Indianara Lima Silva

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2886681360553144
  • Última atualização do currículo em 19/11/2018


Indianara Silva é licenciada em Física pela Uepb. Mestre e Doutora em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Ufba-Uefs. Realizou estágio de doutoramento no Program in Science, Technology, and Society no Massachusetts Institute of Tecnology, com auxílio financeiro da Fulbright e Capes. Também realizou estágios de pesquisa no American Institute of Physics em Washington, DC, e na Washington University em Saint Louis, MO, com bolsas dessas instituições. Consultou arquivos na Harvard University Archive, The Royal Society Archive, e Rockefeller Archive Center. Foi professora substituta do Departamento de Educação II da Ufba, e ministrou a disciplina Metodologia e Prática de Ensino de Física. Também foi professora visitante da Uesc, ministrando disciplinas na área de Física Geral e Ensino de Física. É atualmente Professora Adjunta B do Departamento de Física da UEFS e Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBa-UEFS). Membro da Sociedade Brasileira de História da Ciência e Sociedade Brasileira de Física. Dedica-se à história da física no século XX, à história da física no Brasil, à história das mulheres nas ciências e tecnologia, e ao ensino de física. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Indianara Lima Silva
Nome em citações bibliográficas
SILVA, I.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Estadual de Feira de Santana, Departamento de Fisica.
Av. Transnordestina S/N
Novo Horizonte
44036900 - Feira de Santana, BA - Brasil
Telefone: (5575) 31618206
URL da Homepage: http://www.uefs.br/portal


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2013
Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências.
Universidade Federal da Bahia/Universidade Estadual de Feira de Santana, UFBA/UEFS, Brasil.
com período sanduíche em Massachusetts Institute of Technology (Orientador: David Kaiser).
Título: Uma História do Conceito de Fóton na Segunda Metade do Século XX: Para Além de Histórias do Modelo Bola de Bilhar, Ano de obtenção: 2013.
Orientador: Olival Freire Junior.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Ensino de Física.
2008 - 2009
Mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências.
Universidade Federal da Bahia/Universidade Estadual de Feira de Santa, UFBA/UEFS, Brasil.
Título: Do Grande Elétron aos Quanta de Luz: Arthur Holly Compton e a Física dos Raios X e Gama,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Olival Freire Junior e Ana Paula Bispo (co-orientadora).
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Arthur H. Compton; Física Clássica; Espalhamento dos raios X e gama; Teoria Quântica; História da Física; História da Ciência.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino de Ciências.
2004 - 2007
Graduação em Licenciatura Plena em Física.
Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil.
Título: O Dilema da Dualidade Onda-Partícula para a Radiação: Einstein, os raios X, Compton e BKS.
Orientador: Ana Paula Bispo da Silva.




Formação Complementar


2008 - 2008
O Problema da Medição na Teoria Quântica. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2006 - 2006
A Utilizacao de Exp. Did. atraves de uma Medicao... (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil.
2006 - 2006
Ciência e Sociedade. (Carga horária: 3h).
Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil.
2004 - 2004
Aprendizagem Significativa e Formação de Conceitos. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil.
2004 - 2004
Oficina Arte e Ciencia. (Carga horária: 3h).
Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

5/2014 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Fisica, .

Cargo ou função
Membro do Colegiado da área de Ensino de Física.
3/2014 - Atual
Ensino, Mestrado Nacional Profissional em Ensino De Física, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Marcos no desenvolvimento da Física
3/2014 - Atual
Ensino, Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia em Ensino de Fisica para a Educacao Basica
4/2013 - Atual
Ensino, Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Elaboração de Projetos de TAFC
1/2014 - 3/2014
Ensino, Engenharia de Alimentos, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fisica Experimental III
4/2013 - 1/2014
Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Física Experimental III
4/2013 - 1/2014
Ensino, Engenharia de Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Física Experimental III
4/2013 - 7/2013
Ensino, Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Física Experimental I

Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Professora Permanente, Enquadramento Funcional: Professora do PPGEFHC, Carga horária: 10

Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Substituta, Carga horária: 22

Atividades

4/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências, .

Cargo ou função
Membro do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBa-UEFS).
3/2015 - Atual
Ensino, Ensino, Filosofia e História das Ciências, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
História e Historiografia das Ciências
02/2008 - 02/2010
Ensino, Licenciatura em Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia e Prática de Ensino de Física I
Metodologia e Prática de Ensino de Física II

American Institute of Physics, AIP, Estados Unidos.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Bolsista curta duração, Enquadramento Funcional: Bolsa consulta AHQP, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsa concedida pelo Center for History of Physics do American Institute of Physics, College Park, MD, EUA, para pesquisa nos Archives for the History of Quantum Physics e na Niels Bohr Library.


Washington University in Saint Louis, WUSTL, Estados Unidos.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Bolsista curta duração, Enquadramento Funcional: Bolsa consulta "A. H. Compton Papers", Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsa concedida pelo Departamento de Coleções Especiais da University Archives da Washington University em Saint Louis, EUA, para pesquisa nos Arthur Holly Compton Personal Papers.


Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora Visitante, Carga horária: 40

Atividades

4/2010 - 2/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas, .

Cargo ou função
Membro do Colegiado do Curso de Fisica na area de Ensino de Fisica.
8/2010 - 12/2010
Ensino, Licenciatura em Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estagio Supervisionado II, Pesquisa em Ensino de Fisica II
4/2010 - 7/2010
Ensino, Agronomia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fisica Geral
4/2010 - 7/2010
Ensino, Licenciatura em Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estagio Supervisionado I, Pesquisa em Ensino de Fisica I
4/2010 - 4/2010
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas, .

Cargo ou função
Banca de Selecao de Bolsistas de Iniciacao a Docencia.

Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Monitora do Projeto de Pesquisa

Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Bolsista PIBIC - CNPq/UEPB, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Monitora de Física Básica II, Carga horária: 20



Projetos de pesquisa


2016 - Atual
CIÊNCIA COMO CULTURA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE A HISTÓRIA E FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS NO CURRÍCULO DE CIÊNCIAS

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Olival Freire Junior em 30/05/2016.
Descrição: A importância da história e filosofia das ciências para uma educação científica de qualidade tem sido frequentemente defendida na literatura (e.g., Robinson 1965; Duschl 1985; Hodson, 1991; Burbules & Linn 1991; Lederman 1992; Matthews 1994, 2015; Driver et al. 1996; Monk & Osborne 1997; McComas et al. 1998; Freire Jr. 2002; El-Hani, 2006; Martins, 2006). Essa defesa conduziu às chamadas abordagens contextuais do Ensino de Ciências (Matthews 1994), nas quais se propõe que a aprendizagem das ciências deve ser acompanhada por uma aprendizagem sobre as ciências (ou sobre a natureza da ciência). Esta visão se tornou praticamente um consenso na literaturaeducacional e, além disso, abriu caminho nas propostas curriculares numa diversidade de países. O Brasil não foi uma exceção a esta tendência e os PCNs para o ensino médio, em particular, incluíram menções à relevância da história e filosofia das ciências na educação científica (MEC, 2000). Não foi oferecido nesses documentos curriculares, contudo, um tratamento sistemático da abordagem da história e filosofia no ensino de ciências, como temos em outros documentos, a exemplo daqueles produzidos pela American Association for the Advancement of Science (AAAS), nos Estados Unidos (AAAS, 1989, 1993; RUTHERFORD & AHLGREN 1995). Neste sentido, este projeto de pesquisa tem como objetivos centrais realizar uma revisão crítica e sistemática sobre os debates acerca da abordagem de aspectos gerais e de outras abordagens mais complexas (como a de semelhança de família) no ensino sobre a natureza da ciência (NOS); realizar revisão sobre debates na historiografia da ciência versando sobre o diálogo entre estudos locais e conceitos mais gerais no âmbito da história da ciência; conduzir estudos de desenvolvimento, orientados pela abordagem teórico-metodológica da pesquisa de design educacional, e em colaboração com professores da educação básica, visando testar sequência didática inspirada na progressão de aprendizagem e nos resultados do estudo de estado-da-arte realizado na etapa 1; e desenvolver, com base nos estudos de desenvolvimento realizados nesta etapa, materiais instrucionais baseados na sequência didática investigada. A estratégia metodológica adotada para a etapa 1 da pesquisa fará uso da análise documental (AD) que permite a realização de um processo analítico-sintético conduzindo a uma transformação das informações contidas nos documentos originais em informações organizadas, sistematizadas, criticamente analisadas e interpretadas, logo mais acessíveis e que vão ao encontro dos interesses da pesquisa (SÁ-SILVA et al, 2009; PIMENTEL, 2001). Para conduzir a segunda etapa da pesquisa será usada uma estratégia metodológica denominada na literatura de Design Research. O processo de pesquisa baseado em Design Research é cíclico, qualquer proposta educacional nesta perspectiva é compreendida como um projeto a ser desenvolvido e avaliado via investigação partindo sempre de um (ou mais) problema a ser investigado de uma forma interdisciplinar, ou seja, considerando a natureza multifacetada do problema. Os vários materiais instrucionais desenvolvidos e validados pela pesquisa serão disponibilizados para uso por professores da educação básica..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (6) Doutorado: (4) .
Integrantes: Indianara Lima Silva - Integrante / Olival Freire Jr. - Coordenador / Climério Paulo da Silva Neto - Integrante / Elder Sales Teixeira - Integrante / Andreia Oliveira - Integrante / Claudia Sepulveda - Integrante / Gustavo Rodrigues Rocha - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Auxílio financeiro.
2016 - Atual
Dando visibilidade às mulheres na história das ciências: o caso de Melba Phillips
Descrição: Estudos historiográficos em torno do legado das mulheres na ciência ainda são inexpressivos comparados com os de homens da ciência, contribuindo, assim, para disseminar uma visão masculinizada da atividade científica. ?A invisibilidade das contribuições das mulheres?, segundo Oreskes (1996), ?está relacionada com a questão de por que alguns tipos de trabalhos científicos são mais valorizados e honrados do que outros?. Colocando diferentemente, por que é importante escrever sobre mulheres na ciência? Transformar a invisibilidade das mulheres em visibilidade na ciência é uma questão de dar-lhes voz, e principalmente, emancipá-las. De fato, ?ficar sem história é estar presa em um presente em que as relações sociais opressoras parecem naturais e inevitáveis? (Green e Troup, 1999). Com o intuito de dar voz às mulheres na história da ciência, discutiremos o legado da física norte-americana Melba Phillips na ciência e sociedade. Phillips concluiu o bacharelado em matemática em 1926 na Oakland City College, dois anos depois recebeu o título de mestre em física pela Battle Creek College, e doutorou-se em 1933 pela University of California trabalhando com física teórica sob a orientação de J. Robert Oppenheimer. Phillips foi uma notável cientista, educadora e ativista política. Um estudo sobre a sua trajetória é relevante não apenas para destacar a sua contribuição para a física, mas, também, para ajudar-nos a refletir sobre questões políticas, sociais e de gênero na ciência durante o século XX. Phillips ajudou a explicar o que é conhecido por efeito Oppenheimer-Phillips, trabalhou durante a Segunda Guerra Mundial, levantou discussões sobre o controle civil da energia atômica e o papel dos cientistas na sociedade. Durante o macartismo, Phillips foi perseguida chegando a perder o seu emprego de professora da Brooklyn College. Tornou-se a primeira mulher presidente da American Association of Physics Teachers, e recebeu várias distinções e prêmios. Neste projeto, analisaremos o caso de Phillips considerando o seu tempo e espaço, e a sua contribuição para ciência e sociedade. Discutiremos, também, alguns aspectos historiográficos relevantes para o estudo de gênero e ciência..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2014 - Atual
Ciência e política no século XX: estudos de caso no cenário brasileiro e internacional

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Olival Freire Junior em 17/12/2014.
Descrição: As relações entre ciência e política mudaram substancialmente ao longo do século XX, tanto na perspectiva dos próprios atores, cientistas em particular, quanto na abordagem ao tema em estudos históricos, sociológicos e filosóficos. Se tomarmos, por exemplo, o caso dos Estados Unidos e da disciplina física, veremos que ela evoluiu de uma defesa da tese da ciência pura, apolítica e desinteressada, nos finais do século XIX, para o reconhecimento do contexto social e político no qual esta atividade é realizada. A postura inicial foi sendo modificada ao longo das duas guerras mundiais e, mais tarde, quando dos protestos contra a guerra do Vietnam e os mísseis anti-balísticos. A tese da ciência pura, desinteressada e apolítica, sustentada pelos próprios cientistas, foi justificada teoricamente ao longo do mesmo período por uma série de estudos e reflexões sobre a natureza do empreendimento científico, a exemplos dos trabalhos de Max Weber, Robert Merton e, posteriormente, Karl Popper. Apenas na transição das décadas de 1960 para 1970, sob o efeito da contestação politico-universitária da época e também sob o efeito de desenvolvimentos nos estudos sobre a ciência tal tese perderia sua vigência. De fato, para as correntes da sociologia da ciência que emergem na década de 1970, agrupadas inicialmente em torno do denominado programa forte de Escola de Edinburgo, a ciência é vista como uma prática cultural localmente situada em estreita correlação com todas as outras dimensões da sociedade, inclusive a política. Estudos históricos como os de Kojevnikov, De Greiff, Lenoir e Moore têm evidenciado a indissociabilidade entre o fazer ciência e o fazer política. Neste cenário, é natural que a relação entre ciência e política, e esta na sua diversidade de acepções permitida pela língua inglesa (politics, policy, polity), seja um dos temas relevantes para os estudos sobre as ciências (science studies), com contribuições particularmente importantes oriundas da história da ciência e da sociologia da ciência. De todo modo deve ser observado, nos parece, que as contribuições sobre tema estão aquém da relevância do mesmo para a compreensão da produção contemporânea da ciência. Parte do projeto implicará, por consequência, na recensão e avaliação destas e outras contribuições ao tema das relações entre ciência e política. O projeto pretende contudo, principalmente, abordar a temática das relações sobre ciência e política através da narrativa de três casos, todos situados no século XX: relações científicas, políticas e diplomáticas entre Brasil e Estados Unidos nas vésperas da Segunda Guerra (1939-1942); desenvolvimento da física brasileira no contexto da ditadura militar (1964-1984); e relação entre a contestação política da virada dos anos 1960 para 1970 e reorientações nas práticas da física, com foco no caso dos EUA, da Itália e da França. A escolha destes três casos tem um claro elemento de arbitrariedade ainda que todos se prestem claramente ao estudo da temática proposta. A escolha tem certamente uma dimensão prática, relacionada ao fato de que o coordenador e membros da equipe proponente já realizaram, ou mesmo realizam, estudos iniciais sobre tais temas, de modo que esta aproximação inicial traz para o projeto as vantagens de uma familiaridade inicial com os casos em estudo e, mais importante, conhecimento da disponibilidade das fontes a serem exploradas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Indianara Lima Silva - Integrante / Olival Freire Jr. - Coordenador / Climério Paulo da Silva Neto - Integrante / Antonio Passos Videira - Integrante / Virgile Besson - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2014 - Atual
Propostas didáticas para o ensino de física moderna e contemporânea na educação básica
Descrição: Tal projeto visa construir e avaliar sequências didáticas com temas de FMC para o ensino médico a partir de uma perspectiva conceitual, histórica e filosófica da ciência. Atualmente estamos trabalhando com os seguintes temas: conceito de fóton, César Lattes e as emulsões nucleares, bomba atômica e energia nuclear, e cosmologia..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (5) .
Integrantes: Indianara Lima Silva - Coordenador.
2013 - Atual
As Vicissitudes do Conceito de Fóton no Século XX: para além do modelo bola de bilhar
Descrição: Pode-se pensar que o conceito de fóton, tão comumentemente utilizado nas pesquisas de ponta em física e em outras áreas, tornou-se bem estabelecido na física desde 1930 após os primeiros desenvolvimentos da teoria quântica. Não obstante, o que é pouco conhecido na literatura de história da ciência é que alguns eventos colocaram o ?tradicional? conceito de fóton ? modelo bola de bilhar ? em questão nas décadas de 1950-1960 e nas de 1970-1980, a saber, os experimentos realizados pelos cientistas britânicos Robert Hanbury Brown e Richard Twiss em 1956, o desenvolvimento dos estados coerentes proposto por Roy Glauber em 1963, e os experimentos de anti-agrupamento de fótons publicados na década de 1970. A finalidade deste projeto é, portanto, evidenciar que ao longo do século XX o conceito de fóton passou por várias transformações devido a desenvolvimentos téoricos e experimentais ocorridos após a década de 1950. Para isto, faremos um estudo histórico conceitual através da literatura primária e secundária e de arquivos pessoais, respeitando o tempo e o espaço em análise, e, assim, evitando o anacronismo. Com tal projeto, contribuiremos tanto para a área de história da ciência quanto para a de ensino de física. A história do conceito de fóton, após a década de 1950, ainda é uma lacuna na história da física moderna e contemporânea uma vez que a literatura secundária apenas examinou a construção daquele conceito até meados de 1930. No que concerne ao ensino de física, o nosso episódio histórico poderá contribuir para que o estudante compreenda como se dá o empreendimento científico, o papel das controvérsias na ciência, além de possibilitar a aprendizagem de conceitos científicos. (Projeto Aprovado pela Uefs - Resolução CONSEPE 058/2013).
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2014
CIÊNCIAS NA TRANSIÇÃO DO SÉCULO: CONCEITOS, PRÁTICAS E HISTORICIDADE
Descrição: O projeto examina as inovações conceituais e as mudanças na prática da produção das ciências da natureza e matemática no final do século XX. Cinco casos são estudados: 1) controvérsia sobre fundamentos da teoria quântica e emergência da informação quântica; 2) pesquisa em dinâmica não-linear e sistemas complexos; 3) a decifração do genoma humano e controvérsia sobre o conceito de gene e seu papel na determinação de características fenotípicas, e conseqüências para o ensino de genética; 4) controvérsia sobre o conceito de adaptação, e implicações para a biologia evolutiva e o ensino de evolução; 5) investigações matemáticas sobre teoria de códigos corretores e criptografia, clássica e quântica. Além dos estudos de caso, serão realizados exames comparativos entre esses casos. Serão investigadas as migrações de conceitos, práticas e pesquisadores entre essas áreas e o estatuto do conceito de informação nessas áreas, em sua relação com a teoria clássica da informação devida a Shannon. Por fim, esse estudo histórico e epistemológico será a base para o exame de posições correntemente adotadas em estudos sobre a ciência e de implicações em ensino de ciencias. Será examinada a posição, sustentada por autores como Morin, Santos e Capra, da emergência.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (4) .
Integrantes: Indianara Lima Silva - Integrante / Mayane Leite da Nóbrega - Integrante / Olival Freire Junior - Coordenador / Aurino Ribeiro Filho - Integrante / Fábio Freitas - Integrante / Suani Pinho - Integrante / Ileana Greca - Integrante / Charbel El-Hani - Integrante / Leyla Mariane Joaquim - Integrante / Thierry Lobão - Integrante.
2008 - 2010
O grande elétron e a física clássica dos raios X: o programa de pesquisa de Arthur H. Compton (1919-1930)
Descrição: A finalidade deste projeto é analisar o programa de pesquisa desenvolvido pelo físico norte-americano Arthur Holly Compton para explicar o processo de espalhamento dos raios X pela matéria. Nesta pesquisa, analisaremos desde as duas hipóteses clássicas até a sua abordagem quântica para este fenômeno. Além disso, discutiremos a recepção dos seus trabalhos e os desenvolvimentos ulteriores..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2014 - 2014
XVII Semana de Física da Uefs: Temas Atuais de Física
Descrição: Entre os objetivos do Departamento de Física (DFIS) da Universidade Estadual de Feira de Santana destacam-se o fomento à pesquisa e à extensão, bem como a necessidade de estreitar as relações entre a universidade e a comunidade. Neste sentido, as Semanas de Física promovidas pelo DFIS têm desempenhado um papel de destaque na tentativa de estimular tanto a pesquisa quanto a divulgação científica. Tal evento propiciou condições para que o público em geral, pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação tivessem a oportunidade de discutir acerca das mais recentes descobertas nas ciências físicas e na tecnologia, e ainda ressaltem os problemas, ainda em aberto, em tal área do saber. Isto é um esforço muito bem-vindo na sociedade contemporânea em que as ciências e a tecnologia têm contribuído para a melhoria na qualidade de vida dos cidadãos e cidadãs..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2014 - Atual
PIBID/UEFS - Subprojeto Física
Descrição: O subprojeto PIBID Física tem como objetivos atuar na melhoria da formação dos licenciados em Física da UEFS e contribuir para a elevação da qualidade do ensino de Física, valorizando a reflexão crítica da prática pedagógica. Ainda que os estudantes de Física recebam uma boa formação, a falta de vivência da prática de ensino é um fator limitante. Assim, o projeto pretende proporcionar aos estudantes, através da prática de ensino in loco, um contato maior com a realidade do ensino médio de Feira de Santana visando atingir aqueles objetivos. Através da elaboração deste livro pretendemos aproximar as ações desenvolvidas pelo PIBID Física à comunidade universitária e, particularmente, aos demais segmentos do PIBID existentes na UEFS. Portanto, criamos um espaço de socialização dos resultados encontrados pelos coordenadores, supervisores e bolsistas no vigente ano. As ações e interlocuções relatadas reafirmam, na prática, princípios, diretrizes e os objetivos assumidos no projeto como um todo..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (43) .
Integrantes: Indianara Lima Silva - Coordenador / Elder Sales Teixeira - Integrante / Juan Levya - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
2007 - 2007
Exposições de Ciência e Tecnologia: uma experiência no interior paraibano
Descrição: Com o apoio das Secretarias de Educação dos Municípios interessados, realizar exposições, oficinas e palestras, em espaços escolares ou logradouros públicos, numa intervenção que busca atingir tanto a comunidade escolar como o público que pouco ou nunca freqüentou a escola. Todavia, este não pretende ser um projeto de intervenção momentânea e, embora em sua primeira etapa consiga atingir apenas alguns Municípios, certamente crescerá em experiência, com possibilidade de contemplar a maioria das pequenas cidades do interior paraibano..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Indianara Lima Silva - Integrante / Rafaela Luiz Pereira Santos - Integrante / Alessandro Frederico da Silveira - Integrante / Mayane Leite da Nóbrega - Integrante / Edme Vale - Integrante / Thiago Vinícius Sousa Souto - Integrante / Marcelo Germano Gomes - Coordenador / Edvaldo de Oliveira Alves - Integrante / Lourivaldo Mota Lima - Integrante / Morgana Lígia de Farias Freire - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.


Revisor de periódico


2011 - Atual
Periódico: Revista Brasileira de Ensino de Física (Online)
2014 - 2014
Periódico: Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online)
2014 - 2014
Periódico: Investigações em Ensino de Ciências (Online)
2016 - Atual
Periódico: Revista Brasileira de História (Online)
2017 - Atual
Periódico: Revista do Professor de Física
2017 - Atual
Periódico: História, Ciências, Saúde-Manguinhos
2017 - Atual
Periódico: REVISTA ELECTRÓNICA DE INVESTIGACIÓN EN EDUCACIÓN EN CIENCIAS (EN LÍNEA)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História das Ciências.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Ensino de Física.


Prêmios e títulos


2015
Professora Homenageada - Colação de Grau do Curso de Licenciatura em Física e Matemática, Universidade Estadual de Feira de Santana.
2014
Menção Honrosa à Tese de Doutorado - Prêmio SBHC Melhor Tese e Melhor Dissertação 2014, Sociedade Brasileira de História da Ciência.
2011
53º Prêmio Jabuti - TEORIA QUÂNTICA: ESTUDOS HISTÓRICOS E IMPLICAÇÕES CULTURAIS, Câmera Brasileira do Livro.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
REIS, J.2018REIS, J. ; SILVA, I. ; VEIRA NETO, A. . Teoria da relatividade restrita e cubismo no Ensino Médio: Uma proposta didática de aproximação entre duas culturas. A Física na Escola (Online), v. 16, p. 5-10, 2018.

2.
CARIBE, D.2016CARIBE, D. ; SILVA, I. . Uma Pesquisa sobre o Impacto do PIBID-Física da UEFS na Formação Continuada dos Professores Supervisores. CADERNO DE FÍSICA DA UEFS, v. 14, p. 2303.1, 2016.

3.
SILVA, I.2015SILVA, I.. Uma nova luz sobre o conceito de fóton: Para além de imagens esquizofrênicas. Revista Brasileira de Ensino de Física (Online), v. 37, p. 4204-4204-11, 2015.

4.
SILVA, I.2015SILVA, I.. Uma breve história sobre o conceito de fóton no Ano Internacional da Luz. Caderno de Física da UEFS, v. 13, p. 1602.1-1602.7, 2015.

5.
SILVA, I.2015SILVA, I.; FREIRE, O. . A Missão Compton de 1941 no Brasil: conquistando brasileiros corações. ComCiência (UNICAMP), v. 164, p. x, 2015.

6.
SILVA, I.2015SILVA, I.. Um pouco de história no Ano Internacional da Luz. Boletim Eletrônico da Sociedade Brasileira de História das Ciências, v. 6, p. 1, 2015.

7.
FREIRE Jr., O.2014 FREIRE Jr., O. ; SILVA, I. . Diplomacia e ciência no contexto da Segunda Guerra Mundial: a viagem de Arthur Compton ao Brasil em 1941. Revista Brasileira de História (Online), v. 33, p. 181-201, 2014.

8.
SILVA, I.2014SILVA, I.; FREIRE, O. . A descoberta do efeito Compton: de uma abordagem semiclássica à quântica. Revista Brasileira de Ensino de Física (Online), v. 36, p. 1601-1601-14, 2014.

9.
SILVA, I.2013 SILVA, I.; FREIRE Jr., O. . The Concept of the Photon in Question. Historical Studies in the Natural Sciences (Print), v. 43, p. 453-491, 2013.

10.
SILVA, I.2011SILVA, I.; FREIRE, O. ; SILVA, Ana Paula Bispo . O modelo do grande elétron: o background clássico do efeito Compton. Revista Brasileira de Ensino de Física (Online), v. 33, p. 4601-4601-7, 2011.

Capítulos de livros publicados
1.
CARAPIA, D. L. ; SILVA, I. . Aspectos históricos e conceituais da Teoria do Big Bang: uma sequência didática para Educação Básica. In: Ana Paula Bispo da Silva. (Org.). História da Ciência e Ensino. 1ªed.São Paulo: Livraria da Física, 2018, v. 3, p. 105-147.

2.
SILVA, I.. O conceito de fóton na transição dos séculos: do modelo "bola de bilhar" para .... In: Olival Freire Jr.; Ileana Maria Greca; Charbel Nino El-hani. (Org.). Ciência na Transição dos Séculos: Conceitos, Práticas e Historicidade. 1ªed.Salvador: EDUFBA, 2014, v. 1, p. 105-125.

3.
SILVA, I.; FREIRE, O. ; SILVA, Ana Paula Bispo . A imagem pública de Arthur Holly Compton: um físico quântico ou clássico?. In: Olival Freire Jr; Osvaldo Pessoa Jr; Joan Bromberg. (Org.). Teoria Quântica: Estudos Históricos e Implicações Culturais. Campina Grande: EDUEPB, 2010, v. , p. 411-422.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, I.. O papel da experimentação e a natureza corpuscular da radiação: Compton, Bothe e Geiger. In: 11º Seminário Nacional de História da CIência e da Tecnologia, 2008, Niterói. 11º Seminário Nacional de História da CIência e da Tecnologia: Textos Completos, 2008.

2.
SILVA, I.; SILVA, Ana Paula Bispo . A teoria de Bohr-Kramers-Slater para a Mecânica Quântica: perspectivas para o ensino de física. In: XI Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2008, Curitiba. Anais do XI Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2008.

3.
SILVEIRA, A. F. ; SILVA, I. ; SANTOS, K. ; SANTOS, R. L. P. . A Inserção da Música no Processo de Ensino-Aprendizagem de Física: Mais um Recurso Pedagógico. In: XVII Simpósio Nacional de Ensino de Física - SNEF, 2007, São Luís - Maranhão. Anais do XVII Simpósio Nacional de Ensino de Física - SNEF, 2007.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, I.. Sobre o apoio da Fundação Rockefeller à física brasileira. In: 13º Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia, 2012, São Paulo. Caderno de Resumos do 13º Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia, 2012. p. 70-71.

2.
SILVA, I.. Diplomacy and Science on the Eve of WWII: Arthur Compton's 1941 Trip to Brazil. In: HSS 2011 Annual Meeting, 2011, Cleveland. History of Science Society Annual Meeting, 2011. p. 116-116.

3.
SILVA, I.. The Vicissitudes of the Concept of Photon in the Twentieth Century. In: Continuity and Discontinuity in the Physical Sciences Since the Enlightenment: A Conference for Graduate Students and Early-Career Scholars, 2011, Maryland. Abstract - Continuity and Discontinuity in the Physical Sciences Since the Enlightenment, 2011.

4.
SILVA, I.. The Controversy on Photons and the Hanbury Brown & Twiss Experiment. In: HQ_3 Third International Conference on the History of Quantum Physics, 2010, Berlim. Anais do HQ_3 Third International Conference on the History of Quantum Physics, 2010.

5.
SILVA, I.; FREIRE Jr., O. . Notas sobre a visita de Arthur Compton ao Brasil em 1941. In: 12 Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia & 7 Congresso Latino-Americano de História da Ciência e da Tecnologia, 2010, Salvador. Caderno de Resumos, 2010.

6.
SILVA, I.; FREIRE, O. . Arthur Compton?s Journeys to South America: Diplomacy and Cosmic Ray scientific research on the eve of the II World War. In: 2010 Meeting of the Americas, 2010, Foz do Iguaçu. Anais do 2010 Meeting of the Americas, 2010.

7.
SILVA, I.; SILVA, Ana Paula Bispo . Compton?s large electron as an example of his classical approach to X-ray scattering. In: XXIII International Congress of History of Science and Technology, 2009, Budapest. Book of Abstract - XXIII International Congress of History of Science and Technology, 2009. p. 483-483.

8.
SILVA, Ana Paula Bispo ; SILVA, I. . Contributions of Bohr-Kramers-Slater Theory to Probabilistic Theory of Quantum Mechanics: a Point of View?. In: HQ2 conference on the history of quantum physics, 2008, Utrecht. Anais do HQ2 conference on the history of quantum physics, 2008.

9.
SILVA, I.; FREIRE Jr., O. ; SILVA, Ana Paula Bispo . A evolução teórico-experimental das idéias de Arthur H. Compton (1915-1923). In: Workshop: "Teoria Quântica: Estudos Históricos e Implicações Culturais", 2008, Campina Grande. Cadernos de Resumos e Programa do Workshop, 2008. p. 26-27.

10.
SILVA, I.; SILVA, Ana Paula Bispo . Quebrando mitos e contando história: a dualidade onda-partícula para a radiação. In: XXV EFNNE - Encontro de Físicos do Norte e Nordeste, 2007, Natal. Livro de Resumos do XXV EFNNE - Encontro de Físicos do Norte e Nordeste, 2007. p. 33-33.

11.
NOBREGA, M. L. ; SILVA, I. ; SANTOS, R. L. P. ; SILVEIRA, A. F. . Conversa com a natureza: divulgando e popularizando a ciência através do teatro. In: XXV EFNNE - Encontro de Físicos do Norte e Nordeste, 2007, Natal. Livro de Resumos do XXV EFNNE - Encontro de Físicos do Norte e Nordeste, 2007. p. 34-34.

12.
SILVA, I.. Física Moderna no Ensino Médio: Vantagens, Dificuldades e a Reforma Curricular. In: XXV EFNNE - Encontro de Físicos do Norte e Nordeste, 2007, Natal. Livro de Resumos do XXV EFNNE - Encontro de Físicos do Norte e Nordeste, 2007. p. 33-34.

13.
SILVA, I.; BARROS, M. A. ; SANTOS, R. L. P. . As Concepções Espontâneas dos Alunos da Sétima Série Sobre a Formação da Visão. In: XXIV EFNNE - Encontro de Físicos do Norte e Nordeste, 2006, João Pessoa. Livro de Resumos - XXIV EFNNE, 2006.

14.
E. de Góes Brennand ; SILVA, I. ; NOBREGA, M. L. ; SILVA, H. H. B. . Princípios de Detecção de Nêutrons em Cintilador Orgânico. In: XXIV EFNNE - Encontro de Físicos do Norte e Nordeste, 2006, João Pessoa. Livro de Resumos - XXIV EFNNE, 2006.

15.
NOBREGA, M. L. ; E. de Góes Brennand ; SILVA, I. ; SILVA, H. H. B. . Modelos Dinâmicos baseados nas Equações de Langevin. In: XXIV EFNNE - Encontro de Físicos do Norte e Nordeste, 2006, João Pessoa. Livro de Resumos - XXIV EFNNE, 2006.

16.
SILVEIRA, A. F. ; SANTOS, K. ; SILVA, I. . A Música Como Recurso Pedagógico: Uma Abordagem Diferenciada da Energia Solar. In: XXIV EFNNE - Encontro de Físicos do Norte e Nordeste, 2006, João Pessoa. Livro de Resumos - XXIV EFNNE, 2006.

17.
SANTOS, R. L. P. ; BARROS, M. A. ; SILVA, I. . O Uso das CTS na Abordagem e Utilização dos Raios-X entre Odontólogos e Técnicos de Radiologia. In: XXIV EFNNE - Encontro de Físicos do Norte e Nordeste, 2006, João Pessoa. Livro de Resumos - XXIV EFNNE, 2006.

18.
SILVA, I.; MONTEIRO, M. A. . Modelos Mentais acerca das Forças de Ação e Reação. In: XXIII EFNNE - Encontro de Físicos do Norte e Nordeste, 2005, Maceió. Livro de Resumos - XXIII EFNNE, 2005.

19.
SANTOS, K. ; SILVA, I. ; SANTOS, R. L. P. ; SILVEIRA, A. F. ; FREIRE, M. L. F. . Ciclo da Água numa Abordagem Lúdica. In: XXIII EFNNE - Encontro de Físicos do Norte e Nordeste, 2005, Maceió. Livro de Resumos - XXIII EFNNE, 2005.

20.
SILVA, I.; SOBREIRA, A. A. . Estudo da Relatividade Restrita a partir das Deduções Lógicas. In: XXIII EFNNE - Encontro de Físicos do Norte e Nordeste, 2005, Maceió. Livro de Resumos - XXIII EFNNE, 2005.

21.
SANTOS, R. L. P. ; SILVEIRA, A. F. ; ATAIDI, A. R. ; SILVA, I. ; RODRIGUES, E. . O teatro cientifico como instrumento de divulgacao e popularizacao da ciencia. In: XXIII EFNNE, 2005, Maceio. Anais do XXIII EFNNE, 2005. p. 51-51.

Artigos aceitos para publicação
1.
MAIA FILHO, A. ; SILVA, I. . O experimento WS de 1950 e as suas implicações para a segunda revolução da mecânica quântica. Revista Brasileira de Ensino de Física, 2019.

Apresentações de Trabalho
1.
SILVA, I.; FREIRE, O. . THE CONCEPT OF THE P HOTON AT STAKE: THE HBT EFFECT AND G LAUBER?S QUANTUM THE ORY OF LIGHT. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
SILVA, I.. O Campo Científico e a Luta Concorrencial: Roy J. Glauber versus Emil Wolf. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
SILVA, I.. A new light on the concept of the photon in the 1980s. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
SILVA, I.. Doutorado Sanduíche no MIT: relato de experiência. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
SILVA, I.. Sobre o apoio da Fundação Rockefeller à física brasileira. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
SILVA, I.. The Vicissitudes of the Concept of Photon in the Twentieth Century. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
SILVA, I.; FREIRE, O. . Diplomacy and Science on the Eve of WWII: Arthur Compton's 1941 Trip to Brazil. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
SILVA, I.. The Controversy on Photons and the Hanbury-Brown & Twiss Experiment. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
SILVA, I.; FREIRE, O. . Arthur Compton?s Journeys to South America: Diplomacy and Cosmic Ray scientific research on the eve of the II World War. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
SILVA, I.; FREIRE Jr., O. . Notas sobre a visita de Compton ao Brasil em 1941. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
SILVA, I.; SILVA, Ana Paula Bispo . Compton?s large electron as an example of his classical approach to X-ray scattering. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
SILVA, I.; FREIRE Jr., O. ; SILVA, Ana Paula Bispo . A evolução teórico-experimental das idéias de Arthur H. Compton (1915-1923). 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
SILVA, I.. O papel da experimentação e a natureza corpuscular da radiação: Compton, Bothe e Geiger. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
SILVA, I.. A teoria de Bohr-Kramers-Slater para a Mecânica Quântica: perspectivas para o ensino de física. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
SILVA, I.; FREIRE Jr., O. . Problemas de pesquisa na história da Mecânica Quântica. Campina Grande: EDUEPEB, 2010. (Tradução/Artigo).


Demais tipos de produção técnica
1.
SILVA, I.. História e Epistemologia da Física. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
SILVA, I.. II Encontro de Iniciação à Docência da UEPB. 2012. (Encontro).

3.
SILVA, I.. Ciclo da Agua numa Abordagem Ludica. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Produção artística/cultural
Artes Cênicas
1.
SILVA, I.; SILVEIRA, A. F. ; SANTOS, R. L. P. ; S. T. V. S. ; NOBREGA, M. L. ; V. E. . Conversa da Natureza. 2007. Teatral.

2.
SILVA, I.; SILVEIRA, A. F. ; SANTOS, K. ; SANTOS, R. L. P. ; FREIRE, M. L. F. ; S. T. V. S. . O Ciclo da Água. 2005. Teatral.

3.
SILVA, I.; SANTOS, R. L. P. ; SILVEIRA, A. F. . A Trupe da Magia. 2004. Teatral.

Demais trabalhos
1.
WELBORN, A. ; SILVA, I. . Midwestern Expouse: Travel Grant is Compton Researcher's Ticket to Discovery. 2010 (Entrevista) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
SILVA, I.; FREIRE, O.; LOPES, M. M.. Participação em banca de Angevaldo Menezes Maia Filho. Para uma história das mulheres na ciência: a contribuição de Chien Shiung Wu para a teoria quântica. 2018. Dissertação (Mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) - Universidade Federal da Bahia.

2.
SILVA, I.; ARTEAGA, J. S.; EL-HANI, C.; JAPYASSU, H. F.. Participação em banca de Lívia Maria Santos Assunção. A controvérsia sobre seleção de grupos e a 'conversão' de Edward O. Wilson - movimentos e contra-movimentos de uma polêmica atual. 2017. Dissertação (Mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) - Universidade Federal da Bahia.

3.
SILVA, I.; LAPA, J. M.; Ribeiro, M. S.; ALVES, F. P.. Participação em banca de Marcos José Santos Estevam. Ensino do efeito fotoelétrico para estudantes com deficiência visual usando um dispositivo sonoro-eletro-óptico-automático. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Nacional Profissional em Ensino De Física) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

4.
SILVA, I.; SOUZA, D. N.; SANTOS, J. O.. Participação em banca de Luciano Sedraz Silva. A EXPERIMENTAÇÃO EM ELETRICIDADE: UMA ESTRATÉGIA FACILITADORA DA APRENDIZAGEM DE TÓPICOS DE FÍSICA ABORDADOS NO ENSINO MÉDIO. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional Nacional em Ensino de Física) - Universidade Federal de Sergipe.

Teses de doutorado
1.
SILVA, I.; BARZANO, M.; LANDO, J. C.; LIMA, E. B.; OLIVEIRA, A.. Participação em banca de Mariana Moraes Lôbo. Classes experimentais de Matemática e a difusão da experimentação pedagógica na Bahia durante as décadas de 1960 e 1970. 2017. Tese (Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) - Universidade Federal da Bahia.

2.
SILVA, I.; DIAS, A. L. M.; OLIVEIRA, A.; LANDO, J. C.; SANTANA, J. C. B.. Participação em banca de Joubert Lima Ferreira. Fios, retalhos e pontos: tecituras sobre a profissionalização docente em matemática em Feira de Santana (1970-1991). 2017. Tese (Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) - Universidade Federal da Bahia.

3.
FREIRE, O.; SILVA, I.; KOJEVNIKOV, A.; Boto, B.; DIAS, A. L. M.. Participação em banca de Climério Paulo da Silva Neto. DESCENDENTES VERMELHOS DE APOLO - CONSTRUINDO AS BASES PARA O LASER SOVIÉTICO (1939 - 1961). 2015. Tese (Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) - Universidade Federal da Bahia.

Qualificações de Doutorado
1.
SILVA, I.; DIAS, A. L. M.; OLIVEIRA, A.. Participação em banca de Joubert Lima Ferreira. FIOS, RETALHOS E PONTOS: TECITURAS SOBRE A PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE EM MATEMÁTICA EM FEIRA DE SANTANA (1970-1991). 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Ensino, Filosofia e História das Ciências) - Universidade Federal da Bahia.

2.
SILVA, I.; BARZANO, M.; LIMA, E. B.; LANDO, J. C.. Participação em banca de Mariana Moraes Lôbo Pinheiro. Classes experimentais de matemática na Bahia durante a década de 1960. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Ensino, Filosofia e História das Ciências) - Universidade Federal da Bahia.

3.
SILVA, I.; FREIRE, O.; ROCHA, J. F. M.; KOJEVNIKOV, A.. Participação em banca de Climério Paulo da Silva Neto. Convergence of Cold-War Science: (Co)Inventing the laser in Soviet Russia. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Ensino, Filosofia e História das Ciências) - Universidade Federal da Bahia.

Qualificações de Mestrado
1.
SILVA, I.; ALMEIDA, R. O.; AGUIAR JUNIOR, O.. Participação em banca de Daiane Maria dos Santos Ribeiro. Uso didático de uma questão sociocientífica: desenvolvimento de princípios de Design para o ensino da energia nuclear no ensino médio de física. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino, Filosofia e História das Ciências) - Universidade Federal da Bahia.

2.
SILVA, I.; PINTO, F. R.; ROCHA, G. R.; GARCIA, A. M.; FACCHINETTI, C.. Participação em banca de Luana Fonsenca da Silva Rocha. Uma história das mulheres na psicanálise: o caso de Sabina Spielrein a partir da perspectiva de gênero nas ciências. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino, Filosofia e História das Ciências) - Universidade Federal da Bahia.

3.
SILVA, I.; ARTEAGA, J. S.; GRODWOHL, J.. Participação em banca de LÍVIA MARIA SANTOS ASSUNÇÃO. A CONTROVÉRSIA SOBRE SELEÇÃO DE GRUPOS E A ?CONVERSÃO? DE EDWARD O. WILSON: MOVIMENTOS E CONTRA-MOVIMENTOS DE UMA POLÊMICA ATUAL. 2016.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SILVA, I.; Ribeiro, M. S.; BOSS, S.. Participação em banca de Agrício Almeida dos Santos.O uso da história e filosofia da ciência (HFC) no ensino de física: uma revisão de literatura. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

2.
Ribeiro, M. S.; BOSS, S.; SILVA, I.. Participação em banca de Cíntia Izabel Carvaho.Percepção do ensino de física moderna e contemporânea: atualidades e possibilidades. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

3.
Ribeiro, M. S.; SILVA, I.; BOSS, S.. Participação em banca de Rosana do Carmo França.Revisão de literatura dos trabalhos de pesquisa sobre o ensino de física nas séries iniciais do ensino fundamental. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

4.
Ribeiro, M. S.; BOSS, S.; SILVA, I.. Participação em banca de Alcione Almeida dos Santos.A história da ciência: evolução ao longo do tempo e sua importância na formação científica. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

5.
SILVA, I.; TEIXEIRA, E. S.; SILVA, E. S.. Participação em banca de Renato Ferreira Moreira.O uso da história da ciência no ensino de física: uma revisão sistemática da literatura sobre a relação entre força e movimento discutida nos artigos de periódicos nacionais. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

6.
SILVA, I.; Santos, F. M.; Ribeiro, M. S.. Participação em banca de Cayo Fonseca.A utilização da História e Filosofia da Física por professores da rede pública de ensino de Feira de Santana. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

7.
TRINDADE, Z.; GEHLEN, S. T.; SILVA, I.. Participação em banca de Fábio Menezes dos Santos.Uma utilização do software Modellus no estudo do movimento de projetéis em um campo gravitacional uniforme. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

8.
SIQUEIRA, M.; STUCHI, A.; SILVA, I.. Participação em banca de Joaquim José Soares Souza Júnior.As contribuições do teatro científico na visão dos atores da peça 'Vida de Galileu'. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

9.
SIQUEIRA, M.; CORREIA, N. S.; SILVA, I.. Participação em banca de Jocival Santos Souza.Reflexos do Caminhão Com Ciência sobre o Ensino Não-Formal. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

10.
SIQUEIRA, M.; TRINDADE, Z.; SILVA, I.. Participação em banca de Carlos Alexandre dos Santos Batista.Avaliação dos Livros Didáticos de Física: A produção de energia elétrica em larga escala. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

11.
SIQUEIRA, M.; JOSE, W.; SILVA, I.. Participação em banca de André Cavalcanti Carneiro.Uma proposta lúdica para o ensino de radioatividade: a física moderna e contemporânea na sala de aula. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

12.
SIQUEIRA, M.; CORREIA, N. S.; SILVA, I.. Participação em banca de Sandro Augusto Oliveira de Sá.Possibilidades para o ensino de Física Moderna e Contemporânea nas escolas públicas no Sul da Bahia. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

13.
SIQUEIRA, M.; TRINDADE, Z.; SILVA, I.. Participação em banca de Josilene Cerqueira Santos.Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio: Uma Proposta de Ensino sobre Espectroscopia. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Estadual de Santa Cruz.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
Ribeiro, M. S.; SILVA, I.; Santos, F. M.. Seleçao de Bolsistas de Monitoria (Edital 001/2013). 2013. Universidade Estadual de Feira de Santana.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
2018 AHA Annual Meeting.On the History of the Relations between Brazilian and American Physics. 2018. (Outra).

2.
25th International Congress of History of Science and Technology. The Heritage of the Good Neighbor Policy: The role of the Rockefeller Foundation in Financing the Brazilian Physics after the WWII. 2017. (Congresso).

3.
15º Seminário Nacional de História da Ciência e Tecnologia.Dando visibilidade às mulheres na história das ciências: o caso de Melba Phillips. 2016. (Seminário).

4.
The Third Biennial Early-Career Conference for Historians of the Physical Scienceses. THE BOURDIEUSIAN LENS TO READ THE GLAUBER-WOLF CONTROVERSY. 2016. (Congresso).

5.
2015 Semana da Física da UEFS.Um pouco de história no Ano Internacional da Luz: o que é um fóton?. 2015. (Outra).

6.
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia: Luz, Câmera, Ação.Um pouco de história no Ano Internacional da Luz: o que é um fóton?. 2015. (Outra).

7.
Semana Nacional do Livro e da Biblioteca.Um pouco de história no Ano Internacional da Luz. 2015. (Outra).

8.
14º Seminário Nacional de História da Ciência e Tecnologia.O Campo Científico e a Luta Concorrencial: Roy J. Glauber versus Emil Wolf. 2014. (Seminário).

9.
6th International Conference of European Society for the History of Science. THE CONCEPT OF THE P HOTON AT STAKE: THE HBT EFFECT AND G LAUBER?S QUANTUM THE ORY OF LIGHT. 2014. (Congresso).

10.
24th International Congress of History of Science, Technology and Medicine. A new light on the concept of the photon in the 1980s. 2013. (Congresso).

11.
13º Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia.Sobre o apoio da Fundação Rockefeller à física brasileira. 2012. (Seminário).

12.
Fulbright Leadership and Re-entry Seminar for Fulbright Women from Western Hemisphere He. 2012. (Seminário).

13.
Continuity and Discontinuity in the Physical Sciences Since the Enlightenment: A Conference for Graduate Students and Early-Career Scholars.The Vicissitudes of the Concept of Photon in the Twentieth Century. 2011. (Outra).

14.
HSS 2011 Annual Meeting.Diplomacy and Science on the Eve of WWII: Arthur Compton's 1941 Trip to Brazil. 2011. (Outra).

15.
12 Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia & 7 Congresso Latino-Americano de História da Ciência e da Tecnologia.Notas sobre a visita de Arthur Compton ao Brasil em 1941. 2010. (Seminário).

16.
2010 The Meeting of the Americas. Arthur Compton?s Journeys to South America: Diplomacy and Cosmic Ray scientific research on the eve of the II World War. 2010. (Congresso).

17.
HQ?3 Third International Conference on the History of Quantum Physics.The Controversy on Photons and the Hanbury-Brown & Twiss Experiment. 2010. (Outra).

18.
XXIII International Congress of History of Science and Technology. Compton?s large electron as an example of his classical approach to X-ray scattering. 2009. (Congresso).

19.
11º Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia.O papel da experimental e a natureza corpuscular para a radiação: Compton, Bothe e Geiger. 2008. (Seminário).

20.
Workshop: "Teoria Quântica: Estudos Históricos e Implicações Culturais".A evolução teórico-experimental das idéias de Arthur H. Compton (1915-1923). 2008. (Outra).

21.
XI Encontro de Pesquisa em Ensino de Física.A teoria de Bohr-Kramers-Slater para a Mecânica Quântica: perspecitivas para o ensino de física. 2008. (Encontro).

22.
59ª Reunião Anual da SBPC.DEMON como espectrômetro nuclear. 2007. (Outra).

23.
XIV Encontro de Iniciação Científica da UEPB.Dinâmica de Captura nas Reações Nucleares em Baixa Energia de Excitação: Processo de Interação de Nêutrons com a Matéria. 2007. (Encontro).

24.
XVII Simpósio Nacional de Ensino de Física - SNEF.A Inserção da Música no Processo de Ensino-Aprendizagem de Física: Mais um Recurso Pedagógico. 2007. (Simpósio).

25.
XXV EFNNE.Fisica Moderna no Ensino Medio: Vantagens, Dificuldades, e a Reforma Curricular. 2007. (Encontro).

26.
XXV EFNNE - Encontro de Físicos do Norte e Nordeste.QUEBRANDO MITOS E CONTANDO HISTÓRIA: A DUALIDADE ONDA-PARTÍCULA PARA A RADIAÇÃO. 2007. (Encontro).

27.
IV Semana Pedagógica, Científica e Tecnológica do CCT-I Jornada Regional. 2006. (Outra).

28.
VIII CONAPE INTERNACIONAL-CONGRESSO ATUAL DE PRÁTICAS EDUCATIVAS. Concepcoes dos alunos sobre o processo de formacao das imagens e sua aprendizagem significativa a luz da teoria de Ausubel. 2006. (Congresso).

29.
VIII CONAPE INTERNATIONAL - Congresso Atual de Praticas Educativas. O teatro cientifico como instrumento de divulgacao e popularizacao da ciencia. 2006. (Congresso).

30.
XIII Encontro de Iniciacao Cientifica da UEPB.Dinâmica de Captura nas Reações Nucleares em Baixa Energia de Excitação. 2006. (Encontro).

31.
XXIV EFNNE.Principios de Deteccao de Neutrons em Cintilador Organico. 2006. (Encontro).

32.
XXIV EFNNE.As concepcoes espontaneas dos alunos da setima serie sobre a formacao da visao. 2006. (Encontro).

33.
XXIV EFNNE - Encontro de Físicos do Norte e Nordeste.Princípios de Detecção de Nêutrons em Cintilador Orgânico. 2006. (Encontro).

34.
Ano Mundial da Física.Ano Mundial da Física. 2005. (Seminário).

35.
Semana Nacional de Cência e Tecnologia.Estudo da Relatividade Restrita a partir das Deducoes Logicas. 2005. (Outra).

36.
XXIII EFNNE.Estudo da Relatividade Restrita a partir das Deducoes Logicas. 2005. (Encontro).

37.
XXIII EFNNE.Modelos Mentais acerca das Forcas de Acao e Reacao. 2005. (Encontro).

38.
III Semana Pedagógica, Científica e Tecnológica do CCT da UEPB. 2004. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SILVA, I.; HARTZ, T. ; LAND, L. R. ; HENDERSON, G. ; JOAS, C. . Global Science, Global Technology, Global Impacts: A Conference for Graduate Students and EarlyCareer Scholars. 2014. (Congresso).

2.
SILVA, I.; BITTENCOURT, A. C. P. . XVII Semana de Física da Uefs: Temas Atuais de Física. 2014. (Outro).

3.
MOREIRA, M. A. ; FREIRE, O. ; TEIXEIRA, E. S. ; SILVA, I. . VIII Reunión Latinoamericana sobre Enseñanza de la Física. 2014. (Outro).

4.
SILVA, I.; FREIRE, O. . Simpósio Temático - Ciências na História do Século XX: Política, Cultura e Prática. 2014. (Outro).

5.
SILVA, I.; WRIGHT, A. . Symposium 106. Philosophy at work in modern physics. 2013. (Congresso).

6.
FREIRE Jr., O. ; FREITAS, F. ; DIAS, A. L. M. ; SILVA, I. ; BAIARDI, A. ; SANTOS, A. F. ; SILVA NETO, C. P. ; REIS, D. F. ; SANTOS, E. C. ; FREIRE, I. A. A. ; LANDO, J. ; CLEMENTE, J. E. F. ; CUNHA, M. B. M. ; OKI, M. C. M. ; ARAUJO, N. A. ; SILVA FILHO, W. V. . 12 Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia & 7 Congresso Latino-Americano de História da Ciência e da Tecnologia. 2010. (Outro).

7.
FREIRE Jr., O. ; RIBEIRO FILHO, A. ; FREITAS, F. ; SILVA, Ana Paula Bispo ; SILVA, I. ; SILVEIRA, A. F. ; BARROS, M. A. . Workshop - Teoria Quântica: Estudos Históricos e Implicações Culturais. 2008. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Jakelyne Reis. Uma história cultural de duas culturas: relatividade restrita e cubismo. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Ensino, Filosofia e História das Ciências) - Universidade Federal da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

2.
Pedro Lopes. A física moderna dentro da sala de aula: uma história contextual do laser. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Nacional Profissional em Ensino De Física) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Coorientador).

3.
Marcelo Delfino. Para uma história da divulgação científica no Brasil. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Ensino, Filosofia e História das Ciências) - Universidade Federal da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Poliana Schettini Silva. IMPACTO DOS SABERRES DOCENTES SOBRE O PLANEJAMENTO E EXECUÇÃO DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADO: UMA ANÁLISE DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE CONCEITOS FÍSICOS. Início: 2018. Tese (Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) - Universidade Federal da Bahia. (Orientador).

2.
Angevaldo Menezes Maia Filho. Uma biografia da Wu: gênero e ciência. Início: 2018. Tese (Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) - Universidade Federal da Bahia. (Orientador).

3.
Helaine da Silva Souza. História da Educação Matemática na Bahia. Início: 2018. Tese (Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) - Universidade Federal da Bahia. (Orientador).

4.
Rafaelle Souza. A teoria quântica no nível superior: história e ensino de física. Início: 2015. Tese (Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) - Universidade Federal da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Coorientador).

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Camila Oliveira. A divulgação científica no ensino de física. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Estadual de Feira de Santana. (Orientador).

2.
Deivide Santos. Podcasts no ensino de física: uma possibilidade?. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Estadual de Feira de Santana. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Daiane Ribeiro. Elaboração e validação de uma sequência didática baseada em uma QSC sobre energia nuclear sob a perspectiva freireana. 2018. Dissertação (Mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) - Universidade Federal da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Indianara Lima Silva.

2.
Marcos Vinicius Lima Souza. Bomba atômica: ensinando física e energia nuclear num contexto histórico e cultural. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Nacional Profissional em Ensino De Física) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Indianara Lima Silva.

3.
Alexssandro Oliveira Figuerêdo. A física brasileira na educação básica: discutindo as contribuições de César Lattes para a descoberta do méson pi a partir de uma abordagem histórica e conceitual. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado Nacional Profissional em Ensino De Física) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Indianara Lima Silva.

4.
Daniel de Sento Sé. Ensinando tópicos de natureza da ciência a partir de uma história do conceito de fóton no ensino médio. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado Nacional Profissional em Ensino De Física) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Indianara Lima Silva.

5.
Dilton Lopes Carapia. Utilizando recursos audiovisuais como mediadores para ensinar a teoria do Big Bang à luz da história e filosofia da ciência. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado Nacional Profissional em Ensino De Física) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Indianara Lima Silva.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Raquel Melo de Oliveira. Mulheres na história da ciência: a trajetória da primeira química da Bahia. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Química) - Universidade Federal da Bahia. Orientador: Indianara Lima Silva.

2.
Jackelyne Lima dos Reis. Uma proposta didática para o ensino de relatividade restrita através do cubismo: aproximando duas culturas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Física) - Universidade Estadual de Feira de Santana. Orientador: Indianara Lima Silva.

3.
Maiane Souza da Silva. História em quadrinhos como uma ferramenta didática para o ensino de tópicos de mecânica. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Física) - Universidade Estadual de Feira de Santana. Orientador: Indianara Lima Silva.

4.
Pablo França. UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE ELETRICIDADE: ENSINANDO FÍSICA ATRAVÉS DE UM JOGO DIDÁTICO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Física) - Universidade Estadual de Feira de Santana. Orientador: Indianara Lima Silva.

5.
Daniela da Silva Caribé. O Impacto do Pibid-Física da UEFS na Formação Continuada dos Supervisores. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Física) - Universidade Estadual de Feira de Santana. Orientador: Indianara Lima Silva.

6.
Allan Alves. UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE TÓPICOS DE MECÂNICA A PARTIR DA CONTEXTUALIZAÇÃO: DISCUTINDO A FÍSICA DO AUTOMÓVEL NO ENSINO MÉDIO. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Física) - Universidade Estadual de Feira de Santana. Orientador: Indianara Lima Silva.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
SILVA, I.2015SILVA, I.; FREIRE, O. . A Missão Compton de 1941 no Brasil: conquistando brasileiros corações. ComCiência (UNICAMP), v. 164, p. x, 2015.

2.
SILVA, I.2015SILVA, I.. Um pouco de história no Ano Internacional da Luz. Boletim Eletrônico da Sociedade Brasileira de História das Ciências, v. 6, p. 1, 2015.



Outras informações relevantes


Tese de doutorado selecionada pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências para concorrer ao Prêmio Melhor Tese de Doutoramento em História das Ciências concedido pela Sociedade Brasileira de História das Ciências. 
Organizadora, juntamente com Aaron Wright, do simpósio Philosophy at Work in Modern Physics no 2013 International Congress of History of Science, Tecnology and Medicine realizado em Manchester, UK (http://www.ichstm2013.com/programme/guide/s/S106.html). 
Aprovada em 1o lugar no concurso público para Professor Assistente da UEFS. 
Aprovada na seleção da bolsa Capes-Fulbright de estágio de doutorando nos EUA, edital 040/2010, para realização de pesquisa no Massachusetts Insitute of Tecnhology (MIT) sob a orientação do Dr. David Kaiser. 
Aprovada em 1o lugar na selecao simplificada para professora substituta da UFBa. 
Consultou os Personal Papers of E. M. Purcell na Harvard University Archives e arquivos na Biblioteca do Massachusetts Institute of Technology em Cambridge. Também consultou os Personal Papers of R. H. Brown na Royal Society em Londres. 
Atualmente faz parte do grupo de pesquisa LACIC - Laboratório Ciência como Cultura 
(http://sites.google.com/site/lacicufba/home) coordenado pelo Prof. Dr. Olival Freire. 
Foi monitora da disciplina Física Básica II na UEPB.
Realizou cerca de 10 mini-cursos sobre Ensino de Física como atividade de formação complementar.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/01/2019 às 5:59:12