Alexandre Barbosa Fraga

Bolsista de Pós-doutorado Júnior do CNPq

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  • Última atualização do currículo em 23/12/2018


É doutor em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da UFRJ (2016). É mestre em Sociologia pelo mesmo Programa (2010). Possui bacharelado (2006) e licenciatura (2007) em Ciências Sociais pela UFRJ. Atualmente, é Pós-Doutorando em Sociologia pelo PPGSA/IFCS/UFRJ. Desde 2013 é professor de Sociologia da Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro. Foi Professor Substituto de Sociologia do Departamento de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) no período de 2017/2 a 2018/1. Foi Professor Substituto da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) no período de 2013/2 a 2015/1, lecionando para os alunos de licenciatura em Ciências Sociais. É integrante do Núcleo de Estudos Trabalho e Sociedade - NETS/UFRJ, coordenado por Marco Aurélio Santana. Tem experiência na área de Sociologia, atuando principalmente nos seguintes temas: serviço doméstico remunerado; trabalho e trabalhadores; gênero; e ensino de Sociologia. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Alexandre Barbosa Fraga
Nome em citações bibliográficas
FRAGA, A. B.


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2016
Doutorado em Sociologia e Antropologia.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: O serviço doméstico sob os holofotes públicos: alterações na articulação entre trabalho produtivo e reprodutivo no Brasil (Estado, mercado e família), Ano de obtenção: 2016.
Orientador: Marco Aurélio Santana.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Serviço doméstico; trabalho produtivo e reprodutivo; Família; trabalhadoras domésticas.
Grande área: Ciências Humanas
2008 - 2010
Mestrado em Sociologia e Antropologia.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: De empregada a diarista: as novas configurações do trabalho doméstico remunerado,Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Marco Aurélio Santana.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Serviço doméstico; trabalhadoras domésticas; Empregada doméstica; Diarista; relações de trabalho.
Grande área: Ciências Humanas
2006 - 2007
Graduação em Licenciatura Plena em Ciências Sociais.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2003 - 2006
Graduação em Ciências Sociais.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Orientador: Liana da Silva Cardoso.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.


Pós-doutorado


2018
Pós-Doutorado.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas


Formação Complementar


2017 - 2017
Tutoria na plataforma Moodle/CEDERJ - Educação a Distância. (Carga horária: 30h).
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ, CECIERJ, Brasil.
2017 - 2017
Formação em EAD com ênfase na tutoria CEDERJ. (Carga horária: 90h).
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ, CECIERJ, Brasil.
2013 - 2013
Elaboração de itens para testes educacionais para o ensino médio. (Carga horária: 4h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2008 - 2008
Escrita, Escola e Sujeito Urbano. (Carga horária: 6h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2007 - 2007
História Oral. Quest. teóricas, Métodos e Técnicas. (Carga horária: 30h).
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
2007 - 2007
Introdução ao Uso de Bancos de Dados. (Carga horária: 5h).
Consórcio de Informações Sociais, CIS, Brasil.
2005 - 2005
História do Brasil Republicano. (Carga horária: 28h).
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
2004 - 2004
História do Tempo Presente. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
2003 - 2003
Extensão universitária em A Ciência a Desserviço da Humanidade. (Carga horária: 16h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2018
Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Contrato temporário, Carga horária: 40
Outras informações
Lecionando a disciplina Sociologia para o curso de Nutrição.

Atividades

03/2018 - 07/2018
Ensino, Nutrição, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sociologia da Saúde (Nutrição integral)
Sociologia da Saúde (Nutrição noturno)
10/2017 - 12/2017
Ensino, Nutrição, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sociologia da Saúde (Nutrição integral)
Sociologia da Saúde (Nutrição noturno)

Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Pós-Doutorado

Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Bolsista de Pós-Doutorado, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 3
Outras informações
Lecionando a disciplina Movimentos Sociais e Ações Coletivas: teorias, atores e dinâmicas recentes no Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da UFRJ.

Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor convidado, Carga horária: 7
Outras informações
Lecionando as disciplinas Desigualdades sociais: sociedade e relações sociais (Módulo IV) e Sociologia em sala de aula (Módulo V) do Curso de Especialização Saberes e Práticas na Educação Básica (CESPEB), no Curso de Pós-Graduação lato sensu em Ensino de Sociologia.

Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Contrato temporário, Carga horária: 20
Outras informações
Lecionando as disciplinas Prática de Ensino em Ciências Sociais, Didática das Ciências Sociais I, Didática das Ciências Sociais II e Laboratório de Pesquisa Educação no Brasil e Dilemas do Professor (para o curso de Licenciatura em Ciências Sociais), e Didática das Ciências Sociais (para o curso de Pedagogia).

Vínculo institucional

2011 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Doutorado
Outras informações
Bolsista CAPES.

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estágio Docência, Carga horária: 4
Outras informações
Estágio Docência na disciplina Sociologia do Trabalho e do Desenvolvimento, ministrada conjuntamente com o Professor José Ricardo Ramalho.

Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Mestrado
Outras informações
Bolsista CNPq.

Vínculo institucional

2005 - 2007
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20
Outras informações
Três pesquisas: "O Censo dos Estudantes do CFCH - UFRJ" (bolsista PIBIC/CNPq), "Desigualdade e Escolaridade: estudantes do ensino médio na Cidade do Rio de Janeiro" e "Censo dos Estudantes do Curso de Ciências Sociais do IFCS-UFRJ"

Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20
Outras informações
Pesquisa "Censo dos calouros da UFRJ de 2005" (bolsa de iniciação científica da UFRJ)

Atividades

08/2018 - 12/2018
Ensino, Sociologia e Antropologia, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Movimentos Sociais e Ações Coletivas: teorias, atores e dinâmicas recentes
04/2017 - 05/2017
Ensino, Ensino de Sociologia - CESPEB, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Desigualdades sociais: sociedade e relações sociais
Sociologia em sala de aula
03/2015 - 07/2015
Ensino, Licenciatura em Ciências Sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática das Ciências Sociais I
Didática das Ciências Sociais II
Prática de Ensino em Ciências Sociais
08/2014 - 12/2014
Ensino, Licenciatura em Ciências Sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática das Ciências Sociais I
Didática das Ciências Sociais II
Laboratório de Pesquisa Educação no Brasil e Dilemas do Professor
Prática de Ensino em Ciências Sociais
02/2014 - 06/2014
Ensino, Licenciatura em Ciências Sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática das Ciências Sociais I
Prática de Ensino em Ciências Sociais
09/2013 - 12/2013
Ensino, Licenciatura em Ciências Sociais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática das Ciências Sociais I
Didática das Ciências Sociais II
Prática de Ensino em Ciências Sociais
09/2013 - 12/2013
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática das Ciências Sociais

Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro, SEEDUC, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Sociologia, Carga horária: 16


Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2018
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor a distância, Carga horária: 10
Outras informações
Tutor a distância da disciplina Sociologia da Educação (curso de Licenciatura em Pedagogia)


Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Profissional autônomo
Outras informações
Colaborador da equipe de Sociologia, coordenada pela profª Drª Raquel Balmant Emerique, do Programa FGV Ensino Médio Digital, da Fundação Getúlio Vargas (FGV online). Atuei na elaboração de 30 itens de múltipla escolha inéditos de Sociologia, baseados nas competências e habilidades definidas pela Matriz de Referência do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), para a área de Ciências Humanas e suas Tecnologias, disponibilizados no Portal FGV Ensino Médio Digital para estudantes e professores do Ensino Médio.

Atividades

08/2013 - Atual
Serviços técnicos especializados , Fundação Getúlio Vargas, .

Serviço realizado
Elaboração de questões de múltipla escolha de Sociologia.

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ, CECIERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2014
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8
Outras informações
Professor de Redação do Pré-Vestibular Social da Fundação Cecierj.

Atividades

03/2010 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Redação

Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4
Outras informações
Professor do curso de férias "Elaboração de Projetos Sociais", nas unidades Centro III e Niterói.

Atividades

07/2008 - 01/2009
Ensino,

Disciplinas ministradas
Elaboração de Projetos Sociais


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Desigualdade social e serviço doméstico: estratégias de articulação entre trabalho produtivo e reprodutivo
Descrição: Este projeto de pesquisa de pós-doutorado faz um esforço teórico e empírico para compreender a dinâmica do serviço doméstico, ou seja, do trabalho doméstico realizado de maneira remunerada para outras famílias. Busca, em primeiro lugar, testar estatisticamente a hipótese de que há uma forte relação entre a desigualdade de renda e a proporção de mão de obra ocupada no serviço doméstico. Por meio de uma análise comparativa internacional, examinando, portanto, os dados de vários países do mundo, objetiva-se investigar, de forma mais ampla, o peso da desigualdade de renda sobre o serviço doméstico. Almeja, ainda, por meio de entrevistas, compreender as estratégias de articulação entre trabalho produtivo e reprodutivo para classes sociais distintas, tanto para as famílias das empregadas domésticas quanto para as de suas empregadoras, observando a participação do Estado, do mercado, da família e/ou das instituições filantrópicas como provedores de care aos quais elas recorrem para articular essas duas dimensões da vida social..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2016 - Atual
A história da Sociologia como disciplina escolar: o caso do curso de madureza ginasial nas décadas de 1960 e 1970
Descrição: Entre as muitas formas pelas quais a trajetória histórica da Sociologia como disciplina da educação básica no Brasil pode ser reconstruída, uma delas é por meio das reformas educacionais. Com base nos levantamentos das mudanças na legislação, quatro grandes períodos foram demarcados: a institucionalização (1890-1941), a exclusão (1942-1981), a reinserção gradativa (1982-2007) e o retorno obrigatório (2008-dias atuais). Todavia, apesar de sua importância, há na literatura científica uma crítica à reconstrução da trajetória dessa disciplina pelos marcos legais: a de que ela é limitada e superficial. Em resposta a isso, a partir dos anos 1990, pesquisas vêm buscando analisar de maneira mais complexa esse percurso, enfatizando quatro aspectos: a diversificação das formas de periodização, o entendimento do contexto social e político, a identificação das ideias e dos grupos sociais que participaram do processo e a compreensão dos distintos sentidos conferidos à Sociologia em cada temporalidade. No entanto, mesmo as pesquisas recentes pouco estudaram a segunda metade dos anos 1940 e as décadas de 1950, 1960 e 1970, uma vez que esse período é marcado, do ponto de vista das reformas educacionais, pela ausência dessa disciplina. Sendo assim, mais uma crítica pode ser apresentada à reconstrução dessa trajetória pelas mudanças na legislação: a adesão irrestrita aos marcos legais acaba levando a não se buscar Sociologia na educação básica entre 1942 e 1981, com exceção do curso normal. O objetivo desta pesquisa é comprovar a existência de ensino de Sociologia no período considerado de exclusão. Para isso, pesquisar-se-á, mediante análise documental e de jornais, um curso de madureza ginasial produzido pela TV Cultura de São Paulo e transmitido entre 1969 e 1970, por meio do qual jovens e adultos poderiam estudar em suas próprias residências e receber, ao final, caso aprovados, o diploma do ginásio. Nessas teleaulas, a Sociologia esteve presente ativamente na parte de ?Ciências Humanas?, a qual foi preparada com a participação de professores da USP..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2016 - Atual
As condições de saúde das trabalhadoras domésticas: novos direitos e velhas práticas
Descrição: A saúde das trabalhadoras domésticas é, muitas vezes, impactada por acidentes de trabalho, como queimaduras, cortes, quedas e alergias causadas por produtos de limpeza. Nem sempre é fornecido material de trabalho adequado à tarefa a ser executada e em boas condições de uso. Além disso, até a aprovação em 2013 da chamada ?PEC das domésticas? pelo Congresso Nacional brasileiro, sequer a jornada de trabalho semanal estava estipulada oficialmente, o que as fazia trabalhar além das 44 horas. Em 2011, a OIT aprovou a Convenção nº 189 sobre o trabalho decente para as trabalhadoras e os trabalhadores domésticos, cujo intuito foi estabelecer padrões mínimos de saúde, segurança e bem-estar no trabalho que garantam a dignidade desses trabalhadores. Esta pesquisa busca refletir sobre as condições de saúde e de segurança nesse ambiente de trabalho após a mudança legislativa e analisar, quanto a essa questão, sobretudo o trabalho das diaristas, que realizam geralmente a faxina de uma casa inteira em poucas horas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2012 - Atual
A Sociologia no ENEM e nos vestibulares: sistemas de avaliação, formatos, conteúdos e impactos sobre a prática docente
Descrição: Esta pesquisa tem como objeto de estudo a presença da Sociologia nos sistemas de avaliação, sobretudo externos à escola, como o ENEM e os vestibulares, e pode ser dividida em três etapas. Na primeira delas, buscou-se analisar as formas pelas quais a Sociologia vem sendo cobrada nas provas dos vestibulares de pelo menos dezesseis universidades públicas em diferentes regiões brasileiras ao longo dos anos 2000; e no ENEM, no qual está presente oficialmente desde 2009, na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias. Para isso, foi examinado o conjunto de provas elaboradas por essas universidades e pelo INEP. Na etapa seguinte, refletiu-se sobre o conhecimento prévio, ou seja, conceitos, temas e teorias sociológicas, investigando quais são as matérias de Sociologia cobradas nas provas e se é possível chegar a um mapa comum compatível com os currículos mínimos estaduais. Para isso, foram analisados editais de vestibulares e do ENEM. Na terceira etapa, estudaram-se os efeitos concretos da presença dessa disciplina nesses exames para o currículo de Sociologia no Ensino Médio, de forma a perceber como essa sua maior presença nas provas, ou pelo menos a construção de um imaginário sobre a sua participação mais efetiva nelas, alterou a maneira como os professores vêm ensinando-a em suas práticas cotidianas. Para isso, foram entrevistados docentes que lecionam Sociologia na educação básica..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2016
O serviço doméstico sob os holofotes públicos: alterações na articulação entre trabalho produtivo e reprodutivo no Brasil (Estado, mercado e família)
Descrição: Na bibliografia sobre o serviço doméstico, uma pergunta continua em aberto: o que explica a variação na proporção da mão de obra inserida nessa ocupação? A resposta defendida nesta pesquisa é a de que há uma forte relação entre o volume e a configuração do serviço doméstico e a forma como ficou resolvida socialmente, em cada nação, a articulação entre as esferas produtiva e reprodutiva: pela via do Estado, do mercado ou da família. Em cada país, as inter-relações entre esses três atores societais produziram distintos arranjos de mediação produção-reprodução. No Brasil, embora com um regime majoritariamente familista, a possibilidade de delegar às empregadas domésticas uma grande parte dos afazeres de casa, bem como dos cuidados, estabeleceu-se como estratégia viável para as classes médias e altas. No entanto, em 2013, com a aprovação no Congresso Nacional da ?PEC das Domésticas?, que estendeu a essas profissionais os direitos já garantidos aos demais trabalhadores, houve um realinhamento desses atores societais e uma modificação do arranjo anterior. Sendo assim, o objetivo desta tese é investigar por que o Estado alterou, especificamente nesse momento, a relação que estabelecera com o serviço doméstico e como o mercado e a família se reorganizaram diante desse novo cenário. Para alcançar tal intento, este estudo utiliza três tipos de fontes. Em primeiro lugar, dados quantitativos: pesquisa da OIT sobre os trabalhadores domésticos no mundo; Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF), do IBGE; e pesquisa de opinião do IBOPE. Em segundo lugar, leis, decretos e documentos produzidos nas 99ª e 100ª Conferências Internacionais do Trabalho e durante a tramitação da ?PEC das Domésticas? no Congresso Nacional brasileiro. Em terceiro lugar, entrevistas com trabalhadoras domésticas da cidade do Rio de Janeiro e com famílias que contratam esses serviços. Seguindo esse caminho, é possível perceber se houve alguma alteração no regime de cuidados existente no país e com quais características..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2010
De empregada a diarista: as novas configurações do trabalho doméstico remunerado
Descrição: O presente estudo tem como objetivo analisar as novas configurações do trabalho doméstico remunerado no Brasil e no Rio de Janeiro, considerando os processos de mudança que vêm ocorrendo nessa ocupação nas últimas duas décadas, tais como: envelhecimento das trabalhadoras domésticas, elevação da escolaridade, aumento da formalização e ampliação do número de diaristas. Essa última mudança, que pode indicar uma modificação na relação que as famílias brasileiras estabelecem com os serviços domésticos, tem importância central nesta pesquisa, que busca compreender como são as relações de trabalho da diarista, sem direitos trabalhistas e prestando serviço em mais de uma residência, em comparação com as da empregada doméstica, mais formal, trabalhando para uma única família. A diferenciação entre empregada doméstica e diarista foi realizada de três maneiras: 1) Em termos legais, considerando a legislação, a doutrina e a jurisprudência; 2) Quantitativamente, por meio das características sócio-econômicas; 3) Com base nas percepções e classificações das trabalhadoras domésticas. Para isso, a pesquisa utilizou três tipos de fontes: acórdãos da Justiça do Trabalho, leis, decretos e doutrinas; dados quantitativos das PNADs de 1992 a 2008; e entrevistas com trabalhadoras domésticas da cidade do Rio de Janeiro. Seguindo esse caminho, foi possível perceber se houve alguma alteração na forma como o serviço doméstico lida com duas lógicas distintas: a das relações pessoais, afetivas e familiares e a das relações profissionais, contratuais e legais..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2005 - 2007
O Censo dos Estudantes do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Rio de Janeiro
Descrição: Projeto institucional que se iniciou no Departamento de Sociologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro e foi apoiado posteriormente pelo Departamento de Filosofia, pelo Conselho do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) e pela Pró-Reitoria de Graduação da UFRJ. Representou uma iniciativa inédita na universidade no sentido de reatualizar os dados dos estudantes das oito graduações do CFCH (Ciências Sociais, Comunicação Social, Direção Teatral, Filosofia, História, Pedagogia, Psicologia e Serviço Social) e, a partir deles, oferecer as informações necessárias para a discussão de futuras políticas que venham ao encontro das necessidades dos cursos. O questionário aplicado buscou possibilitar um entendimento do perfil discente, das condições de vida dos alunos, além de suas opiniões sobre a Universidade. O banco de dados conta com 2100 questionários respondidos, para cuja construção foi utilizado o programa SPSS, software para análise estatística..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) .
Integrantes: Alexandre Barbosa Fraga - Integrante / Dário de Paiva Almeida Júnior - Integrante / Pedro Henrique da Silva Domingues - Integrante / Cristiane Candido Santos - Integrante / Frank Andrew Davies - Integrante / Adriane Pereira Gouvêa - Integrante / Luiz Guilherme Oliveira Santos - Integrante / Michelle Maria Louzeiro Nazar Safady - Integrante / Liana da Silva Cardoso - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
2005 - 2007
Censo dos Estudantes do Curso de Ciências Sociais do IFCS-UFRJ
Descrição: Levantamento dos dados dos estudantes do curso de Ciências Sociais da UFRJ por meio de questionário aplicado nos anos de 2005 e 2006. Buscou-se um entendimento do perfil discente, das condições de vida dos alunos, além de suas opiniões sobre a Universidade. Esses dados puderam ser comparados com os de pesquisa anterior: O censo dos estudantes das Ciências Sociais de 1996..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) .
Integrantes: Alexandre Barbosa Fraga - Integrante / Dário de Paiva Almeida Júnior - Integrante / Pedro Henrique da Silva Domingues - Integrante / Cristiane Candido Santos - Integrante / Frank Andrew Davies - Integrante / Adriane Pereira Gouvêa - Integrante / Luiz Guilherme Oliveira Santos - Integrante / Michelle Maria Louzeiro Nazar Safady - Integrante / Liana da Silva Cardoso - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
2005 - 2007
Desigualdade e Escolaridade: estudantes do Ensino Médio na cidade do Rio de Janeiro
Descrição: Este projeto de pesquisa é um estudo longitudinal explicativo do percurso de uma amostra de estudantes da 1ª. série do ensino médio, na cidade do Rio de Janeiro. Com este estudo, pretende-se explicar a relação existente entre origem social e escolaridade destes/as estudantes. Neste início do século XXI, há uma forte crença de que a educação pode favorecer o desenvolvimento econômico e a democracia no país, isto é, pode provocar mudança. A pesquisa foi realizada em dois colégios estaduais da cidade do Rio de Janeiro: Infante Dom Henrique (CEIDH), localizado em Copacabana, e Antônio Prado Júnior (CEAPJ), localizado na Tijuca. A pesquisa acompanhou uma amostra de estudantes dessas escolas durante os três anos de Ensino Médio, de 2003 a 2005. A pesquisa possibilitou um maior entendimento de quem eles são, o que pensam e que planos têm para o futuro. Buscou-se, então, obter resultados de cunho mais aprofundado e fundamentado em um longo período de observação para afirmar, confirmar ou infirmar premissas envolvidas na relação do estudante com família, escola e sociedade..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .
Integrantes: Alexandre Barbosa Fraga - Integrante / Dário de Paiva Almeida Júnior - Integrante / Adriane Pereira Gouvêa - Integrante / Luiz Guilherme Oliveira Santos - Integrante / Michelle Maria Louzeiro Nazar Safady - Integrante / Liana da Silva Cardoso - Coordenador / Alessandro da Silva Garcia - Integrante.


Projetos de extensão


2016 - 2016
Curso de extensão Trabalho, trabalhadores e movimento sindical: história e perspectivas
Descrição: O curso de extensão "Trabalho, Trabalhadores e Movimento Sindical: história e perspectivas" é voltado a trabalhadores, estudantes e sindicalistas e tem como objetivo oferecer uma formação sobre a trajetória do sindicalismo no Brasil e no mundo a partir de uma perspectiva crítica, baseada na produção histórica e sociológica existente. Trata-se de uma iniciativa do Núcleo de Estudos Trabalho e Sociedade (NETS/UFRJ), preocupado em aumentar os canais de diálogo entre a universidade e a sociedade e comprometido com as questões que atingem os mundos do trabalho em suas diversas facetas contemporâneas. A equipe de professores do Núcleo, composta por estudantes da graduação, mestrado e doutorado, sob a coordenação do sociólogo Marco Aurélio Santana, fará cargo das aulas ministradas ao longo do curso. Ao final dele, a expectativa é que a relação estabelecida com a universidade possa contribuir para qualificar o movimento sindical para enfrentar os desafios atuais existentes no meio sindical e nas relações entre capital e trabalho, de forma mais ampla, bem como possa contribuir com as experiências colocadas para a formação docente dos integrantes do Núcleo e para a formação acadêmica dos alunos da UFRJ..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (4) .
Integrantes: Alexandre Barbosa Fraga - Integrante / Sabrina de Oliveira Moura Dias - Integrante / Marco Aurélio Santana - Coordenador / Alejandra Estevez - Integrante / Carlos Takashi - Integrante / Hugo Bras Martins da Costa - Integrante / Júlia Aguiar - Integrante / Keila Lúcio de Carvalho - Integrante / Lucas Corrêa - Integrante / Luís Berner - Integrante / Mayra Pessôa - Integrante / Natália Cindra - Integrante / Roberta Corôa - Integrante / Thiago Brandão - Integrante / Yasmim Motta - Integrante.


Membro de corpo editorial


2011 - 2016
Periódico: Revista Enfoques (Rio de Janeiro)


Revisor de periódico


2008 - Atual
Periódico: Revista Eletrônica Espaço Acadêmico


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia do Trabalho.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia de Gênero.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Ensino de Sociologia.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2017
Tese indicada pelo PPGSA/UFRJ para concorrer ao Prêmio Capes de Tese - Sociologia, Edição 2017, PPGSA/UFRJ.
2017
Menção Honrosa na 10ª edição do Prémio CES para Jovens Cientistas Sociais de Língua Portuguesa, Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra.
2009
Menção Honrosa no Concurso ANPOCS-FUNDAÇÃO FORD de Melhores Trabalhos Sobre a Constituição de 1988, ANPOCS e Fundação Ford.
2008
Diploma de Dignidade Acadêmica SUMMA CUM LAUDE em Ciências Sociais, UFRJ.
2007
Prêmio Joaquim Gomes de Souza, Fundação Universitária José Bonifácio (FUJB).


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
FRAGA, A. B.2015FRAGA, A. B.; MATIOLLI, T. O. L. . Os impactos da presença da Sociologia nos sistemas de ingresso ao ensino superior: o que dizem os professores. Em Tese (Florianópolis), v. 12, p. 103-123, 2015.

2.
MATIOLLI, T. O. L.2014MATIOLLI, T. O. L. ; FRAGA, A. B. . Os conteúdos de Sociologia nos vestibulares e no ENEM: uma discussão sobre conhecimento prévio. Saberes em Perspectiva, v. 4, p. 195-215, 2014.

3.
HANDFAS, A.2014HANDFAS, A. ; FRAGA, A. B. . Estabelecendo os marcos da história da Sociologia como disciplina escolar: Entrevista com Celso de Souza Machado. Saberes em Perspectiva, v. 4, p. 239-256, 2014.

4.
DUARTE, T. L.2012DUARTE, T. L. ; FRAGA, A. B. . A influência de códigos extralegais do sistema penitenciário do Rio de Janeiro sobre os familiares de presos. Revista Brasileira de Ciências Criminais, v. 95, p. 303-324, 2012.

5.
FRAGA, A. B.2011FRAGA, A. B.; LAGE, G. C. . Tornando os alunos pesquisadores: o recurso da pesquisa nas aulas de Sociologia. Perspectiva Sociológica, v. 1, p. 1-15, 2011.

6.
FRAGA, A. B.2009FRAGA, A. B.; SAFADY, M. M. L. N. . Movimentos sociais, individualidade e comunitarismo: as possibilidades de mobilização no campo virtual. Textos de la Cibersociedad, v. 13, p. .-., 2009.

7.
FRAGA, A. B.2009FRAGA, A. B.; HANDFAS, A. ; TOGNOZZI, M. ; BASTOS, N. M. M. ; SOLIS, V. N. F. . Novas possibilidades da Prática de Ensino: a experiência da Oficina Pedagógica de Ciências Sociais. Perspectiva Capiana (Impresso), v. 05, p. 21-26, 2009.

8.
FRAGA, A. B.2008FRAGA, A. B.. De substantivo plural a singular: a transformação das classes trabalhadoras em classe operária. Revista Espaço Acadêmico (UEM), v. 82, p. .1-4, 2008.

9.
FRAGA, A. B.2007FRAGA, A. B.. O trabalho de quem vive do lixo: desigualdade social e suas dimensões simbólicas. Polêm!ca, v. 22, p. .1-5, 2007.

10.
FRAGA, A. B.2006FRAGA, A. B.. As catástrofes naturais como portas de entrada para o estado de natureza. Revista Habitus, v. 4, p. 29-36, 2006.

11.
FRAGA, A. B.2005FRAGA, A. B.. Da Rotina à Flexibilidade: análise das características do Fordismo fora da indústria. Revista Habitus, Rio de Janeiro, v. 3, n.1, p. 36-43, 2005.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
MACAIRA, J. P. (Org.) ; FRAGA, A. B. (Org.) . Saberes e Práticas do Ensino de Sociologia. 1. ed. Rio de Janeiro: Autografia, 2018. v. 1. 386p .

2.
HANDFAS, A. (Org.) ; MACAIRA, J. P. (Org.) ; FRAGA, A. B. (Org.) . Conhecimento Escolar e Ensino de Sociologia: instituições, práticas e percepções. 1. ed. Rio de Janeiro: 7Letras, 2015. v. 1. 353p .

3.
FRAGA, A. B.. De empregada a diarista: as novas configurações do trabalho doméstico remunerado. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora Multifoco, 2013. v. 1. 205p .

Capítulos de livros publicados
1.
FRAGA, A. B.; MATIOLLI, T. O. L. . Contribuições da sociologia para a redação do ENEM. In: MAÇAIRA, Julia Polessa; FRAGA, Alexandre Barbosa. (Org.). Saberes e Práticas do Ensino de Sociologia. 1ed.Rio de Janeiro: Autografia, 2018, v. 1, p. 329-352.

2.
FRAGA, A. B.; MATIOLLI, T. O. L. . A Sociologia no vestibular e no ENEM: o caminho da legitimidade pelo enquadramento. In: HANDFAS, Anita; MAÇAIRA, Julia Polessa; FRAGA, Alexandre Barbosa. (Org.). Conhecimento Escolar e Ensino de Sociologia: instituições, práticas e percepções. 1ed.Rio de Janeiro: 7Letras, 2015, v. 1, p. 252-278.

3.
BRITES, J. G. ; FRAGA, A. B. . Continuidades, mudanças e desafios do serviço doméstico no Brasil. In: BRITES, Jurema Gorski; SCHABBACH, Letícia. (Org.). Políticas para Família, Gênero e Geração. 1ed.Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2014, v. 1, p. 143-160.

4.
FRAGA, A. B.; LAGE, G. C. . Tornando os alunos pesquisadores: o recurso da pesquisa nas aulas de Sociologia. In: HANDFAS, Anita; MAÇAIRA, Julia Polessa. (Org.). Dilemas e perspectivas da Sociologia na educação básica. 1ed.Rio de Janeiro: E-papers, 2012, v. 1, p. 205-222.

5.
FRAGA, A. B.; BASTOS, N. M. M. . O ensino de Sociologia na educação básica: análise e sugestões. In: HANDFAS, Anita; OLIVEIRA, Luiz Fernandes de. (Org.). A Sociologia vai à escola: história, ensino e docência. 1ed.Rio de Janeiro: Quartet/Faperj, 2009, v. 1, p. 171-183.

6.
FRAGA, A. B.. Avanços e continuidades da Constituição de 1988: o caso dos empregados domésticos e trabalhadores rurais. In: CARVALHO, Maria Alice Rezende de; ARAÚJO, Cícero; SIMÕES, Júlio Assis. (Org.). A Constituição de 1988: passado e futuro. 1ed.São Paulo: Hucitec/Anpocs, 2009, v. 1, p. 249-273.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
FRAGA, A. B.; MATIOLLI, T. O. L. . A Sociologia na Redação do ENEM. Sociologia (Editora Escala), São Paulo, p. 58 - 67, 13 mar. 2015.

2.
FRAGA, A. B.; MATIOLLI, T. O. L. . Sociologia no ENEM: uma análise crítica. Sociologia (Editora Escala), São Paulo, p. 12 - 17, 25 abr. 2013.

3.
FRAGA, A. B.. Nova classe média ou nova classe C?. Sociologia (Editora Escala), São Paulo, p. 46, 15 out. 2011.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FRAGA, A. B.; MACAIRA, J. P. . Balanço da produção acadêmica sobre as propostas curriculares para o ensino de sociologia da SEEDUC-RJ. In: 6º Encontro Estadual de Ensino de Sociologia, 2018, Rio de Janeiro. Anais do 6º Encontro Estadual de Ensino de Sociologia, 2018. v. 1.

2.
FRAGA, A. B.; MATIOLLI, T. O. L. . Análise das provas de licenciatura em ciências sociais do Enade. In: 6º Encontro Estadual de Ensino de Sociologia, 2018, Rio de Janeiro. Anais do 6º Encontro Estadual de Ensino de Sociologia, 2018. v. 1.

3.
FRAGA, A. B.; MONTICELLI, T. A. . Quem são as diaristas? Uma análise das estruturas legais e culturais na articulação entre trabalho e família. In: 42º Encontro Anual da ANPOCS, 2018, Caxambu - MG. Anais do 42º Encontro Anual da ANPOCS, 2018. v. 1.

4.
FRAGA, A. B.. Uma crítica à reconstrução da trajetória histórica da Sociologia na educação básica: investigando o chamado período de exclusão. In: 18º Congresso Brasileiro de Sociologia, 2017, Brasília - DF. Anais do 18º Congresso Brasileiro de Sociologia, 2017.

5.
FRAGA, A. B.. Estratégias de articulação entre trabalho produtivo e reprodutivo após a 'PEC das Domésticas': realinhamentos entre Estado, mercado e família. In: XV Encontro Nacional da ABET, 2017, Rio de Janeiro. Anais do XV Encontro Nacional da ABET, 2017. p. 1-11.

6.
FRAGA, A. B.. Para além dos marcos legais da Sociologia como disciplina escolar: o caso do curso de madureza ginasial nas décadas de 1960 e 1970. In: 5º Encontro Estadual de Ensino de Sociologia, 2016, Rio de Janeiro. Anais do 5º Encontro Estadual de Ensino de Sociologia, 2016.

7.
FRAGA, A. B.; VIANA, E. A. M. . Desigualdade de renda e serviço doméstico: uma análise comparativa internacional. In: 40º Encontro Anual da ANPOCS, 2016, Caxambu - MG. Anais do 40º Encontro Anual da ANPOCS, 2016. v. 1.

8.
BRITES, J. G. ; FRAGA, A. B. . Estariam as trabalhadoras domésticas desaparecendo? Continuidades, mudanças e desafios do serviço doméstico no Brasil. In: XXXIII International Congress of the Latin American Studies Association, 2015, San Juan, Puerto Rico. LASA 2015 Congress Papers, 2015. v. 1. p. 1-21.

9.
FRAGA, A. B.; MATIOLLI, T. O. L. . Os impactos da presença da Sociologia nos sistemas de ingresso ao ensino superior: o que dizem os professores. In: 17º Congresso Brasileiro de Sociologia, 2015, Porto Alegre - RS. Anais do 17º Congresso Brasileiro de Sociologia, 2015.

10.
FRAGA, A. B.; MATIOLLI, T. O. L. . A influência das avaliações externas à escola na prática cotidiana das aulas de Sociologia. In: 4º Encontro Estadual de Ensino de Sociologia, 2014, Rio de Janeiro. Anais do 4º Encontro Estadual de Ensino de Sociologia, 2014.

11.
FRAGA, A. B.. Trabalho de care no Brasil: o caso das cuidadoras domiciliares polivalentes. In: VII Congresso Latino-Americano de Estudos do Trabalho, 2013, São Paulo. ANAIS Congresso Latino-Americano de Estudos do Trabalho, 2013.

12.
FRAGA, A. B.; MATIOLLI, T. O. L. . Os conteúdos de sociologia nos vestibulares e no ENEM: uma discussão sobre conhecimento prévio. In: XVI Congresso Brasileiro de Sociologia, 2013, Salvador - BA. Anais do XVI Congresso Brasileiro de Sociologia, 2013.

13.
FRAGA, A. B.; MATIOLLI, T. O. L. . A Sociologia no vestibular: o caminho da legitimidade pelo enquadramento. In: 3º Encontro Estadual de Ensino de Sociologia, 2012, Rio de Janeiro. 3º ENSOC - A Sociologia na Escola: políticas públicas, ensino e formação, 2012. v. 1.

14.
FRAGA, A. B.. A OIT e o Congresso Nacional na discussão sobre o serviço doméstico remunerado: ampliação ou redução de direitos?. In: 36º Encontro Anual da ANPOCS, 2012, Águas de Lindóia - SP. Anais do 36º Encontro Anual da ANPOCS, 2012.

15.
FRAGA, A. B.. Serviço doméstico remunerado no Brasil: como interpretar as novas tendências?. In: IX RAM - Reunião de Antropologia do Mercosul, 2011, Curitiba - PR. IX RAM - Reunião de Antropologia do Mercosul, 2011.

16.
FRAGA, A. B.; SANTOS, C. C. . Morte social, suicídio, corpo e pertencimento: entre o psicológico, o biológico e o social. In: XXVIII Congresso Internacional da Associação Latino-Americana de Sociologia, 2011, Recife - PE. XXVIII Congresso Internacional da ALAS, 2011.

17.
FRAGA, A. B.. Variação na proporção do serviço doméstico: hipóteses explicativas. In: I Seminário dos Estudantes de Pós-Graduação em Ciências Sociais do estado do Rio de Janeiro - I SEPOCS-Rio, 2011, Rio de Janeiro. Anais do I Seminário dos Estudantes de Pós-Graduação em Ciências Sociais do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Editora ANPG, 2011. v. 1. p. 12-25.

18.
FRAGA, A. B.; LAGE, G. C. . Tornando os alunos pesquisadores: o recurso da pesquisa nas aulas de Sociologia. In: 2º Encontro Estadual de Ensino de Sociologia, 2010, Rio de Janeiro. 2º Encontro Estadual de Ensino de Sociologia. A Sociologia na Educação Básica: dilemas e perspectivas, 2010.

19.
FRAGA, A. B.. De empregada a diarista: precarização do trabalho doméstico remunerado no Rio de Janeiro. In: XIV Congresso Brasileiro de Sociologia, 2009, Rio de Janeiro. XIV Congresso Brasileiro de Sociologia, 2009.

20.
FRAGA, A. B.; MATIOLLI, T. O. L. ; GOUVEA, A. P. . Os sentidos do dinheiro no Dia das Mães: consumo e troca em retribuição à vida. In: 26ª Reunião Brasileira de Antropologia, 2008, Porto Seguro - BA. 26ª Reunião Brasileira de Antropologia, 2008.

21.
FRAGA, A. B.. As duas faces do trabalho: produção e reprodução. In: II Semana de Integração Acadêmica do CFCH, 2008, Rio de Janeiro. II Semana de Integração Acadêmica do CFCH, 2008.

22.
FRAGA, A. B.; BASTOS, N. M. M. . O ensino de Sociologia na educação básica: análise e sugestões. In: I Encontro Estadual de Ensino de Sociologia, 2008, Rio de Janeiro. I Encontro Estadual de Ensino de Sociologia, 2008.

23.
FRAGA, A. B.. A dupla jornada de estudo: os universitários em meio a seus dois cursos superiores. In: VII Jornada de Pesquisadores em Ciências Humanas do CFCH, 2006, Rio de Janeiro. Atas da Semana de Integração Acadêmica do Centro de Filosofia e Ciências Humanas, 2006.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
MACAIRA, J. P. ; FRAGA, A. B. . Comment les sciences sociales sont évaluées au lycée? Une visée comparative entre la France et le Brésil des processus de recontextualization à travers les manuels. In: Colloque Probeduc. Penser les nouvelles problématiques éducatives dans une perspective internationale, 2016, Paris. Index des communications par axe. Paris: UPEC, 2016. v. 1. p. 45-46.

2.
FRAGA, A. B.. PEC das Domésticas: continuidade ou mudança no modelo de care da sociedade brasileira?. In: 38º Encontro Anual da ANPOCS, 2014, Caxambu - MG. Anais do 38º Encontro Anual da ANPOCS, 2014.

3.
FRAGA, A. B.. De empregada a diarista: as trabalhadoras domésticas frente às novas configurações do emprego doméstico. In: 33º Encontro Anual da ANPOCS, 2009, Caxambu - MG. Programa e resumos do 33º Encontro Anual da ANPOCS, 2009.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
FRAGA, A. B.. Proporção de mão de obra ocupada no serviço doméstico: explicações sobre essa variação. In: 17º Congresso Brasileiro de Sociologia, 2015, Porto Alegre - RS. Anais do 17º Congresso Brasileiro de Sociologia, 2015.

2.
MATIOLLI, T. O. L. ; FRAGA, A. B. . Sociologia e sistemas de avaliação: a prova do ENEM de 2012. In: III Encontro Nacional sobre o Ensino de Sociologia na Educação Básica, 2013, Fortaleza - CE. Caderno de Resumos do III ENESEB Juventude e Ensino Médio, 2013. p. 91-91.

3.
FRAGA, A. B.. Reações à PEC das Domésticas: uma ocupação posta em debate. In: XVI Congresso Brasileiro de Sociologia, 2013, Salvador - BA. XVI Congresso Brasileiro de Sociologia, 2013. p. 135-135.

4.
FRAGA, A. B.. Articulação entre trabalho e família: as estratégias das trabalhadoras domésticas. In: II Seminário dos Estudantes de Pós-Graduação em Ciências Sociais do Estado do Rio de Janeiro - II SEPOCS-Rio, 2012, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos do II Seminário dos Estudantes de Pós-Graduação em Ciências Sociais do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: ANPG, 2012. v. 1. p. 80-81.

5.
FRAGA, A. B.. Subgrupos ocupacionais do serviço doméstico: uma comparação quantitativa. In: XXII Congresso Nacional de Pós-Graduandos, 2010, Rio de Janeiro. III Mostra Científica da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), 2010.

6.
FRAGA, A. B.; DIAS, S. O. M. . Os aspectos simbólicos dos uniformes e a exteriorização da identidade. In: XIV Encontro Regional de História da Anpuh-Rio: Memória e Patrimônio, 2010, Rio de Janeiro. Resumos do XIV Encontro Regional de História da Anpuh-Rio, 2010.

7.
FRAGA, A. B.. Emprego Doméstico na Sociedade Brasileira: Análise Histórico-Sociológica. In: Jornada Nacional de Iniciação Científica. 60ª Reunião da SBPC, 2008, Campinas - SP. Anais/Resumos da 60ª Reunião da SBPC. Campinas: Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 2008.

8.
FRAGA, A. B.. Empregada doméstica: invisível e/ou quase membro da família?. In: IX Jornada Interna dos Alunos do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da UFRJ, 2008, Rio de Janeiro. Anais da IX Jornada Interna dos alunos do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da UFRJ. Rio de Janeiro: IFCS/UFRJ, 2008.

9.
FRAGA, A. B.. A profissão de empregada doméstica e a sua trajetória no Brasil: metamorfoses de uma ocupação. In: XIII Congresso Brasileiro de Sociologia, 2007, Recife. XIII Congresso Brasileiro de Sociologia, 2007.

10.
FRAGA, A. B.; SANTOS, C. C. ; ALMEIDA JUNIOR, D. P. . O Método da Economia Política e o Censo do CFCH. In: XXIX Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural da UFRJ, 2007, Rio de Janeiro. XXIX Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural da UFRJ. (Trabalho classificado para a segunda fase da Jornada), 2007.

11.
FRAGA, A. B.. Sociologia no Ensino Médio: a Construção da Relação Aluno-Disciplina. In: XXIX Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural da UFRJ, 2007, Rio de Janeiro. XXIX Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural da UFRJ, 2007.

12.
FRAGA, A. B.. A Trajetória do Trabalho Doméstico Remunerado no Brasil e suas Implicações Sociológicas. In: XXIX Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural da UFRJ, 2007, Rio de Janeiro. XXIX Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural da UFRJ, 2007.

13.
FRAGA, A. B.; SANTOS, C. C. ; DAVIES, F. A. . Empregada Doméstica: a Relação Empregatícia em Questão. In: XXVIII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural da UFRJ, 2006, Rio de Janeiro. XXVIII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural da UFRJ, 2006.

14.
FRAGA, A. B.; ALMEIDA JUNIOR, D. P. ; DOMINGUES, P. H. S. . A Construção do Pensamento Científico do Universitário Face ao Pensamento Religioso em uma Perspectiva Sociológica. In: XXVIII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural da UFRJ, 2006, Rio de Janeiro. XXVIII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural da UFRJ, 2006.

15.
FRAGA, A. B.. Grupos Associativos Estudantis: a Trajetória Individual e o Ambiente Coletivo na Formação Superior. In: XXVIII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural da UFRJ, 2006, Rio de Janeiro. XXVIII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural da UFRJ, 2006.

16.
FRAGA, A. B.; SAFADY, M. M. L. N. ; GOUVEA, A. P. ; ALMEIDA JUNIOR, D. P. ; SANTOS, L. G. O. . Jogo de Alternativas: a influência dos fatores sócio-econômicos nas escolhas dos cursos de graduação na Universidade Federal do Rio de Janeiro. In: XXVII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural da UFRJ, 2005, Rio de Janeiro. XXVII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Ciêntífica, Artística e Cultural da UFRJ, 2005.

17.
FRAGA, A. B.; SAFADY, M. M. L. N. . Vila Residencial dos Funcionários da UFRJ: um estudo comparativo das funções e relações estabelecidas entre a Vila e a UFRJ no passado e no presente. In: XXVI Jornada de Iniciação Científica, Artística e Cultural da UFRJ, 2004, Rio de Janeiro. XXVI Jornada de Iniciação Científica, Artística e Cultural da UFRJ, 2004.

Apresentações de Trabalho
1.
FRAGA, A. B.. Mesa-redonda Ensino de Sociologia e Programas Governamentais. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
FRAGA, A. B.. Mesa-redonda A emergência do care no Brasil: Estado, precariedade e configurações. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
FRAGA, A. B.. Mesa-redonda Sociologia nas políticas públicas curriculares: ENEM e BNCC. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
FRAGA, A. B.. A reestruturação do Ensino Médio via Medida Provisória nº. 746: redução ou intensificação da desigualdade educacional?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
FRAGA, A. B.. Divisão sexual do trabalho: cuidado e políticas públicas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
FRAGA, A. B.. Palestra 'Trabalho doméstico no Brasil hoje: legalização ou precarização?'. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
FRAGA, A. B.. Entre ambiguidades e delimitações: a definição legal de diarista e a questão do trabalho por conta própria. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
FRAGA, A. B.. Fluxos migratórios e emprego doméstico no Brasil. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

9.
FRAGA, A. B.. Trabalho doméstico remunerado no Rio de Janeiro: percurso e mudanças. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
FRAGA, A. B.; SANTOS, C. C. . Instituições predecessoras, acesso à Universidade e desempenho acadêmico. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
FRAGA, A. B.; OLIVEIRA, C. R. ; RIBEIRINHA, D. P. F. ; SADER, R. R. . O Uso do Cinema no Ensino de Sociologia. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções bibliográficas
1.
FRAGA, A. B.; SORJ, B. . Brazil country note. In: Blum, S.; KOSLOWSKI, A.; MACHT, A.; MOSS, P. (Eds.). 14th International Review of Leave Policies and Research 2018. Pp. 75-80. International Network on Leave Policies and Research, 2018 (Nota sobre o Brasil para relatório internacional).

2.
FRAGA, A. B.; LAGE, G. C. . O recurso da pesquisa nas aulas de Sociologia. In: BOMENY, Helena; FREIRE-MEDEIROS, Bianca; EMERIQUE, Raquel Balmant; O?DONNELL, Julia Galli. Tempos Modernos, Tempos de Sociologia. Manual do Professor. 2ª edição. São Paulo: Editora do Brasil, 2013. P. 17 e 18. 2013 (Texto publicado em livro didático do Ensino Médio (trecho de Tornando os alunos pesquisadores)).

3.
FRAGA, A. B.. Transformações na estrutura produtiva no século 20. In: MARQUES, Adhemar; BERUTTI, Flávio; MARQUES, Pedro. História: Ciências Humanas e suas Tecnologias. Coleção Desafio Enem. 1ª edição. Curitiba: Base Editorial, 2012. P. 129. 2012 (Texto publicado em livro didático do Ensino Médio (trecho do artigo Da Rotina à Flexibilidade)).

4.
FRAGA, A. B.. O fordismo: método de racionalização da produção em massa. In: BERUTTI, Flávio. Caminhos do homem: História. Volume 2. Ensino Médio. Curitiba, PR: Base Editorial, 2010. Pp. 86-87. 2010 (Texto publicado em livro didático do Ensino Médio (trecho do artigo Da Rotina à Flexibilidade)).

5.
FRAGA, A. B.. A formação da classe operária. In: Projeto Araribá: História. Obra coletiva. 8º ano. Ensino Fundamental. 3ª edição. São Paulo: Editora Moderna, 2010. P. 80. 2010 (Texto publicado em livro didático do Ens. Fund. (trecho do artigo De substantivo plural a singular)).

6.
FRAGA, A. B.. Da Rotina à Flexibilidade: análise das características do Fordismo fora da indústria 2006 (Artigo publicado no livro eletrônico From Analogue to Digital Fordism. Virginia Tech. Estados Unidos).

7.
FRAGA, A. B.. Resenha de A Escola não é uma empresa: o neo-liberalismo em ataque ao ensino público. CAOS. Revista Eletrônica de Ciências Sociais. , v.1, p.434 - 437 2005 (Resenha).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
FRAGA, A. B.. Avaliador do Programa Nacional do Livro Didático - PNLD 2018 Sociologia. 2017.

2.
FRAGA, A. B.; HAMLIN, C. C. L. ; MACAIRA, J. P. . Analista de Recurso do Programa Nacional do Livro Didático - PNLD 2015 Sociologia. 2014.

Trabalhos técnicos
1.
FRAGA, A. B.. Parecer de artigo para a Revista Espaço Acadêmico, realizado em janeiro. 2018.

2.
FRAGA, A. B.. Parecer de artigo para a Revista Ciências Sociais em Perspectiva, realizado em agosto. 2018.

3.
FRAGA, A. B.. Parecer de artigo para a Revista Espaço Acadêmico, realizado em novembro. 2018.

4.
FRAGA, A. B.. Parecer de artigo para a Revista Em Tese, realizado em dezembro. 2018.

5.
FRAGA, A. B.. Parecer de artigo para a Revista Estudos de Sociologia, realizado em dezembro. 2018.

6.
FRAGA, A. B.. Parecer de artigo para a Revista Café com Sociologia, v. 6, n. 1. 2017.

7.
FRAGA, A. B.. Parecer de artigo para a Revista Três Pontos, v. 13, n. 1. 2017.

8.
FRAGA, A. B.. Parecer de artigo para a Revista Espaço Acadêmico, realizado em julho. 2017.

9.
FRAGA, A. B.. Parecer técnico para o Programa Nacional do Livro Didático - PNLD 2018 Sociologia. 2017.

10.
FRAGA, A. B.. Parecer de artigo para a Revista Espaço Acadêmico, realizado em dezembro. 2017.

11.
FRAGA, A. B.. Parecer de artigo para a Revista Ciências Sociais em Perspectiva, realizado em dezembro. 2017.

12.
FRAGA, A. B.. Parecer de artigo para a Revista Espaço Acadêmico, realizado em maio. 2016.

13.
FRAGA, A. B.. Parecer de artigo para a Revista Somma (IFPI), v. 2, n. 2. 2016.

14.
FRAGA, A. B.. Parecer de artigo para a Revista Café com Sociologia, v. 5, n. 2. 2016.

15.
FRAGA, A. B.. Parecer de artigo para a Revista Ciências Sociais em Perspectiva, realizado em agosto. 2016.

16.
FRAGA, A. B.. Parecer de artigo para a Revista Sociologias Plurais, v. 4, n. 1. 2016.

17.
FRAGA, A. B.. Parecer de artigo para a Revista Em Tese, v. 13, n. 2. 2016.

18.
FRAGA, A. B.. Parecer de artigo para a Revista Espaço Acadêmico, realizado em outubro. 2015.

19.
FRAGA, A. B.. Parecer de artigo para a Revista Cadernos de Campo (USP), v. 24, n. 24. 2015.

20.
FRAGA, A. B.. Parecer de artigo para a Revista Espaço Acadêmico, realizado em janeiro. 2014.

21.
FRAGA, A. B.; HAMLIN, C. C. L. ; MACAIRA, J. P. . Pareceres técnicos para o Programa Nacional do Livro Didático - PNLD 2015 Sociologia. 2014.

22.
FRAGA, A. B.. Parecer de artigo para a Revista Espaço Acadêmico, realizado em janeiro. 2013.

23.
FRAGA, A. B.. Parecer de artigo para a Revista Espaço Acadêmico, realizado em agosto. 2013.

24.
FRAGA, A. B.. Elaboração de itens para testes educacionais do Ensino Médio - Programa FGV Ensino Médio Digital. 2013.

25.
FRAGA, A. B.. Parecer de artigo para a Revista Espaço Acadêmico, realizado em fevereiro. 2012.

26.
FRAGA, A. B.. Parecer de artigo para a Revista Espaço Acadêmico, realizado em setembro. 2012.

27.
FRAGA, A. B.. Parecer de artigo para a Revista Espaço Acadêmico, realizado em maio. 2012.

28.
FRAGA, A. B.. Parecer de artigo para a Revista Espaço Acadêmico, realizado em outubro. 2011.

29.
FRAGA, A. B.. Parecer de artigo para a Revista Espaço Acadêmico, realizado em fevereiro. 2011.

30.
FRAGA, A. B.. Parecer de artigo para a Revista Espaço Acadêmico, realizado em agosto. 2011.

31.
FRAGA, A. B.. Parecer de artigo para a Revista Espaço Acadêmico, realizado em novembro. 2010.

32.
FRAGA, A. B.. Parecer de artigo para a Revista Espaço Acadêmico, realizado em julho. 2009.

33.
FRAGA, A. B.. Parecer de artigo para a Revista Espaço Acadêmico, realizado em dezembro. 2009.

34.
FRAGA, A. B.. Parecer de artigo para a Revista Espaço Acadêmico, realizado em fevereiro. 2009.

35.
FRAGA, A. B.. Parecer de artigo para a Revista Espaço Acadêmico, realizado em julho. 2008.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
FRAGA, A. B.. Revista Isto é, 09 jan/2013, nº. 2251. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
FRAGA, A. B.. Programa Sem Censura, TV Brasil. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

3.
FRAGA, A. B.. Programa Globo News Especial. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

4.
FRAGA, A. B.. Programa 'Bom Dia Feira', com Dilson Barbosa, Rádio Princesa FM. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

5.
FRAGA, A. B.. Portal Terra. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

6.
FRAGA, A. B.. Boletim UFRJ Plural. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

7.
FRAGA, A. B.. Rádio Estadão. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

8.
FRAGA, A. B.. Programa 'Et cetera', TV Aparecida. 2008. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
FRAGA, A. B.. Oficina Pedagógica: Dinâmicas de sala de aula para o ensino de Sociologia. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
FRAGA, A. B.. Grupo de Trabalho Formação de Professores (6º Encontro Estadual de Ensino de Sociologia). 2018. (Coordenação de Grupo de Trabalho).

3.
FRAGA, A. B.. Mesa-redonda III: O campo do ensino de Sociologia no Brasil: um balanço (6º Encontro Estadual de Ensino de Sociologia). 2018. (Mediador de mesa-redonda).

4.
FRAGA, A. B.. Grupo de Trabalho História da disciplina (5º Encontro Estadual de Ensino de Sociologia). 2016. (Coordenação de Grupo de Trabalho).

5.
FRAGA, A. B.. Grupo de Trabalho 1 - Desenvolvimento e Trabalho (V Seminário Fluminense de Sociologia). 2016. (Debatedor de Grupo de Trabalho).

6.
FRAGA, A. B.; MATIOLLI, T. O. L. . Oficina Pedagógica: A Sociologia e a preparação para o ENEM: uma sugestão interdisciplinar para a redação. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
FRAGA, A. B.. Grupo de Trabalho Currículo e Conhecimento (4º Encontro Estadual de Ensino de Sociologia). 2014. (Coordenação de Grupo de Trabalho).

8.
FRAGA, A. B.; MATIOLLI, T. O. L. . Oficina Pedagógica: A Sociologia nos vestibulares e no ENEM: implicações na sala de aula. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
FRAGA, A. B.; FRESNEDA, B. . GT Nova Classe Média - I SEPOCS Rio. 2011. (Debatedor de Grupo de Trabalho).

10.
FRAGA, A. B.; MOURA, D. F. ; MANSUR, M. S. . Mesa Trabalho e Desenvolvimento - III Jornada de Ciências Sociais. 2010. (Debatedor de Mesa).

11.
FRAGA, A. B.. Debate sobre o filme O Corte (Le Couperet, França, 2005) e comunicação sobre o contexto atual do mundo do trabalho (Semana da Calourada de Ciências Sociais). 2009. (Debate de filme e comunicação).

12.
FRAGA, A. B.; PEREIRA, L. B. . Grupo de Trabalho 8 - Sociologia do Trabalho (I Jornada de Ciências Sociais - IFCS/UFRJ). 2008. (Coordenação de Grupo de Trabalho).

13.
FRAGA, A. B.. Mesa ?Trabalho, Conflito e Mobilização? (IX Jornada Interna dos Alunos do PPGSA/IFCS/UFRJ). 2008. (Mediação de Mesa da Jornada).

14.
FRAGA, A. B.. Anais da IX Jornada Interna dos Alunos do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA/IFCS/UFRJ). 2008. (Organizador de Anais de Evento).

15.
PEREIRA, L. B. ; FRAGA, A. B. . Grupo de Trabalho 5 - Sociologia do Trabalho (I Jornada de Ciências Sociais - IFCS/UFRJ). 2008. (Coordenação de Grupo de Trabalho).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
SANTANA, M. A.; FRAGA, A. B.; BRAGA, R.; PESSANHA, E. G. F.. Participação em banca de Carlos Takashi Jardim da Silveira. Dupla função, dupla tensão: vida, trabalho e luta dos(as) rodoviários(as) cariocas no início do século XXI. 2018. Dissertação (Mestrado em Sociologia e Antropologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Teses de doutorado
1.
SCALON, C.; GORDON, C.; FRAGA, A. B.; CAETANO, A. J.; SALATA, A. R.. Participação em banca de Alan Araújo Freitas. Desigualdades de mercado ou diferenças familiares? Da divisão social relativa ao patrimônio elementar. 2018. Tese (Doutorado em Sociologia e Antropologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
SANTANA, M. A.; FRAGA, A. B.; PESSANHA, E. G. F.; ANTUNES, R.; BRAGA, R.; MONTICELLI, T. A.. Participação em banca de Natália Cindra Fonseca. Representação Sindical da Juventude Trabalhadora: o caso das trabalhadoras e dos trabalhadores do comércio e de telecomunicações no Rio de Janeiro. 2018. Tese (Doutorado em Sociologia e Antropologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

3.
FREIRE, L. M. B.; FREIRE, S. M.; FRAGA, A. B.; VELOSO, R. S.; PESSANHA, E. G. F.; BARRETO, C. E. M.. Participação em banca de Juçara Portilho Lins. Metamorfoses do trabalho doméstico remunerado no contexto de mundialização do capital - o caso brasileiro. 2017. Tese (Doutorado em Serviço Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Qualificações de Doutorado
1.
FERREIRA, L. C. M.; SILVEIRA, L.; FRAGA, A. B.; FONTES, P. R. R.. Participação em banca de Tatiane de Oliveira Pinto. O estatuto da 'domesticidade': um estudo sobre trabalhadoras domésticas de Nova Iguaçu, Baixada Fluminense. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em História, Política e Bens Culturais) - Fundação Getúlio Vargas.

Qualificações de Mestrado
1.
SANTANA, M. A.; FRAGA, A. B.; PESSANHA, E. G. F.; KREIN, J. D.. Participação em banca de Mahatma Ramos dos Santos. O sindicalismo e as dinâmicas políticas e sociais no Brasil: o caso da política de valorização do salário mínimo (2003-2016). 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Sociologia e Antropologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
DIAS, S. O. M.; FRAGA, A. B.; VARGAS, H. M.. Participação em banca de Milene Siqueira Vicente. Políticas de inclusão vinculadas à renda e permanência na universidade: o caso do ICHS/UFF. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Administração Pública - PROFIAP) - Universidade Federal Fluminense.

3.
SANTANA, M. A.; FRAGA, A. B.; PESSANHA, E. G. F.; BRAGA, R.. Participação em banca de Carlos Takashi Jardim da Silveira. O Trabalho e a luta de motoristas e cobradoras de ônibus na cidade do Rio de Janeiro: uma pesquisa com rodoviários(as) cariocas em tempos de mudanças. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Sociologia e Antropologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
FRAGA, A. B.; MACAIRA, J. P.; ROSA, A. F. M. N.. Participação em banca de Raquel Marçal da Silva. Percepção da disciplina de Sociologia para os alunos do Primeiro e Terceiro anos do Ensino Médio do Colégio Estadual Jardim Meriti. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Sociologia - CESPEB) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
MACAIRA, J. P.; DESTERRO, F. B.; FRAGA, A. B.. Participação em banca de Carla de Paula Canuto. Usos do livro didático de Sociologia por professores de Xerém, no Município de Duque de Caxias (RJ). 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Sociologia - CESPEB) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

3.
FRAGA, A. B.; EMERIQUE, R. B.; DIAS, S. O. M.. Participação em banca de Michelle Thomé de Moura. A presença da Sociologia nas questões objetivas do ENEM nos anos de 2015, 2016 e 2017. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Sociologia - CESPEB) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

4.
MUANIS, M.; ROSISTOLATO, R.; FRAGA, A. B.. Participação em banca de André Wiliam de Novais da Costa. Perspectivas de futuro de alunos cariocas concluintes do Ensino Médio. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Sociologia - CESPEB) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

5.
FRAGA, A. B.; MACAIRA, J. P.; NUCCI, M. F.. Participação em banca de Romã Duarte Neptune. Gênero e diversidade sexual na disciplina de Sociologia: o uso das categorias no livro didático e por professoras do Colégio Estadual Amaro Cavalcanti. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Sociologia - CESPEB) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

6.
MACAIRA, J. P.; SILVA, S. L. B.; FRAGA, A. B.. Participação em banca de Beatrice Cavalcante Limoeiro. O gênero e a sexualidade como tema da sociologia escolar: uma comparação entre livros didáticos (PNLD 2012 e 2015). 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Sociologia - CESPEB) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

7.
SILVA, M. C. M.; BRITO, F. C. V. S.; FRAGA, A. B.. Participação em banca de Leonardo Jorge Azevedo Ramos. Uma abordagem da fotografia nas aulas de Sociologia de Ensino Médio. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Sociologia - CESPEB) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

8.
PRADO, A. P.; HANDFAS, A.; FRAGA, A. B.. Participação em banca de Aline Barbosa da Silva. A Sociologia no Ensino Médio: o que pensam os estudantes de Duque de Caxias?. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Sociologia - CESPEB) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
HANDFAS, A.; NICODEMOS, A.; FRAGA, A. B.. Concurso para Professor Substituto de Didática e Prática de Ensino de Ciências Sociais. 2017. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Outras participações
1.
FRAGA, A. B.; CARVALHO, A. P.; BARROS, D.; TEIXEIRA, R.. Comissão de Avaliação do melhor pôster apresentado no 6º Encontro Estadual de Ensino de Sociologia. 2018. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
FRAGA, A. B.; FONTES, B. S.; LIMA, V. C.; GUERRIEIRO, L. B.. Comissão de Avaliação do melhor pôster apresentado no 4º Encontro Estadual de Ensino de Sociologia. 2014. Universidade Federal do Rio de Janeiro.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
42º Encontro Anual da ANPOCS.Quem são as diaristas? Uma análise das estruturas legais e culturais na articulação entre trabalho e família. 2018. (Encontro).

2.
6º Encontro Estadual de Ensino de Sociologia.Balanço da produção acadêmica sobre as propostas curriculares para o ensino de sociologia da SEEDUC-RJ. 2018. (Encontro).

3.
IV Jornada de Licenciatura em Ciências Sociais da UFRRJ.Mesa-redonda Ensino de Sociologia e Programas Governamentais. 2018. (Outra).

4.
18º Congresso Brasileiro de Sociologia. Uma crítica à reconstrução da trajetória histórica da Sociologia na educação básica: investigando o chamado período de exclusão. 2017. (Congresso).

5.
XV Encontro Nacional da ABET.Estratégias de articulação entre trabalho produtivo e reprodutivo após a "PEC das Domésticas": realinhamentos entre Estado, mercado e família. 2017. (Encontro).

6.
40º Encontro Anual da ANPOCS.Desigualdade de renda e serviço doméstico: uma análise comparativa internacional. 2016. (Encontro).

7.
5º Encontro Estadual de Ensino de Sociologia.Para além dos marcos legais da Sociologia como disciplina escolar: o caso do curso de madureza ginasial nas décadas de 1960 e 1970. 2016. (Encontro).

8.
17º Congresso Brasileiro de Sociologia. Proporção de mão de obra ocupada no serviço doméstico: explicações sobre essa variação. 2015. (Congresso).

9.
38º Encontro Anual da ANPOCS.PEC das Domésticas: continuidade ou mudança no modelo de care da sociedade brasileira?. 2014. (Encontro).

10.
4º Encontro Estadual de Ensino de Sociologia.A influência das avaliações externas à escola na prática cotidiana das aulas de Sociologia. 2014. (Encontro).

11.
VII Congresso Latino-Americano de Estudos do Trabalho. Trabalho de care no Brasil: o caso das cuidadoras domiciliares polivalentes. 2013. (Congresso).

12.
XVI Congresso Brasileiro de Sociologia. Reações à PEC das Domésticas: uma ocupação posta em debate. 2013. (Congresso).

13.
36º Encontro Anual da ANPOCS.A OIT e o Congresso Nacional na discussão sobre o serviço doméstico remunerado: ampliação ou redução de direitos?. 2012. (Encontro).

14.
3º Encontro Estadual de Ensino de Sociologia.A Sociologia no vestibular: o caminho da legitimidade pelo enquadramento. 2012. (Encontro).

15.
II Seminário dos Estudantes de Pós-Graduação em Ciências Sociais do Estado do Rio de Janeiro - II SEPOCS-Rio.Articulação entre trabalho e família: as estratégias das trabalhadoras domésticas. 2012. (Seminário).

16.
I Seminário dos Estudantes de Pós-Graduação em Ciências Sociais do estado do Rio de Janeiro - I SEPOCS-Rio.Variação na proporção do serviço doméstico: hipóteses explicativas. 2011. (Seminário).

17.
IX RAM - Reunião de Antropologia do Mercosul. Serviço doméstico remunerado no Brasil: como interpretar as novas tendências?. 2011. (Congresso).

18.
XXVIII Congresso Internacional da Associação Latino-Americana de Sociologia. Morte social, suicídio, corpo e pertencimento: entre o psicológico, o biológico e o social. 2011. (Congresso).

19.
2º Encontro Estadual de Ensino de Sociologia.Tornando os alunos pesquisadores: o recurso da pesquisa nas aulas de Sociologia. 2010. (Encontro).

20.
XIV Encontro Regional de História da Anpuh-Rio: Memória e Patrimônio.Os aspectos simbólicos dos uniformes e a exteriorização da identidade. 2010. (Encontro).

21.
XXII Congresso Nacional de Pós-Graduandos. Subgrupos ocupacionais do serviço doméstico: uma comparação quantitativa. 2010. (Congresso).

22.
33º Encontro Anual da ANPOCS.De empregada a diarista: as trabalhadoras domésticas frente às novas configurações do emprego doméstico. 2009. (Encontro).

23.
I Encontro Nacional sobre Ensino de Sociologia na Educação Básica. 2009. (Encontro).

24.
XIV Congresso Brasileiro de Sociologia. De empregada a diarista: precarização do trabalho doméstico remunerado no Rio de Janeiro. 2009. (Congresso).

25.
X Jornada Interna dos Alunos do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da UFRJ.Entre ambiguidades e delimitações: a definição legal de diarista e a questão do trabalho por conta própria. 2009. (Outra).

26.
26ª Reunião Brasileira de Antropologia. Os sentidos do dinheiro no Dia das Mães: consumo e troca em retribuição à vida. 2008. (Congresso).

27.
32º Encontro Anual da ANPOCS. 2008. (Encontro).

28.
Ciclo de palestras Maio de 68: perspectivas libertárias. 2008. (Outra).

29.
Fórum: O Futuro do Emprego Doméstico no Brasil. 2008. (Outra).

30.
I Bienal de Arte, Ciência e Cultura da UEE-RJ.Trabalho doméstico remunerado no Rio de Janeiro: percurso e mudanças. 2008. (Outra).

31.
I Encontro Estadual de Ensino de Sociologia.O ensino de Sociologia na educação básica: análise e sugestões. 2008. (Encontro).

32.
III Seminário do Núcleo Interdisciplinar de Estudos Migratórios (NIEM).Fluxos migratórios e emprego doméstico no Brasil. 2008. (Seminário).

33.
II Semana de Integração Acadêmica do CFCH.As duas faces do trabalho: produção e reprodução. 2008. (Outra).

34.
IX Jornada Interna dos Alunos do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da UFRJ.Empregada doméstica: invisível e/ou quase membro da família?. 2008. (Outra).

35.
Jornada Nacional de Iniciação Científica. 60ª Reunião da SBPC.Emprego Doméstico na Sociedade Brasileira: Análise Histórico-Sociológica. 2008. (Outra).

36.
Seminário Internacional Velhos e Novos Direitos do Trabalho. Diálogo Brasil-Itália.. 2008. (Seminário).

37.
Vinte Anos de Constituição Cidadã no Brasil: avanços, limites e perspectivas para o mundo do trabalho no século XXI. 2008. (Seminário).

38.
III Seminário Interno de Licenciaturas. 2007. (Seminário).

39.
Oficina Pedagógica de Ciências Sociais, intitulada O uso do cinema no ensino de Sociologia. 2007. (Oficina).

40.
Seminário Internacional Mercado de Trabalho e Gênero: Comparações Brasil-França. 2007. (Seminário).

41.
Seminário Velhos e novos Direitos do Trabalho no Brasil. 2007. (Seminário).

42.
XIII Congresso Brasileiro de Sociologia. A profissão de empregada doméstica e a sua trajetória no Brasil: metamorfoses de uma ocupação. 2007. (Congresso).

43.
XXIX Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural da UFRJ.Sociologia no Ensino Médio: a Construção da Relação Aluno-Disciplina. 2007. (Outra).

44.
XXIX Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural da UFRJ.A Trajetória do Trabalho Doméstico Remunerado no Brasil e Suas Implicações Sociológicas. 2007. (Outra).

45.
XXIX Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural da UFRJ.O Método da Economia Política e o Censo do CFCH. 2007. (Outra).

46.
VII Jornada de Pesquisadores em Ciências Humanas do CFCH.A dupla jornada de estudo: os universitários em meio a seus dois cursos superiores. 2006. (Outra).

47.
XXVIII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural da UFRJ.Empregada Doméstica: a Relação Empregatícia em Questão. 2006. (Outra).

48.
XXVIII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural da UFRJ.A Construção do Pensamento Científico do Universitário Face ao Pensamento Religioso em uma Perspectiva Sociológica. 2006. (Outra).

49.
XXVIII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural da UFRJ.Grupos Associativos Estudantis: a Trajetória Individual e o Ambiente Coletivo na Formação Superior. 2006. (Outra).

50.
II Seminário de Sociologia da Cultura e da Imagem. 2005. (Seminário).

51.
I Semana de Religião ? Religião e Multiculturalismo. 2005. (Outra).

52.
IV Sessão do Fórum Ação e Reflexão ? Políticas Públicas de Educação. 2005. (Outra).

53.
Mesa Redonda "Povos Indígenas no Brasil: um olhar sobre a saúde, nutrição e educação". 2005. (Outra).

54.
XXVII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural da UFRJ.Jogo de Alternativas: a influência dos fatores sócio-econômicos nas escolhas dos cursos de graduação na Universidade Federal do Rio de Janeiro. 2005. (Outra).

55.
Seminário Nacional "Dois Anos de Políticas de Cotas: balanço e perspectivas". 2004. (Seminário).

56.
XXVI Jornada de Iniciação Científica, Artística e Cultural da UFRJ.Vila Residencial dos Funcionários da UFRJ: um estudo comparativo das funções e relações estabelecidas entre a Vila e a UFRJ no passado e no presente. 2004. (Outra).

57.
Mostra de vídeo e Ciclo de debates Imagens de Juventudes-Gênero, Sexualidade e Violência. 2003. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FRAGA, A. B.. Comissão Organizadora do 6º Encontro Estadual de Ensino de Sociologia. 2018. (Outro).

2.
FRAGA, A. B.. Equipe organizadora do XV Encontro Nacional da Associação Brasileira de Estudos do Trabalho. 2017. (Congresso).

3.
FRAGA, A. B.. Comissão Organizadora do 5º Encontro Estadual de Ensino de Sociologia. 2016. (Outro).

4.
FRAGA, A. B.. Comissão Organizadora do 4º Encontro Estadual de Ensino de Sociologia. 2014. (Outro).

5.
FRAGA, A. B.; BITAR, N. P. ; FREITAS, L. F. ; LAGE, G. C. ; LEÃO, L. T. S. ; RODRIGUES JUNIOR, N. ; GRINER, A. ; DUARTE, T. L. ; CORDEIRO, M. C. ; BARBIERI, R. J. O. . IX Jornada Interna dos Alunos do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da UFRJ. 2008. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Mahatma Ramos dos Santos. O sindicalismo e as dinâmicas políticas e sociais no Brasil: o caso da política de valorização do salário mínimo (2003-2016). Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Sociologia e Antropologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Coorientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Carlos Takashi Jardim da Silveira. Dupla função, dupla tensão: vida, trabalho e luta dos(as) rodoviários(as) cariocas no início do século XXI. 2018. Dissertação (Mestrado em Sociologia e Antropologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Alexandre Barbosa Fraga.

Tese de doutorado
1.
Natália Cindra Fonseca. Representação Sindical da Juventude Trabalhadora: o caso das trabalhadoras e dos trabalhadores do comércio e de telecomunicações no Rio de Janeiro. 2018. Tese (Doutorado em Sociologia e Antropologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Alexandre Barbosa Fraga.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Romã Duarte Neptune. Gênero e diversidade sexual na disciplina de Sociologia: o uso das categorias no livro didático e por professoras do Colégio Estadual Amaro Cavalcanti. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Sociologia - CESPEB) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Alexandre Barbosa Fraga.

2.
Raquel Marçal da Silva. Percepção da disciplina de Sociologia para os alunos do Primeiro e Terceiro anos do Ensino Médio do Colégio Estadual Jardim Meriti. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Sociologia - CESPEB) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Alexandre Barbosa Fraga.

3.
Michelle Thomé de Moura. A presença da Sociologia nas questões objetivas do ENEM nos anos de 2015, 2016 e 2017. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Sociologia - CESPEB) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Alexandre Barbosa Fraga.

Iniciação científica
1.
Yasmim Motta de Aquino. Trabalho, trabalhadores e regime ditatorial: a experiência brasileira (1964-1985). 2018. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Alexandre Barbosa Fraga.

2.
Julia Barbosa de Aguiar Garcia. Trabalho, trabalhadores e regime ditatorial: a experiência brasileira (1964-1985). 2018. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Alexandre Barbosa Fraga.



Outras informações relevantes


1 - Integrante do Núcleo de Estudos Trabalho e Sociedade - NETS/UFRJ, coordenado por Marco Aurélio Santana, e Pesquisador Associado do Centro de Estudos Internacionais sobre Governo da UFRGS, no grupo Políticas para Família, Gênero e Geração. 

2 - Associate Member of the International Network on Leave Policies & Research. 

3 - Aprovação em Concursos Públicos: Aprovado no Processo Seletivo para Professor substituto de Sociologia do Departamento de Saúde Coletiva da UNIRIO. Classificação: 1º lugar (2017). Aprovado no Processo Seletivo para Professor substituto do setor de Didática Especial e Prática de Ensino de Ciências Sociais da Faculdade de Educação da UFRJ. Classificação: 2º lugar (2013). Aprovado no Concurso Público para o cargo de Professor Docente I de Sociologia do quadro permanente da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (2012). Aprovado no Concurso Público para o cargo de Professor de Sociologia da Educação Básica do quadro permanente da Fundação de Apoio à Escola Técnica ? FAETEC. Classificação: 21º lugar (2011). Aprovado no Processo Seletivo para Professor substituto do setor de Didática Especial e Prática de Ensino de Ciências Sociais da Faculdade de Educação da UFRJ. Classificação: 2º lugar (2009). 

4 - Recebi o Prêmio Joaquim Gomes de Souza pela pesquisa "A Trajetória do Trabalho Doméstico Remunerado no Brasil e suas Implicações Sociológicas", considerada o melhor trabalho do CFCH na XXIX Jornada de Iniciação Científica da UFRJ de 2007.



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