Pablo Moreno Fernandes Viana

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4127751269220367
  • Última atualização do currículo em 01/10/2018


Doutor em Ciências da Comunicação pela ECA-USP (2017), Mestre em Comunicação: Interações Midiáticas pela PUC Minas (2009), Especialista em Imagens e Culturas Midiáticas pela UFMG (2006), Graduado em Comunicação Social: Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário Newton Paiva (2005). Professor da PUC Minas desde 2006, lecionando atualmente as disciplinas Direção de Arte para Audiovisual e Cenografia no curso de Cinema e Audiovisual (Campus Coração Eucarístico). Atua desde 2018 como professor do Programa da Pós-graduação em Comunicação Social: Interações Midiáticas. Tem experiência na área de Criação Publicitária, Direção de Arte, Audiovisual e Hipermídias. Pesquisa temas relacionados ao Consumo e Publicidade, bem como as integrações da Publicidade a conteúdos de entretenimento e Audiovisual. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Pablo Moreno Fernandes Viana
Nome em citações bibliográficas
VIANA, Pablo Moreno Fernandes;VIANA, Pablo Moreno

Endereço


Endereço Profissional
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Faculdade de Comunicação e Artes da PUC Minas, Departamento de Comunicação Social da PUC Minas.
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Coração Eucarístico
30535901 - Belo Horizonte, MG - Brasil
Telefone: (31) 33194246


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2017
Doutorado em Ciências da Comunicação.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Publicidade que entretém: conteúdos de marca no contexto digital, Ano de obtenção: 2017.
Orientador: Maria Clotilde Perez Rodrigues.
Palavras-chave: Consumo; Publicidade; Entretenimento; Semiótica.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
2007 - 2009
Mestrado em Comunicação Social: Interações Midiáticas.
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
Título: A publicidade-entretenimento na web,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Júlio César Machado Pinto.
Palavras-chave: Cibercultura; Interações midiáticas; Publicidade; Entretenimento; Semiótica.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
2005 - 2005
Especialização em Comunicação: Imagens e Culturas Midiáticas. (Carga Horária: 360h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Os postais publicitários em Belo Horizonte. Identidade e Segmentação dos anúncios colecionáveis..
Orientador: Paulo Bernardo Vaz.
2001 - 2004
Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda.
Centro Universitário Newton Paiva, CNP, Brasil.
Título: Planejamento de Comunicação: Lanche Legal.
Orientador: Lamounier Lucas Pereira Junior.




Formação Complementar


2018 - 2018
Capacitação para a Elaboração de Itens do Banco Nacional de Itens (BNI). (Carga horária: 24h).
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.
2015 - 2015
Capacitação para elaboração de itens do Banco Nacional de Itens (BNI). (Carga horária: 24h).
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.
2011 - 2011
Produção de Cinema - do roteiro ao lançamento. (Carga horária: 12h).
Mostra CineBH, CINEBH, Brasil.
2009 - 2009
Direção de Arte - Cenografia e figurinos em cinema. (Carga horária: 15h).
Mostra de Cinema de Ouro Preto, CINE OP, Brasil.
2009 - 2009
Roteiro Cinematográfico. (Carga horária: 12h).
Mostra de Cinema de Tiradentes, TIRADENTES, Brasil.
2008 - 2008
Análise da linguagem cinematográfica. (Carga horária: 12h).
Mostra CineBH, CINEBH, Brasil.
2007 - 2007
Assistente de Direção. (Carga horária: 12h).
Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte, FICBH, Brasil.


Atuação Profissional



Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto I, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto I, Carga horária: 36

Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Assistente IV, Carga horária: 32

Vínculo institucional

2012 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Assistente IV, Carga horária: 40
Outras informações
Campus Poços de Caldas

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Assistente III, Carga horária: 40
Outras informações
Campus Poços de Caldas e Unidade São Gabriel, Belo Horizonte

Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Assistente III, Carga horária: 27
Outras informações
Unidade São Gabriel e Campus Poços de Caldas

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Assistente III, Carga horária: 22
Outras informações
Campus Poços de Caldas

Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Assistente III, Carga horária: 40
Outras informações
Campus Arcos e Poços de Caldas

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Assistente III, Carga horária: 32
Outras informações
Campus Arcos

Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Assistente I, Carga horária: 26
Outras informações
Campus Arcos

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Assistente I, Carga horária: 24
Outras informações
Campus Arcos

Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Assistente I, Carga horária: 16
Outras informações
Campus Arcos

Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Assistente I, Carga horária: 8
Outras informações
Campus Arcos

Atividades

02/2018 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Comunicação e Artes da PUC Minas, Departamento de Comunicação Social da PUC Minas.

02/2018 - Atual
Ensino, Comunicação Social: Interações Midiáticas, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Orientação de Mestrado
01/2018 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Pontfícia Universidade Católica de Minas Gerais, .

08/2017 - Atual
Ensino, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Projeto Experimental II
02/2017 - Atual
Ensino, Comunicação Social - Cinema e Audiovisual, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Direção de Arte para Audiovisual
02/2017 - Atual
Ensino, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Projeto Experimental III
08/2016 - Atual
Ensino, Comunicação Social - Cinema e Audiovisual, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cenografia
08/2016 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Comunicação e Artes da PUC Minas, Faculdade de Comunicação e Artes da PUC Minas.

Atividade realizada
Coordenação de Seminários.
04/2016 - 02/2018
Direção e administração, PUC Minas - Campus Poços de Caldas, .

Cargo ou função
Coordenador do curso de Pós-graduação lato Sensu: Comunicação e Marketing em Mídias Digitais.
02/2017 - 12/2017
Ensino, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Criação Publicitária
Linguagem Publicitária
03/2015 - 03/2017
Direção e administração, PUC Minas - Campus Poços de Caldas, .

Cargo ou função
Coordenador do Curso de Pós-graduação Lato Sensu: Comunicação e Marketing em Mídias Digitais.
08/2016 - 12/2016
Ensino, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Criação Publicitária
Linguagem Publicitária
08/2016 - 12/2016
Ensino, Tecnologia em Produção Multimídia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Gestão de Projetos Multimídia
02/2014 - 07/2016
Direção e administração, PUC Minas - Campus Poços de Caldas, .

Cargo ou função
Membro do Colegiado do curso de Publicidade e Propaganda.
08/2012 - 07/2016
Ensino, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Direção de Arte
08/2012 - 07/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Comunicação e Artes da PUC Minas, .

Cargo ou função
Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Publicidade e Propaganda.
08/2011 - 07/2016
Ensino, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cinema e Vídeo
08/2011 - 07/2016
Outras atividades técnico-científicas , PUC Minas - Campus Poços de Caldas, PUC Minas - Campus Poços de Caldas.

Atividade realizada
Coordenação da agência Laboratório do curso de Publicidade e Propaganda.
02/2010 - 07/2016
Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução à Publicidade
03/2014 - 03/2015
Direção e administração, PUC Minas - Campus Poços de Caldas, .

Cargo ou função
Coordenador do curso de Pós-graduação Lato Sensu: Comunicação e Marketing em Mídias Digitais.
04/2012 - 04/2014
Direção e administração, Pontfícia Universidade Católica de Minas Gerais, .

Cargo ou função
Coordenador de curso de Especialização em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais.
03/2011 - 03/2013
Direção e administração, Faculdade de Comunicação e Artes da PUC Minas, Pontfícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Cargo ou função
Coordenador de curso de Especialização em Comunicação organizacional.
02/2012 - 07/2012
Ensino, Produção Multimídia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Composição e Autoração
02/2012 - 07/2012
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Seminário
Tecnologias da Informação e da Comunicação
02/2012 - 07/2012
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tecnologias da Informação e da Comunicação
02/2012 - 07/2012
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Comunicação e Artes da PUC Minas, Faculdade de Comunicação e Artes da PUC Minas.

Atividade realizada
Coordenador de Experimentação do curso de Produção Multimídia.
08/2011 - 07/2012
Ensino, Produção Multimídia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Audiovisual
02/2011 - 07/2012
Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Panoramas da Comunicação Digital
04/2012 - 05/2012
Ensino, Comunicação e Marketing em Mídias Digitais, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Teorias da Comunicação Digital
10/2011 - 12/2011
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Seminário
02/2011 - 12/2011
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Comunicação e Artes da PUC Minas, Faculdade de Comunicação e Artes da PUC Minas.

Atividade realizada
Coordenação de Estágio.
03/2011 - 07/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, Pontfícia Universidade Católica de Minas Gerais, .

Cargo ou função
Membro da Comissão Permanente de Avaliação.
04/2011 - 05/2011
Ensino, Comunicação Organizacional, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Comunicação Digital e Interfaces
08/2010 - 12/2010
Outras atividades técnico-científicas , Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Atividade realizada
Coordenação de Estágio.
07/2010 - 12/2010
Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação Integrada
02/2010 - 12/2010
Direção e administração, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, .

Cargo ou função
Coordenador de Curso.
02/2010 - 12/2010
Conselhos, Comissões e Consultoria, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, .

Cargo ou função
Membro do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE).
05/2008 - 12/2010
Direção e administração, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, .

Cargo ou função
Membro de Colegiado de Coordenação Didática de Curso.
04/2009 - 07/2010
Direção e administração, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, .

Cargo ou função
Coordenador de Curso de Pós-graduação Lato Sensu Comunic. Estratégica: Imagens em mídias diversas.
04/2009 - 07/2010
Direção e administração, Pontfícia Universidade Católica de Minas Gerais, .

Cargo ou função
Coordenador de Curso de pós-graduação lato sensu - Comunicação Estratégica: Produção e uso de imagens em mídias diversas.
8/2006 - 07/2010
Ensino, Gestão de Comunicação Integrada, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Direção e Arte
Produção Audiovisual em Publicidade e Propaganda
02/2010 - 04/2010
Ensino, Comunic. Estratégica: Imagens em mídias diversas, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Gestão de Marcas na Web
08/2009 - 12/2009
Ensino, Gestão de Comunicação Integrada, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação Integrada
Tópicos Especiais II: Publicidade e Entretenimento
02/2008 - 12/2009
Outras atividades técnico-científicas , Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Atividade realizada
Professor tutor da empresa-júnior f/kaz Propaganda.
2/2007 - 7/2009
Outras atividades técnico-científicas , Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Atividade realizada
Sub-editor de planejamento gráfico do jornal portal como orientador de monitores.
08/2008 - 12/2008
Ensino, Gestão de Comunicação Integrada, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação Integrada
02/2008 - 07/2008
Ensino, Gestão de Comunicação Integrada, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação Corporativa
2/2007 - 12/2007
Ensino, Gestão de Comunicação Integrada, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História e Análise da Produção Audiovisual Contemporânea

Faculdade da Cidade de Santa Luzia, FACSAL, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12

Atividades

2/2007 - 7/2007
Ensino, Comunicação Social Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Criação em Publicidade e Propaganda
8/2006 - 7/2007
Ensino, Comunicação Social Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Planejamento e Produção Gráfica II

Weblife Studios, WST, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Funcionário, Enquadramento Funcional: Designer, Carga horária: 0
Outras informações
Criação de layouts para cursos à distância

Atividades

6/2006 - 8/2006
Serviços técnicos especializados , Weblife Studios, .

Serviço realizado
Criação e montagem de cursos em HTML e Flash..

Romanelli Comunicação e Publicidade, RCP, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2007
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Diretor de Arte, Carga horária: 40

Atividades

11/2005 - 5/2006
Serviços técnicos especializados , Romanelli Comunicação e Publicidade, .

Serviço realizado
Direção de arte para mídia impressa e para a web.

Criatividade Graficos Obras On Line, OOL, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Designer, Carga horária: 40

Atividades

4/2005 - 10/2005
Serviços técnicos especializados , Criatividade Graficos Obras On Line, .

Serviço realizado
Diagramação e arte da revista Obras On Line, Programação Visual da empresa, Criação de peças de comunicação.

DuE Comunicação, DUE, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 30
Outras informações
Criação de peças gráficas e websites para clientes diversos da agência


Beneficência da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, BEPREM, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20
Outras informações
Estágio na Assessoria de Comunicação. Criação da Intranet da Autarquia.


Centro Universitário Newton Paiva, CNP, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2002
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 30

Atividades

11/2001 - 06/2002
Estágios , Massan-z, .

Estágio realizado
Criação de websites para clientes diversos da agência laboratório Massan-z.
10/2001 - 12/2001
Estágios , Centro de Estudos e Assessoria ao Secretariado, .

Estágio realizado
Estágio no CEAS. Criação de logomarca para o setor..
03/2001 - 07/2001
Estágios , Convênio Newton Paiva e Diário do Comércio / Jornal de Casa, .

Estágio realizado
Criação do Website do Jornal de Casa.


Linhas de pesquisa


1.
Processos midiatizados de interação social
2.
Processos midiatizados de interação social


Projetos de pesquisa


2015 - 2016
[Iniciação Científica] PUBLICIDADE + ENTRETENIMENTO: a recepção deste recurso por uma audiência brasileira
Descrição: Tendo em vista a modificação dos hábitos de consumo e da forma de recepção dos comerciais publicitários pelos telespectadores, causados por novas tecnologias que se firmam no mercado e traduzem os novos hábitos do século, as parcerias entre publicidade e entretenimento se confirmaram necessárias para segurança e equilíbrio de ambas as indústrias. Desta forma, considerando ser um processo já muito presente, especialmente nos Estados Unidos, mas ainda em desenvolvimento, este projeto torna-se interessante e instigante ao passo em que analisa as diferentes formas de utilizar o recurso e as respostas a tal fenômeno, enquanto ainda em andamento e em fase de estabilização. Para isso, foram analisados filmes estrangeiros de grande público no Brasil, para estudar a eficácia do processo em audiências diferenciadas. Os filmes ?A Saga Crepúsculo: Amanhecer ? Parte 1?, ?Os Vingadores?, ?Homem de Ferro 3? e ?A Culpa é das Estrelas?, de maior audiência no Brasil nos anos de 2011, 2012, 2013 e 2014, respectivamente, segundo a Ancine, são a base de análise deste trabalho..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Pablo Moreno Fernandes Viana - Coordenador / Priscila Fernandes de Araújo Laurindo - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
2014 - 2015
[Iniciação Científica] MARILYN MONROE, A ESTRELA COMO PRODUTO: Um olhar sobre a utilização da imagem midiática da atriz na propaganda
Descrição: Marilyn Monroe foi uma das maiores atrizes do cinema americano; suamorte precoce deu a ela o status de mito, imortalizando sua beleza e juventude no imaginário popular. Como figura midiática, Marilyn teve um papel de extrema importância no cenário da propaganda em sua época. O projeto investigou a imagem construída pelos estudantes de Publicidade e Propaganda da PUC Minas em Poços de Caldas acerca da atriz Marilyn Monroe, morta há mais de 50 anos, mas presente nas campanhas e peças publicitárias contemporâneas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Pablo Moreno Fernandes Viana - Coordenador / Monalisa Silva Menezes - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
2012 - 2012
MÍDIAS LOCATIVAS E MOBILIDADE: Desenvolvimento de aplicação turística para dispositivos móveis no sistema operacional Android.
Descrição: Projeto de pesquisa que tem como objetivo desenvolver uma aplicação turística para o município de Poços de Caldas. A aplicação é destinada a smartphones com o sistema operacional Android e está sendo desenvolvida numa parceria entre o curso de Publicidade e Propaganda e Ciência da Computação. O financiamento da pesquisa é feito com recursos do Fundo de Incentivo à Pesquisa da PUC Minas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Pablo Moreno Fernandes Viana - Coordenador / André Beraldo Ireno - Integrante / Wilton Abreu de Paula - Integrante.Financiador(es): Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
2011 - 2012
[Iniciação Científica] A IDENTIDADE NA PÓS-MODERNIDADE: um estudo sobre os traços identitários nas ações publicitárias de Poços de Caldas
Descrição: Observa-se que, na pós modernidade, as identidades nacionais, por decorrência principalmente da globalização, têm sofrido fenômenos de hibridização em seus variados aspectos. Porém, é possível verificar um fortalecimento cada vez maior de identidades locais em contraste ao fenômeno supracitado. Tendo em vista a relativa independência da cidade de Poços de Caldas tanto no que tange a aspectos culturais quanto, até mesmo, a aspectos burocráticos, este trabalho buscou identificar possíveis reflexos dessa independência em ações publicitárias de organizações poçoscaldenses, buscando nestes traços identitários de sua população e de sua cultura. Observou-se que as ações de comunicação de Poços de Caldas ainda carecem de um amadurecimento e que os peculiares traços culturais da cidade não são comumente explorados pelas organizações dentro de suas ações publicitárias..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Pablo Moreno Fernandes Viana - Coordenador / André Beraldo Ireno - Integrante.


Projetos de extensão


2015 - 2015
Luz, Câmera, Escola: Inserção dos dispositivos móveis nos processos pedagógicos
Descrição: O objetivo do projeto é fomentar a produção audiovisual entre os estudantes de ensino fundamental e médio em Poços de Caldas por meio do estudo da linguagem cinematográfica e de oficinas de produção, edição e realização de vídeos experimentais utilizando dispositivos móveis. Público do Projeto: jovens estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio, de quatro escolas públicas de Poços de Caldas, além de estudantes de Pedagogia da PUC Minas..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Pablo Moreno Fernandes Viana - Coordenador / Emerson Rocha Martins - Integrante / Maria Clara de Souza Paulino - Integrante / Melanie Blauth - Integrante / Julia Cristina Ferreira Silva - Integrante / Luis Otávio Suait - Integrante.Financiador(es): Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Outra.
2014 - 2014
Luz, Câmera, Escola: Inserção dos dispositivos móveis nos processos pedagógicos
Descrição: O projeto tem como objetivo fomentar a produção audiovisual entre os estudantes da rede pública por meio do estudo da linguagem cinematográfica e de oficinas de produção, edição e realização de vídeos experimentais utilizando dispositivos móveis..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Pablo Moreno Fernandes Viana - Coordenador / Emerson Rocha Martins - Integrante / Guilherme Guimarães Martins - Integrante / Silas Ferreira de Barros Barbosa - Integrante / Tales Sgrile Lourenço - Integrante / Fernanda Assad Vasconcelos - Integrante.Financiador(es): Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Outra.
2013 - 2013
Inserção dos dispositivos móveis nos processos pedagógicos
Descrição: O projeto, batizado "Luz, Câmera, Escola" visa promover oficinas de produção audiovisual para estudantes de ensino médio nas escoals da rede pública e particular de Poços de Caldas, Minas Gerais.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Pablo Moreno Fernandes Viana - Coordenador / Emerson Rocha Martins - Integrante.Financiador(es): Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Auxílio financeiro.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Rádio e Televisão/Especialidade: Cinema.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação Visual/Especialidade: Cibercultura.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação Visual/Especialidade: Criação Publicitária.
5.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação Visual/Especialidade: Direção de Arte.
6.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação Visual.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2013
Primeiro Lugar no Edital PROEX 064/2013 com o Projeto Luz, Câmera Escola, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
2012
Terceiro lugar no Concurso Cultural - Placas de trânsito, DPVAT.
2005
Láurea Acadêmica: Melhor Projeto Experimental - Lanche Legal, Centro Universitário Newton Paiva.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
VIANA, Pablo Moreno Fernandes2017VIANA, Pablo Moreno Fernandes. Da hibridização à regionalização: a publicidade contemporânea. SIGNOS DO CONSUMO, v. 9, p. 107-109, 2017.

2.
VIANA, Pablo Moreno Fernandes2016 VIANA, Pablo Moreno Fernandes. Cerveja e notícias híbridas: publieditoriais no G1. SIGNOS DO CONSUMO, v. 8, p. 97, 2016.

3.
VIANA, Pablo Moreno Fernandes2014VIANA, Pablo Moreno Fernandes; IRENO, A. B. ; TERRANOVA, B. M. ; CARVALHO, E. E. ; SANTOS, L. ; NOGUEIRA, D. C. . A Semiótica do Bem-Estar: Uma análise do programa 'Bem Estar'. Iniciacom: revista brasileira de iniciacao cientifica em comunicacao social, v. 6, p. 1-20, 2014.

4.
PADUA, L. B.2014PADUA, L. B. ; VIANA, Pablo Moreno Fernandes . A realidade econômica, segundo Aécio Neves e Dilma Roussef: Uma análise semiótica sobre as tentativas de (re)construção social da realidade. Memento (Três Corações), v. 05, p. 1-24, 2014.

5.
VIANA, Pablo Moreno Fernandes2014 VIANA, Pablo Moreno Fernandes; MOTTA, B. S. ; BITTENCOURT, M. . A influência de Youtubers no processo de decisão dos espectadores: uma análise no segmento de beleza, games e ideologia. E-Compós (Brasília), v. 17, p. 1-25, 2014.

6.
VIANA, Pablo Moreno Fernandes2014VIANA, Pablo Moreno Fernandes. Semiótica da marca dos produtos Procter & Gamble no filme -minha mãe é uma peça-. SIGNOS DO CONSUMO, v. 6, p. 71, 2014.

7.
VIANA, Pablo Moreno Fernandes2010VIANA, Pablo Moreno Fernandes. Quem ama bloqueia: a publicidade-entretenimento no ciberespaço. Rumores (USP), v. 8, p. 1-1, 2010.

8.
VIANA, Pablo Moreno Fernandes2008VIANA, Pablo Moreno Fernandes. A publicidade na blogosfera: um olhar sobre uma ação publicitária no ciberespaço. Entre.Meios, v. 5, p. 109-122, 2008.

Capítulos de livros publicados
1.
MOTTA, B. S. ; VIANA, Pablo Moreno Fernandes . O ensino da publicidade no cenário atual. In: Mª Elena DEL VALLE MEJÍAS; Graciela PADILLA CASTILLO. (Org.). Construyendo la nueva enseñanza superior. 1ed.Madrid: CONGRESO UNIVERSITARIO INTERNACIONAL SOBRE LA COMUNICACIÓN EN LA PROFESIÓN, 2014, v. 1, p. 750-767.

2.
VIANA, Pablo Moreno Fernandes. Publicidade-entretenimento no Brasil: A inserção do formato nos anuários do Clube de Criação de São Paulo. In: Moisés de Lemos Martins; Madalena Oliveira. (Org.). Comunicação ibero-americana: os desafios da Internacionalização - Livro de Atas do II Congresso Mundial de Comunicação ibero-americana. 1ed.Braga: CECS - Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, 2014, v. 1, p. 2920-2928.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CASTRO, B. ; PINTO, G. ; DIAS, K. ; SOLANI, L. ; CANOVA, L. ; FERREIRA, L. ; MEIRA, P. L. ; COSTA, T. ; VIANA, Pablo Moreno . O ?não? saiu de casa e foi para o Facebook: a transformação da Skol em marca de representações sociais. In: XXIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudesde, 2018, Belo Horizonte. Anais do XXIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste, 7 a 9 de junho de 2018: Desigualdades, Gêneros e Comunicação. São Paulo: Intercom, 2018. p. 863-1-863-15.

2.
MARICATO, A. V. ; FERREIRA NETO, A. F. ; MATA, F. S. ; ASSIS, G. H. S. ; VIANA, Pablo Moreno Fernandes . Os ?corpos remodelados?: Olhares sociais acerca do eu travesti e suas representações. In: XXIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste, 2018, Belo Horizonte. Anais do XXIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste, 7 a 9 de junho de 2018: Desigualdades, Gêneros e Comunicação. São Paulo: Intercom, 2018. p. 1549-1.

3.
VIANA, Pablo Moreno Fernandes; BELMIRO, D. M. M. . CONSUMO E CIDADANIA: Todecachinho e midiatização do racismo brasileiro. In: 41º CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 2018, Joinville. Anais do 41º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2 a 8 de setembro de 2018, E [recurso eletrônico]: Desigualdades, Gêneros e Comunicação. São Paulo: Intercom, 2018. v. 1. p. 466-1-466-15.

4.
ROSSI, F. S. ; VIANA, Pablo Moreno Fernandes . A bissexualidade em telenovelas: Amor à Vida e Em Família. In: XXIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste, 2018, Belo Horizonte. Anais do XXIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste, 7 a 9 de junho de 2018: Desigualdades, Gêneros e Comunicação. São Paulo: Intercom, 2018. p. 1078-1.

5.
VIANA, Pablo Moreno Fernandes. Isso é muito Black Mirror: reflexões sobre folksonomia e expressividade marcária nas redes sociais. In: XL Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2017, Curitiba. Anais do 40º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 4 a 9 de setembro de 2017, E [Recurso Eletrônico]: Intercom 40 anos: Comunicação, memórias e historicidades. São Paulo: Intercom, 2017. v. 1.

6.
VIANA, Pablo Moreno Fernandes. Do Product Placement ao Branded Content: Uma revisão bibliográfica a partir da base de dados Scopus. In: XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2016, São Paulo. Anais do XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 5 a 9 de setembro de 2016, E [recurso eletrônico]: Comunicação e Educação: caminhos integrados para um mundo em transformação. São Paulo: Intercom, 2016. p. 1017-1-1017-14.

7.
SIQUEIRA, J. G. F. ; LEITE, J. F. ; BEIJO, L. S. ; LIMA, M. N. ; MARQUES, T. L. ; VIANA, Pablo Moreno Fernandes . A melodia do consumo: o funk ostentação como manifestação do consumo contemporâneo. In: XXI Congresso de Ciências da Comunicação da Região Sudeste, 2016, Salto. Anais do XXI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste, 17 a 19 de junho de 2016, E [Recurso Eletrônico]: Comunicação e Educação: Caminhos Integrados para um mundo em transformação. São Paulo: Intercom, 2016. p. 596-1-596-13.

8.
VIANA, Pablo Moreno Fernandes; DAMASCENO, A. R. . A Atmosfera francesa na campanha publicitária da Air France. In: Congresso Internacional em Comunicação e Consumo - Comunicon, 2016, São Paulo. Anais do Congresso Internacional em Comunicação e Consumo - Comunicon 2016. São Paulo: ESPM, 2016. v. 1. p. 1-15.

9.
VIANA, Pablo Moreno Fernandes. PUBLICIDADE-ENTRETENIMENTO COMO GÊNERO DO CONSUMO: Proposta de uma tipologia para o formato no Brasil. In: VI Pró-Pesq PP - Encontro Nacional de Pesquisadores em Publicidade e Propaganda, 2016, São Paulo. Façamos uma publicidade viva: VI Pró-Pesq PP - Encontro Nacional de Pesquisadores em Publicidade e Propaganda. São Paulo: INMOD / ABP2 / PPGCOM-ECA-USP, 2015. p. 464-478.

10.
VIANA, Pablo Moreno Fernandes. HIPERPUBLICIDADE NO FESTIVAL DE CANNES: A inserção da publicidade-entretenimento no Festival como reflexo do contemporâneo. In: XX Congresso de Ciências da Comunicação da região Sudeste, 2015, Uberlândia. Anais do XX Congresso de Ciências da Comunicação da região Sudeste, 19 a 21 de junho de 2015, E [recurso eletrônico]: Comunicação e Cidade Espetáculo. São Paulo: Intercom, 2015. v. 1. p. 872-1-872-15.

11.
LAURINDO, P. F. A. ; VIANA, Pablo Moreno Fernandes . Publicidade-Entretenimento: a inserção de marcas no filme ?Os Vingadores? como prática de um novo modelo publicitário.. In: XX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação da região Sudeste, 2015, Uberlândia. Anais do XX Congresso de Ciências da Comunicação na região Sudeste, 19 a 21 de junho de 2015 E [recurso eletrônico]: Comunicação e Cidade espetáculo. São Paulo: Intercom, 2015. v. 1. p. 880-1-880-15.

12.
BEIJO, G. S. ; INCROCCI, M. A. S. ; SIQUEIRA, R. Y. S. ; CARVALHO, T. M. S. C. ; VIANA, Pablo Moreno Fernandes . FROZEN ? UMA AVENTURA CONGELANTE DA MULHER NA SOCIEDADE: uma análise das personagens e as representações dos anseios da mulher contemporânea. In: XX Congresso de Ciências da Comunicação na região Sudeste, 2015, Uberlândia. Anais do XX Congresso de Ciências da Comunicação na região Sudeste, 19 a 21 de junho de 2015 E [recurso eletrônico]: Comunicação e Cidade espetáculo. São Paulo: Intercom, 2015. v. 1. p. 883-1-883-14.

13.
PAULA, L. G. de ; VIANA, Pablo Moreno Fernandes . I live for the applause: A construção da identidade e rituais de consumo dos jovens do interior, a partir da presença midiática de Lady Gaga.. In: XX Congresso de Ciências da Comunicação da região Sudeste, 2015, Uberlândia. Anais do XX Congresso de Ciências da Comunicação na região Sudeste, 19 a 21 de junho de 2015 E [recurso eletrônico]: Comunicação e Cidade espetáculo. São Paulo: Intercom, 2015. v. 1. p. 1066-1-1066-15.

14.
BELMIRO, D. M. M. ; PAULA, L. G. de ; ANDRADE, L. P. ; LAURINDO, P. F. A. ; VIANA, Pablo Moreno Fernandes . Imagem e Reflexo no copo de cerveja: Uma análise da construção da imagem feminina na publicidade da cerveja Devassa. In: XX Congresso de Ciências da Comunicação da região Sudeste, 2015, Uberlândia. Anais do XX Congresso de Ciências da Comunicação na região Sudeste, 19 a 21 de junho de 2015 E [recurso eletrônico]: Comunicação e Cidade espetáculo. São Paulo: Intercom, 2015. v. 1. p. 1264-1-1264-15.

15.
MENEZES, M. S. ; VIANA, Pablo Moreno Fernandes . MARILYN MONROE E PUBLICIDADE: Análise do uso da imagem de celebridades mortas na promoção do consumo. In: XX Congresso de Ciências da Comunicação da região Sudeste, 2015, Uberlândia. Anais do XX Congresso de Ciências da Comunicação na região Sudeste, 19 a 21 de junho de 2015 E [recurso eletrônico]: Comunicação e Cidade espetáculo. São Paulo: Intercom, 2015. v. 1. p. 1286-1-1286-14.

16.
VIANA, Pablo Moreno Fernandes. A Bibliometria como critério: Advertainment, Branded Content ou Product Placement?. In: XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2015, Rio de Janeiro. Anais do XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. São Paulo: Intercom, 2015. v. 1. p. 1686-1699.

17.
MENEZES, M. S. ; VIANA, Pablo Moreno Fernandes . Marilyn Monroe: A estrela como produto. Um olhar sobre a utilização da imagem midiática da atriz na propaganda. In: XXXVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, de 1 a 5 de setembro, 2014, Foz do Iguaçu. Anais do XXXVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, de 1 a 5 de setembro de 2014 [recurso eletrônico]: Comunicação: guerra e paz. São Paulo: Intercom, 2014. v. 1. p. 1504-1-1504-14.

18.
VIANA, Pablo Moreno Fernandes. SEMIOTICS OF BRAND OF PROCTER & GAMBLE PRODUCTS IN A BRAZILIAN MOVIE. In: 12th World Congress of Semiotics, 2014, Sófia. New Semiotics. Between Tradition and Innovation: proceedings of the 12. World Congress of Semiotics, 2014.

19.
VIANA, Pablo Moreno Fernandes. INTEGRAÇÃO DE PRODUTOS EM FILMES BRASILEIROS: PUBLICIDADE - ENTRETENIMENTO NO CINEMA NACIONAL. In: V Pró -­ Pesq PP; Encontro Nacional de Pesquisadores em Publicidade e Propaganda, 2014, São Paulo. O sistema publicitário e a semiose ilimitada: V Pró -­ Pesq PP; Encontro Nacional de Pesquisadores em Publicidade e Propaganda. São Paulo: INMOD / ABP2 / PPGCOM-ECA-USP, 2014. v. 1. p. 519-533.

20.
VIANA, Pablo Moreno Fernandes. Dove Men+ Care: representações e expressividade de marca na peça 'Slow'. In: XXXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2013, Manaus. Anais do XXXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. São Paulo: Intercom, 2013. p. 1306-1.

21.
VIANA, Pablo Moreno Fernandes. INSPIRAÇÃO MUDA TUDO?: A ressignificação de elementos em duas campanhas publicitárias. In: IV Pró-Pesq PP- Encontro Nacional de Pesquisadores em Publicidade e Propaganda, 2013, São Paulo. Por uma Publicidade Livre Sempre. São Paulo: INMOD / ABP2 / PPGCOM-ECA-USP, 2013. v. 1. p. 808-824.

22.
VIANA, Pablo Moreno Fernandes; SCALCO, A. C. ; CARVALHO, E. E. ; BASSO, M. C. . Quando a extensão e a interdisciplinaridade acontecem em sala de aula. In: VI Seminário de Extensão Universitária, 2011, Belo Horizonte. VI Seminário de Extensão Universitária PUC Minas, 2011.

Apresentações de Trabalho
1.
VIANA, Pablo Moreno; BELMIRO, D. M. M. . Identidades midiatizadas e promoção do consumo: a websérie mulheres em transição. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
VIANA, Pablo Moreno Fernandes; BELMIRO, D. M. M. . CONSUMO E CIDADANIA: Todecachinho e midiatização do racismo brasileiro. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
VIANA, Pablo Moreno Fernandes. 'Isso é muito Black Mirror: reflexões sobre folksonomia e expressividade marcária nas redes sociais. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
VIANA, Pablo Moreno Fernandes. A QUESTÃO REGULAMENTAR NO CONTEÚDO DE MARCA NO BRASIL. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
VIANA, Pablo Moreno Fernandes. Do Product Placement ao Branded Content: Uma revisão bibliográfica a partir da base de dados Scopus. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
VIANA, Pablo Moreno Fernandes; DAMASCENO, A. R. . A Atmosfera francesa na campanha publicitária da Air France. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
VIANA, Pablo Moreno Fernandes. HIPERPUBLICIDADE NO FESTIVAL DE CANNES: A inserção da publicidade-entretenimento no Festival como reflexo do contemporâneo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
VIANA, Pablo Moreno Fernandes. PUBLICIDADE-ENTRETENIMENTO COMO GÊNERO DO CONSUMO: Proposta de uma tipologia para o formato no Brasil. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
VIANA, Pablo Moreno Fernandes. A Bibliometria como critério: Advertainment, Branded Content ou Product Placement?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
VIANA, Pablo Moreno Fernandes. RUÍDO, PUBLICIDADE E ENTRETENIMENTO NO BRASIL: Um estudo sobre o gênero publicitário na cultura midiática brasileira. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
VIANA, Pablo Moreno Fernandes. Publicidade-Entretenimento no Brasil: A inserção do formato nos anuários do Clube de Criação de São Paulo.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
VIANA, Pablo Moreno Fernandes. Integração de produtos em filmes brasileiros: Publicidade-Entretenimento no cinema nacional. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
VIANA, Pablo Moreno Fernandes. Semiotics of brand of Procter & Gamble products in a Brazilian movie. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
MOTTA, B. S. ; VIANA, Pablo Moreno Fernandes . O ensino da publicidade no cenário atual. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
VIANA, Pablo Moreno Fernandes. Inspiração muda tudo? A ressignificação de elementos em duas campanhas publicitárias. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

16.
VIANA, Pablo Moreno Fernandes. Dove Men+ Care: representações e expressividade da marca na peça 'Slow'. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

17.
VIANA, Pablo Moreno Fernandes. Inserção dos dispositivos móveis nos processos pedagógicos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

18.
VIANA, Pablo Moreno Fernandes; MARTINS, E. R. ; TUPINAMBA, F. M. G. ; MARTINS, G. G. . Inserção dos dispositivos móveis nos processos pedagógicos: Luz, Câmera, Escola. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

19.
VIANA, Pablo Moreno Fernandes; SCALCO, A. C. ; BASSO, M. C. ; CARVALHO, E. E. . Quando a extensão e a interdisciplinaridade acontecem em sala de aula. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

20.
VIANA, Pablo Moreno Fernandes. A publicidade na blogosfera: um olhar sobre uma ação publicitária no ciberespaço. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
VIANA, Pablo Moreno Fernandes. Parecer de Artigo Científico - 133186, Revista Signos do Consumo. 2017.

2.
VIANA, Pablo Moreno Fernandes. Parecer de artigo científico 133768 - Revista Signos do Consumo. 2017.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
MALTA, J. ; VIANA, Pablo Moreno Fernandes . Quarta temporada de 'Black Mirror' reabre discussões sobre tecnologias. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
VIANA, Pablo Moreno. Jornal da Inconfidência. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
VIANA, Pablo Moreno. Jornal da Inconfidência. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

4.
OLIVEIRA, D. ; VIANA, Pablo Moreno Fernandes . Quem tem medo de branco?. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
VIANA, Pablo Moreno Fernandes. Mostra de Vídeos: Cultura do Spoof - a paródia na rede. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
VIANA, Pablo Moreno Fernandes. Cinema comentado - Oscar 2009: Mostra Lado B. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
PADUA, L. B. ; VIANA, Pablo Moreno Fernandes . Oficina: Exposição - Louvre Virtual. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
VIANA, Pablo Moreno Fernandes. Mostra de videoclipes: 2000-2008. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
VIANA, Pablo Moreno Fernandes; CAETANO, C. S. . Projeto Acadêmico Pedagógico do Curso de Publicidade e Propaganda - PUC Minas em Poços de Caldas. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Projeto Pedagógico).

6.
VIANA, Pablo Moreno Fernandes. Minicurso - Macromedia Flash: Noções Básicas. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
VIANA, Pablo Moreno Fernandes. Mesa-redonda - f/kaz Propaganda em café com empresários. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
VIANA, Pablo Moreno Fernandes. Cinema comentado: Mostra Lado B. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
VIANA, Pablo Moreno Fernandes. Oficina - O uso das cores no cinema: intencionalidade e produção de sentido. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

10.
VIANA, Pablo Moreno Fernandes. Mesa-redonda - Cultura pop: O videoclipe como expressão artística audiovisual. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Qualificações de Mestrado
1.
PEREZ, C.; TRINDADE, Eneus; VIANA, Pablo Moreno Fernandes. Participação em banca de André Luiz Silva Peruzzo. Signos do "novo homem": a publicidade enquanto tecnologia de gênero e a (des)construção das masculinidades em anúncios digitais. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências da Comunicação) - Universidade de São Paulo.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
Mendes, C. M.; PADUA, L. B.; VIANA, Pablo Moreno Fernandes. Participação em banca de Amanda P. G. Ferraz, Bianca C de Oliveira, Laura P. Nogueira."Elvis não morreu": dialogismo e midiatização. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

2.
PEREZ, P. V.; NOGUEIRA, A. C.; VIANA, Pablo Moreno Fernandes. Participação em banca de Felipe Teixeira, Fernanda Garcia, Pernando Pereira, Luana M..O medo como persuasão: a exploração da ameaça em campanhas de trânsito e a atuação social da propaganda. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

3.
Mendes, C. M.; PADUA, L. B.; VIANA, Pablo Moreno Fernandes. Participação em banca de Amanda Vieira, Barbara Rolim, Gabriela Botigelli, Vanessa As.A construção do Éthos de Silvio Santos: uma abordagem semiótica da interação. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

4.
VIANA, Pablo Moreno Fernandes; OLIVEIRA, E. F.; PADUA, L. B.. Participação em banca de Alaor Silva, Iris Tengan, Jayne Santos, Mariana de Carvalho,.As estratégias transmidiáticas empregadas na trajetória do Super Homem. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

5.
LAZARINI, S. M.; PEREIRA JÚNIOR, LL; VIANA, Pablo Moreno Fernandes. Participação em banca de ..Projeto Experimental: Engender. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social Publicidade e Propaganda) - Centro Universitário Newton Paiva.

6.
AMORIM, Júlia Amorim; VIANA, Pablo Moreno Fernandes; EDUARDO, F. S.. Participação em banca de Márcio Melo, Noêmia Silva, Raquel Pereir.Telemig Celular e Vivo - um estudo sobre a comunicação na gestão de marcas no período de transição. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão de Comunicação Integrada) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

7.
AMORIM, Júlia Amorim; VIANA, Pablo Moreno Fernandes; EDUARDO, F. S.. Participação em banca de Kalebe Alves, Paulo Lemos, Roberto Andrade, Silvio Sabino.Jornalismo alternativo na produção de uma revista - A revista oestes. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão de Comunicação Integrada) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

8.
AMORIM, Júlia Amorim; CAETANO, C. S.; VIANA, Pablo Moreno Fernandes. Participação em banca de Amarílis Pequeno Gonçalves, André Sena Ribeiro.Saúde em dia: programa radiojornalístico para a rádio comunitária da Sociedade São Vicente de Paulo. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão de Comunicação Integrada) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

9.
CAETANO, C. S.; PADUA, L. B.; VIANA, Pablo Moreno Fernandes. Participação em banca de Daniela Freitas, Dôuglas Ferreira, Gabriel Pessoa, Lucas Per.Rainha "só" dos baixinhos? Um estudo de caso das estratégias que transformaram Xuxa em mito midiático. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão de Comunicação Integrada) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

10.
VIANA, Pablo Moreno Fernandes; BRAGA, Samantha Simões; OLIVEIRA JUNIOR, F. G.. Participação em banca de Cheyane Costa, Erlon Santos, Lígia Vilela, Fernando Carneiro.Sustentável: revista de meio ambiente e ecoturismo. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão de Comunicação Integrada) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

11.
TEIXEIRA, Nayara Carla; VIANA, Pablo Moreno Fernandes; SANABIO, Doris. Participação em banca de Mariana de O. Veloso, Mariana M. Santos, Marina F. Teixeira.Comunicação Integrada. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão de Comunicação Integrada) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

12.
BRAGA, Samantha Simões; VIANA, Pablo Moreno Fernandes; TEIXEIRA, Nayara Carla. Participação em banca de Ernestino J. Barcelos, José Tomaz P. Neto, Miguel A. Santos.Marketing Viral. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão de Comunicação Integrada) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

13.
VIANA, Pablo Moreno Fernandes; CAETANO, C. S.; IMBROISI, Françoise. Participação em banca de Andreza P. Vieira, Cássia A. Giarola, Fábio Luis Cunha.Jornal Portal on-line: A importância da versão digital para o jornal laboratório. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão de Comunicação Integrada) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

14.
AMORIM, Júlia Amorim; PARREIRA, J. A.; VIANA, Pablo Moreno Fernandes. Participação em banca de Alexandre S. Martins, Alisson J. Cardoso Gontijo, Juliana C..Documentário Memória e Cultura Regional - O ensino do frivolité a partir da memória de Dona Nelcy. 2008 - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

15.
VIANA, Pablo Moreno Fernandes; GOMES, Edison. Participação em banca de Jonas Santos, Paulo Alves, Júlio Campos.O aluno egresso: a situação profissional de ex-alunos graduados em Publicidade e Propaganda pela PUC Minas em Arcos. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

16.
VIANA, Pablo Moreno Fernandes; AMORIM, Júlia Amorim; BRUM, Marco. Participação em banca de Ayla Silveira e Silva, Ana Carolina Costa, Felipq Gonçalves.Íntegra: Comunicação Integrada na prática. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

17.
VIANA, Pablo Moreno Fernandes; PARREIRA, J. A.; BRUM, Marco. Participação em banca de William Douglas de Faria Vargas.Identidade da marca do banco Itaú: influência dos elementos visuais. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
VIANA, Pablo Moreno Fernandes; PADUA, L. B.. Concurso de docentes do Quadro Efetivo - Edital 002/2014. 2014. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais.

Outras participações
1.
PISTINIZI, B. F.; VIANA, Pablo Moreno Fernandes; NOGUEIRA, A. C.. Comissão Examinadora do Processo de Seleção Externa de Docentes - Edital 046/2015. 2015. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
41º CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO. Avaliador(a) no Expocom, Categoria Produção Transdisciplinar, Modalidade Game (avulso). 2018. (Congresso).

2.
41º CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO. Avaliador(a) no Expocom, Categoria Produção Transdisciplinar, Modalidade Revista customizada (avulso). 2018. (Congresso).

3.
41º CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO. CONSUMO E CIDADANIA: Todecachinho e midiatização do racismo brasileiro. 2018. (Congresso).

4.
41º CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO. Avaliador(a) no Intercom Júnior - Comunicação Audiovisual. 2018. (Congresso).

5.
IX Pró-Pesq PP ? Encontro Nacional de Pesquisadores em Publicidade e Propaganda. Identidades midiatizadas e promoção do consumo: a websérie mulheres em transição. 2018. (Congresso).

6.
XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul. Avaliador no Expocom, Categoria Produção Transdisciplinar, Modalidade Embalagem (avulso). 2018. (Congresso).

7.
XX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Centro-Oeste. Avaliador no Expocom, Categoria Produção Transdisciplinar, Modalidade Revista Customizada (avulso). 2018. (Congresso).

8.
XXIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste. 2018. (Congresso).

9.
XL Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Avaliador no DT 2 - GP Publicidade e Propaganda. 2017. (Congresso).

10.
XL Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. "Isso é muito Black Mirror: reflexões sobre folksonomia e expressividade marcária nas redes sociais. 2017. (Congresso).

11.
XL Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Sessão Publicidade e redes sociais digitais. 2017. (Congresso).

12.
Congresso Internacional em Comunicação e Consumo - Comunicon. A Atmosfera francesa na campanha publicitária da Air France. 2016. (Congresso).

13.
Encontro Nacional de Escolas de Comunicação. 2016. (Encontro).

14.
VII Pró-Pesq PP - Encontro Nacional de Pesquisadores em Publicidade e Propaganda. A QUESTÃO REGULAMENTAR NO CONTEÚDO DE MARCA NO BRASIL. 2016. (Congresso).

15.
V Seminário do grupo de Pesquisa Mídia e Narrativa.Gênero e Alteridade. 2016. (Seminário).

16.
XVIII Congresso de Ciências da Comunicação da Região Centro Oeste. Avaliador(a) no IJ - Publicidade e Propaganda. 2016. (Congresso).

17.
XXI Congresso de Ciências da Comunicação da Região Sudeste. 2016. (Congresso).

18.
XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Do Product Placement ao Branded Content: Uma revisão bibliográfica a partir da base de dados Scopus. 2016. (Congresso).

19.
VI Pró-Pesq PP - Encontro Nacional dos Pesquisadores em Publicidade e Propaganda.PUBLICIDADE-ENTRETENIMENTO COMO GÊNERO DO CONSUMO: Proposta de uma tipologia para o formato no Brasil. 2015. (Encontro).

20.
XIV Congresso de Ciências da Comunicação na região Norte. Avaliador no Expocom, Categoria Publicidade e Propaganda, Modalidade Anúncio Impresso (Avulso). 2015. (Congresso).

21.
XVII Congresso de Ciências da Comunicação na região Nordeste. Avaliador no Expocom, Categoria Rádio, TV e Internet, Modalidade Produção Audiovisual para mídias digitais (avulso ou seriado). 2015. (Congresso).

22.
XX Congresso de Ciências da Comunicação na região Sudeste. Coordenador de Sessão - Intercom Junior (Estudos Interdisciplinares). 2015. (Congresso).

23.
XX Congresso de Ciências da Comunicação na região Sudeste. HIPERPUBLICIDADE NO FESTIVAL DE CANNES: A inserção da publicidade-entretenimento no Festival como reflexo do contemporâneo. 2015. (Congresso).

24.
XX Congresso de Ciências da Comunicação na região Sudeste. Avaliador no IJ - Publicidade e Propaganda. 2015. (Congresso).

25.
XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. A Bibliometria como critério: Advertainment, Branded Content ou Product Placement?. 2015. (Congresso).

26.
12TH World Congress of the international Association for Semiotics Studies. Semiotics of brand of Procter & Gamble products in a Brazilian movie. 2014. (Congresso).

27.
CONGRESO UNIVERSITARIO INTERNACIONAL SOBRE LA COMUNICACIÓN EN LA PROFESIÓN Y EN LA UNIVERSIDAD DE HOY: CONTENIDOS, INVESTIGACIÓN, INNOVACIÓN Y DOCENCIA. O ENSINO DA PUBLICIDADE NO CENÁRIO ATUAL. 2014. (Congresso).

28.
II Congresso Mundial de Comunicação Ibero-Americana: Os desafios da internacionalização. Publicidade-Entretenimento no Brasil: A inserção do formato nos anuários do Clube de Criação de São Paulo. 2014. (Congresso).

29.
V Pró-Pesq PP - Encontro Nacional de Pesquisadores em Publicidade e Propaganda.Integração de produtos em filmes brasileiros: Publicidade-Entretenimento no cinema nacional. 2014. (Encontro).

30.
IV Pró-Pesq PP - Encontro Nacional de Pesquisadores em Publicidade e Propaganda.Inspiração muda tudo? A ressignificação de elementos em duas campanhas publicitárias. 2013. (Encontro).

31.
VIII Seminário de Extensão Universitária.Inserção dos dispositivos móveis nos processos pedagógicos. 2013. (Seminário).

32.
XXXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Dove Men+ Care: representações e expressividade da marca na peça "Slow". 2013. (Congresso).

33.
VI Seminário de Extensão da PUC Minas.Conferência "A Universidade Comunitária e a Extensão". 2011. (Seminário).

34.
17º Encontro Anual da Compós. 2008. (Encontro).

35.
V Poscom.Tecnologia, Cultura e Entretenimento. 2008. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VIANA, Pablo Moreno Fernandes; PADUA, L. B. . Jornada da Comunicação Digital. 2013. (Outro).

2.
VIANA, Pablo Moreno Fernandes; PADUA, L. B. . III E-COM: Varejo. 2013. (Outro).

3.
VIANA, Pablo Moreno Fernandes; PADUA, L. B. . Jornada da Comunicação | Semana do Audiovisual. 2012. (Outro).

4.
VIANA, Pablo Moreno Fernandes; PADUA, L. B. . II E-COM: Marketing Esportivo. Protagonista além do campo. 2012. (Outro).

5.
CAETANO, C. S. ; VIANA, Pablo Moreno Fernandes . I Jornada da Comunicação. 2011. (Outro).

6.
VIANA, Pablo Moreno Fernandes; PADUA, L. B. . I e-com. 2011. (Outro).

7.
VIANA, Pablo Moreno Fernandes; PADUA, L. B. ; CAETANO, C. S. . Lançamento do catálogo Vias Gerais. 2010. (Outro).

8.
BRAGA, Samantha Simões ; CAETANO, C. S. ; VIANA, Pablo Moreno Fernandes . Festival das Flores. 2009. (Festival).

9.
CAETANO, C. S. ; VIANA, Pablo Moreno Fernandes ; IMBROISI, Françoise . Correio Centro Oeste - 20 anos. 2008. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Karoliny Francielle Alvarenga Silva. GERAÇÃO MEME: a viralização de conteúdo como forma de interação cotidiana e a construção de uma sociedade informada. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social: Interações Midiáticas) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. (Orientador).

2.
Maria Carmem Martinez Borges. o fandom como instância de mediação dos textos midiáticos na era da cultura da convergência global.. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social: Interações Midiáticas) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. (Orientador).

3.
Maíra Paiva Santos. A resposta e crítica social a figuração da personagem negra na série Dear White People. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social: Interações Midiáticas) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Elias José da Costa. A CONSTRUÇÃO DA IMAGEM DA MULHER CONTEMPORÂNEA: Um Estudo de Caso sobre a relação mídia e conteúdo em Sex And The City. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Comunic. Estratégica: Imagens em mídias diversas) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Pablo Moreno Fernandes Viana.

2.
Fernando Gonçalves de Oliveira. Sebastião Salgado: ensaio ou recorte do real?. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Comunic. Estratégica: Imagens em mídias diversas) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Pablo Moreno Fernandes Viana.

3.
Márcia Aparecida Teixeira. A ANÁLISE DA OPINIÃO PÚBLICA EM RELAÇÃO AO CARÁTER CULTURAL EXISTENTE NO PROGRAMA DO JÔ E DOMINGÃO DO FAUSTÃO. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Comunic. Estratégica: Imagens em mídias diversas) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Pablo Moreno Fernandes Viana.

4.
Milton Rodrigues da Silva Boechat. Mídia e comportamento social. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Comunic. Estratégica: Imagens em mídias diversas) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Pablo Moreno Fernandes Viana.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
MARICATO, A, NETO, A., ASSIS, G., MATA, F., SARAIVA, L. ?E MESMO QUE FOSSE DIFERENTE, QUE DIFERENÇA FAZIA??: Uma análise da representação das personagens travestis nos filmes Madame Satã, A Febre do Rato e A Glória e a Graça. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Pablo Moreno Fernandes Viana.

2.
Fernanda Santos Rossi. A BISSEXUALIDADE EM NOVELAS: ?AMOR À VIDA? E ?EM FAMÍLIA?. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Cinema e Audiovisual) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Pablo Moreno Fernandes Viana.

3.
CASTRO, B., DIAS, K., PINTO, G., SOLANNI, L., CANOVA, L.. Uma Skol menos quadrada: como o público, através do Facebook, atuou no reposicionamento da marca. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Pablo Moreno Fernandes Viana.

4.
SATO, A., ARAÚJO, R., BAMBIRRA, R.. O hiperindivíduo em Sense8: Uma metáfora contemporânea. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Pablo Moreno Fernandes Viana.

5.
BEIJO, L,; LEITE, J; LIMA, M; SIQUEIRA, J; MARQUES, T. A Melodia do Consumo. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Pablo Moreno Fernandes Viana.

6.
Rodrigo Bernardes de Castro Rocha. A nova era do transporte particular: Análise dos sistemas de comunicação interno e midiático do aplicativo Cabify. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Pablo Moreno Fernandes Viana.

7.
BEIJO, G., Incrocci, M., SIQUEIRA, R., CARVALHO, T.. Frozen e a mulher na sociedade contemporânea: uma análise das personagens e dos anseios da mulher contemporânea representados no filme. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Pablo Moreno Fernandes Viana.

8.
Belmiro, D. Paula, L. Laurindo, P.. Estratégias Publicitárias da cerveja Devassa: uma análise do posicionamento da marca, das reações do público e da consequente atuação do Conar. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Pablo Moreno Fernandes Viana.

9.
Helen Malaquias, Luiz Filho, Rafaela Siqueira. Um estudo sobre o público do audiovisual: planejamento de uma mostra de cinema em Poços de Caldas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Pablo Moreno Fernandes Viana.

10.
Maurício de Faria, Marcelo Vilvela, Mateus Reis. Os dispositivos second screen como catalisadores do consumo midiático simultâneo. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Pablo Moreno Fernandes Viana.

11.
André B, Bianca T, Davi N, Elisa E, Luccas S. Na sintonia do bem-estar: Uma análise do discurso midiático sobre o bem-estar. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Pablo Moreno Fernandes Viana.

12.
SCALCO, A. SALVI, K. ZANETTI, P. ZANETTI, R.. Reposicionamento da marca Scalco Diesel. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Pablo Moreno Fernandes Viana.

13.
Cheyane Costa, Erlon Santos, Lívia Vilela, Paulo Carneiro. Sustentável: Revista de meio ambiente e ecoturismo. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Gestão de Comunicação Integrada) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Pablo Moreno Fernandes Viana.

14.
Eugênio Ribeiro, Jaqueline Hirakawa, Tatiane Amaral, Leonara. As campanhas em vídeo da AIDS no século XX. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Gestão de Comunicação Integrada) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Pablo Moreno Fernandes Viana.

15.
Márcio Costa, Raquel Melo, Noemia Silva. Telemig celular e Vivo: um estudo sobre a gestão de marcas no período de transição. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Gestão de Comunicação Integrada) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Pablo Moreno Fernandes Viana.

Iniciação científica
1.
Priscila Fernandes de Araújo Laurindo. PUBLICIDADE + ENTRETENIMENTO: a recepção deste recurso por uma audiência brasileira. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Pablo Moreno Fernandes Viana.

2.
Monalisa Silva Menezes. Marilyn Monroe, a estrela como produto: Um olhar sobre a utilização da imagem midiática da atriz na propaganda. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Pablo Moreno Fernandes Viana.

3.
André Beraldo Ireno. A IDENTIDADE NA PÓS-MODERNIDADE: um estudo sobre os traços identitários nas ações publicitárias de Poços de Caldas. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Pablo Moreno Fernandes Viana.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/10/2018 às 5:15:59