Juliana Palma de Godoi Fialho

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2343104686380763
  • Última atualização do currículo em 09/12/2018


Mestre em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (Dissertação defendida em maio de 2009). Trabalha como psicóloga na Gradual (Grupo de Intervenção Comportamental), onde lida principalmente com crianças e adolescentes com desenvolvimento atípico. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Comportamental. Já desenvolveu pesquisas de Iniciação Científica, Conclusão de Curso e Mestrado nos seguintes temas: desenvolvimento atípico, avaliação de repertório inicial, intervenção comportamental, comunicação funcional e alternativa e variabilidade comportamental. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Juliana Palma de Godoi Fialho
Nome em citações bibliográficas
FIALHO, J. P.G.

Endereço


Endereço Profissional
Grupo de Intervenção Comportamental.
Rua Costa Carvalho, 231
Pinheiros
05429-130 - Sao Paulo, SP - Brasil
Telefone: (11) 35597737
URL da Homepage: http://www.grupogradual.com.br/html/


Formação acadêmica/titulação


2007 - 2009
Mestrado em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: A PRODUÇÃO DE VARIABILIDADE COMPORTAMENTAL E SUA EXTENSÃO PARA OUTRAS TAREFAS EM CRIANÇAS COM DESENVOLVIMENTO ATÍPICO,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Nilza Micheletto.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Desenvolvimento Atípico; variabilidade comportamental; Reforçamento dependente da freqüência (RDF).
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Experimental / Especialidade: Processos de Aprendizagem, Memória e Motivação.
Setores de atividade: Educação; Saúde e Serviços Sociais.
2002 - 2006
Graduação em Psicologia.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC - SP, Brasil.
Título: COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA (PECS): GANHOS EM COMUNICAÇÃO VERBAL, COMPORTAMENTOS SOCIAIS E DIMINUIÇÃO DE COMPORTAMENTOS PROBLEMA.
Orientador: Paula Suzana Gioia.




Formação Complementar


2009 - 2009
Psicoterapia Comportamental muda o cérebro?. (Carga horária: 4h).
Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental, ABPMC, Brasil.
2009 - 2009
Comportamento Humano, Variação e Seleção. (Carga horária: 4h).
Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental, ABPMC, Brasil.
2008 - 2008
Uma Introdução ao Programa Son-Rise. (Carga horária: 18h).
Inspirados pelo Autismo, IA, Brasil.
2007 - 2007
Pesquisa Básica com humanos. (Carga horária: 4h).
Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental, ABPMC, Brasil.
2007 - 2007
Teoría de la conducta: sus categorías y propuestas. (Carga horária: 4h).
Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental, ABPMC, Brasil.
2006 - 2006
O método Keller no 3º Milênio. (Carga horária: 4h).
Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental, ABPMC, Brasil.
2006 - 2006
Controlled practice. (Carga horária: 4h).
Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental, ABPMC, Brasil.
2005 - 2005
TCR com crianças. (Carga horária: 4h).
Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental, ABPMC, Brasil.
2005 - 2005
Comportamento Verbal. (Carga horária: 3h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2005 - 2005
Análise do Comportamento e Violência. (Carga horária: 4h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
2005 - 2005
Terapia Comportamental Infantil. (Carga horária: 4h).
Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental, ABPMC, Brasil.
2004 - 2004
Refletir a Psicopatologia na prática clínica atual. (Carga horária: 12h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
2003 - 2003
Psicologia da Deficiência e Doença Mental. (Carga horária: 16h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
2002 - 2002
Crescendo no Brasil do século XXI. (Carga horária: 8h).
Sociedade Brasileira de Psicanalise de Sao Paulo, SBPSP, Brasil.
1992 - 2000
Inglês.
Centro Cultural Anglo Americano, CCAA, Brasil.


Atuação Profissional



Unidade de Saúde Mental da Prefeitura de São Lourenço, USMPSL, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Estágio voluntário, Enquadramento Funcional: Observação e acompanhamento de pacientes


Grupo de Intervenção Comportamental, GRADUAL, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - Atual
Vínculo: Empregada, Enquadramento Funcional: Terapeuta Coodenadora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

08/2004 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento .

Linhas de pesquisa
Variabilidade Comportamental
08/2004 - Atual
Estágios .

Estágio realizado
Terapia comportamental de crianças com desenvolvimento atípico.

Associação Beneficente Gepeto, GEPETO, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Estágio Voluntário, Enquadramento Funcional: Assistente de professora

Atividades

06/2003 - 11/2003
Estágios .

Estágio realizado
Assistente de professora com alunos com deficiências e doenças mentais.

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 4

Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 4


UNICORP - Cursos e Consultoria Educacional, UNICORP, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - 2018
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora de um módulo do curso, Carga horária: 20
Outras informações
Ministrei o módulo "Ensino por tentativas discretas - aprendizagem sem erro" no curso de Pós-Graduação Especialização em ABA - I e II no pólo de João Pessoa nos dias 18 e 19 de agosto de 2018, com carga horária total de 20h/a.

Vínculo institucional

2018 - 2018
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora de um módulo, Carga horária: 20
Outras informações
Professora do Módulo "Avaliação e Intervenção Comportamental I".



Linhas de pesquisa


1.
Variabilidade Comportamental

Objetivo: Investigar procedimentos para produção de variabilidade comportamental em crianças e adolescentes com desenvolvimento atípico. Com uma base comportamental mais ampla pode-se selecionar comportamentos novos mais adaptativos nesta população..
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Experimental / Especialidade: Processos de Aprendizagem, Memória e Motivação.
Setores de atividade: Educação; Saúde e Serviços Sociais.
Palavras-chave: Desenvolvimento Atípico; variabilidade comportamental; Reforçamento dependente da freqüência (RDF).


Projetos de pesquisa


2007 - 2009
A produção de variabilidade comportamental e sua extensão para outras tarefas em crianças com desenvolvimento atípico
Descrição: Dissertação de Mestrado.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Juliana Palma de Godoi Fialho - Integrante / Nilza Micheletto - Coordenador.
2005 - 2006
Comunicação Alternativa (PECS): ganhos em comunicação verbal, comportamentos sociais e diminuição de comportamentos problema
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Juliana Palma de Godoi Fialho - Integrante / Paula Gioia - Coordenador.
2004 - 2006
Avaliação do repertório inicial de crianças/adolescentes com desenvolvimento atípico: análise de dois testes com essa finalidade
Descrição: Iniciação Científica.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Juliana Palma de Godoi Fialho - Integrante / Paula Gioia - Coordenador / Clarissa Pereira - Integrante / Cláudia Coimbra - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2006
Menção Honrosa, Conselho de Ensino e Pesquisa da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
2006
2º Lugar no XV Prêmio Aniela Ginsberg, Fundação Aniela e Tadeusz Ginsberg.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
FIALHO, J. P.G.2016 FIALHO, J. P.G.; MICHELETTO, N. ; SELIOS, T. L. . Produção de variabilidade comportamental e sua extensão em crianças com autismo. Acta Comportamentalia, v. 23, p. 391-404, 2016.

2.
FIDALGO, A. P.2008 FIDALGO, A. P. ; FIALHO, J. P.G. ; GIOIA, P. . Análise de um procedimento de comunicação funcional alternativa (picture exchange communication system). Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva (Impresso), v. 10, p. 51-66, 2008.

Capítulos de livros publicados
1.
FIALHO, J. P.G.. Uso de pistas visuais. In: Cíntia Perez Duarte; Luciana Coltri e Silva; Renata de Lima Velloso. (Org.). Estratégias da Análise do Comportamento Aplicada para Pessoas com Transtornos do Espectro do Autismo. 1ed.São Paulo: Memnon, 2018, v. 1, p. 195-217.

2.
FIALHO, J. P.G.; SANTOS, G. C. V. . A Intervenção Analítico-Comportamental sobre Transtornos Invasivos do Desenvolvimento. In: Elayne Esmeraldo Nogueira; Esequias Caetano Almeida Neto; Maria Ester Rodrigues; Natalie Brito Araripe. (Org.). Terapia Analítico Comportamental: dos pressupostos teóricos às possibilidades de aplicação. 1ed.Santo André - SP: ESETec, 2012, v. 1, p. 174-196.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SCHLIEMANN, A. L. ; FIALHO, J. P.G. ; MARTINELLI, P. D. ; NASCIMENTO, M. ; KAGOHARA, R. Y. . Ensinando a lidar com a morte e o morrer: Uma Experiência Universitária. In: XVIII Congresso da Associação Brasileira de Neurologia e Psiquiatria Infantil, 2005, Curitiba. O Futuro de uma Geração, 2005. p. 74-74.

2.
SCHLIEMANN, A. L. ; MARTINELLI, P. D. ; FIALHO, J. P.G. . A Magia dos Sapatinhos Vermelhos. In: XX Congresso Latino-Americano de Oncologia Pediátrica, 2005, Campo Grande. Livro de Resumos, 2005. p. 27-27.

Apresentações de Trabalho
1.
FIALHO, J. P.G.. INCLUSÃO ESCOLAR DE PESSOAS COM TEA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
FIALHO, J. P.G.. INTERVENÇÃO ABA COM TEA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
GUILHARDI, C. ; FIALHO, J. P.G. . Acompanhamento Terapêutico. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
GUILHARDI, C. ; FIALHO, J. P.G. . Transtorno do Espectro Autista: Conceito, Identificação e Tratamento. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

5.
FIALHO, J. P.G.; MICHELETTO, N. . A produção de variabilidade comportamental e sua extensão para outras tarefas em crianças com desenvolvimento atípico. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
FIALHO, J. P.G.; FIDALGO, A. P. ; GIOIA, P. . Comunicação Alternativa (PECS): efeitos sobre a comunicação verbal e ganhos adicionais. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
AZEVEDO, F. B. ; FIALHO, J. P.G. ; BARRELIN, E. C. P. . Os operantes verbais como unidade de análise do comportamento verbal. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
HORA, C. ; FIALHO, J. P.G. ; AZEVEDO, F. B. ; DORIGON, L. ; KARNAKIS, S. ; MORENO, T. . O conceito de reforço nos manuais para pais e para-profissionais de pessoas com desenvolvimento atípico: uma análise crítica a partir de Skinner (1953/1998). 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
GUILHARDI, C. ; FIALHO, J. P.G. ; TROVO, B. ; REY, D. ; HORA, C. . A importância da avaliação de habilidades básicas de aprendizagem (ABLA) para o planejamento da intervenção comportamental com crianças com desenvolivimento atípico. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
GIOIA, P. ; ANDERY, M. A. P. ; FIALHO, J. P.G. ; COIMBRA, C. ; PEREIRA, C. . A avaliação de repertório inicial de crianças/adolescentes com desenvolvimento atípico: análise de dois testes com essa finalidade. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
GUILHARDI, C. ; FIALHO, J. P.G. ; TROVO, B. ; REY, D. ; HORA, C. . A importância da avaliação de habilidades básicas de aprendizagem (ABLA) para o planejamento da intervenção comportamental com crianças com desenvolivimento atípico. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
ANDERY, M. A. P. ; GIOIA, P. ; FIALHO, J. P.G. ; COIMBRA, C. ; PEREIRA, C. . A avaliação de repertório inicial de crianças/adolescentes com desenvolvimento atípico: análise de dois testes com essa finalidade. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
FIALHO, J. P.G.; MICHELETTO, N. ; NERI, R. . Site para produção de variabilidade comportamental. 2008.

Redes sociais, websites e blogs
1.
FIALHO, J. P.G.. A Análise do Comportamento Aplicada na intervenção com Autismo e outros Transtornos do Desenvolvimento. 2012; Tema: A Análise do Comportamento Aplicada na intervenção com Autismo e outros Transtornos do Desenvolvimento. (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
FIALHO, J. P.G.; SANTOS, G. C. V. . Intervenção Comportamental com Pessoas com Desenvolvimento Atípico. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
FIALHO, J. P.G.; SANTOS, G. C. V. . Intervenção Comportamental com Pessoas com Desenvolvimento Atípico. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
FIALHO, J. P.G.. Intervenção Comportamental com Pessoas com Desenvolvimento Atípico. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

4.
FIALHO, J. P.G.. Intervenção Comportamental com Indivíduos com Desenvolvimento Atípico II. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

5.
FIALHO, J. P.G.; AZEVEDO, F. B. ; LOPES, E. G. ; GIOIA, P. . Intervenção Comportamental com crianças e jovens com desenvolvimento atípico. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
FIALHO, J. P.G.; COIMBRA, C. ; GIOIA, P. ; PEREIRA, C. ; DUARTE, V. R. . Avaliação de Repertório Inicial de Crianças/adolescentes Com Desenvolvimento Atípico: Análise de Dois Testes Com Essa Finalidade. 2006. (Relatório de pesquisa).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
FIALHO, J. P.G.. Participação em banca de Luciana Romano.A contribuição da Análise Aplicada do Comportamento para a intervenção junto a sujeitos autistas. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Paulista.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
1ª Jornada de Análise do Comportamento da Paraíba. Autismo e Desenvolvimento Atípico. 2016. (Congresso).

2.
21 horas pela inclusão.Como lidar com comportamentos difíceis e disruptivos. 2016. (Seminário).

3.
II Simpósio Brasiliense de Autismo com Enfoque na Análise do Comportamento..A importância do engajamento dos pais para o desenvolvimento de crianças diagnosticadas com TEA. 2015. (Simpósio).

4.
CURSO DE APRIMORAMENTO PARA APLICAÇÃO DO TRATAMENTO COMPORTAMENTAL ABA COM AUTISTAS.Ensino do Brincar e Controle de Estereotipias. 2014. (Outra).

5.
I Simpósio Brasiliense do Transtorno do Espectro Autista com Enfoque na Análise do Comportamento.Transtorno do Espectro Autista: Conceito, Identificação e Tratamento. 2014. (Simpósio).

6.
I Simpósio Brasiliense do Transtorno do Espectro Autista com Enfoque na Análise do Comportamento.Acompanhamento Terapêutico. 2014. (Simpósio).

7.
CURSO DE APRIMORAMENTO DO PARA APLICAÇÃO DO TRATAMENTO COMPORTAMENTAL ABA COM AUTISTAS: a atuação do acompanhante terapêutico/tutor escolar.O Papel do Acompanhante Terapêutico na Escola. 2013. (Outra).

8.
CURSO DE APRIMORAMENTO PARA APLICAÇÃO DO TRATAMENTO COMPORTAMENTAL ABA COM AUTISTAS.Comunicação Alternativa com Pistas Visuais. 2013. (Outra).

9.
XXII Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental. INTERVENÇÕES COM CRIANÇAS COM AUTISMO: DO CONSULTÓRIO PARA O MUNDO. 2013. (Congresso).

10.
III Jornada de Análise do Comportamento do Mato Grosso.Análise Comportamental Aplicada ao Autismo. 2012. (Encontro).

11.
V Encontro Maringaense de Análise do Comportamento da UEM.A intervenção comportamental em casos de autismo. 2012. (Encontro).

12.
XVIII Prêmio Ana Maria Poppovic.Diferentes procedimentos para a produção da variabilidade de respostas de mando em adolescentes com o diagnóstico de autismo. 2012. (Outra).

13.
ABPMC Comunidade.A Intervenção Comportamental com Autismo. 2011. (Seminário).

14.
VII Jornada de Análise do Comportamento de Salvador.A produção de variabilidade comportamental e sua extensão para outras tarefas em crianças com desenvolvimento atípico. 2011. (Encontro).

15.
VII Jornada de Análise do Comportamento de Salvador.A Intervenção Comportamental com Autismo. 2011. (Encontro).

16.
IX Congresso Sul Mineiro de Medicina Psicossomática. A Análise do Comportamento Aplicada e suas contribuições para a intervenção com crianças e adolescentes autistas. 2009. (Congresso).

17.
XVIII Encontro Brasileiro de Psicopterapia e Medicina Comportamental.A produção de variabilidade comportamental e sua extensão para outras tarefas em crianças com desenvolvimento atípico. 2009. (Encontro).

18.
XVIII Encontro Brasileiro de Psicopterapia e Medicina Comportamental.Diferentes formas de produção de variabilidade comportamental e suas implicações para a aprendizagem. 2009. (Encontro).

19.
XVII Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental. Pesquisa em autismo no Brasil: Ensino de comportamento verbal para crianças autistas. 2008. (Congresso).

20.
XVII Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental. Autismo e Inclusão Escolar sob a perspectiva da Análise do Comportamento. 2008. (Congresso).

21.
XVI Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental. Comunicação Alternativa (PECS): efeitos sobre a comunicação verbal e ganhos adicionais. 2007. (Congresso).

22.
XVI Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental. Os operantes verbais como unidade de análise do comportamento verbal. 2007. (Congresso).

23.
Mostra de TCC da Faculdade de Psicologia da PUC/SP.Comunicação Alternativa (PECS): ganhos em comunicação verbal, comportamentos sociais e diminuição de comportamentos problema. 2006. (Outra).

24.
XV Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental. O conceito de reforço nos manuais para pais e para-profissionais de pessoas com desenvolvimento atípico: uma análise crítica a partir de Skinner (1953/1998). 2006. (Congresso).

25.
IV Jornada de Análise do Comportamento da UFSCAR. A Importância da Avaliação de Habilidades Básicas de Aprendizagem (abla) Para O Planejamento da Intervenção Comportamental Com Crianças Com Desenvolvimento Atípico. 2005. (Congresso).

26.
IV Jornada de Análise do Comportamento da UFSCAR.Avaliação de Repertório Inicial de Crianças/adolescentes Com Desenvolvimento Atípico: Análise de Dois Testes Com Essa Finalidade. 2005. (Encontro).

27.
XIV Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental. A Importância da Avaliação de Habilidades Básicas de Aprendizagem (abla) Para O Planejamento da Intervenção Comportamental Com Crianças Com Desenvolvimento Atípico. 2005. (Congresso).

28.
XIV Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental. Avaliação de Repertório Inicial de Crianças/adolescentes Com Desenvolvimento Atípico: Análise de Dois Testes Com Essa Finalidade. 2005. (Congresso).

29.
XVIII Congresso da Associação Brasileira de Neurologia e Psiquiatria Infantil. Ensinando a lidar com a morte e o morrer: Uma experiência universitária. 2005. (Congresso).

30.
XX Congresso Latino-Americano de Oncologia Pediátrica. A Magia dos Sapatinhos Vermelhos. 2005. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Orientações de outra natureza
1.
Thais Barros; Patrícia Panho. Supervisão para Atendimento Clínico. Início: 2012. Orientação de outra natureza. Instituto de Terapia por Contingências de Reforçamento. (Orientador).



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
FIALHO, J. P.G.2016 FIALHO, J. P.G.; MICHELETTO, N. ; SELIOS, T. L. . Produção de variabilidade comportamental e sua extensão em crianças com autismo. Acta Comportamentalia, v. 23, p. 391-404, 2016.

2.
FIDALGO, A. P.2008 FIDALGO, A. P. ; FIALHO, J. P.G. ; GIOIA, P. . Análise de um procedimento de comunicação funcional alternativa (picture exchange communication system). Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva (Impresso), v. 10, p. 51-66, 2008.


Livros e capítulos
1.
FIALHO, J. P.G.. Uso de pistas visuais. In: Cíntia Perez Duarte; Luciana Coltri e Silva; Renata de Lima Velloso. (Org.). Estratégias da Análise do Comportamento Aplicada para Pessoas com Transtornos do Espectro do Autismo. 1ed.São Paulo: Memnon, 2018, v. 1, p. 195-217.

2.
FIALHO, J. P.G.; SANTOS, G. C. V. . A Intervenção Analítico-Comportamental sobre Transtornos Invasivos do Desenvolvimento. In: Elayne Esmeraldo Nogueira; Esequias Caetano Almeida Neto; Maria Ester Rodrigues; Natalie Brito Araripe. (Org.). Terapia Analítico Comportamental: dos pressupostos teóricos às possibilidades de aplicação. 1ed.Santo André - SP: ESETec, 2012, v. 1, p. 174-196.


Cursos de curta duração ministrados
1.
FIALHO, J. P.G.; AZEVEDO, F. B. ; LOPES, E. G. ; GIOIA, P. . Intervenção Comportamental com crianças e jovens com desenvolvimento atípico. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
FIALHO, J. P.G.. Intervenção Comportamental com Indivíduos com Desenvolvimento Atípico II. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

3.
FIALHO, J. P.G.; SANTOS, G. C. V. . Intervenção Comportamental com Pessoas com Desenvolvimento Atípico. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
FIALHO, J. P.G.; SANTOS, G. C. V. . Intervenção Comportamental com Pessoas com Desenvolvimento Atípico. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
FIALHO, J. P.G.. Intervenção Comportamental com Pessoas com Desenvolvimento Atípico. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).


Redes sociais, websites e blogs
1.
FIALHO, J. P.G.. A Análise do Comportamento Aplicada na intervenção com Autismo e outros Transtornos do Desenvolvimento. 2012; Tema: A Análise do Comportamento Aplicada na intervenção com Autismo e outros Transtornos do Desenvolvimento. (Blog).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 14/12/2018 às 13:33:19