Patrícia Maia von Flach

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3145804395894090
  • Última atualização do currículo em 13/11/2018


Possui graduação em Psicologia pela Faculdade Ruy Barbosa (2003) e graduação em Serviço Social pela Universidade Católica do Salvador (1992). Formação em Terapia Familiar - CEFAC e Terapia de Abordagem Bioenergética pelo Círculo de Estudos Neo-Reichiano. Especialização em Saúde Mental pela UFBA e Mestre em Saúde Coletiva pelo Instituto de Saúde Coletiva ISC - UFBA. Diplomada pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas- SENAD com o título de Mérito pela Valorização da Vida- 2006 e 2008. Implantou e coordenou o primeiro CAPS ad de Salvador, o Ponto de Encontro - Centro de Convivência para usuários de álcool e outras drogas e o Ponto de Cidadania - Estratégia de apoio psicossocial para usuários de álcool e outras drogas no território. Funcionária do quadro permanente da Secretaria Estadual de Saúde - SESAB, desde 1992, atualmente trabalha na Defensoria Pública do Estado da Bahia - Especializada de Direitos Humanos - Núcleo Pop Rua. Doutoranda em Saúde Coletiva pelo Instituto de Saúde Coletiva da UFBA. Apresentadora do programa na rádio Metrópole "Drogas, fique por dentro", com o professor Antônio Nery Filho. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Patrícia Maia von Flach
Nome em citações bibliográficas
Flach, P. M.

Endereço


Endereço Profissional
Governo do Estado da Bahia, Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, Superintêndencia de Regulação Atenção e Promoção da Saúde.
A. Paralela, 4ª Avenida, Plataforma 6, Lado B, nº400, sala 217
CAB
41745-000 - Salvador, BA - Brasil
Telefone: (71) 31164697
Fax: (71) 31164699
URL da Homepage: http://www.saude.ba.gov.br


Formação acadêmica/titulação


2015
Doutorado em andamento em DOUTORADO.
instituto de saude coletiva, ISC, Brasil.
Orientador: MONICA NUNES.
2008 - 2010
Mestrado em Saúde Coletiva.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Título: A implementação da política de atenção integral a usuários de álcool e outras drogas no estado da Bahia,Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Jairnilson Silva Paim.
Grande área: Ciências da Saúde
Setores de atividade: Saúde humana e serviços sociais.
2003 - 2005
Especialização em Pós Graduação Em Saúde Mental Lato Sensu. (Carga Horária: 370h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Título: CAPS ad Canela - Uma Avaliação Preliminar.
Orientador: Ana Pitta.
1996 - 1998
Aperfeiçoamento em Psicoterapia Corporal. (Carga Horária: 480h).
Circulo de Estudos Neo-Reichiano, CRICULO, Brasil.
Título: Apresentação Oral - Estudos de casos. Ano de finalização: 1998.
1993 - 1995
Aperfeiçoamento em Formação Em Terapia Familiar Sistêmica. (Carga Horária: 552h).
Centro de Estudos Em Família e Casal, CEFAC, Brasil.
Título: Abordagem Sistêmica em Terapia de Casal. Ano de finalização: 1995.
Orientador: Maria Luisa Timoteo.
1998 - 2003
Graduação em Psicologia.
Faculdade Ruy Barbosa, FRB, Brasil.
Título: O sofrimento psíquico de quem cuida do sofrimento psíquico.
1987 - 1992
Graduação em Assistente Social.
Universidade Católica do Salvador, UCSAL, Brasil.
Título: A rejeição familiar ao doente mental.
Orientador: Edna Amado.




Formação Complementar


2013 - 2013
CONSUMO DE ALCOHOL Y OTRAS DROGAS: PREVENCIÓN. (Carga horária: 100h).
ENTIDAD DE COORDINACION Y EJECUCIÓN, ECE, Chile.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Consultora Técnica


Faculdade São Bento da Bahia, FSBB, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 4


Instituto de Saúde Coletiva, ISC - UFBA, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora da Residência em Saúde Mental, Carga horária: 20
Outras informações
Ensino, Residência Multiprofissional em Saúde Mental, Nível: Especialização. Disciplina ministrada: Saúde mental ? Álcool e outras drogas Sessão de discussão clínico Institucional Atividades desenvolvidas: Sessão de discussão clínico Institucional ? Tutoria do grupo de residentes e acompanhamento individual das residentes de Serviço Social.


Governo do Estado da Bahia, GOVERNO/BA, Brasil.
Vínculo institucional

1992 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assistente Social, Carga horária: 30
Outras informações
1992- 1993 - Unidade de Emergência do Curuzu 1993-2004 - Hospital Juliano Moreira 2004-2007 - Coordenação do CAPS ad Pernambués - SESAB/UFBA/CETAD 2007-2009 - Coordenação do Grupo de Trabalho sobre Políticas de álcool e outras Drogas - SESAB/UFBA/CETAD 2010 - 2011- Atividades no campo da implementação das Políticas de álcool e outras drogas no Estado da Bahia. Atualmente realiza as seguintes atividades no CETAD/UFBA - SESAB 1.Acolhimento e atendimento a usuários de SPAs na Clínica do CETAD 2.Coordenadora pedagógica na capacitação para Defensores Públicos do Estado da Bahia, no campo das substâncias psicoativas e seus usos. 3.Articulações técnicas, políticas e administrativas para implantação do ?Ponto de Encontro? para usuários de SPAs no Centro Histórico de Salvador em parceria com as Voluntárias Sociais. 4.Participação na discussão/elaboração de uma política de álcool e outras drogas no Estado da Bahia. 5.Participação em eventos promovidos pela SEDES para discussão da implantação/intervenção das equipes do SUAS ? Sistema Único de Assistência Social, em interface com o SUS, em relação ao consumo de PAs. 6.Supervisora do projeto ?De Cara na Rua?, atualmente em parceria com o projeto Consultório de Rua ? SENAD. 7.Elaboração da proposta do Curso de Atualização em Gerenciamento de Casos e Reinserção Social no Campo das Substâncias Psicoativas que faz parte do projeto para implantação do Centro de Referência para formação permanente aos profissionais que atuam nas redes de atenção integral à saúde e de assistência social com usuários de crack e outras drogas e seus familiares. 8.Representação do CETAD em reuniões/eventos/aulas que discutem a temática das SPAs, principalmente em relação a implementação da política de álcool e outras drogas no Estado da Bahia. 9.Representante do CETAD na Câmara de Enfrentamento ao abuso de Drogas, coordenado pela SUPRAD, que compõe o Pacto pela Vida do Governo do Estado da Bahia 10.Ministra a Disciplina ?Políticas Públic


FACULDADE SOCIAL DA BAHIA, FSBA, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2016
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 20
Outras informações
Ministra as disciplinas: Psicologia e Saúde Coletiva; Processos Psicossociais em Saúde Mental I e II; supervisional estágio de ênfase em Saúde Mental e realiza orientação de TCC.


Faculdade Ruy Barbosa, FRB, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2013
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações
Ministra a disciplina Dependencia Química no curso de Psicologia



Membro de comitê de assessoramento


2012 - Atual
Agência de fomento: (BA) Governo do Estado da Bahia


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Serviço Social / Subárea: Serviço Social Aplicado.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.


Prêmios e títulos


2008
Diploma de Valorização da Vida, Secretaria Nacional sobre Drogas.
2006
Diploma de valorização pela Vida, Secretaria Nacional anti-drogas.


Produções



Produção bibliográfica
Livros publicados/organizados ou edições
1.
SCHNEIDER, D. R. ; Flach, P. M. . Caderno de orientações para o projeto de intervenção: curso prevenção dos problemas relacionados ao uso de drogas: capacitação para conselheiros e lideranças comunitárias. 1. ed. FLORIANÓPOLIS: SENAD-MJ/NUTE-UFSC, 2014. v. 1. 60p .

2.
Flach, P. M.; SCHNEIDER, D. R. . Prevenção dos problemas relacionados ao uso de drogas: capacitação para conselheiros e lideranças comunitárias. 6. ed. FLORIANÓPOLIS: SENAD-MJ/NUTE-UFSC, 2014. v. 1. 312p .

3.
MEDINA, M. G. ; NERY FILHO, A. ; Flach, P. M. . SAÚDE COLETIVA TEORIA E PRATICA. 1. ed. Rio de Janeiro: MEDBOOK EDITORA, 2014. v. 1. 720p .

Capítulos de livros publicados
1.
Francine Melo ; Flach, P. M. . Atenção domiciliar em saúde mental. In: Mônica Nunes; Maurice de Torrenté; Adriana Prates. (Org.). O Otimismo das Práticas. 1ed.: , 2015, v. , p. 383-.

2.
Elielma Carvalho dos Santos ; Flach, P. M. . A desinstitucionalização do louco infrator. In: Mônica Nunes; Maurice de Torrenté; Adriana Prates. (Org.). O otimismo das práticas. 1ed.: , 2015, v. , p. 421-.

3.
Flach, P. M.; NERY FILHO, A. . Interfaces entre a política e a clínica na atenção aos usuários de substâncias psicoativas. In: NUNES, M.; TORRENTÉ, M.; PRATES, A.. (Org.). O Otimismo das Práticas. 01ed.Salvador: EDUFBA, 2015, v. 01, p. 09-507.

4.
MARTINS, J. S. ; Flach, P. M. . Modelo de atenção à saúde de crianças e adolescentes usuárias de substâncias psicoativas no município de Salvador. In: Antonio Nery Filho; Edward MacRae; Luis Alberto Tavares; Marlize Rêgo; Maria Eugênia Nunes. (Org.). As drogas na conteporâneidade:perspectivas clínicas e culturais. 1ed.salvador: edufba, 2012, v. 4, p. 01-438.

5.
NERY FILHO, A. ; Flach, P. M. ; ESPINHEIRA, C. G. D. . De Cara na Rua: reflexões sobre Crianças e adolescentes em situação de risco. In: Luciana Rodrigues Silva. (Org.). Diagnóstico em pediatria. 1ed.Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2009, v. 1, p. 01-1132.

6.
Flach, P. M.; NEMI, S. . Terapia Sistêmica: abordagem para grupos em geral e família, casal e individual. In: Ana Rita Ribeiro; Romero Magalhaes. (Org.). Guia de Abordagens Corporais. São Paulo: Summus, 1997, v. , p. -.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
Flach, P. M.; CRUZ, M. G. M. . Sociedade Psiquiatrizada: a influência do modelo biomédico na expectativa de tratamento em saúde. Cienti-fico.com, Salvador/Ba, 01 ago. 2002.

Apresentações de Trabalho
1.
Flach, P. M.. O cuidado ao usuário de substancias psicoativas: que caminhos temos percorrido?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
Flach, P. M.. O cuidado aos usuários de substâncias psicoativas: das políticas públicas às intervenções possíveis. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
Flach, P. M.. Diálogos entre/com operadores da transformação em saúde mental. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
Flach, P. M.. Taller-seminario para la discusión eórico-conceptual y metodológica sobre la caracterización y monitoreo del abordaje detección, tratamiento y rehabiilitación del uso problemático de cocaínas fumables. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
Flach, P. M.. Foro de gestión de Riesgos y Daños. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
Flach, P. M.. A droga e a vida na rua: armadilhas e invenções. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
Flach, P. M.. Porque os humanos usam drogas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
Flach, P. M.. Desafios da Reforma Psiquiátrica na atenção integral aos usuários de álcool e outras drogas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
Flach, P. M.. 'Epidemia de Crack?'. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
Flach, P. M.. A vida na rua e a droga: discursos, políticas e práticas. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
Flach, P. M.. III Simpósio de Saúde Mental e II Seminário Regional sobre o Crack e outras Drogas. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
Flach, P. M.. Atenção Integral ao consumo e aos consumidores de substâncias psicoativas no Estado da Bahia e Sergipe. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

2.
Flach, P. M.. Atenção Integral ao consumo e aos consumidores de substâncias de substâncias psicoativas nos Estados da Bahia e Sergipe. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

3.
Flach, P. M.. Atenção Integral ao consumo e aos consumidores de substâncias de substâncias psicoativas nos Estados da Bahia e Sergipe. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

4.
Flach, P. M.. MINICURSO: 'DROGAS: DISCURSOS, POLÍTICAS E PRÁTICAS'. 2014. .

5.
Flach, P. M.. Drogas: discursos, políticas e práticas. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
Flach, P. M.. Curso de Atualização em Gerenciamento de Casos e Reinserção Social de Usuários de Crack e outras Drogas. 2013. .

7.
Flach, P. M.. Curso de Aperfeiçoamento em Crack e outras Drogas para Profissionais atuantes no Programa de Saúde da Família (PSF) e no Núcleo de Assistência à Saúde da família (NASF). 2013. .

8.
Flach, P. M.. CONSTRUÇÃO DO PROJETO TERAPÊUTICO SINGULAR (PTS). 2013. .

9.
Flach, P. M.. CURSO DE ATUALIZAÇÃO EM GERENCIAMENTO DE CASOS E REISERÇÃO SOCIAL DE USUÁRIOS DE CRACK E OUTRAS DROGAS PARA PROFISSIONAIS DA REDE SUS E SUAS. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

10.
Flach, P. M.. CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM CRACK E OUTRAS DROGAS PARA PROFISSIONAIS DA SAÚDE. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

11.
Flach, P. M.. CURSO GERENCIAMENTO DE CASOS E REISERÇÃO SOCIAL DE USUÁRIOS DE CRACK E OUTRAS DROGAS. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

12.
Flach, P. M.. CURSO GERENCIAMENTO DE CASOS E REISERÇÃO SOCIAL DE USUÁRIOS DE CRACK E OUTRAS DROGAS. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

13.
Flach, P. M.. Construção do projeto terapêutico Singular (PTS). 2013. .

14.
Flach, P. M.. Gerenciamento de Casos e Reinserção Social de Usuários de Crack e outras Drogas. 2013. .

15.
Flach, P. M.. Tratamento da dependência de ccrack e outras drogas: aperfeiçoamento para profissionais de saúde e assistência social. 2012. .

16.
Flach, P. M.. Tratamento da dependência de ccrack e outras drogas: aperfeiçoamento para profissionais de saúde e assistência social. 2012. .

17.
Flach, P. M.. A Saúde Mental nas Políticas públicas de saúde; Política Nacional sobre Drogas, (PNAD) e Política Nacional sobre Álcool (PNA). 2010. .

18.
Flach, P. M.. Drogas no Brasil: Discursos, Política e Trabalho do Assistente Social. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
Flach, P. M.. Participação em banca de Cristianne Maria Sampaio da Silva.Loucura e Sanidade: A arte como diálogo. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em curso de psicologia) - FACULDADE SOCIAL DA BAHIA.

2.
Flach, P. M.. Participação em banca de Daniele Pereira de Souza.A atenção a usuários de álcool e outras drogas na atenção básica: Uma revisão sistemática. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Saúde Coletiva) - Universidade Federal da Bahia.

3.
CARVALHO, L. M. S.; MENA, L. F. B.; Flach, P. M.; VILLA, S. M. M.. Participação em banca de LEILA MARIA SOUZA DE CARVALHO.EQUIZOFRENIA E PSICOEDUCAÇÃO: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DA ATENÇÃO EM SAÚDE DE SUJEITOS PORTADORES DO SOFRIMENTO PSÍQUICO E ESQUISOFRENIA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade São Bento da Bahia.

4.
Flach, P. M.. Participação em banca de Leila Maria Souza de Carvalho.Esquizofrenia e Psicoeducação: uma revisão bibliográfica da atenção em saúde de sujeitos portadores do sofrimento psíquico esquizofrenia. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade São Bento da Bahia.

5.
Flach, P. M.. Participação em banca de Danilo Conceição de Carvalho.A implantação do Ponto de Encontro: inovação, vanços e desafios. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade São Bento da Bahia.

6.
Flach, P. M.. Participação em banca de Eliete Lima da Silva Paranhos.A reconstrução de si-mesmo: uma leitura junguiana sobre o processo de individuação das mulheres com deficiência adquirida. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em curso de psicologia) - FACULDADE SOCIAL DA BAHIA.

7.
Flach, P. M.. Participação em banca de Sinelândia da Silva Santos.A percepção abusiva de família atribuída pelos usuários abusivos de substâncias psicoativas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em curso de psicologia) - FACULDADE SOCIAL DA BAHIA.

8.
Flach, P. M.. Participação em banca de Ana Rita Silva de Miranda.Os contos de fada e A Terra do Nunca: contribuições para o desenvolvimento da criança. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em curso de psicologia) - FACULDADE SOCIAL DA BAHIA.

9.
Flach, P. M.. Participação em banca de Luciana Nery Nascimento.A promoção da consciência do self como possível recurso para a redução de danos ocasionaidos pela medicalização. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em curso de psicologia) - FACULDADE SOCIAL DA BAHIA.

10.
Flach, P. M.. Participação em banca de ERINEIDE SOUZA OLIVEIRA.O IMPACTO DO TRÂNSITO NA VIDA PSÍQUICA DO MOTORISTA DE ÔNIBUS COLETIVO. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em curso de psicologia) - Faculdade Social da Bahia.

11.
Flach, P. M.. Participação em banca de ISADORA SALIGNAC DE SOUZA MAZONI.MULHERES QUE MATAM: DE LILITH AO CASO YOKI. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em curso de psicologia) - Faculdade Social da Bahia.

12.
Flach, P. M.. Participação em banca de ADRIANA ANDRADE MASCARENHAS.SOFIRMENTO PSÍQUICO DA MULHER CONTEMPORÂNEA NO MERCADO DE TRABALHO. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em curso de psicologia) - Faculdade Social da Bahia.

13.
Flach, P. M.. Participação em banca de LIIAN SANTANA SCHULLER.O TRABALHO ENTRE O SOFRIMENTO E PRAZER DOS ATENDENTES DO SERVIÇO DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO ? SAC. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em curso de psicologia) - Faculdade Social da Bahia.

14.
Flach, P. M.. Participação em banca de EDLAMAR DE JESUS FRANÇA.O ATENDIMENTO À SAÚDE DE ADOLESCENTES E JOVENS: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE OS DOCUMENTOS NACIONAIS E A EXPERIÊNCIA DE UM CENTRO DE REFERÊNCIA. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em curso de psicologia) - Faculdade Social da Bahia.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FORO DE GESTIÓN DE RIESGOS Y DANOS.REDUCCIÓN DE DAÑOS: DISCURSOS SABERES Y PRÁCTICAS. 2014. (Seminário).

2.
FÓRUM DE ESTUDOS DAS DEPENDÊNCIAS QUÍMICAS.O CUIDADO AOS USUÁRIOS DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS: DAS POLÍTICAS PÚBLICAS ÁS INTERVENÇÕES POSSÍVEIS. 2014. (Seminário).

3.
SEMINARIO "DIÁLOGOS ENTRE/COM OPERADORES DA TRANSFORMAÇÃO EM SAÚDE MENTAL".DIÁLOGOS: OPERANDO DIREITOS HUMANOS NO CAMPO DE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS. 2014. (Seminário).

4.
SEMINÁRIO DE QUALIFICAÇÃO EM ÁLCOOL, CRACK E OUTRAS DROGAS.PORQUE OS HUMANOS USAM DROGAS?. 2014. (Seminário).

5.
TALLER-SEMINARIO PARA LA DISCUSIÓN TEORICO-CONCEPTUAL Y METODOLOGICA SOBRE LA CARACTERIZACIÓN Y MONITOREO DEL ABORDAJE DETECCIÓN, TRATAMIENTO Y REHABILITACIÓN DEL USO PROBLEMÁTICO DE COCAÍNAS FUMADAS.Puntos de Encuentro y Ciudadanía. 2014. (Seminário).

6.
CONGRSSO INTERNACIONAL SOBRE DROGAS. PSICOLOGIA, DROGAS E CIDADANIA. 2013. (Congresso).

7.
II FÓRUM DE SERVIÇO SOCIAL.AS POLÍTICAS PÚBLICAS CONTEMPORÂNEAS. 2013. (Seminário).

8.
III SIMPÓSIO DE SAÚDE MENTAL E II SEMINÁRIO REGIONAL SOBRE CRACK E OUTRAS DROGAS.MESA REDONDA ATENÇÃO A SAÚDE MENTAL DE GRUPOS VULNERÁVEIS: IDOSO, MULHERES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA E PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA. 2013. (Seminário).

9.
SEMINÁRIO DE QUALIFICAÇÃO EM ÁLCOOL, CRACK E OUTRAS DROGAS.A CLÍNICA DAS TOXICÔMANAS NA PERSPECTIVA DA ATENÇÃO PSICOSSOCIAL. 2013. (Seminário).

10.
Drogas e Cidades: Pensamentos para uma prática cidadã.A droga e a vida na rua: armadilhas e invenções. 2012. (Seminário).

11.
Epidemia de crack?.Epidemia de crack?. 2012. (Encontro).

12.
Seminário "Análise estratpegica e efeitos práticos de uma política de educação de trabalhadores de Saúde Mental para o SUS e para a Reforma Psiquiátrica.Planejamento participativo e construção de redes em Saúde Mental. 2012. (Seminário).

13.
Os Desafios da Intersetorialidade na Questão de Álcool e Outras Drogas.Saúde (De cara) na rua: uma estratégia de mobilização social. 2011. (Outra).

14.
Apresentação Oral na Oficina de Formação da Rede de Atenção Integral ao usuário de Álcool e outras drogas e Profissionais do Projeto Consultório de Rua de Salvador.Políticas Públicas na Atenção a usuários de álcool e outras Drogas. 2010. (Oficina).

15.
II Conferência Municipal de Saúde Mental de Camaçari, Bahia.Saúde Mental direito e compromisso de todos: consolidar avanços e enfrentar desafios.Políticas Públicas na atenção integral a usuários de álcool e outras drogas:contexto atual. 2010. (Outra).

16.
II Conferência Municipal de Saúde Mental de Salvador.Políticas Públicas na atenção integral a usuários de álcool e outras drogas: contexto atual. 2010. (Outra).

17.
IV Conferência Estadual de Saúde Mental Intersetorial da Bahia.Consolidar a Rede de Atenção Psicossocial e Fortalecer os Movimentos Sociais. 2010. (Outra).

18.
IV Conferência Nacional de Saúde Mental Intersetorial. 2010. (Outra).

19.
Oficina de Formação da Rede de Atenção Integral ao usuário de Álcool e outras drogas e Profissionais do Projeto Consultório de Rua de Camaçari.Políticas Públicas na Atenção a usuários de álcool e outras Drogas. 2010. (Oficina).

20.
Oficina de Formação da Rede de Atenção Integral ao usuário de Álcool e outras drogas e Profissionais do Projeto Consultório de Rua de Lauro de Freitas.Políticas Públicas na Atenção a usuários de álcool e outras Drogas. 2010. (Oficina).

21.
Twelfth United Nations Congress On Crime Prevention And Criminal Justice.. A política sobre drogas no Brasil: o lugar do tratamento. 2010. (Congresso).

22.
30 anos da Lei Franco Basaglia-Reformas Psiquiatricas e Transformação Cultural no Brasil e no Mundo. 2009. (Congresso).

23.
II Fórum de Atenção de Atenção ao uso de Álcool e outras drogas do Município de Vitória - ES e I Fórum da Região Metropolitana.vulnerabilidades e usos de drogas:alternativas de atenção a crianças e adolescentes. 2007. (Outra).

24.
VI Semana Jurídica da Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS.A lei de tóxicos e a descriminalização das drogas. 2007. (Outra).

25.
Forum Estadual - Políticas e Estratégias relacionadas à Atenção aos Usuários de Álcool e outras Drogas.Construindo a rede de cuidados. 2006. (Outra).

26.
I Encontro de Trabalhadores do CAPS-CREASI.: CAPS: Uma nova realidade na Política de Saúde Mental ? Trocando Experiências. 2006. (Encontro).

27.
II Conferência Estadual de Políticas sobre Drogas.A experiência do CAPS ad na atenção a usuários de álcool e outras drogas. 2006. (Outra).

28.
IV Seminario Estadual sobre Drogas.Diploma de Valorização da Vida. 2006. (Seminário).

29.
I Encontro Nordestino de Redução de Danos.A Política de Drogas na Bahia. 2005. (Encontro).

30.
I Fórum Municipal sobre álcool e outras drogas.A política de atenção aos usuários de álcool e outras drogas e o desafio da intersetorialidade. 2005. (Outra).

31.
III Seminário Estadual sobre Drogas.Palestra Inaugural: Agentes Sociais e as drogas: responsabilidade compartilhada. 2005. (Seminário).

32.
III Simpósio sobre o uso e abuso de álcool e outras drogas.(1)Interdisciplinaridade ? Realidade no CAPS ad?/(2)A Assistência Social e os transtornos Psíquicos. 2005. (Simpósio).

33.
V Encontro Estadual de Saúde Mental.A intersetorialidade e inclusão social. 2005. (Encontro).

34.
I Congresso Brasileiro de CAPS. 2004. (Congresso).

35.
I Encontro Nacional de CAPS AD.A construção dos espaços coletivos e do controle social nos CAPS AD. 2004. (Encontro).

36.
IV Encontro de CAPS do Estado da Bahia.Construindo a rede de cuidados. 2004. (Encontro).

37.
V mostra de Saúde Mental: Assistência em Saúde mental na Bahia da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.Mesa Redonda: Diversos olhares sobre os novos serviços de Saúde Mental. 2004. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Flach, P. M.. Forum Estadual - Políticas e Estratégias relacionadas à Atenção aos Usuários de Álcool e outras Drogas. 2006. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
JOSE IVAN SILVA NUNES. ENCONTROS E DESENCONTROS ENTRE A PSICOLOGIA E A RELIGIÃO. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em curso de psicologia) - Faculdade Social da Bahia. Orientador: Patrícia Maia von Flach.

2.
João Sampaio Martins. Modelo de atenção à saúde de crianças e adolescentes usuárias de substâncias psicoativas no município de Salvador. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Atenção Integral aos usuários de álcool e outras d) - Centro de Estudos e terapia do abuso de drogas. Orientador: Patrícia Maia von Flach.

3.
Aline de Oliveira Costa. O desafio da participação social na implementação de políticas públicas sobre álcool e outras drogas no estado da Bahia. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Atenção Integral aos usuários de álcool e outras d) - Centro de Estudos e terapia do abuso de drogas. Orientador: Patrícia Maia von Flach.

4.
Cíntia Nazarela Oliveira Costa. O atendimento ao usuário de álcool e outras drogas na atenção básica:limites e possibilidades. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Atenção Integral aos usuários de álcool e outras d) - Centro de Estudos e terapia do abuso de drogas. Orientador: Patrícia Maia von Flach.

5.
Francine Melo. Atenção Domiciliar em Saúde Mental: conhecendo historias, construindo laços, descobrindo caminhos, tecendo redes, suscitando sujeitos.. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva) - Instituto de Saúde Coletiva. Orientador: Patrícia Maia von Flach.

6.
Elielma Carvalho dos Santos. A desinstitucionalização do louco infrator: o ?Calcanhar de Aquiles? da Reforma Psiquiátrica na Bahia. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofissional em Saúde Mental) - instituto de saude coletiva. Orientador: Patrícia Maia von Flach.

7.
Michelle dos Santos Campos. De boa? na praça: uma intervenção com crianças e adolescentes em situação de rua. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde Mental) - Faculdade Ruy Barbosa. Orientador: Patrícia Maia von Flach.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Vanessa Neves Cerqueira. A prática do acompanhamento terapêutico no cuidado ao usuário de saúde mental. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em curso de psicologia) - FACULDADE SOCIAL DA BAHIA. Orientador: Patrícia Maia von Flach.

2.
Edna Cristina Silva Dantas. Abordagens psicológicas na clínica das toxicomanias: sujeitos, contextos e tratamentos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em curso de psicologia) - FACULDADE SOCIAL DA BAHIA. Orientador: Patrícia Maia von Flach.

3.
Vanessa Silva de Santana. O idoso em situação de rua: uma trajetória de vida entre enlaces e desenlaces sociais. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em curso de psicologia) - FACULDADE SOCIAL DA BAHIA. Orientador: Patrícia Maia von Flach.

4.
ALBA KELLY PINHEIRO BASTOS. ? O SOFIRMENTO PSIQUICO DO PROFISSIONAL QUE TRABALHA NA ÁREA DE SAÚDE MENTAL. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em curso de psicologia) - FACULDADE SOCIAL DA BAHIA. Orientador: Patrícia Maia von Flach.

5.
ROSINELY DOS SANTOS FRAGA. DEPRESSÃO NO IDOSO INSTITUCIONALIZADO: UMA CONSTRUÇÃO SOCIAL E CULTURAL DA VELHICE. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em curso de psicologia) - Faculdade Social da Bahia. Orientador: Patrícia Maia von Flach.

6.
MARIA VIRGINIA C ABREU. A (IN)VISIBILIDADE DO CORPO DO ADOLESCENTE NA SALA DE AULA. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em curso de psicologia) - FACULDADE SOCIAL DA BAHIA. Orientador: Patrícia Maia von Flach.

7.
SAMUEL CIPRIANO DE BASTOS. ACOMPANHAMENTO TERAPÊUTICO: UM DISPOSITIVO DE EMPODERAMENTO DO SUJEITO NA REFORMA PSIQUIÁTRICA. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em curso de psicologia) - Faculdade Social da Bahia. Orientador: Patrícia Maia von Flach.

8.
SARA DIAS SILVA CRUZ. ? SAÚDE (DE CARA) NA RUA: UMA EXPERIÊNCIA NO CAMPO DA INFORMAÇÃO EM SAÚDE. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em curso de psicologia) - Faculdade Social da Bahiaf. Orientador: Patrícia Maia von Flach.



Educação e Popularização de C & T



Cursos de curta duração ministrados
1.
Flach, P. M.. MINICURSO: 'DROGAS: DISCURSOS, POLÍTICAS E PRÁTICAS'. 2014. .




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/11/2018 às 13:51:25