Fabiano dos Santos Castro

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1984257751463367
  • Última atualização do currículo em 15/01/2019


Graduado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005). Mestre e Doutor em Psicologia Clínica (linha de pesquisa: Neurociência e psicologia clínica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Psicologia clínica, além de trabalhar com os seguintes temas: história da neurociência, epistemologia e ciência, tecnologia e sociedade. Experieência como Tutor à distância, possui prática na área de Educação, com ênfase na Educação a distância, na formação continuada de professores. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Fabiano dos Santos Castro
Nome em citações bibliográficas
CASTRO, F. S.

Endereço


Endereço Profissional
Centro Universitário Celso Lisboa.
Rua Vinte e Quatro de Maio, 797
Sampaio
20950091 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (021) 32894747


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2013
Doutorado em Psicologia Clínica.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Título: Marcas Invisíveis: Pensando as Redes entre neurociência e Psicologia, Ano de obtenção: 2013.
Orientador: Monah Winograd.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
2007 - 2009
Mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica).
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Título: Corpo, mente, e cérebro na antiguidade : um breve estudo histórico,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: J. Landeira-Fernandez.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: História Neurociência; Relação Mente-Corpo; Cérebro.
2016
Graduação em andamento em Abi - Letras - Português - Latim.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
1999 - 2005
Graduação em Formação em Psicologia.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.


Pós-doutorado


2018 - 2018
Pós-Doutorado.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Epistemologia.


Formação Complementar


2013 - 2013
Curso de Formação de Tutores. (Carga horária: 100h).
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ, CECIERJ, Brasil.
2005 - 2005
Treinamento de T.Cognitivo-Comportamental em Grupo.
.
2003 - 2003
Introdução à Análise de dados com Bioestat.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2003 - 2003
Acompanhamento Terapêutico em dependência Química. (Carga horária: 16h).
Clínica do Adicto, CLIAD, Brasil.


Atuação Profissional



Centro Universitário Celso Lisboa, CELSO LISBOA, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar I, Carga horária: 36

Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar I, Carga horária: 18

Atividades

01/2017 - Atual
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Epistemologia
Ética Profissional
Metologia Científica
Psicologia: Prática e Profissão
Sensação e Percepção
Sistemas Psicológicos I
Estágio Supervisionado Básico II
08/2016 - Atual
Ensino, Gestalt-terapia, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Psicopatologia
08/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, CENTRO UNIVERSITÁRIO CELSO LISBOA, .

Cargo ou função
Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE).
03/2013 - Atual
Ensino, Neuropsicologia e Reabilitação, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Aspectos teóricos e históricos da Neuropsicologia
02/2014 - 12/2016
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Básico Supervisionado II
Sensação e Percepção
Sistemas Psicologicos I

Universidade Gama Filho, UGF, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar, Carga horária: 16

Atividades

03/2012 - 12/2013
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Psicologia
Psicologia Comportamental e Cognitiva I
Psicologia Comportamental e Cognitiva II
Psicopatologia II

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 10

Vínculo institucional

2009 - 2013
Vínculo: Bolsista CNPq, Enquadramento Funcional: Pesquisador Bolsista, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Realizado Estágio em Docência nas disciplinas do curso de Graduação em Psicologia: História da Psicologia Análise do Comportamento História da Psicologia e Genealogia

Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Bolsista FAPERJ, Enquadramento Funcional: Pesquisador Bolsista, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Bolsista CNPq, Enquadramento Funcional: Pesquisador Bolsista, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

08/2013 - 12/2013
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Psicologia e Genealogia
Método Científico em Psicologia
08/2013 - 08/2013
Ensino, Introdução à Neuropsicologia Clínica, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
História da Neuropsicologia
08/2012 - 08/2012
Ensino, Introdução à Neuropsicologia Clínica, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
História da Neuropsicologia

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ, CECIERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: E-learning Tutor, Carga horária: 10
Outras informações
Tutor à distância dos cursos de Extensão em Prática Docente da Fundação CECIERJ Disciplinas: - Formação continuada online e a Educação Física - Uso de Tecnologias nas Escolas

Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: E-learning Tutor, Carga horária: 10
Outras informações
Tutor à distância do Curso de Especialização de Ensino em Ciências e Biologia da Fundação CECIERJ.

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: E-learning Tutor, Carga horária: 10
Outras informações
Tutor à distância dos cursos de Extensão em Prática Docente da Fundação CECIERJ.

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: E-learning Tutor, Carga horária: 10
Outras informações
Tutor à distância na disciplina "Neurocognição - O caminho do aprendizado" dos cursos de Extensão em Prática Docente da Fundação CECIERJ.

Atividades

08/2011 - 12/2015
Ensino, Extensão na área de Prática Docente, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Ambientes livres na internet para Inovações Educacionais
Dificuldades em Aprendizagem
Formação Continuada online e a Educação Física
Neurocognição: O caminho do aprendizado
Redes Sociais como Espaço de Aprendizado
Uso de Tecnologias na Escola
07/2013 - 10/2014
Ensino, Ensino de Ciências e Biologia, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Comunicação visual na sala de aula
Psicologia da Educação: Relações na escola
Temas contemporâneos: nada se cria, tudo se transforma?

Instituto de Bioquímica Médica (IBqM-UFRJ), IBQM-UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: E-learning Tutor
Outras informações
Disciplinas: -Psicologia na Educação: Relações na Escola (60 horas/aula) -Temas Contemporâneos: Nada se cria, tudo se transforma? (30 horas/aula) -Comunicação Visual na Educação em Ciências (60 horas/aula) -Termodinâmica no Jogo da Vida (30 horas/aula) -Cognição e Emoção: o caminho da Aprendizagem (60 horas/aula)

Atividades

08/2013 - 07/2014
Ensino, Especialização em Ensino de Ciências e Biologia, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Psicologia na Educação: Relações na Escola
Temas Contemporâneos: Nada se cria, tudo se transforma?
Comunicação Visual na educação em Ciências
A Termodinâmica no Jogo da Vida
Cognição e Emoção: o caminho do Aprendizado

Universidade Aberta do Brasil, UAB, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: E-learning Tutor, Carga horária: 10
Outras informações
E-learning Tutor (Bolsista UAB temporário) no disciplina "Material impresso didático em EAD" no Curso de extensão em EAD com ênfase na tutoria CEDERJ.


Instituto de Psiquiatria da Universidade do Brasil, IPUB, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2005
Vínculo: Estágio em Pesquisa, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário


Instituto de Psicologia UFRJ, IP - UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Estágio em Atendimento Clínico, Enquadramento Funcional: Estágiario, Carga horária: 20

Atividades

03/2004 - 04/2005
Estágios , Departamento de Psicologia Aplicada, .

Estágio realizado
Acompanhamento Psicoterápico em Terapia Cognitivo-Comportamental.


Projetos de pesquisa


2017 - 2018
Avaliação de Ansiedade e Motivação Acadêmica em jovens universitários
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .

Integrantes: Fabiano dos Santos Castro - Coordenador.
2016 - 2018
Treinamento em Introspecção Experimental: os primeiros métodos experimentais em Psicologia e formação discente
Descrição: O projeto tem como objetivo investigar o processo de introspecção experimental descrito por Edward Titchener e seu treinamento na prática da Psicologia Experimental, a partir de uma perspectiva CTS..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .

Integrantes: Fabiano dos Santos Castro - Coordenador.
2002 - 2003
Avaliação de Periculosidade do Doente Mental
Descrição: Identificar as variáveis que conferem aumento da periculosidade em doentes mentais, especialmente aqueles que já cometram um crime; estudar o julgamento pelos peritos psiquiatras da periculosidade do doente mental..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Fabiano dos Santos Castro - Integrante / Pedro Guimarães Coscarelli - Coordenador.
2000 - 2007
Televisão e adolescente
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Fabiano dos Santos Castro - Integrante / Wanderson Fernandes de Souza - Integrante / Pedro Guimarães Coscarelli - Coordenador.
2000 - 2007
Adolescentes e uso do tempo livre
Descrição: Identificar como os adolescentes utilizam o tempo livre; identificar as variáveis determinantes para a escolha, pelo adolescente, da forma como utilizará o tempo livre; identificar as atividades do tempo livre relacionadas com comportamentos de risco para a saúde...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Fabiano dos Santos Castro - Integrante / Wanderson Fernandes de Souza - Integrante / PEREIRA,V. M. - Integrante / Pedro Guimarães Coscarelli - Coordenador.


Revisor de periódico


2017 - Atual
Periódico: Nordic Psychology


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Epistemologia.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Fundamentos e Medidas da Psicologia/Especialidade: História, Teorias e Sistemas em Psicologia.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Experimental/Especialidade: Processos de Aprendizagem, Memória e Motivação.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2009
Bolsista do CNPq para Doutorado em Psicologia Clínica/ Puc-Rio, CNPq.
2008
Bolsa Nota 10 da FAPERJ por rendimento para Mestrado em Psicologia Clínica/ PUC-Rio, FAPERJ.
2007
1o. lugar no concurso para ingresso no Mestrado em Psicologia Clínica/ PUC-Rio, .
2007
Bolsista do CNPq para Mestrado em Psicologia Clínica/ PUC-Rio, CNPq.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
Ferreira, A. A.L.2016 Ferreira, A. A.L. ; CASTRO, F. S. . Técnicas de si e a introspecção experimental: uma possível linha de estudos históriográficos. MNEMOSINE (RIO DE JANEIRO), v. 12, p. 93-115, 2016.

2.
CASTRO, F. S.2012CASTRO, F. S.; LANDEIRA-FERNANDEZ, J. . Notas históricas acerca do debate mente e cérebro.. ComCiência (UNICAMP), v. 144, p. 9, 2012.

3.
CASTRO, F. S.2011 CASTRO, F. S.; LANDEIRA-FERNANDEZ, J. . Alma, Corpo e a Antiga Civilização Grega: As Primeiras Observações do Funcionamento Cerebral e das Atividades Mentais. Psicologia: Reflexão e Crítica (UFRGS. Impresso), v. 24, p. 798-809, 2011.

4.
CASTRO, F. S.2010 CASTRO, F. S.; LANDEIRA-FERNANDEZ, J. . Alma, Mente e Cérebro na Pré-história e nas Primeiras Civilizações Humanas. Psicologia: Reflexão e Crítica (UFRGS. Impresso), v. 23, p. 01-0, 2010.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FERREIRA, A. A. L. ; CASTRO, F. S. . Técnicas de si e a introspecção experimental: uma possível linha de trabalhos históricos. In: Scientiarum Historia IX, 2016, Rio de Janeiro. Livro de Anais do Scientiarum Historia IX, 2017. v. 1.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
FERREIRA, A. A. L. ; CASTRO, F. S. . Introspection in Edward Bradford Titchener?s writings: Between a scientific method and a technique of the self.. In: 50th Annual Meeting of CHEIRON: The International Society for the History of Behavioral and Social Sciences, 2018, Akron (OH). Cheiron 2018 Program, 2018.

2.
CASTRO, F. S.; FERREIRA, A. A. L. . Techniques of the self and experimental introspection in 19th Century: a possible field of historiographical studies. In: 25th International Congress of History of Science and Technology, 2017, Rio de Janeiro. Book of aBSTRACTS, 2017. v. 1. p. 38-39.

3.
CASTRO, F. S.; LANDEIRA-FERNANDEZ, J. . Galeno de Pérgamo e Um Pedaço da História da Neurociência. In: II Simpósio de Pesquisa e Pós Graduação e Pesquisa do NNCE / II Simpósio de Terapia Cognitivo-Comportamental da PUC-Rio \ I Encontro de Psicologia Clínica & Neurociência, 2009, Rio de Janeiro. Anais do I Encontro de Psicologia Clínica e Neurociências, 2009. v. 1.

4.
CASTRO, F. S.; LANDEIRA-FERNANDEZ, J. . Os Diversos Conceitos Sobre Mente e Cérebro Em Algumas Civilizações Antigas. In: I IBRO/LARC Congress os Neurosciences of Latin America, the Caribbean and Iberian Peninsula, 2008, bUZIOS. Anais da I IBRO/LARC Congress os Neurosciences of Latin America, the Caribbean and Iberian Peninsula, 2008. v. 1.

5.
SOUZA, W. F. ; CASTRO, F. S. . Avaliação da Relação Entre Transtorno de Estresse Pós Traumático (TEPT) e Lócus de Controle.. In: XXXV Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2005, Curitiba. Anais da XXXV Reunião Anual da Sociedade Brasileira de PSicologia, 2005.

6.
SOUZA, W. F. ; CASTRO, F. S. . Prevalência de Transtorno de Estresse Pós Traumático (TEPT) e Fatores Associados. Avaliação de dois pontos de corte para o rastreamento em um grupo de estudantes univerrsitários.. In: XXXV Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2005, Curitiba. Anais da XXXV Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2005.

7.
CASTRO, F. S.; SOUZA, W. F. . Ansiedade Estado-Traço e Locus de Controle: Uma Análise Correlacional.. In: XXXV Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia,, 2005, Curitiba. Anais da XXXV reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2005.

8.
CASTRO, F. S.; SOUZA, W. F. . Diferenças Entre Irmãos Quanto a Busca por Novidades: Um Estudo Preliminar. In: Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2004, Ribeirão Preto. Anais da XXXIV Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2004.

9.
CASTRO, F. S.; SOUZA, W. F. . Quando as Mulheres Fazem Sexo e os Homens Fazem Amor: Um Estudo Sobre as Diferenças ( e Igualdades) do Ciúme Romântico. In: XXXIV Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2004, Ribeirão Preto. Anais da XXXIV Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2004.

10.
SOUZA, W. F. ; CASTRO, F. S. . Um Estudo Comparativo Entre Lócus de Controle e o Fator Autodirecionamento (ITC - Cloninger). In: XXXIV Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2004, Ribeirão Preto. Anais da XXXIV Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2004.

11.
SOUZA, W. F. ; BORGES, D.T. ; SILVA, E. M. ; CASTRO, F. S. . Níveis de Felicidade e Satisfação em Diferentes Atividades Físicas. In: XXXIII Reunião Anual Sociedade Brasileira de Psicologia, 2003, Belo Horizonte. XXXIII Reunião Anual Sociedade Brasileira de Psicologia, 2003.

12.
SOUZA, W. F. ; MENDLOWICZ, M. V. ; PEREIRA,V. M. ; SILVA, A. R. ; CASTRO, F. S. ; SILVA, E. M. ; LOPES, A. M. P. ; VILELA, L. M. ; COSCARELLI, P. G. ; MORAES, T. . Inventário de Depressão de Beck e Symptoms Checklist-90: Análise Inicial de Duas Escalas para Avaliação de Sintomas Psiquiátricos em Adolescentes. In: XXXIII Reunião Anual Sociedade Brasileira de Psicologia, 2003, Belo Horizonte. XXXIII Reunião Anual Sociedade Brasileira de Psicologia, 2003.

13.
SILVA, A. R. ; SOUZA, W. F. ; PEREIRA,V. M. ; CASTRO, F. S. ; VILELA, L. M. ; SILVA, E. M. ; LOPES, A. M. P. ; MORAES, T. ; MENDLOWICZ, M. V. ; COSCARELLI, P. G. . Youth Self-Report: Análise Inicial das Propriedades Psicométricas da Versão para o Português (Brasil). In: Reunião Anual Sociedade Brasileira de Psicologia, 2003, Belo Horizonte. XXXIII Reunião Anual Sociedade Brasileira de Psicologia, 2003.

14.
SOUZA, W. F. ; CASTRO, F. S. ; SILVA, E. M. ; BORGES, D.T. . Níveis de Felicidade e Satisfação em Diferentes Atividades Físicas. In: II Congresso de Psicologia da UFRJ, 2003, Rio de Janeiro. Anais do II Congresso de Psicologia da UFRJ, 2003.

15.
CASTRO, F. S.; SOUZA, W. F. ; SILVA, A. R. ; LOPES, A. M. P. ; VILELA, L. M. ; MENDLOWICZ, M. V. ; COSCARELLI, P. G. ; MORAES, T. ; PEREIRA,V. M. ; SILVA, E. M. . Inventário de Temperamento e Caráter (TCI- Cloninger) em Adolescentes: Avaliação do Questionário Original para Adultos e o Questionário. In: II Congresso de Psicologia da UFRJ, 2003, Rio de Janeiro. Anais do II Congresso de Psicologia da UFRJ, 2003.

16.
SOUZA, W. F. ; PEREIRA,V. M. ; SILVA, A. R. ; CASTRO, F. S. ; SILVA, E. M. ; LOPES, A. M. P. ; VILELA, L. M. ; MORAES, T. ; MENDLOWICZ, M. V. ; COSCARELLI, P. G. . Inventário de Temperamento e Caráter (TCI- Cloninger) em Adolescentes: Avaliação do Questionário Original para Adultos e o Questionário. In: Reunião Anual Sociedade Brasileira de Psicologia, 2003, Belo Horizonte. XXXIII Reunião Anual Sociedade Brasileira de Psicologia, 2003.

17.
CASTRO, F. S.; SOUZA, W. F. ; SILVA, E. M. ; COSCARELLI, P. G. ; SILVA, A. R. ; LOPES, A. M. P. ; VILELA, L. M. ; MENDLOWICZ, M. V. ; MORAES, T. ; PEREIRA,V. M. . Inventário de Depressão de Beck e Symptoms Checklist-90: Análise Inicial de Duas Escalas para Avaliação de Sintomas Psiquiátricos em Adolescentes. In: II Congresso de Psicologia da UFRJ, 2003, Rio de Janeiro. Anais do II Congresso de Psicologia da UFRJ, 2003.

18.
CASTRO, F. S.; COSCARELLI, P. G. ; OLIVEIRA, A. C. A. ; SILVA, A. R. ; MORESTRELLO, F. S. ; AZEVEDO, M. B. ; BORBA, F. P. ; PEREIRA,V. M. ; COUTINHO, M. F. G. ; FONSECA, A. F. . Atividade Física X Televisão, Correlação?. In: VII Congresso Internacional de Adolescência, 2001, Salvador. Anais do VII Congresso Internacional de Adolescência, 2001.

Apresentações de Trabalho
1.
CASTRO, F. S.. TÉCNICAS DE SI E A INTROSPECÇÃO EXPERIMENTAL: UM POSSÍVEL CAMPO DE ESTUDOS HISTÓRICOS.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
CASTRO, F. S.; FERREIRA, A. A. L. ; SANTOS, M. V. A. G. ; ROCHA, N. S. . Técnicas de si e a introspecção experimental: Um possível campo de estudos históricos.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
CASTRO, F. S.. Psicologia e Neurociências: Considerações Epistemológicas e Interdisciplinares. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
CASTRO, F. S.; WINOGRAD, M. . A Torre de Babel das Neurociências: Considerações Históricas e o Projeto de Um Conceito Unificado da Mente. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Outras produções bibliográficas
1.
CASTRO, F. S.. Psicologia evolucionista: Um Estudo Introdutório 2005 (Monografia desenvolvida sob supervisão).


Demais tipos de produção técnica
1.
CASTRO, F. S.. Introdução à Neuropsicologia Clínica - Desenvolvimento Histórico. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
CASTRO, F. S.. Curso de extensão em Neurociência e Neuropsicologia - Desenvolvimento Histórico. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
SOUZA, W. F.; CASTRO, F. S.; Vicente, C. C.. Participação em banca de Luciana Nunes da Silva. O impacto da violência na Saúde e seus desdobramentos na vida acadêmica. 2015. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Qualificações de Mestrado
1.
SOUZA, W. F.; Vicente, C. C.; CASTRO, F. S.. Participação em banca de Luciana Nunes da Silva. Um estudo sobre a violência e seus impactos na saúde mental de estudantes de uma universidade federal. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
CASTRO, F. S.; RIBEIRO-SILVA, F.; ALVARENGA FILHO, J. R.. Participação em banca de LEITE, C.; SILVA, D.; Silva R..Os muros da ressocialização no contexto prisional. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Celso Lisboa.

2.
CASTRO, F. S.; RIBEIRO-SILVA, F.; ALVARENGA FILHO, J. R.. Participação em banca de CARVALHO, E.; MEDEIROS, J.; DIAS, R.; NOGUEIRA, S..Resistência à psicoterapia: preconceito ou falta de informação?. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Celso Lisboa.

3.
CASTRO, F. S.; RIBEIRO-SILVA, F.; ALVARENGA FILHO, J. R.. Participação em banca de SOUZA, N. A. P..Psicologia Social: interações sociais na hipermodernidade. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Celso Lisboa.

4.
COUTINHO, G.; ALVARENGA FILHO, J. R.; CASTRO, F. S.. Participação em banca de ALVES, L.; JARDIM, M.; ALMEIDA, R..Impacto da violência urbana na vida acadêmica. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Celso Lisboa.

5.
COUTINHO, G.; ALVARENGA FILHO, J. R.; CASTRO, F. S.. Participação em banca de SILVA, E.; RIBEIRO, J.; SOUZA, P.; SOUSA, R.; SILVA, R..A importância da família junto ao paciente com Câncer. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Celso Lisboa.

6.
COSTA, S. G.; DUARTE, M. E.; CASTRO, F. S.. Participação em banca de SANTOS, G.; MELO, J..; RODRIGUES, M.; MACHADO, M.; COSTA, P..Estresse em estudantes universitários com multitarefas. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Celso Lisboa.

7.
ALVARENGA FILHO, J. R.; GONCALVES, M. A.; CASTRO, F. S.. Participação em banca de QUEIROZ, C. R. B.; LIMA, W. O..Discurso de ódio mas redes sociais - Facebook. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Celso Lisboa.

8.
ALVARENGA FILHO, J. R.; DALMEIDA, S. R.; CASTRO, F. S.. Participação em banca de FERREIRA, L. M.; PINTO, R. F..A Terapia Sexual frente à inibição do desejo sexual. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Celso Lisboa.

9.
ALVARENGA FILHO, J. R.; CASTRO, F. S.; GONCALVES, M. A.. Participação em banca de BARROS, C. S.; COUTINHO, M. S..Síndrome de alienação parental: espetacularização midiática e os aspectos punitivos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Celso Lisboa.

10.
RIBEIRO-SILVA, F.; COSTA, S. G.; CASTRO, F. S.. Participação em banca de RODRIGUES M. A.; ESTEVES, S. R. C..A Importância da Afetividade no Processo Ensino Aprendizagem. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário Celso Lisboa.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
CASTRO, F. S.. Jornada da Especialização em Ensino de Ciências e Biologia. 2014. Instituto de Bioquímica Médica (IBqM-UFRJ).

2.
CASTRO, F. S.. XI Jornada de Iniciação Científica da Universidade Gama Filho. 2013. Universidade Gama Filho.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
50th Annual Meeting of CHEIRON: The International Society for the History of Behavioral and Social Sciences.Introspection in Edward Bradford Titchener?s writings: Between a scientific method and a technique of the self.. 2018. (Encontro).

2.
6º ENCONTRO DE FILOSOFIA, HISTÓRIA E EPISTEMOLOGIA DA PSICOLOGIA - EFHEP 6 2º CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA PSICOLOGIA - 2º CBHP. TÉCNICAS DE SI E A INTROSPECÇÃO EXPERIMENTAL: UM POSSÍVEL CAMPO DE ESTUDOS HISTÓRICOS. 2018. (Congresso).

3.
XXXVI Encontro Anual Helena Antipoff: Da Ortopedia Mental a Educação Inclusiva. TÉCNICAS DE SI E A INTROSPECÇÃO EXPERIMENTAL: UM POSSÍVEL CAMPO DE ESTUDOS HISTÓRICOS.. 2018. (Congresso).

4.
25th International Congress of History of Science and Technology. Introspection in Edward Bradford Titchener?s writings: Between a scientific method and a technique of the self.. 2017. (Congresso).

5.
Scientiarum Historia IX.Técnicas de si e a introspecção experimental: uma possível linha de trabalhos históricos. 2017. (Encontro).

6.
XI Jornada de Iniciação Científica da Universidade Gama Filho.Avaliador das apresentações do curso de Psicologia. 2013. (Outra).

7.
Seminário História da Psiquiatria no Brasil Republicano. 2010. (Seminário).

8.
II Congresso de Psicologia da UFRJ. II Congresso de Psicologia da UFRJ. 2004. (Congresso).

9.
XXXIV Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. XXXIV Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. 2004. (Congresso).

10.
XXXIII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. XXXIII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. 2003. (Congresso).

11.
Congresso de Psicologia da UFRJ. Congresso de Psicologia da UFRJ. 2000. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Iniciação científica
1.
Caio Jorge Caserta Chagas. Treinamento em Introspecção Experimental: os primeiros métodos experimentais em Psicologia e Formação Discente. Início: 2016. Iniciação científica (Graduando em Psicologia) - Centro Universitário Celso Lisboa, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Ana Claudia S. de Souza. UMa breve revisão dos estudos de prevenção e consumo de Álcool em adolescentes. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências e Biologia) - Instituto de Bioquímica Médica (IBqM-UFRJ). Orientador: Fabiano dos Santos Castro.

2.
Danielle Simone C. Lugato. Mediação Pedagógica baseada nos pressupostos de Vygotsky para o ensino de ciências: a perspectiva do aluno. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências e Biologia) - Instituto de Bioquímica Médica (IBqM-UFRJ). Orientador: Fabiano dos Santos Castro.

3.
Nalimar Alves Rodrigues. A influência da Afetividade na aprendizagem infantil: uma breve revisão. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências e Biologia) - Instituto de Bioquímica Médica (IBqM-UFRJ). Orientador: Fabiano dos Santos Castro.

4.
Rachel Thomas Raimundo. Análise das imagens que abordam a divisão celular-mitose em livros didáticos de Biologia para o Ensino Médio. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências e Biologia) - Instituto de Bioquímica Médica (IBqM-UFRJ). Orientador: Fabiano dos Santos Castro.

5.
Robson Titoneli Batista. Mídias sociais no contexto educacional: análise das percepções e da utilização deste recurso por docentes da Educação Básica. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências e Biologia) - Instituto de Bioquímica Médica (IBqM-UFRJ). Orientador: Fabiano dos Santos Castro.

Iniciação científica
1.
Louise Leite Dos Santos. Treinamento em Introspecção Experimental: os primeiros métodos experimentais em Psicologia e formação discente. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Centro Universitário Celso Lisboa, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Fabiano dos Santos Castro.

2.
Caio Jorge Chagas Caserta. Treinamento em Introspecção Experimental: os primeiros métodos experimentais em Psicologia e Formação Discente. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Centro Universitário Celso Lisboa, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Fabiano dos Santos Castro.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/02/2019 às 20:05:40