Rodrigo Lages e Silva

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2813551873384105
  • Última atualização do currículo em 09/10/2018


Sou professor na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul onde atuo na área de Psicologia da Educação, no Departamento de Estudos Básicos. Minha área de interesse é cidades, aprendizagens, metodologias de ensino e políticas de subjetivação. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Rodrigo Lages e Silva
Nome em citações bibliográficas
SILVA, Rodrigo Lages e;LAGES E SILVA, RODRIGO;Silva, Rodrigo Lages

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Educação, Departamento de Estudos Básicos.
Rua 24 de maio 141
Centro
95520000 - Osório, RS - Brasil
Telefone: (51) 36631763
Ramal: 4831
URL da Homepage: www.ufrgs.br


Formação acadêmica/titulação


2008 - 2012
Doutorado em PSICOLOGIA - ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: ESTUDOS DA SUBJETIVIDADE.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
com período sanduíche em Universitat Rovira i Virgili (Orientador: Ángel Martínez-Hernáez).
Título: Cidade e Confinamento do Presente, Ano de obtenção: 2012.
Orientador: Luis Antônio Baptista.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: ética; cidade; subjetividade.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social / Especialidade: Produção de Subjetividade.
Setores de atividade: Saúde e Serviços Sociais.
2005 - 2007
Mestrado em Psicologia Social e Institucional.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: Lógica Identitária e Paradigma Preventivo: O Hip Hop e a construção da periferia como problema social,Ano de Obtenção: 2007.
Orientador: Rosane Neves da Silva.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: sociedade de controle; resistência; periferia; Hip Hop.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social / Especialidade: Processos Grupais e de Comunicação.
Setores de atividade: Produtos e Serviços Recreativos, Culturais, Artísticos e Desportivos; Serviços Coletivos Prestados Pela Administração Pública Na Esfera da Segurança e Ordem Pública, Inclusive Defesa Civil.
1996 - 2003
Graduação em Habilitação: Formação de Psicólogos.
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
Título: O Grafite e a Adolescência na Grande Cidade.
Orientador: Carmen Silveira de Oliveira.




Formação Complementar


2011 - 2011
Multiculturalismo e Cidadania. (Carga horária: 45h).
Universidad Rovira i Virgili, URV, Espanha.
2011 - 2011
Estágio doutoral sanduíche.
Universidad Rovira i Virgili, URV, Espanha.
2001 - 2001
O pensamento no século XX. (Carga horária: 40h).
Associação Clínica Freudiana de São Leopoldo, ACF, Brasil.
1999 - 1999
Psicanálise Teórico Clínico. (Carga horária: 32h).
Associação Clínica Freudiana de São Leopoldo, ACF, Brasil.
1997 - 1997
Violência Doméstica. (Carga horária: 45h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
1989 - 1989
BasicI/Avançado. (Carga horária: 40h).
Centro Nacional de Informática, CNI, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor do Magistério Superior, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Lotado no Departamento de Estudos Básicos da Faculdade de Educação

Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2005 - 2007
Vínculo: Aluno de mestrado, Enquadramento Funcional: Pesquisador - Bolsista CAPES, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

09/2018 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comitê de Ética em Pesquisa, .

Cargo ou função
Membro do Comitê de Ética em Pesquisa.
12/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, .

Cargo ou função
Membro da COMPESQ-EDU.
07/2017 - Atual
Ensino, Educação do Campo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologias da Aprendizagem: alteridades e gerações do campo
07/2017 - Atual
Ensino, Licenciaturas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Educação I-A
05/2017 - Atual
Direção e administração, Faculdade de Educação, Departamento de Estudos Básicos.

Cargo ou função
Chefe Substituto.
03/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, .

Cargo ou função
Membro Suplente da Comissão de Extensão (COMEX).
06/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Enfermagem, Comissão de Graduação em Saúde Coletiva.

Cargo ou função
Membro representante da Faculdade de Educação na COMGRAD_Saúde Coletiva.
03/2016 - Atual
Extensão universitária , Faculdade de Educação, .

Atividade de extensão realizada
Coordenador do projeto "APrender na diferença, aprender com a diferença"..
06/2016 - 08/2018
Direção e administração, Faculdade de Educação, Departamento de Estudos Básicos.

Cargo ou função
Coordenação da área de Psicologia da Educação.
03/2018 - 07/2018
Ensino, Licenciaturas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Educação I-A
03/2018 - 07/2018
Ensino, Educação do Campo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia Social: temos contemporâneos e dinâmica social
02/2017 - 07/2017
Ensino, Educação do Campo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia Social: alteridades e gerações do campo
02/2017 - 7/2017
Ensino, Licenciaturas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Educação I-A
08/2016 - 12/2016
Ensino, Educação do Campo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Educação: alteridades e gerações do campo
08/2016 - 12/2016
Ensino, Licenciaturas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Educação I-A
03/2016 - 07/2016
Ensino, Licenciaturas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Educação: a Educação e suas Instituições
Psicologia da Educação: Adolescência
Psicologia da Educação I
11/2015 - 12/2015
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Educação: Desenvolvimento
07/2014 - 12/2014
Ensino, Licenciatura em Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia e Políticas Públicas
02/2014 - 12/2014
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Processos Grupais I
Psicologia Social e Políticas Públicas I
02/2014 - 06/2014
Ensino, Biblioteconomia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia Social I
Psicologia e Trabalho
07/2013 - 12/2013
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Processos Grupais I
07/2013 - 12/2013
Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia do Trabalho
03/2013 - 08/2013
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Processos Grupais
Psicologia e Trabalho
Seminário de Pesquisa em Psicologia
08/2005 - 12/2005
Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Comunicação

Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor do Magistério Superior, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

08/2015 - 11/2015
Ensino, Educação do Campo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Educação
08/2015 - 11/2015
Extensão universitária , Reitoria, Campus Santo Antônio da Patrulha.

Atividade de extensão realizada
Projeto Feira das Profissões.

Faculdade Cenecista de Osório, FACOS, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2015
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente II, Carga horária: 12
Outras informações
Psicologia Social-Comunitária Psicologia do Desenvolvimento II Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem

Atividades

03/2015 - Atual
Ensino, Licenciatura em História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tutoria em Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem
02/2015 - Atual
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio em Prevenção e Promoção da Saúde e da Cidadania
Prevenção e Promoção da Saúde e da Cidadania
Processos Grupais e Dinâmicas de Grupo
Processos Institucionais
08/2013 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Curso de Psicologia, .

Cargo ou função
Membro do Núcleo Docente Estruturante.
07/2013 - Atual
Extensão universitária , Serviço de Psicologia do Litoral Norte, .

Atividade de extensão realizada
Psiorientando.
02/2013 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Curso de Psicologia, .

Cargo ou função
Membro do Colegiado do Curso.
07/2014 - 12/2014
Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia
07/2014 - 12/2014
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Processos Grupais e Dinâmicas de Grupo
Psicologia Social Comunitária
Psicopatologia Contemporânea
03/2014 - 12/2014
Extensão universitária , Serviço de Psicologia do Litoral Norte, .

Atividade de extensão realizada
Ciclo de Cinema e Direitos Humanos.
07/2012 - 10/2014
Ensino, Licenciatura em Ciências Biológicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem I
02/2014 - 07/2014
Ensino, Especialização em Saúde Mental, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Contexto Social da Loucura
02/2014 - 6/2014
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Processos Grupais e Dinâmicas de Grupo
Psicologia e Gestão em Políticas Públicas
Psicologia Identidades e Diferenças
Psicologia Social Comunitária
Psicopatologia Contemporânea
02/2014 - 06/2014
Ensino, Biomedicina, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia
07/2013 - 12/2013
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia de Pesquisa
Processos Grupais e Dinâmicas de Grupo
02/2013 - 08/2013
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Dinâmica de Grupos e Processos Grupais
Psicologia Identidades e Diferenças
Psicologia Social-comunitária
Seminário Integrador III: práticas contemporêneas em psicologia
07/2012 - 12/2012
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia do Desenvolvimento II
Psicologia Social-Comunitária

Associação Brasileira de Psicologia Social, ABRAPSO, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Associado, Enquadramento Funcional: Membro Associado

Atividades

05/2015 - Atual
Direção e administração, Associação Brasileira de Psicologia Social/RS, .

Cargo ou função
Coordenador do Núcleo Litoral Norte/RS.
03/2013 - 10/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Associação Brasileira de Psicologia Social/RS, .

Cargo ou função
Coordenador de Grupo de Trabalho.

Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2012
Vínculo: Aluno de doutorado, Enquadramento Funcional: Bolsista CAPES, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

03/2009 - 07/2009
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Espaços Urbanos e Exclusão Social

Faculdade Dom Alberto, FDA, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 5

Atividades

02/2008 - 12/2008
Ensino, Administração de Empresas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia Aplicada à Administração

Prefeitura Municipal de Osório, PMO, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Psicólogo, Carga horária: 20
Outras informações
Programa Saúde da Família

Atividades

09/2012 - Atual
Serviços técnicos especializados , Secretaria Municipal de Saúde, .

Serviço realizado
Prestação de serviços psicológicos no Programa de Saúde da Família.

CAMP, CAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Psicólogo, Carga horária: 20
Outras informações
PAC-Social Padre Orestes e Vila Brás III

Atividades

09/2012 - 11/2012
Serviços técnicos especializados , Equipe Técnica do PAC-Social Trensurb, .

Serviço realizado
Prestação de serviços psicológicos no PAC-Social Loteamento Padre Orestes e Vila Brás III.

Conselho Regional de Psicologia 7ª Região, CRP07, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2013
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Membro da Comissão de Direitos Humanos, Carga horária: 2


Fundação de Assistência Social e Cidadania do Município de Porto Alegre, FASC/PMPA, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2005
Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Instrutor do Programa Agente Jovem, Carga horária: 12
Outras informações
Contratado a partir da Cooperativa dos Profissionais da Área Social - COOPAS

Atividades

9/2003 - 3/2005
Serviços técnicos especializados , Programa Agente Jovem, .

Serviço realizado
coordenação de grupo com adolescentes.
9/2001 - 8/2003
Estágios , Programa Municipal de Execução de Medidas Sócio Educativas Em Meio Aberto, Coordenação Regional Centro.

Estágio realizado
Estágio curricular integrado em psicologia escolar e comunitária.

Associação Clínica Freudiana de São Leopoldo, ACF, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2001
Vínculo: estágio curricular, Enquadramento Funcional: estagiário, Carga horária: 20

Atividades

6/2001 - 12/2001
Conselhos, Comissões e Consultoria, Diretoria Administrativa, Secretaria.

Cargo ou função
Secretário.
4/2001 - 12/2001
Conselhos, Comissões e Consultoria, Diretoria Administrativa, Equipe de Divulgação.

Cargo ou função
membro da equipe de divulgação.
7/2000 - 12/2001
Estágios , Diretoria de Ensino, Coordenação de Estágios.

Estágio realizado
Estágio em psicologia clínica.

Câmara Municipal de Vereadores de Porto Alegre, CMV/PA, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 2001
Vínculo: estágio extra-curricular, Enquadramento Funcional: estagiário, Carga horária: 20

Atividades

3/1998 - 3/2001
Estágios , Diretoria Geral, Serviço de Psicologia.

Estágio realizado
estágio extra-curricular em psicologia institucional.

Ateliêr Terapêutico, ATELIÊRTERAPÊUTI, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 1999
Vínculo: Estágio Curricular, Enquadramento Funcional: estagiário, Carga horária: 20

Atividades

2/1999 - 6/1999
Estágios , Equipe de Estágio, Residência Santa Terezinha.

Estágio realizado
estágio curricular em psicopatologia.

Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2002
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20



Projetos de pesquisa


2016 - Atual
CONSTRUINDO OPERADORES PARA UM MODO COLETIVO DE APRENDIZAGEM ATRAVES DE OFICINAS DE PRODUCAO DE NARRATIVAS AUDIOVISUAIS COM IMIGRANTES HAITIANOS EM APRENDIZAGEM DO PORTUGUES COMO IDIOMA ADICIONAL.
Descrição: Trata-se de uma pesquisa-intervenção na qual oficinas de produção audiovisual funcionem como dispositivos de aprendizagem para imigrantes haitianos em aprendizagem de português como idioma adicional, com vistas a disparação de processos de ensino-aprendizagem fortemente calcados numa indissociabilidade entre sujeito, coletividade e território..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Rodrigo Lages e Silva - Coordenador / COSTA, Luis Artur - Integrante / RANIERI, Édio - Integrante / Gabriela da Silva Bulla - Integrante / Julia de Campos Lucena - Integrante / Leandro Paz da Silva - Integrante / Kathryn Lum - Integrante.
Número de produções C, T & A: 12 / Número de orientações: 2
2015 - Atual
Imagens dos encontros entre a loucura e a cidade: saúde e assistência em dispersão pelo território da Biopolítica contemporânea
Descrição: O presente projeto de pesquisa se propõe a pesquisar algumas transformações nas práticas Biopolíticas de nossa sociedade contemporânea a partir do estudo de suas novas estratégias territoriais de saúde e assistência. Partindo do pressuposto de que nossas políticas de saúde, educação e assistência, instituições e cidades, se transformaram intensamente nos últimos cinquenta anos intenta-se, com este trabalho, investigar como se dão nossos novos modos de atenção à saúde e assistência, para, com isso, visibilizar o arranjo de relações de saber-poder que dão corpo à Biopolítica Contemporânea, distinta em sua modulação da Biopolítica que emergiu em meio ao regime Disciplinar (FOUCAULT, 2008) tanto em estratégias quanto em efeitos (HARDT; NEGRI, 2004; ROSE, 2011). Para tanto, o projeto irá pesquisar em especial duas novas estratégias da rede de assistência (SUAS) e de saúde mental do Estado em agenciar-se com a população: a dispersão capilar da sua ação de unidades centrais (lógica centrada em Hospitais Psiquiátricos) para estabelecimentos territoriais (CAPS, Residenciais Terapêuticos, Residências Inclusivas, Pensões Assistidas, etc.) e a dispersão direta das ações de assistência pelas ruas da cidade (Consultório de Rua, Programas de redução de danos, Acompanhamento Terapêutico, etc.). Estas novas estratégias aparentemente fogem da lógica própria ao regime disciplinar (construção de geometrias urbanas simétricas e centralização das práticas em grandes espaços de fechamento): deslocam as molaridades concêntricas do Estado e das Ciências atreladas a esse para uma molecularidade difusa (DELEUZE; GUATTARI, 1996). Se busca compreender, então, a partir do acompanhamento do planejamento e execução destas estratégias dispersivas de governo, algumas linhas da Biopolítica Contemporânea no que se refere à assistência e saúde mental, centrando o foco da investigação em que espécie de urbanidade tais estratégias ajudam a construir (COSTA, 2007)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2015 - Atual
MÉTODO E CRIAÇÃO: hibridismos entre as Artes e a Psicologia Social.
Descrição: O presente projeto de pesquisa propõe uma nova perspectiva sobre o papel da imagem poética na produção do conhecimento, especialmente no que se refere às ciências humanas. Na modernidade científica a imagem foi considerada um ente de ontologia frágil e falha: trata-se apenas de aparência e ilusão, não de coisas reais. No entanto, na contemporaneidade a imagem ganhou uma nova importância: ela se tornou o principal meio de expressão e comunicação entre os homens no mundo, além de servir como principal estratégia de investigação e pesquisa em muitas especialidades. Por outro lado, a produção de saber através de imagens poéticas e experimentais é ainda hoje um tabu na academia. Contra esta concepção, muitos artistas (como, por exemplo, Dziga Vertov, Fellini, Godard) e pensadores (Nietzsche, Whitehead, Deleuze) criaram outro modo de pensar as relações entre imagem e ciência: a imagem é real (e não apenas uma fantasia ou criação imaginária) e imanente ao nosso mundo, posto que ambos (imagem e mundo) nada mais são do que ação. A partir destas concepções, uma série de pesquisadores das ciências humanas e artistas experimentaram a produção de obras híbridas que se colocam entre as artes e as ciências em uma conversa que transforma nosso próprio modo de pensar ciência e arte. Este projeto de pesquisa tem o intuito de mapear e investigar estas iniciativas que se proliferam em nossa atualidade, buscando delimitar e formalizar a partir da sua análise algumas ferramentas conceituais e metodológicas que enriqueçam e facilitem estas empreitadas experimentais. O que pode a poética na Psicologia Social e como podemos elaborar estes hibridismos?..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2012 - Atual
Fronteiras e Limiares da Diferença na Cidade : a ética da imagem nos documentários brasileiros.
Descrição: O tema da inclusão social e do combate às práticas de intolerância ao diverso são questões marcantes em projetos no âmbito da saúde e da educação na atualidade. A cidade nestes projetos ganha destaque como espaço de consolidação de direitos civis, porém a polissemia política dos sentidos do que seja a urbe, a diferença ou o direito civil nem sempre estão presentes. A cidade corre o risco de tornar-se um cenário neutro despojado da força desacomodadora dos paradoxos criados pelas tramas humanas. Esta pesquisa tem como escopo investigar a produção da diferença na experiência urbana, assim como as questões éticas inerentes a essa produção. Objetiva manter uma estreita interlocução entre a estética cinematográfica, especificamente a dos documentários, e os estudos da subjetividade. Deseja analisar conexões da imagem, da alteridade e do poder na tessitura da diferença no contemporâneo. Pretende, no uso das categorias de fronteira e limiar de Walter Benjamin, assim como das de imagem e poder de Jean-Louis Comolli e das contribuições de Eduardo Coutinho, entre outros autores, problematizar as políticas de combate à intolerância enunciadas nas narrativas imagéticas dos documentários brasileiros. De que modo os chamados ?infames" são narrados? Quais os limites das suas fronteiras? Que formulação ética é proposta através das imagens? Resumidamente a metodologia pretende analisar documentários premiados, ou selecionados, em festivais e mostras de cinema no período de 2000 a 2012 cuja temática verse sobre Direitos Humanos e políticas de tolerância à diversidade. Documentários sobre moradores de rua, usuários da saúde mental, travestis, entre outros, farão parte do material a ser pesquisado..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (7) .
Integrantes: Rodrigo Lages e Silva - Integrante / Luis Antônio Baptista - Coordenador / beatriz adura martins - Integrante / Elton Silva RIbeiro - Integrante / Veridiana Chiari Gatto - Integrante / Poliana dos Santos Cordeiro - Integrante / Maicon Barbosa Silva - Integrante / Gabriel Lacerda Resende - Integrante / Tiago Régis de Lima - Integrante / Pedro Felipe Moura de Araújo - Integrante / Geraldo Artte - Integrante / Mariana Harter Pamplona - Integrante / João José Gomes dos Santos - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
2005 - 2007
Modulações da subjetividade contemporânea: formas de captura e estratégias de resistência
Descrição: Este projeto dá continuidade ao trabalho de pesquisa em torno da relação entre os processos de subjetivação e os modos de produção de conhecimento no campo da Psicologia Social. O atual projeto discute a constituição de determinados objetos de conhecimento e de práticas no campo psi. Consideramos que esta problematização permite pensar os processos de subjetivação contemporâneos por meio de uma análise tanto das formas de assujeitamento quanto dos movimentos de resistência e criação que se produzem frente às estratégias de homogeneização da experiência subjetiva. Nossa investigação situa-se em diferentes campos de análise: nas práticas de cuidado presentes tanto na questão da deficiência quanto na emergência do Acompanhamento Terapêutico; na ressignificação do tema das multidões para a Psicologia Social contemporânea; na noção de resistência para o movimento Hip-hop e na crítica ao modelo identitário que caracteriza a produção de conhecimento relacionada a este movimento; nas formas de captura (assujeitamento) e nas estratégias de resistência no plano da biopolítica. O método de investigação utilizado baseia-se na abordagem genealógica desenvolvida por Michel Foucault...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Rodrigo Lages e Silva - Integrante / Rosane de Azevedo Neves da Silva - Coordenador / Fernanda Winter - Integrante / Marcelle Pereira da Rosa - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 8
1999 - 2001
QUANDO A LINGUAGEM TROPEÇA: HETEROGENEIDADE E RUPTURA NA CLÍNICA PSICANALÍTICA; A PRESENÇA DO OUTRO NA FALA DE ANALISANTES
Descrição: Constatou-se nesta pesquisa a presença duas marcas discursivas enquanto regularidade nos tropeços de fala: "mas" e "eu acho" no discurso de adolescentes em situação de entrevistas de tratamento psicológico. Considerando que a especificidade da adolescência se encontra no fato de constituir uma "crise", evidenciou-se que a mesma pode ser considerada enquanto movimento subjetivo, no qual o sujeito é convocado a assumir uma posição diante do Outro. Quanto ao "mas", enquanto conector lógico, pode-se inferir que existem duas possibilidades: o "mas" com a função de correção, na qual uma proposição anterior é negada em prol de uma segunda, correspondendo a uma negação polêmica. Ex.: a) "Pedro é inteligente"; b) "Ele não é inteligente, mas esforçado".No segundo caso possível o "mas" tem a função argumentativa de negociar com uma proposição anterior, mudando a conclusão possível para o contrário de modo que a altere sem no entanto negá-la. Ex.: a) "Pedro é inteligente"; b) "É, mas não estuda". Existem, também, duas formas de uso do "eu acho". Na primeira, seu uso pode ser caracterizado como um palpite, no qual o interlocutor é convocado a reafirmar sua posição ou mesmo negá-la, "achar" outra coisa. Ex.: "Pode chegar na hora e eu até mudar de idéia (quanto a escolha do vestibular), mas eu acho difícil, sabe?" O outro uso possível da marca discursiva "eu acho" refere-se a uma posição subjetiva de quem está emitindo uma opinião que lhe seria própria, a de um sujeito que reivindicaria para si ser a fonte de seu dizer. Ex.: "... é que dinheiro, assim, no caso, dentro de uma empresa, eu acho, pelo menos, que é tudo, sabe?" Constatou-se, portanto, que a intervenção clínica que considera marcas discursivas como as descritas permite a produção de sentido, oportunizando com isso efeitos terapêuticos. Pode-se tambem verificar os efeitos psíquicos das formas de não-implicação no ato de enunciação, como correlato dos efeitos do discurso objetivante da ciência e da técnica moderna...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2016 - 2018
OFICINAS AUDIOVISUAIS COM IMIGRANTES HAITIANOS: APRENDER NA DIFERENÇA, APRENDER COM A DIFERENÇA.
Descrição: Realização de oficinas audiovisuais com imigrantes haitianos tendo como tema as cidades, como estratégia coletiva para o aprendizado do português como idioma adicional. Realização de oficinas audiovisuais com imigrantes haitianos tendo como tema as cidades, como estratégia coletiva para o aprendizado do português como idioma adicional. Desde o terremoto de 2010, aproximadamente 130 mil haitianos imigraram para o Brasil. Muitos buscaram a cidade de Porto Alegre onde se encontram em situação de grande vulnerabilidade econômica e social, enfrentando desemprego, preconceito racial e xenofobia. Falantes de creoli e de francês (ensinado nas escolas, o que exclui muitas vezes as mulheres), os imigrantes almejam habilitar-se em português como forma de integração na comunidade de acolhida. Além de estudar um possível vestibular especial para imigrantes, a UFRGS atende essa população apenas com o Grupo de Atendimento a Imigrantes e Refugiados-SAJU, auxiliando com demandas jurídicas e objetivas: documentos, visto, permissões de trabalho, etc. As oficinas propostas neste projeto aproximariam FACED, GAIRE e Programa Português para Estrangeiros-Instituto de Letras, numa proposta transdisciplinar que contemplaria a demanda por aprendizagem do português, observando ao mesmo tempo os aspectos mais subjetivos relacionados à imigração..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Rodrigo Lages e Silva - Coordenador / COSTA, Luis Artur - Integrante / Gabriela da Silva Bulla - Integrante / Julia de Campos Lucena - Integrante / Leandro Paz da Silva - Integrante / Adriele Teixeira Barbosa - Integrante / Denise Silva Motta dos Santos - Integrante / Bruna Souza de Oliveira - Integrante / Felipe Maciel Xavier Diniz - Integrante / Janaína Vianna da Conceição - Integrante / Paloma de Melo Henrique - Integrante / Rodrigo da Silva Fernandez - Integrante / Matheus dos Santos Araaújo - Integrante.
Número de produções C, T & A: 7 / Número de orientações: 4
2015 - 2015
Prevenção e Promoção de Saúde e Cidadania Através de uma Rádio Presencial
Descrição: O projeto visa promover saúde e cidadania na população inserida na CNEC /OSÓRIO e fora dela, através da criação de uma rádio presencial e web que terá sua central dentro da IES e um link disponível na internet. Neste espaço, são produzidas entrevistas, ações artísticas e culturais, relatos acadêmicos, músicas e diversas outras atividades que buscam promover saberes sociais tendo como base: a palavra, o diálogo, a conversação, sustentando assim a possibilidade da informação, da democracia e da cidadania. A coordenação da rádio é realizada pelos estagiários do SEPLIN, em uma abordagem democrática, tendo um conselho deliberativo composto por membros da sociedade acadêmica, e da comunidade que cuidam da grade de programação. A rádio transmite sua programação nos intervalos da IES e nos períodos que antecedem o começo das aulas..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Rodrigo Lages e Silva - Coordenador / Felipe Lopes - Integrante / Cleia Guazzeli - Integrante.
2015 - 2015
Feira das Profissões
Descrição: Divulgação dos cursos oferecidos pela FURG-SAP nas escolas dos municípios de Santo Antônio da Patrulha, Caraa, Riozinho e Rolante e preparação de oficinas com alunos do ensino médio..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2014 - 2015
Ciclo de Cinema e Psicologia
Descrição: Apresentação de filmes seguidos de debates: temática varia anualmente. Em 2014 o tema foi Direitos Humanos; em 2015 Relações de Gênero..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Rodrigo Lages e Silva - Integrante / Zuleika Costa - Integrante / Helena Beatriz Bier - Coordenador.
2013 - 2015
SEPLIN
Descrição: Serviço de Psicologia do Litoral Norte - Serviço-escola do curso de psicologia da Facos. Realiza ações clínicas ambulatoriais e de prevenção e promoção em saúde mental..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) .
Integrantes: Rodrigo Lages e Silva - Integrante / Cátula Pelisoli - Integrante / Zuleika Costa - Coordenador / Helena Beatriz Bier - Integrante / Leandro Alencastro - Integrante.
2013 - 2015
Psiorientando
Descrição: Projeto de orientação profissional para alunos do ensino médio..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .
Integrantes: Rodrigo Lages e Silva - Coordenador.


Membro de corpo editorial


2013 - Atual
Periódico: Ciências Humanas em Revista (UFMA)
2013 - Atual
Periódico: Revista Trajetória Multicursos


Revisor de periódico


2014 - Atual
Periódico: P o l i s e P s i q u e
2015 - Atual
Periódico: Fractal: Revista de Psicologia
2011 - Atual
Periódico: Trajetória Multicursos
2017 - Atual
Periódico: Psicologia Ciência e Profissão


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social/Especialidade: Papéis e Estruturas Sociais; Indivíduo.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Tratamento e Prevenção Psicológica/Especialidade: Intervenção Terapêutica.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social/Especialidade: Processos Grupais e de Comunicação.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2013
Premiado no Concurso de Teses Abraso, Associação Brasileira de Psicologia Social.
2013
Menção Honrosa na IV Mostra de Iniciação Científica da FACOS, Faculdade Cenecista de Osório.
2004
1º Lugar no Concurso Monográfico Dante Moreira Leite, Conselho Federal de Psicologia.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MACERATA, I. M.2018MACERATA, I. M. ; COSTA, Luis Artur ; SILVA, Rodrigo Lages e . Walytopias brutalistas: operações para uma clínica selvagem.. Arquivos Brasileiros de Psicologia (Rio de Janeiro. 1979), v. 70, p. 146-160, 2018.

2.
LAGES E SILVA, RODRIGO2018LAGES E SILVA, RODRIGO; BULL, GABRIELA DA SILVA ; DA SILVA, LEANDRO PAZ ; LUCENA, JULIA DE CAMPOS . Os serious games e os regimes de sensibilidade: Paradoxos do uso de jogos na formação humana. ARCHIVOS ANALÍTICOS DE POLÍTICAS EDUCATIVAS / EDUCATION POLICY ANALYSIS ARCHIVES, v. 26, p. 117-24, 2018.

3.
BULLA, Gabriela da S.2017BULLA, Gabriela da S. ; SILVA, Rodrigo Lages e ; LUCENA, J. C. ; SILVA, L. P. . IMIGRAÇÃO, REFÚGIO E POLÍTICAS LINGUÍSTICAS NO BRASIL: REFLEXÕES SOBRE ESCOLA PLURILÍNGUE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES A PARTIR DE UMA PRÁTICA EDUCACIONAL COM ESTUDANTES HAITIANOS. ORGANON, v. 32, p. 1-14, 2017.

4.
BATISTA, L.A.2017BATISTA, L.A. ; SILVA, Rodrigo Lages e . A cidade dos anjos do improrrogável / The city of the angels of unextendable. POLIS E PSIQUE, v. 7, p. 49, 2017.

5.
SILVA, Rodrigo Lages e;LAGES E SILVA, RODRIGO;Silva, Rodrigo Lages2016SILVA, Rodrigo Lages e. Narrativas de infâncias e violências. AYVU - REVISTA DE PSICOLOGIA, v. 3, p. 3, 2016.

6.
SILVA, Rodrigo Lages e;LAGES E SILVA, RODRIGO;Silva, Rodrigo Lages2014 SILVA, Rodrigo Lages e; BATISTA, L.A. . Primavera urbana: a ilha deserta interroga as multidões. PSICOLOGIA E SOCIEDADE (IMPRESSO), v. 26, p. 25-35, 2014.

7.
SILVA, Rodrigo Lages e;LAGES E SILVA, RODRIGO;Silva, Rodrigo Lages2014 SILVA, Rodrigo Lages e. A ficção: uma aposta ético-política para as ciências. Fractal: revista de psicologia, v. 26, p. 577-592, 2014.

8.
BATISTA, L.A.2011BATISTA, L.A. ; SILVA, Rodrigo Lages e . Contribuições para a montagem cinematográfica do rap. Cultura Crítica, v. 14, p. 112-120, 2011.

9.
SILVA, Rodrigo Lages e;LAGES E SILVA, RODRIGO;Silva, Rodrigo Lages2008SILVA, Rodrigo Lages e; SILVA, Rosane de Azevedo Neves da . Paradigma preventivo e lógica identitária nas abordagens sobre o Hip Hop. Fractal: revista de psicologia, v. 20, p. 135-148, 2008.

10.
SILVA, Rodrigo Lages e;LAGES E SILVA, RODRIGO;Silva, Rodrigo Lages2004SILVA, Rodrigo Lages e. Escutando a adolescência nas grandes cidades através do grafite. Psicologia Ciência e Profissão, Brasilia, v. 24, n.04, p. 2-11, 2004.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
REIS, A. C. (Org.) ; HERNANDEZ, A. R. C. (Org.) ; GALINDO, D. (Org.) ; TITTONI, J. (Org.) ; MAGIOLINO, L. L. S. (Org.) ; COSTA, Luis Artur (Org.) ; SILVA, Rodrigo Lages e (Org.) . Psicologia Social em Experimentações: arte, estética, imagens. 1. ed. São Paulo: Abrapso, 2015. 588p .

Capítulos de livros publicados
1.
SILVA, Rodrigo Lages e. Direito à Cidade. In: XIMENDES, A.M.C.; REIS, C.; OLIVEIRA, R.W.. (Org.). Entre Garantia de Direitos e Práticas Libertárias. 1ed.Porto Alegre: CRP/RS, 2013, v. , p. 109-122.

2.
SILVA, Rodrigo Lages e. O que são essas luzes?. In: Baptista, Luis Antonio; Ferreira, Marcelo Santana. (Org.). Por que a cidade? Escritos sobre experiência urbana e subjetividade. 1ed.Niterói: Editora da UFF, 2012, v. , p. 15-30.

3.
SILVA, Rodrigo Lages e. Memórias para uso diário - indicações ao paciente. In: Mourão, Janne Calhau. (Org.). Clínica e Política 2. 1ed.Rio de Janeiro: Abaquar, 2009, v. , p. 85-92.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
SILVA, Rodrigo Lages e. Uma falsa polêmica. Jornal Entrelinhas, Porto Alegre, p. 14 - 14, 20 fev. 2011.

2.
SILVA, Rodrigo Lages e; LOPES, Roberto ; SILVEIRA, Clarissa ; ADAIME, Rafael . Carta a comunidade acadêmica da psicologia. Jornal Universo Psi, Porto Alegre, 02 mar. 1998.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, Rodrigo Lages e. Parangolé da Exclusão: as cores e os cheiros da cidade em Oiticia. In: XV Encontro Nacional da ABRAPSO, 2009, Maceió. Anais do XV Encontro Nacional da Abrapso, 2009.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, Rodrigo Lages e. O estado da arte da Arte e as formas de luta na psicologia social. In: XIX Encontro Nacional da Abrapso, 2017, Uberlândia. Anais do XIX Encontro Nacional da Abrapso: Democracia Participativa, Estado e Laicidade: psicologia social e enfrentamentos em tempos de exceção.. Uberlândia: Abrapso Editora, 2018. p. 579-580.

2.
LUZ, S. F. ; SILVA, Rodrigo Lages e . Momentos de um cuidado em rede ou sobre formação em psicologia social e construção do campo psi na saúde coletiva. In: XVII Encontro Nacional da Abrapso, 2015, Fortaleza. Anais do XVIII Encontro Nacional da Abrapso. Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, 2015. p. 583-583.

3.
MACHADO, B..M. ; FRAGA, P.G. ; SILVA, Rodrigo Lages e . Cuidando de quem cuida. In: 4ª Mostra Integrada de Iniciação Científica da FACOS, 2013, Osório. Anais da 4ª Mostra Integrada de Iniciação Científica da FACOS. Osório: CNEC Osório, 2013. v. 4. p. 106.

4.
MAUER, A.L. ; FERNANDES, V.D. ; SILVA, Rodrigo Lages e . Intervenção com Jogos Cooperativos. In: 4ª Mostra Integrada de Iniciação Científica da FACOS, 2013, Osório. Anais da 4ª Mostra Integrada de Iniciação Científica da FACOS. Osório: CNEC Osório, 2013. v. 4. p. 160.

5.
DE PAULA, M.D.P. ; SCHMITZ, K. ; SILVA, Rodrigo Lages e . Intervenção em instituição de longa permanência destinada exclusivamente a idosos. In: 4ª Mostra Integrada de Iniciação Científica da FACOS, 2013, Osório. Anais da 4ª Mostra Integrada de Iniciação Científica da FACOS, 2013. v. 4. p. 163-164.

6.
BASTOS, F.T. ; OLIVEIRA, M.D. ; SILVA, Rodrigo Lages e . O Cata-vento do sentir. In: 4ª Mostra Integrada de Iniciação Científica da FACOS, 2013, Osório. Anais da 4ª Mostra Integrada de Iniciação Científica da FACOS. Osório: CNEC Osório, 2013. v. 4. p. 194-195.

7.
RABELLO, J.A.S. ; OLIVEIRA, P.R.L. ; SILVA, Rodrigo Lages e . Projeto de intervenção psicossocial envelhecer cidadão. In: 4ª Mostra Integrada de Iniciação Científica da FACOS, 2013, Osório. Anais da 4ª Mostra Integrada de Iniciação Científica da FACOS. Osório: CNEC Osório, 2013. v. 4. p. 245-246.

8.
SILVA, Rodrigo Lages e; CAIAFFO, Stefanis Silveira ; SILVA, Rosane de Azevedo Neves da . Arte, Cidade e Experimentações Metodológicas em Psicologia Social. In: XVII Encontro Nacional da Abrapso, 2013, Florianópolis. Anais do XVII Encontro Nacional da Abrapso, 2013.

9.
OLIVEIRA, J.D. ; DEBASTIANI, M.L.F. ; SILVA, T.M. ; SILVA, Rodrigo Lages e . Vejo flores em você. In: 4ª Mostra Integrada de Iniciação Científica da FACOS, 2013, Osório. Anais da 4ª Mostra Integrada de Iniciação Científica da FACOS. Osório: CNEC Osório, 2013. v. 4. p. 311-312.

10.
COSTA, Luis Artur ; COSTA, Luciano Bedin ; SILVA, Rodrigo Lages e . Ficção e Psicologia Social: três experimentações metodológicas. In: XVI Encontro Nacional da Abrapso, 2011, Recife. Livro de Resumos do XVI Encontro Nacional da Abrapso, 2011. p. 804-1759.

11.
SILVA, Rodrigo Lages e; SILVA, Rosane de Azevedo Neves da . Paradigma Preventivo e Lógica Identitária nas Políticas para Juventude. In: VII Encontro Clio-Psyché, 2006, Rio de Janeiro. Anais do VII Encontro Clio-Psiché. Rio de Janeiro: CEPEUERJ, 2006. p. 94-95.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
OLIVEIRA, B. S. ; SILVA, L. P. ; SILVA, Rodrigo Lages e ; BULLA, Gabriela da S. . PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL COM IMIGRANTES NO ENSINO BÁSICO. In: XV Forum Fapa, 2016, Porto Alegre. Cadernos de Resumos do XV Forum FAPA, 2016. p. 12-12.

2.
BULLA, Gabriela da S. ; SILVA, Rodrigo Lages e ; LUCENA, J. C. ; OLIVEIRA, B. S. . OFICINAS AUDIOVISUAIS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS COM IMIGRANTES. In: XV Forum Fapa, 2016, Porto Alegre. Cadernos de Resumos do XV Forum FAPA, 2016. p. 44-44.

3.
SILVA, Rodrigo Lages e. Para além da navalha de Ockham: a complexidade como princípio epistêmico em psicologia social. In: XVII Encontro Nacional da Abrapso, 2013, Florianópolis. Anais do XVII Encontro Nacional da Abrapso, 2013.

4.
SILVA, Rodrigo Lages e. Estratégias ficcionais e pesquisa ou A invenção da verdade. In: XVI Encontro Nacional da Abrapso, 2011, Recife. Livro de resumos do XVI Encontro Nacional da Abrapso, 2011.

5.
SILVA, Rodrigo Lages e. As inquietaçoes demiúrgicas de Evru: artifício e método em pesquisa.. In: XVI Encontro Nacional da Abrapso, 2011, Recife. Livro de Resumos do XVI Encontro Nacional da Abpraso, 2011.

6.
SILVA, Rosane de Azevedo Neves da ; SILVA, Rodrigo Lages e . Lógica Identitária e Paradigma Preventivo. In: Conpsi, 2007, Maceió. Resumos do V Conpsi, 2007.

7.
SILVA, Rodrigo Lages e; SILVA, Rosane de Azevedo Neves da ; WINTER, Fernanda . Lógica Identitária e Paradigma Preventivo nos Estudos sobre o Hip Hop. In: XI Encontro Regional Sul da ABRAPSO - Tecendo Relações e Intervenções em Psicologia Social, 2006, Passo Fundo. XI Encontro Regional Sul da ABRAPSO - Tecendo Relações e Intervenções em Psicologia Social, 2006.

8.
SILVA, Rodrigo Lages e. Mídia, cultura popular e resistência cultural: desafios éticos e morais. In: IV Congresso Norte-nordeste de Psicologia, 2005, Salvador. Anais do IV Congresso Norte-nordeste de Psicologia, 2005.

9.
SILVA, Rodrigo Lages e; RAMOS, Iara da Costa . Psicologia Institucional no Poder Legislativo: A prática do grupo-operativo a serviço da cidadania. In: 1º Mostra Brasileira de Psicologia e Compromisso Social, 2000, São Paulo, 2000.

10.
FLEIG, Mario ; LOPES, Roberto ; SILVA, Rodrigo Lages e . Quando a linguagem tropeça: Heterogeneidade e ruptura na clínica psicanalítica, a presença do Outro na fala de analisantes. In: Exponha-se - Semana de Pesquisa e Iniciação Científica, 2000, São Leopoldo. Exponha-se 2000. São Leopoldo: Editora Unisinos, 2000.

11.
RAMOS, Iara da Costa ; SILVA, Rodrigo Lages e . A implantação de um serviço de psicologia no setor legislativo. In: III Encuentro Temático de Psicólogos del Mercosur, 1998, Buenos Aires. Anales del III Encuentro Temático de Psicólogos del Mercosur, 1998.

Artigos aceitos para publicação
1.
SILVA, Rodrigo Lages e; BATISTA, L.A. . Reflexões sobre as consequências ético-políticas do materialismo de Lucrécio para as ciências. MNEMOSINE (RIO DE JANEIRO), 2018.

2.
BULLA, Gabriela da S. ; SILVA, Rodrigo Lages e ; OLIVEIRA, J.D. ; SILVA, L. P. ; ARAAUJO, M. S. . Educação de Jovens e Adultos e acolhimento de imigrantes em Porto Alegre, Brasil: um relato de experiência com oficinas em aula plurilíngue. REVISTA LUSOFONA DE EDUCACAO, 2018.

3.
SILVA, Rodrigo Lages e. Exercícios ambulatórios para uma reflexão acerca das psicologias sociais e da cidade. PSICOLOGIA: CIÊNCIA E PROFISSÃO (ONLINE), 2018.

4.
MACERATA, I. M. ; COSTA, Luis Artur ; SILVA, Rodrigo Lages e . Políticas marginais: para além do binarismo barbárie civilidade. REVISTA DE PSICOLOGIA POLÍTICA, 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
SILVA, Rodrigo Lages e. Aula Inaugural do Curso de Especialização em Saúde Coletiva do IFRGS - Saúde Coletiva: travessias, diálogos e interconexões. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
SILVA, Rodrigo Lages e. A Esquizoanálise e o Desejo Revolucionário. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
SILVA, Rodrigo Lages e. Palestra Escola Sem Mordaça. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
SILVA, Rodrigo Lages e. Educação e democracia em tempos de soberania do merdado. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
SILVA, Rodrigo Lages e. A loucura na Cidade. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
SILVA, Rodrigo Lages e. Conversando sobre violência na cidade. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
SILVA, Rodrigo Lages e. Impactos da Medida Provisória no 746 para a Educação Musical no Ensino Médio,. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
SILVA, Rodrigo Lages e. Reforma Psiquiátrica. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
LUZ, S. F. ; SILVA, Rodrigo Lages e . 'Momentos de um cuidado em rede ou sobre formação em psicologia social e construção do campo psi na saúde coletiva. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
SILVA, Rodrigo Lages e. As psicologia que foram as ruas em junho. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

11.
SILVA, Rodrigo Lages e. Enfrentamento e combate à violência sexual contra crienças e adolescentes. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
SILVA, Rodrigo Lages e. Políticas e Tecnologias de Diversidade Sexual e Produção de Vida. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
SILVA, Rodrigo Lages e. Corpo Política e resistência. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
SILVA, Rodrigo Lages e; BATISTA, L.A. . VIdas Belas Sobre Cidades Vivas: uma leitura para o confinamento do presente. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

15.
SILVA, Rodrigo Lages e. Subjetividade e Cidade. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
SILVA, Rodrigo Lages e. Mídia, Cultura Popular e Cultura de Resistência: desafios éticos e morais. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

17.
SILVA, Rodrigo Lages e. Mídia, Cultura Popular e Cultura de Resistência: desafios éticos e morais. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
SILVA, Rodrigo Lages e. Cidades Mortas: uma profecia euclidiana. Rio de Janeiro: UERJ, 2010 (Resenha).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
SILVA, Rodrigo Lages e. Membro da Comissão Científica do XIX Econtro Nacional da Abrapso. 2017.

2.
SILVA, Rodrigo Lages e. Parecerista ad hoc para a Revista Ciência e Profissão. 2017.

3.
SILVA, Rodrigo Lages e. Avaliação de Pôsteres para o XIX Encontro Nacional da Abrapso. 2017.

4.
SILVA, Rodrigo Lages e. Membro da Comissão Científica do XIX Encontro Regional da Abrapso. 2016.

5.
SILVA, Rodrigo Lages e. Avaliação de pôsteres para o XVIII Encontro Nacional da Abrapso. 2015.

6.
SILVA, Rodrigo Lages e. Parecerista ad hoc para a Revista Factal. 2015.

7.
SILVA, Rodrigo Lages e. Parecerista ad hoc para a Revista Trajétória Multicursos. 2015.

8.
SILVA, Rodrigo Lages e. Parecerista ad hoc para a Revista Factal. 2015.

9.
SILVA, Rodrigo Lages e. Parecerista ad hoc para a Revista Polis e Psique. 2014.

10.
SILVA, Rodrigo Lages e. Parecerista ad hoc para a Revista Trajétória Multicursos. 2013.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SILVA, Rodrigo Lages e. Programa Democracia. 2011. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
SILVA, Rodrigo Lages e. Confrontando paradigmas: educação e contemporaneidade. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Especialização EAD).

2.
SILVA, Rodrigo Lages e. Tecnologias e Espaços de Aprendizagem. 2014. .

3.
SILVA, Rodrigo Lages e. 3 propostas para uma educação em rizoma. 2012. .

4.
SILVA, Rodrigo Lages e. Relatório final de estágio sandwiche. 2011. (Relatório de etapa de pesquisa).

5.
SILVA, Rodrigo Lages e. Políticas Públicas e Juventude: Interrogações éticas. 2007. .

6.
SILVA, Rodrigo Lages e. Paradigma preventivo e lógica identitária: a construção da periferia como problema social. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
SILVA, Rodrigo Lages e; ADAIME, Rafael . Os discursos de Glauber Rocha. 2001. Vídeo.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
SILVA, Rodrigo Lages e; COSTA, Luciano Bedin; ROMAGNOLI, R.; TITTONI, J.. Participação em banca de Camila Pereira Alves. Entre Trabalho e Educação: composição de um território existencial. 2018. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social e Institucional) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

2.
SILVA, Rodrigo Lages e; COSTA, Luis Artur; COSTA, Luciano Bedin; MIZOGUCHI, Danichi. Participação em banca de Francine Delavald Bottoni. Uma palavra para dizer o murmurar dos ventos: a urgência como constituinte da subjetivação contemporânea. 2017. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social e Institucional) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

3.
SILVA, Rodrigo Lages e; COSTA, Luciano Bedin; MIZOGUCHI, Danichi; COSTA, Luis Artur. Participação em banca de Francine Delavald Bottoni. ?Urgências Cotidianas: Uma Cartografia?. 2017. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social e Institucional) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

4.
SILVA, Rodrigo Lages e; ABES, C. B.; PALOMBINI, A.; AMADOR, F.. Participação em banca de Tanise Kettermann Fick. Vazios do Trabalho. 2016. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social e Institucional) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Teses de doutorado
1.
SILVA, Rodrigo Lages e; COSTA, Luis Artur; SILVA, A. R.; GARCIA, N. L.; ROSARIO, N. M.. Participação em banca de Lisiane Machado Aguiar. Normalizações do saber-poder metodológico no campo da comunicação: por um étodo da diferença nos processos institucionais de produção de conhecimento científico. 2017. Tese (Doutorado em Programa de Pós- Graduação em Comunicação e Informação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

2.
SILVA, Rodrigo Lages e; BATISTA, L.A.; FERREIRA, M. S.; MIZOGUCHI, Danichi; BARBOSA, M.. Participação em banca de Veridiana Chiari Gatto. Constelando imagens na história: ensaios sobre políticas de subjetivação do ver entre a transgressão e o poder.. 2017. Tese (Doutorado em PSICOLOGIA - ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: ESTUDOS DA SUBJETIVIDADE) - Universidade Federal Fluminense.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SILVA, Rodrigo Lages e. Participação em banca de Jéssica Vieira Messagio.Entre Agual e Parque dos Presidentes: escutar o território, interrogar os mapas e acolher o imprevisível. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade Cenecista de Osório.

2.
SILVA, Rodrigo Lages e. Participação em banca de Keila Moreira da Silva.Orientação Profissional: uma investigação inicial sobre escolha profissional. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade Cenecista de Osório.

3.
SILVA, Rodrigo Lages e. Participação em banca de Evanice Terezinha Nunes.Orientação Vocacional: as escolhas dos sujeitos e suas dúvidas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade Cenecista de Osório.

4.
SILVA, Rodrigo Lages e. Participação em banca de Suzi Carina Chaves.Cartografia de Corpos Infames: alguns Cupinchas e uma Ladaia. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade Cenecista de Osório.

5.
SILVA, Rodrigo Lages e. Participação em banca de Felipe Ferreira Lopes.Percursos de um Clandestino. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade Cenecista de Osório.

6.
SILVA, Rodrigo Lages e. Participação em banca de Elizandra Costa.Gênero e Sexualidade no contexto escolar. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade Cenecista de Osório.

7.
SILVA, Rodrigo Lages e. Participação em banca de Laiana Mariano Ritter.Matriciamento em saúde mental: o apoio matricial à rede de atenção básica de saúde no município de Capão da Canoa. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade Cenecista de Osório.

8.
SILVA, Rodrigo Lages e. Participação em banca de Paulo Renato Lessa de Oliveira.Crenças de idosos participantes do projeto conviver do CRAS de Osório/RS acerca da velhice e das mudanças corporais decorrentes dessa fase do ciclo vital.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade Cenecista de Osório.

9.
SILVA, Rodrigo Lages e. Participação em banca de Priscila Gomes Fraga.Perspectiva de promoção de resiliência em crianças e adolescentes institucionalizados por medida de proteção. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade Cenecista de Osório.

10.
SILVA, Rodrigo Lages e. Participação em banca de Suellen Ferreira Luz.Estrangeiro: acompanhando e narrando as transformações sensíveis de um corpo pesuisador. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade Cenecista de Osório.

11.
SILVA, Rodrigo Lages e. Participação em banca de Lívia Caldieraro de Souza.Rastros na cidade: o corpo trans sob o olhar cartográfico. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade Cenecista de Osório.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
SILVA, Rodrigo Lages e; ZANNATA, C.; NUNES, A.. Banca de Qualificação de Trabalho de Conclusão de Graduação de Glauco Machado Caon. 2018. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

2.
SILVA, Rodrigo Lages e; COSTA, Luis Artur; PAULON, S.. Banca de qualificação de projeto de dissertação de mestrado de Janaína Ghiggi. 2018. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

3.
SILVA, Rodrigo Lages e; TITTONI, J.; PASSOS, E.. Banca de Qualificação de Projeto de Doutorado de Jéssica Prudente. 2018. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

4.
SILVA, Rodrigo Lages e; MIZOGUCHI, Danichi; FERREIRA, M.; BATISTA, L.A.. Banca de Qualificação de Projeto de Doutorado de Lázaro Baptista. 2018. Universidade Federal Fluminense.

5.
SILVA, Rodrigo Lages e; COSTA, Luis Artur; GALINDO, D.; FONSECA, T. M. G.. Banca de qualificação de projeto de dissertação de mestrado de Alana Soares Albuquerque:. 2017. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

6.
SILVA, Rodrigo Lages e; COSTA, Luciano Bedin; TITTONI, J.; ROMAGNOLI, R.. Banca de Qualificação de Projeto de Dissertação de Mestrado de Camila Alves: ?Entre Trabalho e Educação: composição de um território existencia. 2017. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

7.
SILVA, Rodrigo Lages e; WIEDERKHER, A.; TONIAL, C. G. G.; MEDEIROS, I. L. P.; MOTA, I. L. S.; ZAN, R.; ANDRAS, M. J. C.. 20º Comissão Julgadora do Prêmio Educação do Sinpro/RS. 2017. Sindicato dos Professores do Rio Grande do Sul.

8.
CRUZ, L. R.; HILLESHEIM, B.; COSTA, Luis Artur; SILVA, Rodrigo Lages e. Banca de qualificacação de projeto de dissertação de mestrado de Alexandre Missel Knorre "Rádio na Rua: cartografando vidas menores".. 2017. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

9.
SILVA, Rodrigo Lages e; COSTA, Luis Artur; MIZOGUCHI, Danichi. Banca de qualificação do projeto de doutorado de Mateus Freitas Cunda:?As políticas da rua, suas formas e forças de expressão". 2016. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

10.
SILVA, Rodrigo Lages e. XXVIII Salão de Iniciação Científica.. 2016. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

11.
SILVA, Rodrigo Lages e; FERREIRA, M. S.; PEREIRA, E. H. P.; SCARELI, G.; BATISTA, L.A.. Banca de qualificação do projeto de tese de doutorado de Veridiana Chiari Gatto:. 2016. Universidade Federal Fluminense.

12.
SILVA, Rodrigo Lages e; PEREIRA, E. H. P.; FERREIRA, M. S.; BATISTA, L.A.. Banca de qualificação de projeto de tese de doutorado de Geraldo Artte:. 2016. Universidade Federal Fluminense.

13.
SILVA, Rodrigo Lages e; MOESCHEN, S.; LIMA, M. R.; PALOMBINI, A.. Banca de qualificação de projeto de dissertação de mestrado de Karine Szchuman "Á margem da espera: testemunhos apesar de tudo".. 2016. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

14.
SILVA, Rodrigo Lages e; BATISTA, L.A.; TITTONI, J.; PALOMBINI, A.. Banca de qualificação de projeto de mestrado de Giovanna Carvalho de Oliveira: "?Da hospitalidade nos itinerários de imigrantes forçados e refugiados no Brasil?. 2016. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

15.
SILVA, Rodrigo Lages e; COSTA, Luciano Bedin; COSTA, Luis Artur. Banca de qualificação de projeto de dissertação de mestrado de Francine Delavald Bottoni:. 2016. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

16.
HUTZ, C.; FISCHER, R. M. B.; SILVA, Rodrigo Lages e. XXVII Salão de Iniciação Científica da UFRGS, Mesa: PROCESSOS DE SUBJETIVAÇÃO: MODOS DE PESQUISAR, DIREITOS HUMANOS E TRABALHO. 2015. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

17.
SILVA, Rodrigo Lages e; REAL, L. C.. Bancas examinadoras para seleção de monitores. 2015. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

18.
SILVA, Rodrigo Lages e. XXVI Salão de Iniciação Científica da UFRGS. 2014. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

19.
DÍAS, Miriam; SILVA, Rodrigo Lages e; MACHADO, Paula Sandrine. XXV Salão de Iniciaçao Científifica UFRGS. 2013. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Interlocuções Metodológica: evento do programa de Mestrado em Psicologia Social Institucional da UFRGS.Participação nas mesas: Coletivos e interferências no social e Trabalho, educação, clínica e resistência. 2017. (Seminário).

2.
XIX Encontro Nacional da Abrapso.O estado da arte da Arte e as formas de luta na psicologia social. 2017. (Encontro).

3.
6º Encontro com Imagens e Filosofia: "Terra em "Trans": trans(euntes), trans(formações), trâns(itos)"..ATRAVESSANDO FRONTEIRAS ENTRE IMIGRAÇÃO, NARRATIVAS URBANAS E EDUCAÇÃO. 2016. (Encontro).

4.
Evento do Conselho Regional de Psicologia.Conversando sobre violência na cidade. 2016. (Outra).

5.
Interlocuções Metodológicas: evento dos alunos de mestrado em Psicologai Social e Institucional da UFRGS.Cidade e Política. 2016. (Seminário).

6.
XVI Encontro Regional da Abrapso.Atravessando Fronteiras entre Imigração Narrativas Urbanas e Educação. 2016. (Encontro).

7.
XVI Encontro Regional da Abrapso.Conferência de Encerramento. 2016. (Encontro).

8.
XVIII Encontro Nacional da Abrapso.Momentos de um cuidado em rede ou sobre formação em psicologia social e construção do campo psi na saúde coletiva. 2015. (Encontro).

9.
XVIII Encontro Nacional da ABRAPSO.Coordenação do GT: ARADOXOS ENTRE BARBÁRIE E CIVILIZAÇÃO: A ARTE COMO OPERAÇÃO DE TRANSVERSALIDADE ENTRE CIÊNCIA E POLÍTICA NA PSICOLOGIA SOCIAL CONTEMPORÂNEA. 2015. (Encontro).

10.
XV Encontro Regional Sul da Abrapso.As psicologias que foram às ruas em junho. 2014. (Encontro).

11.
Formação Continuada Pedagógica dos Docentes 2013/2. 2013. (Outra).

12.
Formação Continuada Professores 2013/1. 2013. (Outra).

13.
IV Mostra Integrada de Iniciação Científica. Enfrentamento e combate à violência sexual contra crienças e adolescentes. 2013. (Feira).

14.
Seminário Saúde, Segurança e Precarização do Trabalho. 2013. (Seminário).

15.
XVII Encontro Nacional da Abrapso.Para além da navalha de Ockham: a complexidade como princípio epistêmico em psicologia social. 2013. (Encontro).

16.
XVII Encontro Nacional da ABRAPSO.Grupo de Trabalho: Arte, Cidade e Experimentações Metodológicas em Psicologia Social. 2013. (Encontro).

17.
IV Congresso da Ulapsi. Por que pesquisar a cidade?. 2012. (Congresso).

18.
IV Forum Municipal de Saúde. 2012. (Outra).

19.
XIV Encontro Regional da Abrapso.Políticas e Tecnologias de Assistência Socail e Produção de Vida. 2012. (Encontro).

20.
POVOAR - Corpo, Política e Rsistência - Evento dos Alunos do PPG em Psicologia da UFF.Psicologia e Movimentos Sociais. 2011. (Simpósio).

21.
XVI Encontro Nacional da Abrapso.Estratégias ficcionais e pesquisa ou A invenção da verdade. 2011. (Encontro).

22.
XVI Encontro Nacional da Abrapso.As inquietaçoes demiúrgicas de Evru: artifício e método em pesquisa. 2011. (Encontro).

23.
XV Encontro Nacional da ABRAPSO.Parangolé da Exclusão: as cores e os cheiros da cidade em Oiticica. 2009. (Encontro).

24.
A vida como obra de arte: práticas e interferências . Evento dos Alunos do PPG em Psicologia da UFF. 2008. (Simpósio).

25.
X Semana da Psicologia - Faculdades Integradas Maria Thereza.Cidade e subjetividade: um olhar sobre o confinamento do presente. 2008. (Simpósio).

26.
VII Encontro Clio-Psyché.Paradigma Preventivo e Lógica Identitária nas Políticas para Juventudo: O Caso Hip Hop. 2006. (Encontro).

27.
XI Encontro Regional Sul da ABRAPSO - Tecendo Relações e Intervenções em Psicologia Social.Lógica Identitária e Paradigma Preventivo nos Estudos sobre o Hip Hop. 2006. (Encontro).

28.
I Congresso Latino-Americano da Psicologia - ULAPSI. Mídias, Cultura Popular e Cultura de Resistência: Desafios Éticos e Morais. 2005. (Congresso).

29.
IV Congresso Norte Nordeste de Psicologia. Mídia, Cultura e Resistencia: Desafios Éticos e Morais. 2005. (Congresso).

30.
Produzindo a periculosidade do adolescente na contemporaneidade. 2004. (Outra).

31.
1ª Mostra Nacional de Práticas em Psicologia.A Identidade do Psicólogo no Poder Legislativo: A Psicologia Institucional e a Prática do Grupo Operativo a Serviço da Cidadania. 2000. (Outra).

32.
Exponha-se - Semana de Pesquisa e Iniciação Científica.Quando a Linguagem Tropeça: Heterogeneidade e ruptura na clínica psicanalítica, a presença do Outro na fala de analisantes. 2000. (Outra).

33.
III Encuentro Temático de Psicólogos del Mercosur.A implantação de um serviço de psicologia no setor legislativo. 1998. (Encontro).

34.
XII Congresso do Círculo Brasileiro de Psicanálise - Corpo e Psicanálise. 1998. (Congresso).

35.
III Simpósio de Psicologia - Instituições de Saúde e Saúde das Instituioções. 1996. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SILVA, Rodrigo Lages e. XIX Encontro Nacional da Abrapso. 2017. (Congresso).

2.
SILVA, Rodrigo Lages e. VI Semana Acadêmica do Curso de Psicologia e V Psicoarte. 1999. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Suzana Barel Alves. PRATICÁS DESAFIADORAS DO PENSAR: POSSIBILIDADES COM CRIANÇAS DE 4 A 5 ANOS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Rodrigo Lages e Silva.

Iniciação científica
1.
Julia de Campos Lucena. Construindo operadores para um modo coletivo de aprendizagem. 2018. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Português e Francês) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Rodrigo Lages e Silva.

2.
Leandro Paz da Silva. CONSTRUINDO OPERADORES PARA UM MODO COLETIVO DE APRENDIZAGEM ATRAVES DE OFICINAS DE PRODUCAO DE NARRATIVAS AUDIOVISUAIS COM IMIGRANTES HAITIANOS EM APRENDIZAGEM DO PORTUGUES COMO IDIOMA ADICIONAL.. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Japonês) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Pró-reitoria de Extensão UFRGS. Orientador: Rodrigo Lages e Silva.

3.
Julia de Campos Lucena. Construindo operadores para um modo coletivo de aprendizagem através de oficinas de produção de narrativas audiovisuais com imigrantes haitianos em aprendizagem do português como idioma adicional. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Português e Francês) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Rodrigo Lages e Silva.

Orientações de outra natureza
1.
Matheus dos Santos Araújo. Psicologia da Educação I-A. 2017. Orientação de outra natureza. (Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Rodrigo Lages e Silva.

2.
Guilherme Bertollo. Psicologia da Educação I-A. 2017. Orientação de outra natureza. (Ciências Sociais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Rodrigo Lages e Silva.

3.
Matheus dos Santos Araújo. Monitoria. 2017. Orientação de outra natureza. (Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Rodrigo Lages e Silva.

4.
Julia de Campos Lucena. Monitoria. 2017. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Francês) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Rodrigo Lages e Silva.

5.
Guadalupe Rausch. Monitoria na disciplina Psicologia da Adolescência I. 2016. Orientação de outra natureza. (Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Rodrigo Lages e Silva.

6.
Fabrício Bocacina. Monitoria da disciplina Psicologia da Educação I. 2016. Orientação de outra natureza. (Geografia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Rodrigo Lages e Silva.

7.
Rodrigo Fernandez. Projeto de Extensão: Aprender na diferença, aprender com a diferença.. 2016. Orientação de outra natureza. (Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Rodrigo Lages e Silva.

8.
Adriele Teixeira. Projeto de Extensão: Aprender na diferença, aprender com a diferença.. 2016. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Francês) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Rodrigo Lages e Silva.

9.
Leandro Paz da SilVA. Projeto de Extensão: Aprender na diferença, aprender com a diferença.. 2016. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Inglês) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Rodrigo Lages e Silva.

10.
Bruna Souza de Oliveira. Projeto de Extensão: Aprender na diferença, aprender com a diferença.. 2016. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Inglês) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Rodrigo Lages e Silva.

11.
Paloma de Melo Henrique. Projeto de Extensão: Aprender na diferença, aprender com a diferença.. 2016. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Espanhol) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Rodrigo Lages e Silva.

12.
Giovana Bess. Monitoria na disciplina Psicologia da Educação I. 2016. Orientação de outra natureza. (Letras - Português e Inglês) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Rodrigo Lages e Silva.

13.
Alessandra Kasprczak. Monitoria. 2013. Orientação de outra natureza. (Psicologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Rodrigo Lages e Silva.

14.
Alex Sandro Berzagui. Monitoria. 2013. Orientação de outra natureza. (Psicologia) - Faculdade Cenecista de Osório. Orientador: Rodrigo Lages e Silva.

15.
Aline Lopes Mauer. Estágio Básico: Seminario Integrador III: Processos e práticas psicológicas contemporâneas. 2013. Orientação de outra natureza. (Psicologia) - Faculdade Cenecista de Osório. Orientador: Rodrigo Lages e Silva.

16.
Álvaro Camargo Sant'ana. Seminário Integrador III: Processos e Práticas Psicológicas Contemporâneas. 2013. Orientação de outra natureza. (Psicologia) - Faculdade Cenecista de Osório. Orientador: Rodrigo Lages e Silva.

17.
Anelise Tedesco Lopes. Seminário Integrador III: Processos e práticas psicológicas contemporâneas. 2013. Orientação de outra natureza. (Psicologia) - Faculdade Cenecista de Osório. Orientador: Rodrigo Lages e Silva.

18.
Brenda Silveira dos Santos. Seminário Integrador III: Processos e práticas psicológicas contemporâneas. 2013. Orientação de outra natureza. (Psicologia) - Faculdade Cenecista de Osório. Orientador: Rodrigo Lages e Silva.

19.
Bruna Mesquita Machado. Éstágio Básico: Seminário Integrador III: Processos e Práticas Psicológicas Contemporâneas. 2013. Orientação de outra natureza. (Psicologia) - Faculdade Cenecista de Osório. Orientador: Rodrigo Lages e Silva.

20.
Débora dos Santos Ferreira. Estágio Básico: Seminário Integrador III: Processos e Práticas Psicológicas Contemporâneas. 2013. Orientação de outra natureza. (Psicologia) - Faculdade Cenecista de Osório. Orientador: Rodrigo Lages e Silva.

21.
Elizandra Bitencourt de Lima. Estágio Básico: Seminário Integrador III: Processos e práticas psicológicas contemporâneas. 2013. Orientação de outra natureza. (Psicologia) - Faculdade Cenecista de Osório. Orientador: Rodrigo Lages e Silva.

22.
Elizandra Costa da Rosa. Estágio Básico: Seminário Integrador III: Processos e práticas psicológicas contemporâneas. 2013. Orientação de outra natureza. (Psicologia) - Faculdade Cenecista de Osório. Orientador: Rodrigo Lages e Silva.

23.
Felipe Ferreira Lopes. Estágio Básico: Seminário Integrador III: Processos e práticas psicológicas contemporâneas. 2013. Orientação de outra natureza. (Psicologia) - Faculdade Cenecista de Osório. Orientador: Rodrigo Lages e Silva.

24.
Flãvia Tresbach Bastos. Estágio Básico: Seminário Integrador III: Processos e práticas psicológicas contemporâneas. 2013. Orientação de outra natureza. (Psicologia) - Faculdade Cenecista de Osório. Orientador: Rodrigo Lages e Silva.

25.
Gladis Portugues Alegre. Estágio Básico: Seminário Integrador III: Processos e práticas psicológicas contemporâneas. 2013. Orientação de outra natureza. (Psicologia) - Faculdade Cenecista de Osório. Orientador: Rodrigo Lages e Silva.

26.
Grazieli Gomes Pelisoli. Estágio Básico: Seminário Integrador III: Processos e práticas psicológicas contemporâneas. 2013. Orientação de outra natureza. (Psicologia) - Faculdade Cenecista de Osório. Orientador: Rodrigo Lages e Silva.

27.
Joanna Machado Teixeira. Estágio Básico: Seminário Integrador III: Processos e práticas psicológicas contemporâneas. 2013. Orientação de outra natureza. (Psicologia) - Faculdade Cenecista de Osório. Orientador: Rodrigo Lages e Silva.

28.
Joice Aparecida dos Santos Rabello. Estágio Básico: Seminário Integrador III: Processos e práticas psicológicas contemporâneas. 2013. Orientação de outra natureza. (Psicologia) - Faculdade Cenecista de Osório. Orientador: Rodrigo Lages e Silva.

29.
Jordana Oliveira Krás. Estágio Básico: Seminário Integrador III: Processos e práticas psicológicas contemporâneas. 2013. Orientação de outra natureza. (Psicologia) - Faculdade Cenecista de Osório. Orientador: Rodrigo Lages e Silva.

30.
José Rafael Oliveira Luft. Estágio Básico: Seminário Integrador III: Processos e práticas psicológicas contemporâneas. 2013. Orientação de outra natureza. (Psicologia) - Faculdade Cenecista de Osório. Orientador: Rodrigo Lages e Silva.

31.
Josiane Fernanda dos Santos Tavares. Estágio Básico: Seminário Integrador III: Processos e práticas psicológicas contemporâneas. 2013. Orientação de outra natureza. (Psicologia) - Faculdade Cenecista de Osório. Orientador: Rodrigo Lages e Silva.

32.
Juliane Dias de Oliveira. Estágio Básico: Seminário Integrador III: Processos e práticas psicológicas contemporâneas. 2013. Orientação de outra natureza. (Psicologia) - Faculdade Cenecista de Osório. Orientador: Rodrigo Lages e Silva.

33.
Karoline Schmitz. Estágio Básico: Seminário Integrador III: Processos e práticas psicológicas contemporâneas. 2013. Orientação de outra natureza. (Psicologia) - Faculdade Cenecista de Osório. Orientador: Rodrigo Lages e Silva.

34.
Laianna Mariano Ritter. Estágio Básico: Seminário Integrador III: Processos e práticas psicológicas contemporâneas. 2013. Orientação de outra natureza. (Psicologia) - Faculdade Cenecista de Osório. Orientador: Rodrigo Lages e Silva.

35.
Larize Ferreira da Silva. Estágio Básico: Seminário Integrador III: Processos e práticas psicológicas contemporâneas. 2013. Orientação de outra natureza. (Psicologia) - Faculdade Cenecista de Osório. Orientador: Rodrigo Lages e Silva.

36.
Leide Sara Alves da Silva. Estágio Básico: Seminário Integrador III: Processos e práticas psicológicas contemporâneas. 2013. Orientação de outra natureza. (Psicologia) - Faculdade Cenecista de Osório. Orientador: Rodrigo Lages e Silva.

37.
Livia Caldieraro de Souza. Estágio Básico: Seminário Integrador III: Processos e práticas psicológicas contemporâneas. 2013. Orientação de outra natureza. (Psicologia) - Faculdade Cenecista de Osório. Orientador: Rodrigo Lages e Silva.

38.
Luciane Pereira de Barros. Estágio Básico: Seminário Integrador III: Processos e práticas psicológicas contemporâneas. 2013. Orientação de outra natureza. (Psicologia) - Faculdade Cenecista de Osório. Orientador: Rodrigo Lages e Silva.

39.
Mariana Dariva de Oliveira. Estágio Básico: Seminário Integrador III: Processos e práticas psicológicas contemporâneas. 2013. Orientação de outra natureza. (Psicologia) - Faculdade Cenecista de Osório. Orientador: Rodrigo Lages e Silva.

40.
Max Luan Ferreira Debastiani. Estágio Básico: Seminário Integrador III: Processos e práticas psicológicas contemporâneas. 2013. Orientação de outra natureza. (Psicologia) - Faculdade Cenecista de Osório. Orientador: Rodrigo Lages e Silva.

41.
Mônica Daniela Pacheco de Paula. Estágio Básico: Seminário Integrador III: Processos e práticas psicológicas contemporâneas. 2013. Orientação de outra natureza. (Psicologia) - Faculdade Cenecista de Osório. Orientador: Rodrigo Lages e Silva.

42.
Neura Gomes da Silva. Estágio Básico: Seminário Integrador III: Processos e práticas psicológicas contemporâneas. 2013. Orientação de outra natureza. (Psicologia) - Faculdade Cenecista de Osório. Orientador: Rodrigo Lages e Silva.

43.
Paulo Renato Lessa de Oliveira. Estágio Básico: Seminário Integrador III: Processos e práticas psicológicas contemporâneas. 2013. Orientação de outra natureza. (Psicologia) - Faculdade Cenecista de Osório. Orientador: Rodrigo Lages e Silva.

44.
Priscilla Gomes Fraga. Estágio Básico: Seminário Integrador III: Processos e práticas psicológicas contemporâneas. 2013. Orientação de outra natureza. (Psicologia) - Faculdade Cenecista de Osório. Orientador: Rodrigo Lages e Silva.

45.
Priscilla Poleto. Estágio Básico: Seminário Integrador III: Processos e práticas psicológicas contemporâneas. 2013. Orientação de outra natureza. (Psicologia) - Faculdade Cenecista de Osório. Orientador: Rodrigo Lages e Silva.

46.
Sheila Ariel Martinez Soares Aquino. Estágio Básico: Seminário Integrador III: Processos e práticas psicológicas contemporâneas. 2013. Orientação de outra natureza. (Psicologia) - Faculdade Cenecista de Osório. Orientador: Rodrigo Lages e Silva.

47.
Stellen Giacomelli Rodrigues. Estágio Básico: Seminário Integrador III: Processos e práticas psicológicas contemporâneas. 2013. Orientação de outra natureza. (Psicologia) - Faculdade Cenecista de Osório. Orientador: Rodrigo Lages e Silva.

48.
Thais Medeiros da Silva. Estágio Básico: Seminário Integrador III: Processos e práticas psicológicas contemporâneas. 2013. Orientação de outra natureza. (Psicologia) - Faculdade Cenecista de Osório. Orientador: Rodrigo Lages e Silva.

49.
Vania Dias Fernandes. Estágio Básico: Seminário Integrador III: Processos e práticas psicológicas contemporâneas. 2013. Orientação de outra natureza. (Psicologia) - Faculdade Cenecista de Osório. Orientador: Rodrigo Lages e Silva.

50.
Sonaira Goldami. Monitoria. 2012. Orientação de outra natureza. (Psicologia) - Faculdade Cenecista de Osório. Orientador: Rodrigo Lages e Silva.

51.
Marina Franco. Monitoria. 2012. Orientação de outra natureza. (Psicologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Rodrigo Lages e Silva.



Outras informações relevantes


Aprovado em primeiro lugar no concurso para Professor (área: Psicologia da Educação) UFRGS em 2015.
Aprovado em segundo lugar no concurso para Professor (área: Psicologia Social) UFRJ em 2013.
Aprovado em quarto lugar no concurso para Professor (área:Psicologia Social) UFF em 2013.
Aprovado em segundo lugar para o concurso de Professor (área: Psicologia Social) FURG em 2014.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/10/2018 às 23:32:40