Elizabeth Pazello

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0666589886367136
  • Última atualização do currículo em 11/10/2016


Possui graduação em Letras Inglês Português pela Universidade Federal do Paraná (1979) e mestrado em Letras pela Universidade Federal do Paraná (2005) na área de pedagogia de projetos. Atualmente é professora titular na UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), onde atua no DALEM (Departamento de Línguas Estrangeiras Modernas), ministrando aulas de inglês no Centro de Línguas e para o curso de Letras e coordenando o Exame de Suficiência em Letras o Exame de Proficiência da universidade. Sua experiência profissional inclui tutoria de alunos integrantes do PDE - Programa de Desenvolvimento Educacional promovido pela SEED-PR desde 2007 e coordenação institucional de Língua Inglesa do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Incentivo a Docência) Interdisciplinar na UTFPR. Tem experiência em ministrar cursos sobre ensino de inglês em escola regular, avaliação e trabalho com projetos. Como áreas de atuação, privilegia os seguintes temas:aprendizagem holístico, inteligências múltiplas, interdisciplinaridade, cognição e aprendizagem, aprendizagem significativa, pedagogia de projetos, internacionalização do Ensino Superior. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Elizabeth Pazello
Nome em citações bibliográficas
PAZELLO, Elizabeth

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Curitiba.
UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Centro
80230901 - Curitiba, PR - Brasil
Telefone: (41) 33104545
Ramal: 4597


Formação acadêmica/titulação


2015
Doutorado em andamento em Doutorado em Estudos Lingüísticos.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Título: O fazer interdisciplinar na formação inicial via PIBID INTERDISCIPLINAR dos alunos de Letras Português-Inglês na UTFPR,
Orientador: Denise Cristina Kluge.
Coorientador: Ron Martinez.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2003 - 2005
Mestrado em Letras.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Título: Pedagogia de projetos e o ensino de inglês em escola regular de 5ª a 8ª séries- convicção ou modismo?,Ano de Obtenção: 2005.
Orientador: Clarissa Menezes Jordão.
1990 - 1993
Especialização em Especialização Em Lingüística da Língua Inglesa. (Carga Horária: 1155h).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Título: Não havia.
Orientador: Não havia.
1975 - 1979
Graduação em Letras Inglês Português.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.




Formação Complementar


2008 - 2009
Extensão universitária em A construção curricular de curso de língua inglesa. (Carga horária: 120h).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de ensino superior, Regime: Dedicação exclusiva.


Núcleo de assessoria Pedagógica da UFPR, NAP-UFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assessoria de coordenação, Carga horária: 10
Outras informações
O Núcleo de Assessoria Pedagógica (NAP-UFPR) contribui com a formação continuada de professores de inglês da rede pública e privada oferecendo cursos semestrais e certiificados pela UFPR com duração de 60 horas. os cursos propõe capacitação lingüística e metodológica.

Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Tutora, Carga horária: 4


Escola Anjo da Guarda, EAG*, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 2012
Vínculo: coordenador, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Inglês, Carga horária: 14

Vínculo institucional

1996 - 2012
Vínculo: , Enquadramento Funcional: PROFESSORA de Inglês, Carga horária: 20

Atividades

3/1996 - 12/2012
Ensino,

Disciplinas ministradas
INGLÊS

Faculdade Educacional de Araucária, FACEAR, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2004
Vínculo: Professor horista, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Inglesa e respectivas lit, Carga horária: 20


Instituto de Ciências Sociais do Paraná, ICSPR, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2012
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Titular de Português, Carga horária: 6
Outras informações
As aulas acontecem no curso de Direito ( disciplina:Português Jurídico) e Ciências contábeis (disciplina: Comunicação e Expressão)

Vínculo institucional

2003 - 2012
Vínculo: , Enquadramento Funcional: professor titular de Inglês, Carga horária: 10
Outras informações
O concurso em 2003 foi para professor de Inglês. Em 2006 fui aprovada em concurso na FESP para professora de Português. Assim, assumi turmas de Direito para ministra aulas disciplina de Português Jurídico e, em 2008, comecei em uma turma de Ciências Contábeis para ministrar aulas de Comunicação e Expressão.

Atividades

3/2003 - 12/2012
Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa
Língua Inglesa Instrumental


Projetos de pesquisa


2014 - Atual
PIBID Interdisciplinar UTFPR
Descrição: O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência do Ministério Da Educação em um subprojeto Interdisciplinar, desenvolvido na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, envolve as áreas de Física (DAFIS), Letras-Inglês(DALEM), Letras-Português(DACEX) e Matemática(DAMAT) .Esta proposta trata de um enfoque interdisciplinar da utilização crítica da tecnologia, que é um dos eixos elencados pelos PCNs. O objetivo central é desenvolver ações para o incremento de percepções, reflexões e atuações de agentes transformadores nos ambientes escolares no tocante ao uso crítico e contextualizado da tecnologia em um projeto que pretende refletir as concepções críticas sobre produção e uso da tecnologia..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (64) / Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Elizabeth Pazello - Coordenador.


Membro de corpo editorial


2007 - Atual
Periódico: RNTI. Revista Negócios e Tecnologia da Informação (Impresso)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Lê Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
PAZELLO, Elizabeth. Alternativas de práticas de sala de aula no NAP-UFPR e a relevância da proficiência oral na identidade do professor de inglês como língua estrangeira. In: JORDÃO, Clarissa Menezes; MARTINEZ, Juliana Régio; HALU, Regina Célia. (Org.). Formação "Desformatada" Práticas com professores de Língua Inglesa. 1ed.Campinas: Pontes, 2011, v. 15, p. 129-175.

2.
PAZELLO, Elizabeth. Alternativas de práticas de sala de aula no NAP-UFPR e a relevância da proficiência oral na identidade do professor de inglês como língua estrangeira. In: Clarissa Menezes Jordão; Juliana Zeggio Martinez; Regina Célia Halu. (Org.). Formação"Desformatada" Práticas com Professores de Língua Inglesa. 01ed.Campinas: Pontes, 2011, v. 15, p. 129-175.

Apresentações de Trabalho
1.
PAZELLO, Elizabeth. EMI em sala de aula no Ensini Superior: da sigla à episteme. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
PAZELLO, Elizabeth. Criticality and EFL teachers from modernism into postmodernism: building responsibilities beyond communication. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
PAZELLO, Elizabeth. O PIBID Intrdisciplinar na UTFPR: 12 premissas para a unidade e diversidade dos saberes e sujeitos em formação em rede. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
PAZELLO, Elizabeth. Internacionalização como política pública nas universidades federais: identidade em construção. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
PAZELLO, Elizabeth. O PIBID Interdisciplinar e a formação docente: para além da sala de aula:. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
PAZELLO, Elizabeth. O mito do falante nativo como modelo de competência na formação inicial de professores de Inglês. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
PAZELLO, Elizabeth. Tradução e oralidade no processo de Ensino e aprendizagem de Inglês como LEM. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
PAZELLO, Elizabeth. Que Português você ensina?. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
PAZELLO, Elizabeth. O reforço do mito do falante nativo nos cursos de Letras-Inglês. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
PAZELLO, Elizabeth. Tecnologia Assistiva no Ensino de Ingl~es para deficientes visuais na UTFPR. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
PAZELLO, Elizabeth. Outdoor classes: aventuras e desventuras em série.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
PAZELLO, Elizabeth. A matriz de referência do Enem e o professor de idiomas: diálogos entre prática docente, crenças e material didático. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
PAZELLO, Elizabeth. Pedagogia de projetos em Língua Estrangeira. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
PAZELLO, Elizabeth. Ready... Steady... Speak!. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
PAZELLO, Elizabeth. Rethinking assessement: the apple of your eyes. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
PAZELLO, Elizabeth. Planejamento e Avaliação em Língua Inglesa. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
PAZELLO, Elizabeth. O Projeto em sala de aula: constatações e análise. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
PAZELLO, Elizabeth; DOMINGUES, C. O. . Outdoor classes: wanna join the adventure. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
PAZELLO, Elizabeth. Aprendizagem por projetos no ensino de línguas estrangeiras. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
PAZELLO, Elizabeth. Rally Cultural: Brasil and USA. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
PAZELLO, Elizabeth. O projeto em sala de aula em escola regular: modismo ou mudança. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
PAZELLO, Elizabeth. Formação de Professores de Inglês. 2008.

Trabalhos técnicos

Demais tipos de produção técnica
1.
PAZELLO, Elizabeth. XI Curso de Especialização em Ensino de Línguas Estrangeiras Modernas. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

2.
PAZELLO, Elizabeth. Comunicação e Expressão. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material de referência para Ensino a distância).

3.
PAZELLO, Elizabeth. Português para Estrangeiros. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
PAZELLO, Elizabeth. Ready... Steady... Speak!!!. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
PAZELLO, Elizabeth. O Ensino de Inglês e o Trabalho com Projetos: Projects In Focus - 2009. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
PAZELLO, Elizabeth. Alternativas para a Prática de Sala de Aula em Língua Inglesa. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
PAZELLO, Elizabeth. Capacitação de Professores de Inglês em Nível Avançado. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
PAZELLO, Elizabeth. Practice in the English Classroom-Advanced. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

9.
PAZELLO, Elizabeth. Projects in EFL classes at regular schools: fact or fiction?. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

10.
PAZELLO, Elizabeth. Capacitação de Professores de Língua Inglesa. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
PAZELLO, Elizabeth; Maurini de Souza. Participação em banca de Katia Bruginski Mulik.Experiências pedagógicas de textos multimodais e audiovisuais no ensino de língua inglesa. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Institucional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

2.
PAZELLO, Elizabeth. Participação em banca de Mariela L. Bermúdez Álvarez.Aplicação e Aproveitamento dos Princípios da Andragogia por Professores de Línguas Estrangeiras.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

3.
PAZELLO, Elizabeth; Fernando Minouro; Alberto Possetti. Participação em banca de Rodrigo Dyego Fávaro Silva; Anderson Aparecido da Luz;Jonath.Exportação de Ecobag para Itália. 2010 - Fundação de Estudos Sociais do Paraná.

4.
PAZELLO, Elizabeth; Alberto Possetti; Fernando Minouro. Participação em banca de Karen Endo;Gersulino Ferreira Filho;Marina Romagnolli;Bruno.Marfim Vegetal da Amazônia. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comercio Exterior) - Fundação de Estudos Sociais do Paraná.

5.
COSTA, L. F.; Francisco Paludo; PAZELLO, Elizabeth. Participação em banca de Fernando Guimarães; Jaqueline do Nascimento;Elaine da Costa.Exportação de Quinoa para o Japão. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comercio Exterior) - Fundação de Estudos Sociais do Paraná.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
PAZELLO, Elizabeth. Colégio Militar de Curitiba professor efetivo de Língua Inglesa. 2013. Colégio Militar de Curitiba.

Outras participações
1.
PAZELLO, Elizabeth. Teste Seletivo para professor substituto do Magistério Superior e Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico. 2015. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

2.
PAZELLO, Elizabeth. Processo Seletivo Interno para Monitoria da Disciplina de Comunicação e Expressão. 2011. Fundação de Estudos Sociais do Paraná.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Escrita Acadêmica em Inglês. 2015. (Oficina).

2.
Linguística Aplicada: autonomia e ensino de Línguas. 2015. (Congresso).

3.
Transculturalidade Ética e Letramento Crítico: questões para a mobilidade educativa. 2015. (Congresso).

4.
1º Encontro de Português para Falantes de Outras Línguas: cenários e desaffios.Que Português você ensina?. 2014. (Encontro).

5.
Encontro TRADLIN- Grupo de Pesquisa da Tradução.Tradução e oralidade no processo de ensino e aprendizagem de inglês como LEM. 2014. (Encontro).

6.
Estágio Probatório. 2014. (Encontro).

7.
Grupo de Pesquisa TradLin. 2014. (Encontro).

8.
I Encontro de Língua Inglesa-2014 da Prefeitura de Jaraguá do Sul Sul.It Fits: Planning succcessfully. 2014. (Encontro).

9.
I EPFOL- Encontro de Português para falantes de outras línguas: cenários e desafios. 2014. (Encontro).

10.
II Linguísticoquê?. 2014. (Encontro).

11.
II Seminário Interdisciplinar dos PIBIDS Português e Interdisciplinar e I. 2014. (Seminário).

12.
II Seminário Interdisciplinar dos PIBIDS Português e Interdisciplinar e I.O PIBID e a escola: parcerias necessárias. 2014. (Simpósio).

13.
I Seminário Interdisciplinar dos Pibids Português e Interdisciplinar de Letras da UTFPR. 2014. (Seminário).

14.
As novas mídias/tecnologias e o ensino da língua estrangeira: salvação ou desespero do professor?. 2013. (Oficina).

15.
Encontro de áreas dos professores do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE).Parceria e cooperação SEED e UTFPR: Turma 2013/2014. 2013. (Encontro).

16.
I EALE - Encontro de Avaliação em Línguas Estrangeiras. 2013. (Encontro).

17.
II Seminário Internacional de língua e Literatura e I Instituto de Estudos Linguísticos.Outdoor classes: aventuras e desventuras em série. 2013. (Seminário).

18.
Novos Servidores da UTFPR. 2013. (Encontro).

19.
Semana de Planejamento da UTFPR. 2013. (Oficina).

20.
Cursos de Aperfeiçoamento de Professores da Escola da Vila.Desenvolvendo Procedimentos de Leitor nas Línguas estrangeiras. 2012. (Simpósio).

21.
Desenvolvendo procedimentos de leitor nas aulas de línguas estrangeiras. 2012. (Outra).

22.
V Semana Pedagógica CELINT.Pedagogia de Projetos em Língua Estrangeira. 2011. (Encontro).

23.
A formação de professores de Inglês como língua franca. 2010. (Outra).

24.
Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA para professores. 2010. (Oficina).

25.
Beyond the coursebook. 2010. (Oficina).

26.
Practical Activities to use with readers. 2010. (Encontro).

27.
Repensando e planejando a aula de inglês.Ready! Steady! Go!. 2010. (Oficina).

28.
7º Congresso Internacional sobre Avaliação na Educação. 2009. (Congresso).

29.
A Formação de professores de Inglês como língua franca. 2009. (Oficina).

30.
Avaliação e remediação no Aprendizado de Línguas Estrangeiras. 2009. (Congresso).

31.
I Simpósio de Reflexões sobre as metodologias e Práticas de Ensino de Línguas Estrangeiras Modernas. 2009. (Simpósio).

32.
Oficina pedagógica Anjo da Guarda.Avaliação para o desenvolvimento. 2009. (Encontro).

33.
Semana Acadêmica em Foco.Avaliação significativa na Escola. 2009. (Oficina).

34.
Teaching Slang Rocks!. 2009. (Encontro).

35.
Metodologias alternativas no ensino de cultura: questionamento conceitual e projetos de estudo.Aprendizagem por projetos no ensino de línguas estrangeiras. 2008. (Oficina).

36.
XV EPLE- Encontro de Professores de Língua Inglesa.Think about it. 2008. (Encontro).

37.
VI Encontro de Comércio Exterior da FESP.The English Language. 2007. (Encontro).

38.
XV EPLE- Encontro de Professores de Línguas estrangeiras Línguas: culturas, Diversidade, Integração.Think about it. 2007. (Encontro).

39.
I Congresso Latino-Americano de Formadores de Professores de Línguas. 2006. (Congresso).

40.
Problemas teóricos da tradução Literária. 1990. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PAZELLO, Elizabeth. II ENTRAD - Encontro sobre Tradução da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. 2016. (Outro).

2.
PAZELLO, Elizabeth. 1º Encontro de Áreas dos professores do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) - turma 2013/2014. 2014. (Outro).

3.
PAZELLO, Elizabeth. I Encontro de Áreas dos professores do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) turma 2013/2014. 2013. (Outro).

4.
PAZELLO, Elizabeth. II Encontro de Áreas dos professores do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) - turma 2013/2014. 2013. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Bárbara Brumatti Tasca. O potencial da Memória no Ensino e Aprendizagem de Inglês. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. (Orientador).

Orientações de outra natureza
1.
Gislaine Santana Barbosa. O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA MEDIADO PELO TEATRO SHAKESPEARIANO. Início: 2016. Orientação de outra natureza. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. (Orientador).

2.
Edilaine da Cruz. YES, THEY CAN! propagandas e anúncios publicitários como fonte inspiradora na formação de leitores críticos nas aulas de Inglês. Início: 2016. Orientação de outra natureza. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. (Orientador).

3.
Jane Gonçalves Rossini. LÍNGUA INGLESA E TEATRO EM PERSPECTIVA DIALÓGICA: Olhares sobre o processo de ensino e aprendizagem da língua inglesa a partir dos estudos de Bakhtin e o Círculo. Início: 2016. Orientação de outra natureza. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Rafaela Fernandes. O que é ser bilíngue na percepção de professores de Escolas Bilíngues. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento/Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Elizabeth Pazello.

2.
Ibsy Blaese de Amorim. ESCOLA BILÍNGUE vs. ESCOLA INTERNACIONAL: CONCEITOS, DIFERENÇAS E SEMELHANÇAS. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento/Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Elizabeth Pazello.

3.
Marinet Belizário Bueno. Pedagogia do pós-método:o aluno, o professor formador e os caminhos trilhados no ensino de Inglês como LEM. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento/Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Elizabeth Pazello.

4.
Keylla Trefflich. O uso do Cyberfisk para a aprendizagem do inglês e seu efeito na avaliação das habilidades de listening e writing. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento/Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Elizabeth Pazello.

5.
Lucia Amorim Moutinho. A autonomia nas novas abordagens: acional e por tarefas : Reflexões sobre suas possibilidades em contexto brasileiro. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento/Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Elizabeth Pazello.

6.
Laura Tripoli de Oliveira. As múltiplas Inteligências no livro. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento/Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Elizabeth Pazello.

7.
Mariela L. Bermúdez Álvarez. Aplicação e Aproveitamento dos Princípios da Andragogia por Professores de Língua Estrangeiras. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento/Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Elizabeth Pazello.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Júlia Basso Caetano Quisen. Dificuldades de Comunicação oral em língua inglesa: uma análise em períodos iniciais de um curso de dupla licenciatura. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Elizabeth Pazello.

Orientações de outra natureza
1.
Gabriela Ceccon Lenhardt. Strategic Competence for Language Learning. 2016. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Elizabeth Pazello.

2.
Cleverson Becker. Cell phone or cameras:Tips to make the best out of your photos. 2015. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Elizabeth Pazello.

3.
Jope Leão. Cell phones or cameras: tips to make the best out of your photos. 2015. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Elizabeth Pazello.

4.
Cleverson Domingues dos Santos. Estágio Obrigatório em Língua Inglesa II. 2015. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Elizabeth Pazello.

5.
Jope Leão Lobo. Estágio Obrigatório II em Língua Inglesa. 2015. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Elizabeth Pazello.

6.
Lísias Lemke. A motivação na aprendizagem de língua inglesa em uma abordagem interdisciplinar. 2014. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Elizabeth Pazello.

7.
Silvana Maria Arruda. TICs no Ensino de Língua Estrangeira Moderna. 2014. Orientação de outra natureza. (Letras Português e Inglês) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Elizabeth Pazello.

8.
Márcia Langa. A música no Ensino de Inglês para o !º ano do Ensino Médio. 2014. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Elizabeth Pazello.

9.
Cassiana Bittencourt Mushashe. Do passaporte a New York!!. 2014. Orientação de outra natureza - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Elizabeth Pazello.

10.
Juliana Muniz de Castro. Do passaporte a New York!!. 2014. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Elizabeth Pazello.

11.
Emanuel Goeztke. Coraline: Orientação de estágio 2 em Língua Inglesa UTFPR. 2014. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Elizabeth Pazello.

12.
Daniel Kenji Fugimoto. Coraline: Estágio Obrigatório de Língua Inglesa 2. 2014. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Elizabeth Pazello.

13.
Lóide Bizerra Lacerda. Orientação de Estágio Obrigatório em Língua Inglesa 1 em Letras Inglês-PortuguêsUTFPR. 2014. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Elizabeth Pazello.

14.
Cinthia da Cruz Czarneski. Estágio Obrigatório em Língua inglesa 1. 2014. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Elizabeth Pazello.

15.
Júlia Basso Quisen. Orientação Estágio Obrigatório de Inglês 1. 2014. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Elizabeth Pazello.

16.
Cleverson Becker. Orientação Estágio Obrigatório de Inglês 1. 2014. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Elizabeth Pazello.

17.
Bruna Dancini. Estágio Obrigatório em Língua inglesa. 2013. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Elizabeth Pazello.

18.
Cassiana Bittencourt Mushashe. Estágio Obrigatório em Língua inglesa. 2013. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Elizabeth Pazello.

19.
Juliana Muniz de Castro. Estágio Obrigatório em Língua inglesa. 2013. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Elizabeth Pazello.

20.
Renata Kekes Aal. Estágio Obrigatório em Língua inglesa. 2013. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Elizabeth Pazello.

21.
Virgínia Pujol Albini. Estágio Obrigatório em Língua inglesa. 2013. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Elizabeth Pazello.

22.
Sirlei Foggiato de Oliveira dos Santos. A língua inglesa como ferramenta para bem cultural transformador. 2013. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Elizabeth Pazello.

23.
Edemilson Mendes. A formação reflexiva a partir da exploração de charges. 2013. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Elizabeth Pazello.

24.
Marise Brunet. O uso das histórias em quadrinhos (HQs) para o ensino de inglês nos 6ºanos. 2013. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Elizabeth Pazello.

25.
Dirceu José de Paula. O uso de Web no Ensino de Inglês. 2008. Orientação de outra natureza. (PDE) - Secretaria de Estado da Educação do Paraná - Núcleo R. de Educação Maringá. Orientador: Elizabeth Pazello.

26.
Eliana Santiago Gonçalves Edmundo. O conceito de Língua nas aula de LEM : teoria e prática. 2007. Orientação de outra natureza. (PDE) - Secretaria de Estado da Educação do Paraná - Núcleo R. de Educação Maringá. Orientador: Elizabeth Pazello.

27.
Rita Maria Formiga Torres. A avaliação em LEM de 5ª à 8ª série. 2007. Orientação de outra natureza. (PDE) - Secretaria de Estado da Educação do Paraná - Núcleo R. de Educação Maringá. Orientador: Elizabeth Pazello.

28.
Maria Cândida Gramkow. O ensino de Inglês para jovens e adultos(EJA,CEBEJA) e a necessidade de mudança. 2007. Orientação de outra natureza. (PDE) - Secretaria de Estado da Educação do Paraná - Núcleo R. de Educação Maringá. Orientador: Elizabeth Pazello.



Educação e Popularização de C & T



Cursos de curta duração ministrados
1.
PAZELLO, Elizabeth. Português para Estrangeiros. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
PAZELLO, Elizabeth. XI Curso de Especialização em Ensino de Línguas Estrangeiras Modernas. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).


Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
PAZELLO, Elizabeth. Comunicação e Expressão. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material de referência para Ensino a distância).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/02/2019 às 16:33:49