Adilaurinda Ribeiro de Oliveira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4913351170338336
  • Última atualização do currículo em 18/09/2018


Doutora em Educação na área de concentração: Educação a distância, na UCSF (Argentina). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Pós graduação em Metodologia Inovadoras na Educação, Tutoria com o tema Educação a distância na Faculdade Internacional de Curitiba e Psicopedagogia no Centro Universitário Campos Andrade. Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Atualmente é professora do Centro Universitário Campos de Andrade. Tem experiência no ensino fundamental, no ensino médio e no ensino universitário na modalidade presencial e a distância, bem como pós-graduação, orientações em lacto sensu e graduação na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino. Avaliadora adoc para o Inep - Mec. Autora de livros didáticos para o ensino fundamental e educação infantil, livros paradidáticos na área de tecnologia da Educaçãol, autora de vários artigos apresentados em eventos nacionais e internacionais. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Adilaurinda Ribeiro de Oliveira
Nome em citações bibliográficas
OLIVEIRA, A. R.

Endereço


Endereço Profissional
Centro Universitário Campos de Andrade, Campus Santa Quitéria - Curitiba.
Rua João Scuissiato nº 1
Santa Quitéria
80310-310 - Curitiba, PR - Brasil
Telefone: (41) 32194290
Ramal: 5839
URL da Homepage: www.uniandrade.br


Formação acadêmica/titulação


2006 - 2013
Doutorado em Educação.
Universidade Católica de Santa Fé, UCSF, Argentina.
Título: Tutoria em EAD, Ano de obtenção: 2013.
Orientador: Dra. Mónica Gallino - Co-0rientador Dr Alessandro M Rossini.
1977 - 1982
Mestrado em Educação.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Título: Proposta Curricular para Professores da Educação Infantil,Ano de Obtenção: 1982.
Orientador: Dr. Consuelo Menezes Garcia.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2007 - 2007
Especialização em Tutoria em EAD. (Carga Horária: 360h).
Faculdade Internacional de Curitiba, FACINTER, Brasil.
Título: Tutoria: Um indicador para a quaslidade em EAD.
Orientador: Gisele do Rocio Cordeiro Mugnol Santos.
2005 - 2006
Especialização em Metodologia Inovadores da Educação. (Carga Horária: 364h).
Faculdade Internacional de Curitiba, FACINTER, Brasil.
Título: Formação Cont[inua para tutores.
Orientador: Dulce de Almeida Torres.
2003 - 2004
Especialização em Psicopedagogia.
Centro Universitário Campos de Andrade, UNIANDRADE, Brasil.
Título: Avaliação psicopedagógica em uma dimensão afetiva.
Orientador: Joseth Antonia Jardim.
1972 - 1975
Graduação em Pedagogia.
Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR, Brasil.
1972 - 1973
Curso técnico/profissionalizante em Especialização em Educação Infantil.
Instituto de Educação do Paraná, IEP, Brasil.




Formação Complementar


2014 - 2014
Capacitação de avaliadores. (Carga horária: 20h).
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.
2008 - 2010
Espanhol. (Carga horária: 312h).
Centro Europeu, CE, Brasil.
2009 - 2009
Capacitação de Avaliadores - SINAES.
Ministério da Educação, MEC, Brasil.
2007 - 2007
Curso de Curta Duração.
Ministério da Educação, MEC, Brasil.


Atuação Profissional



Centro Universitário Campos de Andrade, UNIANDRADE, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora presencial e a distância, Carga horária: 20

Atividades

02/2013 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Núcleo Docente Estruturante, .

02/2000 - Atual
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didatica geral
02/2000 - Atual
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didatica, Laboratório de aprendizagem, Estágio supervisionado.

Ministério da Educação, MEC, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Avaliadora adoc

Atividades

06/2007 - 06/2007
Treinamentos ministrados , Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, .

Treinamentos ministrados
Capacitação do Banco de Avaliadores do Sinaes

Centro Universitário Internacional, UNINTER, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2009
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coord. de Pós Graduação em EAD /Tutoria, Carga horária: 30


BASE Editora e Gerenciamento Pedagógico Ltda, BASE, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 1999
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Autora e Coordenadora de Material Didático


Escola Nossa Senhora de Fátima, ENSF, Brasil.
Vínculo institucional

1974 - 1975
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora e supervisora


Faculdade de administração, Ciências, Educação e Letras, FACEL, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2005
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora


Instituto Educacional de Assis, IEA, Brasil.
Vínculo institucional

1991 - 1992
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora


Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR, Brasil.
Vínculo institucional

1990 - 1990
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora em educação Infantil


Prefeitura Municipal de Curitiba, P/CURITIBA, Brasil.
Vínculo institucional

1976 - 1991
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, coordenadora e Supervisora


Prefeitura Municipal de Rio Branco do Sul, PMRB, Brasil.
Vínculo institucional

1960 - 1971
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Educ. Infantil


Secretaria do estado da educação, SEE, Brasil.
Vínculo institucional

1979 - 2000
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora e Supervisora


Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Vínculo institucional

1988 - 1994
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Metodologia e Didática



Linhas de pesquisa


1.
Acompanhamento, atuante no processo de concepção, consolidação e contínua atualização do projeto pedagógico do curso de Matemática, Física, História


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Avaliadora do Inep.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


1999
Emérito professor, Camâra Municipal de Curitiba.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
1A. m. Sosini2015A. m. Sosini ; OLIVEIRA, A. R. . O uso da videoconferência como meio de comunicação nos projetos de educação a distância.. RIT - REVISTA INOVAÇÃO TECNOLÓGICA, v. 2, p. 36-54, 2015.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
OLIVEIRA, A. R.. Aventura do Aprender. Curitiba: BASE, 1995. v. 32.

2.
OLIVEIRA, A. R.. Maravilhas do Saber. Curitiba: Base, 1992. v. 14.

3.
OLIVEIRA, A. R.. Livre para aprender. Curitiba: Arco -iris, 1990. v. 14.

Capítulos de livros publicados
1.
OLIVEIRA, A. R.. Algumas diretrizes para o ensino e aprendizagem em relação a qualidade na modalidade educação a distância. In: Arnoldo José de hoyos Guevara; Alessandro Marco Rosini; José Ultemar da Silva; Luis Roberto Calado; Monica Cairrão Rodrigues. (Org.). Educação para a Era da Sustentabilidade. 1ed.São Paulo: Saint Paul, 2011, v. 1, p. 113-122.

Apresentações de Trabalho
1.
OLIVEIRA, A. R.; ROSINI, Alessandr . UNA DISCUSIÓN SOBRE LAS NUEVAS TECNOLOGÍAS Y REENCUADRAMIENTO DE PARADIGMAS EDUCATIVOS. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
OLIVEIRA, A. R.; ROSINI, Alessandrto . TUTORIA: UM INDICADOR PARA A QUALIDADE EM EAD. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
OLIVEIRA, A. R.; SANTOS, Margareth ; ROSINI, Alessandr . As relações de ensino e aprendizagem no ensino a distância. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
A. M. Rosini ; OLIVEIRA, A. R. . O uso da videoconferência como meio de comunicação nos projetos de educação a distância.. São Paulo: ABED, 2015 (Educação à distância).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
OLIVEIRA, A. R.; Astreia, Inês. Participação em banca de Ana Luiza Leal Bark.A importância do lúdico no ensino da matemática. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Campos de Andrade.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
La fortmación docente rumbo el bicentenario. La formación docente entre la pedagogia y la empiria. 2008. (Simpósio).

2.
Mapeando o impacto da EAD na cultura do ensino aprendizagem. Algumas diretrizes para o ensino e aprendizagem em relação a qualidade na modalidade a distãncia. 2008. (Congresso).

3.
VII Seminário de la red de estudos sobre trabajo docente. 2008. (Seminário).

4.
XII CREAD MERCOSUR/SUL. EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E CIDADANIA: UM CAMINHO PARA A JUSTIÇA SOCIAL. Professor e uso da tecnologia na EAD. 2008. (Congresso).

5.
Em Busca de Novos Domínio e Novos públicos através da educação a distância. coordenação da Mesa redonda. 2007. (Congresso).

6.
. XV Congresso Brasileiro de educação Infantil. 2005. (Congresso).

7.
jogos lúdicos na formação ética da criança. XV Congresso Brasileiro de Educação Infantil. 2005. (Congresso).

8.
.REGGIO CHILDRENS. 2004. (Encontro).

9.
. XIV Congresso Brasileiro de Educação Infantil. 2001. (Congresso).

10.
. XIII Congresso Brasileiro de Educação Infantil. 1999. (Congresso).

11.
. XXII Congresso Internacional de Educação Infantil. 1997. (Congresso).

12.
. XII Congresso Brasileiro de Educação Infantil. 1997. (Congresso).

13.
. I Congresso Paranaense de Instituições de Ensino. 1996. (Congresso).

14.
. XI Congresso Brasileiro de Educaç|ão Infantil. 1995. (Congresso).

15.
.XXI Congresso Internacional de Educação Infantil. 1995. (Seminário).

16.
. X Congresso Brasileiro de Educação Infantil. 1993. (Congresso).

17.
. XX Congresso Internacional de Educação Infantil. 1992. (Congresso).

18.
. IX Congresso Brasileiro de Educação Infantil. 1991. (Congresso).

19.
. VIII Congresso Brasileiro de Educação Infantil. 1988. (Congresso).

20.
.II Seminário Interestadual de Alfabetização. 1987. (Seminário).

21.
. V Congresso Internacional de Educação Infantil. 1986. (Congresso).

22.
.Seminário sobre Propostas e Alternativas Educacionais. 1985. (Seminário).

23.
. I Simpósio de Ciência da Educação Infantil. 1984. (Congresso).

24.
. II Congresso Latino-Americano de Educação Montessori. 1983. (Congresso).

25.
.Simpósio Brasileiro de Edcuação Infantil. 1979. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ROSINI, Alessandrto ; OLIVEIRA, A. R. . INTERNACIONALIZAÇÃO DA EAD: TENDÊNCIAS E NOVOS CENÁRIOS NA APRENDIZAGEM A DISTÂNCIA. 2014. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Cristiane Taborda de Oliveira. O ensino da matemática por meio dos jogos nas déries iniciais do ensino fundamental. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Centro Universitário Campos de Andrade. Orientador: Adilaurinda Ribeiro de Oliveira.

2.
Patricia Scharwtz. Teoria e Prática no Ensino Fundamental. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Centro Universitário Campos de Andrade. Orientador: Adilaurinda Ribeiro de Oliveira.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
1A. m. Sosini2015A. m. Sosini ; OLIVEIRA, A. R. . O uso da videoconferência como meio de comunicação nos projetos de educação a distância.. RIT - REVISTA INOVAÇÃO TECNOLÓGICA, v. 2, p. 36-54, 2015.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/11/2018 às 6:46:15