Marcelo Roberto Petry

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  • Última atualização do currículo em 26/09/2018


Marcelo Roberto Petry recebeu o título de Engenheiro de Controle e Automação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Porto Alegre, Brasil) em 2008, e de Doutor em Engenharia Informática pela Universidade do Porto (Porto, Portugal) em 2013. Desde 2014 é professor da Universidade Federal de Santa Cataria (Blumenau, Brasil). Atualmente atua como coordenador da área de Robótica e Sensores do INESC P&D Brasil, investigador colaborador do INESC TEC (Porto, Portugal) e pesquisador do Grupo de Pesquisa em Robótica (GPROB / UFSC). Suas áreas de interesse incluem robótica e visão computacional. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Marcelo Roberto Petry
Nome em citações bibliográficas
Petry, M.;Petry, M. R.;PETRY, M. R.;PETRY, MARCELO R.;PETRY, M.;Petry, Marcelo

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC - Campus Blumenau, Departamento de Engenharias.
Campus Blumenau, Rua João Pessoa, 2514, Bloco C, Sala 303
Bairro Velha
89065300 - Blumenau, SC - Brasil
Telefone: (48) 37213373
URL da Homepage: http://mpetry.paginas.ufsc.br


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2013
Doutorado em Engenharia Informática.
Universidade do Porto, U.PORTO, Portugal.
Título: A Vision-based Approach Towards Robust Localization for Mobile Robots, Ano de obtenção: 2013.
Orientador: António Paulo Moreira.
Coorientador: Luis Paulo Reis.
Bolsista do(a): Fundação para a Ciência e a Tecnologia, FCT, Portugal.
2002 - 2008
Graduação em Engenharia de Controle Automação.
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
Título: Desenvolvimento de um Protótipo e de Metodologias de Controlo de uma Cadeira de Rodas Inteligente.
Orientador: Luís Paulo Reis.




Formação Complementar


2012 - 2012
Aerial Service Robotics Summer Schools at ETHZ. (Carga horária: 40h).
Swiss Federal Institute of Technology Zurich, ETH Zurich, Suiça.
2010 - 2010
BMVA/EPSRC Computer Vision Summer School 2010. (Carga horária: 40h).
The British Machine Vision Association, BMVA, Escócia.
2004 - 2004
Extensão universitária em Capacitação em CAD 3D com Solidworks. (Carga horária: 40h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Campus Blumenau

Atividades

03/2018 - Atual
Direção e administração, UFSC - Campus Blumenau, Departamento de Engenharias.

Cargo ou função
Subcoordenador do Curso de Engenharia de Controle e Automação.
01/2018 - Atual
Ensino, Engenharia de Controle e Automação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução à Robótica Industrial
Projeto Especializado
Projeto Fim de Curso - TCC
07/2017 - Atual
Direção e administração, UFSC - Campus Blumenau, Departamento de Engenharias.

Cargo ou função
Supervisor do Laboratório de Informática Industrial - LABIND.
06/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , UFSC - Campus Blumenau, .

06/2014 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, UFSC - Campus Blumenau, Departamento de Engenharias.

Cargo ou função
Membro do Colegiado do Curso de Engenharia de Controle e Automação.
06/2014 - 12/2017
Ensino, Engenharia de Controle e Automação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Algoritmos e Estruturas de Dados
Informática Industrial
Introdução à Ciência da Computação
Introdução à Engenharia de Controle e Automação
Projeto Integrador
Visão Computacional em Robótica
12/2015 - 08/2016
Direção e administração, UFSC - Campus Blumenau, Departamento de Engenharias.

Cargo ou função
Coordenador dos Laboratórios do Curso de Engenharia de Controle e Automação.

Universidade do Porto, U.PORTO, Portugal.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Assistente Convidado, Carga horária: 7
Outras informações
Disciplina de Programação II para o curso de Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores.

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador Assistente, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estágio Voluntário de iniciação científica, Carga horária: 20


INESC P&D Brasil - Instituto de Engenharia de Sistemas, INESC P&D BRASIL, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador-Coordenador de Área de Pesquisa
Outras informações
Ao abrigo da Lei 13.243 de 11 de Janeiro de 2016, em seu Art. 14-A, que declara que o pesquisador público em regime de dedicação exclusiva, inclusive aquele enquadrado em plano de carreiras e cargos de magistério, poderá exercer atividade remunerada de pesquisa, desenvolvimento e inovação em ICT ou em empresa e participar da execução de projeto aprovado ou custeado com recursos previstos nesta Lei, desde que observada a conveniência do órgão de origem e assegurada a continuidade de suas atividades de ensino ou pesquisa nesse órgão, a depender de sua respectiva natureza.

Atividades

02/2014 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Robótica & Sensores, .

Cargo ou função
Coordenador.

Instituto de Engenharia e Sistemas de Computadores do Porto, INESC-PORTO, Portugal.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador Assistente, Carga horária: 20


Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Bolsa CNPq, Enquadramento Funcional: Bolsista CNPq, Carga horária: 20
Outras informações
Estudo de turbinas eólicas de eixo vertical. Desenvolvimento e simulação de geradores elétricos específicos para turbinas de pequeno porte. Especificação de geradores para novas turbinas desenvolvidas no laboratório. Teste em bancada de geradores produzidos por parceiros nacionais.


Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.



Linhas de pesquisa


1.
Robótica
2.
Visão Computacional


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Projeto e desenvolvimento de Plataforma Robótica para Inspeção de Estruturas Civis
Descrição: A crescente aglomeração da população em cidades gerou a necessidade da construção de um vasto conjunto de infraestruturas e serviços urbanos. Atualmente, a segurança e a qualidade de vida estão diretamente ligadas ao regular funcionamento de estruturas como centrais de energia, barragens, rede eléctrica, refinarias, minas, plataformas petrolíferas, entre outras. Sendo o procedimento de inspeção o principal mecanismo utilizado para avaliar a segurança do equipamento urbano, é fundamental que sejam desenvolvidas metodologias e técnicas de inspeção que sejam confiáveis e eficientes. O projeto intitulado "Plataforma Robótica para Inspeção de Estruturas Civis" apresenta uma solução ao procedimento de inspeção de infraestruturas através da criação de uma plataforma robótica de inspeção. Neste contexto, o projeto se assenta no desenvolvimento de um robô capaz de navegar de forma autônoma em ambientes não estruturados para auxiliar as equipes gestoras de sistemas críticos na recolha de dados que servirão para avaliação de infraestruturas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Marcelo Roberto Petry - Coordenador / Luiz Henrique Buzzi - Integrante.
2015 - 2017
Sistema Embarcado de Vistoria Visual e Térmica Com Processamento e Identificação Digital de Imagens

Projeto certificado pela empresa MRS LOGISTICA S/A em 28/04/2016.
Descrição: O transporte ferroviário possui eficiência comprovada no transporte de grandes volumes de carga a longas distâncias. A malha ferroviária brasileira possui cerca de 28 mil km de extensão, estando 27,7 mil km sob responsabilidade de 10 concessionárias privadas. A infraestrutura ferroviária (como tuneis, barragens, pontes e viadutos) construída para permitir o tráfego de trens possui uma vida útil limitada. Dentre outros fatores, esta vida útil depende do projeto, do material utilizado na construção, das condições climáticas a que a estrutura é submetida e da sua utilização. Por causa disto, existe uma grande preocupação com relação à segurança dessas estruturas. Interrupções não programadas estão geralmente associadas a altos custos, e falhas catastróficas podem levar a grandes desastres ambientais e perdas de vidas. Para determinar a segurança deste tipo de estruturas, equipes de manutenção realizam inspeções periódicas, em sua maioria, de forma manual. Fatores humanos são geralmente os pontos mais fracos dos testes, principalmente devido ao excesso de trabalho, a falta de treinamento suficiente, monotonia e qualidade inconsistente. Como forma de garantir a segurança e durabilidade das estruturas, existe a necessidade de se desenvolver novas técnicas de inspeção confiáveis, que avaliem de forma eficiente a estrutura do equipamento ferroviário. Para otimizar este trabalho se estuda uma proposta de automatização desta inspeção através da reconstrução tridimensional da linha ferroviária, a partir de imagens capturadas por câmeras instaladas em veículos de serviço..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2015 - 2017
Cadeira de Rodas Inteligente: Design de Interface Multi-Modal de baixo custo

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Rodrigo Antônio Marques Braga em 11/05/2015.
Descrição: Este trabalho de pesquisa pretende aprofundar o conhecimento e desenvolver uma Interface Multi-Modal (IMM) de baixo custo para cadeira de rodas inteligente, a partir de componentes/dispositivos eletrônicos de baixo custo amplamente utilizados na engenharia e até por hobistas, atualmente disponível em vários pontos de venda. Uma interface flexível, amigável, estendida que incorpore vários dispositivos de entrada (comando) e vários dispositivos de saída (atuação e ?feedbacks?) é praticamente indispensável em uma Cadeira de Rodas Inteligente (CRI). Estes dispositivos são sistemas sensoriais, de atuação, de interação, comunicação que permitam o desenvolvimento de uma interface com múltiplas formas de interação com a CRI, flexibilizando a forma de uso de novas metodologias de controle, navegação e planejamento inteligente adaptados para as cadeiras de rodas inteligentes. Esta interface para cadeira de rodas inteligente será desenvolvida para permitir a adaptação da CRI desde indivíduos que não possuem grandes dificuldades motoras até indivíduos com paralisia cerebral e tetraplégicos. O trabalho vai centrar-se em desenvolver um protótipo inicial da IMM e uma plataforma básica de cadeira de rodas motorizada (desenvolvida com dispositivos comerciais de baixo custo) para estudos, testes do protótipo e avaliação econômica do equipamento resultante..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Marcelo Roberto Petry - Integrante / Rodrigo Antônio Marques Braga - Coordenador / Ana Verónica Paz y Mino Pazmino - Integrante / Regiane Trevisan Pupo - Integrante / Ivan Luis de Medeiros - Integrante / Susana Filipa de Almeida Castro Viana - Integrante / Renan Maciel - Integrante / Marcos Domingues - Integrante / Luiz Henrique Buzzi - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2014 - 2014
Laboratório de Robótica de Inspeção: Concepção e Projeto Piloto
Descrição: A crescente aglomeração da população em cidades gerou a necessidade da construção de um vasto conjunto de infraestruturas e serviços urbanos. Atualmente, a segurança e a qualidade de vida estão diretamente ligadas ao regular funcionamento de estruturas como centrais de energia, barragens, rede eléctrica, refinarias, minas, plataformas petrolíferas, entre outras. Sendo o procedimento de inspeção o principal mecanismo utilizado para avaliar a segurança do equipamento urbano, é fundamental que sejam desenvolvidas metodologias e técnicas de inspeção que sejam confiáveis e eficientes. Este projeto apresenta uma solução ao procedimento de inspeção de infraestruturas através da criação de ferramentas de inspeção baseadas em robótica. Neste contexto, o projeto se assenta em dois objetivos gerais: Concepção de um laboratório de robótica de inspeção de forma a assegurar a excelência nas áreas de intervenção da robótica de inspeção através do desenvolvimento de conhecimento científico e tecnológico, fomento à transferência de tecnologia, inovação, criação de oportunidades de formação; Desenvolvimento do projeto piloto de um sistema de inspeção de estruturas caracterizado pela utilização de múltiplos robôs operando de forma distribuída. Os robôs serão capaz de escalar superfícies verticais de diversos tipos de estruturas e auxiliar as equipas gestoras de sistemas críticos na avaliação de infraestruturas..
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2012
Intellwheels - Cadeira de Rodas Inteligente com Interface Multimodal Flexível
Descrição: Com o aumento da esperança de vida, mesmo para cidadãos portadores de deficiências e com o envelhecimento de parte importante da população, criou-se ambiente propício para a introdução de um novo conceito de Cadeira de Rodas Inteligente (CRI). Pretende-se que tais equipamentos tenham capacidade de navegação segura evitando obstáculos, interface inteligente e fácil com o(s) utilizador(es), capacidade de comunicar e negociar com outros dispositivos inteligentes (tais como por exemplo portas e outras CRIs). As CRI anteriormente desenvolvidas em laboratórios de investigação têm arquiteturas de hardware e de software excessivamente específicas para os modelos de cadeira utilizados e são tipicamente difíceis de configurar sofrendo ainda de falta de flexibilidade de configuração. O protótipo de CRI do projeto IntellWheels inclui todas as capacidades normais deste tipo de sistemas e apresenta duas ideias inovadoras que complementam ou resolvem os problemas das CRIs acima mencionados. O primeiro aspecto inovador é o desenvolvimento de uma arquitetura genérica para CRIs que tornará fácil o desenvolvimento de novas CRIs e novas estratégias e algoritmos de comando. A referida arquitetura deve ser suficientemente flexível de modo a permitir a transformação fácil de cadeiras de rodas comerciais em CRIs com alterações mínimas de hardware e com reduzido custo. A segunda ideia inovadora é que o comando da CRI será baseado numa interface multimodal através de comandos de alto-nível baseados em conceitos simples tais como "ir para o quarto", ou "seguir parede". Estes comandos serão despoletados através de sequências de inputs configuráveis na interface multimodal. Este projeto resulta da colaboração de diversas instituições, dentre as quais: Universidade do Porto, Universidade de Aveiro, Universidade do Minho, Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Instituo Politécnico do Porto e Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (5) Doutorado: (2) .
Integrantes: Marcelo Roberto Petry - Integrante / Rodrigo Antônio Marques Braga - Integrante / Luís Paulo Reis - Coordenador / Antonio Paulo Moreira - Integrante / Faria, Brígida Mónica - Integrante.Financiador(es): Fundação para a Ciência e a Tecnologia - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 6 / Número de orientações: 1
2008 - 2010
Dolphin - Análise do comportamento hidrodinâmico de dispositivos de acostagem e amarração
Descrição: As condições de operacionalidade e segurança num terminal portuário estão intimamente relacionadas com o comportamento dos navios amarrados ao cais, nomeadamente com a amplitude dos seus movimentos e com o valor dos esforços nos cabos de amarração e nas defensas. O comportamento de navios amarrados não apresenta uma relação simples com as alturas de onda da agitação incidente, dependendo de muitos factores, tais como, o período da agitação incidente, os grupos de ondas, a direcção da agitação relativamente ao cais, as características dos navios amarrados e da estrutura de acostagem, as características elásticas dos cabos de amarração e das defensas, entre outros. As estruturas portuárias de acostagem e de amarração estão, consequentemente, submetidas, directa e indirectamente, a vários tipos de acções, com diferentes naturezas, o que lhes confere uma complexidade real e, em muitos casos, uma dificuldade objectiva na sua análise e conhecimento, para uma gestão mais eficaz das actividades associadas a essas mesmas estruturas, dentro do ambiente portuário. Essas acções estão relacionadas com a hidrodinâmica da agitação marítima na envolvente das estruturas (fenómenos de reflexão, refracção, rebentação, difracção, seixas, etc.), com os movimentos do navio durante a acostagem e a amarração, e com interacções excepcionais que possam também ocorrer no sistema navio/sistema de amarração/defensa/estrutura. A interligação entre as diferentes partes deste sistema é muito complexa, o que exige um esforço de investigação continuado, em particular na análise e estudo de casos reais, cujas conclusões possam ter aplicabilidade prática e alguma generalização para casos semelhantes. Dada a diversidade e a complexidade dos fenómenos presentes, é fundamental uma abordagem ao problema que contemple a utilização conjunta de ensaios em modelo físico com simulações em modelo numérico, tirando partido de potenciais sinergias..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) Doutorado: (2) .
Integrantes: Marcelo Roberto Petry - Integrante / Francisco Taveira Pinto - Coordenador / Paulo Malheiros - Integrante.
2007 - 2010
Intelligent and Configurable Wheelchair with Multimodal Interface
Descrição: As Cadeiras de Rodas são um importante meio de deslocação para pessoas com deficiências físicas nos membros inferiores e para os cidadãos seniores. Com o aumento da esperança de vida, mesmo para cidadãos portadores de deficiências e com o envelhecimento de parte importante da população, criou-se ambiente propício para a introdução de um novo conceito de Cadeira de Rodas Inteligente (CRI). Pretende-se que tais equipamentos tenham capacidade de navegação segura evitando obstáculos, interface inteligente e fácil com o(s) utilizador(es), capacidade de comunicar e negociar com outros dispositivos inteligentes (tais como por exemplo portas e outras CRIs). O protótipo de CRI do projeto IntellWheels incluirá todas as capacidades normais deste tipo de sistemas tal como reconhecimento facial, comando por voz, comando por sensores, capacidades sensoriais avançadas, utilização de visão por computador para ajuda à navegação, desvio de obstáculos, capacidade de planeamento inteligente de tarefas a alto nível e ainda capacidades de comunicação com outros dispositivos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (5) Doutorado: (1) .
Integrantes: Marcelo Roberto Petry - Integrante / Rodrigo Antônio Marques Braga - Integrante / Luís Paulo Reis - Coordenador / Antonio Paulo Moreira - Integrante.
Número de produções C, T & A: 6
2005 - 2006
Desenvolvimento de Turbina Eolica de Eixo Vertical

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Jorge Antonio Villar Ale em 16/01/2014.
Descrição: Desenvolver prototipos de Turbinas Eolicas de Eixo Vertical para a realizacao de testes frente a um tunel de vento, levantando curvas caracteristicas para diferentes modelos, permitindo uma analise comparativa..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Marcelo Roberto Petry - Integrante / Jorge Antônio Villar Alé - Coordenador / Fabiano Daher Adegas - Integrante / Gabriel Cirilo Simioni - Integrante / Carlos Giovanella - Integrante / Alexandre de Paua Vagtinski - Integrante / Sérgio Boscato Garcia - Integrante / Gustavo Konzen - Integrante.Financiador(es): Intercâmbio Eletro Mecanico - Cooperação / Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 7


Revisor de periódico


2012 - 2013
Periódico: IEEE Systems Journal
2014 - 2014
Periódico: Journal of Intelligent and Robotic Systems


Áreas de atuação


1.
Grande área: Outros / Área: Robótica, Mecatrônica e Automação.
2.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica.
3.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2012
Menção honrosa - Prémio de inovação tecnológica Jaime Filipe, Instituto Nacional para a Reabilitação.
2011
1 Menção Honrosa do Prémio Ser Capaz ? Investigação e Tecnologia, Associação Salvador - Portugal.
2011
Galardão da Inclusão na categoria Investigação Aplicada, Instituto Politécnico de Leiria e Câmara Municipal de Leiria - Portugal.
2011
2 Lugar na categoria FreeBots da Competição Nacional de Robótica, Festival Nacional de Robótica 2011 - Portugal.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Web of Science
Total de trabalhos:25
Total de citações:21
Fator H:2
Petry, Marcelo R  Data: 06/05/2016

SCOPUS
Total de trabalhos:14
Total de citações:57
Petry, Marcelo R.  Data: 06/05/2016

Outras
Total de trabalhos:27
Total de citações:189
Petry, Marcelo  Data: 06/05/2016

Artigos completos publicados em periódicos

1.
Abreu, P.2014Abreu, P. ; Xavier, J. ; Silva, D. ; Reis, L. P. ; Petry, M. R. . Using Kalman Filters to Reduce Noise from RFID Location System. The Scientific World Journal, v. 2014, p. 1-9, 2014.

2.
Braga, R. A. M.2011 Braga, R. A. M. ; Petry, M. ; Moreira, A. P. ; Reis, L. P. . IntellWheels: Modular development platform for intelligent wheelchairs. Journal of Rehabilitation Research and Development, v. 48, p. 1061-1076, 2011.

Capítulos de livros publicados
1.
Faria, Brígida Mónica ; Reis, Luís Paulo ; Lau, Nuno ; Moreira, António Paulo ; Petry, Marcelo ; Ferreira, Luís Miguel . Intelligent Wheelchair Driving: Bridging the Gap Between Virtual and Real Intelligent Wheelchairs. Lecture Notes in Computer Science. 1ed.: Springer International Publishing, 2015, v. , p. 445-456.

2.
Faria, Brígida Mónica ; Ferreira, Luís Miguel ; Reis, Luís Paulo ; Lau, Nuno ; PETRY, M. R. . Intelligent Wheelchair Manual Control Methods. In: Luis Correia; Luis Paulo Reis; José Cascalho. (Org.). Lecture Notes in Computer Science. 1ed.Berlin: Springer Berlin Heidelberg, 2013, v. 8154, p. 271-282.

3.
PETRY, M. R.; Moreira, A. P. ; Reis, Luís Paulo . Increasing Illumination Invariance of SURF Feature Detector through Color Constancy. In: Luis Correia; Luis Paulo Reis; José Cascalho. (Org.). Lecture Notes in Computer Science. 1ed.Berlin: Springer Berlin Heidelberg, 2013, v. 8154, p. 259-270.

4.
Braga, R. A. M. ; PETRY, M. R. ; Moreira, A. P. ; Reis, L. P. . Concept and Design of the Intellwheels Development Platform for Intelligent Wheelchairs. In: Juan Andrade Cetto, Jean-Louis Ferrier and Joaquim Filipe. (Org.). Informatics in Control, Automation and Robotics, Lecture Notes in Electrical Engineering. 1ed.Berlin: Springer-Verlag, 2009, v. 37, p. 191-203.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
Masson, J. E. N. ; PETRY, MARCELO R. . Comparison of Mesh Generation Algorithms for Railroad Reconstruction. In: 2017 IEEE International Conference on Autonomous Robot Systems and Competitions (ICARSC), 2017, Coimbra. Proceedings of the 2017 IEEE International Conference on Autonomous Robot Systems and Competitions (ICARSC), 2017. p. 266-271.

2.
Buzzi, L. H. ; Petry, M. R. . HEAD DRIVING SYSTEM: interface homem máquina para controle de cadeiras de rodas através de movimentos da cabeça. In: XIII Simpósio Brasileiro de Automação Inteligente - SBAI 2017, 2017, Porto Alegre. XIII Simpósio Brasileiro de Automação Inteligente - SBAI 2017, 2017. p. 1339-1344.

3.
PETRY, M. R.; Moreira, A. P. ; Faria, B. M. ; Reis, L. P. . IntellWheels: Intelligent Wheelchair With User-centered Design. In: IEEE 15th International Conference on e-Health Networking, Applications and Services - Healthcom, 2013, Lisboa. Proceedings of the IEEE 15th International Conference on e-Health Networking, Applications and Services - Healthcom, 2013. p. 392-296.

4.
Paiva, M. ; PETRY, M. R. ; Rossetti, R. . Using Mobile Devices for Topological Inference of Indoor Environments. In: International Conference on Agents and Artificial Intelligence, 2012, Vilamoura, Portugal. Proceedings of the International Conference on Agents and Artificial Intelligence, 2012. v. I. p. 427-432.

5.
Faria, B. M. ; Ferreira, L. ; Reis, L. P. ; Lau, N. ; PETRY, M. R. ; Soares, J. C. . Manual Control for Driving an Intelligent Wheelchair: A Comparative Study of Joystick Mapping Methods. In: IROS 2012 Workshop on Progress, Challenges and Future Perspectives in Navigation and Manipulation Assistance for Robotic Wheelchairs, 2012, Vila Moura. Proceedings of the IEEE/RSJ International Conference on Intelligent Robots and Systems, 2012.

6.
Vasconcelos, J. ; PETRY, M. R. ; Almeida, J. E. ; Rossetti, R. ; Coelho, A. L. . Using UWB for Human Trajectory Extration. In: European Modeling & Simulation Symposium, 2012, Vienna, Austria. Proceedings of the 24th European Modeling & Simulation Symposium, 2012.

7.
PETRY, M. R.; Moreira, A. P. ; Reis, L. P. ; Rossetti, R. . Intelligent Wheelchair Simulation: Requirements and Architectural Issues. In: International Conference on Mobile Robots and Competitions, 2011, Lisbon. Proceedings of the International Conference on Mobile Robots and Competitions, 2011. p. 102-107.

8.
Xavier, J. ; Abreu, P. ; PETRY, M. R. . Location and automatic trajectory calculation of mobile objects using radio frequency identification. In: Iberian Conference on Information Systems and Technologies, 2011, Chaves, Portugal. 6th Iberian Conference on Information Systems and Technologies, 2011. p. 1-6.

9.
PETRY, M. R.; Moreira, A. P. ; Reis, L. P. . Shared control for obstacle avoidance in intelligent wheelchair.. In: IEEE Conference on Robotics Automation and Mechatronics ? RAM, 2010, Singapure. Proceedings of the IEEE Conference on Robotics Automation and Mechatronics ? RAM, 2010. p. 182-187.

10.
Braga, R. A. M. ; PETRY, M. R. ; Reis, L. P. ; Moreira, A. P. . Platform for Intelligent Wheelchairs Using Multi-Level Control and Probabilistic Motion Model. In: 8th Portuguese Conference on Automatic Control, 2008, Vila Real. Proceedings of the 8th Portuguese Conference on Automatic Control - Controlo 2008, 2008. p. 833-838.

11.
Braga, R. A. M. ; PETRY, M. R. ; Moreira, A. P. ; Reis, L. P. . Intellwheels: A Development PlatForm for intelligent wheelchairs for disabled people. In: ICINCO 2008 - International Conference on Informatics in Control, Automation and Robotics, 2008, Funchal. ICINCO 2008 - International Conference on Informatics in Control, Automation and Robotics, 2008. v. I. p. 115-121.

12.
Braga, R. A. M. ; PETRY, M. R. ; Oliveira, E. ; Reis, L. P. . Multi-level control of an intelligent wheelchair in a hospital environment using a Cyber-Mouse simulation system. In: ICINCO 2008: Fifth International Conference On Information in Control, Automation and Robotics, 2008, Funchal. ICINCO 2008: Proceedings of the Fifth International Conference On Information in Control, Automation and Robotics, 2008. p. 179-182.

13.
Garcia, S. B. ; Simioni, G. C. ; Konzen, G. ; PETRY, M. R. ; Ale, J. A. V. . Aspectos no Projeto de Turbinas Eólicas de Eixo Vertical. In: I CBENS - I Congresso Brasileiro de Energia Solar, 2007, Fortaleza. Anais do I CONGRESSO BRASILEIRO DE ENERGIA SOLAR, 2007.

14.
Ale, J. A. V. ; PETRY, M. R. ; Garcia, S. B. ; Simioni, G. C. ; Konzen, G. . Performance Evaluation of the Next Generation of Small Vertical Axis Wind Turbine. In: EWEC - European Wind Energy Conference, 2007, Milão. EWEC - European Wind Energy Conference, 2007.

15.
Ale, J. A. V. ; PETRY, M. R. ; Vagtinski, A. P. . Desenvolvimento de Aplicativos Computacionais como Ferramenta Didática no Estudo de Aerogeradores. In: ICECE: International Conference on Engineering and Computer Education, 2007, Santos. ICECE: International Conference on Engineering and Computer Education, 2007.

16.
PETRY, M. R.; Konzen, G. ; Ale, J. A. V. . Ensaio Laboratorial para Testes em Bancada de Geradores Eólicos de Pequeno Porte. In: IV CONEM: Congresso Nacional de Engenharia Mecânica, 2006, Recife. Anais do IV CONEM: Congresso Nacional de Engenharia Mecânica, 2006.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
Paiva, M. ; PETRY, M. R. ; Rossetti, R. . Topological Inference Through Mobile Devices. In: ACM Symposium on Applied Computing, 2012, Riva, Trento, Italy. Proceedings of the ACM Symposium on Applied Computing, SAC, 2012. p. 574-575.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
Garcia, S. B. ; Simioni, G. C. ; Konzen, G. ; PETRY, M. R. ; Ale, J. A. V. . Parâmetros de Projeto no Desenvolvimento de Turbinas Eólicas de Eixo Vertical. In: SEMESAM - Seminário de Meio Ambiente, 2006, Florianópolis. Anais do SEMESAM - Seminário de Meio Ambiente, 2006.

2.
PETRY, M. R.; Cattaneo, M. V. ; Ale, J. A. V. . Aplicativo Computacional para o Estudo Preliminar de Geradores Toroidais de Ímãs Permanentes para Uso em Turbinas Eólicas: Pró-Gip. In: VII Salão de Iniciação Científica da PUCRS, 2006, Porto Alegre. Anais do VII Salão de Iniciação Científica da PUCRS, 2006.

3.
PETRY, M. R.; Cattaneo, M. V. ; Ale, J. A. V. . Aplicativo Computacional para o estudo preliminar de geradores de Ímãs permanentes para uso em Turbinas Eólicas: Pró-Gip. In: XVII Salão de Iniciação Científica da UFRGS, 2006, Porto Alegre. Anais do XVII Salão de Iniciação Científica da UFRGS, 2006.

Outras produções bibliográficas
1.
PETRY, M. R.. A Vision-based Approach Towards Robust Localization for Intelligent Wheelchairs 2013 (Tese de doutorado).

2.
PETRY, M. R.. Desenvolvimento de um Protótipo e de Metodologias de Controlo de uma Cadeira de Rodas Inteligente 2008 (Dissertação - Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
PETRY, M. R.; COUTINHO, D. F.; CASTELAN NETO, E. B.; MORENO, U. F.. Participação em banca de Filipe Lopes de Barros Correia. Controle de formação com seguimento de referência para grupo de veículos autônomos utilizando consenso e RHC. 2015. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Automação e Sistemas) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Teses de doutorado
1.
RIBEIRO, C. E. P.; REGINATTO, R.; QUEIROZ, M. H. DE; PETRY, M. R.; DE PIERI, E. R.; MORENO, U. F.. Participação em banca de Breno Carneiro Pinheiro. Modelos Baseados em Funções Kernel para Localização de Veículos Autônomos Subaquáticos. 2015. Tese (Doutorado em Engenharia de Automação e Sistemas) - Universidade Federal de Santa Catarina.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
4 Workshop on Mechanism and Robot Design. 2018. (Seminário).

2.
2017 IEEE International Conference on Autonomous Robot Systems and Competitions (ICARSC). Comparison of Mesh Generation Algorithms for Railroad Reconstruction. 2017. (Congresso).

3.
16th Portuguese Conference on Artificial Intelligence. Increasing Illumination Invariance of SURF Feature Detector Through Color Constancy. 2013. (Congresso).

4.
International Conference on Mobile Robots and Competitions.Intelligent Wheelchair Simulation: Requirements and Architectural Issues. 2011. (Seminário).

5.
VII salão de iniciação científica da PUCRS.Aplicativo Computacional para o Estudo Preliminar de Geradores Toroidais de Ímãs Permanentes para Uso em Turbinas Eólicas: Pró-Gip. 2006. (Outra).

6.
XVII Salão de Iniciação Científica da UFRGS.Aplicativo Computacional para o estudo preliminar de geradores de Ímãs permanentes para uso em Turbinas Eólicas: Pró-Gip. 2006. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Ponce, D. ; Mejia, L. ; Martins, D. ; Sima, H. ; Simoni, R. ; Petry, M. R. ; Peres, A. ; Matos, B. ; Reis, M. L. M. ; Oliveira, G. C. . 4 Workshop on Mechanism and Robot Design. 2018. (Congresso).

2.
Petry, M. R.; GUIMARAES, J. G. ; ELYOUSSEF, E. S. ; PINTO, A. R. ; FERRANDIN, M. ; BUSARELLO, TIAGO. D. C. ; LIMA, D. M. ; BOAVA, A. . Workshop de Engenharia de Controle e Automação ? WECA 2016. 2016. (Congresso).

3.
Fernando Ribeiro ; Gil Lopes ; João Costa ; José Cruz ; Reis, L. P. ; PETRY, M. R. . Festival Nacional de Robótica (Portugal). 2012. (Festival).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Caique Sanches. Automação de Fábrica de Farinha Animal. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Federal de Santa Catarina. (Orientador).

2.
Juliano Emir Nunes Masson. Desenvolvimento de uma ferramenta para a reconstrução 3D a partir de imagens 2D. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Federal de Santa Catarina. (Orientador).

3.
Rômulo Pacher Júnior. Localização de Robôs por Marcadores Artificiais Intrínsecos do Ambiente. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Federal de Santa Catarina. (Orientador).

4.
Brunno Vanelli. Navigation of mobile robots: a case study of a Care-o-bot assistive robot in ROS framework. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Federal de Santa Catarina. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Juliano Emir Nunes Masson. Sistema Embarcado de Vistoria Visual e Térmica com Processamento e Identificação Digital de Imagens: Visualização e Interação. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Federal de Santa Catarina. (Orientador).

2.
Nikolas Sbaraini Hammes. Desenvolvimento de sitema automatizado para estimação de parâmetros do modelo cinemático de robôs skid-steer. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Federal de Santa Catarina. (Orientador).

3.
Luiz Henrique buzzi. Sistema robótico skid-steer para coleta de imagens. Início: 2016. Iniciação científica (Graduando em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Rui Filipe Dias Valente Maia. Optimized Mobile System for Seamless Indoor/Outdoor Positioning. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica) - Universidade do Porto, . Coorientador: Marcelo Roberto Petry.

2.
João Gonçalo Areias Miranda Vasconcelos. Using Ubisense to Model Human Behaviour in Emergency Situations. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica) - Universidade do Porto, . Coorientador: Marcelo Roberto Petry.

3.
Nuno Miguel da Cunha Resende. Localização Robusta de um Robô em Ambiente Simulado. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado Integrado em Engenharia Informática) - Universidade do Porto, . Coorientador: Marcelo Roberto Petry.

4.
Rui Miguel de Sousa Carvalho. Seamless indoor/outdoor positioning using smartphones. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado Integrado em Engenharia Informática) - Universidade do Porto, . Coorientador: Marcelo Roberto Petry.

5.
Marco Antero Gouveia de Paiva. Study on Indoor Mapping Using Mobile Computing. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica) - Universidade do Porto, . Coorientador: Marcelo Roberto Petry.

Iniciação científica
1.
Juliano Emir Nunes Masson. Sistema Embarcado de Vistoria Visual e Térmica Com Processamento e Identificação Digital de Imagens: Reconstrução 3D. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Marcelo Roberto Petry.

2.
Luiz Henrique Buzzi. Head Driving System: sistema de condução de cadeiras de rodas baseado em movimentos de cabeça. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Marcelo Roberto Petry.




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