Vanessa Cristiane Rodrigues Bohn

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6756040342469671
  • Última atualização do currículo em 23/04/2018


Graduada em Letras - Inglês pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006) e mestrado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (2010). Atua como professora de inglês no Ensino Médio e possui experiência na área de Educação à Distância, Formação de Professores, Ambientes Virtuais de Aprendizagem ( Plataformas Moodle e Google Sala de aula)e Design Instrucional. Trabalha como free lancer em web design e design gráfico. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Vanessa Cristiane Rodrigues Bohn
Nome em citações bibliográficas
BOHN, Vanessa Cristiane Rodrigues


Formação acadêmica/titulação


2008 - 2010
Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Estudos Lingüísticos.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Comunidades de prática na formação docente: aprendendo a usar ferramentas da web 2.0,Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Vera Lúcia Menezes de Oliveira e Paiva.
Palavras-chave: web 2.0; ensino de lingua estrangeira; ferramentas sociais; comunidades de prática.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada / Especialidade: Linguagem e Tecnologia.
Setores de atividade: Educação.
2002 - 2006
Graduação em Letras.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.




Formação Complementar


2016
Web Developer.
Microlondrina Cursos de Informática, MICROCAMP, Brasil.
2016 - 2016
TESOL. (Carga horária: 112h).
Cornerstone Academic College, CORNERSTONE, Canadá.
2016 - 2016
General English - High Advanced II. (Carga horária: 110h).
International Language Academy of Canada, ILAC, Canadá.
2014 - 2015
MBA em MBA em Gestão de Projetos de E-Learning. (Carga Horária: 360h).
Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras, FACEL, Brasil.
Título: DESIGN INSTRUCIONAL DO CURSO PROFESSOR 2.0.
Orientador: Silvia Mara dos Santos.
Palavras-chave: design instrucional; formação de professor; ferramentas sociais; web 2.0.
2011 - 2011
Teoria e Prática do Design Educacional. (Carga horária: 50h).
Livre Docência - Tecnologia Educacional, LIVRE DOCÊNCIA, Brasil.
2011 - 2011
Moodle para Administradores. (Carga horária: 40h).
Educmedia - Educação e Tecnologia, EDUCMEDIA, Brasil.
2011 - 2011
Curso de Tutoria on-line. (Carga horária: 60h).
Portal da Educação, PORTAL DA EDUCAÇ, Brasil.
2010 - 2010
Curso Moodle para Tutores de EAD. (Carga horária: 80h).
Instituto EADVIRTUAL - Ensino e Pesquisa Ltda, INSTITUTO EADVIR, Brasil.
2005 - 2007
Web Design. (Carga horária: 140h).
Web Escola de Informática, WEB, Brasil.


Atuação Profissional



INSTITUTO PADRE MACHADO, IPM_PPROV, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2018
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora
Outras informações
Professora de Inglês do Ensino Médio


Colégio Militar de Belo Horizonte, CMBH, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2016
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professora de Inglês do ensino fundamental e médio.


Instituto Pré - Militar, IPM, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: professora/ tutora online, Enquadramento Funcional: professora EaD
Outras informações
Desempenho a função de Professora e Tutora Online, na disciplina de Inglês, nesta empresa e exerce as atividades de criação de vídeo aulas, aulas online e desenvolvimento de material didático para o curso na modalidade à distância,


Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: bolsista, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.


Inglês & Cia, INGLÊS & CIA, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: estagiária, Enquadramento Funcional: monitoria de língua inglesa, Carga horária: 20
Outras informações
Monitora e professora de inglês no curso.

Atividades

09/2006 - 10/2006
Estágios , Inglês & Cia, .

Estágio realizado
monitoria de inglês.

Núcleo de Cultura Americana, NCA, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Professor de Inglês, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 8
Outras informações
Professor de Língua Estrangeira (Inglês) e elaboração de material didático

Atividades

11/2003 - 11/2004
Estágios , Escola de Idiomas, Centro.

Estágio realizado
Professora de Inglês.


Projetos de extensão


2010 - Atual
Taba Eletrônica
Descrição: Fui integrante-bolsista do projeto Taba Eletrônica, financiado pelo Ministério da Educação - MEC de 01 de julho de 2010 a 31 de dezembro de 2010. Este projeto é coordenado pela professora Drª Junia Braga da Faculdade de Letras - UFMG (http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=C995255)..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada/Especialidade: Linguagem e Tecnologia.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada/Especialidade: Ensino à Distância - EaD.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2014
Medalha Marechal Trompowsky, Instituto dos Docentes do Magistério Militar - IDMM.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BOHN, Vanessa Cristiane Rodrigues2009BOHN, Vanessa Cristiane Rodrigues. O POTENCIAL DA WEB 2.0 E SUAS POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE LINGUA ESTRANGEIRA: APRESENTANDO O PODCASTING, WIKI E A REDE SOCIAL NING. Letras & Letras (Online), v. V. 25, p. 173-191, 2009.

2.
BOHN, Vanessa Cristiane Rodrigues2009 BOHN, Vanessa Cristiane Rodrigues. Seja Audacity na criação de Podcasts: a união do Software livre e da Web 2.0 no ensino de língua estrangeira.. Texto Livre, v. 1, p. 01-09, 2009.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BOHN, Vanessa Cristiane Rodrigues. Coloque a sua voz na Web: o uso do Podcast nas aulas de língua estrangeira. In: VII Seminário de Línguas Estrangeiras - A transdisciplinaridade e o ensino das línguas estrangeiras., 2010, Goiânia. VII Seminário de Línguas Estrangeiras - A transdisciplinaridade e o ensino das línguas estrangeiras., 2010.

Apresentações de Trabalho
1.
BOHN, Vanessa Cristiane Rodrigues. O potencial da Web 2.0 e suas possibilidades para o ensino de língua estrangeira: apresentando o podcasting, wikis e a rede social Ning. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
BOHN, Vanessa Cristiane Rodrigues. IPod? Todos podem criar um Podcast na Web: o uso da web 2.0 nas aulas de língua estrangeira.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
BOHN, Vanessa Cristiane Rodrigues. O uso da webquest e podcasting na criação de material didático para o ensino de língua estrangeira.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
BOHN, Vanessa Cristiane Rodrigues. Escrevendo textos multimídia. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
BOHN, Vanessa Cristiane Rodrigues. Video-tutorial: Como criar uma rede social na plataforma Ning.. Rio Grande do Norte: Revista Prometeu:, 2009 (Artigo publicado em site).

2.
BOHN, Vanessa Cristiane Rodrigues. As redes sociais no ensino: ampliando as interações sociais na web 2009 (Artigo publicado em site).


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
BOHN, Vanessa Cristiane Rodrigues. CD-ROM Inglês Instrumental on-line I IngRede graduação. 2008.

Trabalhos técnicos
1.
BOHN, Vanessa Cristiane Rodrigues. RBLA - Revista Brasileira de Linguística Aplicada. 2008.

2.
BOHN, Vanessa Cristiane Rodrigues. Criação do cd-rom do I Congresso Internacional da Abrapui.. 2007.

3.

4.
BOHN, Vanessa Cristiane Rodrigues. Welcome to Serra do Cipó. 2006.

5.
BOHN, Vanessa Cristiane Rodrigues. English Hints. 2005.

6.
BOHN, Vanessa Cristiane Rodrigues. Aprendendo com Falantes e Aprendizes de Língua Estrangeira. 2005.

Redes sociais, websites e blogs
1.
BOHN, Vanessa Cristiane Rodrigues. Web 2 no Ensino - Usando as TICS no ensino. 2008; Tema: Usando as TIcs no ensino de Inglês - http://web2noensino.blogspot.com.br/. (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
BOHN, Vanessa Cristiane Rodrigues. Coloque sua voz na web: o uso do Podcast nas aulas de língua estrangeira. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
BOHN, Vanessa Cristiane Rodrigues; ARCANGELO, A. ; MIRANDA, D. ; ALVES, N. . Welcome to Serra do Cipó. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Livro didático).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Jornada de Língua Inglesa - Oficina: Apps for Language Learning. 2016. (Oficina).

2.
Jornada de Língua Inglesa - Programas de Extensão e Formação de Professores. 2016. (Encontro).

3.
Pearson Longman TDC Plus. 2014. (Seminário).

4.
Pearson TDC Plus. 2012. (Seminário).

5.
I Congresso Internacional de linguagem e tecnologia online. O potencial da Web 2.0 e suas possibilidades para o ensino de língua estrangeira: apresentando o podcasting, wikis e a rede social Ning. 2009. (Congresso).

6.
I Jornada Virtual Español Libre y APEMG.As possibilidades pedagógicas com o uso do Podcast no ensino/aprendizagem de língua estrangeira. 2009. (Outra).

7.
SILEL - XII Simpósio Nacional de Letras e Lingüística - II Simpósio Internacional de Letras e Lingüística.O uso da webquest e podcasting na criação de material didático para o ensino de língua estrangeira.. 2009. (Simpósio).

8.
VII Seminário de Línguas Estrangeiras.Coloque sua voz na Web: o uso do Podcast nas aulas de língua estrangeira. 2009. (Seminário).

9.
I Congresso de Tecnologias na Educação. 2008. (Congresso).

10.
III EVIDOSOL - Encontro Virtual de Documentação em Software Livre.Seja Audacity na criação de Podcasts? a união do Software Livre e da Web 2.0 no ensino de língua estrangeira. 2008. (Encontro).

11.
XV Semana de Iniciação Científica da UFMG. Estratégias de Aprendizagem de Professores de Língua Inglesa. 2006. (Feira).

12.
Corpora e Wordsmith Tools.Corpora e Wordsmith Tools. 2005. (Oficina).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BOHN, Vanessa Cristiane Rodrigues. I Congresso Internacional da ABRAPUI. 2007. (Congresso).



Educação e Popularização de C & T



Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BOHN, Vanessa Cristiane Rodrigues. I Congresso Internacional da ABRAPUI. 2007. (Congresso).


Redes sociais, websites e blogs
1.
BOHN, Vanessa Cristiane Rodrigues. Web 2 no Ensino - Usando as TICS no ensino. 2008; Tema: Usando as TIcs no ensino de Inglês - http://web2noensino.blogspot.com.br/. (Blog).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/10/2018 às 11:22:11