Silvio Ferreira Junior

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8831501225743058
  • Última atualização do currículo em 28/06/2018


Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da PUC Minas (2015), especialista em Novas Tecnologias aplicadas em Educação pela Universidade Federal de Lavras (2004) e graduado pela Universidade Mackenzie em Industrial Design com ênfase em Design de Produto (2000). Desde 2013 é professor no curso de Publicidade e Propaganda na PUC Minas Poços de Caldas, ministrando as disciplinas de Produção de Conteúdo RTVC, Audiovisual Digital e Convergência Midiática, além de participar da coordenação do Laboratório de Convergência. Também foi professor no Centro Universitário Unipinhal (2002-2008) e ministrou disciplinas de história da arte, promoção de vendas, planejamento, mídia e publicidade virtual. Foi professor convidado para ministrar a disciplina de Tecnologias na Educação no curso de pedagogia da UEMG (2006) e também desenvolveu e ministrou os módulos especiais no Centro de Design de Poços de Caldas - FIEMG / SENAI (2004), no curso de Design de Produto. Tem experiência na área de comunicação: desde 2000 é sócio proprietário da Agência Cervantes, e diretor de criação e novas tecnologias. Coordenou o núcleo de Imprensa e Comunicação Social da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas (2012). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Silvio Ferreira Junior
Nome em citações bibliográficas
FERREIRA JR, S.

Endereço


Endereço Profissional
Agência Cervantes, Criação.
Rua Rio Grande do Norte, 350
Centro
37701040 - Poços de Caldas, MG - Brasil
Telefone: (035) 37154545
Fax: (035) 37124985
URL da Homepage: http://www.cervant.es


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2015
Mestrado em Comunicação Social: Interações Midiáticas.
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
Título: O vídeo sob demanda: O reordenamento da distribuição audiovisual e o espectador da Netflix.,Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: Eduardo Antônio de Jesus.
Palavras-chave: Espectador; Audiovisual; On-demand; Tecnologia.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Interação sociotécnica.
Setores de atividade: Atividades de rádio e de televisão; Outras atividades profissionais, científicas e técnicas.
2002 - 2004
Especialização em Informática em Educação.
Universidade Federal de Lavras, UFLA, Brasil.
1996 - 2000
Graduação em Design Industrial.
Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.
Bolsista do(a): Instituto Mackenzie, IPM, Brasil.




Formação Complementar


2015 - 2015
Photoshop Conference. (Carga horária: 8h).
Grupo PhotoPro, PHOTOPRO, Brasil.
2008 - 2008
Photoshop CS3 Tratamento e Manipulação de Imagens. (Carga horária: 8h).
Associação dos Profissionais de Propaganda Campinas, APP CAMPINAS, Brasil.
2008 - 2008
Limites na relação professor-aluno no cotidiano. (Carga horária: 4h).
Centro Regional Universitário Espírito Santo do Pinhal, UNIPINHAL, Brasil.
2008 - 2008
Direção de Arte sem mistérios, prática e eficiente. (Carga horária: 7h).
Dabra Editora, DABRA, Brasil.
2001 - 2001
Macromedia Dreamweaver Ultradev 4. (Carga horária: 32h).
Flash Brasil, FLASH BR, Brasil.
2001 - 2001
Macromedia Dreamweaver 4. (Carga horária: 32h).
Flash Brasil, FLASH BR, Brasil.
2000 - 2000
Macromedia Flash 5 Designer. (Carga horária: 32h).
Flash Brasil, FLASH BR, Brasil.
2000 - 2000
Macromedia Flash 5 Developer. (Carga horária: 32h).
Flash Brasil, FLASH BR, Brasil.
1997 - 1997
3D Studio R4. (Carga horária: 40h).
Faculdade Impacta de Tecnologia, FIT, Brasil.


Atuação Profissional



Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROF. AUXILIAR I, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROF. AUXILIAR I, Carga horária: 20

Atividades

03/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, PUC Minas - Campus Poços de Caldas, .

Cargo ou função
Núcleo Docente Estruturante - NDE.
02/2016 - Atual
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Identidade Visual
02/2015 - Atual
Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Convergência de Mídias
Produção Conteúdo Audiovisual Digital
Produção Conteúdo RTVC
Projeto Experimental II
11/2013 - Atual
Ensino, Comunicação e Marketing em Mídias Digitais, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Marketing Mobile
01/2013 - 07/2014
Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Convergência Midiática
Produção Conteúdo Audiovisual Digital
Produção Conteúdo RTVC

Agência Cervantes, CERVANTES, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - Atual
Vínculo: Sócio proprietário, Enquadramento Funcional: Diretor, Carga horária: 44
Outras informações
A empresa é uma agência de propaganda e marketing.

Atividades

08/2000 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Criação, .

Cargo ou função
Diretor.

Cacau Filmes, CACAU, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Filmmaker, Carga horária: 20


Prefeitura Municipal de Poços de Caldas, PMPC, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Cargo em Comissão, Enquadramento Funcional: Coordenador de Imprensa e Comunicação Social, Carga horária: 30


Centro Regional Universitário Espírito Santo do Pinhal, UNIPINHAL, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2008
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

01/2002 - 06/2008
Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Publicidade Virtual
Planejamento de Campanha
Mídia
Informática Básica
Introdução a Comunicação Visual
Promoção de Vendas e Merchandising

Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12

Atividades

01/2006 - 06/2006
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tecnologias na Educação

Centro de Design do Sul de Minas, CENTRO DE DESIGN, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Contratado, Carga horária: 8

Atividades

01/2004 - 06/2004
Ensino, Design Industrial, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Desenvolvimento do Projeto do Produto


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: Design Gráfico.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: Comunicação Visual.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: Audiovisual.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: Convergência midiática.
5.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: Desenho Industrial.
6.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: Tecnologia Educacional.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FERREIRA JR, S.. O video on-demand e o espectador contemporâneo. In: III Congreso Internacional Red INAV - V Encuentro Iberoamericano de Narrativas Audiovisuales, 2016, Bauru - SP. O audiovisual contemporâneo: Mercado, educação e novas telas. Rosário - Argentina: Editora da Universidade Nacional de Rosário, 2016. p. 802-817.

2.
REIS, G. L. ; RAMOS, G.M. ; IBANHEZ, L.R. ; PASSONI, S.A. ; SANTOS, S.S. ; FILHO, T.P.B. ; FERREIRA JR, S. . Um dia o céu falou comigo: Videoclipe da música de Gabriel Guerra. In: XX Congresso de Ciências da Comunicação da Região Sudeste, 2015, Uberlândia. Anais do XX Congresso de Ciências da Comunicação da região Sudeste. São Paulo: Intercom, 2015. p. 495-1-495-5.

3.
FERREIRA JR, S.. House of Cards: Um documentário da política norte-americana.. In: XX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste, 2015, Uberlândia. Comunicação e Cidade Espetáculo, 2015.

Apresentações de Trabalho
1.
FERREIRA JR, S.. Redesign do Sintetizador. 2000. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
FERREIRA JR, S.. Sistema de ensino tecnico/empresarial. 2003.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
FERREIRA JR, S.. A revolução será digitalizada. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
FERREIRA JR, S.. Uma geração sem comerciais. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
FERREIRA JR, S.. Dia do Rádio. 2015.


Demais tipos de produção técnica
1.
FERREIRA JR, S.. Minicurso Criação de Vídeos - T2. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
FERREIRA JR, S.. Minicurso Criação de Vídeos - T1. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
CARVALHO, L. F. T.; FERREIRA JR, S.; NOGUEIRA, A. C.. Participação em banca de G.SOARES;G.BARALDI;T. MATOS;T.ALCARÁ;T.MACHADO;W.BRAZIL.ULANCE: plataforma para universitário freelancers. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

2.
PETRONILHO, R. V. F.; FERREIRA JR, S.; OLIVEIRA, E. F.. Participação em banca de C.BONARETTI;E.MICHILIN;G.SCHUMANN;G.FERRACIOLI.Razão e emoção na publicidade: estratégias argumentativas das campanhas audiovisuais da Trivago. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

3.
FERREIRA JR, S.; MURTA, C. M. G.; PETRONILHO, R. V. F.. Participação em banca de L.FERREIRA;R.ZANI;R.MARCHESI.A reconfiguração da rede globo: as novas mídias digitais e o cenário do consumo sob demanda. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

4.
CARVALHO, L. F. T.; FERREIRA JR, S.; PÁDUA, Lívia Borges. Participação em banca de B.MESSINA;M.MONTEIRO;N.PALINI;T.LOURENÇO.Em um reino (não) tão, tão distante, Netflix: Estratégias argumetnativas e discursivas utilizadas no facebook. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

5.
FERREIRA JR, S.; PÁDUA, Lívia Borges; MENDES, C. M.. Participação em banca de B. Sances, B. Rodrigues, I. Gonzaga, J. Souto, T. Souza..Black Mirror: o monitoramento de dados e a reconfiguração da publicidade.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

6.
NOGUEIRA, A. C.; FERREIRA JR, S.; PETRONILHO, R. V. F.. Participação em banca de G.Mazzotti, O. Coutinho, P. Ribeiro.Jogos Vorazes e arquitetura da destruição: uma análise dialógica entre o ficcional e o documental.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

7.
MENDES, C. M.; MURTA, C. M. G.; FERREIRA JR, S.. Participação em banca de LIMA, A.; SILVA, G.;FERREIRA, M.; SOARES, M.; THAíS, H..Gastronomia como espetáculo: uma análise da produção e da recepção de MasterChef Brasil como subgênero cooking show. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

8.
PÁDUA, Lívia Borges; OLIVEIRA, E. F.; FERREIRA JR, S.. Participação em banca de SOUZA, G.; CIACCO, M.; VIEIRA, R.; SILVA, M.; CHIARELLI, V..A midiatização do futebol: um estudo de caso sobre o uso do Facebook pelo Palmeiras no match day. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

9.
FERREIRA JR, S.; CARVALHO, L. F. T.; MURTA, C. M. G.. Participação em banca de AGUIAR, A.;PAGLIUSO, L.;PIRASSINUNGA,M.;SIMOES,M.;DIAS,R..GoPro: Um estudo sobre a construção do status da marca e o branded content. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

10.
PEREZ, P. V.; CARVALHO, L. F. T.; FERREIRA JR, S.. Participação em banca de Beatriz, Fábio, Guilherme, Maicon e Yuri.Criação de uma revista cultural para Poços de Caldas e região: a partir da análise do mercado editorial local.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

11.
NOGUEIRA, A. C.; PETRONILHO, R. V. F.; FERREIRA JR, S.. Participação em banca de Clarissa, Danilo, Gabriella, Marcos, Marina..Tem festa no e-glu: Uma análise sobre o perfil da marca Pontofrio no Twitter. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

12.
NOGUEIRA, A. C.; FERREIRA JR, S.; PÁDUA, Lívia Borges. Participação em banca de E. Verola, F. Tupinambá, J. Tramonte, J. Gaiga, L. Figueired.Projeto de intervenção social na cidade de Poços de Caldas, baseada em comunicação digital e com foco no skate. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

13.
FERREIRA JR, S.. Participação em banca de Agências de Publicidade e Propaganda.Bacharel em Comunicação Social - PP. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Regional Universitário Espírito Santo do Pinhal.

14.
FERREIRA JR, S.. Participação em banca de Agências de Publicidade e Propaganda.Bacharel em Comunicação Social - PP. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Regional Universitário Espírito Santo do Pinhal.

15.
FERREIRA JR, S.. Participação em banca de Agências de Publicidade e Propaganda.Bacharel em Comunicação Social - PP. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Regional Universitário Espírito Santo do Pinhal.

16.
FERREIRA JR, S.. Participação em banca de Agências de Publicidade e Propaganda.Bacharel em Comunicação Social - PP. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Regional Universitário Espírito Santo do Pinhal.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I CONEC: Congresso Nacional de Estudos Comunicacionais da PUC Minas em Poços de Caldas.. O video on-demand: O monitoramento da netflix e a produção de conteúdo. 2016. (Congresso).

2.
I CONEC: Congresso Nacional de Estudos Comunicacionais da PUC Minas em Poços de Caldas.. Coordenador do GT Comunicação e Convergência Midiática. 2016. (Congresso).

3.
III Congreso Internacional Red INAV - V Encuentro Iberoamericano de Narrativas Audiovisuales. O video on-demand e o espectador contemporâneo. 2016. (Congresso).

4.
Wedding Select. 2015. (Congresso).

5.
Comércio Eletrônico para Micro e Pequena Empresa. 2013. (Seminário).

6.
19º Fest´Up - Festival Universitário de Propaganda. 2007. (Encontro).

7.
Branding: A força das marcas no mundo dos negócios. 2006. (Seminário).

8.
Workshop de Criação. 2005. (Oficina).

9.
Encontro Nacional dos Estudantes de Design. 1998. (Encontro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
MARCHESI, R.A.G.; FERREIRA, L.E.; ZANI, R.. Globo Play e a reconfiguração da produção e distribuição da Rede Globo. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Silvio Ferreira Junior.

2.
B. Sances, B. Rodrigues, I. Gonzaga, J. Souto, T. Souza.. Black Mirror: o monitoramento de dados e a reconfiguração da publicidade.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Silvio Ferreira Junior.

3.
M. Pirassinunga, L. Pagliusso, R. Dias, Anderson, Miguel.. GoPro: A influência do status da marca na propagabilidade do brandes content audiovisual on-line.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Silvio Ferreira Junior.

4.
Agencias 2006 de Comunicação Social - PP. Ação Social - APAE. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Regional Universitário Espírito Santo do Pinhal. Orientador: Silvio Ferreira Junior.

5.
Agencias 2006 de Comunicação Social - PP. Campanha para um cliente real. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Regional Universitário Espírito Santo do Pinhal. Orientador: Silvio Ferreira Junior.

6.
Agências 2005 de Comunicação Social - PP. Responsabilidade Social - Água. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Regional Universitário Espírito Santo do Pinhal. Orientador: Silvio Ferreira Junior.

7.
Agências 2005 de Comunicação Social - PP. Campanha para um cliente real. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Regional Universitário Espírito Santo do Pinhal. Orientador: Silvio Ferreira Junior.

Orientações de outra natureza
1.
Lucas Lopes. Em briga de marido e mulher se mete a colher. 2013. Orientação de outra natureza. (Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Silvio Ferreira Junior.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 10/12/2018 às 24:51:45