Felipe Fonseca do Carmo

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2490345560997586
  • Última atualização do currículo em 04/12/2018


Biólogo formado pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Ecologia, Conservação e Manejo da Vida Silvestre (2012) pela Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Bioespeleologia. Atua em projetos de Geoconservação de sistemas ferruginosos (cangas) e análises integradas de impactos ambientais. Nomeado perito pela Promotoria de Justiça em Defesa do Meio Ambiente. Atualmente é responsável pelo setor de divulgação científica do Instituto Prístino. É diretor na Bocaina Biologia da Conservação, onde atua em Educação Científica, com foco na educação aberta e online para a Conservação. Organizador da Conferência Nacional de Biologia da Conservação e editor do blog biologiadaconservacao.com.br. E-mail: felipecave@gmail.com (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Felipe Fonseca do Carmo
Nome em citações bibliográficas
CARMO, F. F.;DO CARMO, FELIPE FONSECA;CARMO, FELIPE FONSECA DO

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Pristino.
Rua Santa Maria Goretti, 86
Barreiro
30642020 - Belo Horizonte, MG - Brasil
Telefone: (31) 34092601
Ramal: 2601
Fax: (31) 34092567
URL da Homepage: www.institutopristino.org.br


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2012
Mestrado em Ecologia, Conservacao e Manejo da Vida Silvestre.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: NOVO POLO PARA CONSERVAÇÃO EM GEOSSISTEMA FERRUGINOSO NA REGIÃO DO RIO PEIXE BRAVO, NORTE DE MINAS GERAIS.,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Claudia Maria Jacobi.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2004 - 2008
Graduação em Ciências Biológicas.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.




Formação Complementar


2018 - 2018
Mini Documentários. (Carga horária: 16h).
NITRO Imagens, NITRO, Brasil.
2010 - 2010
II Curso de Espeleologia e Licenciamento Ambiental. (Carga horária: 80h).
Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, ICMBio, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em Tópicos em Biologia Marinha. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Pristino, PRISTINO, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Coordenador de divulgação científica, Carga horária: 40


Ministerio Público do Estado de Minas Gerais, MPMG, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Perito Promotoria Justiça Defesa Meio Ambient


Bocaina Biologia da Conservação, Bocaina, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Sócio, Enquadramento Funcional: Diretor, Carga horária: 40


Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2009
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: estagiário, Carga horária: 20

Atividades

1/2007 - 8/2009
Estágios , Instituto de Ciências Biológicas, .

Estágio realizado
Campos Rupestres Ferruginosos: Diversidade Local e Regional e status de Conservação de um Ecossistema Ameaçado..
1/2007 - 8/2009
Estágios , Instituto de Ciências Biológicas, .

Estágio realizado
Sucessão vegetal pós-fogo em um campo rupestre ferruginoso na Serra da Moeda, Minas Gerais..
12/2004 - 7/2006
Estágios , Instituto de Ciências Biológicas, .

Estágio realizado
Estágio realizado com o projeto intitulado: "Ecologia e conservação das comunidades de invertebrados cavernícolas na Mata Atlântica Brasileira". Defendida pelo aluno Marconi Souza Silva..
3/2004 - 12/2004
Estágios , Instituto de Ciências Biológicas, .

Estágio realizado
Estágio realizado com o projeto intitulado: "Entradas de cavernas: interfaces de biodiversidade entre ambientes externos e subterrâneos distribuição dos artrópodes da lapa do mosquito, Minas Geras ". Defendido pelo aluno Xavier Prous.


Projetos de pesquisa


2014 - Atual
Educação aberta e online para a Conservação
Descrição: Com o objetivo de fomentar o debate sobre Biologia da Conservação dentro e fora dos eixos tradicionais de produção do conhecimento, capacitar estudantes e profissionais de diversos setores, bem como promover a inclusão do público não acadêmico; e considerando o histórico de desigualdade na apropriação do conhecimento científico pela sociedade brasileira, bem como o fato de a instrução nas ciências ecológicas ser um dos alicerces para a participação pública na tomada de decisão, nossa pesquisa se concentra em descobrir métodos eficientes de integrar métodos de educação à distância e técnicas de marketing digital para realizar ações de educação aberta e massiva via internet, isto é, sem qualquer cobrança, de forma simultânea e sem constrições geográficas para grandes contingentes de pessoas que precisam de conhecimentos e informações específicos sobre Biologia da Conservação. A divulgação científica desempenha um papel central na educação continuada e no aumento geral da qualificação científica e tecnológica dos cidadãos. Neste contexto, a educação massiva aberta e online é um marco na difusão da cultura científica que subsidia ações de conservação no Brasil e no mundo. O método empregado apresenta muitas vantagens, por ser facilmente replicável, e por ajudar a formar cidadãos educados ambientalmente, com melhor habilidade para julgar medidas governamentais. Por isso, nós sugerimos que os recursos educacionais abertos devem ser aplicados de forma complementar aos eventos científicos tradicionais. Para tanto, agências de fomento e parceiros devem considerar prover linhas específicas de recursos para promover a aplicação deste método em todos os principais eventos científicos relacionados à Biologia da Conservação. Isto ajudaria a difundir as discussões conduzidas em tais eventos, para, com isso, aumentar a popularização do conhecimento e a inclusão social, bem como apoiar a participação ativa da sociedade em relação à conservação da natureza, o que, em última análise, levaria a benefícios sociais e ambientais no longo prazo.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2012 - 2014
Avaliação ambiental e atributos de conservação para os ecossistemas de cangas no Norte de Minas Gerais
Descrição: O crescimento nos últimos anos da produção brasileira de minério de ferro em resposta ao aumento da demanda internacional por este produto tem aumentado sensivelmente as pressões antrópicas nos ambientes de cangas em localidades onde até recentemente não havia essa atividade. Este projeto objetiva categorizar o estado de conservação de áreas de cangas localizadas nos municípios de São João do Paraíso, Grão-Mogol, Taiobeiras, Salinas, Porteirinha, Riacho dos Machados e Rio Pardo de Minas, norte de Minas Gerais. Serão realizadas 4 campanhas às áreas, para avaliação dos graus de ameaça, de proteção e de qualidade ambiental dos afloramentos, incorporando indicadores que vão desde a presença de plantas invasoras, ocupação urbana e concessões de lavra até a proximidade de unidades de conservação e presença de cavidades e plantas raras ou endêmicas...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Felipe Fonseca do Carmo - Integrante / CARMO, Flávio F. - Integrante / Jacobi, C. M. - Coordenador / Iara Campos - Integrante / Luciana Hiromi Yoshino Kamino - Integrante.
2011 - 2013
Determinação de áreas prioritárias para pesquisa e conservação de cangas no Norte de Minas Gerais e no Quadrilátero Ferrífero, com base na sua relevância ambiental
Descrição: As cangas (afloramentos ferruginosos) são ecossistemas de distribuição disjunta e restrita geralmente a topos de morros, em associação com grandes depósitos de minério de ferro. A sua importância regional na biodiversidade, patrimônio geoambiental e arqueológico e serviços ambientais têm sido corroborada mediante estudos recentes, mas ainda insuficientes para promover sua conservação efetiva. Por outro lado, a crescente produção brasileira de minério de ferro tem aumentado sensivelmente as pressões antrópicas em praticamente todas as localidades que contêm estes sistemas. Em Minas Gerais, a região do Quadrilátero Ferrífero (QF) é emblemática desta situação, e já sofreu perdas que ameaçam a biodiversidade e comprometem diversos serviços ecológicos. No norte do estado (NMG) está prevista a exploração de uma megajazida de minério de ferro englobando cerca de 20 municípios. Este projeto objetiva realizar um diagnóstico ambiental comparativo entre as áreas NMG e QF, de forma a direcionar metas de conservação das cangas de Minas Gerais. Para isto, iremos 1) realizar levantamento de cavernas, florístico e fitossociológico em áreas de cangas do NMG, 2) categorizar o estado de conservação de cangas localizadas em três municípios do NMG e quatro do QF, usando protocolos baseados em critérios da relevância da vegetação e das cavidades naturais associadas, 3) elaborar mapas temáticos destas duas regiões para subsidiar as propostas de áreas relevantes para pesquisa e conservação...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Felipe Fonseca do Carmo - Integrante / Jacobi, C. M. - Coordenador / Iara Campos - Integrante / Luciana Hiromi Yoshino Kamino - Integrante.
2010 - 2012
Áreas prioritárias para a conservação da biodiversidade em afloramentos rochosos de Minas Gerais.
Descrição: O diagnóstico ambiental é uma ferramenta que incorpora análises qualitativas a diversidade de hábitats, a perda e a degradação ambiental e a vulnerabilidade como estimativas da capacidade que uma determinada região mantenha populações viáveis de espécies, sustente processos ecossistêmicos e responda a alterações ambientais. Estas informações, juntamente com estudos de inventariamento da fauna e flora, poderão contribuir para a elaboração de diretrizes e metas de conservação apropriadas para os ecossistemas que compartilham os tipos e intensidades de impactos relacionados à exploração mineral, como as áreas de cangas do Quadrilátero Ferrífero, Minas Gerais..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (1) .
Integrantes: Felipe Fonseca do Carmo - Integrante / CARMO, Flávio F. - Integrante / Jacobi, C. M. - Coordenador.
2010 - 2012
Diagnóstico Ambiental em Cangas nas Regiões de Porteirinha, Rio Pardo de Minas e Riacho dos Machados
Descrição: Os afloramentos ferruginosos conhecidos como cangas estão entre os sistemas ecológicos mais ameaçados do Brasil devido a sua distribuição restrita e associada aos principais depósitos de minério de ferro do país. No norte de Minas Gerais existem afloramentos ainda não minerados que carecem de um diagnóstico sobre sua perservação e importância para a biodiversidade. Este projeto objetiva inventariar e categorizar o estado de conservação de áreas de cangas localizadas nas regiões de Porteirinha, Riacho dos Machados e Rio Pardo de Minas, norte de Minas Gerais..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) .
Integrantes: Felipe Fonseca do Carmo - Integrante / CARMO, Flávio F. - Integrante / Jacobi, C. M. - Coordenador.
2006 - 2009
Desenvolvimento de armadilha (LeishTrap) e atraentes sintéticos (Leishlure) para a captura de Lutzomyia longipalpis, transmissor de leishmaniose visceral.
Descrição: O projeto visa o desenvolvimento de armadilha para Lutzomyia longipalpis..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Felipe Fonseca do Carmo - Integrante / ANDRADE, M. R. - Integrante / Andrade, Andrey J. - Integrante / Eiras, Álvaro E. - Coordenador / Pinto M.C. - Integrante / Rangel E.F. - Integrante / Silva I.M. - Integrante / Spiegel C.N. - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 2
2005 - 2006
Processamento de detritos vegetais, nativos e exóticos, por invertebrados em uma caverna calcárea.
Descrição: Este projeto teve como objetivo elucidar respostas sobre a influência de recursos tróficos alóctones na estrutura da comunidade de invertebrados cavernícolas. Para isso, foram utilizados dois tipos de matéria orgânica vegetal, uma nativa da região e outra exótica (eucalipto)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Felipe Fonseca do Carmo - Integrante / Rodrigo Lopes Ferreira - Integrante / Marconi Souza Silva - Integrante / Rogério Parentoni Martins - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.


Projetos de extensão


2009 - Atual
Programa de assessoria ao ministerio publico estadual nos aspectos de governança ambiental
Descrição: Os trabalhos de assessoria envolvem emissão de laudos técnicos e pareceres sobre diversas questões ambientais, a análise de documentação de EIA/RIMA, visitas técnicas e esclarecimentos técnicos quando solicitado pelas promotorias...
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2007 - Atual
Curso de Campo Prof. Mário De Maria
Descrição: Curso introdutório sobre trabalhos e pesquisas na área de ecologia, zoologia e botânica, para os calouros do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: BIOLOGIA DA CONSERVAÇÃO.
2.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Divulgação Científica.
3.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Bioespeleologia.
4.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia.


Prêmios e títulos


2015
Certificado de agradecimento pela valiosa colaboração às atividades do Ministério Público, contribuindo decisivamente para a preservação do patrimônio cultural de Minas Gerais., Promotoria Estadual de Defesa do Patrimônio Cultural e Turístico de Minas Gerais.
2014
Moção de Congratulações do Conselho Regional de Biologia da 4ª Região pela realização da Conferência Nacional de Biologia da Conservação - CNBC, Conselho Regional de Biologia da 4ª Região - CRBio-04.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SILVEIRA, F. A. O. E.2018SILVEIRA, F. A. O. E. ; FERREIRA, M. C. ; Perillo, L.N. ; CARMO, F. F. ; NEVES, F. S. . Brazil's protected areas under threat. SCIENCE, v. 361, p. 459-459, 2018.

2.
CARMO, FLÁVIO FONSECA DO2017CARMO, FLÁVIO FONSECA DO ; KAMINO, LUCIANA HIROMI YOSHINO ; JUNIOR, ROGÉRIO TOBIAS ; CAMPOS, IARA CHRISTINA DE ; CARMO, FELIPE FONSECA DO ; SILVINO, GUILHERME ; CASTRO, KENEDY JUNIO DA SILVA XAVIER DE ; MAURO, MATEUS LEITE ; RODRIGUES, NELSON UCHOA ALONSO ; MIRANDA, MARCOS PAULO DE SOUZA ; PINTO, CARLOS EDUARDO FERREIRA . Fundão tailings dam failures: the environment tragedy of the largest technological disaster of Brazilian mining in global context. Perspectives in Ecology and Conservation, v. xx, p. 1-7, 2017.

3.
RODRIGUES, VINICIUS CERQUEIRA2014 RODRIGUES, VINICIUS CERQUEIRA ; DO CARMO, FELIPE FONSECA ; PERILLO, LUCAS NEVES . An open, online method in science education to support conservation: the National Conference on Conservation Biology. Natureza & Conservação, v. 12, p. 174-178, 2014.

4.
CARMO, F.F.2012CARMO, F.F. ; CARMO, F. F. ; CAMPOS, I. ; Jacobi, C. M. . Cangas: Ilhas de Ferro Estratégicas para a Conservação no Brasil.. Ciência Hoje, v. 50, p. 49-53, 2012.

5.
CARMO, F. F.;DO CARMO, FELIPE FONSECA;CARMO, FELIPE FONSECA DO2011CARMO, F. F.; CARMO, F.F. ; SALGADO, A. ; Jacobi, C. M. . Novo sítio espeleológico em sistemas ferruginosos, no vale do Rio Peixe Bravo, Norte de Minas Gerais, Brasil.. Espeleo-Tema (São Paulo), v. 22, p. 79-93, 2011.

Capítulos de livros publicados
1.
CARMO, F. F.. Uma prosa sobre as cavernas que trouxeram luz ao conhecimento. In: Flávio Fonseca do Carmo; Luciana Hiromi Yoshino Kamino. (Org.). O Vale do Rio Peixe Bravo: Ilhas de ferro no sertão mineiro. 1ed.: , 2017, v. 1, p. 14-207.

2.
CARMO, F. F. ; CAMPOS, I. ; CARMO, F. F. ; TOBIAS JUNIOR, R. . Geossistemas Ferruginosos do Brasil: áreas prioritárias para conservação da diversidade geológica e biológica, patrimônio cultural e serviços ambientais. In: Flávio Fonseca do Carmo; Luciana H. Y. Kamino. (Org.). O Vale do Peixe Bravo: área prioritária para a conservação dos geossistemas ferruginosos no norte de Minas Gerais. 1ed.Belo Horizonte: 3i, 2015, v. 1, p. 497-520.

3.
BUCHMANN, F. S. ; CARMO, F. F. ; CARMO, F. F. ; JACOBI, C. M. ; FERREIRA, V. M. S. ; FRANK, H. T. . Paleotocas desenvolvidas em rochas ferruginosas: importante registro da megafauna no norte de Minas Gerais. In: Flávio Fonseca do Carmo; Luciana H. Y. Kamino. (Org.). Geossistemas Ferruginosos do Brasil: áreas prioritárias para conservação da diversidade geológica e biológica, patrimônio cultural e serviços ambientais. 1ed.Belo Horizonte: 3i, 2015, v. 1, p. 149-167.

4.
JACOBI, C. M. ; CARMO, F.F. ; CARMO, F. F. ; CAMPOS, I. . Iron geosystems: priority areas for conservation in Brazil. In: Mark Tibbett. (Org.). Mining in Ecologically Sensitive Landscapes. 1ed.: , 2015, v. 1, p. 1-255.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
CARMO, F.F. ; KAMINO, L. H. Y. ; CAMPOS, I. ; CARMO, F. F. ; JACOBI, C. M. . Avaliação Ambiental Estratégica para a mineração em larga escala. EcoDebate Cidadania & Meio ambiente, p. 1 - 5, 31 out. 2014.

2.
Brumano, A ; CARMO, F.F. ; CARMO, F. F. . Mineração em choque com a biodiversidade. Jornal Hoje em Dia.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CARMO, F. F.; KAMINO, L. H. Y. ; CARMO, F.F. . Os impactos negativos na fauna em empreendimentos de mineração. In: I ENCONTRO DO MINISTÉRIO PÚBLICO EM PROTEÇÃO À FAUNA, 2013, Belo Horizonte. ANAIS DO I ENCONTRO DO MINISTÉRIO PÚBLICO EM PROTEÇÃO À FAUNA. Belo Horizonte: Diretoria de Produção Editorial, 2013. p. 139-147.

2.
CARMO, F. F.; CARMO, F.F. ; BUCHMANN, F.S. ; FRANK, H.T. ; Jacobi, C. M. . Primeiros registros de paleotocas desenvolvidas em formações ferríferas. Minas Gerais, Brasil.. In: 31 Congresso Brasileiro de Espeleologia, 2011, Ponta Grossa. Anais 31 Congresso Brasileiro Espeleologia, 2011. p. 531-540.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
GOMES, A. M. E. ; ARAUJO, A. V. ; FALCAO, L. A. D. ; RODRIGUES, M. S. P. ; CARMO, F. F. ; PAGLIA, A. P. . Seleção de cavernas ferruginosas como abrigo por morcegos no Quadrilátero Ferrífero, Minas Gerais, Brasil. In: 32º CONGRESSO BRASILEIRO DE ESPELEOLOGIA, 2013, Barreiras, BA. ANAIS do 32º Congresso Brasileiro de Espeleologia, 2013.

2.
CARMO, F. F.; PERILLO, L. N. ; Rodrigues V. C. ; Monteiro I. M. ; ANDRADE, M. R. ; ABREU, F. V. S. ; Corrêa G.L.C. ; Dias C.J. ; RIBEIRO, L. C. ; Ferreira M.T. ; Ribeiro T.C. . Ensino de ciências por investigação para o ensino médio.. In: II Congresso nacional das licenciaturas, 2009, São Paulo. II Congresso das licenciaturas: Ciência, Ensino e Aprendizagem na formação de professores. 2009, 2009.

3.
CARMO, F.F. ; da SILVA, E. S ; CARMO, F. F. ; RIBEIRO, L. C. ; Jacobi, C. M. . Recrutamento pós-fogo em dois habitats de um campo rupestre ferruginoso (canga) na Serra da Moeda, MG.. In: VIII Congresso de Ecologia do Brasil, 2007, Caxambu. Anais do VIII Congresso de Ecologia do Brasil, 2007, 2007.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CARMO, F.F. ; CARMO, F. F. ; da SILVA, E. S ; RIBEIRO, L. C. ; Jacobi, C. M. . Tipos de habitats em cangas do Quadrilátero Ferrífero.. In: I Simpósio Afloramentos Ferruginosos do Quadrilátero Ferrífero, 2008, Belo Horizonte. Simpósio Afloramentos Ferruginosos no Quadrilátero Ferrífero: Biodiversidade, Conservação e Perspactivas de Sustentabilidade, 2008., 2008.

2.
CARMO, F.F. ; CARMO, F. F. ; da SILVA, E. S ; RIBEIRO, L. C. ; Jacobi, C. M. . Estratégias de recrutamento pós-fogo em dois hobitats de um afloramento rochoso sobre canga na Serra da Moeda.. In: I Simpósio Afloramentos Ferruginosos no Quadrilátero Ferrífero, 2008, Belo Horizonte. Simpósio Afloramentos Ferruginosos no Quadrilátero Ferrífero: Biodiversidade, Conservação e Perspactivas de Sustentabilidade, 2008., 2008.

3.
CARMO, F. F.; LIMA, G. A. ; RIBEIRO, L. C. ; ANDRADE, M. R. ; Jacobi, C. M. . Caracterização de três cavernas de canga na Serra da Moeda.. In: I Simpósio sobre Afloramentos Ferruginosos no Quadrilátero Ferrífero, 2008, Belo Horizonte. Simpósio sobre Afloramentos Ferruginosos no Quadrilátero Ferrífero: Biodiversidade, conservação e perspectivas de sustentabilidade, 2008, 2008.

4.
RIBEIRO, L. C. ; CARMO, F.F. ; da SILVA, E. S ; CARMO, F. F. ; Jacobi, C. M. . Preferência de habitat de Habranthus irwinianus Ravenna (Amaryllidaceae) em um campo rupestre sobre canga na Serra da Moeda, MG. In: XXVIII Encontro Regional de Botânicos, 2008, Carangola. XXVIII Encontro Regional de Botânicos. Ambientes de montanha: pesquisa e conservação, 2008, 2008.

5.
PERILLO, L. N. ; AMARAL, J. H. F. ; CARMO, F. F. ; ANDRADE, M. R. ; Jacobi, C. M. . Plasticidade Fenotípica e Distribuição de Vellozia compacta em duas fitofisionomias: Campo Rupestre Ferruginosos e Campo Rupestre Quartzítico.. In: I Simpósio de Afloramentos Ferruginosos no Quadrilátero Ferrífero: Biodiversidade, Conservação e Perspectivas de Sustentabilidade, 2008, Belo Horizonte. I Simpósio de Afloramentos Ferruginosos no Quadrilátero Ferrífero: Biodiversidade, Conservação e Perspectivas de Sustentabilidade, 2008., 2008.

6.
Andrade, Andrey J. ; CARMO, F. F. ; ANDRADE, M. R. ; Eiras, Álvaro E. . A population of Lutzomyia longipalpis s.l. (Lutz & Neiva, 1912) (Diptera: Psychodidae: Phlebotominae) without tergal spot. In: 6th Internacional Symposium on Phlebotomine Sandflies, 2008, Lima. Anais do 6th Internacional Symposium on Phlebotomine Sandflies, 2008, 2008.

7.
OLIVEIRA, I. S. ; WIELOCH, A. H ; FERREIRA JR, N ; Parisi Dutra, R. ; CARMO, F. F. . Primeiro registro de Onychophora em Campo Ferruginoso - Serra da Moeda - Minas Gerais, Brasil.. In: XXVII Congresso Brasileiro de Zoologia, 2008, Curitiba. XXVII Congresso Brasileiro de Zoologia, 2008., 2008.

Apresentações de Trabalho
1.
CARMO, F. F.; Perillo, L.N. . VIVÊNCIAS NO INÍCIO DA GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: EXPERIÊNCIAS QUE VISAM NORTEAR AS ESCOLHAS PELO ALUNO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
Rodrigues V. C. ; CARMO, F. F. ; PERILLO, L. N. . Um método aberto e online para a educação em conservação. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
CARMO, F. F.. Sítio Espeleológico em Cangas no Norte de Minas Gerais: Desafios de estudo e uso do conhecimento científico para a preservação.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
CARMO, F. F.; PERILLO, L. N. ; Rodrigues V. C. ; Monteiro I. M. ; ANDRADE, M. R. ; Corrêa G.L.C. ; Dias C.J. ; RIBEIRO, L. C. ; Ferreira M.T. ; Ribeiro T.C. . Ensino de ciências por investigação para o ensino médio.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
RIBEIRO, L. C. ; CARMO, F.F. ; da SILVA, E. S ; CARMO, F. F. ; Jacobi, C. M. . PREFERENCIA DE HABITAT DE Habranthus irwinianus RAVENNA (AMARYLLIDACEAE) EM UM CAMPO RUPESTRE SOBRE CANGA NA SERRA DA MOEDA, MG. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
CARMO, F.F. ; da SILVA, E. S ; CARMO, F. F. ; RIBEIRO, L. C. ; Jacobi, C. M. . Recrutamento pós-fogo em dois habitats de um campo rupestre ferruginoso (canga) na Serra da Moeda, MG. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
ALMÉRI, C.R.O ; CARMO, F. F. ; PIRES, R ; SÁBATO, V . COABITAÇÃO DE DIFERENTES ESPÉCIES DE MORCEGOS (MAMMALIA, CHIROPTERA) EM UMA CAVERNA CÁRSTICA EM MINAS GERAIS, BRASIL.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Produtos tecnológicos
1.
Eiras, Álvaro E. ; Andrade, Andrey J. ; CARMO, F. F. ; ANDRADE, M. R. . Armadilha para captura de flebotomíneos e seu uso.. 2010.

Trabalhos técnicos
1.
SANTOS, C. F. ; SILVA, G. A. ; CARMO, F. F. ; LEITE, J. D. F. ; DIAS, J. E. M. ; COSTA, L. M. ; Perillo, L.N. ; MAZZONI, L. G. ; VASCONCELOS, M. F. ; MACHADO, M. A. ; RODRIGUES, V. C. . LEVANTAMENTO AVIFAUNÍSTICO PARA COMPLEMENTAR O PLANO DE MANEJO DA RPPN SANTUÁRIO DO CARAÇA, MINAS GERAIS. 2015.

Redes sociais, websites e blogs
1.
PERILLO, L. N. ; CARMO, F. F. ; Rodrigues V. C. . Biologia da Conservação. 2013; Tema: Popularização da Ciência da Conservação. (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
PERILLO, L. N. ; CARMO, F. F. . XV Curso de Campo Prof. Mário De Maria. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
PERILLO, L. N. ; CARMO, F. F. . XVI Curso de Campo Prof. Mário De Maria. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
Rodrigues V. C. ; CARMO, F. F. ; PERILLO, L. N. . Programa R para Biologia da Conservação. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Educação online).

4.
PERILLO, L. N. ; CARMO, F. F. . XIV Curso de Campo Prof. Mário De Maria. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
Rodrigues V. C. ; CARMO, F. F. ; PERILLO, L. N. . Conferência Nacional de Biologia da Conservação. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Educação online).

6.
Rodrigues V. C. ; CARMO, F. F. ; PERILLO, L. N. . Curso de Geoprocessamento aplicado à Conservação. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Educação online).

7.
CARMO, F. F.; Perillo, L.N. . Ferramentas e Tópicos em Conservação. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
CARMO, F. F.; Perillo, L.N. . Biologia de Campo: ferramentas e tópicos em conservação. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
CARMO, F. F.. Práticas de Campo: Mamíferos, Anuros, Aves e Insetos. 2013. .

10.
CARMO, F. F.. Práticas de Campo: Mamíferos, Anuros, Aves e Insetos 2ed.. 2013. .

11.
CARMO, F. F.. Curso de Introdução à Biologia de Campo. 2013. .

12.
CARMO, F. F.. Práticas de Campo: Mamíferos, Anuros, Aves e Insetos. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Curso de campo).

13.
CARMO, F. F.; RIBEIRO, L. C. ; PERILLO, L. N. . Towards a Strong Relationship between Science, Environmental Interpretation and Management in Serra do Cipó National Park, Brazil.. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

14.
CARMO, F. F.; PERILLO, L. N. ; Ribeiro T.C. ; RIBEIRO, L. C. ; ABREU, F. V. S. . Curso de campo: noções teórico/práticas de ecologia. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

15.
CARMO, F. F.; PERILLO, L. N. ; CARMO, F.F. . Curso de calouros. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

16.
CARMO, F. F.; PERILLO, L. N. ; CARMO, F.F. . Curso de calouros. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

17.
CARMO, F. F.; Andrade, Andrey J. ; ANDRADE, M. R. ; Eiras, Álvaro E. . DESENVOLVIMENTO DE ARMADILHA PARA CAPTURA DO VETOR DA LEISHMANIOSE (LEISHTRAP). 2008. (Relatório de pesquisa).

18.
CARMO, F. F.; ABREU, F. V. S. ; BENEDETTI, A. ; OLIVEIRA, U. . Métodos de coleta e inclusão de artrópodes em resina. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

19.
CARMO, F. F.; ABREU, F. V. S. ; BENEDETTI, A. ; OLIVEIRA, U. . O mundo dos insetos. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

20.
CARMO, F. F.. Aranhas marrom (Loxosceles) em Belo Horizonte. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Patentes e registros



Patente

A Confirmação do status de um pedido de patentes poderá ser solicitada à Diretoria de Patentes (DIRPA) por meio de uma Certidão de atos relativos aos processos
1.
 Eiras, Álvaro E. ; ANDRADE, A. J. ; CARMO, F. F. ; ANDRADE, M. R. . ARMADILHA PARA CAPTURA DE FLEBOTOMÍNEOS E SEU USO. 2010, Brasil.
Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: PI10058672, título: "ARMADILHA PARA CAPTURA DE FLEBOTOMÍNEOS E SEU USO" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Depósito: 09/04/2010



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
CARMO, F. F.; Silva A. R. M.; Oliveira E. G.; Faria L. E.. Participação em banca de Kátia Maciel Lima.Caracterização biológica de duas cavernas do Parque das Mangabeiras, Belo Horizonte, Minas Gerais.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Centro Universitário UNA.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
V Semana das Ciências Biológicas - UEMG.Multiplicidade do Biólogo na Atualidade. 2018. (Outra).

2.
Integração de estudos para a conservação e uso racional da vegetação em afloramentos ferruginosos... 2017. (Outra).

3.
IV Semana das Ciências Biológicas.Conversar para Conservar. 2017. (Outra).

4.
XVIII Semana da Biologia UFSC.Como atrair parceiros para o seu projeto de conservação. 2017. (Oficina).

5.
XVIII Semana da Biologia UFSC.Educação Ambiental e Conservação. 2017. (Outra).

6.
Workshop Técnico Critérios para Recuperação de Danos em Cavidades Naturais Subterrâneas... 2016. (Outra).

7.
XIII encontro anual do grupo Arthromint.XIII encontro anual do grupo Arthromint. 2009. (Encontro).

8.
Afloramentos Ferruginosos no Quadrilátero Ferrífero.Estratégias de Recrutamento Pós-fogo em dois haitatas de um afloramento de canga na Serra da Moeda, MG. 2008. (Simpósio).

9.
XVIII Semana de estudos da biologia.Biologia das drogas de abuso. 2008. (Outra).

10.
VIII Congresso de Ecologia do Brasil. Recrutamento pós-fogo em dois habitats de um campo rupestre ferruginoso (canga) na Serra da Moeda, MG.. 2007. (Congresso).

11.
XVI semana de iniciação científica da UFMG.Contribuição para o conhecimento da fauna de flebotomíneos (Diptera: Psychodidae) do município de Caeté, Minas Gerais.. 2007. (Outra).

12.
X Encontro Artrhomint.X Encontro Artrhomint. 2006. (Encontro).

13.
XVII semana de estudos de biologia: Diversidade e Adversidade..Campos Rupestres: centro de diversidade e endemismo.. 2006. (Outra).

14.
XV semana de iniciação científica da UFMG.Processamento de detritos vegetais, nativos e exóticos, por invertebrados em uma caverna calcárea.. 2006. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CARMO, F. F. ; KAMINO, L. H. Y. ; CARMO, F. F. ; Perillo, L.N. . Integração de estudos para a conservação e uso racional da vegetação em afloramentos ferruginosos. 2017. (Outro).

2.
CARMO, F. F.; Perillo, L.N. . IV Simpósio Brasileiro de Biologia da Conservação. 2017. (Congresso).

3.
CARMO, F. F.; Perillo, L.N. . II Conferência Nacional de Biologia da Conservação. 2016. (Congresso).

4.
VASCONCELOS, M. F. ; CARMO, F. F. ; RODRIGUES, VINICIUS CERQUEIRA ; Perillo, L.N. . Programa Prática em Conservação. 2015. (Outro).

5.
Perillo, L.N. ; CARMO, F. F. . XV Curso de campo Prof. Mário De Maria. 2015. (Outro).

6.
Perillo, L.N. ; CARMO, F. F. . Curso de campo Prof. Mário De Maria. 2015. (Outro).

7.
Rodrigues V. C. ; Perillo, L.N. ; CARMO, F. F. . Conferência Nacional de Biologia da Conservação. 2014. (Congresso).

8.
Perillo, L.N. ; CARMO, F. F. . XIV Curso de campo Prof. Mário De Maria. 2014. (Outro).

9.
CARMO, F. F.; PERILLO, L. N. . IV Curso de Campo Professor Mário de Maria. 2009. (Outro).

10.
CARMO, F. F.; PERILLO, L. N. . III Curso de Campo Professor Mário de Maria. 2009. (Outro).

11.
Jacobi, C. M. ; CARMO, F.F. ; MOURAO, F.A. ; da SILVA, E. S ; CARMO, F. F. . Simpósio sobre os Afloramentos Ferruginosos no Quadrilátero Ferrífero: Diversidade, Conservação e Perspectivas de Sustentabilidade. 2008. (Outro).

12.
PERILLO, L. N. ; CARMO, F. F. . I Curso de Campo Professor Mário de Maria. 2008. (Outro).

13.
PERILLO, L. N. ; CARMO, F. F. . II Curso de Campo Professor Mário de Maria. 2008. (Outro).

14.
PERILLO, L. N. ; CARMO, F. F. . IX Curso de Campo Alvorada. 2007. (Outro).

15.
PERILLO, L. N. ; CARMO, F. F. . XVIII Curso de Campo Alvorada. 2007. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Orientações de outra natureza
1.
Barbara Fernanda Amorim Santos Macedo. Análise cartográfica da avifauna na região norte de Minas Gerais através de estudos de impacto ambiental. 2016. Orientação de outra natureza. (Ciências Biológicas) - Centro Universitário UNA. Orientador: Felipe Fonseca do Carmo.

2.
Gabriela Cristina de Assis Costa. Unidades de Conservação abertas ao público estão preparadas para receber pessoas com deficiência?. 2016. Orientação de outra natureza. (Ciências Biológicas) - Centro Universitário UNA. Orientador: Felipe Fonseca do Carmo.

3.
Fernanda Pinto de Senna Valle. Manejo e controle de gramíneas africanas em parques estaduais e federais do Brasil. 2016. Orientação de outra natureza. (Ciências Biológicas) - Centro Universitário UNA. Orientador: Felipe Fonseca do Carmo.



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
Rodrigues V. C. ; CARMO, F. F. ; PERILLO, L. N. . Um método aberto e online para a educação em conservação. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).


Cursos de curta duração ministrados
1.
CARMO, F. F.; RIBEIRO, L. C. ; PERILLO, L. N. . Towards a Strong Relationship between Science, Environmental Interpretation and Management in Serra do Cipó National Park, Brazil.. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
Rodrigues V. C. ; CARMO, F. F. ; PERILLO, L. N. . Conferência Nacional de Biologia da Conservação. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Educação online).

2.
Rodrigues V. C. ; CARMO, F. F. ; PERILLO, L. N. . Curso de Geoprocessamento aplicado à Conservação. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Educação online).

3.
Rodrigues V. C. ; CARMO, F. F. ; PERILLO, L. N. . Programa R para Biologia da Conservação. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Educação online).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Rodrigues V. C. ; Perillo, L.N. ; CARMO, F. F. . Conferência Nacional de Biologia da Conservação. 2014. (Congresso).


Redes sociais, websites e blogs
1.
PERILLO, L. N. ; CARMO, F. F. ; Rodrigues V. C. . Biologia da Conservação. 2013; Tema: Popularização da Ciência da Conservação. (Blog).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/12/2018 às 14:19:29