Alessandra Pio Silva

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0968781274360926
  • Última atualização do currículo em 15/05/2018


Doutoranda e Mestre em Educação /UFRJ - em período de colaboração na New York University/NYU (Bolsa Sanduíche CAPES - Programa Abdias do Nascimento); Pedagoga/UFF, especialista em Administração Educacional/UCAM com aperfeiçoamento em Educação e Relações Raciais (UFF/PENESB) e "Teoria e Questões Políticas da Diáspora Africana nas Américas" (UT-Austin/Criola-RJ). Professora SME/Duque de Caxias e Técnica em Assuntos Educacionais/Pedagoga do Colégio Pedro II/RJ desde 2004, onde foi eleita a primeira coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB/CPII). Fundou o GEPARREI, Grupo de Estudos, Pesquisas e Ações sobre Racismo e Relações Étnicorraciais e Indígenas, e o EREREBÁ, curso de Extensão em Educação das Relações Étnico-Raciais no Ensino Básico - transformado em especialização. Atuou também como docente da Especialização em Ensino de História da África, na mesma instituição. É membro do LEPES - Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação Superior -, e do GESED - Grupo de Estudos e Pesquisas dos Sistemas Educacionais -, ambos da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Seus interesses de pesquisa englobam: avaliação educacional, educação e identidade da população negra, educação antirracista e políticas de ações afirmativas. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Alessandra Pio Silva
Nome em citações bibliográficas
PIO, A.;PIO, Alessandra;SILVA, Alessandra Pio;SILVA, A. P.

Endereço


Endereço Profissional
Colégio Pedro II, Campus Centro.
Avenida Marechal Floriano, 80.
Centro
20080001 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 32133100
Ramal: 3106
URL da Homepage: www.cp2.g12.br


Formação acadêmica/titulação


2016
Doutorado em andamento em Educação.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
com período sanduíche em New York University - Steinhardt School (Orientador: Carol Anne Spreen).
Título: 12 Anos de Escolarização: Trajetórias Negras no Colégio Pedro II (2005 - 2016),
Orientador: Rosana Rodrigues Heringer.
Coorientador: Carol Anne Spreen.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Avaliação; Relações Étnico-Raciais; Repetência; Evasão; Ações Afirmativas; Colégio Pedro II.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação / Especialidade: Etnia e Educação.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional / Especialidade: Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais.
Setores de atividade: Educação.
2010 - 2012
Mestrado em Educação.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Técnicos em Assuntos Educacionais do Colégio Pedro II: história, identidade e limites de atuação.,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Sonia Maria de Castro Lopes.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: pedagogia; identidade profissional; Técnico em assuntos educacionais; Colégio Pedro II.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2008 - 2009
Especialização em Administração Escolar. (Carga Horária: 360h).
Universidade Candido Mendes, UCAM, Brasil.
Título: Recursos Humanos na Escola: preparando profissionais para minimizar os estereótipos sexuais em educação.
Orientador: Antonio Fernando Vieira Ney.
1998 - 2004
Graduação em Pedagogia.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: Parâmetros Curriculares Nacionais: o que falta para que a proposta aconteça?.
Orientador: Neila Guimarães Alves.




Formação Complementar


2015 - 2015
Extensão universitária em IX Curso de Atualização em Diásporas Africanas. (Carga horária: 40h).
CRIOLA, CRIOLA, Brasil.
2014 - 2015
Extensão universitária em Educação e Relações Raciais. (Carga horária: 180h).
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
2010 - 2010
História e Historiografia em Trabalho e Educação. (Carga horária: 4h).
Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação, ANPEd, Brasil.
2009 - 2009
Gênero e Diversidade na Escola. (Carga horária: 246h).
Centro Latinoamericano em Sexualidade e Direitos Humanos, CLAM, Brasil.
2008 - 2008
Práticas Docentes: ideias e linguagens. (Carga horária: 120h).
Prefeitura Municipal de Duque de Caxias, P/DUQUE CAXIAS, Brasil.
2005 - 2005
Formação Continuada em Sup. e Or. Pedagógica. (Carga horária: 180h).
Colégio Pedro II, CP II, Brasil.
2003 - 2003
Extensão universitária em Pedagogia Empresarial. (Carga horária: 16h).
Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.
2003 - 2003
Extensão universitária em Os Gêneros Textuais no Trabalho com a Linguagem.... (Carga horária: 40h).
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Doutoranda, Carga horária: 10
Outras informações
Doutorado com período de colaboração na New York University, NYU. Bolsa de doutorado na modalidade sanduíche, através do Programa Abdias Nascimento.

Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Mestranda, Carga horária: 10
Outras informações
Bolsa CAPES

Atividades

08/2017 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , LEPES, .

03/2010 - 03/2012
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Educação - PROEDES, .


Colégio Pedro II, CP II, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora Visitante
Outras informações
Ministrando a Disciplina: Relações Étnico-raciais no Cotidiano Escolar, oferecida na Pós-graduação em Ensino de História da África. Pró-reitoria de Pós-graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura do Colégio Pedro II.

Vínculo institucional

2004 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Pedagoga, Carga horária: 40
Outras informações
Até 2014: Setor de Supervisão e Orientação Pedagógica (SESOP), campus São Cristóvão II. Após 206: Setor de Supervisão e Orientação Pedagógica (SESOP), campus Centro.

Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora do NEAB-CPII, Carga horária: 40
Outras informações
Coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros do Colégio Pedro II, mandato de dois anos, eleita em 03/2014.

Atividades

09/2016 - Atual
Ensino, Ensino de História da África, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Relações Étnico-raciais no Cotidiano Escolar
03/2016 - Atual
Serviços técnicos especializados , Campus Centro, .

Serviço realizado
Orientação Educacional e Pedagógica.
04/2017 - 04/2018
Extensão universitária , Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, .

Atividade de extensão realizada
EREREBÁ.
03/2014 - 03/2016
Direção e administração, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros - NEAB.

Cargo ou função
Coordenadora do NEAB/CPII.
07/2004 - 02/2014
Serviços técnicos especializados , Cmpus São Cristóvão II - UESCII, .

Serviço realizado
Orientação Educacional - Atendimento a responsáveis e orientações gerais sobre a filosofia da escola, bem como auxílio e metodologias de estudo; orientação coletiva e individual de alunos; busca de parcerias com profissionais.
07/2004 - 02/2014
Serviços técnicos especializados , Cmpus São Cristóvão II - UESCII, .

Serviço realizado
Orientação Pedagógica - Viabilização e organização de debates entre profissionais de disciplinas; acompanhamento de metodologias e conteúdos propostos, bem como as formas de avaliação; elo de comunicação entre diferentes disciplinas e docentes....
04/2007 - 11/2007
Ensino,

Disciplinas ministradas
Cidadania e Ética no Espaço Escolar - encontros semanais com elaboração de dinâmicas culminando com elaboração de trabalhos criados pelos próprios alunos com o objetivo de minimizar os casos de bullying na escola
04/2006 - 11/2006
Serviços técnicos especializados , Cmpus São Cristóvão II - UESCII, .

Serviço realizado
Orientação de Grupos Representantes - Elaboração de edital para eleições de alunos Representantes de Turma , aproximando-se aos moldes eleitorais convencionais formais.
03/2005 - 11/2006
Serviços técnicos especializados , Cmpus São Cristóvão II - UESCII, .

Serviço realizado
Projeto Motivando Turmas - Integração das turmas advindas da Unidade I, primeiro segmento da Educação Básica, com as turmas da Unidade II (segundo segmento da Educação Básica).
11/2004 - 11/2004
Conselhos, Comissões e Consultoria, Cmpus São Cristóvão II - UESCII, .

Cargo ou função
Mediadora - Debate sobre "Adolescência em seus Diversos Aspectos", promovido pela Coordenação da (até então) 7ª série com o auxílio do Setor de Supervisão e Orientação Pedagógica - 09/11/2004.

Prefeitura Municipal de Duque de Caxias, PMDC, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20
Outras informações
Ensino: Séries finais do 1º Segmento do Ensino Fundamental; Sala de Leituras.

Vínculo institucional

2007 - 2010
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20
Outras informações
Educação de Jovens e Adultos (EJA)

Atividades

02/2010 - 02/2014
Ensino,

Disciplinas ministradas
Disciplinas integradas do 1º Segmento do Ensino Fundamental, séries finais; ênfase no trabalho de formação e empoderamento da identidade negra; reconhecimento geográfico local; implementação da lei 10639/03.
02/2007 - 01/2010
Ensino,

Disciplinas ministradas
Alfabetização de Jovens e Adultos

Faculdade de Formação de Professores, FFP/UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor Visitante
Outras informações
Aulas ministradas a três turmas de licenciatura: A Prática Docente na Educação de Jovens e Adultos - 28/05/2009 Educação de Jovens e Adultos e Políticas Públicas Educacionais - 02/06/2009 O Cotidiano de Uma Turma de Educação de Jovens e Adultos: avanços e entraves - 29/07/2009

Atividades

07/2009 - 07/2009
Ensino, Licenciatura em Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
"O Cotidiano de uma Turma de Educação de Jovens e Adultos: avanços e entraves" - Aula ministrada como Professora Visitante na disciplina Estágio Supervisionado II, lecionada pela professora Vilma Correa Amancio (29/07/2009)
06/2009 - 06/2009
Ensino, Licenciatura em Biologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
"Educação de Jovens e Adultos e Políticas Públicas Educacionais" - Aula ministrada como Professora Visitante na disciplina Políticas Públicas e Educação, lecionada pela professora Vilma Correa Amâncio (02/06/2009)
05/2009 - 05/2009
Ensino, Licenciatura em Geografia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
"A Prática Docente na Educação de Jovens e Adultos" - Aula ministrada como Professora Convidada para a disciplina Políticas Públicas e Educação, lecionada pela professora Vilma Correa Amancio (28/05/2009)


Linhas de pesquisa


1.
Ingresso e permanência de estudantes pretos e pardos no ensino superior: avanços e desafios em perspectiva comparada Brasil-EUA
2.
História, sujeitos e processos educacionais


Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Trajetórias negras no Colégio Pedro II: 12 anos de escolarização
Descrição: Esta proposta está inserida no tema ?educação do negro? e tem como objetivo analisar, a partir de recorte racial e abordagem comparativa, a evasão e a retenção de discentes desde a matrícula no primeiro ano do Ensino Fundamental do Colégio Pedro II, em 2006, até a conclusão do percurso escolar, no último ano do Ensino Médio..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Alessandra Pio Silva - Coordenador / Paula Cristina Santos Menezes - Integrante / Natasha Fernandes Mendes Brasil - Integrante / Michelle Botelho Silveira Lima - Integrante / Márcia Schumack Militão Barbosa - Integrante.
Número de produções C, T & A: 14
2010 - 2012
Técnicos em Assuntos Educacionais: história, identidade e limites de atuação
Descrição: Este trabalho, inserido no campo de estudos da História da Educação, mais especificamente no âmbito das instituições educacionais, tem por objetivo investigar o trabalho não docente do Colégio Pedro II (CPII) focando a identidade profissional do agente técnico em assuntos educacionais (TAE), que exerce o papel de pedagogo/orientador educacional no Setor de Supervisão e Orientação Pedagógica (SESOP). A relação entre este agente e o profissional de pedagogia demarca o recorte temporal da pesquisa, que tem início em 1946 quando da entrada dos primeiros orientadores educacionais no Colégio; atravessa a reforma funcional de 1970, que transforma esses orientadores educacionais em técnicos de nível superior; e chega aos anos 2000 com a implantação do SESOP, lócus privilegiado de trabalho dos novos TAEs concursados do Colégio, que passam a ter como exigência de formação a pedagogia e não mais qualquer licenciatura, como ocorre em outras instituições federais de ensino. O trabalho aborda a identidade profissional a partir de referenciais centrais de análise utilizados por Claude Dubar (2005) para evidenciar como se dá o processo de socialização no trabalho relacionando a ?identidade para si? e a ?identidade para o outro?, que nos possibilita transitar por conflitos internos, como aqueles que envolvem o ?reconhecimento? e o ?não-reconhecimento? pelo trabalho desempenhado. Vidal (2005) e Pollak (1989) surgem como referenciais auxiliares, compondo a paisagem de fundo na qual cultura e memória se imbricam na construção de crenças e políticas internas do Colégio, que se faz peculiar por permanecer dentre as escolas públicas de excelência do país. São utilizados documentos diversos como fontes primárias e, em contraponto, questionários e entrevistas que pretenderam confrontar a realidade desejada com as vivências relatadas, ?desmonumentalizando? tais registros. As questões elencadas no texto procuram evidenciar que a existência de um setor de supervisão constituído por técnicos no Colégio Pedro II é: contraditória, já que se prioriza e valoriza a orientação educacional de tal sorte a considerar os TAEs como orientadores; insustentável, pois atinge o núcleo da representação mais cristalizada da instituição ? a excelência de seus profissionais docentes..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2016 - 2017
EREREBÁ
Descrição: Este projeto visa à construção de um currículo afrocentrado na Educação Básica, em especial, nas disciplinas Língua Portuguesa e História, além de tópicos da pedagogia escolar, segundo as Leis Federais 10.639/03 e 11.645/08. Utiliza-se para isso, de referencial teórico preferencialmente africano e afrodiaspórico, segundo a Afrocentricidade de Molefi Asanti e a Teoria Crítica Africana de Reiland Rabaka e outros. Para a construção do currículo a que se quer chegar, utilizamos também de questões concernentes à construção de gênero e racialidade no continente e na diáspora, valendo-nos de linhas de pensamento como o Mulherismo africana, o Feminismo Negro, a Afrocentricidade e a História da África, com ênfase nos aspectos culturais que são delineados a partir dos valores civilizatórios africanos, no continente e na diáspora..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2015 - 2017
Curso de Cultura e Mitologia Yorubá do Colégio Pedro II
Descrição: De acordo com os princípios preconizados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana​, a escola deve ser responsável pela desconstrução de estereótipos, pela minimização de preconceitos, pelo combate ao racismo que sintetiza a ideia de inferioridade da população negra, pela falta de informação da rica contribuição histórica, cultural e científica que deram à construção do país tal o conhecemos hoje. Falar sobre outras mitologias nesse espaço privilegiado de ensino é multiplicar um conhecimento de milhares de anos, que fora subjugado por teorias etnocêntricas. Já houve cursos de mitologia grega, apesar de ser um tema abordado nos livros didáticos. Há doze anos a Lei 10639/03 obriga o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana; há oito anos a Lei 11645/08 inseriu também a questão dos ameríndios, mas, como ainda não temos essas exigências atendidas pelo currículo oficial, trazemos a oportunidade de, extracurricularmente, ilustrar a riqueza da cultura africana aos nossos alunos..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Alessandra Pio Silva - Coordenador / Arthur José Baptista - Integrante.
2014 - 2014
I Circuito Cultural Afro-Brasileiro do Colégio Pedro II
Descrição: Este circuito se justificou pela necessidade de fortalecer a identidade e a cultura negra nos espaços escolares desta instituição quase bicentenária que ainda não atende às exigências da Lei nº 10639/2003. É na escola que a intolerância religiosa e a discriminação racial são reproduzidas, seja pelo silenciamento das questões ou pela ratificação da ordem vigente. Neste sentido, o evento também teve como objetivo a promoção da democratização do conhecimento da cultura negra e, principalmente, o fomento à novas reflexões e experiências a partir da inserção da comunidade escolar em contextos culturais afro-brasileiros. O projeto contou com apoio parcial da instituição para a aquisição de material de divulgação e levou o trabalho para oito, dos quinze campus, que o Colégio possui..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Revisor de periódico


2018 - Atual
Periódico: CADERNOS DE ESTUDOS SOCIAIS E POLÍTICOS


Revisor de projeto de fomento


2018 - Atual
Agência de fomento: Programa Universidade sem Fronteiras


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação para as Relações Raciais.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Administração Educacional/Especialidade: Gestão Pedagógica.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de Professores.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2016
Certificado de Professora Realizadora - 8º Módulo do Projeto Empoderar: "A trajetória educacional da população negra", Coletivo Justiça Negra Luiz Gama.
2015
10º Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero - Categoria Escola Promotora da Igualdade de Gênero, ONU Mulheres / CNPq / MEC / SPM.
2014
Prêmio Colher de Pau - Kilombismo, PanoramaAfro/PUC - Converdgência.
2004
Concurso de Redação - En Écrivant la Paix, UNESCO - Homenagem UFF.
2004
Homenagem em Reconhecimento por Premiação em Concurso "Escrevendo a Paz", Universidade Federal Fluminense.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
PIO, Alessandra2016 PIO, Alessandra. Pedagogos e TAEs no Colégio Pedro II - apontamentos históricos e identitários. Revista Encontros, v. 14, p. 62-82, 2016.

2.
PIO, Alessandra2016 PIO, Alessandra. LEI Nº 10.639/2003: Outra LDB. Outra escola?. Cadernos da Educação Básica, v. 1, p. 67-79, 2016.

Capítulos de livros publicados
1.
PIO, Alessandra; BAPTISTA, A. J. . O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros do Colégio Pedro II: histórias de protagonismos negros. In: Rogério Mendes Lima; Aline Viegas Vianna; Fátima Ivone de Oliveira Ferreira; Francisco Roberto Pinto Mattos. (Org.). O Novo Velho Colégio Pedro II - Vol 3. 1ed.Rio de Janeiro: Colégio Pedro II, 2017, v. 3, p. 49-64.

2.
SILVA, A. P.. Parece Inacreditável. In: UNESCO; Folha Dirigida. (Org.). En Écrivant la Paix. RJ: Ed. Folha Dirigida, 2004, v. , p. 23-26.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PIO, A.. O lugar da pedagogia no Colégio Pedro II (1946 a 2011). In: IX Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, 2012, Lisboa. IX Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação - Rituais, Espaços e Patrimonios Escolares.

2.
PIO, A.. Margeando a excelência: Trajetória dos Técnicos em Educação do Colégio Pedro II, de 1932 a 2010. In: VI Congresso Brasileiro de História da Educação, 2011, Vitória/ES. VI Congresso Brasileiro de História da Educação - Invenção, tradição e escritas da história da educação do Brasil. Campinas/SP: SBHE - Autores Associados, 2011. v. 1. p. 1-652.

3.
PIO, A.. Técnico em Assuntos Educacionais no Colégio Pedro II: transformações através do tempo. In: II Encontro de História da Educação do Estado do Rio de Janeiro, 2010, Rio de Janeiro. II Encontro de História da Educação do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Clone Carioca Serviços de Multimidia Ltda., 2010. v. 1.

4.
PIO, A.. Margeando a excelência: trajetória dos técnicos em educação no Colégio Pedro II. In: XV Semana de Educação/UERJ, 2010, Rio de Janeiro. XV Semana de Educação/UERJ - Memórias, pesquisas e práticas pedagógicas: 60 anos da Edu/UERJ. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2010. v. 1. p. 1-20.

5.
SILVA, Alessandra Pio. Técnica em Assuntos Educacionais ou Pedagoga? Buscando uma identidade no trabalho pedagógico do Colégio Pedro II. In: XIV Semana da Educação - UERJ, 2009, Rio de Janeiro. XIV Semana de Educação - UERJ. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2009. v. 1.

6.
SILVA, Alessandra Pio. Divisão de tarefas no Colégio Pedro II: uma questão de gênero?. In: II Seminário Nacional de Gênero e Práticas Culturais - Culturas, leituras e representações, 2009, João Pessoa. II Seminário Nacional de Gênero e Práticas Culturais - Culturas, leituras e representações. João Pessoa: Editora Universitária UFPB, 2009.

7.
SILVA, Alessandra Pio; AMANCIO, V. C. . Gênero, Identidade e Pedagogia: olhares sobre a divisão de tarefas no Colégio Pedro II. In: III Colóquio Educação, Cidadania e Exclusão - Gênero e pobreza: imagens da escola, 2009, Rio de Janeiro. III Colóquio Educação, Cidadania e Exclusão - Gênero e pobreza: imagens da escola. Rio de Janeiro: Laboratório Edu e Imagem, 2009.

8.
AMANCIO, V. C. ; SILVA, Alessandra Pio . Estratégias sociais/pedagógicas de uma instituição escolar da década de 1920 contra a pobreza e a exclusão educacional.. In: III Colóquio Educação, Cidadania e Exclusão - Gênero e pobreza: imagens da escola, 2009, Rio de Janeiro. III Colóquio Educação, Cidadania e Exclusão - Gênero e pobreza: imagens da escola. Rio de Janeiro, 2009.

9.
SILVA, Alessandra Pio. Pedagogos ou Técnicos em Assuntos Educacionais? - A busca de uma práxis supervisora no Colégio Pedro II. In: IX Cihela - Educação, Autonomia e Identidade na América Latina, 2009, Rio de Janeiro. IX Cihela - Educação, Autonomia e Identidade na América Latina. Rio de Janeiro: Quartet Editora & Comunicação Ltda., 2009.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
PIO, Alessandra; MENEZES, P. C. S. . Mulheres Negras: desconstruindo estereótipos. In: 10º Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero, 2015, Brasília. 10º Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero. Brasília: Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres - SPM. v. 1. p. 255-256.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
PIO, Alessandra. Um NEAB na educação básica e o I Circuito Afro-Brasileiro do Colégio. In: 12ª Reunião Científica Regional Sudeste da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Educação (ANPED), 2016, Vitória. 12ª Reunião Científica Regional Sudeste da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Educação (ANPED), 2016.

2.
PIO, Alessandra. Circuito Cultural Afro-Brasileiro do Colégio Pedro II: Protagonismos Jovens e Processos Identitários. In: Encontro Comemorativo dos 30 anos do NEAB/UFMA / IV Encontro Nacional do CONNEABS / II Jornada Internacional de Ciências Sociais com o tema ?Diálogos Diaspóricos: Diversidade e Identidade?, 2015, São Luiz/MA. Encontro Comemorativo dos 30 anos do NEAB/UFMA / IV Encontro Nacional do CONNEABS / II Jornada Internacional de Ciências Sociais com o tema ?Diálogos Diaspóricos: Diversidade e Identidade?. São Luiz/MA: EDUFMA, 2015. v. 1. p. 1-176.

3.
PIO, Alessandra. 'Eu sou negão igual à tia... Né, tia?' - uma professora negra de pele preta em um universo de 'moreninhos'. In: IV Pensando Áfricas e suas Diásporas; Seminário de Formação UNIAFRO; Seminário sobre Culturas Indígenas na UFOP; Encontro de Pibids de Temática Africana e Indígena, 2015, Mariana/MG. IV Pensando Áfricas e suas Diásporas; Seminário de Formação UNIAFRO; Seminário sobre Culturas Indígenas na UFOP; Encontro de Pibids de Temática Africana e Indígena, 2015.

4.
PIO, Alessandra. 'Tia, por quê chamam de cabelo duro, se é tão fofinho?' - Ser negra: identidade e aprendizagem. In: I COPENE Sudeste, 2015, Nova Iguaçu/RJ. I COPENE Sudeste, 2015.

5.
PIO, A.. O lugar da pedagogia no Colégio Pedro II (1946 a 2011). In: IX Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, 2012, Lisboa. IX Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação - Rituais, Espaços e Patrimonios Escolares, 2012.

6.
PIO, A.. Margeando a excelência - Trajetória dos Técnicos em Educação do Colégio Pedro II, de 1932 a 2010. In: VI Congresso Brasileiro de História da Educação, 2011, Vitória/ES. VI Congresso Brasileiro de História da Educação - Invenção, tradição e escritas da história da educação do Brasil, 2011. v. 1. p. 1-650.

7.
PIO, Alessandra. Margeando a excelência: trajetória dos técnicos em educação no Colégio Pedro II. In: XV Semana de Educação/UERJ, 2010, Rio de Janeiro. XV Semana de Educação/UERJ - Memórias, pesquisas e práticas pedagógicas: 60 anos da Edu/UERJ. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2010. v. 1. p. 1-20.

8.
PIO, A.. Técnico em Assuntos Educacionais no Colégio Pedro II: transformações através do tempo. In: II Encontro de História da Edecação do Estado do Rio de Janeiro, 2010, Rio de Janeiro. II Encontro de História da Edecação do Estado do Rio de Janeiro, 2010. v. 1.

9.
PIO, Alessandra. Técnica em Assuntos Educacionais ou Pedagoga? Buscando uma identidade no trabalho pedagógico do Colégio Pedro II. In: XIV Semana da Educação Uerj - 70 anos do curso de pedagogia no Brasil, 2009, Rio de Janeiro. XIV Semana da Educação Uerj - 70 anos do curso de pedagogia no Brasil, 2009.

10.
PIO, Alessandra. Pedagogos ou Técnicos em Assuntos Educacionais? A busca de uma praxis supervisora no Colégio Pedro II. In: IX Congresso Iberoamericano de História da Educação Latino-americana - Educação, autonomia e identidades na América Latina, 2009, Rio de Janeiro. IX Congresso Iberoamericano de História da Educação Latino-americana - Educação, autonomia e identidades na América Latina, 2009.

11.
SILVA, Alessandra Pio; AMANCIO, V. C. . Gênero, identidade e pedagogia: olhares sobre a divisão de tarefas no Colégio Pedro II. In: III Colóquio Educação, Cidadania e Exclusão - Gênero e Pobreza: Imagens da escola, 2009, Rio de Janeiro. III Colóquio Educação, Cidadania e Exclusão - Gênero e Pobreza: Imagens da escola, 2009.

12.
AMANCIO, V. C. ; SILVA, Alessandra Pio . Estratégias sociais/pedagógicas de uma instituição escolar da década de 1920 contra a pobreza e a exclusão educacional. In: III Colóquio Educação, Cidadania e Exclusão - Gênero e Pobreza: Imagens da escola, 2009, Rio de Janeiro. III Colóquio Educação, Cidadania e Exclusão - Gênero e Pobreza: Imagens da escola, 2009.

13.
PIO, Alessandra. Divisão de Tarefas no Colégio Pedro II: uma questão de gênero?. In: II Seminário Nacional de Gênero e Práticas Culturais - Culturas, Leituras e Representações, 2009, Rio de Janeiro. II Seminário Nacional de Gênero e Práticas Culturais - Culturas, Leituras e Representações, 2009.

14.
SILVA, Alessandra Pio. Sexualidade Negra: algumas ponderações necessárias para a libertação de paradigmas sexuais. In: III Seminário Nacional de Relações Raciais e Educação: saberes, políticas e perspectivas, 2003, Niterói. III Seminário Nacional de Relações Raciais e Educação. Niterói: Edil Artes Gráficas, 2003. p. 23.

Apresentações de Trabalho
1.
PIO, Alessandra; MENEZES, P. S. . Oficina pedagógica 'Gênero e Raça'. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
PIO, Alessandra. 12 anos de escolarização: trajetórias negras no Colégio Pedro II. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
PIO, Alessandra; NASCIMENTO, A. ; OLIVEIRA, J. ; SANTOS, E. ; OLIVEIRA, T. . Relações étnico-raciais no cotidiano da educação básica: perspectivas da Rede UJIMA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
PIO, Alessandra. Implementação do NEAB no Colégio Pedro II: anos iniciais. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
PIO, Alessandra. A trajetória educacional da população negra. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
PIO, Alessandra. Gênero e Raça nos Contextos dos Megaeventos no Rio de Janeiro. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
PIO, Alessandra. 'Militâncias Feministas'. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
PIO, Alessandra. Intelectuais Negras: trajetórias e construção dos espaços de fala. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
PIO, Alessandra. Feminismo negro na contemporaneidade. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
PIO, Alessandra. Inclusão e Participação na Escola: caminhos possíveis. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
PIO, Alessandra. Interfaces entre Gênero, Raça e Trabalho. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
PIO, Alessandra. 'Tia, por quê chamam de cabelo duro, se é tão fofinho? - Ser negra: identidade e aprendizagem'. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
PIO, Alessandra. 'Eu sou negão igual à tia... Né, tia? - Uma professora negra de pele preta em um universo de 'moreninhos'. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
PIO, Alessandra. Circuito Cultural Afro-Brasileiro do Colégio Pedro II: Protagonismos jovens e processos identitários. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
PIO, Alessandra. Rostos da Exclusão do Colégio Pedro II. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
PIO, Alessandra. Técnico em Assuntos Educacionais do Colégio Pedro II. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
PIO, Alessandra. Educação (Lei 10.639) e suas influências para a desconstrução de estereótipos e preconceitos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
PIO, Alessandra. Entre o sagrado e o secular: sobre a violência simbólica nas relações raciais. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
PIO, Alessandra. Técnico em Assuntos Educacionais: identidade e limites de atuação. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
PIO, Alessandra. Resistência, consciência negra e africanidades. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

21.
PIO, Alessandra. Identidades profissionais de quem forma profissionais: aproximações e distanciamentos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

22.
PIO, Alessandra. Técnico em Assuntos Educacionais do Colégio Pedro II. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

23.
PIO, Alessandra. Educação (Lei 10.639) e suas influências para a desconstrução de estereótipos e preconceitos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

24.
PIO, Alessandra. Resistência, Consciência Negra e Africanidades. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

25.
PIO, Alessandra. Entre o sagrado e o secular: sobre a violência simbólica nas relações raciais. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

26.
PIO, Alessandra. Identidades profissionais de quem forma profissionais: aproximações e distanciamentos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

27.
PIO, Alessandra. Técnico em Assuntos Educacionais: identidade e limites de atuação. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

28.
PIO, A.. O lugar da pedagogia no Colégio Pedro II (1946 a 2011). 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
PIO, A.. Margeando a excelência: Trajetória dos Técnicos em Educação do Colégio Pedro II, de 1932 a 2010. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

30.
PIO, A.. Técnico em Assuntos Educacionais no Colégio Pedro II: transformações através do tempo. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

31.
PIO, A.. Margeando a excelência: trajetória dos técnicos em educação no Colégio Pedro II. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

32.
SILVA, Alessandra Pio. Técnica em Assuntos Educacionais ou Pedagoga? - Buscando uma identidade no trabalho pedagógico do Colégio Pedro II. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

33.
AMANCIO, V. C. ; SILVA, Alessandra Pio . Estratégias sociais/pedagógicas de uma instituição escolar da década de 1920 contra a pobreza e a exclusão educacional.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

34.
SILVA, Alessandra Pio; AMANCIO, V. C. . Gênero, Identidade e Pedagogia: olhares sobre a divisão de tarefas no Colégio Pedro II. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

35.
SILVA, Alessandra Pio. Pedagogos ou Técnicos em Assuntos Educacionais? - A busca de uma práxis supervisora no Colégio Pedro II. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

36.
SILVA, Alessandra Pio. Divisão de tarefas no Colégio Pedro II: uma questão de gênero?. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

37.
SILVA, Alessandra Pio. Sexualidade Negra: algumas ponderações necessárias para a libertação de paradigmas sexuais. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
PIO, Alessandra. Enfrentamento ao Racismo. 2016.

Trabalhos técnicos
1.
PIO, Alessandra; MENDES, N. F. ; BAPTISTA, A. J. ; PEIXOTO, F. L. . I Circuito Cultural Afro-Brasileiro do Colégio Pedro II. 2014.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
PIO, Alessandra. Discussão sobre as atribuições de Pedagogos e Técnicos em Assuntos Educacionais do IFMG. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

Redes sociais, websites e blogs
1.
PIO, Alessandra. I Curso de Cultura e Mitologia Yorubá do Colégio Pedro II. 2015; Tema: Cultura e Mitologia Yorubá. (Blog).

2.
PIO, Alessandra. I Curso de Cultura e Mitologia Yorubá. 2015; Tema: Culturas e mitologias de matrizes africanas. (Blog).

3.
PIO, Alessandra; MENDES, N. F. . Neabcp2. 2014; Tema: Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros do Colégio Pedro II. (Rede social).

4.
CORREA, E. V. ; PIO, Alessandra . Neabcp2. 2014; Tema: Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros do Colégio Pedro II. (Site).

5.
PIO, Alessandra; CORREA, E. V. ; MENDES, N. F. . Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros do Colégio Pedro II. 2014; Tema: Educação para as relações étnico-raciais. (Site).

6.
PIO, Alessandra; MENDES, N. F. . I Circuito Cultural Afro-Brasileiro do Colégio Pedro II. 2014; Tema: Cultura afro-brasileira, Lei 10639/2003. (Blog).

7.
PIO, Alessandra. NeabCp2. 2014; Tema: Educação para as relações étnico-raciais. (Rede social).

8.
MENDES, N. F. ; PIO, Alessandra . I Circuito Cultural Afro-Brasileiro do Colégio Pedro II. 2014; Tema: I Circuito Cultural Afro-Brasileiro do Colégio Pedro II. (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
PIO, Alessandra. Minicurso 'Estética e Racismo'. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
PIO, Alessandra. Oficina 'Diversidade étnico-racial na escola'. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
PIO, Alessandra. Relações Étnico-Raciais na Escola. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
PIO, Alessandra. Estética e Racismo. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
BAPTISTA, A. J. ; PIO, Alessandra . Coordenação Pedagógica do Curso de Cultura e Mitologia Yorubá do Colégio Pedro II. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
PIO, Alessandra; BAPTISTA, A. J. . Mini Curso 'Cultura e Mitologia Yorubá na Sala de Aula: uma proposta introdutória'. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
PIO, Alessandra. Diversidade Étnico-Racial na Escola. 2015. .

8.
PIO, Alessandra. Diversidade Étnico-Racial na Escola. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

9.
PIO, Alessandra. Legislação Educacional. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
SILVA, G. V.; MEIRINO, M. J.; SOUZA, A. S.; PIO, A.. Participação em banca de Nívea Maria Alves da Silva. Avaliação do modelo de gestão participativa em um campus escolar. 2016. Dissertação (Mestrado em Sistemas de Gestão) - Universidade Federal Fluminense.

2.
GUTIERREZ, R. H.; LIMA, G. B. A.; SANTOS, I. J. A. L.; PIO, A.. Participação em banca de Vania Lacerda de Sá Teles. Gestão da informação no Colégio Pedro II: estudo de caso através da percepção do usuário. 2016. Dissertação (Mestrado em Sistemas de Gestão) - Universidade Federal Fluminense.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
PIO, Alessandra; Júlio, S. S.; BAPTISTA, A. J.. Participação em banca de Rachel Romano dos Santos. Conheça seu Irmão: religiosidades de matrizes africanas no discurso escolar. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de História da África) - Colégio Pedro II.

2.
Conceição, S. R.; PIO, Alessandra. Participação em banca de Mariana Franco Lopes. Mulheres Negras e Protagonistas de suas Histórias: o cinema como forma de resistência a partir dos anos 2000. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em História e Cultura Africana/s e Afro-brasileira/s) - Fundação Educacional Duque de Caxias.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
Messeder, J. C.; PIO, Alessandra; Castro, D. L.. Participação em banca de Cristiane Aparecida Fernandes de Jesus.Rodas de Conversa em Espaços Não Formais: a química do cabelo e o empoderamento negro no ensino de química. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
PIO, Alessandra; RIBAS, A. M.; ALMEIDA, A. T.; BAPTISTA, A. J.; MEDEIROS, C. M.; VARGAS, S. B.; MAGALHAES, R. C. S.. Seleção para Turma de Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino de História da África. 2017. Colégio Pedro II.

2.
PIO, Alessandra; RIBAS, A. M.; ALMEIDA, A. T.; BAPTISTA, A. J.; MEDEIROS, C. M.; MAGALHAES, R. C. S.; VARGAS, S. B.. Seleção para Turma de Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino de História da África. 2016. Colégio Pedro II.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Brazil Research Seminar of Columbia University - ILAS."12 Years of Schooling: Who Enters, Who Leaves?". 2018. (Seminário).

2.
III Congresso de Educação Profissional e Tecnológica do IFSP. III CONEPT. 2017. (Congresso).

3.
IX COPENE - Novas fronteiras da intolerância racial. GT - ERER na Educação Básica, Técnica e Tecnológica. 2017. (Congresso).

4.
12ª Reunião Científica Regional Sudeste da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Educação (ANPED).Um NEAB na educação básica e o I Circuito Afro-Brasileiro do Colégio. 2016. (Seminário).

5.
5º ENSOC - Encontro Estadual de Ensino de Sociologia.Gênero e Raça. 2016. (Encontro).

6.
Conferência Sublime Ancestralidade: expressões culturais negras e formação da identidade brasileira.Implementação do NEAB no Colégio Pedro II: anos iniciais. 2016. (Encontro).

7.
II Encontro da Rede Carioca de Etnoeducadoras Negras."Quem mexe com esse tipo de coisa"? - mapeamento inicial da questão racial no Colégio Pedro II. 2016. (Encontro).

8.
III Forum de Extensão Social da Universidade Estácio de Sá.Mulher Negra: outras pautas para o feminismo. 2016. (Encontro).

9.
I Seminário GEPARREI - Tornar-se negro.12 anos de escolarização: trajetórias negras no Colégio Pedro II. 2016. (Seminário).

10.
I Seminário GEPARREI - Tornar-se negro.Vivências. 2016. (Seminário).

11.
I Seminário Nacional de Estudos Culturais Afrobrasileiros do Sul do Amazonas.I Seminário Nacional de Estudos Culturais Afrobrasileiros do Sul do Amazonas. 2016. (Seminário).

12.
I Seminário Nacional de Estudos Culturais Afrobrasileiros do Sul do Amazonas.Minicurso - Educação básica e racismo estético. 2016. (Seminário).

13.
I Seminário Nacional de Estudos Culturais Afrobrasileiros do Sul do Amazonas.NEABs na Educação Básica: caminhos para ocumprimento das Leis 10.639/2003 e 11.645/2008. 2016. (Seminário).

14.
Portal da Consciência - 10 anos em ação no IECN.Formação, Trabalho e Identidade da População Negra em Debate. 2016. (Encontro).

15.
SEPEX 2016 - Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão.Relações étnico-raciais no cotidiano da educação básica: perspectivas da Rede UJIMA. 2016. (Encontro).

16.
V Sernegra: Decolonialidade e Antirracismo.Exercendo a profissão, enegrecendo a docência: identidade negra e antirracismo em sala de aula. 2016. (Seminário).

17.
V Sernegra: Decolonialidade e Antirracismo.Simpósio Temático: Sernegra na Educação Básica - da identidade do/a professor/a negro/a às identidades raciais e de gênero dos/as educandos/as. 2016. (Seminário).

18.
Encontro Comemorativo dos 30 anos do NEAB/UFMA / IV Encontro Nacional do CONNEABS / II Jornada Internacional de Ciências Sociais com o tema ?Diálogos Diaspóricos: Diversidade e Identidade?.Circuito Cultural do Colégio Pedro II: Protagonismos jovens e processos identitários. 2015. (Encontro).

19.
I COPENE Sudeste. "Tia, por quê chamam de cabelo duro, se é tão fofinho?" - Ser negra: identidade e aprendizagem. 2015. (Congresso).

20.
I COPENE Sudeste. GT Educação das Relações Étnico-Raciais na Educação Básica. 2015. (Congresso).

21.
I Encontro da Rede Carioca de Etnoeducadoras Negras.Rostos da Exclusão do Colégio Pedro II. 2015. (Encontro).

22.
IV Pensando Áfricas e suas Diásporas; Seminário de Formação UNIAFRO; Seminário sobre Culturas Indígenas na UFOP; Encontro de Pibids de Temática Africana e Indígena."Eu sou negão igual à tia... Né, tia?" - Uma professora negra de pele preta em um universo de "moreninhos". 2015. (Seminário).

23.
IV Pensando Áfricas e suas Diásporas; Seminário de Formação UNIAFRO; Seminário sobre Culturas Indígenas na UFOP; Encontro de Pibids de Temática Africana e Indígena.GTRacismo Estético e Educação: da identidade do professor e da professora negra às identidades raciais e de gênero dos/as educandos/as. 2015. (Seminário).

24.
IV Pensando Áfricas e suas Diásporas; Seminário de Formação UNIAFRO; Seminário sobre Culturas Indígenas na UFOP; Encontro de Pibids de Temática Africana e Indígena.Minicurso "Cultura e mitologia yorubá na sala de aula: uma proposta introdutória". 2015. (Seminário).

25.
Jornada Educação e Relações Raciais.Educação e relações raciais - projeto para o ensino médio. 2015. (Encontro).

26.
O Pensamento Teórico de Lélia Gonzalez - revelando a história do Brasil em Pretuguês. 2015. (Seminário).

27.
I Encontro Nacional de Núcleos Afro-Brasileiros e Indígenas.Criação e Primeiras Considerações do NEAB/CPII. 2014. (Encontro).

28.
VIII Congresso Brasileiro de Pesquisadores(as) Negros(as). 2014. (Congresso).

29.
IX Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação. O lugar da pedagogia no Colégio Pedro II (1946 a 2011). 2012. (Congresso).

30.
V Seminário Nacional Sobre Educação e Inclusão Social de Pessoas com Necessidades Especiais. 2012. (Seminário).

31.
34ª Reunião Anual - ANPED: Educação e Justiça Social. 2011. (Encontro).

32.
33ª Reunião Anual - ANPED: Educação no Brasil - O balanço de uma década. 2010. (Encontro).

33.
II Encontro de História da Educação do Estado do Rio de Janeiro -.Técnico em Assuntos Educacionais no Colégio Pedro II: transformações através do tempo. 2010. (Encontro).

34.
Intercâmbio entre pesquisadores: a história da educação em debate.Margeando a excelência: trajetória dos técnicos em educação no Colégio Pedro II. 2010. (Encontro).

35.
VI Congresso Brasileiro de História da Educação - Invenção, tradição e escritas da história da educação do Brasil. Margeando a excelência: Trajetória dos Técnicos em Educação do Colégio Pedro II, de 1932 a 2010. 2010. (Congresso).

36.
I Conferência Intermunicipal de Educação. 2009. (Encontro).

37.
I Conferência Municipal de Educação de Duque de Caxias. 2009. (Encontro).

38.
III Colóquio Educação, Cidadania e Exclusão - Gênero e pobreza: imagens da escola.Gênero, Identidade e Pedagogia: olhares sobre a divisão de tarefas no Colégio Pedro II. 2009. (Simpósio).

39.
III Colóquio Educação, Cidadania e Exclusão - Gênero e pobreza: imagens da escola.Estratégias sociais/pedagógicas de uma instituição escolar da década de 1920 contra a pobreza e a exclusão educacional.. 2009. (Simpósio).

40.
II Seminário Nacional de Gênero e Práticas Culturais - Culturas, práticas e representações.Divisão de tarefas no Colégio Pedro II: uma questão de gênero?. 2009. (Seminário).

41.
IV Encontro de Professores da Associação de Docentes do Colégio Pedro II. 2009. (Encontro).

42.
IX Cihela - Educação, Autonomia e Identidades na América Latina. Pedagogos ou Técnicos em Assuntos Educacionais? - A busca de uma práxis supervisora no Colégio Pedro II. 2009. (Congresso).

43.
XIV Semana da Educação da UERJ: "70 anos do curso de Pedagogia no Brasil".Técnica em Assuntos Educacionais ou Pedagoga? - Buscando uma identidade no trabalho pedagógico do Colégio Pedro II. 2009. (Encontro).

44.
II Seminário Internacional Direitos Humanos, Violência e Pobreza. 2008. (Seminário).

45.
I Jornada de Direito Natural. 2008. (Encontro).

46.
I Seminário Internacional de Educação de Duque de Caxias. 2008. (Seminário).

47.
3º Congresso Internacional sobre Avaliação na Educação. 2005. (Congresso).

48.
Adolescência e Seus Diversos Aspectos.Adolescência e Seus Diversos Aspectos. 2004. (Outra).

49.
Congresso Internacional sobre Projetos. 2004. (Congresso).

50.
Congresso Regional de Educação para o Pensar e Educação Sexual. 2004. (Congresso).

51.
Encontro Nacional de Or. Educacionais e Congr. Ed. para o Pensar e Ed. Sexual. 2004. (Congresso).

52.
III Seminário Relações Raciais e Educação: saberes, políticas e perspectivas.Sexualidade Negra: algumas ponderações necessárias para a libertação de paradigmas sexuais. 2003. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PIO, Alessandra; BAPTISTA, A. J. ; SCHUMACK, M. ; MENEZES, P. C. S. ; BRASIL, N. F. M. ; LIMA, R. M. ; LIMA, M. B. S. ; SILVA FILHO, O. S. . I Seminário GEPARREI - Tornar-se negro. 2016. (Outro).

2.
PIO, Alessandra; MENEZES, P. C. S. ; SOARES, O. . Mulheres Negras: espaços de fala, espaços de luta. 2016. (Outro).

3.
PIO, A.; NASCIMENTO, A. . GT - Educação das Relações Étnico-raciais na Educação Básica. 2015. (Outro).

4.
PIO, Alessandra. Lançamento do Projeto Lélia Gonzalez: o feminismo negro no palco da história. 2015. (Exposição).

5.
PIO, A.; MENDES, N. F. ; BAPTISTA, A. J. ; PEIXOTO, F. L. . I Circuito Cultural Afro-Brasileiro do Colégio Pedro II. 2014. (Outro).

6.
PIO, Alessandra. I Mostra de Práticas Pedagógicas em Educação para as Relações Étnico-Raciais (I Mostra ERER). 2014. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Monografias de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Nathalia Fernandes de Oliveira. Identidade negra no cotidiano escolar: tradições culturais negras em uma escola da rede estadual. Início: 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de História da África) - Colégio Pedro II. (Orientador).

2.
Beatrice Rossotti. Mulheres negras e a relação com o trabalho: abordagens em sala de aula. Início: 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de História da África) - Colégio Pedro II. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Rachel Romano dos Santos. Conheça seu Irmão: religiosidades afro-brasileiras no discurso escolar. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de História da África) - Colégio Pedro II. Orientador: Alessandra Pio Silva.



Inovação



Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
PIO, Alessandra. Técnico em Assuntos Educacionais do Colégio Pedro II. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
PIO, Alessandra. Educação (Lei 10.639) e suas influências para a desconstrução de estereótipos e preconceitos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
PIO, Alessandra. Resistência, Consciência Negra e Africanidades. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
PIO, Alessandra. Entre o sagrado e o secular: sobre a violência simbólica nas relações raciais. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
PIO, Alessandra. Identidades profissionais de quem forma profissionais: aproximações e distanciamentos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
PIO, Alessandra. Técnico em Assuntos Educacionais: identidade e limites de atuação. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Cursos de curta duração ministrados
1.
PIO, Alessandra. Minicurso 'Estética e Racismo'. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
PIO, Alessandra. Oficina 'Diversidade étnico-racial na escola'. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Redes sociais, websites e blogs
1.
PIO, Alessandra; CORREA, E. V. ; MENDES, N. F. . Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros do Colégio Pedro II. 2014; Tema: Educação para as relações étnico-raciais. (Site).

2.
PIO, Alessandra; MENDES, N. F. . I Circuito Cultural Afro-Brasileiro do Colégio Pedro II. 2014; Tema: Cultura afro-brasileira, Lei 10639/2003. (Blog).

3.
PIO, Alessandra. NeabCp2. 2014; Tema: Educação para as relações étnico-raciais. (Rede social).

4.
PIO, Alessandra. I Curso de Cultura e Mitologia Yorubá. 2015; Tema: Culturas e mitologias de matrizes africanas. (Blog).



Outras informações relevantes


1) APROVAÇÕES EM CONCURSOS PÚBLICOS:

*Cargo: Professor A
Local - Ano: Macaé/RJ - 2004
Classificação: 3ª colocada

*Cargo: Orientador Pedagógico
Local - Ano: Guapimirim/RJ - 2004
Classificação: 8ª colocada

*Cargo: Técnico em Assuntos Educacionais
Local - Ano: Colégio Pedro II/RJ - 2004
Classificação: 4ª colocada

*Cargo: Professor II
Local - Ano: Prefeitura Municipal de Duque de Caxias/RJ - 2005
Classificação: 60ª colocada

*Cargo: Pedagoga
Local - Ano: Eletrobrás - 2007
Classificação: 21ª colocada



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 13/12/2018 às 9:56:34