Thiago Pereira Falcão

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  • Última atualização do currículo em 05/06/2018


Thiago Falcão é Professor Adjunto do Curso de Jornalismo da Universidade Federal do Maranhão e Coordenador do Laboratório de Pesquisa em Estética e Entretenimento Digital da UFMA. Coordena o Grupo de Pesquisa em Games da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação - INTERCOM. Em sua trajetória, foi Professor Visitante no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi (UAM), em São Paulo, onde obteve também seu pós-doutorado em Comunicação e Audiovisual. Foi Professor Assistente (Substituto) na Universidade Federal Fluminense (UFF) e Professor do curso de Bacharelado em Rádio, TV e Internet da UAM. Doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia, foi bolsista PDSE/Capes na McGill University, em Montreal, no Canadá. Se dedica, em sua trajetória de pesquisa, a questões relacionadas aos game studies, media studies e a representações dos gêneros do fantástico nas mídias. Seu trabalho de pesquisa resultou na publicação de diversos artigos, capítulos e co-autorias de livros. Possui atuação junto ao mercado publicitário, tendo exercido, ao longo de sua carreira, os cargos de Diretor de Arte (Hall Comunicação, 9Ideia), Gerente de Planejamento e de Mídias Sociais (Soda Virtual) e, mais recentemente, de Gerente de Inteligência de Mercado (Wei Inteligência). Tem formação em jornalismo, com atuação concentrada na esfera do jornalismo de entretenimento, tendo ocupado o cargo de Editor no portal DNB Online, especializado na cobertura da cena nacional de música eletrônica, além de ter escrito para outros diversos veículos voltados para o entretenimento. Sua experiência no mercado da comunicação engloba todo o processo de produção, desde a concepção de produtos até sua execução e posterior avaliação: atuou como diretor de arte desenvolvendo peças impressas e digitais, coordenou esforços de design e, ainda, produziu trilhas sonoras, editou e finalizou filmes de curta e longa duração. Dentre suas experiências acadêmicas, destaca ter sido professor da disciplina de Criação Multimídia do Projeto Irradiar - parceria entre o MINC e a Fundação Tempo Glauber (RJ) - no qual enfocou, principalmente, a pós-produção para vídeo. Foi professor-convidado de uma série de MBAs e especializações sobre Comunicação Digital e Jornalismo Online, entre elas a da Universidade Tiradentes de Maceió/AL, da Universidade Salvador (UNIFACS) de Salvador/BA e da Estácio / PB, em João Pessoa, na Paraíba, além de ter sido professor de vários outros cursos de especialização nos quais suas disciplinas transitaram entre os seguintes assuntos: advergames, conteúdo e monitoramento em redes sociais e inteligência de mercado. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Thiago Pereira Falcão
Nome em citações bibliográficas
FALCÃO, Thiago

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Maranhão, Centro de Ciências Sociais, Saúde e Tecnologia (CCSST) - Imperatriz.
Rua Urbano Santos
Centro
65900410 - Imperatriz, MA - Brasil
Telefone: (99) 35296001


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2014
Doutorado em Comunicação e Cultura Contemporânea.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
com período sanduíche em McGill University (Orientador: Gabriella Coleman).
Título: Não Humanos em Jogo: Agência e Prescrição em World of Warcraft, Ano de obtenção: 2014.
Orientador: André Luiz Martins Lemos.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Mundos Virtuais; Video games; Teoria do Ator-Rede; Agência.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Teoria da Comunicação / Especialidade: Cibercultura.
2008 - 2010
Mestrado em Comunicação e Cultura Contemporânea.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Título: Uma Incursão sobre as Estruturas Comunicacionais em Mundos Virtuais: Estudo sobre a Mediação dos Diálogos pela Figura do Jogo,Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: José Carlos Santos Ribeiro.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Mundos Virtuais; Círculo Mágico; Cibercultura; Sociabilidade.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
2003 - 2007
Graduação em Comunicação Social.
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
Título: Universo, Metaverso, Multiverso - Mundos Virtuais como Híbridos entre Jogos Eletrônicos e Comunidades Virtuais.
Orientador: Wellington Pereira.
Bolsista do(a): Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, RNP, Brasil.
2001 interrompida
Graduação interrompida em 2003 em Publicidade e Propaganda.
Instituto de Educação Superior da Paraíba, IESP, Brasil.
Ano de interrupção: 2003
1999 interrompida
Graduação interrompida em 2002 em Ciência da Computação.
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
Ano de interrupção: 2002
1995 - 1998
Curso técnico/profissionalizante em Informática.
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, IFPB, Brasil.
Bolsista do(a): Centro Federal de Educação Tecnológica, CEFET-PB, Brasil.


Pós-doutorado


2014 - 2016
Pós-Doutorado.
Universidade Anhembi Morumbi, UAM, Brasil.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Audiovisual.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Adjunto A, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

09/2017 - Atual
Ensino, Comunicação Social - Jornalismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estética e as Mídias
Jornalismo Especializado A: Edição de Vídeo
04/2017 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Sociais, Saúde e Tecnologia (CCSST) - Imperatriz, .

Linhas de pesquisa
Game Studies
Cibercultura
02/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Sociais, Saúde e Tecnologia (CCSST) - Imperatriz, .

Cargo ou função
Comissão de Criação do Mestrado em Comunicação.
11/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Sociais, Saúde e Tecnologia (CCSST) - Imperatriz, .

Cargo ou função
Coordenação de Estágio Curricular.
03/2017 - 07/2017
Ensino, Comunicação Social - Jornalismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Laboratório de Fotojornalismo
Estética e as Mídias
09/2016 - 01/2017
Ensino, Comunicação Social - Jornalismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Laboratório de Programação Visual
Cinevideojornalismo

Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Assistente, Substituto, Carga horária: 40
Outras informações
Professor das disciplinas de 'História e Teoria dos Games II'; e 'Mídia e Ficção Científica', no curso de Estudos de Mídia da UFF. História e Teoria dos Games II: Ementa: A disciplina aborda o campo dos game studies, de forma histórica, discutindo tanto os jogos eletrônicos como medium singular ? ao apresentar materialidade e potência de experiência próprios ? quanto considera que seu entendimento deve se dar em meio à rica ecologia dos meios de comunicação na cultura contemporânea. O objetivo é compor um panorama no qual questões clássicas e recentes do campo estejam diretamente relacionadas à experiência midiática contemporânea. Mídia e Ficção Científica: Ementa: A Ficção Científica é um gênero narrativo que permeia o espectro midiático contemporâneo. Surgido na literatura e logo apropriado pelo cinema, hoje podemos encontrar traços dele nos mais diversos produtos ? desde peças publicitárias a histórias em quadrinhos, passando, naturalmente, pela televisão e por toda cultura audiovisual. O intuito desta disciplina é buscar uma abordagem compreensiva, não necessariamente histórica, para a relação entre o gênero da Ficção Científica e a cultura contemporânea, partindo de um recorte de obras que contemple desde a produção alternativa até o contexto mainstream. No decorrer deste trajeto serão propostas investigações acerca do léxico do gênero, de sua estrutura narrativa, seu vocabulário próprio, conceitos e teorias.

Atividades

07/2015 - 07/2016
Ensino, Estudos de Mídia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Crítica de Games
História e Teoria dos Games II
Mídia e Ficção Científica
Mídia e Horror

Universidade Anhembi Morumbi, UAM, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40
Outras informações
Professor do Bacharelado em Rádio, TV e Internet, lecionando as disciplinas "Edição de Imagens", "Projeto Experimental I" e "Estudos de Semiótica".

Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista PNPD Capes, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Ministrou, enquanto bolsista no PPGCOM, a disciplina 'Tópicos especiais para processos midiáticos na cultura audiovisual', tendo como foco a 'Introdução aos Game Studies'. Ementa: A disciplina aborda o campo dos game studies, de forma histórica, discutindo tanto os jogos eletrônicos como medium singular ? ao apresentar materialidade e potência de experiência próprios ? quanto considera que seu entendimento deve se dar em meio à rica ecologia dos meios de comunicação na cultura contemporânea. O objetivo é compor um panorama no qual questões clássicas e recentes do campo estejam diretamente relacionadas à experiência midiática contemporânea.

Atividades

02/2016 - Atual
Ensino, Rádio, Tv e Internet, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Edição de Imagens
Projeto Experimental I
Estudos da Semiótica
12/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Mestrado em Comunicação, .

08/2015 - 12/2015
Ensino, Comunicação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução aos Game Studies

Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista CNPQ, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Partindo de um entendimento da ideia de social advindo da Teoria Ator-Rede (TAR) (LATOUR, 2005), para a qual as relações de agência se distribuem entre humanos e não humanos de forma simétrica, este trabalho demonstra como atores não humanos estão presentes e se insinuam como mediadores, sendo vitais para o processo de construção do tecido social no Massive Multiplayer Online Role-Playing Game (MMORPG) World of Warcraft. Para tanto, nos utilizamos de um arcabouço teórico multidisciplinar que combina elementos do campo dos estudos de mídia, das ciências sociais e dos game studies, articulando estes através da lente interpretativa da TAR. Nos concentramos sobre as noções de prescrição e discriminação para criar um modelo de análise que capacite uma noção de agência aplicada aos jogos eletrônicos que não empreenda distinções a priori acerca do contexto analisado. O trabalho, com base na pesquisa realizada, estabelece uma crítica da aproximação a World of Warcraft no sentido de que a experiência do MMORPG se transforma crucialmente em seu uso. Os períodos de observação e de contato para com os informantes datam de março de 2010 até fevereiro de 2014.

Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista CNPQ, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Esta pesquisa consistiu em uma aproximação teórica às estruturas comunicacionais encontradas em mundos virtuais ? ambientes interacionais multiusuário navegáveis espacialmente através de um avatar. A hipótese que move o trabalho é a de que os aspectos do jogo, representados de duas formas distintas, como objeto e como atividade, trabalham no sentido de produzir um enquadramento do contexto sócio-comunicacional, mediando as relações entre os usuários/jogadores quando estas são estabelecidas a partir do ambiente. Elegemos como objeto de estudo o contexto interacional relativo ao ambiente World of Warcraft (WoW), lançado pela Blizzard Entertainment no ano de 2004 e ainda ativo (dado de 2016). A pesquisa consiste em uma observação não-participante, se utilizando de princípios da etnografia virtual para realizar a coleta dos dados, estes analisados com base nas referências bibliográficas que dão suporte a este trabalho.

Atividades

02/2010 - 07/2014
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Comunicação, .

Linhas de pesquisa
Cibercultura
02/2008 - 02/2010
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Comunicação, .

Linhas de pesquisa
Cibercultura

Museu de Arte Moderna da Bahia, MAM-BA, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenador, Carga horária: 20


Universidade Tiradentes, UNIT, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Convidado, Carga horária: 8
Outras informações
Professor das disciplinas: Mediação, Conteúdos Digitais e Interatividade nas Mídias Sociais - 24h Ementa: Conceitos de estratégia, execução e mensuração com redes sociais; Ferramentas de estatísticas de acesso do seu site: número totais de visitas, taxa de rejeição e tempo médio do visitante no site; Uso de FanPages em negócios online; Gerenciamento de ferramentas digitais; otimização da comunicação online; Direcionamento de públicos interno e externo; Google Docs e recursos de compartilhamento de documentos; Google Calendar, e criação de eventos entre os funcionários; Otimização; diálogo e organização coletiva de uma empresa; Prospecção de clientes e manutenção de cliente utilizando mídias sociais. Mensuração de Resultados em Campanhas Interativas e Indicadores de Desempenho Ementa: Processos de desenvolvimento, implementação, análise e acompanhamento de resultados de projetos e de produtos para Mídias Digitais e Interativas; Cibercultura e Economia Digital Modelo de Negócios; Estratégias de Marketing Digital Desenvolvimento e Implementação de Projetos Métricas Para Análise de Produtos; Planejamento de projetos de análise de métricas; Principais métricas de um site e ferramenta de análise; Conceitos de métricas do Google Analytics; Performance de campanhas digitais. Ferramenta de monitoramento de tráfego online; Planejando campanhas online.

Atividades

11/2012 - Atual
Ensino, Comunicação Digital, Webjornalismo e Novas Mídias, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Mensuração de Resultados em Campanhas Interativas e Indicadores de Desempenho
Mediação, Conteúdos Digitais e Interatividade nas Mídias Sociais

Faculdade Estácio da Paraíba, ESTÁCIO/PB, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2015
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor Convidado
Outras informações
Professor da disciplina 'Jogos Eletrônicos: Padrões de Interação e Consumo' e da disciplina 'Advergames'. Ementa: A proposta do módulo é capacitar o corpo discente a lidar com Jogos Eletrônicos como ferramentas adequadas e eficazes para a comunicação, considerando não só seus aspectos técnicos, relacionados à produção, mas também os aspectos da linguagem envolvidos neste processo. Tópicos de interesse: Contexto cultural dos Jogos Eletrônicos; Princípios do Game Design; Jogos para Sites de Redes Sociais; Newsgames; Advergames; Padrões de Interação; Padrões de Consumo; Métricas.

Atividades

11/2011 - 02/2015
Ensino, MBA em Marketing Digital, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Jogos Eletrônicos: Padrões de Interação e Consumo
Advergames

Faculdade Juvêncio Terra, FJT, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Professor Convidado, Enquadramento Funcional: Professor Convidado, Carga horária: 30
Outras informações
Professor da Disciplina 'Marketing e Mídias Sociais': Ementa: Redes sociais: história, conceitos e princípios básicos. Era da informação. Laços sociais e o impacto nas redes online. Principais serviços: Facebook, Twitter, LinkedIn, Google+ e YouTube. Mercado de compra coletiva. Estratégias de redes sociais. Planejamento de ações e campanhas. Impacto da mobilidade. CRM nas redes sociais. Melhores práticas.


Wei Inteligência, WEI, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Gerente, Enquadramento Funcional: Prestador de Serviços, Carga horária: 44


SODA Virtual, SODA, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Gerente, Enquadramento Funcional: Consultor, Carga horária: 40


Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, RNP, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

Atividades

12/2006 - 02/2008
Pesquisa e desenvolvimento , Laboratório de Aplicações em Vídeo Digital, .


Núcleo de Tecnologia da Informação, NTI - UFPB, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2000 - 2003
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20


PBWeb Internet Technology, PBWEB, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20


Concepto Internet, CONCEPTO, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Diretor de Arte / Web, Carga horária: 40


Ponto R Comunicação, PRC, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 1999
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20


9ideia Comunicação, 9IDEIA, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2002
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assistente de Arte, Carga horária: 40



Linhas de pesquisa


1.
Interface e Interatividade em TV Digital
2.
Cibercultura
3.
Cibercultura
4.
Processos Midiáticos na Cultura Audiovisual
5.
Game Studies
6.
Cibercultura


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Dinâmicas de Consumo em Online Video Games: Apropriação e Subversão no Universo de Warcraft
Descrição: Este projeto se debruça sobre um fenômeno de crescente importância na cultura dos jogos eletrônicos: as dinâmicas de apropriação e de subversão de estruturas econômicas que estão subscritas a jogos massivos online. Ao observar dois contextos sociotécnicos específicos ? um relacionado ao MMORPG World of Warcraft (Blizzard Entertainment, 2004) e outro relacionado ao digital card game Hearthstone (Blizzard Entertainment, ? nosso intuito é identificar as formas através das quais se dá a relação entre produtores e consumidores, considerando que comportamentos são criados para responder alterações no sistema e, de forma semelhante, aspectos técnicos do sistema são alterados para contornar comportamentos indesejados por parte dos jogadores. De forma específica, observaremos criticamente o comércio de moeda (gold farming) e a prestação de serviços in game dentro de World of Warcraft; e as práticas de netdecking e pay-to-play em Hearthstone, atentando em especial para a tensão construída entre comunidade e desenvolvedor, e como esta é responsável pela criação de um tecido social que, ao mesmo tempo em que é particular a estes video games, oferece importantes dados acerca das relações de consumo na cultura contemporânea..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Thiago Pereira Falcão - Coordenador / Emmanoel Ferreira - Integrante / Daniel Gois Rabelo Marques - Integrante / Ivan Mussa - Integrante / Nataly Alencar Trovão - Integrante.


Membro de corpo editorial


2014 - Atual
Periódico: Contracampo


Revisor de periódico


2011 - Atual
Periódico: urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana
2011 - Atual
Periódico: Ciberlegenda (UFF. Online)
2014 - Atual
Periódico: Contracampo
2015 - Atual
Periódico: In Texto (UFRGS. Online)
2015 - Atual
Periódico: Revista Fronteiras (Online)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Cultura Contemporânea.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Estudos de Mídia.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Cibercultura.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Game Studies.
5.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Criação em Comunicação.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CONDE, M. G.2017CONDE, M. G. ; FALCÃO, Thiago . Distribuição e circulação de conteúdos jornalísticos em mídias sociais contemporâneas: o Instant Articles do Facebook e o Accelerated Mobile Pages do Google. REVISTA ESTUDOS DE JORNALISMO, v. 6, p. 88-98, 2017.

2.
FALCÃO, Thiago2017FALCÃO, Thiago; SOARES, L. P. . O Lúdico e a Cultura (Digital). LUMINA (JUIZ DE FORA), v. 11, p. 1-3, 2017.

3.
FALCÃO, Thiago2017FALCÃO, Thiago; MARQUES, D. G. R. . Pagando para vencer: Cultura, Agência e Bens Virtuais em Video Games. REVISTA CONTRACAMPO, v. 36, p. 133-156, 2017.

4.
FALCÃO, Thiago2017FALCÃO, Thiago; MARQUES, D. G. R. . Aprendendo a Jogar. Revista Metamorfose, v. 2, p. 6-10, 2017.

5.
MARQUES, D. G. R.2017MARQUES, D. G. R. ; FALCÃO, Thiago . ?I Will Play Overwatch with You?: Dinâmicas de Apresentação de jogadores de Overwatch na plataforma Fiverr. CULTURAS MIDIÁTICAS, v. 10, p. 202-221, 2017.

6.
FERREIRA, E.2016FERREIRA, E. ; FALCÃO, Thiago . Atravessando as bordas do círculo mágico: imersão, atenção e videogames. Comunicacao, Midia e Consumo (Online), v. 13, p. 73, 2016.

7.
FALCÃO, Thiago2016FALCÃO, Thiago. Relações de Ação e Agência em World of Warcraft. Mídia e Cotidiano, v. 10, p. 5-28, 2016.

8.
FALCÃO, Thiago2015FALCÃO, Thiago. Interfaces: de quem é este problema?. Rebeca - Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual, v. 4, p. 6, 2015.

9.
FALCÃO, Thiago2015 FALCÃO, Thiago. Paratextos, programas de ação?. Significação. Revista de cultura audiovisual, v. 42, p. 373, 2015.

10.
FALCÃO, Thiago2013FALCÃO, Thiago; AQUINO, M. C. . Camadas Relacionais de Prescrição: Rascunhos para uma Metodologia de Análise dos Jogos Eletrônicos. ESFERAS - Revista Interprogramas de Pós-graduação em Comunicação do Centro Oeste, v. 1, p. 145-157, 2013.

11.
FALCÃO, Thiago2013 FALCÃO, Thiago; AQUINO, M. C. . Sociabilidade e jogo em redes sociais baseadas em localização: dinâmicas interacionais e o sistema de badges do Foursquare. Comunicacao, Midia e Consumo (Online), v. 10, p. 97-127, 2013.

12.
FALCÃO, Thiago2010FALCÃO, Thiago. Às Margens de uma Nova Corrida do Ouro: Notas Introdutórias sobre Trabalho e Lazer em Mundos Virtuais. Revista Eletrônica CoMtempo, v. 2, p. 1-11, 2010.

13.
FALCÃO, Thiago2010FALCÃO, Thiago. Afinal, Quem Protagoniza as Fábulas de Hoje? Texto, Narrativa e Produção de Sentido em MMORPGs. Plurais: Revista Multidisciplinar da UNEB, v. 1, p. 28-46, 2010.

14.
FALCÃO, Thiago2009FALCÃO, Thiago; NOBRE, C. . Jornalismo, Tecnologia e Apropriação: Algumas Reflexões. Temática (João Pessoa. Online), v. 5, p. 1-10, 2009.

15.
FALCÃO, Thiago2009FALCÃO, Thiago; RIBEIRO, J. C. . Mundos Virtuais e Identidade Social: Processos de Formação e Mediação através da Lógica do Jogo. Logos (Rio de Janeiro), v. 30, p. 84-96, 2009.

16.
FALCÃO, Thiago2008 FALCÃO, Thiago; RIBEIRO, J. C. ; BRUNET, K. S. . Comunicação Móvel e Jogos em Espaços Híbridos. E-Compós (Brasília), v. 11, p. 1-15, 2008.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
FALCÃO, Thiago; MARQUES, D. G. R. (Org.) . Metagame: Panoramas dos Game Studies no Brasil. 384. ed. São Paulo: Intercom, 2017. v. 1. 348p .

2.
RIBEIRO, J. C. (Org.) ; FALCÃO, Thiago (Org.) ; SILVA, Tarcízio. (Org.) . Mídias Sociais: Saberes e Representações. 1. ed. Salvador: EDUFBA, 2012. v. 1. 292p .

3.
ANDRADE, L. A. (Org.) ; FALCÃO, Thiago (Org.) . Realidade Sintética: Jogos Eletrônicos, Comunicação e Experiência Social. 1. ed. São Paulo: Scortecci, 2012. v. 1. 247p .

Capítulos de livros publicados
1.
FALCÃO, Thiago; HOLZBACH, A. . É Hora da Aventura! Notas para uma Discussão Teórica acerca dos Desenhos Animados. In: Ariane Holzbach; Mayka Castellano. (Org.). Televisões: Reflexões para além da TV. 1ed.Rio de Janeiro: E-Papers, 2018, v. 1, p. 1-20.

2.
PUHL, P. ; AQUINO, M. C. ; FALCÃO, Thiago . Nuances da experiência narrativa contemporânea: a franquia Tron e a fronteira digital. In: Carlos Gerbase, Cristiane Freitas Gutfreind. (Org.). Cinema em Choque - Diálogos e Rupturas. 1ed.Porto Alegre: Sulina, 2013, v. 1, p. 1-30.

3.
FALCÃO, Thiago. Paratextos, Programas de Ação. In: Erick Felinto. (Org.). Cibercultura em Tempos de Diversidade: Estética, Entretenimento e Política. 1ed.Rio de Janeiro: Anadarco, 2013, v. 1, p. 123-144.

4.
FALCÃO, Thiago. Estruturas de Agenciamento em Mundos Virtuais: Mundos Ficcionais como Vetores para o Comportamento Social In-Game. In: Luiz Adolfo de Andrade; Thiago Falcão. (Org.). Realidade Sintética: Jogos Eletrônicos, Comunicação e Experiência Social. 1ed.São Paulo: Scortecci, 2012, v. 1, p. 221-243.

5.
FALCÃO, Thiago; AQUINO, M. C. . Convergência e sociabilidade no Foursquare: Badges enquanto recompensa por comportamentos preestabelecidos. In: Carlos Gerbase; Eduardo Campos Pellanda; Juliana Tonin. (Org.). Meios e mensagens na aldeia virtual. 1ed.Porto Alegre: Sulina, 2012, v. 01, p. 63-85.

6.
RIBEIRO, J. C. ; FALCÃO, Thiago ; SILVA, Tarcízio. . Apresentação. In: Ribeiro, J. C.; FALCÃO, Thiago; SILVA, T.. (Org.). Apresentação. 1ed.Salvador: EDUFBA, 2012, v. 01, p. 7-9.

7.
FALCÃO, Thiago; SILVA, Tarcízio. ; AYRES, M. . Jogos e o Fluxo de Capital Simbólico no Facebook: Um Estudo dos Casos Farmville e Bejeweled Blitz. In: Luiz Adolfo de Andrade; Thiago Falcão. (Org.). Realidade Sintética: Jogos Eletrônicos, Comunicação e Experiência Social. 1ed.São Paulo: Scortecci, 2012, v. 1, p. 41-56.

8.
FALCÃO, Thiago; ANDRADE, L. A. ; FERREIRA, E. ; BRUNI, P. . Locative Media and Playful Appropriations, or How Electronic Games help to Redefine the Meaning of Space. In: Rodrigo Firmino; Fabio Duarte; Clovis Ultramari. (Org.). ICTs for Mobile and Ubiquitous Urban Infrastructures: Surveillance, Locative Media and Global Networks. 1ed.Hershey: IGI Global, 2011, v. 1, p. 186-204.

9.
FALCÃO, Thiago. Structures of Agency in Virtual Worlds: Fictional Worlds and the Shaping of an In-Game Social Conduct. In: Nelson Zagalo; Leonel Morgado; Ana Boa-Ventura. (Org.). Virtual Worlds and Metaverse Platforms: New Communication and Identity Paradigms. 1ed.Hershey: IGI Global, 2011, v. 1, p. 192-205.

10.
FALCÃO, Thiago; RIBEIRO, J. C. . The Whereabouts of Play, or How the Magic Circle Helps Create Social Identities in Virtual Worlds. In: Garry Crawford; Victoria K Gosling; Ben Light. (Org.). Online Gaming in Context: The Social and Cultural Significance of Online Games. 1ed.Londres: Routledge, 2011, v. 1, p. 200-215.

11.
FALCÃO, Thiago; BATISTA, C. E. C. F. ; SOUZA FILHO, G. L. . A Convergência Midiática e o Papel da Televisão Digital Interativa com Ginga. In: PRETTO, Nelson de Luca; SILVEIRA, Sérgio Amadeu da. (Org.). Além das Redes de Colaboração - Internet, Diversidade Cultural e Tecnologias do Poder. 1ed.Salvador: EDUFBA, 2008, v. , p. 171-178.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
FALCÃO, Thiago. Agora. Beatz, São Paulo / SP, p. 64 - 64, 15 ago. 2005.

2.
FALCÃO, Thiago. Brasil Quebrado. Beatz, São Paulo / SP, p. 61 - 61, 01 dez. 2004.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FALCÃO, Thiago. Paratextos, Programas de Ação. In: XXII Encontro Anual da Compós, 2013, Salvador. Anais do XXII Encontro Anual da Compós. Salvador: Edufba, 2013. v. 22. p. 1-20.

2.
FALCÃO, Thiago. Camadas Relacionais de Prescrição: Alicerces para uma Metodologia de Análise dos Jogos Eletrônicos. In: 20o Encontro Anual da Associação Nacional dos Programas de Pós Graduação em Comunicação - Compós, 2011, Porto Alegre. Anais do Encontro Anual da Compós. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2011. v. 20. p. 1-15.

3.
FALCÃO, Thiago. Estruturas de Agenciamento em Mundos Virtuais: Mundos Ficcionais como Vetores para o Comportamento Social In-Game. In: 19° Encontro Nacional da Compós, 2010, Rio de Janeiro. Anais do 19º Encontro Nacional da Compós. Rio de Janeiro: Editora Puc Rio, 2010. v. 1. p. 1-18.

4.
FALCÃO, Thiago; NATAL, G. ; HOLMER, J. C. . Da Mediação do Amar: Rascunhos sobre Sentimentos nas Relações Sociais Online. In: XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2010, Caxias do Sul. Anais do ... Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Caxias do Sul, 2010. v. 1. p. 1-18.

5.
FALCÃO, Thiago; RIBEIRO, J. C. ; SILVA, Tarcízio. . Gerenciamento de Impressões Pessoais Através de Aplicativos Sociais: Uma Proposta de Análise. In: XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2010, Caxias do Sul. Anais do ... Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2010. v. 1. p. 1-15.

6.
FALCÃO, Thiago. Rumo a uma Abordagem Teórica da Relação entre Trabalho e Jogo nos Mundos Virtuais. In: IV Seminário Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação, 2008, Salvador. Anais do IV Seminário Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação, 2008. v. 1.

7.
FALCÃO, Thiago. O Grotesco e sua Semiose: O Caso Ficção Científica. In: IX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste, 2007, Salvador. Anais do IX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste, 2007.

8.
FALCÃO, Thiago; DIAS, C. E. ; MELO. Gregório E. L. de ; GOMES, A. L. ; BATISTA, C. E. C. F. ; SOUZA FILHO, G. L. ; OLIVEIRA, F. S. . RNPTV: Um Serviço para Integração e Distribuição de Canais de TV através da Internet. In: XIII Brazilian Symposium on Multimedia and the Web, 2007, Gramado - RS. Anais: XIII Brazilian Symposium on Multimedia and the Web, 2007. v. 1. p. 174-181.

9.
FALCÃO, Thiago. Mundos Virtuais como Híbridos entre Jogos Eletrônicos e Comunidades Virtuais. In: Brazilian Symposia on Games and Digital Entertainment - SBGames 2007, 2007, São Leopoldo - RS. Proceedings of Brazilian Symposia on Games and Digital Entertainment - SBGames 2007. São Leopoldo: Ed. Unisinos, 2007.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
FALCÃO, Thiago. Não Humanos em Jogo: Agência e Prescrição em World of Warcraft. In: Encontro Anual da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação, 2014, Belém. Anais do 23º Encontro Anual da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação. Belém: Compós, 2014. v. 1. p. 1-20.

2.
FALCÃO, Thiago. Quando Metaversos Colidem: Mundos Virtuais e suas Consequências na Correspondência entre Real e Virtual. In: IX Seminário Internacional da Comunicação: Simulacros e (Dis)Simulações na Sociedade Hiper-Espetacular, 2007, Porto Alegre. Anais do IX Seminário Internacional da Comunicação. Porto Alegre - RS: Editora EdiPUCRS, 2007. p. 28-29.

Apresentações de Trabalho
1.
FALCÃO, Thiago. Metagame: Agência e Poder nos Video Games. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
FALCÃO, Thiago. Metagaming, Agência e Relações de Poder nos e-Sports. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
FALCÃO, Thiago. Interfaces de Videogames como Zonas de Performance. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
FALCÃO, Thiago. Da Poiese Paratextual: Apropriação e Infinitude em Game of Thrones. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
FALCÃO, Thiago. A Noção de Cânone como Mediadora entre Participação e Paratexto. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
FALCÃO, Thiago. Não Humanos em Jogo: Agência e Prescrição em World of Warcraft. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
FALCÃO, Thiago. Paratextos, Programas de Ação. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
FALCÃO, Thiago. Camadas Relacionais de Prescrição: Alicerces para uma Metodologia de Análise dos Jogos Eletrônicos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
FALCÃO, Thiago. Delete Yourself: Notas sobre a Vida, Morte e Ressurreição do Digital Hardcore. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
FALCÃO, Thiago. Entendendo Mecânicas de Jogabilidade em Jogos Sociais. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
FALCÃO, Thiago; NATAL, G. ; HOLMER, J. C. . Da Mediação do Amar: Rascunhos sobre Sentimentos nas Relações Sociais Online. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
SILVA, Tarcízio. ; RIBEIRO, J. C. ; FALCÃO, Thiago . Gerenciamento de Impressões Pessoais Através de Aplicativos Sociais: Uma Proposta de Análise. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
FALCÃO, Thiago. Genealogia dos Mundos Virtuais. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
FALCÃO, Thiago; RIBEIRO, J. C. . Formação de Estereótipos em Mundos Virtuais: Análise dos Fatores Representacional e Comportamental. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
FALCÃO, Thiago; RIBEIRO, J. C. . Processos Sociais de Estereotipia em Mundos Virtuais. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

16.
FALCÃO, Thiago; FERREIRA, E. . Through the Looking Glass: Weavings Between the Magic Circle and the Immersive Processes in Video Games. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
FALCÃO, Thiago; AYRES, M. ; SILVA, Tarcízio. . Jogos e o fluxo de capital simbólico no Facebook: um estudo dos casos Farmville e Bejeweled Blitz. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

18.
FALCÃO, Thiago; FERREIRA, E. . Atravessando as Bordas do Círculo Mágico: Imersão, Atenção e Videogames. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

19.
FALCÃO, Thiago. Jogos e o Mundo Digital. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

20.
FALCÃO, Thiago. Reflexões sobre a Relação entre Trabalho e Lazer nos Mundos Sintéticos. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

21.
FALCÃO, Thiago; RIBEIRO, J. C. . Mundos Virtuais e Identidade Social: Processos de Formação e Mediação através da Lógica do Jogo. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

22.
FALCÃO, Thiago. Rumo a uma Abordagem Teórica da Relação entre Trabalho e Jogo nos Mundos Sintéticos. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

23.
FALCÃO, Thiago. Mundos Virtuais como Híbridos entre Jogos Eletrônicos e Comunidades Virtuais. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

24.
FALCÃO, Thiago. Quando Metaversos Colidem: Mundos Virtuais e suas Consequências na Correspondência entre Real e Virtual. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

25.
FALCÃO, Thiago. Por uma Terminologia no Estudo dos Mundos Virtuais. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções bibliográficas
1.
FALCÃO, Thiago. Apresentação. São Paulo, 2017. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

2.
FALCÃO, Thiago. A Virada Material dos Game Studies. Juiz de Fora: Editora da Universidade Federal de Juiz de Fora, 2017. (Tradução/Artigo).

3.
FALCÃO, Thiago. O jogo Enquanto Vida Moralmente Correta: Hedonismo Utilitário, A Ética do Jogo?. São Leopoldo: Revista Fronteiras / Unisinos, 2011. (Tradução/Artigo).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
FALCÃO, Thiago. Exposição Reforma e Reinvenção. 2013.

2.
FALCÃO, Thiago. Exposição Itinerância Videobrasil 2012 | 2013. 2013.

3.
CARROZZO, Stella ; FALCÃO, Thiago . Exposição Rubem Valentim. 2012.

4.
FALCÃO, Thiago. Exposição Rubem Valentim. 2012.

5.
FALCÃO, Thiago. Exposição Almandrade. 2012.

6.
FALCÃO, Thiago. Computação Gráfica: Prêmio Braskem de Teatro. 2011.

7.
FALCÃO, Thiago. 29a Bienal de São Paulo - Obras Selecionadas. 2011.

8.
FALCÃO, Thiago. Cd Trilhas do Aprendente e Mapa de Navegação do aprendente Vol. I. 2007.

Trabalhos técnicos
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
FALCÃO, Thiago. UFPbaja - Equipe Paraíba. 2006.

2.
FALCÃO, Thiago; BRENNAND, E. . Conexão Ciência. 2006.


Demais tipos de produção técnica
1.
FALCÃO, Thiago. Mensuração de Resultados em Campanhas Interativas e Indicadores de Desempenho. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

2.
FALCÃO, Thiago. Mediação, Conteúdos Digitais e Interatividade. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

3.
FALCÃO, Thiago. Mediação, Conteúdos Digitais e Interatividade. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

4.
FALCÃO, Thiago. Criação Multimídia. 2013. .

5.
FALCÃO, Thiago. Mensuração de Resultados em Campanhas Interativas e Indicadores de Desempenho. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

6.
FALCÃO, Thiago. Jogos Eletrônicos: Padrões de Interação e Consumo. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

7.
FALCÃO, Thiago. Advergames. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

8.
CARROZZO, S. ; FALCÃO, Thiago . Rubem Valentim. 2012. (Editoração/Catálogo).

9.
FALCÃO, Thiago. Advergames. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

10.
FALCÃO, Thiago; ANDRADE, L. A. . Gamificação e Transmídia. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

11.
FALCÃO, Thiago. Midias Locativas e Geolocalização. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

12.
FALCÃO, Thiago. Criação Multimídia / RJ. 2010. .

13.
FALCÃO, Thiago. Criação Multimídia / MG. 2010. .

14.
FALCÃO, Thiago. Criação Multimídia / BA. 2010. .

15.
FALCÃO, Thiago. Criação Multimídia / PB. 2010. .

16.
ANDRADE, L. A. ; BRUNI, P. ; FALCÃO, Thiago . A Fórmula do Conhecimento. 2009. (Alternate Reality Game (Jogo Eletrônico)).


Produção artística/cultural
Música
1.
FALCÃO, Thiago. Sina - A Sorte de um Homem. 2007. Audiovisual.

2.
FALCÃO, Thiago. Boi da Cara Preta. 2007. Audiovisual.

3.
FALCÃO, Thiago. Estibordo. 2006. Audiovisual.

Artes Visuais
1.
FALCÃO, Thiago. O que nos liga é a Música. 2006. Vídeo.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
FERREIRA, E.; PICADO, José Benjamim; FALCÃO, Thiago. Participação em banca de Juliana Souza Lima. Caminho em Ruínas: A Distopia de Jogos Vorazes como Diagnóstico do Tempo. 2018. Dissertação (Mestrado em Mídia e Cotidiano) - Universidade Federal Fluminense.

2.
PEREIRA, V. A.; FERREIRA, E.; FALCÃO, Thiago. Participação em banca de Érica D?Alessandro Junho de Lemos. Análise comparativa de estruturas narrativas em jogos digitais. 2018. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

3.
GOSCIOLA, V.; SILVA, F. F.; MAGNO, M. I. C.; FALCÃO, Thiago. Participação em banca de Matheus Tagé Veríssimo Ribeiro. Heróis em Convergência: A Narrativa Transmídia como Fator de Presença Cultural do Universo dos Vingadores. 2016. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Anhembi Morumbi.

4.
JOSEPHSON, J. Z. A.; FALCÃO, Thiago; ALZAMORA, G. C.; DANDREA, C. F. B.. Participação em banca de Luiz Felipe Matsya de Aruanda Ramos Garrocho. Temos que Pegar: Espirais de Apropriação e Regras Autoimpostas de Jogabilidade em trechos de vídeos de Let's Play do jogo Pokemon LeafGreen. 2016. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Universidade Federal de Minas Gerais.

5.
FORMIGA, A. A.; LINO, N. C. Q.; REGO, T. G.; FALCÃO, Thiago. Participação em banca de Ewerton Lopes Silva de Oliveira. Classificação de Tópicos para Textos Curtos em Redes Sociais. 2015. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal da Paraíba.

6.
CARAVELA, G. B. M.; SILVEIRA JUNIOR, P. M.; FALCÃO, Thiago. Participação em banca de Danielle de Macedo Leite. Autobiografia no Jogo: a formação dos avatares e das histórias no jogo The Sims 3. 2015. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Teses de doutorado
1.
SOARES, L. P.; FERREIRA, E.; OLIVEIRA, F. C. R. M.; FALCÃO, Thiago; PEREIRA, V. A.. Participação em banca de Ivan Mussa Tavares Gomes. O Jogador Descentralizado: Comunicação Humano-Videogame no Contexto Pós-Minecraft. 2018. Tese (Doutorado em Comunicação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

2.
MAGALHAES, L. A. M.; NUNES FILHO, P.; SUPPIA, A.; TERZAKIS, P.; FALCÃO, Thiago. Participação em banca de Allana Dilene de Araújo de Miranda. "Há algo de mim em você": Personagem e Espaço em Blade Runner e Her. 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal da Paraíba.

3.
OLIVEIRA, F. C. R. M.; RODRIGUES, R. T. P.; PIMENTA, F. J. P.; FALCÃO, Thiago; FRAGOSO, S. D.. Participação em banca de Letícia Perani Soares. 'O Maior Brinquedo do Mundo': A Influência Comunicacional dos Games na História da Interação Humano-Computador. 2016. Tese (Doutorado em Comunicação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Qualificações de Doutorado
1.
MAGALHAES, L. A. M.; FALCÃO, Thiago; SILVA, E. M.; SILVA, R. J. V.. Participação em banca de Allana Dillene Araújo Miranda. Personagem e Espaço Narrativo em Blade Runner e Her. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Letras) - Universidade Federal da Paraíba.

Qualificações de Mestrado
1.
FERREIRA, E.; FALCÃO, Thiago; SCHNEIDER, M. A. F.. Participação em banca de Juliana Souza Lima. Caminho em Ruínas: A Distopia de Jogos Vorazes como Diagnóstico do Tempo. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mídia e Cotidiano) - Universidade Federal Fluminense.

2.
SILVA, M. V. B.; PAIVA, C. C.; FALCÃO, Thiago. Participação em banca de Melissa Maria Fontenele Gomes. O Efeito de Real na Tevê: Aproximações Estilísticas entre Ficção e Documentário nas Séries Contemporâneas. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação e Culturas Midiáticas) - Universidade Federal da Paraíba.

3.
FALCÃO, Thiago; BEZERRA, E. P.; NICOLAU, M. A.. Participação em banca de Alia Nasim Chaudhry. A Infografia Interativa para Visualização de Dados. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação e Culturas Midiáticas) - Universidade Federal da Paraíba.

4.
FALCÃO, Thiago; CORRAL, M.; AMARAL FILHO, O.. Participação em banca de Tarcizio Macedo. JOGANDO COM O ESPETÁCULO: a experiência social e as dinâmicas dos jogadores no universo da comunidade de esporte eletrônico de League of Legends em Belém do Pará. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em COMUNICAÇÃO, CULTURA E AMAZÔNIA) - Universidade Federal do Pará.

5.
FALCÃO, Thiago; NICOLAU, M. A.; BEZERRA, E. P.. Participação em banca de Ely Marques Ferreira. Um Mecanismo para Representação Visual de Imagens para a Internet a partir do Deep Dream Generator. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação e Culturas Midiáticas) - Universidade Federal da Paraíba.

6.
GOSCIOLA, V.; MAGNO, M. I. C.; FALCÃO, Thiago. Participação em banca de Roseni Guimarães Corrêa de Moraes. Cultura Multitelas - Uma Explosão de Telas Conectadas. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação) - Universidade Anhembi Morumbi.

7.
GOSCIOLA, V.; SILVA, F. F.; MAGNO, M. I. C.; FALCÃO, Thiago. Participação em banca de Matheus Tagé Veríssimo Ribeiro. Heróis em Convergência. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação) - Universidade Anhembi Morumbi.

8.
MAGNO, M. I. C.; GOSCIOLA, V.; FALCÃO, Thiago. Participação em banca de Valdeci Ribeiro da Gama. Cibercultura Comunicacional: O Acesso Midiático dos Deficientes Visuais na Era das Mediações Digitais. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação) - Universidade Anhembi Morumbi.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
FALCÃO, Thiago; RODRIGUES, U. M.. Participação em banca de Wellintina Luzia de Oliveira Moraes. O Sonhos das Crianças diante dos Entraves Educacionais no seu Cotidiano. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Educação, Pobreza e Desigualdade Social a Distância) - Universidade Federal do Maranhão.

2.
MASSUCHIN, M. G.; RODRIGUES, U. M.; FALCÃO, Thiago. Participação em banca de Gildacy Santos de Lacerda. Formas de Pensar, Sentir e Agir de Crianças sob a Condicionalidade da Educação. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Educação, Pobreza e Desigualdade Social a Distância) - Universidade Federal do Maranhão.

3.
MASSUCHIN, M. G.; RODRIGUES, U. M.; FALCÃO, Thiago. Participação em banca de Discutindo Práticas de Estímulo à Leitura. Thalitta Rosa Nascimento. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Educação, Pobreza e Desigualdade Social a Distância) - Universidade Federal do Maranhão.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
FALCÃO, Thiago; MASSUCHIN, M. G.; GEHLEN, M. A.. Participação em banca de Railson de Andrade Carvalho.Plano de Comunicação para a Igreja Cristo Salvador. 2017.

2.
FALCÃO, Thiago; MASSUCHIN, M. G.; GEHLEN, M. A.. Participação em banca de Lineker Costa Silva.Plano de Comunicação para a Igreja Cristo Salvador. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal do Maranhão.

3.
MARINO, A.; FALCÃO, Thiago; MONTEIRO, M. M.. Participação em banca de Beatriz Bárbara Teixeira.Documentário: Imigração e Sobrevivência - Sírios e Haitianos no Brasil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Rádio, Tv e Internet) - Universidade Anhembi Morumbi.

4.
POLIVANOV, B.; OLIVEIRA, T. M.; FALCÃO, Thiago. Participação em banca de Octavio Felipe Leonello Lobianco.População 4:Criação e Produção a partir do Conceito de Álbum-Jogo. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estudos de Mídia) - Universidade Federal Fluminense.

5.
OLIVEIRA, T. M.; FERREIRA, E.; FALCÃO, Thiago. Participação em banca de Thalyta da Matta.Publicidade na Realidade Virtual: Uma Pesquisa Aplicada com Oculus Rift. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estudos de Mídia) - Universidade Federal Fluminense.

6.
FALCÃO, Thiago; RODRIGUES, G.; ATEM, G. N.. Participação em banca de Morena Maria Couto Soares.Game of Thrones e Cultura Participativa: A Influência dos Fãs na Narrativa. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estudos de Mídia) - Universidade Federal Fluminense.

7.
FALCÃO, Thiago; HOLANDA, A. F. C.; ARAUJO, F. J. C.. Participação em banca de Milane Maria Gomes.Site Camaçari Esporte. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Faculdade 2 de Julho.

8.
GUEDES, A. P.; SOUZA, C. M. D.; FALCÃO, Thiago. Participação em banca de Amália Kelle Cerqueira Rosado.Avenida Paralela - A Expansão da Cidade de Salvador. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Centro Universitário Jorge Amado.

9.
SOUZA, C. M. D.; FALCÃO, Thiago; GUEDES, A. P.. Participação em banca de Patrícia Santos de Oliveira.Mais Esporte: A Transmissão do Jornalismo Esportivo de Salvador por meio de Vídeo na Web. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Centro Universitário Jorge Amado.

10.
RIBEIRO, J. C.; ZEBRAL, A. C.; FALCÃO, Thiago. Participação em banca de Bruno Ricci.Desenvolvimento de uma Maquete Virtual Navegável para o Mercado Imobiliário de Salvador. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Hipermídia) - Faculdade de Tecnologia e Ciências.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
FALCÃO, Thiago; FERREIRA, E.; SOUZA, R. R. G.. Jogos Digitais Educacionais. 2017. Universidade Federal da Bahia.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Seminário de Estudo do Grupo de Pesquisa Comunicação, Consumo e Identidade (CONSIA).Aprendendo a Jogar: Media Literacy e os Usos dos Video Games. 2017. (Seminário).

2.
Bit.Week 2014.Videogames: Por Que Ensinar a Jogar?. 2014. (Encontro).

3.
III Encontro de Comunicação do Vale do São Francisco.Videogames: Por Que Ensinar a Jogar?:. 2013. (Encontro).

4.
Semana de Comunicação Estácio - FIB.Entendendo Mecânicas de Jogabilidade em Jogos Sociais. 2011. (Encontro).

5.
19° Encontro Nacional da Compós. Estruturas de Agenciamento em Mundos Virtuais: Mundos Ficcionais como Vetores para o Comportamento Social In-Game. 2010. (Congresso).

6.
Aula Inaugural 2010.2 dos Cursos de Comunicação e Design da Universidade Luterana do Brasil.Jogos Sociais: Padrões de Interação e Consumo. 2010. (Outra).

7.
VI Seminário Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação."NarrNet" - Um Jogo Didático sobre Narração em Games, Filmes e Histórias em Quadrinhos. 2010. (Seminário).

8.
VI Seminário Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação.Projetando Realidades Sintéticas: Discutindo Fundamentos do Game Design. 2010. (Seminário).

9.
VI Seminário Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação. 2010. (Seminário).

10.
4o Encontro Interdisciplinar de Cultura, Tecnologias e Educação do Centro Universitário Jorge Amado - INTERCULTE.Games como ferramenta de comunicaçao: desvendando os segredos do ARG da Unijorge. 2009. (Seminário).

11.
Desenvolvimento Sustentável, Cooperação Internacional e o Uso das TICs como Instrumentos de Mediação Social e Cultural nos Processos Migratórios. 2009. (Simpósio).

12.
III Simpósio da Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura.Quando a Realidade é Sintética: Jogos Eletrônicos e seus Múltiplos Contextos Experienciais. 2009. (Simpósio).

13.
Seminário Novos Meios de Mídia, Cinema e Literatura.A Narrativa Literária e Cinematográfica nos Games. 2009. (Seminário).

14.
Workshop Realidade Sintética em Jogos Eletrônicos, Comunicação e Cultura.Panorama Histórico dos Video Games. 2009. (Outra).

15.
Workshop Realidade Sintética em Jogos Eletrônicos, Comunicação e Cultura.Jogos em Rede e Estruturas Sociais. 2009. (Outra).

16.
RPG e Cultura no Oriente Feudal.Construção de Personagens e Roteiros em RPGs. 2007. (Encontro).

17.
II Escola de Informática da SBC. 1999. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FALCÃO, Thiago. XXII Encontro Anual da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação. 2013. (Congresso).

2.
FALCÃO, Thiago; SILVA, Tarcízio. ; RIBEIRO, J. C. . Simsocial - Simposio em Tecnologias Digitais e Sociabilidade. 2011. (Congresso).

3.
ANDRADE, L. A. ; FALCÃO, Thiago ; BRUNI, P. ; ALVES, Lynn. R. G. . VI Seminário Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação. 2010. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Tarcízio Pereira Macedo. Like a Pro: Dinâmicas Sociais no e-Sport. 2018. Dissertação (Mestrado em COMUNICAÇÃO, CULTURA E AMAZÔNIA) - Universidade Federal do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Thiago Pereira Falcão.

2.
Fabiana Veiga Guerra. Experiência Narrativa nos Games: Heavy Rain, The Last of Us,. 2015. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Anhembi Morumbi, . Coorientador: Thiago Pereira Falcão.

3.
Leyslie de Oliveira Emiliano Martins Pereira. Transformações de A Gata Borralheira em Cinderela: do Conto ao Cinema. 2015. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Anhembi Morumbi, . Coorientador: Thiago Pereira Falcão.

Tese de doutorado
1.
Allana Dilene de Araújo de Miranda. "Há algo de mim em você": Personagem e Espaço em Blade Runner e Her. 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal da Paraíba, . Coorientador: Thiago Pereira Falcão.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Gildacy Santos de Lacerda. Formas de Pensar, Sentir e Agir de Crianças sob a Condicionalidade da Educação. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Educação, Pobreza e Desigualdade Social a Distância) - Universidade Federal do Maranhão. Orientador: Thiago Pereira Falcão.

2.
Thallita Rosa Nascimento. Discutindo Práticas de Estímulo à Leitura. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Educação, Pobreza e Desigualdade Social a Distância) - Universidade Federal do Maranhão. Orientador: Thiago Pereira Falcão.

3.
Wellintina Luzia de Oliveira Moraes. Os Sonhos das Crianças diante dos Entraves Educacionais no seu Cotidiano. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Educação, Pobreza e Desigualdade Social a Distância) - Universidade Federal do Maranhão. Orientador: Thiago Pereira Falcão.

4.
Douglas Alves Medeiros. Jogo Móvel Locativo de Sucesso: Um Estudo de Caso do Game Pokémon Go. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Comunicação Digital, Webjornalismo e Novas Mídias) - Universidade Tiradentes. Orientador: Thiago Pereira Falcão.

5.
Rafael Aparecido Bezerra. Gerenciamento de Crise: Identificar, Planejar, Executar. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Comunicação Digital, Webjornalismo e Novas Mídias) - Universidade Tiradentes. Orientador: Thiago Pereira Falcão.

6.
Eidy Cézar de Lima. Gerenciamento de Crise: Identificar, Planejar, Executar. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Comunicação Digital, Webjornalismo e Novas Mídias) - Universidade Tiradentes. Orientador: Thiago Pereira Falcão.

7.
Narelle Morganna Bernardo Pantaleão. Marketing digital: o uso da internet e das mídias digitais como ferramentas de estratégia política.. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Comunicação Digital, Webjornalismo e Novas Mídias) - Universidade Tiradentes. Orientador: Thiago Pereira Falcão.

8.
Vanessa Ramone Macena Maciel. Internet e Ciberdemocracia: Como as Novas Tecnologias Digitais estão Modificando a Construção da Cidadania. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Marketing Digital) - Faculdade Estácio da Paraíba. Orientador: Thiago Pereira Falcão.

9.
Tiago Sitônio Guedes. Internet e Ciberdemocracia: Como as Novas Tecnologias Digitais estão Modificando a Construção da Cidadania. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Marketing Digital) - Faculdade Estácio da Paraíba. Orientador: Thiago Pereira Falcão.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Lucas Pessoa de Freitas. Beyond the Fog: Criação e Desenvolvimento de uma História Interativa. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Estudos de Mídia) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Thiago Pereira Falcão.

2.
Lineker da Costa Silva. Plano de Comunicação para a Igreja Cristo Salvador. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal do Maranhão. Orientador: Thiago Pereira Falcão.

3.
Railson de Andrade Carvalho. Plano de Comunicação para a Igreja Cristo Salvador. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal do Maranhão. Orientador: Thiago Pereira Falcão.



Inovação



Projetos de pesquisa



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