Fábio Luiz Livramento Barretto Musarra

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  • Última atualização do currículo em 02/07/2018


Doutorando em Tecnologias da Inteligência e Design Digital (PUC-SP). Mestre em Tecnologias da Inteligência e Design Digital (PUC-SP). Pós-graduado em Computação Gráfica 3D pelo SENAC-SP. Bacharel em Tecnologia e Mídias Digitais (PUC-SP). Docente há dez anos no Departamento de Computação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), atualmente é Coordenador da Escola de Inovação e Tecnologia e Conselheiro em Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da mesma instituição. É também docente na Fundação Armando Álvares Penteado-FAAP na Faculdade de Comunicação e Marketing. Atua profissionalmente nas seguintes áreas: Computação Gráfica 3D; Animação para Jogos Digitais; Edição e Finalização de Vídeo. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Fábio Luiz Livramento Barretto Musarra
Nome em citações bibliográficas
MUSARRA, F. L. L. B.

Endereço


Endereço Profissional
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Centro de Ciências Matemáticas Físicas e Tecnológicas.
Rua Marques de Paranaguá, 111
Consolação
01303050 - São Paulo, SP - Brasil
Telefone: (11) 26132688
URL da Homepage: www.pucsp.br/cce


Formação acadêmica/titulação


2018
Doutorado em andamento em Tecnologias da Inteligência e Design Digital.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: Animação de Personagens Tridimensionais,
Orientador: Sergio Roclaw Basbaum.
2012 interrompida
Doutorado interrompido em 2015 em Tecnologias da Inteligência e Design Digital.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: Criação de Animações Interativas,
Orientador: Hermes Renato Hildebrand.
Bolsista do(a): Pontifícia Universidade Católica, PUC-SP, Brasil.
Ano de interrupção: 2015
2009 - 2011
Mestrado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: A CONCEPÇÃO E CRIAÇÃO DO CARACTERE TRIDIMENSIONAL: Metodologia da Criação e Desenvolvimento de Personagens Tridimensionais para Games,Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: Luís Carlos Petry.
Bolsista do(a): Pontifícia Universidade Católica, PUC-SP, Brasil.
Palavras-chave: 3D; Tridimensional; Topofilosofia; Figura Humana; Modelagem de Caracteres.
2006 - 2008
Especialização em Computação Gráfica 3D:Modelagem, Animação e Render. (Carga Horária: 380h).
Centro Universitário Senac, SENAC/SP, Brasil.
Título: Cibernético.
Orientador: Leonardo Amarante Cadaval.
2002 - 2005
Graduação em Tecnologia e Mídias Digitais.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: Documentário Interativo.
Orientador: Luís Carlos Petry.
1998 interrompida
Graduação interrompida em 2000 em Engenharia da Telecomunicação.
Universidade Santa Cecília, UNISANTA, Brasil.
Ano de interrupção: 2000




Atuação Profissional



Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2002 - 2005
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Suporte Técnico, Carga horária: 20

Atividades

08/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia, Departamento de Ciência da Computação.

Cargo ou função
Coordenador da Escola de Inovação e Tecnologia.
08/2016 - Atual
Ensino, Jogos Digitais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Oficina de Modelagem 3D
Design para Games IV: Modelagem Avançada
Animação para Games III
02/2016 - 06/2016
Ensino, Jogos Digitais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Edição de Vídeo para Games
Modelagem 3D para Games V: Ambientes tridimensionais
Teoria dos Games II
08/2015 - 12/2015
Ensino, Jogos Digitais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Animação para Games III:Projeto 3D
Design para Games IV: Modelagem 3D Avançada
Oficina de Modelagem 3D para Engines
Teoria dos Games I
02/2015 - 06/2015
Ensino, Jogos Digitais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Design para Games V: Modelagem de ambientes tridimensionais interativos
Edição de Vídeo para Games
Teoria dos Games II
08/2014 - 12/2014
Ensino, Jogos Digitais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Modelagem Avançada IV: Modelagem 3D Avançada
Oficina de Modelagem 3D para Engines
Teoria dos Games I
08/2014 - 12/2014
Ensino, Tecnologia e Mídias Digitais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
3D Avançado
02/2014 - 06/2014
Ensino, Jogos Digitais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Design para Games V: Modelagem de Ambientes Tridimensionais Interativos
Edição de Vídeo para Games
02/2014 - 06/2014
Ensino, Tecnologia e Mídias Digitais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
3D Básico
Laboratório de Autoria: Programação para Ambientes Tridimensionais Interativos
08/2013 - 12/2013
Ensino, Tecnologia e Mídias Digitais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
3D Avançado
08/2013 - 12/2013
Ensino, Jogos Digitais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Design para Games IV: Modelagem Avançada
Oficina de Modelagem 3D para Engines
02/2013 - 06/2013
Ensino, Tecnologia e Mídias Digitais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Laboratório de Autoria: Programação para Ambientes Tridimensionais Interativos
3D Básico
02/2013 - 06/2013
Ensino, Jogos Digitais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teoria dos Games II
Design para Games V: Modelagem de Ambientes Tridimensionais Interativos
08/2012 - 12/2012
Ensino, Tecnologia e Mídias Digitais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
3DAvançado
08/2012 - 12/2012
Ensino, Jogos Digitais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teoria dos Games I
Design de Games IV: Modelagem Avançada
Oficina de Modelagem 3D para Engines
02/2012 - 06/2012
Ensino, Tecnologia e Mídias Digitais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Lab.de Autoria: Program. para Amb. Tridimens. Interativos
3D Básico
02/2012 - 06/2012
Ensino, Jogos Digitas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Design de Games V: Modelagem de Amb. Tidimens. Interativos
Teoria dos Games II
08/2011 - 12/2011
Ensino, Tecnologia e Mídias Digitais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
3D Avançado
08/2011 - 12/2011
Ensino, Jogos Digitais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Design de Games IV: Modelagem 3D avançada
Teoria dos Games I
Oficina de Modelagem 3D para Engines
02/2011 - 06/2011
Ensino, Jogos Digitas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Design para Games V
Teoria para Games II
02/2011 - 6/2011
Ensino, Tecnologia e Mídias Digitais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Linguagem de programação para Ambientes Tridimensionais
3D Básico
08/2010 - 12/2010
Ensino, Jogos Digitas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Oficina de Modelagem 3D para Engines
Design para Games IV
07/2010 - 12/2010
Ensino, Tecnologia e Mídias Digitais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
3D Avançado
02/2010 - 06/2010
Ensino, Jogos Digitas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Design para Games: Modelagem 3D Avançada V
02/2010 - 06/2010
Ensino, Tecnologia e Mídias Digitais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
3D Básico
8/2009 - 12/2009
Ensino, Tecnologia e Mídias Digitais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Design Digital VII
Seminários Aplicados V
08/2009 - 12/2009
Ensino, Jogos Digitas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Design para Games 3D IV: Modelagem Avançada
Oficina de PTCC I: Modelagem 3D para Engines
02/2009 - 06/2009
Ensino, Tecnologia e Mídias Digitais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
SEMINÁRIOS APLICADOS IV
02/2009 - 06/2009
Ensino, Jogos Digitas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Design para Games: Modelagem 3D Avançada V
08/2008 - 12/2008
Ensino, Jogos Digitas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Design para Games: Modelagem 3D Avançada IV

Centro Universitário Senac, SENAC/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2018
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4

Atividades

08/2016 - 06/2018
Ensino, Animação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Animação e Expressão: 2D
08/2016 - 12/2017
Ensino, Jogos Digitais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Modelagem 3D
02/2016 - 06/2016
Ensino, Computação Gráfica 3D, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Animação e RIG
02/2016 - 06/2016
Ensino, Jogos Digitais, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Noções de Animação para Games
02/2016 - 06/2016
Ensino, Jogos Digitais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Modelagem 3D
09/2015 - 12/2015
Ensino, Computação Gráfica 3D, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Iluminação, Texturização, Rendering e Pós-Produção
08/2015 - 12/2015
Ensino, Jogos Digitais, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Conceitos de Modelagem, Texturização e Iluminação
08/2015 - 12/2015
Ensino, Jogos Digitais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Modelagem, Animação e Rendering
04/2015 - 06/2015
Ensino, Computação Gráfica 3D, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Modelagem Geométrica Tridimensional
03/2015 - 05/2015
Ensino, Animação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Animação 3D
10/2014 - 12/2014
Ensino, Jogos Digitais, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Noções de Animação para Games
08/2014 - 12/2014
Ensino, Jogos Digitais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Modelagem e Animação para Jogos Digitais
08/2014 - 10/2014
Ensino, Jogos Digitais, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Modelagem 3D
10/2013 - 12/2013
Ensino, Animação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Animação 3D
08/2013 - 12/2013
Ensino, Jogos Digitais, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Modelagem 3D
09/2013 - 11/2013
Ensino, Jogos Digitais, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Animação 3D
02/2013 - 06/2013
Ensino, Audiovisual, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Desenvolvimentos de Projetos
10/2012 - 12/2012
Ensino, Animação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Animação e Expressão

Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas, FMU, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor

Atividades

02/2011 - Atual
Ensino, Tecnologia em Jogos Digitais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Modelagem e Animação 3D
Teoria dos Jogos
02/2011 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Faculdades Metropolitanas Unidas - Liberdade, Faculdades Metropolitanas Unidas - Liberdade.

Atividade realizada
Coordenação do Projeto Integrado - Primeiro semestre do Curso Tec. e Jogos Digitais.
08/2010 - 12/2010
Ensino, Tecnologia em Jogos Digitais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Modelagem e Animação 3D
Tendências em Aplicação para Jogos
Teoria dos Jogos
08/2010 - 12/2010
Outras atividades técnico-científicas , Faculdades Metropolitanas Unidas - Liberdade, Faculdades Metropolitanas Unidas - Liberdade.

Atividade realizada
Coordenação do Projeto Integrado - Primeiro semestre do Curso Tec. e Jogos Digitais.
02/2010 - 07/2010
Ensino, Tecnologia em Jogos Digitais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Modelagem e Animação 3D
Teoria de Jogos
02/2010 - 07/2010
Outras atividades técnico-científicas , Faculdades Metropolitanas Unidas - Liberdade, Faculdades Metropolitanas Unidas - Liberdade.

Atividade realizada
Coordenação do Projeto Integrado - Primeiro semestre do Curso Tec. e Jogos Digitais.

Sangari Brasil, SANGARIA, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Funcionário, Enquadramento Funcional: Coordenador de Edição de Vídeo, Carga horária: 30

Atividades

08/2007 - 11/2009
Serviços técnicos especializados , Sangari Brasil, Sangari Brasil.

Serviço realizado
Coordenador de Edição de Vídeos.

Fundação Carlos Alberto Vanzolini, FCAV, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Editor de Vídeo, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2003 - 2005
Vínculo: Estagio, Enquadramento Funcional: Editor de Vídeo, Carga horária: 20

Atividades

08/2006 - 08/2007
Serviços técnicos especializados , Rede do Saber, .

Serviço realizado
Edição de Vídeo.
05/2004 - 12/2005
Estágios , Rede do Saber, .

Estágio realizado
Edição de Vídeo.

Fleury Malheiros Advogados, FM, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Analista de Tecnologia da Informação, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

01/2006 - 08/2006
Serviços técnicos especializados , Administração, .

Serviço realizado
Responsável pela área tecnológica.

Universidade Anhembi Morumbi, UAM, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2018
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 16

Atividades

08/2017 - 03/2018
Ensino, Design de Games, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Animação 3D
Modelagem 3D Básica
Modelagem 3D Intermediária

Fundação Armando Álvares Penteado, FAAP, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8

Atividades

02/2018 - Atual
Ensino, Cinema e Animação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Modelagem 3D Básica para Animação


Outros Projetos


2010 - 2010
Projeto Integrado
Descrição: Coordenação do Projeto Integrado I do Curso de Tecnologia em Jogos Digitais.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (60) .
Integrantes: Fábio Luiz Livramento Barretto Musarra - Coordenador.


Membro de comitê de assessoramento


2013 - 2016
Agência de fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: DESIGN DE INTERFACES.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação/Especialidade: Hardware.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação/Especialidade: Arquitetura de Sistemas de Computação.
4.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação/Especialidade: Software Básico.
5.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Compuação Gráfica 3D/Especialidade: Modelagem, Animação e Rendering.
6.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.


Idiomas


Inglês
Compreende RazoavelmenteLê Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MUSARRA, F. L. L. B.2011 MUSARRA, F. L. L. B.; PETRY, L. C. . O conceito de caractere tridimensional na formação das personagens nos games e metaversos. GamePad IV Seminário de Games, Comunicação e Tecnologia, v. 4, p. http://aplicweb, 2011.


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
MUSARRA, F. L. L. B.; LEMES, D. O. ; NOVAIS, A. G. ; ARAUJO, W. ; SOGAWA, F. . Profissão Gamer. 2005.

Trabalhos técnicos
1.
MUSARRA, F. L. L. B.. Video de Formação CTC Sólidos Liqudos e Gasosos. 2008.

2.
MUSARRA, F. L. L. B.. Video de Formação CTC Agua. 2008.

3.
MUSARRA, F. L. L. B.. Video de Formação CTC Seres Vivos. 2008.

4.
MUSARRA, F. L. L. B.. Video de Formação CTC Corpo Humano. 2008.


Demais tipos de produção técnica
1.
MUSARRA, F. L. L. B.. Adobe Animate CC: Criação e Animação de Personagens 2D para Jogos. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
MUSARRA, F. L. L. B.. Blender 3D: Modelagem e Animação de Personagens. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
MUSARRA, F. L. L. B.. Blender 3D: Cycles Render Engine. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
MUSARRA, F. L. L. B.. Pequeno Príncipe. 2010. (Modelagem de Characeter Tridimensional).

5.
MUSARRA, F. L. L. B.. Lobo Vermelho. 2010. (Modelagem de Characeter Tridimensional).

6.
MUSARRA, F. L. L. B.. Video Clip - Exposição Einstein. 2008. (Edição e Finalização).

7.
MUSARRA, F. L. L. B.. Raios de Luz no Espaço. 2008. (Edição de Imagem).

8.
MUSARRA, F. L. L. B.; CORREA, C. . Ciberético. 2008. (Curta-metragem).

9.
MUSARRA, F. L. L. B.. Avaliação Ciência em Foco. 2008. (Edição e Finalização).

10.
Alberto Macedo ; MUSARRA, F. L. L. B. . Video Institucional - Depoimentos. 2007. (Edição e Finalização).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MUSARRA, F. L. L. B.. Participação em banca de Daniel Souza Guihem Dorador.Homem Urso. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Jogos Digitais) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas.

2.
MUSARRA, F. L. L. B.. Participação em banca de Anderson Diego S. Alves de Souza.Nevermore. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Jogos Digitais) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas.

3.
MUSARRA, F. L. L. B.. Participação em banca de Felipe Carajilescov Campesinos.Lua. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Jogos Digitais) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas.

4.
MUSARRA, F. L. L. B.. Participação em banca de Daniel da Costa Toledo.Black Wings. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Jogos Digitais) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas.

5.
MUSARRA, F. L. L. B.. Participação em banca de Andre Ferreira Barros.Billy Zombie Bunny. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Jogos Digitais) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas.

6.
LEMES, D. O.; PETRY, L. C.; MUSARRA, F. L. L. B.; FONTES, M. M.. Participação em banca de Bruno Lyra, Charles Tavares, Daniel Souza, Flávio Rocha.Legado. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Jogos Digitais) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas.

7.
LEMES, D. O.; PETRY, L. C.; MUSARRA, F. L. L. B.; FONTES, M. M.. Participação em banca de Augusto Santos, Bruni Russo, Fábio Mathias, Gustavo Calderon.PopCorn. 2011.

8.
LEMES, D. O.; PETRY, L. C.; MUSARRA, F. L. L. B.; FONTES, M. M.. Participação em banca de Flávio Tadaka, Isis Santos, José Silva, Joyce Tavares,.Aventuras de Allejo. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Jogos Digitais) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas.

9.
LEMES, D. O.; PETRY, L. C.; MUSARRA, F. L. L. B.; FONTES, M. M.. Participação em banca de Aeron Ingram Cezare.FisiCrazy. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Jogos Digitais) - Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas.

10.
LEAO, L.; FERNANDES, F.; MUSARRA, F. L. L. B.. Participação em banca de Caio Ribeiro Guimarães.Software para VJs. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia e Mídias Digitais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
MUSARRA, F. L. L. B.. Avaliação de Painéis e Resumos apresendatods pelos alunos de Iniciação Científica da PUCSP. 2012. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
2º Circuito de Games da FATEC.Rigging e Animação de Personagens. 2011. (Seminário).

2.
IV GAMEPAD - SEMINÁRIO DE GAMES, COMUNICAÇÃO E TECNOLOGIA.O Conceito do Caractere Tridimensional na Formação das Personagens nos Games e Metaversos. 2011. (Seminário).

3.
The Union. 2011. (Outra).

4.
Jornada Gamer.Oficina de Modelagem 3D com Blender. 2010. (Oficina).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MUSARRA, F. L. L. B.; LEMES, D. O. . 2º Festival PUC-SP de Criação e Desenvolvimento de Games.. 2009. (Festival).

2.
LEMES, D. O. ; MUSARRA, F. L. L. B. . 1º Festival PUC-SP de Criação e Desenvolvimento de Games.. 2009. (Festival).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Monografias de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Eric Goncalves Maechler. Modelagem Modular. Início: 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Computação Gráfica 3D:Modelagem, Animação e Render) - Centro Universitário Senac. (Orientador).

2.
Samuel Antonio Lobo Graca. Rigging Avançado. Início: 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Computação Gráfica 3D:Modelagem, Animação e Render) - Centro Universitário Senac. (Orientador).

3.
Rafael Kendy Shiva. Modelagem Avançada Baseada em Pinturas. Início: 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Computação Gráfica 3D:Modelagem, Animação e Render) - Centro Universitário Senac. (Orientador).

4.
Thâmi V. de Lima e Silva. NUT STUDIO Procedimentos para realização de vinheta em 3D. Início: 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Computação Gráfica 3D:Modelagem, Animação e Render) - Centro Universitário Senac. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Matheus Luna David. O PROCESSO DE RIGGING: estruturas de controles de animação de um personagem tridimensional. Início: 2016. Iniciação científica (Graduando em Jogos Digitais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Pontifícia Universidade Católica. (Orientador).

2.
Lucas França c. O PROCESSO DE RIGGING: estruturas de controles de animação de um personagem tridimensional. Início: 2016. Iniciação científica (Graduando em Jogos Digitais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. (Orientador).




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