Luciana Oliveira Rolim. O trabalho do ator na TV e no cinema: experiências de Matheus Nachtergaele. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Cinema) - Faculdade Cambury de Goiânia. Orientador: Marcelo Rodrigues Souza Ribeiro.

8.
Cleudo Edson Alves Rodrigues. Estudo da sonorização do filme "Quem quer ser um milionário?". 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Cinema) - Faculdade Cambury de Goiânia. Orientador: Marcelo Rodrigues Souza Ribeiro.

9.
Flávio Reis de Souza. O pai de Nemo: análise da figura paterna no filme "Procurando Nemo". 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Cinema) - Faculdade Cambury de Goiânia. Orientador: Marcelo Rodrigues Souza Ribeiro.

10.
Rogélia Gonçalves Pinheiro. Dossiê Rê Bordosa: documentário animado ou ficção?. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Cinema) - Faculdade Cambury de Goiânia. Orientador: Marcelo Rodrigues Souza Ribeiro.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Daniele Marques Lima. Tal mãe, tal filha? A representação das mulheres em Gilmore Girls. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal da Bahia. Orientador: Marcelo Rodrigues Souza Ribeiro.

2.
Leandro Stoffels. Transgressão e desejo no cinema queer de Gustavo Vinagre: Filme para Poeta Cego e Nova Dubai. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal da Bahia. Orientador: Marcelo Rodrigues Souza Ribeiro.

3.
Tiago Pinto Dias. Ipá - Empoderamento da Juventude Negra de Salvador. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal da Bahia. Orientador: Marcelo Rodrigues Souza Ribeiro.

4.
Bruno Luiz de Souza Santos. Balança quebrada? Grande reportagem sobre o sistema de justiça e o uso de depoimentos policiais em condenações. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal da Bahia. Orientador: Marcelo Rodrigues Souza Ribeiro.

5.
Andrielle de Souza Mendes. Merchandising no cinema brasileiro do século XXI: análise de três casos recentes. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Faculdade Araguaia. Orientador: Marcelo Rodrigues Souza Ribeiro.

6.
Poliana Tavares Machado. A migração dos quadrinhos para o cinema no século XXI: análise do personagem Wolverine como anti-herói. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Faculdade Araguaia. Orientador: Marcelo Rodrigues Souza Ribeiro.

7.
André A. Gewehr, Bruno A. Fideles, Dyuliano Magalhães. DUKA: Produção Audiovisual Aplicada em Programas de Entretenimento para o Público Jovem de Goiás. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Produção Publicitária) - Faculdade Cambury de Goiânia. Orientador: Marcelo Rodrigues Souza Ribeiro.

8.
D. P. T. de Morais, M. F. Oliveira, T. N. de Oliveira. A influência das cores das embalagens na decisão de compra com foco em produtos voltados para o público infantil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Produção Publicitária) - Faculdade Cambury de Goiânia. Orientador: Marcelo Rodrigues Souza Ribeiro.

9.
Eduardo B. B. de Bastos, José G. Vilefort. As possibilidades do vídeo na internet. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Produção Publicitária) - Faculdade Cambury de Goiânia. Orientador: Marcelo Rodrigues Souza Ribeiro.

10.
Edson V. de Souza, Thiago R. Moreira. Ações destinadas ao aumento do marketshare para gráficas goianas com foco no mercado regional. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Produção Publicitária) - Faculdade Cambury de Goiânia. Orientador: Marcelo Rodrigues Souza Ribeiro.



Outras informações relevantes


Aprovado em terceiro lugar em concurso para a área de Fotografia e Vídeo, na Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás, conforme edital 114/2008. Mais informações em: http://sistemas.ufg.br/CONCURSOS_WEB/informacoes/concurso/cd_concurso/284. Resultado final em: http://sistemas.ufg.br/CONCURSOS_WEB/informacoes/download/cd_informacao/1812.

Aprovado em segundo lugar em concurso para a área de Teorias do Audiovisual, na Universidade Estadual de Goiás, conforme edital n. 2 de 05 de março de 2010. Mais informações em: http://www.nucleodeselecao.ueg.br/web/index_destaq.asp?principal=desc_concurso_novo-tab.asp?codigo=123&conteudo=concursos.asp. Resultado final em: http://www.nucleodeselecao.ueg.br/PDFs/concursos/123/SITE%20-%20DOCENTE%20UEG%20-%20Resultado%20final%20apos%20recursos.zip



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 14/11/2018 às 12:18:50