Francisco Carlos Bentes Frey Müller

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4883158238383471
  • Última atualização do currículo em 13/05/2018


Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Pará (2002), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Pará (2005) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Pará (2010), com estágio de doutorando de um ano na Virginia Tech (EUA). Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Telecomunicações, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicações digitais, classificação automática de modulação e sistemas DSL. Desde 2011, é professor da Faculdade de Engenharia da Computação da Universidade Federal do Pará. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Francisco Carlos Bentes Frey Müller
Nome em citações bibliográficas
MÜLLER, F. C. B. F.;FRANCISCO C. B. F. MÜLLER;FRANCISCO MULLER;MULLER, FRANCISCO C. B. F.;MULLER, FRANCISCO

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Pará, Instituto de Tecnologia.
Rua Augusto Correa 01
Guamá
66075110 - Belém, PA - Brasil
Telefone: (91) 32017674
URL da Homepage: http://www.laps.ufpa.br


Formação acadêmica/titulação


2005 - 2010
Doutorado em Engenharia Elétrica.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
com período sanduíche em Virginia Polytech Institute and State University (Orientador: Claudio R. C. M. da Silva).
Título: Supressão de Interferência em Sistemas de Banda Ultra Larga e Classificação Automática de Modulação, Ano de obtenção: 2010.
Orientador: Aldebaro Barreto da Rocha Klautau Junior.
Palavras-chave: banda ultra larga; ofdm; classificação automática de modulação; support vector machines.
Grande área: Engenharias
Setores de atividade: Correio e Telecomunicações.
2003 - 2005
Mestrado em Engenharia Elétrica.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: Simulação por Técnica FDTD de Radar Multi-Estático com Pulsos de Banda Ultra Larga para Ambiente Indoor,Ano de Obtenção: 2005.
Orientador: Rubem Gonçalves Farias.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: método FDTD; sensores UWB indoor; radar multi-estático.
Grande área: Engenharias
Setores de atividade: Fabricação de Aparelhos e Equipamentos de Telecomunicação.
1997 - 2002
Graduação em Engenharia Elétrica.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: Estudo de Tecnologias para Tráfego IP sobre Redes Ópticas.
Orientador: João Crisóstomo Weyl Albuquerque Costa.




Atuação Profissional



Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Centrais Elétricas do Pará S/A, CELPA, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

Atividades

2/2002 - 8/2002
Estágios , Centrais Elétricas do Pará S/A, .

Estágio realizado
Informática.


Projetos de pesquisa


2012 - 2014
Classificação Automática de Modulação Utilizando Rádio Definido por Software
Descrição: O projeto tem como objetivo a implantação de um sistema prático utilizando rádio definido por software para classificação automática do tipo de modulação usado por um sistema de comunicação. A classificação automática de modulação é parte importante dos rádios cognitivos, que são sistemas de comunicação capazes de perceber o ambiente ao seu redor e adaptar-se para trabalhar de um modo mais eficiente. O domínio deste tipo de tecnologia é fundamental para a UFPA avançar sua excelência na área de telecomunicações..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Francisco Carlos Bentes Frey Müller - Coordenador.Financiador(es): Universidade Federal do Pará - Bolsa.
2011 - 2015
Novas Técnicas Para Qualificação, Monitoramento e Gerência de Redes DSL com Ênfase ao Suporte de Tráfego Simultâneo de Voz, Dados e Vídeo (Triple Play)
Descrição: A mesma infra-estrutura legada que permite ao DSL um grande poder de penetração de mercado também lhe impõe grandes desafios, pois a mesma foi projeta para serviços de voz na faixa de 4 kHz ao passo que a tecnologia DSL utiliza faixas de freqüências muito superiores (atualmente, até 30 MHz). Questões como reflexões nas emendas entre os cabos telefônicos, estrutura topológica que liga os usuários a central e interferência entre os usuários (crosstalk ? diafonia) passam a ser fundamentais para a perfeita disponibilização de conexões de alta velocidade a internet através da tecnologia DSL, sobretudo no que diz respeito à transmissão triple-play que impõe rígidas exigências em termos de robustez ao ruído e latência dos dados transmitidos. Desta forma, as pesquisas em DSL almejam técnicas inovadoras para: - A perfeita caracterização (diagnóstico) da linha do assinante, podendo-se determinar sua capacidade de transmissão e/ou algum problema que esteja inviabilizando ou limitando a transmissão em banda larga; - A melhoria da tecnologia em si, visando, por exemplo, aumentar a taxa de transmissão, o alcance (máxima distância), a robustez (menor probabilidade de interrupção do serviço) e diminuir o consumo de potência dos equipamentos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2010
Novos Métodos e Ferramentas para Gerência do Espectro em Redes xDSL
Descrição: Com apoio da Ericsson Telecomunicações, a UFPA vem atuando na área de DSL desde 2004. A execução desses projetos tem dotado a UFPA do mais avançado laboratório para pesquisa em DSL da América Latina, o qual vem trazendo um impacto bastante positivo para a Instituição. Tornou-se patente a evolução da área de telecomunicações na UFPA em geral, com publicações em congressos internacionais como o Globecom do IEEE e em outros periodicos classificados como Qualis A pela CAPES. DSM evoluiu para abarcar diferentes tecnologias e o projeto centrou-se em algoritmos de balanceamento espectral com melhores práticas na utilização da DSM como uma ferramenta para otimizar a estabilidade da implantação de serviços multi-play durante ADSL2plus e tecnologias VDSL2. Em suma, este projeto visa desenvolver técnicas e algoritmos para garantir o êxito da gestão de serviços de banda larga utilizando xDSL, como o triple play..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Francisco Carlos Bentes Frey Müller - Integrante / Ana Claudia da Silva Gomes - Integrante / Evaldo Pelaes - Integrante / Diogo Acatauassú Nunes - Integrante / Aldebaro Klautau - Coordenador / Márcio Monteiro - Integrante / Cleyton Muto - Integrante / Fernanda Regina Smith Neves Corrêa - Integrante.
2006 - 2008
Processamento de Sinais, Simulação e Técnicas de Medidas para o Gerenciamento de Espectro xDSL
Descrição: Desenvolvimento de algoritimos, metodologias, modelos e programas computacionais para Dynamic Spectrum Management (DSM), incluindo-se: a) algoritimos para gerenciamento do espectro; b) algoritimos para a estimação do crosstalk (diafonia); c) implementação dos algoritimos usando-se linguagem java; d) técnicas de otimização que levam em conta restrições impostas pelos modems atuais e e) validação dos algoritimos e modelos através de medidas em laboratório, tendo como base a tecnologia de DIgital Subscriber Line (xDSL), ou linha digital do assinante..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (4) .
Integrantes: Francisco Carlos Bentes Frey Müller - Integrante / Rodrigo Bastos Moraes - Integrante / Ana Claudia da Silva Gomes - Integrante / Darlene Neves - Integrante / Maria Neiva Fonseca - Integrante / Evaldo Pelaes - Integrante / Aldebaro Klautau - Coordenador / Márcio Monteiro - Integrante.Financiador(es): Ericsson Telecomunicações - Matriz - Bolsa.
2005 - 2006
Desenvolvimento de Modelos para Gerenciamento Dinâmico do Espectro em Serviços de Linha Digital de Assinante
Descrição: Este projeto envolve o estudo e simulação de algoritmos para DSM e a investigação de novas e eficientes técnicas de DSM, estimação de função de transferência para crosstalk e modelos para ruido não-estacionário..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Francisco Carlos Bentes Frey Müller - Integrante / Rodrigo Bastos Moraes - Integrante / Aldebaro Barreto Klautau Jr - Coordenador / Ana Claudia da Silva Gomes - Integrante / Márcio Murilo - Integrante / Gervásio Protásio dos Santos Cavalcante - Integrante / Darlene Neves - Integrante / Maria Neiva Fonseca - Integrante / Evaldo Pelaes - Integrante / Ronaldo Zampolo - Integrante / Johelden Bezerra - Integrante.Financiador(es): Ericsson Telecomunicações - Matriz - Bolsa.


Projetos de extensão


2016 - Atual
CELCOM Piloto: Telefonia Celular Comunitária na Amazônia 2016
Descrição: O presente projeto tem como objetivo a implantação de um sistema de telefonia móvel de segunda geração (GSM) baseado em hardware e software livres e com o menor custo possível de instalação, operação e manutenção. Este é um projeto é a continuidade de projetos anteriores e busca aperfeiçoar aspectos do sistema já existente, como o software para a bilhetagem, necessária para controlar o uso de voz e dados entre usuários, e do sistema de gerência remota via Web, que permite que muitos dos problemas que acontecem na operação possam ser solucionados sem o deslocamento físico de uma pessoa até o local onde o sistema está instalado. Além disso, nesta versão do projeto será feito a adaptação do software para funcionar em sistemas embarcados de baixo custo, como Raspberry Pi 2. Isso baixaria ainda mais o custo e permitiria que a UFPA e/ou uma empresa local pudesse montar uma solução completa para o sistema de telefonia, reduzindo a dependência dos poucos fabricantes existentes para esse tipo de equipamento no mundo. Com os investimentos e/ou subsídios necessários, futuramente será possível fornecer telefonia e internet móvel (ainda que de baixa velocidade) às comunidades rurais isoladas nos rincões da Amazônia. Observa-se que na região Norte e, especialmente no estado do Pará, as operadoras de telefonia móvel atendem bem a capital e as sedes dos demais 143 (cento e quarenta e três) municípios paraenses, entretanto sabe-se que existe um grande número de comunidades pertencentes aos municípios que se localizam geograficamente distantes das sedes destes (muitas vezes dezenas de quilômetros), onde não há cobertura de nenhuma operadora de telefonia móvel comercial, pois essas regiões são vistas atualmente pelas mesmas com um investimento de baixo ou nenhum retorno financeiro. Muito embora o Governo, por meio da Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), ao leiloar as licenças de telefonia móvel vincule algumas obrigações contratuais de expansão dos serviços de telefonia às aquisições das licenças, não obriga as operadoras a cobrir essas comunidades afastadas. Dessa forma, um percentual significativo de cidadãos fica à margem da evolução tecnológica e pouco ou nada se beneficiam desse avanço. Um convênio com o Governo do Estado, através da SECTET foi firmado e deve bancar o custo de instalação deste piloto em uma comunidade do município de Irituia, interior do Pará..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Francisco Carlos Bentes Frey Müller - Coordenador / Pedro dos Santos Batista - Integrante / FLÁVIO MENDES DE BRITO - Integrante.
2015 - 2016
CELCOM PILOTO TELEFONIA CELULAR COMUNITÁRIA NA AMAZÔNIA
Descrição: O presente projeto tem como objetivo a implantação de um sistema de telefonia móvel de segunda geração - GSM - baseado em hardware e software livres incluindo o desenvolvimento do software necessário para a bilhetagem, necessária para controlar o uso entre usuários, e de um sistema de gerência remota via Web, que permite que muitos dos problemas que acontecem na operação possam ser solucionados sem o deslocamento físico de uma pessoa até o local onde o sistema está instalado, Espera-se que este tipo de sistema de telefonia, com os investimentos e/ou subsídios necessários, futuramente possa atender comunidades rurais isoladas nos rincões da Amazônia. Observa-se que na região Norte e, especialmente no estado do Pará, as operadoras de telefonia móvel atendem bem a capital e as sedes dos demais 143 (cento e quarenta e três) municípios paraenses, entretanto sabe-se que existe um grande número de comunidades pertencentes aos municípios que se localizam geograficamente distantes das sedes destes (muitas vezes dezenas de quilômetros), onde não há cobertura de nenhuma operadora de telefonia móvel comercial, pois essas regiões são vistas pelas mesmas com um investimento de baixo ou nenhum retorno financeiro. Muito embora o Governo, por meio da Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), ao leiloar as licenças de telefonia móvel vincule algumas obrigações contratuais de expansão dos serviços de telefonia às aquisições das licenças, não obriga as operadoras a cobrir essas comunidades afastadas. Dessa forma, um percentual significativo de cidadãos fica à margem da evolução tecnológica e pouco ou nada se beneficiam desse avanço. O objetivo da continuação deste projeto é tornar o sistema piloto em funcionamento na UFPA mais robusto, de forma que possa ser operado de maneira autônoma por um membro da comunidade..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Francisco Carlos Bentes Frey Müller - Coordenador / Jeferson Breno Negrão Leite - Integrante / Edgleyson Dias - Integrante / Fátima Priscila Araújo Teixeira - Integrante / Pedro dos Santos Batista - Integrante.
2014 - 2015
CELCOM PILOTO ? TELEFONIA CELULAR COMUNITÁRIA NA AMAZÔNIA
Descrição: O projeto tem por finalidade implementar um sistema de telefonia móvel de segunda geração GSM baseado em hardware e software livres que, com os investimentos e/ou subsídios necessários, futuramente poderá atender comunidades rurais isoladas nos rincões da Amazônia. Observase que na região Norte e, especialmente no estado do Pará, as operadoras de telefonia móvel atendem bem a capital e as sedes dos demais 143 (cento e quarenta e três) municípios paraenses, entretanto sabese que existe um grande número de comunidades pertencentes aos municípios que se localizam geograficamente distantes das sedes destes (muitas vezes dezenas de quilômetros), onde não há cobertura de nenhuma operadora de telefonia móvel comercial, pois essas regiões são vistas pelas mesmas com um investimento de baixo ou nenhum retorno financeiro. Muito embora o Governo, por meio da Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), ao leiloar as licenças de telefonia móvel vincule algumas obrigações contratuais de expansão dos serviços de telefonia às aquisições das licenças, não obriga as operadoras a cobrir essas comunidades afastadas, mas as deixa livres para atenderem aquilo que tiver um retorno econômico mais atraente (no geral, as sedes dos municípios). Dessa forma, um percentual significativo de cidadãos fica à margem da evolução tecnológica e pouco ou nada se beneficiam desse avanço. Este projeto é uma continuação do projeto do Prof. Dr. Francisco Muller (Telefonia Celular Comunitária Um projeto para redes de telefonia celular de baixíssimo custo 2013) e nesta fase pretende mostrar a viabilidade legal, técnica, econômica e social de um sistema GSM/GPRS de baixo custo (cerca de 10 vezes menor que o custo de uma rede GSM convencional), através do licenciamento (junto a ANATEL), montagem, instalação, configuração, utilização, realização de testes e medições em uma BTS (Base Transceiver Station ? ou Estação Transceptora Base) de um site piloto no próprio campus profissional da UFPA, próximo a Faculdade de Engenharia da Computação e Telecomunicações, onde os professores e alunos envolvidos no projeto estarão implementando o sistema e realizando todas as etapas..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Francisco Carlos Bentes Frey Müller - Coordenador / Aldebaro Barreto Klautau Jr - Integrante / Jeferson Breno Negrão Leite - Integrante / Edgleyson Dias - Integrante / Fátima Priscila Araújo Teixeira - Integrante.


Projetos de desenvolvimento


2011 - 2014
Desenvolvimento de Aplicativos para Acessibilidade com Interface Aural
Descrição: Este projeto foca o desenvolvimento e a disponibilização de aplicações de tecnologias da fala. Dessa forma, sua execução está organizada em duas fases. A primeira fase consiste em disponibilizar à comunidade científica e a não-especialistas na área de voz, uma gama de documentação e exemplos práticos usando reconhecimento e síntese de voz em PB, os quais possibilitem a troca mútua de informação e o desenvolvimento eficaz de sistemas com interface aural. Já a segunda etapa trata da construção de dois aplicativos código-livre: SpeechOO e CorujaNavigator. O SpeechOO é um plug-in para adicionar reconhecimento de voz (ditado) ao aplicativo BrOffice.org Writer. O CorujaNavigator é um navegador de Internet com reconhecimento e síntese de voz para o Português Brasileiro..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Francisco Carlos Bentes Frey Müller - Integrante / Aldebaro Barreto Klautau Jr - Coordenador / Nelson Cruz Sampaio Neto - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.


Revisor de periódico


2009 - 2009
Periódico: IEEE Transactions on Communications (Print)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Telecomunicações.
2.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Telecomunicações/Especialidade: Sistemas de Telecomunicações.
3.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Telecomunicações/Especialidade: Teoria Eletromagnetica, Microondas, Propagação de Ondas, Antenas.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Web of Science
Total de trabalhos:17
Total de citações:9
Fator H:1
Muller, Francisco C. B. F.  Data: 14/12/2017

Artigos completos publicados em periódicos

1.
ZU, KEKE2016 ZU, KEKE ; MULLER, FRANCISCO ; LU, CHENGUANG ; ERIKSSON, PER-ERIK ; KLAUTAU, ALDEBARO . Rate Balancing Based Tomlinson-Harashima Precoding for G.fast Systems. IEEE Communications Letters (Print), v. 20, p. 1-1, 2016.

2.
MÜLLER, F. C. B. F.2011 MÜLLER, F. C. B. F.; CARDOSO, C. ; KLAUTAU, A. . A Front End for Discriminative Learning in Automatic Modulation Classification. IEEE Communications Letters (Print), v. 15, p. 443-445, 2011.

3.
MÜLLER, F. C. B. F.2005 MÜLLER, F. C. B. F.; FARIAS, Rubem Gonçalves ; S SOBRINHO, Carlos Leônidas da S ; DMITRIEV, Victor . FDTD Simulation of a Multistatic Radar Using Ultra-Wideband Pulses for Indoor Environments. Microwave and Optical Technology Letters, Estados Unidos, v. 45, n.5, p. 430-434, 2005.

Capítulos de livros publicados
1.
ACATAUASSU, D. ; ALMEIDA, I. ; MÜLLER, F. C. B. F. ; KLAUTAU, A. ; LU, C. ; ERICSON, K. ; DORTSCHY, B. . Measurement and Modeling Techniques for the Fourth Generation Broadband Over Copper. In: Md. Zahurul Haq. (Org.). Advanced Topics in Measurements. 1ed.Rijeka: InTech, 2012, v. , p. 263-284.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MULLER, FRANCISCO C. B. F.; LU, CHENGUANG ; ERIKSSON, PER-ERIK ; HOST, STEFAN ; KLAUTAU, ALDEBARO . Optimizing power normalization for G.fast linear precoder by linear programming. In: ICC 2014 2014 IEEE International Conference on Communications, 2014, Sydney. 2014 IEEE International Conference on Communications (ICC). p. 4160-4165.

2.
OLIVEIRA, J. P. ; LEITE, J. B. N. ; MÜLLER, F. C. B. F. ; KLAUTAU, A. . Open Source in the Telecommunications Education: A Case Study with GNU Radio and USRP. In: XL Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia - COBENGE, 2012, Belém. XL Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia - COBENGE 2012. Brasília: ABENGE, 2012. p. 1-11.

3.
ACATAUASSU, D. ; MONTEIRO, M. ; MÜLLER, F. C. B. F. ; KLAUTAU, A. . Experimental evaluation of fourth generation DSL in different DSM scenarios. In: IEEE Latin-American Conference on Communications (LATINCOM), 2011, Belém. IEEE Latin-American Conference on Communications (LATINCOM), 2011. p. 1-6.

4.
SMITH, F. ; MÜLLER, F. C. B. F. ; KLAUTAU, A. ; PELAES, E. . Simulation and Analysis of the Impulsive Noise Effects in DSL Video Using Ptolemy II. In: SBMO/IEEE MTT-S International Microwave and Optoelectronics Conference - IMOC, 2011, Natal. SBMO/IEEE MTT-S International Microwave and Optoelectronics Conference - IMOC, 2011.

5.
SMITH, F. ; MONTEIRO, M. ; MÜLLER, F. C. B. F. ; DORTSCHY, B. ; KLAUTAU, A. ; PELAES, Evaldo . On the Effectiveness of Dynamic Spectrum Management Algorithms in xDSL Networks. In: International Telecommunications Symposium, 2010, Manaus. International Telecommunications Symposium, 2010.

6.
NUNES, D. A. ; MESQUITA, I. ; MÜLLER, F. C. B. F. ; KLAUTAU, A. . DSL Impulse Noise Measurement System Implemented in USRP and GNU Radio. In: 2010 Sixth Advanced International Conference on Telecommunications (AICT), 2010, Barcelona. 2010 Sixth Advanced International Conference on Telecommunications (AICT), 2010. p. 178-181.

7.
ANDERSON, C. R. ; VOLOS, H. I. ; HEADLEY, W. C. ; BUEHRER, R. M. ; MÜLLER, F. C. B. F. . Low-Antenna Ultra Wideband Spatial Correlation Analysis in a Forest Environment. In: IEEE 69th Vehicular Technology Conference (VTC Spring 2009), 2009, Barcelona. IEEE 69th Vehicular Technology Conference (VTC Spring 2009), 2009. p. 1-5.

8.
NUNES, D. A. ; MÜLLER, F. C. B. F. ; KLAUTAU JR, Aldebaro Barreto . Capacity of MIMO DSL Systems Using 100 MHz Measured Channel Data. In: International Conference on Telecommunications (ICT '09), 2009, Marrakech. International Conference on Telecommunications (ICT '09), 2009. p. 266-269.

9.
FREITAS, L. C. ; CARDOSO, C. ; MÜLLER, F. C. B. F. ; COSTA, J. W. A. ; KLAUTAU, A. . Automatic modulation classification for cognitive radio systems: Results for the symbol and waveform domains. In: IEEE Latin-American Conference on Communications (LATINCOM '09), 2009, Medellín. IEEE Latin-American Conference on Communications (LATINCOM '09), 2009. p. 1-6.

10.
MONTEIRO, M. ; MUTO, C. ; MÜLLER, F. C. B. F. ; KLAUTAU JR, Aldebaro Barreto . Convergence Analysis of Spectrum Balancing Algorithms for DSL Networks. In: XXVII Simpósio Brasileiro de Telecomunicações - SBrT 2009, 2009, Blumenau. XXVII Simpósio Brasileiro de Telecomunicações - SBrT 2009, 2009.

11.
MÜLLER, F. C. B. F.; KLAUTAU, A. ; DA SILVA, C. R. C. M. . Performance Analysis of a Multiband OFDM UWB System in the Presence of Narrowband Interference. In: IEEE Global Communications Conference - IEEE Globecom 2009, 2009, Honolulu. IEEE Global Communications Conference - IEEE Globecom 2009, 2009.

12.
ANDERSON, C. R. ; VOLOS, H. I. ; HEADLEY, W. C. ; MÜLLER, F. C. B. F. ; BUEHRER, R. M. . Low Antenna Ultra Wideband Propagation Measurements and Modeling in a Forest Environment. In: IEEE Wireless Communications and Networking Conference (WCNC 2008), 2008, Las Vegas, Nevada, EUA. IEEE Wireless Communications and Networking Conference (WCNC 2008), 2008. p. 1229-1234.

13.
MÜLLER, F. C. B. F.; FARIAS, Rubem Gonçalves ; S. SOBRINHO, Carlos Leônidas da S. ; DMITRIEV, Victor . Multistatic Radar with Ultra-Wideband Pulses: FDTD Simulation. In: SBMO/IEEE MTT-S International Conference on Microwave and Optoelectronics, 2005, Brasília. SBMO/IEEE MTT-S International Conference on Microwave and Optoelectronics, 2005. p. 574-577.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
JOARY FORTUNA ; ALDEBARO KLAUTAU ; FRANCISCO C. B. F. MÜLLER ; ANDREY SILVA . Teaching DSP and Telecommunications with GNU Radio and Low Cost SDR Hardware. In: XXXI Simpósio Brasileiro de Telecomunicações, 2013, Fortaleza. SBrT 2013, 2013.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
LEITE, J. B. N. ; DIAS, E. ; ROCHA, W. ; MÜLLER, F. C. B. F. ; KLAUTAU, A. . Redes GSM/GPRS de baixo custo baseadas em software livre e hardware aberto para comunidades carentes. In: 2º Seminário Nacional de Inclusão Digital (SENID 2013), 2013, Passo Fundo. 2º Seminário Nacional de Inclusão Digital (SENID 2013), 2013. p. 1-5.

Apresentações de Trabalho
1.
MÜLLER, F. C. B. F.. Modulação OFDM: Introdução e Aplicação em Sistemas de Comunicação Sem Fio. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
MÜLLER, F. C. B. F.. Revisão de artigo para o 8th International Information and Telecommunication Technologies Symposium - I2TS 2009. 2009.

2.
MÜLLER, F. C. B. F.. Revisão de artigo para o IEEE Latincom 2009. 2009.

3.
MÜLLER, F. C. B. F.. Revisão de artigo para o Simpósio Brasileiro de Telecomunicações - SBrT 2009. 2009.



Patentes e registros



Patente

A Confirmação do status de um pedido de patentes poderá ser solicitada à Diretoria de Patentes (DIRPA) por meio de uma Certidão de atos relativos aos processos
1.
 LU, C. ; ERIKSSON, P. ; KLAUTAU, A. ; MÜLLER, F. C. B. F. ; ZU, KEKE . Systems and methods for determining non-linear precoding coefficients. 2014, Estados Unidos.
Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: US9800720B2, título: "Systems and methods for determining non-linear precoding coefficients" , Instituição de registro: United States Patent and Trademark Office. Depósito: 12/12/2014; Concessão: 24/10/2017.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
KLAUTAU JR, Aldebaro Barreto; SANTANA, A. L.; SALES JUNIOR, C. S.; FRANCISCO C. B. F. MÜLLER; CASTRO, B. S. L.. Participação em banca de Claudio de Castro Coutinho Filho. Técnicas de Balanceamento de Taxas de Downstream para Sistemas Vetorizados de Linha Digital do Assinante (DSL): Estudo de Caso do Padrão G.9700. 2015. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Pará.

2.
DIAS, U. S.; BRAGA, A. J. B.; MÜLLER, F. C. B. F.. Participação em banca de Wanessa de Alvarenga Silva. Sensoriamento de Espectro em Sistemas de Rádio Cognitvo com Desvanecimento Composto. 2015. Dissertação (Mestrado em ENGENHARIA ELÉTRICA) - Universidade de Brasília.

3.
KLAUTAU JR, Aldebaro Barreto; MÜLLER, F. C. B. F.; DE ARAÚJO, J. P. L.; COUTINHO, M. M.. Participação em banca de Jeferson Breno Negrão Leite. Projeto de Telefonia Celular GSM Baseada em Open Source e Open Hardware para Comunidades Rurais e Isoladas e Carentes na Região Amazônica: Estudo de Caso em Itabocal - Irituia - Pará. 2014. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Pará.

4.
KLAUTAU JR, Aldebaro Barreto; PELAES, Evaldo; MÜLLER, F. C. B. F.; BEZERRA, Johelden. Participação em banca de Igor Mesquita de Almeida. Projeto e Implementação em DSP de Sistema de Comunicação Multiportadora Baseado no Padrão G.fast. 2013. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Pará.

Teses de doutorado
1.
PELAES, Evaldo; KLAUTAU JR, Aldebaro Barreto; COSTA, J. W. A.; FRANCISCO C. B. F. MÜLLER; LIMA, V. D.; BRAGA, A. J. B.. Participação em banca de Diego de Azevedo Gomes. Modelling and Mitigation of Alien Crosstalk for DSL Systems. 2017. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Pará.

2.
KLAUTAU JR, Aldebaro Barreto; COSTA, J. W. A.; CASTRO, A. L. S.; FRANCISCO C. B. F. MÜLLER; LOPES, W. T. A.. Participação em banca de Leonardo Lira Ramalho. Compressão de Sinais LTE para Redes 4G/5G em Arquitetura C-RAN. 2016. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Pará.

Qualificações de Doutorado
1.
KLAUTAU JR, Aldebaro Barreto; COSTA, J. W. A.; FRANCISCO C. B. F. MÜLLER; ZAMPOLO, Ronaldo; MELO, D. A. A.. Participação em banca de Ilan Sousa Correa. Processamento de Sinais para o Fronthaul de Redes 4G e 5G. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Pará.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
CASTRO, A. R.; MULLER, FRANCISCO C. B. F.; SOUZA, L. V.. Participação em banca de Matheus Castelo Branco Queiroz.Automação residencial utilizando conceitos de IoT focado em eficiência energética. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia da Computação) - Universidade Federal do Pará.

2.
MULLER, FRANCISCO C. B. F.; REGO, L. P.; SILVA, M. S.; SERUFFO, M. C. R.. Participação em banca de Marcos Nazareno Sousa Lameira.Desenvolvimento e Validação de aplicativo mobile para cadastramento de ocorrências do corpo de bombeiros militar do PArá. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Federal do Pará.

3.
ZAMPOLO, Ronaldo; MULLER, FRANCISCO C. B. F.; PELAES, Evaldo. Participação em banca de David Campos Anchieta.Restauração de imagens de placas de veículos usando Super-resolução. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia da Computação) - Universidade Federal do Pará.

4.
MÜLLER, F. C. B. F.; KLAUTAU JR, Aldebaro Barreto; PELAES, Evaldo; ZAMPOLO, Ronaldo. Participação em banca de Erick Rocha Sousa.Implementação em Java do Padrão ADSL T1.413: DMT e Bitloading. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia da Computação) - Universidade Federal do Pará.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
International Telecommunications Symposium. 2010. (Simpósio).

2.
SBMO/IEEE MTT-S INTERNATIONAL MICROWAVE AND OPTOELECTRONICS CONFERENCE - IMOC 2009. 2009. (Congresso).

3.
Semana do ITEC.Modulação OFDM: Introdução e Aplicação em Sistemas de Comunicação Sem Fio. 2009. (Seminário).

4.
Microwave and Optoelectronics, 2005 SBMO/IEEE MTT-S International Conference on. Multistatic radar with ultra-wideband pulses: FDTD simulation. 2005. (Congresso).

5.
Simpósio Brasileiro de Telecomunicações - SBrT 2005. 2005. (Simpósio).

6.
Simpósio Brasileiro de Telecomunicações - SBrT 2004. 2004. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
COSTA, J. W. A. ; DIAS, U. S. ; FRANCISCO C. B. F. MÜLLER . XXXIV Simpósio da Sociedade Brasileira de Telecomunicações (SBrT'2016). 2016. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Israel Uchôa Silva. Estudo comparativo de redes neurais artificiais no processo de handoff de espectro em rádio cognitivo. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia da Computação) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Francisco Carlos Bentes Frey Müller.



Educação e Popularização de C & T



Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
COSTA, J. W. A. ; DIAS, U. S. ; FRANCISCO C. B. F. MÜLLER . XXXIV Simpósio da Sociedade Brasileira de Telecomunicações (SBrT'2016). 2016. (Congresso).



Outras informações relevantes


IEEE Student Member desde 2009.
IEEE Communications Society Member desde 2009.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/11/2018 às 8:43:43