Rafael Ramos de Andrade

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3068647614747317
  • Última atualização do currículo em 25/02/2014


Engenheiro Químico, doutor e mestre em Engenharia Química pela Unicamp. Atualmente é professor de Engenharia Química na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), atuando em pesquisas em cinética, modelagem, simulação e otimização de bioprocessos, sobretudo fermentação alcoólica. Trabalhou com mais de 15 colaboradores em projetos de pesquisa nos últimos anos, resultando em várias publicações internacionais na área. Ainda possui experiência com ferramentas experimentais e computacionais, visando a otimização de processos, trabalhos com Softwares como LabVIEW para monitoramento e controle de processos; Fortran, simuladores comerciais como Aspen, Maple, Statistica, Polymath, e Visio Professional. Atua também como pesquisador colaborador na Faculdade de Engenharia Química/ Unicamp, onde tem desenvolvido projetos na área de hidrólise de bagaço de cana-de-açúcar e sacarificação e fermentação simultânea para produção de etanol, fermentação extrativa por arraste gasoso. Tem atuado como parceiro em projeto para produção de etanol a partir de xilose utilizando P. stipitis (FEA/ Unicamp) e produção de etanol a partir de xilose utilizando Saccharomyces cerevisiae geneticamente modificada (CTBE). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Rafael Ramos de Andrade
Nome em citações bibliográficas
ANDRADE, R. R.;Andrade, Rafael Ramos;Andrade, Rafael R.;Andrade, R.R.;DE ANDRADE, RAFAEL RAMOS;ANDRADE, R

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de São Paulo, Campus Diadema, Departamento de Ciências Exatas e da Terra.
Rua São Nicolau (Jd Pitangueiras), 210
Centro
09913030 - Diadema, SP - Brasil
Telefone: (11) 33193588
URL da Homepage: www.unifesp.br


Formação acadêmica/titulação


2012
Pós-Doutorado.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Química / Subárea: Processos Industriais de Engenharia Química / Especialidade: Processos Bioquímicos.
Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Química / Subárea: Processos Industriais de Engenharia Química / Especialidade: Modelagem de Processos Químicos.
Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Química / Subárea: Etanol de segunda geração.
2007 - 2012
Doutorado em Engenharia Química.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: MODELAGEM CINÉTICA E OTIMIZAÇÃO DE UM PROCESSO CONTÍNUO EXTRATIVO DE PRODUÇÃO DE ETANOL A PARTIR DE HIDROLISADO ENZIMÁTICO E MELAÇO, Ano de obtenção: 2012.
Orientador: Profa. Dra. Aline Carvalho da Costa.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Fermentação Alcoólica; S. cerevisiae; Modelagem Matemática; Fermentação Extrativa; Etanol de segunda geração; Hidrólise enzimática de biomassa.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Química / Subárea: Processos Industriais de Engenharia Química / Especialidade: Modelagem de Processos Químicos.
Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Química / Subárea: Processos Industriais de Engenharia Química / Especialidade: Processos Bioquímicos.
Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Química / Subárea: Modelagem fenomenológica.
Setores de atividade: Fabricação de Produtos Químicos.
2005 - 2007
Mestrado em Engenharia Química.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Procedimento para o Desenvolvimento de um Modelo Matemático Robusto para o Processo de Fermentação Alcoólica,Ano de Obtenção: 2008.
Orientador: Aline Carvalho da Costa.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Química / Subárea: Processos Industriais de Engenharia Química / Especialidade: Processos Bioquímicos.
Setores de atividade: Produtos e Processos Biotecnológicos.
1998 - 2004
Graduação em Engenharia Química.
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto AI, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

02/2014 - Atual
Direção e administração, Campus Diadema, Departamento de Ciências Exatas e da Terra.

Cargo ou função
Vice-coordenador da Comissão de Estágio para a Engenharia Quíimica.
09/2013 - 01/2014
Ensino, Farmácia e Bioquímica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Biotecnologia

Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador Colaborador, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2007 - 2012
Vínculo: Bolsista de Doutorado - CNPq, Enquadramento Funcional: Doutorando, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2005 - 2007
Vínculo: Bolsista de Mestrado - CNPq, Enquadramento Funcional: Mestrando, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Neste projeto está sendo avaliado um procedimento para desenvolver modelos matemáticos robustos frente a alterações nas condições da fermentação. Com isso pretende-se obter um modelo que possa ser usado como simulador, tornando mais simples não só o desenvolvimento e implementação de novos controladores e otimizadores, mas também a re-sintonização de controladores existentes e a determinação de novas condições ótimas de operação quando ocorrerem mudanças operacionais. Já se sabe de trabalhos anteriores que modelos que não tenham seus parâmetros reestimados quando ocorrem mudanças não descrevem bem o processo. Assim, avaliamos o uso de modelos fenomenológicos (com determinação da cinética do processo e reestimação dos parâmetros cinéticos quando necessário) . Serão realizados experimentos para determinação dos modelos e validação dos mesmos na presença de mudanças operacionais. Serão avaliadas também a dificuldade e robustez da reestimação freqüente dos parâmetros no modelo.


Agroindustrial Cooperativa, COAMO, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário em Engenharia Química, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
ATIVIDADES: ACOMPANHAMENTO DE PROCESSOS, ELABORAÇÃO DE RELATÓRIO TÉCNICO, ATUAÇÃO NO CONTROLE DE QUALIDADE, INTEGRAÇÃO ENERGÉTICA E REALIZAÇÃO DE BALANÇOS COM FINALIDADE DE ESTIMAR PERDAS.


Citroplast_Ind. Com. de Papéis LTDA, CITROPLAST, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário em Engenharia Química, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
FUNÇÕES: ACOMPANHAMENTO DE PROCESSOS, ELABORAÇÃO DE RELATÓRIO DE PROCESSO DE PRODUÇÃO.


Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 1999
Vínculo: Bolsista Monitoria, Enquadramento Funcional: Monitor da Disciplina Desenho Técnico, Carga horária: 8
Outras informações
FUNÇÃO: AUXILIAR ESTUDANTES NA EXECUÇÃO DOS PROJETOS INDUSTRIAIS.



Projetos de pesquisa


2010 - 2013
Um processo integrado para produção total de bioetanol e emissão zero de CO2

Descrição: O aumento no preço do petróleo e a preocupação mundial com a mudança climática motivam a investigação de processos mais eficientes para a produção de bioetanol. Um processo integrado é proposto neste projeto de modo a maximizar a produtividade de bioetanol a partir de caldo e biomassa de cana-de-açúcar, os quais levam à obtenção de bioetanol de, respectivamente, primeira e segunda gerações. Propõe-se, então, a utilização do dióxido de carbono, gás do efeito estufa produzido nos processos dessas duas gerações de etanol, na produção de uma terceira geração de etanol, a qual é proveniente tanto de biomassa de algas quanto pela transformação catalítica ou fermentação biológica de gás de síntese. Este processo integrado desafiador tem o grande apelo de não emitir CO2 e aproveitar ao máximo os compostos de carbono para a produção de etanol, tornando-o, quando viável técnica e economicamente, um marco na alavancagem da competitividade do bioetanol brasileiro. Os objetivos específicos deste projeto propõe estudos de tecnologias para tornar este processo viável técnica e economicamente..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (10) / Doutorado: (10) .

Integrantes: Rafael Ramos de Andrade - Integrante / Francisco Maugeri Filho - Integrante / Elmer Ccopa Rivera - Integrante / Daniel Ibraim Pires Atala - Integrante / Rubens Maciel Filho - Coordenador / WOLF MACIEL, M.R. - Integrante / Carlos Eduardo Vaz Rossell - Integrante / Maria Isabel Rodrigues - Integrante / Fátima Costa - Integrante / DEJANIRA DE FRANCESCHI DE ANGELIS - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro / Universidade Estadual de Campinas - Cooperação.
2007 - Atual
Projeto CNPq (Edital Universal)-Modelagem matemática e avaliação de metodologias para estimação freqüente de parâmetros

Descrição: A consolidação do álcool na matriz energética nacional e as perspectivas futuras de sua utilização no cenário nacional e internacional tornam o processo de fermentação alcoólica alvo de grande interesse industrial e econômico. Assim, há um grande interesse em estudos que visem à otimização de todas as etapas do processo. Neste projeto pretende-se avaliar a modelagem matemática do processo de fermentação alcoólica convencional e de outro processo ainda não implementado em escala industrial, mas que pode vir a contribuir para diminuição de custos no processo de produção de álcool: o processo de hidrólise enzimática de bagaço de cana de açúcar. No caso da fermentação alcoólica, um modelo matemático já foi proposto em um trabalho anterior e pretende-se desenvolver um procedimento robusto para adaptação de parâmetros quando ocorrem flutuações na qualidade da matéria-prima. e/ou variação de linhagens dominantes de levedura, situação comum nas plantas industriais. Para a hidrólise enzimática de bagaço de cana um modelo matemático será proposto e a metodologia de adaptação dos parâmetros será avaliada. Sabe-se que adaptações de parâmetros cinéticos podem ser requeridas ao se usar bagaços de diferentes safras e/ou devido a alterações nas condições de pré-tratamento do bagaço..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) .

Integrantes: Rafael Ramos de Andrade - Integrante / Aline Carvalho da Costa - Coordenador / Elmer Ccopa Rivera - Integrante / Rubens Maciel Filho - Integrante / Sarita Candida Rabelo - Integrante / Daniella dos Reis Garcia - Integrante / Laura Liliana Garzon - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2005 - 2007
Projeto CNPQ (Edital universal) - Procedimento para o desenvolvimento de modelos matemáticos robustos para o processo de fermentação alcoólica

Descrição: Neste projeto está sendo avaliado um procedimento para desenvolver modelos matemáticos robustos frente a alterações nas condições da fermentação. Com isso pretende-se obter um modelo que possa ser usado como simulador, tornando mais simples não só o desenvolvimento e implementação de novos controladores e otimizadores, mas também a re-sintonização de controladores existentes e a determinação de novas condições ótimas de operação quando ocorrerem mudanças operacionais. Já se sabe de trabalhos anteriores que modelos que não tenham seus parâmetros reestimados quando ocorrem mudanças não descrevem bem o processo. Assim, pretendemos avaliar o uso de modelos fenomenológicos (com determinação da cinética do processo e reestimação dos parâmetros cinéticos quando necessário) e de modelos híbrido neuronais adaptativos com cinética descrita por por redes neuronais do tipo Functional Link. Serão realizados experimentos para determinação dos modelos e validação dos mesmos na presença de mudanças operacionais. Serão avaliadas também a dificuldade e robustez da reestimação freqüente dos parâmetros nos dois modelos considerados..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) .

Integrantes: Rafael Ramos de Andrade - Integrante / Aline Carvalho da Costa - Coordenador / Francisco Maugeri Filho - Integrante / Elmer Ccopa Rivera - Integrante / Daniel Ibraim Pires Atala - Integrante / Rubens Maciel Filho - Integrante / Ivana Cristina Cordeiro Mantovaneli - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2005 - 2007
Projeto Fapesp de auxílio a pesquisa - Procedimentos para o desenvolvimento de um software sensor e de modelos matemáticos robustos para o processo de fermentação alcoólica

Descrição: Entre os problemas atuais relacionados ao processo industrial de fermentação alcoólica está a falta de robustez da fermentação na presença de flutuações na qualidade da matéria-prima, o que leva a mudanças no comportamento cinético e influencia o rendimento, produtividade e conversão. Esta falta de robustez pode ser corrigida fazendo-se ajustes nas condições de operação e controle do processo, o que requer uma monitoração eficiente usando-se sensores confiáveis. Neste trabalho pretende-se desenvolver um software sensor que possibilite a inferência das concentrações de biomassa, substrato e produto a partir de medidas secundárias como pH, turbidez e vazão de CO2. O objetivo é desenvolver um software robusto, que descreva o processo de forma precisa mesmo na presença de mudanças nas condições de operação. Pretende-se, ainda, desenvolver um procedimento para determinação de modelos matemáticos robustos frente a alterações nas condições operacionais. O objetivo é ter um modelo que possa ser usado como simulador, tornando mais simples não só o desenvolvimento e implementação de novos controladores e otimizadores, mas também a re-sintonização de controladores existentes e a determinação de novas condições ótimas de operação quando ocorrerem mudanças operacionais. Serão comparados os desempenhos de três modelos diferentes: um modelo fenomenológico e dois modelos híbrido neuronais, nos quais redes neuronais descrevem a cinética da fermentação. Um dos modelos usará redes Multilayer Perceptron (MLP) e o outro redes do tipo Functional Link Networks (FLNs). Todos os modelos terão seus parâmetros reestimados para compensar mudanças operacionais, sendo que no modelo fenomenológico serão reestimados os parâmetros cinéticos considerados mais importantes e nos modelos híbridos serão reestimados os pesos das redes..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) .

Integrantes: Rafael Ramos de Andrade - Integrante / Aline Carvalho da Costa - Coordenador / Francisco Maugeri Filho - Integrante / Elmer Ccopa Rivera - Integrante / Daniel Ibraim Pires Atala - Integrante / Rubens Maciel Filho - Integrante / Ivana Cristina Cordeiro Mantovaneli - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.


Revisor de periódico


2010 - Atual
Periódico: Bioprocess and Biosystems Engineering (Internet)
2010 - Atual
Periódico: Food Research International
2011 - Atual
Periódico: Journal of Bioscience and Bioengineering
2013 - Atual
Periódico: Biochemical Engineering Journal
2013 - Atual
Periódico: Current Biotechnology e


Áreas de atuação


1.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Química / Subárea: Processos Industriais de Engenharia Química/Especialidade: Processos Bioquímicos.
2.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Química / Subárea: Processos Industriais de Engenharia Química/Especialidade: Modelagem de Processos Químicos.
3.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Química / Subárea: Processos Industriais de Engenharia Química/Especialidade: Bioproduto a partir de melaço de cana.
4.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Química / Subárea: Processos Industriais de Engenharia Química/Especialidade: Fermentação Alcoólica.
5.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Química / Subárea: Processos Industriais de Engenharia Química/Especialidade: Planejamento de Experimentos.
6.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Química / Subárea: Etanol de segunda geração.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2012
Prêmio de melhor tese de doutorado defendida na FEQ/UNICAMP., Faculdade de Engenharia Química da UNICAMP.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
Farias, D.2014Farias, D. ; ANDRADE, R. R. ; MAUGERI FILHO, F. . KINETIC MODELING OF ETHANOL PRODUCTION BY SCHEFFERSOMYCES STIPITIS FROM XYLOSE. Applied Biochemistry and Biotechnology, v. 172, p. 361-379, 2014.

2.
ANDRADE, R. R.2013 ANDRADE, R. R. ; Maugeri Filho, Francisco ; Maciel Filho, Rubens ; Costa, A.C. . Kinetics of ethanol production from sugarcane bagasse enzymatic hydrolysate concentrated with molasses under cell recycle. Bioresource Technology, v. 130, p. 351-359, 2013.

3.
Andrade, R.R.2012 Andrade, R.R. ; RABELO, S. C. ; MAUGERI FILHO, F. ; MACIEL FILHO, R. ; COSTA, A. C. . Evaluation of the alcoholic fermentation kinetics of enzymatic hydrolysates from sugarcane bagasse ( L.). Journal of Chemical Technology and Biotechnology (1986), v. 88, p. 1049-1057, 2012.

4.
Rabelo, S.C.2011Rabelo, S.C. ; Amezquita Fonseca, N.A. ; Andrade, R.R. ; MACIEL FILHO, R. ; Costa, A.C. . Ethanol production from enzymatic hydrolysis of sugarcane bagasse pretreated with lime and alkaline hydrogen peroxide. Biomass & Bioenergy, v. 35, p. 2600-2607, 2011.

5.
Gomez Rueda S M2010Gomez Rueda S M ; ANDRADE, R. R. ; Santander Carlos G ; COSTA, A. C. ; MACIEL FILHO, R. . Pretreatment of sugar cane bagasse with phosphoric and sulfuric diluted acid for fermentable sugars production by enzymatic hydrolysis. Chemical Engineering Transactions, v. 20, p. 321-326, 2010.

6.
Lunelli, Betânia H.2010Lunelli, Betânia H. ; ANDRADE, R. R. ; ATALA, D. I. P. ; Atala, Daniel I. P. ; Wolf Maciel, Maria Regina ; Maugeri Filho, Francisco ; Maciel Filho, Rubens . Production of Lactic Acid from Sucrose: Strain Selection, Fermentation, and Kinetic Modeling. Applied Biochemistry and Biotechnology, v. 161, p. 227-237, 2010.

7.
Cruz, A.G.2010Cruz, A.G. ; Faria, J.A.F. ; Walter, E.H.M. ; Andrade, R.R. ; Cavalcanti, R.N. ; Oliveira, C.A.F. ; Granato, D. ; ANDRADE, R. R. . Processing optimization of probiotic yogurt containing glucose oxidase using response surface methodology. Journal of Dairy Science, v. 93, p. 5059-5068, 2010.

8.
RIVERA, E. C.2009RIVERA, E. C. ; FARIAS, F.J. ; ATALA, D. I. P. ; CARVALHO, A.D.A. ; MACIEL FILHO, R. ; ANDRADE, R. R. . Development and implementation of an automated monitoring s ystem for improved bioethanol production. Mechanical & Chemical Engineering Transactions, v. 18, p. 451-456, 2009.

9.
Andrade, Rafael Ramos2009 Andrade, Rafael Ramos ; Rivera, Elmer Ccopa ; Atala, Daniel I. P. ; Filho, Rubens Maciel ; Filho, Francisco Maugeri ; Costa, Aline C. . Study of kinetic parameters in a mechanistic model for bioethanol production through a screening technique and optimization. Bioprocess and Biosystems Engineering (Internet), v. 32, p. 673-680, 2009.

10.
ANDRADE, R. R.;Andrade, Rafael Ramos;Andrade, Rafael R.;Andrade, R.R.;DE ANDRADE, RAFAEL RAMOS;ANDRADE, R2007 ANDRADE, R. R. ; ATALA, D. I. P. ; COSTA, A. C. ; MACIEL FILHO, R. ; MAUGERI FILHO, F. ; RIVERA, E. C. . Development of adaptive modeling techniques to describe the temperature-dependent kinetics of biotechnological processes. Biochemical Engineering Journal, v. 36, p. 157-166, 2007.

11.
ANDRADE, R. R.;Andrade, Rafael Ramos;Andrade, Rafael R.;Andrade, R.R.;DE ANDRADE, RAFAEL RAMOS;ANDRADE, R2007 ANDRADE, R. R. ; Ccopa Rivera, Elmer ; Costa, Aline C. ; Atala, Daniel I. P. ; Filho, Francisco Maugeri ; Filho, Rubens Maciel . Estimation of temperature dependent parameters of a batch alcoholic fermentation process. Applied Biochemistry and Biotechnology, v. 137-140, p. 753-763, 2007.

Capítulos de livros publicados
1.
ANDRADE, R. R. ; RIVERA, E. C. ; ATALA, D. I. P. ; MAUGERI FILHO, F. ; MACIEL FILHO, R. ; COSTA, A. C. . Development of extractive processes and robust mathematical model for bioethanol production. In: Frank Columbus. (Org.). Bioethanol: Production, Benefits, and Economics. 1ed.New York, USA: Nova Science Publishers, Inc, 2009, v. , p. 75-92.

2.
CRUZ, A. G. ; FARIA, J. A. ; Andrade, Rafael Ramos . PREBIOTIC IN DAIRY PRODUCTS: BENEFITS TO HEALTH AND TECHNOLOGY FEATURES. In: Editors: Jürgen Krause and Oswald Fleischer. (Org.). In: Industrial Fermentation:Food Processes, Nutrient Sources and Production Strategies. Hauppauge, NY: Nova Science Publishers, Inc., 2009, v. , p. -.

3.
RIVERA, E. C. ; FARIAS, F.J. ; ANDRADE, R. R. ; ATALA, D. I. P. ; COSTA, A. C. ; MACIEL FILHO, R. . A LabVIEW-based intelligent system for monitoring of bioprocesses. In: J. Jezowski; J. Thullie.. (Org.). Computer Aided Chemical Engineering. -ed.Amsterdan: Elsevier, 2009, v. 26, p. 309-314.

4.
ANDRADE, R. R. ; RIVERA, E. C. ; ATALA, D. I. P. ; MACIEL FILHO, R. ; MAUGERI FILHO, F. ; COSTA, A. C. . Computer aided modeling of an extractive fermentation process for bioethanol production: Outlook for development of reaction-separation process. In: Bertrand Braunschweig, Xavier Joulia. (Org.). Computer Aided Chemical Engineering. xxed.Amsterdam: Elsevier B.V, 2008, v. 25, p. -.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
Gomez Rueda S M ; ANDRADE, R. R. ; Santander Carlos G ; COSTA, A. C. ; MACIEL FILHO, R. . Pretreatment of sugar cane bagasse with phosphoric and sulfuric diluted acid for fermentable sugars production by enzymatic hydrolysis. In: 2nd International Conference on Industrial Biotechnology, 2010, Padua, Italy. Proceedings of 2nd International Conference on Industrial Biotechnology, 2010. v. 0. p. 0-0.

2.
ANDRADE, R. R. ; RABELO, S. C. ; MAUGERI FILHO, F. ; MACIEL FILHO, R. ; COSTA, A. C. . MODELAGEM CINÉTICA DE FERMENTAÇÃO ALCOÓLICA DA MISTURA DE HIDROLISADO DE BAGAÇO DE CANA-DE-AÇÚCAR E MELAÇO.. In: XVIII Congresso Brasileiro de Engenharia Química, 2010, Foz do Iguaçu/ PR. Anais do Congresso Brasileiro de Engenharia Química, 2010.

3.
ANDRADE, R. R. ; RIVERA, E. C. ; ATALA, D. I. P. ; MACIEL FILHO, R. ; MAUGERI FILHO, F. ; COSTA, A. C. . Computer aided modeling of an extractive fermentation process for bioethanol production: Outlook for development of reaction-separation process. In: 18TH EUROPEAN SYMPOSIUM ON COMPUTER AIDED PROCESS ENGINEERING, 2008, Lyon - France. Proceedings of the 18th European Symposium on Computer Aided Process Engineering., 2008.

4.
RIVERA, E. C. ; LIMA, N.M.N. ; ANDRADE, R. R. ; COSTA, A. C. ; MACIEL FILHO, R. . Monitoring of Biotechnological Processes using Soft Computing Techniques. In: XVII Congresso Brasileiro de Engenharia Química-COBEQ., 2008, Recife. In: XVII Congresso Brasileiro de Engenharia Química, 2008, Recife. Anais do XVII COBEQ, 2008., 2008.

5.
ANDRADE, R. R. ; ATALA, D. I. P. ; COSTA, A. C. ; MACIEL FILHO, R. ; MAUGERI FILHO, F. ; RIVERA, E. C. . Development of a robust mathematical model for alcoholic fermentation process.. In: XVI International Symposium on Alcohol Fuels, 2006, Ri o de Janeiro. Proceedings of the XVI International Symposium on Alcohol Fuels, 2006.

6.
ANDRADE, R. R. ; ATALA, D. I. P. ; COSTA, A. C. ; MACIEL FILHO, R. ; MAUGERI FILHO, F. ; RIVERA, E. C. . Procedure for Development of a Robust Mathematical Model for Alcoholic Fermentation Process. In: 17th. International Congress of Chemical and Process Engineering CHISA, 2006, Praga. Proceedings of the 17th. International Congress of Chemical and Process Engineering CHISA, 2006.

7.
ANDRADE, R. R. ; ATALA, D. I. P. ; COSTA, A. C. ; MACIEL FILHO, R. ; MAUGERI FILHO, F. ; RIVERA, E. C. . Procedure for development of a robust mathematical model for alcoholic fermentation process. In: 28th Symposium on Biotechnology for Fuels and Chemicals, 2006, Nashiville. Proceedings of the 28th Symposium on Biotechnology for Fuels and Chemicals, 2006. v. 5. p. 05.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
RIVERA, E. C. ; LIMA, N.M.N. ; ANDRADE, R. R. ; COSTA, A. C. ; MACIEL FILHO, R. . Evaluation of fuzzy logic and artificial neural networks for the development of software sensor for bioethanol production monitoring. In: 29th Symposium on Biotechnology for Fuels and Chemicals, 2007, Denver. 29th Symposium on Biotechnology for Fuels and Chemicals, 2007.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
Farias, D. ; Andrade, R.R. ; MAUGERI FILHO, F. . AVALIAÇÃO DE SENSIBILIDADE PARAMÉTRICA ATRAVÉS DA TÉCNICA DE PLANEJAMENTO PLACKETT-BURMAN DE MODELO CINÉTICO PARA PRODUÇÃO DE ETANOL A PARTIR DE PENTOSE POR Pichia stipitis. In: XIX Simpósio Nacional de Bioprocessos, 2013, Foz do Iguaçu. Anais do XIX Simpósio Nacional de Bioprocessos, 2013.

2.
ANDRADE, R. R. ; MAUGERI FILHO, F. ; MACIEL FILHO, R. ; COSTA, A. C. . EVALUATION OF CELL RECICLE ON FERMENTABILITY OF THE MIXTURE OF HYDROLYSATE AND MOLASSES FOR BIOETHANOL PRODUCTION. In: 1st Brazilian BioEnergy Science and Technology Conference, 2011, Campos do Jordão. 1st Brazilian BioEnergy Science and Technology Conference, 2011.

3.
RABELO, S. C. ; ANDRADE, R. R. ; MAUGERI FILHO, F. ; MACIEL FILHO, R. ; COSTA, A. C. . Investigation of the fermentability of hydrolysate mixed with molasses and their impacts on bioethanol production. In: Symposium on Biotechnology for Fuels and Chemicals, 2010, Clearwater Beach, FL. Symposium on Biotechnology for Fuels and Chemicals, 2010.

4.
LUNELLI, B. H. ; ATALA, D. I. P. ; ANDRADE, R. R. ; MACIEL FILHO, R. . Preliminary study to evaluate the growth lactic acid bacteria in xylose. In: 32nd Symposium on Biotechnology for fuels and Chemicals, 2010, Clearwater Beach. Proceedings of 2nd Symposium on Biotechnology for fuels and Chemicals, 2010.

5.
ANDRADE, R. R. ; RIVERA, E. C. ; MACIEL FILHO, R. ; MAUGERI FILHO, F. ; COSTA, A. C. . Development of Software Sensors for Real Time Operation: Application for Bioethanol Production. In: 30th Symposium on Biotechnology for Fuels and Chemicals, 2008, New Orleans. 30 th Symposium on Biotechnology for Fuels and Chemicals, 2008.

6.
ANDRADE, R. R. ; ATALA, D. I. P. ; COSTA, A. C. ; MACIEL FILHO, R. ; MAUGERI FILHO, F. ; RIVERA, E. C. . A Software Sensor for the Ethanol Fermentation Process.. In: 28th Symposium on Biotechnology for Fuels and Chemicals, 2006, 2006, Nashville. Proceedings of the 28th Symposium on Biotechnology for Fuels and Chemicals, 2006., 2006. v. 5. p. 16.

Apresentações de Trabalho
1.
ANDRADE, R. R. ; ATALA, D. I. P. ; COSTA, A. C. ; MACIEL FILHO, R. ; MAUGERI FILHO, F. ; RIVERA, E. C. . Development of a robust mathematical model for alcoholic fermentation process.. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
ANDRADE, R. R. ; RIVERA, E. C. ; COSTA, A. C. ; ATALA, D. I. P. ; MAUGERI FILHO, F. . Procedure for Development of a Robust Mathematical Model for Alcoholic Fermentation Process. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Teses de doutorado
1.
Maugeri Filho, Francisco; Ribeiro, E. J.; HERNALSTEENS, S.; Costa, F.A.A.; Andrade, Rafael Ramos. Participação em banca de Rosana Goldbeck. Determinação das propriedades lignocelulolíticas e estudo genético de micro-organismos silvestres isolados de diversas regiões brasileiras visando a produção de bioetanol. 2012. Tese (Doutorado em Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Campinas.

Qualificações de Doutorado
1.
ANDRADE, R. R.; MAUGERI FILHO, F.; Armiliato, L. Participação em banca de Daniele Farias. Produção de álcool de segunda geração a partir de pentoses por Pichia stipitis utilizando processo fermentativo extrativo a vácuo. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Campinas.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
USP Conference on Synthetic Biology for Biomass and Biofuels Production. 2013. (Simpósio).

2.
Curso de LabVIEW Core 1 & 2- National Instruments.Curso de Treinamento em LabVIEW- National Instruments. 2011. (Outra).

3.
27º Congresso Nacional de Laticínios. Parâmetros de Qualidade do Iogurte Probiótico adicionado de glicose-oxidase. 2010. (Congresso).

4.
XVIII Congresso Brasileiro de Engenharia Química. MODELAGEM CINÉTICA DE FERMENTAÇÃO ALCOÓLICA DA MISTURA DE HIDROLISADO DE BAGAÇO DE CANA-DE-AÇÚCAR E MELAÇO.. 2010. (Congresso).

5.
Workshop on Hydrolysis Rout for Cellulosic Ethanol from Sugarcane.DEVELOPMENT AND OPTIMIZATION OF THE PRODUCTION OF 1st AND 2nd GENERATION BIOETHANOL. 2009. (Simpósio).

6.
17th. International Congress of Chemical and Process Engineering CHISA. Procedure for Development of a Robust Mathematical Model for Alcoholic Fermentation Process. 2006. (Congresso).

7.
28th Symposium on Biotechnology for Fuels and Chemicals, 2006.Procedure for Development of a Robust Mathematical Model for Alcoholic Fermentation Process. 2006. (Simpósio).

8.
XVI International Symposium on Alcohol Fuels, ISAF, 2006.Development of A Robust Mathematical Model for Alcoholic Fermentation Process. 2006. (Simpósio).

9.
- III Workshop Internacional Brasil-Japão. Implicações Regionais e Globais em Energia, Meio ambiente e Desenvolvimento Sustentável. UNICAMP. 2005. (Simpósio).

10.
Evento Etanol Combustível- Balanço e Perspectivas. NIPE/UNICAMP.. 2005. (Encontro).

11.
Life Cycle Assessment- NIPE/ UNICAMP.. 2005. (Outra).

12.
Curso-Tratamento Aeróbio de Efluentes Líquidos.. 2002. (Outra).

13.
Curso- Utilização de Membranas em Processos de Separação - UEM;. 2001. (Outra).

14.
Curso- Aplicação do Software Polymath em Engenharia Química. 2000. (Outra).

15.
Modernos Processos na Aplicação de Enzimas -DEQ-UEM. 1999. (Outra).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Tese de doutorado
1.
Gustavo Henrique Santos Flores Ponce. Desenvolvimento de um processo fermentativo extrativo de produção de etanol por arraste gasoso. Início: 2013. Tese (Doutorado em Doutorado em Engenharia Química) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. (Co-orientador).



Outras informações relevantes


Conhecimento em linghagem de programção e softwares, como LabVIEW, FORTRAN, MAPLE, STATISTICA, TABLE CURVE, MATLAB e POLYMATH.  Recebeu apoio financeiro durante o mestrado pela Agência CNPq, permitindo dedicação exclusiva ao trabalho.
Tem realizado atividades como supervisão de estágio em Processo extrativo, e desenvolvimento de aulas experimentais englobando análises químicas por HPLC e modelagem de processos fermentativos utilizando programação em Fortran na Universidade Estadual de Campinas.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/04/2014 às 7:40:47