Alzir Fourny Marinhos

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6870901142716695
  • Última atualização do currículo em 14/04/2018


Possui Graduação em Engenharia Cartográfica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1978), Pós Graduação na Especialização Professor de Habilitações Básicas na Construção Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de janeiro (1978); Graduação em Matemática pela Faculdade de Filosofia de Campo Grande (1980); Pós Graduação Lato Sensu em Matemática Pura pela Faculdade de Filosofia de Campo Grande (1987) e Mestrado em Educação Matemática pela Universidade Santa Úrsula (1999). Experiência nas áreas do Magistério Técnico em Construção Civil e Matemática dos Ensinos Fundamental, Médio e Superior. Professor das disciplinas do Curso de Licenciatura em Matemática: Estágio Supervisionado, Didática do Ensino de Matemática, Conteúdos e Metodologias do Ensino de Matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental; Geometria; Tópicos de Matemática do Ensino Médio; Tópicos de Matemática do Ensino Fundamental. Professor aposentado da Rede Estadual de Ensino do Rio de Janeiro da Educação Básica. Atualmente é professor adjunto das Faculdades Integradas Campo-Grandenses e Coordenador do Curso de Licenciatura em Matemática das Faculdades Integradas Campo- Grandenses. Foi Coordenador de área do PIBID no Subprojeto PIBID/FIC/MATEMÁTICA das Faculdades Integradas Campo-Grandenses, vinculado à CAPES. Elaborador de itens do ENADE/Licenciatura-Matemáica. Membro do Conselho do Ensino, Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão das Faculdades Integradas Campo-Grandenses. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Alzir Fourny Marinhos
Nome em citações bibliográficas
MARINHOS, A. F.

Endereço


Endereço Profissional
Faculdade de Filosofia de Campo Grande.
Estrada da Caroba, 685
Campo Grande
23090330 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (021) 24135230


Formação acadêmica/titulação


1996 - 1999
Mestrado em Educacao Matematica.
Universidade Santa Úrsula, USU, Brasil.
Título: Inequação: A construção do seu significado.,Ano de Obtenção: 1999.
Orientador: Estela Kaufman Fainguelernt.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Geometria e Topologia.
Setores de atividade: Educação; Educação Média de Formação Geral.
1986 - 1987
Especialização em Matemática Pura. (Carga Horária: 360h).
Faculdade de Filosofia de Campo Grande, FFCG, Brasil.
1979 - 1980
Graduação em Matemática.
Faculdade de Filosofia de Campo Grande, FFCG, Brasil.
1974 - 1978
Graduação em Engenharia Cartográfica.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.




Formação Complementar


1986 - 1987
Extensão universitária em Especialização em Matemática Pura. (Carga horária: 360h).
Faculdade de Filosofia de Campo Grande, FFCG, Brasil.
1978 - 1978
Extensão universitária em Magistério em Construção Civil.. (Carga horária: 600h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.


Atuação Profissional



Faculdades Integradas campo-Grandenses, FIC, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Faculdade Machado de Assis, FAMA, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - Atual
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 6


Moacyr Bastos, MSB, Brasil.
Vínculo institucional

1990 - 2012
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4

Vínculo institucional

1978 - 2010
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Docente I, Carga horária: 16
Outras informações
Professor Aposentado pela Secretaria de Estado de Educação. Lecionou em Escolas de Ensino Médio e Fundamental.

Atividades

03/1990 - Atual
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo Vetorial
Geometria Analítica
Álgebra Linear
Cálculo Difrencial e Integral

Faculdade de Filosofia de Campo Grande, FFCG, Brasil.
Vínculo institucional

1987 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professor. Coordenador do Curso de Matemática.

Atividades

03/2002 - Atual
Ensino, Educação Matemática, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Conteúdos e Metodologias do Ensino de Aritmética
03/1987 - Atual
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Análise Matemática
Cálculo Diferencial e Integral
Prática de Ensino de Matemática
Teoria dos Números


Projetos de extensão


2014 - Atual
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID
Descrição: O PIBID é um programa da CAPES/MEC que visa a iniciação à docência de estudantes de licenciatura em ações diretas nas escolas da rede pública de ensino, a partir de um projeto em que as escolas atuam como co-formadores. As Faculdades integradas Campo-grandenses participa do PIBID e coordenamos o sub-projeto PIBID/FIC/MATEMÁTICA: A construção das operações da adição, subtração, multiplicação e divisão alicerçada por metodologias lúdicas..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (21) .
Integrantes: Alzir Fourny Marinhos - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Estágio Supervisionado da Educação Básica.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Conteúdos e Metodologias do Ensino de Matemática nas séries iniciais do Ensino Fundam.
4.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Didática do Ensino de Matemática.


Produções



Produção bibliográfica
Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
MARINHOS, A. F.. Inequação: Importância da Abordagem geométrica na Construção de seu Significado. In: II Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós- Graduação em Educação Matemática, 1998, São Paulo. II Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós- Graduação em Educaçaõ Matemática. Rio Claro São Paulo: Universidade Estadual Paulista, 1998.

Resumos publicados em anais de congressos (artigos)
1.
MARINHOS, A. F.1999 MARINHOS, A. F.. Inequação: a construção do seu significado. Boletim GEPEM, Rio de Janeiro, v. 35, p. 57-71, 1999.

Apresentações de Trabalho
1.
MARINHOS, A. F.. A História da Matemática no antigo Egito.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
MARINHOS, A. F.. História e Matemática: Uma relação Interdisciplinar.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
MARINHOS, A. F.. Questões da Prova ENADE/MATEMÁTICA/ 2014. 2014 (Questões da Prova ENADE/MATEMÁTICA/ 2014.).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
MARINHOS, A. F.. Conselho do Ensino, Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão - CEPPEX - das Faculdades Integradas Campo-Grandenses. 2015.

2.
MARINHOS, A. F.. Elaborador de itens do ENADE. 2014.

Trabalhos técnicos

Demais tipos de produção técnica
1.
MARINHOS, A. F.. Publicações e Aulas do Professor Alzir. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).

2.
MARINHOS, A. F.. Resolução da Prova do Mestrado PROFMAT 2013. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

3.
MARINHOS, A. F.. Notas de aula de Conteúdos e Metodologias do Ensino da Matemática para os anos iniciais do Ensino Fundamental.. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

4.
MARINHOS, A. F.. Resolução da prova do ENADE/Licenciatura em Matemática/2011.. 2012. (Matemática).

5.
MARINHOS, A. F.. Resolução da Prova do ENADE 2005. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Matemática).

6.
MARINHOS, A. F.. Resolução da Prova do ENADE 2008. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Matemática).

7.
MARINHOS, A. F.. Apostila de Tópicos de Matemática do Ensino Fundamental.. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Matemática).

8.
MARINHOS, A. F.. Apostila de Análise Matemática. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Matemática).

9.
MARINHOS, A. F.. Apostila de Estágio Orientado. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Matemática).

10.
MARINHOS, A. F.. Apostila de Didática da Matemática. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Matemática).

11.
MARINHOS, A. F.. Apostila de Aritmética. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Matemática).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
MARINHOS, A. F.. Participação em banca de Roberto Avelino da Costa. A utilização do jogo Batalha Naval na construção das coordenadas cartesianas.. 2013.

2.
MARINHOS, A. F.. Participação em banca de Elaine Santos Arantes. O ensino da tabuada nas séries iniciais e sua importância bno sexto ano do Ensino Fundamental.. 2013.

3.
MARINHOS, A. F.. Participação em banca de Grécia da Conceição de Almeida. Monografia: O lúdico de zero à seis anos.. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Faculdades Integradas Campo - Grandenses.

4.
MARINHOS, A. F.. Participação em banca de Mayre Sendra Martins. Monografia: Desafios da Educação Básica no Brasil. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Matemática) - Faculdades Integradas Campo - Grandenses.

5.
MARINHOS, A. F.. Participação em banca de Bruna Mayara Batista Rodrigues. Monografia: As interações entre a Matemática e o lúdico no sexto ano do Ensino Fundamental. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Matemática) - Faculdades Integradas Campo - Grandenses.

6.
MARINHOS, A. F.. Participação em banca de Jaqueline de Almeida Pessoa. Monografia: A criança com Síndrome de Down e a Educação matemática por meio de sftwares.. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Matemática) - Faculdades Integradas Campo - Grandenses.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
IX Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica/UNIGRANRIO. 2015. (Seminário).

2.
XI SIAT. Seminário Interdisciplinar/UNIGRANRIO. 2015. (Seminário).

3.
XXII OCTOBERMÁTICA/FIC.Entendendo como as crianças aprendem Matemática para entender como ensinar aos adultos.. 2015. (Encontro).

4.
Capacitação para elaboração e revisão de itens BNI-ENADE. 2014. (Oficina).

5.
Seminário Institucional do PIBID UNISC..Jogos como metodologia de Ensino para as operações da adição, subtração, multiplicação e divisão.. 2014. (Seminário).

6.
XXI OCTOBERMATICA.A importância do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes - ENADE na formação dos concluintes das Licenciaturas.. 2014. (Encontro).

7.
II Feira de Estágios e Oportunidades. A história da matemática no Brasil e sua relação com o mercado de trabalho.. 2011. (Feira).

8.
Semana Acadêmica.Semana Acadêmica Interdisciplinar FAMA. 2004. (Outra).

9.
II Congresso de Pós- Graduação da FEUC. II Congresso de Pós- Graduação de FEUC. 2003. (Congresso).

10.
VI Fórum de Educação, Ciência e Cultura.VI Fórum de Educação, Ciência e Cultura. 2003. (Outra).

11.
Avaliação, Informação e Qualidade Matemática.II Seminário "Avaliação, Informação e Qualidade" Matemática. 2002. (Seminário).

12.
I Congresso Brasileiro de Extensão Universitária. I Congresso Basileiro de Extensão Universitária. 2002. (Congresso).

13.
I Jornada Regional de Educação da FEUC.I Jornada Regional de Educação da FEUC. 2002. (Outra).

14.
V Fórum de Educação, Ciência e Cultura.V Fórum de Educação, Ciência e Cultura. 2002. (Outra).

15.
IV Fórum de Educação, Ciência e Cultura.IV Fórum de Educação, Ciência e Cultura. 2001. (Outra).

16.
VI Congresso Ibero- Americano de Extensão. VI Congresso Ibero- Americano de Extensão. 2001. (Congresso).

17.
VII ENEM. VII Encontro Nacional de Educação Matemática. 2001. (Congresso).

18.
Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós- Graduaçãó em Educação Matemática.III EBRAPEM- Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós- Graduação em Educação Matemática. 1999. (Encontro).

19.
II encontro Brasileiro de estudantes de Pós-Graduação em Educaçaõ Matemática.Inequação: importância da abordagem geométrica na construção do seu significado. 1998. (Encontro).

20.
VI ENEM. VI ENEM- Encontro Nacional de Educação Matemática. 1998. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MARINHOS, A. F.. Semana de Matemática. 2013. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Monografias de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Eliana Angélica dos Santos Souza Godinho. O estudo da Matemática aplicada nos cursos técnicos de edificações.. Início: 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Matemática para Magistério Público) - Faculdades Integradas campo-Grandenses. (Orientador).

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Thamires Mendes de Oliveira Pinto. A civilização Maia e a história de sua Matemática.. Início: 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Faculdades Integradas Campo - Grandenses. (Orientador).

2.
Jacquelinne Rodrigues de Oliveira. A Matemática e o Xadrez.. Início: 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Faculdades Integradas Campo - Grandenses. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Sueli Rosa da Cruz Costa. Monografia: As dificuldades no aprendizado dos números fracionários.. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Matemática) - Faculdades Integradas campo-Grandenses. Orientador: Alzir Fourny Marinhos.

2.
Aliandra Mattos de Oliveira. Monografia:A importância dos jogos na aprendizagem matemática.. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Matemática) - Faculdades Integradas campo-Grandenses. Orientador: Alzir Fourny Marinhos.

3.
Paulo Roberto de Oliveira. Monografia: Metodologias para a construção dos números inteiros.. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Matemática) - Faculdades Integradas campo-Grandenses. Orientador: Alzir Fourny Marinhos.

4.
Jorge Luiz da Silva. Monografia: A história da Equação do segundo Grau.. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Matemática) - Faculdades Integradas campo-Grandenses. Orientador: Alzir Fourny Marinhos.

5.
Renato da Silva Pereira. Monografia: Conceito de função na Educação Matemática.. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Matemática) - Faculdades Integradas Campo - Grandenses. Orientador: Alzir Fourny Marinhos.

6.
Cintia Poubel Rosa. Monografia: Distúrbio de aprendizagem: Descalculia.. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Matemática) - Faculdades Integradas campo-Grandenses. Orientador: Alzir Fourny Marinhos.

7.
Peterson Santos Brasileiro. Monografia: O Ensino de frações com ênfase nas operações.. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Matemática) - Faculdades Integradas campo-Grandenses. Orientador: Alzir Fourny Marinhos.

8.
Alberico José da silva Filho. Monografia: O plano Cartesiano.. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Matemática) - Faculdades Integradas campo-Grandenses. Orientador: Alzir Fourny Marinhos.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Silvana Rodrigues da Silva. Monografia: História do desenvolvimento da Matemática no Brasil até o século XX.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Faculdades Integradas Campo - Grandenses. Orientador: Alzir Fourny Marinhos.

2.
Letícia Fonseca da Silva. Monografia: Ideias relacionadas à representação de fração.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Faculdades Integradas Campo - Grandenses. Orientador: Alzir Fourny Marinhos.

3.
Simone Ribeiro Marinho Pacheco. Monografia: Matemática no Ensino Fundamental: Suas justificativas e curiosidades.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Faculdades Integradas Campo - Grandenses. Orientador: Alzir Fourny Marinhos.



Outras informações relevantes


Professor das disciplinas: Didática do Ensino de Matemática; Estágio Supervisionado da Educação Básica; Conceitos e Metodologias do Ensino da Matemática para os anos Iniciais do Ensino Fundamental; Tópicos de Matemática do Ensino Fundamental; História da Matemática; etc.
Aluno especial do Programa de Doutorado em Letras e Ciências Humanas da UNIGRANRIO.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/10/2018 às 10:45:30