Djario Dias de Araujo

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2477562292278090
  • Última atualização do currículo em 04/12/2018


Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco e mestrado pela mesma instituição. Atualmente é formador em linguagem da Universidade Federal de Pernambuco e professor de lingua portuguesa da Prefeitura Municipal de Recife. É também Doutorando em Educação pela UFPE. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Djario Dias de Araujo
Nome em citações bibliográficas
ARAUJO, D. D.


Formação acadêmica/titulação


2005 - 2007
Mestrado em Educação.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: ENUNCIADOS DEP ROVAS ESCRITAS:UMA INVESTIGAÇÃO DOS PROBLEMAS DE COMPREENSÃO SUBJACENTES À SUA LEITURA,Ano de Obtenção: 2007.
Orientador: Maria Lúcia Ferreira de Figueiredo Barbosa.
Grande área: Ciências Humanas
2009
Especialização em andamento em Especialização em Libras e Educação Especial.
Centro de Ensino Superior de Maringá, CESUMAR, Brasil.
Título: Libras:Instrumento de Comunicação.
2004 - 2005
Especialização em Psicopedagogia.
Universidade Salgado de Oliveira, UNIVERSO, Brasil.
Título: A Concepção de Língua adotada pelo professor e a entendida por seus alunos.
Orientador: Nádia Novena.
2000 - 2003
Graduação em Letras.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
1997 - 1999
Ensino Médio (2º grau).
Escola Clotilde de Oliveira, ECO, Brasil.
1993 - 1996
Ensino Fundamental (1º grau).
Escola Clotilde de Oliveira, ECO, Brasil.




Formação Complementar


2006 - 2006
Lingüística Funcional e Ensino.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2005 - 2006
Formação Cont. de Professores de Língua Portuguesa.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.


Atuação Profissional



Sociedade Pernambucana de Cultura e Ensino, SOPECE, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: PROFESSOR DE PORTUGUÊS INSTRUMENTAL, Carga horária: 5


Prefeitura Municipal de Recife, PM/Recife, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - Atual
Vínculo: Professor concursado, Enquadramento Funcional: Professor de Lingua Portuguesa
Outras informações
Atuo no ensino de Língua Portuguesa no Fundamental ( terceiro e quarto ciclo)


Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: FORMADOR DO PROGRAMA GESTAR II, Carga horária: 24
Outras informações
Importante programa de formação de professores do ensino fundamental ( sexto ao novo ano), no estado da Paraíba.

Vínculo institucional

2005 - Atual
Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Formador em Linguagem
Outras informações
Faço parte do grupo de estudos do CEEL ( UFPE ), também atuo como formador de professores das redes municipal e Estadual de Pernambuco, pelo mesmo centro de pesquisa.



Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Livros publicados/organizados ou edições
1.
ARAUJO, D. D.; MENDONÇA ; SILVA ; AMORIM . Diversidade textual: propostas para a sala de aula. 2. ed. RECIFE: MEC/CEEL/2008, 2008. v. 1. 305p .

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ARAUJO, D. D.. Refletindo sobre os fenômenos didáticos na prática de uma professora alfabetizadora. In: II SEMINÁRIO DE ESTUDOS EM LINGUAGEM-UFPE, 2006. II SEMINÁRIO DE ESTUDOS EM LINGUAGEM, 2006.

2.
ARAUJO, D. D.. Funcionamento da sala de aula: uma discussão sobre alguns fenômenos didáticos. In: XIII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino - ENDIPE, 2006. UFPE, 2006. XIII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino - ENDIPE, 2006, 2006.

3.
ARAUJO, D. D.. Ler, Produzir e Analisar textos: Novas Proposta para o Ensino de Língua Portuguesa. In: 57ª Reunião Anual da SBPC, 2005. 57ª Reunião Anual da SBPC, 2005.

4.
ARAUJO, D. D.. Revendo o Ensino de Português através dosGêneros Textuais Mitos e Lendas. In: XXVI Encontro Nacional dos Estudantes de Letras, 2005. XXVI Encontro Nacional dos Estudantes de Letras, 2005.

5.
ARAUJO, D. D.. Os gêneros Textuais na sala de aula: uma abordagem pragmática. In: VII- EREL -Encontro Regional dos Estudantes de Letras, 2005. VII-EREL- Encontro Regional dos Estudantes de Letras, 2005.

6.
ARAUJO, D. D.. ENSINANDO PORTUGUÊS ATRAVÉS DOS GÊNEROS TEXTUAIS DO DOMÍNIO JORNALÍSTICO: MÚLTIPLOS OLHARES. In: REUNIÃO REGIONAL DA SBPC, 2005. Reunião Regional da SBPC-2005, 2005.

7.
ARAUJO, D. D.. MONITORES EM AÇÃO: DISCUTINDO AS OFICINAS PEDAGÓGICAS COMO UM INSTRUMENTO PARA A FORMAÇÃO DOCENTE. In: IV- Congresso de Graduação- CONGRAD, 2004. IV- Congresso de Graduação- CONGRAD, 2004.

Artigos aceitos para publicação
1.
ARAUJO, D. D.; MATTOS, E. . PLANEJAMENTO EDUCACIONAL E PLANOS DE ENSINO. Revista Travessias, 2014.

Apresentações de Trabalho
1.
ARAUJO, D. D.. A importância da prática da leitura em todas as áreas de conhecimento. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
ARAUJO, D. D.. Os gêneros textuais na prática pedagógica dos anos iniciais. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
ARAUJO, D. D.. Prática pedagógica do ensino fundamental ao ensino médio. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
ARAUJO, D. D.. A elaboração de projetos de pesquisa na área de linguagem: linhas e entrelinhas. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
ARAUJO, D. D.. Leitura Numa Perspectiva Transdisciplinar: uma ação de todos os docentes.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
ARAUJO, D. D.. A importância da leitura e a necessária renovação da prática pedagógica. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
ARAUJO, D. D.. Analisando o livro didático de língua portuguesa. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
ARAUJO, D. D.. BNCC e língua portuguesa: desafios e perspectivas. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
ARAUJO, D. D.. A IMPORTÂNCIA DA DIVERSIDADE TEXTUAL EM SALA DE AULA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
ARAUJO, D. D.. PLANEJAMENTO E LEITURA INTERDISCIPLINAR. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
ARAUJO, D. D.. ADAPTANDO AS NORMAS DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
ARAUJO, D. D.. A IMPORTÂNCIA DE SE TRABALHAR COM O TEXTO EM TODAS AS ÁREAS DE CONHECIMENTO. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
ARAUJO, D. D.. I JORNADA DE EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS DO ESPAÇO CRIANÇA ESPERANÇA. 2015.

2.
ARAUJO, D. D.. ASSESSORIA PEDAGÓGICA DA OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA. 2014.

3.
ARAUJO, D. D.. Assessoria Pedagógica na seleção do concurso ASPA. 2014.

4.
ARAUJO, D. D.. ASSESSORIA PEDAGÓGICA NO MUNICÍPIO DE CAMARAGIBE. 2009.

Trabalhos técnicos
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
ARAUJO, D. D.. LER É MAIS QUE DECORAR SÍLABAS. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
ARAUJO, D. D.. UM FUTURO NAS PÁGINAS DO DIARIO. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
ARAUJO, D. D.. FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MATERIAL DIDÁTICO).

2.
LIMA, M. E. M. F. ; ARAUJO, D. D. . ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MATERIAL DIDÁTICO).

3.
ARAUJO, D. D.. ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO ( VOLUME 3). 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MATERIAL DIDÁTICO).



Bancas




Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
ARAUJO, D. D.; MATTOS, E.. Concurso para seleção de Coordenadores Pedagógicos da Cidade de Olinda. 2006. Prefeitura Municipal de Olinda.

Outras participações
1.
ARAUJO, D. D.. GÊNEROS ORAIS EM DOIS LIVROS DIDÁTICOS DE PORTUGUÊS PARA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. 2017. Universidade Federal de Pernambuco.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
III Congresso de Direitos Humanos e Cultura de Paz da UFPE e 13a Semana de Cultura e Paz.. O COMBATE AO ASSÉDIO NA EJA. 2018. (Congresso).

2.
IV SEMINÁRIO MILBA.Respeito o ?NÃO?: o combate ao assédio na escola. 2018. (Seminário).

3.
SOCIALIZAÇÃO DE EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL DE RECIFE. A PEDAGOGIA DE PROJETOS NA EJA. 2018. (Exposição).

4.
VIII Seminário de Estudos Linguísticos e Literários / IV Simpósio do Profletras e II Semana de Letras.O debate étnico-racial através de uma sequência didática. 2018. (Seminário).

5.
VII Jornada PET Letras.O Bairro que eu quero. 2018. (Outra).

6.
VII Jornada PET Letras UFPE.Não é não! A EJA contra o assédio.. 2018. (Outra).

7.
XIV Encontro Sobre o Ensino de Língua e Literatura: Pós-Modernidade e literatura: Letramento literário, produção artesanal, novas formas de consumo.O assédio em turmas da EJA: combater é preciso. 2018. (Encontro).

8.
XIV Encontro Sobre o Ensino de Língua e Literatura: Pós-Modernidade e literatura: Letramento literário, produção artesanal, novas formas de consumo.LUTANDO POR UM BAIRRO MELHOR. 2018. (Encontro).

9.
ENCONTRO DE ENSINO DA LÍNGUA E LITERATURA -EELL.Sequência Didática na EJA: Redescobrindo a Cultura Africana através de suas Lendas.. 2017. (Encontro).

10.
Encontro sobre o Ensino da Língua e Literatura ( EELL)..Mediação de Leitura em Educação de Jovens e Adultos ? Modalidade a distância: registro, avaliação e perspectivas.. 2017. (Encontro).

11.
Seminário MILBA ? UFRPE Historiografia, Crítica e Escrevivências nas Literaturas de autoria Feminina..Diversidade étnico-racial na EJA: Resgatando nossa identidade. 2017. (Seminário).

12.
X Seminário Nacional sobre o Ensino de Língua Materna, Estrangeiras e de Literaturas. SELIMEL SE.Cultura Africana na EJA: Refletindo sobre Representações de Sujeitos e Sentidos.. 2017. (Seminário).

13.
IX COLÓQUIO INTERNACIONAL PAULO FREIRE."Fanfiction: a nova tecnologia a serviço do diálogo entre escritores e leitores no ciberespaço",. 2016. (Outra).

14.
Analyzing the production and use of knowledge in texts. 2015. (Seminário).

15.
SEMÁRIO SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS PARA O ENSINO DE lÍNGUA PORTUGUESA. 2015. (Seminário).

16.
EDUCAÇÃO COMO PRÁTICA DA LIBERDADE: PAULO FREIRE EM RECIFE, ANGICOS E NO MUNDO.. 2013. (Seminário).

17.
SIMPÓSIO PEDAGÓGICO E PESQUISAS EM EDUCAÇÃO-SIMPED. 2013. (Simpósio).

18.
CONGRESSO BRASILEIRO DE LÍNGUA PORTUGUESA-PUC-SP. INVESTIGAÇÃO DOS PROBLEMAS DE COMPREENSÃO SUBJACENTES À SUA LEITURA. 2012. (Congresso).

19.
SIMPÓSIO PEDAGÓGICO E PESQUISAS EM EDUCAÇÃO-SIMPED.UMA ANÁLISE DOS PROBLEMAS DE COMPREENSÃO DOS ENUNCIADOS DE PROVAS ESCRITAS. 2012. (Simpósio).

20.
SIMPÓSIO PEDAGÓGICO E PESQUISAS EM EDUCAÇÃO-SIMPED.UMA ANÁLISE DOS PROBLEMAS DE COMPREENSÃO DOS ENUNCIADOS DE PROVAS ESCRITAS. 2012. (Simpósio).

21.
XI CICLO DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS.O ensino de língua portuguesa e suas tecnologias. 2011. (Encontro).

22.
I ENCONTRO MUNICIPAL DE TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO.PROJETOS DIDÁTICOS NA EJA. 2010. (Encontro).

23.
Encontro de Professores da Rede Municipal de Ensino de Paudalho.Os Gêneros textuais lendas e Mitos em sala de aula. 2006. (Oficina).

24.
Formação Continuada dos Professores de Correntes.Tópicos Especiais de Planejamento e Atividades Diversificadas para Apropriação do Sistema de Escrita Alfabética. 2006. (Oficina).

25.
II SEMINÁRIO DE ESTUDOS EM LINGUAGEM-UFPE.Refletindo sobre os fenômenos didáticos na prática de uma professora alfabetizadora. 2006. (Seminário).

26.
Uma Proposta para o Letramento / Português na escola: alfabetização e letramento. 2006. (Encontro).

27.
XIII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino - ENDIPE, 2006. UFPE. Funcionamento da sala de aula: uma discussão sobre alguns fenômenos didáticos. 2006. (Congresso).

28.
57ª Reunião Anual da SBPC. Ler, Produzir e Analisar textos: Novas Proposta para o Ensino de Língua Portuguesa. 2005. (Congresso).

29.
Capacitação Pedagógica para Professores do Município de Gravatá.Os gêneros Textuais do Domínio Jornalístico na Prática de sala de Aula. 2005. (Oficina).

30.
REUNIÃO REGIONAL DA SBPC.ENSINANDO PORTUGUÊS ATRAVÉS DE GÊNEROS TEXTUAIS DO DOMÍNIO JORNALÍSTICO: MÚLTIPLOS OLHARES. 2005. (Oficina).

31.
VII- EREL -Encontro Regional dos Estudantes de Letras.Os gêneros textuais na sala de aula: uma abordagem pragmática. 2005. (Encontro).

32.
XXVI Encontro Nacional dos Estudantes de Letras.Revendo o Ensino de Língua Portuguesa através dos Gêneros Textuais Mitos e Lendas. 2005. (Oficina).

33.
Capacitação de Professores da Rede Municipal de São Joaquim do Monte.A notícia na sala de aula. 2004. (Oficina).

34.
IV- Congresso de Graduação- CONGRAD. MONITORES EM AÇÃO: DISCUTINDO AS OFICINAS PEDAGÓGICAS COMO UM INSTRUMENTO PARA A FORMAÇÃO DOCENTE. 2004. (Congresso).

35.
Reunião Regional da SBPC-PE. 2004. (Congresso).

36.
11 SBPC JOVEM. 2003. (Oficina).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ARAUJO, D. D.. II SEMINÁRIO DE ESTUDOS EM LINGUAGEM- CEEL. 2006. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Iniciação científica
1.
NYCOLAS KEYTON MACIEL BANDEIRA. EDUCAR PARA A DIVERSIDADE NA EJA. 2018. Iniciação Científica. (Graduando em EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA) - Prefeitura Municipal de Recife. Orientador: Djario Dias de Araujo.

2.
Raymara Michellayne Wanderley nogueira. Não é Não: Eja contra o assédio. 2018. Iniciação Científica. (Graduando em EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA) - Prefeitura Municipal de Recife. Orientador: Djario Dias de Araujo.

3.
Yuri Gomes Avelar. O BAIRRO QUE EU QUERO. 2018. Iniciação Científica. (Graduando em EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA) - Prefeitura Municipal de Recife. Orientador: Djario Dias de Araujo.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos aceitos para publicação
1.
ARAUJO, D. D.; MATTOS, E. . PLANEJAMENTO EDUCACIONAL E PLANOS DE ENSINO. Revista Travessias, 2014.


Apresentações de Trabalho
1.
ARAUJO, D. D.. A IMPORTÂNCIA DE SE TRABALHAR COM O TEXTO EM TODAS AS ÁREAS DE CONHECIMENTO. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
ARAUJO, D. D.. ADAPTANDO AS NORMAS DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
ARAUJO, D. D.. PLANEJAMENTO E LEITURA INTERDISCIPLINAR. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
ARAUJO, D. D.. A importância da prática da leitura em todas as áreas de conhecimento. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
ARAUJO, D. D.. Os gêneros textuais na prática pedagógica dos anos iniciais. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
ARAUJO, D. D.. Prática pedagógica do ensino fundamental ao ensino médio. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
ARAUJO, D. D.. A elaboração de projetos de pesquisa na área de linguagem: linhas e entrelinhas. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
ARAUJO, D. D.. Leitura Numa Perspectiva Transdisciplinar: uma ação de todos os docentes.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
ARAUJO, D. D.. A importância da leitura e a necessária renovação da prática pedagógica. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
ARAUJO, D. D.. Analisando o livro didático de língua portuguesa. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
ARAUJO, D. D.. BNCC e língua portuguesa: desafios e perspectivas. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
ARAUJO, D. D.. UM FUTURO NAS PÁGINAS DO DIARIO. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
ARAUJO, D. D.. LER É MAIS QUE DECORAR SÍLABAS. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/01/2019 às 1:38:34