Antonio Carlos Leme Junior

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2901733985884627
  • Última atualização do currículo em 30/09/2016


Professor do curso de graduação presencial em Música ? Licenciatura (Educação Musical) da Universidade Federal de São Carlos. Bacharel em Música (2005), Mestre em Práticas Interpretativas (2009) pela Universidade Estadual de Campinas e Mestre em Psicologia: Análise Comportamental da Cognição (2014) pela Universidade Federal de São Carlos. Atuei durante os anos de 2012 e 2013 como professor substituto do Departamento de Artes e comunicação da UFSCar, no curso de Licenciatura em Música, ministrando disciplinas de Piano, Criação, Percepção e Estruturação Musical. Simultaneamente atuei como Professor Pesquisador do curso de Educação Musical a Distância da Universidade Aberta do Brasil/UFSCar ministrando a disciplina de teclado. Durante o Mestrado em música (UNICAMP) desenvolvi pesquisa sobre a obra do compositor brasileiro Radamés Gnattali, visando à interpretação pianística amparada pela análise musical. Posteriormente, no mestrado em Psicologia (UFSCar) investiguei como os históricos de aprendizagem influenciam a percepção de interpretações musicais de diferentes níveis de expertise. Atuo desde 2012 como professor de estruturação e percepção musical na Escola de Música Heitor Villa-Lobos, vinculada à Secretaria de Cultura da Prefeitura Municipal de Americana, ministrando aulas e elaborando material didático para as disciplinas. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Antonio Carlos Leme Junior
Nome em citações bibliográficas
LEME Jr, A. C.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de São Carlos, Secretaria de Educação Musical a Distância.
Rodovia Washington Luís, km 235,
Bairro Monjolinho
13565905 - São Carlos, SP - Brasil - Caixa-postal: 13560460
Telefone: (16) 88068946


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2013
Mestrado em Psicologia.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Título: A relevância do nível de instrução musical na avaliação da interpretação pianística,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Julio Cesar Coelho de Rose.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2006 - 2009
Mestrado em Música.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
com período sanduíche em Universidad de Salamanca (Orientador: Miguel Angel Garcia Bernal).
Título: Três Valsas para piano de Radamés Gnattali: uma abordagem analítico-interpretativa.,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Antonio Rafael Carvalho dos Santos.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
2001 - 2004
Graduação em Música: modalidade Instrumento (piano).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
1997 - 1999
Ensino Médio (2º grau).
Colegio Santo André, CSA, Brasil.




Formação Complementar


2014 - 2014
Jazz Appreciation.
University of Texas at Austin, UT Austin, Estados Unidos.
2013 - 2013
Songwriting.
Berklee College Of Music, BERKLEE COOL. M*, Estados Unidos.
2012 - 2012
Feedback: aprimoramento e reflexão sobre tutoria. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2011 - 2011
Formação Docente: Licenciatura em Educação Musical. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2009 - 2009
Curso de tutoria virtual em Educação a Distância. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2007 - 2007
Opera y teatro musical. (Carga horária: 50h).
Universidad de Salamanca, USAL, Espanha.
2007 - 2007
Analisis Musical del Barroco. (Carga horária: 60h).
Universidad de Salamanca, USAL, Espanha.


Atuação Profissional



Prefeitura de Americana - Secretaria de Cultura, CCL, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de Teoria e Percepção Musical, Carga horária: 24
Outras informações
Leciono nesta instituição para alunos de todas as idades que ali são, além de estudantes, integrantes das formações musicais da escola.


Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor do magistério superior, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Professor-Pesquisador Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor-Pesquisador UAB/UFSCar, Carga horária: 20
Outras informações
Ministrei a disciplina "Teclado" no curso de Educação Musical à Distância, assim como elaboro o material didático e gerencio o ambiente virtual de aprendizagem da disciplina.

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Sustituto, Carga horária: 40
Outras informações
Atuei como professor substituto do curso de Educação Musical da UFSCar, ministrando as disciplinas: 2012-2 Criação musical 1 Linguagem e estruturação musical 4 Percepção e notação musical 4 2013-1 Linguagem e estruturação musical 1 Linguagem e estruturação musical 3 Teclado 1 2013-2 Introdução à leitura musical Linguagem e estruturação musical 4 Percepção e notação musical 4 Teclado 2

Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Estudante - Pesquisador, Enquadramento Funcional: Mestrando - Pesquisador, Carga horária: 40
Outras informações
Desenvolvi, sob orientação do Prof Dr Julio Cesar C. de Rose a pesquisa de mestrado intitulada Determinantes da apreciação da interpretação musical: escolaridade e área de formação acadêmica.

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Tutor Virtual, Enquadramento Funcional: Tutor Virtual - Educação Musical a Distância, Carga horária: 20
Outras informações
Tutoria virtual pela Universidade Aberta do Brasil, curso de Licenciatura em Educação Musical (Teclado 3)

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Tutor Virtual, Enquadramento Funcional: Tutor Virtual - Educação Musical a Distância, Carga horária: 20
Outras informações
Tutoria virtual pela Universidade Aberta do Brasil, curso de Licenciatura em Educação Musical (Teclado 1)

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Supervisor de Tutoria Virtual - Ed. Musical, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Tutor Virtual, Enquadramento Funcional: Tutor Virtual - Educação Musical a Distância, Carga horária: 20
Outras informações
Tutoria virtual pela Universidade Aberta do Brasil, curso de Licenciatura em Educação Musical (Introdução aos recursos tecnológicos musicais)

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Tutor Virtual, Enquadramento Funcional: Tutor Virtual - Educação Musical a Distância, Carga horária: 20
Outras informações
Tutoria virtual pela Universidade Aberta do Brasil, curso de Licenciatura em Educação Musical (Linguagem e Estruturação Musical 4)

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Tutor Virtual, Enquadramento Funcional: Tutor Virtual - Educação Musical a Distância, Carga horária: 20
Outras informações
Tutoria virtual pela Universidade Aberta do Brasil, curso de Licenciatura em Educação Musical (Linguagem: Artes 1)

Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Mestrando - Pesquisador, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Desenvolvi no período a pesquisa do meu mestrado em música intitulado Tres valsas para piano de Radamés Gnattali: uma abordagem analítico interpretativa. Projeto desenvolvido com financiamento da FAPESP, sob orientação do Prof Dr Antonio Rafael Carvalho dos Santos

Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Técnico musical, Carga horária: 40
Outras informações
Atuei como técnico musical to I Festival Internacional de Música da UNICAMP, cumprindo funções diversas como seleção de repertório para os alunos participantes e demandas logísticas do evento.

Atividades

06/2011 - Atual
Direção e administração, Secretaria de Educação Musical a Distância, .

Cargo ou função
Supervisor de Tutoria Virtual - Educação Musical a Distância.

Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2009
Vínculo: Bolsista - Mestrando, Enquadramento Funcional: Estudante - Pesquisador, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.



Projetos de pesquisa


2011 - 2013
Determinantes da apreciação musical: escolaridade e nível de instrução musical
Descrição: A aprendizagem musical, embora normalmente associada à prática instrumental e criação, conta tambem com um outro elemento importante: a apreciação. Embora a maioria absoluta da população seja capaz de ouvir estímulos musicais, a maneira como se ouve é largamente influenciada pelos históricos particulares de aprendizagem. O presente estudo busca entender como diferentes públicos reagem a três interpretações da mesma obra musical executadas por instrumentistas de diferentes níveis de expertise. Para isso, três excertos de uma obra para piano foram submetidos à apreciação dos participantes e as respostas destes analisadas de acordo com seu nível de instrução geral (Estudo 1) e área de formação acadêmica (Estudo 2). Os resultados indicaram que 1)o nível de instrução geral, assim como a área de formação acadêmica correlacionam-se à capacidade de diferenciação das interpretações escolhidas e 2)quanto maior o nível de expertise dos instrumentistas comparados, maior a necessidade de um treino específico por parte dos ouvintes para perceber as nuances interpretativas executadas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2006 - 2009
Três Valsas Para Piano de Radamés Gnattal: uma abordagem analítico interpretativa
Descrição: O trabalho tem como objeto de estudo as valsas para piano ?Carinhosa?, ?Perfumosa? e ?Vaidosa?, de Radamés Gnattali, e tem por objetivo o estudo analítico das referidas peças visando ao entendimento dos processos composicionais empregados e sua relação com a interpretação das obras. Para tanto, foi utilizada a técnica de análise hipermétrica elaborada por Edward T. Cone em as obra ?Musical Form and Musical Performance? e a segmentação do processo analítico sugerida por John D. White em seu ?Comprehensive Musical Analisis?. A abordagem analítica das obras possibilitou explicitar o alto grau de coesão na técnica composicional de Radamés, bem como a percepção dos diversos elementos utilizados, oriundos de distintas correntes musicais, evidenciando sua competência como compositor no âmbito da chamada Música Erudita e sugerindo nuances para a interpretação das obras..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: INSTRUMENTO (PIANO).
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia da Música.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Composição Musical.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Educação Musical.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Livros publicados/organizados ou edições
1.
LEME Jr, A. C.. Percepção e notação melódica: atividades de treino autorregulado. 1. ed. São Carlos: EDUFSCar, 2016. v. 1. 135p .

2.
LEME Jr, A. C.. Percepção e notação rítmica: atividades de treino autorregulado. 1. ed. São Carlos: EDUFSCar, 2016. v. 1. 102p .

3.
LEME Jr, A. C.. Dez miniaturas para piano: outras sonoridades para o repertório de quem está começando. 1. ed. São Carlos: Autor-editor, 2014. v. 1. 75p .

Artigos aceitos para publicação
1.
SANTOS, R. ; LEME Jr, A. C. . A Persistência de elementos da tradição musical ocidental na obra de compositores do sécXX o caso da ?Carinhosa? de Radamés Gnattali. Cadernos de Pós-Graduação, 2011.

Apresentações de Trabalho
1.
LEME Jr, A. C.; de Rose, Julio ; Ferreira, Paulo R. . A Quinta Sinfonia de Beethoven e a Interpretação Comportamental da Criatividade. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
LEME Jr, A. C.. Tropicalismo. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
LEME Jr, A. C.. Orfeo de Monteverdi. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
LEME Jr, A. C.. A Figura da Femme Fatale na Produçâo Artística de Fins de XIX e inícios de XX. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
LEME Jr, A. C.. "Do Belo Musical" - Análise do Último cap. do Texto de Edouard Hanslick. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
LEME Jr, A. C.. Beethoven: análise do quarteto op132. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções bibliográficas
1.
LEME Jr, A. C.. Árida Mente, 2010. (Partitura Musical/Canto).

2.
LEME Jr, A. C.. Se for pra morrer, 2009. (Partitura Musical/Canto).

3.
LEME Jr, A. C.. Tudo Mentira, 2004. (Partitura Musical/Canto).

4.
LEME Jr, A. C.. Da Poesia, 2004. (Partitura Musical/Canto).

5.
LEME Jr, A. C.. Não me queira, 2004. (Partitura Musical/Canto).

6.
LEME Jr, A. C.. Poréns, 2004. (Partitura Musical/Canto).

7.
LEME Jr, A. C.. Ponta de Faca, 2004. (Partitura Musical/Canto).

8.
LEME Jr, A. C.. Anjos Do Mar, 2003. (Partitura Musical/Canto).

9.
LEME Jr, A. C.. Fel da Cidade, 2003. (Partitura Musical/Canto).

10.
LEME Jr, A. C.. E NAo é Que Ela Ligou Mesmo, 2003. (Partitura Musical/Canto).

11.
LEME Jr, A. C.. Ao Que Nasceu, 2003. (Partitura Musical/Canto).


Demais tipos de produção técnica
1.
LEME JUNIOR, A. C.; LEME Jr, A. C. . Dez miniaturas para piano: outras sonoridades para o repertório de quem está começando. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Livro).

2.
LEME Jr, A. C.. Material didático da disciplina Teclado 3 do curso de Educação Musical da UAB/UFSCar. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Elaboração de material didático).

3.
LEME Jr, A. C.; SANTOS, R. . Relatório de qualificação sobre o projeto de mestrado "Tres Valsas Para Piano de Radamés Gnattali: uma abordagem analítico interpretativa". 2008. (Relatório de pesquisa).


Produção artística/cultural
Música
1.
LEME Jr, A. C.. Recital comemorativo: guariba, 113 anos. 2008. Interpretação.

2.
Martigli, Otávio ; LEME Jr, A. C. . José Brasil. 2008. Audiovisual.

3.
LEME Jr, A. C.; ALMEIDA, E. . Recital de Música Brasileira. 2006. Interpretação.

4.
LEME Jr, A. C.; ALMEIDA, E. . Canções Brasileiras. 2006. Interpretação.

5.
LEME Jr, A. C.. Recital - palestra. 2005. Apresentação de Obra (para compositores).

6.
LEME Jr, A. C.; ALMEIDA, E. . Au Bord de L'eau - Guariba. 2005. Interpretação.

7.
LEME Jr, A. C.; GARCIA, E. C. . Clássicos UNICAMP. 2005. Interpretação.

8.
LEME Jr, A. C.; ALMEIDA, E. . Recital de Canto - Profa. Elisabete Almeida. 2005. Interpretação.

9.
LEME Jr, A. C.; ALMEIDA, E. . Au Bord de L'eau - Campinas. 2005. Interpretação.

10.
LEME Jr, A. C.; ALMEIDA, E. . Au bord de L'eau - UNICAMP. 2004. Interpretação.

11.
LEME Jr, A. C.; ALMEIDA, E. . Au Bord de L'eau - ABAL. 2004. Interpretação.

12.
LEME Jr, A. C.. Recital na Escola de Cadetes. 2004. Apresentação de Obra (para compositores).

13.
LEME Jr, A. C.; ALMEIDA, E. . Au Bord de L'eau - Pró Música. 2004. Interpretação.

14.
LEME Jr, A. C.; ALMEIDA, E. . Au Bord de Léau - CCLA. 2004. Interpretação.

15.
LEME Jr, A. C.; SANTOS, R. . Recital de Formatura. 2004. Interpretação.

16.
LEME Jr, A. C.; MOLCHANSKY, M. ; QUEIROZ, A. . Nós Fazemos Canção. 2003. Apresentação de Obra (para compositores).

17.
LEME Jr, A. C.; MEYER, A. . Recital Casa D´Itália. 2003. Interpretação.

18.
LEME Jr, A. C.; KAYAMA, A. G. ; GEBRAM, S. . Recital de Canto. 2002. Interpretação.

19.
LEME Jr, A. C.. Recitais Diversos. 2001. Interpretação.

Outras produções artísticas/culturais
1.
LEME Jr, A. C.. Se for pra morrer. 2009.

2.
LEME Jr, A. C.. Da Poesia. 2004.

3.
LEME Jr, A. C.. Não me Queira. 2004.

4.
LEME Jr, A. C.. Poréns. 2004.

5.
LEME Jr, A. C.. Tudo Mentira. 2004.

6.
LEME Jr, A. C.. Ponta de Faca. 2004.

7.
LEME Jr, A. C.. Fel da Cidade. 2003.

8.
LEME Jr, A. C.. Anjos do Mar. 2003.

9.
LEME Jr, A. C.. E Nao é que ela Ligou Mesmo. 2003.

10.
LEME Jr, A. C.. Ao Que Nasceu. 2003.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
NESPOLI, E.; CARVALHO, I. A.; LEME Jr, A. C.. Participação em banca de Bruno Henrique Cremonez.A escuta em Pierre Schaeffer: percepção e tecnologia no século XX. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Musical) - Universidade Federal de São Carlos.

2.
LEME Jr, A. C.; DOTTO, D.; SOUZA, M. R.. Participação em banca de Dayra Émile Guedes Martínez.As metodologias de ensino musical e suas incidências nos anais da ABEM. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Musical) - Universidade Federal de São Carlos.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
V Mostra do Programa em Pós Graduação de Psicologia.Diferentes públicos e diferentes escutas: apreciação de interpretações pianísticas. 2012. (Encontro).

2.
II Simpósio INCT sobre Comportamento, Cognição e Ensino. 2011. (Simpósio).

3.
IV Mostra do Programa em Pós Graduação de Psicologia.Sobre a escuta musical: processos e mecanismos subjacentes. 2011. (Encontro).

4.
JAC 10: décima jornada de análise do comportamento da UFSCar. A Quinta Sinfonia de Beethoven e a Interpretação Comportamental da Criatividade. 2011. (Congresso).

5.
XX Encontro da ABPMC.A Quinta Sinfonia de Beethoven e a Interpretação Comportamental da Criatividade. 2011. (Simpósio).

6.
Festival da Canção de Mogi Mirim.Maré Azul - Canção para canto e piano. 2009. (Encontro).

7.
I Festival de Canção Nova do IA - UNICAMP.Anjos do Mar (canção apresentada). 2005. (Encontro).

8.
I Festival Internacional de Música da UNICAMP.Aulas, ensaios, música de câmara e prática de orquestra. 2005. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
LEME Jr, A. C.. 1o. Festival Internacional de Música da UNICAMP. 2005. (Festival).

2.
LEME Jr, A. C.. 1o. Festival de Canção da UNICAMP. 2003. (Festival).



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
LEME Jr, A. C.. Dez miniaturas para piano: outras sonoridades para o repertório de quem está começando. 1. ed. São Carlos: Autor-editor, 2014. v. 1. 75p .


Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
LEME Jr, A. C.. Material didático da disciplina Teclado 3 do curso de Educação Musical da UAB/UFSCar. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Elaboração de material didático).

2.
LEME JUNIOR, A. C.; LEME Jr, A. C. . Dez miniaturas para piano: outras sonoridades para o repertório de quem está começando. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Livro).



Outras informações relevantes


Paralelamente a toda minha trajetória acadêmica - esta sempre amparada por instituições estaduais ou federais - , sempre lecionei música (aulas teóricas e prática pianística) para alunos de diversos perfis: desde diletantes que buscavam a atividade musical por hobbie até pós graduandos de outras áreas que buscavam o conhecimento musical necessário para o desenvolvimento de seus trabalhos multidisciplinares. Atualmente leciono em escolas de São Carlos e Araraquara, bem como para alunos particulares.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/10/2018 às 17:09:48