Samuel Moreira Marques

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3602175844212599
  • Última atualização do currículo em 30/07/2018


Especialista EaD e Novas Tecnologias,licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Minas Gerais, possuo experiência como professor de ciências e biologia na educação básica e como tutor na educação superior à distância.Atualmente sou servidor técnico administrativo em educação no Centro Pedagógico - Escola de Educação Básica e Profissional da UFMG atuando no museu de divulgação científica "Museu Itinerante Ponto UFMG". Tenho interesse em educação à distância, tecnologia da informação,divulgação científica, fotografia e cinema. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Samuel Moreira Marques
Nome em citações bibliográficas
MARQUES, R. M.;MARQUES, S. M.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Minas Gerais, Centro Pedagógico.
Universidade Federal de Minas Gerais
Pampulha
31270901 - Belo Horizonte, MG - Brasil
Telefone: (31) 34095174


Formação acadêmica/titulação


2015 - 2017
Especialização em EAD e Novas Tecnologias. (Carga Horária: 360h).
Faculdade Educacional da Lapa, FAEL, Brasil.
Título: O uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) nas escolas públicas brasileiras da educação básica participantes do projeto Um Computador por Aluno (UCA) a partir das publicações científicas geradas sobre este projeto compreendidas entre 2007 a.
Orientador: Ana Cristina Cury Teodoro Oliveira.
2013 - 2013
Aperfeiçoamento em Fomação Técnico Pedagógica para Tutores em Educação à Distância. (Carga Horária: 90h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Tópicos em Educação á Distância. Ano de finalização: 2013.
2005 - 2009
Graduação em Ciencias Biologicas.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.




Formação Complementar


2010 - 2010
Extensão universitária em Gênero, sexualidade e educação. (Carga horária: 30h).
Centro de Ensino Superior de São Gotardo, CESG, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em I Curso de Formação Política de Estudantes. (Carga horária: 64h).
Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.
2006 - 2006
Curso de Extensão em Educação Ambiental. (Carga horária: 100h).
Secretaria Municipal Adjunta de Meio Ambiente de Belo Horizonte, SEMAD, Brasil.
2005 - 2005
Eduação Ambiental Escolar. (Carga horária: 32h).
Fundação de Parques Municipais de Belo Horizonte, FMP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Técnico Administrativo em Educação, Carga horária: 40
Outras informações
Assessoria administrativa e pedagógica no Museu Itinerante Ponto UFMG do Centro Pedagógico - Escola de Educação Básica e Profissional da Universidade Federal de Minas Gerais.

Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20
Outras informações
Bolsista do Programa de Iniciação da Docência da Pro-Reitoria de Graduação da UFMG no Subprojeto: ?Melhoria da Formação Discente ? Uma Parceria ICB-CP?. Suporte logístico e pedagógico ao Programa Permanente Clube de Ciências e Cultura desenvolvido na instituição com os alunos do curso de Ciências Biológicas da UFMG junto aos alunos de ensino fundamental da instituição.


Universidade Aberta do Brasil, UAB, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor à distância, Carga horária: 20
Outras informações
Tutor à distância no curso de graduação de Pedagogia da Universidade Aberta do Brasil e Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Acompanhamento aos alunos nos conteúdos pedagógicos do curso e no uso do ambiente virtual de aprendizagem (plataforma moodle). Gerenciamento da página do curso na plataforma virtual de aprendizagem (inclusão de conteúdos no ambiente virtual). Correção das atividades postadas, mediação em fóruns e outras ferramentas de aprendizagem.

Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor à distância, Carga horária: 20
Outras informações
Acompanhamento dos alunos nos conteúdos pedagógicos do curso e no uso do ambiente virtual de aprendizagem (plataforma moodle). Gerenciamento da página do curso na plataforma virtual de aprendizagem (inclusão de conteúdos no ambiente virtual). Correção das atividades postadas, mediação em fóruns e outras ferramentas de aprendizagem.

Atividades

06/2011 - Atual
Ensino, Curso de Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tutoria durante todo o curso
05/2010 - 05/2011
Ensino, Curso de Aperfeiçoamento em Educação Ambiental, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Educação Ambiental

Centro Pedagógico - Escola de Educação Básica e Profissional da UFMG, CP, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40
Outras informações
Professor de Ciências Naturais na educação básica.

Atividades

02/2010 - 12/2011
Ensino,

Disciplinas ministradas
ciências naturais

Junta Comercial de Minas Gerais, JUCEMG, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Técnico de Gestão e Registro Empresarial, Carga horária: 40
Outras informações
Atuei na Diretoria de Tecnologia da Informação desta autarquia desde janeiro de 2014 exercendo atividades relacionadas a consultoria e análise de negócio de tecnologia. Participei como consultora do Projeto Integrar, no qual a JUCEMG sede sua tecnologia e expertise no processo de abertura de empresas para outros 11 estados da federação, a saber: Distrito Federal, Paraná, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Goiás, Tocantins, Rondônia, Roraima, Ceará, Sergipe e Piauí. Neste projeto realizei atividades de análise de negócio, redesenho de processos, capacitação de pessoal e suporte no uso dos sistemas implantados por meio desse Projeto. Participei in loco da implantação deste Projeto realizando além das atividades citadas, reuniões de articulação entre as Juntas Comerciais envolvidas e órgãos como: prefeituras, Secretarias Estaduais de Meio Ambiente, Vigilância Sanitária e Corpo de Bombeiros. Também realizei palestras sobre o uso dos sistemas para os contabilistas das regiões nos quais os sistemas foram implantados. Atuei no setor de Educação Corporativa e capacitação de pessoal no período de março a dezembro de 2013. Em atividades relacionadas a produção e gerenciamento de cursos à distância destinado ao público interno e externo desta autarquia.

Atividades

02/2014 - 12/2014
Direção e administração, Diretoria de Tecnologia da Informação, .

Cargo ou função
Consultoria e acessoramento no Projeto Integrar.
07/2013 - 08/2013
Treinamentos ministrados , Escola Permanente, .

Treinamentos ministrados
Uso do sistema de FCN/Re
05/2013 - 06/2013
Treinamentos ministrados , Escola Permanente, .

Treinamentos ministrados
Uso do sistema de Consulta de Viabilidade

Fundação Zoobotânica de Belo Horizonte, FZB, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2010
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Agente de Visitação, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Cargo de Agente de Visitação, desempenhando atividades de atendimento ao público, acompanhamento em visitas monitoradas a público de diversas faixas etárias e oficinas de educação ambiental no Zoológico de Jardim Botânico de Belo Horizonte.


Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais, CETEC, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsista de Iniciação Científica CNPq, desempenhando atividades de pesquisa no Projeto: ?Envelhecimento do eritrócito suíno e bovino: efeito na composição protéica da membrana?.

Atividades

07/2005 - 02/2006
Pesquisa e desenvolvimento , Setor de Análises Químicas, .

Linhas de pesquisa
bioquímica
biologia celular

Colégio Chromos, CHROMOS, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Monitor de Biologia e Ciencias, Carga horária: 12
Outras informações
Monitor de biologia e ciências, atendendo os alunos da instituição em suas dúvidas referentes a estas disciplinas.

Atividades

02/2005 - 07/2005
Ensino,

Disciplinas ministradas
monitoria de biologia

Escola Educar, EDUCAR, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30
Outras informações
Professor de ciências nos anos finais do ensino fundamental (8º e 9º anos). Professor de biologia no ensino médio (1ª, 2ª e 3ª séries).

Atividades

02/2012 - 12/2012
Ensino,

Disciplinas ministradas
ciências
02/2012 - 12/2012
Ensino,

Disciplinas ministradas
biologia

Escola Estadual Augusto de Lima, EEADL, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 24
Outras informações
Professor de biologia no ensino médio.

Atividades

02/2011 - 12/2011
Ensino,

Disciplinas ministradas
biologia


Linhas de pesquisa


1.
bioquímica
2.
biologia celular


Projetos de pesquisa


2005 - 2006
"Envelhecimento do eritrócito bovino e suíno: efeito na composição protéica da membrana"
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Samuel Moreira Marques - Integrante / Antônio Carlos Vassalo Alves - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.


Projetos de extensão


2008 - Atual
Museu Itinerante Ponto UFMG
Descrição: Os museus e centros interativos de ciência e tecnologia têm sido atualmente apontados como instituições e espaços onde ocorre a comunicação pública da ciência, sendo capazes de conectar os avanços e os conhecimentos produzidos nas universidades e centros de pesquisa com as necessidades do público escolar e da comunidade em geral. Além de promoverem ações buscando a educação não formal de Ciência e Tecnologia (C&T), museus contribuem para despertar vocações científicas e técnicas. Como parte desta política de incentivo à popularização da C&T, foram criados museus e centros interativos de ciência em diferentes regiões brasileiras; incentivadas olimpíadas de Ciências, Matemática, História; cursos para formação de professores de Ciências nas escolas do Ensino Básico, Fundamental e Médio, entre outros projetos. Um desses projetos é o Museu Itinerante Ponto UFMG, concebido para ser itinerante, dinâmico, e trabalhar de forma interativa em diversas áreas da C&T, sempre considerando a realidade da comunidade a ser visitada. Inaugurado em julho de 2012, O Museu Ponto leva seu acervo acoplado à sua estrutura veicular, viajando a diversos municípios de Minas Gerais e do Brasil, divulgando ao público geral e escolar as pesquisas de ponta realizadas na academia ? em especial a Universidade Federal de Minas Gerais. De acordo com o Guia de Centros e Museus de Ciência do Brasil (ABCMC, 2015), a modalidade de museus móveis tem sido fundamental para a interiorização de atividades e ações de popularização da ciência no país, uma vez que tem se mostrado como uma importante alternativa para se alcançar públicos de locais onde não existem equipamentos científico-culturais voltados para a divulgação científica. A relevância e a eficácia dos projetos de ciência móvel no cumprimento da sua função social se comprovam pelo número de projetos implantados desde 2010, quando, no país, havia 20 equipamentos, em comparação aos 32 museus itinerantes contabilizados em 2015. O Museu Ponto é constituído em um caminhão com seu espaço interior adaptado em seis salas temáticas: sala do útero, sala dos sentidos, sala dos biomas, sala de projeção 3D, sala do submarino e sala das cidades. Além do ambiente interno, o Museu também transporta mais de 50 experimentos e modelos científicos para montagem de exposições externas, galerias e oficinas, totalizando a ocupação de uma área de 800 m². O Museu oferece atividades que utilizam aparatos culturais, artísticos, científicos e tecnológicos nos ambientes internos do baú, sempre integrando a comunidade escolar, a comunidade universitária e o público geral das cidades visitadas. Considerando-se todas essas questões e possibilidades, o projeto de Extensão e de Popularização de Ciência e Tecnologia Museu Itinerante PONTO UFMG é um espaço propício para o desenvolvimento de pesquisas e metodologias de ensino e comunicação pública da ciência. A Extensão Universitária, segundo o conceito de estabelecido pela Política Nacional de Extensão Universitária ? PNEU, é ?um processo interdisciplinar, educativo, cultural, científico e político que promove a interação transformadora entre Universidade e outros setores da sociedade?. A proposta do projeto Museu Itinerante Ponto UFMG vai ao encontro dessa perspectiva integradora e multidisciplinar, ao conjugar os três pilares da Universidade: Ensino, Pesquisa e Extensão..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Samuel Moreira Marques - Integrante / Tânia Margarida Lima Costa - Coordenador / Jason Isnard Maurício Pinto - Integrante.
2006 - 2007
"Projeto Redescobrindo o Lixo: uma integração universidade/comunidade/escola"
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Samuel Moreira Marques - Integrante / Ana Cristina Ribeiro Vaz - Coordenador.Financiador(es): Universidade Federal de Minas Gerais - Bolsa.
2006 - 2007
"Saúde na Escola: Valorização da Vida"
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Samuel Moreira Marques - Integrante / Ana Cristina Ribeiro Vaz - Coordenador.Financiador(es): Universidade Federal de Minas Gerais - Bolsa.


Outros Projetos


2006 - 2006
"Melhoria da Formação Inicial Discente- Uma parceria ICB-CP" Subprojeto 3
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Samuel Moreira Marques - Integrante / Ana Cristina Ribeiro Vaz - Coordenador.Financiador(es): Universidade Federal de Minas Gerais - Bolsa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação à distancia.
3.
Grande área: Outros / Área: Divulgação Científica / Subárea: Divulgação Científica.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Museu.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Biologia Geral.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Resumos publicados em anais de congressos
1.
Vaz, A. C. R. ; MARQUES, R. M. ; FONSECA, R. A. ; TORRES, L. R. ; SANTOS, M. C. ; BORGES, A. S. . "Programa Ações Educativas Complementares". In: X Encontro de Extensão da UFMG, 2007, Belo Horizonte. "Anais do X Encontro de Extensão da UFMG", 2007.

2.
PEREIRA, C.M.M. ; MARQUES, R. M. . ?Iniciação à Docência em Ciências, Ecologia e Genética?. In: X Semana da Graduação da UFMG, 2006, Belo Horizonte. "Anais da X Semana de Graduação da UFMG", 2006.

3.
CEZAR, Viviane Cristina Fernandes ; Vaz, A. C. R. ; SANTOS, M. C. ; MARQUES, R. M. ; TORRES, L. R. ; DINIZ, Jaqueline Batista . Projetos Interação e Dialogando com os Pais. In: 15° Encontro Regional da ABRAPSO Minas, 2006, Belo Horizonte. Anais do 15° Encontro Regional da ABRAPSO Minas.

4.
ALVES, C. V. A. ; MARQUES, R. M. . Efeito da tensão mecânica e pressão osmótica de eritrócitos novos e velhos. In: IV Congresso Latino Americano de Órgãos Artificiais e Biomateriais, 2006, Caxambú. Anais do IV Congresso Latino Americano de Órgãos Artificiais e Biomateriais, 2006.

Apresentações de Trabalho
1.
MARQUES, R. M.; Vaz, A. C. R. ; TORRES, L. R. ; FONSECA, R. A. . "Projetos saúde na escola- Valorização da vida e Redescobrindo o lixo". 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Demais tipos de produção técnica
1.
MARQUES, R. M.; ALVES, C. V. A. . "Envelhecimento do eritrócito bovino e suíno: efeito na composição protéica da membrana". 2006. (Relatório de pesquisa).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
69º Reunião da SBPC. Museu Itinerante Ponto UFMG. 2017. (Congresso).

2.
PromoveEAD. 2015. (Simpósio).

3.
II Encontro Nacional de Ensino de Biologia e I Encontro Regional de Ensino de Biologia."Projetos saúde na escola- Valorização da vida e Redescobrindo o lixo". 2007. (Encontro).

4.
VIII Reunião Anual da UFMG Jovem.Facilitador das oficinas: confecção de embalagens criativas, ateliê do lixo e confecção de papel artesanal.. 2007. (Encontro).

5.
X Encontro de Extensão da UFMG."Programa Ações Educativas Complementares". 2007. (Encontro).

6.
IV Congresso Brasileiro de Agroecologia. 2006. (Congresso).

7.
VII Reunião Anual da UFMG Jovem."Mostra interativa do Programa Permanente Clube de Ciências e Cultura do Centro Pedagógico da UFMG ". 2006. (Encontro).

8.
X Semana da Graduação da UFMG.?Iniciação à Docência em Ciências, Ecologia e Genética?. 2006. (Outra).

9.
XIX Jornada de Biologia ?Sociedade.conSciência? da PUC MINAS. 2005. (Outra).

10.
I Simpósio Brasileiro de Herpetologia. 2004. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MARQUES, R. M.; MARQUES, S. M. ; COSTA, T. M. L. ; PINTO, J. I. M. . V FEBRAT - Feira Brasileira de Colégios de Aplicação e Escolas Técnicas. 2017. .

2.
MARQUES, S. M.; MARQUES, S. M. ; COSTA, T. M. L. ; PINTO, J. I. M. . Museu Itinerante Ponto UFMG. 2017. (Exposição).

3.
MARQUES, S. M.; MARQUES, R. M. ; COSTA, T. M. L. ; PINTO, J. I. M. . IV FEBRAT - Feira Brasileira de Colégios de Aplicação e Escolas Técnicas. 2016. .

4.
MARQUES, S. M.; MARQUES, S. M. . Museu Itinerante Ponto UFMG. 2016. (Exposição).



Educação e Popularização de C & T



Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MARQUES, S. M.; MARQUES, R. M. ; COSTA, T. M. L. ; PINTO, J. I. M. . IV FEBRAT - Feira Brasileira de Colégios de Aplicação e Escolas Técnicas. 2016. .

2.
MARQUES, R. M.; MARQUES, S. M. ; COSTA, T. M. L. ; PINTO, J. I. M. . V FEBRAT - Feira Brasileira de Colégios de Aplicação e Escolas Técnicas. 2017. .

3.
MARQUES, S. M.; MARQUES, S. M. ; COSTA, T. M. L. ; PINTO, J. I. M. . Museu Itinerante Ponto UFMG. 2017. (Exposição).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 10/12/2018 às 4:24:16