Dorthe Uphoff

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8834434227819674
  • Última atualização do currículo em 14/10/2018


é professora de língua alemã e metodologia de ensino no Departamento de Letras Modernas da Universidade de São Paulo (USP) e doutora em Linguística Aplicada pelo Instituto de Estudos da Linguagem da UNICAMP (2009). Realizou estágio de pós-doutoramento na Universidade de Augsburg, Alemanha (2018). Orienta trabalhos de pesquisa sobre o ensino-aprendizagem de alemão como língua estrangeira em nível de graduação e pós-graduação. Suas áreas de interesse incluem questões de poder no ensino de línguas, princípios metodológicos, material didático, formação de professores e a história do ensino de alemão no Brasil. Editora-chefe da revista de estudos germanísticos Pandaemonium Germanicum (A1). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Dorthe Uphoff
Nome em citações bibliográficas
UPHOFF, Dorthe

Endereço


Endereço Profissional
Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, Departamento de Letras Modernas.
Av. Luciano Gualberto, 403
Butantã
05508900 - São Paulo, SP - Brasil
Telefone: (11) 30915028
URL da Homepage: http://dlm.fflch.usp.br/alemao


Formação acadêmica/titulação


2005 - 2009
Doutorado em Lingüística Aplicada.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: O poder do livro didático e a posição do professor no ensino de alemão como língua estrangeira, Ano de obtenção: 2009.
Orientador: Profa Dra. Carmen Zink Bolognini.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: ensino da língua alemã; livro didático; poder; autoria.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação Superior.
1989 - 1994
Mestrado em Germanistik.
Universität zu Köln, UK, Alemanha.
Título: Bedeutungs- und Gebrauchstheorie in der Beschreibung der Modalpartikeln,Ano de Obtenção: 1994.
Orientador: Prof Dr. Jürgen Lenerz.
Palavras-chave: semântica; pragmática; partículas modais.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2002 - 2003
Especialização em Tecnologia Educacional. (Carga Horária: 380h).
Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.
Título: Deklination - O Camaleão da Língua Alemã.
Orientador: Prof. Dr. Nilson Barreiros.
1996 - 1997
Especialização em Alemão. (Carga Horária: 360h).
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
Título: --.


Pós-doutorado


2018 - 2018
Pós-Doutorado.
Universität Augsburg, UNIA, Alemanha.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas / Especialidade: LÍNGUA ALEMÃ.


Formação Complementar


2018 - 2018
Decolonizing Knowledge. (Carga horária: 3h).
Universität Augsburg, UNIA, Alemanha.
2017 - 2017
Seminário Scopus: Critérios para Indexação de Revistas. (Carga horária: 2h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2017 - 2017
Demokratie im Wandel - Zur Wahl de 19. Deutschen Bundestages. (Carga horária: 40h).
Deutscher Akademischer Austauschdienst, DAAD, Alemanha.
2016 - 2016
II Curso de Atualização ScholarOne-Scielo. (Carga horária: 8h).
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
2016 - 2016
III Reunião Anual de Editores Científicos da USP. (Carga horária: 3h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2016 - 2016
Und das ist erst der Anfang. Deutschland und die Flüchtlinge. (Carga horária: 40h).
Deutscher Akademischer Austauschdienst, DAAD, Alemanha.
2016 - 2016
Palestra Web of Science, EndNote Web e Journal Citation Reports. (Carga horária: 3h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2015 - 2015
I Curso de Atualização ScholarOne-SciELO. (Carga horária: 8h).
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
2015 - 2015
Being critical in the moment, Alastair Pennycook. (Carga horária: 2h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2013 - 2013
Teaching foreign languages in an era of globalizat. (Carga horária: 4h).
Associação de Linguística Aplicada do Brasil, ALAB, Brasil.
2012 - 2012
Abordagem Instrumental: revisitando fundamentos ... (Carga horária: 4h).
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, CEETEPS, Brasil.
2011 - 2011
Zum Konzept der "Erinnerungsorte". (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2008 - 2008
Consumo sustentável - Nachhaltiger Konsum. (Carga horária: 6h).
Instituto Goethe São Paulo, GI, Brasil.
2008 - 2008
Die internationale Stellung der deutschen Sprache. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
2004 - 2006
Extensão universitária em Programa Especial de Formação de Docentes de LE. (Carga horária: 540h).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
1999 - 1999
A psicolingüística da leitura e da escrita. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
1997 - 1997
Landeskundeseminar für Sprachdiplomschulen. (Carga horária: 120h).
Ländliche Heimvolkshochschule Mariaspring, VHS MARIASPRING, Alemanha.
1997 - 1997
Lesestrategien und Textgrammatik. (Carga horária: 8h).
Associação Catarinense de Professores de Alemão, ACPA, Brasil.
1996 - 1996
Lesestrategien. (Carga horária: 20h).
Instituto Pedagógico Brasil - Alemanha, IPBA, Brasil.
1996 - 1996
Seminário para Professores de Alemão 1996. (Carga horária: 36h).
Fachberatung Deutsch Rio Grande do Sul, ZFA, Brasil.
1996 - 1996
Wortschatzarbeit - Freiarbeit. (Carga horária: 22h).
Instituto Pedagógico Brasil - Alemanha, IPBA, Brasil.
1996 - 1996
Disciplina - meta possível?. (Carga horária: 16h).
Instituto Pedagógico Brasil - Alemanha, IPBA, Brasil.
1996 - 1996
Curso para Professores de Alemão 1996. (Carga horária: 20h).
Fachberatung Deutsch Santa Catarina, ZFA, Brasil.
1995 - 1995
Was lernen unsere Schüler über Deutschland ... ?. (Carga horária: 20h).
Instituto Pedagógico Brasil - Alemanha, IPBA, Brasil.
1995 - 1995
Curso para Professores de Alemão 1995. (Carga horária: 20h).
Fachberatung Deutsch Santa Catarina, ZFA, Brasil.
1988 - 1988
francês comercial. (Carga horária: 150h).
Institut Catholique de Paris, França.
1988 - 1988
língua inglesa. (Carga horária: 90h).
Goldsmiths College - University of London, GOLDSMITHS, Inglaterra.
1987 - 1988
Língua Francesa. (Carga horária: 180h).
Aliança Francesa Paris, AF, França.


Atuação Profissional



Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de língua alemã, Ref. MS-3, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

08/2018 - Atual
Ensino, Letras - Alemão, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
0800007 - Atividades de Estágio: Alemão
FLM0311 - Língua Alemã VI: Tópicos de Linguística Alemã
01/2015 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, Departamento de Letras Modernas.

Cargo ou função
Membro suplente do conselho do DLM na categoria de professor doutor.
01/2012 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, Departamento de Letras Modernas.

08/2017 - 12/2017
Ensino, Letras - Alemão, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
FLM0303 Língua Alemã IV, FLM0314 Trabalho de Graduação Individual em Letras Modernas I, FLM0315 Trabalho de Graduação Individual em Letras Modernas II
03/2017 - 07/2017
Ensino, Letras - Alemão, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
FLM0310 Língua Alemã V, FLM0640 Aquisição/Aprendizagem do Alemão como Língua Estrangeira
03/2016 - 04/2017
Direção e administração, Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, Departamento de Letras Modernas.

Cargo ou função
Coordenadora da Área de Língua e Literatura Alemã.
08/2016 - 12/2016
Ensino, Letras - Alemão, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
FLM0303 (Língua Alemã IV), FLM0311 (Língua Alemã VI), FLM0314 (Trabalho de Graduação Individual I)
02/2016 - 08/2016
Ensino, Letras - Alemão, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
FLM0310 Língua Alemã V, FLM0314 Trabalho de Graduação Individual I, FLM0640 Aquisição/Aprendizagem do Alemão como Língua Estrangeira
03/2016 - 07/2016
Ensino, Letras (Língua e Literatura Alemã), Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
FLM5478-2 O Ensino de Alemão como Língua Estrangeira na Atualidade: Doze Princípios Metodológicos em Discussão (em conjunto com os Profs Drs. José da Silva Simões e Paulo Oliveira)
03/2015 - 02/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, Departamento de Letras Modernas.

Cargo ou função
Vice-coordenadora da Área de Alemão.
03/2015 - 02/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, Departamento de Letras Modernas.

Cargo ou função
Suplente da Coordenação de Alemão no Centro de Línguas da FFLCH.
08/2015 - 12/2015
Ensino, Letras - Alemão, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
FLM0301 Língua Alemã II, FLM0311 Tópicos de Linguística Alemã
03/2015 - 07/2015
Ensino, Letras (Língua e Literatura Alemã), Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
A língua alemã nos contextos do plurilinguismo no Brasil e na Europa
02/2015 - 07/2015
Ensino, Letras - Alemão, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
FLM 0300 Língua Alemã I, FLM 0640 Aquisição/Aprendizagem do Alemão como Língua Estrangeira
09/2014 - 01/2015
Ensino, Letras - Alemão, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Alemã II (FLM0301), Língua Alemã IV (FLM0303), Trabalho de Graduação Individual I (FLM0314)
08/2012 - 12/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, Departamento de Letras Modernas.

Cargo ou função
Representante da Categoria de Doutores junto ao Conselho Departamental do DLM.
03/2014 - 08/2014
Ensino, Letras (Língua e Literatura Alemã), Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
O ensino de alemão como língua estrangeira na atualidade: doze princípios metodológicos em discussão
02/2014 - 07/2014
Ensino, Letras - Alemão, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Alemã III, Aquisição/Aprendizagem do Alemão como Língua Estrangeira, Trabalho de Graduação Individual I
08/2013 - 01/2014
Ensino, Letras - Alemão, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Atividades de Estágio (Licenciatura em Letras/Alemão), Língua Alemã II
08/2013 - 01/2014
Extensão universitária , Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, Departamento de Letras Modernas.

Atividade de extensão realizada
Coordenadora interina dos cursos extracurriculares 'Alemão no Campus'.
03/2013 - 07/2013
Ensino, Letras (Língua e Literatura Alemã), Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Disciplina ministrada em conjunto com Prof. Dr. José da Silva Simões e Profa. Dra. Kristina Peuschel
Perspectivas atuais nas pesquisas sobre o ensino/aprendizagem de Alemão como Língua Estrangeira (ALE)
02/2013 - 06/2013
Ensino, Letras - Alemão, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Aquisição/Aprendizagem do Alemão como Língua Estrangeira, Língua Alemã III
08/2012 - 12/2012
Ensino, Letras - Alemão, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Alemã IV
Aquisição/Aprendizagem do Alemão como Língua Estrangeira
03/2012 - 06/2012
Ensino, Letras - Alemão, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Alemã I, Língua Alemã III

Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente em Ensino de Línguas (Alemão), Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Atuação no Centro de Ensino de Línguas (CEL) da UNICAMP. Disciplinas ministradas: Língua Alemã I, Língua Alemã II, Língua Alemã III, Língua Alemã IV, Alemão em Estudo monitorado I.

Atividades

08/2007 - 12/2007
Estágios , Instituto de Estudos da Linguagem, Departamento de Lingüística Aplicada.

Estágio realizado
Programa de Estagio Docente - Modalidade B.

Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 2000
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professora assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

06/1998 - 03/2000
Ensino, Letras/Alemão, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Versão para o Alemão I
Conversação em Alemão
Língua Alemã VIII
Língua Alemã VII
Língua Alemã VI
Língua Alemã IV
Língua Alemã I
Estudos Culturais

Colégio Bom Jesus, IELUSC, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 1998
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professora de alemão, Carga horária: 20

Atividades

05/1995 - 05/1998
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Alemã
05/1995 - 05/1998
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Alemã


Linhas de pesquisa


1.
Ensino/Aprendizagem de Alemão como Língua Estrangeira


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
O ensino de alemão no Brasil: passado, presente e futuro
Descrição: O projeto visa a investigar, em uma perspectiva diacrônica, abordagens e materiais de ensino de alemão no Brasil, bem como as diferentes concepções de professor e aluno a eles relacionadas. Atenção especial será dada à formação da área de alemão como língua estrangeira enquanto campo de pesquisa no país..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Dorthe Uphoff - Coordenador.
2015 - Atual
O desenvolvimento da área de alemão como língua estrangeira (ALE) como campo de pesquisa no Brasil
Descrição: Objetivos do projeto: retraçar a evolução histórica do ALE enquanto campo de pesquisa no Brasil; mapear os principais espaços acadêmicos em que a pesquisa foi realizada nos últimos trinta anos; identificar os principais temas ligados ao ensino/aprendizagem de alemão que foram investigados no Brasil desde a década de 1980..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Dorthe Uphoff - Coordenador.Número de orientações: 3
2013 - 2017
Materiais didáticos e planejamento de curso
Descrição: Análise de propostas curriculares para o ensino de alemão como língua estrangeira com foco especial para as necessidades dos alunos e professores no Brasil. Estudo das condições de produção, circulação e recepção de materiais didáticos de alemão no contexto brasileiro..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (5) .
Integrantes: Dorthe Uphoff - Coordenador.Número de orientações: 8
2013 - 2014
A história do ensino de alemão no curso de Letras da USP
Descrição: O projeto visa traçar a história do ensino de alemão no curso de Letras da USP desde a década de 1940. Trata-se de um projeto "Ensinar com Pesquisa" supervisionado em conjunto com a Profa. Dra. Eliana Gabriela Fischer (USP)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Dorthe Uphoff - Coordenador / Eliana Gabriela Fischer - Integrante.Número de orientações: 2
2012 - 2013
Materiais históricos produzidos no Brasil para o ensino de alemão
Descrição: A pesquisa tem por objetivo identificar, localizar e analisar os principais livros didáticos de alemão produzidos no Brasil entre 1930 e 1980 e voltados para o ensino de iniciantes adultos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Dorthe Uphoff - Coordenador.Número de orientações: 1


Membro de corpo editorial


2014 - Atual
Periódico: Pandaemonium Germanicum (Online)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Tecnologia Educacional.


Idiomas


Alemão
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2018
Concessão de viagem de estudos (Studienreise) para alunos de Letras-Alemão da USP e da UERJ, DAAD - Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
UPHOFF, Dorthe2014UPHOFF, Dorthe; LOBATO, E. R. R. ; SAFRA, M. F. . A história do ensino de alemão no curso de Letras da Universidade de São Paulo. Revista Helb, v. 8, p. 1, 2014.

2.
UPHOFF, Dorthe2013 UPHOFF, Dorthe. A área de Alemão como Língua Estrangeira: desenvolvimento histórico e perspectivas atuais. PANDAEMONIUM GERMANICUM (ONLINE), v. 16, p. 219-241, 2013.

3.
UPHOFF, Dorthe2008UPHOFF, Dorthe. O caráter institucional do uso do livro didático no ensino de língua estrangeira. Intercâmbio (CD-ROM), v. XVII, p. 131-141, 2008.

4.
UPHOFF, Dorthe2007UPHOFF, Dorthe. As línguas do outro: reflexões sobre um caso de bilingüismo. Fragmentos (Florianópolis), v. 33, p. 229-243, 2007.

5.
UPHOFF, Dorthe2006UPHOFF, Dorthe. Jahreszeiten in Österreich. miteinander, v. 32, p. 17-20, 2006.

6.
UPHOFF, Dorthe2001UPHOFF, Dorthe. Deutsch lehren oder lernen lassen?. Dafbrucke (Curitiba), v. 3, p. 35-38, 2001.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
UPHOFF, Dorthe; LEIPNITZ, L. ; ARANTES, P. C. ; PEREIRA, R. C. . O ensino de alemão em contexto universitário: modalidades, desafios e perspectivas. 1. ed. São Paulo - SP: Humanitas, 2017. v. 1. 240p .

2.
UPHOFF, Dorthe; LEIPNITZ, L. ; ARANTES, P. C. ; PEREIRA, R. C. . O ensino de alemão em contexto universitário: modalidades, desafios e perspectivas. 1. ed. São Paulo: Humanitas, 2017. v. 1. 240p .

3.
UPHOFF, Dorthe; FISCHER, E. G. ; AZENHA JR., J. ; PEREZ, J. P. . 75 anos de alemão na USP: Reflexões sobre uma germanística brasileira. 1. ed. São Paulo - SP: Humanitas, 2016. v. 1. 336p .

4.
UPHOFF, Dorthe; FISCHER, E. G. ; AZENHA JR., J. ; PEREZ, J. P. . 75 anos de alemão na USP: Reflexões sobre uma germanística brasileira. 1. ed. São Paulo: Humanitas, 2015. v. 1. 336p .

Capítulos de livros publicados
1.
UPHOFF, Dorthe; DEBIA, D. T. . O papel do ensino de língua e a passagem para as disciplinas de literatura no curso de Letras-Alemão da USP: considerações a partir de uma análise de necessidades. In: Uphoff, Dörthe; Leipnitz, Luciane; Arantes, Poliana Coeli Costa; Pereira, Rogéria Costa. (Org.). O ensino de alemão em contexto universitário: modalidades, desafios e perspectivas. 1ed.São Paulo - SP: Humanitas, 2017, v. 1, p. 169-190.

2.
UPHOFF, Dorthe. Discursos sobre livro didático e planejamento de aula nas séries Fernstudienprojekt Deutsch als Fremdsprache e Deutsch lehren lernen. In: Moura, Magali; Bolacio, Ebal; Stanke, Roberta Sol; Saliés, Tânia Gastão. (Org.). Ensino-aprendizagem de alemão como língua estrangeira: teoria e práxis. 1ed.Rio de Janeiro - RJ: Dialogarts, 2017, v. , p. 144-161.

3.
UPHOFF, Dorthe; PEREZ, J. P. . Caminhos da graduação em Letras-Alemão na Universidade de São Paulo. In: Dörthe Uphoff; Eliana Fischer; João Azenha; Juliana P. Perez. (Org.). 75 anos de alemão na USP: Reflexões sobre uma germanística brasileira. 1ed.São Paulo: Humanitas, 2015, v. 1, p. 13-24.

4.
UPHOFF, Dorthe. A política linguística nos Congressos Brasileiros de Professores de Alemão (1989-2015). In: Dörthe Uphoff; Eliana Fischer; João Azenha; Juliana P. Perez. (Org.). 75 anos de alemão na USP: Reflexões sobre uma germanística brasileira. 1ed.São Paulo: Humanitas, 2015, v. 1, p. 275-295.

5.
UPHOFF, Dorthe. Uma pequena história do ensino de alemão no Brasil. In: Bohunovsky, Ruth. (Org.). Ensinar alemão no Brasil: Contextos e Conteúdos. 1ed.Curitiba: Editora UFPR, 2011, v. , p. 13-30.

6.
UPHOFF, Dorthe. A história dos métodos de ensino de inglês no Brasil. In: Carmen Zink Bolognini. (Org.). Discurso e ensino: A língua inglesa na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2008, v. , p. 09-15.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
Blume, R.F. ; UPHOFF, Dorthe . Semana de Literatura e Cultura Alemã na UFSC. Projekt (Curitiba), p. 16 - 17, 01 jun. 1999.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
UPHOFF, Dorthe; ARAUJO, F. R. . Três décadas de pesquisa sobre a formação de professores de alemão no Brasil. In: IIº Congresso da Associação Brasileira de Estudos Germanísticos (ABEG), 2017, Florianópolis. Anais do 2º Congresso da Associação Brasileira de Estudos Germanísticos. Florianópolis: CCE/UFSC, 2017. p. 275-282.

2.
UPHOFF, Dorthe. Prática como componente curricular nas disciplinas de língua na habilitação de Letras/Alemão: alguma novidade?. In: I Congresso da ABEG (Associação Brasileira de Estudos Germanísticos), 2016, São Paulo - SP. Anais do I Congresso da ABEG, 2015. p. 284-291.

3.
UPHOFF, Dorthe. Estabilidade e mudança nos discursos sobre o livro didático em uma obra de formação de professores de alemão. In: 2ª JIED - Jornada Internacional de Estudos do Discurso e 1º EIID - Encontro Internacional da Imagem em Discurso, 2012, Maringá - PR. Anais da 2ª JIED e do 1º EIID, 2012. p. 1-15.

4.
UPHOFF, Dorthe. Leistungsmessung, Fehlerkorrektur und das Bild des Lehrers im Diskurs der Fernstudieneinheiten Deutsch als Fremdsprache. In: VIII Congresso Brasileiro de Professores de Alemão, 2011, Belo Horizonte - MG. Anais do 8º Congresso Brasileiro de Professores de Alemão, 2011. p. 1-11.

5.
UPHOFF, Dorthe. Resistências ao livro didático internacional no ensino de alemão no Brasil. In: XIV Seminário de Teses em Andamento, 2009, Campinas. Anais do SETA (UNICAMP), 2008. v. 3. p. 272-281.

6.
UPHOFF, Dorthe. Professor e livro didático no ensino da língua alemã. In: VII Congresso Brasileiro de Professores de Alemão, 2009, Rio de Janeiro. Kongressakten des VII. Brasilianischen Deutschlehrerkongresses / Ata do VII Congresso Brasileiro de Professores de Alemão, 2008.

7.
UPHOFF, Dorthe. A ameaça da língua estrangeira. In: VI Congresso Brasileiro de Professores de Alemão - I Congresso Latino-Americano de Professores de Alemão, 2008, São Paulo. Tagungsakten des VI. Brasilianischen Deutschlehrerkongresses / I. Lateinamerikanischen Deutschlehrerkongresses. São Paulo: ABRAPA, 2008.

8.
UPHOFF, Dorthe. Lehrwerke und Lehrerautonomie. In: VI Congresso Brasileiro de Professores de Alemão - I Congresso Latino-americano de Professores de Alemão, 2008, São Paulo. Tagungsakten des VI. Brasilianischen Deutschlehrerkongresses / I. Lateinamerikanischen Deutschlehrerkongresses. São Paulo: ABRAPA, 2008. p. 17-20.

9.
UPHOFF, Dorthe. Der Fehler beim Sprachenlernen - ein notwendiges Übel?. In: III Congresso Brasileiro de Professores de Alemão, 1996, Campinas. Anais do III Congresso Brasileiro de Professores de Alemão. Campinas: ABRAPA, 1996. p. 342-348.

10.
UPHOFF, Dorthe. Ausspracheschulung mit 'Wer?Wie?Was?' und 'Ausspracheschulung einfach und spontan'. In: III Congresso Brasileiro de Professores de Alemão, 1996, Campinas. Anais do III Congresso Brasileiro de Professores de Alemão. Campinas: ABRAPA, 1996. p. 478-482.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
UPHOFF, Dorthe. Deklination - Das Chamäleon der deutschen Sprache. In: XIII. Internationale Tagung der Deutschlehrerinnen und Deutschlehrer, 2005, Graz/Austria. XIII. IDT Thesenband, 2005. p. 258-259.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
UPHOFF, Dorthe. Análise comparativa de obras introdutórias de ALE com foco na apresentação da história dos métodos. In: II Congresso da ABEG (Associação Brasileira de Estudos Germanísticos), 2017, Florianópolis. II Congresso da Associação Brasileira de Estudos Germanísticos - Caderno de Resumos. Florianópolis - SC: Imprensa Universitária, 2017. p. 94-95.

2.
UPHOFF, Dorthe; ARAUJO, F. R. . Três décadas de pesquisa sobre a formação de professores de alemão no Brasil. In: II Congresso da ABEG (Associação Brasileira de Estudos Germanísticos), 2017, Florianópolis. II Congresso da Associação Brasileira de Estudos Germanísticos - Caderno de Resumos. Florianópolis - SC: Imprensa Universitária, 2017. p. 95-95.

3.
UPHOFF, Dorthe. Themen und Tendenzen sprachenpolitischer Beiträge auf den ABRAPA-Kongressen von 1989 bis 2011. In: 9º Congresso Brasileiro de Professores de Alemão, 2015, São Leopoldo (RS). Caderno de Resumos do 9º Congresso Brasileiro de Professores de Alemão. São Leopoldo (RS): Casa Leiria, 2015. v. 1. p. 60-60.

4.
UPHOFF, Dorthe; WUCHERPFENNIG, N. . Lehrwerke für DaF im universitären Kontext: 'Blaue Blume' und 'DaF kompakt' im Vergleich. In: 9º Congresso Brasileiro de Professores de Alemão, 2015, São Leopoldo (RS). Caderno de Resumos do 9º Congresso Brasileiro de Professores de Alemão. São Leopoldo (RS): Casa Leiria, 2015. v. 1. p. 82-83.

5.
UPHOFF, Dorthe. O lugar da empiria na formação do professor de língua estrangeira. In: International Congress of Critical Applied Linguistics, 2015, Brasília - DF. ICCAL Language, Action, and Transformation - Caderno de Resumos. Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2015. v. 1. p. 41-41.

6.
UPHOFF, Dorthe. DaF-Unterricht im Rahmen der brasilianischen Germanistik: Herausforderungen und Maßnahmen am Beispiel der USP. In: XV Congresso da Associação Latino-americana de Estudos Germanísticos, 2014, Curitiba (PR). 15. Kongress des lateinamerikanischen Germanistenverbandes: Kurzfassungen der Beiträge. Curitiba (PR): Quadrioffice Editora, 2014. p. 339-340.

7.
UPHOFF, Dorthe. Materiais históricos para o ensino de alemão como língua estrangeira. In: IV Simpósio sobre o Livro Didático de Língua Materna e Estrangeira / III Simpósio sobre Materiais e Recursos Didáticos, 2013, Rio de Janeiro. IV SILID / III SIMAR Programa e Caderno de Resumos, 2013. p. 59-59.

8.
UPHOFF, Dorthe. Estabilidade e mudança nos discursos sobre o livro didático em uma obra de formação de professores de alemão. In: 2ª JIED - Jornada Internacional de Estudos do Discurso e 1º EIID - Encontro Internacional da Imagem em Discurso, 2012, Maringá - PR. Anais da 2ª JIED e do 1º EIID, 2012.

9.
UPHOFF, Dorthe. Discursos sobre planejamento de ensino em duas obras de formação de professores de língua estrangeira. In: Colóquio Internacional de Formação Inicial e Continuada de Professores de Línguas Estrangeiras (CIFLE 2012), 2012, Rio de Janeiro - RJ. Caderno de Resumos, 2012. p. 130-131.

10.
UPHOFF, Dorthe. Reflexões sobre a especificidade do ensino de alemão em um curso de Letras. In: II Congresso Nacional de Línguas para Fins Específicos, 2012, São Paulo - SP. LinFE 2012 - Caderno de Resumos. São Paulo: FATEC Tatuapé, 2012. p. 152-152.

11.
UPHOFF, Dorthe. A história do ensino de alemão através dos títulos de livros didáticos. In: I Encontro sobre Ensino-Aprendizagem do Centro de Línguas da FFLCH/USP, 2012, São Paulo - SP. I Encontro sobre Ensino-Aprendizagem do Centro de Línguas da FFLCH/USP: Plurillinguismo em contexto universitário - Caderno de Resumos, 2012. p. 61-61.

12.
UPHOFF, Dorthe. Retratos do fazer pedagógico em uma obra de formação de professores de alemão. In: 18º Intercâmbio de Pesquisas em Linguística Aplicada, 2011, São Paulo - SP. 18º InPLA, Caderno de Resumos, 2011. p. 93-93.

13.
UPHOFF, Dorthe. Leistungsmessung, Fehlerkorrektur und das Bild des Lehrers im Diskurs der Fernstudieneinheiten Deutsch als Fremdsprache. In: 8º Congresso Brasileiro de Professores de Alemão, 2011, Belo Horizonte. 8º Congresso Brasileiro de Professores de Alemão, 2011. p. 76-76.

14.
UPHOFF, Dorthe. Imagens do professor na série "Fernstudienangebot Deutsch als Fremdsprache". In: III Congresso Latino-Americano de Formação de Professores de Línguas, 2010, Taubaté - SP. III Congresso Latino-Americano de Formação de Professores de Línguas - Caderno de Resumos. Taubaté: Editora Casa Cultura, 2010. p. 242-243.

15.
UPHOFF, Dorthe. Reflexões sobre autoria no ensino de línguas estrangeiras. In: 17º Intercâmbio em Pesquisa de Lingüística Aplicada (InPLA), 2009, São Paulo - SP. Caderno de Resumos 17º InPLA Perspectivas, Dimensões e Desafios da Linguística Aplicada, 2009. p. 213-214.

16.
UPHOFF, Dorthe. A visão do bilinguismo em "O Monolinguismo do Outro" de Jacques Derrida. In: III Simpósio sobre Bilinguismo, Educação Bilíngue e Cidadania na América Latina, 2009, São Paulo. III BilingLatAm Caderno de Resumos, 2009. p. 137-139.

17.
UPHOFF, Dorthe. Lehrer und Lehrwerke im DaF-Unterricht. In: 7º Congresso Brasileiro de Professores de Alemão, 2008, Rio de Janeiro. Fertigkeiten und Kompetenzen - DaF in Brasilien, 2008. p. 34-34.

18.
UPHOFF, Dorthe. O caráter institucional do ensino de língua estrangeira mediado por livro didático. In: 16º InPLA Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística Aplicada, 2007, São Paulo. 16º InPLA Caderno de Resumos, 2007. p. 399-399.

19.
UPHOFF, Dorthe. Stationenarbeit "Jahreszeiten in Österreich". In: I Congresso Latino-Americano de Professores de Alemão, 2006, São Paulo. Caderno de Resumos do Congresso, 2006. p. 45-45.

20.
UPHOFF, Dorthe. Sprachen als Bedrohung. In: I Congresso Latino-Americano de Professores de Alemão, 2006, São Paulo. Caderno de Resumos do Congresso, 2006. p. 45-45.

21.
Bolognini, C.Z. ; BOHUNOVSKY, R. ; UPHOFF, Dorthe ; Georg, D. . Lehrwerke im DaF-Unterricht in Brasilien (mesa redonda). In: I Congresso Latino-Americano de Professores de Alemão, 2006, São Paulo. Caderno de Resumos do Congresso, 2006. p. 45-46.

22.
UPHOFF, Dorthe. O lugar do 'entre' na aprendizagem de línguas estrangeiras. In: XI Seminário de Teses em Andamento, 2005, Campinas. XI Seta Caderno de Resumos, 2005. p. 81-81.

23.
UPHOFF, Dorthe. Deklination - Das Chamäleon der deutschen Sprache. In: XIII. Internationale Tagung der Deutschlehrerinnen und Deutschlehrer, 2005, Graz, Áustria. Thesenband der XIII. IDT 2005. Graz, Áustria: IDT Tagungsbüro, 2005. v. 1. p. 258-259.

Apresentações de Trabalho
1.
UPHOFF, Dorthe. Machtbeziehungen zwischen Lehrwerk und Lehrer: Eine diskursanalytische Untersuchung. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
UPHOFF, Dorthe. Germanistik an der Universität São Paulo. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
UPHOFF, Dorthe. DaF-Unterricht in Brasilien im Spannungsfeld zwischen Handlungsorientierung und letramento rítico. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
UPHOFF, Dorthe. Análise comparativa de obras introdutórias de alemão como língua estrangeira com foco na apresentação da história dos métodos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
UPHOFF, Dorthe; ARAUJO, F. R. . Três décadas de pesquisa sobre a formação de professores de alemão no Brasil. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
UPHOFF, Dorthe. DaF-Unterricht in einem brasilianischen Germanistikstudiengang: Reflexionen zu einer Sprachbedarfserhebung. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
UPHOFF, Dorthe. A história dos métodos e a pedagogia pós-método na formação inicial de professores de alemão. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
UPHOFF, Dorthe. Zur Rolle von Lehrwerken in der Lehrerbildung. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
UPHOFF, Dorthe. DaF-Unterricht in einem brasilianischen Germanistikstudiengang: Reflexionen zu einer Sprachbedarfserhebung. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
UPHOFF, Dorthe; ARAUJO, F. R. . DaF in der brasilianischen Germanistik: Beiträge zur Curriculumforschung aus drei Jahrzehnten. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
UPHOFF, Dorthe. DaF und Literatur an der USP: Überlegungen aus der Sicht einer Dozentin für DaF. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
UPHOFF, Dorthe. A descrição das competências linguísticas do âmbito acadêmico no Quadro Europeu Comum e nas ACTFL Proficiency Guidelines: uma análise comparativa. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
UPHOFF, Dorthe. O lugar da criticidade na formação inicial de professores de alemão na USP. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
UPHOFF, Dorthe. Themen und Tendenzen sprachenpolitischer Beiträge auf den ABRAPA-Kongressen von 1989 bis 2011. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
UPHOFF, Dorthe; WUCHERPFENNIG, N. . Lehrwerke für DaF im universitären Kontext: 'Blaue Blume' und 'DaF kompakt' im Vergleich. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
UPHOFF, Dorthe. DaF im universitären Bereich. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
UPHOFF, Dorthe. O lugar da empiria na formação do professor de língua estrangeira. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
UPHOFF, Dorthe. Prática como Componente Curricular nas disciplinas de língua alemã na graduação em Letras/Alemão: alguma novidade?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
UPHOFF, Dorthe. Relações de poder na formação do professor de alemão como língua estrangeira. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
DEBIA, D. T. ; UPHOFF, Dorthe . As necessidades dos alunos na passagem para as disciplinas de literatura no curso de Letras/Alemão da USP. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
UPHOFF, Dorthe. Deutschunterricht in der Germanistik: Ziele, Herausforderungen und Möglichkeiten. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
UPHOFF, Dorthe. DaF-Unterricht im Rahmen der brasilianischen Germanistik: Herausforderungen und Maßnahmen am Beispiel der USP. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
UPHOFF, Dorthe. Entre o global e o local: formando professores de línguas no século XXI. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

24.
UPHOFF, Dorthe. O livro didático de língua estrangeira: balanço e perspectivas para o ensino de alemão no Brasil. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

25.
UPHOFF, Dorthe. Materiais históricos para o ensino de alemão como língua estrangeira. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
UPHOFF, Dorthe. Lernmaterialentwicklung als Bestandteil einer germanistischen Ausbildung: Herausforderungen und Möglichkeiten. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

27.
UPHOFF, Dorthe. Por que olhar a história do ensino de línguas?. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
UPHOFF, Dorthe. A passagem das disciplinas de língua para as disciplinas de literatura no curso de Letras/Alemão da USP: perspectivas históricas e atuais. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
UPHOFF, Dorthe. Discursos sobre planejamento de ensino em duas obras de formação de professores de língua estrangeira. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

30.
UPHOFF, Dorthe. Estabilidade e mudança nos discursos sobre o livro didático em uma obra de formação de professores de alemão. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

31.
UPHOFF, Dorthe. Fernstudienprojekt Deutsch als Fremdsprache: Aspectos discursivos em uma obra de formação de professores de alemão. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

32.
UPHOFF, Dorthe. Reflexões sobre a especificidade do ensino de alemão em um curso de Letras. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

33.
UPHOFF, Dorthe. A história do ensino de alemão através dos títulos de livros didáticos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

34.
UPHOFF, Dorthe. A história do ensino de alemão no Brasil. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

35.
UPHOFF, Dorthe. Retratos do fazer pedagógico em uma obra de formação de professores de alemão. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

36.
UPHOFF, Dorthe. Leistungsmessung, Fehlerkorrektur und das Bild des Lehrers im Diskurs der Fernstudieneinheiten Deutsch als Fremdsprache. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

37.
UPHOFF, Dorthe. Leistungsmessung, Fehlerkorrektur und das Bild des Lehrers im Diskurs der Fernstudieneinheiten Deutsch als Fremdsprache. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

38.
UPHOFF, Dorthe. Midiatecas: Exemplos bem-sucedidos e perspectivas para o CEL. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

39.
UPHOFF, Dorthe. Imagens do professor na série "Fernstudienangebot Deutsch als Fremdsprache". 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

40.
UPHOFF, Dorthe. O poder do livro didático e a posição do professor no ensino de alemão como língua estrangeira. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

41.
UPHOFF, Dorthe. Reflexões sobre autoria no ensino de línguas estrangeiras. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

42.
UPHOFF, Dorthe. O poder do livro didático e a posição do professor no ensino de alemão como língua estrangeira. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

43.
UPHOFF, Dorthe. A visão do bilinguismo em "O Monolinguismo do Outro" de Jacques Derrida. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

44.
UPHOFF, Dorthe. Grundlagen der Methodenkompetenz (Fundamentos da competência metodológica). 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

45.
UPHOFF, Dorthe. Formas de resistência ao livro didático internacional no ensino da língua alemã. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

46.
UPHOFF, Dorthe. Lehrer und Lehrwerke im DaF-Unterricht. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

47.
UPHOFF, Dorthe. Lehrer und Lehrwerke im DaF-Unterricht. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

48.
Bolognini, C.Z. ; UPHOFF, Dorthe ; Biazotto, A. ; Santos, M.S. . A língua inglesa na escola. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

49.
UPHOFF, Dorthe. O caráter institucional do ensino de língua estrangeira mediado por livro didático. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

50.
UPHOFF, Dorthe. Stationenarbeit "Jahreszeiten in Österreich". 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

51.
UPHOFF, Dorthe. Sprachen als Bedrohung. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

52.
UPHOFF, Dorthe. Bilingüismo: o problema da língua fraca. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

53.
UPHOFF, Dorthe. "Eu sei que não vou ter sossego". Uma reflexão acerca dos conflitos de uma pessoa bilíngüe. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

54.
UPHOFF, Dorthe. Deklination - Das Chamäleon der deutschen Sprache. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

55.
UPHOFF, Dorthe. O lugar do "entre" na aprendizagem de línguas estrangeiras. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

56.
UPHOFF, Dorthe. Deklination - Das Chamäleon der deutschen Sprache. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

57.
UPHOFF, Dorthe. Declinação - O Camaleão da Língua Alemã. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

58.
UPHOFF, Dorthe. Como estudar línguas estrangeiras com sucesso. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

59.
UPHOFF, Dorthe. Alemanha 98 - Novos rumos da política alemã. 1998. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

60.
UPHOFF, Dorthe. Ausspracheschulung mit "Wer?Wie?Was? und "Aussprachehilfe - einfach und spontan". Ein Erfahrungsbericht. 1996. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

61.
UPHOFF, Dorthe. Der Fehler beim Sprachenlernen - ein notwendiges Übel. 1996. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
UPHOFF, Dorthe; PEREZ, J. P. ; BATTAGLIA, M. H. V. ; GALLE, H. ; VILLAS BOAS, L. . Pandaemonium Germanicum nº 34. São Paulo: DLM - FFLCH - USP, 2018 (Edição de periódico).

2.
UPHOFF, Dorthe; GALLE, H. ; VILLAS BOAS, L. ; BATTAGLIA, M. H. V. . Pandaemonium Germanicum nº 35. São Paulo: DLM - FFLCH - USP, 2018 (Edição de periódico).

3.
PEREZ, J. P. ; UPHOFF, Dorthe ; VILLAS BOAS, L. ; GALLE, H. ; BATTAGLIA, M. H. V. . Pandaemonium Germanicum nº 33. São Paulo: DLM - FFLCH - USP, 2018 (Edição de periódico).

4.
PEREZ, J. P. ; UPHOFF, Dorthe ; HEISE, E. ; REDONDO, T. . Pandaemonium Germanicum nº 30. São Paulo - SP: Universidade de São Paulo, 2017 (Edição de periódico).

5.
PEREZ, J. P. ; UPHOFF, Dorthe ; TAVARES, Pedro Heliodoro ; VILLAS BOAS, L. . Pandaemonium Germanicum nº 31. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2017 (Edição de periódico).

6.
PEREZ, J. P. ; UPHOFF, Dorthe ; TAVARES, Pedro Heliodoro ; VILLAS BOAS, L. . Pandaemonium Germanicum nº 32. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2017 (Edição de periódico).

7.
PEREZ, J. P. ; HEISE, E. ; REDONDO, T. ; UPHOFF, Dorthe . Pandaemonium Germanicum nº 27 2016 (Edição de periódico).

8.
PEREZ, J. P. ; HEISE, E. ; REDONDO, T. ; UPHOFF, Dorthe . Pandaemonium Germanicum nº 28 2016 (Edição de periódico).

9.
PEREZ, J. P. ; UPHOFF, Dorthe ; HEISE, E. ; REDONDO, T. . Pandaemonium Germanicum nº 29. Universidade de São Paulo, 2016 (Edição de periódico).

10.
PEREZ, J. P. ; HEISE, E. ; REDONDO, T. ; UPHOFF, Dorthe . Pandaemonium Germanicum nº 25 2015 (Edição de periódico).

11.
PEREZ, J. P. ; HEISE, E. ; REDONDO, T. ; UPHOFF, Dorthe . Pandaemonium Germanicum nº 26 2015 (Edição de periódico).

12.
PEREZ, J. P. ; HEISE, E. ; NOMURA, M. ; REDONDO, T. ; UPHOFF, Dorthe . Pandaemonium Germanicum nº 24 2014 (Edição de periódico).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
UPHOFF, Dorthe; PEREIRA, R. C. . Coordenadora da seção 12 'Deutsch im Hochschulkontext' no 10º Congresso Brasileiro de Professores de Alemão. 2018.

2.
UPHOFF, Dorthe. Avaliadora da primeira fase do 26º SIICUSP (Seminário Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da Universidade de São Paulo. 2018.

3.
UPHOFF, Dorthe. Parecerista ad hoc da revista Interagir (UERJ). 2017.

4.
ELSTERMANN, A. ; Blume, R.F. ; GALLE, H. ; UPHOFF, Dorthe ; WEININGER, M.J. ; Maltzahn, P.C. ; Heidermann, W. ; BOHUNOVSKY, R. . Membro do comitê científico do II Congresso da ABEG (Associação Brasileira de Estudos Germanísticos). 2017.

5.
MARQUES-SCHAFER, G. ; UPHOFF, Dorthe . Coordenadora da seção 'Pesquisas sobre formação de professores de alemão no Brasil'. 2017.

6.
UPHOFF, Dorthe. Coordenadora da mesa 'Ensino e Aprendizagem II' no 25º SIICUSP (Seminário Internacional de Iniciação Científica da USP). 2017.

7.
UPHOFF, Dorthe. Avaliadora na Mostra de Destaques do 24º Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP (SIICUSP). 2016.

8.
UPHOFF, Dorthe. Elaboração de parecer sobre projeto de pesquisa de aluno no Master Bilateral Alemão como Língua Estrangeira UFPR - Universidade de Leipzig. 2016.

9.
UPHOFF, Dorthe. Elaboração de parecer sobre projeto de pesquisa de aluno no Master Bilateral Alemão como Língua Estrangeira UFPR - Universidade de Leipzig. 2016.

10.
UPHOFF, Dorthe. Parecerista ad hoc da revista Linguagem & Ensino. 2015.

11.
UPHOFF, Dorthe; WUCHERPFENNIG, N. ; ARANTES, P. C. . Coordenadora da Seção 'Ensino de Alemão em contexto universitário: modelos de curso e públicos-alvo' no I Congresso da Associação Brasileira de Estudos Germanísticos (ABEG). 2015.

12.
UPHOFF, Dorthe. Avaliadora na Mostra de Destaques do 23º Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP (SIICUSP). 2015.

13.
UPHOFF, Dorthe. Parecerista ad hoc da revista Horizontes em Linguística Aplicada. 2015.

14.
UPHOFF, Dorthe. Parecerista ad hoc da revista Línguas & Ensino. 2014.

15.
UPHOFF, Dorthe. Parecerista ad hoc da revista Calidoscópio. 2014.

16.
UPHOFF, Dorthe. Parecerista ad hoc da revista Pandaemonium Germanicum. 2013.

17.
UPHOFF, Dorthe. Coordenadora do Grupo de Trabalho 'Materiais históricos para o ensino de línguas estrangeiras' no IV SILID / III SIMAR. 2013.

18.
UPHOFF, Dorthe. Coordenação de Mesa no 21º SIICUSP (Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP). 2013.

19.
UPHOFF, Dorthe. Parecerista ad hoc da revista Pandaemonium Germanicum. 2013.

20.
UPHOFF, Dorthe. Parecerista ad hoc da revista Pandaemonium Germanicum. 2012.

21.
UPHOFF, Dorthe. Parecerista ad hoc da revista Pandaemonium Germanicum. 2012.

22.
UPHOFF, Dorthe. Parecerista ad hoc da revista Pandaemonium Germanicum. 2011.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
RIOLFI, C. ; RIBEIRO, M. A. O. ; IGREJA, S. G. ; LOPES, J. D. A. ; UPHOFF, Dorthe . Algo de inconfundível: desafios para sustentar o dizer na produção alemã. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
BREUNIG, D. ; FUNK, H. ; HELLER, I. ; PEUSCHEL, K. ; RICHTER, J. ; ROGALL, M. D. ; SCHRAMM, K. ; UPHOFF, Dorthe . Perspektiven und Herausforderungen der Entwicklung von DaF-Lehrkompetenzen im lateinamerikanischen Kontext. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
UPHOFF, Dorthe. Lehrwerke und Unterrichtsplanung (Livros didáticos e planejamento de aula). 2008. .

2.
UPHOFF, Dorthe. Deklination - O Camaleão da Língua Alemã. 2003. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - CD-Rom Educativo).

3.
UPHOFF, Dorthe. Textos humorísticos alemães ( Worüber die Deutschen lachen). 2001. .

4.
UPHOFF, Dorthe. A política na Alemanha (Politik in Deutschland). 1999. .

5.
UPHOFF, Dorthe. Deutsche Popmusik. 1999. .

6.
UPHOFF, Dorthe. Projeto Magister Letras - Alemão IV. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
UPHOFF, Dorthe. Estratégias de aprendizagem (gramática). 1998. .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
BOHUNOVSKY, R.; TSCHIRNER, E.; UPHOFF, Dorthe. Participação em banca de Fabrício Campos Cuchereave. Kollokationen zu den Themen Politik und Gesellschaft für fortgeschrittene brasilianische Lernende (ab Niveau B2). 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado bilateral Alemão como Língua Estrangeira) - Universidade Federal do Paraná.

2.
ARANTES, P. C.; ELSTERMANN, A.; SILVA, R. F.; UPHOFF, Dorthe. Participação em banca de Raphael da Silveira. O livro didático nos processos de ensino-aprendizagem de alemão no CEL: uma análise de necessidades. 2018. Dissertação (Mestrado em Letras (Língua e Literatura Alemã)) - Universidade de São Paulo.

3.
UPHOFF, Dorthe; BOHUNOVSKY, R.; PEREIRA, V. S.; SIMOES, J. S.. Participação em banca de Christina Winter da Silva. Obdachlosenliteratur im universitären DaF-Unterricht als Weg zur Förderung des Fremdverstehens und des kritischen Denkens. 2017. Dissertação (Mestrado em Letras (Língua e Literatura Alemã)) - Universidade de São Paulo.

4.
BLUME, R. F.; PEREIRA, V. S.; SIMOES, J. S.; UPHOFF, Dorthe. Participação em banca de Elaine Rodrigues Reis Lobato. Literatura infanto-juvenil no ensino de alemão como língua estrangeira: uma proposta para o ensino universitário. 2017. Dissertação (Mestrado em Letras (Língua e Literatura Alemã)) - Universidade de São Paulo.

5.
SILVA, R. F.; SIMOES, J. S.; UPHOFF, Dorthe. Participação em banca de Miriam de Castro Dutra Carvalho. O ensino de estratégias de aprendizagem e o desenvolvimento da autonomia do aprendiz de alemão em turmas multisseriadas de escolas públicas do Estado de São Paulo. 2016. Dissertação (Mestrado em Letras (Língua e Literatura Alemã)) - Universidade de São Paulo.

6.
SIMOES, J. S.; EVANGELISTA, M. C. R. G.; ORTALE, F.; UPHOFF, Dorthe. Participação em banca de Carla Letícia Ten Kathen. Estratégias de aprendizagem no ensino individualizado em alemão como língua estrangeira em uma escola bilíngue teuto-brasileira. 2016. Dissertação (Mestrado em Letras (Língua e Literatura Alemã)) - Universidade de São Paulo.

7.
MARQUES-SCHAFER, G.; UPHOFF, Dorthe; SIMOES, J. S.. Participação em banca de Jaqueline Garcia Ferreira. Autoreflexão e ação sobre fatores geradores de ansiedade de produção oral em aulas de alemão como língua estrangeira em ambiente universitário: uma proposta experimental de consultoria individual. 2016. Dissertação (Mestrado em Letras (Língua e Literatura Alemã)) - Universidade de São Paulo.

8.
GALLE, H.; JOVANOVIC, V. A.; UPHOFF, Dorthe. Participação em banca de André Luiz Ming Garcia. Progressão de tópicos gramaticais em cursos de alemão língua estrangeira: estudo empírico de processos de ensino-aprendizagem. 2014. Dissertação (Mestrado em Letras (Língua e Literatura Alemã)) - Universidade de São Paulo.

Teses de doutorado
1.
Soethe, Paulo; UPHOFF, Dorthe; Heidermann, W.; BOHUNOVSKY, R.; Janzen, H.. Participação em banca de Thiago Viti Mariano. Ästhetisch-literarische Lernangebote in der Praxis auzubildender DaF-Lehrer an der UFPR in Curitiba, Brasilien. 2018. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal do Paraná.

2.
SIMOES, J. S.; ELSTERMANN, A.; LOUSADA, E. G.; SILVA, R. F.; UPHOFF, Dorthe. Participação em banca de Bianca Ferrari. A produção textual em alemão como língua estrangeira em contexto universitário: uma intervenção didático-metodológica baseada na abordagem procedimental da escrita. 2017. Tese (Doutorado em Letras (Língua e Literatura Alemã)) - Universidade de São Paulo.

3.
UPHOFF, Dorthe; FELIX, J. L.; BATTAGLIA, M. H. V.; EVANGELISTA, M. C. R. G.. Participação em banca de Flávia Cunha Pirillo. As preposições com interpretação causal em alemão e português sob o enfoque da gramaticalização: um trabalho contrastivo com recorte sincrônico. 2014. Tese (Doutorado em Doutorado em Língua e Literatura Alemã) - Universidade de São Paulo.

Qualificações de Doutorado
1.
UPHOFF, Dorthe; ARANTES, P. C.; MOR, W. M.. Participação em banca de Mariana Kuntz de Andrade e Silva. Participação enquanto princípio metodológico no ensino de alemão como língua estrangeira: aproximando aprendizes das comunidades da língua-alvo. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Língua e Literatura Alemã) - Universidade de São Paulo.

2.
LOUSADA, E. G.; SIMOES, J. S.; UPHOFF, Dorthe. Participação em banca de Bianca Ferrari. O emprego de estratégias na produção textual em alemão como língua estrangeira: abordagens e métodos de investigação. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Língua e Literatura Alemã) - Universidade de São Paulo.

Qualificações de Mestrado
1.
UPHOFF, Dorthe; LOUSADA, E. G.; SIMOES, J. S.. Participação em banca de Marina Grilli Lucas Silva. A abordagem CLIL na universidade e o desenvolvimento da leitura na graduação em Letras/Alemão. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Letras (Língua e Literatura Alemã)) - Universidade de São Paulo.

2.
UPHOFF, Dorthe; SIMOES, J. S.; ROZENFELD, C. C. F.. Participação em banca de Camila Gardini Heylmann. ?Rabe nicht dividieren?: análise da interlíngua presente no processo de aprendizagem de Língua Alemã por crianças em situação formal de ensino bilíngue em uma escola bilíngue teuto-brasileira. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Letras (Língua e Literatura Alemã)) - Universidade de São Paulo.

3.
BOHUNOVSKY, R.; KNAPP, H.; UPHOFF, Dorthe. Participação em banca de Fabrício Campos Cuchereave. Kollokationen zu den Themen Politik und Gesellschaft für brasilianische fortgeschrittene Lernende (ab Niveau B2). 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Federal do Paraná.

4.
DORNBUSCH, C.; SIMOES, J. S.; UPHOFF, Dorthe. Participação em banca de Christina Winter da Silva. Wege zur Förderung des Fremdverstehens: eine Reflexion zum Einsatz von Obdachlosenliteratur im universitären DaF-Unterricht. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Letras (Língua e Literatura Alemã)) - Universidade de São Paulo.

5.
UPHOFF, Dorthe; SIMOES, J. S.; LOUSADA, E. G.. Participação em banca de Raphael da Silveira. O Livro Didático Como Ferramenta Permeadora Da Prática De Ensino: Uma Análise De Necessidades No Contexto Do Ensino De Alemão Nos Cel. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Letras (Língua e Literatura Alemã)) - Universidade de São Paulo.

6.
SIMOES, J. S.; UPHOFF, Dorthe; PEREIRA, V. S.. Participação em banca de Elaine Rodrigues Reis Lobato. Reflexão sobre a aprendizagem de língua estrangeira por meio de romance da literatura infantojuvenil: uma proposta para aprendizagem de língua alemã no curso de Letras-Alemão da USP. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Letras (Língua e Literatura Alemã)) - Universidade de São Paulo.

7.
BOHUNOVSKY, R.; UPHOFF, Dorthe; Soethe, Paulo. Participação em banca de Claudia Faber. Ausgewählte modale Passiversatzkonstruktionen in der geschriebenen Wissenschaftssprache. Eine korpusbasierte Studie.. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado bilateral Alemão como Língua Estrangeira) - Universidade Federal do Paraná.

8.
SIMOES, J. S.; SILVA, R. F.; UPHOFF, Dorthe. Participação em banca de Raphael da Silveira. O livro didático no processo de ensino-aprendizagem de alemão nos CEL: um estudo de caso. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Letras (Língua e Literatura Alemã)) - Universidade de São Paulo.

9.
ORTALE, F.; UPHOFF, Dorthe; SIMOES, J. S.. Participação em banca de Miriam de Castro Dutra Carvalho. A autonomia do aprendiz em turmas de alemão das escolas públicas do Estado de São Paulo. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Letras (Língua e Literatura Alemã)) - Universidade de São Paulo.

10.
UPHOFF, Dorthe; ORTALE, F.; REINECKE, K.. Participação em banca de Mariana Kuntz de Andrade e Silva. Materiais autênticos no ensino de línguas estrangeiras: reflexões sob a perspectiva da pedagogia do pós-método e da aprendizagem como participação. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Letras (Língua e Literatura Alemã)) - Universidade de São Paulo.

11.
SIMOES, J. S.; ORTALE, F.; UPHOFF, Dorthe. Participação em banca de Carla Letícia Ten Kathen. Estratégias de aprendizagem de ensino individualizado em alemão como língua estrangeira. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Letras (Língua e Literatura Alemã)) - Universidade de São Paulo.

12.
LEME, M. I. S.; SIMOES, J. S.; UPHOFF, Dorthe. Participação em banca de Jaqueline Garcia Ferreira. A ansiedade de língua estrangeira no contexto acadêmico de ensino/aprendizagem de língua alemã. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Letras (Língua e Literatura Alemã)) - Universidade de São Paulo.

13.
SIMOES, J. S.; UPHOFF, Dorthe; LOUSADA, E. G.. Participação em banca de André Luiz Ming Garcia. Progressão de tópicos gramaticais em cursos de alemão língua estrangeira: estudo comparativo de processos de ensino/aprendizagem. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Letras (Língua e Literatura Alemã)) - Universidade de São Paulo.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MAHER, T. J. M.; UPHOFF, Dorthe; WUCHERPFENNIG, N.. Participação em banca de Lude Gomes Cardoso Nunes.Seja sob carvalhos, seja sob palmeiras: identidade, cultura e nacionalidade no Lesebuch für Schule und Haus. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Campinas.

2.
REINECKE, K.; SIMOES, J. S.; UPHOFF, Dorthe. Participação em banca de Katia Cristina Lehnert Portela Cerveira.O processo de construção do bilinguismo de crianças até 5 anos e práticas em educação bilíngue. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Alemão) - Universidade de São Paulo.

3.
BATTAGLIA, M. H. V.; UPHOFF, Dorthe; SIMOES, J. S.. Participação em banca de Rafael Rodrigues Medeiros.Ambiente virtual de aprendizagem (AVA) e ensino de substantivos compostos na língua alemã. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Alemão) - Universidade de São Paulo.

4.
Bolognini, C.Z.; UPHOFF, Dorthe; Biazotto, A.. Participação em banca de Rachel Ann Mendes Nogueira.Professora para que serve o espanhol?. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Campinas.

5.
Bolognini, C.Z.; UPHOFF, Dorthe; Silva, P.R.. Participação em banca de Rafael Peres e Serra.A carta testamento de Getúlio Vargas: uma re-significação histórica. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual de Campinas.

6.
WEININGER, M.J.; Heidermann, W.; UPHOFF, Dorthe. Participação em banca de Ivone Georg.Neue Ansichten des Kater Murr (Chr. Wolf). 1998. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Alemão - Tradutor Bilíngüe) - Universidade Federal de Santa Catarina.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
Blume, R.F.; UPHOFF, Dorthe; BITTENCOURT, J.. Membro externo da banca examinadora do concurso público referente à vaga para o Departamento de Metodologia de Ensino do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina, área de concentração: Língua Alemã. 2014. Universidade Federal de Santa Catarina.

2.
GREGORY, A. J.; OLIVEIRA, P.; UPHOFF, Dorthe. Banca Examinadora do Concurso Público de Provas e Títulos para preenchimento de uma vaga de Professor Assistente Doutor na área de Língua Alemã. 2014. Universidade Estadual Paulista de Assis.

3.
Soethe, Paulo; BOHUNOVSKY, R.; Heidermann, W.; Janzen, H.; UPHOFF, Dorthe. Comissão Julgadora do Concurso Público para Professor Assistente na Área de Conhecimento de Língua Alemã. 2010. Universidade Federal do Paraná.

Outras participações
1.
BUENO, F. A. T. C.; GUTIERREZ, E.; UPHOFF, Dorthe. Membro da banca examinadora do processo seletivo para contratação de um docente por tempo determinado no Departamento de Letras Modernas da USP, Área de Língua e Literaturas Espanhola e Hispano-Americana. 2017. Universidade de São Paulo.

2.
UPHOFF, Dorthe; SIMOES, J. S.. Banca Examinadora do concurso público para Agente de Relações Internacionais e Especialista de Cooperação e Extensão Universitária (Especialidade: Alemão). 2012. Universidade de São Paulo.

3.
UPHOFF, Dorthe; Maltzahn, P.C.; Jungklaus, V.M.. Banca Examinadora do Processo Seletivo Simplificado para Professor Substituto da Área de Alemão. 1999. Universidade Federal de Santa Catarina.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
10º Congresso Brasileiro de Professores de Alemão. DaF-Unterricht in Brasilien im Spannungsfeld zwischen Handlungsorientierung und letramento rítico. 2018. (Congresso).

2.
2. Symposium der Zeitschrift für Diskursforschung. 2018. (Simpósio).

3.
45. Jahrestagung Deutsch als Fremd- und Zweitsprache (fadaf). 2018. (Simpósio).

4.
SciELO 20 years. 2018. (Outra).

5.
Spring School Wissenssoziologische Diskursanalyse. 2018. (Simpósio).

6.
16º Congresso da Associação Latino-americana de Estudos Germanísticos (ALEG). DaF in der brasilianischen Germanistik: Beiträge zur Curriculumforschung aus drei Jahrzehnten. 2017. (Congresso).

7.
18º Congresso Mundial de Linguística Aplicada (AILA). A história dos métodos e a pedagogia pós-método na formação inicial de professores de alemão. 2017. (Congresso).

8.
Fachkonferenz: Fremdsprachenlehrwerke in Forschung und Untericht.Zur Rolle von Lehrwerken in der Lehrerbildung. 2017. (Outra).

9.
II Congresso da ABEG (Associação Brasileira de Estudos Germanísticos). Análise comparativa de obras introdutórias de ALE com foco na apresentação da história dos métodos. 2017. (Congresso).

10.
Regionaltreffen der DAAD und Orts-LektorInnen in Lateinamerika. 2017. (Encontro).

11.
Was war los in Freiburg?.DaF-Unterricht in einem brasilianischen Germanistikstudiengang: Reflexionen zu einer Sprachbedarfserhebung. 2017. (Outra).

12.
XVI. Internationale Tagung der Deutschlehrerinnen und Deutschlehrer (IDT). DaF-Unterricht in einem brasilianischen Germanistikstudiengang: Reflexionen zu einer Sprachbedarfserhebung. 2017. (Congresso).

13.
I Encontro do Grupo de Trabalho de Alfabetização Bilíngue Português - Alemão. 2016. (Encontro).

14.
II Encontro do Centro de Línguas da FFLCH-USP.A descrição de competências linguísticas do âmbito acadêmico no Quadro Europeu Comum e nos ACTFL Proficiency Guidelines: uma análise comparativa. 2016. (Encontro).

15.
II Seminário do GEEC-LE (Grupo de Estudos sobre Educação Crítica - Língua Estrangeira).O lugar da criticidade na formação inicial de professores de alemão na USP. 2016. (Seminário).

16.
20º Intercâmbio de Pesquisas em Linguística Apliada (InPLA).Relações de poder na formação do professor de alemão como língua estrangeira. 2015. (Outra).

17.
9º Congresso Brasileiro de Professores de Alemão. Themen und Tendenzen sprachenpolitischer Beiträge auf den ABRAPA-Kongressen von 1989 bis 2011. 2015. (Congresso).

18.
DaF-Tage an der UFSC.DaF im universitären Bereich. 2015. (Encontro).

19.
I Congresso da Associação Brasileira de Estudos Germanísticos (ABEG). Prática como Componente Curricular nas disciplinas de língua alemã da habilitação em Letras/Alemão: alguma novidade?. 2015. (Congresso).

20.
I Curso de Atualização ScholarOne SciELO. 2015. (Outra).

21.
International Congress of Critical Applied Linguistics. O lugar da empiria na formação do professor de língua estrangeira. 2015. (Congresso).

22.
XI Workshop Produção escrita e Psicanálise.Algo de inconfundível: desafios para sustentar o dizer na produção alemã. 2015. (Oficina).

23.
IV Reunião Anual SciELO. 2014. (Outra).

24.
Regionaltreffen der DAAD- und Ortslektorinnen und -lektoren.Deutschunterricht in der Germanistik: Ziele, Herausforderungen und Möglichkeiten. 2014. (Outra).

25.
X Jornada de Língua Alemã.A passagem para as disciplinas de Literatura no curso de Letras/Alemão da USP: panorama histórico, análise de necessidades dos alunos e produção de material didático. 2014. (Outra).

26.
XV Congresso da Associação Latino-americana de Estudos Germanísticos. DaF-Unterricht im Rahmen der brasilianischen Germanistik: Herausforderungen und Maßnahmen am Beispiel der USP. 2014. (Congresso).

27.
XVIII SIEAG (Semana Interdisciplinar de Estudos Anglo-Germânicos).Entre o global e o local: formando professores de línguas no século XXI. 2014. (Seminário).

28.
10º Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada. Por que olhar a história do ensino de línguas?. 2013. (Congresso).

29.
DAAD-Germanistiktagung.Lernmaterialentwicklung als Bestandteil einer germanistischen Ausbildung: Herausforderungen und Möglichkeiten. 2013. (Outra).

30.
II Congresso Internacional da Faculdade de Letras da UFRJ. A passagem das disciplinas de língua para as disciplinas de literatura no curso de Letras/Alemão da USP: perspectivas históricas e atuais. 2013. (Congresso).

31.
II Encontro de Cultura e Língua Alemã de Assis.O livro didático de língua estrangeira: balanço e perspectivas para o ensino de alemão no Brasil. 2013. (Encontro).

32.
I Jornada de Aquisição e Ensino de Línguas: 50 anos de abordagem de Ensino - Retrospectiva analítica de Anthony a Almeida Filho. 2013. (Outra).

33.
IV Simpósio sobre o Livro Didático de Língua Materna e Estrangeira / III Simpósio sobre Materiais e Recursos Didáticos.Materiais históricos para o ensino de alemão como língua estrangeira. 2013. (Simpósio).

34.
2ª JIED - Jornada Internacional de Estudos do Discurso e 1º EIID - Encontro Internacional da Imagem em Discurso.Estabilidade e mudança nos discursos sobre o livro didático em uma obra de formação de professores de alemão. 2012. (Outra).

35.
Encontro sobre o Exame de Proficiência para Professores de Línguas Estrangeiras. 2012. (Encontro).

36.
I Colóquio Internacional de Formação Inicial e Continuada de Professores de Língua Estrangeira.Discursos sobre planejamento de ensino em duas obras de formação de professores de língua estrangeira. 2012. (Outra).

37.
I Encontro sobre Ensino-Aprendizagem do Centro de Línguas da FFLCH/USP.A história do ensino de alemão através dos títulos de livros didáticos. 2012. (Encontro).

38.
II Congresso Nacional de Línguas para Fins Específicos. Reflexões sobre a especificidade do ensino de alemão em um curso de Letras. 2012. (Congresso).

39.
VIII Jornada de Língua Alemã.Fernstudienprojekt Deutsch als Fremdsprache: Aspectos discursivos em uma obra de formação de professores de alemão. 2012. (Outra).

40.
18º Intercâmbio de Pesquisa in Linguística Aplicada.Retratos do fazer pedagógico em uma obra de formação de professores de alemão. 2011. (Outra).

41.
8º Congresso Brasileiro de Professores de Alemão. Leistungsmessung, Fehlerkorrektur und das Bild des Lehrers im Diskurs der Fernstudieneinheiten Deutsch als Fremdsprache. 2011. (Congresso).

42.
Forum Desafios do Magistério: "Como era a escola: Experiência de Preservação, Memória Escolar e Cultura Material". 2011. (Outra).

43.
Pós-congresso "Was war los in BH?".Leistungsmessung, Fehlerkorrektur und das Bild des Lehrers im Diskurs der Fernstudieneinheiten Deutsch als Fremdsprache. 2011. (Outra).

44.
VII Jornada de Língua Alemã.A história do ensino de alemão no Brasil. 2011. (Outra).

45.
V Jornada Nacional e I Internacional de Análise do Discurso na Ciência da Informação: Leitores de Imagens. 2011. (Outra).

46.
III Congresso Latino-Americano de Formação de Professores de Línguas. Imagens do professor na série "Fernstudienangebot Deutsch als Fremdsprache". 2010. (Congresso).

47.
17º Intercâmbio em Pesquisa de Lingüística Aplicada.Reflexões sobre autoria no ensino de línguas estrangeiras. 2009. (Outra).

48.
6º Seminário de Pesquisas da Graduação do Instituto de Estudos da Linguagem (SePeG).--. 2009. (Seminário).

49.
III Simpósio sobre Bilinguismo, Educação Bilíngue e Cidadania na América Latina.A visão do bilinguismo em "O Monolinguismo do Outro" de Jacques Derrida. 2009. (Simpósio).

50.
II Seminário Inovações em Atividades Curriculares: experiências na Unicamp.Alemão em estudo orientado. 2009. (Seminário).

51.
V Jornada de Língua Alemã.O poder do livro didático e a posição do professor no ensino de alemão como língua estrangeira. 2009. (Outra).

52.
7º Congresso Brasileiro de Professores de Alemão. Lehrer und Lehrwerke im DaF-Unterricht. 2008. (Congresso).

53.
Avaliação e seleção de materiais didáticos para o ensino de línguas (II SILID - I SIMAR). 2008. (Oficina).

54.
Fórum Desafios do Magistério: "O professor e o livro didático". 2008. (Outra).

55.
II Simpósio sobre o Livro Didático de Língua Materna e Língua Estrangeira - I Simpósio sobre Materiais e Recursos Didáticos. 2008. (Simpósio).

56.
Pós-congresso "Was war los in Rio?".Lehrer und Lehrwerke im DaF-Unterricht. 2008. (Outra).

57.
16º InPLA Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística Aplicada.O caráter institucional do ensino de língua estrangeira mediado por livro didático. 2007. (Outra).

58.
16º InPLA Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística Aplicada.Ambientes de Aprendizagens Presenciais e Digitais. 2007. (Outra).

59.
4º Seminário de Pesquisas da Gradução do Instituto de Estudos da Linguagem (SePeG).--. 2007. (Seminário).

60.
I Congresso Latino-Americano de Professores de Alemão. Sprachen als Bedrohung. 2006. (Congresso).

61.
II Jornada de Língua Alemã.'Eu sei que não vou ter sossego' - Uma reflexão desconstrutivista acerca dos problemas de uma pessoa bilíngüe. 2006. (Outra).

62.
IX ENAPOL.Bilingüismo: O problema da língua fraca. 2006. (Encontro).

63.
XII Seminário de Teses em Andamento. 2006. (Seminário).

64.
Pós-congresso "Was war los in Graz?".Deklination - Das Chamäleon der deutschen Sprache. 2005. (Outra).

65.
UPA - Unicamp de Portas Abertas.Buscando novos caminhos - o ensino da língua alemã sem material didático convencional. 2005. (Outra).

66.
XIII. Internationale Tagung der Deutschlehrerinnen und Deutschlehrer. Deklination - Das Chamäleon der deutschen Sprache. 2005. (Congresso).

67.
XI Seminário de Teses em Andamento.O lugar do 'entre' na aprendizagem de línguas estrangeiras. 2005. (Seminário).

68.
I Congresso Ibero-Amazônico de Tecnologia Educacional e Educação a Distância. Um novo olhar sobre a gramática alemã: O software educativo 'Deklination - O Camaleão da Língua Alemã'. 2004. (Congresso).

69.
VII Congresso Brasileiro de Lingüística Aplicada. 2004. (Congresso).

70.
II Jornada Ibero-Amazônica de Tecnologia Educacional e Educação a Distância. 2003. (Outra).

71.
I Jornada Ibero-Amazônica de Tecnologia Educacional e Educação a Distância. 2002. (Outra).

72.
XII. Internationale Tagung der Deutschlehrerinnen und Deutschlehrer. 2001. (Congresso).

73.
IV Congresso Brasileiro de Professores de Alemão. 1999. (Congresso).

74.
Os cenários da ação humana - avaliando a avaliação. 1997. (Outra).

75.
XI. Internationale Tagung der Deutschlehrerinnen und Deutschlehrer. 1997. (Congresso).

76.
III Congresso Brasileiro de Professores de Alemão. Der Fehler beim Sprachenlernen - ein notwendiges Übel?. 1996. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
DORNBUSCH, C. ; UPHOFF, Dorthe . II Workshop International DaF und Literatur. 2016. (Outro).

2.
UPHOFF, Dorthe; GLENK, E. . Workshop "Reflexões sobre o curso de leitura de textos acadêmicos em alemão". 2015. (Outro).

3.
UPHOFF, Dorthe; TAVARES, Pedro Heliodoro . IX Jornada de Língua Alemã. 2013. (Outro).

4.
ELSTERMANN, A. ; REINECKE, K. ; UPHOFF, Dorthe . Workshop "Sprachlernberatung". 2013. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Camila Gardini Heylmann. "Rabe nicht dividieren": análise da interlíngua presente no processo de aprendizagem de Língua Alemã por crianças em situação formal de ensino bilíngue em uma escola bilíngue teuto-brasileira. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em Letras (Língua e Literatura Alemã)) - Universidade de São Paulo. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Marcos Antônio Alves Araújo Filho. Desenvolvimento da competência escrita e oral (alemão) no ensino fundamental em escola bilíngue. Início: 2018. Tese (Doutorado em Doutorado em Língua e Literatura Alemã) - Universidade de São Paulo. (Orientador).

2.
Elaine Cristina Roschel Nunes. Ser criativo no seu espaço: criatividade local na era global no ensino de alemão como língua estrangeira no Brasil. Início: 2018. Tese (Doutorado em Doutorado em Língua e Literatura Alemã) - Universidade de São Paulo. (Orientador).

3.
Mariana Kuntz de Andrade e Silva. O conceito de participação no ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras. Início: 2016. Tese (Doutorado em Letras (Língua e Literatura Alemã)) - Universidade de São Paulo. (Orientador).

Orientações de outra natureza
1.
Victor Almeida Tanaka. Monitoria na Revista Pandemonium Germanicum. Início: 2017. Orientação de outra natureza. Universidade de São Paulo. Bolsa FFLCH (USP). (Orientador).

2.
Maria Aparecida de Almeida Nunes Lino Ribeiro. Elaboração de um glossário trilíngue (alemão, português, inglês) para a formação de professores de alemão. Início: 2017. Orientação de outra natureza. Universidade de São Paulo. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Raphael da Silveira. O livro didático nos processos de ensino-aprendizagem de alemão no CEL: uma análise de necessidades. 2018. Dissertação (Mestrado em Letras (Língua e Literatura Alemã)) - Universidade de São Paulo, . Orientador: Dorthe Uphoff.

2.
Marina Grilli Lucas Silva. A abordagem CLIL na universidade e o desenvolvimento da leitura na graduação em Letras/Alemão. 2018. Dissertação (Mestrado em Letras (Língua e Literatura Alemã)) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Dorthe Uphoff.

3.
Christina Winter da Silva. Obdachlosenliteratur im universitären DaF-Unterricht als Weg zur Förderung des Fremdverstehens und des kritischen Denkens. 2017. Dissertação (Mestrado em Letras (Língua e Literatura Alemã)) - Universidade de São Paulo, . Orientador: Dorthe Uphoff.

4.
Elaine Rodrigues Reis Lobato. Literatura infanto-juvenil no ensino de alemão como língua estrangeira: uma proposta para o ensino universitário. 2017. Dissertação (Mestrado em Letras (Língua e Literatura Alemã)) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Dorthe Uphoff.

5.
Mariana Kuntz de Andrade e Silva. Materiais autênticos no ensino de línguas estrangeiras: reflexões sob a perspectiva da pedagogia do pós-método e da aprendizagem como participação. 2015. Dissertação (Mestrado em Letras (Língua e Literatura Alemã)) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Dorthe Uphoff.

Iniciação científica
1.
Arthur Flock. Produção de material didático de apoio baseado na contrastividade português/alemão para o ensino das orações subordinadas em alemão. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Alemão) - Universidade de São Paulo. Orientador: Dorthe Uphoff.

2.
Victor Almeida Tanaka. As influências do inglês na aprendizagem do alemão em uma escrita comunicativa online. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Alemão) - Universidade de São Paulo. Orientador: Dorthe Uphoff.

3.
Lucas Fuly de Melo. Wortbildung: Análise da apresentação dos processos de formação de palavras em língua alemã em livros e gramáticas didáticas. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Alemão) - Universidade de São Paulo, Bolsa FFLCH (USP). Orientador: Dorthe Uphoff.

4.
Jonatan Paulo Nascimento Dorneles. As consoantes nasais no alemão: os fatores influenciadores na percepção fonética por aprendizes brasileiros. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Alemão) - Universidade de São Paulo, Bolsa RUSP (USP). Orientador: Dorthe Uphoff.

5.
Marina Grilli Lucas Silva. Ensino e aprendizagem de alemão no Brasil: o plurilinguismo na aula de alemão como terceira língua. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Alemão) - Universidade de São Paulo, Bolsa FFLCH (USP). Orientador: Dorthe Uphoff.

6.
Deise Tott Debia. A passagem para as disciplinas de Literatura: uma análise de necessidades dos alunos de graduação em Letras/Alemão. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Alemão) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Dorthe Uphoff.

7.
Marina Grilli L. Silva. A influência do inglês na aprendizagem do alemão: transferência, interferência e usos das formas verbais do passado. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Alemão) - Universidade de São Paulo, Bolsa RUSP (USP). Orientador: Dorthe Uphoff.

Orientações de outra natureza
1.
Tamires Arnal Kahil. Alemão após inglês no Brasil. 2017. Orientação de outra natureza. (Letras - Alemão) - Universidade de São Paulo. Orientador: Dorthe Uphoff.

2.
Thais Oliveira da Costa. O ensino de alemão orientado na ação. 2017. Orientação de outra natureza. (Letras - Alemão) - Universidade de São Paulo. Orientador: Dorthe Uphoff.

3.
Victória Meneses Santos Silva. O livro didático de alemão como língua estrangeira no Brasil: oferta e demandas. 2017. Orientação de outra natureza. (Letras - Alemão) - Universidade de São Paulo. Orientador: Dorthe Uphoff.

4.
Jackeline Didone Bonfim. Alunos de Letras-Alemão e suas estratégias de produção oral fora da sala de aula. 2017. Orientação de outra natureza. (Letras - Alemão) - Universidade de São Paulo. Orientador: Dorthe Uphoff.

5.
Fabiana Reis de Araújo. Construção de uma bibliografia de pesquisas brasileiras desenvolvidas na área de alemão como língua estrangeira (ALE) desde 1980. 2016. Orientação de outra natureza. (Letras - Alemão) - Universidade de São Paulo, Bolsa RUSP (USP). Orientador: Dorthe Uphoff.

6.
Victor Almeida Tanaka. As influências do inglês na aprendizagem do alemão em uma escrita comunicativa online. 2016. Orientação de outra natureza. (Letras - Alemão) - Universidade de São Paulo. Orientador: Dorthe Uphoff.

7.
Jackeline Didone Bonfim. Fomento à produção oral no ensino de alemão em contexto universitário. 2016. Orientação de outra natureza. (Letras - Alemão) - Universidade de São Paulo. Orientador: Dorthe Uphoff.

8.
Gabriela Braga de Jesus Santos. Construção de uma bibliografia de pesquisas brasileiras desenvolvidas na área de alemão como língua estrangeira (ALE) desde 1980. 2015. Orientação de outra natureza. (Letras - Alemão) - Universidade de São Paulo, Bolsa RUSP (USP). Orientador: Dorthe Uphoff.

9.
Natália Rodrigues Costa. Construção de uma bibliografia de pesquisas brasileiras desenvolvidas na área de alemão como língua estrangeira (ALE) desde 1980. 2015. Orientação de outra natureza. (Letras - Alemão) - Universidade de São Paulo, Bolsa RUSP (USP). Orientador: Dorthe Uphoff.

10.
Marcos Fernandes Safra. Produção de materiais regionais para o ensino de alemão no Brasil. 2014. Orientação de outra natureza. (Letras - Alemão) - Universidade de São Paulo. Orientador: Dorthe Uphoff.

11.
Letícia dos Santos Perussi Bertão. A memória da Segunda Guerra Mundial no ensino de alemão como língua estrangeira. 2014. Orientação de outra natureza. (Letras - Alemão) - Universidade de São Paulo. Orientador: Dorthe Uphoff.

12.
Nadia Silva Castro. Lernziele für den DaF-Unterricht im Rahmen des Germanistikstudiums im Bundesstaat São Paulo. 2013. Orientação de outra natureza. (Letras - Alemão) - Universidade de São Paulo. Orientador: Dorthe Uphoff.

13.
Elaine Rodrigues Reis. A história do ensino de alemão no curso de Letras da USP. 2013. Orientação de outra natureza. (Letras - Alemão) - Universidade de São Paulo, Pró-Reitoria de Graduação da Universidade de São Paulo. Orientador: Dorthe Uphoff.

14.
Marcos Fernandes Safra. A história do ensino de alemão no curso de Letras da USP. 2013. Orientação de outra natureza. (Letras - Alemão) - Universidade de São Paulo, Pró-Reitoria de Graduação da Universidade de São Paulo. Orientador: Dorthe Uphoff.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
UPHOFF, Dorthe2014UPHOFF, Dorthe; LOBATO, E. R. R. ; SAFRA, M. F. . A história do ensino de alemão no curso de Letras da Universidade de São Paulo. Revista Helb, v. 8, p. 1, 2014.

2.
UPHOFF, Dorthe2013 UPHOFF, Dorthe. A área de Alemão como Língua Estrangeira: desenvolvimento histórico e perspectivas atuais. PANDAEMONIUM GERMANICUM (ONLINE), v. 16, p. 219-241, 2013.


Livros e capítulos
1.
UPHOFF, Dorthe. Discursos sobre livro didático e planejamento de aula nas séries Fernstudienprojekt Deutsch als Fremdsprache e Deutsch lehren lernen. In: Moura, Magali; Bolacio, Ebal; Stanke, Roberta Sol; Saliés, Tânia Gastão. (Org.). Ensino-aprendizagem de alemão como língua estrangeira: teoria e práxis. 1ed.Rio de Janeiro - RJ: Dialogarts, 2017, v. , p. 144-161.


Apresentações de Trabalho
1.
UPHOFF, Dorthe. Reflexões sobre a especificidade do ensino de alemão em um curso de Letras. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
UPHOFF, Dorthe. O livro didático de língua estrangeira: balanço e perspectivas para o ensino de alemão no Brasil. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
UPHOFF, Dorthe. Materiais históricos para o ensino de alemão como língua estrangeira. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
DEBIA, D. T. ; UPHOFF, Dorthe . As necessidades dos alunos na passagem para as disciplinas de literatura no curso de Letras/Alemão da USP. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
UPHOFF, Dorthe. DaF im universitären Bereich. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
UPHOFF, Dorthe. O lugar da criticidade na formação inicial de professores de alemão na USP. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
RIOLFI, C. ; RIBEIRO, M. A. O. ; IGREJA, S. G. ; LOPES, J. D. A. ; UPHOFF, Dorthe . Algo de inconfundível: desafios para sustentar o dizer na produção alemã. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
UPHOFF, Dorthe; TAVARES, Pedro Heliodoro . IX Jornada de Língua Alemã. 2013. (Outro).

2.
UPHOFF, Dorthe; GLENK, E. . Workshop "Reflexões sobre o curso de leitura de textos acadêmicos em alemão". 2015. (Outro).



Outras informações relevantes


DAAD-Ortslektorat (Leitorado local do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico) desde o segundo semestre de 2012.

Primeira colocada no concurso público para provimento de um cargo de professor doutor MS-3 no Departamento de Letras Modernas da Universidade de São Paulo (USP), Área de Alemão, disciplina de Língua Alemã, cf. DOSP de 27/08/2011.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/10/2018 às 10:51:58