Gustavo Martins Piccolo

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0512045942434827
  • Última atualização do currículo em 30/11/2012


Doutor em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar); Mestre em Educação pela UFSCar; Especialista em Educação Física pela UNICAMP; Graduado e Bacharel em Educação Física pela UFSCar. Professor efetivo da Escola Estadual Florestano Libutti, tutor na modalidade de ensino à distância e palestrante em temáticas como Sociologia da educação; Sociologia; Educação Física; Educação Especial, Psicologia Histórico-Cultural, Pedagogia Histórico-Crítica. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Gustavo Martins Piccolo
Nome em citações bibliográficas
PICCOLO, G. M.;Piccolo, Gustavo Martins

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de São Carlos, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde.
Universidade Federal de São Carlos, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Departamento de Educação Física. Rodovia Washington Luís, Km. 235
Zona Rural - Sao Carlos
Sao Carlos, SP - Brasil
Telefone: (16) 33081243
URL da Homepage: http://www.ufscar.br


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2012
Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Título: Contribuições a um pensar sociológico sobre a deficiência, Ano de obtenção: 2012.
Orientador: Enicéia Gonçalves Mendes.
Palavras-chave: inclusão; educação; histórico-cultural; deficiência; Disability Studies; filosofia.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.
Setores de atividade: Educação.
2006 - 2008
Mestrado em Educação.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Título: Educação Infantil: Análise da manifestação social do preconceito na atividade principal de jogos,Ano de Obtenção: 2008.
Orientador: Maria Aparecida Mello.
Palavras-chave: histórico-cultural; atividade; mediação; preconceito; pré-escola.
2012 - 2012
Especialização em Educacao Fisica Escolar. (Carga Horária: 360h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Reavivando o passado: o jogo como clássico na Educação Física escolar.
Orientador: Ivan Rodrigués.
2002 - 2006
Graduação em Educação Física- Bacharelado.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Título: O jogo, sua construção social e as possibilidades de desenvolvimento humano..
Orientador: Matheus Oliveira Santos.
2002 - 2005
Graduação em Educação Física-licenciatura.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Título: Análise das Manifestações Preconceituosas nos Jogos Infantis.
Orientador: Maria Aparecida Mello.




Formação Complementar


2010 - 2010
Adequação do currículo de Educação Física ..... (Carga horária: 40h).
Coordenadoria de estudos e normas pedagógicas- SEESP.
2009 - 2009
Educação Física Adaptada as Necessidades ..... (Carga horária: 36h).
Coordenadoria de estudos e normas pedagógicas- SEESP.
2008 - 2008
Projeto de pesquisa: Comunidade On Line..... (Carga horária: 120h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em A brincadeira na Educação Infantil ..... (Carga horária: 72h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em A brincadeira na Educação Infantil ..... (Carga horária: 72h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2006 - 2006
Doutrinas Políticas Contemporâneas. (Carga horária: 80h).
Instituto Legislativo Brasileiro.
2006 - 2006
Projeto de pesquisa: A brincadeira na Educação ... (Carga horária: 120h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2005 - 2005
Extensão universitária em Estudos sobre a Escola de Vygotsky. (Carga horária: 120h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2005 - 2005
Monitor Biomecânica. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2005 - 2005
Políticas Públicas no encontro regional do ICET. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2004 - 2004
Monitor Universidade Aberta. (Carga horária: 10h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2004 - 2004
Estágio extra curricular APAE. (Carga horária: 30h).
APAE de São Carlos.
2004 - 2004
Estágio Extra curricular. (Carga horária: 60h).
APAE de São Carlos.
2002 - 2002
Monitor 1ª feira do livro infantil UAC/UFSCar. (Carga horária: 64h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.


Atuação Profissional



E.E. AUGUSTO SILVA CÉSAR.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR EFETIVO DE 5 a 8 série do Ensino Fu, Carga horária: 2


Escola Estadual Florestano Libutti.
Vínculo institucional

2006 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor efetivo, Carga horária: 20
Outras informações
Professor de Educação Física de 1ª a 4ª séries do Ensino Fundamental


Secretaria de Educação e Cultura de Gavião Peixoto.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Voluntário, Carga horária: 4
Outras informações
Trabalho docente como colaborador na área de Educação Especial

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Voluntário, Carga horária: 3
Outras informações
Trabalho docente como colaborador na área de Educação Especial

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Voluntário, Carga horária: 3
Outras informações
Trabalho docente como colaborador na área de Educação Especial

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Voluntário, Carga horária: 4
Outras informações
Trabalho docente como colaborador na área de Educação Especial

Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Voluntário, Carga horária: 4
Outras informações
Trabalho docente como colaborador na área de Educação Especial

Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Voluntário, Carga horária: 6
Outras informações
Trabalho docente como colaborador na área de Educação Especial


Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.


Projetos de pesquisa


2008 - 2008
Comunidade On Line de Educação Infantil

Descrição: O presente projeto propõe-se a utilizar o ambiente Web no formato de uma Comunidade On Line de Educação Infantil para a inovação de linguagens referentes à formação inicial e continuada de professores e professoras de Educação Infantil, visando o aprofundamento das questões relativas às aprendizagens dos professores experientes e futuros professores de Educação Infantil, bem como, a geração de propostas de melhoria da qualidade da educação da criança de 0 a 6 anos. A intenção é de que o conjunto das seções que integram esse ambiente virtual possa gerar aprendizagens e, ao mesmo tempo, funcionar como mediadores dessas aprendizagens entre professores, alunos universitários e demais usuários desse sistema, ampliando os espaços de extensão universitária e investigação científica na área de Educação Infantil. Esse objetivo envolve desafios de duas naturezas: o primeiro, refere-se à implementação de ferramentas de aprendizagens individuais e/ou coletivas em um ambiente educativo inovador e diferente dos tradicionais na área de Educação Infantil; o segundo, diz respeito ao uso da Internet, que apesar do seu inegável potencial de acesso e compartilhamento de conhecimentos a qualquer indivíduo, em espaços e tempos ilimitados, oferece ainda dificuldades de seleção, organização e avaliação dos conhecimentos acadêmicos, publicados em uma linguagem técnica que invariavelmente impede a sua assimilação por indivíduos externos à academia, principalmente, os professores, os quais, geralmente, são os focos das pesquisas desenvolvidas na área da Educação que pretendem contribuir para a melhoria da educação no país. A dispersão desses conhecimentos em diferentes fontes e formas de acesso na internet, geralmente, desmotiva, confunde ou deixa perdido em um turbilhão de informações aqueles que desconhecem os seus meandros, excluindo-os desse benefício social e cultural. Para tanto, o referencial teórico que subsidia o projeto refere-se à Teoria Histórico-Cultural...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (3) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (4) .

Integrantes: Gustavo Martins Piccolo - Integrante / Maria Aparecida Mello - Coordenador / Fabiana Sitta - Integrante / Muriel Zepon - Integrante / DOUGLAS APARECIDO DE CAMPOS - Integrante / selva barreto - Integrante / Kellen Sitta - Integrante.
2006 - 2006
A Brincadeira na Educação Infantil: significado e sentido para professores de Educação Infantil e de Educação Física

Descrição: Este projeto faz parte do Grupo do CNPq: Núcleo de Estudos sobre a Escola de Vigotsky - NEEVY. O objetivo dessa pesquisa é levantar e analisar as influências e conseqüências da concepção de corpo de educadores da Educação Infantil nas suas atividades com as crianças, identificar as manifestações de preconceito contidas nas brincadeiras das crianças e, ainda, levantar e analisar os espaços e tempos necessários às brincadeiras das crianças. Parte dos resultados desse curso de extensão será utilizado em duas pesquisas de mestrado e duas de doutorado. O projeto conta com um bolsista de iniciação científica da graduação em Educação Física, financiado pela PROEX/UFSCar processo nº23112.003056/2005-49..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Gustavo Martins Piccolo - Integrante / Maria Aparecida Mello - Coordenador / DOUGLAS APARECIDO DE CAMPOS - Integrante / selva barreto - Integrante / Kellen Sitta - Integrante / Adan Lucas Parisi - Integrante.


Projetos de extensão


2005 - 2005
Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Escola de Vigotsky NEEVY

Descrição: Descrição: Este projeto pertence ao grupo de pesquisa do CNPq: Núcleo de Estudos sobre a Escola de Vigotsky - NEEVY, que vem desenvolvendo pesquisas e projetos de extensão nesta perspectiva. Além disso, esse projeto envolve pesquisas de mestrado, doutorado, iniciação científica e trabalhos de conclusão de curso...
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Integrantes: Gustavo Martins Piccolo - Integrante / Maria Aparecida Mello - Coordenador / Carneiro, C. E. - Integrante / Muriel Zepon - Integrante / DOUGLAS APARECIDO DE CAMPOS - Integrante / selva barreto - Integrante / Kellen Sitta - Integrante.


Membro de corpo editorial


2012 - Atual
Periódico: Psicologia & Sociedade (Online)
2010 - Atual
Periódico: Revista Brasileira de Ciências do Esporte
2009 - Atual
Periódico: Lecturas Educación Física y Deportes (Buenos Aires)
2011 - Atual
Periódico: Motrivivencia (UFS)
2010 - Atual
Periódico: Movimento (UFRGS. Impresso)
2009 - Atual
Periódico: Motriz : Revista de Educação Física (Online)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
PICCOLO, G. M.2012PICCOLO, G. M. ; MENDES, E. G. . DIALOGANDO COM GOFFMAN: contribuições e limites sobre a deficiência. Poiesis Pedagogica, v. 10, p. 46, 2012.

2.
Piccolo, Gustavo Martins2012Piccolo, Gustavo Martins . Historicizando a teoria da atividade: do embate ao debate. Psicologia & Sociedade (Online), v. 24, p. 283-292, 2012.

3.
PICCOLO, G. M.2012PICCOLO, G. M. ; MENDES, E. G. . Nas pegadas da história: tracejando relações entre deficiência e sociedade. Revista Educação Especial (Online), v. 25, p. 29, 2012.

4.
PICCOLO, G. M.2012PICCOLO, G. M. ; MELLO, M. A. . Pelos olhos do materialismo histórico: revisitando o conceito de jogo. Lecturas Educación Física y Deportes (Buenos Aires), v. 171, p. 02, 2012.

5.
PICCOLO, G. M.2011PICCOLO, G. M. . Sociologia a partir dos jogos?. Lecturas Educación Física y Deportes (Buenos Aires), v. 15, p. 1-7, 2011.

6.
Piccolo, Gustavo Martins2011Piccolo, Gustavo Martins . Educação infantil: análise da manifestação social do preconceito na atividade principal de jogos. Educação & Sociedade (Impresso), v. 32, p. 205-221, 2011.

7.
Piccolo, Gustavo Martins2011Piccolo, Gustavo Martins . Os caminhos dialéticos do envelhecimento e sua relação com a educação física contemporânea. Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia (UnATI. Impresso), v. 14, p. 169-177, 2011.

8.
PICCOLO, G. M.2011PICCOLO, G. M. ; Oliveira, E. L. . Repensando a prática do estágio: caminhos que nos formam. Lecturas Educación Física y Deportes (Buenos Aires), v. 162, p. 02, 2011.

9.
PICCOLO, G. M.;Piccolo, Gustavo Martins2010PICCOLO, G. M. . A arte como mediadora na apropriação do conhecimento. Revista Iberoamericana de Educación (Online), v. 52, p. 1-8, 2010.

10.
PICCOLO, G. M.;Piccolo, Gustavo Martins2010 PICCOLO, G. M. . O JOGO POR UMA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 31, p. 187-202, 2010.

11.
PICCOLO, G. M.;Piccolo, Gustavo Martins2010PICCOLO, G. M. . Olhares lúdicos por entre os tempos. Lecturas Educación Física y Deportes (Buenos Aires), v. 15, p. 1-14, 2010.

12.
PICCOLO, G. M.;Piccolo, Gustavo Martins2010 PICCOLO, G. M. . CAMINHOS DA EXCLUSÃO: ANÁLISE DO PRECONCEITO EM SUA MANIFESTAÇÃO NOS JOGOS INFANTIS. Movimento (UFRGS. Impresso), v. 16, p. 191-207, 2010.

13.
Piccolo, Gustavo Martins2010 Piccolo, Gustavo Martins ; Moscardini, Saulo Fantato ; Costa, Vanderlei Balbino da . A historiografia das produções em periódicos de Sadao Omote. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 16, p. 107-126, 2010.

14.
PICCOLO, G. M.2010PICCOLO, G. M. . Revisitando Elkonin: a análise do jogo em busca de sua historicidade perdida. Lecturas Educación Física y Deportes (Buenos Aires), v. 15, p. 1-10, 2010.

15.
PICCOLO, G. M.;Piccolo, Gustavo Martins2009PICCOLO, G. M. . A Ética revisitada: olhares através da história. Lecturas Educación Física y Deportes (Buenos Aires), v. n.129, p. 1-20, 2009.

16.
PICCOLO, G. M.;Piccolo, Gustavo Martins2009PICCOLO, G. M. . Da deficiência a eficiência: o portador de necessidades especiais visto sob a luz da Psicologia Histórico-Cultural. Lecturas Educación Física y Deportes, v. N.130, p. 1-17, 2009.

17.
PICCOLO, G. M.;Piccolo, Gustavo Martins2009PICCOLO, G. M. . A interdisciplinaridade como fonte de diálogos na Educação Física. Lecturas Educación Física y Deportes, v. n.131, p. 1-13, 2009.

18.
PICCOLO, G. M.;Piccolo, Gustavo Martins2009PICCOLO, G. M. . As antinomias dialéticas do lazer. Motrivivencia (UFS), v. n.31, p. 09-27, 2009.

19.
PICCOLO, G. M.;Piccolo, Gustavo Martins2009PICCOLO, G. M. . As bases do processo de formação docente voltado à inclusão. Revista Educação Especial (UFSM), v. 22, p. 363-374, 2009.

20.
PICCOLO, G. M.;Piccolo, Gustavo Martins2009 PICCOLO, G. M. . JOGO OU BRINCADEIRA: Afinal, de que estamos falando?. Motriz : Revista de Educação Física (Online), v. 14, p. 925-934, 2009.

21.
PICCOLO, G. M.;Piccolo, Gustavo Martins2009PICCOLO, G. M. . A ESCOLA COMO FERRAMENTA À EDUCAÇÃO PARA O LAZER. Licere (Centro de Estudos de Lazer e Recreação. Online), v. 12, p. 01-37, 2009.

22.
PICCOLO, G. M.;Piccolo, Gustavo Martins2009PICCOLO, G. M. . A gênese autobiográfica do futebol: breves apontamentos. Lecturas Educación Física y Deportes (Buenos Aires), v. 137, p. 1-7, 2009.

23.
PICCOLO, G. M.;Piccolo, Gustavo Martins2009PICCOLO, G. M. ; Denari, F. E . Da beleza à arte: meus caminhos de crítica ao preconceito. Revista de Ciências da Educação (Aparecida), v. n.20, p. 301-322, 2009.

24.
PICCOLO, G. M.;Piccolo, Gustavo Martins2009PICCOLO, G. M. ; Moscardini, S.F ; COSTA, V.B . Implicações teóricas e práticas advindas do conceito social de deficiência. Intermeio (UFMS), v. 15, p. 71-83, 2009.

25.
PICCOLO, G. M.;Piccolo, Gustavo Martins2008PICCOLO, G. M. . O universo lúdico proposto por Caillois. Lecturas Educación Física y Deportes (Buenos Aires), v. n.127, p. 1-12, 2008.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
PICCOLO, G. M. ; Oliveira, E. L. . Concepciones de la belleza en jóvenes ciegos: Una perspectiva historica. 1. ed. Madrid: Editorial Academica Española, 2012. v. 1. 140p .

2.
PICCOLO, G. M. . El niño, el juego y los prejuicios: Notas sobre la formación de las relaciones discriminatorias en niños en edad preescolar. 1. ed. Madrid: Editorial Academica Española, 2012. v. 1. 124p .

3.
PICCOLO, G. M. ; Oliveira, E. L. . Repensar la práctica de pasantía: Luces que hacen. 1. ed. Madrid: Editorial Academica Española, 2011. v. 1. 148p .

Capítulos de livros publicados
1.
PICCOLO, G. M. ; Oliveira, E. L. . Decifra-me ou devoro-te: o professor frente ao enigma da inclusão. In: Fátima Elizabeth Denari. (Org.). Educação e Educação Especial: textos e (con)textos. São Carlos: Pedro e João Editores, 2010, v. 1, p. 1-224.

2.
PICCOLO, G. M. ; Silva, R. A . Lazer e Educação Física Escolar: aproximações de uma relação possível. In: João Eloir Carvalho. (Org.). Lazer no Espaço Urbano: Transversalidade e Novas Tecnologias. -ed.Curitiba: Champagnat-Editora da PUC-PR, 2006, v. 1, p. 291-303.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
PICCOLO, G. M. . Quando um gesto fala mais que mil palavras. Folha Gavionense, Gavião Peixoto, p. 02 - 02, 15 jul. 2009.

2.
PICCOLO, G. M. . Esporte e Sociedade. Folha Gavionense, Gavião Peixoto, p. 02 - 02, 31 maio 2009.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PICCOLO, G. M. . Superando o passado e as barreiras do presente: o pular corda e a criança com paralisia cerebral na Educação Física. In: IV Congresso Brasileiro de Educação Especial, 2010, São Carlos. Anais do IV Congresso Brasileiro de Educação Especial. São Carlos: Cubo Multimídia, 2010. p. 8958-8972.

2.
Costa, Vanderlei Balbino da ; PICCOLO, G. M. . Na Era da Inclusão: alguns dilemas da formação docente. In: IV Congresso Brasileiro de Educação Especial, 2010, São Carlos. Anais do IV Congresso Brasileiro de Educação Especial. São Carlos: Cubo Multimídia, 2010. p. 1312-1326.

3.
PICCOLO, G. M. ; Costa, Vanderlei Balbino da . A defectologia em Vygotsky: contribuições à Educação Especial. In: IV Congresso Brasileiro de Educação Especial, 2010, São Carlos. Anais do IV Congresso Brasileiro de Educação Especial. São Carlos: Cubo Multimídia, 2010. p. 5243-5257.

4.
Silva, R. A ; PICCOLO, G. M. . LAZER, EDUCAÇÃO E ALIENAÇÃO: REFLEXÕES A PARTIR DA CONTEMPORANEIDADE. In: IV EBEM Encontro Brasileiro de Educação e Marxismo, 2009, São José do Rio Preto. IV EBEM Encontro Brasileiro de Educação e Marxismo, 2009.

5.
PICCOLO, G. M. . A tríade da exclusão: análise do ciclo do preconceito mediante a atividade principal de jogos na Educação Infantil. In: IX Encontro de pesquisa em Educação da região sudeste, 2009, São Carlos. IX Encontro de pesquisa em Educação da região sudeste, 2009.

6.
PICCOLO, G. M. . Entre ditos e mitos: a utilização da informática nas escolas e a produção do conhecimento. In: IV Congreso de la cibersociedad, 2009, evento produzido na Web. IV Congreso de la cibersociedad, 2009.

7.
PICCOLO, G. M. ; Silva, R. A . Lazer e Educação Física Escolar: aproximação de uma relação possível. In: Encontro Nacional de Recreação e Lazer, 2006, São Carlos. Anais do XVIII Encontro Nacional de Recreação e Lazer, 2006, 2006.

8.
PICCOLO, G. M. ; MELLO, M. A. . Análise da construção de conceitos e preconceitos na brincadeira com jogos em crianças pré-escolares na perspectiva histórico-cultural. In: II Seminário de Dissertações e Teses do Programa de Pós Graduação em Educação da UFSCar, 2006, São Carlos. II Seminários de Dissertações e Teses: A constituição do campo de pesquisa em Educação, 2006.

9.
PICCOLO, G. M. ; MELLO, M. A. . Análise das manifestações preconceituosas nos jogos infantis. In: Congresso Internacional em Educação Escolar da FCLAR-UNESP: Necessidades emergentes da sociedade do conhecimento para a formação do educador- mitos e desafios, 2006, Araraquara. Congresso Internacional em Educação Escola: Necessidades emergentes da sociedade do conhecimento para a formação do educador: mitos e desafios., 2006.

10.
PICCOLO, G. M. ; IDALÍRIO, F. I. . A EDUCAÇÃO FÍSICA E A QUESTÃO DO GÊNERO NAS BRINCADEIRAS INFANTIS. In: VI EDUCERE - Congresso Nacional de Educação - PUCPR - Praxis, 2006, Londrina. VI EDUCERE - Congresso Nacional de Educação - PUCPR - Praxis, 2006.

11.
PICCOLO, G. M. . Educação Física: em busca da dialética entre o novo e o velho. In: III Congresso ONline- Observatório para la cibersociedad: Conocimiento Abierto, Sociedad Libre, 2006, BARCELONA- Espanha (WEB). III Congresso ONline- Observatório para la cibersociedad: Conocimiento Abierto, Sociedad Libre, 2006. v. 3.

12.
PICCOLO, G. M. . A Alfabetização e a relação com os números. In: II Congresso Regional de Educação de Pessoas Adultas-CREPA e I Congresso de Participantes de Pessoas Adultas- Conpar, 2005, São Carlos. Registro de Certificados da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de São Carlos, 2005. p. 049.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
PICCOLO, G. M. ; Oliveira, E. L. . REPRODUZINDO TAMBÉM SE TRANSFORMA: A ESCOLA PENSADA PARA ALÉM DO BINARISMO. In: IV EBEM Encontro Brasileiro de Educação e Marxismo, 2009, São José do Rio Preto. IV EBEM Encontro Brasileiro de Educação e Marxismo, 2009.

2.
PICCOLO, G. M. . A CRÍTICA COMO MÉTODO NO MATERIALISMO HISTÓRICO. In: IV EBEM Encontro Brasileiro de Educação e Marxismo, 2009, São José do Rio Preto. IV EBEM Encontro Brasileiro de Educação e Marxismo, 2009.

3.
PICCOLO, G. M. . PARA PENSAR MARX NA EDUCAÇÃO ESCOLAR. In: IV EBEM Encontro Brasileiro de Educação e Marxismo, 2009, São José do Rio Preto. IV EBEM Encontro Brasileiro de Educação e Marxismo, 2009.

4.
PICCOLO, G. M. . A CENTRALIDADE DO TRABALHO EM LUKÁCS. In: Seminário Internacional- TEORIA POLÍTICA DO SOCIALISMO: György Lukács e a Emancipação Humana. FFC - Unesp - Campus de Marília., 2009, Marília. Seminário Internacional- TEORIA POLÍTICA DO SOCIALISMO: György Lukács e a Emancipação Humana. FFC - Unesp - Campus de Marília., 2009.

5.
PICCOLO, G. M. ; Carneiro, C. E . A ESTÉTICA EM LUKÁCS. In: Seminário Internacional- TEORIA POLÍTICA DO SOCIALISMO, 2009, Marília. Seminário Internacional- TEORIA POLÍTICA DO SOCIALISMO, 2009.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
PICCOLO, G. M. . A arte como mediadora entre o trabalho docente e a apropriação do conhecimento. In: IV Encontro Iberoamericano de Educação, 2009, Araraquara. V Encontro Iberoamericano de Educação, 2009.

2.
PICCOLO, G. M. ; MELLO, M. A. . Relações Preconceituosas nos Jogos Infantis. In: XIV Congresso de Iniciação Científica, 2006, São Carlos. ANAIS DE EVENTOS DA UFSCar- XIVCongresso de iniciação cienítica, 2006. v. 2.

3.
PICCOLO, G. M. . Educação Física como quebra de mitos e barreiras. In: Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e X Simpósio Paulista de Educação Física, 2005, 2005, Rio Claro. Revista de Educação Física. Rio Claro: UNESP- RIO CLARO, 2005. v. 11. p. S139-S139.

4.
PICCOLO, G. M. . O Paradigma da Inclusão. In: Simpósio SESC de Atividades Físicas Adaptadas. In: Simpósio de Atividades Físicas Adaptadas, 2005, São Carlos. Simpósio de Atividades Físicas Adaptadas, 2005.

5.
PICCOLO, G. M. . O Lazer e a decadência esportiva: algumas reflexões. In: I Conferência Municipal de Esportes e Lazer de São Carlos. In: O Lazer e a decadência esportiva: algumas reflexões. In: I Conferência Municipal de Esportes e Lazer de São Carlos, 2005, São Carlos. O Lazer e a decadência esportiva: algumas reflexões. In: I Conferência Municipal de Esportes e Lazer de São Carlos. São Carlos: Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de São Carlos, 2005. v. 1. p. 62-63.

6.
PICCOLO, G. M. . EJA: Liberdade ou Camisa de Força. In: II Congresso Regional de Educação de Pessoas Adultas- CREPA e I Congresso de Participantesda Educação de Pessoas Adultas- Conpar, 2005, São Carlos. Registro de Certificados da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de São Carlos., 2005. p. 047.

Apresentações de Trabalho
1.
PICCOLO, G. M. . Superando o passado e as barreiras do presente: o pular corda e a criança com paralisia cerebral na Educação Física. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
PICCOLO, G. M. ; COSTA, V.B . A defectologia em Vygotsky: contribuições à Educação Especial. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
Costa, Vanderlei Balbino da ; PICCOLO, G. M. . Na Era da Inclusão: alguns dilemas da formação docente. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
PICCOLO, G. M. . A tríade da exclusão: análise do ciclo do preconceito mediante a atividade principal de jogos na Educação Infantil. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
PICCOLO, G. M. . Para Pensar Marx na Educação Escolar. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
PICCOLO, G. M. . A crítica como método no materialismo histórico. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
PICCOLO, G. M. ; Silva, R. A . Lazer, Educação e Alienação: reflexões a partir da contemporaneidade. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
Oliveira, E. L. ; PICCOLO, G. M. . Reproduzindo também se transforma: a escola para além do binarismo. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
PICCOLO, G. M. . A arte como mediadora entre o trabalho docente e a apropriação do conhecimento. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
PICCOLO, G. M. . Lazer e Educação Física: aproximação de uma relação possível. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
PICCOLO, G. M. ; MELLO, M. A. . Análise das manifestações preconceituosas nos jogos infantis. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
PICCOLO, G. M. ; MELLO, M. A. . Relações Preconceituosas nos jogos infantis. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
PICCOLO, G. M. . Análise da construção de conceitos e preconceitos na brincadeira com jogos em crianças pré-escolares na perspectiva histórico-cultural. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
PICCOLO, G. M. . A alfabetização e a relação com os números. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
PICCOLO, G. M. . EJA: Liberdade ou camisa de força. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
PICCOLO, G. M. . O paradigma da inclusão. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

17.
PICCOLO, G. M. . EJA: liberdade ou camisa de força. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

18.
PICCOLO, G. M. . Educação como quebra de mitos e barreiras. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

19.
PICCOLO, G. M. . O Lazer e a decadência esportiva: algumas reflexôes. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
PICCOLO, G. M. . Preconceito ou Pré-conceito 2006 (Verbete).

2.
PICCOLO, G. M. . Totalidade em Marx 2006 (Verbete).


Demais tipos de produção técnica
1.
PICCOLO, G. M. . A formação do ser humano por uma perspectiva histórico- cultural e as contribuições de Vygotsky ao campo da educação especial. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
PICCOLO, G. M. . Pode a Educação Física ser mediadora na apropriação da tecnologia?. 2008. (Proposta de atividade).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
PICCOLO, G. M.. Participação em banca de Adan Parisi.Diálogo de saberes: o jogo de capoeira na roda dos cursos de educação física. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de São Carlos.

2.
PICCOLO, G. M.. Participação em banca de Robson Amaral da Silva.O lazer nas histórias em quadrinhos dos personagens de Maurício de Souza. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de São Carlos.

3.
PICCOLO, G. M.. Participação em banca de Flávio Idalírio de Lima Leite.A ecomotricidade e a Educação Física escolar: uma experiência junto à escolares do ensino médio. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de São Carlos.

4.
PICCOLO, G. M.. Participação em banca de Rafael Leme de Calais.Relação professor(a) aluno(a) em turmas mistas nas aulas de Educação Física em alunos de 8ª série nas cidades de Campinas e São Carlos. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de São Carlos.

5.
PICCOLO, G. M.. Participação em banca de André Gusson Vicente.Fatores motivacionais dos praticantes de Pilates da academia Biolife Pilates de Itatiba/SP. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de São Carlos.

6.
PICCOLO, G. M.. Participação em banca de Lucas Bertonha.Utilização do método Pilates na melhoria da flexibilidade da articulação do quadril. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de São Carlos.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
IV Congresso Brasileiro de Educação Especial. Na Era da Inclusão: alguns dilemas da formação docente; A defectologia em Vygotsky: contribuições à Educação Especial; Superando o passado e as barreiras do presente: o pular corda e a criança com paralisia cerebral na Educação Física. 2010. (Congresso).

2.
A cultura do jogo.A cultura do jogo. 2010. (Encontro).

3.
Pedagogia Histórico-crítica 30 anos. 2009. (Congresso).

4.
Habilidades Sociais e transtornos psicológicos: implicações para a teoria cognitivo-comportamental. 2009. (Oficina).

5.
Políticas Internacionais em Educação Especial. 2009. (Encontro).

6.
Abordagens metodológicas em Educação Especial. 2009. (Encontro).

7.
Pesquisa-ação colaborativo-crítica: dialogando com suas possibilidades e tensões. 2009. (Encontro).

8.
IX Encontro de Pesquisa em Educação da região Sudeste.A tríade da exclusão: análise do ciclo do preconceito mediante a atividade principal de jogos na Educação Infantil. 2009. (Encontro).

9.
IV Encontro Iberoamericano de Educação.A arte como mediadora entre o trabalho docente e a apropriação do conhecimento. 2009. (Encontro).

10.
Concurso Revista Fórum e Fundação Banco do Brasil: Aprender e ensinar tecnologias sociais.Pode a Educação Física ser mediadora na apropriação da tecnologia?. 2008. (Outra).

11.
Congresso Internacional de Educação Escolar da FCLAR-UNESP. Análise das manifestações preconceituosas nos jogos infantis. 2006. (Congresso).

12.
II Seminário de Dissertações e Teses do Programa de Pós Graduação em Educação da UFSCar.Análise da construção de conceitos e preconceitos na brincadeira com jogos em crianças pré-escolares na perspectiva histórico-cultural. 2006. (Seminário).

13.
Colóquios de História, Sociedade e Educação da UFSCar. 2006. (Encontro).

14.
VI Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e X Simpósio Paulista de Educação Física. A Educação Física e a quebra de mitos e barreiras. 2005. (Congresso).

15.
I Conferência Municipal de Esportes e Lazer de São Carlos. O lazer e a decadência esportiva: algumas reflexões. 2005. (Congresso).

16.
I Congresso de Participantes da Educação de Pessoas Adultas - CREPA/CONPAR. A alfabetização e a relação com os números. 2005. (Congresso).

17.
VI Jornada científica da Ufscar. Uma intrudução a temática étnico-racial brasileira. 2005. (Congresso).

18.
I Seminário de Dissertações e Teses do Programa de Pós Graduação em Educação. 2005. (Seminário).

19.
Simpósio SESC de Atividades Físicas Adaptadas.O paradigma da inclusão. 2005. (Simpósio).

20.
Simpósio sobre o Ensino de Graduação em Educação Física/ II Colóquio de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana: 10 anos do Curso de Educação Física da UFSCar. 2005. (Simpósio).

21.
I Colóquio Corpo e Identidade Social. 2005. (Simpósio).

22.
Encontro Regional do Internacional Council on Education for Teaching ICET. 2005. (Encontro).

23.
1ª Jornada de Cardiologia Coração, Exercício e Saúde. 2005. (Outra).

24.
Simpósio SESC de Atividades Físicas Adaptadas. 2004. (Simpósio).

25.
IV EREEF Encontro Regional de Estudantes de Educação Física do Estado de São Paulo (Regional 1), com o tema: Políticas Públicas e Educação Física: muito além do papo da inclusão social. 2004. (Encontro).

26.
3ª Jornada de Análise do Comportamento. 2004. (Outra).

27.
Projeto Corpo em Pauta. 2004. (Outra).

28.
Fórum Qualidade de Vida e Bem Estar. 2004. (Outra).

29.
I Semana de Ciências Sociais e Estudos Marxistas. 2003. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PICCOLO, G. M. . Coordenação da sessão de comunicação oral "Pesquisa e produção do conhecimento científico em Educação Especial" durante o IV Congresso Brasileiro de Educação Especial. 2010. (Congresso).

2.
PICCOLO, G. M. . Coordenação da sessão de comunicação oral intitulada "Educação Física e esportes adaptados" no IV Congresso Brasileiro de Educação Especial. 2010. (Congresso).

3.
PICCOLO, G. M. . Coordenação de Sessão de Pôsteres no IV Congresso Brasileirode Educação Especial. 2010. (Congresso).

4.
PICCOLO, G. M. . Coordenação de uma sessão de comunicação oral no IX Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste. 2009. (Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 31/08/2014 às 7:13:47