Ana Maria de Freitas Miragaya

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2936074981093344
  • Última atualização do currículo em 06/09/2018


Possui graduação em Português-Inglês pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1976), graduação em Português-Francês pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1980), graduação em Educação Física pela Universidade Estácio de Sá (1996), mestrado em Educação Física pela Universidade Gama Filho (2001), mestrado em Linguistics - University of Washington (1978) e doutorado em Educação Física pela Universidade Gama Filho (2006). Editora e autora de inúmeros livros e artigos nacionais e internacionais na área da Educação Física, especialmente em Estudos Olímpicos, membro do Comitê Brasileiro Pierre de Coubertin e da Academia Olímpica Brasileira. Atualmente é professora da Faculdade de Educação Física da Universidade Estácio de Sá Petrópolis e membro do Selection Committee do Olympic Studies Center do Comitê Olímpico Internacional (2014-2018). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Ana Maria de Freitas Miragaya
Nome em citações bibliográficas
MIRAGAYA, A.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Estácio de Sá Campus Petrópolis.
Rua Bingen - até 1096 - lado par
Bingen
25660004 - Petrópolis, RJ - Brasil
Telefone: (24) 22335511


Formação acadêmica/titulação


2002 - 2006
Doutorado em Educação Física.
Universidade Gama Filho, UGF, Brasil.
Título: The Process of Inclusion Women in the Olympic Games, Ano de obtenção: 2006.
Orientador: Lamartine Pereira DaCosta.
Bolsista do(a): Comitê Olímpico Internacional, COI, Suiça.
Palavras-chave: Movimento Olímpico; Jogos Olímpicos; Mulheres atletas; Management; Emancipação da mulher.
Grande área: Ciências da Saúde
Setores de atividade: Saúde Humana; Outro; Educação Superior.
1997 - 2001
Mestrado em Educação Física.
Universidade Gama Filho, UGF, Brasil.
Título: Relação entre Atividade Física Sistemática e Tensão Pré-Menstrual em Mulheres de 18 a 50 Anos,Ano de Obtenção: 2001.
Orientador: Paulo Sergio Chagas Gomes.
Palavras-chave: Atividade física sistemática; Tensão pré-menstrual (TPM).
Grande área: Ciências da Saúde
Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: Fisiologia do Exercício.
Setores de atividade: Cuidado À Saúde das Pessoas; Outro.
1977 - 1978
Mestrado em Linguistics.
University of Washington, U OF W, Estados Unidos.
Título: English Phonology and Phonetics in EFL Learning,Ano de Obtenção: 1978.
Orientador: Hanzeli, K..
Palavras-chave: Linguistics; EFL Teaching; Phonology; Phonology of the English Language.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2012 - 2013
Especialização em Atividade Física e Saúde em Reabilitação Cardíaca. (Carga Horária: 360h).
Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
Título: Efeitos de 12 semanas de treinamento em circuito na pressão arterial de idosas hipertensas controladas que frequentam a academia de terceira idade em Petrópolis, RJ.
Orientador: Mateus Camaroti Laterza.
2002 - 2002
Especialização em Tesol Certificate Course.
School For International Training, SIT*, Estados Unidos.
1979 - 1979
Especialização em Estudos Avançados em Gerência Internacional.
American Graduate School of International Management, AGSIM, Estados Unidos.
1977 - 1977
Especialização em Literatura Americana e Inglesa.
Gonzaga University, GONZAGA, Estados Unidos.
1992 - 1996
Graduação em Educação Física.
Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.
1974 - 1980
Graduação em Português-Francês.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC/RJ, Brasil.
1972 - 1976
Graduação em Português-Inglês.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC/RJ, Brasil.
1969 - 1971
Curso técnico/profissionalizante em Formação de Professores.
Escola Ignacio Azevedo do Amaral, ENIAA, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
Antropometria ISAK Nível 1. (Carga horária: 24h).
MEDSIZE, MEDSIZE, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Estácio de Sá Petrópolis, UNESA PETRÓPOLIS, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora Educação Física e Letras, Carga horária: 10


Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora
Outras informações
Professora convidada para ministrar a disciplina de Treinamento Desportivo Feminino no curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Treinamento Desportivo

Atividades

05/2005 - 05/2006
Ensino, ESpecialização em Treinamento Desportivo, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Aspectos especiais do treinamento feminino
08/1995 - 12/1995
Estágios , Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, .

Estágio realizado
Monitoria em Fisiologia do Exercício (conseguida através de concurso).

Mirambro Consultoria e Ensino, MCE, Brasil.
Vínculo institucional

1989 - 2014
Vínculo: Consultoria, Enquadramento Funcional: Consultoria e ensino
Outras informações
Diretora e consultora

Atividades

10/1989 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, .

Cargo ou função
Consultoria e ensino.

Universidade Gama Filho, UGF, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 2006
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 12

Atividades

08/1997 - 12/2006
Ensino, Literaturas de língua inglesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Literaturas de língua inglesa
02/2003 - 02/2003
Ensino, Pós-Graduação em Promoção de Saúde e Qualidade, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Recursos do inglês técnico aplicados à atividade física e promoção da saúde

Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora
Outras informações
Professora convidada para ministrar a disciplina de Treinamento Desportivo Feminino no curso de Pós-Graduação Latu-Senso em Treinamento Desportivo

Atividades

10/1999 - Atual
Ensino, Especialização em Treinamento Desportivo, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Aspectos especiais do treinamento feminino

Serviço Social da Indústria, SESI, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultoria
Outras informações
Consultoria para realização do projeto Valores do Esporte


Universidade Veiga de Almeida, UVA/RJ, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora do Curso de Pós Graduação, Carga horária: 7


Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora
Outras informações
Professora do Curso Marketing Champion e pesquisadora convidada do Núcleo de Estudos em Negócios do Esporte - ESPM-RJ

Atividades

01/2006 - Atual
Ensino, Marketing Champion, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Medicina Desportiva

Instituto Brasil-Estados Unidos, IBEU, Brasil.
Vínculo institucional

1980 - 2003
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora e supervisora, Carga horária: 20

Atividades

08/1980 - 12/2003
Ensino, Teacher Training Course, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Linguistics, Phonology, Methods, History of the English Language, American History, American Culture, American Studies, Practicum, Morphology, Syntax, Stress and Intonation, Advanced Conversation, Educational Psychology
02/1996 - 12/1997
Direção e administração, .

Cargo ou função
Supervisora de metodologia.

Keep Talking - Curso de Inglês e Conversação, KT, Brasil.
Vínculo institucional

1989 - 1998
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Diretora, Carga horária: 15

Atividades

1989 - 1998
Direção e administração, .

Cargo ou função
Diretora.
1989 - 1998
Ensino, Inglês conversação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Conversação em língua inglesa para alunos avançados

Faculdade da Cidade, FC, Brasil.
Vínculo institucional

1984 - 1986
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 12

Atividades

03/1984 - 12/1986
Ensino, Disciplinas de língua inglesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Lingüística de língua inglesa, morfofonologia de língua inglesa, metodologia de ensino de língua inglesa, sintaxe, composição em língua inglesa

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC/RJ, Brasil.
Vínculo institucional

1993 - 1993
Vínculo: Substituição, Enquadramento Funcional: Professora substituta, Carga horária: 10

Atividades

03/1993 - 04/1993
Ensino, Pós-Graduação em Língua Inglesa, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Sociolinguistics

University of Washington, U OF W, Estados Unidos.
Vínculo institucional

1978 - 1978
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

Atividades

06/1998 - 09/1998
Ensino, English as a Second Language, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
English as a Second Language

Governo do Estado do Rio de Janeiro, GOVERNO/RJ, Brasil.
Vínculo institucional

1972 - 1981
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

Atividades

08/1972 - 03/1981
Ensino,

Disciplinas ministradas
Todas as disciplinas

Centro de Cultura Ânglo Americana Ltda, CCAA*, Brasil.
Vínculo institucional

1980 - 1984
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 12

Atividades

03/1980 - 03/1984
Ensino,

Disciplinas ministradas
Inglês

Comitê Olímpico Internacional, COI, Suiça.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Consultora - participação em bancas concurso


COI - Olympic Studies Center, COI - OSC, Suiça.
Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Consultora - participação em bancas concurso


Comitê Olímpico Internacional, COI, Suiça.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Consultora - participação bancas concurso
Outras informações
Contrato que vai de outubro de 2016 a maio de 2017



Membro de comitê de assessoramento


2014 - Atual
Agência de fomento: Comitê Olímpico Internacional


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2017
Medalha do Mérito Desportivo Militar, Ministério da Defesa.
2016
Medalha Pierre de Coubertin, Comitê Brasileiro Pierre de Coubertin.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MIRAGAYA, A.2017MIRAGAYA, A.. Lifelong physical activity for all starting in childhood through inclusive programs of physical education and sporting activities - the values-based case of Brazil. Journal of Sport Science and Physical Education, v. 73, p. 28-35, 2017.

2.
DACOSTA, L.2016DACOSTA, L. ; MIRAGAYA, A. . Alberto Santos-Dumont, sport aviator and Olympic hero. Journal of Olympic History, v. 2, p. 1-13, 2016.

3.
MIRAGAYA, A.2016MIRAGAYA, A.. Maria Lenk- the profile of an Olympic idol in Brazil. Journal of Olympic History, v. 2, p. 20-23, 2016.

4.
ROMERO, E.2014ROMERO, E. ; MIRAGAYA, A. ; RIBEIRO, C. H. V. ; PEREIRA, E. G. B. . O olhar da imprensa sobre o vôlei feminino: quando a sombra se destaca. Salusvita: revista da area de ciencias biologicas e da saude, v. 33, p. 17, 2014.

5.
DACOSTA, L.2012 DACOSTA, L. ; MIRAGAYA, A. ; BITTENCOURT, Valéria . Epistemological experiments in the perspective of sport in the global era. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto, v. 12, p. 74-77, 2012.

6.
DACOSTA, L.2002DACOSTA, L. ; MIRAGAYA, A. . Leading community roles in the "Worldwide Experiences and Trends in Sport for All". Bulletin Sport Science & Physical Education, Aachen, v. 34, p. 44-45, 2002.

7.
DACOSTA, L.2000DACOSTA, L. ; MIRAGAYA, A. . Mapping the worldwide trends of Sport for All. ICSSPE bulletin, Aachen, v. 29, p. 16-17, 2000.

8.
MIRAGAYA, A.1998MIRAGAYA, A.. A dozen golden tips for busy EFL teachers. Open Space (Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, v. 3, 1998.

9.
MIRAGAYA, A.1996MIRAGAYA, A.. Practical Suggestions for EFL Teacher Development. IBEU Newsletter, 1996.

10.
MIRAGAYA, A.1994MIRAGAYA, A.. Silent reading and pronunciation. Paraguay Tesol Newsletter, v. 3, 1994.

11.
MIRAGAYA, A.1994MIRAGAYA, A.. Silent reading can hinder oral communication for EFL students. Braz-Tesol Newsletter, São Paulo, v. 8, 1994.

12.
MIRAGAYA, A.1993MIRAGAYA, A.. Em que o trabalho muscular poderá auxiliar a mulher na prática do judô. Sprint Magazine, Rio de Janeiro, v. 67, 1993.

13.
MIRAGAYA, A.1990MIRAGAYA, A.. Listening: a psychological process. IBEU Newsletter, Rio de Janeiro, v. 422, 1990.

14.
MIRAGAYA, A.1990MIRAGAYA, A.. On the use of songs in the EFL classroom. IBEU Newsletter, v. 425, 1990.

15.
MIRAGAYA, A.1989MIRAGAYA, A.. Silent reading and pronunciation - a closer relationship for the EFL learner. IBEU Newsletter, Rio de Janeiro, v. 417, 1989.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
REN, H. (Org.) ; DACOSTA, L. (Org.) ; MIRAGAYA, A. (Org.) ; ZHUO, Z. (Org.) . Olympic Studies Reader Vol.2. 1. ed. Beijing: Beijing Sport University, 2016. v. 1. 376p .

2.
PENA, E. F. (Org.) ; PREUSS, H. (Org.) ; DACOSTA, L. (Org.) ; CHATZIEFSTATHIOU, D. (Org.) ; RAMON, X. (Org.) ; MIRAGAYA, A. (Org.) . Olympic Idea Nowadays. 1. ed. Barcelona: CEO Universidade Autonoma de Barcelona, 2016. v. 1. 150p .

3.
DACOSTA, L. ; MIRAGAYA, A. . Santos-Dumont, aviador esportista: o primeiro herói olímpico do Brasil. 1. ed. Rio de Janeiro: Engenho Arte e Cultura, 2016. v. 1. 108p .

4.
DESLANDES, A. ; DACOSTA, L. ; MIRAGAYA, A. . O Futuro dos Megaeventos Esportivos. 1. ed. Rio de Janeiro: Engenho Arte e Cultura, 2015. v. 1. 600p .

5.
REN, H. (Org.) ; DACOSTA, L. (Org.) ; MIRAGAYA, A. (Org.) ; JING, N. (Org.) . Olympic Studies Reader. 1. ed. Beijing: Beijing Sport University Press, 2009. 376p .

6.
RODRIGUES, R. P. ; PINTO, L. M. M. ; TERRA, R. ; DACOSTA, L. ; CORREA, D. ; RIZZUTTI, E. ; VILLANO, B. ; MIRAGAYA, A. . Legados de Megaeventos Esportivos ? Legacies of Sports Mega-events. 1. ed. Brasília: Ministério do Esporte, 2008. v. 1. 610p .

7.
DACOSTA, L. ; MIRAGAYA, A. ; GOMES, M. ; TURINI, M. . Valores do Esporte SESI Diretrizes. Brasília: SESI, 2008. v. 1.

8.
MORAGAS, M. (Org) (Org.) ; DACOSTA, L. (Org.) ; MIRAGAYA, A. (Org.) ; TAVARES, O. (Ed) (Org.) ; KENNETT, C. (Ed) (Org.) ; CEREZUELA, B. (Ed) (Org.) . Universidad Y Estudios Olímpicos. 1. ed. Barcelona: Universitat Autònoma de Barcelona, 2007. v. 1. 816p .

9.
DACOSTA, L. ; MIRAGAYA, A. ; TURINI, M. ; GOMES, M. . Manual Valores do Esporte SESI Fundamentos. Brasília: SESI Departamento Nacional, 2007. v. 1. 195p .

10.
DACOSTA, L. (Org.) ; MIRAGAYA, A. (Org.) . Worldwide Experiences and Trends in Sport for All. 1. ed. Aachen: Meyer & Meyer Sport (UK) Ltd, 2002. v. 1. 792p .

Capítulos de livros publicados
1.
MIRAGAYA, A.. Maria Lenk: Atleta, Educadora e Cientista. In: Ana Miragaya; Carlos Henrique Ribeiro; Lamartine DaCosta; Nelson Todt. (Org.). Fórum de Estudos Olímpicos Estudos e Pesquisas 2017. 1ed.Rio de Janeiro: Universidade Santa Úrsula, 2018, v. 1, p. 86-87.

2.
MIRAGAYA, A.. Olympism in action: sport policies of Rio 2016 for social development and peace. In: Konstantinos Georgiadis. (Org.). Olympic Education as a tool for development and sustainability. 1ed.Atenas: International Olympic Academy, 2018, v. 1, p. 66-78.

3.
MIRAGAYA, A.; LYRAS, A. . Closing address on behalf of the lecturers of the Session. In: Konstantinos Georgiadis. (Org.). OLympic Education as a tool for development and sustainability. 1ed.Atenas: International Olympic Academy, 2018, v. 1, p. 268-269.

4.
DACOSTA, L. ; MIRAGAYA, A. ; ABREU, N. ; TAVARES, O. (Ed) ; GOMES, M. ; TURINI, M. . Olympic Education in Brazil: experiences and trends. In: Roland Naul; Deanna Binder; Antonín Rychtechy; Ian Culpan. (Org.). Olympic Education: an international review. 1ed.Oxon: Routledge, 2017, v. 1, p. 60-71.

5.
DACOSTA, L. ; MIRAGAYA, A. . The transformation of Rio de Janeiro into a smart city during the Olympic and Paralympoic Games of 2016. In: Leonardo Mataruna & Bianca Gama Pena. (Org.). Mega Events Footprints Past, Present and Future. 1ed.Riod e Janeiro: Engenho Arte & Cultura, 2017, v. 1, p. 73-86.

6.
DACOSTA, L. ; MIRAGAYA, A. . Future Mega-event Cities with Olympic Legacies. In: Ren, H.; DaCosta, L.; Miragaya, A.; Zhuo, Z.. (Org.). Olympic Studies Reader Vol.2. 1ed.Beijing: Beijing Sport University, 2016, v. 1, p. 3-26.

7.
RAMON, X. ; MIRAGAYA, A. . Olympic Idea nowadays: unraveling major themes and approaches from selected Olympic scholars. In: Fernandez Peña, E.; Preuss, H.; Dacosta (Orgs.); Chatziefstathiou, D.; Ramon; Miragaya, A. (Eds.). (Org.). Olympic Idea Nowadays. 1ed.Barcelona: CEO Universidade Autonoma de Barcelona, 2016, v. 1, p. 21-29.

8.
MIRAGAYA, A.. How have London 2012 and Sochi 2014 supported or changed the Olympic Movement. In: Fernandez Peña, E.; Preuss, H.; Dacosta (Orgs.); Chatziefstathiou, D.; Ramon; Miragaya, A. (Eds.). (Org.). Olympic Idea Nowadays. 1ed.Barcelona: CEO Universidade Autonoma de Barcelona, 2016, v. 1, p. 149-150.

9.
TURINI, M. ; GOMES, M. ; DACOSTA, L. ; MIRAGAYA, A. ; TAVARES, O. (Ed) . Revisão da Educação Olímpica como inovação de sustentabilidade antes e depois dos Jogos Olímpicos de 2016. In: Andrea Deslandes; Lamartine DaCosta; Ana Miragaya. (Org.). Revisão da Educação Olímpica como inovação de sustentabilidade antes e depois dos Jogos Olímpcios de 2016. 1ed.Riod e Janeiro: Engenho Arte e Cultura, 2015, v. 1, p. 62-.

10.
DACOSTA, L. ; MIRAGAYA, A. . O futuro dos megaeventos esportivos: legados e parcerias responsáveis. In: Deslandes A, DaCosta L & Miragaya A. (Org.). O Futuro dos Megaeventos Esportivos The Future of Sports Mega-events. 1ed.Rio de Janeiro: Engenho Arte e Cultura, 2015, v. 1, p. 30-59.

11.
DACOSTA, L. ; MIRAGAYA, A. ; GOMES, M. ; TURINI, M. . Valores do esporte para as pessoas e para as organizações. In: Alberto Ogata, Carlos H Fonseca, Lamartine P DaCosta, Markus Nahas, Antonio Carlos Bramante. (Org.). Profissionais saudáveis, empresas produtivas. Rio de Janeiro: , 2012, v. 1, p. 119-167.

12.
DACOSTA, L. ; MIRAGAYA, A. . Construction of Internationalism in Latin America: Results of the Multicultural Research Program. In: Holger Preuss; Karsten Liese. (Org.). Internationalism in the Olympic Movement. 1ed.Wiesbaden: VS Research, 2011, v. , p. 1-160.

13.
MIRAGAYA, A.. O ?antes? dos Jogos Olímpicos de Pequim : a cultura chinesa como base da renovação olímpica. In: Reppold, A.; Pinto, L.M.M., Rodrigues, R.; Engelman, S.. (Org.). O Brasil nos Jogos Olímpicos de Pequim. Porto Alegre: Editora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2009, v. , p. -.

14.
MIRAGAYA, A.. Educação Olímpica: o legado de Coubertin no Brasil. In: Reppold, A.; Engelman, S.. (Org.). Educação Olímpica no Brasil. Porto Alegre: Editora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2009, v. , p. -.

15.
DACOSTA, L. ; MIRAGAYA, A. . Setting the Stage for Multiculturalism, Values and Pluralism in Olympic Studies Research. In: Ren, H.; DaCosta, L.; Miragaya, A. & Jing, N.. (Org.). Olympic Studies Reader. Beijing: Beijing Sport University Press, 2009, v. 1, p. 23-34.

16.
DACOSTA, L. ; MIRAGAYA, A. . Estado da arte do conhecimento sobre legados de megaeventos esportivos no exterior e no Brasil. In: Rodrigues, R.P.; Pinto, L.M.M.; Terra, R.; DaCosta, L.. (Org.). Legados de Megaeventos Esportivos. Brasília: Ministério do Esporte, 2008, v. , p. 33-45.

17.
VILLANO, B. ; CORREA, D. ; RIZZUTTI, E. ; MIRAGAYA, A. ; DACOSTA, L. . Convergências do tema legados esportivos. In: Rodrigues, R.P.; Pinto, L.M.M.; Terra, R.; DaCosta, L.. (Org.). Legados de Megaeventos Esportivos. Brasília: Ministério do Esporte, 2008, v. , p. 47-52.

18.
TURINI, M. ; GOMES, M. ; MIRAGAYA, A. ; DACOSTA, L. . Jogos Olímpicos da Juventude: Um novo megaevento esportivo de sentido educacional focado em valores. In: Rodrigues, R.P.; Pinto, L.M.M.; Terra, R.; DaCosta, L.. (Org.). Legados de Megaeventos Esportivos. Brasília: Ministério do Esporte, 2008, v. , p. 377-382.

19.
CORREA, D. ; RIZZUTTI, E. ; ABREU, N. ; MIRAGAYA, A. . Tendências atuais do conhecimento sobre gestão e economia de megaeventos e legados esportivos segundo Holger Preuss da Universidade de Mainz, Alemanha. In: Rodrigues, R.P.; Pinto, L.M.M.; Terra, R.; DaCosta, L.. (Org.). Legados de Megaeventos Esportivos. Brasília: Ministério do Esporte, 2008, v. , p. 91-102.

20.
GOMES, M. ; TURINI, M. ; MIRAGAYA, A. ; DACOSTA, L. . Legado de valores dos Jogos Olímpicos: dos 'mega' aos 'micro' eventos. In: Rodrigues, R.P.; Pinto, L.M.M.; Terra, R.; DaCosta, L.. (Org.). Legados de Megaeventos Esportivos. Brasília: Ministério do Esporte, 2008, v. , p. 383-390.

21.
MIRAGAYA, A.; DACOSTA, L. . The inclusion of women in the Olympic Games. In: Miquel de Moragas; Lamartine DaCosta. (Org.). Universidad Y Estudios Olímpicos. Barcelona: Universitat Autònoma de Barcelona, 2007, v. , p. -.

22.
MIRAGAYA, A.; DACOSTA, L. . Olympic Entrepreneurs - Alice Milliat: the first woman Olympic emtrepreneur. In: Miquel de Moragas; Lamartine DaCosta. (Org.). Universidad Y Estudios Olímpicos. Barcelona: Universitat Autònoma de Barcelona, 2007, v. , p. -.

23.
MIRAGAYA, A.. As mulheres nos Jogos Olímpicos participação e inclusão social. In: Rubio, K.. (Org.). Megaeventos Esportivos, Legado e Responsabilidade Social. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2007, v. , p. -.

24.
MIRAGAYA, A.; AMBROSIO, D. M. ; AMBROSIO, D. M. ; DEVIDE, F. . Atletas de excelência no Brasil. In: Lamartine DaCosta. (Org.). Atlas do Esporte no Brasil. 1ed.Rio de Janeiro: Shape, 2005, v. , p. 339-340.

25.
MIRAGAYA, A.; MAZZO, J. . Punhobol. In: Lamartine DaCosta. (Org.). Atlas do Esporte no Brasil. Rio de Janeiro: Shape, 2005, v. , p. 397-397.

26.
MIRAGAYA, A.. Luta de Braço. In: Lamartine DaCosta. (Org.). Atlas do Esporte no Brasil. Rio de Janeiro: Shape, 2005, v. , p. 398-399.

27.
MIRAGAYA, A.. Promoção da saúde através da atividade física. In: Lamartine DaCosta. (Org.). Atlas do Esporte no Brasil. Rio de Janeiro: Shape, 2005, v. , p. 588-596.

28.
DACOSTA, L. ; MIRAGAYA, A. . Experiências e tendências mundiais do esporte para todos: contribuições para o Movimento Olímpico. In: Marcio Turini; Lamartine DaCosta. (Org.). Coletânea de Textos em Estudos Olímpicos. 1ed.Rio de Janeiro: Gama Filho, 2002, v. , p. 143-144.

29.
MIRAGAYA, A.. Maria Lenk: as três revoluções que levaram a gentil nadadora da Atlética às Olimpíadas de 1932. In: Marcio Turini; Lamartine DaCosta. (Org.). Coletânea de Textos em Estudos Olímpícos. Rio de Janeiro: Gama Filho, 2002, v. , p. 829-830.

30.
MIRAGAYA, A.. The female Olympian: tradition versus innovation in the quest for inclusion. In: Lamartine DaCosta. (Org.). Olympic Studies: Current Intellectual Crossroads. Rio de Janeiro: Gama Filho, 2002, v. , p. 307-338.

31.
DACOSTA, L. ; MIRAGAYA, A. . In search of experiences and trends of Sport for All worldwide. In: Lamartine DaCosta; Ana Miragaya. (Org.). Worldwide Experiences and Trends in Sport for All. Aachen: Meyer & Meyer Sport, 2002, v. , p. 15-31.

32.
DACOSTA, L. ; MIRAGAYA, A. . Sport for All worldwide: a cross-national and comparative research. In: Lamartine DaCosta; Ana Miragaya. (Org.). Worldwide Experiences and Trends in Sport for All. Aachen: Meyer & Meyer Sport, 2002, v. , p. 751-785.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
DACOSTA, L. ; MIRAGAYA, A. . Legado Simbólico. Somos Todos Olímpicos, Rio de Janeiro, p. 106 - 109, 01 set. 2016.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MIRAGAYA, A.; DACOSTA, L. . Estatuto da Participação Feminina nos Jogos Olímpicos: Pesquisa Documental nos Arquivos do Comitê Olímpico Internacional -COI, Lausanne, Suíça. In: X Congresso Nacional de História do Esporte, Lazer, Educação Física e Dança, 2006, Curitiba. Anais do X Congresso Nacional de História do Esporte, Lazer, Educação Física e Dança. Curitiba: UnicenP, 2006. p. 1-1100.

2.
MIRAGAYA, A.; DACOSTA, L. . The inclusion of women in the Olympic Games ? an investigation of the Minutes of the IOC Annual Sessions (1894 ? 1981). In: Seminário Brasil-Espanha em Estudos Olímpicos, 2006, Rio de Janeiro. Universidad Y Estudios Olímpicos (livro). Barcelona: Universitat Autònoma de Barcelona, 2006.

3.
MIRAGAYA, A.; DACOSTA, L. . Revisitando o sentido fundador da história em face às ciências sociais: uma verificação empírica da popularização do esporte em 36 países de 5 continentes. In: VIII Congresso Brasileiro de História do Esporte, 2002, Ponta Grossa, PR. Anais do VIII Congresso Brasileiro de História do Esporte. Ponta Grossa: UEPG, 2002.

4.
MIRAGAYA, A.. A mulher olímpica: tradição versus inovação na busca pela inclusão. In: III Fórum Olímpico, 2002, Rio de Janeiro. Anais do III Fórum Olímpico. Rio de Janeiro: Gama Filho, 2002.

5.
MIRAGAYA, A.; DACOSTA, L. . Maria Lenk: as revoluções política e emancipadora da década de 1930 no Brasil que levaram a nadadora da Atlética às Olimpíadas de Los Angeles. In: VIII Congresso Barsileiro de História da Educação Física, Esporte, Lazer e Dança, 2002, Ponta Grossa, PR. Anais do VIII Congresso Brasileiro de História da Educação Física, Esporte, Lazer e Dança. Ponta Grossa: Monferrer Produções, 2002.

6.
MIRAGAYA, A.; DACOSTA, L. . Considerações históricas sobre métodos e técnicas de treinamento da natação no Brasil (1909-1938). In: VII Congresso Brasileiro de História do Esporte, Lazer e Educação Física, 2000, Gramado, RS. Anais do VII Congresso Brasileiro de História do Esporte, Lazer e Educação Física. Porto Alegre: CV Artes Gráficas, 2000.

7.
MIRAGAYA, A.; GOMES, P. S. C. . Impacto da atividade física sistemática em mulheres com tensão pré-menstrual. In: I Semana de Treinamento Desportivo da Universidade Gama Filho, 1999, Rio de Janeiro. Anais da I Semana de Treinamento Desportivo. Rio de Janeiro: Gama Filho, 1999.

8.
MIRAGAYA, A.; DACOSTA, L. . A inclusão da mulher brasileira no esporte através da natação na perspectiva histórica de 1930 a 1933. In: VI Congresso Brasileiro de História da Educação Física, Esporte, Lazer e Dança, 1998, Rio de Janeiro. Anais do VI Congresso Brasileiro de História da Educação Física, Esporte, Lazer e Dança. Rio de Janeiro: Gama Filho, 1998.

9.
MIRAGAYA, A.. On the use of rock and roll songs in the EFL classroom. In: Third National Braz-Tesol Conference, 1993, São Paulo. Third National Braz-Tesol Conference, 1992.

10.
MIRAGAYA, A.. The Brazilian EFL Teacher in the 90s. In: Second National Braz-Tesol Conference, 1991, Rio de Janeiro. Second National Braz-Tesol Conference. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1990.

11.
MIRAGAYA, A.. Silent reading can hinder oral communication for EFL learners. In: Second National Braz-Tesol Conference, 1991, Rio de Janeiro. Second National Braz-Tesol Conference. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1990.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
MIRAGAYA, A.. Youth Olympic Games and Brazilian Initiatives: the dissemination of Olympic Values. In: 8th International Session for Educators and Officials of Higher Institutes of Physical Education, 2009, Ancient Olympia, Grécia. 8th International Session for Educators and Officials of Higher Institutes of Physical Education. Atenas: International Olympic Academy, 2008. v. 1.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MIRAGAYA, A.; DACOSTA, L. . Alberto Santos-Dumont, the first Brazilian sportsman who became an Olympic hero and a pioneer of extreme sport. In: Second International Pierre de Coubertin Symposium, 2016, Rio de Janeiro. Segundo Simpósio Internacional Pierre de Coubertin. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2016. p. 69-70.

2.
DACOSTA, L. ; MIRAGAYA, A. . Developing and Networking. In: SEcond International Colloquium of Olympic Studies and Research Centers, 2016, Porto Alegre. SEcond International Colloquium of Olympic Studies and Research Centers. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2016. v. 1. p. 16-16.

3.
MIRAGAYA, A.; AMBROSIO, D. M. ; FARJALLA, R. V. ; KRONENBERGER, J. . Efeitos de 12 semanas de treinamento em circuito na pressão arterial em idosas hipertensas controladas que frequentam ATI na cidade de Petrópolis RJ. In: 32º Congresso da Socerj (Sociedade de Cardiologia do Rio de Janeiro), 2015, Rio de Janeiro. 32º Congresso de Cardiologia SOCERJ, 2015.

4.
MIRAGAYA, A.. A participação das mulheres nos Jogos Olímpicos da Antigüidade e do início da Era Moderna (1900-1932). In: A Mulher e a Atleta: Saúde, Nutrição e Treinamento, 2007, Rio de Janeiro. Simpósio do LABOFISE ISSN 1981-397X. Rio de Janeiro: UFRJ, 2007. v. 1.

5.
MIRAGAYA, A.. Maria Lenk: a primeira heroína olímpica brasileira. In: 6º Fórum da Academia Olímpica Brasileira, 2007, Rio de Janeiro. Anais do 6º Fórum da Academia Olímpica Brasileira (no prelo). Rio de Janeiro: COB, 2007.

6.
MIRAGAYA, A.. Mulheres pré-olímpicas: espartanas ou amazonas?. In: IV Fórum Olímpico, 2003, Curitiba. Anais do IV Fórum Olímpico. Curitiba, 2003.

7.
MIRAGAYA, A.; GOMES, P. S. C. . Preferência por tipo de atividade física em mulheres de 18 a 50 anos de diferentes níveis sócio-econômicos. In: XXVI Simpósio Internacional de Ciências do Esporte, 2003, São Paulo. XXVI Simpósio Internacional de Ciências do Esporte. São Paulo: CELAFISCS, 2003.

8.
MIRAGAYA, A.; GOMES, P. S. C. . The effect of regular physical exercise on premenstrual syndrome (PMS) symptoms. In: 49th Annual Meeting of the American College of Sports Medicine, 2002, Saint Louis. Annals of the 49th Annual Meeting of the American College of Sports Medicine. Saint Louis, 2002.

9.
MIRAGAYA, A.; GOMES, P. S. C. . Relação entre atividade física sistemática e tensão pré-menstrual em mulheres de 18 a 50 anos. In: Seminário e Pesquisa em Educação Física da Universidade Gama Filho, 1999, Rio de Janeiro. Anais de Seminário e Pesquisa em Educação Física. Rio de Janeiro: Gama Filho, 1999.

Apresentações de Trabalho
1.
MIRAGAYA, A.. Youth Olympic Games and Brazilian Initiatives: the dissemination of Olympic Values. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
MIRAGAYA, A.; GOMES, P. S. C. . The effect of regular physical exercise on premenstrual syndrome (PMS) symptoms. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
MIRAGAYA, A.. O Manifesto Olímpico. Beijing: Capital Civilization Development Foundation, 2016. (Tradução/Artigo).

2.
DACOSTA, L. ; MIRAGAYA, A. . Universidad Y Estudios Olímpicos. Barcelona, 2007. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
DACOSTA, L. ; D'Aiuto Andrea ; MIRAGAYA, A. ; BITTENCOURT, Valéria ; MARTINEZ, Jorge ; NORONHA, J. ; ALMEIDA, Ana Pricilla . Cenário do Esporte no Brasil 2011. 2011.


Demais tipos de produção técnica
1.
BENTES, Fabiana ; MIRAGAYA, A. . Portal Memória Olímpica. 2011. (Editoração/Outra).

2.
REN, H. ; DACOSTA, L. ; MIRAGAYA, A. ; JING, N. . Olympic Studies Reader. 2009. (Editoração/Livro).

3.
RODRIGUES, R. P. ; PINTO, L. M. M. ; TERRA, R. ; DACOSTA, L. ; CORREA, D. ; RIZZUTTI, E. ; VILLANO, B. ; MIRAGAYA, A. . Legados de Megaeventos Esportiivos. 2008. (Editoração/Livro).

4.
DACOSTA, L. ; MIRAGAYA, A. ; TURINI, M. ; GOMES, M. . Manual Valores do Esporte SESI Fundamentos. 2007. (Editoração/Livro).

5.
MORAGAS, M. (Org) ; DACOSTA, L. ; MIRAGAYA, A. ; TAVARES, O. (Ed) ; KENNETT, C. (Ed) ; CEREZUELA, B. (Ed) . Universidad y Estudios Olímpicos. 2007. (Editoração/Livro).

6.
DACOSTA, L. ; MIRAGAYA, A. . Atlas do Esporte no Brasil. 2005. (Editoração/Livro).

7.
DACOSTA, L. ; MIRAGAYA, A. . Worldwide Experiences and Trends in Sport for All. 2002. (Editoração/Livro).

Demais trabalhos
1.
MIRAGAYA, A.; DACOSTA, L. . The Process of Inclusion of Women in the Olympic Games (Tese de Doutorado). 2006 (Documento para qualificação do curso de doutorado em Educação Física) .

2.
MIRAGAYA, A.. Report on the Inclusion of women in the Olympic Games and organizational bodies of the IOC through the minutes of the IOC Sessions, the Executive Board meetings and IOC congresses. 2005 (Official report) .

3.
MIRAGAYA, A.. Female Olympians in the Early Olympic Games (1900 ? 1912) through the Minutes of the IOC Sessions, Official Reports of Olympic Games, and Other Documents found at the Olympic Museum (trabalho a ser publicado pelo COI). 2005 (Paper) .

4.
MIRAGAYA, A.; DACOSTA, L. . The Process of Inclusion of Women in the Olympic Games through the Minutes of the IOC Sessions the Executive Board Meetings (qualificação). 2005 (Documento para qualificação do curso de doutorado em Educação Física) .

5.
MIRAGAYA, A.; GOMES, P. S. C. . Relação entre atividade física sistemática e tensão pré-menstrual em mulheres de 18 a 50 anos (Dissertação de Mestrado). 2001 (Dissertação de Mestrado) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
AZEREDO, F. P.; MARANHAO NETO, G. A.; MIRAGAYA, A.; PEREIRA JUNIOR, P. P.. Participação em banca de Fernando Petrocelli de Azeredo. O Efeito da Idade Relativa em Atletas dos Jogos Olímpicos de Londres 2012. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciências da Atividade Física) - Universidade Salgado de Oliveira.

2.
DEVIDE, F.; Mauricio Murad Ferreira; MIRAGAYA, A.. Participação em banca de Emerson da Mota Saint'Clair. Representações da Mídia Esportiva Impressa sobre a Visibilidade de Mulheres Atletas: entre Permanências e Mudanças. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciências da Atividade Física) - Universidade Salgado de Oliveira.

3.
VILLANO, B.; DACOSTA, L.; GNECCO, J. R.; MIRAGAYA, A.. Participação em banca de Bernardo de Miranda Villano. A Gestão do conhecimento como elemento de otimização e suporte do processo de gestão de legados de megaeventos esportivos. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Gama Filho.

Teses de doutorado
1.
TURINI, M.; DACOSTA, L.; MIRAGAYA, A.; RIBEIRO, C. H. V.; FERREIRA, F. P. M.; CLUA, E. W. G.. Participação em banca de Marcio Turini Constantino. Jogos digitais como ferramenta educacional para contextualizar conhecimentos e valores vivenciados na Educação Física. 2016. Tese (Doutorado em CIÊNCIAS DO EXERCÍCIO E DO ESPORTE) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

2.
BITTENCOURT, Valéria; DACOSTA, L.; MIRAGAYA, A.; TEIXEIRA, C. T. B.; OLIVEIRA, R. B.; TELLES, S. C. C.. Participação em banca de Valéria da Silva Bitencourt. A lógica da criação, captura e entrega de valor da Agenda Olímpic a 2020. 2016. Tese (Doutorado em CIÊNCIAS DO EXERCÍCIO E DO ESPORTE) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

3.
SILVA, P. R. P.; DACOSTA, L.; MIRAGAYA, A.; RIBEIRO, C. H. V.; NUNES, R. A. M.; ASSIS, M. R.. Participação em banca de Paulo Rodrigo Pedroso da Silva. As diversas dimensões do doping: esporte escolar, mídia e Agenda Olímpica 2020. 2016. Tese (Doutorado em CIÊNCIAS DO EXERCÍCIO E DO ESPORTE) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

4.
ASSIS, M. R.; RIBEIRO, C. H. V.; ROMERO, E.; MIRAGAYA, A.; TELLES, S. C. C.; VOTRE, S. J.. Participação em banca de Erik Giuseppe Barbosa Pereira. Relações de gênero na imprensa esportiva. 2015. Tese (Doutorado em CIÊNCIAS DO EXERCÍCIO E DO ESPORTE) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

5.
Rodrigo Terra; DACOSTA, L.; Nogueira Filho, L; MIRAGAYA, A.; PEIL, L. M. N.; BORGES, C. N. F.. Participação em banca de Rodrigo Barbosa Terra. Megaeventos esportivos e políticas públicas: Jogos Pan-Americanos 2007 e suas relações com a realixação da Copa do Mundo de Futebol de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016. 2012. Tese (Doutorado em Educação Física) - Universidade Gama Filho.

6.
DACOSTA, L.; Mello Neto, F; Nogueira Filho, L; MIRAGAYA, A.; Bastos, F. Participação em banca de Vanessa Lins Francalacci. Desenvolvimento e Estado da Arte da Gestão do Esporte no Brasil, 1909-2009. 2011. Tese (Doutorado em Educação Física) - Universidade Gama Filho.

7.
RIZZUTTI, E.; DACOSTA, L.; MOURAO, L.; MIRAGAYA, A.; Costa, Vera Lúcia de Menezes; Lacerda, Yara. Participação em banca de Elaine valéria Rizzuti. Religião e esporte: relações de reforço mútuo sem perda de autonomia das partes. 2010. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Educação Física) - Universidade Gama Filho.

Qualificações de Doutorado
1.
BITTENCOURT, Valéria; MIRAGAYA, A.; DACOSTA, L.; TELLES, S. C. C.; OLIVEIRA, R. B.; TEIXEIRA, C. T. B.. Participação em banca de Valeria da Silva Bitencourt. Lógica da criação, captura e entrega de valor da Agenda 2020: estado da arte. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em CIÊNCIAS DO EXERCÍCIO E DO ESPORTE) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

2.
DACOSTA, L.; MIRAGAYA, A.; RIBEIRO, C. H. V.; NUNES, R. A. M.; ASSIS, M. R.. Participação em banca de Paulo Rodrigo Pedrosa da Silva. As três dimensões do doping: esporte escolar, mídia e Agenda 2020. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em CIÊNCIAS DO EXERCÍCIO E DO ESPORTE) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

3.
ASSIS, M. R.; RIBEIRO, C. H. V.; ROMERO, E.; MIRAGAYA, A.; TAVARES, A. B. C. O.. Participação em banca de Erik Giuseppe Barbosa Pereira. Relações de gênero na imprensa esportiva. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em CIÊNCIAS DO EXERCÍCIO E DO ESPORTE) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

4.
Rodrigo Terra; MIRAGAYA, A.; DACOSTA, L.; Costa, Vera Lúcia de Menezes. Participação em banca de Rodrigo Barbosa Terra. Megaeventos esportivos e políiticas públicas: Jogos Pan-Amerricanos 2007 e suas relaçãoes com a realização da Copa do Mundo de Futebol de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Educação Física) - Universidade Gama Filho.

5.
RIZZUTI, E.; DACOSTA, L.; MOURAO, L.; TAVARES, O. (Ed); MIRAGAYA, A.. Participação em banca de Elaine Valeria Rizzuti. Debates teóricos e o impacto nacional e internacional do Movimento 'Atletas de Cristo'. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-graduação em Educação Física) - Universidade Gama Filho.

Qualificações de Mestrado
1.
ALARCON, T.; TAVARES, O. (Ed); ROMERA, L. A.; MIRAGAYA, A.. Participação em banca de Thayse Alarcon. Mapeamento e investigação das abordagens didáticas de projetos de Educação Olímpica na Ibero América. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Física) - Universidade Federal do Espírito Santo.

2.
AZEREDO, F. P.; MARANHAO NETO, G. A.; PEREIRA JUNIOR, P. P.; MIRAGAYA, A.. Participação em banca de Fernando Petrocelli de Azeredo. O fenômeno da idade relativa em ateltas dos Jogos Olímpicos de LOndres 2012. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências da Atividade Física) - Universidade Salgado de Oliveira.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
AZEREDO, F. P.; MIRAGAYA, A.; FARJALLA, R.. Participação em banca de Kaynara Longoni de Moraes.Relação entre a atividade física e a tensão pré-menstrual em mulheres de 18 a 40 anos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estácio de Sá.

2.
WEBER, N.; MIRAGAYA, A.; AZEVEDO, L.. Participação em banca de Natan Weber.Introdução do esporte de aventura na escola. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estácio de Sá.

3.
CONCEICAO, L. G.; MIRAGAYA, A.; FARJALLA, R.; PANTALEAO, D.. Participação em banca de Luis Gustavo da Conceição.Análise da capacidade de resistência à fadiga entre capoeiristas praticantes e não praticantes de treinamento de força. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estácio de Sá.

4.
MIRAGAYA, A.. Participação em banca de Marcele dos Santos Cabral."O Senhor dos Anéis" Desvendando a magia: contemplando a criação. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Literaturas de língua inglesa) - Universidade Gama Filho.

5.
MIRAGAYA, A.. Participação em banca de Vivian Lucas Ramalho.O Rei Arthur Manifestações artísticas, simbolismo e atualidade do mito. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Literaturas de língua inglesa) - Universidade Gama Filho.

6.
MIRAGAYA, A.. Participação em banca de Reanata Araujo Pereira.Romance de Cavalaria: uma análise com base na obra "Morte d'Arthur' de Thomas Malory. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Literaturas de língua inglesa) - Universidade Gama Filho.

7.
MIRAGAYA, A.; RODRIGUES FILHO, N.; MEDEIROS, V.. Participação em banca de Katia Regina Marques de Moura.A Festa e o Chapéu: uma leitura de The Garden Party, de Katherine Mansfield. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Gama Filho.

8.
MIRAGAYA, A.. Participação em banca de Silvia de Sousa Gonçalves.O Teatro Americano: Origens e desenvolvimento. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Gama Filho.

9.
MIRAGAYA, A.. Participação em banca de Cleiton Batista Bahia.A Poesia de William Blake. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Gama Filho.

10.
MIRAGAYA, A.. Participação em banca de Cássia Maria Simões Marques.O Épico Anglo-Saxão: uma leitura de "A Batalha de Maldon". 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Gama Filho.

11.
MIRAGAYA, A.. Participação em banca de Thays Monteiro.O Poema Musicado: "The Rhyme of the Ancient Mariner" de S.T. Coleridge por Iron Maiden. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Gama Filho.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
35º Congresso SOCERJ XIV Jornada SOCERJ de Educação Física em Cardiologia. 2018. (Congresso).

2.
Fórum Anual de Docentes 2018. 2018. (Outra).

3.
III Simpósio Interdisciplinar SOCERJ DERCAD-RJ. 2018. (Simpósio).

4.
Semana Científica da Educação Física UNESA Petrópolis. 2018. (Encontro).

5.
Semana Científica da Educação Física UNESA Petrópolis.Lançamento do livro Fórum de Estudos Olímpicos Estudos e Pesquisas 2017. 2018. (Encontro).

6.
VIII Seminário de Gestão Esportiva FGV/FIFA/CIES. 2018. (Seminário).

7.
18th World Congress for Girls and Women in Sport. Lifelong physical activity for all starting in childhood through inclusive programs of physical education and sporting activities. The values-based case of Brazil. 2017. (Congresso).

8.
18th World Congress for Girls and Women in Sport. 2017. (Congresso).

9.
26º Congresso Pan-Americano de Medicina do Esporte. 2017. (Congresso).

10.
29º Congresso Brasileiro de Medicina do Esporte. 2017. (Congresso).

11.
Fórum de Estudos Olímpicos 2017. 2017. (Simpósio).

12.
Fórum de Estudos Olímpicos 2017.Maria Lenk Atleta, Professora e Cientista A Primeira Heroína Olímpica do Brasil. 2017. (Outra).

13.
Legado Cultural dos Jogos Olímpicos. 2017. (Encontro).

14.
Semana Científica da faculdade de Educação Física da Universidade Estácio de Sá.Gestão de Carreira. 2017. (Outra).

15.
Workshop Projetos de Pesquisa em Estudos Olímpicos.Projetos de Pesquisa em Estudos Olímpicos. 2017. (Oficina).

16.
XVIII Imersão em Ergometria, Reabilitação Cardíaca e Cardiologia Desportiva. 2017. (Simpósio).

17.
13th Joint International Session for Presidents or Directors of NOAs & Officials of NOCs. Olympism in action: Sport Policies of Rio 2016 for Social Development and Peace. 2016. (Congresso).

18.
8th International Sport Business Symposium. 2016. (Simpósio).

19.
Ato em Homenagem à atleta Maria Lenk.Maria Lenk. 2016. (Outra).

20.
ICSEMIS 2016. Alberto Santos-Dumont: the first Brazilian Belle Époque sportsman who became an Olympic hero. 2016. (Congresso).

21.
III Fórum Científico da Escola de Educação Física do Exército.O Legado dos Jogos Olímpicos Rio 2016. 2016. (Outra).

22.
Lançamento do livro Santos-Dumont, aviador esportista: o primeiro heroi olímpico do Brasil.Santos-Dumont, aviador esportista: o primeiro heroi olímpico do Brasil. 2016. (Outra).

23.
Lançamento do livro Santos-Dumont, sport aviator: the first Olympic hero of Brazil.Santos-Dumont, sport aviator: the first Olympic hero of Brazil. 2016. (Outra).

24.
Second International Colloquium of olympic Stduies Centers.Development and Networking. 2016. (Simpósio).

25.
Segundo Simpósio Internacional Pierre de Coubertin.Santos-Dumont: the first Brazilian sportsman who became an Olympic hero and pioneer of extreme sport. 2016. (Simpósio).

26.
Workshop de elaboração de projetos de pesquisa em Estudos Olímpicos.Elaboração de projetos de pesquisa em Estudos Olímpicos. 2016. (Oficina).

27.
XVII Imersão em Ergometria, Reabilitação cardíaca e cardiologia Desportiva do DERCAD. 2016. (Simpósio).

28.
32º Congresso de Cardologia SOCERJ. Efeitos de 12 semanas de treinamento em circuito na pressão arterial de idosas hipertensas controladas que frequentam uma ATI na cidade de Petrópolis RJ. 2015. (Congresso).

29.
Fórum Docente Estácio. 2015. (Outra).

30.
Lançamento do Livro O Futuro dos Megaeventos Esportivos.A Agenda Olímpica 2020 e Legados pós 2016. 2015. (Outra).

31.
Lançamento do livro-plataforma O Futuro dos Megaevents Esportivos.Livro-plataforma O Futuro dos Megaeventos Esportivos. 2015. (Outra).

32.
XXIII Congresso de Hipertensão. 2015. (Congresso).

33.
Mesa Redonda: Educação Olímpica no Brasil. 2014. (Encontro).

34.
A Caminho dos Jogos Olímpicos 2016 - Reunião de Grupos Brasileiros de Pesquisa em Estudos Olímpicos.Produção do conhecimento e intervenção. 2013. (Encontro).

35.
Semana do Curso de Letras da Universidade Estácio de Sá.Exercícios de pronúncia em língua inglesa. 2013. (Oficina).

36.
10º Congresso Sabincor de Cardiologia 6º Simpósio de Educação Física. 2012. (Congresso).

37.
29º Congresso de Cardiologia da SOCERJ. 2012. (Congresso).

38.
IV Semana do CCS.Petrópolis 2016: o Olimpismo no Século XXI. 2012. (Encontro).

39.
Leveraging Legacies from Sports Mega-Events.Brazilian Women and the Olympic Games A Question of Legacy?. 2012. (Seminário).

40.
Symposium & Painel London Rio 2013 2014 2016.Estudos Olímpicos e Educação Olímpica na universidade: o caso da Universidade Estácio de Sá Petrópolis. 2012. (Simpósio).

41.
Encontro de Educadores do Ensino Médio.Estratégias de Aprendizagem. 2011. (Oficina).

42.
Semana de Letras.Literatura e Cinema - Contos de Edgar Allan Poe. 2011. (Oficina).

43.
Seminário Valores Olímpicos e do Esporte.Tradução de apresentações em inglês; inserções e comentários. 2011. (Seminário).

44.
Semana do Centro de Ciências da Saúde.A Área da Saúde e os Megaeventos Esportivos da Segunda Década do Século XXI. 2010. (Encontro).

45.
6º Fórum da Academia Olímpica Brasileira. Maria Lenk: A Primeira Heroína Olímpica Brasileira. 2007. (Congresso).

46.
A Mulher e a Atleta: Saúde, Nutrição e Treinamento.A Participação das mulheres nos Jogos Olímpicos da Antiguidade e do início da Era Moderna (1900-1932). 2007. (Simpósio).

47.
Mega Eventos Esportivos: Legado e Responsabilidade Social.A mulher nos Jogos Olímpicos. 2007. (Simpósio).

48.
Multiculturalism in the Olympic Movement. Women in Sport for All from Multicultural Perspectives. 2007. (Congresso).

49.
Projeto SESI Valores do Esporte.Valores do Esporte SESI - Inclusão Social. 2007. (Outra).

50.
Seminário para Professores de Inglês Oxford 2007.The Professional Oxford Teacher. 2007. (Seminário).

51.
Braz-Tesol One Day Event.Applied Phonology Revisited. 2006. (Seminário).

52.
Seminário Brasil-Espanha em Estudos Olímpicos.The process of inclusion of women in the Olympic Games. 2006. (Seminário).

53.
X Congresso Nacional de História do Esporte, Lazer , Educação Física e Dança. Estatuto da Participação Feminina nos Jogos Olímpicos - Pesquisa Documental nos Arquivos do Comitê Olímpico Internacional - COI, Lausanne, Suíça. 2006. (Congresso).

54.
XXVI Simpósio Internacional de Ciências do Esporte.Preferência por tipo de atividade física em mulheres de 18 a 50 anos de diferentes níveis sócio-econômicos. 2003. (Simpósio).

55.
III Fórum Olímpico. A mulher olímpica: tradição versus inovação na busca pela inclusão. 2002. (Congresso).

56.
ACSM Annual Meeting. The effect of regular physical exercise on premenstrual syndrome (PMS) symptoms. 2001. (Congresso).

57.
Meeting for English Teachers.Methodology and Methods. 2001. (Encontro).

58.
7th Braz-Tesol Convention. Reducing teacher talking time. 2000. (Congresso).

59.
7th Braz-Tesol National Convention. A health education model for EFL teachers. 2000. (Congresso).

60.
Atualização para Professores de Inglês.Motiva-ação para professores e alunos. 2000. (Seminário).

61.
Atualização para Professores de Inglês.Motiva-ação para professores e alunos. 2000. (Encontro).

62.
Encontro para Professores de Língua Inglesa.Recipes to improve pronunciation. 2000. (Encontro).

63.
Os 500 Anos do Brasil. A influência da cultura e da língua inglesa nos 500 anos do Brasil. 2000. (Congresso).

64.
Reciclagem para Professores do Município de Campos.A influência da língua inglesa nos 500 anos do Brasil. 2000. (Outra).

65.
Seminário para Professores de Inglês.Rocking, Rolling and Learning. 2000. (Seminário).

66.
Seminário para Professores de Inglês.Effective strategies for stress management. 2000. (Seminário).

67.
Seminário para Professores de Inglês.Motivation for Students and Teachers. 2000. (Seminário).

68.
VII Congresso Brasileiro de História da Educação Física, Esporte, Lazer e Dança. Considerações históricas sobre métodos e técnicas do treinamento da natação no Brasil (1909-1938). 2000. (Congresso).

69.
Inglês para o Ensino Médio e Fundamental.Inteligências múltiplas, estratégias de aprendizagem, inteligência emocional e estilos de aprendizagem. 1999. (Encontro).

70.
I Seminário de Pesquisa em Educação Física, Esporte e Lazer.Relação entre atividade física sistemática e tensão pré-menstrual em mulheres de 18 a 50 anos. 1999. (Seminário).

71.
Seminário para Professores de Inglês.Multiple intelligences, learning styles and learning strategies. 1999. (Seminário).

72.
52º Seminário Anual para Professores de Inglês.The History of Rock and Roll. 1998. (Seminário).

73.
Encontro para Professores de Inglês do CNA.The Professional CNA Teacher. 1998. (Encontro).

74.
Reciclagem para Professores de Inglês.Health Education for EFL Teachers. 1998. (Encontro).

75.
Seminário para Professores de Inglês.Using video communicatively. 1998. (Seminário).

76.
Seminário para Professores de Inglês.Pronunciation for EFL Teachers. 1998. (Seminário).

77.
Seminário para Professores de Inglês.Reducing teacher talking time. 1998. (Seminário).

78.
Seminário para Professores de Inglês.Humanism in language teaching. 1998. (Seminário).

79.
VI Congresso Brasileiro de História da Educação Física, Esporte, Lazer e Dança. A inclusão da mulher brasileira no esporte através da natação na perspectiva histórica de 1930 a 1933. 1998. (Congresso).

80.
49º Seminário Anual para Professores de Inglês.Short, sweet and fun. 1997. (Seminário).

81.
51º Seminário Anual para Professores de Inglês.Teacher development: effective strategies for time and stress management. 1997. (Seminário).

82.
53º Seminário Anual para Professores de Inglês.Seven Kinds of Smart. 1997. (Seminário).

83.
53º Seminário Anual para Professores de Inglês.A report on Tesol 1997. 1997. (Seminário).

84.
AIESEP - Association Internationale des Ecoles Superieures d?Education Physique. Síndrome pré-menstrual e exercício. 1997. (Congresso).

85.
Atualização de Professores da Cultura Inglesa.Applied Phonology. 1997. (Encontro).

86.
Encontro para Professores de Inglês.Atualização no método comunicativo. 1997. (Encontro).

87.
Simpósio de Centros Binacionais do Brasil.Mistake management: a positive approach. 1997. (Simpósio).

88.
Simpósio de Centros Binacionais do Brasil.Guidelines for EFL teaching. 1997. (Simpósio).

89.
The 4th Meeting for Teachers.Humor in the EFL CLassroom. 1997. (Encontro).

90.
Tools for Teachers.Using dictionaries for different levels. 1997. (Seminário).

91.
30th Tesol Convention. A total quality model for EFL teacher development. 1996. (Congresso).

92.
Program for Teacher Development - OUP.Mistake management: a positive approach. 1996. (Encontro).

93.
V Braz-Tesol Convention. State school teaching: how to deal with harsh realiities. 1996. (Congresso).

94.
V Braz-Tesol Convention. Priorities in Latin America EFL. 1996. (Congresso).

95.
51º Seminário Anual para Professores de Inglês.Street Talk. 1995. (Seminário).

96.
Curso de Atualização de Professores de Campinas.Humor and its use in the EFL classroom. 1995. (Encontro).

97.
Encontro de Professores de Inglês.Fonologia Aplicada. 1995. (Encontro).

98.
Encontro dos Professores de Inglês dos Colégios Católicos de Niterói.Teaching large groups. 1995. (Encontro).

99.
II Congresso Internacional de Educação Física. Proposta para otimização da aprendizagem em disciplinas do curso de Educação Física. 1995. (Congresso).

100.
II Congresso Internacional de Educação Física. O uso da língua inglesa como recurso à aquisição de conhecimentos em Educação Física. 1995. (Congresso).

101.
II Meeting of English Teachers.Rocking, Rolling and Learning. 1995. (Encontro).

102.
I Joint Mini Conference.Street Talk. 1995. (Seminário).

103.
In -Service para Professores de Inglês.Applied Phonology. 1995. (Oficina).

104.
Program for Teacher Development.Pronunciation Teaching and Pronunciation Recipes. 1995. (Encontro).

105.
Seminário sobre Novas Técnicas e Métodos.Total Quality for EFL TEacher Development. 1995. (Seminário).

106.
XIII ENPULI - Encontro Nacional de Professores Universitários de Língua Inglesa. Total Quality for EFL Teacher Development. 1995. (Congresso).

107.
50º Seminário Anual para Professores de Inglês.Teacher development: a must for EFL teachers. 1994. (Seminário).

108.
50º Seminário Anual para Professores de Inglês.Pronunci-Action: activities for EFL teaching and learning. 1994. (Seminário).

109.
IV Braz-Tesol Convention. Total quality for EFL Teacher Development. 1994. (Congresso).

110.
IV Uruguay Tesol Convention. Total Quality for EFL Teacher Development. 1994. (Congresso).

111.
Oxford Program for Teacher Development.Applied Phonology. 1994. (Encontro).

112.
Semana de Atualização do professor Universitário.Estratégias de Aprendizagem. 1994. (Simpósio).

113.
VI Paraguay Tesol Convention. Total Quality for EFL Teacher Development. 1994. (Congresso).

114.
23rd Tesol Convention. Pronunciation Clinic. 1993. (Congresso).

115.
49º Seminário Anual para Professores de Inglês.Applied Phonology. 1993. (Seminário).

116.
Conferences Revisited.Applied Phonology. 1993. (Encontro).

117.
I Pronunciation SIG Meeting.How to exploit the pronunciation component of your coursebook. 1993. (Oficina).

118.
48º Seminário Anual para Professores de Inglês.Maximize your learning power. 1992. (Seminário).

119.
48º Seminário Anual para Professores de Inglês.Pronunciation Clinic II. 1992. (Seminário).

120.
IV Braz-Tesol Convention. Pronunciation Clinic. 1992. (Congresso).

121.
IV Paratesol Convention. Maximize your learning power. 1992. (Congresso).

122.
21st Tesol Convention. Silent reading can hinder oral communication for EFL students. 1991. (Congresso).

123.
47º Seminário Anual para Professores de Inglês.Pronunciation Clinic. 1991. (Seminário).

124.
47º Seminário Anual para Professores de Inglês.Methodology Review. 1991. (Seminário).

125.
XI ENPULI - Encontro Nacional de Professores Universitários de Língua Inglesa. Silent reading can hinder oral communication for EFL students. 1991. (Congresso).

126.
XXIII SENAPULLI - Seminário Nacional de professores Universitários de Literaturas de Língua Inglesa. Poetry: an invaluable resource in the EFL classroom. 1991. (Congresso).

127.
46º Seminário Anual para Professores de Inglês.Grammar and vocabulary: a review course. 1990. (Seminário).

128.
46º Seminário Anual para Professores de Inglês.Humor in the EFL Classroom. 1990. (Seminário).

129.
II Braz-Tesol Conference. Silent reading can hinder oral communication for EFL students. 1990. (Congresso).

130.
II Braz-Tesol Convention. The Brazilian EFL Teacher in the 90s. 1990. (Congresso).

131.
II Paraguay Tesol Conference. Silent reading can hinder oral communication for EFL Students. 1990. (Congresso).

132.
I Uruguay Tesol Conference. Silent reading can hinder oral communication for EFL students. 1990. (Congresso).

133.
45º Seminário Anual para Professores de Inglês.Rocking, rolling and learning. 1989. (Seminário).

134.
45º Seminário Anual para Professores de Inglês.Start by listening. 1989. (Seminário).

135.
Meeting for English Teachers.Teaching grammar and pronunciation. 1989. (Oficina).

136.
Meeting for English Teachers.Teaching pronunciation. 1989. (Encontro).

137.
44º Seminário Anual para Professores de Inglês.Strategies for promoting the assimilation and expansion of vocabulary. 1988. (Seminário).

138.
44º Seminário Anual para Professores de Inglês.Humor: the importance of not being too ernest. 1988. (Seminário).

139.
43º Seminário Anual para Professores de Inglês.Highlights of American Poetry. 1987. (Seminário).

140.
42º Seminário Anual para Professores de Inglês.Foreign Language Learning. 1986. (Seminário).

141.
41º Seminário Anual para Professores de Inglês.Applied Linguistics. 1985. (Seminário).

142.
41º Seminário Anual para Professores de Inglês.Cultural Encounters. 1985. (Seminário).

143.
40º Seminário Anual para Professores de Inglês.Conversation skills for EFL teachers. 1984. (Seminário).

144.
40º Seminário Anual para Professores de Inglês.History of the English Language. 1984. (Seminário).

145.
Reciclagem dos Professores de Inglês do Estado do Rio de Janeiro.A history of the English language. 1984. (Simpósio).

146.
37º Seminário Anual para Professores de Inglês.Teaching Culture. 1981. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
RIBEIRO, C. H. V. ; DACOSTA, L. ; TODT, N. ; MIRAGAYA, A. . Fórum de Estudos Olímpicos 2017. 2017. (Congresso).

2.
TODT, N. ; DACOSTA, L. ; RIBEIRO, C. H. V. ; MIRAGAYA, A. . 2º Simpósio Internacional Pierre de Coubertin. 2016. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Giselle Furtado. A Participação da Mulher na Gestão e Administração Esportiva. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Treinamento Desportivo) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Ana Maria de Freitas Miragaya.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Allan Fernandes. Um estudo sobre a produção fonemas do ?th? na pronúncia de estudantes brasileiros. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Gama Filho. Orientador: Ana Maria de Freitas Miragaya.

2.
Simone Seixas. C. Auguste Dupin e Sherlock Holmes: uma comparação. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Literaturas de língua inglesa) - Universidade Gama Filho. Orientador: Ana Maria de Freitas Miragaya.

3.
Danielle Laranjeira. Um Estudo sobre a Produção do Fonema /l// em final de Palavras na Pronúcnia de Estudantes Cariocas. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Gama Filho. Orientador: Ana Maria de Freitas Miragaya.

4.
Michelle Pereira Souza. Uma Análise da Produção dos Fonemas /U/ e /uw/ de Língua Inglesa realizada com dez Estudantes Brasileiros de uma Escola de Idiomas localizada em Nova Iguaçu. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Gama Filho. Orientador: Ana Maria de Freitas Miragaya.

5.
Priscila Tadeu de Oliveira Horta. "The Yellow Wallpaper" - Um Estudo da Personagem Jane à Luz de Charlotte Gilman no Contexto Histórico-Social Americano do Século XIX. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Gama Filho. Orientador: Ana Maria de Freitas Miragaya.

6.
Giovana Trentin. Literatura de Língua Estrangeira:Uma comparação do personagem Tom Sawyer da obra ?The Adventures of Tom Sawyer? de Mark Twain com o Tom Sawyer do filme ?The League of Extraordinary Gentlemen?. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Gama Filho. Orientador: Ana Maria de Freitas Miragaya.

7.
Daniele Oliveira Mendes. Uma Análise da Produção dos Fonemas /I/ e /iy/ da Língua Inglesa de dez Alunos Cariocas de um Centro de Idiomas. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Gama Filho. Orientador: Ana Maria de Freitas Miragaya.

8.
Renata Mendes. Técnicas Inovadora Utilizadas por Thornton Wilder na Peça "Our Town". 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Gama Filho. Orientador: Ana Maria de Freitas Miragaya.

9.
Juliana Moura de Sousa. Um Estudo das Diferenças de Vocabulário entre o Inglês Britânico e o Americano nos Livros: Harry Potter and the Philosopher's Stone; Harry Potter and the Chamber of Secrets; Harry Potter and the Prisoner of Azkaban e Harry Potter and the Goblet of Fire. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Gama Filho. Orientador: Ana Maria de Freitas Miragaya.



Outras informações relevantes


Grants e bolsas para participação em eventos internacionais:
2002 - bolsa integral através de seleção para apresentação de trabalho e participação na Conferência Anual de TESOL em Salt Lake City, Utah, Estados Unidos, concedida pelo Departamento de Estado Americano (uma semana). 
2004 - bolsa integral através de seleção para participação no II Seminário Internacional de Estudos Americanos em Brasília, concedida pelo Departamento de Estado Americano (cinco dias).
2004 - bolsa integral através de seleção competitiva de projetos para pesquisa para doutorandos e doutores no Olympic Studies Center em Lausanne na Suíça (dois meses).
2006 - bolsa integral com patrocínio da CAPES para apresentação de trabalho e participação no Seminário Espanha-Brasil em Estudos Olímpicos realizado em Barcelona na Espanha (5 dias).
2007 - bolsa integral com patrocínio da Costamare Shipping Company S.A. para apresentação de trabalho e participação no evento Multiculturalism and the Olympic Movement que se realizou em Beijing, China (6 dias).

Projeto Novo:
2007 - projeto 'Olympic Studies Reader' - edição de livro bilíngüe (inglês e chinês) sobre Estudos Olímpicos focando no multiculturalismo a ser lançado em congresso internacional na véspera do início dos Jogos Olímpicos de Beijing em 2008. O livro tem apoio do Comitê Olímpico Internacional, da Beijing Sport University e da Routledge International com a participação dos mais renomados autores dos 5 continentes. Está sendo organizado pelos Drs. Lamartine DaCosta (Brasil) e Hai Ren (China) e tem como editoras as Drs. Ana Miragaya (Brasil) e Niu Jing (China).

Capítulos de livro no prelo: (i) Livro "Mega-Eventos Esportivos: Legado e Responsabilidade Social"; capítulo: As Mulheres e os Jogos Olímpicos; (ii) Livro editado por Susan Brownell (IOC) em inglês e chinês: "From Greece to China: West Meets East through Sport", capítulo: Women in Sport for All from Multicultural perspectives.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/10/2018 às 3:49:47