Alvaro de Melo Filho

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9652668245755064
  • Última atualização do currículo em 20/12/2018


Mestre em Design (2010) - Área de concentração: Design, Arte e Tecnologia - LP: Design, arte, moda: inter-relações, pela Universidade Anhembi Morumbi em São Paulo. Especialista em Publicidade e Audiovisual pela Universidade Estadual de Goiás - UEG / Ifiteg (2008), e em Formação de Professores para o Ensino Superior pela Universidade Paulista (2007). Possui graduação em Propaganda e Marketing (2003). Atua profissionalmente como sócio diretor das franquias Colcci e Forum, em Goiânia. É professor na PUC-Goiás e FASAM (Graduação e Pós-Graduação) - atuando nos cursos de graduação em Publicidade e Propaganda; Pós-Graduação em Comunicação Estratégica (PPG-Lato Sensu PUC Goiás); e Comunicação Audiovisual e Mídias Sociais (PPG-Lato Sensu FASAM) ?; lecionando nas disciplinas de Planejamento de Mídia e Estudo dos Meios, Direção de Arte; Criação e Produção em TV; Novas Possibilidades em Comunicação: Mídias e Tendências; Criação e Produção de Conteúdo para Web; entre outros. [amelofilho@terra.com.br]. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Alvaro de Melo Filho
Nome em citações bibliográficas
MELO FILHO, A.;MELO FILHO, Alvaro.

Endereço


Endereço Profissional
Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Centro de Ciências Humanas, Departamento de Comunicação Social.
Av. Fued José Sebba, n.1184, Câmpus V, Bloco Administração (Central)
Jardim Goiás
74805100 - Goiania, GO - Brasil
Telefone: (62) 39463034
URL da Homepage: http://www.pucgoias.edu.br/


Formação acadêmica/titulação


2008 - 2010
Mestrado em Design.
Universidade Anhembi Morumbi, UAM, Brasil.
Título: O design da marca Colcci.,Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Profa. Dra. Márcia Merlo.
Palavras-chave: Design; Design de Marcas; Moda; Colcci.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: Design / Especialidade: Design de Marcas.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: Design / Especialidade: Design de Moda.
2007 - 2008
Especialização em Publicidade e Audiovisual. (Carga Horária: 420h).
Universidade Estadual de Goiás, UEG, Brasil.
Título: A marca como símbolo da Contemporaneidade.
Orientador: Prof. Ms. Lara Moreira Alves.
2006 - 2007
Especialização em Formação de Professores Para o Ensino Superior. (Carga Horária: 360h).
Universidade Paulista, UNIP, Brasil.
Título: REFLEXOS DA LEGISLAÇÃO BRASILEIRA NO ENSINO SUPERIOR.
Orientador: Prof.: Diogenes Nielsen Júnior, M.Sc.
2000 - 2003
Graduação em Propaganda e Marketing.
Universidade Paulista, UNIP, Brasil.
Título: CRIAÇÃO DE NEGÓCIOS NA ÁREA DE PROMOÇÃO E EVENTOS.
Orientador: Dilze Percílio.




Formação Complementar


2003 - 2003
Extensão universitária em Diração de Arte. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2002 - 2002
Extensão universitária em Como Criar Imagens Para Propaganda. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2002 - 2002
Corel Draw - Editoração e Ilustração Eletrônica. (Carga horária: 30h).
SENAI - Departamento Nacional, SENAI/DN, Brasil.
2002 - 2002
Photoshop - Tratamento de Imagem. (Carga horária: 30h).
SENAI - Departamento Nacional, SENAI/DN, Brasil.
2002 - 2002
FLASH - Animação de Páginas na Internet. (Carga horária: 30h).
SENAI - Departamento Nacional, SENAI/DN, Brasil.
2001 - 2001
Intensive English Plus Course. (Carga horária: 84h).
Bell International, BELL, Inglaterra.
2000 - 2001
Lingua Inglesa: Intermediários I e II. (Carga horária: 120h).
Pontifícia Universidade Católica de Goiás, PUC GOIÁS, Brasil.
2000 - 2001
Língua Inglesa: Avançados I e II e Convesação. (Carga horária: 180h).
Pontifícia Universidade Católica de Goiás, PUC GOIÁS, Brasil.
1997 - 1997
Basic. (Carga horária: 120h).
Barra English School, BARRA, Brasil.
1996 - 1996
Operação de Computadores (IPD, DOS, WINDOWS e WORD. (Carga horária: 60h).
Tecnodata Informática e Cursos de Computação, TECNODATA, Brasil.


Atuação Profissional



Pontifícia Universidade Católica de Goiás, PUC GOIÁS, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Titular Adjunto I, Carga horária: 12

Atividades

01/2018 - Atual
Ensino, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Criatividade
Planejamento de Comunicação Integrada
Planejamento de Mídia e Estudo dos Meios
Trabalho de Conclusão de Curso
04/2017 - Atual
Direção e administração, Escola de Comunicação, .

Cargo ou função
Gestão de Processos Acadêmicos.
08/2012 - Atual
Ensino, Comunicação Estratégica, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Estética e Arte na Comunicação
Novas possibilidades em Comunicação: Mídia e Tendências
01/2017 - 12/2017
Ensino, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Criação e Produção Publicitária para Meios Eletrônicos
Criatividade
Planejamento de Comunicação Integrada
Planejamento de Mídia e Estudo dos Meios
Trabalho de Conclusão de Curso
01/2016 - 12/2016
Ensino, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Planejamento de Mídia e Estudo dos Meios
Planejamento de Comunicação Integrada
Criatividade
Criação e Produção Publicitária para Meios Eletrônicos
Trabalho de Conclusão de Curso
08/2013 - 12/2015
Ensino, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Planejamento de mídia e estudo dos meios
Projetos experimentais I
Estágio supervisionado
Projetos experimentais II
Criatividade em Propaganda
Criação e produção em TV
Trabalho de conclusão I
08/2012 - 01/2015
Direção e administração, Escola de Comunicação, .

Cargo ou função
Menbro da Comissão Auxiliar da Coordenação de Publicidade e Propaganda.
08/2011 - 07/2013
Ensino, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Criatividade em Propaganda
Planejamento de Mídia e Estudo dos Meios
Comunicação em Televisão
Produção Gráfica e Eletrônica
Projetos Experimentais I
Criação e Produção de Materiais Publicitários Impressos
Criação e Produção de Materiais Publicitários Eletrônicos
08/2010 - 07/2011
Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação em Televisão
Criação Publicitária
Direção de Arte
Planejamento de Mídia e Estudo dos Meios
Práticas Profissionais Integradas IV
Produção Gráfica e Eletrônica
Redação e Produção Publicitária em Rádio
02/2008 - 12/2009
Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado
Planejamento e Estudo dos Meios - MÍDIA
Práticas profissionais integradas
Produção Gráfica e Eletrônica
Supervisão e Direção da Agência Experimental de Propaganda
Projetos Experimentais II

Faculdade Sul-Americana, FASAM, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor horista efetivo, Carga horária: 6

Atividades

01/2018 - Atual
Ensino, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Mídia
Criatividade
Planejamento de Campanha
Marketing I
01/2015 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, NDE Publicidade e Propaganda, .

Cargo ou função
Membro do NDE de Publicidade e Propaganda.
01/2017 - 12/2017
Ensino, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Mídia
Planejamento de Campanha
Redação Publicitária
Marketing I
01/2016 - 12/2016
Ensino, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Mídia
Redação Publicitária
Planejamento de Campanha
01/2015 - 12/2015
Ensino, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Mídia
Redação Publicitária
Planejamento de Campanha
08/2014 - 12/2014
Ensino, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Planejamento de Mídia
01/2014 - 06/2014
Ensino, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Direção de Arte
Planejamento de Mídia
08/2013 - 12/2013
Ensino, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Direção de Arte
Planejamento de Mídia

Faculdade Araguaia, FARA, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Professor Titular, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 4
Outras informações
Mídia Disciplina: Produção Publicitária para Televisão e Cinema

Atividades

02/2012 - 08/2013
Ensino, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Mídia
Comportamento do Consumidor
Produção Publicitária para TV e Cinema

Universidade Paulista, UNIP, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2013
Vínculo: Professor Titular, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 12

Atividades

02/2011 - Atual
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Gestão em Empreendedorismo
Práticas e Gestão de Resultados
08/2010 - 12/2010
Ensino, Propaganda e Marketing, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Planejamento de Comunicação
Planejamento de Marketing
02/2007 - 07/2010
Ensino, Propaganda e Marketing, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Construção de Marcas
Criação e Redação Publicitária
Empreendedorismo
Estratégias e Táticas em MÍDIA
Evolução das Artes Visuais
Marketing de Relacionamento
Planejamento de Comunicação
Promoção e Merchandising
08/2005 - 12/2006
Ensino, Propaganda e Marketing, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Planejamento de Marketing
Planejamento de Comunicação
Promoção e Merchandising
Marketing de Relacionamentos
Estratégias e Táticas de Mídia
Empreendedorismo
Criação e Redação publicitária
Construção de marcas
Comunicação e Expressão
Coordenação de Trabalhos Integrados em Marketing - 3° e 4° Períodos
Direção de Arte
Evolução das Artes Visuais II
Planejamento de Eventos
Práticas de Propaganda I
Produção Gráfica I - Composição do projeto gráfico

Sociedade Objetivo de Ensino Superior Soes, SOES, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2007
Vínculo: Professor Titular, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 7

Atividades

2/2005 - 1/2007
Ensino, Gestão de Marketing, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comércio Eletrônico / E-commerce
Comunicação Mercadológica
Marketing de Relacionamento
Tópicos Especiais
Tópicos Especiais II

Agência Multiface de Propaganda, AMP-PROPAGANDA, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Funcionário, Enquadramento Funcional: Diretor de Mídia, Carga horária: 48, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

06/2004 - 04/2005
Serviços técnicos especializados , Agência Multiface de Propaganda, .

Serviço realizado
Direção e planejamento de mídia envolvendo toda carteira de clientes da agência.

EDITORA E GRÁFICA JP LTDA, JP ED GRAF, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: Estagiário na área de Produção, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 30

Atividades

03/2002 - 09/2002
Estágios , IEL, .

Estágio realizado
Redação e Produção de Vários Programas da Rádio 89 Rock - Goiânia.

Framquia Colcci Goiânia, COLCCI, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - Atual
Vínculo: Sócio-Proprietário, Enquadramento Funcional: Diretor de Marketing e Comunicação


Franquia Forum Goiânia, FORUM, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Sócio-Proprietário, Enquadramento Funcional: Diretor de Marketing e Comunicação



Revisor de periódico


2013 - 2013
Periódico: Panorama (PUC-GO)
2012 - 2012
Periódico: Panorama (PUC-GO)
2014 - 2014
Periódico: Panorama (PUC-GO)
2011 - 2011
Periódico: Panorama (PUC-GO)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Mídia e Estudo dos Meios.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Planejamento de Marketing e Comunicação.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Atendimento e gestão de negócios em comunicação.
5.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação Visual/Especialidade: Direção de Arte.
6.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: Design/Especialidade: Design de Marcas.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2015
PROFESSOR HOMENAGEADO DA TURMA DE PUBLIDADE E PROPAGANDA DA PUC-GOIÁS 2014-2, Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
2014
PROFESSOR QUE DÁ NOME A TURMA DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA - PUC-GOIÁS - 2014/1, Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-Goiás).
2014
PROFESSOR QUE DÁ NOME A TURMA DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA - PUC-GOIÁS - 2013/2, Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
2013
PROFESSOR DA AULA DA SAUDADE - PUBLICIDADE E PROPAGANDA 2013/1., Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-Goiás).
2012
PARANINFO DAS TURMAS DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA E JORNALISMO DA PUC-GOIÁS, 2012/1., Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-Goiás).
2001
CERTIFICATE IN COMUNICATIVE SKILLS IN ENGLISH, UNIVERSITY OF CAMBRIDGE.
2001
CERTIFICADO DE MONITORIA NA DISCIPLINA DE INFORMÁTICA NO CURSO DE PROPAGANDA E MARKETING, UNIP - UNIVERSIDADE PAULISTA.
2001
CERTIFICADO DE MONITORIA NA DISCIPLINA ARTES VISUAIS I NO CURSO DE PROPAGANDA E MARKETING, UNIP - UNIVERSIDADE PAULISTA.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MELO FILHO, Alvaro.2014MELO FILHO, Alvaro.. O design e a comunicação da marca Colcci. Panorama (PUC-GO), v. 4, p. 186-199, 2014.

2.
MELO FILHO, Alvaro.2012 MELO FILHO, Alvaro.. A sociedade está nadando em um mar de mensagens. Panorama (PUC-GO), v. II, p. 06-11, 2012.

3.
MELO FILHO, Alvaro.2011 MELO FILHO, Alvaro.. A Evolução do Design de Marcas como parte do Espetáculo. Panorama (PUC-GO), v. 1, p. 46-54, 2011.

4.
MELO FILHO, Alvaro.2011MELO FILHO, Alvaro.. Poéticas Cinzas: um pensamento sobre a comunicação mercadológica contemporânea. Panorama (PUC-GO), v. 1, p. 02-06, 2011.

5.
MELO FILHO, Alvaro.2009 MELO FILHO, Alvaro.. Designing Marketing. Fragmentos de Cultura (Online), v. 19, p. 307-324, 2009.

Capítulos de livros publicados
1.
MELO FILHO, Alvaro.; MERLO, Márcia. . O design da marca Colcci: história e construção. In: CAMPOS, G. B.; SILVA, J.. (Org.). Design, Arte, Moda e Tecnologia. 6ed.São Paulo: Rosari, Universidade Anhembi Morumbi, PUC-Rio e Unesp-Bauru, 2010, v. 1, p. 420-442.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MELO FILHO, Alvaro.. A sociedade está nadando em um mar de mensagens. In: 3° Simpósio de Pesquisa em Comunicação PUC-Goiás, 2012, Goiânia. Revista Panorama. Goiânia: PUC-Goiás, 2012. v. 1. p. 36-36.

2.
MELO FILHO, Alvaro.. O design da marca Colcci e o prenúncio de seus novos caminhos.. In: VI Encontro Científico Universidade Anhembi Morumbi, 2010, São Paulo. VI Encontro científico e de iniciação científica Universidade Anhembi Morumbi. São Paulo: Universidade Anhembi Morumbi, 2010. v. 1. p. 10-10.

3.
MELO FILHO, Alvaro.; CASTRO, P. H. C. M. ; BRITO, M. C. . Royal Bank of Canadá e Banco do Brasil: um estudo comparativo entre as características contemporâneas do design de marcas canadense e brasileira.. In: X Congresso Internacional da Associação Brasileira de Estudos Canadenses, 2009, Goiânia. Caderno de Resumos do X Congresso Internacional da Associação Brasileira de Estudos Canadenses / III Congresso Latino Americano de Estudos Canadenses. Goiânia: ABECAN, 2009. v. 1. p. 136-136.

Apresentações de Trabalho
1.
MELO FILHO, Alvaro.. A sociedadde está nadando em um mar de mensagens. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
MELO FILHO, Alvaro.. Design e Construção da Marca na Contemporaneidade. (6h/a). 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
MELO FILHO, Alvaro.. O design da marca Colcci e o prenúncio de seus novos caminhos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
MELO FILHO, Alvaro.. Designing Marketing. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
MELO FILHO, Alvaro.. Uma proposta de estudo sobre o design de marcas na contemporaneidade.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
MELO FILHO, Alvaro.. Uma perspectiva de convergência entre Marketing, Moda e Design. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
MELO FILHO, Alvaro.; CASTRO, P. H. C. M. ; BRITO, M. C. . Royal Bank of Canadá e Banco do Brasil: um estudo comparativo entre as características contemporâneas do design de marcas canadense e brasileira.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
MELO FILHO, Alvaro.. Merchandising e o design no ponto de venda.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
MELO FILHO, Alvaro.. Gerência e Construção de Marcas. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
FERREIRA, A. R. ; MELO FILHO, Alvaro. ; FERNANDES, Luiz Carlos ; SIMÃO, Núbia da Cunha ; ANDRADA JUNIOR, Hildeu O. ; ANDRADA, R. ; ROCHA, Cláudio Aleixo ; HIDEMI, Luciana ; SERENINI, Luciana Prado ; BERARDO, Murilo ; ROSENZWERG, P. Q. . e.BOOK: QUESTÕES DO ENADE COMENTADAS. Goiânia: PUC-Goiás, 2018 (e-Book).

2.
MELO FILHO, Alvaro.; FERREIRA, Adriana R. ; ANDRADA, Renata Borges Crispim ; FARIA, F. F. ; HIDEMI, Luciana ; NORMANDO, J. S. A. ; PRADO, Luiz Alberto Serenini ; ROCHA, Cláudio Aleixo ; ROSENZWERG, P. Q. ; SIMÃO, Núbia da Cunha . Conquiste o 5 para o seu curso: ENADE 2015 PUC-Goiás - E-Book Publicidade e Propaganda. Goiânia: PUC-Goiás, 2015 (e-Book).

3.
MELO FILHO, Alvaro.; CARDOSO, Sidiney Teixeira . Design, Arte e Tecnologia (DAT 5) - Vídeo-artigo: Sobre Pedro Useche. São Paulo: Edições Rosari, 2010 (Vídeo).


Demais tipos de produção técnica
1.
MELO FILHO, Alvaro.. Novas possibilidades em Comunicação: mídias e tendências. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

2.
MELO FILHO, Alvaro.. Nova Apostila de Planejamento de Mídia e Estudo dos Meios. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

3.
MELO FILHO, Alvaro.. Apostila de Planejamento de Mídia e Estudo dos Meios. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

4.
MELO FILHO, Alvaro.. Apostila Criação e Produção de Materiais Publicitários Impressos. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

5.
MELO FILHO, Alvaro.. Apostila Produção Publicitária para TV e Cinema. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

6.
MELO FILHO, Alvaro.. Apostila Comportamento do Consumidor. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

7.
MELO FILHO, Alvaro.. Apostila Criação e Produção de Materiais Publicitários Impressos. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

8.
MELO FILHO, Alvaro.. Apostila Criação e Produção de Materiais Publicitários Eletrônicos. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

9.
MELO FILHO, Alvaro.. Apostila Estética e Arte na Comunicação. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

10.
MELO FILHO, Alvaro.. Apostila de Mídia e Estudos dos Meios. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

11.
MELO FILHO, Alvaro.. Apostila Plano de Propaganda. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

12.
MELO FILHO, Alvaro.. Apostila Construção de Marcas. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

13.
MELO FILHO, Alvaro.. Apostila de Marketing de Relacionamento. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
MELO FILHO, Alvaro.. MARCA PP FASAM. 2014. Programação Visual.

2.
MELO FILHO, Alvaro.. Poéticas Cinzas. 2011. Fotografia.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
MELO FILHO, Alvaro.; ROSENZWERG, P. Q.. Participação em banca de Rodrigo Pinheiro de Alencar. Marketing de Conteúdo: caminhos para se obter resultados no varejo.. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Comunicação Estratégica) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MELO FILHO, Alvaro.; SERENINI, Luciana Prado. Participação em banca de Alessandra Teixeira do Nascimento.Mídia online: um futuro cada vez mais programático.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

2.
MELO FILHO, Alvaro.; ROSENZWERG, P. Q.. Participação em banca de Ana Paula Teixeira da Silva; Karyne Viana Siqueira.Plano de Comunicação Hannover Kids. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

3.
MELO FILHO, Alvaro.; SIMÃO, Núbia da Cunha. Participação em banca de Michele Cruz Garcia.Experiência sensorial como publicidade: um estudo de recepção da marca Zara, loja shopping Passeio das Águas.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

4.
MELO FILHO, Alvaro.; ANDRADA JUNIOR, Hildeu O.. Participação em banca de Luiza Alves dos Santos; Sara Batista de Souza.Plano de comunicação: Linha Aérea Jeans. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

5.
MELO FILHO, Alvaro.; ROSENZWERG, P. Q.; SIMÃO, Núbia da Cunha. Participação em banca de Brenda Carreira.Plano de comunicação: Capital Skateboard. (TCC II). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

6.
MELO FILHO, Alvaro.; ANDRADA JUNIOR, Hildeu O.. Participação em banca de Amanda Rosa Mesquita; Larissa Araújo Santos.Plano de comunicação: Samuel Nunes Fotografia.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

7.
MELO FILHO, Alvaro.; PRADO, Luiz Alberto Serenini; NORMANDO, J. S. A.. Participação em banca de Daniel Neves de Magalhães Rachid..Plano de comunicação: Alquimia Comunicação. (TCC II). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

8.
MELO FILHO, Alvaro.; SIMÃO, Núbia da Cunha. Participação em banca de Lailla Gomes Balbino.Plano de comunicação: VBC Construção e Reforma. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

9.
MELO FILHO, A.; ANDRADA JUNIOR, Hildeu O.. Participação em banca de Onofre Lacerda.TCC I - Estruturação de negócios em comunicação - Agência de comunicação com foco em micro e pequenos negócios. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

10.
MELO FILHO, A.; ANDRADA JUNIOR, Hildeu O.; ROSENZWERG, P. Q.. Participação em banca de Kevin Oliveira Almeida.TCC II - Estruturação de negócio em comunicação - Agência Capim Digital. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

11.
BERARDO, Murilo; MELO FILHO, Alvaro.. Participação em banca de Taynara da Silva Willmann.As ações de Product Placement da cerveja Corona no filme Velozes e Furiosos 7. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

12.
MELO FILHO, Alvaro.; HIDEMI, Luciana. Participação em banca de Karynne Senna.A produção de sentidos em anúncios publicitários através do Lettering.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

13.
MELO FILHO, Alvaro.. Participação em banca de Ayrthon Teles.Psicologia das cores: Um estudo da percepção formal e sensações cromáticas na marca das Olimpíadas Rio 2016.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

14.
MELO FILHO, Alvaro.; ANDRADA, Renata Borges Crispim. Participação em banca de Daniel Neves Magalhães Raachid.TCCI - Plano de comunicação: Alquimia Comunicação.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

15.
MELO FILHO, Alvaro.; ROSENZWERG, P. Q.; PRADO, Luiz Alberto Serenini. Participação em banca de Pablo Umbelino da Silva / Vanessa Ferreira Dias.Planejamento de comunicação mercadológica: Colégio Intelectual Integral.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

16.
MELO FILHO, Alvaro.; FARIA, F. F.; ROSENZWERG, P. Q.. Participação em banca de Sandra Gusmão.A construção da marca Tyffany & Co. na perspectiva do branding.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

17.
MELO FILHO, Alvaro.. Participação em banca de Haila Grazziele.TCC I - História do Merchandising no cinema: conexões com a publicidade.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

18.
MELO FILHO, Alvaro.; ROSENZWERG, P. Q.; ANDRADA JUNIOR, Hildeu O.. Participação em banca de Timóteo L. Jeronymo; Magno A. R. Filho; Laís S. Barcelos.TCC I - Estruturação de negócio em comunicação: Start Comunicação.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

19.
MELO FILHO, Alvaro.; ANDRADA JUNIOR, Hildeu O.. Participação em banca de Eduardo Vellasco Roquette.Plano de comunicação: Recupera Ambiental.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

20.
MELO FILHO, Alvaro.; ANDRADA JUNIOR, Hildeu O.. Participação em banca de Kevin Oliveira Almeida.Agência Capim Comunicação Digital. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

21.
MELO FILHO, Alvaro.; ANDRADA JUNIOR, Hildeu O.. Participação em banca de Onofre Lacerda.Agência de Comunicação com foco em micro e pequenos negócios.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

22.
MELO FILHO, Alvaro.; ROSENZWERG, P. Q.. Participação em banca de Ícaro Bruno Andrade Barcelos.Abertura de negócio: Brief Inbound Marketing.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

23.
MELO FILHO, A.; SERENINI, Luciana Prado. Participação em banca de Raíssa Arrais Santos Aquino.Projeto Experimental II - Monografia - Visões sobre ações de cunho social em ambiente digital: um estudo de caso sobre o movimento. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

24.
MELO FILHO, A.; MARINHO, Marcos; FERNANDES, Luiz Carlos. Participação em banca de Carlos Augusto de Faria Filho / Fabrine Mesquita Melo.Projeto Experimental I - Plano de comunicação: Imagelife Healthcare. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

25.
MELO FILHO, Alvaro.. Participação em banca de Pedro Rocha.Plano de Comunicação para Bom Voyage.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

26.
MELO FILHO, Alvaro.; ANDRADA JUNIOR, Hildeu O.. Participação em banca de Andressa P. Gradin; Isabela P. Gontijo; Lucas L. Brito.Sonora Comunicação Integrada. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

27.
MELO FILHO, Alvaro.; HIDEMI, Luciana. Participação em banca de Angely Pereira de Assis Parreira.Aplicativos móveis: a experiência do consumidor mediada por interfaces.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

28.
MELO FILHO, Alvaro.; ROSENZWERG, P. Q.. Participação em banca de Alessandra M. Costa; Bruna B. V. Moreira; Suzana F. Leite.Estruturação de Negócio: Tribos Marketing e Produção Cultural.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

29.
MELO FILHO, Alvaro.. Participação em banca de Carlos Augusto de Faria Filho; Fabrine Mesquita Melo.Projeto Experimental I Imagilife Healthcare. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

30.
MELO FILHO, Alvaro.; SERENINI, Luciana Prado; ANDRADA, Renata Borges Crispim. Participação em banca de Raíssa Arrais Santos Aquino.Projeto Experimental II - Visões sobre ações de cunho social em ambiente digital: um estudo de caso sobre o movimento "somos todos macacos".. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

31.
MELO FILHO, Alvaro.; BORGES, R. D. A. T.; MELISSA, Cláudia. Participação em banca de Thiago da Silva Rabelo.TCC I - The Hire: Descontrução e Análise da Linguagem adotada pela BMW. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

32.
MELO FILHO, Alvaro.; ANDRADA JUNIOR, Hildeu O.; TEIXEIRA, César Viana. Participação em banca de CAPONE, C.; BISINOTO, E.; EVANGELISTA, P.; NOGUEIRA, T..Projeto Experimental I - Plano de Comunicação: MPA Automação. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

33.
MELO FILHO, Alvaro.; BERARDO, Murilo; SERENINI, Luciana Prado. Participação em banca de Amanda Escher Chagas.Projeto Experimental I - Publicidade em cena: o uso do Product Placement em Narrativas Fílmicas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

34.
MELO FILHO, Alvaro.; ROCHA, Cláudio Aleixo; HIDEMI, Luciana. Participação em banca de Vívian Amanda Gondin Gonçalves.Monografia II - A rede social Facebook como ferramenta de comunicação: um estudo de caso da marca Colcci. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

35.
MELO FILHO, Alvaro.; ANDRADA JUNIOR, Hildeu O.; CAPELETI, Mariana.. Participação em banca de Ana Luiza Machado; Isadora Hummel; Tairine Peruffo.Projeto Experimental II - Plano de comunicação: Visopan Painéis Rodoviários Ltda.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

36.
MELO FILHO, Alvaro.; ANDRADA JUNIOR, Hildeu O.; HIDEMI, Luciana. Participação em banca de Bruno Harignl; Hector Esbaltar; Maria Jardim; Mayara Santos.Projeto Experimental II - Plano de Comunicação: Brigadeiria das Meninas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

37.
MELO FILHO, Alvaro.; NORMANDO, J. S. A.; PRADO, Luiz Alberto Serenini. Participação em banca de Laura Peres Seabra; Maria Eduarda Matos Gragnani.Projeto Experimental II - Plano de Comunciação: Batata Palha Slight. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

38.
NORMANDO, J. S. A.; MELO FILHO, Alvaro.. Participação em banca de Elissandro Luiz Neuhaus Scarpato.Monografia de TCC II - Cultura Nerd: Conteúdos e Significados no Grupo Jovem Nerd. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

39.
ROSENZWERG, P. Q.; MELO FILHO, Alvaro.; PRADO, Luiz Alberto Serenini. Participação em banca de SILVA, G.M.; OLIVEIRA, G.R.; ALVES, H.K.S.; CARVALHO, L.S..Projeto Experimental II - Plano de Comunicação: Pet Shop Mundial. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

40.
PRADO, Luiz Alberto Serenini; MELO FILHO, Alvaro.; ROCHA, Cláudio Aleixo. Participação em banca de SOUZA, Ambra Ferreira dos Santos; NEVES, Sara Schetini..Projeto Experimental II - As convergências entre o Instagram e os Blogs de Moda.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

41.
ROSENZWERG, P. Q.; MELO FILHO, Alvaro.; FERNANDES, Luiz Carlos. Participação em banca de Thalita toledo Silva.Projeto Experimental II - Happy Hour Live Marketing: projeto de abertura de negócios na área de Eventos Promocionais. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

42.
SIMÃO, Núbia da Cunha; MELO FILHO, Alvaro.; ROCHA, Cláudio Aleixo. Participação em banca de Danilo Maurício dos Santos.Projeto Experimental I - Estruturação de Agência Digital. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

43.
MELO FILHO, Alvaro.; ROCHA, Cláudio Aleixo; HIDEMI, Luciana. Participação em banca de Diogo Marinho Moraes.Projeto Experimental I - A Realidade Aumentada como um estímulo de venda no E-Commerce. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

44.
CAPELETI, Mariana.; MELO FILHO, Alvaro.; ROSENZWERG, P. Q.. Participação em banca de Nathália Guimarães Trindade.Projeto Experimental I - A publicidade nos blogs de moda. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

45.
MARINHO, Marcos; MELO FILHO, Alvaro.; FERNANDES, Luiz Carlos. Participação em banca de Amanda Marinacci; Thaís Leão Carvello.Projeto Experimental I - A construção do relacionamento entre o político e seus eleitores. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

46.
HIDEMI, Luciana; MELO FILHO, Alvaro.; BORGES, R. D. A. T.. Participação em banca de Cosme Leite; Guilherme Augusto Xavier.Projeto Experimental I (Monografia) - Advergames Digitais. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

47.
MELO FILHO, Alvaro.; PRADO, Luiz Alberto Serenini; FERREIRA, Adriana R.. Participação em banca de Ana Luiza Machado; Isadora Hummel; Tairine Peruffo.Projeto Experimental I - Plano de comunicação: Visopan Painéis Rodoviários Ltda.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

48.
MELO FILHO, Alvaro.; NORMANDO, J. S. A.; MOREIRA, L.. Participação em banca de Laura Peres Seabra; Maria Eduarda Matos Gragnani.Projeto Experimental I - Plano de comunicação: Batata Palha Slight. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

49.
MELO FILHO, Alvaro.; FERREIRA, Adriana R.; PIMENTA. Participação em banca de Bruno Harignl; Hector Esbaltar; Maria Jardim; Mayara Santos.Projeto Experimental I - Plano de comunicação: Brigadeiria das Meninas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

50.
MELO FILHO, Alvaro.; SERENINI, Luciana Prado; ROCHA, Cláudio Aleixo. Participação em banca de Vívian Amanda Gondin Gonçalves.Monografia I - A rede social Facebook como ferramenta de comunicação: um estudo de caso da marca Colcci. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

51.
MELO FILHO, Alvaro.; MOREIRA, L.; BERARDO, Murilo. Participação em banca de GOUVEIA, H.; CRISTINY, J.; ESTEVAM, R.; PEREIRA, T..Comunicação Institucional para o portal de buscas e ofertas online Guiamais. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

52.
MELO FILHO, Alvaro.; ANDRADA, Renata Borges Crispim; ROCHA, Cláudio Aleixo. Participação em banca de Amanda Araújo, Bruna Battaglin, Erick Furtado, Raphael Santo.Microcamp Tecnologia. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

53.
MELO FILHO, Alvaro.; ANDRADA, Renata Borges Crispim; ROCHA, Cláudio Aleixo. Participação em banca de Bárbara Silva dos Santos Teixeira; Marcos Antônio Ferreira.Conteúdo, marca e engajamento no Facebook. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

54.
MELO FILHO, Alvaro.; NORMANDO, J. S. A.; MOREIRA, L.. Participação em banca de João Victor Santana Campos.Como as novas mídias atuam na profissionalização e crescimento da música independente. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

55.
SILVA, Carla Simone Castro da; MELO FILHO, Alvaro.; VAZ, Flaviane Lisboa. Participação em banca de Renato Silva Oliveira.O Youtube como veículo de comunicação no contexto das mídias sociais. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Faculdade Sul-Americana.

56.
MELO FILHO, A.; QUITERO, P.; NORMANDO, J. S. A.. Participação em banca de AVELINO, GUIMARAES, MENDES, MILHOMEM, OLEGARIO, SANTOS, VERA.Os desafios do posicionamento da marca Aldeia Acabamentos e Complementos.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

57.
RORIZ, Marina; MELO FILHO, A.; QUITERO, P.. Participação em banca de BARBOSA, A; MODESTO, J; LEMOS, N; SANTOS, M; SILVA, G..Cordel Marketing de Experiência. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

58.
MELO FILHO, A.; FERREIRA, Adriana R.; RORIZ, Marina. Participação em banca de FRANCO; CASTRO; BAILAO, ARISTIDES; VIDAL; HARA e RISSATTI.Vinil Comunicação Integrada. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

59.
QUITERO, P.; MELO FILHO, A.; BRISOLA, M.. Participação em banca de BRANQUINHO, CARNEIRO, LEBED, ABREU NETO e JACOB.Evolvere Comunicação Feminina: uma proposta publicitária para a Dondoca Boutique. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

60.
MELO FILHO, A.; QUITERO, P.; LOZZI, A.. Participação em banca de DIAS, VIGANÓ, CARDOSO e GALDINO.Sintonia Comunicação: uma proposta de comunicação e evento de moda para a Empório Anna. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

61.
MELO FILHO, A.; ALEIXO, C.; PRUDENTE FILHO, Lênio Cunha. Participação em banca de MOURA, MONTEIRO, JULIANO, RODRIGUES, BEZERRA e FRANCO.Inventus Comunicação e Eventos: uma proposta de comunicação e evento para o lançamento do Divino Buffet, um serviço do Divino Fogão.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

62.
MELO FILHO, A.; NASCIMENTO, Dilze Percílio; MARRONE, Mônica; KAWAMURA, R.. Participação em banca de BRITO, M.; CASTRO, P.; LIMA, F.; OLIVEIRA, D. e SOUZA, M..Projeto Experimental Oficina Marketing de Relacionamento. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Propaganda e Marketing) - Universidade Paulista.

63.
MELO FILHO, A.; NASCIMENTO, Dilze Percílio; MARRONE, Mônica; KAWAMURA, R.. Participação em banca de COUTINHO, E.; MARTINS, R.; NEVES, D. e SILVEIRA, D..Projeto Experimental LAB Comunicação e Design. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Propaganda e Marketing) - Universidade Paulista.

64.
MELO FILHO, A.; NASCIMENTO, Dilze Percílio; MARRONE, Mônica; KAWAMURA, R.. Participação em banca de ELISA, G.; MONTICELLI, K.; PRADO, T.; RAW, T. e TRINDADE, C..Projeto Experimental MM Consultoria de Marketing em Moda. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Propaganda e Marketing) - Universidade Paulista.

65.
MELO FILHO, A.; NASCIMENTO, Dilze Percílio; MARRONE, Mônica; KAWAMURA, R.. Participação em banca de BARBOSA, CARNEIRO, FURLAN, GOUVEIA, OLIVEIRA, RESENDE e SOUZ.Projeto Experimental WebCluster Design e Publicidade On-line. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Propaganda e Marketing) - Universidade Paulista.

66.
MELO FILHO, A.; VIDICA, Ana Rita; CORTES, Letícia Segurado. Participação em banca de RIBEIRO; KLASER; BIANCHI; SOUZA e MENEZES..Agente Comunicação em Responsabilidade Sócio-Ambiental. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Professor titular
1.
MELO FILHO, Alvaro.; ANDRADA, Renata Borges Crispim; ANDRADA JUNIOR, Hildeu O.. Presidente da Banca Examinadora para o Processo Seletivo de Pessoal Docente para a Unidade Acadêmico-Administrativa de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda; área de concentração: Assessoria de Comunicação. 2014. Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

2.
MELO FILHO, Alvaro.; ANDRADA, Renata Borges Crispim; ANDRADA JUNIOR, Hildeu O.. Presidente da Banca Examinadora para o Processo Seletivo de Pessoal Docente para a Unidade Acadêmico-Administrativa de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda; área de concentração: Fotografia Publicitária e Pesquisa de Opinião e Mercado. 2014. Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

3.
ANDRADA, Renata Borges Crispim; MELO FILHO, Alvaro.; CARRER, Janete. Banca Examinadora para o Processo Seletivo de Pessoal Docente para o curso de Comunicação Social: Publicidade e Propaganda - Mestrado.. 2013. Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

Outras participações
1.
MELO FILHO, Alvaro.. Avaliador de trabalhos científicos do II Congresso de Ciência e Tecnologia. 2016. Pontifícia Universidade Católica de Goiás.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
8˚ Simpósio de Comunicação PUC-Goiás. 2018. (Simpósio).

2.
Aula inaugural PUC Goiás 2017/1. 2017. (Outra).

3.
Césio 137: 30 anos de mitos e verdades.. 2017. (Encontro).

4.
Mesa Redonda - Diálogos Publicitários: desafios e perspectivas do mercado goiano.. 2017. (Outra).

5.
12˚ Etapa do Programa de Formação Continuada de professores e Gestores Acadêmiccos da PUC Goiás.Minicurso Estágio na PUC Goiás: legislação e diretrizes. 2014. (Outra).

6.
4˚ Simpósio de Pesquisa em Comunicação Social da PUC-Goiás.O design e a comunicação da marca Colcci. 2013. (Simpósio).

7.
7˚ Semana de Comunicação Social. 2013. (Congresso).

8.
Digital Outbox - Realidade x Possibilidade. 2013. (Congresso).

9.
I Seminário de Socialização da Atividade Externa da Disciplina.I Seminário de Socialização da Atividade Externa da Disciplina. 2013. (Seminário).

10.
Programa de Formação Continuada de Professores e Gestores Acadêmicos 10˚ Etapa - Minicurso: Ambiente Virtual de Aprendizagem: qual metodologia de ensino?.Minicurso: Ambiente Virtual de Aprendizagem: qual metodologia de ensino?. 2013. (Seminário).

11.
Programa de Formação Continuada de Professores e Gestores Acadêmicos 10˚ Etapa - Minicurso: Análise de projetos pedagógicos de cursos.Minicurso: Análise de projetos pedagógicos de cursos. 2013. (Seminário).

12.
Programa de Formação Continuada de Professores e Gestores Acadêmicos 10˚ Etapa - Minicurso: Aspectos pedagógicos do TCC em documentos oficiais e na formação profissional.Minicurso: Aspectos pedagógicos do TCC em documentos oficiais e na formação profissional. 2013. (Seminário).

13.
Programa de Formação Continuada de Professores e Gestores Acadêmicos 10˚ Etapa - Minicurso: Avaliação discente no ensino superior: questões relevantes para os docentes..Minicurso: Avaliação discente no ensino superior: questões relevantes para os docentes. 2013. (Seminário).

14.
Programa de Formação Continuada de Professores e Gestores Acadêmicos 10˚ Etapa - Minicurso: Biblioteca como apoio pedagógico: uso científico dos recursos e serviços disponíveis.Minicurso: Biblioteca como apoio pedagógico: uso científico dos recursos e serviços disponíveis. 2013. (Seminário).

15.
Programa de Formação Continuada de Professores e Gestores Acadêmicos 10˚ Etapa - Minicurso: Desafios a docência: elaboração do plano de ensino, registros acadêmicos e adequações pedagógicas.Minicurso: Desafios a docência: elaboração do plano de ensino, registros acadêmicos e adequações pedagógicas. 2013. (Seminário).

16.
Programa de Formação Continuada de Professores e Gestores Acadêmicos 10˚ Etapa - Minicurso: Elaboração de questões objetivas de múltipla escolha para avaliação interdisciplinar.Minicurso: Elaboração de questões objetivas de múltipla escolha para avaliação interdisciplinar. 2013. (Seminário).

17.
Programa de Formação Continuada de Professores e Gestores Acadêmicos 10˚ Etapa - Minicurso: Inovações pedagógicas no ensino de graduação da PUC-Goiás: avaliação interdisciplinar.Minicurso: Inovações pedagógicas no ensino de graduação da PUC-Goiás: avaliação interdisciplinar. 2013. (Seminário).

18.
Trocando Idéia - Mercado na Era Digital.Mercado na Era Digital. 2013. (Encontro).

19.
VIII Semana de Comunicação da Faculdade Araguaia.O Branding na Comunicação Publicitária.. 2013. (Seminário).

20.
3° Simpósio de Pesquisa em Comunicação PUC-Goiás.Moderador GT: Ética na Comunicação. 2012. (Simpósio).

21.
3° Simpósio de Pesquisa em Comunicação PUC-Goiás.A sociedade está nadando em um mar de mensagens. 2012. (Simpósio).

22.
6° Semana de Comunicação Social PUC-Goiás. 2012. (Congresso).

23.
IV Seminário Interdisciplinar da Faculdade Araguaia - Ensino, Pesquisa e Extensão: Dilemas Atuais.Design e Construção de Marcas na Contemporaneidade.. 2012. (Seminário).

24.
5° Semana de Comunicação Social PUC-Goiás. 2011. (Congresso).

25.
5° Semana de Comunicação Social PUC-Goiás. Workshop Tendëncias do mercado de comunicação em Goiás. 2011. (Congresso).

26.
II Jornada Científica do Curso de Psicologia da UNIP.O design da Marca Colcci. 2011. (Outra).

27.
VI Encontro Científico Universidade Anhembi Morumbi.O design da marca Colcci e o prenúncio de seus novos caminhos. 2010. (Encontro).

28.
2° International Symposium on Sustainable Design. 2009. (Simpósio).

29.
2° SBDS/ ISSD - Mini-curso: Eventos, design gráfico, sustentabilidade e suas interlocuções.. 2009. (Outra).

30.
2° SBDS/ ISSD - Monitoria do Evento. 2009. (Simpósio).

31.
2° Simpósio Brasileiro de Design Sustentável. 2009. (Simpósio).

32.
4° Semana de Publicidade e Propaganda PUC Goiás - Workshop Criatividade em Design. 2009. (Encontro).

33.
Convenção Colcci de Lançamento da Coleção Outono 2010. 2009. (Outra).

34.
II Fórum de Fotografia Anhembi Morumbi. 2009. (Seminário).

35.
Jornada Científica de Comunicação Social.Designing Marketing. 2009. (Seminário).

36.
Seminário de Estudos e Pesquisa em Moda - Cenografia na moda: dos desfiles ao ponto de venda. 2009. (Seminário).

37.
Seminário de Estudos e Pesquisa em Moda - Corpo e roupa como percepção cultural. 2009. (Seminário).

38.
Seminário Semestral do Mestrado em Desing - Metodologia de Pesquisa em Design. 2009. (Seminário).

39.
V Encontro Científico e de Iniciação Científica Anhembi Morumbi.Uma proposta de estudo sobre o design de marcas na contemporaneidade.. 2009. (Encontro).

40.
X Congresso Internacional da Associação Brasileira de Estudos Canadenses (ABECAN) - II Congresso Latino-Americano de Estudos Canadenses. 2009. (Congresso).

41.
X Congresso Internacional da Associação Brasileira de Estudos Canadenses (ABECAN) - II Congresso Latino-Americano de Estudos Canadenses. Royal Bank of Canadá e Banco do Brasil: um estudo comparativo entre as características contemporâneas do design de marcas canadense e brasileira.. 2009. (Congresso).

42.
3° Semana de Publicidade e Propaganda da PUC Goiás.Mini-curso: Design no Ponto de Venda - o merchandising, os corners e a vitrine.. 2008. (Encontro).

43.
Palestra Merchandising e o design no ponto de venda..Merchandising e o design no ponto de venda.. 2008. (Encontro).

44.
TRANSITUS: Comunicação gráfica sob-medida. 2008. (Seminário).

45.
TRANSITUS: Design de hipermídia - Projetos inovadores de jovens designers. 2008. (Seminário).

46.
TRANSITUS: Mini-curso - Design, Arte e Fotografia na cultura visual contemporânea. 2008. (Outra).

47.
TRANSITUS: Moda e arte, grupo de estudos e pesquisa em design.. 2008. (Seminário).

48.
TRANSITUS: Workshop - Programação visual da marca. 2008. (Oficina).

49.
5º Semana UNIP de Propaganda e Marketing. 2005. (Encontro).

50.
Ciclo de palestras da disciplina Economia Política.Gerência e Construção de Marcas. 2005. (Outra).

51.
2º Fórum de Comunicação Mercadológica do Centro-Oeste. 2003. (Encontro).

52.
3º Semana UNIP de Propaganda e Marketing. 2003. (Encontro).

53.
1º Fórum de Comunicação Mercadológica do Centro-Oeste. 2002. (Encontro).

54.
Seminário de Marketing CUltural. 2002. (Seminário).

55.
Seminário Você alma do Negócio. 2002. (Seminário).

56.
1º Encontro UNIP de Propaganda e Marketing. 2001. (Encontro).

57.
Ciclo de Palestras DCE/2001. 2001. (Seminário).

58.
Goiânia Mostra Curtas. 2001. (Oficina).

59.
Oficina de Vídeo. 2000. (Oficina).

60.
VII ERECOM - Encontro Regional dos Estudantes de COmunicação, Região Centro-Oeste. 2000. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MELO FILHO, Alvaro.; FERREIRA, Adriana R. ; MOREIRA, Sabrina . 4˚ Simpósio de Pesquisa em Comunicação Social da PUC-Goiás. 2013. (Outro).

2.
MELO FILHO, A.; FARIA, F. F. . Cine PUC Goiás (8˚ Semana de Cultura e Cidadania PUC-Goiás). 2012. (Outro).

3.
MELO FILHO, Alvaro.; ROSENZWERG, P. Q. ; ANDRADA, R. ; FERREIRA, A. R. ; MOREIRA, L. . 3˚ Semana de Publicidade e Propaganda da Católica. 2008. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Lailla Gomes Balbino. Plano de comunicação: VBC Contrução e Reforma. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. (Orientador).

2.
Ana Paula Teixeira da Silva; Karyne Viana Siqueira. Plano de comunicação: Hannover Kids.. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Rodrigo Pinheiro de Alencar. Marketing de Conteúdo: caminhos para se obter resultados no varejo.. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Comunicação Estratégica) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Alvaro de Melo Filho.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Daniel Neves Magalhães Rachid. Plano de comunicação: Alquimia Comunicação.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Alvaro de Melo Filho.

2.
Rafael Dias Campos. Os impactos do patrocínio de um quadro em um programa televisivo para construção de uma imagem de marca.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Alvaro de Melo Filho.

3.
Igor Ramos Vilela' Marcela Nasser Barreto. Plano de Comunicação: Pollyanna Noivas.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Alvaro de Melo Filho.

4.
Vívian Amanda Gondin Gonçalves. Monografia II: A rede social Facebook como ferramenta de comunicação: um estudo de caso da marca Colcci. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Alvaro de Melo Filho.

5.
Bruno Haringl; Hector Esbaltar; Maria Jardim; Mayara Santos. Projeto Experimental II - Plano de Comunicação: Brigadeiria das Meninas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Alvaro de Melo Filho.

6.
Ana Luiza Machado; Isadora Hummel; Tairine Araújo Peruffo. Projeto Experimental II - Plano de Comunicação: Visopan Painéis Rodoviários Ltda.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Alvaro de Melo Filho.

7.
Laura Peres Seabra; Maria Eduarda de Matos Gragnani. Projeto Experimental II - Plano de Comunicação: Batata Palha Slight. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Alvaro de Melo Filho.

8.
Ana Luiza Machado; Isadora Hummel; Tairine Araújo Peruffo. Projeto Experimental I - Plano de Comunicação: Visopan Painéis Rodoviários Ltda.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Alvaro de Melo Filho.

9.
Bruno Haringl; Hector Esbaltar; Maria Jardim; Mayara Santos. Projeto Experimental I - Plano de Comunicação: Brigadeiria das Meninas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Alvaro de Melo Filho.

10.
Vívian Amanda Gondin Gonçalves. Monografia I: A rede social Facebook como ferramenta de comunicação: um estudo de caso da marca Colcci. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Alvaro de Melo Filho.

11.
Laura Peres Seabra; Maria Eduarda de Matos Gragnani. Projeto Experimental I - Plano de Comunicação: Batata Palha Slight. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Alvaro de Melo Filho.

12.
MOURA, MONTEIRO, JULIANO, RODRIGUES, BEZERRA e FRANCO. Inventus Comunicação e Eventos: uma proposta de comunicação e evento para o lançamento do Divino Buffet, um serviço do Divino Fogão.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Alvaro de Melo Filho.

13.
BARBOSA, CARNEIRO, FURLAN, GOUVEIA, OLIVEIRA, RESENDE e SOUZ. Webcluster Design e Publicidade On-line. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Propaganda e Marketing) - Universidade Paulista. Orientador: Alvaro de Melo Filho.

14.
BRITO, M.; CASTRO, P.; LIMA, F.; OLIVEIRA, D. e SOUZA, M.. Oficina Marketing de Relacionamento. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Propaganda e Marketing) - Universidade Paulista. Orientador: Alvaro de Melo Filho.

15.
ELISA, G.; MONTICELLI, K.; PRADO, T.; RAW, T. e TRINDADE, C.. MM Consultiria de Marketing em Moda. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Propaganda e Marketing) - Universidade Paulista. Orientador: Alvaro de Melo Filho.

16.
COUTINHO, E.; MARTINS, R.; NEVES, D. e SILVEIRA, D.. LAB Comunicação e Design. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Propaganda e Marketing) - Universidade Paulista. Orientador: Alvaro de Melo Filho.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
MELO FILHO, Alvaro.2014MELO FILHO, Alvaro.. O design e a comunicação da marca Colcci. Panorama (PUC-GO), v. 4, p. 186-199, 2014.


Apresentações de Trabalho
1.
MELO FILHO, Alvaro.. Design e Construção da Marca na Contemporaneidade. (6h/a). 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
MELO FILHO, Alvaro.. Nova Apostila de Planejamento de Mídia e Estudo dos Meios. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MELO FILHO, Alvaro.; ROSENZWERG, P. Q. ; ANDRADA, R. ; FERREIRA, A. R. ; MOREIRA, L. . 3˚ Semana de Publicidade e Propaganda da Católica. 2008. (Congresso).

2.
MELO FILHO, Alvaro.; FERREIRA, Adriana R. ; MOREIRA, Sabrina . 4˚ Simpósio de Pesquisa em Comunicação Social da PUC-Goiás. 2013. (Outro).


Artes Visuais
1.
MELO FILHO, Alvaro.. MARCA PP FASAM. 2014. Programação Visual.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/01/2019 às 6:39:28