Lillian Auguste Bruns Carneiro

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  • Última atualização do currículo em 11/06/2018


Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pesquisadora do LaPEADE - Laboratório de Pesquisa, Estudos e Apoio à Participação e à Diversidade em Educação ? FE/UFRJ, participando da pesquisa: Construindo culturas, desenvolvendo políticas e orquestrando práticas de inclusão no cotidiano escolar. Mestre em Educação, Especialista em Psicopegadogia; Docência do Ensino Superior; Tecnologias Educacionais; Design Instrucional e em Educação a Distânica Atua como Supervisora Pedagógica na Fundação Osório, instituição federal de ensino, vinculada ao Ministério da Defesa. Entre suas atividades nesta instituição, organiza e fomenta encontros entre os profissionais sob sua orientação, cujo temas de debate versam sobre a inclusão em educação, processos de aprendizagem e facilitadores da inclusão escolar de alunos que experimentam as mais diferentes barreiras à aprendizagem e à participação. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Lillian Auguste Bruns Carneiro
Nome em citações bibliográficas
CARNEIRO, L. A. B.;CARNEIRO, LILLIAN AUGUSTE BRUNS


Formação acadêmica/titulação


2008 - 2010
Mestrado em Educação.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: A professora primária e as operações de valorização/desvalorização profissional nos anos 1920-30,Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Libânia Nacif Xavier.
Palavras-chave: história da educação; professora primária; profissão docente.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História.
Setores de atividade: Educação.
2011 - 2012
Especialização em Tecnologias Educacionais. (Carga Horária: 360h).
Universidade Candido Mendes, UCAM, Brasil.
Título: NOVAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS PARA ANTIGOS PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM.
Orientador: Profª Drª Mary Sue Carvalho Pereira.
2006 - 2007
Especialização em Docência Superior. (Carga Horária: 360h).
Universidade Candido Mendes, UCAM, Brasil.
Título: Professores e Tempos escolares: estamos preparados para ver a Escola de uma outra maneira? (título provisório).
Orientador: Profª Mary Sue.
2001 - 2002
Especialização em Supervisão Escolar. (Carga Horária: 360h).
Universidade Candido Mendes, UCAM, Brasil.
Título: Supervisão Educacional: novos paradigmas para uma prática reflexiva.
Orientador: Diva Nereida Machado Maranhão.
2000 - 2000
Especialização em Psicopedagogia. (Carga Horária: 360h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Professor: aquele que aprende ensinando.
Orientador: Profª Marly Sauan Pelosi.
1985 - 1989
Graduação em Pedagogia.
Universidade Santa Úrsula, USU, Brasil.




Formação Complementar


2012 - 2012
Gestão de Educação Especial na Perspectiva da Educ. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2011 - 2011
Cenários e Modalidades EAD. (Carga horária: 50h).
Interpraxis Educação, I E, Brasil.
2011 - 2011
Teoria e Prática do Design Instrucional. (Carga horária: 50h).
Livre Docência Tecnologia Educacional, LDTE, Brasil.


Atuação Profissional



Fundação Osório, FUNDAÇÃO OSÓRIO, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Supervisor Pedagógico, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

1999 - 2000
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: pesquisador convidado, Enquadramento Funcional: sem esquadramento funcional, Carga horária: 16
Outras informações
Participo da pesquisa Construindo Culturas, Desenvolvendo Políticas e Orquestrando Práticas de Inclusão No Cotidiano Escolar, ligada ao laboratório LaPEADE/UFRJ


Colégio São Paulo, CSP, Brasil.
Vínculo institucional

1988 - 1993
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 25


Colégio Th Bar-ilan, CTHBI, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 1998
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 25



Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Inclusão em Educação.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
1SANTOS, MÔNICA PEREIRA DOS2014SANTOS, MÔNICA PEREIRA DOS ; NASCIMENTO, ALLINE GONÇALVES DO ; MOTTA, EVANIR DA ROCHA ; CARNEIRO, LILLIAN AUGUSTE BRUNS . O index para a inclusão como instrumento de pesquisa: uma análise crítica. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 20, p. 485-496, 2014.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CARNEIRO, L. A. B.. Aspectos da cosntrução do mita da valorização/desvalorização da professora primária (1920-1930). In: IXCIHELA, 2009, Rio de Janeiro. Educaçao, Autonomia e Identidades na America Latina. Rio de Janeiro: Quartet Editora, 2009. v. 1. p. 1-15.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CARNEIRO, L. A. B.. A professora primária e os discursos autorizados nos anos de 1920-1930. In: II Encontro de História da Educação do Estado do Rio de Janeiro (II EHEd-RJ), 2010, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos do II Encontro de História da Educação do Estado do Rio de Janeiro (II EHEd-RJ. Rio de Janeiro, 2010. v. 1. p. 1-1.

Apresentações de Trabalho
1.
SANTOS, Monica Pereira ; CARNEIRO, L. A. B. ; SANTOS, A. N. ; GONCALVES, S. H. . A perspectiva Omnilética: reflexões sobre Inclusão em educação em uma escola municipal do Rio de Janeiro.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
CARNEIRO, L. A. B.; SANTOS, Monica Pereira . O CURRÍCULO COMO DISPOSITIVO DE PROMOÇÃO DA INCLUSÃO: RELATO DE UM ESTUDO DE CASO. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
CARNEIRO, L. A. B.. A professora primária nos discursos autorizados (1920-30). 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
CARNEIRO, L. A. B.. Aspectos do mito da valorização/desvalorização da professora primária (1920-30). 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Demais tipos de produção técnica
1.
CARNEIRO, L. A. B.; LAGO, M. . : ?INDEX PARA A INCLUSÃO?: UMA ABORDAGEM INSTITUCIONAL PARA A INCLUSÃO EM EDUCAÇÃO.. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
SANTOS, Monica Pereira ; CARNEIRO, L. A. B. . ?INDEX PARA A INCLUSÃO?: Uma abordagem institucional para a inclusão em educação. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas




Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
CARNEIRO, L. A. B.; Sonia Gumarães Gomes; CRUZ, A. C.. Admissão de Professores Permantes da Fundação Osório. 2013. Fundação Osório.

2.
Sonia Gumarães Gomes; CARNEIRO, L. A. B.; CRUZ, A. C.. Admissão de Professores Permanentes Da Fundação Osório. 2005. Fundação Osório.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Simpósio sobre Ensino de Didática do LEPED. 2012. (Simpósio).

2.
AS REDES EDUCACIONAIS E AS TECNOLOGIAS. 2011. (Seminário).

3.
II IEHED- RJ. A professora primária nos discursos autorizados (1920-30). 2010. (Congresso).

4.
IXCIHELA. Aspectos da cosntrução do mita da valorização/desvalorização da professora primária (1920-1930). 2009. (Congresso).

5.
A Busca de Caminhos para avaliar. 2005. (Encontro).

6.
Educação Inclusiva: alterando paradigmas. 2005. (Seminário).

7.
TDAH Uma abordagem interdisciplinar. 2003. (Seminário).

8.
Educação e Progresso. 2001. (Seminário).

9.
Escola em Questão: Desafios para o Educador. 2001. (Seminário).

10.
I Seminário de Educação. 1989. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SANTOS, Monica Pereira ; CARNEIRO, L. A. B. . Seminário Internacional Inclusão em Educação: Universidade e Participação 3. 2013. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
ALLINE DO NASCIMENTO DOS SANTOS. REFLEXÃO SOBRE AS BARREIRAS PARA INCLUSÃO DO PROFESSOR. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Lillian Auguste Bruns Carneiro.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Andréa Cristina Oliveira Duarte de Souza. Família e estratégias de escolarização: a escolha do curso de Pedagogia por três moradoras da Baixada Fluminense. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Lillian Auguste Bruns Carneiro.



Educação e Popularização de C & T



Cursos de curta duração ministrados
1.
SANTOS, Monica Pereira ; CARNEIRO, L. A. B. . ?INDEX PARA A INCLUSÃO?: Uma abordagem institucional para a inclusão em educação. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).




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