Cristiano Sant'Anna de Medeiros

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0193704992907253
  • Última atualização do currículo em 25/11/2018


Doutor e Mestre em Educação pelo PROPED/UERJ conceito CAPES 7. Membro Pesquisador dos grupos de Pesquisa Currículo, Narrativas Audiovisuais e Diferença e Kékeré (CNPQ). Possui Graduação em Administração de Empresas pela UFF e Licenciatura pela UCAM, Especialização em Gestão Pública da Educação pela UFJF e Docência do Ensino Superior pela UCAM, Professor Docente I e Coordenador Pedagógico na SEEDUC do Governo do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Educação e Gestão Escolar, com ênfase em projetos, atuando principalmente nos seguintes temas: Diferença, Imagens, redes Sociais, Lei 10639/03, Racismo, Audiovisualidades, Midia. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Cristiano Sant'Anna de Medeiros
Nome em citações bibliográficas
SANT'ANNA C..

Endereço


Endereço Profissional
Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro.
PRAÇA PORTO ALEGRE 105
JUSCELINO
Mesquita, RJ - Brasil
Telefone: (21) 27962551


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2017
Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: #DIFERENÇA - Pensando com imagens compartilhadas dentrofora da escola, Ano de obtenção: 2017.
Orientador: Maria da Conceição Silva Soares.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Diferença; Redes Sociais; facebook; cotidianos escolares.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2011 - 2012
Mestrado em Educação.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: A LEI 10639 E A EXPERIÊNCIA DO PROJETO MALUNGO - Discutindo o racismo brasileiro e a necessidade de uma educação antirracista,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Maristela de Souza Guedes.
Palavras-chave: Lei 10639/03; Educação antirracista; História da África; Racismo; Projeto Malungo.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2005 - 2007
Especialização em Formação de Gestores da Educação Pública. (Carga Horária: 522h).
Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
Título: GESTÃO DEMOCRÁTICA: O CAMINHO PARA O SUCESSO DE UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE.
Orientador: PROF DR FABIANA MARTINS COELHO.
2002 - 2003
Especialização em PÓS GRADUAÇÃO DOCENCIA DO ENSINO SUPERIOR. (Carga Horária: 360h).
Universidade Candido Mendes, UCAM, Brasil.
2003 - 2004
Aperfeiçoamento em LICENCIATURA - PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE DOCENTES. (Carga Horária: 660h).
Universidade Candido Mendes, UCAM, Brasil.
Título: ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE 340 HORAS. Ano de finalização: 2004.
1993 - 1998
Graduação em ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.




Formação Complementar


2010
Extensão universitária em AFROCENTRICIDADE E EDUCAÇÃO. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em AÁFRICA E AFRICANIDADES. (Carga horária: 32h).
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
2009 - 2009
A AVALIAÇÃO NO PROCESSO EDUCATIVO. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
2008 - 2008
CAPACITAÇÃO PARA A FUNÇÃO DE ORIENTADOR DE GESTÃO. (Carga horária: 88h).
FUNDAÇÃO DE APOIO A ESCOLA PUBLICA, FESP, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em II CURSO DE HISTÓRIA E CULTURA NEGRA. (Carga horária: 40h).
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
2007 - 2007
HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA NO CONTEXTO DA. (Carga horária: 48h).
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE NOVA IGUAÇU, SEMED, Brasil.
2006 - 2006
ESCOLA SEM HOMOFOBIA. (Carga horária: 32h).
Associação Brasileira Interdisciplinar de Aids, ABIA, Brasil.
2005 - 2005
Extensão universitária em I CURSO DE HISTÓRIA E CULTURA NEGRA. (Carga horária: 60h).
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
2005 - 2005
FORMAÇÃO CONTINUADA PARA COORDENADORES PEDAGÓGICOS. (Carga horária: 44h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2004 - 2004
WORKSHOP DE EDUCAÇÃO. (Carga horária: 32h).
Governo do Estado do Rio de Janeiro, GOVERNO/RJ, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:

Atividades

04/2013 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , PROPED, .


REPRESENTAÇÃO DO MEC NO RJ, REMEC, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: REPRESENTAÇÃO DO MEC NO RJ, Enquadramento Funcional: CONSULTOR, Carga horária: 32
Outras informações
FORMADOR DA METODOLOGIA PDE ESCOLA NO AMBITO DO PLANO DO DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO PARA GESTORES DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DO MUNICÍPIO DE NOVA IGUAÇU


FUNDAÇÃO ESCOLA SERVIÇO PÚBLICO, FESP RJ, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: CONSULTOR, Enquadramento Funcional: CONSULTOR, Carga horária: 30
Outras informações
FORMAÇÃO DE GESTORES EDUCACIONAIS NA METODOLOGIA PDE E PROJETOS. CONSULTOR EM ESCOLAS PÚBLICAS PARA ORIENTAÇÃO DE GESORES NA ELABORAÇÃO DE PROJETOS EDUCACIONAIS


Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2007
Vínculo: contratado, Enquadramento Funcional: não possui, Carga horária: 20
Outras informações
Tutor de Curso de Pós Graduação


Governo do Estado do Rio de Janeiro, GOVERNO/RJ, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR DOCENTE I - ADMINISTRAÇÃO, Carga horária: 16
Outras informações
PROFESSOR DOCENTE REGENTE DE TURMA NAS DISCIPLINAS ADMINISTRAÇÃO GERAL, ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS, ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO, ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING, ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS, PRÁTICA ADMINISTRATIVA, ECONOMIA E RELAÇÕES INTERPESSOAIS COORDENADOR PEDAGÓGICO

Vínculo institucional

2004 - 2008
Vínculo: , Enquadramento Funcional: PROFESSOR DOCENTE 1 - ADMINISTRAÇÃO, Carga horária: 20
Outras informações
MENBRO ATUANTE DA EQUIPE DA GERÊNCIA DE ENSINO GESTÃO E INTEGRAÇÃO DA COORDENADORIA REGIONAL METROPOLITANA I (NOVA IGUAÇU, MESQUITA, NILÓPOLIS,QUEIMADOS E JAPERI)


Fundação Darcy Ribeiro, FUNDAR, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: CONTRATADO, Enquadramento Funcional: MULTIPLICADOR REGIONAL, Carga horária: 20
Outras informações
IMPLANTAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DO PROJETO ESTUDO DIRIGIDO E OFICINAS DE APRENDIZAGEM


Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Não há, Carga horária: 6
Outras informações
Professor visitante do Curso de Pós Graduação em História do Brasil Contemporâneo com a disciplina Religião e religiosidade na formação da identidade brasileira.



Linhas de pesquisa


1.
Linguagens audiovisuais, experiência estética e produção de conhecimento

Objetivo: As pesquisas da linha estão voltadas para diferentes processos de produção de audiovisuais por estudantes e/ou professores, focando as análises nas negociações, traduções e hibridizações forjados em meio a essa produção, tanto no que se refere às relações entre uns e outros e aos conhecimentos e significações produzidos, como aos modos de conhecer e significar engendrados..
Grande área: Ciências Humanas
Palavras-chave: Narrativas audiovisuiais; Diferenças.


Projetos de pesquisa


2012 - Atual
NARRATIVAS AUDIOVISUAIS, REDES EDUCATIVAS E DIFERENÇA - MODOS SINGULARES/COLETIVOS DE IMAGINAR E SIGNIFICAR O MUNDO E O OUTRO E DE REINVENTAR AS PRÁTICAS/POLÍTICAS CURRICULARES.
Descrição: Descrição: Este projeto de pesquisa busca investigar, a partir do estudo das narrativas audiovisuais e das maneiras pelas quais professores e estudantes se apropriam delas, as relações entre os diversos modos de imaginar e significar o mundo e os outros que eles experimentam, as práticas/políticas curriculares que realizam e os posicionamentos éticos, estéticos e políticos que assumem, especialmente no enfrentamento entre os modos de subjetivação que se pretendem hegemônicos e às micropolíticas cotidianas que instituem outras significações, outras subjetividades e outros modos de existência. Nosso interesse está, dessa forma, especialmente na relação imaginação, experiência, educação e diferença, problematizando, com Homi Bhabha, a noção de diversidade, bem como as diferenças/identidades de gênero e sexualidade. Esta investigação está em consonância com outros estudos que desenvolvemos no mestrado, no doutorado (UFES) e no pós-doutorado em Educação (UERJ), sempre na interface educação, comunicação, cultura, subjetividade e redes educativas. Com Omar Rincón, partimos da premissa que as culturas audiovisuais juntam experiências e narrativas que produzem estilos de habitar sem chegar a conformar identidades plenas, constituindo assim laboratórios experimentais da sensibilidade e do pensamento. Com os pesquisadores que conformam a tendência em pesquisa nos/dos/com os cotidianos, compartilhamos que a pesquisa é também um lugar de intervenção e de ampliação das possibilidades para a ação e para o conhecimento. Assim, entendemos que nossas análises precisam considerar, além da compreensão das práticas já realizadas no entrecruzamento das redes de significações, o devir-imagético impulsionado com a pesquisa, ou seja, o vir a ser, o processo de subjetivação individual/coletivo em andamento a partir do momento que cada um e todos os envolvidos se põem a imaginar e a ficcionar sobre o mundo, sobre si e o outro e sobre as práticas educativas, inventado outros possíveis.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (1) . Integrantes: Diogo Vieira do Nascimento - Integrante / Maria da Conceição Silva Soares - Integrante / Simone Gomes da Costa - Integrante / Suellen Vasconcelos Sacramento - Integrante / Cristiano Sant'Anna de Medeiros - Integrante..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Administração Educacional.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Administração de Recursos Humanos.
5.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Trabalho e Organizacional.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SANT'ANNA C..2018SANT'ANNA C... PENSANDO COM IMAGENS NA/DA DIFERENÇA PARA UMA SOCIEDADE DO COMPARTILHAMENTO. Revista Docência e Cibercultura, v. 2, p. 136-160, 2018.

2.
SANT'ANNA C..2018SANT'ANNA C... #DIFERENÇA: IMAGENS DENTROFORA DA ESCOLA. e-Mosaicos, v. 7N15, p. 115-127, 2018.

3.
SANT'ANNA C..2014SANT'ANNA C..; CAPUTO, S. ; MONSORES, L. H. ; FREITAS, P. C. . CÂNDIDO, PANGLOSS E MARTIM: OTIMISMO E MANIQUEÍSMO A RESPEITO DOS 10 ANOS DE ENSINO RELIGIOSO NO RIO DE JANEIRO. Teias (Rio de Janeiro. Impresso), v. 14, p. 98-112, 2014.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
SANT'ANNA C... A Lei 10639/03 e a experiência do Projeto Malungo - Discutindo o racismo brasileiro e a necessidade de uma educação antirracista. 1. ed. Deutschland/Niemcy: Novas Edições Eletrônicas, 2015. v. 1. 89p .

2.
SANT'ANNA C... Tecendo um movimento de protagonismo da cultura negra para efeticação da Lei 10639/03 no cotidiano escolar. 01. ed. Mato Grosso: Editora Ética do Brasil ltda, 2012. v. 01. 16p .

Capítulos de livros publicados
1.
SANT'ANNA C..; CAPUTO, S. . Ninguém é seguidor, somos todos imaginantes. In: Haroldo Vidal; Marcelo Loureiro Ucelli. (Org.). EDUCAÇÃO, COMUNICAÇÃO, CULTURA E DIFERENÇA. 1ed.Vitória/ES: Pedregulho, 2018, v. 1, p. 143-156.

2.
SANT'ANNA C..; SOARES, M. C. S. . Imágines de las diferencias tejidas en procesos curriculares cotidianos dentrofuera de una escuela. In: Nilda Alves, Fernando Miranda, Conceição Soares. (Org.). CURRÍCULOS: VISUALIDADES, NARRATIVAS Y DIFERENCIA. 1ed.Montevidéu: Universidad de La República, 2018, v. 1, p. 73-85.

3.
SANT'ANNA C..; VIEIRA, A. L. ; VASCONCELOS, S. . "Se fosse doença, eu teria procurado a cura, se fosse aprendido, eu já teria desaprendido, se fosse opção, eu jamais teria optado!" Produzindo pensamentos com o documentário O Diário de Márcia. In: Virginia de Oliveira Silva; Janaine Aires. (Org.). Cinema Paraibano e Gênero. 1ed.João Pessoa: Editora Xeroca!, 2015, v. 1, p. 231-256.

4.
SANT'ANNA C... DIALOGANDO SOBRE O RACISMO PARA APLICAÇÃO DA LEI 10639/03 NO COTIDIANO ESCOLAR. In: Kátia regina Xavier Pereira da Silva;Flávia Vieira da Silva do Amparo. (Org.). CRIATIVIDADE E INTERCULTURALIDADE. 1ed.Curitiba: CRV, 2015, v. 1, p. 79-88.

5.
SANT'ANNA C..; VIEIRA, A. L. ; VASCONCELOS, S. . Video e Diferença: uma pesquisa intervenção com os cotidianos da escola. In: Aristóteles Berino; Conceição Soares. (Org.). Vídeo e Diferença: uma pesquisa intervenção com os cotidianos da escola. 1ªed.Petrópolis: DP et Alii, 2013, v. II, p. 180-202.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SANT'ANNA C... #DIFERENÇA: IMAGENS NA/DA SOCIEDADE DO COMPARTILHAMENTO. In: V COLÓQUIO INTERNACIONAL EDUCAÇÃO, CIDADANIA E EXCLUSÃO, 2018, NITERÓI. #DIFERENÇA:IMAGENS NA/DA SOCIEDADE DO COMPARTILHAMENTO2, 2018. v. 2.

2.
SANT'ANNA C..; CARVALHO JUNIOR, R. A. . DIFERENÇAS RELIGIOSAS NO COTIDIANO ESCOLAR - 15 ANOS DA LEI 10639/03 E 130 ANOS DA ABOLIÇÃO DA ESCRAVIDÃO. In: V COLÓQUIO INTERNACIONAL EDUCAÇÃO, CIDADANIA E EXCLUSÃO, 2018, NITERÓI. DIFERENÇAS RELIGIOSAS NO COTIDIANO ESCOLAR - 15 ANOS DA LEI 10639/03 E 130 ANOS DA ABOLIÇÃO DA ESCRAVIDÃO, 2018.

3.
SANT'ANNA C..; CARVALHO JUNIOR, R. A. . DISCUTINDO DIFERENÇA RACIAL COM IMAGENS DENTROFORA DA ESCOLA. In: V COLÓQUIO INTERNACIONAL EDUCAÇÃO, CIDADANIA E EXCLUSÃO, 2018, NITERÓI. DIFERENÇAS RELIGIOSAS NO COTIDIANO ESCOLAR - 15 ANOS DA LEI 10639/03 E 130 ANOS DA ABOLIÇÃO DA ESCRAVIDÃO, 2018.

4.
SANT'ANNA C... IMAGENS DA DIFERENÇA NOS/COM O COTIDIANO ESCOLAR. In: VII COLÓQUIO INTERNACIONAL DE FILOSOFIA E EDUCAÇÃO, 2017, RIO DE JANEIRO. IMAGENS DA DIFERENÇA NOS/COM O COTIDIANO ESCOLAR, 2017.

5.
SANT'ANNA C... IMAGENS DA DIFERENÇA E SUA REDE DE SIGNIFICAÇÕES DENTROFORA DA ESCOLA. In: XII COLÓQUIO SOBRE QUESTÕES CURRICULARES, VIII COLÓQUIO LUSO BRASILEIRO DE CURRICULO, II COLÓQUIO LUSO-AFRO-BRASILEIRO DE QUESTÕES CURRICULARES, 2017, Recife - PE. Currículo Cultura, Inclusãi e Diferenças, 2017. v. IV. p. 578-596.

6.
SANT'ANNA C... DISCUTINDO DIFERENÇA ATRAVÉS DE IMAGENS NA/DA SOCIEDADE DO COMPARTILHAMENTO. In: IX SEMINÁRIO INTERNACIONAL AS REDES EDUCATIVAS E AS TECNOLOGIAS - Educação e democracia- aprenderensinar para um mundo plural e igualitário, 2017, RIO DE JANEIRO. REDES EDUCATIVAS E TECNOLOGIAS, 2017.

7.
SANT'ANNA C... PENSANDO E DISCUTINDO AS DIFERENÇAS NO COTIDIANO ESCOLAR. In: XII Colóquio sobre questões curriculares, VIII Colóquio Luso Brasileiro de Currículo, II Colóquio Luso-Afr-Brasileiro de questões curriculares, 2016, Recife - PE. Currículo Cultura, Inclusãi e Diferenças, 2016. v. IV. p. 151-159.

8.
SANT'ANNA C..; ROSSATO, B. . PESQUISAR COM IMAGENS EM REDES TECIDAS NOS/COM OS COTIDIANOS ESCOLARES. In: VIII SEMINÁRIO INTERNACIONAL AS REDES EDUCATIVAS E AS TECNOLOGIAS: MOVIMENTOS SOCIAIS E A EDUCAÇÃO, 2015, RIO DE JANEIRO. AS REDESEDUCATIVAS E AS TECNOLOGIAS: MOVIMENTOS SOCIAIS E A EDUCAÇÃO. RIO DE JANEIRO: RIO DE JANEIRO, 2015.

9.
SANT'ANNA C... PENSANDO COM IMAGENS NA/DA DIFERENÇA NO/COM O COTIDIANO ESCOLAR. In: X SEMANA DE HISTÓRIA POLÍTICA Minorias étnicas, de gênero e religiosas VI SEMINÁRIO NACIONAL DE HISTÓRIA: POLÍTICA, CULTURA E SOCIEDADE, 2015, RIO DE JANEIRO. X SEMANA DE HISTÓRIA POLÍTICA Minorias étnicas, de gênero e religiosas VI SEMINÁRIO NACIONAL DE HISTÓRIA: POLÍTICA, CULTURA E SOCIEDADE, 2015. v. 1. p. 641-650.

10.
SANT'ANNA C..; VIEIRA, A. L. ; VASCONCELOS, S. . AS NARRATIVAS AUDIOVISUAIS COMO POTENCIALIZADORAS DAS DISCUSSÕES SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADE. In: III SEMINÁRIO NACIONAL EDUCAÇÃO DIVERSIDADE SEXUAL E DIREITOS HUMANOS, 2014, VITÓRIA/ES. AS NARRATIVAS AUDIOVISUAIS COMO POTENCIALIZADORAS DAS DISCUSSÕES SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADE, 2014.

11.
SANT'ANNA C..; MONSORES, L. H. . OS DEZ ANOS DO ENSINO RELIGIOSO NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO E AS DIFERENÇAS DE GÊNERO. In: III SEMINÁRIO NACIONAL EDUCAÇÃO DIVERSIDADE SEXUAL E DIREITOS HUMANOS, 2014, VITÓRIA/ES. OS DEZ ANOS DO ENSINO RELIGIOSO NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO E AS DIFERENÇAS DE GÊNERO, 2014.

12.
SANT'ANNA C... PENSANDO CURRÍCULO E FILOSOFIA DA DIFERENÇA NO/COM O COTIDIANO ESCOLAR. In: III SEMINÁRIO NACIONAL EDUCAÇÃO DIVERSIDADE SEXUAL E DIREITOS HUMANOS, 2014, VITÓRIA/ES. PENSANDO CURRÍCULO E FILOSOFIA DA DIFERENÇA NO/COM O COTIDIANO ESCOLAR, 2014.

13.
SANT'ANNA C..; VIEIRA, A. L. ; VASCONCELOS, S. . CURRÍCULO 'FILOSOFIA DA DIFERENÇA' E EDUCAÇÃO. In: VII COLÓQUIO INTERNACIONAL DE FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO, 2014, RIO DE JANEIRO. O que Pode a Escola hoje na nossa América, 2014.

14.
SANT'ANNA C... PENSANDO COM IMAGENS NA/DA DIFERENÇA NO/COM O COTIDIANO ESCOLAR. In: XI COLÓQUIO SOBRE QUESTÕES CURRICULARES VII COLÓQUIO LUSO-BRASILEIRO SOBRE QUESTÕES CURRICULARES I COL. LUSO-AFRO-BRASILEIRO SOBRE QUESTÕES CURRICULARES, 2014, BRAGA/PT. CURRÍCULO NA CONTEMPORANEIDADE: INTERNACIONALIZAÇÃO E CONTEXTOS LOCAIS: ATAS. BRAGA PT: UNIVERSIDADE DO MINHO. CENTRO DE INVESTIGAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CIED), 2014. v. 1. p. 1823-1830.

15.
SANT'ANNA C..; CAPUTO, S. . DISCUTINDO CURRÍCULO E FILOSOFIA DA DIFERENÇA NO/COM O COTIDIANO ESCOLAR. In: XI COLÓQUIO SOBRE QUESTÕES CURRICULARES VII COLÓQUIO LUSO-BRASILEIRO SOBRE QUESTÕES CURRICULARES I COL. LUSO-AFRO-BRASILEIRO SOBRE QUESTÕES CURRICULARES, 2014, BRAGA. CURRÍCULO NA CONTEMPORANEIDADE: INTERNACIONALIZAÇÃO E CONTEXTOS LOCAIS: ATAS. BRAGA: UNIVERSIDADE DO MINHO. CENTRO DE INVESTIGAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CIED), 2014. v. 1. p. 2077-2086.

16.
SANT'ANNA C... PESQUISA NA/DA DIFERENÇA - VÍDEO E PROBLEMATIZAÇÕES SOBRE O RACISMO. In: VII SEMINÁRIO INTERNACIONAL AS REDES EDUCATIVAS E AS TECNOLOGIAS: TRANSFORMAÇÕES E SUBVERSÕES NA ATUALIDADE, 2013, RIO DE JANEIRO. EIXO 1 REDES EDUCATIVAS, COTIDIANOS E PRÁTICAS CULTURAIS, 2013.

17.
SANT'ANNA C... O Projeto Malungo como protagonista da aplicação da Lei 10639/03 no cotidiano da Escola Técnica Estadual Oscar Tenório. In: V Fórum Internacional de Pedagogia, 2013, Vitória da Conquista. V Fórum Internacional de Pedagogia, 2013.

18.
SANT'ANNA C... Discutindo o racismo brasileiro para a aplicação da lei 10639/03 no cotidiano escolar. In: XVII Semana da Educação, 2013, RIO DE JANEIRO. XVII Semana da Educação - Educação e Contemporaneidade, 2013.

19.
SANT'ANNA C... DISCUSSÕES DA HERANÇA DO RACISMO BRASILEIRO PARA A APLICAÇÃO DA LEI 10639 NO COTIDIANO ESCOLAR. In: V SIMPÓSIO INTERNACIONAL EM EDUCAÇÃO E FILOSOFIA, 2013, JUIZ DE FORA. V SIEF - POÉTICA E POLÍTICA DO APRENDER: TEMPO, AUTERIDADE E LINGUAGEM, 2013.

20.
SANT'ANNA C... DISCUTINDO E APLICANDO A LEI 10639 NO COTIDIANO ESCOLAR ATRAVÉS DO PROJETO MALUNGO. In: VIII COLÓQUIO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 2013, BELO HORIZONTE. VIII COLÓQUIO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO - ESPAÇOS ESCOLARES E NÃO ESCOLARES DE CONHECIMENTO, 2013.

21.
SANT'ANNA C... VIVÊNCIAS COTIDIANAS DO RACISMO E A EXPERIÊNCIA DO PROJETO MALUNGO PARA A APLICAÇÃO DA LEI 10639/03. In: I SEMINÁRIO INTERNACIONAL DIFERENÇAS E EDUCAÇÃO, 2013, JUIZ DE FORA. I SEMINÁRIO INTERNACIONAL DIFERENÇAS E EDUCAÇÃO. Juiz de fora: UFJF, 2013. p. 251-260.

22.
SANT'ANNA C... DISCUTINDO AS DIFERENÇAS E APLICANDO A LEI 10639/03 ATRAVÉS DE NARRATIVAS AUDIOVISUAIS NO COTIDIANO ESCOLAR. In: V SEMINÁRIO VOZES DA EDUCAÇÃO, 2013, SÃO GONÇALO. V SEMINÁRIO VOZES DA EDUCAÇÃO - FORMAÇÃO DOCENTE, EXPERIÊNCIAS, POLÍTICAS E MEMÓRIAS POLIFÔNICAS, 2013.

23.
SANT'ANNA C... O RACISMO E A LEI 10639/03 - DISCUSSÓES E REFLEXÕES NO COTIDIANO ESCOLAR. In: I SEMINÁRIO INTERNACIONAL EDUCAÇÃO CONTEXTOS CONTEMPORANEOS DEMANDAS POPULARES RACISMO POLÍTICA EDUCAÇÃO, 2013, NOVA IGUAÇU. I SEMINÁRIO INTERNACIONAL EDUCAÇÃO CONTEXTOS CONTEMPORANEOS DEMANDAS POPULARES RACISMO POLÍTICA EDUCAÇÃO, 2013.

24.
SANT'ANNA C... INFÂNCIA E RACISMO - APLICANDO A LEI 10639 NO COMBATE AO PRECONCEITO RACIAL. In: II CONGRESSO INFÂNCIAS E BRINQUEDOS DE ONTEM E HOJE, 2013, Niteroi. II CONGRESSO INFÂNCIAS E BRINQUEDOS DE ONTEM E HOJE, 2013.

25.
SANT'ANNA C... AS RELAÇÕES DO RACISMO BRASILEIRO E A LEI 10639 - DESAFIOS PARA UMA JUSTIÇA COGNITIVA. In: II CONGRESSO INTERNACIONAL INTERDISCIPLINAR EM SOCIAIS E HUMANIDADES (CONINTER), 2013, BELO HORIZONTE. TRABALHOS II CONINTER, 2013.

26.
SANT'ANNA C... REFLETINDO SOBRE RELAÇÕES RACIAIS E A LEI 10639/03 NO COTIDIANO ESCOLAR. In: III ENCONTRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, 2013, RIO DE JANEIRO. III ENCONTRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, 2013.

27.
SANT'ANNA C... A experiência do projeto malungo para a aplicação da lei 10639/03 no cotidiano escolar. In: I Congresso Nacional de Africanidades e Brasilidades, 2012, Vitória. Congresso nacional de Africanidades e Brasilidades, 2012.

28.
SANT'ANNA C... Buscando a superação do racismo no cotidiano escolar com a aplicação da lei 10639/03 e a experiência do projeto malungo. In: IV Congresso Internacional Cotidiano Diálogos sobre Diálogos, 2012, Niteroi. IV Congresso Internacional Cotidiano Diálogos sobre Diálogos, 2012.

29.
SANT'ANNA C... HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA - PROTAGONISMO DE INCLUSÃO DA LEI 10639 NO CENÁRIO DO COTIANO DA ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL OSCAR TENÓRIO. In: VI SEMINÁRIO INTERNACIONAL AS REDES EDUCATIVAS E AS TECNOLOGIAS: práticas/teorias sociais na contemporaneidade, 2011, RIO DE JANEIRO. As redes educativas e as tecnologias: práticas/teorias sociais na contemporaneidade, 2011.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SANT'ANNA C... PENSANDO COM IMAGENS NA/DA DIFERENÇA NO/COM O COTIDIANO ESCOLAR. In: X SEMANA DE HISTÓRIA POLÍTICA, VII SEMINÁRIO NACIONAL DE HISTÓRIA, 2015, RIO DE JANEIRO. X SEMANA DE HISTÓRIA POLÍTICA, 2015. v. 1. p. 203-204.

2.
SANT'ANNA C..; MONSORES, L. H. . OS DEZ ANOS DO ENSINO RELIGIOSO NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO E AS DIFERENÇAS DE GÊNERO. In: III SEMINÁRIO NACIONAL EDUCAÇÃO DIVERSIDADE SEXUAL E DIREITOS HUMANOS, 2014, VITÓRIA/ES. OS DEZ ANOS DO ENSINO RELIGIOSO NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO E AS DIFERENÇAS DE GÊNERO, 2014.

3.
SANT'ANNA C... PENSANDO CURRÍCULO E FILOSOFIA DA DIFERENÇA NO/COM O COTIDIANO ESCOLAR. In: III SEMINÁRIO NACIONAL EDUCAÇÃO DIVERSIDADE SEXUAL E DIREITOS HUMANOS, 2014, VITÓRIA/ES. PENSANDO CURRÍCULO E FILOSOFIA DA DIFERENÇA NO/COM O COTIDIANO ESCOLAR, 2014.

4.
SANT'ANNA C..; VIEIRA, A. L. ; VASCONCELOS, S. . AS NARRATIVAS AUDIOVISUAIS COMO POTENCIALIZADORAS DAS DISCUSSÕES SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADE. In: III SEMINÁRIO NACIONAL EDUCAÇÃO DIVERSIDADE SEXUAL E DIREITOS HUMANOS, 2014, VITÓRIA/ES. AS NARRATIVAS AUDIOVISUAIS COMO POTENCIALIZADORAS DAS DISCUSSÕES SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADE, 2014.

5.
SANT'ANNA C..; VIEIRA, A. L. ; VASCONCELOS, S. . CURRÍCULO 'FILOSOFIA DA DIFERENÇA' E EDUCAÇÃO. In: VII COLÓQUIO INTERNACIONAL DE FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO, 2014, RIO DE JANEIRO. O que Pode a Escola hoje na nossa América, 2014.

6.
SANT'ANNA C... PENSANDO COM IMAGENS NA/DA DIFERENÇA NO/COM O COTIDIANO ESCOLAR. In: XI COLÓQUIO SOBRE QUESTÕES CURRICULARES VII COLÓQUIO LUSO-BRASILEIRO SOBRE QUESTÕES CURRICULARES I COL. LUSO-AFRO-BRASILEIRO SOBRE QUESTÕES CURRICULARES, 2014, BRAGA. CURRÍCULO NA CONTEMPORANEIDADE: INTERNACIONALIZAÇÃO E CONTEXTOS LOCAIS. BRAGA: COPISSAURIO, 2014. v. I. p. 256-256.

7.
SANT'ANNA C... As imagens da diferença tecidas nos/com os cotidianos de duas escolas públicas do Rio de Janeiro. In: 4º COLÓQUIO DE PESQUISAS EM EDUCAÇÃO E MÍDIA Culturas: encontros e Desencontros, 2014, Rio de Janeiro. 4º COLÓQUIO DE PESQUISAS EM EDUCAÇÃO E MÍDIA Culturas: encontros e Desencontros, 2014. v. 1. p. 168-173.

8.
SANT'ANNA C..; CAPUTO, S. . DISCUTINDO CURRÍCULO E FILOSOFIA DA DIFERENÇA NO/COM O COTIDIANO ESCOLAR. In: XI COLÓQUIO SOBRE QUESTÕES CURRICULARES VII COLÓQUIO LUSO-BRASILEIRO SOBRE QUESTÕES CURRICULARES I COL. LUSO-AFRO-BRASILEIRO SOBRE QUESTÕES CURRICULARES, 2014, BRAGA. CURRÍCULO NA CONTEMPORANEIDADE: INTERNACIONALIZAÇÃO E CONTEXTOS LOCAIS. BRAGA: COPISSAURIO, 2014. v. I. p. 280-280.

9.
SANT'ANNA C... DISCUSSÕES DA HERANÇA DO RACISMO BRASILEIRO PARA A APLICAÇÃO DA LEI 10639 NO COTIDIANO ESCOLAR. In: V SIMPÓSIO INTERNACIONAL EM EDUCAÇÃO E FILOSOFIA, 2013. V SIEF - POÉTICA E POLÍTICA DO APRENDER: TEMPO, AUTERIDADE E LINGUAGEM.

10.
SANT'ANNA C... O RACISMO E A LEI 10639/03 - DISCUSSÓES E REFLEXÕES NO COTIDIANO ESCOLAR. In: I SEMINÁRIO INTERNACIONAL EDUCAÇÃO CONTEXTOS CONTEMPORANEOS DEMANDAS POPULARES RACISMO POLÍTICA EDUCAÇÃO, 2013, NOVA IGUAÇU. I SEMINÁRIO INTERNACIONAL EDUCAÇÃO CONTEXTOS CONTEMPORANEOS DEMANDAS POPULARES RACISMO POLÍTICA EDUCAÇÃO, 2013.

11.
SANT'ANNA C... VIVÊNCIAS COTIDIANAS DO RACISMO E A EXPERIÊNCIA DO PROJETO MALUNGO PARA A APLICAÇÃO DA LEI 10639/03. In: I SEMINÁRIO INTERNACIONAL DIFERENÇAS E EDUCAÇÃO, 2013, JUIZ DE FORA. 20 ANOS DE NEPED. Juiz de fora: UFJF, 2013. p. 251.

Artigos aceitos para publicação
1.
SANT'ANNA C..; CAPUTO, S. ; FREITAS, P. C. . CÂNDIDO, PANGLOSS E MARTIM: OTIMISMO E MANIQUEÍSMO A RESPEITO DOS 10 ANOS DE ENSINO RELIGIOSO NO RIO DE JANEIRO. Teias (Rio de Janeiro. Impresso), 2014.

Apresentações de Trabalho
1.
SANT'ANNA C..; CARVALHO JUNIOR, R. A. . DIFERENÇAS RELIGIOSAS NO COTIDIANO ESCOLAR - 15 ANOS DA LEI 10639/03 E 130 ANOS DA ABOLIÇÃO DA ESCRAVIDÃO. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
SANT'ANNA C..; CARVALHO JUNIOR, R. A. . DISCUTINDO DIFERENÇA RACIAL COM IMAGENS DENTROFORA DA ESCOLA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
SANT'ANNA C... #DIFERENÇA - IMAGENS NA/DA SOCIEDADE DO COMPARTILHAMENTO. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
SANT'ANNA C... PENSANDO DIFERENÇA RELIGIOSA NO COTIDIANO ESCOLAR - 15 ANOS DA LEI 10639/03 E O RACISMO RELIGIOSO. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
SANT'ANNA C... Educação e Diversidade Racial. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
SANT'ANNA C... DISCUTINDO DIFERENÇA ATRAVÉS DE IMAGENS NA/DA SOCIEDADE DO COMPARTILHAMENTO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
SANT'ANNA C... IMAGENS DA DIFERENÇA E SUA REDE DE SIGNIFICAÇÕES DENTROFORA DA ESCOLA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
SANT'ANNA C... PENSANDO E DISCUTINDO AS DIFERENÇAS NO COTIDIANO ESCOLAR. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
SANT'ANNA C... IMAGENS DA DIFERENÇA NOS/COM O COTIDIANO ESCOLAR. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
SANT'ANNA C... Dialogando sobre Racismo, etnocentrismo e inclusão perversa. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
SANT'ANNA C..; ROSSATO, B. . PESQUISAR COM IMAGENS EM REDES TECIDAS NOS/COM OS COTIDIANOS ESCOLARES. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
SANT'ANNA C... PENSANDO COM IMAGENS NA/DA DIFERENÇA NO/COM O COTIDIANO. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
SANT'ANNA C..; VASCONCELOS, S. ; VIEIRA, A. L. . A Produção de Narrativas Audiovisuais e as redes de conhecimento e significações sobre gênero e sexualidade tecidas na formação de professores. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
SANT'ANNA C... PENSANDO CURRÍCULO E FILOSOFIA DA DIFERENÇA NO/COM O COTIDIANO ESCOLAR. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
SANT'ANNA C..; VIEIRA, A. L. ; VASCONCELOS, S. . AS NARRATIVAS AUDIOVISUAIS COMO POTENCIALIZADORAS DAS DISCUSSÕES SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADE. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
SANT'ANNA C..; MONSORES, L. H. . OS DEZ ANOS DO ENSINO RELIGIOSO NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO E AS DIFERENÇAS DE GÊNERO. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
SANT'ANNA C..; VIEIRA, A. L. ; VASCONCELOS, S. . CURRÍCULO 'FILOSOFIA DA DIFERENÇA' E EDUCAÇÃO. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
SANT'ANNA C... PENSANDO COM IMAGENS NA/DA DIFERENÇA NO/COM O COTIDIANO ESCOLAR. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
SANT'ANNA C..; CAPUTO, S. . DISCUTINDO CURRÍCULO E FILOSOFIA DA DIFERENÇA NO/COM O COTIDIANO ESCOLAR. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
SANT'ANNA C... RACISMO E A LEI 10639/03. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

21.
SANT'ANNA C... DISCUTINDO O RACISMO E A LEI 10639/03. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

22.
SANT'ANNA C... As imagens da diferença tecidas nos/com os cotidianos de duas escolas públicas do Rio de Janeiro. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
SANT'ANNA C... A Aplicação da lei 10639/03 através do Projeto Malungo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
SANT'ANNA C..; VASCONCELOS, S. ; VIEIRA, A. L. . PESQUISA NA/DA DIFERENÇA - VÍDEO E PROBLEMATIZAÇÕES SOBRE O RACISMO. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
SANT'ANNA C... DISCUTINDO E APLICANDO A LEI 10639 NO COTIDIANO ESCOLAR ATRAVÉS DO PROJETO MALUNGO. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
SANT'ANNA C... DISCUSSÕES DA HERANÇA DO RACISMO BRASILEIRO PARA A APLICAÇÃO DA LEI 10639 NO COTIDIANO ESCOLAR. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
SANT'ANNA C... DISCUTINDO AS DIFERENÇAS E APLICANDO A LEI 10639/03 ATRAVÉS DE NARRATIVAS AUDIOVISUAIS NO COTIDIANO ESCOLAR. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
SANT'ANNA C... VIVÊNCIAS COTIDIANAS DO RACISMO E A EXPERIÊNCIA DO PROJETO MALUNGO PARA A APLICAÇÃO DA LEI 10639/03. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
SANT'ANNA C... A lei 10639 e a experiência do projeto malungo: discutindo o racismo brasileiro para uma educação antirracista. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

30.
SANT'ANNA C... O RACISMO E A LEI 10639/03 - DISCUSSÓES E REFLEXÕES NO COTIDIANO ESCOLAR. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

31.
SANT'ANNA C... INFÂNCIA E RACISMO - APLICANDO A LEI 10639 NO COMBATE AO PRECONCEITO RACIAL. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

32.
SANT'ANNA C... REFLETINDO SOBRE RELAÇÕES RACIAIS E A LEI 10639/03 NO COTIDIANO ESCOLAR. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

33.
SANT'ANNA C... RELAÇÃO INTERPESSOAL NA ÁREA DA SAÚDE. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

34.
SANT'ANNA C... A experiência do projeto Malungo para a aplicação da lei 10639/03 no cotidiano escolar. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

35.
SANT'ANNA C... Buscando a superação do racismo no cotidiano escolar com a aplicação da lei 10639/03 e a experiência do projeto malungo. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

36.
SANT'ANNA C... Projeto Malungo - A aplicação da Lei 10639/03 no Cotidiano da Escola Técnica Oscar Tenório. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

37.
SANT'ANNA C... A Lei 10639/03 como protagonista de inclusão da história e cultura afro-brasileira. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

38.
SANT'ANNA C... A aplicação da Lei 10639 na Escola Técnica Estadual Oscar Tenório. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

39.
SANT'ANNA C... Projeto Malungo como protagonista de inclusão da história e cultura afro-brasileira. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

40.
SANT'ANNA C... A Lei 10639/03 como protagonista de inclusão da história e cultura afro-brasileira. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

41.
SANT'ANNA C... Construindo Redes Escolares Como um Movimento de Valorização da Raça Negra no Cotidiano escolar com a Implementação da Lei 10639/03. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

42.
SANT'ANNA C... APLICAÇÃO DA LEI 10639/03 NO COTIDIANO DA ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL OSCAR TENÓRIO. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

43.
SANT'ANNA C... O desenvolvimento do projeto malungo para a aplicação da lei 10639/03 no cotidiano da escola. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

44.
SANT'ANNA C... O desenvolvimento de Projetos para a Aplicação da Lei 10639/03 no cotidiano da escola. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
SANT'ANNA C..; CAPUTO, S. . Afrodiásporas e terreiros: crianças, educação, racismo, imagem. Duque de Caxias RJ: UERJ FEBEF - Revista Periferia, 2018 (Organização de Dossiê V. 10, N. 1, JAN./JUN. 2018).

2.
SANT'ANNA C..; CAPUTO, S. . Pensando e Discutino Afrodiásporas e Terreiros: crianças, educação, racismo e imagem. Duque de Caxias RJ: Revista Periferia, 2018 (Editorial do Dossiê Afrodiásporas e Terreiros: crianças, educação, racismo e imagem).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SANT'ANNA C... Ensino da cultura afro-brasileira nas escolas. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
SANT'ANNA C... Como as escolas podem tornar-se um espaço livre de preconceitos. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
SANT'ANNA C... educação contra a intolerância religiosa. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
SANT'ANNA C... Parecerista ad hoc revista Docência e Cibercultura. 2018. (Parecerista ad hoc Revista Docencia e Cibercultura).

2.
SANT'ANNA C... Parecerista ad hoc revista Periferia. 2018. (Parecerista ad hoc Revista Periferia).

3.
SANT'ANNA C... Parecerista ad hoc Revista Mosaico FGV/CPDOC Edição 14. 2018. (Parecerista ad hoc Revista Mosaico FGV/CPDOC Edição 14).

4.
SANT'ANNA C... Parecerista ad hoc do artigo #33423. 2018. (Parecerista AD HOC da Revista Docência e Cibercultura).

5.
SANT'ANNA C..; CAPUTO, S. . Editor de Sessão (Dossiê) Revista Periferia UERJ/FEBEF. 2018. (Editor de Sessão Dossiê).

6.
SANT'ANNA C... Parecerista Ad hoc Artigo 'O gingado que vem da África:a capoeira na constrção da identidade negra no Brasil. 2018. (Parecerista AD HOC Revista Periferia).

7.
SANT'ANNA C... Parecerista AD HOC artigo 'A iniciação da criança pelos seus rituais no terreiro'. 2018. (Parecerista AD HOC Revista Periferia).

8.
SANT'ANNA C... Parecerista ad hoc do IX Seminário Internacional As Redes Educativas e as Tecnologias - Educação Democracia - aprenderensinar para um mundo plural e igualitário. 2017. (Parecerista ad hoc do IX Seminário Internacional As Redes Educativas e as Tecnologias).

9.
SANT'ANNA C... Parecerista ad hoc do artigo #30486. 2017. (Parecerista AD HOC da Revista Docência e Cibercultura).

10.
SANT'ANNA C... Parecerista ad hoc do I Congress Internacional e III Congresso Nacional Movimentos Sociais e Educação. 2016. (Parecerista ad hoc do I Congress Internacional e III Congresso Nacional Movimentos Sociais e Educo).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
V COLÓQUIO INTERNACIONAL EDUCAÇÃO, CIDADANIA E EXCLUSÃO. #DIFERENÇA - Imagens na/da sociedade do compartilhamento. 2018. (Congresso).

2.
IX SEMIÁRIO INTERNACIONAL AS REDES EDUCATIVAS E AS TECNOLOGIAS: Educação e Democracia Aprenderensinar para um mundo plural e igualitário.COORDENAÇÃO SESSÃO 1 DO EIXO 1 - Redes Educativas, cotidianos e práticas culturais e a questão da democracia. 2017. (Seminário).

3.
IX SEMINÁRIO AS REDES EDUCATIVAS E SUAS TECNOLOGIAS - Educação e democracia - aprenderensinar para um mundo plural e igualitário.DISCUTINDO DIFERENÇA ATRAVÉS DE IMAGENS NA/DA SOCIEDADE DO COMPARTILHAMENTO. 2017. (Seminário).

4.
VIII SEMINÁRIO INTERNACIONAL AS REDES EDUCATIVAS E AS TECNOLOGIAS: MOVIMENTOS SOCIAIS E A EDUCAÇÃO.COORDENAÇÃO DA SESSÃO DE COMUNICAÇÃO 43 NO EIXO. 2015. (Seminário).

5.
VIII SEMINÁRIO INTERNACIONAL AS REDES EDUCATIVAS E AS TECNOLOGIAS: MOVIMENTOS SOCIAIS E A EDUCAÇÃO.PESQUISAR COM IMAGENS EM REDES TECIDAS NOS/COM OS COTIDIANOS ESCOLARES. 2015. (Seminário).

6.
X SEMANA DE HISTÓRIA POLÍTICA/VII SEMINÁRIO NACIONAL DE HISTÓRIA: POLÍTICA, CULTURA E SOCIEDADE.PENSANDO COM IMAGENS NA/DA DIFERENÇA NO/COM O COTIDIANO ESCOLAR. 2015. (Seminário).

7.
4º Colóquio de Pesquisas em Educação.As imagens da diferença tecidas nos/com os cotidianos de duas escolas públicas do rio de Janeiro. 2014. (Outra).

8.
África hoje no MAR - Conferência Lilian Thuram. 2014. (Outra).

9.
III SEMINÁRIO NACIONAL EDUCAÇÃO DIVERSIDADE SEXUAL E DIREITOS HUMANOS.Coordenador de ssessão de apresentação - Sessão 24. 2014. (Seminário).

10.
III SEMINÁRIO NACIONAL EDUCAÇÃO DIVERSIDADE SEXUAL E DIREITOS HUMANOS.PENSANDO CURRÍCULO E FILOSOFIA DA DIFERENÇA NO/COM O COTIDIANO ESCOLAR. 2014. (Seminário).

11.
I SIMPOSIO INTERNACIONAL FILOSOFIA POP.A produção de narrativas audiovisuais e as redes de conhecimentos e significações sobre gênero e sexualidade tecidas na formação de professores. 2014. (Simpósio).

12.
VII SEMINÁRIO DO LABORATÓRIO EDUCAÇÃO E IMAGEMN. 2014. (Seminário).

13.
X FORUM DO ENSINO RELIGIOSO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. 2014. (Outra).

14.
XI COLÓQUIO SOBRE QUESTÕES CURRICULARES VII COLÓQUIO LUSO BRASILEIRO SOBRE QUESTÕES CURRICULARES I COLÓQUIO LUSO-AFRO-BRASILEIRO SOBRE QUESTÕES CURRICULARES.DISCUTINDO CURRÍCULO E FILOSOFIA DA DIFERENÇA NO/COM O COTIDIANO ESCOLAR. 2014. (Outra).

15.
III ENCONTRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO.REFLETINDO SOBRE RELAÇÕES RACIAIS E A LEI 10639/03 NO COTIDIANO ESCOLAR. 2013. (Encontro).

16.
I SEMINÁRIO INTERNACIONAL DIFERENÇAS E EDUCAÇÃO.VIVÊNCIAS COTIDIANAS DO RACISMO E A EXPERIÊNCIA DO PROJETO MALUNGO PARA A APLICAÇÃO DA LEI 10639/03. 2013. (Seminário).

17.
OFICINA GÊNERO E SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2013. (Oficina).

18.
VIII COLÓQUI NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO.DISCUTINDO E APLICANDO A LEI 10639 NO COTIDIANO ESCOLAR ATRAVÉS DO PROJETO MALUNGO. 2013. (Outra).

19.
VII SEMINÁRIO INTERNACIONAL AS REDES EDUCATIVAS E AS TECNOLOGIAS: TTRANSFORMAÇÕES E SUBVERSÕES NA ATUALIDADE.Coordenação da Sessão de Comunicação 3 - Eixo 1 - Redes educativas, cotidianos e práticas culturais: transformações e subversões na atualidade. 2013. (Seminário).

20.
VII SEMINÁRIO INTERNACIONAL AS REDES EDUCATIVAS E AS TECNOLOGIAS: TTRANSFORMAÇÕES E SUBVERSÕES NA ATUALIDADE.PESQUISA NA/DA DIFERENÇA - VÍDEO E PROBLEMATIZAÇÕES SOBRE O RACISMO. 2013. (Seminário).

21.
V SEMINÁRIO VOZES DA EDUCAÇÃO.Coordenador de Mesa. 2013. (Seminário).

22.
V SEMINÁRIO VOZES DA EDUCAÇÃO.DISCUTINDO AS DIFERENÇAS E APLICANDO A LEI 10639/03 ATRAVÉS DE NARRATIVAS AUDIOVISUAIS NO COTIDIANO ESCOLAR. 2013. (Seminário).

23.
V SIMPÓSIO INTERNACIONAL EM EDUCAÇÃO E FILOSOFIA.DISCUSSÕES DA HERANÇA DO RACISMO BRASILEIRO PARA A APLICAÇÃO DA LEI 10639 NO COTIDIANO ESCOLAR. 2013. (Simpósio).

24.
XVII SEMANA DA EDUCAÇÃO - EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE.Discutindo o racismo brasileiro para a aplicação da lei 10639/03 no cotidiano escolar. 2013. (Outra).

25.
Seminário Racismo e Antirracismo na educação Básica. 2012. (Seminário).

26.
ENCONTRO TRANSDICIPLINAR DE AFROBRASILIDADES.APLICAÇÃO DA LEI 10639/03 NO COTIDIANO DA ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL OSCAR TENÓRIO. 2011. (Encontro).

27.
Fórum Reflexõs sobre a Liberdade. 2011. (Seminário).

28.
I CICLO DE DEBATES SOBRE EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ETNICORRACIAIS.Projeto Malungo - A Aplicação da Lei 10639/03 no Cotidiano da Escola Estadual Oscar Tenório. 2011. (Seminário).

29.
I SEMINÁRIO DO FÓRUM PERMANENTE DE EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. 2011. (Seminário).

30.
I Seminário Interno Grupo de Pesquisa Afrosin UFRRJ.Construindo Redes Escolares Como um Movimento de Valorização da Raça Negra no Cotidiano escolar com a Implementação da Lei 10639/03. 2011. (Seminário).

31.
PAINEIS D'ÁFRICA. 2011. (Encontro).

32.
Seminário Caminhos para uma educação Democrática: Lei 10639 - Belford Roxo.História e Cultura Afro-Brasileirs como protagonista de inclusão da Lei 10639/03 no cenário do cotidiano escolar. 2011. (Seminário).

33.
Seminário Caminhos para uma Educação Democrática: Lei 10639 - Cabo Frio.História e Cultura Afro-Brasileirs como protagonista de inclusão da Lei 10639/03 no cenário do cotidiano escolar. 2011. (Seminário).

34.
Seminário Caminhos para uma Educação Democrática: Lei 10639 - Macaé.História e Cultura Afro-Brasileirs como protagonista de inclusão da Lei 10639/03 no cenário do cotidiano escolar. 2011. (Seminário).

35.
Seminário caminhos para uma Educação Democrática: Lei 10639 - Queimados.História e Cultura Afro-Brasileirs como protagonista de inclusão da Lei 10639/03 no cenário do cotidiano escolar. 2011. (Seminário).

36.
VI Encontro café com Pesquisa - A importância do auto-conhecimento do pesquisador na prática da pesquisa - PROPED UERJ. 2011. (Encontro).

37.
VII Encontro café com pesquisa - Usando a etnografia para informar a política - PROPED UERJ. 2011. (Encontro).

38.
7ª Jornada Internacional de Educação do estado do Rio de Janeiro. 2010. (Congresso).

39.
Agenda Cultural - Os Embates Sociais e suas Relações com a Diáspora Africana. 2010. (Encontro).

40.
Fórum IPEFRO SANKOFA. 2010. (Outra).

41.
Oficina Matriz Africana e Ação Educativa - Ipeafro SANKOFA. 2010. (Oficina).

42.
Semana João Candido - Laboratório Educação e Imagem - PROPED UERJ. 2010. (Outra).

43.
Seminário Relações Raciais no Brasil "Mulheres Negras" UERJ. 2010. (Seminário).

44.
Seminário Relações Raciais no Brasil - "Religiõs Afro Brasileiras". 2010. (Seminário).

45.
Seminário Relações Raciais no Brasil - Políticas de Cotas na UERJ. 2010. (Seminário).

46.
VI CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISADORES NEGROS. 2010. (Congresso).

47.
V SEMINÁRIO DO LABORATÓRIO EDUCAÇÃO E IMAGEM - PROPED UERJ. 2010. (Seminário).

48.
II JORNADA SWS DE EDUCACÃO CONTINUADA. 2009. (Seminário).

49.
I JORNADA SWS DE EDUCAÇÃO CONTINUADA. 2009. (Seminário).

50.
CONGRESSO CONHECER. 2008. (Congresso).

51.
FÓRUM MUNDIAL DE EDUCAÇÃO BAIXADA FLUMINENSE 2008. 2008. (Seminário).

52.
CONGRESSO CONHECER. 2007. (Congresso).

53.
FÓRUM REGIONAL DE EDUCAÇÃO. 2007. (Outra).

54.
II CONGRESSO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO. 2007. (Congresso).

55.
5ª Jornada Pedagógica Gaylussac. 2006. (Seminário).

56.
Congresso Conhecer. 2006. (Congresso).

57.
Forum Mundial de Educação. 2006. (Outra).

58.
workshop escola e cidadania. 2005. (Seminário).

59.
workshop rorientação curricular. 2005. (Seminário).

60.
workshp avaliando a avaliação. 2005. (Seminário).

61.
conferência estadual de educação pública. 2002. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SANT'ANNA C... I SEMINÁRIO INTERNACIONAL FELA KUTI DA UERJ. 2014. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
MARIA APARECIDA DA CONCEIÇÃO THIAGO. A VISÃO ADMINISTRATIVA E A EFICIÊNCIA NA GESTÃO DE PROJETOS. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação de Gestores da Educação Pública) - Universidade Federal de Juiz de Fora. Orientador: Cristiano Sant'Anna de Medeiros.

2.
ANDRÉA VIEIRA SIQUEIRA. A ESCOLA INCLUSIVA. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação de Gestores da Educação Pública) - Universidade Federal de Juiz de Fora. Orientador: Cristiano Sant'Anna de Medeiros.

3.
CLAUDIA CRISTINA PINTO DUARTE MOURA. REPENSANDO O FRACASSO ESCOLAR. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação de Gestores da Educação Pública) - Universidade Federal de Juiz de Fora. Orientador: Cristiano Sant'Anna de Medeiros.

4.
MARGARIDA RODRIGUES LEMOS GUIMARÃES. A AVALIAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação de Gestores da Educação Pública) - Universidade Federal de Juiz de Fora. Orientador: Cristiano Sant'Anna de Medeiros.

5.
EDILEUZA BATISTA DE ALELUIA PEREIRA. ESCOLA: UM ESPAÇO DE CONVIVÊNCIAS, TROCAS E CIDADANIA. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação de Gestores da Educação Pública) - Universidade Federal de Juiz de Fora. Orientador: Cristiano Sant'Anna de Medeiros.

6.
JESUINA PEREIRA GOMES. A ESCOLA QUE QUEREMOS CONSTRUIR NUMA GESTÃO DEMOCRÁTICA. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação de Gestores da Educação Pública) - Universidade Federal de Juiz de Fora. Orientador: Cristiano Sant'Anna de Medeiros.

7.
JANETE FORTES LOPES. A INTEGRAÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NO CIEP 334 MOACYR JOSÉ PEREIRA GERK. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação de Gestores da Educação Pública) - Universidade Federal de Juiz de Fora. Orientador: Cristiano Sant'Anna de Medeiros.

8.
ELIANE FONSECA DE OLIVEIRA. GESTÃO DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA NA CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA CIDADÃ. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação de Gestores da Educação Pública) - Universidade Federal de Juiz de Fora. Orientador: Cristiano Sant'Anna de Medeiros.

9.
ROSIMAR LOPES SIMÃO DIAS. A IMPORTÂNCIA DA LEITURA E DA ESCRITA NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação de Gestores da Educação Pública) - Universidade Federal de Juiz de Fora. Orientador: Cristiano Sant'Anna de Medeiros.

10.
MÁRCIA FERRAZ DA SILVA BRITO. A INTEGRAÇÃO ESCOLA-COMINIDADE ASPECTOS QUE HOJE FAVORECEM E DESFAVORECEM A INSERÇÃO DOS PAIS E COMUNIDADE-BAIRRO. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação de Gestores da Educação Pública) - Universidade Federal de Juiz de Fora. Orientador: Cristiano Sant'Anna de Medeiros.

11.
LUCIENE GOMES MAIA. GESTÃO PARTICIPATIVA: COMPROMISSO COM A CIDADANIA. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação de Gestores da Educação Pública) - Universidade Federal de Juiz de Fora. Orientador: Cristiano Sant'Anna de Medeiros.

12.
MARINEZ DA SILVA REQUIEL. A EVASÃO ESCOLAR, UMA REFLEXÃO NECESSÁRIA. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação de Gestores da Educação Pública) - Universidade Federal de Juiz de Fora. Orientador: Cristiano Sant'Anna de Medeiros.

13.
VANESA COSTA DA CRUZ. A EVASÃO INTERFIRINDO NO SUCESSO ESCOLAR. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação de Gestores da Educação Pública) - Universidade Federal de Juiz de Fora. Orientador: Cristiano Sant'Anna de Medeiros.

14.
LUCIA SOARES TEIXEIRA. GESTÃO PARTICIPATIVA: CONTRIBUINDO PARA O DESENVOLVIMENTO DA DEMOCRACIA E DA QUALIDADE NO PROCESSO EDUCACIONAL. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação de Gestores da Educação Pública) - Universidade Federal de Juiz de Fora. Orientador: Cristiano Sant'Anna de Medeiros.

15.
REGINA DA SILVA LEITÃO ARAÚJO. REFLEXÕES SOBRE A IMPLANTAÇÃO DOS CICLOS DE APRENDIZAGEM. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação de Gestores da Educação Pública) - Universidade Federal de Juiz de Fora. Orientador: Cristiano Sant'Anna de Medeiros.

16.
ILDA MARTINS DE BRITO SILVA. UM OLHAR SOBRE EVASÃO ESCOLAR NO COLÉGIO ESTADUAL ENGENHEIRO PEDREIRA. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação de Gestores da Educação Pública) - Universidade Federal de Juiz de Fora. Orientador: Cristiano Sant'Anna de Medeiros.



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
SANT'ANNA C... A Lei 10639/03 e a experiência do Projeto Malungo - Discutindo o racismo brasileiro e a necessidade de uma educação antirracista. 1. ed. Deutschland/Niemcy: Novas Edições Eletrônicas, 2015. v. 1. 89p .




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/12/2018 às 23:36:40