Priscila Angelina Silva da Costa Santos

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7139638978735558
  • Última atualização do currículo em 17/01/2019


Docente da Prefeitura do Recife, atuando como gestora do Núcleo de Alfabetização e Letramento (NALE). Professora da Faculdade do Recife (FAREC), atuando no curso de Pedagogia, lecionando a disciplina metodologia e prática da língua portuguesa. Foi professora substituta da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), atuando no curso de Pedagogia, nas disciplinas: Políticas Educacionais- Organização e Funcionamento da Escola Básica, Política Educacional Brasileira, Planejamento e Financiamento da Educação Escolar no Brasil, Organização Escolar Brasileira, Gestão Educacional e Escolar, e Pesquisa e Prática Pedagógica 2. Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação da UFPE - Linha de Pesquisa Educação e Linguagem (2016). Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação - UFPE, pela Linha de Pesquisa Educação e Linguagem (2010). Graduada em Pedagogia - UFPE (2006). É membro do Centro de Estudo em Educação e Linguagem (CEEL), onde desenvolve atividades de formação de professores, análise de materiais didáticos e compõe a equipe dos mediadores de leitura. No momento, atua como formadora local do PNAIC (Pacto da Alfabetização na Idade Certa. Foi professora substituta da Universidade Federal Rural de Pernambuco, lecionando as disciplinas: Estrutura e funcionamento da Educação Brasileira e Fundamentos Filosóficos, Históricos e Sociológicos da Educação. Lecionou na Faculdade de Ciência e Tecnologia de Goiana - FADIMAB, atuando no curso de Pedagogia nas disciplinas: Princípios da Alfabetização II, Planejamento Educacional e Educação de Jovens e Adultos; E no curso de Direito na disciplina Metodologia do Trabalho Científico. Lecionou na Faculdade Salesiana do Nordeste (FASNE), com as disciplinas metodológicas e estágio, no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Atuou como docente no curso de especialização em Gestão educacional, no IBPEX . Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: livro didático, alfabetização, letramento, família e escola, jovens e adultos, leitura, escrita e produção de texto. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Priscila Angelina Silva da Costa Santos
Nome em citações bibliográficas
SANTOS, Priscila Angelina Silva da Costa


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2016
Doutorado em Educação.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: ESCOLA E FAMÍLIA: INVESTIMENTOS E ESFORÇOS NA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS, Ano de obtenção: 2016.
Orientador: Eliana Borges Correia de Albuquerque.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco, FACEPE, Brasil.
Palavras-chave: Escola; Alfabetização; Família; Práticas de Letramento.
Grande área: Ciências Humanas
2008 - 2010
Mestrado em Educação.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: ?ESSE LIVRO É MEU PROFESSOR!? O LIVRO DIDÁTICO NA ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS,Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Andréa Tereza Brito Ferreira.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco, FACEPE, Brasil.
Palavras-chave: Livro Didático; Letramento; EJA.
Grande área: Ciências Humanas
2002 - 2006
Graduação em Pedagogia.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: As relações existentes entre eventos sociais de letramento e as práticas sociais de leitura e escrita na Educação de Jovens e Adultos: Como são escolarizados os gêneros textuais vivenciados pelo aluno?.
Orientador: Andréa Tereza Brito Ferreira.




Formação Complementar


2017
A escola dos meus sonhos. (Carga horária: 60h).
Instituto Paulo Freire, IPF, Brasil.
2016 - 2016
Extensão universitária em Curso de Elaboração de Projetos Culturais - Funcultura Geral. (Carga horária: 20h).
Pró-Reitoria de Extensão e Cultura - PROExC - UFPE-PE, PROEXC - UFPE, Brasil.
2015 - 2015
Extensão universitária em Avaliação de livros didáticos de alfabetização e letramento - PNLD 2016.
Centro de Estudo em Educação e LInguagem, CEEL, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em Curso de Extensão Pré-Acadêmico da Pós-graduação - Pré-Pós 2013. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em "Formação Continuada de Professores".
Centro de Estudo em Educação e LInguagem, CEEL, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Formação continuada de professores.
Centro de Estudos em Educação e Linguagem, CEEL, Brasil.
2006 - 2007
Bolsista PIBIC - CNPq/UFPE.
Programa Institucional de bolsas de iniciação científica, PIBIC, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em Casa Brasil de Angicos/RN. (Carga horária: 60h).
Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação de Jovens e Adultos, NUPEP, Brasil.
2005 - 2006
Bolsista PIBIC - FACEPE/CNPq.
Programa Institucional de bolsas de iniciação científica, PIBIC, Brasil.
2005 - 2005
Bolsista do Programa Pró-letramento.
Centro de Estudos em Educação e Linguagem, CEEL, Brasil.
2004 - 2005
Alfabetização de jovens e adultos. (Carga horária: 128h).
Centro de Estudo em Educação e LInguagem, CEEL, Brasil.


Atuação Profissional



Prefeitura Municipal de Recife, PM/Recife, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Técnica Pedagógica/ Gestora NALE
Outras informações
Atuo como gestora do Núcleo de Alfabetização e Letramento (NALE), que pertence a Gerência de Alfabetização e Letramento, Educação Infantil e Anos Iniciais (GALEAI).

Vínculo institucional

2009 - 2017
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor I - Ciclo de alfabetização, Carga horária: 20
Outras informações
Trabalhei na Escola Municipal Maurício de Nassau, ao longo dos anos pude lecionar em turmas do 2º ano, bem como do 3º ano do cilco de alfabetização.


Faculdade do Recife, FAREC, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 4
Outras informações
Atualmente lecionando a disciplina Metodologia e Prática da Língua Portuguesa. Disciplinas lecionadas: Alfabetização e Letramento e Filosofia da Educação.


Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2018
Vínculo: Professor substituto, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40
Outras informações
Lecionando as disciplinas: Organização Escolar Brasileira, Política Educacional Brasileira, Planejamento e financiamento da Educação, Políticas Educacionais: Organização e funcionamento da Escola Básica e Gestão Educacional e Escolar

Atividades

8/2004 - 2/2005
Extensão universitária , Centro de Educação, .

Atividade de extensão realizada
Programa Brasil Alfabetizado.

Faculdade de Ciência e Tecnologia de Goiana, FADIMAB, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 16
Outras informações
Professora do curso de Pedagogia nas disciplinas: -Princípios da Alfabetização II -Planejamento Educacional -Educação de Jovens e Adultos Professora do curso de Direito na disciplina: - Metodologia do Trabalho Científico


Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Porfessor substituto, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações
Lecionando as disciplinas: Fundamentos filosóficos, historicos e sociológicos da educação e Estrutura e funcionamnto da educação brasileira.


Faculdade Salesiana do Nordeste, FASNE, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Professor efetivo, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 8


UFRPE - Educação a distância (EAD), UFRPE, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora Virtual
Outras informações
Tutora virtual do curso de letras Disciplina: Fundamentos filosóficos, históricos e sociológicos da educação


Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão, IBPEX, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Temporário, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30
Outras informações
Disciplina "Políticas educacionais e o Ensino Superior", ministrada no curso de especialização.

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Temporário, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30
Outras informações
Disciplina "Avaliação da escola e da aprendizagem", ministrada no curso de especialização em Gestão Educacional.

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Temporário, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30
Outras informações
Disciplina "Panorama Político da Educação Brasileira Pós Constituição Federal de 1988", ministrada no cuso de especialização em Gestão Educacional.

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Temporário, Enquadramento Funcional: Professor de especialização, Carga horária: 30
Outras informações
Disciplina "Fundamntos sócio-antropológicos da educação", ministrada no curso de especialização em Gestao Educacional.

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: temporário, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30
Outras informações
Disciplina "Políticas Educacionais e o Ensino Superior", ministrada no curso de especialização.


Centro de Estudo em Educação e LInguagem, CEEL, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Formadora do PNAIC 2016
Outras informações
Formadora do Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) - "Curso de Formação de Professor Alfabetizador: ênfase no ensino da Língua Portuguesa". Convênio entre o Ministério da Educação, Governo do Estado de Pernambuco e Universidade Federal de Pernambuco. Público: Orientadores de estudo, coordenadores locais e regionais do PNAIC - PE.

Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora do curso de especialização, Carga horária: 8
Outras informações
Professora do Curso de Especialização em Educação Infantil na disciplina de: - Análise Crítica da Prática Pedagógica (ACPP) Orientadora de Trabalho de Conclusão de Curso

Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Formadora
Outras informações
Formadora do Subprojeto "Curso Mediação de Leitura na Escola", do Pacto Nacional ela Alfabetização na Idade Certa, promovido pelo CEEL/UFPE.

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Avaliadora, Enquadramento Funcional: Avaliadora de livros didáticos
Outras informações
Avaliadora da equipe do projeto de extensão "Avaliação de Livros didáticos de alfabetização e letramento e língua portuguesa - PNLD 2016.

Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Formadora do PNAIC 2013
Outras informações
Formadora do Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) - "Curso de Formação de Professor Alfabetizador: ênfase no ensino da Língua Portuguesa". Convênio entre o Ministério da Educação e a Universidade Federal de Pernambuco. Público: Orientadores de estudo do PNAIC - PB Carga horária - 200h

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Temporário, Enquadramento Funcional: Formadora do Pró-Letramento

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Parecerista, Enquadramento Funcional: Parecerista PNLD 2013
Outras informações
Parecerista do Projeto "Avaliação de livos didáticos do 1º ao 3º ano do ensino fundamental - PNLD/2013.

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Prestação de serviço, Enquadramento Funcional: Assessora pedagógica - Camaragibe/PE - Ano 5

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Temporário, Enquadramento Funcional: Parecerista - PNBE
Outras informações
Parecerista, analisando e avaliando 20 livros quanto à sua adequação teórico-metodológica na área de Linguagem.

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Prestação de serviço, Enquadramento Funcional: Assessora pedagógica - Camaragibe/PE - Ano 3, Carga horária: 8
Outras informações
Atendimento individualizado a professores do ano 3. Carga horária - 128h

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Prestação de serviço, Enquadramento Funcional: Formadora professores da EJA - Camaragibe/PE, Carga horária: 11
Outras informações
Curso ministrado: "Práticas de leitura e escrita na EJA através do trabalho com sequências didáticas".

Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Prestação de serviço, Enquadramento Funcional: Formação - Brasil Alfabetizado - Pedra/PE

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Prestação de Serviço, Enquadramento Funcional: Formadora - Brasil Alfabetizado Pernambuco, Carga horária: 60
Outras informações
Carga horária: 60h/a

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Prestação de serviço, Enquadramento Funcional: Assessora pedagógica - Camaragibe/PE, Carga horária: 8
Outras informações
Carga horária total: 176 horas

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Prestação de serviço, Enquadramento Funcional: Formadora da oficina: Jogos na alfabetização
Outras informações
Formação promovida pelo CEEL, por meio da UFPE e a Secretaria de educação do estado de Pernambuco. Carga horária total: 16 horas.

Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Prestação de serviço, Enquadramento Funcional: Formadora - Brasil Alfabetizado Recife
Outras informações
Carga horária: 100h/a

Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Prestação de serviço, Enquadramento Funcional: Formadora - Brasil Alfabetizado - Pedra/PE
Outras informações
Carga horária total: 60 horas

Atividades

2008 - 2008
Ensino, Alfabetização e Letramento, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Formação com professores alfabetizadores do Programa Brasil Alfabetizado - 60h

Centro de Alfabetização, leitura e Escrita, CEALE, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Temporário, Enquadramento Funcional: Parecerista
Outras informações
Parecerista do projeto ?Avaliação de LivrosDidáticos do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental - PNLD/2013 .


Centro de Desenvolvimento da Criança, CEDEC, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Professor substituto, Enquadramento Funcional: Professora da 2ª série, Carga horária: 20


Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco, FACEPE, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Programa Institucional de bolsas de iniciação científica, PIBIC, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Pró-Reitoria de Extensão e Cultura - PROExC - UFPE-PE, PROEXC - UFPE, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: , Enquadramento Funcional:



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Grupo de estudo em alfabetização, prática docente e formação de professor (GEALPRAFOR)
Descrição: O grupo é formado por professores e alunos pesquisadores da área de alfabetização, formação de professores e prática docente. As pesquisas desenvolvidas pelos membros do grupo têm contribuído para o trabalho de formação continuada de professores que atuam em diferentes redes de ensino, seja por meio da realização de cursos, seja pela publicação de livros e artigos e produção e análise de materiais didáticos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (5) .
Integrantes: Priscila Angelina Silva da Costa Santos - Integrante / Andréa Tereza Brito Ferreira - Integrante / Eliana Borges Correia de Albuquerque - Coordenador / Ana Catarina Cabral - Integrante.
2006 - 2007
?Práticas de leitura, produção de textos e análise lingüística na escola: que propõem os novos livros didáticos? Que pensam e fazem os professores??.
Descrição: Este projeto teve como objetivo geral analisar a natureza das mudanças didáticas e pedagógicas nas práticas de leitura efetivada por professores que atuam em escolas de uma rede pública de ensino, na qual se utilizam livros didáticos aprovados pelo PNLD. Nesse sentido, o subprojeto desenvolvido foi: "Práticas de leitura e produção de textos: que propõem os novos livros didáticos? Que fazem as professoras que lecionam no 2º ano do 1º ciclo do ensino fundamental?".
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2005 - 2006
Práticas de leitura e produção de textos: que propõem os novos livros didáticos? Que fazem as professoras que lecionam no 2º ano do 1º ciclo do ensino fundamental?
Descrição: Considerando a importância do livro didático e reconhecendo que muitos deles se distanciavam das propostas curriculares e dos projetos elaborados pelas Secretarias de Educação, além de serem desatualizados e apresentarem erros inaceitáveis, o MEC passou a desenvolver, desde 1995, o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Desde então os livros inscritos no programa são submetidos a um trabalho de análise e avaliação pedagógica, que resulta na publicação de um Guia de Livros Didáticos, que traz informações sobre esses livros, constituindo-se em um material que orienta a escolha do livro didático pelo professor. Diante das mudanças teóricas na área, os livros didáticos de Língua Portuguesa têm sofrido modificações. Como os novos livros estão transpondo as discussões de natureza didática em atividades pedagógicas para serem desenvolvidas na sala de aula? Que aspectos têm sido priorizados tanto pelos avaliadores dos livros, como por seus autores, quando examinam/propõem atividades ligadas à leitura e produção de textos nas séries iniciais? Como os professores têm utilizado os livros recomendados pelo Guia de Livros Didáticos? Essas são algumas questões que tentamos analisar nessa pesquisa..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2018 - 2018
?Curso de Atualização: Alfabetização e Letramento na Educação de Jovens e Adultos?
Descrição: O curso buscou refletir o processo de alfabetização e letramento na Educação de Jovens e adultos, possibilitando momentos de diálogo e vivências..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2017 - 2018
Projeto Capoeira COM a UFPE: Gingados transformadores ao ritmo de epistemologias críticas
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2016 - 2017
Projeto Capoeira COM a UFPE: Gingados transformadores ao ritmo de epistemologias críticas
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2016 - 2017
Capoeira e Saberes II
Descrição: Carga horária - 120horas.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2015 - 2015
Capoeira e Saberes
Descrição: Carga horária - 60horas.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2014 - 2014
Curso de Extensão Pré-Acadêmico da Pós - Graduação - Pré-Pós 2014
Descrição: Professora da disciplina Projetos 2..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2013 - 2013
Curso de Extensão Pré-Acadêmico de Pós-Graduação - Pré-Pós 2013
Descrição: Professora da disciplina Projetos 2..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2012 - 2012
Curso de Extensão Pré- Acadêmico da Pós- graduação- Pré-Pós 2012
Descrição: Curso de preparação para o enfrentamento da seleção dos programas de pós-graduação da Universidade Federal de Pernambuco. Iniciativa da PROEXT, com o objetivo contribuir para a democratização do acesso à Pós-Graduação stricto sensu..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2004 - 2005
Programa Brasil Alfabetizado
Descrição: Professora do Brasil Alfabetizado - Parceria entre UFPE e Prefeitura do Recife..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Outras
Total de trabalhos:2
Total de citações:2
SANTOS, Priscila Angelina Silva da Costa  Data: 24/07/2017

Livros publicados/organizados ou edições
1.
ALBUQUERQUE, E. B. C. (Org.) ; FERREIRA, A. T. B. (Org.) ; SANTOS, Priscila Angelina Silva da Costa (Org.) ; Ana Catarina Cabral (Org.) . Guia do Livro Didático: PNLD 2016: Alfabetização e Letramento e Língua Portuguesa: ensino fundamental anos. 1. ed. Brasília: Ministério da Educação, 2015. 272p .

Capítulos de livros publicados
1.
CASTRO, C. R. ; SILVEIRA, R. C. A. ; FARIA, W. S. ; SANTOS, Priscila Angelina Silva da Costa . Aprendizagem significativa e formação crítica: as múltiplas formas de fazer. In: Ângela Antunes, Janaína Abreu e Paulo Roberto Padilha. (Org.). Artigos e projetos de intervenção produzidos durante o curso A escola dos meus sonhos - ministrado pelo professor Moacir Gadotti. 1ed.São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2018, v. 332, p. 07-332.

2.
SANTOS, Priscila Angelina Silva da Costa; SILVA, A. K. F. ; FARIAS, S. ; DUBEUX, M. H. . Assombração: quem tem medo? Uma vivência literária. In: DUBEUX, M.H.S; ROSA, E.C.S.. (Org.). Abriu-se a biblioteca: mitos, rimas, imagens, bichos e gente. Literatura na escola e na comunidade. 1ed.Recife: Editora Universitária da UFPE, 2015, v. , p. 5-158.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
VASCONCELOS, L. M. N. M. ; SANTOS, Priscila Angelina Silva da Costa . MEDIAÇÃO DE LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM OLHAR SOBRE A PRÁTICA DOCENTE NOS MOMENTOS DE LEITURA. In: XVI Encontro Nacional de Educação Infantil, 2016, Natal. XVI Encontro Nacional de Educação Infantil - Anais, 2016.

2.
SANTOS, Priscila Angelina Silva da Costa. Ler e escrever: práticas de letramento no cotidiano escolar. In: XII Congreso Latinoamerciano para el Desarrollo de la Lectura y La Escritura, 2013, Puebla. Memoria 2 de TRabajos del XII Congreso Latinoamerciano para el Desarrollo de la Lectura y La Escritura, 2013.

3.
SANTOS, Priscila Angelina Silva da Costa. ?Acabei, posso ler?? Quando a leitura se torna um prazer!. In: Congreso Iberoamericano de las Lenguas en la Educación y en la Cultura / IV Congreso Leer.es, 2012, Salamanca. Congreso Iberoamericano de las Lenguas en la Educación y en la Cultura / IV Congreso Leer.es, 2012.

4.
SANTOS, Priscila Angelina Silva da Costa; FERREIRA, A. T. B. . O livro didático na alfabetização de jovens e adultos. In: XX EPENN, 2011, Manaus. Encontro de pesquisa educacional Norte e Nordeste - XX EPENN - Educação, culturas e diversidades, 2011. v. 1. p. 01-12.

5.
SANTOS, Priscila Angelina Silva da Costa. Práticas de Leitura e escrita: como escolarizar os gêneros textuais presentes no cotidiano dos sujeitos jovens e adultos?. In: 19º Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, 2009, João Pessoa/PB. 19º EPPEN - Educação, Direitos Humanos e Inclusão Social, 2009.

6.
SANTOS, Priscila Angelina Silva da Costa; FERREIRA, A. T. B. . As práticas de letramento escolar: como o livro didático de jovens e adultos escolariza os gêneros textuais presente no cotidiano desses sujeitos?. In: V Simpósio Interncional de Estudo dos Gêneros Textuais (SIGET), 2009, Caxias do Sul. Anais ... SIGET, 2009. p. 01-23.

7.
SANTOS, Priscila Angelina Silva da Costa; LOURENÇO, Milena ; FERREIRA, A. T. B. . Do B com A BA Às práticas de letramento escolar: as marcas do ontem na educação de jovens e adultos de hoje. In: 5º Seminário de Educação e Leitura - SEL, 2008, Natal-RN. 5º Seminário de Educação e Leitura - SEL - Tecendo manhãs, 2008.

8.
SANTOS, Priscila Angelina Silva da Costa; VASCONCELOS, C. ; FERREIRA, A. T. B. ; ALBUQUERQUE, E. B. C. . A construção de práticas de leitura e produção de textos por professoras que lecionam no 2º ano do 1º ciclo do ensino fundamental.. In: XIV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino - ENDIPE, 2008, Porto Alegre. XVI ENDIPE. Porto Alegre: MIdiaa, 2008.

9.
SANTOS, Priscila Angelina Silva da Costa; FERREIRA, A. T. B. . As relações entre os eventos sociais de letramento e as práticas de leitura e escrita na EJA. In: 16º Congresso de Leitura do Brasil - No mundo há muitas armadilhas e é preciso quebrá-las, 2007, Campinas. 16º Congresso de Leitura do Brasil, 2007.

10.
SANTOS, Priscila Angelina Silva da Costa; VASCONCELOS, C. ; FERREIRA, A. T. B. . Práticas de leitura e produção de textos: Que propõem os novos livros didáticos? Que fazem as professoras que lecionam no 2º ano do 1º ciclo?. In: I Simpósio Nacional de Leitura, 2007, João Pessoa. I Simpósio Nacional de Leitura, 2007. v. 1.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, Priscila Angelina Silva da Costa; ALBUQUERQUE, E. B. C. . Práticas de leitura e produção de texto: que propõem os novos livros didáticos? Que fazem as professoras que lecionam no 2º ano do 1º ciclo do ensino fundamental?. In: XV Congresso de Iniciação Científica da UFPE, 2007, Recife. XV CONIC - XV Congresso de Iniciação Científica da UFPE, 2007.

2.
SANTOS, Priscila Angelina Silva da Costa; ALBUQUERQUE, E. B. C. ; MORAIS, A. G. . Práticas de leitura e produção de textos: Que propõem os novos livros didáticos? Que fazem as professoras que lecionam no 2º ano do 1º ciclo do ensino fundamental?. In: 10ª Jornada de Iniciação Científica 2006: 100 anos do 14 Bis, 2006, Recife. Anais da 10ª Jornada de Iniciação Científica da FACEPE/CNPq, 2006. v. 10.

3.
SANTOS, Priscila Angelina Silva da Costa; ALBUQUERQUE, E. B. C. ; MORAIS, A. G. . Práticas de leitura e produção de textos: que propõem os novos livros didáticos? Que fazem as professoras que lecionam no 1º e 2º anos do 1º ciclo do ensino fundamental?. In: XIV Congresso de Iniciação Científica da UFPE, 2006, Recife. XIV Congresso de Iniciação Científica da UFPE, 2006.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, Priscila Angelina Silva da Costa; ALBUQUERQUE, E. B. C. . Investimentos e esforços familiares na alfabetzação. In: 6º Foro Iberoamericano sobre Literacidad y Aprendizaje, 2017, Madrid. Programa Libro de Resúmenes - 6º Foro Iberoamaricano sobre Literacidad y aprendizaje. Madrid: AELE, 2017.

2.
SANTOS, Priscila Angelina Silva da Costa. CONTOS DE ASSOMBRAÇÃO: UMA VIVÊNCIA LITERÁRIA. In: IV SINALGE, 2017, Campina Grande- PE. Anais IV SINALGE, 2017. v. 1.

3.
VASCONCELOS, L. M. N. M. ; SANTOS, Priscila Angelina Silva da Costa . MEDIAÇÃO DE LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O ENCANTAMENTO DAS CRIANÇAS AO UNIVERSO DA LITERATURA. In: III CONBALF, 2017, Vitória - ES. Diálogos sobre alfabetização, 2017.

4.
VASCONCELOS, C. ; SANTOS, Priscila Angelina Silva da Costa . Como se apresenta a questão do letramento no livro didático da França. In: 6º Seminário de Educação e Leitura (SEL), 2010, Natal/RN. 6º Seminário de Educação e Leitura - Novas linguagens, novos leitores.. Natal, 2010. v. 6. p. 2-147.

5.
VASCONCELOS, C. ; FERREIRA, A. T. B. ; SANTOS, Priscila Angelina Silva da Costa . A questão do letramento no livro didático do Brasil e da França. In: 17º COLE, 2009, Campinas. 17º COLE - É preciso transver o mundo, 2009.

6.
SANTOS, Priscila Angelina Silva da Costa; LOURENÇO, Milena ; FERREIRA, A. T. B. . Do B com A BA às práticas de letramento escolar: as marcas do ontem na educação de jovens e adultos de hoje. In: 5º Seminário Educação e Leitura, 2008, Natal / RN. 5º Seminário Educação e Leitura Brasil, 2008. v. 5. p. 5-135.

7.
SANTOS, Priscila Angelina Silva da Costa; FERREIRA, A. T. B. . As relações entre os eventos sociais de letramento e as práticas de leiturae escrta na EJA. In: 16º COLE, 2007, Campinas. 16º COLE - No mundo há muitas armadilhas e é preciso quebrá-las., 2007.

Apresentações de Trabalho
1.
SANTOS, Priscila Angelina Silva da Costa; BARBOSA, M. R. . O ensino fundamental e seus desdobramentos legais e práticos nos dias de hoje'. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
SANTOS, Priscila Angelina Silva da Costa; LIMA, L. B. A. ; LIMA, A. R. . Jogando e contando histórias. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
SANTOS, Priscila Angelina Silva da Costa; LIMA, L. B. A. ; LIMA, A. R. . Oficina - Sequência de atividades: contos de assombração. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
SANTOS, Priscila Angelina Silva da Costa; MOURA, D. C. ; ALBUQUERQUE, E. B. C. ; FERREIRA, A. T. B. . Alfabetização e letramento na EJA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
SANTOS, Priscila Angelina Silva da Costa. A Educação de Jovens e Adultos de Araçoiaba: Adequando-se a Base nacional Comum Curricular. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
SANTOS, Priscila Angelina Silva da Costa. A Reforma Curricular Atual: BNCC e a Política Educacional. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
SANTOS, Priscila Angelina Silva da Costa; Kohl, Henrique Gerson . Palestra - Função social da escola; Educação Física: legalidade e legitimidade. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
SANTOS, Priscila Angelina Silva da Costa. No mundo da assombração: uma vivência literária. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
SANTOS, Priscila Angelina Silva da Costa; Kohl, Henrique Gerson . Na ginga da aprendizagem: alfabetização, lendas e capoeira.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
SANTOS, Priscila Angelina Silva da Costa. Contos de assombração: uma vivência literária. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

11.
SANTOS, Priscila Angelina Silva da Costa. Mini curso - A reforma do ensino médio: empregabilidade ou dualidade social. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
VASCONCELOS, L. M. N. M. ; SANTOS, Priscila Angelina Silva da Costa . MEDIAÇÃO DE LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O ENCANTAMENTO DAS CRIANÇAS AO UNIVERSO DA LITERATURA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
SANTOS, Priscila Angelina Silva da Costa. Escola e Família: investimentos e esforços na alfabetização de crianças. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
SANTOS, Priscila Angelina Silva da Costa. O Processo e as atividades que favorecem a construção da escrita. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
VASCONCELOS, L. M. N. M. ; SANTOS, Priscila Angelina Silva da Costa . MEDIAÇÃO DE LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM OLHAR SOBRE A PRÁTICA DOCENTE NOS MOMENTOS DE LEITURA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

16.
SANTOS, Priscila Angelina Silva da Costa. Assombração! Quem tem medo?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

17.
SANTOS, Priscila Angelina Silva da Costa. Carta vai, carta vem, anúncios do nosso dia a dia, vamos brincar?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
SANTOS, Priscila Angelina Silva da Costa; DUBEUX, M. H. ; ROSA, E. . Universidade, bibliotecas comunitárias e escolas públicas: articulação em torno da formação de leitores. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

19.
SANTOS, Priscila Angelina Silva da Costa; SILVA, A. K. F. ; FARIAS, S. . Oficina - 'Assombração! Quem tem medo?!'. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

20.
Kohl, Henrique Gerson ; SANTOS, Priscila Angelina Silva da Costa . Projeto Capoeira COM a UFPE: Gingados Transformadores aao ritmo de Epistemologias Críticas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

21.
SANTOS, Priscila Angelina Silva da Costa; FISCHER, R. . Oficina - Mediação de livros de imagens. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

22.
SANTOS, Priscila Angelina Silva da Costa. Ler e escrever: práticas de letramento no cotidiano escolar. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

23.
SANTOS, Priscila Angelina Silva da Costa. 'Acabei, posso ler?' Quando a leitura se torna um prazer!. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
SANTOS, Priscila Angelina Silva da Costa; FERREIRA, A. T. B. . O livro didático na alfabetização de EJA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
SANTOS, Priscila Angelina Silva da Costa. Alfabetização de jovens e adultos: O que dizem os alunos sobre o livro didático?. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

26.
SANTOS, Priscila Angelina Silva da Costa. O livro didático na alfabetização de jovens e adultos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

27.
ALBUQUERQUE, E. B. C. ; FERREIRA, A. T. B. ; SANTOS, Priscila Angelina Silva da Costa ; VASCONCELOS, C. . A construção de práticas de Alfabetização de adultos e a aprendizagem do Sistema de Escrita Alfabética. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

28.
SANTOS, Priscila Angelina Silva da Costa. Práticas de leitura e escrita: como escolarizar os gêneros textuais presentes no cotidiano dos sujeitos jovens e adultos?. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

29.
SANTOS, Priscila Angelina Silva da Costa; FERREIRA, A. T. B. . AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO ESCOLAR: COMO O LIVRO DIDÁTICO DE JOVENS E ADULTOS ESCOLARIZA OS GÊNEROS TEXTUAIS PRESENTES NO COTIDIANO DESSES SUJEITOS?. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

30.
VASCONCELOS, C. ; SANTOS, Priscila Angelina Silva da Costa ; FERREIRA, A. T. B. . A QUESTÃO DO LETRAMENTO NO LIVRO DIDÁTICO DO BRASIL E FRANÇA. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

31.
SANTOS, Priscila Angelina Silva da Costa; VASCONCELOS, C. ; FERREIRA, A. T. B. ; ALBUQUERQUE, E. B. C. . A construção de práticas de leitura e produção de textos por professoras que lecionam no 2º ano do 1º ciclo do ensino fundamental.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

32.
SANTOS, Priscila Angelina Silva da Costa; LOURENÇO, Milena ; FERREIRA, A. T. B. . DO B COM A BA ÀS PRÁTICAS DE LETRAMENTO ESCOLAR: AS MARCAS DO ONTEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DE HOJE. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

33.
SANTOS, Priscila Angelina Silva da Costa. Alfabetização e Letramento. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

34.
SANTOS, Priscila Angelina Silva da Costa; LOURENÇO, Milena . As relações entre as práticas sociais de letramento e as práticas de letramento escolar. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

35.
SANTOS, Priscila Angelina Silva da Costa. As relações existentes entre os eventos sociais de letramento e as práticas de leitura e escrita na Educação de Jovens e Adultos. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

36.
SANTOS, Priscila Angelina Silva da Costa; FERREIRA, A. T. B. . As relações entre os eventos sociais de letramento e as práticas de leitura e escrita na EJA. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

37.
SANTOS, Priscila Angelina Silva da Costa. As relações existentes entre os eventos sociais de letramento e as práticas de leitura e escrita na Educação de Jovens e Adultos. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

38.
SANTOS, Priscila Angelina Silva da Costa; VASCONCELOS, C. ; FERREIRA, A. T. B. . Práticas de leitura e produção de textos: que propõem os novos livros didáticos? Que fazem as professoras que lecionam no 2º ano do 1º ciclo do ensino fundamental?. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

39.
SANTOS, Priscila Angelina Silva da Costa; ALBUQUERQUE, E. B. C. . Práticas de leitura e produção de textos: que propõem os novos livros didáticos? Que fazem os professores que lecionam no 2º ano do 1º ciclo do ensino fundamental?. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

40.
SANTOS, Priscila Angelina Silva da Costa; ALBUQUERQUE, E. B. C. . Práticas de leitura e produção de textos: que propõem os novos livros didáticos? Que fazem as professoras que lecionam 2º ano do 1º ciclo do ensino fundamental?. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

41.
SANTOS, Priscila Angelina Silva da Costa; ALBUQUERQUE, E. B. C. . Práticas de leitura e produção de textos: que propõem os novos livros didáticos? Que fazem as professoras que lecionam no 1º e 2º anos do 1º ciclo do ensino fundamental?. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

42.
SANTOS, Priscila Angelina Silva da Costa. Jornal do Brasil. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções bibliográficas
1.
SANTOS, Priscila Angelina Silva da Costa. Escola e Família Investimentos e esforços na alfabetização de crianças 2016 (Tese de Doutorado).

2.
SANTOS, Priscila Angelina Silva da Costa. Esse livro é meu professor ! O livro didático na alfabetização de jovens e adultos 2010 (Dissertação de Mestrado - UFPE).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
SANTOS, Priscila Angelina Silva da Costa. Assessoria Pedagógica - Atendimento individualizado a professores do ano 3 de escolas municipais de Camaragibe. 2009.

2.
SANTOS, Priscila Angelina Silva da Costa; FERREIRA, A. T. B. ; ALBUQUERQUE, E. B. C. ; Telma Ferraz ; NASCIMENTO, L. . Assessoria Pedagógica - Atendimento Individualizado a professores do ano 5 de escolas municipais de Camaragibe. 2008.

Trabalhos técnicos
1.
SANTOS, Priscila Angelina Silva da Costa. Parecerista do curso de Pedagogia da Avaliação de Cursos Superiores do Guia do Estudante 2018. 2018.

2.
SANTOS, Priscila Angelina Silva da Costa. Avaliadora de trabalhos, durante o 2º Sepec - Semana de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura da UFPE:50 anos da Pedagogia do Oprimido: Vozes da Formação. 2018.

3.
SANTOS, Priscila Angelina Silva da Costa. Parecerista ad hoc da Revista Práticas de Linguagem (Núcleo FALE/FACED-UFJF). 2017.

4.
SANTOS, Priscila Angelina Silva da Costa. Avaliadora de trabalhos, durante o 1º Sepec - Semana de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura da UFPE: A formação em diálogo. 2017.

5.
SANTOS, Priscila Angelina Silva da Costa. Parecerista de resumos da Mostra Científica da Semana Pedagógica do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco. 2017.

6.
SANTOS, Priscila Angelina Silva da Costa. Avaliadora de sessão científica de Pôster durante a Mostra Científica da Semana Pedagógica do Centro de Educação da UFPE. 2017.

7.
SANTOS, Priscila Angelina Silva da Costa. Avaliadora de trabalhos, durante o XXV CONIC - Congresso de Iniciação Científica da Universidade Federal de Pernambuco. 2017.

8.
ALBUQUERQUE, E. B. C. ; FERREIRA, A. T. B. ; SANTOS, Priscila Angelina Silva da Costa ; Telma Ferraz ; Ana Catarina Cabral ; VASCONCELOS, C. . Avaliação dos Livros Didáticos de Letramentoo e Alfabetização e Língua Portuguesa para o PNLD 2016. 2015.

9.
SANTOS, Priscila Angelina Silva da Costa; Kohl, Henrique Gerson . Parecerista na análise de resumos apresentados para o XV ENEXT/ENExC - Encontro de extensão e cultura 2015. 2015.

10.
SANTOS, Priscila Angelina Silva da Costa; Telma Ferraz . Parecerista no VI Seminário de Estudo em Educação e Linguagem. 2014.

11.
SANTOS, Priscila Angelina Silva da Costa; FERREIRA, A. T. B. ; Ana Catarina Cabral ; DIDIER . Avaliação de Obras do Programa Nacional Biblioteca na Escola ? PNBE do Professor 2010,. 2011.

12.
SANTOS, Priscila Angelina Silva da Costa; FERREIRA, A. T. B. ; ALBUQUERQUE, E. B. C. ; Ana Catarina Cabral ; CRUZ, M. . Avaliação de Livros Didáticos do 1º ao 3º ano - PNLD/2013. 2011.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SANTOS, Priscila Angelina Silva da Costa; ALBUQUERQUE, E. B. C. . Investimentos e esforços familiares na alfabetzação. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
SANTOS, Priscila Angelina Silva da Costa; ROSA, E. ; DUBEUX, M. H. . Universidade, bibliotecas comunitárias e escolas públicas: articulação em torno da formação de leitores. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

3.
SANTOS, Priscila Angelina Silva da Costa. Salto Revista 2013 - Projetos Didáticos no ciclo de alfabetização. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

4.
SANTOS, Priscila Angelina Silva da Costa. Salto Revista 2013 - Alfabetização, aprendizagem e o ensino da leitura e da escrita. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
SANTOS, Priscila Angelina Silva da Costa; Kohl, Henrique Gerson ; SIMOES, J. L. ; SANTOS, W. P. . Curso de Extensão Pré-Acadêmico da Pós-Graduação - Pré-Pós 2013. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
FERREIRA, A. T. B. ; ALBUQUERQUE, E. B. C. ; SANTOS, Priscila Angelina Silva da Costa ; LEITE, T. . Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - materiais didáticos).

3.
Ana Carolina Perrusi ; ALBUQUERQUE, E. B. C. ; FERREIRA, A. T. B. ; LEAL, T. ; SANTOS, Priscila Angelina Silva da Costa . Manual didático - Jogos de Alfabetização. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Livro).

4.
SANTOS, Priscila Angelina Silva da Costa; ALBUQUERQUE, E. B. C. . Práticas de leitura e produção de textos: que propõem os novos livros didáticos? Que fazem as professoras que lecionam no 2º anos do 1º ciclo do ensino fundamental?. 2006. (Relatório de pesquisa).

5.
SANTOS, Priscila Angelina Silva da Costa; ALBUQUERQUE, E. B. C. . Práticas de leitura e produção de textos: que propõem os novos livros didáticos? Que fazem as professoras que lecionam 2º ano do 1º ciclo do ensino fundamental?. 2005. (Relatório de pesquisa).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
SANTOS, Priscila Angelina Silva da Costa. Participação em banca de Giselia Cristina Ferreira. A importância das práticas de leitura e escrita na educação infantil. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência na Educação Infantil) - Universidade Federal de Pernambuco.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SANTOS, Priscila Angelina Silva da Costa; ANDRADE, E. F.; OLIVEIRA, R.. Participação em banca de Edkassia da Silva Porciuncula e Paula Tamires de Barros Arru.Atuação da gestão escolar na recuperação dos alunos com menor rendimento de aprendizagem. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco.

2.
SANTOS, Priscila Angelina Silva da Costa; ALBUQUERQUE, E. B. C.; ARAUJO, C. M.. Participação em banca de Açucena Jorgiana Rodrigues e Lenise Patricia de Souza.Propostas de alfabetização em livros didáticos do PNLD e do sistema apostilado "Aprende Brasil": o que pensam os professores sobre esses materiais?. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco.

3.
Ana Catarina Cabral; SANTOS, Priscila Angelina Silva da Costa. Participação em banca de Emily Cavalcanti Braz.Jogos de alfabetização: contribuições para o processo de ensino-aprendizagem do Sistema de Escrita Alfabética.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

4.
Ana Catarina Cabral; SANTOS, Priscila Angelina Silva da Costa. Participação em banca de Maria Carolina Marques do Santos.Saberes revelados pelas crianças do 3º ano do ensino fundamental sobre os usos e funções da leitura e da escrita e a relação destes com a prática da professora.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

5.
SANTOS, Priscila Angelina Silva da Costa; MONTENEGRO, S.; MOTA, A. P.. Participação em banca de Rena Lúcia Freire Tavares e Adriana Cristina Cunha de Melo.Relação família e escola e a aprendizagem da leitura e da escrita. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco.

6.
ALBUQUERQUE, E. B. C.; MOURA, D.; SANTOS, Priscila Angelina Silva da Costa. Participação em banca de Bárbara Raissa Bezerra de Melo e Mariana Gomes da Silva.A Educação prisional de jovens e adultos em análise: o que os alunos pensam sobre a escola que frequentam. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco.

7.
SANTOS, C. V.; SANTOS, Priscila Angelina Silva da Costa. Participação em banca de Crícia Vieira dos Santos.A sexualidade na escola e seus tabus. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em licenciatura em ciências biológicas) - Faculdade Salesiana do Nordeste.

8.
NANES, G.; SANTOS, Priscila Angelina Silva da Costa; Bastos. Participação em banca de Elisângela da Costa Araújo.Afetividade e cognição: a relação professor-aluno no processo de ensino -aprendizagem. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Rural de Pernambuco - Unidade de Garanhus.

9.
Santana; Monteiro; SANTOS, Priscila Angelina Silva da Costa. Participação em banca de Elaine Maria Dias de Santana.A afetividade na relação professor-aluno em um contexto socioeducativo. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco.

10.
Cruz; SANTOS, Priscila Angelina Silva da Costa. Participação em banca de Anne Virgínia do Nascimento Cruz.Ciências Naturais e a Educação de Jovens e Adultos: o que diz a proposta curricular para o segundo segmento do ensino fundamental da EJA?. 2011.

11.
Barbosa de Souza; SANTOS, Priscila Angelina Silva da Costa. Participação em banca de Adriana Barbosa de Souza.O ensino da ciência: Uma relação fundamental entre docente e discente. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em licenciatura em ciências biológicas) - Faculdade Salesiana do Nordeste.

12.
BOTLER, A.; RIBEIRO, F.; SANTOS, Priscila Angelina Silva da Costa. Participação em banca de Adryanne Maria Rodrigues B. de Assis.A prática pedagógicana alfabetização de jovens e adultos: o que esperam os alunos?. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Curso de Atualização: Alfabetização e Letramento da Alfabetização de Jovens e Adultos.Oficina: Sequência de atividades - contos de assombração. 2018. (Outra).

2.
Seminário Final do Pacto Nacional da Alfabetização - PNAIC/PE.Jogando e contando histórias. 2018. (Oficina).

3.
V Feira de Leitura: Territórios interculturais da leitura - DA LAMA AO BARRO. Oficina: Jogando e assombrando. 2018. (Feira).

4.
11ª Seminário Nacional "Escola? Presente" - Diálogos com quem faz educação - Práticas, vivências e sala de aula. 2017. (Seminário).

5.
6º Fórum Iberoamericano sobre Literacias e Aprendizagem.Investimentos e esforços familiares na alfabetzação. 2017. (Outra).

6.
Conferência: Os intelectuais, memória e política. 2017. (Outra).

7.
III CONBALF - Diálogos sobre Alfabetização. MEDIAÇÃO DE LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O ENCANTAMENTO DAS CRIANÇAS AO UNIVERSO DA LITERATURA. 2017. (Congresso).

8.
IV Seminário Memória da Capoeira Pernambucana: A leitura da realidade do Mestre Coca-Cola. 2017. (Seminário).

9.
IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais (SINALGE).Contos de assombração: uma vivência literária. 2017. (Simpósio).

10.
IV SINALGE.Participação no Minicurso - Escola libertadora: conflitos intelectuais em aulas participativas.. 2017. (Outra).

11.
Papo pedagógico - com a palavra: Alfabetização. 2017. (Encontro).

12.
XI Encontro FAFIRE - Ressignificando o Mundo do Trabalho: desafios da formação parpara a empregaabilidade.Minicurso - A Reforma do Ensino Médio: empregabilidade ou dualidade social?. 2017. (Encontro).

13.
XVII Encontro Nacional da Educação Infantil.Mediação de leitura na Educação Infantil: um olhar sobre a prática docente nos momentos de leitura. 2016. (Encontro).

14.
II Congresso Brasileiro de Alfabetização - políticas públicas de alfabetização. 2015. (Congresso).

15.
II Feira de Leitura. Oficina - "Assombração! Quem tem medo?!". 2015. (Feira).

16.
IV Seminario Internacional de Lectura en la Universidad.Universidade, bibliotecas comunitárias e escolas públicas: articulação em torno da formação de leitores. 2015. (Seminário).

17.
Seminário Final do PNLD 2016 - Alfabetização, Letramento e Língua Portuguesa. 2015. (Seminário).

18.
Seminário Nacional pela Alfabetização: pesquisa e prática docente em discussão.Mediador de leitura. 2015. (Seminário).

19.
Seminário Pacto Nacional pela Alfabetização: pesquisa e prática docente em discussão.Assombração! Quem tem medo?. 2015. (Seminário).

20.
Solenidade de Abertura das formações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa em Recife. Carta vai,, carta vem, anúncios do nosso dia, vamos brincar? Experiências significativas no ciclo de alfabetização. 2015. (Exposição).

21.
Ciclo de Palestras do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. 2014. (Outra).

22.
I feira de leitura - ação cultural e extensão comunitária. Oficina - Mediação de livros de imagens. 2014. (Feira).

23.
VI Seminário de Estudo em Educação e Linguagem. 2014. (Seminário).

24.
XII Congreso Latinoamericano para el Desarrollo de la Lectura y la Escritura (CLDLyE). Ler e escrever: práticas de letramento no cotidiano escolar. 2013. (Congresso).

25.
Congreso Iberoamericano de las lenguas en la educación y la cultura. "Acabei, posso ler?" Quando a leitura se torna um prazer!. 2012. (Congresso).

26.
Encontro Internacional 90 ano de nascimento de Paulo Freire: sua pedagogia como paradigma para o século XXI. 2011. (Encontro).

27.
V Seminário de Estudos em Educação e Linguagem."Alfabetização de Jovens e adultos: O que dizem os alunos sobre o livro didático?". 2011. (Seminário).

28.
V Seminário de Estudos em Educação e Linguagem."Alfabetização na Educação de Jovens e Adultos". 2011. (Seminário).

29.
XX Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste.O livro didático na alfabetização de EJA. 2011. (Encontro).

30.
17º Congresso de Leitura do Brasil. A QUESTÃO DO LETRAMENTO NO LIVRO DIDÁTICO DO BRASIL E FRANÇA. 2009. (Congresso).

31.
19º Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste. Práticas de leitura e escrita: como escolarizar os gêneros textuais presentes no cotidiano dos sujeitos jovens e adultos?. 2009. (Congresso).

32.
V Simpósio Interncional de Estudo dos Gêneros Textuais (SIGET).AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO ESCOLAR: COMO O LIVRO DIDÁTICO DE JOVENS E ADULTOS ESCOLARIZA OS GÊNEROS TEXTUAIS PRESENTES NO COTIDIANO DESSES SUJEITOS?. 2009. (Simpósio).

33.
5º Seminário Educação e Leitura.DO B COM A BA ÀS PRÁTICAS DE LETRAMENTO ESCOLAR: AS MARCAS DO ONTEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DE HOJE. 2008. (Seminário).

34.
V Seminário de Estudos em Educação e Linguagem.Educação de jovens e adultos: práticas de leitura e escrita sob novos olhares. 2008. (Seminário).

35.
XIV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino - ENDIPE.A construção de práticas de leitura e produção de textos por professoras que lecionam no 2º ano do 1º ciclo do ensino fundamental.. 2008. (Encontro).

36.
16ª Congresso de Leitura do Brasil - No mundo há muitas armadilhas e é preciso quebrá-las. As relações entre os eventos sociais de letramento e as práticas de leitura e escrita na EJA. 2007. (Congresso).

37.
III Seminário de Estudos em Educação e Linguagem.As relações entre as práticas sociais de letramento e as práticas de letramento escolar. 2007. (Seminário).

38.
I Simpósio Nacional de Leitura.Práticas de leitura e produção de textos: que propõem os novos livros didáticos? Que fazem as professoras que lecionam no 2º ano do 1º ciclo do ensino fundamental?. 2007. (Outra).

39.
XV Congresso de Iniciação Científica da UFPE. Práticas de leitura e produção de textos: que propõem os novos livros didáticos? Que fazem as professoras que lecionam no 2º ano do 1º ciclo do ensino fundamental?. 2007. (Congresso).

40.
10ª Jornada de Iniciação Científica 2006: 100 anos do 14 Bis.Práticas de leitura e produção de textos: que propõem os novos livros didáticos? Que fazem as professoras que lecionam 2º ano do 1º ciclo do ensino fundamental?. 2006. (Outra).

41.
II Seminário de Estudos em Educação e Linguagem. 2006. (Seminário).

42.
XIV Congresso de Iniciação Científica da UFPE. Práticas de leitura e produção de textos: que propõem os novos livros didáticos? Que fazem as professoras que lecionam no 1º e 2º anos do 1º ciclo do ensino fundamental?. 2006. (Congresso).

43.
I Seminário Políticas Públicas em Educação: Letramento e Formação do Professor.Jornal do Brasil. 2005. (Seminário).

44.
Reunião Regional da SBPC - Conhecimento, ensino e sociedade. 2005. (Oficina).

45.
Reunião Regional da SBPC - Qualidade de ensino e responsabilidade social. 2005. (Oficina).

46.
Reunião Regional da SPBC - Qualidade de ensino e responsabilidade social. 2005. (Outra).

47.
Reuniao regional e responsabilida social da SBPC - Qualidade do ensino e Responsabilidade Social. 2005. (Encontro).

48.
V Colóquio Internacional Paulo Freire. "Paulo Freire: Desafios à sociedade Multicultural". 2005. (Outra).

49.
XI Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPE. 2005. (Congresso).

50.
Reunião regional da SBPC - Conhecimento, Ensino e Sociedade. 2004. (Encontro).

51.
Reunião regional da SBPC - Conhecimento, Ensino e Sociedade. 2004. (Outra).

52.
Semana Pedagógica. 2004. (Encontro).

53.
3ª Conferência Internacional de educação alternativa e Alternativas Educacionais - Pela Abolição do Analfabetismo. 2003. (Outra).

54.
55 reunião Anual da SBPC. 2003. (Oficina).

55.
I Seminário pedagógico. 2003. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ALBUQUERQUE, E. B. C. ; FERREIRA, A. T. B. ; MOURA, D. ; SANTOS, Priscila Angelina Silva da Costa ; VASCONCELOS, C. . ?Curso de Atualização: Alfabetização e Letramento na Educação de Jovens e Adultos?. 2018. (Outro).

2.
Kohl, Henrique Gerson ; SANTOS, Priscila Angelina Silva da Costa ; GONDIM, D. F. . XVII Encontro Internacional, Batizado e Troca de cordas da Associação Capoeira Interação. 2018. (Outro).

3.
Kohl, Henrique Gerson ; SANTOS, Priscila Angelina Silva da Costa . IV Seminário Memória da Capoeira Pernambucana: a leitura da realidade do Mestre Coca-Cola. 2017. (Outro).

4.
SANTOS, Priscila Angelina Silva da Costa. Evento em homenagem ao dia do pedagogo: Pedagogia e inclusão: Saberes e Práticas. 2016. (Outro).

5.
SANTOS, Priscila Angelina Silva da Costa; Kohl, Henrique Gerson . XV Encontro Internacional, Batizado e Troca de Cordas da Associação Capoeira Interação. 2016. (Outro).

6.
Kohl, Henrique Gerson ; SANTOS, Priscila Angelina Silva da Costa . Membro da comissão organizadora do curso Capoeira e Saberes II. 2016. (Outro).

7.
Kohl, Henrique Gerson ; SANTOS, Priscila Angelina Silva da Costa . XIV Encontro Internacional, Batizado e Troca de cordas da Associação Capoeira Interação. 2015. (Outro).

8.
SANTOS, Priscila Angelina Silva da Costa. Congresso Brasileiro de Alfabetização - políticas públicas de alfabetização - II CONBAlf. 2015. (Congresso).

9.
Kohl, Henrique Gerson ; SANTOS, Priscila Angelina Silva da Costa . III Seminário Memória da Capoeira Pernambucana: A leitura da realidade do Mestre Pirajá. 2015. (Outro).

10.
Kohl, Henrique Gerson ; SANTOS, Priscila Angelina Silva da Costa ; GONDIM, D. F. . Capoeira é ciência ancestral: socializando parte dos conhecimentos acumulados historicamente. 2015. (Outro).

11.
Kohl, Henrique Gerson ; SANTOS, Priscila Angelina Silva da Costa . Curso de extensão: Capoeira e saberes. 2015. (Outro).

12.
SANTOS, Priscila Angelina Silva da Costa. VI Seminário de estudos em Educação e Linguagem. 2014. (Outro).

13.
SANTOS, Priscila Angelina Silva da Costa. II Seminário de Estudos em Educação e Linguagem. 2006. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
JULIANE MARIA DE LIRA SILVA e MANUELLA DAS NEVES. FORMAÇÃO DOCENTE E DESAFIOS PARA O ENSINO NA EJA: O OLHAR DE PROFESSORAS J. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco. (Orientador).

2.
Cintia Dos Santos Deschamps e Juliana Maria de Brito. Praticas Docente na Alfabetização de Jovens e Adultos. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
MARTA LINS DE MELO BEZERRA. A prática da leitura na Educação Infantil: a importância da mediação docente.. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Docência na Educação Infantil) - Centro de Estudo em Educação e LInguagem. Orientador: Priscila Angelina Silva da Costa Santos.

2.
ANAZILDA GOMES DAS CHAGAS BRITO. Escola e família parceria na construção do desenvolvimento da criança na Educação Infantil. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Docência na Educação Infantil) - Centro de Estudo em Educação e LInguagem. Orientador: Priscila Angelina Silva da Costa Santos.

3.
LUCIENE MARIA DAS NEVES. Prática docente na Educação Infantil: mediação da leitura oral e narração de história na roda de leitura do 2º ano da 2ª etapa da Educação Infantil do município de Jaboatão dos Guararapes.. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Docência na Educação Infantil) - Centro de Estudo em Educação e LInguagem. Orientador: Priscila Angelina Silva da Costa Santos.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
ÊNIO BARBOSA DE LIMA e HUGO CESAR. A ESCOLA COMO UM ESPAÇO LITERÁRIO: AS DIFERENTES PRÁTICAS DE LEITURA EM TURMAS DO 1º E 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Priscila Angelina Silva da Costa Santos.

2.
Renata Lúcia Freire Tavares e Adriana Cristina Cunha de Melo. Relação família e escola e a aprendizagem da leitura e da escrita. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Priscila Angelina Silva da Costa Santos.

3.
Crícia Vieira dos Santos. A sexualidade na escola e seus tabus. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em licenciatura em ciências biológicas) - Faculdade Salesiana do Nordeste. Orientador: Priscila Angelina Silva da Costa Santos.

4.
Anne Virgínia do Nascimento Cruz. Ciências Naturais e a Educação de Jovens e Adultos: O que diz a proposta curricular para o segundo segmento do ensino fundamental da EJA?. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em licenciatura em ciências biológicas) - Faculdade Salesiana do Nordeste. Orientador: Priscila Angelina Silva da Costa Santos.

5.
Adriana Barbosa de Souza. O ensino da Ciência: uma relação fundamental entre docente e discente. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Faculdade Salesiana do Nordeste. Orientador: Priscila Angelina Silva da Costa Santos.

6.
Adryanne Maria Rodrigues Barreto de Assis. "Ah, quero aprender tudo!" - Alfabetização de Jovens e Adultos: o que esperam os alunos?. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Priscila Angelina Silva da Costa Santos.



Inovação



Projetos de pesquisa


Outras informações relevantes


Aprovação e convocação para tutor a Distância- Cursos UAB ? IFPE (Semestre 2018.1).

 
Aprovação em concurso público/ Nomeação- Professor substituto UFPE - Departamento de Administração escolar e Planejamento Educacional, 2016.

Aprovação em concurso público / Nomeação - Professor substituto UFRPE - Departamento de educação, área I - Planejamento e administração escolar, 2010.

Aprovação em concurso público/ Nomeação - Professor substituto UFPE - Departamento: Psicologia e Orientações Educacionais, 2010.


Aprovação em concurso público - Prefeitura do Recife - Professor I Classe 2007/ Nomeação 2009.


UFPE - Estágio em docência na disciplina TCC 2, ministrada pela professora Drª Eliana Borges, no curso de pedagogia, 2012

UFPE - Estágio em docência na disciplina Alfabetização, ministrada pela professora Dra. Andréa Brito, 2014.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/01/2019 às 1:40:23