Andréa Fonseca Farias

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  • Última atualização do currículo em 13/12/2012


Possui bacharelado e formação em Psicologia e mestrado (Teoria e Pesquisa do Comportamento) pela Universidade Federal do Pará. Atualmente é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Cmportamento da Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Análise do comportamento. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Andréa Fonseca Farias
Nome em citações bibliográficas
FARIAS, A. F.


Formação acadêmica/titulação


2011
Doutorado em andamento em Psicologia (Teoria e Pesquisa do Comportamento).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: Controle por regras: Comparção entre os efeitos de acordos e ordens sobre o comportamento humano.,
Orientador: Luiz Carlos de Albuquerque.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
2008 - 2010
Mestrado em Psicologia (Teoria e Pesquisa do Comportamento).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: Efeitos de regras apresentadas na forma de ordem, de sugestão e de acordo sobre o comportamento não-verbal de adultos.,Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Carla Cristina Paiva Paracampo.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
Palavras-chave: propriedades formais, regras, adultos.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Experimental.
2004 - 2011
Graduação em Formação em Psicologia.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2004 - 2008
Graduação em Bacharelado em Psicologia.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: Histórias Infantis e seus efeitos sobre o comportamento de doar em crianças..




Formação Complementar


2012 - 2012
Curso básico PECS (Sistema de Comunicação por troc. (Carga horária: 13h).
Pyramud Educational.
2012 - 2012
Análise do Comportamento Aplicada. (Carga horária: 16h).
Associação de Amigos do Autista.
2012 - 2012
A Ciêncio do Comportamento Aplicada de Forma Abran. (Carga horária: 4h).
Associação de Amigos do Autista-SP.
2012 - 2012
Terapia comportamental infantil: diagnóstico e. (Carga horária: 3h).
Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental.
2012 - 2012
Autismo e contruibuições recentes da ABA. (Carga horária: 4h).
Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental.
2012 - 2012
Campanha Nacional: Assistência e Direitos Autista. (Carga horária: 15h).
Associação de Amigos do Autista de São Paulo.
2010 - 2010
Psicologia do Esporte. (Carga horária: 60h).
Portal da Educação.
2009 - 2009
Curso de Qualificação em Educação em Diabetes. (Carga horária: 40h).
Sociedade Brasileira de Diabetes.
2006 - 2006
Relações empíricas entre comportamento verbal. (Carga horária: 3h).
Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental.
2006 - 2006
Psicoterapia Analítica Funcional: curso iniciante. (Carga horária: 3h).
Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental.



Linhas de pesquisa


1.
Comportamento Governado por Regras

Objetivo: Objetivos: 1) Comparar o controle exercido por regras com o controle exercido por contingências sobre o comportamento humano; 2) investigar os efeitos de histórias de reforço sobre o seguimento subseqüente de regras; 3) avaliar o papel de variáveis socias no seguimento de regras; 4) identificar as condições sob as quais o seguimento de regras é mais ou menos provável de ser mantido; 5) gerar tecnologias que permitam ao profissional de psicologia atuar com maior segurança junto a problemas práticos em possíveis ambientes de atuação .
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.


Projetos de pesquisa


2012 - Atual
Atendimento e Pesquisa Sobre Aprendizagem e Desenvolvimento - APRENDE
Descrição: O presente projeto é uma proposta de ensino, pesquisa e extensão voltada para (1) o atendimento a crianças com desenvolvimento atrasado, em especial as diagnosticadas com autismo; (2) para a pesquisa aplicada sobre variáveis relativas a procedimentos de intervenção (3) para a pesquisa básica sobre ensino de repertório discriminativo e (4) para a formação, nos diferentes níveis (graduação, mestrado e doutorado), de profissionais com experiência em pesquisa e atendimento a crianças do com o desenvolvimento atrasado. O projeto é desenvolvido nas dependências do Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento sob a coordenação dos docentes Romariz Barros, Carlos Souza e Grauben Assis, com o engajamento de estudantes de graduação (curso de Psicologia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas) e pós-graduação (Programa de Pós-graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Andréa Fonseca Farias - Coordenador / Romariz da Silva Barros - Integrante / Grauben Alves de Assis - Integrante / Carlos Barbosa Alves de Souza - Integrante.
2010 - Atual
Efeitos da exposição a regras não-correspondentes às contingências sobre o comportamento de seguir regras correspondentes
Descrição: O projeto tem como objetivo verificar os efeitos, sobre o comportamento subseqüente de seguir regra correspondente às contingências, de uma história em que o seguimento de regras produz perda de reforçadores e o não-seguimento de regras produz reforço; e de uma história em que o seguimento de regras deixa de produzir reforçadores e o não-seguimento de regras produz reforço. A tarefa será tocar um de dois estímulos de comparação na presença de um estímulo contextual. As respostas corretas serão reforçadas com a apresentação de fichas trocáveis por brinquedos e as incorretas, dependendo da condição experimental, serão conseqüenciadas com a não-obtenção de fichas ou com a retirada de fichas. Trinta e seis crianças escolarizadas serão expostas a um procedimento de escolha de acordo com o modelo e distribuídas em seis condições experimentais. Cada condição será constituída de cinco fases. Cada uma das fases será iniciada com a apresentação de uma instrução. Nas Condições I e IV, as Fases 1, 2, 3 e 4 serão iniciadas com a apresentação de instruções não-correspondentes às contingências de reforço programadas. Nas Condições II e V, as Fases 1 e 3 serão iniciadas com a apresentação de instruções não-correspondentes às contingências e as Fases 2 e 4 com a apresentação de instruções correspondentes. Nas Condições III e VI, as Fases 1 e 3 serão iniciadas com a apresentação de instruções correspondentes às contingências e as Fases 2 e 4 com a apresentação de instruções não-correspondentes. Nas seis condições, a Fase 5 será iniciada com a apresentação de instruções correspondentes. Nas Condições I, II e III, a conseqüência programada para o seguimento de instruções correspondentes será a obtenção de fichas e a conseqüência programada para o não-seguimento de instruções correspondentes será a não obtenção de fichas. Inversamente, a conseqüência programada para o seguimento de instruções não-correspondentes será a não obtenção de fichas e a conseqüência programada para o não-seguim.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Andréa Fonseca Farias - Integrante / Luís Carlos de Albuquerque - Integrante / Carla Crisitina Paiva Paracampo - Coordenador.
2005 - 2009
Efeitos de Diferentes Consequências sobre o Comportamento de Seguir Regras.
Descrição: O objetivo do projeto foi investigar se a manutenção do comportamento de seguir regra depende da natureza das conseqüências por ele produzidas. Para tanto, crianças foram expostas a um procedimento de escolha de acordo com o modelo. As crianças foram distribuídas em quatro condições. De modo geral, o delineamento envolveu a apresentação de instruções correspondentes e mudanças não sinalizadas nas contingências de reforço. Foram apresentadas diferentes tipos de consequências contingentes a manutenção, ou não, do comportamento de seguir instruções, como: bombons, estímulo sonoro e as palavras "certo" e "errado". O presente projeto contou com auxílio financeiro do CNPq. Processo nº 402050/2004-5..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Experimental/Especialidade: Processos de Aprendizagem, Memória e Motivação.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
FARIAS, A. F.2011FARIAS, A. F.; PARACAMPO, C. C. P. ; ALBUQUERQUE, L. C. . Efeitos de ordens, sugestões e acordos sobre o comportamento não-verbal de adultos. Acta Comportamentalia, v. 19, p. 65-88, 2011.

2.
PARACAMPO, C. C. P.2007PARACAMPO, C. C. P. ; ALBUQUERQUE, L. C. ; FARIAS, A. F. ; Bruna Nogueira Carvalló . Efeitos de Conseqüências Programadas sobre o Comportamento de Seguir Regras. Interação em psicologia (Online), v. 11, p. 161-173, 2007.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MOREIRA, A. A. ; FERREIRA, E. A ; BENTES, T. F. ; FARIAS, A. F. . Treinamento de cuidadores de crianças/adolescentes com obesidade/sobrepeso.. In: XIX Encontro da Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental,, 2010, Campos do Jordão. Anai do XIX Encontro da Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental,, 2009. p. 207.

2.
BENTES, T. F ; MOREIRA, A. A. ; FARIAS, A. F. ; FERREIRA, E. A . Intervenção comportamental a crianças e adolescentes com sobrepeso e obesidade. In: XIX Encontro da Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental,, 2010, Campos do Jordão. Anai do XIX Encontro da Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental,, 2010. p. 229.-229..

3.
FARIAS, A. F.; PARACAMPO, C. C. P. . Análise dos efeito de regras na forma de ordem, de sugestão e de acordo sobre o comportamento não-verbal de adultos. In: XIX Encontro da Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental,, 2010, Campos do Jordão. Anai do XIX Encontro da Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental,, 2010. p. 211-211.

4.
FONSECA, A. R. ; FARIAS, A. F. . Contribuições da Análise do Comportamento ao Jiu-jitsu. In: Encontro da Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2009, Campinas. Anais do XVII Encontro da Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental. campinas, 2009. p. 307-308..

5.
FONSECA, A. R. ; FARIAS, A. F. . Análise do Comportamento Aplicada às Artes Marciais. In: Encontro da Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2009, Campinas. Anais do XVII Encontro da Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2009.

6.
FARIAS, A. F.; PARACAMPO, C. C. P. ; CRAVEIRO, C. C. P ; MESCOUTO, W. A. . Os efeitos de regras descritivas presentes em histórias infantis sobre o comportamento de crianças. In: VIII Jornada de Análise do Comportamento UFSCar, 2009, São Carlos. Anais da VIII Jornada de Análise do Comportamento UFSCar. p. 35-35.

7.
FARIAS, A. F.; PARACAMPO, C. C. P. . Os efeitos de diferentes consequências sobre o comportamento de seguir regras. In: VIII Jornada de Análise do Comportamento UFSCar, 2009, São Carlos. Anais da VIII Jornada de Análise do Comportamento UFSCar, 2009. p. 34-34.

8.
FARIAS, A. F.; NETO, A. S. ; KHOURY, H. T. T. ; DUARTE, I. B. ; BARBALHO, T. J. P. . entre crenças de auto-eficácia e independência em idosos Institucionalizados. In: 6º Congresso Norte Nordeste de Psicologia, 2009, Belém. Anais do 6º Congresso Norte Nordeste de Psicologia, 2009.

9.
RODRIGUES, A. P.A ; DOS SANTOS, D. A ; FARIAS, A. F. . Interação entre díades, mãe e bebê e funcionária-bebê. In: 6º Congresso Norte Nordeste de Psicologia, 2009, Belém. Anais do 6º Congresso Norte Nordeste de Psicologia, 2009.

10.
PINTO, A. R. ; FARIAS, A. F. ; PARACAMPO, C.C. P . Efeitos de consequências aversivas, consequências sociais reforçadoras e história pré-experimental sobre o comportamento de seguir regras.. In: Encontro da AssociaçãoBrasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental,, 2008, Campinas. Anais do XVII Encontro da Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental.. Campinas, 2008. p. 397-399.

11.
FARIAS, A. F.; Carvalló, B.N ; MESCOUTO, W. A. ; PARACAMPO, C.C. P ; CRAVEIRO, C. C. P . Os efeitos de histórias infantis sobre o comportamento de doar em crianças. In: XVII Encontro da Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2008, Campinas. Anais do XVII Encontro da Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental. Campinas, 2008. p. 407-410.

12.
TUPINAMBÁ, G. ; PAZ, M ; PARACAMPO, C.C. P ; FARIAS, A. F. . Análise dos efeitos das propriedades formais da regra sobre os comportamentos verbal e não verbal.. In: XVII Encontro da Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2008, Campinas. Anais do XVII Encontro da Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental. Campinas, 2008.

13.
PARACAMPO, C.C. P ; PINTO, A. R. ; FARIAS, A. F. . Controle por regras: descrição de três programas de pesquisa. In: XI Semana Científica do Laboratório de Psicologia Experimental, 2008, Belém. Anais da XI Semana Científica do Laboratório de Psicologia Experimental. Belém, 2008. p. 24-25.

14.
FARIAS, A. F.; Carvalló, B.N ; MESCOUTO, W. A. ; PARACAMPO, C. C. P. . Os efeitos de histórias infantis sobre o comportamento de doar em crianças. In: XVII Encontro da Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental,, 2008, Campinas. Anais do XVII Encontro da Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2008. p. 407-409.

15.
FARIAS, A. F.; Paracampo, C. C. P . . Efeitos da competição entre conseqüências sociais reforçadoras e não sociais aversivas sobre o comportamento de seguir regras. In: : X Semana Científica do Laboratório de Psicologia, 2007, Belém. Caderno de Resumos da X Semana Científica do Laboratório de Psicologia. Belém: UFPA, 2007.

16.
DUARTE, I. B. ; SOLER NETO, A. ; FARIAS, A. F. ; BARBALHO, T. J. P. ; KHOURY, H. T. T. . A relação entre independência e auto-eficácia em idosos institucionalizados. In: XXXVII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2007. Anais da XXXVII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2007.

17.
FARIAS, A. F.; BARBALHO, T. J. P. ; DUARTE, I. B. . Comportamento Auto-lesivo: uma análise metodológica. In: Comportamento auto-lesivo: uma análise metodológica, 2007. Anáis XXXVII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2007.

18.
Paracampo, C. C. P ; FARIAS, A. F. ; Carvalló, B.N ; PINTO, A. R. . Efeitos de diferentes conseqüências sobre o comportamento de seguir regras. In: IX Semana Científica do Laboratório de Psicologia, 2006, Belém. Caderno de Resumos da IX Semana Científica do Laboratório de Psicologia. Belém: UFPA, 2006. p. 41-42.

19.
Paracampo, C. C. P ; FARIAS, A. F. ; Carvalló, B.N ; PINTO, A. R. . Efeitos de conseqüências reforçadoras e aversivas sobre o comportamento de seguir regras. In: XXXVI Reunião Anual de Psicologia, 2006, Salvador. Anais da XXXVI Reunião Anual de Psicologia, 2006.

20.
Paracampo, C. C. P ; FARIAS, A. F. . Investigações contemporâneas sobre contingências aversivas: novos estímulos, diferenças filogenéticas e seguimento de regras. In: In: XV Encontro Brasileiro de Pisicoterapia e Medicina Comportamental, 2006, Brasília. Anais da XV Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2006.

Artigos aceitos para publicação
1.
PARACAMPO, C. C. P. ; ALBUQUERQUE, L. C. ; FARIAS, A. F. . Efeitos das consequências verbais sobre o seguir regras . Acta Comportamentalia, 2013.

Apresentações de Trabalho
1.
FARIAS, A. F.. Habilidades Sociais na Relação Professor-Aluno. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
BARBALHO, T. J. P. ; FARIAS, A. F. ; DUARTE, I. B. ; MESCOUTO, W. A. . Tratamento dos transtornos de ansiedade: atualizações. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
Paracampo ; FARIAS, A. F. ; Carvalló ; Pinto . Efeito de diferentes consequências sobre o comportamento de seguir regra.. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
Carla Cristina Paiva Paracampo ; FARIAS, A. F. . Investigações contemporâneas sobre contingências aversivas: novos estímulos, diferenças filogenéticas e seguimento de regras. 2006. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).


Demais tipos de produção técnica
1.
FARIAS, A. F.; Carla Cristina Paiva Paracampo . Efeitos da competição entre conseqüências sociais reforçadoras e não sociais aversivas sobre o comportamento de seguir regras. 2007. (Relatório de pesquisa).

2.
FARIAS, A. F.; Paracampo . Efeito de consequências não sociais sobre o comportamento de seguir regra.. 2006. (Relatório de pesquisa).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
FARIAS, A. F.. Participação em banca de Andrea Simey da Silva Souza. Disciplina e Limites Familiares: A Base da cosntrução do comportamento social de uma criança com suspeita de autismo. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade Ideal.

2.
FARIAS, A. F.. Participação em banca de Maria Angélica Pires Ribeiro. O processo de Avaliação Psicopedagógica Clínica de uma criança de anos de idade. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade Ideal.

3.
FARIAS, A. F.. Participação em banca de Fabrício Augusto Tavares da Costa. Contribuições das atividades lúdicas na avaliação psicopedagógica de uma criança com dificuldades de aprendizagem. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade Ideal.

4.
FARIAS, A. F.. Participação em banca de Byanca Cruz Anaud. A importância do lúdico no processo de Ensino e Aprendizagem na educação infantil, um estudo de caso com uma criança de 6 anos. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade Ideal.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XX Encontro da Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental,.Efeitos de ordens, sugestões e acordos sobre o comportamento de seguir regras. 2012. (Encontro).

2.
Simpósio sobre Controle Aversivo.Regras e Controle Aversivo. 2010. (Simpósio).

3.
XIII SIMPÓSIO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA da ANPEPP. 2010. (Simpósio).

4.
XIX Encontro da Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental.Análise dos efeito de regras na forma de ordem, de sugestão e de acordo sobre o comportamento não-verbal de adultos. 2010. (Encontro).

5.
6º Congresso Norte Nordeste de Psicologia, 2009, Belém.. Relação entre crenças de auto-eficácia e independência em idosos Institucionalizados. 2009. (Congresso).

6.
VIII Jornada de Análise do Comportamento UFSCar.Os efeitos de diferentes consequências sobre o comportamento de seguir regas. 2009. (Outra).

7.
XVII Encontro da Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental.Efeitos de consequências aversivas, consequências sociais reforçadoras e história pré-experimental sobre o comportamento de seguir regras. 2008. (Encontro).

8.
Comportamento auto-lesivo: uma análise metodológica. Comportamento auto-lesivo: uma análise metodológica. 2007. (Congresso).

9.
X Semana Científica do Laboratório de Psicologia.Efeitos da competição entre conseqüências sociais reforçadoras e não sociais aversivas sobre o comportamento de seguir regras. 2007. (Outra).

10.
XVIII Seminário de Iniciação Científica.Efeitos da competição entre conseqüências sociais reforçadoras e não sociais aversivas sobre o comportamento de seguir regras. 2007. (Seminário).

11.
XXXVII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. A relação entre independência e auto-eficácia em idosos institucionalizados. 2007. (Congresso).

12.
.Aspectos Multiprofissionais em Oncologia. 2006. (Simpósio).

13.
.Avaliação e Psicodagnóstico em Psicologia Clínica, Hospitalar e Organizacional. 2006. (Oficina).

14.
.VII Curso Preparatório para Atuação de Voluntário na Prevênção do Câncer no Estado do Pará.. 2006. (Oficina).

15.
.II Encontro de Psicologia Social da Amazônia.. 2006. (Encontro).

16.
: XV Encontro Brasileiro de Pisicoterapia e Medicina Comportamental. Investigações contemporâneas sobre contingências aversivas: novos estímulos, diferenças filogenéticas e seguimento de regras. 2006. (Congresso).

17.
X Semana Científica do Laboratório de Psicologia.IEfeito de diferentes consequêcias sobre o comportamento de seguir regra.. 2006. (Outra).

18.
XVII Seminário de Iniciação Científica.Efeitos de conseqüências não sociais sobre o comportamento de seguir regras. 2006. (Seminário).

19.
.VIII Semana Científica do Laboratório de Psicologia.. 2005. (Simpósio).

20.
.I Encontro de Psicologia Social da Amazônia. 2005. (Encontro).

21.
.I encontro Paraense de Psicomotricidade. 2004. (Encontro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Andréa Fonseca Farias. Histórias Infantis e seus efeitos sobre o comportamento de doar em crianças.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Andréa Fonseca Farias.

Iniciação científica
1.
Andréa Fonseca Farias. Efeitos de instruções, perguntas e sugestões sobre o comportamento de seguir regras.. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal do Pará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Andréa Fonseca Farias.

2.
Andréa Fonseca Farias. Efeitos da competição entre conseqüências sociais reforçadoras e não sociais aversivas sobre o comportamento de seguir regras. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal do Pará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Andréa Fonseca Farias.

3.
Andréa Fonseca Farias. Efeito de consequências não sociais sobre o comportamento de seguir regra.. 2006. Iniciação Científica - Universidade Federal do Pará. Orientador: Andréa Fonseca Farias.



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
FARIAS, A. F.. Habilidades Sociais na Relação Professor-Aluno. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).




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