Guilherme José Aragao Barbosa

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5811351713277740
  • Última atualização do currículo em 25/01/2018


Graduado em Administração de Empresas pela FOCCA - Faculdade de Olinda, Especialista em Gestão de Marketing pela Universidade Federal Rural de Pernambuco- UFRPE e Mestre em Gestão Empresarial pela Faculdade Boa Viagem. Atualmente é Professor do Curso de Administração - Faculdade SENAC, Professor do Curso de Gastronomia - Faculdade SENAC, foi professor e coordenador do Curso de Administração da Faculdade Integrada de Pernambuco ? FACIPE, Coordenador do Núcleo de Estágio e Empregabilidade da Facipe, professor do MBA em Gestão de Recursos Humanos da Facipe, Professor do Curso de Pós-Graduação em Comércio Exterior da Faculdade de Ciências Humanas - Esuda, Foi Professor do Curso Relações Internacionais - Faculdade DAMAS, Foi Gerente Regional de Vendas do Grupo Votorantim e Chefe do Departamento de Comércio Exterior do Grupo Gerdau no Nordeste. Desenvolve pesquisas em Administração, Marketing e Comércio Exterior. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Guilherme José Aragao Barbosa
Nome em citações bibliográficas
ARAGÃO-BARBOSA, G. J.

Endereço


Endereço Profissional
Faculdade Integrada de Pernambuco.
Rua José Osório, 76
Madalena
50610-280 - Recife, PE - Brasil
Telefone: (081) 30738877
URL da Homepage: guilherme.aragao@facipe.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2014
Mestrado profissional em MESTRADO PROFISSIONAL EM GESTÃO EMPRESARIAL.
Associação Educacional Boa Viagem, AEBV, Brasil.
Título: Perfil e Comportamento de Compras Online de Usuários do Facebook., Ano de Obtenção: 2014.
Orientador: Olímpio José de Arroxelas Galvão.
Setores de atividade: Comércio varejista.
2002 - 2003
Especialização em Administração com Habilitação em Marketing. (Carga Horária: 368h).
Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.
Título: Marketing de Relacionamento como determinante de uma atividade empreendedora que utiliza o sistema de marketing de rede.
Orientador: Regina Maria Lopes da Silva.
1989 - 1992
Graduação em Administração de Empresas.
Focca - Faculdade de Olinda, FOCCA, Brasil.




Formação Complementar


2016 - 2106
Mídias Sociais. (Carga horária: 7h).
CREATIVE BIZZ, CB, Brasil.
2013 - 2103
Extensão universitária em Programa de Formação continuada Docente-PFCD. (Carga horária: 32h).
Faculdade Integrada de Pernambuco, FACIPE, Brasil.
2014 - 2014
Extensão universitária em Programa de Formação continuada Docente-PFCD. (Carga horária: 21h).
Faculdade Integrada de Pernambuco, FACIPE, Brasil.
2014 - 2014
Extensão universitária em Capacitação currículo por competência. (Carga horária: 12h).
Faculdade Integrada de Pernambuco, FACIPE, Brasil.
2014 - 2014
Extensão universitária em Programa de Formação continuada Docente-PFCD. (Carga horária: 12h).
Faculdade Integrada de Pernambuco, FACIPE, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em Programa de Formação continuada Docente-PFCD. (Carga horária: 4h).
Faculdade Integrada de Pernambuco, FACIPE, Brasil.
2013 - 2013
Referenciais educacionais do SEBRAE. (Carga horária: 16h).
Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Recife, SEBRAE/PE, Brasil.
2013 - 2013
EMPRETEC. (Carga horária: 60h).
Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Recife, SEBRAE/PE, Brasil.


Atuação Profissional



Faculdade Integrada de Pernambuco, FACIPE, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2018
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenador de Estágio colocação profissional, Carga horária: 32
Outras informações
Coordenador Geral do Núcleo de Estágio e Colocação Profissional na Faculdade Integrada de Pernambuco - FACIPE

Vínculo institucional

2004 - 2018
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2006 - 2009
Vínculo: Coordenador de Curso, Enquadramento Funcional: Coordenador de Curso, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 16
Outras informações
Professor do Curso de Especialização em Cosmetologia ministrando a disciplina Aspectos logísticos comerciais e financeiros.

Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 2
Outras informações
Professor da Disciplina Marketing turístico no curso de Turismo.

Atividades

04/2004 - Atual
Ensino, Administração com habilitação em marketing, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teoria geral da administração
Administração contemporânea
Administração de vendas
Marketing global
Gestão da qualidade
Comportamento do consumidor
Administração Mercadológica I e II
07/2006 - 07/2009
Direção e administração, Curso de Administração, .

Cargo ou função
Cargo administrativo.
03/2009 - 03/2009
Ensino, Pós-Graduação em Docência Educacional e Org. Escol, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Motivação, inovação e criatividade na educação - pólo Carpina
03/2009 - 03/2009
Ensino, Pós-Graduação em Docência Educacional e Org. Escol, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Motivação, inovação e criatividade na educação - Pólo Ferreiro
03/2009 - 03/2009
Ensino, Pós-Graduação em Docência Educacional e Org. Escol, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Motivação, inovação e criatividade na educação - Pólo Nazaré da Mata
08/2007 - 08/2007
Ensino, Pós-Graduação em Cosmetologia, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Aspectos Logísticos, Comerciais, Administrativos e Financeiros
02/2006 - 06/2006
Ensino, Turismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Marketing Turístico

Faculdade SENAC-PE, SENAC-PE, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 16

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor universitário, Carga horária: 20
Outras informações
Ministrou a disciplina Marketing e Assessoria em Eventos no Curso de Especialização em Produção e Gerenciamento de Eventos, com carga horária de 32 horas.

Atividades

02/2010 - Atual
Ensino, Gastronomia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Gestão estratégica de negócios
08/2009 - Atual
Ensino, Administração de Empresas com ênfase em comércio, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estratégias Internacionais
Administração de Marketinhg
Câmbio

Faculdade de Ciências Humanas Esuda, ESUDA, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - Atual
Vínculo: Prestação de serviço, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10
Outras informações
Professor do curso de Especialização em Comércio Exterior na disciplina de Pagamentos Internacionais e Câmbio.

Atividades

11/2008 - Atual
Ensino, Especialização em Comércio Exterior, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Pagamentos Internacionais e Câmbio

FACULDADE PERNAMBUCANA, FAPE, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2006
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Celetista, Carga horária: 8

Atividades

02/2004 - 12/2006
Ensino, Administrtação em Comércio Exterior, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teoria e prática cambial
Tópicos especiais de comércio exterior
Sistemas de comércio exterior

Faculdade Damas, DAMAS, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 6

Atividades

08/2008 - 07/2010
Ensino, Relações Internacionais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Acordos de Cooperação Internacional
Comércio Exterior Brasileiro
Marketing Internacional

GRUPO ATUAL DE EDUCAÇÃO, GRUPO ATUAL, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2004
Vínculo: Assessor de Marketing, Enquadramento Funcional: Prestação de Serviço, Carga horária: 8


GRUPO GERDAU S/A, GERDAU, Brasil.
Vínculo institucional

1988 - 1994
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Celetista, Carga horária: 44
Outras informações
Chefe de Administração de Exportação


GRUPO VOTORANTIM, VOTORANTIM, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 1998
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Celetista, Carga horária: 44
Outras informações
Supervisor Regional de Vendas



Projetos de extensão


2016 - 2016
FEIRA DE ESTÁGIO E EMPREGABILIDADE
Descrição: A iniciativa é voltada para jovens e propõe orientar sobre boas alternativas para entrar no mercado de trabalho e conseguir a primeira experiência profissional. A programação compreende palestras com a participação de representantes de oito empresas dos ramos da construção, indústria, advocacia e química, como Conic Construtora, Moura Dubeux, Pernambuco Construtora, Grupo Moura Baterias, BRF (BR Foods), Frutuoso Advogados e Hapvida, que também ofertarão vagas de estágio e empregos..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (30) .
Integrantes: Guilherme José Aragao Barbosa - Coordenador.
2014 - 2014
FEIRA DE NEGÓCIOS INTERNACIONAIS
Descrição: Pesquisar os vários mercados globais apresentando suas características culturais, gastronômicas, econômicas, jurídicas e sociológicas..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (50) .
Integrantes: Guilherme José Aragao Barbosa - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Marketing.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Setores Específicos/Especialidade: Comércio exterior.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Gestão educacional.


Produções



Produção bibliográfica
Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
ARAGÃO-BARBOSA, G. J.. GESTÃO EDUCACIONAL: da prática fragmentada para uma prática coletiva. In: XII CONGRESSO INTERNACIONAL DE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO, 2014, Recife. XII CONGRESSO INTERNACIONAL DE TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO. Recife: FECOMÉRCIO PE, 2014. v. 1. p. 1-15.

Apresentações de Trabalho
1.
ARAGÃO-BARBOSA, G. J.. Estágio: uma oportunidade de aproximação com o mercado. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
ARAGÃO-BARBOSA, G. J.. GESTÃO EDUCACIONAL: da prática fragmentada para uma prática coletiva. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
ARAGÃO-BARBOSA, G. J.. A Administração Participativa no Atual Modelo de Gestão das Empresas Contemporâneas.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
ARAGÃO-BARBOSA, G. J.. II ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
ARAGÃO-BARBOSA, G. J.. Curso de Internacionalização de Empresas 2005 (Curso de Extensão).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
ARAGÃO-BARBOSA, G. J.. NÚCLEO DE ESTÁGIO E COLOCAÇÃO PROFISSIONAL. 2016.

2.
ARAGÃO-BARBOSA, G. J.. NÚCLEO DE ESTÁGIO E COLOCAÇÃO PROFISSIONAL. 2015.

3.
ARAGÃO-BARBOSA, G. J.. NÚCLEO DE ESTÁGIO E COLOCAÇÃO PROFISSIONAL. 2014.

4.
ARAGÃO-BARBOSA, G. J.. NÚCLEO DE ESTÁGIO E COLOCAÇÃO PROFISSIONAL. 2013.

5.
ARAGÃO-BARBOSA, G. J.. VISITA TÉCNICA AO PORTO DE SUAPE E AO TECON. 2010.


Demais tipos de produção técnica
1.
ARAGÃO-BARBOSA, G. J.. Protagonismo Administrativo-Pedagógico (Identidade Institucional) - FACIPE Carreira. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
ARAGÃO-BARBOSA, G. J.. Internacionalização de Empresas. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
NASCIMENTO, S. G. M. V.; PEREIRA, S. A. S.; ARAGÃO-BARBOSA, G. J.. Participação em banca de Flávia Martins; Renata Rodrigues de Olveira. A influência digital do marketing nas microempresas: estudo de caso, loucas para casar chocolatier. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão de Negócios) - Faculdade SENAC-PE.

2.
NASCIMENTO, S. G. M. V.; MONTEIRO, F. G. L. A.; ARAGÃO-BARBOSA, G. J.. Participação em banca de Roberta Raíssa Sales Mégda de Almeida. Plano de marketing do blog armário da vida da vida real: definição de estratégias de crescimento para alcance de novos seguidores e aumento no número de anunciantes. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão de Negócios) - Faculdade SENAC-PE.

3.
NASCIMENTO, S. G. M. V.; SALES FILHO, E. G.; ARAGÃO-BARBOSA, G. J.. Participação em banca de Ione Maria da Cruz Ramos. Plano de negócio Coffeway Buffet Corporativo. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Produção e Gerenciamento de Eventos) - Faculdade SENAC-PE.

4.
NASCIMENTO, S. G. M. V.; LIMA, C. V. F. M.; ARAGÃO-BARBOSA, G. J.. Participação em banca de Iris Fernanda Gomes deFarias. A captação de recursos e a sustentabilidade financeira em eventos: um estudo de caso sobre o bloco os irresponsáveis. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Produção e Gerenciamento de Eventos) - Faculdade SENAC-PE.

5.
NASCIMENTO, S. G. M. V.; SALES FILHO, E. G.; ARAGÃO-BARBOSA, G. J.. Participação em banca de Jéssika Maria Nascimento de Lima e Maria Natália B. de Souza. Um dia com Clowns: um projeto acerca da influência de ações sociais no processo educacional. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Produção e Gerenciamento de Eventos) - Faculdade SENAC-PE.

6.
NASCIMENTO, S. G. M. V.; ARAGÃO-BARBOSA, G. J.; LUSTOSA, R. L. T.. Participação em banca de Maria Carolina de Medeiros Gonçalves. Meio Santo Restaurante. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização de Gestão em Gastronomia) - Faculdade SENAC-PE.

7.
NASCIMENTO, S. G. M. V.; ALMEIDA, S. A. B.; ARAGÃO-BARBOSA, G. J.. Participação em banca de Maristela Lacerda Lima e Vanessa Andreia Heráclio Teixeira. Plus Ti. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão de Negócios) - Faculdade SENAC-PE.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
ALMEIDA, S. A. B.; LUCENA, A. P. C.; ARAGÃO-BARBOSA, G. J.. Participação em banca de Arthur Antonio de Souza.Pesquisa de clima organizacional: um enfoque empírico nos setores administrativo, de almoxarifado e PCO da empresa NORSA em Recife -PE. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas com ênfase em comércio) - Faculdade SENAC-PE.

2.
LUCENA, A. P. C.; ALMEIDA, S. A. B.; ARAGÃO-BARBOSA, G. J.. Participação em banca de Lays Maria da Silva Nogueira.Marketing digital: uso do instagram como ferramenta de marketing digital -estudo de caso na empresa MUMA comércio de móveis. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas com ênfase em comércio) - Faculdade SENAC-PE.

3.
FIGUEIRA, P. B. A. C.; LUCENA, A. P. C.; ARAGÃO-BARBOSA, G. J.. Participação em banca de André Felipe Pnho Gadelha.Estratégia de marketing na rede social: comunicação estratégica viabilizada pelo Facebook - um estudo de caso na empresa Chocolateria. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas com ênfase em comércio) - Faculdade SENAC-PE.

4.
AMORIM, A. A.; LUCENA, A. P. C.; ARAGÃO-BARBOSA, G. J.. Participação em banca de Claudia Giseli da Silva.Endomarketing como estratégia para a melhoria da prestação de serviços em equipamentos culturais públicos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas com ênfase em comércio) - Faculdade SENAC-PE.

5.
FIGUEIRA, P. B. A. C.; AMORIM, A. A.; ARAGÃO-BARBOSA, G. J.. Participação em banca de Daniel Alves Fittipaldi.Verificação do posicionamento da marca como ferramenta estratégica para consolidação da microempresa granja da mata. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas com ênfase em comércio) - Faculdade SENAC-PE.

6.
LUCENA, A. P. C.; ARAGÃO-BARBOSA, G. J.; ALMEIDA, S. A. B.. Participação em banca de Mirlene Alves da Silva.Marketing como estratégia para produzir o seminário internacional de crítica teatral: estudo de caso de uma empresa da cidade do Recife. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas com ênfase em comércio) - Faculdade SENAC-PE.

7.
LUCENA, A. P. C.; ARAGÃO-BARBOSA, G. J.; ALMEIDA, S. A. B.. Participação em banca de Andrea Amanda França de Medeiros.Gestão de talentos da atração a retenção: um estudo de caso em uma empresa de tecnologia do Recife. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas com ênfase em comércio) - Faculdade SENAC-PE.

8.
LUCENA, A. P. C.; ARAGÃO-BARBOSA, G. J.; ALMEIDA, S. A. B.. Participação em banca de Daniela Coimbra do Nascimento.O poder do Instragan para o marketing de relacionamento: um estudo de caso da marca Melissa. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas com ênfase em comércio) - Faculdade SENAC-PE.

9.
LUCENA, A. P. C.; ARAGÃO-BARBOSA, G. J.; ALMEIDA, S. A. B.. Participação em banca de José magno Santos Dias.Redes sociais e o marketing de relacionamento: um estudo de caso na empresa Spotify Brasil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas com ênfase em comércio) - Faculdade SENAC-PE.

10.
LUCENA, A. P. C.; ARAGÃO-BARBOSA, G. J.; ALMEIDA, S. A. B.. Participação em banca de Kamila Santana dos Santos.Estratégias de marketing de relacionamento: um estudo de caso em uma empresa de tecnologia no Recife-PE. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas com ênfase em comércio) - Faculdade SENAC-PE.

11.
ARAGÃO-BARBOSA, G. J.; FALCAO, C. S.; LUCENA, A. P. C.; BARROS, M. A. M.; ALMEIDA, S. A. B.. Participação em banca de Jussara Xavier de Albuquerque.Marketing digital e a rede Facebook. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas com ênfase em comércio) - Faculdade SENAC-PE.

12.
ARAGÃO-BARBOSA, G. J.. Participação em banca de Márcio de B. e S. Filho; José Euflosino da S. Filho.Atendimento com qualidade: projeto de capacitação para os profissionais que atuam no serviço receptor no aeroporto internacional guararapes Gilberto Freire. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração com habilitação em marketing) - Faculdade Integrada de Pernambuco.

13.
ARAGÃO-BARBOSA, G. J.. Participação em banca de Jaqueline da S. Santos, Jailma M. C. Santana e Simone M. Amo.Serviços. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração com habilitação em marketing) - Faculdade Integrada de Pernambuco.

14.
ARAGÃO-BARBOSA, G. J.. Participação em banca de Maria Aparecida D. de Amorim, Rosiane M. da S. Santos, Vanes.O poder da marca PAULUS. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração com habilitação em marketing) - Faculdade Integrada de Pernambuco.

15.
ARAGÃO-BARBOSA, G. J.. Participação em banca de Diego F. Gomes, Carlos André A. de Oliveira, Suami do N.Mídia digital JC online - comunicação instatânea acessível a todos. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração com habilitação em marketing) - Faculdade Integrada de Pernambuco.

16.
ARAGÃO-BARBOSA, G. J.. Participação em banca de Carla T. A. Batista, Marluce D. Barbosa, Elisângela F. dos A.Para uns preconceitos, para outros, negócios : o alto padrão de consumo gay. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração com habilitação em marketing) - Faculdade Integrada de Pernambuco.

17.
ARAGÃO-BARBOSA, G. J.. Participação em banca de Felipe H. P. Benevides, Juarez L. de M. Filho, Naiara M. de.Os prazeres e desprazeres do trabalho: uma reflexão acadêmica sobre as pessoas e suas relações com o laboral. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração com habilitação em marketing) - Faculdade Integrada de Pernambuco.

18.
ARAGÃO-BARBOSA, G. J.. Participação em banca de Luciana de M. bione Barbosa e Cristiano Gonçalves de Aquino.Compro, logo existo: uma investigação acadêmica sobre o consumo. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração com habilitação em marketing) - Faculdade Integrada de Pernambuco.

19.
ARAGÃO-BARBOSA, G. J.. Participação em banca de Mônica M. de Oliveira, Patrícia S. da Silva e Cynthia F. G..Don't ask, don't tell. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração com habilitação em marketing) - Faculdade Integrada de Pernambuco.

20.
ARAGÃO-BARBOSA, G. J.. Participação em banca de Fernanda M. G. Buonafina e Roberta P. F. de Souza.Mulheres na liderança das organizações. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração com habilitação em marketing) - Faculdade Integrada de Pernambuco.

21.
ARAGÃO-BARBOSA, G. J.. Participação em banca de Isabel Aleixo, Ivanessa Sobral, Nadja M. da Silva e Silvana.Embalagem. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração com habilitação em marketing) - Faculdade Integrada de Pernambuco.

22.
ARAGÃO-BARBOSA, G. J.. Participação em banca de Gleice W. G. C. Campo; Wilza A. Lira e Thiago J. E. de Lima.Tudo passa, a marca fica: um estudo de caso de marcas próprias na rede de farmácias Pague Menos. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração com habilitação em marketing) - Faculdade Integrada de Pernambuco.

23.
ARAGÃO-BARBOSA, G. J.. Participação em banca de Josiane Lima; Janaína Andrade; Rubiana Meira; Karine Menezes.Poluição visual: uma questão ética ou estética da propaganda. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração com habilitação em marketing) - Faculdade Integrada de Pernambuco.

24.
ARAGÃO-BARBOSA, G. J.. Participação em banca de Darla dos Anjos; Rachel Araújo e Sérgio Arruda.Brincadeira ou não? A metodologia aplicada pelo profissional de recreação e lazer em diferentes ambientes do segmento turístico. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração com habilitação em marketing) - Faculdade Integrada de Pernambuco.

25.
ARAGÃO-BARBOSA, G. J.. Participação em banca de Shirley Cardoso e Luciete Araújo.Mulheres são de vênus, homens são de marte. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração com habilitação em marketing) - Faculdade Integrada de Pernambuco.

26.
ARAGÃO-BARBOSA, G. J.. Participação em banca de Márcio Thalles Alves e Geydso G. de Menezes.Marcas. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração com habilitação em marketing) - Faculdade Integrada de Pernambuco.

27.
ARAGÃO-BARBOSA, G. J.. Participação em banca de Silmeres Vieira; Danilo Silva; Ricardo Santos; Rafaela Silva.Merchandising e Dermacid - íntimos no PDV: um estudo de caso do sabonete íntimo Dermacid. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração com habilitação em marketing) - Faculdade Integrada de Pernambuco.

28.
ARAGÃO-BARBOSA, G. J.. Participação em banca de Helen Araújo; Hugo Santos; Gleydson Silva; Juliana Lima.Famílias plurais: uma análise mercadológica para as novas configurações familiares. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração com habilitação em marketing) - Faculdade Integrada de Pernambuco.

29.
ARAGÃO-BARBOSA, G. J.. Participação em banca de Débora Oliveira; Sônia Pessoa; Juliana Silva; Renata Marinho.De meias a gravatas e produtos de beleza: a influência do merchandising no comportamento de compra do consumidor maculino. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração com habilitação em marketing) - Faculdade Integrada de Pernambuco.

30.
ARAGÃO-BARBOSA, G. J.. Participação em banca de Critiani Marcucci; Maria Vanessa Santos; Patrícia Chagas.Pink media: análise do discurso da propaganda para o público gay nas diversas mídias. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração com habilitação em marketing) - Faculdade Integrada de Pernambuco.

31.
ARAGÃO-BARBOSA, G. J.. Participação em banca de Andrezza Silvestre; Hugo Lima e Natália Gomes.Olinda quero cantar - análise da comunicação das marcas em grandes eventos: um estudo de caso do carnaval de Olinda. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração com habilitação em marketing) - Faculdade Integrada de Pernambuco.

32.
ARAGÃO-BARBOSA, G. J.. Participação em banca de Nivaldo Filho; Alexandre Veloso; Alda Medeiros;Grasiele Cruz.A escolha perfeita: a influência da embalagem na compra do produto pelo público infantil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração com habilitação em marketing) - Faculdade Integrada de Pernambuco.

33.
ARAGÃO-BARBOSA, G. J.. Participação em banca de Fernanda Oliveira; Valdenice Souza.Vitarela a mais mais: uma análise do marketing estratégico da marca no mercado nordestino. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Integrada de Pernambuco.

34.
ARAGÃO-BARBOSA, G. J.. Participação em banca de Valéria Silva;Karina Silva;Janaína Nascimento;Vanessa Silva.O marketing de relacionamento como diferencial para conquistar e manter clientes. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Integrada de Pernambuco.

35.
ARAGÃO-BARBOSA, G. J.. Participação em banca de Elisângela Silva; Júlia Mariano; Juliana Souza.Marcas próprias em supermercados: uma oportunidade para conquistar clientes. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Integrada de Pernambuco.

36.
ARAGÃO-BARBOSA, G. J.. Participação em banca de Cecília Nunes; Cíntia Santos; Ana Silva; Rebeca Albuquerque.Paraíso hedônico: mulheres brasileiras, exóticas e sensuais aos olhos do mundo. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Integrada de Pernambuco.

37.
ARAGÃO-BARBOSA, G. J.. Participação em banca de CássiaNascimento;MeyryanneOliveira;NatianaNascimento;Thamire.A oitava cor do arcoíris: administrção de imagem de candidatos homosexuais em entrevistas de seleção em ambiente organizacional. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Integrada de Pernambuco.

38.
ARAGÃO-BARBOSA, G. J.. Participação em banca de Antonia Vias; Gilberto Gomes; Simone Miquiles.Contribuições da liderança situacional para o desenvolvimento das organizações. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Integrada de Pernambuco.

39.
ARAGÃO-BARBOSA, G. J.. Participação em banca de Anna Vanessa Oliveira N. de Paula.Publicidade espontânea da coca-cola no orkut: uma análise das relações entre o consumidor adolescente e a marca. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Marketing) - Escola Superior de Marketing.

40.
ARAGÃO-BARBOSA, G. J.. Participação em banca de Gustavo D. Barbosa e Maria Carolina L. Braga.Desenvolvimento de campanha publicitária para agência de propaganda. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Marketing) - Escola Superior de Marketing.

41.
ARAGÃO-BARBOSA, G. J.. Participação em banca de Pyêtro Rodrigues de Souza Nunes.A evolução midiática da marca Olinda como cidade do carnaval. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Marketing) - Escola Superior de Marketing.

42.
ARAGÃO-BARBOSA, G. J.. Participação em banca de Karoline G. da Rocha Silva.Catálogos da moda: a influência do figurino nas propagandas setor. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Marketing) - Escola Superior de Marketing.

43.
ARAGÃO-BARBOSA, G. J.. Participação em banca de Luis Guilherme R. Silva e Márcio F. dos Santos.Marketing esportivo: ética e compromisso social. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração com habilitação em marketing) - Faculdade Integrada de Pernambuco.

44.
ARAGÃO-BARBOSA, G. J.. Participação em banca de Eduardo Souza; Rafael Arão; Eugênio Neto; José Lima.Fidelização e captação de clientes nas lojas próprias do Banco Bonsucesso SA: agência Recife. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração com habilitação em marketing) - Faculdade Integrada de Pernambuco.

45.
ARAGÃO-BARBOSA, G. J.. Participação em banca de Hosana Nascimento; Eliedja Queiroz; Carla Ferreira.A influência do design de embalagens na decisão de compra do consumidor infantil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração com habilitação em marketing) - Faculdade Integrada de Pernambuco.

46.
ARAGÃO-BARBOSA, G. J.. Participação em banca de FelicianoLopez;JulianiLindoso;Luanna Ribeiro;Murilo Feitosa.Gestão administrativa na empresa: um estudo de caso sobre liderança na Toyolex filial Recife. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração com habilitação em marketing) - Faculdade Integrada de Pernambuco.

47.
ARAGÃO-BARBOSA, G. J.. Participação em banca de Adriano Lopes; Bruna Gomes; Felipe Magalhães;Livia Souza.Endomarketing: satisfação do cliente interno, sucesso nacional - O Boticário. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração com habilitação em marketing) - Faculdade Integrada de Pernambuco.

48.
ARAGÃO-BARBOSA, G. J.. Participação em banca de Laila Macedo;Laura Lima;Schoemberg Araújo;Sandra Silva.Jardim Botânico do Recife: uma alternativa para o ecoturismo na cidade. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração com habilitação em marketing) - Faculdade Integrada de Pernambuco.

49.
ARAGÃO-BARBOSA, G. J.. Participação em banca de Ukia Machado;Tatiane Martins;Icleia Freitas;Cleia Moura; Mir.Eventos: fonte de desenvolvimento do turismo de negócios em Pernambuco. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração com habilitação em marketing) - Faculdade Integrada de Pernambuco.

50.
ARAGÃO-BARBOSA, G. J.. Participação em banca de Isabelle C. T. de Albuquerque e Janecleide Maria Gonçalves.Eventos sem fronteiras: um estudo de caso do Villa Hípica. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração com habilitação em marketing) - Faculdade Integrada de Pernambuco.

51.
Silva, J. R. F. da; ARAGÃO-BARBOSA, G. J.; SILVA, S. C. M.. Participação em banca de Geórgia Leite Grngeiro Tavares.O comportamento do consumidor: a casa própria como objeto de desejo. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração com habilitação em marketing) - Faculdade Integrada de Pernambuco.

52.
Silva, J. R. F. da; ARAGÃO-BARBOSA, G. J.; SILVA, S. C. M.. Participação em banca de Adriana Ferreira Valentim e Simone Patrícia A. T. de Brito.Comportamento do consumidor: mulher e suas motivações de compra. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração com habilitação em marketing) - Faculdade Integrada de Pernambuco.

53.
Silva, J. R. F. da; ARAGÃO-BARBOSA, G. J.; BANDEIRA, K. M.. Participação em banca de Cileide Maria Ribeiro Calixto e Kleber Carrilho dos Santos.Marketing de serviços customiza para criar valor para o cliente: o estudo de caso da Báchus. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração com habilitação em marketing) - Faculdade Integrada de Pernambuco.

54.
DIAS, C. M.; ARAGÃO-BARBOSA, G. J.; MELO, M. C. C.. Participação em banca de Andréa Karla Rodrigues da Silva e Fernando José dos Santos.A evolução da propaganda: a arte de persuadir. 2008 - Faculdade Integrada de Pernambuco.

55.
ARAGÃO-BARBOSA, G. J.; DIAS, C. M.; MELO, M. C. C.. Participação em banca de Bruno Henrique Cirne de Azevedo Martins.A qualidade no atendimento como diferencial em vendas: um estudo de caso na Impact Veículo Ltda. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração com habilitação em marketing) - Faculdade Integrada de Pernambuco.

56.
DIAS, C. M.; ARAGÃO-BARBOSA, G. J.; MELO, M. C. C.. Participação em banca de Leandro Pessoa Clemente da Silva.A importância do atendimento personalizado para terceira idade: estratégias utilizadas por instituições bancárias do Estado de Pernambuco. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração com habilitação em marketing) - Faculdade Integrada de Pernambuco.

57.
ARAGÃO-BARBOSA, G. J.; Silva, J. R. F. da; ALBUQUERQUE, E. R.. Participação em banca de Maria Augusta de Freitas Anselmo.Satisfação do cliente: como torná-lo diferenciado no atendimento. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração com habilitação em marketing) - Faculdade Integrada de Pernambuco.

58.
ARAGÃO-BARBOSA, G. J.; Silva, J. R. F. da; MELO, R. C.. Participação em banca de Caio Márcio Albuquerque e David Gurgel Diniz.A importância da logística como estratégia competitiva: um estudo de caso da empresa Melo Distribuidora de Peças Ltda. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração com habilitação em marketing) - Faculdade Integrada de Pernambuco.

59.
Santos, P. P. P. de O.; ARAGÃO-BARBOSA, G. J.; FRANCA, S. B.. Participação em banca de Danielle Lacerda Campos e Débora Goggin dos Santos.A visão de futuro hoje . Açoes de marketing sócioambiental no ABN-AMRO Bank - Real: um estudo de caso. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração com habilitação em marketing) - Faculdade Integrada de Pernambuco.

60.
ARAGÃO-BARBOSA, G. J.; COSTA, M. T.; MENDES, M. L. M.. Participação em banca de Cilene Maria do Livramento de Ataíde e Danielle R. Coelho.O impacto do estresse no trabalho: um estudo bibliográfico. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração com habilitação em marketing) - Faculdade Integrada de Pernambuco.

61.
ARAGÃO-BARBOSA, G. J.. Participação em banca de Elaine Cristina da Silva Souza.Responsabilidade social no século XXI: um estudo de caso dos primeiros passos de um dos programas de sustentabilidade social do Instituto Wall Mart. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração com habilitação em marketing) - Faculdade Integrada de Pernambuco.

62.
Santos, P. P. P. de O.; ARAGÃO-BARBOSA, G. J.. Participação em banca de Ana Carolina Amorim e Isabella Maria B. Pinto.A influência da marca para o consumidor contemporâneo: um estudo de caso da evolução da marca Havaianas. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração com habilitação em marketing) - Faculdade Integrada de Pernambuco.

63.
Silva, J. R. F. da; ARAGÃO-BARBOSA, G. J.. Participação em banca de Ana Karina de Souza.Endocomunicação: a utilização do endomarketing como meio de minimizar os gaps da comunicação interna organizacional. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração com habilitação em marketing) - Faculdade Integrada de Pernambuco.

64.
Silva, J. R. F. da; ARAGÃO-BARBOSA, G. J.. Participação em banca de Edvalmir José dos Santos.O merchandising e a layoutização de loja de varejo: a influência sobre o comportamento do consumidor. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração com habilitação em marketing) - Faculdade Integrada de Pernambuco.

65.
Vocht, M. C. de; ARAGÃO-BARBOSA, G. J.. Participação em banca de Alanna Cristina de Oliveira Sampaio e Sidney José da Silva.Motivação em uma organização pública: um estudo de caso na grande Recife Consórcio de Transporte. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração com habilitação em marketing) - Faculdade Integrada de Pernambuco.

66.
Santos, P. P. P. de O.; ARAGÃO-BARBOSA, G. J.. Participação em banca de Erick Chaves do N. Cunegundes e Hallyson L. Carneiro.Skol beats: a lembrança da marca por meio dessa estratégia de Marketing Cultural. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração com habilitação em marketing) - Faculdade Integrada de Pernambuco.

67.
Santos, P. P. P. de O.; ARAGÃO-BARBOSA, G. J.. Participação em banca de Thiago Ramos de Azevedo e Natália M. C. Muniz.Comunicação interna e endomarketing: o funcionário como primeiro cliente. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração com habilitação em marketing) - Faculdade Integrada de Pernambuco.

68.
NASCIMENTO, R. C. S. do; ARAGÃO-BARBOSA, G. J.. Participação em banca de José Ubiratan L. do NAscimento e Daniel Francisco Wanderley.A influência da propaganda fast food: no consumo de hambúrguer pelo público infantil. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração com habilitação em marketing) - Faculdade Integrada de Pernambuco.

69.
NASCIMENTO, R. C. S. do; ARAGÃO-BARBOSA, G. J.. Participação em banca de Evânia Maria da Silva.O neuromarketing e sua utilização nas estratégias de marketing das agências de publicidade do grande Recife. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração com habilitação em marketing) - Faculdade Integrada de Pernambuco.

70.
Silva, J. R. F. da; ARAGÃO-BARBOSA, G. J.. Participação em banca de Lidiane Christine F. Braga e Luciana Cabral da Silva.Motivação: o combustível para o desenvolvimento pessoal nas organizações. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração com habilitação em marketing) - Faculdade Integrada de Pernambuco.

71.
Silva, J. R. F. da; ARAGÃO-BARBOSA, G. J.. Participação em banca de Carlos Eduardo Ferreira da Cunha.Merchandizing: estratégia para atrair o público infantil em supermercados. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração com habilitação em marketing) - Faculdade Integrada de Pernambuco.

72.
BRITO, C. de S.; ARAGÃO-BARBOSA, G. J.. Participação em banca de Emanuela Lins de Santana.As dimensões da responsabilidade social e a sua utilização como estratégia de marketing. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração com habilitação em marketing) - Faculdade Integrada de Pernambuco.

73.
ARAGÃO-BARBOSA, G. J.; Vocht, M. C. de; Araújo, B. M. de. Participação em banca de Joelson L. Campos da Silva e Valdejane de O. Ferreira.Processo de fidelização de clientes: as estratégias das empresas para atrair clientes e vender seus produtos e serviços. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Integrada de Pernambuco.

74.
ARAGÃO-BARBOSA, G. J.; Silva, J. R. F. da; Silva, E. A. da. Participação em banca de Cláudia Sanderly dos Santos Lima e Hilda G. da Silva.Marketing de relacionamento como determinante na fidelização de cliente em uma instituição de ensino na cidade do Recife. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração com habilitação em marketing) - Faculdade Integrada de Pernambuco.

75.
DIAS, C. M.; ARAGÃO-BARBOSA, G. J.; Silva, E. A. da. Participação em banca de Tatiana Maria da Silva.A magia do reino do consumidor infantil: a influência da criança na decisão de compra. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Integrada de Pernambuco.

76.
Santos, P. P. P. de O.; ARAGÃO-BARBOSA, G. J.; Silva, E. A. da. Participação em banca de Breno Emmanuel Ramalho da Costa e Romero A. da Rocha.Gestão de marca no cenário corporativo: uma análise das ações de branding no engarrafamento Pitu Ltda. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Integrada de Pernambuco.

77.
Santos, P. P. P. de O.; ARAGÃO-BARBOSA, G. J.; Silva, E. A. da. Participação em banca de Aline Silva Aguiar e Lúcia Rafaela Luíz Lippo.A terceirização do telemarketing no grande Recife: o caso provider. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração com habilitação em marketing) - Faculdade Integrada de Pernambuco.

78.
ARAGÃO-BARBOSA, G. J.; Santos, P. P. P. de O.; Araújo, B. M. de. Participação em banca de Carlos Augusto F. Lins e Maria augusta C. C. de Melo.Comunicação dentro das empresas de mídia impressa: a importância da informação no ambiente de trabalho. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Integrada de Pernambuco.

79.
ARAGÃO-BARBOSA, G. J.; Santos, P. P. P. de O.; Araújo, B. M. de. Participação em banca de Denival José de Araújo e Sérgio Cezar M. Alves.Sistema toyota de produção: troca rápida de ferramentas - TRF. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Integrada de Pernambuco.

80.
Parente, H. T.; ARAGÃO-BARBOSA, G. J.; Silva, T. L. e. Participação em banca de Fernando André Melo e Shirley Cordeiro do Nascimento.Qualidade em serviços no atendimento ao cliente. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração com habilitação em marketing) - Faculdade Integrada de Pernambuco.

81.
ARAGÃO-BARBOSA, G. J.. Participação em banca de Ana Maria Reinaux.Qualidade no atendimento: estudo de caso na AACD. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração com habilitação em marketing) - Faculdade Integrada de Pernambuco.

82.
ARAGÃO-BARBOSA, G. J.. Participação em banca de Eloy Marques Braga.Merchandising e promoção de vendas. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração com habilitação em marketing) - Faculdade Integrada de Pernambuco.

83.
ARAGÃO-BARBOSA, G. J.. Participação em banca de Ana Karenine Sá Carvalho e Wilka de Assis Galvão.A importância das estratégias de Marketing. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração com habilitação em marketing) - Faculdade Integrada de Pernambuco.

84.
ARAGÃO-BARBOSA, G. J.. Participação em banca de Luciana de Carvalho Serpa e Jaqueline Alves de Albuquerque.A importância do setor administrativo financeiro. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração com habilitação em marketing) - Faculdade Integrada de Pernambuco.

85.
ARAGÃO-BARBOSA, G. J.. Participação em banca de Ana Paula Rodrigues da Silva.As principais dificuldades de investimentos em propaganda. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração com habilitação em marketing) - Faculdade Integrada de Pernambuco.

86.
ARAGÃO-BARBOSA, G. J.. Participação em banca de Elba conceição Costa Gomes.A percepção feminina sobre sensualidade. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração com habilitação em marketing) - Faculdade Integrada de Pernambuco.

87.
ARAGÃO-BARBOSA, G. J.. Participação em banca de André Diniz Marques.A internet como ferramenta de comunicação. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração com habilitação em marketing) - Faculdade Integrada de Pernambuco.

88.
ARAGÃO-BARBOSA, G. J.. Participação em banca de Cláudio José de Paiva e Marcela dos Santos Temoteo.Qualidade nas organizações: análise dos benefícios obtidos por uma empresa através de investimentos na qualidade. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração com habilitação em marketing) - Faculdade Integrada de Pernambuco.

89.
ARAGÃO-BARBOSA, G. J.. Participação em banca de José de Arimatéia Barreto.O atendimento nas gôndolas dos supermercados: processo de precificação em um supermercado da cidade do Recife. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração com habilitação em marketing) - Faculdade Integrada de Pernambuco.

90.
ARAGÃO-BARBOSA, G. J.. Participação em banca de Maria Aparecida Leuthier.Fidelização de clientes no supermercado Arco-íris. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração com habilitação em marketing) - Faculdade Integrada de Pernambuco.

91.
ARAGÃO-BARBOSA, G. J.. Participação em banca de Karla Regina Macedo e Valéria Jordão de Andrade.Cultura Organizacional: diversidade como diferencial das empresas e a implantação da sua prática. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Geral) - Faculdade Integrada de Pernambuco.

92.
ARAGÃO-BARBOSA, G. J.. Participação em banca de Giselle Tavares Girão.Marketing em microempresas: um estudo de caso em um restaurante japonês na cidade do Recife. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Geral) - Faculdade Integrada de Pernambuco.

93.
ARAGÃO-BARBOSA, G. J.. Participação em banca de Frederico José Galindo e Adelson Luiz de Moura Correia.Marcas próprias no mercado varejista. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Geral) - Faculdade Integrada de Pernambuco.

94.
ARAGÃO-BARBOSA, G. J.. Participação em banca de Kleber Barbosa Brasil.E-learning: a aliança entre a internet e ensino à distância em prol dos cursos de Administração. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Geral) - Faculdade Integrada de Pernambuco.

95.
ARAGÃO-BARBOSA, G. J.. Participação em banca de Odacia M. de VAsconcelos e Maria das Graças Oliveira.Marketing na contrução civil: a utilização da tecnologia nas campanhas publicitárias. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Geral) - Faculdade Integrada de Pernambuco.

96.
ARAGÃO-BARBOSA, G. J.. Participação em banca de Alessandro Barbosa Martins de Souza.Lidderança e gestão organizacional. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Geral) - Faculdade Integrada de Pernambuco.

97.
ARAGÃO-BARBOSA, G. J.. Participação em banca de Jurandir Alexandre Nogueira Júnior.Implantação do programa 5 S's na Escola Técnica Regional. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Geral) - Faculdade Integrada de Pernambuco.

98.
ARAGÃO-BARBOSA, G. J.. Participação em banca de Manoel Virgínio Nogueira Filho e Geórgia A. F. de L. Ferraz.Marketing de relacionamento: o caso da Kaiser na região Metropolitana do Recife. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração com habilitação em marketing) - Faculdade Integrada de Pernambuco.

99.
ARAGÃO-BARBOSA, G. J.. Participação em banca de Marcello Nunes de Freitas e silvana Albuquerque de Araújo.Auditoria da qualidade como ferramenta para melhoria contínua dos serviços e processos nas organizações. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Geral) - Faculdade Integrada de Pernambuco.

100.
ARAGÃO-BARBOSA, G. J.. Participação em banca de Maria Janice de Oliveira Sá e Sônia Maria Viana G. Oliveira.Qualidade dos serviços terceirizados: vantagens e desvantagens. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Geral) - Faculdade Integrada de Pernambuco.

101.
ARAGÃO-BARBOSA, G. J.. Participação em banca de Marconi Nobre dos Santos e Wellington P. da Silva Brito.Análise da qualidade no atendimento: estudo de caso em um restaurante no grande Recife. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Geral) - Faculdade Integrada de Pernambuco.

102.
ARAGÃO-BARBOSA, G. J.. Participação em banca de Ana Cecília maciel Rocha e Valéria OLiveira de Araújo.Análise da qualidade no atendimento em uma Academia de Ginástica a partir da percepçãp de seus clientes externos. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Geral) - Faculdade Integrada de Pernambuco.

103.
ARAGÃO-BARBOSA, G. J.. Participação em banca de Maria Gracineide Alves Fernandes Coelho.Análise do sistema de informação no acompanhamento de metas. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Geral) - Faculdade Integrada de Pernambuco.

104.
ARAGÃO-BARBOSA, G. J.. Participação em banca de Edilce Alves Duarte e Ilanei Claúdia A. Cavalcanti Silva.Qualidade no atendimento: estudo de caso do call center da Celpe. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Geral) - Faculdade Integrada de Pernambuco.

105.
ARAGÃO-BARBOSA, G. J.. Participação em banca de Edneyde Ferraz.Marketing de Relacionamento: a utilização do CRM no Call Center da Disnove. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração com habilitação em marketing) - Faculdade Integrada de Pernambuco.

106.
ARAGÃO-BARBOSA, G. J.. Participação em banca de Charlene Santos.Qualidade no serviço de atendimento ao público no Tribunal Regional Federal da 5ª Região. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração com habilitação em marketing) - Faculdade Integrada de Pernambuco.

107.
ARAGÃO-BARBOSA, G. J.. Participação em banca de Adriana Furtuoso.Auditoria da qualidade como ferramenta para melhoria contínua dos serviços e processos nas Organizações. 2005 - Faculdade Integrada de Pernambuco.

108.
ARAGÃO-BARBOSA, G. J.. Participação em banca de Andréia Furtuoso.Propaganda: a simbologia sedutora deste forte componente do marketing. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração com habilitação em marketing) - Faculdade Integrada de Pernambuco.

109.
ARAGÃO-BARBOSA, G. J.. Participação em banca de Érico Barbosa.O atendimento nas gôndolas dos supermercados: processo de precificação em um supermercado na cidade do Recife. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração com habilitação em marketing) - Faculdade Integrada de Pernambuco.

110.
ARAGÃO-BARBOSA, G. J.. Participação em banca de Andréa Vieira.A Internet como ferramenta de comunicação: o caso da Loréal Brasil. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração com habilitação em marketing) - Faculdade Integrada de Pernambuco.

111.
ARAGÃO-BARBOSA, G. J.. Participação em banca de Cledevilson R. Gomes, Carlos Eduardo, et al..Sistemas integrados de gestão empresarial - implementação de sistema ERP na fábrica de móveis Valox Ltda.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - FACULDADE PERNAMBUCANA.

112.
ARAGÃO-BARBOSA, G. J.. Participação em banca de Antonio Eduardo M. de Nóbrega, Glaustony Túlio Melo et al..Segurança da informação - estudo de caso - Shopping Recife. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - FACULDADE PERNAMBUCANA.

113.
ARAGÃO-BARBOSA, G. J.. Participação em banca de Danielle de M. Souto, Diana C. de Oliveira, Isabelly et al..Gestão de pessoas com foco na divisão de saúde e bem-estar no trabalho no caso da Companhia hidrelétrica do São Francisco. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - FACULDADE PERNAMBUCANA.

114.
ARAGÃO-BARBOSA, G. J.. Participação em banca de Alexandre Arruda, Cláudia J. Nascimento, et al..Qualidade no atendimento ao consumidor: um estudo de caso da empresa Grandelar. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administrtação em Comércio Exterior) - FACULDADE PERNAMBUCANA.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
ARAGÃO-BARBOSA, G. J.. Comitê Científico do XIII Congresso Internacional de Tecnologia na Educação. 2015. Federação do Comércio.

2.
ARAGÃO-BARBOSA, G. J.. Coordenador de Sessão do Espaço do Conhecimento do XIII Congresso Internacional de Tecnologia na Educação. 2015. FEDERAÇÃO DO COMÉRCIO DE PERNAMBUCO.

3.
ARAGÃO-BARBOSA, G. J.. Coleta seletiva: uma proposta de gestão para implantação na FACIPE. 2007. Faculdade Integrada de Pernambuco.

4.
ARAGÃO-BARBOSA, G. J.. Organizando o nosso mercado - marketing promocional e suas perspectivas. 2007. Faculdade Integrada de Pernambuco.

5.
ARAGÃO-BARBOSA, G. J.. Responsabilidade Social. 2007. Faculdade Integrada de Pernambuco.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XIII CONGRESSO INTERNACIONAL DE TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃÇÃO. 2015. (Congresso).

2.
XII CONGRESSO INTERNACIONAL DE TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO. GESTÃO EDUCACIONAL: da prática fragmentada para uma prática coletiva. 2014. (Congresso).

3.
CONGRESSO INTERNACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO. 2013. (Congresso).

4.
I SEMANA DE PESQUISA E EXTENSÃO - SEMPEX.A administração participativa no atual modelo de gestão das empresas contemporâneas. 2013. (Outra).

5.
XI CONGRESSO INTERNACIONAL DE TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO. 2013. (Congresso).

6.
I ENCONTRO INTEGRADO DE TRABALHOS ACADÊMICOS.Um novo ciclo de desenvolvimento do estado no cenário mundial. 2012. (Encontro).

7.
X CONGRESSO INTERNACIONAL DE TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO. 2012. (Congresso).

8.
IX CONGRESSO INTERNACIONAL DE TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO. 2011. (Congresso).

9.
ENCOMEX - ENCONTROS DE COMÉRCIO EXTERIOR. 2010. (Encontro).

10.
I Seminário de Avaliação Institucional da FACIPE. 2009. (Seminário).

11.
Gestão da educação em tempos turbulentos. 2008. (Seminário).

12.
II Encontro de Telecomunicações e Tecnologia da Informação. 2008. (Encontro).

13.
Seminário "PORTARIAS nº 40/2007 e 04/2008". 2008. (Seminário).

14.
3º Congresso Nacional de Educação e Tecnologia. 2007. (Congresso).

15.
II ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA FACIPE.As estratégias de negociação na feira livre de peixinhos, na cidade de OLinda/PE. 2006. (Encontro).

16.
II ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA FACIPE.Marketing de relacionamento como determinante de uma atividade empreendedora que utiliza o sistema de marketing de rede. 2006. (Encontro).

17.
Congresso Nacional de Educação Pedagógica. 2005. (Congresso).

18.
I Oficina de Didática da APESU/SUPERO. 2005. (Oficina).

19.
Curso de Extensão de Metodologia Superior. 2004. (Oficina).

20.
Palestra Motivando com Criatividade.Motivando com Criatividade. 2003. (Seminário).

21.
I Capacitação Empresarial. 2000. (Oficina).

22.
Seminário Pernambucano de Marketing Político. 2000. (Seminário).

23.
Curso 5's - Conceitos para Revolucionar o Gerenciamento. 1993. (Oficina).

24.
Seminário da Gerência da Qualidade Total. 1991. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ARAGÃO-BARBOSA, G. J.. II Feira de Estágio e Empregabilidade. 2017. .

2.
ARAGÃO-BARBOSA, G. J.. I Feira de Estágio e Empregabilidade. 2016. .

3.
ARAGÃO-BARBOSA, G. J.. 9 Feira de Negócios Internacionais da FACIPE. 2015. .

4.
ARAGÃO-BARBOSA, G. J.. II WORKSHOP DE ESTÁGIO E EMPREGABILIDADE. 2014. (Outro).

5.
ARAGÃO-BARBOSA, G. J.. Semana do Administrador. 2013. (Outro).

6.
ARAGÃO-BARBOSA, G. J.. ?5ª Feira de Negócios Internacionais da FACIPE?. 2013. .

7.
ARAGÃO-BARBOSA, G. J.. ?6ª Feira de Negócios Internacionais da FACIPE?. 2013. .

8.
ARAGÃO-BARBOSA, G. J.. I Workshop de Estágio e Empregabilidade. 2013. (Outro).

9.
ARAGÃO-BARBOSA, G. J.. Ciclo de palestra de Estágio e Empregabilidade sobre o tema: ?Novas Tendências no Mercado de Trabalho?. 2013. (Outro).

10.
ARAGÃO-BARBOSA, G. J.. XI CONGRESSO INTERNACIONAL DE TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO. 2013. (Congresso).

11.
ARAGÃO-BARBOSA, G. J.. ?3ª Feira de Negócios Internacionais da FACIPE?. 2012. .

12.
ARAGÃO-BARBOSA, G. J.. ?4ª Feira de Negócios Internacionais da FACIPE?. 2012. .

13.
ARAGÃO-BARBOSA, G. J.. Palestra de Gestão Portuária sobre o tema: ?A Gestão da Logística Internacional no Tecom de Suape?;. 2012. (Outro).

14.
ARAGÃO-BARBOSA, G. J.. "1ª Feira de Negócios Internacionais da FACIPE". 2011. .

15.
ARAGÃO-BARBOSA, G. J.. ?2ª Feira de Negócios Internacionais da FACIPE?. 2011. .

16.
ARAGÃO-BARBOSA, G. J.. II Encontro de Iniciação Científica da FACIPE. 2006. (Outro).

17.
ARAGÃO-BARBOSA, G. J.. I Encontro de Iniciação Científica da Faculdade Integrada de Pernambuco. 2005. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Íris Nascimento; Marquliny Silva; Mércia Ribeiro;Wanderly Ar. A influência da embalagem nas decisões de compra do consumidor. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Faculdade Integrada de Pernambuco. Orientador: Guilherme José Aragao Barbosa.

2.
Ana Lúcia Oliveira, Alexandra Guerra, Lucilene Farias e Mari. Qualidade no atendimento: um estudo de caso realizado em um posto de atendimento bancário. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração com habilitação em marketing) - Faculdade Integrada de Pernambuco. Orientador: Guilherme José Aragao Barbosa.

3.
Maria Augusta de Freitas Anselmo. Satisfação do cliente: como torná-lo diferenciado através da qualidade no atendimento. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração com habilitação em marketing) - Faculdade Integrada de Pernambuco. Orientador: Guilherme José Aragao Barbosa.

4.
Bruno Henrique Cirne de Azevedo Martins. A qualidade no atendimento como diferencial em vendas: um estudo de caso ba Impact Veículo Ltda. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração com habilitação em marketing) - Faculdade Integrada de Pernambuco. Orientador: Guilherme José Aragao Barbosa.

5.
Caio Márcio Albuquerque e David Gurgel Diniz. A importância da logística como estratégia competitiva: um estudo de caso da empresa Melo Distribuidora de Peças Ltda. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração com habilitação em marketing) - Faculdade Integrada de Pernambuco. Orientador: Guilherme José Aragao Barbosa.

6.
Marcos L. S. Lopes de Souza. O marketing na segmentação do mercado farmacêutico para aumentar a venda do setor: um estudo na Bayer Schernh Pharma. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração com habilitação em marketing) - Faculdade Integrada de Pernambuco. Orientador: Guilherme José Aragao Barbosa.

7.
Alciene de LIma Justino e Naja Colaço do Nascimento. A Influência do marketing de relacionamento na fidelização do cliente uiniversitário: um estudo de caso do Banco Real. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração com habilitação em marketing) - Faculdade Integrada de Pernambuco. Orientador: Guilherme José Aragao Barbosa.

8.
Daniel Makson Pereira de Assis. A logística como diferencial competitivo no processo de armazenagem e expedição: um estudo de caso da Rede do Atacadão autoserviço em Olinda/PE. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração com habilitação em marketing) - Faculdade Integrada de Pernambuco. Orientador: Guilherme José Aragao Barbosa.

9.
Nathalia Gabriela de Sales maciel e Marisa de Lima. Pólo Têxtil de Caruaru: as estretégias empreendedoras das micro e pequenas de confecção. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração com habilitação em marketing) - Faculdade Integrada de Pernambuco. Orientador: Guilherme José Aragao Barbosa.

10.
Tassia Raquel dos Santos Gomes e Enio Nunes de Barros Júnior. Estratégia de atendimento e satisfação como forma de captar e reter clientes. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração com habilitação em marketing) - Faculdade Integrada de Pernambuco. Orientador: Guilherme José Aragao Barbosa.

11.
Victor Carlos da Silva e Rodrigo Santos Lins de Melo. A qualidade como diferencial na prestação de serviço ao cliente: o caso da Transportadora Norte Sul Ltda. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração com habilitação em marketing) - Faculdade Integrada de Pernambuco. Orientador: Guilherme José Aragao Barbosa.

12.
Denival José de Araújo e Sérgio Cezar M. Alves. Sistema toyota de produção: troca rápida de ferramentas - TRF. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administrção) - Faculdade Integrada de Pernambuco. Orientador: Guilherme José Aragao Barbosa.

13.
Alexsandra Gomes Araújo e Davi Cesário Sales. Qualidade em atendimento como diferencial competitivo no mercado varegista: o caso Pão de Açúcar. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Faculdade Integrada de Pernambuco. Orientador: Guilherme José Aragao Barbosa.

14.
Carlos Augiusto F. Lins e Maria Augusta C. C. de Melo. Comunicação dentro das empresas de mídia impressa: a importância da informação no ambiente de trabalho. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Faculdade Integrada de Pernambuco. Orientador: Guilherme José Aragao Barbosa.

15.
Joelson L. Campos da Silva e Valdejane O. Ferreira. Processo de fidelização de clientes: as estratégias das empresas para atrair clientes e vender seus produtos e serviços. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Faculdade Integrada de Pernambuco. Orientador: Guilherme José Aragao Barbosa.

16.
Cláudia Sanderly dos Santos Lima e Hilda G. da Silva. Marketing de relacionamento como determinante na fidelização de clientes em uma instituição de ensino da cidade do Recife. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Faculdade Integrada de Pernambuco. Orientador: Guilherme José Aragao Barbosa.

17.
Eloy Marques Braga. Merchandising e promoção de vendas. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração com habilitação em marketing) - Faculdade Integrada de Pernambuco. Orientador: Guilherme José Aragao Barbosa.

18.
Ana Maria Reinaux. Qualidade no atendimento: estudo de caso na AACD. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração com habilitação em marketing) - Faculdade Integrada de Pernambuco. Orientador: Guilherme José Aragao Barbosa.



Educação e Popularização de C & T



Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ARAGÃO-BARBOSA, G. J.. "1ª Feira de Negócios Internacionais da FACIPE". 2011. .

2.
ARAGÃO-BARBOSA, G. J.. ?3ª Feira de Negócios Internacionais da FACIPE?. 2012. .

3.
ARAGÃO-BARBOSA, G. J.. Ciclo de palestra de Estágio e Empregabilidade sobre o tema: ?Novas Tendências no Mercado de Trabalho?. 2013. (Outro).



Outras informações relevantes


Cursei as Disciplinas "Pensamento político e social, código CCP 910, carga horária 60 h e "Tópicos especiais de teoria política: democracia em Dahl", código 909, carga horária 60h, como aluno especial no Curso de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal de Pernambuco no ano de 2005.
Cursei a Disciplina "Didática da Educação Superior", carga horária 60h, como aluno especial no Curso de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco no ano de 2007.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/11/2018 às 13:24:02