Ana Maria Maranhão Porto da Silveira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3289841250326832
  • Última atualização do currículo em 09/11/2017


Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade Frassinetti do Recife (1981), mestrado em Ciência da Educação pela Universidade Autônoma de Assunção (2005) e doutorado em Ciência da Educação pela Universidade Autônoma de Assunção (2008). Atualmente é professor , assessor , consultor e diretora da Faculdade Santa Fé, serviço prestado da Escola Superior de Magistratura de Pernambuco e professor titular da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração de Sistemas Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: concepções educacionais, aprendizagem, educação, competëncia e educador. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Ana Maria Maranhão Porto da Silveira
Nome em citações bibliográficas
SILVEIRA, Ana Maria Maranhão Porto da

Endereço


Endereço Profissional
Faculdade Santa Fé, Particular, Única.
Av. Joao Pessoa,300 Anil
Apicum
55000-000 - Sao Luis, MA - Brasil
Telefone: (98) 32433530
Fax: (98) 32433530
URL da Homepage: http://www.santafe.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2005 - 2008
Doutorado em Ciência da Educação.
Universidade Autônoma de Assunção, UAA, Paraguai.
Título: A RELAÇÃO DA QUALIDADE DA GESTÃO EDUCACIONAL COM O PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO E ESTRATÉGICO DE UMA INSTITUIÇÃO PRIVADA DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO EM RECIFE / PE, BRASIL, A PARTIR DO MONITORAMENTO DOS PROJETOS SURGIDOS DA PESQUISA DE SATISFAÇÃO DOS AT, Ano de obtenção: 2008.
Orientador: Dr. Diosnel Centurión, Ph. D..
Palavras-chave: Gestão Relacional; Relação intra e interpessoal; Qualidade Educacional.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação; Administração Pública, Defesa e Seguridade Social; Outros Serviços Coletivos, Sociais e Pessoais.
2002 - 2005
Mestrado em Ciência da Educação.
Universidade Autônoma de Assunção, UAA, Paraguai.
Título: Gestão Estratégica em Instituição Privada:Problema ou Solução?,Ano de Obtenção: 2005.
Orientador: Susana Cherckasky.
Palavras-chave: Educação; Qualidade Educacional; Pesquisa; Planejamento Estratégico; Planejamento Participativo; Projeto Político Pedagógico.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional / Especialidade: Planejamento Educacional.
Setores de atividade: Outras Atividades de Assessoria e Consultoria Às Empresas; Outro; Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial.
2005 - 2006
Especialização em ESpecialização. (Carga Horária: 450h).
Faculdade Santa Fé, FSF, Brasil.
Título: Formação Continuada do Coordenador e Gestor Pedagógico.
Orientador: Vera Gonçalves.
1995 - 1997
Especialização em Planejamento Educacional. (Carga Horária: 360h).
Universidade Salgado de Oliveira, UNIVERSO, Brasil.
1976 - 1981
Graduação em Pedagogia.
Faculdade Frassinetti do Recife, FAFIRE, Brasil.
Título: Orientação Educacional no Ensino Fundamental e Médio.
Orientador: Nize Nereida Lopes.
1968 - 1970
Curso técnico/profissionalizante.
Colégio das Damas da Instrução Cristã, CDIC, Brasil.
1960 - 1967
Ensino Fundamental (1º grau).
Colégio das Damas da Instrução Cristã, CDIC, Brasil.




Formação Complementar


1971 - 1972
Extensão universitária em Extensão Em Educação Infantil e Ensino Fundamental. (Carga horária: 1200h).
Universidade Santa Úrsula, USU, Brasil.


Atuação Profissional



Excellence Assessoria e Consultoria Empresarial, EACE, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professora Doutora em Ciência da Educação
Outras informações
Atuo como professora de MBA em Gestão ministrando a disciplina de Metodologia Científica. O sistema é modular a cada 2 meses me desloco de sexta a domingo para São Luís/ MA


Faculdade de Ciências Humanas de Olinda, FACHO, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - Atual
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 12
Outras informações
Professora dos Cursos de Pedagogia, Letras e Psicologia ministrando as disciplinas de História da Educação I e II, Gestão e Coordenação Pedagógica, Gestão de Pessoas, Didática, Orientação de Estágio em Educação Infantil e Especial, Metodologia Científica e orientação de monografia (TCC).

Atividades

2/2006 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)
Metodologia Científica
Gestão de Recursos Humanos em Educação
Gestão Educacional
Didática
Estrutura e Funcionamento da Educação Básica
História da Educação I e II

Escola Superior de Magistratura de Pernambuco, ESMAPE, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - Atual
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Serviço Prestado, Carga horária: 2
Outras informações
Leciona a disciplina de Didática do Ensino Superior


Faculdade Santa Fé, FSF, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - Atual
Vínculo: Prestação de Serviço, Enquadramento Funcional: Professor , Assessor , Consultor e Diretora, Carga horária: 0
Outras informações
Prestação de serviço na Formação Continuada aos professores, Assessoria e Consultoria Pedagógica, professora do Curso de Pósgraduação e Diretora de Posgrado em Pernambuco Disciplinas que leciona Metodologia de Investigação Científica Didática e Metodologia da Educação Superior Gestão Educacional Currículo e Programas Educação Comparada

Atividades

2005 - Atual
Direção e administração, Particular, .

Cargo ou função
Diretora de Posgrado em pernambuco.
8/2000 - Atual
Ensino, Pósgraduação Em Gestão e Supervisão Educacional, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Planejamento Participativo
Gestão Educacional
8/2000 - Atual
Serviços técnicos especializados , Particular, Única.

Serviço realizado
Assessoria e Consultoria Pedagógica.

Colégio Marista São Luís, CMSL, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 2006
Vínculo: Supervisor Pedagógico, Enquadramento Funcional: Supervisão Eduacional, Carga horária: 25

Atividades

2/1997 - 1/2006
Serviços técnicos especializados , Particular, Recife Pernambuco.

Serviço realizado
Acompanhamento psicopedagógico a professores, família e alunos.

Colégio e Curso Especial, CCE*, Brasil.
Vínculo institucional

1992 - 1997
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora Pedagógica, Carga horária: 44
Outras informações
Coordenadora e Supervisora Pedagógica do Ensino Fundamental e Médio

Atividades

2/1991 - 1/1997
Serviços técnicos especializados , Particular, Única.

Serviço realizado
Coordenadora e Supervisora Pedagógica do Ensino Fundamental e Médio.

Colégio Nossa Senhora do Carmo, CNSC, Brasil.
Vínculo institucional

1980 - 1991
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular e Coordenador Pedagógico, Carga horária: 25
Outras informações
Durante 05 anos atuei como professora de Matemática e Ciências no Ensino Fundamental I, após este tempo assumi durante 2 anos a Coordenação Geral do Serviço de Orientação Religiosa e nos últimos 5 anos fui Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental II, onde fazia o acompanhamento psicopedagógicos dos professores, alunos e pais.

Atividades

8/1980 - 12/1991
Ensino,

Disciplinas ministradas
Professora do Ensino Fundamental I
8/1980 - 12/1991
Ensino,

Disciplinas ministradas
Professora de Formação Religiosa do Ensino Fundamental
8/1980 - 12/1991
Serviços técnicos especializados , Particular, Única.

Serviço realizado
Coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental.

Instituto Maria Montessori, IMM, Brasil.
Vínculo institucional

1977 - 1979
Vínculo: Proprietária, Enquadramento Funcional: Diretor, Carga horária: 44

Atividades

1/1977 - 12/1979
Direção e administração, Particular, Única.

Cargo ou função
Diretor de Unidade.

Colégio das Damas da Instrução Cristã, CDIC, Brasil.
Vínculo institucional

1971 - 1976
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 25
Outras informações
Professora de Educação Infantil e Magistério

Atividades

2/1971 - 12/1976
Ensino,

Disciplinas ministradas
Polivalente na Educação Infantil e Didática da Linguagem/ Normalização no Magistério
2/1971 - 12/1976
Serviços técnicos especializados , Particular, Única.

Serviço realizado
Coordenadora da Educação Infantil.


Projetos de pesquisa


2010 - Atual
A PEDAGOGIA AFETIVA COMO FATOR ESSENCIAL NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAEGM
Descrição: Percebe-se que a afetividade está presente em todas as principais decisões de ensino assumidas pelo professor, constituindo-se como fator fundante das relações que se estabelecem entre os alunos e os conteúdos escolares. A natureza da mediação, portanto, é um dos principais fatores determinantes da qualidade dos vínculos que se estabelecerão entre o sujeito e o objeto do conhecimento. Pode-se afirmar, sem exageros, que a qualidade da mediação, em muitos casos, determina toda a história futura da relação entre o aluno e um determinado conteúdo ou prática desenvolvida na escola. Tal história, em muitos casos, é essencialmente afetiva. Pesquisas recentes têm apontado que, em histórias de sucesso entre sujeitos e objetos de conhecimento, geralmente identificam-se mediadores (freqüentemente parentes e/ou professores) que desenvolveram uma mediação afetiva, com resultados também profundamente afetivos, determinando processos de constituições individuais duradouros e importantes para os indivíduos. É o caso da pesquisa de Grotta (2000), que analisou o processo de constituição de leitores adultos. Nas histórias de vida dos sujeitos, identificam-se figuras familiares e de professores que, de forma afetiva, possibilitaram uma cuidadosa aproximação entre eles, a literatura e as práticas de leitura. Tal mediação marcou o futuro desses indivíduos e teve papel decisivo nos seus respectivos processos de constituição enquanto sujeitos leitores..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Ana Maria Maranhão Porto da Silveira - Coordenador.Financiador(es): Faculdade de CIências Humanas de Olinda - Auxílio financeiro.
2009 - 2009
AMEAÇAS E OPORTUNIDADES À CONTINUIDADE DO CURSO DE PEDAGOGIA NA FACHO
Descrição: analisar as ameaças e oportunidades à continuidade do Curso de Pedagogia na Facho,e após o resultado da pesquisa de campo se construa os objetivos, metas e ações que poderão ser executadas a curto, médio e em longo prazo para solucionar as dificuldades e aprimorar as oportunidades. Como objetivos específicos: Analisar a Infraestrutura que a FACHO oferece identificando se atende às expectativas dos estudantes; Analisar as aulas ministradas identificando se favorecem ao aluno se sentir motivado; Verificar se o preço do Curso é compatível ao poder econômico-financeiro da clientela que atende; Analisar se a divulgação do trabalho da FACHO no decorrer do ano não poderia ser um marco para resgatar alunos para o Curso; Verificar se o uso dos meios de comunicação para a propaganda está tendo objetividade no direcionamento a sua clientela..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Ana Maria Maranhão Porto da Silveira - Coordenador.Financiador(es): Faculdade de CIências Humanas de Olinda - Auxílio financeiro.
1997 - 2006
Projeto Político Pedagógico
Descrição: O Projeto Político Pedagógico foi construído a partir do Planejamento Participativo vivido por todos os segmentos da Comunidade Educativa..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Ana Maria Maranhão Porto da Silveira - Coordenador.Financiador(es): Colégio Marista São Luís - Auxílio financeiro.
1997 - 2006
Projeto do Planejamento Estratégico
Descrição: O Projeto do Planejamento Estratégico surgiu desde 2001, quando se fez necessário estabelecer a missão e visão da empresa, seus avanços, retrocessos, ameaças e oportunidao prazoodes, objetivando estabelecer os projetos a curto,médio e a longo prazo. Este projeto continua e é monitorado de 3 em três meses..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Ana Maria Maranhão Porto da Silveira - Coordenador.Financiador(es): Colégio Marista São Luís - Auxílio financeiro.
1997 - 2006
Projeto de Formação Continuada
Descrição: O Projeto de Formação Continuada visa formar o corpo docente sistematicamente.O projeto contempla a formação a cada dois meses em módulos de 20 horas cada um, nos finais de semana.Os temas foram trabalhados a partir de pesquisa efetuada entre os educadores. São contratados mestres ou doutores de diversos lugares do país ou os próprios mestres da Instituição proferem o curso..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Ana Maria Maranhão Porto da Silveira - Coordenador.Financiador(es): Colégio Marista São Luís - Auxílio financeiro.
1997 - 2006
Projeto de Orientação de Área
Descrição: O Projeto de Orientação de Área surgiu pela necessidade de haver a assessoria de um mestre ou especialista na disciplina, a fim de trabalhar diretamente com os educadores por série favorecendo o aprofundamento em estudo e pesquisa dos conteúdos, métodos e técnicas do processo ensino aprendizagem.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Ana Maria Maranhão Porto da Silveira - Coordenador.Financiador(es): Colégio Marista São Luís - Auxílio financeiro.
1997 - 2006
Projeto de Avaliação Institucional
Descrição: O projeto de Avaliação Institucional foi elaborado por toda a Equipe da Instituição Educativa, onde a Avaliação é aplicada duas vezes ao ano, com a finalidade de redimensionar todo o processo ensino aprendizagem.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Ana Maria Maranhão Porto da Silveira - Coordenador.Financiador(es): Colégio Marista São Luís - Auxílio financeiro.


Projetos de desenvolvimento


2008 - 2008
Projeto A Interdisciplinaridade na Educação Ambiental
Descrição: Projeto elaborado para a Jornada Pedagógica do Curso de Pedagogia onde foram trabalhados filmes, oficinas e ofericido palestras sobre a preservação do meio ambiente tendo sido feita a Avaliação de todas as atividades bem como a descrição e análise dos resultados deste evento.
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) .
Integrantes: Ana Maria Maranhão Porto da Silveira - Integrante / Eliane Matos - Integrante / Wilma Pastor - Coordenador.
1997 - 2006
Projeto Interdisciplinar em Excursões Pedagógicas
Descrição: O Projeto Interdisciplinar foi criado com o objetivo de interelacionar as disciplinas nas excursões pedagógicas onde todas as pesquisas, avaliações e execução do preojeto são construídas pelos educadores, alunos técnicos psicopedagógicos.Este projeto tem a duração correspondente ao ano letivo e culmina no Vivendo a Cultura no mês de novembro..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Ana Maria Maranhão Porto da Silveira - Coordenador.Financiador(es): Colégio Marista São Luís - Auxílio financeiro.


Outros Projetos


2009 - Atual
PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Pedagogia Empresarial
Descrição: O curso de Pedagogia ainda não está devidamente voltado à educação empresarial, pois se atêm muito à escola, por isso é importante cursar uma pós-graduação mais voltada para a empresa ou para os recursos humanos. Sendo assim, se faz necessário e urgente a implantação de um Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Pedagogia Empresarial e a FACHO, instituição de vanguarda, poderá oferecer a Comunidade um Curso com qualidade profissional para que o pedagogo possa focar seu trabalho em duas direções: no funcionário ou no produto/serviço. Atuando com o funcionário, o pedagogo deve iniciar suas atividades conjuntamente com o departamento de RH, criando projetos educacionais que visem facilitar o aprendizado por parte dos funcionários. No segundo caso, este profissional atuará em empresas que vendem serviço/produtos educacionais como editoras, sites, ONGs. Desta forma, o pedagogo irá adequar à linguagem comercial ao tipo de produto oferecido, para expor de maneira satisfatória. Nas grandes organizações, o pedagogo é o responsável pela elaboração de projetos de implantação de universidades corporativas, avaliando a viabilidade de cursos e programas educacionais; contatando profissionais e confeccionando material didático. Além disso, os pedagogos são os responsáveis por treinamentos de comportamento para as lideranças. Eles são os mais indicados para transmitir aos líderes, a maneira correta de como lidar com subordinados e como ensiná-los a realizar tarefas. Pode-se ainda, como em qualquer profissão, prestar consultoria ou assessoria para organizações, em função de uma experiência adquirida em outras instituições. Ë válido salientar que à medida que o profissional pretende oferecer um serviço mais elaborado, é necessário especializar-se com cursos e pós-graduações, desta forma, chega um momento em que a graduação inicial foi apenas um ponto de partida. De acordo com as reflexões acima tudo indica que há nos setores produtivos que implementam as novas formas de orga.
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Administração Educacional/Especialidade: Administração de Sistemas Educacionais.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional/Especialidade: Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo/Especialidade: Teoria Geral de Planejamento e Desenvolvimento Curricular.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Avaliação da Aprendizagem.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Orientação e Aconselhamento/Especialidade: Orientação Educacional.


Idiomas


Inglês
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SILVEIRA, Ana Maria Maranhão Porto da2012SILVEIRA, Ana Maria Maranhão Porto da. COACHING: processo de aprendizagem e autodesenvolvimento. Travessia (Olinda), v. 13, p. 02, 2012.

2.
SILVEIRA, Ana Maria Maranhão Porto da2011SILVEIRA, Ana Maria Maranhão Porto da. A rotina na Educação Infantil. Travessia (Olinda), v. 1, p. 33-62, 2011.

3.
SILVEIRA, Ana Maria Maranhão Porto da2010SILVEIRA, Ana Maria Maranhão Porto da. Professor: Profissional do ensino. Travessia (Olinda), v. 1, p. 02-15, 2010.

4.
SILVEIRA, Ana Maria Maranhão Porto da2009SILVEIRA, Ana Maria Maranhão Porto da. Gestão Educacional por Competências. Travessia (Olinda), v. V, p. 67-122, 2009.

5.
SILVEIRA, Ana Maria Maranhão Porto da2008SILVEIRA, Ana Maria Maranhão Porto da. OS NOVOS PARADIGMAS DA FORMAÇÃO CONTINUADA: DA EDUCAÇÃO BÁSICA À PÓSGRADUAÇÃO. Travessia (Olinda), v. X, p. 95-118, 2008.

6.
SILVEIRA, Ana Maria Maranhão Porto da2007SILVEIRA, Ana Maria Maranhão Porto da. Gestão Estratégica Educacional. Travessia (Olinda), v. 1, p. 90-105, 2007.

7.
SILVEIRA, Ana Maria Maranhão Porto da2007SILVEIRA, Ana Maria Maranhão Porto da. O desafio da Avaliação na práxis educativa. Revista Irundú, v. 2, p. 37-52, 2007.

8.
SILVEIRA, Ana Maria Maranhão Porto da2007SILVEIRA, Ana Maria Maranhão Porto da. Gestão relacional: uma nova teoria na educação. Revista Científica IRUNDÚ, v. 1, p. 59-80, 2007.

9.
SILVEIRA, Ana Maria Maranhão Porto da2006SILVEIRA, Ana Maria Maranhão Porto da. O que é Qualidade Total na Educação. Educatio, Editora Criarp LTDA São Paulo, v. 54, p. 14-18, 2006.

10.
SILVEIRA, Ana Maria Maranhão Porto da2006SILVEIRA, Ana Maria Maranhão Porto da. Gestão Autocrata / Democrata: Em que contexto didático nos situamos?. Site Santa Fé, www.faculdadesantafe.com.br, 2006.

11.
SILVEIRA, Ana Maria Maranhão Porto da2005SILVEIRA, Ana Maria Maranhão Porto da. Qualidade Total na Educação. Leituras (Lisboa), www.faculdadesantafe.com.br, 2005.

12.
SILVEIRA, Ana Maria Maranhão Porto da2004 SILVEIRA, Ana Maria Maranhão Porto da. Qualidade Total em Educação. Cbge, Amapá, 2004.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
SILVEIRA, Ana Maria Maranhão Porto da. Gestão Estratégica Educacional. 3. ed. São Luís: independente, 2016. v. 1. 128p .

2.
SILVEIRA, Ana Maria Maranhão Porto da. Gestão Estratégica Educacional Edição 2. 2ª. ed. São Luis: Independente, 2009. v. 1. 125p .

3.
SILVEIRA, Ana Maria Maranhão Porto da. Teoria da Gestão Relacional em Educação. 1ª. ed. São Luis: Independente, 2008. v. 01. 175p .

4.
SILVEIRA, Ana Maria Maranhão Porto da. Aprender é Construir Matemática Ciencias e Estudos Sociais 2002 a 2007. 6ª. ed. Recife / Pernambuco: Editora Construir, 2007. v. 12.

5.
SILVEIRA, Ana Maria Maranhão Porto da. Gestão Estratégica Educacional. 1ª. ed. São Luís: Faculdade Santa Fé, 2005. v. 01. 150p .

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SILVEIRA, Ana Maria Maranhão Porto da. Gestão Estratégica Educacional. In: Congresso de Inovação Pedagógica, 2005, São Paulo. Home Page da www.hoper.com.br, 2005.

2.
SILVEIRA, Ana Maria Maranhão Porto da. Aprendizagem Significativa. In: Congresso de Educação, 2005, Garanhuns.

3.
SILVEIRA, Ana Maria Maranhão Porto da. Gestão estratégica Educacional. In: Congresso de Educação, 2003, São Luís. Anais do Congresso de Educação, 2003.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SILVEIRA, Ana Maria Maranhão Porto da. Gestão Relacional e a Concepção gialógica freiriana na práxis educativa. In: COLOQUIO PAULO FREIRE, 2010, RECIFE. Gestão Relacional e a Concepção gialógica freiriana na práxis educativa, 2010.

Artigos aceitos para publicação
1.
SILVEIRA, Ana Maria Maranhão Porto da. A rotina na Educação Infantil. Travessia (Olinda), 2012.

Apresentações de Trabalho
1.
SILVEIRA, Ana Maria Maranhão Porto da. Coaching Educacional. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
SILVEIRA, Ana Maria Maranhão Porto da. A GESTÃO RELACIONAL E A CONCEPÇÃO DIALÓGICA FREIRIANA NA PRÁXIS EDUCATIVA. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
SILVEIRA, Ana Maria Maranhão Porto da. A Qualificação dos Mestres e Doutores do Mercosul. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
SILVEIRA, Ana Maria Maranhão Porto da. Maria Montessori e a contemporâneidade. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
SILVEIRA, Ana Maria Maranhão Porto da. Gestão Estratégica Educacional. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
SILVEIRA, Ana Maria Maranhão Porto da. Planejamento Participativo. São Luís: Independente, 2005 (Educação).

2.
SILVEIRA, Ana Maria Maranhão Porto da. Coordenação Pedagógica do ensino Fundamental II e Ensino Médio. Recife: Independente, 2005 (Educação).


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
SILVEIRA, Ana Maria Maranhão Porto da. Paradigmas Educacionais. 2004.

2.
SILVEIRA, Ana Maria Maranhão Porto da. Reflexão Professores do Futuro. 2004.

3.
SILVEIRA, Ana Maria Maranhão Porto da. Aprendizagem Significativa. 2004.

4.
SILVEIRA, Ana Maria Maranhão Porto da. Gestao Democrática. 2004.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
RAMEH, Letícia; SILVEIRA, Ana Maria Maranhão Porto da. Participação em banca de CLÁUDIA P VASCONCELOS; EUGÊNIO A SANTOS;THUANNY OLIVEIRA.A INFLUÊNCIA DA AFETIVIDADE NA APRENDIZAGEM DA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de CIências Humanas de Olinda.

2.
RAMEH, Letícia; SILVEIRA, Ana Maria Maranhão Porto da. Participação em banca de FLÁVIA MARIA DE MORAES; VIVIAN ROBERTA RODRIGUES DA SILVA.BRINCAR É COISA DE CRIANÇA?. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de CIências Humanas de Olinda.

3.
SILVEIRA, Ana Maria Maranhão Porto da; MATOS, E.. Participação em banca de ANDRÉA MARIA, ANDRESSA LAURENTINO.UMA ANÁLISE HISTÓRICA DA EVOLUÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de CIências Humanas de Olinda.

4.
SILVEIRA, Ana Maria Maranhão Porto da; RAMEH, Letícia. Participação em banca de ALBENÍZIA DIAS DE ARAÚJO, GERLUZA DE PAULA DA SILVA,VERÔNICA.FRACASSO ESCOLAR EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE PERNAMBUCO: NA PERCEPÇÃO DAS EDUCADORAS, EDUCANDOS E MÃES.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de CIências Humanas de Olinda.

5.
SILVEIRA, Ana Maria Maranhão Porto da; RAMEH, Letícia. Participação em banca de EDINEIDE PEREIRA LIBERATO, EDNA PEREIRA LIBERATO.A MÚSICA COMO ALIADA FUNDAMENTAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA DA INSTITUIÇÃO EDUCATIVA. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de CIências Humanas de Olinda.

6.
SILVEIRA, Ana Maria Maranhão Porto da; MATOS, E.. Participação em banca de RENATA PATRÍCIA DE ANDRADE SILVEIRA, ROBERTA MARIA DE ANDRAD.A IMPORTÂNCIA DA LEITURA PARA FORMAÇÃO DE LEITORES NOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de CIências Humanas de Olinda.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Professor titular
1.
SILVEIRA, Ana Maria Maranhão Porto da; FERREIRA, Maria das Graças Chaves; SILVA, Josina da; CAHÚ, Teresa; ARRUDA, Irailton. Seleção de professores. 2004. Colégio Marista São Luís.

Outras participações
1.
SILVEIRA, Ana Maria Maranhão Porto da. VII Congresso Internacional de Educação. 2008. SAPIENS - PE.

2.
SILVEIRA, Ana Maria Maranhão Porto da. VI Congresso Internacional de Educação. 2007. SAPIENS - PE.

3.
SILVEIRA, Ana Maria Maranhão Porto da. Membro da Comissão julgadora do Concurso nacional de Prjetos Didáticos:Prêmio Asa branca de Educação. 2006. Sapiens.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Forum Docente.Coaching Educacional. 2011. (Outra).

2.
COLOQUIO PAULO FREIRE.Gestão Relacional e a Concepção gialógica freiriana na práxis educativa. 2010. (Outra).

3.
CONAPE. CONAPE. 2006. (Congresso).

4.
2004.Seminário Matemática. 2004. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SILVEIRA, Ana Maria Maranhão Porto da. Professor: Artífice de sua profissão. 2011. (Outro).

2.
SILVEIRA, Ana Maria Maranhão Porto da. EDUCAÇÃO INFANTIL O PRIMEIRO PASSO.... 2010. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Fernando Antonio de Oliveira Valença. A contribuição da construção civil para a preservação do meio ambiente em Olinda/PE. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Ambiental) - Faculdade Frassinetti do Recife. Orientador: Ana Maria Maranhão Porto da Silveira.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
ALINE SUELANE ALVES FERREIRA. INFORMÁTICA EDUCACIONAL: O avanço da Informática Educacional na Instituição de Ensino. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de CIências Humanas de Olinda. Orientador: Ana Maria Maranhão Porto da Silveira.

2.
AVANI DA SILVA BORGES MARTA OLIVEIRA ALVES PEREIRA VALQUIRIA. A VIOLÊNCIA NO AMBIENTE ESCOLAR SUA ORIGEM E CONSEQUÊNCIAS. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de CIências Humanas de Olinda. Orientador: Ana Maria Maranhão Porto da Silveira.

3.
ERICA ALEXANDRA DE OLIVEIRA. A RELEVÂNCIA DA CAPELANIA ESCOLAR NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de CIências Humanas de Olinda. Orientador: Ana Maria Maranhão Porto da Silveira.

4.
ANADIEGNA GALVÃO ALBUQUERQUE. A IMPORTÂNICA DE TRABALHAR ÉTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de CIências Humanas de Olinda. Orientador: Ana Maria Maranhão Porto da Silveira.

5.
CAMILA RAIA. A RELAÇÃO DA AVALIAÇÃO E DO FRACASSO ESCOLAR NO ENSINO FUNDAMENTAL. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de CIências Humanas de Olinda. Orientador: Ana Maria Maranhão Porto da Silveira.

6.
YOURI LEONARDO MONTEIRO ARAGÃO. O Ensino Superior como alicerce para uma inovadora prática pedagógica. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de CIências Humanas de Olinda. Orientador: Ana Maria Maranhão Porto da Silveira.

7.
NÚZIA MARIA CÂNDIDA SILVA DE QUEIROZ. A EDUCAÇÃO INDÍGENA NA TRIBO FULNI-Ô EM ÁGUAS BELAS/PE A EDUCAÇÃO INDÍGENA NA TRIBO FULNI-Ô EM ÁGUAS BELAS/PE. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de CIências Humanas de Olinda. Orientador: Ana Maria Maranhão Porto da Silveira.

8.
DANIELLY DA SILVA MARILIA GABRIELA DANIELLY DA SILVA MARILI. O PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM EM CRIANÇAS COM SINDROME DE DOWN O PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM EM CRIANÇAS COM SINDROME DE DOWN. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de CIências Humanas de Olinda. Orientador: Ana Maria Maranhão Porto da Silveira.

9.
JOANA D? ARC JURINICH. O PAPEL DO PEDAGOGO FRENTE A MULTICULTURALIDADE REINANTE NA REGIÃO DE FRONTEIRA BRASIL/PARAGUAI. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de CIências Humanas de Olinda. Orientador: Ana Maria Maranhão Porto da Silveira.

10.
ELIZABETE LIMA NUNES MARIA DA CONCEIÇÃO CAVALCANTI DE SOUZA. A GESTÃO EDUCACIONAL CONTEMPORÂNEA PÚBLICA E PRIVADA. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de CIências Humanas de Olinda. Orientador: Ana Maria Maranhão Porto da Silveira.

11.
AMANDA SANTOS; MARIA ISLANE ROSENDO; MILENA VIEIRA. UMA RELEITURA DA ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de CIências Humanas de Olinda. Orientador: Ana Maria Maranhão Porto da Silveira.

12.
Catarina Lima. A FORMAÇÃO DO PROFESSOR E A QUALIDADE DO ENSINO. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de CIências Humanas de Olinda. Orientador: Ana Maria Maranhão Porto da Silveira.

13.
Maria de Fátima Saboia. O PEDAGOGO COMO CONSULTOR E ASSESSOR DE PROJETOS SOCIOEDUCATIVOS. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de CIências Humanas de Olinda. Orientador: Ana Maria Maranhão Porto da Silveira.

14.
CAROLINE GOMES PINHEIRO; JUÇARA DE BRITO SILVA; NADJA DIAS. O PROCESSO DA GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de CIências Humanas de Olinda. Orientador: Ana Maria Maranhão Porto da Silveira.

15.
LUCIANE MARIA DO N PAES BARRETO; PAULA DA SILVA ANDRADE. A FORMAÇÃO DO GESTOR:PERCEPÇÃO, APREDIZAGEM E SUPERAÇÃO. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de CIências Humanas de Olinda. Orientador: Ana Maria Maranhão Porto da Silveira.

16.
JOSÉ RICARDO ANGEIRAS. GESTÃO INCLUSIVA( Des ) Preparo da Unidade Escolar. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de CIências Humanas de Olinda. Orientador: Ana Maria Maranhão Porto da Silveira.

17.
SILVIA CELESTINA SIQUEIRA SANTOS. O TRABALHO DO PEDAGOGO NO TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS NUM GRUPO EDUCACIONAL PRIVADO. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de CIências Humanas de Olinda. Orientador: Ana Maria Maranhão Porto da Silveira.

18.
HELANY CRISTINA DE SOUZA RAPOSO; TATIANA KARLA PERES DA SILV. AVALIAÇÃO: PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM OU CAMINHO PARA O FRACASSO ESCOLAR. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de CIências Humanas de Olinda. Orientador: Ana Maria Maranhão Porto da Silveira.

19.
ANA PAULA RODRIGUES; PERONISE COSTA; THÁBATA LEAL. PEDAGOGIA HOSPITALAR. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de CIências Humanas de Olinda. Orientador: Ana Maria Maranhão Porto da Silveira.

20.
LUZIA MARIA OLIVEIRA DE LIMA. A FAMÍLIA COMO AGENTE FACILITADOR DO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de CIências Humanas de Olinda. Orientador: Ana Maria Maranhão Porto da Silveira.

21.
Ana Alice Salustiano. A importancia d atuação dos pais e professores numa Instituição Democrática. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de CIências Humanas de Olinda. Orientador: Ana Maria Maranhão Porto da Silveira.

22.
Lilian de Andrade Sobral. A importância da Transformação da edagogia Tradicional em Pedagogi Libertaora. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de CIências Humanas de Olinda. Orientador: Ana Maria Maranhão Porto da Silveira.

23.
BIANCA INGRID F OLIVEIRA,CRISTIANE DE OLIVEIRA,MARIA ALINE L. A PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE NA GESTÃO PÚBLICA EDUCACIONAL. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de CIências Humanas de Olinda. Orientador: Ana Maria Maranhão Porto da Silveira.

24.
HERLI MARIA ALVES. AS PERSPECTIVAS E AVANÇOS DA GESTÃO ESCOLAR. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de CIências Humanas de Olinda. Orientador: Ana Maria Maranhão Porto da Silveira.

25.
Ilcia Fragata. A ATUAÇÃO DA GESTÃO EDUCACIONAL COMO NOVO PARADIGMA DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de CIências Humanas de Olinda. Orientador: Ana Maria Maranhão Porto da Silveira.

26.
SONIA MARIA FONTES, VALDIRENE GONÇALVES DA A AZEVEDO. A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO PARTICIPATIVA NAS AÇÕES DO COORDENADOR PEDAGÓGICO. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de CIências Humanas de Olinda. Orientador: Ana Maria Maranhão Porto da Silveira.

27.
IVANY OLIVEIRA. A CONTRIBUIÇÃO DO PEDAGOGO NO AMBIENTE EMPRESARIAL. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de CIências Humanas de Olinda. Orientador: Ana Maria Maranhão Porto da Silveira.

28.
CÉLIA GOMES PEREIRA. A ATUAÇÃO DA LIDERANÇA NA GESTÃO ESCOLAR. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de CIências Humanas de Olinda. Orientador: Ana Maria Maranhão Porto da Silveira.

29.
MAXCELÂNDIA MARIA DO NASCIMENTO. A GESTÃO DA QUALIDADE NA EDUCAÇÃO: EM BUSCA DA EXCELÊNCIA EDUCACIONAL. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de CIências Humanas de Olinda. Orientador: Ana Maria Maranhão Porto da Silveira.

30.
ANA PAULA FÉLIX DA SILVA. A IMPORTÂNCIA DA AÇÃO PARTICIPATIVA DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA NA INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de CIências Humanas de Olinda. Orientador: Ana Maria Maranhão Porto da Silveira.

31.
Andreza dos Santos Ferreira; Raphaella Costa; Wilma Santos. Os avanços e dificuldades da Concepção construtivista numa Instituição Educativa de Educação Infantil da rede Particular em recife/PE. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de CIências Humanas de Olinda. Orientador: Ana Maria Maranhão Porto da Silveira.

32.
Cláudia Cabrera Costa; Terezinha Maria Santos Farias. A análise da Gestão Educacional democrática numa Escola Pública de Educação Básica em Paulista / PE. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de CIências Humanas de Olinda. Orientador: Ana Maria Maranhão Porto da Silveira.

33.
Laura Vieira e Marilu Lima. A relação professor aluno ba aprendizagem do 5º ano de EF de uma Escola Pública em Recife/PE. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de CIências Humanas de Olinda. Orientador: Ana Maria Maranhão Porto da Silveira.

34.
Ana Maria Azevedo e Nesjla Kleper. A Contribuição de Maria Montessori para o Processo ensino aprendizagem da Educação Infantil e séries iniciais do ensino Fundamental. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de CIências Humanas de Olinda. Orientador: Ana Maria Maranhão Porto da Silveira.

35.
Josirene Maranhão. O PAPEL DO EDUCADOR FRENTE Á VIOLENCIA EM SALA DE AULA. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de CIências Humanas de Olinda. Orientador: Ana Maria Maranhão Porto da Silveira.

36.
Claudineide Souza, Eliane Oliveira, Elizabete Pereira. A contação de Histórias na prática de leitura no ensino Fundamental. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de CIências Humanas de Olinda. Orientador: Ana Maria Maranhão Porto da Silveira.

37.
Givanilda Tenório; Sandra Muliterno. A atuação da Gestão Participativa e democrática numa Escola da rede Pública Municipal em abreu e Lima/PE. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de CIências Humanas de Olinda. Orientador: Ana Maria Maranhão Porto da Silveira.

38.
Cristiane Silva, Kátia da Silva e Lindiane Velez. A atuação da Gestão Relacional em uma Instituição Educativa do EF da Rede Pública em Abreu e Lima/PE. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de CIências Humanas de Olinda. Orientador: Ana Maria Maranhão Porto da Silveira.

39.
Auricélia Pontes, Nélzia Flor e Mônica da Silva. A Função da Gestão Participativa numa Instituição Pública em Abreu e Lima/ PE. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de CIências Humanas de Olinda. Orientador: Ana Maria Maranhão Porto da Silveira.

40.
SÉRGIO HENRIQUE LOPES VALENÇA DE MELO. A UTLIZAÇÃO DA INFORMÁTICA NA ESCOLA DO SÉCULO XXI. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de CIências Humanas de Olinda. Orientador: Ana Maria Maranhão Porto da Silveira.

41.
Lucineide Laurentino Ferreira; Nadilce Pereira de Souza. A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE DO PROFESSOR NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DOS EDUCANDOS. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de CIências Humanas de Olinda. Orientador: Ana Maria Maranhão Porto da Silveira.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/10/2018 às 3:50:35