Fábio Vinicius de Macedo Bergamo

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1672753465174486
  • Última atualização do currículo em 13/09/2018


Doutor em Administração pela UFBA - Universidade Federal da Bahia. Mestre em Administração pela UNIMEP - Universidade Metodista de Piracicaba (Marketing, Estratégia e Operações). Atualmente é professor das áreas de Marketing e Estratégia, entre outros, na Rede Adventista de Educação Superior (atualmente no UNASP, campus São Paulo), além de prestar consultoria na área de Marketing e Comunicação. Sua área de pesquisa atual é a relação entre a Cibercultura e as Decisões de Marketing. Também é pesquisador profícuo na área de Marketing de Relacionamento e Marketing de Serviços, com concentração em Marketing para Instituições de Ensino Superior. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Fábio Vinicius de Macedo Bergamo
Nome em citações bibliográficas
BERGAMO, F. V. M.;BERGAMO, F.;BERGAMO, FABIO;BERGAMO, FABIO VINICIUS DE MACEDO


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2017
Doutorado em Administração.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Título: Marketing de Relacionamento Revisitado: as relações comprador-vendedor no contexto da cibercultura, Ano de obtenção: 2017.
Orientador: Mônica de Aguiar Mac-Allister da Silva.
Palavras-chave: Marketing de Relacionamento; Cibercultura; Lealdade.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Cibercultura.
2007 - 2008
Mestrado profissional em Administração.
Universidade Metodista de Piracicaba, UNIMEP, Brasil.
Título: A Lealdade do Estudante baseada na Qualidade do Relacionamento: uma análise em Instituições de Ensino Superior, Ano de Obtenção: 2008.
Orientador: Antonio Carlos Giuliani.
Palavras-chave: Marketing de Relacionamento; Lealdade; Educação Superior; Evasão e Retenção Escolar; Cliente-Aluno.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Setores Específicos / Especialidade: Administração Educacional.
Setores de atividade: Educação Superior.
2005 - 2006
Especialização em Metodologia do Ensino Superior. (Carga Horária: 360h).
Faculdade Adventista da Bahia, IAENE, Brasil.
Título: O Marketing de Relacionamento no Ensino Superior Privado: uma visão a partir dos alunos.
Orientador: Prof. Ms. Valdir José dos Santos.
1999 - 2002
Graduação em Administração.
Faculdade Adventista da Bahia, IAENE, Brasil.
Título: Vila Olímpica: Uma Alternativa Social para o Povoado de Capoeiruçu.
Orientador: Ronaldo Heber Torres Barreto Sales.




Formação Complementar


2014 - 2014
SAP Foundation Plus. (Carga horária: 12h).
MDL Consulting, MDL, Brasil.
2013 - 2013
Introdução ao Survey Monkey. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em Avaliação da Qualidade no Ensino Superior. (Carga horária: 20h).
Faculdade Adventista da Bahia, IAENE, Brasil.
2009 - 2009
Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas SEER. (Carga horária: 12h).
Nexodoc Consultoria em Tecnologia da Informação, NEXODOC, Brasil.
2003 - 2006
Estudos em Teologia. (Carga horária: 300h).
Seminário Adventista Latino-Americano de Teologia, SALT, Brasil.


Atuação Profissional



Centro Universitário Adventista de São Paulo, UNASP, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 15, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professor das Disciplinas: Curso de Administração - Sede - Gestão de Marketing - Orientação de TCC - Apresentação de TCC Curso de Administração - Unidade Campo Limpo - Formação da Identidade Profissional Curso de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda - Sociedade e Consumo

Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador de Curso, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Coordenação do Curso de Administração UNASP - Unidade Campo Limpo

Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenador de Curso, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Coordenador do Curso de Graduação em Administração de Empresas

Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professor das Disciplinas: - Gestão de Marketing - Tópicos Avançados em Marketing - Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso; - Apresentação de Trabalho de Conclusão de Curso;

Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 15, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professor das Disciplinas: Curso de Administração - Planejamento de Marketing - Comunicação Corporativa - Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso; - Apresentação de Trabalho de Conclusão de Curso; Curso de Fisioterapia - Administração e Empreendedorismo

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professor das Disciplinas: - Gestão de Marketing - Tópicos Avançados em Marketing - Gestão de Sistemas de Informação - Estratégia Empresarial - Tópicos Contemporâneos em Administração Professor Orientador do Estágio Curricular Supervisionado

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professor das Disciplinas: - Gestão de Marketing - Tópicos Avançados em Marketing - Tópicos Contemporâneos em Administração

Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 8

Atividades

08/2016 - Atual
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Gestão de Marketing
Tópicos Avançados em Marketing
Tópicos Contemporâneos em Administração
07/2016 - Atual
Direção e administração, Campus São Paulo, .

Cargo ou função
Coordenador de Curso de Administração.
01/2016 - 07/2016
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Gestão de Marketing
Tópicos Avançados em Marketing
Tópicos Contemporâneos em Administração
Estágio Curricular Supervisionado
Gestão de Sistemas de Informação
Estratégia Empresarial
07/2008 - 01/2009
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Formação da Identidade Profissional I, II e IV
Gestão de Marketing I
Planejamento Estratégico
Teoria Geral da Administração III
01/2008 - 07/2008
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Formação da Identidade Profissional I, III e IV
Teoria Geral da Administração III
06/2007 - 12/2007
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Formação da Identidade Profissional
Teoria Geral da Administração

Faculdade Adventista da Bahia, IAENE, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Universitário, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professor das Disciplinas do curso de Graduação em Administração: - Marketing Avançado

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Universitário, Carga horária: 16, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professor das Disciplinas do curso de Graduação em Administração: - Pesquisa de Marketing - Marketing Avançado Professor das Disciplinas do curso de Graduação em Fisioterapia: - Administração e Empreendedorismo em Fisioterapia

Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenador de Curso, Carga horária: 20
Outras informações
Coordenação do Curso de Secretariado Executivo

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Universitário, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professor das Disciplinas do curso de Graduação em Administração: - Princípios de Marketing; - Gestão Estratégica; - Marketing de Serviços; - Prática Interdisciplinar Orientada;

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Universitário, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professor das Disciplinas do curso de Graduação em Administração: - Pesquisa de Marketing - Marketing Gerencial - Tópicos Avançados em Administração Professor da Disciplina do curso de Graduação em Fisioterapia: - Administração e Empreendedorismo em Fisioterapia

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Universitário, Carga horária: 9, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professor das Seguintes Disciplinas: - Gestão Estratégica - Marketing de Serviços - Trabalho Interdisciplinar Orientado

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Universitário, Carga horária: 10, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professor das Disciplinas: - Tópicos Avançados em Administração - Marketing Gerencial - Organização, Sistemas e Métodos

Vínculo institucional

2009 - 2013
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Diretor de Marketing, Carga horária: 32, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Universitário, Carga horária: 5, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professor das Disciplinas: - Marketing de Serviços - Trabalho Interdisciplinar Orientado

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Universitário, Carga horária: 6, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professor das Disciplinas: Graduação - Princípios de Marketing - Marketing Gerencial Pós-Graduação - Marketing Estratégico para Instituições Educacionais

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Universitário, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
DISCIPLINAS MINISTRADAS: Graduação em Administração - Marketing de Serviços Pós-Graduação em Logística Empresarial - Gestão de Marketing

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Universitário, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
DISCIPLINAS MINISTRADAS: Graduação em Administração - Marketing Gerencial Pós-Graduação em Gestão Educacional - Marketing Educacional Estratégico

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Universitário, Carga horária: 10, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Disciplinas Ministradas - Marketing de Serviços - Trabalho Interdisciplinar Orientado

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Universitário, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
DISCIPLINAS MINISTRADAS: Graduação em Administração: - Marketing Gerencial - Trabalho Interdisciplinar Orientado DISCIPLINAS MINISTRADAS: Pós-Graduação em Gestão Educacional: - Planejamento Estratégico para Instituições de Ensino - Marketing Educacional

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Universitário, Carga horária: 10, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Disciplinas Ministradas: - Princípios de Marketing - Trabalho Interdisciplinar Orientado

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Universitário, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Disciplinas Ministradas: - Marketing Gerencial; - Trabalho Interdisciplinar Orientado;

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor - Especialização, Carga horária: 20
Outras informações
DISCIPLINA MINISTRADA: Planejamento Estratégico e Marketing Educacional

Atividades

04/2013 - 12/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, .

Cargo ou função
Membro do Conselho Superior da Faculdade Adventista da Bahia.
02/2009 - 06/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Curso de Administração, .

Cargo ou função
Membro Titular do Núcleo de Docente Estruturante (NDE).
01/2013 - 12/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Gestor de Planejamento Estratégico, .

Cargo ou função
Membro Titular.
03/2013 - 06/2014
Extensão universitária , Curso de Administração, .

Atividade de extensão realizada
Coordenador de Extensão Universitária.
02/2009 - 02/2013
Direção e administração, Departamento de Marketing, .

Cargo ou função
Diretor de Marketing.

Universidade Agostinho Neto, UAN, Angola.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações
Professor para o Mestrado em Gestão - Faculdade de Economia da UAN Disciplina: Marketing


Núcleo de Estudos do Recôncavo em Administração e Negócios, NERAN, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 2
Outras informações
Líder da Linha de Pesquisa e do Grupo de Estudos "Consumo, Cultura e Sociedade".

Vínculo institucional

2012 - 2015
Vínculo: Conselheiro, Enquadramento Funcional: Membro do Conselho Fiscal, Carga horária: 2
Outras informações
- Membro do Conselho Fiscal - Membro da Diretoria


Instituição Adventista de Educ. e Assist. Social Este Brasileira, IAEASEB, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 6, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professor da Disciplina "Tecnologia em Educação", para o curso de Pedagogia.

Vínculo institucional

2004 - 2006
Vínculo: Departamento de Marketing, Enquadramento Funcional: Administrador de Departamento, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assessoria de Marketing, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2001 - 2002
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estagiário
Outras informações
Departamento de Marketing

Atividades

01/2005 - 12/2006
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tecnologia Computacional em Educação

B2K Comunicação, B2K, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2006
Vínculo: Sócio-Diretor, Enquadramento Funcional: Diretor de Criação

Atividades

08/2002 - 11/2006
Direção e administração, B2K Comunicação, .

Cargo ou função
Sócio-Diretor.

Vila Olímpica de Capoeiruçu, -, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2002
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Diretor de Projetos, Carga horária: 10

Atividades

05/2001 - 12/2002
Direção e administração, .

Cargo ou função
Diretor Financeiro.

Staff Jr. - Soluções Empresariais, STAFF, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2000
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Diretor de Marketing
Outras informações
Empresa Junior da Faculdade Adventista de Administração do Nordeste

Atividades

1999 - 2000
Direção e administração, .

Cargo ou função
Direção de Marketing.


Projetos de extensão


2014 - 2014
Empresa Júnior - FADBA
Descrição: Professor orientador da Empresa Júnior da Faculdade Adventista da Bahia.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) .
Integrantes: Fábio Vinicius de Macedo Bergamo - Coordenador / Marden Mota - Integrante / Ricardo Caggy - Integrante.
2013 - 2015
Time ENACTUS-FADBA
Descrição: Professor Orientador do time do ENACTUS da Faculdade Adventista da Bahia.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (40) .
Integrantes: Fábio Vinicius de Macedo Bergamo - Coordenador / Ivo Pedro Gonzalez Júnior - Integrante / Marden Mota - Integrante / Ricardo Caggy - Integrante.
2013 - 2014
Ciclo de Encontros Profissionais
Descrição: Palestras e mesas-redonda entre profissionais do mercado em diversas áreas da administração, com o objetivo de impactar alunos e membros da comunidade com a realidade corporativa..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2013 - 2014
Workshop de Desenvolvimento Regional do Recôncavo Baiano
Descrição: Programa que visa levar o pensamento do desenvolvimento regional para as comunidades do Recôncavo Baiano. Visa também, disseminar a cultura empreendedora na mesma região.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (90) .
Integrantes: Fábio Vinicius de Macedo Bergamo - Coordenador / Ivo Pedro Gonzalez Júnior - Integrante / Marden Mota - Integrante / Ricardo Caggy - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Auxílio financeiro.
2013 - 2013
Prêmio Valdir Santos de Empreendedorismo e Inovação
Descrição: Incentivo, através de concurso de plano de negócios, ao empreendedorismo..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2011 - 2014
Programa de Intercâmbio - Missão São Paulo
Descrição: Viagem com o objetivo de fazer Visitas Técnicas em Empresas, com a presença de alunos, ex-alunos e membros da comunidade.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (36) .
Integrantes: Fábio Vinicius de Macedo Bergamo - Coordenador / Jó Santos Silva - Integrante.


Revisor de periódico


2010 - Atual
Periódico: RECADM : Revista Eletrônica de Ciência Administrativa
2013 - Atual
Periódico: Revista de administração da Unimep
2015 - Atual
Periódico: Journal of Relationship Marketing
2017 - Atual
Periódico: REVISTA GEINTEC: GESTÃO, INOVAÇÃO E TECNOLOGIAS
2017 - Atual
Periódico: REDIE - Revista Electrónica de Investigación Educativa


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Mercadologia.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Setores Específicos.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Cibercultura.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Relações Públicas e Propaganda.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2014
Paraninfo da Turma de Formandos em Administração, Faculdade Adventista da Bahia.
2014
100 Top Marketing Professors on Twitter (79ª posição no ranking, em 2014), Social Media Marketing Magazine.
2013
(Orientador) Melhor Trabalho de Conclusão de Curso - Categoria Artigo, Curso de Administração - Faculdade Adventista da Bahia.
2013
100 Top Marketing Professors on Twitter (88ª posição no ranking, em 2013), Social Media Marketing Magazine.
2012
100 Top Marketing Professors on Twitter (86ª posição no ranking, em 2012), Social Media Marketing Magazine.
2012
Paraninfo da Turma de Formandos em Administração, Faculdade Adventista da Bahia.
2012
(Orientador) Melhor Trabalho de Conclusão de Curso - Categoria Artigo, Curso de Administração - Faculdade Adventista da Bahia.
2011
Professor Homenageado, Turma de Formandos em Administração - Faculdade Adventista da Bahia.
2010
Professor Homenageado Turma de Formandos, Faculdade Adventista de Administração do Nordeste.
2010
Professor Homenageado, Turma de Formandos - Administração - Faculdade Adventista de Hortolândia.
2006
Professor Homenageado, Turma de Formandos, Faculdade Adventista de Educação do Nordeste.
2005
Professor Homenageado, Turma de Formandos, Faculdade Adventista de Educação do Nordeste.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Outras
Total de trabalhos:3
Total de citações:3
Fábio Vinicius de Macedo Bergamo; Fabio Bergamo  Data: 01/02/2014

Artigos completos publicados em periódicos

1.
DELFINO, F. F.2018DELFINO, F. F. ; CRUZ, T. F. ; BERGAMO, F. V. M. . Análise do plano de negócio no início do empreendimento como fator importante para a saúde financeira, tempo de mercado e porte das empresas na região de Embu-Guaçu. Empreendedorismo, Gestão e Negócios, v. 7, p. 187-203, 2018.

2.
GOMES, GABRIELA DA SILVA2018GOMES, GABRIELA DA SILVA ; BERGAMO, FABIO VINICIUS DE MACEDO . Chegou a Era da Internet das Coisas? Um Estudo sobre Adoção de Objetos Inteligentes no Contexto Brasileiro. REMARK. REVISTA BRASILEIRA DE MARKETING, v. 17, p. 251-263, 2018.

3.
BERGAMO, F. V. M.2017BERGAMO, F. V. M.; TEIXEIRA, F. ; MAC-ALLISTER DA SILVA, M. A. . Cibercultura e Inovação: Reflexões sobre o ambiente inovativo das organizações na Era da Informação e seus cenários futuros. Revista Brasileira de Gestão e Inovação (Brazilian Journal of Management & Innovation), v. 4, p. 64-84, 2017.

4.
CARVALHO, A. V. S. R.2017CARVALHO, A. V. S. R. ; QUEIROZ, L. S. ; BERGAMO, F. V. M. . Consumo Adolescente: construindo a identidade de jovens brasileiras. REMark. Revista Brasileira de Marketing, v. 16, p. 68-82, 2017.

5.
BERGAMO, F. V. M.2017BERGAMO, F. V. M.; CAMPOS, R. S. S. ; VILARONGA, B. B. . Adoção e Uso de Aplicativos Mobiles: Revisitando a Curva de Rogers na Era Digital. International Journal of Business Marketing, v. 2, p. 74-86, 2017.

6.
QUEIROZ, L. S.2016QUEIROZ, L. S. ; BERGAMO, F. V. M. ; MELO, J. S. . Validação de um Modelo Conceitual de Experiência de Compra Online para Consumidores Brasileiros. REMark. Revista Brasileira de Marketing, v. 15, p. 524-539, 2016.

7.
COSTA, A. S.2014COSTA, A. S. ; COSTA, R. O. ; BERGAMO, F. V. M. . Marketing de Relacionamento em Instituições Educacionais: uma análise em uma instituição universitária. Formadores (Cachoeira), v. 7, p. 35-52, 2014.

8.
SANTOS, A. C. L. B.2013SANTOS, A. C. L. B. ; SENHORINO, L. D. ; BERGAMO, F. V. M. ; DANTAS, J. S. . A lealdade do consumidor de serviços: uma análise no setor bancário baiano. Formadores (Cachoeira), v. 6, p. 29, 2013.

9.
CERQUEIRA, A. C.2013CERQUEIRA, A. C. ; OLIVEIRA, R. C. R. ; HONORIO, J. B. ; BERGAMO, F. V. M. . Comportamento do consumidor de cosméticos: um estudo exploratório. Formadores (Cachoeira), v. 6, p. 128, 2013.

10.
BERGAMO, F. V. M.2012 BERGAMO, F. V. M.; GIULIANI, A. C. ; CAMARGO, S. H. ; ZAMBALDI, F. ; PONCHIO, M.C. . A Lealdade do estudante baseada na qualidade do relacionamento: uma análise em instituições de ensino superior. BBR. Brazilian Business Review (Edição em português. Online), v. 9, p. 26-47, 2012.

11.
BERGAMO, F. V. M.2011BERGAMO, F. V. M.; GIULIANI, A. C. ; GALLI, Lesley Carina . Modelo de lealdade e retenção de alunos para instituições do ensino superior: um estudo teórico com base no marketing de relacionamento. BBR. Brazilian Business Review (Edição em português. Online), v. 8, p. 43-67, 2011.

12.
BERGAMO, F. V. M.2010 BERGAMO, F. V. M.; Ponchio, Mateus ; Zambaldi, Felipe ; Giuliani, Antonio Carlos ; Spers, Eduardo . De prospect a aluno: fatores influenciadores da escolha de uma instituição de ensino superior. Base (UNISINOS), v. 7, p. 182-193, 2010.

13.
BERGAMO, F. V. M.2008BERGAMO, F. V. M.; FARAH, O. E. ; GIULIANI, A. C. . A lealdade e a educação superior: ferramenta estratégica para a retenção de clientes. Revista Gerenciais (UNINOVE. Impresso), v. 6, p. 55-62, 2008.

14.
BERGAMO, F. V. M.2007BERGAMO, F. V. M.; FARAH, O. E. ; GIULIANI, A. C. . A Lealdade no Contexto do Mercado da Educação Superior. Formadores (Cachoeira), v. 2, p. 71-88, 2007.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
BERGAMO, F. V. M.; GONZALEZ Jr. (Org.) . Gestão Estratégica da Tecnologia. 1. ed. Cachoeira: IAENE Editora, 2009. v. 3. 164p .

Capítulos de livros publicados
1.
GONZALEZ Jr. ; MADUREIRA, F. ; BERGAMO, F. V. M. ; CARNEIRO, R. R. . Retorno de investimento em tecnologia da informação: um estudo na implantação de videoconferência na Faculdade Adventista da Bahia. In: Darly Fernando Andrade. (Org.). Tópicos em Administração - Volume 9. 1ed.Belo Horizonte: Poisson, 2018, v. 9, p. 20-29.

2.
BERGAMO, F. V. M.; GIULIANI, A. C. . Lealdade do Estudante baseada na Qualidade do Relacionamento: uma análise em instituições de ensino superior. In: Nadia Kassouff Pizzinatto; Osvaldo Elias Farah. (Org.). Pesquisa Pura e Aplicada para Marketing: Processos e Aplicações. 1ed.São Paulo: Atlas, 2012, v. , p. -.

3.
BERGAMO, F. V. M.; GIULIANI, A. C. ; ARROYO, J. C. . Marketing Relacional: La lealtad del estudiante basada en la calidad del relacionamento. In: Judith Cavazos Arroyo; Antonio Carlos Giuliani. (Org.). Aplicaciones de Marketing: Una Visión de Brasil y México. 1ed.Puebla - Puebla - México: UPAEP, 2010, v. 1, p. 145-162.

4.
BERGAMO, F. V. M.; SILVA, I. M. . Parceria entre Marketing e TI: o caso da B2W. In: BERGAMO, F.V.M.; GONZALEZ, Jr. I.P.. (Org.). Gestão Estratégica da Tecnologia. 1ed.Cachoeira: IAENE Editora, 2009, v. 3, p. 19-30.

5.
BERGAMO, F. V. M.; GIULIANI, A. C. ; ARROYO, J. C. . Varejo Eletrônico no Mercado Latino-Americano. In: GIULIANI, Antonio Carlos. (Org.). Gestão de Marketing no Varejo. 1ed.Itu: Ottoni Editora, 2008, v. 4, p. 89-120.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
BERGAMO, F. V. M.. Pegando Carona. IAENE Acontece, Cachoeira, p. 8, 22 out. 2010.

2.
BERGAMO, F. V. M.. Twitter: De Modismo à Revolução. IAENE Acontece, Cachoeira, p. 11 - 11, 01 ago. 2010.

3.
BERGAMO, F. V. M.. A Educação Orientada ao Mercado Avança. WebInsider.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
GOMES, GABRIELA DA SILVA ; BERGAMO, F. V. M. ; QUEIROZ, L. S. . Validação de um Modelo de Adoção de Objetos Inteligentes por Consumidores Brasileiros. In: XX Seminários em Administração - SEMEAD, 2017, São Paulo. Anais do XX SEMEAD - Seminários em Administração, 2017.

2.
QUEIROZ, L. S. ; BERGAMO, F. V. M. ; MELO, J. S. . Validação de um Modelo Conceitual de Experiência de Compra Online para Consumidores Brasileiros. In: VII Encontro de Marketing da ANPAD - EMA, 2016, Belo Horizonte. Anais do VII Encontro de Marketing da ANPAD, 2016.

3.
BERGAMO, F. V. M.; MAC-ALLISTER DA SILVA, M. A. . Relationship Marketing and the Modern Individuals 'Modes of Existence': Some Theoretical Reflections. In: XL Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, 2016, Costa do Sauípe. Anais do XL ENANPAD, 2016.

4.
BERGAMO, F. V. M.; MAC-ALLISTER DA SILVA, M. A. ; QUEIROZ, L. S. ; LESSA, A. ; CAMPOS, K. ; VILARONGA, B. B. . Relacionamento dos Usuários com Marcas nas Mídias Sociais: uma Análise Netnográfica das Interações nos Perfis da Marca Guaraná Antarctica. In: XL Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, 2016, Costa do Sauípe. Anais do XL ENANPAD, 2016.

5.
CARMO, L. G. ; MOTTA, R. C. ; BERGAMO, F. V. M. . Mulheres Reais nas Campanhas Publicitárias da Marca Dove: o padrão de beleza feminino em xeque. In: XXVII Encontro Nacional dos Cursos de Graduação em Administração, 2016, Campinas. Anais do XXVII Enagrad, 2016.

6.
SANTOS, J. B. ; BERGAMO, F. . Lines Or Clicks? Exploratory Study Of The Adoption Of Banking Cyberspace For Brazilian Small And Medium Business. In: 12th International Conference on Information Systems and Technology Management, 2015, São Paulo. Proceedings of the 12th International Conference on Information Systems and Technology Management. São Paulo: TECSI, 2015. v. 1. p. 80-80.

7.
BERGAMO, F. V. M.; MAC-ALLISTER DA SILVA, M. A. . Is the Relationship Marketing 'Modern'? The Marketing Relational Approach Under the Perspective of Modern ?Modes of Existence? by Bruno Latour. In: 23rd International Colloquium on Relationship Marketing, 2015, Helsinki, Finlândia. Proceedings of the 23rd International Colloquium on Relationship Marketing, 2015.

8.
CARVALHO, A. V. S. R. ; BERGAMO, F. V. M. ; QUEIROZ, L. S. . Consumo Adolescente: Construindo a Identidade de Jovens Brasileiras. In: XVIII SEMEAD - Seminários em Administração, 2015, São Paulo. Anais do XVIII SemeAD, 2015.

9.
BERGAMO, FABIO; DANTAS, JARSON SANTOS ; SILVA, J' SANTOS DA ; SILVA, ITIEL MORAES ; GONZALEZ JR., IVO . An Exploratory Analysis of the Growth of the Brazilian Banking Cyberspace. In: 11th CONTECSI International Conference on Information Systems and Technology Management, 2014, Sao Paulo. Proceedings of the 11th CONTECSI International Conference on Information Systems and Technology Management.

10.
LIMA, F. ; SILVA, M. D. ; GONZALEZ Jr. ; OLIVEIRA, R. ; BERGAMO, F. V. M. . Avaliação do Layout de Padarias no Recôncavo Baiano Baseado nos Parâmetros Ergonômicos e de Produtividade. In: XXXIII Encontro Nacional de Engenharia da Produção, 2013, Salvador. Anais..., 2013.

11.
GONZALEZ Jr. ; MADUREIRA, F. ; MARQUES, E. ; BERGAMO, F. V. M. . Estudo do Retorno de Investimento em Tecnologia da Informação na Implantação de VideoConferência. In: XXXIII Encontro Nacional de Engenharia da Produção, 2013, Salvador. Anais..., 2013.

12.
BERGAMO, F. V. M.; GIULIANI, A. C. . A Lealdade do Estudante Baseada na Qualidade do Relacionamento: Uma análise em instituições de ensino superior. In: XXXIII Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação em Administração, 2009, São Paulo. Anais do XXXIII Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação em Administração, 2009.

13.
BERGAMO, F. V. M.; GIULIANI, A. C. ; GALLI, Lesley Carina . A Lealdade do Estudante Baseada na Qualidade do Relacionamento: Uma análise em instituições de ensino superior. In: IV Simpósio Internacional de Administração e Marketing, 2009, São Paulo. Anais do IV Simpósio Internacional de Administração e Marketing, 2009.

14.
BERGAMO, F. V. M.; SILVA, I. M. . Estratégias de Mercado no Varejo Eletrônico: o caso B2W. In: XXIX Encontro Nacional de Engenharia da Produção, 2009, Salvador. Anais do XXIX Encontro Nacional de Engenharia da Produção, 2009.

15.
BERGAMO, F. V. M.; PONCHIO, M.C. ; GIULIANI, A. C. ; ZAMBALDI, F. ; SPERS, E.E. . University Selection: a Behavioral and Socio-Demographic Description of Brazilian Prospects. In: 6th International Meeting of the Iberoamerican Academy of Management, 2009, Buenos Aires. Anais do 6th International Meeting of the Iberoamerican Academy of Management, 2009.

16.
BERGAMO, F. V. M.; PONCHIO, M.C. ; ZAMBALDI, F. ; GIULIANI, A. C. ; SPERS, E.E. . De Prospect a Aluno: Fatores Influenciadores da Escolha de uma Instituição de Ensino. In: III Encontro de Marketing da Associação Nacional de Pós-graduação em Administração, 2008, Curitiba. Anais do III Encontro de Marketing da Associação Nacional de Pós-graduação em Administração, 2008.

17.
ARROYO, J. C. ; GIULIANI, A. C. ; BERGAMO, F. V. M. . Análisis comparativo de la aplicación del comercio electrónico detallista en el mercado latinoamericano: Casos Brasil y México. In: II Congreso Anual de la Red Internacional de Investigadores en Competitividad, 2008, Puerto Vallarta, Jalisco, MX. Anais del II Congreso Anual de la Red Internacional de Investigadores en Competitividad, 2008.

18.
BERGAMO, F. V. M.; GIULIANI, A. C. . Estratégias de Marketing para o Varejo Eletrônico: Um Novo Modelo. In: XXXI Encontro Nacional da ANPAD, 2007, Rio de Janeiro. Anais do XXXI EnANPAD, 2007.

19.
BERGAMO, F. V. M.; FARAH, O. E. ; GIULIANI, A. C. . A Lealdade no Contexto do Mercado da Educação Superior. In: V Congresso de Pós-Graduação da UNIMEP, 2007, Piracicaba. Anais da V Mostra Acadêmica da UNIMEP, 2007.

20.
BERGAMO, F. V. M.; GIULIANI, A. C. . A Lealdade no Contexto do Mercado da Educação Superior.. In: VII Coloquio Internacional de Gestión Universitaria en la America del Sur, 2007, Mar del Plata - Argentina. Anais do VII Coloquio Internacional de Gestión Universitaria en la America del Sur, 2007.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
VERA, L. R. ; LADEIRA, R. ; GOSLING, M. ; BERGAMO, F. . Compras Coletivas na Internet: Um estudo com base em um modelo adaptado da Teoria Unificada de Aceitação e Uso de Tecnologia 2. In: 12th International Conference on Information Systems & Technology Management, 2015, São Paulo. Proceedings of 12th International Conference on Information Systems & Technology Management. São Paulo: TECSI, 2015. v. 1. p. 78-78.

2.
BERGAMO, F. V. M.; SILVA, I. M. . Marketing de relacionamentos em Instituições de Ensino Superior: Uma Análise a Partir dos Alunos. In: IV Seminário Regional de Educação e Democracia, 2005, Cachoeira - Bahia. IV Seminário Regional de Educação e Democracia, 2005.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
GOMES, P. S. S. ; CAMARA FILHO, S. B. ; BERGAMO, F. V. M. . Influência do Marketing de Relacionamento na Lealdade dos Consumidores de Redes de Fast-Food. In: III Congresso Científico da Faculdade Adventista da Bahia, 2013, Cachoeira. Revista Formadores: Vivências e Estudos. Edição Especial, Anais do III Congresso Científico 2013. Cachoeira, 2013. v. 6. p. 3-3.

2.
SANTOS, L. C. ; PINHEIRO, N. R. ; BERGAMO, F. V. M. . As Mídias Sociais como Fontes de Informação na Decisão de Compra do Consumidor. In: III Congresso Científico da Faculdade Adventista da Bahia, 2013, Cachoeira. Revista Formadores: Vivências e Estudos. Edição Especial. Anais do III Congresso Científico, 2013. Cachoeira, 2013. v. 6. p. 3-3.

Apresentações de Trabalho
1.
QUEIROZ, L. S. ; BERGAMO, F. V. M. ; MELO, J. S. . Validação de um Modelo Conceitual de Experiência de Compra Online para Consumidores Brasileiros. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
BERGAMO, F. V. M.. Marketing de Relacionamento revisitado: as relações comprador-vendedor no contexto da Cibercultura. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
BERGAMO, F. V. M.; GIULIANI, A. C. . Estratégias de Marketing para o Varejo Eletrônico: Um Novo Modelo. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
BERGAMO, F. V. M.; SILVA, I. M. . O Marketing de Relacionamento no Ensino Superior Privado: análise da percepção dos alunos 2006 (Monografia).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
FERRAZ, R. ; KUHN, M. ; HOTHON, M. ; LEMOS, F. ; BERGAMO, F. V. M. . Consultoria de Negócios - Portal UNASP. 2017.

2.
CAGGY, R. ; BERGAMO, F. ; RIVAS, S. C. ; GONZALEZ Jr. . Planejamento Estratégico da Faculdade Adventista da Bahia - 2013-2017. 2013.

3.
BERGAMO, F. V. M.; MATOS, D. . Construção do Portal Institucional da Faculdade Adventista da Bahia. 2011.

Trabalhos técnicos
1.
BERGAMO, F.; RIVAS, S. C. ; FERREIRA, D. . Projeto Pedagógico do Curso de Graduação Tecnológica em Secretariado Executivo da FADBA. 2015.

2.
LAURETT, R. C. ; ANJOS, T. ; BERGAMO, F. . Projeto 'Campeãs'. 2013.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
BERGAMO, F.. Programa Minha Vez. 2017.

2.
BERGAMO, F.. Programa Minha Vez. 2016.

3.
BERGAMO, F.. Cultura Digital. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

4.
FONSECA, O. ; REZENDE, M. ; BERGAMO, FABIO ; FONSECA, I. ; QUADROS, N. ; RAMOS, T. C. . Código Aberto. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

5.
FERRAZ, R. ; BERGAMO, F. V. M. ; NEVES, S. . Fórum Global Adventist Internet Network. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

6.
FERRAZ, R. ; GABRIEL, M. ; BERGAMO, F. V. M. . Fórum Global Adventist Internet Network. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

7.
BERGAMO, F. V. M.. Forum de Evangelismo Web. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

8.
BERGAMO, F. V. M.. Entrevista ao site 'Marketing nas IES'. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Redes sociais, websites e blogs
1.
BERGAMO, F.. Coluna Marcas & Marcas. 2017; Tema: Carta a um Pessimista Digital. (Blog).

2.
BERGAMO, F.. Coluna Marcas & Marcas. 2016; Tema: Alerta de Spoiler. (Blog).

3.
BERGAMO, F.. Coluna Marcas & Marcas. 2016; Tema: Pokemón Go: Viver é Melhor do que Simular. (Blog).

4.
BERGAMO, F.. Coluna Marcas & Marcas. 2016; Tema: No Pray, No Gain!. (Blog).

5.
BERGAMO, F.. Coluna Marcas & Marcas. 2016; Tema: Vinde Ver, Vá Dizer. (Blog).

6.
BERGAMO, F.. Coluna Marcas & Marcas. 2016; Tema: Evangelizando Nichos e Tribos. (Blog).

7.
BERGAMO, F.. Coluna Marcas & Marcas. 2016; Tema: Natureza: um livro sem capa. (Blog).

8.
BERGAMO, F.. Coluna 'Marcas & Marcas'. 2014; Tema: Discussões sobre Marketing, Comunicação, Cultura e Religião. (Blog).

9.
BERGAMO, F. V. M.. Marketing em Foco. 2012; Tema: Discussões sobre Marketing. (Site).


Demais tipos de produção técnica
1.
BERGAMO, F. V. M.; CRUZ, D. . Profissional Diferente. 2011. (Produção de Vídeo).

2.
BERGAMO, F. V. M.; CRUZ, D. . Jornal IAENE ACONTECE. 2010. (Jornalismo).

3.
BERGAMO, F. V. M.; CRUZ, D. ; MOTA, M. . Vídeo Institucional da Faculdade Adventista da Bahia. 2010. (Produção de Vídeo).

4.
BERGAMO, F. V. M.. Gestão de Marketing no Varejo: Volume 4. 2008. (Design Gráfico e Editoração).

5.
BERGAMO, F. V. M.. Formadores. 2006. (Editoração/Periódico).

6.
BERGAMO, F. V. M.; Ouro, J. M. ; SILVA, I. M. . Teleaula "Como Estudar". 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Teleaula).


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
BERGAMO, F. V. M.; MOTA, D. . Gerenciamento de Transmissão ao Vivo de Eventos, via internet. 2006 (Internet).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
FERNANDEZ, J. C.; FERREIRA, W.; BERGAMO, F. V. M.. Participação em banca de Carlos Alberto de Souza Magalhães. Comunicação Integrada de Marketing: Uma Ferramenta para Evangelização de Pós-Modernos em São Paulo. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Teologia) - Seminário Adventista Latino-Americano de Teologia.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
SILVA, W. R. B.; BERGAMO, F. V. M.; MAIA, A. C.. Participação em banca de Janaina Isabella Pereira de Souza. Fatores que desencadeiam os conflitos entre as gerações nas organizações. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Psicologia Organizacional) - Centro Universitário Adventista de São Paulo.

2.
BERGAMO, F. V. M.. Participação em banca de Soneany Rodrigues Machado. A Importância dos Conselhos Municipais para o Controle Social nos Municípios do Estado da Bahia. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública) - Faculdade Adventista da Bahia.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SILVA, W. R. B.; BERGAMO, F. V. M.. Participação em banca de Deusdete dos Santos Sarmento Neto.Percepção do Trabalhador por meio da Folha de Pagamento em relação aos benefícios nas metalúrgicas do município de Paragominas-PA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário Adventista de São Paulo.

2.
MOTTA, R. C.; BERGAMO, F. V. M.. Participação em banca de Bruno C.P. Ribeiro, Gabriela V. Silva, Monalisa S. S. Souza.Questionando Paradigmas de Gênero: análise de campanhas publicitárias relacionadas as representações de masculinidade. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário Adventista de São Paulo.

3.
MUNIZ, M.; BERGAMO, F. V. M.. Participação em banca de Amanda de Paula Matos e Vanessa Araújo Tamboril.Responsabilidade Social Corporativa sobre a Perspectiva de Micro Empresas Situadas no Capão Redondo. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário Adventista de São Paulo.

4.
MUNIZ, M.; BERGAMO, F. V. M.. Participação em banca de Ivan Paulo de Lima.Clima Organizacional: resultados motivacionais em um ambiente desfavorável. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário Adventista de São Paulo.

5.
MUNIZ, M.; BERGAMO, F. V. M.. Participação em banca de Lizandra Castro Franca e Raquel Sílvia de Paula dos Santos.Liderança baseada na Motivação de Pessoal: um estudo com profissionais da área de telemarketing. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário Adventista de São Paulo.

6.
BERGAMO, F. V. M.; SILVA, W. R. B.. Participação em banca de Edson Gomes Loxe.O Processo de Inclusão do Surdo no Mercado Informal. 2017.

7.
MOTTA, R. C.; BERGAMO, F. V. M.. Participação em banca de Amanda Karolline Serafim de Souza.?Imagine as Possibilidades?: Estereótipos Femininos Questionados por meio das Barbies. 2017.

8.
BERGAMO, F. V. M.; MOTTA, R. C.. Participação em banca de Luana Gomes do Carmo."Mulheres Reais" nas campanhas publicitárias da Marca Dove: o padrão da beleza feminina em xeque. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário Adventista de São Paulo.

9.
BERGAMO, F. V. M.; MUNIZ, M.. Participação em banca de Evelyn Felix de Souza e Lana Saad.Incentivos Organizacionais que contribuem para a motivação do colaborador em uma empresa de pet shops. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Universitário Adventista de São Paulo.

10.
BERGAMO, F. V. M.; BARBOSA, A.G.. Participação em banca de Adjane O. Mascarenhas e Vanuza de O. da Silva.Plano de Negócio para implantação de um salão de beleza na cidade de Jacobina ? BA. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Adventista da Bahia.

11.
UZUN, H.; BERGAMO, F. V. M.. Participação em banca de Alexandra Rodrigues de Souza.Terceiro Setor. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Adventista da Bahia.

12.
SILVA, I. M.; BERGAMO, F. V. M.; SANTOS, V.. Participação em banca de Fabrício Gutz; Libne Arlene G. C. Kunz.Perfil dos Gastos Públicos x Perfil Econômico Social dos Municípios do Recôncavo Baiano. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Adventista da Bahia.

13.
BARBOSA, J.A.; BERGAMO, F. V. M.. Participação em banca de Suélen Fernandes Francisco.Gestão Ambiental: uma alavanca para a sustentabilidade. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Adventista da Bahia.

14.
BERGAMO, F. V. M.; LAGO, O.. Participação em banca de Carla Beatriz da Silva Miranda e Lorena Sousa de Jesus.Estudo de viabilidade para implantação da Camarões Aquárius na cidade de Maragogipe ? BA. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Adventista da Bahia.

15.
BERGAMO, F. V. M.; SANTOS, V.. Participação em banca de Jurandi Costa Santana.A importância do planejamento estratégico na percepção de gestores em micros e pequenas empresas da cidade de Cruz das Almas ? BA. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Adventista da Bahia.

16.
BERGAMO, F. V. M.; MAGDIEL F., A.. Participação em banca de Raimon Mascarenhas dos Santos.O fortalecimento do agronegócio na feira livre do município de Santo Antônio de Jesus. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Adventista da Bahia.

17.
MAGDIEL F., A.; BERGAMO, F. V. M.. Participação em banca de Ednivaldo Macedo da Silva e Marcos Antonio P. de Souza.Estudo de viabilidade para implantação de uma indústria de ração animal com derivados da mandioca no município de Governador Mangabeira ? BA. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Adventista da Bahia.

18.
BERGAMO, F. V. M.; Ouro, J. M.; BOAS, O.V.. Participação em banca de Elisane Silva da Costa Barbosa.Análise de Viabilidade: Restaurante Tabberna. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Adventista da Bahia.

19.
BERGAMO, F. V. M.. Participação em banca de Kedson Ângelo.Marketing Viral. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Adventista da Bahia.

20.
BERGAMO, F. V. M.; SE, J. O. S.; SANTOS, V.. Participação em banca de Rosely Nogueira Rocha.Análise de Viablidade: RR Modas. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Adventista da Bahia.

21.
BERGAMO, F. V. M.. Participação em banca de Tereza Suzart.Análise de Viabilidade: Suzart Bijuterias. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Adventista da Bahia.

22.
BERGAMO, F. V. M.; SALES,. Participação em banca de Edimar Sena de Oliveira Júnior.Posicionamento: Valor de Marca. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Adventista da Bahia.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Professor titular
1.
SANTOS, E. B.; BERGAMO, F.; RIVAS, S. C.. Banca de Avaliação de Candidatos à Professor. 2015. Faculdade Adventista da Bahia.

2.
CAGGY, R.; MOTA, M.; GONZALEZ Jr.; BERGAMO, F.. Banca de Avaliação de Candidatos à Professor. 2014. Faculdade Adventista da Bahia.

3.
CAGGY, R.; RIVAS, S. C.; BERGAMO, F. V. M.; GONZALEZ Jr.. Banca de Avaliação de Candidatos à Professor. 2013. Faculdade Adventista da Bahia.

4.
CAGGY, R.; BERGAMO, F.; GONZALEZ Jr.; OLIVEIRA, N. R.. Banca de Avaliação de Candidatos à Professor. 2013. Faculdade Adventista da Bahia.

Outras participações
1.
BERGAMO, F. V. M.; MOTTA, R. C.. Encontro Adventista de Iniciação Científica - ENAIC. 2017. Centro Universitário Adventista de São Paulo.

2.
CAGGY, R.; BERGAMO, F. V. M.; GONZALEZ Jr.. Prêmio Valdir Santos de Empreendedorismo e Inovação. 2013. Faculdade Adventista da Bahia.

3.
SILVA, I. M.; BERGAMO, F. V. M.; SANTOS, V.. Banca Julgadora de Bolsistas-Pesquisadores. 2009. Núcleo de Estudos do Recôncavo em Administração e Negócios.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
1° TOI - Congresso Internacional em Tecnologia e Organização da Informação. 2015. (Congresso).

2.
12th International Conference on Information Systems & Technology Management. Lines Or Clicks? Exploratory Study Of The Adoption Of Banking Cyberspace For Brazilian Small And Medium Business. 2015. (Congresso).

3.
1st International IT Meeting - GAESI-Poli/USP. 2015. (Encontro).

4.
23rd International Colloquium on Relationship Marketing. Is the Relationship Marketing . 2015. (Congresso).

5.
34th World Continuous Auditing and Reporting Systems Symposium. 2015. (Congresso).

6.
Consórcio Doutoral da ANPAD.Marketing de Relacionamento revisitado: as relações comprador-vendedor no contexto da Cibercultura. 2014. (Outra).

7.
II Ciclo de Debates CP-Redes - Interações Digitais no Brasil Contemporâneo. 2014. (Outra).

8.
Salão de Iniciação Científica da FADBA.Como Apresentar Trabalhos Científicos. 2014. (Outra).

9.
Digitalia - Congresso e Festival Internacional de Música e Cultura Digital. 2013. (Congresso).

10.
Encontro Interdisciplinar da Região Nordeste.-. 2013. (Encontro).

11.
Fórum Global Adventist Internet Network.Marketing Digital / Gamificação. 2013. (Outra).

12.
Fórum Internacional do Esporte. 2012. (Simpósio).

13.
Fórum Web Adventista.Comunicação Mobile. 2012. (Encontro).

14.
XXXV Encontro Nacional da ANPAD. 2011. (Congresso).

15.
I Encontro de Gestão Educacional Estratégica Adventista da Região Norte-Brasileira.Gestão do Processo Criativo; A congruência da Missão e Visão Estratégica na Pós-Modernidade. 2010. (Encontro).

16.
VII Congresso Universitário da Faculdade Adventista da Bahia.Usando Emoções ao Apresentar Produtos, Idéias e Projetos. 2008. (Simpósio).

17.
I Encontro Nacional Adventista de Professores de Ensino Superior. 2007. (Congresso).

18.
V Congresso de Pós-Graduação da UNIMEP. A Lealdade no Contexto do Mercado da Educação Superior. 2007. (Congresso).

19.
XXXI Encontro Nacional da ANPAD. Estratégias de Marketing para o Varejo Eletrônico: Um Novo Modelo. 2007. (Congresso).

20.
Congresso Universitário da Faculdade Adventista da Bahia. Marketing Pessoal. 2006. (Congresso).

21.
Encontro de Professores da Faculdade Adventista da Bahia. 2006. (Encontro).

22.
Congresso Universitário da Faculdade Adventista da Bahia. Influência da Mídia. 2005. (Congresso).

23.
Encontro de Professores da Faculdade Adventista da Bahia. 2005. (Encontro).

24.
IV Seminário Regional de Educação e Democracia.Marketing de relacionamentos em Instituições de Ensino Superior. 2005. (Seminário).

25.
Congresso Sul-Americano de Comunicação. 2003. (Congresso).

26.
Marketing Brasil. 2003. (Simpósio).

27.
Congresso Universitário da Faculdade Adventista da Bahia. 2002. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SILVA, F. L. ; CONCEICAO, J. D. ; MOTA, M. ; CAGGY, R. ; CONCEICAO, E. D. ; GONZALEZ Jr. ; BERGAMO, F. V. M. . III Congresso Científico da Faculdade Adventista da Bahia. 2013. (Congresso).

2.
BERGAMO, F. V. M.; CRUZ, D. ; MOTA, M. ; SEIFERT, A. . Gaither Vocal Band - Homecoming Tour Brazil. 2011. (Concerto).

3.
FERREIRA, P. ; SEIFERT, A. ; BERGAMO, F. V. M. ; MOTA, M. ; MOTA, D. . VIII Simpósio Bíblico-Teológico Sul-Americano. 2009. (Outro).

4.
BERGAMO, F. V. M.; SANTOS, V. . XI Semana de Administração. 2009. (Congresso).

5.
Ouro, J. M. ; BERGAMO, F. V. M. ; PINTO, E. A. . XXX Aniversário da Faculdade Adventista da Bahia. 2009. (Outro).

6.
BERGAMO, F. V. M.; SANTOS, V. ; GONZALEZ Jr. . III Feira Tecnológica em Administração. 2009. (Exposição).

7.
Ouro, J. M. ; BERGAMO, F. V. M. ; MELO, J. A. . XXV Aniversário da Faculdade Adventista da Bahia. 2004. (Outro).

8.
BERGAMO, F. V. M.; SILVA, M. S. . 1º Encontro de Estudos Administrativos: Marketing e Recursos Humanos. 2000. (Congresso).

9.
BERGAMO, F. V. M.. Seminário sobre Empreendedorismo. 1999. (Outro).

10.
SANTOS, V. ; BERGAMO, F. V. M. . Recôncavo 2000 - Eventos Simultâneos. 1999. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Vagner Santos Garcia. Marketing de Relacionamento e a Fidelização de Clientes de Alta Renda na Caixa Econômica Federal. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Estratégica de Negócios) - Faculdade Adventista da Bahia. Orientador: Fábio Vinicius de Macedo Bergamo.

2.
Antônia Soares. Marketing Direto para Empresas Atacadistas: O caso do C&S Atacadista. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Estratégica de Negócios) - Faculdade Adventista da Bahia. Orientador: Fábio Vinicius de Macedo Bergamo.

3.
Patrícia da Silva Cardozo e Juliano Freitas Souza. Ações do Marketing de Relacionamento em uma pequena empresa: O caso Óticas Veneza. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Estratégica de Negócios) - Faculdade Adventista da Bahia. Orientador: Fábio Vinicius de Macedo Bergamo.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Aparecida S. Lima, Juliana D. Silva, Shirley Rosa M. Spinoza. Minha Unha é Leal: um estudo exploratório sobre Lealdade Do Consumidor no Mercado Feminino de Esmaltes. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Centro Universitário Adventista de São Paulo. Orientador: Fábio Vinicius de Macedo Bergamo.

2.
Gabriela da Silva Gomes. Chegou a Era da Internet das Coisas? Um Estudo sobre Adoção De Objetos Inteligentes por Consumidores Brasileiros. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Centro Universitário Adventista de São Paulo. Orientador: Fábio Vinicius de Macedo Bergamo.

3.
Priscila Martins da Silva. Marketing de Relacionamento e Lealdade Do Consumidor no Setor Bancário: o papel do internet banking. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Centro Universitário Adventista de São Paulo. Orientador: Fábio Vinicius de Macedo Bergamo.

4.
Felipe Felix Delfino e Thyphany Ferreira da Cruz. Análise do Plano de Negócio no Início do Empreendimento como fator importante para a saúde financeira, sobrevivência e crescimento das empresas na região de Embu-Guaçu. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Centro Universitário Adventista de São Paulo. Orientador: Fábio Vinicius de Macedo Bergamo.

5.
Érica dos Santos Oliveira e Jhesica Pereira da Silva. "Eu quero, mas...": fatores que levam as mulheres a terem medo de empreender. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Centro Universitário Adventista de São Paulo. Orientador: Fábio Vinicius de Macedo Bergamo.

6.
Barbara Gregório, Debora Ananias e Larissa Braga. Os Jovens Paulistanos são Materialistas?. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Centro Universitário Adventista de São Paulo. Orientador: Fábio Vinicius de Macedo Bergamo.

7.
Samira Salim Nascimento e Sara Luize Silva Souza. Riscos Percebidos em Compras de Roupas Femininas no Varejo Eletrônico. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Centro Universitário Adventista de São Paulo. Orientador: Fábio Vinicius de Macedo Bergamo.

8.
Sabrina Rodrigues Cardoso. A geração Y é mesmo a geração Y? Uma visão a partir de jovens profissionais da capital paulista. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Centro Universitário Adventista de São Paulo. Orientador: Fábio Vinicius de Macedo Bergamo.

9.
Felícia Carla Aurélio e Ivódia Jozina Manuel Jacinto. Marketing de Relacionamento e o Setor Bancário Angolano. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Centro Universitário Adventista de São Paulo. Orientador: Fábio Vinicius de Macedo Bergamo.

10.
Diego Macedo da Silva e Stefanny Tomasia de Sousa Santos. Facilidade de Compra pela Internet como fator para o Endividamento. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Centro Universitário Adventista de São Paulo. Orientador: Fábio Vinicius de Macedo Bergamo.

11.
Larissa Soares de Queiroz. Validação do modelo conceitual de experiência de compra online (OCE) de Rose et al (2012) para consumidores brasileiros. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Faculdade Adventista da Bahia. Orientador: Fábio Vinicius de Macedo Bergamo.

12.
Bruno Vilaronga Rios e Rebeka Santana Souza. Adoção e Uso de Aplicativos Mobile por Usuários Brasileiros. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Faculdade Adventista da Bahia. Orientador: Fábio Vinicius de Macedo Bergamo.

13.
Francielle dos Santos Pereira. Experiência do Cliente na Internet: um estudo sobre o consumo online de moda feminina. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Faculdade Adventista da Bahia. Orientador: Fábio Vinicius de Macedo Bergamo.

14.
Gilvan Carneiro Mota e Jonatas Andrade do Nascimento. Marketing Político na Cibercultura: o uso de mídias sociais no processo eleitoral. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Faculdade Adventista da Bahia. Orientador: Fábio Vinicius de Macedo Bergamo.

15.
Jéssica Brandão dos Santos. Filas ou Cliques? Adoção e Uso do Ciberespaço Bancário por Pequenos e Médios Empresários. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Faculdade Adventista da Bahia. Orientador: Fábio Vinicius de Macedo Bergamo.

16.
Graciele Nunes de Araújo Sena e Jormélia Prado Mata. Estudo de Viabilidade para Implantação do Restaurante Coisas de Tabuleiro. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Faculdade Adventista da Bahia. Orientador: Fábio Vinicius de Macedo Bergamo.

17.
Henrique Campos Custódio. É Friboi? Reposicionamento Estratégico de Branding dentro do Mercado Brasileiro de Carnes. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Faculdade Adventista da Bahia. Orientador: Fábio Vinicius de Macedo Bergamo.

18.
Igor Rodrigues Rocha dos Reis. O Brand Equity da marca corporativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Teologia) - Seminário Adventista Latino-Americano de Teologia. Orientador: Fábio Vinicius de Macedo Bergamo.

19.
Patrícia Cristina Carvalho dos Santos. Fatores Moderadores do Consumo de Maquiagem. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Faculdade Adventista da Bahia. Orientador: Fábio Vinicius de Macedo Bergamo.

20.
Emerson Moreira Cajado e Wiliane Antunes Passos. Posicionamento estratégico de marketing nas principais lojas varejistas de calçados femininos de Feira de Santana. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Faculdade Adventista da Bahia. Orientador: Fábio Vinicius de Macedo Bergamo.

21.
Paulo Scilas Santana Gomes e Selsio Borges Câmara Filho. Influência de ações de Marketing de Relacionamento na Lealdade dos consumidores de redes de Fast-Food. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Faculdade Adventista da Bahia. Orientador: Fábio Vinicius de Macedo Bergamo.

22.
Letícia Cardoso Santos e Naomi Rosas Pinheiro. Mídias sociais como fontes de informação na decisão de compra do consumidor. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Faculdade Adventista da Bahia. Orientador: Fábio Vinicius de Macedo Bergamo.

23.
Marcos Vinícius Sancho Silva e Rafael Nunes da Silveira. Risco Percebido em compras de serviços gastronômicos em sites de Compra Coletiva. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Faculdade Adventista da Bahia. Orientador: Fábio Vinicius de Macedo Bergamo.

24.
Priscila Daise da Silva Guerra. Processo de Reposicionamento de Marca: um estudo de caso em uma instituição de ensino superior privada. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Faculdade Adventista da Bahia. Orientador: Fábio Vinicius de Macedo Bergamo.

25.
Andrya Verena Silva Rosa de Carvalho. Coisas de Menina: Fatores Moderadores da Cultura de Consumo das Adolescentes. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Faculdade Adventista da Bahia. Orientador: Fábio Vinicius de Macedo Bergamo.

26.
Hélio André de Souza Rios. A influência da sustentabilidade ambiental sobre o valor percebido: uma experiência com consumidores de produtos de limpeza. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Faculdade Adventista da Bahia. Orientador: Fábio Vinicius de Macedo Bergamo.

27.
Elielson Pereira da Silva e Maciel Figueiredo Silva. Marketing Social: um estudo da percepção do consumidores diante de marcas que praticam ações sociais. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Faculdade Adventista da Bahia. Orientador: Fábio Vinicius de Macedo Bergamo.

28.
José Vanderson Paiva de Lima e Renato Santana Souza. O mercado consumidor do Recôncavo Baiano: um estudo de segmentação psicográfica. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Faculdade Adventista da Bahia. Orientador: Fábio Vinicius de Macedo Bergamo.

29.
Kalliine Priscila e Luana Rikelly Farias. Benefícios Relacionais no Mercado de Telefonia Móvel. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Faculdade Adventista da Bahia. Orientador: Fábio Vinicius de Macedo Bergamo.

30.
Ramille A. Araújo da Silva e Valdevina C. Oliveira Santos. Comportamento do Consumidor de Clubes de Compra no Brasil: Um estudo exploratório. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Faculdade Adventista da Bahia. Orientador: Fábio Vinicius de Macedo Bergamo.

31.
Patrícia Revoredo e Rosana Santana Fontes. Estudo de Viabilidade para Implantação de uma Pousada no município de Cachoeira - BA. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Faculdade Adventista da Bahia. Orientador: Fábio Vinicius de Macedo Bergamo.

32.
Julius César Leite e Luiz Henrique Veloso. Estudo de Viabilidade para Implantação do Serviço de Estética na Clínica Adventista da Bahia. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Faculdade Adventista da Bahia. Orientador: Fábio Vinicius de Macedo Bergamo.

33.
André Felipe Dourado Rodrigues. Fatores Determinantes da Satisfação do Cliente em Relação ao Serviço Prestado pela Escola de Música da Faculdade Adventista da Bahia. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Faculdade Adventista da Bahia. Orientador: Fábio Vinicius de Macedo Bergamo.

34.
Elisângela Mâncio Dias e Glacyanna Alba do Monte. A Logística Reversa na Indústria de Pneumáticos : um Estudo de Caso na Pirelli S/A. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Faculdade Adventista da Bahia. Orientador: Fábio Vinicius de Macedo Bergamo.

35.
Daiana Costa dos Santos. Marketing e as Redes Sociais. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Faculdade Adventista da Bahia. Orientador: Fábio Vinicius de Macedo Bergamo.

36.
Macksmyllian Silva Rios. Varejo Eletrônico: A importância da organização Brick-and-Click na Indústria de Eletro-Eletrônicos. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Faculdade Adventista da Bahia. Orientador: Fábio Vinicius de Macedo Bergamo.

37.
Alinne Cristinne B. dos Santos; Leide Daiana Silva Senhorino. A Lealdade do Consumidor de Serviços: Uma análise do setor bancário baiano. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Faculdade Adventista da Bahia. Orientador: Fábio Vinicius de Macedo Bergamo.

38.
Evelyn de Lima Freitas. Fatores Influenciadores da Tomada de Decisão por Uma Instituição de Ensino Superior. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Faculdade Adventista da Bahia. Orientador: Fábio Vinicius de Macedo Bergamo.

39.
Andrea B. S. Mota; Deyvison da Silva Purificação. Plano de Negócio: Estudo de Viabilidade de Implantação de um Day Spa na cidade de Feira de Santana - BA. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Faculdade Adventista da Bahia. Orientador: Fábio Vinicius de Macedo Bergamo.

40.
Jerffeson Moreira Gama; Naassom Batista de Azevedo. Imagem Instituicional como fator de impacto sobre o Branding: uma análise mercadológica da Faculdade Adventista da Bahia. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Faculdade Adventista da Bahia. Orientador: Fábio Vinicius de Macedo Bergamo.

41.
Leandro Alencar Lima. Análise da Satisfação do programa de Pequenos Grupos. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Teologia) - Seminário Adventista Latino-Americano de Teologia. Orientador: Fábio Vinicius de Macedo Bergamo.

42.
Abrahão Abude e Tairon Garcês. Estudo de Viabilidade para Implantação de Uma Lavanderia na Cidade de Cachoeira / BA. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Faculdade Adventista da Bahia. Orientador: Fábio Vinicius de Macedo Bergamo.

43.
André Vieira e Tiago Sales. A importância das técnicas e habilidades administrativas na gestão de pequenas e médias empresas. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Faculdade Adventista da Bahia. Orientador: Fábio Vinicius de Macedo Bergamo.

44.
Tania da Conceição Barbosa e Tatiana Dórea Ferreira. Estudo de Viabilidade para Implantação de uma Pizzaria na Cidade de Cachoeira - BA. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Faculdade Adventista da Bahia. Orientador: Fábio Vinicius de Macedo Bergamo.



Inovação



Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
BERGAMO, F. V. M.. Forum de Evangelismo Web. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
FERRAZ, R. ; BERGAMO, F. V. M. ; NEVES, S. . Fórum Global Adventist Internet Network. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

3.
FERRAZ, R. ; GABRIEL, M. ; BERGAMO, F. V. M. . Fórum Global Adventist Internet Network. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

4.
BERGAMO, F. V. M.. Entrevista ao site 'Marketing nas IES'. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

5.
BERGAMO, F.. Cultura Digital. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SILVA, F. L. ; CONCEICAO, J. D. ; MOTA, M. ; CAGGY, R. ; CONCEICAO, E. D. ; GONZALEZ Jr. ; BERGAMO, F. V. M. . III Congresso Científico da Faculdade Adventista da Bahia. 2013. (Congresso).


Redes sociais, websites e blogs
1.
BERGAMO, F. V. M.. Marketing em Foco. 2012; Tema: Discussões sobre Marketing. (Site).



Outras informações relevantes


- Professor Conselheiro do Time ENACTUS-FADBA, 2013-2014;
- Planner e Membro da Comissão de Planejamento Estratégico da Faculdade Adventista da Bahia, 2013-2015;
- Membro titular do Conselho Superior da Faculdade Adventista da Bahia, 2014-2015
- Membro titular do Fórum Acadêmico da Faculdade Adventista da Bahia, 2006 e 2009-2015;
- Membro do Conselho do Mestrado Profissional em Administração - UNIMEP, 2007;
- Membro titular da Comissão de Processo Seletivo da Faculdade Adventista da Bahia, 2006 e 2009-2013;
- Conselheiro da Associação de Universitários da Faculdade Adventista da Bahia, 2003-2006 e 2009-2011;
- Líder de Comunicação da IASD-IAENE - 2003-2005 / 2010-2013.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/12/2018 às 5:44:53