Justino Sarmento Rezende

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  • Última atualização do currículo em 10/08/2018


Possui graduação em Filosofia pela Universidade Católica de Brasília (1995), graduação em Teologia pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção (1993) e mestrado em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco (2007). Doutorando em Antropologia Social, no PPGAS/UFAM (Manaus) Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia, atuando principalmente no seguinte tema: identidades, estereótipos, diferenças. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Justino Sarmento Rezende
Nome em citações bibliográficas
REZENDE, J. S.;REZENDE, J.S.


Formação acadêmica/titulação


2005 - 2007
Mestrado em Educação.
Universidade Católica Dom Bosco, UCDB, Brasil.
Título: Escola Indígena Municipal Utãpinopona - Tuyuka e a Construção da Identidade Tuyuka,Ano de Obtenção: 2007.
Orientador: Antonio J. Brand.
Palavras-chave: parentesco - educação tuyuka - interculturalidade; Educação Tuyuka, Escola Tuyuka,.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.
Setores de atividade: Educação; Educação Superior; Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial.
1994 - 1995
Graduação em Filosofia.
Universidade Católica de Brasília, UCB/DF, Brasil.
1989 - 1993
Graduação em Teologia.
Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, PFTNSA, Brasil.




Atuação Profissional



Secretaria de Estado de Educação, SEDUC, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PSS, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.



Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Etnologia Indígena.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Teologia.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Italiano
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
LEMOS, P. S.2018LEMOS, P. S. ; REZENDE, J. S. . Diroá mahami tohatise: meheka mari nisere tuoñaro nisari? El regreso de los Diroá: Un giro ontológico?. MUNDO AMAZONICO, v. 8, p. 133-149-149, 2018.

2.
REZENDE, J. S.2017REZENDE, J. S.. Indígenas na vida religiosa consagrada: quem somos nós?. Convergencia (Rio de Janeiro. 1968), v. 505, p. 41-48, 2017.

3.
REZENDE, J. S.2017REZENDE, J. S.. TRAJETÓRIA DA ANTROPOLOGIA NO RIO NEGRO: OLHAR DE UM TUYUKA SOBRE OS POVOS INDÍGENAS. Revista de Catequese, v. 40, p. 109-115, 2017.

4.
1REZENDE, J. S.2016REZENDE, J. S.. Homens e mulheres indígenas contemporâneos do Rio Negro, Amazonas. Tellus (UCDB), v. 31, p. 153-161-161, 2016.

5.
2REZENDE, J. S.2015REZENDE, J. S.. V Simpósio Latino-Americano de Teologia Índia: contribuições e propostas teológico-pastorais. Convergencia (Rio de Janeiro. 1968), v. 481, p. 314-320, 2015.

6.
3REZENDE, J. S.2014REZENDE, J. S.. Catequese, Protagonismo Indígena e Inculturação. Revista de Catequese, v. 1, p. 124-134, 2014.

7.
4REZENDE, J. S.2009REZENDE, J. S.. Educação Escolar Indígena e a Bebida Alcoólica. Ethos & Episteme (UFAM), v. X, p. 107-124, 2009.

8.
5REZENDE, J. S.2009REZENDE, J. S.. Venham comer quinhapira!. Tellus (UCDB), v. 17, p. 261-276, 2009.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
REZENDE, J. S.. Educação na visão de um Tuyuka. I. ed. Manaus: Faculdade Salesiana Dom Bosco, 2010. v. I. 206p .

Capítulos de livros publicados
1.
REZENDE, J. S.. Canto dos pássaros. In: Isaac Almeida Ramos. (Org.). ANTOLOGIA POÉTICA, PRÊMIO POESIA LIVRE 2015. 1ed.Cabedelo - PB: Vivara Editora Nacional, 2015, v. 1, p. 213-213.

2.
REZENDE, J. S.. Como descubro a Deus na vida do meu povo. Teologia India. 1ed.Bogotá: celam, 2015, v. V, p. 66-73.

3.
REZENDE, J.S.; Andrey Moreira Cardoso ; JUNIOR, Ari Ghiggi ; LANGDON, Ester Jean ; FERNANDES, João Azevedo ; PENA, João Luiz ; DIAS, Laércio Fidelis ; FERREIRA, Luciane Ouriques ; GARNELO, Luiza ; QUILES, Manuel Ignacio ; CHAVES, Maria de Betania Garcia ; SOUZA, Maximiliano Loiola Ponte de ; ACIOLI, Moab Duarte ; FERREIRA, Salette Maria Barros . Educação Escolar Indígena e a Bebida Alcoólica: reflexões sobre o contexto do Triângulo Tukano, Alto Rio Negro. Souza, Maximiliano Loiola Ponte. 1ed.Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 2013, v. 1, p. 229-249.

4.
REZENDE, J. S.. Novidades na prática educativa escolar tuyuka. In: CABALZAR, Flora Dias; REZENDE, Justino Sarmento. (Org.). Novidades na prática educativa escolar tuyuka. 1ed.São Paulo: Instituto Socioambiental, 2012, v. 1, p. 122-133.

5.
REZENDE, J. S.. Crianças Indígenas de Iauareté: Fortalecimento das identidades e diferenças. In: NASCIMENTO, Adir Casaro; AGULERA URQUIZA, Antonio Hilário; VIEIRA, Carlos Magno Naglis; REZENDE, J. S. (Justino Sarmento Rezende). (Org.). CRIANÇA INDÍGENA: diversidade cultural, educação e representações sociais. Ied.Braília: Liber Livro Editora Ltda, 2011, v. I, p. 269-283.

6.
REZENDE, J. S.. Da escola com os salesianos para a escola indígena. A ação dos Salesianos de Dom Bosco na Amazônia. 1ed.São Paulo: Editora Salesiana, 2009, v. 1, p. 38-52.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
REZENDE, J. S.. Aventuras de um índio. Tellus, Campo Grande, MS, Brasil, p. 155 - 169, 31 out. 2006.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
REZENDE, J. S.. Escola Tuyuka: espaço intercultural. In: VIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Centro-Oeste, 2006, Cuiabá. Caderno de Resumos do 8 Encontro de Pesquisa em Educação da Região Centro-Oeste, Cuiabá: UFMT, 2006, 262 p.. Cuiabá: Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), 2006.

2.
REZENDE, J. S.. Parentesco na educação tuyuka: perspectiva intercultural. In: Seminário de estudos de antropologia e história ameríndia, 2005, Porto Alegre. Parentesco na educação tuyuka: perspectiva intercultural, 2005.

3.
REZENDE, J. S.. Da escola com os salesianos para a escola indígena. In: VI ELESI - Encontro sobre leitura e escrita em sociedades indígenas - 15o Congresso de Leitura do Brasil, 2005, Campinas. Da escola com os salesianos para a escola indígena, 2005.

Apresentações de Trabalho
1.
REZENDE, J. S.. Educação Escolar Indígena: avanços e perspectivas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Demais tipos de produção técnica
1.
REZENDE, J.S.. O que é Educação Escolar Indígena. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
REZENDE, J.S.. Quais as consequências do alcoolismo nas aldeias Sateré-Mawé: planos de prevenção de recaídas. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
REZENDE, J.S.. SEMANA DE ORIENTAÇÃO DE TCC - LICENCIATURA INDÍGENA POLÍTICAS EDUCACIONAIS E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
REZENDE, J. S.. Projeto Político Pedagógico Indígena. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
REZENDE, J. S.. Projeto Político Pedagógico Indígena. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
REZENDE, J. S.. Como podemos combater o alcoolismo nas aldeias?. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
REZENDE, J. S.. Saberes Tradicionais: Educação, Identidade e Movimento Indígena. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
REZENDE, J. S.. Diálogo de Saberes. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
REZENDE, J. S.. Quais são as culturas que existem na região do Rio Negro?. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

10.
REZENDE, J. S.. ESCOLA INDÍGENA TUYUKA. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Demais trabalhos
1.
REZENDE, J. S.. Espiritualidade indígena: a noite como construção da vida. 2007 (Literatura Indígena) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
REZENDE, J. S.. Participação em banca de João Bosco Marques Tenório e Claudio Marques Meira."Como foi o processo da construção da Associação Escolar Indígena Tuiuka/AEITU?". 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Indígena Políticas Educacionais) - Instituto de Ciências e Letras.

2.
REZENDE, J. S.. Participação em banca de Ismael Rezende Gentil e Anacleto Lima Barreto."Como se originou a dança Tukano?". 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Indígena Políticas Educacionais) - Instituto de Ciências e Letras.

3.
REZENDE, J. S.. Participação em banca de Abraão de Jesus Ferraz."A trajetória de construção e aprovação do Sistema de Ensino da Escola Tariana de Iauaretê". 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Indígena Políticas Educacionais) - Instituto de Ciências e Letras.

4.
REZENDE, J. S.. Participação em banca de Pedro Tiago Sampaio Alves."Como é a alimentação da comunidade Desana do igarapé Urucú no Médio Rio Papuri?". 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Indígena Políticas Educacionais) - Instituto de Ciências e Letras.

5.
REZENDE, J. S.. Participação em banca de Lidimo Ferreira Lana."As técnicas de pescaria do Povo Tariano de Iauaretê". 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Indígena Políticas Educacionais) - Instituto de Ciências e Letras.

6.
REZENDE, J. S.. Participação em banca de Maria da Glória Maia Gonçalves."Por que a maioria dos Tarianos de Iaauretê não faz mais uso de sua língua?". 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Indígena Políticas Educacionais) - Instituto de Ciências e Letras.

7.
REZENDE, J. S.. Participação em banca de Lenilza Marques Ramos."As danças tradicionais existentes na Comunidade São Pedro". 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Indígena Políticas Educacionais) - Instituto de Ciências e Letras.

8.
REZENDE, J. S.. Participação em banca de Damásio de Jesus Caldas Azevedo."Grafias da Língua Tukano na Região do Triângulo Tukano". 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Indígena Políticas Educacionais) - Instituto de Ciências e Letras.

9.
REZENDE, J. S.. Participação em banca de Nilo Almeida Fonseca."Por que as gerações atuais não fazem o uso da língua Wa´ikhana na comunidade Aracu Porto no médio rio Uaupés?". 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Indígena Políticas Educacionais) - Instituto de Ciências e Letras.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
A diversidade cultural no mundo contemporâneo."A cultura e diversidade cultural dos povos indígenas contemporâneos. 2018. (Encontro).

2.
Reflexão sobre o Sínodo Especial para a Amazônia.Espiritualidade Indígena. 2018. (Encontro).

3.
Seminário ecumênico água como bem comum: desafios para os povos indígenas contemporâneos".Reflexões teológicas inter-religiosas sobre água e bens comuns. 2018. (Seminário).

4.
Sínodo de los Obispos: Amazonía: nuevos caminos para la Iglesia y para una ecología integralgral.Povos Indígenas e Espiritualidade Indígena. 2018. (Encontro).

5.
Crimes sem castigo na Amazônia: Saberes, Direitos e Diversidades.A volta da cobra grande. 2017. (Seminário).

6.
DIA DOS POVOS INDÍGENAS.Pensamentos de Dom Bosco e dos povos indígenas sobre a juventude: nova geração, novos tempos, novos desafios, a mesma cultura. 2017. (Seminário).

7.
Giornate - Segretario Inspetoriale. 2017. (Encontro).

8.
III Conferência Nacional de Alternativas para uma Nova Educação.Educação dos Povos Tradicionais. 2017. (Outra).

9.
III ENCONTRO INTERRELIGIOSO.O fenômeno Religioso no Contexto da Formação Social, Cultural, Histórica e Religiosa do Brasil. 2017. (Encontro).

10.
I Seminário de Avaliação da Política Afirmativa. 2017. (Seminário).

11.
Sexta Etnográfica. 2017. (Outra).

12.
VII Seminário Povos Indígenas e Sustentabilidade.Formação Superior e os saberes/conhecimentos indígenas. 2017. (Seminário).

13.
XII Simpósio Interdisciplinar sobre povos indígenas.Vivências e olhares do cuidado dos Povos Indígenas da Amazônia. 2017. (Simpósio).

14.
II YUMUATIRISA: TRILHAS E REDES DOS SABERES INDÍGENAS.Quais as contribuições do processo formativo da Licenciatura Indígena na vida profissional e das comunidades?. 2016. (Seminário).

15.
O que é Antropologia para os Indígenas. 2016. (Outra).

16.
12º Encontro de Escritores Indígenas - Entre Caminhos: Literatura Indígena e Letramento.Políticas públicas para o desenvolvimento da leitura entre os povos indígenas. 2015. (Encontro).

17.
Convegno Internazionale di Pedagogia Salesiana. Educazione scolastica indigena: progressi e prospettive. 2015. (Congresso).

18.
FOIRN 27 ANOS DE LUTA E CONQUISTA.Identidade Cultural. 2014. (Seminário).

19.
II Seminário de Professores do Ensino Religioso do Amazonass.Matriz Religiosa Indígena. 2014. (Seminário).

20.
IV Simpósio de Educação em Ciências na Amazônia."Ciências e Saberes Tradicionais. 2014. (Simpósio).

21.
Seminário Rio Negro de Educação Indígena.Direitos Indígenas e desafios de Gestão pública no Brasil e na América Latina. 2014. (Seminário).

22.
V Simpósio Latinoamericano de Teologia Índia.Como descubro a Deus na vida do meu povo. 2014. (Simpósio).

23.
I Seminário de Antropologia Indígena.Mitos, Memórias e Resistência. 2008. (Seminário).

24.
A arte na educação indígena.8 Seminário FNLIJ de Literatura Infantil e Juvenil. 2006. (Seminário).

25.
Colóquio.A pesquisa em educação: trajetória e desafios contemporâneos. 2006. (Outra).

26.
Colóquio.Etnografia e educação: uma mirada crítica. 2006. (Outra).

27.
Colóquio.Gente Pantaneira: Cultura e Sociedade. 2006. (Outra).

28.
Como trabalhar a literatura indígena em sala de aula.8 Seminário FNLIJ de Literatura Infantil e Juvenil. 2006. (Seminário).

29.
Escola Tuyuka: espaço intercultural.VIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Centro-Oeste. 2006. (Encontro).

30.
Fronteiras Étnico-Culturais e Fronteiras da Exclusão - práticas educativas num contexto intercultural. 2006. (Seminário).

31.
Fronteiras Étnico-Culturais e Fronteiras da Exclusãos - práticas educativas num contexto intercultural.Educação Indígena. 2006. (Seminário).

32.
1o ENAS.1o Encontro Nacional de Aprendizagem Significativa. 2005. (Encontro).

33.
7o Seminário (FNLIJ) de Literatura Infantil e Juvenil.Escrita e autoria fortalecendo a identidade. 2005. (Seminário).

34.
Colóquio."Corpo-Sujeito Kadiwéu: jogo e esporte (fundamentado na teoria dos processos civilizadores de Norbert Elias. 2005. (Outra).

35.
Colóquio."Diretrizes da Pedagogia e a Reforma Universitária. 2005. (Outra).

36.
Colóquio.O papel do legislativo na política educacional. 2005. (Outra).

37.
Colóquio.O programa de superação das desigualdades raciais de Mato Grosso do Sul e Educação. 2005. (Outra).

38.
Colóquio.A articulação de um pós-panóptico epistemológico numa pesquisa inscrita na centralidade da cultura. 2005. (Outra).

39.
Colóquio."Mulher Negra eTrajetória Profissional: o magistério como caminho de inserção no mercado de trabalho". 2005. (Outra).

40.
Colóquio.Produção científica: desafios e estratégias na orientação de teses e dissertações. 2005. (Outra).

41.
Colóquio.A Pós-Graduação em Educação: assimetrias regionais. 2005. (Outra).

42.
Colóquio.Educação e identidade no contexto da globalização: a educação indígena bororo diante dos desafios da interculturalidade. 2005. (Outra).

43.
Colóquio.Os problemas da formação de professores e o ensino da matemática. 2005. (Outra).

44.
Colóquio.Temas e Tramas da Pós-Graduação. 2005. (Outra).

45.
Colóquio.Identidade cultural, recepção midiática e educação. 2005. (Outra).

46.
Colóquio.Atitudes de professores diante de um traço lingüístico estigmatizado. 2005. (Outra).

47.
Colóquio.Pesquisa em Educação no Centro-Oeste: tendências e perspectivas. 2005. (Outra).

48.
Conferência.Comunicação e Cultura. 2005. (Outra).

49.
Da Escola com os Salesianos para a Escola Indígena. 15 Congresso de Leitura do Brasil - VI ELESI - Encontro sobre leitura e escrita em sociedades indígenas. 2005. (Congresso).

50.
Escrita e autoria fortalecendo a identidade.7 Seminário FNLIJ de Literatura Infantil e Juvenil. 2005. (Seminário).

51.
Parentesco na educação tuyuka: perspectiva intercultural.Seminário de Estudo de Antropologia e História Ameríndia. 2005. (Seminário).

52.
Políticas de sustentabilidade nas terras indígenas de Mato Grosso do Sul.I Seminário sobre Políticas de Sustentabilidade nas Terras Indígenas de Mato Grosso do Sul. 2005. (Seminário).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
João Batista Marques Prado. De que forma devemos valorizar os benzimentos para que não desapareçam?. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Indígena Políticas Educacionais e Desenvolvimento Sustentável) - instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais. Orientador: Justino Sarmento Rezende.

2.
Francilene Irani Freitas Monteiro. Como os princípios da Educação Escolar Indígena estão sendo valorizados na Escola Ye´pa O´akuhu?. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Indígena Políticas Educacionais e Desenvolvimento Sustentável) - instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais. Orientador: Justino Sarmento Rezende.

3.
Aldo Lindoso Olibes Freitas. Como os Kumaro Porã do povo Tukano compreendem os ciclos da vida humana?. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Indígena Políticas Educacionais e Desenvolvimento Sustentável) - instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais. Orientador: Justino Sarmento Rezende.

4.
Dário Alves Azevedo. Como a Escola Yupuri marcou positivamente a vida da comunidade no período de 2001 a 2010?. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Indígena Políticas Educacionais e Desenvolvimento Sustentável) - instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais. Orientador: Justino Sarmento Rezende.

5.
Angilson de Jesus Aguiar Azevedo. Como valorizar a dança tradicional do médio Tiquié?. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Indígena Políticas Educacionais e Desenvolvimento Sustentável) - instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais. Orientador: Justino Sarmento Rezende.

6.
Félix Rezende Barbosa. Quais são os instrumentos musicais que se inserem no Bem Estar dos povos Uhtapiropora e Yebamahsa?. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Indígena Políticas Educacionais e Desenvolvimento Sustentável) - instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais. Orientador: Justino Sarmento Rezende.

7.
Romero Cabral Pedrosa. Como podemos fortalecer a prática da cultura indígena Tukano do Clã Ñahuri Porã do médio Tiquié?. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Indígena Políticas Educacionais e Desenvolvimento Sustentável) - instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais. Orientador: Justino Sarmento Rezende.

8.
Maria Elisangela Cabral Pedrosa. Como os docentes indígenas respondem aos desafios da Educação Escolar Indígena encontrado em meio aos outros povos que não são de sua etnia?. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Indígena Políticas Educacionais e Desenvolvimento Sustentável) - instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais. Orientador: Justino Sarmento Rezende.

9.
Paulo Ricardo Pedrosa Ramon. Criação da Escola Indígena Tukano Ye´pa Mahsa no baixo Waupés. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Indígena Políticas Educacionais e Desenvolvimento Sustentável) - instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais. Orientador: Justino Sarmento Rezende.

10.
Virgílio Sampaio da Silva. Educação Diferenciada na região do baixo Waupés/AEITYM. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Indígena Políticas Educacionais e Desenvolvimento Sustentável) - instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais. Orientador: Justino Sarmento Rezende.

11.
João Bosco Azevedo Rezende. "A reafirmação da Política Linguística dos Utapinopona - Tuyuka da Região do Alto Rio Tiquié". 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Indígena Políticas Educacionais) - Instituto de Ciências e Letras. Orientador: Justino Sarmento Rezende.

12.
Odilon Barreto Rezende. "Os impactos da Escola Indígena Municipal Tuyuka Utapinopona nas Comunidades do Alto Rio Tiquié". 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Indígena Políticas Educacionais) - Instituto de Ciências e Letras. Orientador: Justino Sarmento Rezende.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
5REZENDE, J. S.2009REZENDE, J. S.. Venham comer quinhapira!. Tellus (UCDB), v. 17, p. 261-276, 2009.


Livros e capítulos
1.
REZENDE, J. S.. Novidades na prática educativa escolar tuyuka. In: CABALZAR, Flora Dias; REZENDE, Justino Sarmento. (Org.). Novidades na prática educativa escolar tuyuka. 1ed.São Paulo: Instituto Socioambiental, 2012, v. 1, p. 122-133.


Apresentações de Trabalho
1.
REZENDE, J. S.. Educação Escolar Indígena: avanços e perspectivas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Cursos de curta duração ministrados
1.
REZENDE, J. S.. Saberes Tradicionais: Educação, Identidade e Movimento Indígena. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
REZENDE, J. S.. Diálogo de Saberes. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
REZENDE, J.S.. O que é Educação Escolar Indígena. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
REZENDE, J. S.. Quais são as culturas que existem na região do Rio Negro?. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Outras informações relevantes


1. Sou indígena da etnia Tuyuka do tronco linguístico Tukano.Falo, escrevo e leio a língua Tuyuka. Falo, escrevo e leio a língua Tukano. Entendo as seguintes línguas indígenas: Yeba-masã, Piratapuia, Wanano, Kubeu.
2. Sou membro da Sociedade de São Francisco de Sales - Salesianos de Dom Bosco, desde o dia 06 de janeiro de 1984.
3. Sou sacerdote desde 02 de junho de 1994.
4. Tenho o grau acadêmico de Bacharel em Teologia pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção.
5. Fiz o curso de Pós-Graduação em Teologia - Teologia Dogmática com concentração em missiologia pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção.
6. Sou professor convidado pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) para ministrar cursos na Licenciatura Indígena Políticas Educacionais e Desenvolvimento Sustentável. 
7. Sou diretor da Missão Salesiana de Marauiá.
8. Sou Conselheiro Inspetorial, da Inspetoria Salesiana Missionária da Amazônia (ISMA).
9. Sou Secretário da Inspetoria São Domingos Sávio
10. Sou membro do Núcleo de Estudos da Amazônia Indígena - PPGAS/UFAM
11. Sou Assessor/Expert das questões indígenas do Sínodo dos Bispos da região da Pan-Amazônia/2019



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