Patricia Maria Vanzella

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7520218449664877
  • Última atualização do currículo em 02/12/2018


Patrícia Vanzella formou-se pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo e pela Academia Franz Liszt de Budapest. Realizou doutorado em Piano/Música de Câmara na Catholic University of America e pós-doutorado no programa de pós-graduação em Engenharia da Informação da Universidade Federal do ABC. De 1993 a 2017, integrou o corpo docente do Departamento de Música da Universidade de Brasília. Em 2015 implementou e desde então coordena o projeto Neurociência e Música na Universidade Federal do ABC, instituição na qual é Professora Adjunta no Centro de Matemática, Computação e Cognição (http://neuro.ufabc.edu.br/music). Como solista, atuou frente aos principais conjuntos sinfônicos do país, como OSESP, OSUSP e Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro. Como camerista apresentou-se em concertos na Europa, América e Ásia. Tem desenvolvido projetos de pesquisa em neurociência cognitiva da música em parceria com pesquisadores da University of Toronto, University of London, Universidade Federal de São Paulo, Universidade Federal do ABC, Universidade de São Paulo e Instituto do Cérebro do Hospital Israelita Albert Einstein em São Paulo. É líder do Grupo de Pesquisa Neurociência e Música na UFABC (CNPq). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Patricia Maria Vanzella
Nome em citações bibliográficas
VANZELLA, P.;VANZELLA, PATRÍCIA

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do ABC, Núcleo Interdisciplinar de Neurociência Aplicada.
Rua Arcturus (Jd Antares)
Anchieta
09606070 - São Bernardo do Campo, SP - Brasil
Telefone: (11) 23206274


Formação acadêmica/titulação


1998 - 2005
Doutorado em Piano-Chamber Music.
Catholic University of America, CUA, Estados Unidos.
Título: Chamber Music in São Paulo in the First Half of the Twentieth Century: the Idea of Modernity in a Booming City and Possible Impacts on its Musical Life, Ano de obtenção: 2005.
Orientador: Marilyn Neeley.
Palavras-chave: Chamber Music; Modernity; Musical Life.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música / Especialidade: Musicologia.
1986 - 1988
Mestrado em Piano.
Liszt Ferenc Zenemuveszeti Foiskola, LFZF, Hungria.
Título: Piano Performance,Ano de Obtenção: 1988.
Orientador: Kornel Zempleni.
1982 - 1985
Graduação em Licenciatura Música.
Escola de Comunicações e Artes - Universidade de São Paulo, ECA-USP, Brasil.


Pós-doutorado


2010 - 2010
Pós-Doutorado.
Universidade Federal do ABC, UFABC, Brasil.
Bolsista do(a): Universidade Federal do ABC, UFABC, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes


Formação Complementar


2012 - 2012
Neurociência Cognitiva. (Carga horária: 120h).
USP - Instituto de Psicologia, IP-USP, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em Neuroanatomia. (Carga horária: 96h).
Instituto de Ciências Biomédicas - Universidade de São Paulo, ICB - USP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2018
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

1993 - 2005
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

1992 - 1993
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40


Universidade Federal do ABC, UFABC, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Centro de Matemática, Computação e Cognição

Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Orientadora Colaboradora, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Programa de Pós-Graduação em Neurociência e Cognição

Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Cessão, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Projeto, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Coordenadora do Projeto Neurociência e Música na UFABC

Atividades

09/2015 - Atual
Ensino, Neurociência, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Neurociência da Cognição Musical
05/2015 - Atual
Ensino, Neurociência e Cognição, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Neurociência e Psicologia da Música


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Evocação de memórias autobiográficas em idosos saudáveis
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2018 - Atual
Desenvolvimento da linguagem em bebês envolvidos em um protocolo de experiências musicais
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Patricia Maria Vanzella - Coordenador / Luisiana Baldini França Passarini - Integrante.
2018 - Atual
Afinação em cantores: uma investigação sobre a neuromodulação pré-fonatória
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Patricia Maria Vanzella - Coordenador / Mariana Moga de Moura Silva - Integrante.
2018 - Atual
A percepção melódica e suas representações mentais
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Patricia Maria Vanzella - Coordenador / Pedro de Alcântara Senra de Oliveira Neto - Integrante.
2017 - Atual
Pupilometria como medida de avaliação de esforço cognitivo durante a identificação de alturas musicais
Descrição: Portadores de ouvido absoluto, ao ouvirem notas musicais, não necessitam de referência alguma para atribuir rótulos (ex: dó, ré, etc) a elas. Contudo, de acordo com a literatura, o ouvido absoluto parece não ser uma habilidade bimodal, do tipo "tudo ou nada", mas sim uma habilidade que pode ser observada ao longo de um continuum. Neste estudo será avaliado, através da pupilometria, o esforço cognitivo realizado por músicos com variados graus de ouvido absoluto..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Patricia Maria Vanzella - Coordenador / Francisco Fraga - Integrante / Joao Ricardo Sato - Integrante.
2017 - Atual
Neuroestética da apreciação artística multimodal em museus
Descrição: Este projeto de pesquisa é parte do projeto ?Neuroestética: Investigações Neurocientíficas da Experiência Estética?, que pretende analisar fatores envolvidos na apreciação estética de obras de arte. Neste recorte específico, temos como objetivo avaliar se a apreciação estética de obras visuais exibidas em um museu pode ser modulada pela existência de determinados tipos de música de fundo..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Patricia Maria Vanzella - Coordenador / Claudia Feitosa-Santana - Integrante / Bruna de Oliveira - Integrante / Giulia Ventorim-Ferreira - Integrante.
2017 - Atual
Treinamento musical, ouvido absoluto e memória verbal
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Patricia Maria Vanzella - Coordenador / Priscila Satomi Acamine - Integrante.
2015 - 2018
Percepção musical, inteligência não verbal e habilidades linguísticas em crianças em processo de alfabetização
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Patricia Maria Vanzella - Coordenador / Paulo Estevão Andrade - Integrante / Olga V. C. A. Andrade - Integrante / Guilherme Alves Delmolin de Oliveira - Integrante.
2015 - 2017
Imaging brain function with functional near-infrared spectroscopy in extreme unconstrained environments
Descrição: Assessing the neural correlates of motor and cognitive processes under naturalistic experimentation is challenging due to the movement constraints of traditional brain imaging technologies. The recent advent of portable technologies that are less sensitive to motion artifacts such as Functional Near Infrared Spectroscopy (fNIRS) have been made possible the study of brain function in freely-moving participants. In this study, we investigate a series of proof-of-concept experiments examining the potential of fNIRS in assessing the neural correlates of cognitive and motor processes in extreme unconstrained environments..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2015 - Atual
Correlatos neurais de processos cognitivos envolvidos na performance de duos de violinistas
Descrição: O objetivo deste trabalho é observar, por meio de NIRS (Near Infrared Spectroscopy), os padrões de ativação cerebral em violinistas enquanto tocam em duos. Mais especificamente, pretendemos identificar possíveis correlatos neurais dos processos cognitivos subjacentes à performance em conjunto, especialmente relacionados à sincronização motora entre os instrumentistas e, eventualmente, à emergência de papéis de liderança ou de seguidor..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2014 - 2016
Respostas emocionais à música de Richard Wagner
Descrição: Pode a música de Wagner induzir emoções semelhantes em crianças e adultos? Para responder a esta pergunta serão comparadas as respostas emocionais subjetivas de crianças de 7 a 10 anos e adultos (músicos e não músicos) à música orquestral não-familiar de Richard Wagner. Os estímulos utilizados são oito excertos musicais que diferem no conteúdo emocional quanto à valência e à excitabilidade. Será realizado fNIRS em um sub-grupo de adultos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2012 - 2015
Memória para melodias entre músicos portadores e não portadores de ouvido absoluto
Descrição: Há inúmeras evidências de que sinais biologicamente significativos para uma determinada espécie, como cantos ou vocalizações, são processados de maneira preferencial entre seus membros. Surpreendentemente, a cognição musical em seres humanos frequentemente tem sido estudada com o uso de estímulos de baixa significância biológica, como sons instrumentais. No entanto, um estudo recente utilizou a voz humana para comparar o desempenho de adultos, não músicos, em uma tarefa de memória musical e mostrou que melodias cantadas são mais lembradas do que melodias instrumentais.O objetivo do presente estudo é comparar, desta vez entre músicos, a memória para melodias vocais em relação à memória para melodias instrumentais. Os músicos serão classificados em dois grupos: portadores e não portadores de ouvido absoluto. Os participantes serão testados no reconhecimento de melodias previamente escutadas misturadas a melodias inéditas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2014
Variações perceptivas entre músicos portadores e não portadores de ouvido absoluto: uma investigação por meio de potenciais evocados
Descrição: Este projeto tem por objetivo investigar, através do uso de de potenciais evocados auditivos corticais, os correlatos neurais da percepção de tons emitidos em diferentes timbres, por músicos com vários graus de ouvido absoluto e músicos sem ouvido absoluto, com vistas a buscar um melhor entendimento sobre o processamento cerebral de tons em diferentes timbres, em especial aqueles emitidos pela voz humana..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2012
Ouvido absoluto e timbre: uma investigação de variações perceptivas por meio de neuroimagem
Descrição: O ouvido absoluto é a capacidade de produzir e/ou identificar tons sem nenhuma referência externa. A precisão e acurácia do desempenho dessas tarefas, contudo, podem variar muito entre os portadores desse traço cognitivo. Estudos comportamentais mostram que essa variação deve-se, sobretudo, ao efeito do timbre do estímulo apresentado. Identificar tons emitidos pela voz humana parece ser especialmente difícil para sujeitos com ouvido absoluto. Este projeto tem por objetivo investigar, através do uso de ressonância magnética funcional, os correlatos neurais da percepção de tons emitidos em diferentes timbres, por músicos com ouvido absoluto em variados graus, músicos sem ouvido absoluto e não-músicos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2018 - Atual
ExperiMente Música
Descrição: O projeto ExperiMente Música oferece oficinas de música para crianças na primeira infância. As oficinas baseiam-se no ?Musicando - Música no desenvolvimento infantil?, programa de experiências musicais para crianças de 0 a 6 anos, que utiliza músicas, jogos e brincadeiras sonoro-musicais para promover e potencializar a aquisição de habilidades perceptivas, motoras, cognitivas e socioemocionais da criança. O "Musicando" foi desenvolvido no Centro de Musicoterapia Benenzon Brasil pela musicoterapeuta e educadora musical Luisiana França Passarini (https://www.centrobenenzon.com.br/cmbb/index.html)..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2017 - 2017
Concerto Sináptico II - 2017
Descrição: A segunda edição do Concerto Sináptico foi realizada em 23/09/2017, em parceria com a Orquestra Sinfônica de Santo André, sob a direção do Maestro Abel Rocha. No programa do concerto constaram obras de C. Saint-Saëns e L. van Beethoven. Durante esse evento foi possível observar a atividade cerebral de uma das pianistas e do maestro por meio de Near Infrared Spectroscopy (fNIRS). Usamos também um Eye-Tracker, com o qual pode-se observar o movimento ocular de um dos músicos da orquestra (na primeira parte do concerto) e do maestro (na segunda parte do concerto). A utilização desses equipamentos esteve sob a coordenação do Prof. João R. Sato..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Patricia Maria Vanzella - Coordenador / Elza Kazuko Gushikem - Integrante / Joao Ricardo Sato - Integrante / Abel Rocha - Integrante.
2016 - 2016
NeuroMúsica no Parque
Descrição: Parceria com o Pense Brain! (o Pense Brain! promove a divulgação da neurociência para todas as idades e sua principal ação é o desenvolvimento de eventos anuais relacionados à Semana Internacional do Cérebro). Neste ano o tema do evento Pense Brain! foi Música e Cognição. Nesse contexto, a equipe do Projeto Neurociência e Música na UFABC realizou no dia 19/03, no Parque Raphael Lazzuri, jogos e atividades lúdicas sobre temas como Ouvido Absoluto, Memória Musical e Funcionamento do Sistema Auditivo..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2016 - 2016
Música e... Surpresa! A neurociência da surpresa na experiência musical
Descrição: O Projeto Neurociência e Música na UFABC, em parceria com a III Semana do CMCC, realizou no dia 30 de março o evento Música e... Surpresa! no qual abordou o assunto Neurociência da surpresa na experiência musical. A primeira parte do evento contemplou série de três palestras, apresentadas por professores da UFABC e convidados, sobre expectativas e surpresas tanto do ponto de vista biológico como musical. Na segunda parte do evento houve um concerto do Quarteto de Cordas do Instituto Baccarelli que apresentou obras de J. Haydn, W.A. Mozart, A. Dvorak e A. Nepomuceno enquanto membros da plateia tiveram suas respostas psicofisiológicas monitoradas. (30/03/2016).
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2016 - 2016
AtivaMente Musical/Projeto Caridade
Descrição: AtivaMente Musical (9/11 a 7/12/2016) Em parceria com o Projeto AtivaMente (http://cmcc.ufabc.edu.br/ index.php/ativamente- ufabc), realizamos o 1o AtivaMente Musical ? oficinas de memórias autobiográficas evocadas por música em idosos. Público-alvo: idosos em situação de vulnerabilidade social atendidos pelo Projeto Caridade, Associação de Amparo Social localizada no Jardim Silvina, em São Bernardo do Campo (http://www.projetocaridade.com.br/). O projeto foi realizado no período de 9/11 a 7/12/2016 em seis encontros de duas horas cada..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2015 - 2015
Simpósio de Neurociência e Cognição Musical
Descrição: Organização de atividade de extensão realizada em 11/11/2015. Ciclo de palestras realizadas com alunos do Programa de Pós-Graduação em Neurociência e Cognição da UFABC e professores da casa e convidados. Participação especial do Coro da UFABC, regência Maestro Roberto Ondei. 209 inscritos de diversas instituições (UNIFESP, USP, UNESP, UFRJ, UFSCar, PUC, FMU, Universidade Metodista de São Paulo, Universidade Presbiteriana Mackenzie, Hospital Israelita Albert Einstein, entre outras)..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2015 - 2015
Concerto Sináptico I - 2015
Descrição: Concerto comentado, realizado pelas pianistas Elza Gushikem e Patrícia Vanzella no dia 12/11/2015, cujo tema foi " O que ocorre em nosso cérebro enquanto ouvimos ou fazemos música?" Durante o evento foi possível observar a atividade cerebral de uma das pianistas por meio de Near Infrared Spectroscopy (coordenado pelo Prof. João R. Sato). O programa incluiu obras para dois pianos de W.A. Mozart, S. Rachmaninoff, J. Brahms, B. Bartók, J. Cage, G. Gershwin, E. Nazareth e A. Piazzolla..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2015 - Atual
Conversas Neuromusicais
Descrição: Palestras mensais que ocorrem ao longo do ano letivo que têm como objetivo divulgar o conhecimento e estimular o debate em uma área de interseção entre a psicologia, a neurociência e a música..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Outros Projetos


2015 - Atual
Neurociência e Música na UFABC
Descrição: Ao longo das duas últimas décadas houve um aumento significativo no volume de pesquisas sobre a percepção e a performance musical. Tal tendência é fruto dos avanços na aplicação de novas tecnologias à compreensão do funcionamento cerebral. Subsequentemente, o direcionamento das investigações científicas à cognição musical decorre do fato de que o processamento da música pelo cérebro parece oferecer uma fronteira ampliada para um melhor entendimento tanto do comportamento humano como do próprio funcionamento cerebral. Fazer ou ouvir música envolve quase todas as funções mentais, como por exemplo: memória, atenção, emoção, percepção e performance motora. No ano 2000, a ?New York Academy of Sciences? organizou o Simpósio ?The Biological Foundations of Music?, impulsionando a atividade científica de investigação na área da cognição musical. Na América do Norte e na Europa surgiram vários centros de estudo e laboratórios exclusivamente dedicados ao estudo das bases neurofisiológicas da cognição musical e de suas relações com outros aspectos cognitivo-comportamentais. É no contexto dessa tendência internacional que se insere a proposta de criar na UFABC um grupo interdisciplinar de pesquisa com o objetivo de estimular a divulgação do conhecimento, o debate e a pesquisa na área da Neurociência da Cognição Musical. Página do projeto na internet: http://neuro.ufabc.edu.br/music/pb/.
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.


Membro de corpo editorial


2018 - Atual
Periódico: PERCEPTA - REVISTA DE COGNIÇÃO MUSICAL


Revisor de periódico


2014 - 2014
Periódico: Music Perception


Revisor de projeto de fomento


2018 - Atual
Agência de fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Piano.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Teoria Musical.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Neurociência Cognição Musical.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Alemão
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Chinês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Italiano
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


1987
Bolsa de Estudos - Association Acanthes, Paris, França, Ministério da Cultura da França.
1986
Bolsa de Estudos - Pós Graduação na Academia Superior de Música Franz Liszt - Budapeste (1986 a 1988), Secretaria de Cultura do Município de S. Bernardo do Campo.
1986
Prêmio Concurso Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo, Secretaria Municipal de Cultura.
1985
Prêmio Concurso para Jovens Solistas da Orquestra Sinfônica do Recife, categoria piano solo, Orquestra Sinfônica do Recife.
1985
Prêmio Concurso para Jovens Solistas da Orquestra Sinfônica do Estado de S. Paulo, categoria Piano Duo, Orquestra Sinfônica do Estado de S. Paulo.
1985
Prêmio Concurso para Jovens Solistas da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, categoria Piano Solo, Orquestra Sinfônica de Porto Alegre.
1984
Prêmio (1o. lugar e melhor leitura a primeira vista) Concurso Estímulo para Jovens Instrumentistas, Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo.
1984
Prêmio Concurso para Jovens Solistas Orquestra Sinfônica do Estado de S. Paulo, categoria piano solo, Orquestra Sinfônica do Estado de S. Paulo.
1984
Prêmio Concurso para Jovens Solistas Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (1o. lugar), categoria piano solo, Orquestra Sinfônica de Porto Alegre.
1984
Prêmio Concurso para Jovens Solistas Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, categoria piano duo, Orquestra Sinfônica de Porto Alegre.
1983
Prêmio Concurso para Jovens Solistas Orquestra Sinfônica do Estado de S. Paulo, categoria piano solo, Orquestra Sinfônica do Estado de S. Paulo.
1983
Prêmio Concurso para Jovens Solistas Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, categoria piano solo, Orquestra Sinfônica de Porto Alegre.
1983
Prêmio Concurso Estímulo para Jovens Instrumentistas (2o. lugar), Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

SCOPUS
Total de trabalhos:1
Total de citações:5
Vanzella, P.  Data: 17/09/2014

Outras
Total de trabalhos:1
Total de citações:4
Vanzella, P.  Data: 17/09/2014

Artigos completos publicados em periódicos

1.
FERNANDES, K. D.2018FERNANDES, K. D. ; PASSARINI, L. B. F. ; TANELLI, L. ; SILVA JUNIOR, J. D. ; VANZELLA, P. ; CARTHERY-GOULART, M. T. . Memórias autobiográficas evocadas por música: Oficinas para idosos com níveis de escolaridade e socioeconômico baixos. EXPRESSA EXTENSÃO, v. 23, p. 125, 2018.

2.
ANDRADE, P. E.2017ANDRADE, P. E. ; VANZELLA, P. ; ANDRADE, O. V. C. A. ; SCHELLENBERG, E. G. . Associating Emotions with Wagner?s Music: A Developmental Perspective. Psychology of Music, v. 45, p. 752-760, 2017.

3.
BALARDIN, J. B.2017BALARDIN, J. B. ; MORAES, G. A. Z. ; FURUCHO, R. A. ; TRAMBAIOLLI, L. ; VANZELLA, P. ; BIAZOLI JUNIOR, C. E. ; SATO, J. R. . Imaging Brain Function with Functional Near-Infrared Spectroscopy in Unconstrained Environments. Frontiers in Human Neuroscience, v. 11, p. 258, 2017.

4.
WEISS, MICHAEL W.2015WEISS, MICHAEL W. ; VANZELLA, PATRÍCIA ; SCHELLENBERG, E. GLENN ; TREHUB, SANDRA E. . Pianists exhibit enhanced memory for vocal melodies but not piano melodies. The Quarterly Journal of Experimental Psychology, v. 68, p. 866-877, 2015.

5.
VANZELLA, P.;VANZELLA, PATRÍCIA2014VANZELLA, P.; Ranvaud, R. . Por dentro do ouvido absoluto: Insvestigações por neuroimagem. Percepta, v. 1, p. 51-72, 2014.

6.
VANZELLA, P.;VANZELLA, PATRÍCIA2010 VANZELLA, P.; SCHELLENBERG, E. G. . Absolute Pitch: Effects of Tmbre on Note-Naming Ability. Plos One, v. 5, p. e15449, 2010.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
VANZELLA, PATRÍCIA; YANG, P. . Béla Bartók - Divertimento para Cordas. Revista OSESP, São Paulo, p. 16 - 17, 01 jun. 2016.

2.
VANZELLA, PATRÍCIA; YANG, P. . Béla Bartók - Concerto para Viola. Revista OSESP, São Paulo, p. 33 - 33, 01 jun. 2016.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
OLIVEIRA, G. A. D. ; ANDRADE, O. V. C. A. ; ANDRADE, P. E. ; VANZELLA, P. . Investigating the Associations between Nonverbal Skills and Musical Abil ities in Children without Musical Training. In: 15th International Conference on Music Perception and Cognition (ICMPC15) & 10th Conference of the European Society for the Cognitive Sciences of Music (ESCOM10), 2018, Graz/La Plata/Montreal/Sydney. Proceedings of ICMPC15/ESCOM10. Graz, Austria: Centre for Systematic Musicology, University of Graz.. Graz, Austria: Centre for Systematic Musicology, University of Graz, 2018. p. 142-145.

2.
OLIVEIRA, G. A. D. ; ANDRADE, O. V. C. A. ; ANDRADE, P. E. ; VANZELLA, P. . Avaliando habilidades musicais e linguísticas em crianças nos estágios iniciais da alfabetização de escolas públicas brasileiras. In: XIII SImpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais, 2017, Curitiba, PR. Anais do XIII SImpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais, 2017. p. 451-459.

3.
VANZELLA, PATRÍCIA; BALARDIN, J. B. ; FURUCHO, R. A. ; SATO, J. R. . Correlatos neurais de processos cognitivos envolvidos na performance de duos de violinistas: Relato de pesquisa em fase de coleta de dados. In: XII Simposio de Cognição e Artes Musicais, 2016, Porto Alegre. Anais do SIMCAM 12, 2016.

4.
VANZELLA, P.; WEISS, M. ; SCHELLENBERG, E. G. ; TREHUB, S. . O ouvido absoluto não facilita a memorização de melodias. In: X SImpósio de Cognição e Artes Musicais, 2014, Campinas, SP. Anais do X Simpósio de Cognição e Artes Musicais ? 2014, 2014.

5.
Germano, N.G. ; VANZELLA, P. ; WERKE, M. B. ; OLIVEIRA, M. G. M. . Categorização de ouvido absoluto em estudantes de música de nível universitário das cidades de São Paulo e Brasília. In: IX Simpósio de Cognicão e Artes Musicais, 2013, Pará, PA. Anais do IX Simpósio de Cognição e Artes Musicais, 2013. p. 545-556.

6.
VANZELLA, P.; BARREIROS, M. A. ; GAMARRA, L. F. ; AMARO JR., E. . Investigating absolute pitch with neuroimaging techniques - Literature review. In: 7 SIMCAM - Simpósio de Cognição e Artes Musicais, 2011, Brasília. Cognição & Artes Musicais. Brasília: UnB, 2011. p. 47-58.

7.
Germano, N.G. ; VANZELLA, P. ; OLIVEIRA, M. G. M. . Prevalência de ouvido absoluto em estudantes de música de nível universitário das cidades de São Paulo e Brasília. In: XXI ANPPOM, 2011, Uberlândia. Anais do XXI Congresso da Anppom, 2011.

8.
VANZELLA, P.; WERKE, M. B. ; Germano, N.G. ; OLIVEIRA, M. G. M. . O ouvido absoluto: prevalência e características em duas universidades brasileiras. In: VI SIMCAM - Simpósio de Cognição e Artes Musicais, 2010, Rio de Janeiro. SIMCAM 6 - VI Simpósio de Cognição e Artes Musicais. Rio de Janeiro: Programa de Pós-Graduação em Música - UFRJ, 2010. p. 93-99.

9.
VANZELLA, P.; OLIVEIRA, M. G. M. ; WERKE, M. B. . Incidência e Categorização de Ouvido Absoluto em Estudantes de Música da Universidade de Brasília. In: IV Simpósio de Cognição e Artes Musicais - SIMCAM4 [http://www.fflch.usp.br/dl/simcam4/anais_simcam4.htm], 2008, São Paulo. Anais do IV SImpósio de Cognição e Artes Musicais, 2008.

10.
VANZELLA, P.; COLLET, G. ; FREIRE, R. D. . O uso da visão na performance orquestral com regente: Estudo preliminar. In: VII Seminário Nacional de Pesquisa em Música (SEMPEM), 2007, Goiânia, GO. Anais do VII SEMPEM. Goiânia, GO: Universidade Federal de Goiás, 2007. v. 01. p. 125-131.

11.
FREIRE, R. D. ; COLLET, G. ; VANZELLA, P. . Formas de Uso da VIsão na Performance Orquestral. In: XVII Congresso da ANPPOM [http://www.anppom.com.br/anais/anaiscongresso_anppom_2007/praticas_interpretativas/pratint_RDFreire_et_alli.pdf], 2007. Anais do XVII Congresso da ANPPOM, 2007.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
VANZELLA, P.; FRAGA, F. ; OLIVEIRA, G. A. D. ; SATO, J. R. . Stimulus Timbre Modulates Pupil Dilation During an Absolute-Pitch Test. In: Timbre Is a Many-Splendored Thing, 2018, Montreal. Timbre 2018: Timbre Is a Many-Splendored Thing. Montreal: McGill University, 2018. p. 186-187.

2.
OLIVEIRA, G. A. D. ; ANDRADE, P. E. ; ANDRADE, O. V. C. A. ; VANZELLA, P. . Investigating the associations between Nonverbal skills and Musical Abilities in Children without musical training. In: 15th International Conference on Music Perception and Cognition, 2018, Graz/La Plata/Montreal/Sydney. ICMPC15/ESCOM10: Abstract book (electronic). Graz, Austria: University of Graz, 2018. p. 307-308.

3.
BARRETO, C. ; VANZELLA, P. ; SATO, J. R. . An alternative method to group analysis of fNIRS signals from ecological experiments: An application to an emotional music induced experiment. In: 2nd International Neuroergonomics Conference, 2018, Philadelphia, EUA. Front. Hum. Neurosci. Conference Abstract: 2nd International Neuroergonomics Conference, 2018.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
BARRETO, C. ; VANZELLA, P. ; SATO, J. R. . Experimentation with naturalistic stimuli: investigating the associations between fNIRS signals and behavioral responses. In: 5th BRAINN Congress, 2018, Campinas. 5th BRAINN Congress - Brazilian Institute of Neuroscience and Neurotechnology. Campinas, SP, 2018.

2.
VANZELLA, PATRÍCIA; ANDRADE, P. E. ; ANDRADE, O. V. C. A. ; SCHELLENBERG, E. GLENN . Brazilian children?s emotional responses to Wagner?s music. In: 14th International Conference on Music Perception and Cognition, 2016, San Francisco, CA - EUA. Proceedings of the 14th International Conference on Music Perception and Cognition, 2016.

3.
MUNHOZ, R. ; MATEUS, C. ; FRAGA, F. ; VANZELLA, P. . Proposta de Estudo do Potencial Evocado Auditivo P300 para Averiguação dos Processos Cognitivos em Indivíduos com Ouvido Absoluto. In: Audio Engineering Society Brasil EXPO 2011, 2011, Sao Paulo. AES Brasil EXPO 2011, 2011.

4.
SCHELLENBERG, E. G. ; VANZELLA, P. . Explaining Variability in Absolute Pitch Ability. In: 11th International Conference on Music Perception and Cognition (Seattle, USA - Aug 23-27, 2010))[http://depts.washington.edu/icmpc11/ICMPC11_ABSTRACTS.pdf], 2010, Seattle, USA. ICMPC11-ABSTRACTS, 2010.

5.
Schellenberg, G. ; VANZELLA, P. . Absolute pitch: The pitch of voices is difficult to identify. In: Auditory Perception, Cognition, and Action Meeting, 2009, Boston, MA. APCAM 2009 8th Annual Auditory Perception, Cognition, and Action Meeting, 2009. p. 29-29.

6.
VANZELLA, P.; WERKE, M. B. ; Germano, N.G. ; OLIVEIRA, M. G. M. . Prevalence and Categories of Absolute Pitch in Music Schools in Brazil. In: International Neuropsychological Society Mid-Year Meeting 2009 - Helsinki, FInlandia [http://www.neuropsykologia.fi/ins2009/INS_MY09_Abstract.pdf], 2009, Helsinki, FInlândia. Abstracts Presented at The International Neuropsychological Society, Finnish Neuropsychological Society, Joint Mid-Year Meeting, 2009.

Apresentações de Trabalho
1.
VANZELLA, P.; NOGUEIRA, M. ; NEVES FILHO, H. B. . Neurociência, Música e Criatividade (Festival Path). 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
BARRETO, C. ; VANZELLA, P. ; SATO, J. R. . Experimentation with naturalistic stimuli: investigating the associations between fNIRS signals and behavioral responses. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
VANZELLA, P.. Evidências neurais dos papéis de líder e de seguidor em duos de violinistas. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
VANZELLA, P.. Ferramentas de pesquisa da neurociência em estudos sobre cognição musical - UNESP (Instituto de Artes). 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
VANZELLA, P.. Ferramentas de pesquisa da neurociência em estudos de cognição e emoções musicais (Hospital Albert Einstein - GETECS). 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
VANZELLA, P.. Workshop Musicalidade sob o Foco da Neurociência. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
OLIVEIRA, G. A. D. ; ANDRADE, P. E. ; ANDRADE, O. V. C. A. ; VANZELLA, P. . Using music to identify children at risk for learning disabilities: An investigation in Brazilian public schools.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
VANZELLA, P.. Um diálogo entre música e neurociência (Red Bull Station - São Paulo). 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
VANZELLA, P.. Joint action in music, emotion recognition in music and absolute pitch (Leipzig Universität). 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
VANZELLA, P.. Projeto Neurociência e Música na UFABC no ICB/USP. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
VANZELLA, P.; OLIVEIRA, G. A. D. ; FRAGA, F. ; SATO, J. R. . Using pupillometry as a tool to investigate pitch perception and identification by music students with varying degrees of absolute pitch. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
VANZELLA, PATRÍCIA; ANDRADE, P. E. ; ANDRADE, O. V. C. A. ; SCHELLENBERG, E. GLENN . Brazilian children's emotional responses to Wagner?s music. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
VANZELLA, PATRÍCIA; BALARDIN, J. B. ; FURUCHO, R. A. ; SATO, J. R. . Correlatos neurais de processos cognitivos envolvidos na performance de duos de violinistas: Relato de pesquisa em fase de coleta de dados. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
CARTHERY-GOULART, M. T. ; VANZELLA, P. . Neurociência, Música e Envelhecimento (Cinemark Shopping Attrium - Sto Andre). 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
VANZELLA, P.. Engajamento musical e seus benefícios em outras habilidades cognitivas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
WEISS, M. ; VANZELLA, P. ; SCHELLENBERG, E. G. ; TREHUB, S. . Pianists remember vocal melodies better than piano melodies (Dijon, França). 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

17.
VANZELLA, P.; WEISS, M. ; SCHELLENBERG, E. G. ; TREHUB, S. . O ouvido absoluto não facilita a memorização de melodias (Campinas, SP). 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
VANZELLA, P.. Por dentro do ouvido absoluto: Insvestigações por neuroimagem (São Bernardo do Campo, SP). 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
VANZELLA, P.. Introdução à Cognição Musical (Brasília, DF). 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

20.
OLIVEIRA, L. R. ; VANZELLA, P. ; SATO, J. R. ; FRAGA, F. . Potenciais Evocados Auditivos de Músicos Com e Sem Ouvido Absoluto: Resultados Preliminares (Santo André, SP). 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

21.
MUNHOZ, R. ; MATEUS, C. ; FRAGA, F. ; VANZELLA, P. . Proposta de Estudo do Potencial Evocado Auditivo P300 para Averiguação dos Processos Cognitivos em Indivíduos com Ouvido Absoluto (São Paulo, SP). 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

22.
Germano, N.G. ; WERKE, M. B. ; VANZELLA, P. ; OLIVEIRA, M. G. M. . Prevalence of Absolute Pitch in Music Schools in Brazil (Edinburgh, Escócia). 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

23.
Germano, N.G. ; VANZELLA, P. ; OLIVEIRA, M. G. M. . Prevalência de ouvido absoluto em estudantes de música de nível universitário das cidades de São Paulo e Brasília (Uberlândia, MG). 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
VANZELLA, P.; BARREIROS, M. A. ; GAMARRA, L. F. ; AMARO JR., E. . Investigating absolute pitch with neuroimaging techniques (Brasília, DF). 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
VANZELLA, P.; WERKE, M. B. ; Germano, N.G. ; OLIVEIRA, M. G. M. . O ouvido absoluto: prevalência e características em duas universidades brasileiras (RIo de Janeiro, RJ). 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

26.
SCHELLENBERG, E. G. ; VANZELLA, P. . Explaining Variability in Absolute Pitch (Seattle, EUA). 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

27.
Schellenberg, G. ; VANZELLA, P. . Absolute pitch: The pitch of voices is difficult to identify (Boston, EUA). 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

28.
VANZELLA, P.; WERKE, M. B. ; Germano, N.G. ; OLIVEIRA, M. G. M. . Prevalence and Categories of Absolute Pitch in Music Schools in Brazil (Helsinki, FInlândia). 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

29.
VANZELLA, P.; OLIVEIRA, M. G. M. ; WERKE, M. B. . Incidência e categorização de de ouvido absoluto em estudantes de música da Universidade de Brasília (São Paulo, SP). 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

30.
FREIRE, R. D. ; COLLET, G. ; VANZELLA, P. . Formas de uso da visão na performance orquestral (São Paulo, SP). 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

31.
VANZELLA, P.; COLLET, G. ; FREIRE, R. D. . O uso da visão na performance orquestral com regente: Estudo preliminar (Goiânia, GO). 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
VANZELLA, P.. Escuta Só - documenttário sobre ouvido absoluto produzido pela Universidade Anhembi Morumbi (link: http://www.youtube.com/watch?v=h9JIt3VXHUo). 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
VANZELLA, P.. Programa 'Personal Profiles' - Beijing Cable TV (China). 1997. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Redes sociais, websites e blogs
1.
VANZELLA, P.. Projeto Neurociência e Música na UFABC. 2015. (Site).

2.
VANZELLA, P.. Neurociência e Música na UFABC no Facebook. 2015; Tema: Neurociência e Música na UFABC. (Rede social).


Demais tipos de produção técnica

Produção artística/cultural
Música
1.
VANZELLA, P.; SAVYTZKY, A. . Concerto do Duo Vanzella-Savytzky (Biblioteca Mário de Andrade, São Paulo). 2018. Interpretação.

2.
VANZELLA, P.; SAVYTZKY, A. . Concerto do Duo Vanzella-Savytzky (Biblioteca Brasiliana, USP - São Paulo). 2018. Interpretação.

3.
VANZELLA, P.; SAVYTZKY, A. . Concerto do Duo Vanzella-Savytzky (Curitiba). 2018. Interpretação.

4.
VANZELLA, PATRÍCIA; SAVYTZKY, A. ; SATO, J. R. . Concerto 'Música em seu Cérebro' com Duo Vanzella-Savytzky na I Semana de Arte, Cultura e Tecnologia da UFABC. 2018. Interpretação.

5.
VANZELLA, P.; GUSHIKEM, E. K. ; SATO, J. R. ; ROCHA, A. . Concerto Sináptico II - em parceria com a Orquestra Sinfônica de Santo André. 2017. Interpretação.

6.
VANZELLA, PATRÍCIA; KRUG, M. F. . Concerto com Cantilena Ensemble - São Paulo (Auditório do Clube Pinheiros). 2015. Interpretação.

7.
VANZELLA, PATRÍCIA; GUSHIKEM, E. K. . Concerto Sináptico - Concerto-Palestra a Dois Pianos. 2015. Interpretação.

8.
VANZELLA, P.; KRUG, M. F. . Concerto com Cantilena Ensemble - SESI Paulista (06/04/14). 2014. Interpretação.

9.
GUSHIKEM, E. K. ; VANZELLA, P. . Concerto a Dois Pianos - Auditório do Depto Música UnB. 2014. Interpretação.

10.
VANZELLA, P.. Concerto com Cantilena Ensemble - Sala São Paulo (05/03/13). 2013. Interpretação.

11.
VANZELLA, P.; GUSHIKEM, E. K. . Concerto a Dois Pianos - Brasília, DF - Auditório Depto de Música da UnB. 2013. Interpretação.

12.
VANZELLA, P.. Concerto com Cantilena Ensemble - III Festival Internacional de Musica Erudita de Piracicaba (23/07/2012). 2012. Interpretação.

13.
VANZELLA, P.; KRUG, M. F. . Recital do Duo KRUG-VANZELLA - Fundação Maria Luísa e Oscar Americano, São Paulo (05/08/2012). 2012. Interpretação.

14.
VANZELLA, P.. Concerto com Cantilena Ensemble - MASP (04/12/2012). 2012. Interpretação.

15.
VANZELLA, P.. Concerto com Cantilena Ensemble - Teatro São Carlos, Caxias do Sul, RS (16/11/12). 2012. Interpretação.

16.
VANZELLA, P.. Concerto com Cantilena Ensemble - Teatro Municipal de Araxá, MG (19/12/12). 2012. Interpretação.

17.
VANZELLA, P.; KRUG, M. F. . Recital do Duo KRUG-VANZELLA - Brasília (02/12/2011). 2011. Interpretação.

18.
VANZELLA, P.. Concerto com Cantilena Ensemble - São Paulo (MASP, 22/11/2011). 2011. Interpretação.

19.
VANZELLA, P.; GUSHIKEM, E. K. ; TORT, C. B. ; ABREU, F. . Geometrias Sonoras - Dois Pianos e Percussão - São Paulo (MASP, 29/11/2011). 2011. Interpretação.

20.
VANZELLA, P.; GUSHIKEM, E. K. ; TORT, C. B. ; ABREU, F. . Geometrias Sonoras - Dois Pianos e Percussão - Brasíla (Auditório DepMus-UnB), 26/10/2011). 2011. Interpretação.

21.
VANZELLA, P.; KRUG, M. F. . Recital do Duo Krug-Vanzella - SESI Osasco (19/03/2010). 2010. Interpretação.

22.
VANZELLA, P.; KRUG, M. F. . Recital do Duo Krug-Vanzella - SESI Santo André (10/09/2010). 2010. Interpretação.

23.
VANZELLA, P.; KRUG, M. F. . Recital do Duo Krug-Vanzella - SESI Piracicaba (01/10/2010). 2010. Interpretação.

24.
VANZELLA, P.; KRUG, M. F. . Recital do Duo Krug-Vanzella - SESI Santos (08/10/2010). 2010. Interpretação.

25.
VANZELLA, P.; GUSHIKEM, E. K. ; TORT, C. B. ; ABREU, F. . Geometrias Sonoras - Dois Pianos e Percussão (MASP - São Paulo, 19/10/2010). 2010. Interpretação.

26.
VANZELLA, P.; GUSHIKEM, E. K. ; TORT, C. B. ; ABREU, F. . Geometrias Sonoras - Dois Pianos e Percussão (SESI Paulista - São Paulo, 24/10/2010). 2010. Interpretação.

27.
VANZELLA, P.; KRUG, M. F. . Recital do Duo Krug-Vanzella - MASP (09/12/2010). 2010. Interpretação.

28.
VANZELLA, P.. Concerto com Cantilena Ensemble - Quatro Estaciones Portenãs, Astor Piazzolla (SESI Paulista, 19/12/2010). 2010. Interpretação.

29.
KRUG, M. F. ; VANZELLA, P. ; SAVYTZKY, A. . Concerto do Trio Krug-Vanzella-Savytzky - SESI Sorocaba (01/05/2009). 2009. Interpretação.

30.
KRUG, M. F. ; VANZELLA, P. ; SAVYTZKY, A. ; BANDEL, R. . Concerto do Trio Krug-Vanzella-Savytzky + Renato Bandel (violista convidado) - MASP (São Paulo, 05/05/2009). 2009. Interpretação.

31.
KRUG, M. F. ; VANZELLA, P. ; SAVYTZKY, A. . Concerto do Trio Krug-Vanzella-Savytzky - SESI Paulista (São Paulo, 03/05/2009). 2009. Interpretação.

32.
KRUG, M. F. ; VANZELLA, P. ; SAVYTZKY, A. ; BANDEL, R. . Concerto do Trio Krug-Vanzella-Savytzky + Renato Bandel (violista convidado) - Capela Sta. Maria (Curitiba, 06/05/2009). 2009. Interpretação.

33.
KRUG, M. F. ; VANZELLA, P. ; SAVYTZKY, A. ; BANDEL, R. . Concerto do Trio Krug-Vanzella-Savytzky + Renato Bandel (violista convidado) - Capela Sta. Maria (Curitiba, 08/05/2009). 2009. Interpretação.

34.
KRUG, M. F. ; VANZELLA, P. ; SAVYTZKY, A. . Concerto do Trio Krug-Vanzella-Savytzky -Teatro Positivo (Curitiba,10/05/2009). 2009. Interpretação.

35.
VINECKA, L. ; VANZELLA, P. . Recital Duo Ludmila Vinecka & Patricia Vanzella (violino/piano) - Teatro Pró Arte, Juiz de Fora (MG) 09/09/2009. 2009. Interpretação.

36.
KRUG, M. F. ; VANZELLA, P. ; SAVYTZKY, A. . Concerto do Trio Krug-Vanzella-Savytzky (MASP-São Paulo, SP). 2009. Interpretação.

37.
KRUG, M. F. ; VANZELLA, P. ; SAVYTZKY, A. . Concerto do Trio Krug-Vanzella-Savytzky; SESI-Santos,SP (23/10/2009). 2009. Interpretação.

38.
KRUG, M. F. ; VANZELLA, P. ; SAVYTZKY, A. . Concerto do Trio Krug-Vanzella-Savytzky (Teatro Municipal - Botucatu, SP - 19/11/2009). 2009. Interpretação.

39.
KRUG, M. F. ; VANZELLA, P. ; SAVYTZKY, A. . Concerto do Trio Krug-Vanzella-Savytzky & Leona Cavalli (Brasília, DF - 01/12/2009). 2009. Interpretação.

40.
KRUG, M. F. ; VANZELLA, P. ; SAVYTZKY, A. . Concerto do Trio Krug-Vanzella-Savytzky & Leona Cavalli (S. José dos Campos, SP - 02/12/2009). 2009. Interpretação.

41.
KRUG, M. F. ; VANZELLA, P. ; SAVYTZKY, A. . Concerto do Trio Krug-Vanzella-Savytzky (Piracicaba, SP - 03/12/2009). 2009. Interpretação.

42.
KRUG, M. F. ; VANZELLA, P. ; SAVYTZKY, A. . Concerto do Trio Krug-Vanzella-Savytzky (Moscow International Performing Arts Center, Russia - 08/12/2009). 2009. Interpretação.

43.
VANZELLA, P.; RAIOL, L. ; GUERRA VICENTE, Augusto . Concerto do "Trio Vanzella - Raiol - Guerra Vicente"; Casa Thomas Jefferson, Brasília, DF. 2008. Interpretação.

44.
VANZELLA, P.; KRUG, M. F. ; SAVYTZKY, A. . Concerto "Trio Krug-Vanzella-Savytzky", São Miguel Paulista, SP (Concertos pelo Brasil - Votorantim) 14/04/2008. 2008. Interpretação.

45.
VANZELLA, P.; KRUG, M. F. ; SAVYTZKY, A. . Concerto "Trio Krug-Vanzella-Savytzky" - Jacareí, SP (Concertos pelo Brasil - Votorantim) 05/04/2008. 2008. Interpretação.

46.
VANZELLA, P.; VINECKA, L. ; COHEN, C. ; COLLET, G. ; VICENTE, A. G. . Quarteto de Brasília & Patricia Vanzella - SESI Mauá, SP - 09/05/2008. 2008. Interpretação.

47.
VANZELLA, P.; Stegmann, B. ; RIOS, N. ; JAFFÉ, M. ; SUETHOLZ, R. . Ensemble São Paulo & Patricia Vanzella - São Paulo, SP (Centro Cultural Banco do Brasil). 2008. Interpretação.

48.
Stegmann, B. ; RIOS, N. ; JAFFÉ, M. ; SUETHOLZ, R. ; VANZELLA, P. . Ensemble São Paulo & Patrícia Vanzella - Piracicaba, SP (Teatro Municipal). 2008. Interpretação.

49.
VANZELLA, P.; VINECKA, L. . Recital vilino e piano - São Paulo, SP (MASP). 2008. Interpretação.

50.
VANZELLA, P.; GUSHIKEM, E. K. . Concerto a Dois Pianos - Brasília, DF (Auditório Depto de Música da UnB). 2008. Interpretação.

51.
KRUG, M. F. ; SAVYTZKY, A. ; VANZELLA, P. . Concerto do Trio Krug-Vanzella-Savytzky - SESI Mauá, SP (21/11/2008). 2008. Interpretação.

52.
KRUG, M. F. ; VANZELLA, P. ; SAVYTZKY, A. . Concerto do Trio Krug-Vanzella-Savytzky - MASP (São Paulo, SP - 25/11/2008). 2008. Interpretação.

53.
SAVYTZKY, A. ; VANZELLA, P. ; KRUG, M. F. . Concerto do Trio Krug-Vanzella-Savytzky (Porto Alegre, RS - 27/11/2008). 2008. Interpretação.

54.
VANZELLA, P.; KRUG, M. F. ; SAVYTZKY, A. . Concerto do Trio Krug-Vanzella-Savytzky - SESI Osasco, SP (05/12/2008). 2008. Interpretação.

55.
VANZELLA, P.; VINECKA, L. ; COHEN, C. ; COLLET, G. ; GUERRA-VICENTE, A. . Quarteto de Brasília & Patricia Vanzella - Série Orquestra em Câmara - Teatro Nacional Claudio Santoro - Brasília, DF - 02/07/2008. 2008. Interpretação.

56.
VANZELLA, P.; RAIOL, L. ; GUERRA VICENTE, Augusto . Concerto do Trio "Vanzella-Raiol-Guerra Vicente" - Auditório do Departamento de Música da Universidade de Brasília. 2007. Interpretação.

57.
VANZELLA, P.; VINECKA, L. ; COHEN, C. ; COLLET, G. ; VICENTE, A. G. . Quarteto de Brasília & Patrícia Vanzella - Centro Cultural São Paulo - 16/08/07. 2007. Interpretação.

58.
VANZELLA, P.; VINECKA, L. ; COHEN, C. ; COLLET, G. ; VICENTE, A. G. . Quarteto de Brasília & Patrícia Vanzella - SESI Osasco - 17/08/07. 2007. Interpretação.

59.
VANZELLA, P.; VINECKA, L. ; COHEN, C. ; COLLET, G. ; VICENTE, A. G. . Quarteto de Brasília & Patrícia Vanzella - Mosteiro de São Bento - São Paulo, 20/08/07. 2007. Interpretação.

60.
VANZELLA, P.; GUERRA VICENTE, Augusto ; RAIOL, L. . Concerto do Trio "Vanzella - Raiol - Guerra Vicente" - Mosteiro de São Bento (São Paulo,17/09/07). 2007. Interpretação.

61.
VANZELLA, P.; RAIOL, L. ; GUERRA VICENTE, Augusto . Concerto do Trio " Vanzella - Raiol - Guerra Vicente" - Teatro do SESI (Santo André, 14/09/07). 2007. Interpretação.

62.
VANZELLA, P.; RAIOL, L. ; GUERRA VICENTE, Augusto . Concerto do Trio " Vanzella - Raiol - Guerra Vicente" - Centro Cultural São Paulo (13/09/07). 2007. Interpretação.

63.
VANZELLA, P.; SILVA, T. C. R. . Recital Piano e Violoncelo - Série Aquarela da Orquestra Sinfônica da USP - São Paulo (13/11/2007). 2007. Interpretação.

64.
VANZELLA, P.; RAIOL, L. ; Guerra-Vicente, A. . Concerto do "Trio Vanzella - Raiol - Guerra Vicente "- Casa Thomas Jefferson (Brasília). 2006. Interpretação.

65.
VANZELLA, P.; SILVA, T. C. R. . Recital de Violoncelo e Piano - Espaço Musical Eszterháza (São Paulo). 2006. Interpretação.

66.
VANZELLA, P.; SILVA, T. C. R. . Recital de Piano e Violoncelo - Auditório do Departamento de Música da UnB (Brasília). 2006. Interpretação.

67.
VANZELLA, P.; SILVA, T. C. R. . Recital de Violoncelo e Piano - FIB 2006 (Festival Internacional de Brasília) - Teatro Nacional (Brasília). 2006. Interpretação.

68.
VANZELLA, P.; RAIOL, L. ; Guerra-Vicente, A. . Recital do Trio Vanzella - Raiol - Guerra Vicente; Temporada UnB de Música de Câmara; Teatro Nacional (Brasília). 2006. Interpretação.

69.
VANZELLA, P.; Guerra-Vicente, A. ; RAIOL, L. ; BENTLEY, I. ; PAULINYI, Z. . Centenário de Nascimento de Shostakovich - Recital de Trio e Canções - Auditório do Departamento de Música da UnB (Brasília). 2006. Interpretação.

70.
VANZELLA, P.; COLLET, G. ; BENTLEY, I. ; Guerra-Vicente, A. ; PAULINYI, Z. . Recital de Música de Câmara Vocal - Teatro Nacional (Brasília). 2006. Interpretação.

71.
VANZELLA, P.; RAIOL, L. ; GUERRA VICENTE, Augusto . Recital do Trio Vanzella-Raiol-Guerra Vicente; Auditório da UnB (Brasília). 2006. Interpretação.

72.
VANZELLA, P.. Recital de Violoncelo e Piano - Auditório do Instituto de Artes da UNICAMP (Campinas). 2005. Interpretação.

73.
VANZELLA, P.. Recital de Canto e Piano - 1º. Festival Internacional de Inverno de Brasília - Teatro Nacional (Brasília). 2005. Interpretação.

74.
VANZELLA, P.. Recital de Música de Câmara - 1º Festival Internacional de Inverno de Brasília - Teatro Nacional (Brasília). 2005. Interpretação.

75.
VANZELLA, P.. Recital de Música de Câmara - Ward Hall (Washington, EUA). 2005. Interpretação.

76.
VANZELLA, P.. Recital de Música de Câmara - Grandes Obras da Música de Câmara do Século XX - Teatro Nacional (Brasília). 2005. Interpretação.

77.
VANZELLA, P.. Recital de Música de Câmara ? Quarteto Olivier Messiaen - Casa Thomas Jefferson (Brasília). 2005. Interpretação.

78.
VANZELLA, P.. Homenagem a Béla Bartók ? Recital de Música de Câmara - Teatro Nacional (Brasília). 2004. Interpretação.

79.
VANZELLA, P.. O Romantismo Alemão na Música de Câmara ? Mendelssohn e Brahms - Teatro Nacional (Brasília). 2004. Interpretação.

80.
VANZELLA, P.. Recital de Música de Câmara ? Obras de Béla Bartók - Auditório do Departamento de Música da UnB (Brasília). 2004. Interpretação.

81.
VANZELLA, P.. Recital de Música de Câmara - Auditório do Departamento de Música da UnB (Brasília). 2004. Interpretação.

82.
VANZELLA, P.. Homenagem a Béla Bartók - Recital de Música de Câmara -Auditório da Escola de Música de Brasília. 2004. Interpretação.

83.
VANZELLA, P.. Recital duo piano e violoncelo - Auditório do Colégio Santo Américo (São Paulo). 2004. Interpretação.

84.
VANZELLA, P.. Homenagem a Johannes Brahms ? Recital de Música de Câmara - Auditório do Departamento de Música da UnB (Brasília). 2003. Interpretação.

85.
VANZELLA, P.. Música do Século Vinte - Recital de Música de Câmara - Auditório do Departamento de Música da UnB (Brasília). 2003. Interpretação.

86.
VANZELLA, P.. Música do Século Vinte ? Recital de Música de Câmara - Auditório da Escola de Música de Brasília. 2003. Interpretação.

87.
VANZELLA, P.. Recital de Música de Câmara (Trio) - Auditório do Departamento de Música da UnB (Brasília). 2003. Interpretação.

88.
VANZELLA, P.; COLLET, G. . Recital duo piano e viola - Auditório do Departamento de Música da UnB (Brasília). 2003. Interpretação.

89.
VANZELLA, P.. Recital duo piano e violoncelo - Auditório do Departamento de Música da UnB (Brasília). 2003. Interpretação.

90.
VANZELLA, P.. Recital Dois Pianos e Percussão - Temporada UnB de Música de Câmara - Teatro Nacional (Brasília). 2003. Interpretação.

91.
VANZELLA, P.. Recital de Música de Câmara (Trio) - Auditório do Departamento de Música da UnB (Brasília). 2002. Interpretação.

92.
VANZELLA, P.; FREIRE, R. D. . Recital duo piano e clarineta - Auditório do Departamento de Música da UnB (Brasília). 2002. Interpretação.

93.
VANZELLA, P.. Recital Canto e Piano - Ward Hall (Washington, EUA). 2001. Interpretação.

94.
VANZELLA, P.. Recital Música de Câmara Vocal - Ward Hall (Washington, EUA). 2001. Interpretação.

95.
VANZELLA, P.. Recital duo piano e violino - Brazilian American Cultural Institute (Washington, EUA). 2001. Interpretação.

96.
VANZELLA, P.. Recital de Música de Câmara - Ward Hall (Washington, EUA). 2000. Interpretação.

97.
VANZELLA, P.. Recital de Música de Câmara - Ward Hall (Washington, EUA). 2000. Interpretação.

98.
VANZELLA, P.. Solista da Orquestra Sinfônica da USP - Anfiteatro Camargo Guarnieri (São Paulo). 2000. Interpretação.

99.
VANZELLA, P.. Recital de Música de Câmara - Ward Hall (Washington, EUA). 1999. Interpretação.

100.
VANZELLA, P.. Recital de Piano - Ward Hall (Washington, EUA). 1998. Interpretação.

101.
VANZELLA, P.. Participação em recital - Ward Hall (Washington, EUA). 1998. Interpretação.

102.
VANZELLA, P.. Recital de Piano - Beijing Concert Hall (Pequim, China). 1997. Interpretação.

103.
VANZELLA, P.. Recital Duo Pianístico - Casa Thomas Jefferson (Brasília). 1997. Interpretação.

104.
VANZELLA, P.; GUSHIKEM, E. K. . Recital Duo Pianístico - Embaixada de Portugal (Brasília). 1997. Interpretação.

105.
VANZELLA, P.. Recital Duo Pianístico ? Obras Primas do Século Vinte - Auditório do Departamento de Música da UnB (Brasília). 1996. Interpretação.

106.
VANZELLA, P.. Solista da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo - Memorial da América Latina (São Paulo). 1996. Interpretação.

107.
VANZELLA, P.. Recital com o Quarteto de Brasília - Conservatório Central da Província de Jilin (Changchun, China). 1995. Interpretação.

108.
VANZELLA, P.. Recital com o Quarteto de Brasília - Beijing Concert Hall (Pequim, China). 1995. Interpretação.

109.
VANZELLA, P.. Recital com o Quarteto de Brasília - Central Theater of the Jilin Province (Changchun, China). 1995. Interpretação.

110.
VANZELLA, P.. Recital duo trombone e piano - Auditório do Departamento de Música da UnB (Brasília). 1995. Interpretação.

111.
VANZELLA, P.. Recital Duo Pianístico - Bartók/Stravinsky - Auditório do Departamento de Música da UnB (Brasília). 1994. Interpretação.

112.
VANZELLA, P.. Recital Duo Pianístico ? Música no Século XX - Teatro Nacional (Brasília). 1994. Interpretação.

113.
VANZELLA, P.. Recital Duo Pianístico - Obras Primas do Século XX - Auditório do Departamento de Música da UnB (Brasília). 1994. Interpretação.

114.
VANZELLA, P.. Solista da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro - Teatro Nacional (Brasília). 1994. Interpretação.

115.
VANZELLA, P.. Solista da Sinfonietta da Universidade de Brasília - Auditório do Departamento de Música da UnB (Brasília). 1994. Interpretação.

116.
VANZELLA, P.. Solista da Sinfonietta da Universidade de Brasília - Casa Thomas Jefferson (Brasília). 1994. Interpretação.

117.
VANZELLA, P.. Recital com o Quarteto de Brasília - Festival de Cultura Brasil-Alemanha - Teatro Nacional (Brasília). 1993. Interpretação.

118.
VANZELLA, P.. Recital com o Quarteto de Brasília - Auditório do Departamento de Música da UnB (Brasília). 1993. Interpretação.

119.
VANZELLA, P.. Recital com o Quarteto de Brasília - Auditório do Departamento de Música da UnB (Brasília). 1993. Interpretação.

120.
VANZELLA, P.. Recital com o Quarteto de Brasília - Auditório do Departamento de Música da UnB (Brasília). 1992. Interpretação.

121.
VANZELLA, P.. Recital com o Quarteto de Brasília - Auditório do Departamento de Música da UnB (Brasília). 1992. Interpretação.

122.
VANZELLA, P.. Recital duo trombone e piano - Auditório do Departamento de Música da UnB (Brasília). 1992. Interpretação.

123.
VANZELLA, P.. Recital duo trombone e piano - Auditório do Departamento de Música da UnB (Brasília). 1991. Interpretação.

124.
VANZELLA, P.. Participação em Concerto Comemorativo - Dvorák - Teatro Nacional (Brasília). 1991. Interpretação.

125.
VANZELLA, P.. Concerto Operático com piano obbligato - László Vidovszky - Galeria Nacional (Budapeste, Hungria). 1988. Interpretação.

126.
VANZELLA, P.. Recital Duo Pianístico - Academia Béla Bartók (Budapeste, Hungria). 1988. Interpretação.

127.
VANZELLA, P.. Recital com o Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo - Teatro Cacilda Becker (S. Bernardo do Campo, SP). 1986. Interpretação.

128.
VANZELLA, P.. Recital com o Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo - Auditório do MASP (São Paulo). 1986. Interpretação.

129.
VANZELLA, P.. Participação em Concerto com o Grupo de Percussão do XVI Festival de Inverno de Campos do Jordão - Auditório de Campos do Jordão. 1985. Interpretação.

130.
VANZELLA, P.. Solista da Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo - Anfiteatro Camargo Guarnieri (São Paulo). 1985. Interpretação.

131.
VANZELLA, P.. Solista da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre - Teatro da OSPA (Porto Alegre). 1985. Interpretação.

132.
VANZELLA, P.. Solista da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo - Teatro de Cultura Artística (São Paulo). 1985. Interpretação.

133.
VANZELLA, P.. Solista da Orquestra Sinfônica do Recife - Teatro Santa Izabel (Recife). 1985. Interpretação.

134.
VANZELLA, P.. Participação em Recital Comemorativo do Centenário de Alban Berg - Auditório de Campos do Jordão. 1985. Interpretação.

135.
VANZELLA, P.. Solista da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre - Teatro da OSPA (Porto Alegre). 1984. Interpretação.

136.
VANZELLA, P.. Solista da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre - Teatro da OSPA (Porto Alegre). 1984. Interpretação.

137.
VANZELLA, P.. Solista da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo - Teatro de Cultura Artística (São Paulo). 1984. Interpretação.

138.
VANZELLA, P.. Participação em Recital - Auditório de Campos do Jordão. 1984. Interpretação.

139.
VANZELLA, P.. Participação em Recital com o grupo de percussão do XV Festival de Inverno de Campos do Jordão. 1984. Interpretação.

140.
VANZELLA, P.. Solista da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre - Auditório da PUC (Porto Alegre). 1983. Interpretação.

141.
VANZELLA, P.. Solista da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo - Teatrto de Cultura Artística (São Paulo). 1983. Interpretação.

Outras produções artísticas/culturais
1.
VANZELLA, P.; GUSHIKEM, E. K. ; Tort Carlos ; DONATO, M. . TV Senado - Gravação ao vivo da Sonata para Dois Pianos e Percussão de Béla Bartók. 2002 (Gravação ao vivo).

2.
VANZELLA, P.. Beijing Cable TV - Entrevista no Programa 'Personal Profiles'. 1997 (Entrevista).

3.
VANZELLA, P.; TOFFANO, M. J. . Rádio e Televisão Cultura + OSESP - Gravação ao vivo do Concerto para dois pianos de W. A. Mozart (K 365). 1996 (Gravação ao vivo).

4.
VANZELLA, P.. Participação em gravação de CD com obras de compositores brasileiros - IdA/UnB. 1994 (Gravação CD).

5.
VANZELLA, P.; VINECKA, L. ; COLLET, G. ; COHEN, C. ; GUERRA-VICENTE, A. . Brasília Super Rádio FM - Gravação ao vivo do Quinteto de J. Brahms (op. 34), com o Quarteto de Brasília. 1993 (Gravação ao vivo).

Demais trabalhos
1.
VANZELLA, P.. ?A Música Americana Atual?. 1995 (Coordenação de Curso) .

2.
VANZELLA, P.. Participação na Gravação de CD com obras de professores compositores do Departamento de Música da UnB. 1994 (Gravação de CD) .

3.
VANZELLA, P.. "Interpretação e Técnica Pianística. 1993 (Coordenação de Seminário) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
Ranvaud, R.; VANZELLA, P.; GALVES, J. A.; FRAGA, F.. Participação em banca de Fernando Araújo Najman. Percepção sensorial em contexto musical. 2017. Dissertação (Mestrado em Fisiologia Humana e Biofísica) - Instituto de Ciências Biomédicas - Universidade de São Paulo.

2.
BORTZ, G.; VANZELLA, P.; MOREIRA, A. L. C.. Participação em banca de Nayana Di Giuseppe Germano. Em busca de uma definição para o fenômeno do ouvido absoluto. 2015. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Teses de doutorado
1.
QUEIROZ, C. M. T.; LEAO, E. K. S.; ARAUJO, E. S.; FIGUEROLA, W. B.; VANZELLA, P.. Participação em banca de Raphael Bender Chagas Leite. Aspectos comportamentais e eletrofisiológicos da percepção de alturas sonoras: Um estudo sobre "ouvido absoluto". 2017. Tese (Doutorado em NEUROCIÊNCIAS) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

2.
MOREIRA, A. L. C.; MANZOLLI, J.; IAZZETTA, F. H. O.; COSTA, R. L. M.; VANZELLA, P.. Participação em banca de Pedro Paulo Köhler Bondesan dos Santos. Percepção métrica: estudando a percepção do ritmo musical através de experimentos psicofísicos. 2017. Tese (Doutorado em Música) - Escola de Comunicações e Artes - Universidade de São Paulo.

3.
VANZELLA, P.; FIGUEIREDO, F. L.; COSTA, M. F.; JOSELEVITCH, C.. Participação em banca de Fabrizio Veloso Rodrigues. O processamento de informação ritmica em pessoas com ouvido absoluto. 2017. Tese (Doutorado em Neurociências e Comportamento) - USP - Instituto de Psicologia.

4.
VANZELLA, P.; Thompson, W. F.; Nogueira, M. I.; Mcilwain, D. J. F.; Ranvaud, R.. Participação em banca de Thenille Braun Janzen. Rythmic movement: The role of expectancy and skill in event and emerging timing. 2014. Tese (Doutorado em Neurociências e Comportamento) - USP - Instituto de Psicologia.

5.
Xavier, G.F; Ranvaud, R.; Ribeiro do Valle, L.E.; BUENO, J. L. O.; Guerra, L. B.; VANZELLA, P.; Helene, A. F.. Participação em banca de Felipe Viegas Rodrigues. Orientação encoberta da atenção visual em não-músicos e músicos com estudo formal em música (suplente). 2011. Tese (Doutorado em Fisiologia) - Universidade de São Paulo.

Qualificações de Doutorado
1.
Ranvaud, R.; VANZELLA, P.; FIGUEIREDO, F. L.. Participação em banca de Fabrizio Veloso Rodrigues. O processamento de informação rítmica em pessoas com ouvido absoluto. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Neurociências e Comportamento) - Universidade de São Paulo.

2.
Ranvaud, R.; BALDO, M. V. C.; VANZELLA, P.. Participação em banca de Thenille Braun Janzen. The role of expectancy in motor timing: effects of unexpected changes in auditory feedback on sensorimotor synchronization. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Neurociências e Comportamento) - USP - Instituto de Psicologia.

Qualificações de Mestrado
1.
BIAZOLI JUNIOR, C. E.; PIMENTA, M. A. M.; FRAGA, F.; VANZELLA, P.. Participação em banca de Edgard Pereira Neves. Processamento semântico de verbos figurativos: Evidências comportamentais e eletrofisiológicas (suplente). 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Neurociência e Cognição) - Universidade Federal do ABC.

2.
BORTZ, G.; MOREIRA, A. L. C.; VANZELLA, P.. Participação em banca de Nayana Di Giuseppe Germano. Em busca de uma definição para o fenômeno do Ouvido Absoluto. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
CARTHERY-GOULART, M. T.; VANZELLA, P.; PEREIRA, L.. Banca de Processo Seletivo Simplificado de docentes visitantes na área de Cognição. 2016. Universidade Federal do ABC.

2.
TARQUINIO, D.; PEREIRA, F. S.; VANZELLA, P.. Banca para contratação de Professor Substituto - Área Piano - UnB. 2013. Departamento de Música da Universidade de Brasília.

3.
VASCONCELLOS, R.; VANZELLA, P.; SALLES, B.. Banca para seleção de Professor Substituto na área de piano. 2009. Departamento de Música da Universidade de Brasília.

4.
MENDES, S. N.; VANZELLA, P.; NEDIALKOV, B. I.. Banca para seleção de Professor Substituto na área Piano e Estruturação Musical. 2009. Departamento de Música da Universidade de Brasília.

5.
COLLET, G.; VANZELLA, P.; OLIVEIRA, A.. Banca para seleção de Professor Substituto Área de Violoncelo - UnB. 2008.

6.
COLLET, G.; VANZELLA, P.; OLIVEIRA, A.. Banca para seleção de Professor Substituto na Área de Piano e Estruturação Musical - UnB. 2008.

7.
VANZELLA, P.; TARQUINIO, D.; VASCONCELLOS, R.. Banca para seleção de Professor Substituto na Área de Violino e Estruturação Musical - UnB. 2007. Universidade de Brasília.

8.
VANZELLA, P.. Banca para seleção de Professor Assistente - disciplina: Prática de Repertório de Canto. 2005. Universidade de São Paulo.

9.
COLLET, G.; VANZELLA, P.; FREIRE, R. D.. Banca para seleção de Professor Assistente - área: Violino. 2005. Universidade de Brasília.

10.
VANZELLA, P.; VINECKA, L.; GUSHIKEM, E. K.. Banca para seleção de Professor Substituto - área: Prática de Acompanhamento e Música de Câmara. 1995. Universidade de Brasília.

11.
VANZELLA, P.; FRASUNKIEWICZ, J. V.; VINECKA, L.. Banca para seleção de Professor Substituto - área: Correpetição e Prática de Acompanhamento. 1994. Universidade de Brasília.

12.
VANZELLA, P.; MARCO, C. S.; MONTANDON, M. I.. Banca para seleção de Professor Substituto - área: Introdução à Música I e II e Percepção. 1994.

Outras participações
1.
VANZELLA, P.; FRAGA, F.. Comissão de Seleção do Programa de Pós Graduação em Neurociência e Cognição da UFABC. 2017. Universidade Federal do ABC.

2.
VANZELLA, P.; ANTUNES, J. F.; MARCO, C. S.; JUNKER, D.; CASTRO, B. M.; MELLO, C. E. V.. Comissão de pós graduação para apresentação de proposta de implantação de mestrado na área de música. 1995. Universidade de Brasília.

3.
VANZELLA, P.; ARSKY FILHO, V. C.; MELLO, C. E. V.. Comissão para análise e parecer de revalidação de diploma. 1994. Universidade de Brasília.

4.
VANZELLA, P.; MENDES, S. N.; MONTANDON, M. I.; CASTRO, B. M.. Comissão para revisão dos currículos dos cursos de Licenciatura e de Bacharelado em Música. 1994. Universidade de Brasília.

5.
VANZELLA, P.; SCHWEIZER, H.. Comissão para coordenação do concerto comemorativo do aniversário da UnB. 1993. Universidade de Brasília.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
2nd International Neuroergonomics Conference. An alternative method to group analysis of fNIRS signals from ecological experiments: An application to an emotional music induced experiment. 2018. (Congresso).

2.
Timbre Conference. Stimulus Timbre Modulates Pupil Dilation During an Absolute - Pitch Test. 2018. (Congresso).

3.
Auditory Perception Cognition and Action Meeting.Using pupillometry as a tool to investigate pitch perception and identification by music students with varying degrees of absolute pitch. 2017. (Encontro).

4.
Grupo Sant'Anna Gomes de Estudos Musicológicos - ICB/USP.Apresentação das atividades de ensino, pesquisa e extensão do Projeto Neurociência Música na UFABC. 2017. (Encontro).

5.
IV Brazilian Meeting on Brain and Cognition. Music and emotion: associating fNIRS signals and behavioral response. 2017. (Congresso).

6.
Music and Eye Tracking Conference. 2017. (Congresso).

7.
The Neurosciences and Music Conference VI. Using music to identify children at risk for learning disabilities: An investigation in Brazilian public schools. 2017. (Congresso).

8.
XIII Simpósio de Cognição e Artes Musicais.Avaliando habilidades musicais e linguísticas em crianças nos estágios iniciais da alfabetização de escolas públicas brasileiras. 2017. (Simpósio).

9.
14th International Conference on Music Perception and Cognition. Brazilian children's emotional responses to Wagner?s music. 2016. (Congresso).

10.
Caminhando para a Saúde - Evento Cinemark.Neurociência, Música e Envelhecimento. 2016. (Encontro).

11.
II Congresso de Extensão Universitária da UFABC. Atividades de Extensão do Projeto Neurociência e Música na UFABC. 2016. (Congresso).

12.
II Congresso de Extensão Universitária da UFABC. Neurociência em destaque: Divulgação científica e aplicação. 2016. (Congresso).

13.
III Semana CMCC.Música e... Surpresa! A neurociência da surpresa na experiência musical. 2016. (Encontro).

14.
Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação do Grande ABC.Grupos de Pesquisa - Neurociência e Cogniçào (NeuroMúsica). 2016. (Encontro).

15.
XII Simposio de Cognição e Artes Musicais.Correlatos neurais de processos cognitivos envolvidos na performance de duos de violinistas: Relato de pesquisa em fase de coleta de dados. 2016. (Simpósio).

16.
10th EBICC - Brazilian International Meeting on Cognitive Science.Cognitive Neuroscience of Arts: A dialog among Human, Biological and Exact Sciences. 2015. (Encontro).

17.
1o Encontro Científico de Música e Interdisciplinaridade - UNESP.Mesa: Projetos Interdisciplinares nas Artes - Ouvido (relativamente) absoluto. 2015. (Encontro).

18.
1o Encontro Científico de Música e Interdisciplinaridade - UNESP.Mesa - Projetos Interdisciplinares nas Artes. 2015. (Encontro).

19.
III Brazilian Meeting on Brain and Cognition. 2015. (Encontro).

20.
XI Simposio de Cognição e Artes Musicais.Engajamento musical e seus benefícios em outras habilidades cognitivas. 2015. (Simpósio).

21.
Ciclo de Seminários em Neurociência e Cognição UFABC.Por dentro do ouvido absoluto: Insvestigações por neuroimagem. 2014. (Seminário).

22.
The Neurosciences and Music V. Pianists remember vocal melodies better than piano melodies. 2014. (Congresso).

23.
X SImpósio de Cognição e Artes Musicais.O ouvido absoluto não facilita a memorização de melodias. 2014. (Simpósio).

24.
Second Brazilian Meeting on Brain and Cognition.Potenciais Evocados Auditivos de Músicos Com e Sem Ouvido Absoluto: Resultados Preliminares. 2013. (Encontro).

25.
Symposium on Music and Language: Development. 2013. (Simpósio).

26.
XXXIV Congresso Interamericano de Psicologia.Introdução à Cognição Musical. 2013. (Seminário).

27.
Audio Engineering Society Brazil Expo 2011 [http://www.aesbrasil.org/docs/Congresso2011/Anais_AESBR2011.pdf]. Proposta de Estudo do Potencial Evocado Auditivo P300 para Averiguação dos Processos Cognitivos em Indivíduos com Ouvido Absoluto. 2011. (Congresso).

28.
The Neurosciences and Music. Prevalence of Absolute Pitch in Music Schools in Brazil. 2011. (Congresso).

29.
VII Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais [www.abcogmus.org/documents/SIMCAM7.pdf].Investigating absolute pitch with neuroimaging techniques - Literature review. 2011. (Simpósio).

30.
11th International Conference on Music Perception and Cognition (Seattle, USA - Aug 23-27, 2010))[http://depts.washington.edu/icmpc11/ICMPC11_ABSTRACTS.pdf]. Explaining Variability in Absolute Pitch Ability. 2010. (Congresso).

31.
Curso "Neurociência da Música", com Isabelle Peretz - III CIMNAT (28/08/2010). 2010. (Congresso).

32.
First Brazilian Meeting on Brain and Cognition (13 e 14/09/2010). 2010. (Simpósio).

33.
Grupo Sant'Anna Gomes de Estudos Musicológicos - ICB/USP.Ouvido Absoluto: Influência do Timbre na Habilidade de Identificar Alturas. 2010. (Seminário).

34.
VI Simpósio de Cognição e Artes Musicais [http://www.abcogmus.org/documents/SIMCAM6.pdf].O ouvido absoluto: prevalência e características em duas universidades brasileiras. 2010. (Simpósio).

35.
Auditory Perception, Cognition, and Action Meeting - Boston, USA [http://apcam.us/APCAM2009Program.pdf]. Absolute pitch: The pitch of voices is difficult to identify. 2009. (Congresso).

36.
International Neuropsychological Society Mid-Year Meeting 2009 - Helsinki, FInlandia [http://www.neuropsykologia.fi/ins2009/INS_MY09_Abstract.pdf].Prevalence and Categories of Absolute Pitch in Music Schools in Brazil. 2009. (Simpósio).

37.
Grupo Sant'Anna Gomes de Estudos Musicológicos - ICB/USP.O ouvido absoluto através da neuroimagem. 2008. (Seminário).

38.
IV Simpósio de Cognição e Artes Musicais - SIMCAM4 [http://www.fflch.usp.br/dl/simcam4/anais_simcam4.htm].Incidência e Categorização de Ouvido Absoluto em Estudantes de Música da Universidade de Brasília. 2008. (Simpósio).

39.
The Neurosciences and Music III - Disorders and Plasticity (Montreal). 2008. (Congresso).

40.
2nd Neuroscience Symposium - International Institute for Neuroscience of Natal. 2007. (Simpósio).

41.
Cérebro e Pensamento - VII São Paulo Research Conferences. 2007. (Simpósio).

42.
Curso Latino-Americano de Neurociências (Instituto de Ciências Biomédicas USP).Radiações Talâmicas. 2007. (Outra).

43.
III Simpósio de Cognição e Artes Musicais - Salvador, BA. 2007. (Simpósio).

44.
VII Seminário Nacional de Pesquisa em Música (SEMPEM).O Uso da Visão na Performance Orquestral com Regente: Estudo Preliminar. 2007. (Seminário).

45.
XVII Congresso da ANPPOM [http://www.anppom.com.br/anais/anaiscongresso_anppom_2007/praticas_interpretativas/pratint_RDFreire_et_alli.pdf]. Formas de Uso da VIsão na Performance Orquestral. 2007. (Congresso).

46.
Festival d'Avignon - Centre Acanthes.Festival d'Avignon - Centre Acanthes. 1987. (Outra).

47.
XVI Festival de Campos do Jordão.XVI Festival de Campos do Jordão. 1985. (Outra).

48.
XV Festival de Campos do Jordão.XV Festival de Campos do Jordão - Concertos. 1984. (Outra).

49.
XV Festival de Inverno de Campos do Jordão.Curso de Análise dos Quartetos de Beethoven. 1984. (Outra).

50.
XV Festival de Inverno de Campos do Jordão.Curso de Baixo Cifrado e Ornamentação. 1984. (Outra).

51.
Curso de Alta Interpretação Pianística.Curso de Alta Interpretação Pianística. 1983. (Outra).

52.
Festival de Música de Prados.Festival de Música de Prados. 1983. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VANZELLA, P.; ZANA, Y. . Mini-Simpósio Neurociência e Cognição Musical: Criatividade e Performance. 2018. (Outro).

2.
VANZELLA, P.; NAJMAN, F. A. . Modelagem Estatística e Música - Ciclo de Encontros. 2018. (Outro).

3.
CARTHERY-GOULART, M. T. ; VANZELLA, P. . AtivaMente Musical - Oficinas de memórias autobiográficas evocadas por música. 2017. (Outro).

4.
VANZELLA, P.; FEITOSA-SANTANA, C. ; SATO, J. R. . Música + Neurociência + Arte / Neurociência como ferramenta para produção de obra multi-sensorial. 2017. (Outro).

5.
VANZELLA, P.. IV Brazilian Meeting on Brain and Cognition. 2017. (Congresso).

6.
VANZELLA, P.; GUSHIKEM, E. K. ; SATO, J. R. ; ROCHA, A. . Concerto Sináptico II - em parceria com a Orquestra Sinfônica de Santo André. 2017. (Concerto).

7.
VANZELLA, P.. Conversas Neuromusicais/Ano III - Série de palestras mensais sobre Música e Neurociência na UFABC. 2017. (Outro).

8.
VANZELLA, P.. Conversas Neuromusicais/Ano II - Série de palestras mensais sobre Música e Neurociência na UFABC. 2016. (Outro).

9.
VANZELLA, P.. III Semana do Centro de Matemática, Computação e Cognição. 2016. (Outro).

10.
VANZELLA, P.. UFABC para Todos - Vice-Presidente da comissão organizadora do estande do Bacharelado em Neurociência. 2016. .

11.
VANZELLA, P.; CARTHERY-GOULART, M. T. . AtivaMente Musical - Oficinas de memórias autobiográficas evocadas por música em idosos em vunerabilidade social. 2016. (Outro).

12.
VANZELLA, P.. UFABC para Todos - Presidente da comissão organizadora da intervenção artística do Coro da UFABC. 2016. .

13.
VANZELLA, P.. Neuromúsica na Semana do Cérebro - Música e Neurociência no Parque (Jogos e atividades para aprender sobre música e cérebro). 2016. (Outro).

14.
VANZELLA, P.. Conversas Neuromusicais/Ano I - Série de palestras mensais sobre Música e Neurociência na UFABC. 2015. (Outro).

15.
VANZELLA, P.. Simpósio de Neurociência e Cognição Musical - UFABC. 2015. (Congresso).

16.
VANZELLA, P.; SATO, J. R. . Concerto Sináptico - O que ocorre no cérebro quando fazemos ou ouvimos música? - Concerto comentado e ilustrado com fNIRS. 2015. (Concerto).

17.
TARQUINIO, D. ; VANZELLA, P. . Piano em Foco. 2013. (Festival).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Luisiana Baldini França Passarini. Desenvolvimento da linguagem em bebês envolvidos em um protocolo de experiências musicais com foco em elementos da prosódia. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Neurociência e Cognição) - Universidade Federal do ABC. (Orientador).

2.
Pedro de Alcântara Senra de Oliveira Neto. Scale steps and absolute interval sizes: an investigation of perceptual units related to tonal and melodic processing. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Neurociência e Cognição) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. (Orientador).

3.
Mariana Moga de Moura e Silva. Afinação em cantores: uma investigação sobre a neuromodulação pré-fonatória. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Neurociência e Cognição) - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Yasmin dos Anjos de Deus Cardoso. Análise de percepção de prosódia em bebês com uso de eye tracker. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

2.
Isabela Maria Freitas de Souza. The Witcher 3 e a trilha sonora dos games: possíveis impactos na avaliação e apreciação de uma gameplay. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Guilherme Alves Delmolin de Oliveira. Percepção musical, habilidades linguísticas e inteligência não-verbal em escolares da rede pública em estágio inicial de alfabetização (Bolsa Capes). 2016. Dissertação (Mestrado em Neurociência e Cognição) - Universidade Federal do ABC, . Orientador: Patricia Maria Vanzella.

Supervisão de pós-doutorado
1.
José Davison da Silva Junior. 2018. Universidade Federal do ABC, . Patricia Maria Vanzella.

Iniciação científica
1.
Bruna de Oliveira. Música de fundo e apreciação estética de obras visuais contemporâneas: possíveis efeitos de músicas congruentes ou incongruentes às obras. 2018. Iniciação Científica. (Graduando em Neurociência) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Patricia Maria Vanzella.

2.
Priscila Satomi Acamine. O ouvido absoluto e sua influência na memória verbal. 2018. Iniciação Científica. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Patricia Maria Vanzella.

Orientações de outra natureza
1.
Priscila Satomi Acamine. O ouvido absoluto e sua influência na memória verbal. 2016. Orientação de outra natureza. (Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC. Orientador: Patricia Maria Vanzella.

2.
Danielle Gregório Balogh. Interações empáticas entre violinistas na performance em duos. 2015. Orientação de outra natureza. (Neurociência) - Universidade Federal do ABC. Orientador: Patricia Maria Vanzella.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
CARTHERY-GOULART, M. T. ; VANZELLA, P. . Neurociência, Música e Envelhecimento (Cinemark Shopping Attrium - Sto Andre). 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
VANZELLA, P.. Um diálogo entre música e neurociência (Red Bull Station - São Paulo). 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
VANZELLA, P.; NOGUEIRA, M. ; NEVES FILHO, H. B. . Neurociência, Música e Criatividade (Festival Path). 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
VANZELLA, P.. Workshop Musicalidade sob o Foco da Neurociência. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
VANZELLA, P.. Escuta Só - documenttário sobre ouvido absoluto produzido pela Universidade Anhembi Morumbi (link: http://www.youtube.com/watch?v=h9JIt3VXHUo). 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VANZELLA, P.. Conversas Neuromusicais/Ano I - Série de palestras mensais sobre Música e Neurociência na UFABC. 2015. (Outro).

2.
VANZELLA, P.; SATO, J. R. . Concerto Sináptico - O que ocorre no cérebro quando fazemos ou ouvimos música? - Concerto comentado e ilustrado com fNIRS. 2015. (Concerto).

3.
VANZELLA, P.. Conversas Neuromusicais/Ano II - Série de palestras mensais sobre Música e Neurociência na UFABC. 2016. (Outro).

4.
VANZELLA, P.; GUSHIKEM, E. K. ; SATO, J. R. ; ROCHA, A. . Concerto Sináptico II - em parceria com a Orquestra Sinfônica de Santo André. 2017. (Concerto).

5.
VANZELLA, P.. Neuromúsica na Semana do Cérebro - Música e Neurociência no Parque (Jogos e atividades para aprender sobre música e cérebro). 2016. (Outro).

6.
VANZELLA, P.. Conversas Neuromusicais/Ano III - Série de palestras mensais sobre Música e Neurociência na UFABC. 2017. (Outro).


Redes sociais, websites e blogs
1.
VANZELLA, P.. Projeto Neurociência e Música na UFABC. 2015. (Site).


Musica
1.
VANZELLA, PATRÍCIA; GUSHIKEM, E. K. . Concerto Sináptico - Concerto-Palestra a Dois Pianos. 2015. Interpretação.

1.
VANZELLA, P.; GUSHIKEM, E. K. ; SATO, J. R. ; ROCHA, A. . Concerto Sináptico II - em parceria com a Orquestra Sinfônica de Santo André. 2017. Interpretação.



Outras informações relevantes


Graduou-se em Música pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, onde estudou com Gilberto Tinetti. De 1986 a 1988, realizou Mestrado em Piano na Academia Superior de Música Franz Liszt de Budapeste, sob a orientação de Kornél Zempléni. Em 2005, concluiu Doutorado em ?Piano/Música de Câmara? pela Catholic University of America, em Washington DC, obtendo o título de Doctor of Musical Arts (DMA), com a dissertação intitulada ?Chamber music in São Paulo in the first half of the twentieth century - the idea of modernity in a booming city and possible impacts on its musical life?. Obteve notas máximas em todas as disciplinas que cursou em seus programas de mestrado e doutorado.
Atuou frente aos principais conjuntos sinfônicos do País - como a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP), a Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo (OSUSP), a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro e a Orquestra Sinfônica do Recife -, sob a regência de Eleazar de Carvalho, Diogo Pacheco, Osvaldo Colarusso, Roberto Minczuk, entre outros. 
Como camerista, Patrícia Vanzella apresentou-se em várias capitais do Brasil e no exterior, em festivais de música e em programas de rádio e televisão, junto com o Quarteto de Cordas de Brasília, o Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo e músicos independentes. 
Desde 2008 atua na área de Neurociência da Cognição Musical, com participações frequentes em congressos, grupos de estudo e publicação de artigos em colaboração com pesquisadores da Universidade de Toronto, USP, Unifesp e InCe (Hosp. Albert Einstein)
Desde 1992, integra o corpo docente do Departamento de Música da Universidade de Brasília. Atualmente coordena o projeto "Neurociência e Música na UFABC"
Possui vasta experiência internacional, tendo residido na Hungria, Suíça, China e Estados Unidos. É fluente em inglês, francês, espanhol e italiano e possui conhecimentos básicos de alemão e chin



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/01/2019 às 7:10:49