Paolo D Alexandria Bruni

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  • Última atualização do currículo em 29/01/2018


Paolo Bruni é doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia e possui mestrado pela mesma instituição. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação e Cultura, atuando principalmente nos seguintes temas: Estética, Produção Cultural, Marketing, Teoria de Novas Mídias, Estudos Culturais, Jogos Eletrônicos e Economia Criativa. Atua como designer de jogos na Porreta Games, produtora especializada em projetos transmídia (www.porretagames.com.br) e é Professor Assistente dos Cursos de Comunicação Social da UNIJORGE - Centro Universitário Jorge Amado (www.unijorge.edu.br). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Paolo D Alexandria Bruni
Nome em citações bibliográficas
BRUNI, Paolo


Formação acadêmica/titulação


2016 - 2017
Doutorado em Comunicação e Cultura Contemporânea.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Título: Poética do videogames, Ano de obtenção: 2017.
Orientador: Jorge Luiz Cunha Cardoso Filho.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: videogame; estética; poetica; arte digital; design; narratologia.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
2009 interrompida
Doutorado interrompido em 2013 em Comunicação e Cultura Contemporânea.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Título: Poética do Videogame, Ano de obtenção: 2017.
Orientador: Wilson da Silva Gomes.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Ano de interrupção: 2013
2006 - 2008
Mestrado em Comunicação e Cultura Contemporânea.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Título: Visual Jockey Clipe: paisagens audiovisuais dos gêneros House e Techno na cena de música eletrônica,Ano de Obtenção: 2008.
Orientador: Jeder Janotti Junior.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: sinestesia; música eletrônica; audiovisual; culturas juvenis; gênero musical; consumo.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Teoria da Comunicação / Especialidade: Estudos Culturais.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
1997 - 2001
Graduação em Comunicação Social.
Universidade Salvador, UNIFACS, Brasil.
Título: Multiplex: Futuro do cinema?.
Orientador: Maria Salete de Souza Nery.




Formação Complementar


2008 - 2008
Extensão universitária em Metodologia de análise da ficção televisiva. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.


Atuação Profissional



Centro Universitário Jorge Amado, UNIJORGE, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor

Atividades

02/2018 - Atual
Ensino, Produção Audiovisual, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Memorial
07/2016 - Atual
Ensino, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cultura Brasileira e Baiana
Estética
Marketing Empresarial
Marketing de Ideias
07/2016 - Atual
Ensino, Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cultura Brasileira e Baiana
Estágio Supervisionado
Estética
Técnicas de Apuração
08/2012 - Atual
Ensino, Gestão de Recursos Humanos, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Gestão do Conhecimento
Projeto Integrador
Endomarketing
02/2012 - Atual
Ensino, Marketing, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação integrada de Marketing
Projeto Integrador (metodologia de perquisa científica)
Marketing Digital
02/2012 - Atual
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação Empresarial
09/2011 - Atual
Ensino, Logística, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ética Empresarial
Projeto Integrador
Endomarketing
Gestão de Pessoas

Porreta Games, PORRETA, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Sócio, Enquadramento Funcional: Diretor de Criação
Outras informações
A Porreta Games é uma empresa especializada na criação de entretenimento interativo e no desenvolvimento de soluções lúdicas em amplo sentido. Foi criada em 2010 por uma equipe multidisciplinar, com a presença de profissionais das áreas de Comunicação e Ciência da Computação, com experiência acadêmica e de mercado em Design de Jogos, Programação e Produção Cultural. Maiores informações: www.porretagames.com.br


Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2017
Vínculo: Bolsista de Doutorado, Enquadramento Funcional: Pesquisador

Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Tirocíno Docente, Carga horária: 20
Outras informações
Supervisionado pela Professora Neylar Vilar Lins

Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Bolsista de Mestrado, Enquadramento Funcional: Pesquisador
Outras informações
Linha de Pesquisa Análise de Produtos e Linguagens da Cultura Mediática, vinculado ao grupo de pesquisa Mídia e Música Popular Massiva.

Atividades

01/2006 - 06/2008
Ensino, Secretariado Executivo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
ADM 145 Introdução a Relações Públicas

IN-VENTO, IN-VENTO, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Cocriador, Enquadramento Funcional: Cocriador
Outras informações
Empresa especializada em desenvolvimento de cenários criativos.Realiza investigações e projetos interessados na ressignificação e transformação do setor cultural através de sua inovação, do desenvolvimento de redes de trabalho e pesquisa na economia criativa.


Escola de Negócios do Estado da Bahia, ENEB, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações
Professor da disciplina de Pós-graduação Tecnologias de Informação e Comunicação Aplicadas ao Ensino Superior


Núcleo da Idéia Comunicação, NÚCLEO DA IDÉIA, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Prestador de Serviços
Outras informações
Design de jogo pervasivo Caçadores de Energia, criado para a Light e o Banco da Providência como parte da programação do Espaço Interage e da 50ª Feira da Providência.


Engenho Novo Comunicação, ENGENHONOVO, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Prestador de Serviços
Outras informações
Produção e design de jogos eletrônicos do tipo Alternate Reality Game: 1 - A Fórmula do Conhecimento - UNIJORGE (abril de 2009 - dezembro de 2009)


Visualfarm Centro de Desenvolvimento de Novas Linguagens Visuais, VISUALFARM, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Produtor executivo, Enquadramento Funcional: Produtor executivo, Carga horária: 40

Atividades

6/2004 - 6/2005
Direção e administração, Pesquisa, São Paulo.

Cargo ou função
produtor executivo.

Pragatecno Coletivo de Pesquisa Em Música Eletronica, PRAGATECNO, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2003
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: educador e produtor, Carga horária: 40

Atividades

1/2000 - 12/2003
Direção e administração, Pesquisa Em Novas Tecnologias, Salvador.

Cargo ou função
Diretor Assitente.

Colégio São Paulo, CSP, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultor de Relações Públicas, Carga horária: 20

Atividades

6/2002 - 12/2002
Conselhos, Comissões e Consultoria, Relações Públicas, Salvador.

Cargo ou função
consultor de relações públicas.

Aerosoft Cargas Aéreas, AEROSOFT, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Relações Públicas, Enquadramento Funcional: Relações Públicas, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

01/2003 - 12/2003
Direção e administração, Relações Públicas, .

Cargo ou função
Relações Públicas.

Telecomunicacoes da Bahia S/A, TELEBAHIA, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 1998
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assessor de Marketing, Carga horária: 40

Atividades

01/1998 - 12/1998
Direção e administração, Marketing, .

Cargo ou função
Cargo administrativo.


Projetos de pesquisa


2009 - 2017
Poética do videogame
Descrição: Este projeto propõe a formulação de uma metodologia de análise das estratégias de programação de efeitos dos jogos eletrônicos enquanto obras narrativas audiovisuais lúdico-interativas. Para tanto, propomos uma Poética do Videogame, com base nos avanços teóricos no campo das poéticas não-literárias onde serão desenvolvidos métodos de avaliação das dinâmicas de relação entre as três instâncias formativas dos dispositivos expressivos dos jogos digitais (a interatividade, o lúdico, a narrativa) que têm como objetivo produzir efeitos de natureza sensorial, cognitiva e emocional nos apreciadores/jogadores..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2006 - 2008
Paisagens midiáticas na cena de música eletrônica
Descrição: Este estudo aborda o panorama dos produtos audiovisuais confeccionados por Visual Jockey sobre as gramáticas dos gêneros musicais House e Techno na cena de música eletrônica. As noções de gênero mediático e cena musical, sinestesia e videoclipe, fundamentam as análises, que envolvem configurações sonoras e visuais destes produtos na música popular massiva. As marcas percebidas na materialidade discursiva dos videoclipes são relacionadas às formas peculiares de consumo destes produtos na cena de música eletrônica como forma de destacar a importância do Visual Jockey nesse processo da comunicação contemporânea..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2004 - 2005
Arena Videográfica
Descrição: Neste projeto buscamos testar variadas formas de vídeo-instalação que melhor assimilem as técnicas de sincronização, em tempo real, de som e imagem apresentadas pelos Visual Jockeys..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Paolo D Alexandria Bruni - Coordenador.
2004 - 2004
Origem da linguagem do Visual Jockey
Descrição: Este projeto visa levantar dados fotográficos, videográficos e bibliográficos com o objetivo de estrututar uma possível genealogia da linguagem do Visual Jockey (gênero performativo que manipula formatos digitais visuais, com o auxílio do computador, em sincronia com a música eletrônica)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Paolo D Alexandria Bruni - Coordenador.
2000 - 2003
Pesquisa sobre a Cultura do DJ
Descrição: Este projeto pretente levantar dados referentes as várias instâncias que envolvem a cultura do DJ (gênero, vinil, sampler, mixing, etc). Todo material levantado foi organizado no site: www.pragatecno.com.br..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Paolo D Alexandria Bruni - Coordenador / claudio manoel duarte de souza - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Relações Públicas e Propaganda.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BRUNI, Paolo2009BRUNI, Paolo; CANGUÇU, Cristiano . Análise das estratégias de efeito no filme Koyaanisqatsi. Doc On-Line: revista digital de cinema documentario, v. 6, p. 91-108, 2009.

2.
BRUNI, Paolo2005BRUNI, Paolo. CYBERPUNK NO KOMIKKU. 404notf0und (UFBA), v. 1, p. 1-12, 2005.

Capítulos de livros publicados
1.
BRUNI, Paolo; FALCÃO, Thiago ; ANDRADE, Luiz ; FERREIRA, Emmanoel . Locative media and playful appropriations or how electronic games help to redefine the meaning of space. In: FIRMINO, R.; DUARTE, F.; ULTRAMARI, C.. (Org.). ICTs for Mobile and Ubiquitous Urban Infrastructures: Surveillance, Locative Media and Global Networks. 1ed.: IGI, 2010, v. 1, p. 186-204.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BRUNI, Paolo. Apontamentos para uma estética do videogame. In: IX O Seminário Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação, 2015, Salvador. IX O Seminário Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação, 2015.

2.
BRUNI, Paolo. Simulação de efeitos cinematográficos de ação-aventura cinematográficos em God of War. In: IV Seminário Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação, 2010, Salvador - BA. IV Seminário Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação, 2010.

3.
BRUNI, Paolo. Poética do videogame: princípios teóricos para análise de interfaces lúdico-narrativas. In: III Simpósio Nacional da ABCiber, 2009, São Paulo. III Simpósio Nacional da ABCiber, 2009.

4.
BRUNI, Paolo. Como os videogames formam ciborgues?. In: IV Seminário Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação, 2008, Salvador. IV Seminário Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação, 2008.

5.
BRUNI, Paolo. O problema da sinestesia entre som e imagem no vjing. In: I Encontro de Mídia e Música Popular Massiva, 2007, Salvador. I Encontro de Mídia e Música Popular Massiva, 2007.


Produção técnica
Produtos tecnológicos
1.
BRUNI, Paolo; ANASTASIOU, Alexis ; GONÇALVES, Du . Esculturas Vivas. 2004.

2.
BRUNI, Paolo; ANASTASIOU, Alexis . Surround Vídeo. 2004.

3.
BRUNI, Paolo; ANASTASIOU, Alexis . Multi-Telas. 2004.

4.
BRUNI, Paolo; ANASTASIOU, Alexis . Empena Projetiva. 2004.

5.
BRUNI, Paolo; ANASTASIOU, Alexis . VJ Girls. 2004.

Redes sociais, websites e blogs
1.
BRUNI, Paolo; MONTE, Gilberto . Programa Cultiva. 2012; Tema: Economia Criativa. (Site).


Demais tipos de produção técnica
1.
BRUNI, Paolo. Porreta Games. 2011. (Site).

2.
BRUNI, Paolo. Tabuleiros da Bahia. 2010. (Blog).

3.
BRUNI, Paolo. Realidade Sintética. 2009. (Blog).

4.
BRUNI, Paolo. ciborgs. 2004. (Blog).


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
BRUNI, Paolo; ANDRADE, Luiz . Sentinelas do Trapiche. 2011. Outra.

2.
BRUNI, Paolo; MUNOZ, Yupanqui . Dora ? Brincando na Areia. 2011. Outra.

3.
BRUNI, Paolo; MUNOZ, Yupanqui . Boêmia. 2011. Outra.

4.
BRUNI, Paolo; MUNOZ, Yupanqui . Caça-Palavras. 2011. Outra.

5.
BRUNI, Paolo; MUNOZ, Yupanqui . Carrossel. 2011. Outra.

6.
BRUNI, Paolo; MUNOZ, Yupanqui . Praia de Capoeira. 2011. Outra.

7.
BRUNI, Paolo. Capitães da Areia - O jogo social. 2011. Outra.

8.
BRUNI, Paolo; ANDRADE, Luiz ; MUNOZ, Yupanqui . Caçadores de Energia. 2010. Outra.

9.
BRUNI, Paolo; ANDRADE, Luiz ; FALCÃO, Thiago . Ficção Interativa Multimídia - A Fórmula do Conhecimento. 2009. Outra.

Outras produções artísticas/culturais
1.
BRUNI, Paolo; SOUZA, Cláudio Manoel . Cena Eletrônica na Cidade de Salvador. 2000 (Desenvolvimento de Espaços Culturais).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
BRUNI, Paolo. Participação em banca de Diogo Marques Freire e Lucas Correia Reis.Comunicação e Streaming de Jogos: uma forma diferente de interação social. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo) - Centro Universitário Jorge Amado.

2.
BRUNI, Paolo; DOURADO, Paulo. Participação em banca de Victor Thiago Nogueira Diomondes.Teatro de Quadrinhos: Arte educação para super-heróis. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Universidade Federal da Bahia.

3.
SOUZA, Cláudio Manoel; BRUNI, Paolo. Participação em banca de Pedro Cavalcante.Desaparecidos - Um ciberdocumentário. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo) - Centro Universitário Jorge Amado.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
BRUNI, Paolo. Prêmio BNB de Jornalismo em Desenvolvimento Regional. 2010. Banco do Nordeste do Brasil.

2.
BRUNI, Paolo. VIII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital. 2009. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VI Seminário Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação.Projetando Realidades Sintéticas: discutindo fundamentos do game design. 2010. (Seminário).

2.
4o. Encontro Interdisciplinar de Cultura, Tecnologias e Educação.Games Como ferramente de comunicação: desvendadno os segredos do ARG da UNIGORGE. 2009. (Encontro).

3.
III Simpósio Nacional da ABCiber.Poética do videogame: princípios teóricos para análise de interfaces lúdico-narrativas. 2009. (Simpósio).

4.
IV Seminário Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação.Como os videogames formam ciborgues?. 2008. (Seminário).

5.
I Encontro de Mídia e Música Popular Massiva.O problema da sinestesia entre som e imagem no vjing. 2007. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BRUNI, Paolo; MONTE, Gilberto . Programa Cultiva. 2012. (Outro).

2.
BRUNI, Paolo. Tabuleiros da Bahia. 2010. (Outro).

3.
BRUNI, Paolo; FALCÃO, Thiago ; ANDRADE, Luiz ; ALVES, Lynn . VI Seminário Jogos Eletrônicos, Educação e Cultura. 2010. (Outro).

4.
BRUNI, Paolo; ANDRADE, Luiz ; FALCÃO, Thiago . I Workshop Realidade Sintética de Jogos Eletrônicos, Comunicação e Cultura. 2009. (Outro).

5.
BRUNI, Paolo; JANOTTI JUNIOR, Jeder . I Encontro de Mídia e Música Popular Massiva. 2007. (Outro).




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