Douglas Hiura Longo

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2330056441170767
  • Última atualização do currículo em 10/06/2015


Possui graduação em Ciência da Computaçâo pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó(2009). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Software. (Texto gerado automaticamente pela aplicação CVLattes)


Identificação


Nome
Douglas Hiura Longo
Nome em citações bibliográficas
LONGO, Douglas Hiura


Formação acadêmica/titulação


2013
Mestrado em andamento em Ciências da Computação.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil. Orientador: Patrícia Vilain.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação / Especialidade: Engenharia de Software.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação / Especialidade: Sistemas de Informação.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação / Especialidade: Banco de Dados.
2008
Graduação em andamento em Ciência da Computação.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2005 - 2009
Graduação em Ciência da Computaçâo.
Universidade Comunitária da Região de Chapecó, UNOCHAPECO, Brasil.
Título: FRAMEWORK-Je: UM PROTÓTIPO DE FRAMEWORK PARA APLICAÇÕES J2SE E J2EE.
Orientador: Sediane Carmem Lunardi Hernandes / Cristiano Agosti.




Formação Complementar


2012 - 2012
Gerenciametno de Projetos (segundo ...PMI). (Carga horária: 40h).
Universidade Comunitária da Região de Chapecó, UNOCHAPECO, Brasil.
2007 - 2007
Curso De Linguagem De Programação Em Delphi 7.0. (Carga horária: 40h).
Universidade Comunitária da Região de Chapecó, UNOCHAPECO, Brasil.
2006 - 2006
CAPACITAÇÃO EM GESTÃO E LIDERANÇA DA NEGOCIAÇÃO. (Carga horária: 16h).
Universidade Comunitária da Região de Chapecó, UNOCHAPECO, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Analista de Sistema, Carga horária: 20


Universidade Comunitária da Região de Chapecó, UNOCHAPECO, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2007
Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 20



Projetos de pesquisa


2010 - Atual
Elaboração de Metodologia para Acompanhamento e Avaliação dos cursos técnicos do Sistema e-Tec Brasil
Descrição: Este projeto, elaborado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), trata do acompanhamento e avaliação dos cursos oferecidos pelo Sistema Escola Técnica Aberta do Brasil (e-Tec Brasil). O Sistema e-Tec Brasil foi instituído pelo Decreto nº 6301 de 12/12/2007, com vistas ao desenvolvimento da educação profissional técnica na modalidade de educação a distância, com a finalidade de ampliar a oferta e democratizar o acesso a cursos técnicos de nível médio, públicos e gratuitos no País. No Art. 7 estabelece que o MEC coordenará a implantação, o acompanhamento, a supervisão e a avaliação dos cursos e-Tec Brasil. Anteriormente à oficialização do e-Tec Brasil foi realizado o I Seminário de Ensino Técnico a Distância, na UFPR/Curitiba, de 4 a 6 de junho de 2007. Desse evento resultou um documento oferecendo subsídios para a elaboração de diretrizes para o ensino técnico profissional na modalidade a distância. Afirma que todo processo de avaliação da EaD deve ter o objetivo de assegurar a qualidade do curso e que deve considerar os diferentes níveis de avaliação: avaliação institucional, avaliação dos cursos, avaliação de aprendizagem, curricular, dos docentes e dos alunos, conforme proposto no Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES). A abrangência do e-Tec Brasil se dá em 21 Unidades da Federação com a oferta de 165 projetos de cursos técnicos profissionalizantes, iniciados em 2008. Esses projetos encontravam-se no Edital de Seleção n 1/2007/SEED/SETEC/MEC. Conforme o Diário Oficial da União n 41 de 29 de fevereiro de 2008, o MEC tornou público a pré-seleção de projetos vinculados a 288 municípios e após a avaliação in loco foram indicadas as escolas que deveriam iniciar seus cursos. Diante deste panorama, o MEC solicitou á Universidade Federal de Santa Catarina que elaborasse uma proposta de projeto visando o acompanhamento e a avaliação dos cursos buscando assegurar a qualidade do ensino Técnico oferecido pelo Sistema e-Tec Brasil....
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2005 - 2007
Aplicação de Redes Neurais no diagnóstico mamográfico

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Cristiano Agosti em 19/06/2013.
Descrição: A mamografia é a técnica radiológica mais utilizada no processo de detecção precoce do câncer de mama. A análise de imagens mamográficas é realizada por um médico radiologista que avalia a extura do tecido interno da mama e, posteriormente, apresenta um diagnóstico. Neste artigo será descrita a aplicação de redes neurais artificiais para auxiliar no diagnóstico mamográfico e também a utilização de algoritmos de processamento de imagens, a fim de melhorar a informação visual referente a nódulos encontrados em exames de mamografia. No processamento de imagens, foram testados o detector de Canny e filtros inteligentes baseados em redes neurais. Os testes de processamento de imagens foram realizados com apoio de ferramentas anteriormente desenvolvidas por profissionais da área tecnológica. Constatou-se que o detector de Canny apresentou resultados mais significativos na detecção de bordas em imagens de mamografia do que os filtros inteligentes. Um protótipo foi implementado utilizando uma rede neural de múltiplas camadas e o algoritmo de treinamento "backpropagation". O protótipo recebe informações sobre fatores de risco e características relevantes da imagem mamográfica a ser avaliada e apresenta, como resultado, uma classificação baseada na padronização BI-RADS. O desenvolvimento da pesquisa foi acompanhado por profissionais da área médica (oncologista e radiologista). . Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Douglas Hiura Longo - Integrante / Clarice Salete Bays - Integrante / Marcelo Moreno - Integrante / Juniomar J. O. Dias - Integrante / Cristiano Agosti - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Software.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Programação.


Idiomas


Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Livros publicados/organizados ou edições
1.
CISLAGHI, R. ; NASSAR, S. M. ; MASANAO, O. ; PACHECO, A. S. V ; WILGES, B. ; GONCALVES, W. ; LONGO, Douglas Hiura . SAAS: um sistema de acompanhamento e avaliação de cursos para suporte à gestão e docência. 1. ed. UFSC, 2014.

2.
CISLAGHI, R. ; NASSAR, S. M. ; WILGES, B. ; MASANAO, O. ; GONCALVES, W. ; LONGO, Douglas Hiura . SAAS e-Tec: Sistema de acompanhamento e avaliação dos cursos do e-tec Brasil: relatório das avaliações em 2011.2 - 2012.1 - 2012.2.. 1. ed. , 2013.

3.
CISLAGHI, R. ; NASSAR, S. M. ; MASANAO, O. ; CATAPAN, A. H. ; PACHECO, A. S. V ; WILGES, B. ; GONCALVES, W. ; LONGO, Douglas Hiura . Relatório avaliativo de cursos e polos: Sistema de Acompanhamento e Avaliação dos Cursos do e-Tec Brasil em 2012. 1. ed. UFSC, 2013.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
LONGO, Douglas Hiura; VILAIN, P. . Creating User Scenarios through User Interaction Diagrams by Non-Technical Customers. In: The 27th International Conference on Software Engineering and Knowledge Engineering, 2015, Pittsburgh. Proceedings of the International Conference on Software Engineering and Knowledge Engineering, 2015.

2.
CISLAGHI, R. ; WILGES, B. ; NASSAR, S. M. ; LONGO, Douglas Hiura ; MATEUS, G. P. . Avaliação de polos sob uma perspectiva georreferenciada. In: ESUD 2014 XI Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância. In: ESUD 2014 XI Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância, 2014, Florianópolis. ESUD 2014 XI Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância, 2014.

3.
CISLAGHI, R. ; WILGES, B. ; GONCALVES, W. ; MASANAO, O. ; LONGO, Douglas Hiura ; ; RITZMANN, I. G . Um modelo de avaliação de cursos tendo como referência o SINAES. In: Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância,, 2013, Belém. Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância, 2013.

4.
RAVANELLO, C. T. ; BEE, M. E. T. ; LONGO, Douglas Hiura ; HERBERT, D. M. ; JACOSKI, C. A. ; PEREIRA, M. T. T. . Criação de uma base de informações limnológicas dos principais afluentes da bacia hidrográfica do Alto Rio Uruguai, SC. In: XIII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, 2007, Florianópolis. XIII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, 2007. p. 3521-3528.

Artigos aceitos para publicação
1.
LONGO, Douglas Hiura; WILGES, B. ; VILAIN, P. ; CISLAGHI, R. . Fixture Setup through Object Notation for Implicit Test Fixtures. Journal of Computer Science, 2015.


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
LONGO, Douglas Hiura. Software para determinar Area de inspeção SIF (Frigorifico Aurora Quilombo). 2006.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I SEMINÁRIO SUL-BRASILEIRO DE INOVAÇÃO E TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA. 2009. (Seminário).

2.
9 Fórum Internacional Software Livre. 2008. (Outra).

3.
Dia Da Computação e Sistemas De Informação "O Mercado de software; modelo para melhoria de desenvolvimento de software e MPS.Br". 2008. (Outra).

4.
NANOTECNOLOGIA: Impactos no ambiente, segurança e saúde do trabalho. 2008. (Seminário).

5.
8 Fórum Internacional Software Livre. 2007. (Outra).

6.
Dia Da Computação e Sistemas De Informação "Novas tecnologias de redes de computadores". 2007. (Outra).

7.
Dia Da Computação e Sistemas De Informação "Sistemas Microsiga". 2007. (Outra).

8.
Maratona Da Programação. Programação. 2007. (Olimpíada).

9.
XIII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto.Criação de uma base de informações limnológicas dos principais afluentes da bacia hidrográfica do Alto Rio Uruguai, SC. 2007. (Simpósio).

10.
7º Fórum Internacional Software Livre 19, 20, 21 e 22 de Abril de 2006 Porto Alegre, RS, Brasil. 2006. (Congresso).

11.
Dia Da Computação e Sistemas De Informação "Software Livre Postgresql". 2006. (Outra).

12.
Dia da Computação. 2005. (Outra).

13.
Dia da Computação II. 2005. (Outra).

14.
Dia da Computação III. 2005. (Outra).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/12/2018 às 4:13:04