Aline Fernanda Alves Dias

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  • Última atualização do currículo em 12/09/2018


Possui graduação em Letras, habilitação português-italiano e suas respectivas literaturas, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Possui aperfeiçoamento em didática do ensino de língua italiana como L2 pela Università degli Studi della Basilicata, é mestre em Linguística pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e é doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Atualmente leciona no Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES). Interessa-se pelos seguintes temas: sintaxe das línguas naturais (com ênfase na sintaxe da língua portuguesa e da língua de sinais brasileira); construções de tópico nas línguas naturais; processamento linguístico e Teoria da Gramática. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Aline Fernanda Alves Dias
Nome em citações bibliográficas
DIAS, Aline Fernanda Alves


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2015
Doutorado em Letras.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: A construção de tópico na Língua de Sinais Brasileira: uma abordagem psicolinguística., Ano de obtenção: 2015.
Orientador: Eduardo Kenedy Nunes Areas.
Palavras-chave: Psicolingística; Libras; tópico; sintaxe.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS.
2006 - 2008
Mestrado em Letras.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: O sujeito pronominal nas tiras da Mafalda: uma análise contrastiva do sujeito nulo nas gramáticas do português brasileiro e do italiano.,Ano de Obtenção: 2008.
Orientador: Ricardo Joseh Lima.
Bolsista do(a): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil.
Palavras-chave: Variação; Sujeito Pronominal; parâmetro do sujeito nulo.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2006 - 2006
Aperfeiçoamento em Didattica dell´italiano come L2.
Università degli studi della Basilicata, UNIBAS, Itália.
Título: Didattica dell'italiano come L2. Ano de finalização: 2006.
Bolsista do(a): Unione Europea, UE, Itália.
2002 - 2005
Graduação em Português Italiano.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
1996 - 1999
Curso técnico/profissionalizante.
Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro, FAETEC, Brasil.




Formação Complementar


2015 - 2015
Língua Inglesa. (Carga horária: 60h).
The English Studio, TES, Inglaterra.
2012 - 2012
LIBRAS - nível IV. (Carga horária: 50h).
Instituto Nacional de Educação de Surdos, INES, Brasil.
2012 - 2012
Neurônios espelho: Ação - Linguagem - Emoção. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
2011 - 2011
LIBRAS - nível III. (Carga horária: 50h).
Instituto Nacional de Educação de Surdos, INES, Brasil.
2010 - 2010
LIBRAS - nível II. (Carga horária: 50h).
Instituto Nacional de Educação de Surdos, INES, Brasil.
2005 - 2005
Extensão universitária em LIBRAS - nível II. (Carga horária: 45h).
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
2005 - 2005
Curso de língua e cultura italiana. (Carga horária: 150h).
Associação Cultural Ítalo-Brasileira do Rio de Janeiro, ACIB, Brasil.
2004 - 2004
Extensão universitária em LIBRAS - nível 1. (Carga horária: 60h).
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Prefeitura Municipal de Duque de Caxias, P/DUQUE CAXIAS, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2017
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor docente I, Carga horária: 16
Outras informações
Professora do Ensino Fundamental de Língua Portuguesa na educação de jovens e adultos (EJA).


Instituto Nacional de Educação de Surdos, INES, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor docente I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professora do Ensino Fundamental e Médio de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira.


Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, PM/RJ, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor docente I, Carga horária: 16
Outras informações
Professora do Ensino Fundamental - Língua Portuguesa


Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 14

Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluna de Mestrado

Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Bolsista de Extensão, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Estágio de Iniciação à docência, Carga horária: 12

Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: contrato administrativo, Enquadramento Funcional: contratado, Carga horária: 20

Atividades

2009 - 2010
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Linguística I
Abordagem Planejamento de Materiais para PL2 na Comunidade Surda
Aplicações da Linguística ao Ensino de Línguas
Linguística II
Linguística III
Linguística IV
Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Materna
2006 - 2006
Extensão universitária , Centro de Humanidades - Instituto de Letras, .

Atividade de extensão realizada
Bolsista do Programa Surdez: educação, saúde e trabalho..
2005 - 2005
Estágios , Centro de Humanidades - Instituto de Letras, .

Estágio realizado
Professora voluntária de língua italiana no curso de línguas para a comunidade - LICOM Uerj.
2004 - 2005
Serviços técnicos especializados , Centro de Humanidades - Instituto de Letras, .

Serviço realizado
Atuação como membro auxiliar técnico em administração dos projetos do Programa Surdez..


Projetos de pesquisa


2014 - Atual
Estudo da movimentação ocular durante processamento da correferência em Português Brasileiro
Descrição: Este projeto tem como objetivo principal contribuir, por meio de estudos da Psicolinguística Experimental, para a investigação da resolução anafórica em línguas naturais, em particular no português brasileiro, examinando, por meio de estudos de rastreamento ocular e de produção eliciada, as pistas que condicionam preferências sintáticas e semânticas durante o processamento da correferência. Tomando por base a Teoria da Ligação (Chomsky, 1981) e a Teoria da Centralização (GROSZ; JOSHI; WEINSTEIN, 1995), procuraremos evidências empíricas de custos de processamento relacionados aos fatores relativos ao estabelecimento da correferência, particularmente aos que concernem às computações linguísticas relacionadas ao pronome nulo, pleno e à descrição definida (sintagma nominal). As principais variáveis dependentes de movimentação ocular a serem analisadas são: (i) o número de fixações; (ii) o tempo da primeira fixação; (iii) o tempo da primeira leitura;;(iv) o tempo da regressão (go-past) e (v) a probabilidade de fixação em uma imagem. As variáveis de produção eliciada que serão investigadas são, entre outras, o número (frequência) de uso de uma forma correferencial, a distância entre a correferência e o elemento antecedente e a posição sintática estrutural da correferência. Além do objetivo acima definido, este projeto também tem como meta a médio e longo prazo a descrição de um sistema da correferência em português brasileiro que possa ser implementado em um programa de tradução híbrido ou baseado exclusivamente em regras linguísticas.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) .

Integrantes: Aline Fernanda Alves Dias - Integrante / Eduardo Kenedy Nunes Areas - Integrante / Elisângela Teixeira Nogueira - Coordenador / José Soares de Andrada Júnior - Integrante / Maria Elias Soares - Integrante / Márcio Martins Leitão - Integrante / Isabelle Deolinda Pereira de Sousa - Integrante / Felipe de Almeida e Silva Pinheiro - Integrante / Carlos Gelormini-Lezama - Integrante / Hélida Arrais Costa - Integrante / Juciane Nóbrega Lima - Integrante / Alisson Hudson Veras Lima - Integrante.
2013 - 2016
Acesso e Integração de Informações Cognitivas no Processamento da Compreensão de Frases
Descrição: Descrição: Este projeto pretende investigar o status psicolinguístico do acesso e da integração de informações cognitivas durante o processamento da compreensão de enunciados. Utilizando-se de paradigmas experimentais on-line inovadores, tais como a leitura e a audição segmentadas e o rastreamento ocular, a pesquisa objetiva reunir evidências empíricas que constituam respostas para as seguintes questões: (1) que tipo de informação cognitiva afeta o processamento reflexo da compreensão de frases, (2) como informações cognitivas são representadas pela mente humana no uso da linguagem, (3) qual o curso temporal do acesso e da integração de diferentes fontes de informação cognitiva ao longo da compreensão de enunciados e (4) em que medida os sistemas de conhecimento subjacentes à compreensão linguística pertencem a domínios cognitivos específicos. As principais informações cognitivas a serem manipuladas como variáveis independentes na pesquisa são informação estrutural (morfossintática), informação lexical (frequência), conhecimento de mundo (plausibilidade), informação contextual e discursiva, estrutura informacional da frase e prosódia. A pesquisa promoverá o confronto explícito entre as previsões comportamentais derivadas de modelos teóricos modularistas (cf. Maia & Finger, 2005), conexionistas (cf. Françoso, 2005) e interativistas (cf. Gibson, 2011) a fim de incentivar o debate na busca da melhor representação acerca do processamento cognitivo da linguagem em tempo real na mente humana..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) .

Integrantes: Aline Fernanda Alves Dias - Integrante / Eduardo Kenedy Nunes Areas - Coordenador / Antônio João Carvalho Ribeiro - Integrante / Simone da Silva Soares - Integrante / Edna Ignácio da Silva e Silva - Integrante / Juliana Dias Dantas - Integrante / Luiz Guimarães - Integrante.
2009 - 2013
Processamento sintático de constituintes topicalizados em português brasileiro: a topicalização na interface sintaxe e discurso
Descrição: Com este projeto, pretende-se investigar, à luz da metodologia experimental da Psicolingüística, o status da categoria tópico na competência lingüística dos falantes do português do Brasil (PB). Objetiva-se verificar se, no processamento lingüístico natural dos brasileiros, a estrutura tópico > comentário é mais rapidamente e/ou mais facilmente computada que a estrutura sujeito > predicado. Com isso, o projeto buscará evidências experimentais que sustentem a hipótese assumida por Pontes (1987), Negrão (1990), Kato (1993), Galves (2001) e outros segundo a qual o PB deve ser caracterizado como uma língua orientada para o discurso/o tópico, por oposição ao português europeu, que seria orientado para a sentença/o sujeito. Lançando mão de recursos experimentais on-line como os testes de leitura e audição automonitorada e off-line como o julgamento imediato de gramaticalidade e a reativação/recuperação de palavras , pretende-se analisar o processamento e a percepção de (i) sujeitos em posição argumental e sujeitos em posição de tópico, (ii) tipos de anáforas vinculadas ao sujeito e ao tópico, (iii) múltiplos tópicos, (iv) topicalizações de posições sintáticas baixas e em ilhas, (v) tópicos selvagens, (vi) tópicos suspensos e (vii) topicalizações preposicionadas. Os experimentos serão aplicados com input oral e escrito em falantes de três faixas de escolarização (fundamental, médio e superior) das cidades de João Pessoa e Rio de Janeiro, de modo a reunir evidências empíricas acerca do tipo de estrutura frasal que deve caracterizar o PB, se tópico > comentário ou sujeito > predicado. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Aline Fernanda Alves Dias - Integrante / Eduardo Kenedy Nunes Areas - Coordenador / Carla Mota Regis de Carvalho - Integrante / Renata Marcelle Vieira da SIlva - Integrante - Integrante / Juliana Benevides de Almeida - Integrante - Integrante / Myllena Paiva Pinto - Integrante / Rose Cléa Penha Santiago Duarte - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: LINGUA ITALIANA.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Psicolingüística.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS.


Idiomas


Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Italiano
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Libras
Compreende Bem, Fala Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
DIAS, Aline Fernanda Alves2014DIAS, Aline Fernanda Alves. O papel da afetividade nas aulas de Língua Portuguesa como L2 para alunos surdos. Espaço (Rio de Janeiro. 1990), v. 1, p. 38-43, 2014.

2.
DIAS, Aline Fernanda Alves2012 DIAS, Aline Fernanda Alves. Língua Portuguesa e LIBRAS: duas línguas que precisam conviver lado a lado. Revista Escrita (PUCRJ. Online), v. 2, p. 1-16, 2012.

3.
DIAS, Aline Fernanda Alves2012DIAS, Aline Fernanda Alves. L´insegnamento del pronome personale soggeto italiano ai parlanti brasiliani. Ecos de Linguagem, v. 1, p. 6-19, 2012.

4.
DIAS, Aline Fernanda Alves2007DIAS, Aline Fernanda Alves. L'uso del pronome personale soggetto italiano in parlanti brasiliani. Appunti di viaggio, Quaderno del Corso di Perfezionamento in Didattica dell'Italiano come L2, v. 1, p. 5-11, 2007.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
DIAS, Aline Fernanda Alves; AREAS, E. K. N. ; ABRAÇADO, jussara ; AMORI, C. M. S. ; ROCHA, L. H. P. . Linguística IV. 1. ed. Rio de Janeiro: Fundação Cecierj / Consórcio Cederj, 2018. v. 1. 332p .

Capítulos de livros publicados
1.
DIAS, Aline Fernanda Alves; AREAS, E. K. N. ; ABRAÇADO, jussara . Dificuldades no ensino de Língua Portuguesa. Dificuldades no ensino de Língua Portuguesa. 1ed.Rio de Janeiro: Fundação Cecierj / Consórcio Cederj, 2018, v. 1, p. 189-210.

2.
DIAS, Aline Fernanda Alves; AREAS, E. K. N. ; ABRAÇADO, jussara . Como é que se escreve isso?. Como é que se escreve isso?. 1ed.Rio de Janeiro: Fundação Cecierj / Consórcio Cederj, 2018, v. 1, p. 211-236.

3.
DIAS, Aline Fernanda Alves; AREAS, E. K. N. ; ABRAÇADO, jussara . Eu falo ?tipo assim?, mas escrevo ?tal como?. Eu falo ?tipo assim?, mas escrevo ?tal como?. 1ed.Rio de Janeiro: Fundação Cecierj / Consórcio Cederj, 2018, v. 1, p. 237-262.

4.
DIAS, Aline Fernanda Alves; AREAS, E. K. N. ; ABRAÇADO, jussara . Variações morfossintáticas do português do Brasil. Variações morfossintáticas do português do Brasil. 1ed.Rio de Janeiro: Fundação Cecierj / Consórcio Cederj, 2018, v. 1, p. 263-286.

5.
DIAS, Aline Fernanda Alves; AREAS, E. K. N. ; ABRAÇADO, jussara . Aspectos discursivos de oralidade e da escrita. Aspectos discursivos de oralidade e da escrita. 1ed.Rio de Janeiro: Fundação Cecierj / Consórcio Cederj, 2018, v. 1, p. 309-331.

6.
DIAS, Aline Fernanda Alves; AREAS, E. K. N. ; ABRAÇADO, jussara . Eu não falo assim, mas posso aprender: variações morfossintáticas do português do brasil e seu. Eu não falo assim, mas posso aprender: variações morfossintáticas do português do brasil e seu. 1ed.Rio de Janeiro: Fundação Cecierj / Consórcio Cederj, 2018, v. 1, p. 287-308.

7.
DIAS, Aline Fernanda Alves. Contribuições da psicolinguística experimental para a compreensão do fenômeno da construção de tópico na Língua Brasileira de Sinais. In: Marianne Cavalcante et al.. (Org.). (Org.). Questões em aquisição da linguagem e psicolinguística. 1ed.João Pessoa: Mídia Gráfica e Editora, 2016, v. I, p. 672-690.

8.
DIAS, Aline Fernanda Alves. O sujeito pronominal na gramática italiana e o seu ensino para falantes do português brasileiro.. In: Augusto, M.; Vasconcelos, Z.; Bernardo, S.; Junger, C. (Org.). Linguagem, Teoria, Análise e Aplicações (4). 1ed.Rio de Janeiro: Letra Capital, 2009, v. 1, p. 84-93.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
DIAS, Aline Fernanda Alves. O emprego da metodologia experimental de análise na investigação de línguas de sinais.. In: XIII Congresso Internacional e XIX Seminário Nacional do Ines, 2014, Rio de Janeiro. Anais do XIII Congresso Internacional e XIX Seminário Nacional do Ines, 2014.

2.
DIAS, Aline Fernanda Alves. O sujeito pronominal nas tiras da Mafalda: uma comparação do sujeito nulo nas gramáticas do português brasileiro e do italiano. In: II Congresso Internacional da AILP: Língua portuguesa: Identidade, Difusão e Variabilidade, 2007, Rio de Janeiro. II Congresso Internacional da AILP: Língua portuguesa: Identidade, Difusão e Variabilidade, 2007.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
AREAS, E. K. N. ; DIAS, Aline Fernanda Alves . O status tipológico da topicalização em LIBRAS: um estudo experimental. In: Abralin em Cena LIBRAS, 2016, Maceió. Caderno de Resumos, 2016. p. 33-24.

2.
DIAS, Aline Fernanda Alves. A Construção de tópico na Libras em contextos específicos. In: IX Congresso da Abralin, 2015, Belém. CADERNO DE RESUMOS DO IX CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRALIN, 2015.

3.
DIAS, Aline Fernanda Alves. O impacto do uso e conhecimento de uma língua de sinais na percepção visual periférica. In: IX Congresso da Abralin, 2015, Belém. CADERNO DE RESUMOS DO IX CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRALIN, 2015.

4.
DIAS, Aline Fernanda Alves. O emprego da construção de tópico por surdos usuários de Libras. In: XXIX Enanpoll, 2014, Florianópolis. Caderno de Resumos do XXIX Enanpoll, 2014.

5.
DIAS, Aline Fernanda Alves. O emprego da construção de tópico por usuários de Libras. In: XVII Congresso Internacional da ALFAL, 2014, João Pessoa. Anais do XVII Congresso Internacional da ALFAL, 2014.

6.
DIAS, Aline Fernanda Alves. O emprego da metodologia experimental de análise na investigação de línguas de sinais: desafios e contribuições.. In: XIII Congresso Internacional e XIX Seminário Nacional do Ines, 2014, Rio de Janeiro. Anais do XIII Congresso Internacional e XIX Seminário Nacional do Ines, 2014.

7.
DIAS, Aline Fernanda Alves. O emprego do tópico por usuários de Libras em determinados contextos discursivos. In: V Sappil- Seminário dos Alunos dos Programas de Pós-garduação do Instituto de Letras, 2014, Niterói. Anais do V Sappil, 2014.

8.
DIAS, Aline Fernanda Alves. A construção de tópico na Língua Brasileira de Sinais. In: Congresso Internacional da ABRALIN, 2013, Natal. Anais di VIII Congresso Internacional da ABRALIN, 2013.

9.
DIAS, Aline Fernanda Alves. A construção do tópico na Libras e no Português Brasileiro: considerações para o ensino de Língua Portuguesa a educando surdos.. In: XII Congresso Internacional XVIII Seminário Nacional do INES, 2013, Rio de Janeiro. Anais do Congresso, 2013.

10.
DIAS, Aline Fernanda Alves. Contribuições da Psicolinguística Experimental para a compreensão do fenômeno da construção de tópico na língua brasileira de sinais. In: II EIPA - Encontro Internacional do GT de Psicolinguística da Anpoll, 2013, João Pessoa. Anais do II EIPA, 2013.

11.
DIAS, Aline Fernanda Alves. A construção de tópico na produção de alunos surdos. In: IV Sappil, 2013, Niterói. Anais do IV Sappil, 2013.

12.
AREAS, E. K. N. ; DIAS, Aline Fernanda Alves . Recursion in Brazlilian Sing Language. In: Recursion in brazlilian languages & beyond, 2013, Rio de Janeiro. . In: 2013, 2013, Rio de Janeiro. Recursion in brazlilian languages & beyond, 2013. p. 123-125.

13.
DIAS, Aline Fernanda Alves. A topicalização no Português Brasileiro e em Língua Brasileira de Sinais à luz da psicolinguística experimental. In: XXVII Enanpoll 2012, 2012. Caderno de Resumos do XXVII Enanpoll.

14.
DIAS, Aline Fernanda Alves. O Fenômeno da Topicalização na Língua Brasileira de Sinais. In: SAPPIL - Seminário dos Alunos dos Programas de Pós-Graduação do Instituto de Letras / UFF, 2012, Niterói. SAPPIL - Seminário dos Alunos dos Programas de Pós-Graduação do Instituto de Letras / UFF, 2012.

15.
DIAS, Aline Fernanda Alves. O sujeito pronominal na gramática italiana e o seu ensino para falantes do português brasileiro. In: IV JEL - Jornadas de Estudo da Linguagem, 2008. IV JEL - Jornanda de Estudos da Linguagem.

16.
DIAS, Aline Fernanda Alves. L'italiano parlato e l'italiano standad. In: Prima Giornata di Pratica Docente, 2007, Rio de Janeiro. Prima giornata di pratica docente in italiano, 2007.

17.
DIAS, Aline Fernanda Alves. O sujeito pronominal nas tiras da Mafalda: uma comparação do sujeito nulo nas gramáticas do português brasileiro e do italiano. In: II Congresso Internacional da AILP: Língua portuguesa: Identidade, Difusão e Variabilidade, 2007, Rio de Janeiro. II Congresso Internacional da AILP: Língua portuguesa: Identidade, Difusão e Variabilidade, 2007.

18.
DIAS, Aline Fernanda Alves. Programa Surdez: educação, saúde e trabalho. In: 16ª Uerj sem muros, 2005, Rio de Janeiro. 16ª Uerj sem muros, 2005.

19.
DIAS, Aline Fernanda Alves. Programa Surdez: educação, saúde e trabalho. In: II Jornada de Estudos de Linguagem, 2005, Rio de Janeiro. II Jornada de Estudos de Linguagem, 2005.

20.
DIAS, Aline Fernanda Alves; BRANDÃO, Andréia . Programa Surdez: educação, saúde e trabalho. In: I Jornada de Estudos de Linguagem, 2004, Rio de Janeiro. I Jornada de Estudos de Linguagem, 2004.

21.
DIAS, Aline Fernanda Alves; BRANDÃO, Andréia . Programa Surdez: educação, saúde e trabalho. In: 15ª Uerj sem muros, 2004, Rio de Janeiro. 15ª Uerj sem muros, 2004.

Artigos aceitos para publicação
1.
DIAS, Aline Fernanda Alves. A construção de tópico na Língua Brasileira de Sinais à luz da Psicolinguística Experimental. Icarahy, 2016.

Apresentações de Trabalho
1.
DIAS, Aline Fernanda Alves. Língua Brasileira de Sinais: uma língua natural. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
DIAS, Aline Fernanda Alves. Língua Brasileira de Sinais: uma língua natural. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
DIAS, Aline Fernanda Alves. A construção de tópico na Libras em contextos específicos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
DIAS, Aline Fernanda Alves; NOGUEIRA, E. T. ; AREAS, E. K. N. ; Felipe de Almeida e Silva Pinheiro . O impacto do uso e conhecimento de uma língua de sinais na percepção visual periférica. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
DIAS, Aline Fernanda Alves. A Libras é uma língua. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
DIAS, Aline Fernanda Alves; AREAS, E. K. N. ; NOGUEIRA, E. T. . A construção de tópico de argumento interno na Libras. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
DIAS, Aline Fernanda Alves. Fundamentos teórico-metodológicos da Psicolinguística. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
DIAS, Aline Fernanda Alves. O emprego da construção de tópico por surdos usuários de Libras (pôster). 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
DIAS, Aline Fernanda Alves. O emprego da construção de tópico por usuários de Libras. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
DIAS, Aline Fernanda Alves. O emprego da metodologia experimental de análise na investigação de línguas de sinais: desfios e contribuições.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
DIAS, Aline Fernanda Alves. O emprego do tópico por usuários de Libras em determinados constextos discursivos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

12.
DIAS, Aline Fernanda Alves. A construção de tópico na Língua Brasileira de Sinais. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
DIAS, Aline Fernanda Alves. LIBRAS: a língua da comunidade surda brasileira. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
DIAS, Aline Fernanda Alves. Línguas de sinais: 'falando' com as mãos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
DIAS, Aline Fernanda Alves. Contribuições da psicolinguística experimental para a compreensão do fenômeno da construção de tópico na Língua Brasileira de Sinais. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

16.
DIAS, Aline Fernanda Alves. A construção de tópico na Libras e no Português Brasileiro: considerações para o ensino de Língua Portuguesa a educandos surdos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

17.
DIAS, Aline Fernanda Alves. A construção de tópico na produção de alunos surdos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

18.
DIAS, Aline Fernanda Alves. A topicalização em Português Brasileiro e em Língua Brasileira de Sinais à luz da psicolinguística experimental (Pôster). 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

19.
DIAS, Aline Fernanda Alves. O Fenômeno da Topicalização na Língua Brasileira de Sinais. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

20.
DIAS, Aline Fernanda Alves. O ensino do sujeito pronominal do italiano a falantes do português brasileiro. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

21.
DIAS, Aline Fernanda Alves. O sujeito pronominal na gramática italiana e o seu ensino para falantes do português brasileiro. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

22.
DIAS, Aline Fernanda Alves. O sujeito pronominal nas tiras da Mafalda: uma comparação do sujeito nulo nas gramáticas do português brasileiro e do italiano. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

23.
DIAS, Aline Fernanda Alves. L'italiano parlato e l'italiano standard. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

24.
DIAS, Aline Fernanda Alves. Programa Surdez: educação, saúde e trabalho. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

25.
DIAS, Aline Fernanda Alves. Programa Surdez: educação, saúde e trabalho. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

26.
DIAS, Aline Fernanda Alves. Programa Surdez: educação, saúde e trabalho. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

27.
DIAS, Aline Fernanda Alves; BRANDÃO, Andréia . Programa Surdez: educação, saúde e trabalho. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
DIAS, Aline Fernanda Alves. Assessoria técnica sobre o ensino de Língua Portuguesa como L2 para alunos surdos. 2013.

Trabalhos técnicos
1.
DIAS, Aline Fernanda Alves. Parecerista ad hoc da edição vol. 10, n. 19 da Revista Virtual de Estudos da Linguagem. 2012.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
LIMA, R. J.; VILLARINHO, C. G. N.; DIAS, Aline Fernanda Alves. Participação em banca de Marcia Barci da Silva. Abordagem investigativa sobre o conhecimento de alunos da série final do Ensino Fundamental em escolas públicas de São Gonçalo sobre variação e preconceito linguístico. 2017. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

2.
AREAS, E. K. N.; ABREU, K. M. N.; DIAS, Aline Fernanda Alves. Participação em banca de Carla Mota Regis de Carvalho. A interferência da L1 sobre a L2: uma abordagem psicolinguística sobre o parâmetro do sujeito nulo em PB e Espanhol. 2016. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal Fluminense.

Qualificações de Mestrado
1.
DIAS, Aline Fernanda Alves; AREAS, E. K. N.; ABREU, K. M. N.. Participação em banca de Carla Mota Regis de Carvalho. A interferência da L1 sobre a L2: uma abordagem psicolinguística sobre o parâmetro do sujeito nulo em PB e no espanhol. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Federal Fluminense.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
DIAS, Aline Fernanda Alves; LIMA, R. J.. Exame de Seleção para Monitoria de Linguística. 2010. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Simpósio sobre ensino de LP para surdos. 2018. (Simpósio).

2.
3rd IPCinRio - Domain Specificity in Language.... 2015. (Congresso).

3.
Ciclo de Palestras e Mesas Redondas: Integrando Saberes no INES. 2015. (Outra).

4.
IX Congresso da ABRALIN - Associação Brasileira de Linguística. A Construção de tópico na Libras em contextos específicos. 2015. (Congresso).

5.
XIII Congresso Internacional e XIX Seminário Nacional do Ines. O emprego da metodologia experimental de análise na investigação de línguas de sinais: desafios e contribuições. 2014. (Congresso).

6.
3º Workshop em Processamento Anafórico. 2013. (Outra).

7.
II Encontro Internacional do GT de psicolinguística da Anpoll. 2013. (Encontro).

8.
IV Jornada de Estudos da Linguagem: "Linguagem e Sociedade". 2013. (Outra).

9.
VIII Congresso da ABRALIN - Associação Brasileira de Linguística. A construção de tópico na Língua Brasileira de Sinais. 2013. (Congresso).

10.
XII Congresso Internacional XVIII Seminário Nacional INES. A construção de tópico na Libras e no Português Brasileiro: considerações para o ensino de Língua Portuguesa a educandos surdos.. 2013. (Congresso).

11.
III Jornada de Estudos da Linguísticos - UFF. 2012. (Outra).

12.
XXVII ENANPOLL. O Fenômeno da Topicalização na Língua Brasileira de Sinais. 2012. (Congresso).

13.
X Congresso Internacional - Educação de Surdos: a conquista de novos territórios.. 2011. (Congresso).

14.
XIV Congresso Nacional de Linguística e Filologia.Propostas pedagógicas para o ensino de Língua Portuguesa e Literatura para educandos surdos. 2010. (Congresso).

15.
IV JEL - Jornada de Estudos da Linguagem.O sujeito pronominal na gramática italiana e o seu ensino para falantes do português brasileiro. 2008. (Outra).

16.
II JEL - Jornada de Estudos de Linguagem.Programa Surdez: educação, saúde e trabalho. 2005. (Outra).

17.
VIII Fórum de Estudos Lingüísticos. 2005. (Outra).

18.
I JEL - Jornada de Estudos de Linguagem.Programa Surdez: educação, saúde e trabalho. 2004. (Outra).

19.
Settimana del sapere.Settimana del sapere. 2003. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
DIAS, Aline Fernanda Alves. 3º Workshop em Processamento Anafórico. 2013. (Outro).

2.
DIAS, Aline Fernanda Alves. I JEL - Jornada de Estudos da Linguagem. 2004. (Outro).



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
DIAS, Aline Fernanda Alves; AREAS, E. K. N. ; ABRAÇADO, jussara ; AMORI, C. M. S. ; ROCHA, L. H. P. . Linguística IV. 1. ed. Rio de Janeiro: Fundação Cecierj / Consórcio Cederj, 2018. v. 1. 332p .



Outras informações relevantes


Aprovada em 1º lugar para o Curso de Doutorado no Programa de pós-graduação em Estudos da Linguagem - UFF

Aprovado em 6o. lugar no Concurso Público para Professor da Educação Básica, Técnica e Tecnológica Português/ Literatura do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) em 2009.

Aprovada em 5o. lugar no Concurso Público para Professor I realizado pela Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro em 2008.

Aprovada no Concurso Público para Professor I realizado pela Secretaria de Educação do Município de Duque de Caxias. 2005.

Bolsista nota 10 FAPERJ em	2007

Bolsa de estudos para o curso de "Perfezionamento e Alta Formazione in Didattica dell'italiano come lingua seconda" pela União Europeia - Università degli Studi della Basilicata - em 2006

Atual membro do Grupo de Estudos em Psicolinguística Experimental (GEPEX) da Universidade Federal Fluminense (UFF)



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