Eudes Oliveira Cunha

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  • Última atualização do currículo em 24/10/2018


Possui graduação em Licenciatura em Música pela Universidade Federal da Bahia (2006), mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2012) e doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2017). É Professor Doutor vinculado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano) e a Rede Municipal de Ensino de Salvador. Foi docente da Faculdade Evangélica de Salvador - FACESA (2012-2015) e da Universidade Católica do Salvador - UCSAL (2015-2018). Atuou como revisor no processo de elaboração de material pedagógico dos cursos de graduação na modalidade EaD da Universidade Aberta do Brasil / Universidade do Estado da Bahia (2012-2015). Foi Professor orientador de TCC no curso Modular de Licenciatura em Pedagogia do Programa de Formação de Professores da Educação Básica - PARFOR / UFBA (2013) e dos cursos de Especialização em Docência na Educação Infantil da Faculdade de Educação da UFBA, em convênio com a Secretaria de Educação Básica do MEC - SEB/MEC (2012 e 2014). Tem publicado artigos e capítulos de livros nas áreas de Educação Musical, Gestão Educacional e Política Pública de Educação. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Eudes Oliveira Cunha
Nome em citações bibliográficas
CUNHA, E. O.


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2017
Doutorado em Educação.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Título: IMPLEMENTAÇÃO DA POLÍTICA DE PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES NA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA, Ano de obtenção: 2017.
Orientador: Robert Evan Verhine.
2010 - 2012
Mestrado em Educação.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Título: A GESTÃO ESCOLAR E SUA RELAÇÃO COM OS RESULTADOS DO IDEB: UM ESTUDO EM DUAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE SALVADOR,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Maria Couto Cunha.
2011 - 2012
Especialização em Educação Especial e Inclusiva. (Carga Horária: 420h).
Universidade Candido Mendes, UCAM, Brasil.
Título: EDUCAÇÃO MUSICAL EM CLASSES HOSPITALARES: ANÁLISE DA LITERATURA PRODUZIDA ENTRE OS ANOS 2005 E 2010.
2008 - 2010
Especialização em Docência do Ensino Superior. (Carga Horária: 420h).
Fundação Visconde de Cairu, FVC, Brasil.
Título: FORMAÇÃO DE GESTORES ESCOLARES: ANÁLISE DA PROPOSTA DE UM CURSO PARA GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA.
2001 - 2006
Graduação em Licenciatura em Música.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Título: A PRÁXIS PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE MÚSICA: IMPACTO DA EDUCAÇÃO MUSICAL COM CRIANÇAS NA PERIFERIA DE SALVADOR.




Formação Complementar


2018 - 2018
Metodologias Ativas no Ensino Superior. (Carga horária: 60h).
Universidade Católica do Salvador, UCSAL, Brasil.
2016 - 2016
Educação para pessoas com Deficiência Visual. (Carga horária: 20h).
Instituto de Cegos da Bahia, ICB, Brasil.
2015 - 2015
Música e Movimento. (Carga horária: 12h).
Associação Baiana de Musicoterapia, ASBAMT, Brasil.
2012 - 2012
XXII Encontro de Vivências Musicais. (Carga horária: 40h).
Associação de Professores de Música do Estado da Bahia, APEMBA, Brasil.
2011 - 2011
OFICINA ABNT E OS TRABALHOS ACADÊMICOS. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Pedagogia Hospitalar. (Carga horária: 50h).
Fundação Visconde de Cairu, FVC, Brasil.
2009 - 2009
Alinhamento conceitual em gestão educacional. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
2007 - 2007
Etnopesquisa crítica / etnopesquisa-formação. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.
2005 - 2005
Improvisação para iniciantes no piano.
Associação Brasileira de Educação Musical, ABEM, Brasil.
2005 - 2005
Psicologia da Aprendizagem e Performance Musical.
Associação Brasileira de Educação Musical, ABEM, Brasil.
2002 - 2002
Flauta com o Prof. Felix Skowronek.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2002 - 2002
Musicografia Braille.
Associação Brasileira de Educação Musical, ABEM, Brasil.
2002 - 2002
Manutenção de Flauta.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
1997 - 2001
Oficina de Flauta Transversal.
Colégio Estadual Deputado Manoel Novaes, C. E. D. M. N., Brasil.
1997 - 1998
Extensão universitária em Oficina de Piano.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, IFBAIANO, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20


Prefeitura Municipal de Salvador, PMS, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40
Outras informações
Professor vinculado a Escola Municipal Hospitalar e Domiciliar Irmã Dulce. Atua nos Hospitais Santa Izabel, Aristides Maltez, São Rafael e Roberto Santos

Vínculo institucional

2008 - 2013
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações
Professor vinculado as classes hospitalares e Domiciliares da Secretaria Municipal de Educação de Salvador. Atuou nos hospitais Martagão Gesteira, Ana Nery e Santa Izabel e nas Casas de Apoio Solange Fraga e NACCI.

Vínculo institucional

2007 - 2013
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações
Professor vinculado a Escola Municipal Padre José de Anchieta.


Universidade Católica do Salvador, UCSAL, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2018
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8
Outras informações
Professor das disciplinas Metodologia da Educação Musical, Pesquisa e Projeto em Educação Musical e Trabalho de Conclusão de Curso.


Faculdade Evangélica de Salvador, FACESA, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12
Outras informações
Disciplinas ministradas: Metodologia da Pesquisa; Trabalho de Conclusão de Curso I e II; Estágio Supervisionado I e II; Estética; Ação e Ética do Profissional de Música; Percepção Musical III e IV; e Prática de Conjunto I e II.

Vínculo institucional

2012 - 2015
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE), Carga horária: 4


Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor orientador de TCC
Outras informações
Orientador do Curso de Especialização em Educação Infantil da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia.

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Orientador de TCC
Outras informações
Orientador de TCC no Curso Modular de Licenciatura em Pedagogia do Programa de Formação de Professores da Educação Básica - PARFOR, oferecido pela UFBA em convênio com o MEC/CAPES.

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Estudante de Pós Graduação, Enquadramento Funcional: Orientador de TCC
Outras informações
Foi orientador de TCC no Curso de Especialização em Educação Infantil MEC/SEB/UFBA

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Docente do Curso de Formação Continuada, Carga horária: 20
Outras informações
Atuou como Docente no Curso de Formação Continuada em Conselhos Escolares, promovido pela Universidade Federal da Bahia, com carga horária de 240 horas, no período de 28/02/2011 a 30/05/2011.


Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Revisor de Material Didático EAD


Grupo de Apoio a Criança com Câncer, GACC, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Prestação de serviço, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8


Centro Educacional Isac Newton, MUSICARTE, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Prestação de Serviço, Enquadramento Funcional: Professor de música, Carga horária: 8
Outras informações
Projeto de intervenção socio-educativo que tem o objetivo de proporcionar educação musical para adolescentes de escolas públicas da periferia de Salvador em situação de risco social.


Escola de Música J. S. Bach, EMUSJ. S. BACH, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2005
Vínculo: Prestação de Serviço, Enquadramento Funcional: Professor de Música, Carga horária: 5

Atividades

03/2001 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Musicalização
Teclado
Piano
Percepção Musical
Teoria Musical

Escola Municipal de Pituaçú, EMP, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Professor de Música, Carga horária: 2
Outras informações
Estágio Supervisionado que resultou no TCC do curso de Licenciatura em Música da UFBA


Escola de Música da UFBA, EMUS - UFBA, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Prestação de Serviço, Enquadramento Funcional: Professor de piano em grupo, Carga horária: 8


Centro de Assistência Social João Paulo II, CAJOP, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor de Música, Carga horária: 4



Projetos de pesquisa


2013 - Atual
Determinantes da equidade no ensino superior: uma análise da variabilidade dos resultados do ENADE do desempenho de cotistas e não-cotistas
Descrição: O projeto de pesquisa Determinantes da equidade no ensino superior: uma análise da variabilidade dos resultados do ENADE do desempenho de cotistas e não-cotistas faz parte do esforço para avaliar o programa de ações afirmativas implantado na Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2004, que serviu de referência para a discussão para a política nacional de ações afirmativas pelo governo federal. As universidades públicas brasileiras implantaram diversos programas de ações afirmativas na última década que mudaram o perfil dos alunos do ensino superior. A política de democratização do acesso ao ensino público superior ficou conhecida como política de cotas e estas demandaram um conjunto de instrumentos destinados a facilitar a permanência e a aprendizagem dos alunos. A implantação do acesso por via de cotas teve grande repercussão na opinião pública e gerou muitos debates na comunidade acadêmica, sobretudo, pelo receio de perda da qualidade do ensino, da pesquisa e da inovação, em uma instituição secularmente movida por critérios de mérito. Após a conclusão das primeiras turmas de ingressantes com cotistas é possível investigar se, de fato, havia fundamentos para as manifestações de receio da perda de qualidade da educação pública superior entre outras questões. Esta pesquisa tem como objetivo verificar em que medida a universidade é capaz de reduzir as desigualdades de desempenho entre cotistas e não-cotistas, avaliando a saída da Universidade, por meio do exame nacional de desempenho de estudante o ENADE, na conclusão do curso. Procurará ainda explicar a variabilidade associando-a a fatores de contexto. Robinson Moreira Tenório ? Coordenador, André Luis Mota dos Santos, Andréia Cardoso Silveira, Caroline Sousa Costa, Claudemir Assunção Santana, Cláudia Sá Malbouisson Andrade, Dicíola Figueirêdo de Andrade Baqueiro, Dora Leal Rosa, Eudes Oliveira Cunha, Fernanda Barcellos Miranda, Gervásio Ferreira dos Santos, Gislaine Nunes de Oliveira Guedes, Idenilton Mário de Jesus Barbosa, Ivanessa Thaiane do Nascimento Cavalcanti, Jaqueline Dourado do Nascimento, Jane Mara Ferreira, José Albertino Carvalho Lordelo, Jucinara de Castro Almeida Pinto, Lucas Oliveira Pinheiro, Marcos Emanoel Pereira, Maria Couto Cunha, Maria do Carmo Gomes Ferraz, Maysa Santos Seixas, Meirielen Aparecida Gomes Freitas, Miguel de Jesus Andrade Junior, Nanci Helena Rebouças Franco, Penildon Silva Filho, Robert Evan Verhine, Rosilda Arruda Ferreira, Samantha Nunes de Oliveira Almeida, Sheila Regina dos Santos Pereira, Silas Pereira da Costa Torquato, Sílvia Maria Leite de Almeida, Uilma Rodrigues de Matos Amazonas, Verônica de Souza Leite..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (5) .
Integrantes: Eudes Oliveira Cunha - Integrante / MARIA COUTO CUNHA - Integrante / Robinson Tenório - Coordenador / Uilma Rodrigues de Matos Amazonas - Integrante / Robert Evan Verhine - Integrante / Rosilda Arruda Ferreira - Integrante / Andréia Cardoso Silveira - Integrante / André Luis Mota dos Santos - Integrante / Caroline Sousa Costa - Integrante / Claudemir Assunção Santana - Integrante / Cláudia Sá Malbouisson Andrade - Integrante / Dicíola Figueirêdo de Andrade Baqueiro - Integrante / Dora Leal Rosa - Integrante / José Albertino Carvalho Lordelo - Integrante / Nanci Helena Rebouças Franco - Integrante / amantha Nunes de Oliveira Almeida - Integrante / Sheila Regina dos Santos Pereira - Integrante / Sílvia Maria Leite de Almeida - Integrante / Uilma Rodrigues de Matos Amazonas - Integrante.
2010 - 2011
O Plano de Ações Articuladas - PAR como suporte à gestão da educação municipal: potencialidades, limites e desafios em municípios do Estado da Bahia
Descrição: Esta é uma proposta de estudo que tem a intenção de se agregar ao Projeto de Pesquisa Gestão das Políticas Educacionais no Brasil e seus mecanismos de centralização e descentralização: o desafio do PAR , em execução sob a coordenação da Profa Marília Fonseça, da UnB e vice-coordenação da Profa. Dra. Eliza Bartolozzi, da UFES, numa iniciativa em desenvolver uma investigação interinstitucional sobre o Plano de Ações Articuladas PAR, implantado em 2007, como instrumento de apoio técnico e financeiro articulado com o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), para promover a melhoria do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB dos entes federados. De forma a conhecer as especificidades regionais do objeto em pauta, o projeto piloto se propôs a ampliar o campo de pesquisa, incluindo pesquisadores já contatados pela coordenação da pesquisa, dentre eles professores, estudantes de pós-graduação e de graduação (bolsistas PIBIC e outros) das seguintes universidades: Universidade de Brasília (UnB); Universidade Federal do Espírito Santo (UFES); Universidade Federal de Viçosa MG (UFV); Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes); Universidade Federal da Bahia (UFBA); Universidade Federal do Pará (UFPA Castanhal); Universidade Católica Dom Bosco (UCDB-MS) e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). No caso do subprojeto desenvolvido no estado da Bahia foram objetivos: Geral: Investigar o Plano de Ações Articuladas PAR como instrumento de apoio técnico e financeiro para promover a melhoria do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica IDEB dos entes federativos, tomando como campo de análise seis municípios. foram objetivos específicos: Investigar o PAR como mecanismo de colaboração entre entes federados, evidenciando potencialidades, limites e desafios interpostos aos mecanismos de responsabilização das gestões municipais pela oferta educativa. Analisar o processo de implementação e acompanhamento do PAR frente às possi. Situação: Concluído; Natur.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2010
Projeto Limites e possibilidades do uso de sistemas de avaliação e seus indicadores para a gestão da educação básica com qualidade social
Descrição: Gestão no âmbito do sistema municipal de educação, dando também um enfoque à literatura que versa sobre as avaliações externas e internas em municípios, existentes no Brasil. Esse levantamento auxiliará na construção de indicadores e aprimoramento da concepção teórica que dará suporte à pesquisa de campo. Para a realização desse trabalho serão desenvolvidas análises documentais, entrevistas com a equipe gestora, um Grupo de Diálogo, entre outros. Todos os dados serão tratados e discutidos com o grupo de pesquisa, possibilitando a passagem para uma nova etapa do trabalho. Por fim, será estruturado um sistema de avaliação possível de ser utilizado no município. A pesquisa será divulgada com a comunidade por meio da socialização de relatórios, com a publicação de um livro, com a capacitação, a construção de site do grupo, entre outros. Espera-se que a pesquisa abra espaço para uma reflexão em relação a utilização dos resultados da avaliação no seu Sistema de Ensino, assim como perceba a importância de tomar decisões utilizando como auxilio os resultados das avaliações externas e internas. Como principal produto da pesquisa será desenvolvido um Sofware que auxilie no processo de avaliação da educação básica do município. O aplicativo pretende contribuir para o processo de gestão da educação do município com ênfase na qualidade social da educação.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação ( 2) / Especialização ( 1) / Mestrado acadêmico ( 1) . Integrantes: TENÓRIO, Robinson - Integrante / Cristiane Brito Machado - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Bolsa...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2010
A problemática da formação e da profissionalização do magistério da Educação Básica no Estado da Bahia
Descrição: O projeto investigou a implementação das políticas de formação e profissionalização do magistério da Educação Básica empreendidas a partir das reformas educacionais implantadas na segunda metade dos anos 90 até os dias atuais no Brasil. Estudou os fatores que determinam a complexidade do estabelecimento de tais políticas, considerando a diversidade de concepções e de situações nesse campo assim como o nível de cumprimento das medidas que tem por objetivo garantir condições adequadas de trabalho a esse profissional. Com isto adotou como pressuposto a importância da definição e operacionalização dessas políticas para o alcance de melhores resultados das ações educativas nesse nível de ensino. Analisou as questões que caracterizam os embates travados entre os meios universitários e os setores governamentais no sentido de que fossem implantados mecanismos reais de valorização desses profissionais. Ao final, o projeto resultou na constituição de um grupo de pesquisadores que se concentram no estudo dessas temáticas, com intercâmbio e troca de experiências entre outros estudiosos neste campo.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Gradução: (3) / Mestrado acadêmico: (4) . Integrantes: Cristiane Gomes - Integrante / Jean Mário Araúdo Costa - Integrante / Nina Rosa T. Oliveira - Integrante / Rosemeire Silva Baraúna - Integrante / Livia Terto Marambaia - Integrante / Eudes Cunha - Integrante / Daelcio Mendonça - Integrante / Roberta Santos - Integrante / Michele Cemin - Integrante / JESUS, Marta Licia Teles de - Integrante / Maura da Silva Miranda - Integrante / Suely Bahia Alves - Integrante / Maria Couto Cunha - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 4.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (6) Doutorado: (1) .
Integrantes: Eudes Oliveira Cunha - Integrante / DAELCIO FERREIRA C. MENDONÇA - Integrante / MARIA COUTO CUNHA - Coordenador / JEAN MÁRIO ARAÚJO COSTA - Integrante / ROSEMEIRE SILVA BARAÚNA - Integrante / JAQUELINE NUNES ARAÚJO - Integrante / CRISTIANE DA CONCEIÇÃO GOMES DE ALMEIDA - Integrante / NINA ROSA TEIXEIRA OLIVEIRA - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Auxílio financeiro.
2004 - 2007
Projeto de pesquisa: a representação social da violência entre estudantes de Salvador
Descrição: O "Representação Sociais da Violência entre Estudantes de Salvador" , faz parte de um conjunto de estudos sobre as representações sociais dos jovens da cidade de Salvador. É um projeto de pesquisa e extensão, que tem por objetivo geral identificar as representações sociais da violência e relacioná-las com os fatores que influenciam seu de crescimento, no comportamento dos estudantes das escolas de Salvador, com vistas a preparação de projetos sócio-educativos de caráter preventivo. O projeto será realizado junto a estudantes das séries finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, de um grupo de escolas públicas e particulares da cidade de Salvador, a serem selecionadas sob critérios amostrais, se divide em três módulos. O primeiro é uma investigação das representações da violência, de seus determinantes e de suas conseqüências para os estudantes, professores, funcionários e diretores destas escolas. O segundo é uma intervenção nas escolas para reestruturação das representações, com o desenvolvimento de uma série de atividades informativas e formativas, desde palestras com especialistas de diversas áreas, até treinamentos para atividades de intervenção em situações de violência, com a criação de um serviço on-line de orientações em situações de risco de violência.O terceiro, é o módulo de socialização dos resultados dos anteriores através de participação em eventos científicos, elaboração de artigos e organização de uma publicação de seus resultados. O projeto referencia-se teórica e metodologicamente na Teoria das Representações Sociais, de Serge Moscovici, tendo portanto uma abordagem psico-social e terá a duração de 24 meses e seu desenvolvimento se dará na Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia. . Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação ( 8) / Especialização ( 0) / Mestrado acadêmico ( 2) / Mestrado profissionalizante ( 0) / Doutorado ( 1) . Integrantes: José Claudio Rocha - Integrante / Denise Abigail Fre.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2004 - 2007
A elaboração de políticas educacionais e a gestão da educação em municípios baianos face às reformas do setor implantadas no Brasil a partir de 1990
Descrição: O projeto analisou as repercussões das reformas educacionais implementadas no Brasil a partir da segunda metade da década de noventa na gestão e na execução das ações de educação básica nos municípios, partindo da premissa de que tais reformas se fundamentam nos princípios da descentralização da gestão e municipalização da educação básica. A pesquisa iniciou com estudos preliminares que visaram a conhecer as contribuições da produção acadêmica sobre a temática. Também foi feito um levantamento sobre os instrumentos e as normas estabelecidas para o planejamento e gestão da educação no âmbito municipal, conforme a legislação vigente. Mais duas etapas foram desenvolvidas: uma que compreendeu a realização de uma pesquisa de campo em uma amostra de cinco municípios. Foram levantados os dados referentes à elaboração de políticas e a gestão dos sistemas de ensino, incluindo a gestão das unidades escolares. Foram consideradas as seguintes categorias de análise: institucionalização dos sistemas de ensino; planejamento e gestão dos sistemas e regime de colaboração entre os entes federados; coordenação e assistência político-pedagógica e administrativa do sistema à rede escolar e condições de oferta de ensino; gestão dos recursos financeiros da educação no município e políticas de valorização do profissional da educação. Com a conclusão da coleta e análise dos dados foi elaborado relatório sobre esta fase da pesquisa. A outra etapa constituiu-se da realização de um seminário entre representantes das Secretarias de Educação dos municípios, com vistas a discutir mecanismos, estratégias e dificuldades encontradas no planejamento e na gestão da educação nos municípios, com pesrpectiva de desenvolver proposições de ações e para aperfeiçoamento do processo da gestão da educação municipal. Com o relatório desta fase foi concluída a presquisa..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Membro de corpo editorial


2018 - Atual
Periódico: REVISTA DE GESTÃO E SECRETARIADO


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Gestão educacional/Especialidade: Educação musical.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Gestão educacional.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Avaliação Educacional.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Violência na escola.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CUNHA, E. O.2016 CUNHA, E. O.; CUNHA, MARIA COUTO . Estilos de gestão, cultura organizacional e desempenho escolar. REVISTA ENTREIDEIAS: EDUCAÇÃO, CULTURA E SOCIEDADE, v. 5, p. 7-24, 2016.

2.
CUNHA, E. O.2015 CUNHA, E. O.; CARMO, R. S. . Educação musical em classes hospitalares: análise das representações sociais de profissionais dos hospitais. Educação e Políticas em Debate, v. 4, p. 101, 2015.

3.
CUNHA, MARIA COUTO2014 CUNHA, MARIA COUTO ; Silva Filho, Penildon ; CUNHA, E. O. . Direitos humanos e equidade: um olhar sobre as políticas de ações afirmativas na educação superior no Brasil. Educação On-Line (PUCRJ), v. 16, p. 66-89, 2014.

Capítulos de livros publicados
1.
MACHADO, C. B. ; CUNHA, E. O. . Música e violência: o que pensam os jovens de escolas públicas?. In: Dra. Celma Borges Gomes. (Org.). Violência nas escolas: uma realidade a ser transformada. 1ed.Curitiba: Juruá Editora, 2013, v. , p. 9-236.

2.
TENORIO, R. ; CUNHA, E. O. ; MACHADO, C. B. ; SOUZA, D. S. . Concepções de avaliação das comunidades local e escolar de Teodoro Sampaio. In: Robinson Tenório, Cristiane Brito Machado e Uaçaí Magalhães Lopes. (Org.). Indicadores da Educação Básica. 1ed.Salvador-BA: EDUFBA, 2010, v. 1, p. 9-304.

3.
CUNHA, E. O.. Gestão escolar em um contexto de violência: a análise de um livro de ocorrência dos alunos e olhar da equipe gestora em uma escola da rede pública municipal de Salvador. In: Maria Couto Cunha. (Org.). Gestão educacional nos municípios. 1ed.Salvador-BA: EDUFBA, 2009, v. 1, p. 7-368.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CARDOSO, R. C. S. ; CUNHA, E. O. . Ensino de música no contexto da educação inclusiva: um estudo sobre as práticas de apreciação musical em classes hospitalares e domiciliares de Salvador. In: XXIV Seminario Latinoamericano de Educación Musical do FLADEM, 2018, Peru-Lima. Apertura en la educación musical latinoameriacana del siglo XXI: acciones y reflexiones, 2018.

2.
GONCALVES, J. C. R. ; CUNHA, E. O. . Ensino de música para pessoas com deficiência intelectual: análise de uma experiência no município de Dias d?Ávila-Bahia. In: XIV ENCONTRO REGIONAL NORDESTE DA ABEM, 2018, Salvador-BA. Educação Musical em tempos de crise: percepções, impactos e enfrentamento, 2018.

3.
CARDOSO, R. C. S. ; CUNHA, E. O. . Práticas de apreciação musical nas classes hospitalares e domiciliares da Rede Municipal de Ensino de Salvador-Bahia. In: XIV ENCONTRO REGIONAL NORDESTE DA ABEM, 2018, Salvador-BA. Educação Musical em tempos de crise: percepções, impactos e enfrentamento, 2018.

4.
CUNHA, E. O.. POLÍTICA DE PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES NA UFBA: ENTRE OS PLANOS E AS AÇÕES. In: IV SEMINÁRIO SOBRE EFICÁCIA E EQUIDADE NO ENSINO SUPERIOR, 2017, SALVADOR. IV SEMINÁRIO SOBRE EFICÁCIA E EQUIDADE NO ENSINO SUPERIOR, 2017.

5.
MACHADO, C. B. ; CUNHA, E. O. . FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: REFLEXÕES SOBRE A ATUAL POLÍTICA EDUCACIONAL BRASILEIRA. In: V Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação, 2016, Goiânia. Política da Gestão e Educação: Discursos Globais e Práticas Locais. Goiânia: ANPAE, 2016. v. 41.

6.
CUNHA, E. O.; MENDONCA, D. F. C. . A RELAÇÃO ESCOLA VERSUS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INTERMEDIADA PELO PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS. In: V Congresso Ibero?Americano e VIII Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação, 2016, Goiânia. Política da Gestão e Educação: Discursos Globais e Práticas Locais. Goiânia: ANPAE, 2016. v. 41.

7.
CUNHA, E. O.. Implementação de políticas públicas e suas possíveis contribuições para a análise das políticas de permanência na educação superior. In: III Seminário Eficácia e Equidade no ensino superior, 2015, Salvador. Eficácia e Equidade no ensino superior: fatores contributivos, 2015.

8.
CUNHA, E. O.; MENDOÇA, DAELCIO FERREIRA CAMPOS . O CAMPO AS POLÍTICAS PÚBLICAS E SUAS POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES PARA A ANÁLISE DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO BRASIL: REFLEXÕES INTRODUTÓRIAS. In: XXVII Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação, 2015, Olinda-PE. Política, avaliação e gestão da educação: novos governos, novas agendas?, 2015. v. 21.

9.
Silva Filho, Penildon ; CUNHA, E. O. . As Políticas de ações afirmativas na educação superior no Brasil sob a ótica da equidade. In: IV Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação / VII Congresso Luso Brasileiro de Política e Administração da Educação, 2014, Porto, Portugal. POLÍTICAS E PRÁTICAS DE ADMINISTRAÇÃO E AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO IBERO-AMERICANA, 2014.

10.
CUNHA, E. O.; CARMO, R. S. . Panorama da produção acadêmica sobre educação musical em classe hospitalar no Brasil (2005-2010). In: 1º Congresso Nacional Sobre Atendimento Ao Escolar Em tratamento de Saúde, 2014, São Paulo. áticas Pedagógicas Subsidiando Políticas Públicas, 2014.

11.
Silva Filho, Penildon ; CUNHA, E. O. . Políticas de Ações Afirmativas na Educação Superior do Brasil: reflexões na perspectiva dos Direitos Humanos. In: VIII Seminário Regional de Política e Administração da Educação do Nordeste, 2014, Salvador. Políticas e Gestão da educação no Nordeste: desafios e perspectivas, 2014.

12.
CUNHA, E. O.; CUNHA, MARIA COUTO . Cultura da escola, gestão e desempenho: análise em duas organizações escolares. In: XXVI Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação, 2013, Recife-PE. Cadernos ANPAE. Recife-PE: Anpae, 2013. v. 1.

13.
CUNHA, E. O.; CARMO, R. S. . Educação musical no terceiro setor: a avaliação de uma experiência a partir do olhar dos alunos. In: XI Encontro Regional Nordeste da ABEM, 2012, Fortaleza-CE. Educação musical em múltiplos contextos: inovação, inclusão e tecnologias. Fortaleza: UFCE, 2012.

14.
CUNHA, E. O.. Educação Musical em Classe Hospitalar no Brasil: um levantamento da literatura produzida entre os anos 2005 e 2010.. In: I Congresso Nacional de Educação Musical da UEFS (I CNEM-UEFS), 2012, Feira de Santana-BA. Educação musical: formação, ensino, aprendizagem e conhecimento, 2012. v. 1.

15.
CUNHA, E. O.; CUNHA, MARIA COUTO . A gestão escolar e sua relação com o desempenho da escola: um estudo em duas escolas em Salvador - Bahia - Brasil. In: III Congreso Ibero-Americano de Política y Administración de la Educación, 2012, Zaragoza - España. Cadernos ANPAE, 2012. v. 1.

16.
CUNHA, E. O.; MACHADO, C. B. ; MENDOÇA, DAELCIO FERREIRA CAMPOS . A gestão escolar e as avaliações externas na educação básica. In: XXV Simpósio Brasileiro e II Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação, 2011, São Paulo. Cadernos ANPAE, 2011. v. 11.

17.
CUNHA, E. O.; CARMO, R. . A Educação musical e sua inserção em escolas hospitalares. In: III Congresso Baiano de Educação Inclusiva e I Simpósio Brasileiro de Educação Inclusiva, 2011, Salvador-BA. Práticas, formação e lugares, 2011. v. 1.

18.
CUNHA, E. O.; CARMO, R. S. . Educação musical em escola hospitalar: um estudo das representações sociais. In: XX Congresso Anual da Associação Brasileira de Educação Musical, 2011, Vitória-ES. A Educação Musical no Brasil do Século XXI, 2011. v. 1.

19.
CUNHA, E. O.; CARMO, R. S. . Educação musical em ambiente hospitalar: uma experiência no município de Salvador. In: IX Encontro Regional da Associação Brasileira de Educação Musical - ABEM Nordeste e II Fórum Norte-Rio-Grandense de Educação Musical, 2010, Natal-RN. Políticas Públicas em Educação Musical: dimensões culturais, educacionais e formativas, 2010. v. 1. p. 01-07.

20.
CUNHA, E. O.; MIRANDA, Maura da Silva ; ALVES, Suely Bahia . Formação de professores da Educação Básica à luz das Diretrizes Nacionais. In: III Seminário Políticas Sociais e Cidadania da Universidade Católica do Salvador - UCSAL, 2010, Salvador-BA. III Seminário Políticas Sociais e Cidadania. Salvador-BA, 2010. v. 1. p. 01-12.

21.
CUNHA, E. O.. A gestão escolar em um contexto de violência. In: ENCOTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORETE NORDESTE, 2009, JOÃO PESSOA. EDUCAÇÃO, DIREITOS HUMANOS E INCLUSÃO SOCIAL, 2009.

22.
CUNHA, E. O.; CUNHA, MARIA COUTO ; BARAÚNA, S. B. ; ALMEIDA, C. C. G. ; MENDONCA, D. F. C. . A gestão da educação em municípios baianos: desafios na proposição e implementação de políticas educacionais. In: XXIV Simpósio Brasileiro, III Congresso interamericano de Política e Administração da Educação, 2009, Vitória, Espirito Santo. Direitos Humanos e Cidadania: desafios para as políticas e a gestão democrática da educação, 2009.

23.
BRITO, C. S. ; CUNHA, E. O. . Estudantes moradores das residências universitárias da UFBA em Salvador: um movimento social?. In: CONFERÊNICA IMTERNACIONAL: EDUCAÇÃO, GLOBALIZAÇÃO E CIDADANIA, 2008, JOÃO PESSOA. CONFERÊNICA IMTERNACIONAL: EDUCAÇÃO, GLOBALIZAÇÃO E CIDADANIA, 2008.

24.
CUNHA, E. O.; BRITO, C. S. . Estilos musicais e suas possíveis implicações na violência: um estudo das representações sociais de jovens de escolas públicas de Salvador. In: 18 EPENN - ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORTE E NORDESTE, 2007, MACEIÓ. ANAIS DO 18º EPENN, 2007.

25.
CUNHA, E. O.; MENDONCA, D. F. C. . A teoria do capital humano: concepções de futuros educadores. In: 18º EPENN - ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORTE E NORDESTE, 2007, MACEÓ. ANAIS DO 18º EPENN, 2007.

26.
CUNHA, E. O.; MENDONCA, D. F. C. . O ruído escolar e suas possíveis implicações na violência. In: 18º EPENN - ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORTE E NORDESTE, 2007, MACEIÓ. ANAIS DO 18º EPENN, 2007.

Apresentações de Trabalho
1.
CUNHA, E. O.. GESTÃO ESCOLAR E SUA RELAÇÃO COM OS RESULTADOS DO IDEB: UM ESTUDO EM DUAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE SALVADOR. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
CUNHA, E. O.. Parecer de Artigo Científico 02/06/2018 - Revista Entreideias. 2018.

2.
CUNHA, E. O.. Parecer de Artigos Científicos - I SEMINÁRIO DE POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS: DESAFIOS E PERSPECTIVAS APÓS O GOLPE DE 2016. 2018.

3.
CUNHA, E. O.. Parecer de Artigo Científico - XIV ENCONTRO REGIONAL NORDESTE DA ABEM. 2018.

4.
CUNHA, E. O.. Parecer de Artigo Científico - Caderno Eletrônico de Ciências Sociais. 2017.

5.
CUNHA, E. O.. Parecer de Artigo Científico 31/09/2016 - Revista Entreideias. 2016.

6.
CUNHA, E. O.. Membro do Comitê Científico do VIII Seminário Regional de Política e Administração da Educação / Encontro Estadual de Política e Administração / Bahia. 2014.

7.
CUNHA, E. O.. Parecer de Artigo Científico - VIII Seminário Regional de Política e Administração da Educação / Encontro Estadual de Política e Administração / Bahia. 2014.

8.
CUNHA, E. O.; MACHADO, C. B. ; SOUZA, D. S. . Curso de Capacitação em Avaliação educacional. 2009.


Demais tipos de produção técnica
1.
CUNHA, E. O.; CARMO, R. S. . Ensino de Música em Classes Hospitalares e Domiciliares. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
CUNHA, E. O.. GESTÃO ESCOLAR E SUA RELAÇÃO COM OS RESULTADOS DO IDEB: UM ESTUDO EM DUAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE SALVADOR. 2017. (Palestra).

3.
CUNHA, E. O.. Música, Cultura e Inclusão: a prática pedagógica com pessoas com necessidades educacionais especiais. 2015. (Palestra).

4.
CUNHA, E. O.. Coordenação de Sessão de Comunicação Oral no VIII Seminário Regional de Política e Administração da Educação. 2014. (Coordenação de Sessão de Comunicação Oral).

5.
CUNHA, E. O.. O Ensino de Música em escolas da Educação Básica. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
CUNHA, E. O.. Gestão Educacional - Aula para alunos do curso de Licenciatura em Biologia/PARFOR/UFBA. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
CUNHA, E. O.. Educação e Diversidade - Aula para alunos do curso de Licenciatura em Pedagogia do PARFOR/UFBA. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
CUNHA, E. O.. Gestão educacional: conceitos e implantação na atual política educacional brasileira. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
CUNHA, E. O.. Principais Normas para Elaboração de Trabalhos Acadêmicos. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

10.
CUNHA, E. O.; MACHADO, C. B. ; SOUZA, D. S. . Capacitação em Avaliação Educacional. 2009. .

11.
CUNHA, E. O.. Poesia da canção. 2006. .


Produção artística/cultural
Música
1.
CUNHA, E. O.; CARMO, R. S. . Duo de Flauta e Violão. 2010. Apresentação de Obra (para compositores).

2.
CUNHA, E. O.; RAMOS, J. M. . Imortais. 2004. Interpretação.

Outras produções artísticas/culturais
1.
CUNHA, E. O.; SANTOS, Luciene Souza . Música e Contação de História. 2012 (Música e Contação de História).

Demais trabalhos
1.
CUNHA, E. O.. Serenata e Poesia. 2003 (Performance musical) .

2.
CUNHA, E. O.. Chiquinha Gonzaga. 2002 (Performance musical em espetáculo de teatro) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
FIALHO, N. H.; CUNHA, E. O.; CONCEICAO, S. H.; PIMENTA, L. B.. Participação em banca de LUCIENE COSTA DOS SANTOS GESTÃO. GESTÃO E ORGANIZAÇÃO ESCOLAR COLABORATIVA: FIOS E TRAMAS DA RELAÇÃO ENTRE CONSELHO ESCOLAR E DIREÇÃO EM UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DE SALVADOR. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GES) - Universidade do Estado da Bahia.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
CUNHA, E. O.; MENDONCA, D. F. C.. Participação em banca de Danúbia Mendes da Silva Matos. Ensino sobre história e cultura afrobrasileira: projeto político pedagógico e concepção de professores de escolas da rede municipal de educação de Ibititá ? Bahia. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE ORGANIZAÇÕES EDUCACIONAIS) - Universidade do Estado da Bahia.

2.
CUNHA, E. O.; CEMIN, M.; MACHADO, C. B.. Participação em banca de Edileusa dos Santos Dias. O processo de transição das crianças da pré-escola para o Ensino Fundamental de nove anos. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Docência na Educação Infantil) - Universidade Federal da Bahia.

3.
CUNHA, E. O.; MACHADO, C. B.; CEMIN, M.. Participação em banca de Carmen Silva Freitas Moreira. Adaptação da criança no contexto escolar da educação infantil: reflexões sobre um caso. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em docência na Educação Infantil) - Universidade Federal da Bahia.

4.
CUNHA, E. O.; MACHADO, C. B.; CEMIN, M.. Participação em banca de Marcia Lopes Barata Silva. A influência do brincar para o desenvolvimento da criança na educação infantil. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em docência na Educação Infantil) - Universidade Federal da Bahia.

5.
CUNHA, E. O.; MACHADO, C. B.; CEMIN, M.. Participação em banca de Patrícia Reis dos Santos. Práticas musicais na educação infantil: contribuições e desafios do ensino de música em um centro de educação infantil em Salvador. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Docência na Educação Infantil) - Universidade Federal da Bahia.

6.
CUNHA, E. O.; MACHADO, C. B.. Participação em banca de Mariana Gomes Santos. Concepções sobre a relação entre família e escola de educação infantil: o olhar dos atores em uma escola municipal de Salvador. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Infantil) - Universidade Federal da Bahia.

7.
CUNHA, E. O.; MACHADO, C. B.. Participação em banca de Ivonete Bonfim Pereira. Gestão da escola frente às demandas da educação especial: uma análise a partir da escola Lídio Santos. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Infantil) - Universidade Federal da Bahia.

8.
CUNHA, E. O.; OLIVEIRA, N. R. T.. Participação em banca de Suzana Dória. A gestão escolar na dimensão pedagógica: contribuições para a melhoria da qualidade na educação infantil. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Infantil) - Universidade Federal da Bahia.

9.
PIRES, C.; CUNHA, E. O.; CANDA, C. N.. Participação em banca de Juçara Silva Santos. Manifestações musicais populares: articulações com o programa Brasil Alfabetizado. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação de Jovens e e Adultos) - Universidade Federal da Bahia.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
CUNHA, E. O.; CARMO, R. S.; CEMIN, M.. Participação em banca de Luiz Asclepiades Lima de Oliveira.EDUCAÇÃO MUSICAL EM CLASSE HOSPITALAR: ESTUDO SOBRE AS PRÁTICAS DOCENTES EM UM HOSPITAL FILANTRÓPICO DE SALVADOR - BAHIA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Católica do Salvador.

2.
CUNHA, E. O.; CEMIN, M.; CARMO, R. S.. Participação em banca de EDCARLOS DOS SANTOS CONCEIÇÃO.ENSINO DE MÚSICA COMO ESTRATÉGIA PARA O ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA ENTRE JOVENS. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Católica do Salvador.

3.
CUNHA, E. O.; BERTUSSI, E.; LEITE, J. C.. Participação em banca de Larissa Correia Dos Santos Sandes.A música na educação infantil: contribuições dos conhecimentos musicais para a formação integral da criança. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Católica do Salvador.

4.
CUNHA, E. O.; BERTUSSI, E.; LEITE, J. C.. Participação em banca de Elmo Nascimento Silva.O ensino de música na associação ilha das crianças em Itaparica: um relato de experiência. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Católica do Salvador.

5.
CUNHA, E. O.; CELUQUE, C.; REBOUCAS, F.. Participação em banca de Maele De Almeida Pereira.História sonorizada: a influência da música relacionada a contação de história no desenvolvimento integral da criança na Educação Infantil. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Católica do Salvador.

6.
CUNHA, Obadias de Oliveira; CUNHA, E. O.; ASSMAR, E.. Participação em banca de Erinaldo Suzart dos Santos.A equidade em sala de aula em uma turma de teoria musical: relato de uma experiência. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Música) - Escola de Música da UFBA.

7.
LEITE, J. C.; CUNHA, E. O.; CUNHA, Obadias de Oliveira. Participação em banca de Lucas Barreto Oliveira.Universo da imaginação: a análise da construção de um musical em uma escola de Salvador. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Católica do Salvador.

8.
CUNHA, E. O.; CARMO, R. S.; CUCCHI, K. D.. Participação em banca de Genival Brandão do Nascimento.O uso da musicografia braille no ensino de música para pessoas com deficiência visual: análise sobre a perspectiva de alguns docentes. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Católica do Salvador.

9.
CUNHA, E. O.; CARMO, R. S.; CUCCHI, K. D.. Participação em banca de Jamile Conceição da Rocha Gonçalves.Ensino de música para pessoas com deficiência intelectual: um estudo na ONG Peniel no município de Dias D`Ávila. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Católica do Salvador.

10.
CUNHA, E. O.; LEITE, J. C.; REBOUCAS, F. M.. Participação em banca de Josino Nascimento de Brito Júnior.Banda Acordes Angelicais: mapeamento do ensino de música na Igreja Assembléia de Deus de Amaralina. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Católica do Salvador.

11.
CUNHA, Obadias de Oliveira; KONOPLEVA, E.; CUNHA, E. O.. Participação em banca de V ALTER PEDRO RODRIGUES NASCIMENTO.PROPOSTA DE SISTEMATIZAÇÃO DO ENSINO DE FAGOTE PARA CLASSES DE INICIANTES NO NEOJIBA. 2016.

12.
CUNHA, Obadias de Oliveira; KONOPLEVA, E.; CUNHA, E. O.. Participação em banca de HELDER DE ALMEIDA PASSOS.CORAÇÃO JOVEM: UMA EXPERIÊNCIA NAS OFICINAS DE PRÁTICA DE CONJUNTO (BANDA). 2016.

13.
CUNHA, Obadias de Oliveira; CANDUSSO, F. M. C.; CUNHA, E. O.. Participação em banca de HELDER DE ALMEIDA PASSOS.A PRESENÇA DO AMOR NO DESENVOLVIMENTO MUSICAL DO GRUPO CORAÇÃO JOVEM. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Música) - Escola de Música da UFBA.

14.
ALVES, M. S.; SANTOS, P. A. B.; CUNHA, E. O.. Participação em banca de DINEIA DOS SANTOS BRITO.Utilização de Princípios da Pedagogia Willems na Educação Musical de Bebês: a experiência do IEM. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Católica do Salvador.

15.
ALVES, M. S.; SANTOS, P. A. B.; CUNHA, E. O.. Participação em banca de LINDOMAR BARBOSA DA SILVA.O Canto Orfeônico na Educação Musical Brasileira dos anos 1930 a 1960: analisando a atuação de Villa-Lobos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Católica do Salvador.

16.
ALVES, M. S.; SANTOS, P. A. B.; CUNHA, E. O.. Participação em banca de PEDRO RICARDO SOUZA DE JESUS.A Oficina de Percussão no Programa Mais Educação em uma escola estadual de Portão. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Católica do Salvador.

17.
SANTOS, P. A. B.; CUNHA, E. O.; ALVES, M. S.. Participação em banca de Chisleane de Almeida Anunciação.Contribuições da musicalização para o desenvolvimento socioafetivo de crianças da educação especial. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Católica do Salvador.

18.
LEITE, J. C.; CUNHA, E. O.; CELUQUE, C. R.. Participação em banca de Michela Cristina Porcinno dos Santos.Musicalização através de Cantigas de roda: uma prática pedagógica inspirada em Nairzinha. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Católica do Salvador.

19.
LEITE, J. C.; CUNHA, E. O.; ALVES, M. S.. Participação em banca de Washington Nascimento Pereira.Grupo instrumental do SESI e sua prática musical. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Católica do Salvador.

20.
CUNHA, E. O.; TRINDADE, B. G. P.. Participação em banca de Ester Cândida Lago de Jesus.A importância da música na formação integral da criança. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Música) - Faculdade Evangélica de Salvador.

21.
CUNHA, E. O.; TRINDADE, B. G. P.. Participação em banca de Carolina dos Santos Silva.Ensino de coletivo de canto como prática educacional. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Música) - Faculdade Evangélica de Salvador.

22.
JESUS, S. C. S.; CUNHA, E. O.; GALVÃO, Nelma C. S. S.. Participação em banca de Tatiane Gomes dos Santos.A importância da música na Educação Infantil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal da Bahia.

23.
GALVÃO, Nelma C. S. S.; CUNHA, E. O.; JESUS, S. C. S.. Participação em banca de Maria Helena da Silva Ferreira.A inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais no contexto da minha vida profissional e acadêmica. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal da Bahia.

24.
JESUS, S. C. S.; CUNHA, E. O.; GALVÃO, Nelma C. S. S.. Participação em banca de Márcia de Almeida Santos da Silva.Relato de experiência como alfabetizadora no Programa Todos Pela Educação. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal da Bahia.

25.
SILVA, T. D.; CUNHA, E. O.; TRINDADE, B. G. P.. Participação em banca de Cícera Luisa dos Santos Paixão.As atividades de música no Programa Mais Educação em uma escola pública de Candeias-BA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Música) - Faculdade Evangélica de Salvador.

26.
SILVA, T. D.; CUNHA, E. O.; TRINDADE, B. G. P.. Participação em banca de Elica Pacheco de Souza.Concepções dos docentes de uma escola da rede privada sobre o pefil dos profissionais de educação musical. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Música) - Faculdade Evangélica de Salvador.

27.
TRINDADE, B. G. P.; CUNHA, E. O.; SANTANA, H. P.. Participação em banca de Quersia Ribeiro dos Santos.Quando soubeque cantar era orar e estudar música: possíveis caminhos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Música) - Faculdade Evangélica de Salvador.

28.
TEIXEIRA, C. M. D.; CUNHA, E. O.; BACELAR, V. L.. Participação em banca de Lindalva dos Santos Conceição Carvalho.A música na Educação Infantil no contexto da minha vida escolar e profissional. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal da Bahia.

29.
TEIXEIRA, C. M. D.; CUNHA, E. O.; BACELAR, V. L.. Participação em banca de Edjane Cerqueira de Azevedo.Considerações do brincar no desenvolvimento e aprendizagem na Educação Infantil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal da Bahia.

30.
TEIXEIRA, C. M. D.; CUNHA, E. O.; BACELAR, V. L.. Participação em banca de Maria das Graças Lemos de Oliveria.Os esterótipos nos contos de fadas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal da Bahia.

31.
CUNHA, E. O.; KONOPLEVA, E.; TRINDADE, B. G. P.. Participação em banca de Pedro Ícaro dos Santos Lopes.ENSINO DE MÚSICA NA ESCOLA EZILDA PINTO DO CARMO: UM ESTUDO SOBRE A CONSTRUÇÃO DE INSTRUMENTOS COM MATERIAIS REUTILIZAVEIS E CANTO CORAL. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Música) - Faculdade Evangélica de Salvador.

32.
CUNHA, E. O.; KONOPLEVA, E.; TRINDADE, B. G. P.. Participação em banca de Elias Barbosa do Nascimento.MÚSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: CONTRIBUIÇÕES DO ENSINO DE INSTRUMENTOS DE PERCUSSÃO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE CAMAÇARI-BA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Música) - Faculdade Evangélica de Salvador.

33.
TRINDADE, B. G. P.; CUNHA, E. O.; KONOPLEVA, E.; SILVA, L. A.. Participação em banca de Antonio Jorge de Freitas Ferreira.FATORES QUE MOTIVAM OS POLICIAIS (PRAÇAS E OFICIAIS A ESTUDAREM MÚSICA NA BANDA DA POLÍCIA MILITAR DA BAHIA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Música) - Faculdade Evangélica de Salvador.

34.
BARROS, A. S. S.; CUNHA, E. O.; AMORIM, P. S.. Participação em banca de Isabelle de Paula Vidal Costa.Os limites da Inclusão: a importância do atendimento pedagógico domiciliar. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal da Bahia.

35.
BRITO, M. L. T.; FERREIRA, R. A.; CUNHA, E. O.. Participação em banca de Itana Vieira Almeida.O papel do gestor escolar: um estudo sobre a proposta pedagógica do curso de especialização em gestão escolar do Programa Nacional da Escola de Gestores da Educação Básica (2007-2013). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal da Bahia.

36.
COSTA, J. M. A.; CUNHA, E. O.; JESUS, Andre Reis. Participação em banca de Mércia Rocha da Silva.O tempo pedagógico na Educação de Jovens e Adultos como um fator que interfere no processo de ensino-aprendizagem. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal da Bahia.

37.
COSTA, J. M. A.; CUNHA, E. O.; JESUS, Andre Reis. Participação em banca de Maria do Carmo de Oliveira.A aprendizagem como um processo: aproximações teóricas e práticas do meu percurso acadêmico. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal da Bahia.

38.
COSTA, J. M. A.; CUNHA, E. O.; JESUS, Andre Reis. Participação em banca de Marcio Luiz Leal da Anunciação.Jogos educativos e a relação com o processo de ensino aprendizagem nas séries iniciais. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal da Bahia.

39.
COSTA, J. M. A.; CUNHA, E. O.; JESUS, Andre Reis. Participação em banca de Sonia Maria Baraúna Drummond.Avaliação da aprendizagem de alunos surdos em uma escola regular. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal da Bahia.

40.
JESUS, Andre Reis; CUNHA, E. O.; VIEIRA, F. P.. Participação em banca de Laura Maria Contreiras de Almeida.Reflexos das reformas educacionais na formação de uma professora. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal da Bahia.

41.
JESUS, Andre Reis; CUNHA, E. O.; VIEIRA, F. P.. Participação em banca de Maria Cristina Rodrigues dos Santos.Fracasso Escolar no Ensino Fundamental. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal da Bahia.

42.
JESUS, Andre Reis; CUNHA, E. O.; VIEIRA, F. P.. Participação em banca de Ana Lúcia da Vinha de Vita.A concepção de educação integral em Anísio Teixeira e o Programa Mais Educação: algumas aproximações e diferenças. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal da Bahia.

43.
JESUS, Andre Reis; CUNHA, E. O.; VIEIRA, F. P.. Participação em banca de Arlinda Andrade Munhoz.Educação de Jovens e Adultos e a evasão escolar. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal da Bahia.

44.
CUNHA, E. O.; BRITO, M. L. T.; FREITAS, A. A. S. M.. Participação em banca de Dilza Santos de Jesus.Atuação do gestor escolar numa dimensão democrática e pedagógica. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal da Bahia.

45.
CUNHA, E. O.; BRITO, M. L. T.; FREITAS, A. A. S. M.. Participação em banca de Mariana de Assis Oliveira.O papel do professor no enfrentamento do bullying no contexto escolar. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal da Bahia.

46.
CUNHA, E. O.; BRITO, M. L. T.; FREITAS, A. A. S. M.. Participação em banca de Zuleide Abrêu Ramos.Gestão da escola pública: uma reflexão sobre a participação da comunidade escolar e local. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal da Bahia.

47.
CUNHA, E. O.; BRITO, M. L. T.; FREITAS, A. A. S. M.. Participação em banca de Neide Celeste Sales de Almeida.Gestão democrática na escola pública: contribuições para a melhoria da qualidade do ensino. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal da Bahia.

48.
TRINDADE, B. G. P.; CUNHA, E. O.; SANTANA, H. P.. Participação em banca de Agnailda Correia Cabral de Menezes.Implantação de um coral gospel de adolescentes na Primeira Igreja Batista do Brasil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Música) - Faculdade Evangélica de Salvador.

49.
TRINDADE, B. G. P.; CUNHA, E. O.; KONOPLEVA, E.. Participação em banca de Mirela Cruz da Silva.Diversidade Cultural no ensino de música na educação básica: algumas considerações. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Música) - Faculdade Evangélica de Salvador.

50.
SANTOS, Luciene Souza; CUNHA, E. O.; RIBEIRO, Kelly Cristine. Participação em banca de GESSER PEREIRA DOS SANTOS.O que se aprende com os livros da literatura infantil? Um olhar sobre a obra de Ruth Rocha. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

51.
SANTOS, Luciene Souza; CUNHA, E. O.; RIBEIRO, Kelly Cristine. Participação em banca de Valdiney Santos Souza.A contação de histórias e sua ação na formação e na oralidade infantil. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

52.
SANTOS, Luciene Souza; CUNHA, E. O.; RIBEIRO, Kelly Cristine. Participação em banca de Elma Cardoso Lisboa.A importância da palavra do contador de histórias. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

53.
SANTOS, Luciene Souza; CUNHA, E. O.; RIBEIRO, Kelly Cristine. Participação em banca de Ana Claudia Silva Mota.O encantamento e a magia da contação de histórias: a voz como instrumento do contador. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

54.
CUNHA, MARIA COUTO; AMAZONAS, Uilma R. de Matos; CUNHA, E. O.. Participação em banca de Joselice de Cássia Carneiro Magalhães.A gestão democrática e a eleição de diretores nas escolas públicas: uma relação necessária. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal da Bahia.

55.
TOURINHO, A. C. G. S.; CUNHA, E. O.; BAHIA, A. L. Ferreira. Participação em banca de Débora Peixoto dos Santos.A importância da música na Educação Infantil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal da Bahia.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
CUNHA, E. O.. XXV Festival de Música Infantil do Colégio Marista. 2003. Colégio Marista.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XIV ENCONTRO REGIONAL NORDESTE DA ABEM.Ensino de música para pessoas com deficiência intelectual: um estudo na ONG Peniel no município de Dias D`Ávila. 2018. (Encontro).

2.
XIV ENCONTRO REGIONAL NORDESTE DA ABEM.Práticas de apreciação musical nas classes hospitalares e domiciliares da Rede Municipal de Ensino de Salvador-Bahia. 2018. (Encontro).

3.
XXIV Seminário Latinoamericano de Educación Musical do FLADEM.Ensino de música no contexto da educação inclusiva: um estudo sobre as práticas de apreciação musical em classes hospitalares e domiciliares de Salvador. 2018. (Seminário).

4.
IV SEMINÁRIO SOBRE EFICÁCIA E EQUIDADE NO ENSINO SUPERIOR.POLÍTICA DE PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES NA UFBA: ENTRE OS PLANOS E AS AÇÕES. 2017. (Seminário).

5.
III Encontro do Fórum Permanente de Ensino de Música nas Escolas de Educação Básica e III Encontro do Fórum de Educação Musical da Bahia. 2016. (Encontro).

6.
The 32nd World Conference of the International Society for Music Education hel. 2016. (Congresso).

7.
V Congresso Ibero-Americano e VIII Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação. FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: REFLEXÕES SOBRE A ATUAL POLÍTICA EDUCACIONAL BRASILEIRA. 2016. (Congresso).

8.
Fórum de Classe Hospitalar e Atendimento Pedagógico Domiciliar. 2015. (Outra).

9.
III Seminário Eficácia e Equidade no Ensino Superior: fatores contributivos.Implementação de políticas públicas e suas contribuições para a análise das políticas de permanência na educação superior. 2015. (Seminário).

10.
XXVII Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação.O CAMPO AS POLÍTICAS PÚBLICAS E SUAS POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES PARA A ANÁLISE DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO BRASIL: REFLEXÕES INTRODUTÓRIAS. 2015. (Simpósio).

11.
I Congresso nacional sobre atendimento ao escolar em tratamento do de saúde. Panorama da produção acadêmica sobre educação musical em classe hospitalar no Brasil (2005-2010). 2014. (Congresso).

12.
II Seminário sobre EFICÁCIA E EQUIDADE na educação superior. 2014. (Seminário).

13.
IV Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação / VII Congresso Luso Brasileiro de Política e Administração da Educação. AS POLÍTICAS DE AÇÕES AFIRMATIVAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL SOB A ÓTICA DA EQUIDADE. 2014. (Congresso).

14.
VIII Seminário Regional de Política e Administração da Educação e Encontro Estadual de Política e Administração da Educação/.Políticas de Ações Afirmativas na Educação Superior do Brasil: reflexões na perspectiva dos Direitos Humanos. 2014. (Seminário).

15.
I Seminário sobre Eficácia e Equidade na educação superior.DIREITOS HUMANOS E EQUIDADE: UM OLHAR SOBRE AS POLÍTICAS DE AÇÔES AFIRMATIVAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL. 2013. (Seminário).

16.
I Seminário sobre Eficácia e Equidade na educação superior. 2013. (Seminário).

17.
IX Fórum Baiano de Musicoterapia: A musicoterapia na infância - Ludicidade, caminhos e perspectivas..Representações sociais do educador musical no hospital. 2013. (Outra).

18.
Seminário Nacional do Observatório da educação - Câmara dos Deputados. 2013. (Seminário).

19.
V Seminário sobre Equidade e Coesão Social. 2013. (Seminário).

20.
XXVI Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação.Cultura da escola, gestão e desempenho: análise em duas organizações escolares. 2013. (Simpósio).

21.
I Congresso Nacional de Educação Musical da UEFS. Educação Musical em Classe Hospitalar no Brasil: um levantamento da literatura produzida entre os anos 2005 e 2010. 2012. (Congresso).

22.
I Fórum de Educação Musical da Bahia. 2012. (Outra).

23.
III Congreso Ibero-Americano de Política y Administración de la Educación.. A gestão escolar e sua relação com o desempenho da escola: um estudo em duas escolas em Salvador - Bahia - Brasil. 2012. (Congresso).

24.
II Simpósio Baiano de Licenciaturas. 2012. (Simpósio).

25.
Seminário de Pesquisa e Dissertação II - Universidade Católica do Salvador - UCSAL.A gestão escolar e sua relação com os resultados do IDEB: um estudo em duas escolas municipais de Salvador. 2012. (Seminário).

26.
Seminário Gestor e professor: parceiros pela inclusão.Gestão escolar e sua relação com os resultados do Ideb. 2012. (Seminário).

27.
VIII EEDUFACESA - Encontro de Educação da Faculdade Evangélica de Salvador.Métodos e Abordagens de Educação Musical. 2012. (Encontro).

28.
XI Encontro Regional Nordeste da Associação Brasileira de Educação Musical - ABEM.Educação musical no terceiro setor: avaliação de uma experiência a partir do olhar dos alunos. 2012. (Encontro).

29.
III Congresso Baiano de Educação Inclusiva e I Simpósio Brasileiro de Educação Inclusiva. A Educação musical e sua inserção em escolas hospitalares. 2011. (Congresso).

30.
II Seminário Avaliação e Sociedade. 2011. (Seminário).

31.
Seminário na Disciplina MUS 602 - Educação Musical Informal e alternativa no Curso de Mestrado e Doutorado em Música da UFBA.Representações sociais da educação musical em escolas hospitalares. 2011. (Seminário).

32.
XX Congresso Anual da Associação Brasileira de Educação Musical. Educação musical em escola hospitalar: um estudo das representações sociais. 2011. (Congresso).

33.
XXV Simpósio Brasileiro e II Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação.A gestão escolar e as avaliações externas na educação básica. 2011. (Simpósio).

34.
II Encontro Baiano sobre Atendimento Escolar no Ambiente Hospitalar e Domiciliar e III Colóquio das Escolas Hospitalares e Domiciliares Criança Viva.Educação musical em ambiente hospitalar: uma experiência em diálogo com as representações sociais de atores envolvidos neste processo. 2010. (Encontro).

35.
III Seminário Políticas Sociais e Cidadania.Formação de professores da Educação Básica à luz das Diretrizes Nacionais. 2010. (Seminário).

36.
IX Encontro Regional da Associação Brasileira de Educação Musical - ABEM Nordeste e II Fórum Norte-Rio-Grandense de Educação Musical.Educação musical em ambiente hospitalar: uma experiência no município de Salvador. 2010. (Encontro).

37.
Jornada Pedagógica da Secretaria da Educação, Cultura, Esporte e Lazer. 2010. (Outra).

38.
Seminário da disciplina Prática de Ensino IV da Faculdade Evangélica de Salvador.Educação Musical na Pedagogia Hospitalar. 2010. (Outra).

39.
Seminário de Avaliação Longitudinal "Estudos sobre desigualdades educacionais a partir de dados longitudinais".. 2010. (Seminário).

40.
Seminário Educação Musical Informal.Educação musical em ambiente hospitalar: uma experiência no município de Salvador. 2010. (Seminário).

41.
Seminário na Disciplina MUS 602 - Educação Musical Informal e alternativa no Curso de Mestrado e Doutorado em Música da UFBA.Educação musical em ambiente hospitalar: uma prática em diálogo com as representações sociais de atores envolvidos nesse processo. 2010. (Seminário).

42.
Seminário ProAGE - Avaliação e Gestão da Educação. 2010. (Seminário).

43.
19º EPENN - Encontro de Pesquisa Educacional do Norte Nordeste.Gestão democrática na escoa pública. 2009. (Encontro).

44.
19º EPENN - Encontro de Pesquisa Educacional do Norte Nordeste.A gestão escolar em um contexto de violência. 2009. (Encontro).

45.
II Colóquio das Escolas Hospitalares e Domiciliares Criança Viva.Educação musical em ambiente hospitalar: a utilização dos sons e suas propriedades no processo de musicalização. 2009. (Outra).

46.
II Colóquio das Escolas Hospitalares e Domiciliares Criança Viva. 2009. (Outra).

47.
Jornada Pedagógica da Secretaria Municipal da Educação, Cultura e Esporte da rede municipal de ensino de Salvador. 2009. (Outra).

48.
Seminário da Linha de Pesquisa em Políticas e Gestão da Educação da UFBA. 2009. (Seminário).

49.
VI Encontro Nacional, I Internacional e I Fluminense de Atendimento Escolar Hospitalar. 2009. (Encontro).

50.
XXIV Simpósio Brasileiro III Congresso Interamericano de Política e Administração da Educação. A gestão da educação em municípios baianos: desafios na proposição e implementação de políticas educacionais. 2009. (Congresso).

51.
Conferência Internacional: Educação, Globalização e Cidadania.Estudantes moradores das residências universitárias da UFBA em Salvador: um movimento social?. 2008. (Outra).

52.
18º EPENN - Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste.Estilos musicais e suas possíveis implicações na violência: um estudo das representações sociais de jovens de escolas públicas de Salvador. 2007. (Encontro).

53.
18º EPENN - Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste.A teoria do capital humano: concepções de futuros educadores. 2007. (Encontro).

54.
18º EPENN - Encontro de Pesquisa em Educação do Norte e Nordeste.O ruído escolar e suas possíveis implicações na violência. 2007. (Encontro).

55.
1ª Sessão de Intercâmbio sobre Políticas Educacionais: formação de gestores - ANPAE/Bahia. 2007. (Outra).

56.
Seminário Mãe, Mulher, Maria Olodum: militância feminina, negra e contemporânea. 2007. (Seminário).

57.
Seminários Internos do ISP: financiamento da educação e como elaborar projetos. 2007. (Seminário).

58.
Seminários Regionais Qualidade Social da Educação. 2004. (Seminário).

59.
Seminário de Educação Musical - Ensinando Música Musicalmente. 2003. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CUNHA, E. O.. VIII Seminário Regional de Política e Administração da Educação do Nordeste / Encontro Estadual de Política e Administração da Educação / Bahia. 2014. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Magaly Brazileiro Alencar Albuquerque. FORMACIÓN CONTINUADA DE LOS DOCENTES DE LAS CLASES HOSPITALARIAS Y DOMICILIARES EN LA CIUDAD DE SALVADOR ENTRE 2013 Y 2014. 2016. Dissertação (Mestrado em MAESTRÍA EM EDUCACIÓN) - Universidad del Salvador, . Orientador: Eudes Oliveira Cunha.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Patrícia Reis dos Santos. Práticas musicais na educação infantil: contribuições do ensino de música em um centro de educação infantil em Salvador. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em docência na Educação Infantil) - Universidade Federal da Bahia. Orientador: Eudes Oliveira Cunha.

2.
Carmen Silva Freitas Moreira. Adaptação da criança no contexto escolar da educação infantil: reflexões sobre um caso. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em docência na Educação Infantil) - Universidade Federal da Bahia. Orientador: Eudes Oliveira Cunha.

3.
Edileusa dos Santos Dias. Processo de transição das crianças da pré-escola para o ensino fundamental de nove anos. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em docência na Educação Infantil) - Universidade Federal da Bahia. Orientador: Eudes Oliveira Cunha.

4.
Marcia Lopes Barata Silva. Marcia Lopes Barata Silva. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em docência na Educação Infantil) - Universidade Federal da Bahia. Orientador: Eudes Oliveira Cunha.

5.
Ildonete Pereira da Silva. UNIVERSIDADES CORPORATIVAS E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Metodologia do Ensino Superior) - Faculdade de Tecnologia e Ciências. Orientador: Eudes Oliveira Cunha.

6.
Ivonete Bonfim Pereira. Gestão da escola frente às demandas da educação especial: uma análise a partir da escola Lídio Santos. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Infantil) - Universidade Federal da Bahia. Orientador: Eudes Oliveira Cunha.

7.
Suzana Dória. A gestão escolar na dimensão pedagógica: contribuições para a melhoria da qualidade na educação infantil. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Infantil) - Universidade Federal da Bahia. Orientador: Eudes Oliveira Cunha.

8.
Mariana Gomes Santos. Concepções sobre a relação entre família e escola de educação infantil: o olhar dos atores em uma escola municipal de Salvador. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Infantil) - Universidade Federal da Bahia. Orientador: Eudes Oliveira Cunha.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
EDCARLOS DOS SANTOS CONCEIÇÃO. ENSINO DE MÚSICA COMO ESTRATÉGIA PARA O ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA ENTRE JOVENS. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música) - Universidade Católica do Salvador. Orientador: Eudes Oliveira Cunha.

2.
Luiz Asclepiades Lima de Oliveira. EDUCAÇÃO MUSICAL EM CLASSE HOSPITALAR: ESTUDO SOBRE AS PRÁTICAS DOCENTES EM UM HOSPITAL FILANTRÓPICO DE SALVADOR - BAHIA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música) - Universidade Católica do Salvador. Orientador: Eudes Oliveira Cunha.

3.
Genival Brandão do Nascimento. O uso da musicografia braille no ensino de música para pessoas com deficiência visual: análise sobre a perspectiva de alguns docentes. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música) - Universidade Católica do Salvador. Orientador: Eudes Oliveira Cunha.

4.
Jamile Conceição da Rocha Gonçalves. Ensino de música para pessoas com deficiência intelectual: um estudo na ONG Peniel no município de Dias D`Ávila. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música) - Universidade Católica do Salvador. Orientador: Eudes Oliveira Cunha.

5.
AIRTON JUSTINO MOURA GOMES FILHO. Educação musical em classe hospitalar e domiciliar em Salvador: concepções sobre a prática docente. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música) - Universidade Católica do Salvador. Orientador: Eudes Oliveira Cunha.

6.
Ruth Mattos Cunha. ENSINO DE MÚSICA COM IDOSOS: DESAFIOS E PERSPECTIVAS A PARTIR DE UMA EXPRERIÊNCIA EM SALVADOR. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música) - Universidade Católica do Salvador. Orientador: Eudes Oliveira Cunha.

7.
Reinaldo Santos Gonçalves. O processo de ensino e aprendizagem de toques introdutórios de Nação Ketu: atabaques entre folhas. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música) - Universidade Católica do Salvador. Orientador: Eudes Oliveira Cunha.

8.
Ester Cândida Lago de Jesus. A importância da música na formação integral da criança. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Música) - Faculdade Evangélica de Salvador. Orientador: Eudes Oliveira Cunha.

9.
Carolina dos Santos silva. Ensino coletivo de canto como prática educacional. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Música) - Faculdade Evangélica de Salvador. Orientador: Eudes Oliveira Cunha.

10.
Pedro Ícaro dos Santos Lopes. ENSINO DE MÚSICA NA ESCOLA EZILDA PINTO DO CARMO: UM ESTUDO SOBRE A CONSTRUÇÃO DE INSTRUMENTOS COM MATERIAIS REUTILIZAVEIS E CANTO CORAL. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Música) - Faculdade Evangélica de Salvador. Orientador: Eudes Oliveira Cunha.

11.
Elias Barbosa do Nascimento. MÚSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: CONTRIBUIÇÕES DO ENSINO DE INSTRUMENTOS DE PERCUSSÃO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE CAMAÇARI-BA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Música) - Faculdade Evangélica de Salvador. Orientador: Eudes Oliveira Cunha.

12.
Neide Celeste Sales Almeida. Gestão democrática no espaço escolar nas dimensões administrativa, financeira e pedagógica. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Eudes Oliveira Cunha.

13.
Dilza Santos de Jesus. A atuação do diretor escolar: contribuições e entraves na busca pela melhoria da qualidade. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal da Bahia. Orientador: Eudes Oliveira Cunha.

14.
Mariana de Assis Oliveira. Bullying: reflexos da omissão docente no cotidiano escolar. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal da Bahia. Orientador: Eudes Oliveira Cunha.

15.
AGNAILDA CORREIA CABRAL DE MENEZES. IMPLANTAÇÃO DE UM CORO GOSPEL DE ADOLESCENTES DA PRIMEIRA IGREJA BATISTA DO BRASIL. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Música) - Faculdade Evangélica de Salvador. Orientador: Eudes Oliveira Cunha.

16.
Zuleide Abreu Ramos. Gestão escolar democrática: a análise de uma escola na rede municipal de Salvador. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal da Bahia. Orientador: Eudes Oliveira Cunha.



Educação e Popularização de C & T



Cursos de curta duração ministrados
1.
CUNHA, E. O.; CARMO, R. S. . Ensino de Música em Classes Hospitalares e Domiciliares. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).




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